Documento de Especificação de Requisitos
|
|
|
- Amadeu Angelim do Amaral
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Documento de Especificação de Requisitos Versão: 1.0 com Modelo de Casos de Uso Responsável: Ricardo de Almeida Falbo 1. Introdução Este documento apresenta a especificação de requisitos para a informatização da Biblioteca Central da UFES. Essa atividade foi conduzida usando a técnica de Modelagem de Casos de Uso e, portanto, este documento contém uma descrição do propósito do sistema (com base no escopo estabelecido no plano de projeto), apresentada na seção 2, e diagramas de casos de uso (um para cada subsistema) associados às descrições dos casos de uso (seção 3). 2. Descrição do Propósito do Sistema A biblioteca central da UFES necessita de um sistema de informação para apoiar a realização de suas atividades principais, a saber: empréstimo de exemplares de livros a usuários e reserva de livros. Para que essas atividades sejam apoiadas, é necessário controlar as informações acerca de livros, exemplares e usuários. Além disso, devem ser fornecidas facilidades de consulta ao acervo da UFES, permitindo consultas por assunto, autor e título. Por fim, para apoiar a aquisição de novos exemplares, deverá ser gerado um relatório gerencial com informações sobre os livros mais reservados e emprestados. 3. Modelo de Casos de Uso No contexto do presente projeto, foram identificados dois subsistemas: Controle de Acervo e Atendimento a Usuário. Assim, a seguir, são apresentados dois diagramas de casos de uso, bem como as descrições dos casos de uso de cada uma deles.
2 Cadastrar Livro Bibliotecário Cadastrar Exemplar Consultar Acervo Cadastrar Assunto Gerente da Biblioteca Gerar Relatório Gerencial para Aquisição de Livro Usuário da Biblioteca Figura 1 Diagrama de Casos de Uso do Subsistema Controle de Acervo
3 Sub-Sistema: Controle de Acervo Caso de Uso: Cadastrar Livro Descrição do Propósito: Este caso de uso é responsável pelo controle de livros, abrangendo a inclusão de um novo livro, alteração, consulta e exclusão de livros existentes. Incluir novo livro O bibliotecário informa os dados do novo livro, incluindo: título, ISBN, autores, edição, editora, ano e assuntos. Caso os dados sejam válidos, as informações são registradas. Alterar dados de livro O bibliotecário informa o livro do qual deseja alterar dados e os novos dados. Os novos dados são validados e a alteração é registrada. Consultar dados de livro O bibliotecário informa o livro que deseja consultar e os dados são apresentados. Excluir livro O bibliotecário informa o livro que deseja excluir, os dados são apresentados e é solicitada uma confirmação. Se a exclusão for confirmada, o livro é excluído. Não é permitida a exclusão de um livro que possua exemplares. Cursos Alternativos: Incluir novo / Alterar dados de livro Dados inválidos: É solicitada a correção dos dados inválidos. Excluir livro Livro possui exemplar: É indicado que o livro não pode ser excluído. Livro, Assunto.
4 Sub-Sistema: Controle de Acervo Caso de Uso: Cadastrar Exemplar Descrição do Propósito: Este caso de uso é responsável pelo controle de exemplares de livros, abrangendo a inclusão de um novo exemplar, alteração, consulta e exclusão de exemplares existentes. Incluir novo exemplar O bibliotecário informa o livro para o qual deseja incluir um novo exemplar e se esse exemplar vai circular ou não (isto é, se poderá ser emprestado ou não). Um número de exemplar é gerado e as informações são registradas. Alterar dados de exemplar O bibliotecário informa se o exemplar selecionado pode ou não circular e essa informação é registrada. Consultar dados de exemplar O bibliotecário informa o exemplar que deseja consultar e os dados são apresentados. Excluir exemplar O bibliotecário informa o exemplar que deseja excluir, os dados são apresentados e é solicitada uma confirmação. Se a exclusão for confirmada, o exemplar é excluído. Não é permitida a exclusão de um exemplar que possua empréstimos. Cursos Alternativos: Incluir novo / Alterar dados de exemplar Dados inválidos: É solicitada a correção dos dados inválidos. Excluir exemplar Exemplar possui empréstimos: É indicado que o exemplar não pode ser excluído. Exemplar, Livro.
5 Sub-Sistema: Controle de Acervo Caso de Uso: Cadastrar Assunto Descrição do Propósito: Este caso de uso é responsável pelo cadastro de assuntos, abrangendo a inclusão de um novo assunto, alteração, consulta e exclusão de assuntos existentes. Incluir novo assunto O bibliotecário informa os dados do novo assunto, incluindo: nome, descrição e assunto ao qual está vinculado. Caso os dados sejam válidos, as informações são registradas. Alterar dados de assunto O bibliotecário informa o assunto do qual deseja alterar dados e os novos dados. Os novos dados são validados e a alteração é registrada. Consultar dados de assunto O bibliotecário informa o assunto que deseja consultar e os dados são apresentados. Excluir assunto O bibliotecário informa o assunto que deseja excluir, os dados são apresentados e é solicitada uma confirmação. Se a exclusão for confirmada, o assunto é excluído. Não é permitida a exclusão de um assunto que tenha livros nele classificados. Cursos Alternativos: Incluir novo / Alterar dados de assunto Dados inválidos: É solicitada a correção dos dados inválidos. Excluir assunto Assunto tem livros nele classificados: É indicado que o assunto não pode ser excluído. Assunto.
6 Sub-Sistema: Controle de Acervo Caso de Uso: Gerar Relatório Gerencial para Aquisição de Livros Descrição do Propósito: Este caso de uso gera um relatório para que o gerente da biblioteca possa avaliar que livros precisam ter mais exemplares comprados. Esse relatório é gerado com base no número de empréstimos e reservas feitas para exemplares dos livros para um período especificado. Gerar Relatório O gerente da biblioteca informa o período desejado. Para cada livro, devem ser computados quantos empréstimos e reservas foram feitos por exemplar que circula nesse período. O relatório deverá ser gerado em ordem decrescente por esse fator, mostrando a referência completa do livro, número de exemplares, número de empréstimos e de reservas efetuados no período informado. Cursos Alternativos: Gerar relatório Período informado inválido: É solicitado novo período. Livro, Exemplar, Empréstimo, Reserva.
7 Sub-Sistema: Controle de Acervo Caso de Uso: Consultar Acervo Descrição do Propósito: Este caso de uso permite que os usuários consultem o acervo da biblioteca. Consultar Acervo O usuário informa título, autor ou assunto do livro desejado. Caso haja mais de um livro satisfazendo os critérios de busca, uma lista de livros é apresentada, com a referência completa e o número de exemplares existentes na biblioteca, indicando quantos circulam e quantos não circulam. Livro, Assunto, Exemplar.
8 Controlar Empréstimo Funcionário Setor Atendimento Controlar Reserva Consultar Usuário Figura 2 Diagrama de Casos de Uso do Subsistema Atendimento a Usuário
9 Sub-Sistema: Atendimento a Usuário Caso de Uso: Controlar Empréstimo Descrição do Propósito: Este caso de uso é responsável pelo controle de empréstimos para usuários da biblioteca, abrangendo a realização de um novo empréstimo, consulta a dados de empréstimos e devolução. Realizar novo empréstimo O bibliotecário informa o usuário e o exemplar a ser emprestado. Verifica-se se o usuário não está em débito. Se o usuário não estiver em débito, verifica-se se ele não está de posse do número máximo de exemplares de livros que seu tipo permite emprestar, a saber: 3 empréstimos em aberto para alunos e funcionários e 5 para professores. Se o usuário estiver apto a pegar um livro emprestado, verificar se o exemplar está disponível ou reservado para o próprio usuário. Se todas essas condições para se efetuar o empréstimo forem satisfeitas, deve-se calcular a data de devolução prevista. Se o exemplar for do tipo não circula, a data de devolução prevista é definida como sendo o próximo dia útil. Caso contrário, a data de devolução prevista é definida em função do tipo do usuário: aluno e funcionário prazo: 10 dias corridos; professor prazo: 15 dias corridos. As informações do empréstimo, incluindo data do empréstimo e data de devolução prevista, são registradas. Caso o empréstimo esteja sendo feito para atender uma reserva, deve-se registrar que a mesma foi atendida. Consultar empréstimo O bibliotecário informa o usuário e o período da consulta. Os dados dos empréstimos do período são apresentados. Caso não seja informado o período da consulta, apenas dados de empréstimos ainda em aberto serão apresentados. Efetuar devolução O bibliotecário informa o exemplar. De posse do exemplar, identifica-se qual o empréstimo em aberto, tendo em vista que um exemplar não pode ter dois empréstimos em aberto em um dado momento. Verifica-se se a data de devolução prevista expirou. Se não tiver expirado, é registrada a data de devolução. Cursos Alternativos: Realizar novo empréstimo Usuário em débito: É informado que o usuário encontra-se em débito com a biblioteca e que só poderá efetuar empréstimos quando sua situação for regularizada.
10 Usuário está de posse do número máximo de livros que seu tipo permite emprestar: É informado que o usuário está de posse do número máximo de livros que seu tipo permite emprestar e que só poderá efetuar um novo empréstimo quando devolver algum dos exemplares que está para ele emprestado. Exemplar não está disponível: Se o exemplar não circula e ainda não são 17:00h, então ele não está disponível para ser emprestado. Assim, é informado ao usuário que esse exemplar só poderá ser emprestado depois das 17:00h. Exemplar está reservado para outro usuário: É informado que o exemplar está reservado para outro usuário e que, portanto, não pode ser emprestado. Consultar empréstimo Período informado inválido: É solicitado novo período. Efetuar devolução Data de devolução expirada: Calcular multa a ser cobrada (R$ 1,00 por dia de atraso) e informar ao funcionário para que esse solicite o pagamento. Confirmada a realização do pagamento, a devolução é, então, registrada com a data de devolução e a multa cobrada. Usuário (Aluno, Professor, Funcionário), Exemplar, Livro, Empréstimo, Reserva.
11 Sub-Sistema: Atendimento a Usuário Caso de Uso: Controlar Reserva Descrição do Propósito: Este caso de uso é responsável pelo controle de reservas de exemplares para usuários da biblioteca, abrangendo a realização de uma nova reserva, consulta a dados de reservas, cancelamento de reserva por iniciativa do usuário e cancelamento de reserva automático devido ao não comparecimento do usuário para pegar o exemplar. Realizar nova reserva O bibliotecário informa o usuário e o livro que o mesmo deseja pegar um exemplar emprestado. Se o usuário não estiver em débito e não possuir uma reserva pendente para um exemplar do mesmo livro, deve-se informar todos os exemplares do livro com as respectivas data de devolução previstas. Exemplares que não circulam ou que estejam disponíveis na biblioteca não podem ser reservados. O bibliotecário informa as opções para o usuário que indica o exemplar a ser reservado. A reserva é registrada com os seguintes dados: usuário, exemplar, data da reserva e data prevista para empréstimo. Consultar reserva O bibliotecário informa o usuário e o período da consulta. Os dados das reservas do período informado são apresentados. Caso não seja informado o período da consulta, apenas dados de reservas ainda em aberto serão apresentados. Cancelar reserva O bibliotecário informa a reserva que deseja cancelar. É solicitada a confirmação do cancelamento e, sendo confirmado, a mesma é excluída do sistema. Cancelar reservas automaticamente Diariamente, verificam-se quais reservas estão vencidas, isto é, o exemplar já está disponível na biblioteca e a data prevista para empréstimo acrescida de três dias úteis já foi atingida. Essas reservas são marcadas, então, como estando vencidas. Vale destacar que, ao contrário do cancelamento de reserva solicitado pelo usuário, as reservas vencidas não são efetivamente excluídas do sistema. Cursos Alternativos: Realizar nova reserva Usuário em débito: É informado que o usuário encontra-se em débito com a biblioteca e que só poderá efetuar reservas quando sua situação for regularizada.
12 Usuário já possui uma reserva pendente para um exemplar do mesmo livro: É informado que o usuário não pode ter mais do que uma reserva para exemplares do mesmo livro em um determinado momento. Consultar empréstimo Período informado inválido: É solicitado novo período. Usuário (Aluno, Professor, Funcionário), Livro, Exemplar, Empréstimo, Reserva.
13 Sub-Sistema: Controle de Acervo Caso de Uso: Consultar Usuário Descrição do Propósito: Este caso de uso é responsável pela consulta de dados de usuários da biblioteca (alunos, professores e funcionários). Consultar Usuário O bibliotecário informa o tipo de usuário (aluno, professor ou funcionário) e a matrícula. Os dados do usuário são apresentados da seguinte forma: se o usuário for um aluno, são apresentados matrícula, nome e curso; se usuário for professor, matrícula SIAPE, nome e departamento; se usuário for funcionário, matrícula SIAPE, nome e setor. Deve-se indicar, ainda, se o usuário está em débito ou não com a biblioteca. Ele estará em débito, se tiver algum empréstimo em atraso. Usuário, Aluno, Curso, Professor, Departamento, Funcionário, Setor, Empréstimo.
Especificação de Requisitos
Projeto Locadora de Vídeo Passatempo Especificação de Requisitos 1. Introdução Este documento contém a especificação de requisitos e a modelagem de análise para o projeto de informatização da vídeo-locadora
Documento de Especificação de Requisitos
Documento de Especificação de Requisitos 1. Introdução O Laboratório de Engenharia de Software (LabES) da Universidade Federal do Espírito Santo deseja desenvolver um portal para melhor interagir com o
Modelagem de Casos de Uso (Parte 2)
Modelagem de Casos de Uso (Parte 2) Método para Mod. de Casos De Uso Passos do Método: 1. Levantamento Inicial dos Casos de Uso 2. Refinamento de Casos de Usos Relacionados 3. Descrição de Casos de Usos
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS
Orientações para utilização do sistema IPAG - SAÚDE pelos credenciados Este material foi elaborado para orientar no uso do novo sistema IPAG de atendimentos a procedimentos e consultas realizados pela
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!
Casos de Uso. SSC-121 Engenharia de Software I. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012
Casos de Uso SSC-121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012 1 Definição Um caso de uso representa uma possível utilização do sistema por um ator, que pode ser uma
Documento de Especificação de Requisitos
Documento de Especificação de Requisitos Projeto: Vídeo Locadora Passatempo Versão: 1.3 Responsáveis: Ricardo de Almeida Falbo 1. Introdução Este documento apresenta a especificação dos requisitos do sistema
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui
2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria
2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVCollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações
[INFORMAÇÃO DE MARGEM VIA WEB]
2017 BANESTES S.A. GCONS Gerência de Consignação [INFORMAÇÃO DE MARGEM VIA WEB] Manual Versão 01 Página 0 Ronald Martins de Freitas INFORMAÇÃO DE MARGEM VIA WEB ACESSO PELA EMPRESA Para que a empresa possa
Ficha Financeira...36 Como alterar o responsável financeiro de um aluno?...37
MÓDULO COBRANÇA Índice Planos de Pagamento... 3 Como atribuir um plano de pagamento a um aluno?... 4 Como cancelar ou excluir faturas ou débitos de um aluno?... 8 Como alterar o dia de vencimento dos boletos
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares
Sistema de Integração de Biblioteca. Manual do Usuário - Leitor Versão: 1.0
Sistema de Integração de Biblioteca Manual do Usuário - Leitor Versão: 1.0 Página: 1/31 Índice 1. Apresentação...3 2. Descrição do Sistema...3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 4. Funcionalidades do
Manual Linx Postos Comanda Mobile
Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico
TUTORIAL BRINDE EXPRESS
Apresentação O Cadastro de Brindes, realizado na rotina 349 - Cadastrar brindes, agora, também poderá ser efetuado na rotina 3320 Cadastrar Campanhas de Brinde Express, que disponibiliza mais recursos,
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que
ÍNDICE COMO CONSULTAR MEUS DADOS PESSOAIS?... 5 COMO CONSULTAR MINHA NOTA FINAL E TOTAL DE FALTAS DURANTE O CURSO?... 6
ÍNDICE COMO CONSULTAR MEUS DADOS PESSOAIS?... 5 COMO CONSULTAR MINHA NOTA FINAL E TOTAL DE FALTAS DURANTE O CURSO?... 6 COMO CONSULTAR MINHA FREQUÊNCIA?... 6 COMO CONSULTAR O HORÁRIO DA MINHA AULA, A DATA
Acessando a Biblioteca Online
Curso de Capacitação para Acessando a Biblioteca Online Material para o workshop 3: Acessando a Biblioteca Online 25 de janeiro de 2012 Sumário Sumário... 2 1. Portal institucional... 3 2. Acesso a biblioteca
Departamento de Engenharia Industrial. ENG Sistemas de Informação Gerenciais Caso de Uso - Exercícios
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Industrial ENG 1518 - Sistemas de Informação Gerenciais Caso de Uso - Exercícios 1 - Construa um modelo de casos de uso para
MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO - RH 1. APRESENTAÇÃO
1. APRESENTAÇÃO Este manual contempla as informações que irão auxiliar o usuário na utilização da ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Economia para o registro eletrônico de frequência dos servidores/estagiários,
Casos de Uso. Análise e Projeto Orientados a Objetos. Profa Dra Rosana T. V. Braga
Casos de Uso Análise e Projeto Orientados a Objetos Profa Dra Rosana T. V. Braga 1 Definição Um caso de uso representa uma possível utilização do sistema por um ator, que pode ser uma pessoa, dispositivo
Estudo de Caso - Sistema de Controle de Ponto
Estudo de Caso - Sistema de Controle de Ponto (Estudo de caso retirado do livro "Análise de Pontos de Função - Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software", Vasquez, Carlos E. et al, Editora
Descrição de Casos de Uso (Casos de Uso Textuais) SSC 124: Análise e Projeto Orientados a Objetos Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa
Descrição de Casos de Uso (Casos de Uso Textuais) SSC 124: Análise e Projeto Orientados a Objetos Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1 Documentação de Casos de Uso n Notação diagramática: n Diagrama de Casos
Faculdade IEducare Disciplina: Engenharia de Software Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO DA 3ª AP
Faculdade IEducare Disciplina: Engenharia de Software Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO DA 3ª AP Objetivo: O objetivo do trabalho é realizar uma prática da engenharia de requisitos. Descrição:
CRÉDITO CONSIGNADO ITAÚ. Procedimento de Rescisão de Funcionários
Data de Atualização: 02/10/2009 CRÉDITO CONSIGNADO ITAÚ Procedimento de Rescisão de Funcionários Bankline Empresa Plus IBBA Versão Outubro de 2009 ÍNDICE ETAPA 1 INTRODUÇÃO... 03 ETAPA 2 HABILITANDO O
AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017
VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.
CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Atividade 5. Tema: Levantamento e Especificação de Requisitos
CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE PROFESSOR(A): MONALESSA PERINI BARCELLOS CÓDIGO: INF02810 E-MAIL: [email protected] Atividade 5 Tema: Levantamento
REGULAMENTO Biblioteca ESPM-Sul
REGULAMENTO Biblioteca ESPM-Sul 1 - INTRODUÇÃO A Biblioteca ESPM-Sul tem por finalidade disponibilizar a informação em seus diferentes suportes, incentivar a pesquisa, dar apoio bibliográfico ao corpo
PROJETO INTEGRADO I OFICINA MECÂNICA
PROJETO INTEGRADO I OFICINA MECÂNICA Carolina Pedrosa Santos 1380168 Rafaela Mendes Pereira 1380079 ESCOPO O Sistema de gerenciamento da oficina (SGO) tem por objetivo facilitar o atendimento ao cliente
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal
2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria
2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações
Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha?
Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os
Análise do Sistema Casos de Uso
As Fases do PU 1 Análise do Sistema Casos de Uso Casos de Uso Completo Abstrato Diagrama de Casos de Uso Emprestar Livro Ator Principal: Atendente Interessados e Interesses: Caso de Uso: Emprestar Livro
LANÇAMENTO NOTAS DAS AVALIAÇÕES PARCIAIS Orientações para utilização do Sagres Graduação
1 / 10 OBJETIVO Utilizar o sistema Sagres Graduação para Lançamento das Notas Parciais das Avaliações e Freqüência, registradas na Folha de Avaliação do Diário de Classe e, a partir destas informações,
Universidade Estadual Vale do Acaraú Disciplina: Análise e Projeto Orientado a Objetos Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO PARA 3ª AP
Universidade Estadual Vale do Acaraú Disciplina: Análise e Projeto Orientado a Objetos Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO PARA 3ª AP Objetivo: O objetivo do trabalho é desenvolver uma análise
MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO
MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Configurações Gerais...2 Configurações para Serviços...2 Configurações para Peças...5 Configurando o Módulo...7 Perfil de Comissões...7 Perfil de Comissão de Veículos...7
TUTORIAL CENTRAL DE COMPRAS DE CONSUMO - ROTINA 3422
Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos Iniciais... 3 2. Cadastrar Produtos de consumo... 3 3. Realizar Pedido de Compra de Bem de Consumo... 5 4. Editar, Excluir ou Liberar um Pedido de Compra... 10
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui
Confirmação de Cadastro 2010
Confirmação de Cadastro 2010 Passo a Passo simplificado para acesso e utilização Introdução: Este passo a passo tem por objetivo informar objetivamente como acessar o site do Programa de Volta para Casa
Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material
Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)
MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação.
MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. 1. Para acesso ao terminal basta acessar as guias Biblioteca > Circulação > Terminal de
Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2
Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções
TUTORIAL BRINDE EXPRESS. Apresentação. Tabela de Alterações. Sumário. Apresentação Procedimentos iniciais... 2
Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Criar Novo Cadastro de Brinde... 2 3. Restringir Cadastro... 6 4. Alterar Campanha de Brinde... 7 5. Alterar Campanha de Brinde... 8 6. Alterar
Sistema de Gerenciamento de Serviços em Estética - SisGSE
BELLA DONNA CENTRO DE ESTÉTICA Sistema de Gerenciamento de Serviços em Estética - SisGSE Especificação do Caso de Uso UC11 Manter Agendamento Versão 3.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor
Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário
Manual Devolução 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.2 Motivo de Movimentação 3.3 Natureza de Operação 4 Funcionalidades 4.1 Devolução de Aferição 4.2 Devolução a Fornecedor 4.3 Devolução de Venda
Manutenção de Boletos Emitidos Envio de Ocorrências ao Banco
Manutenção de Boletos Emitidos Envio de Ocorrências ao Banco Introdução A emissão de boletos e envio dos boletos em remessa, além do processamento de retorno de arquivos de cobrança, caracteriza o fluxo
Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha?
Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os módulos Folha e
Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06
1 2 Patrimônio ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples 04 1.1- Implantação Automática 06 1.2- Implantação via Nota de Compra 07 2- Transferência de Bens 08 3- Transferência
Informações básicas para pesquisas no acervo da biblioteca da FACERB Sistema Perseus.
GUIA PARA CONSULTA ON-LINE Informações básicas para pesquisas no acervo da biblioteca da FACERB Sistema Perseus. O usuário deverá entrar na página da FACERB - facerb.cnec.br Clicar em Biblioteca no menu
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação 28/02/2011 Aplicado a partir da
Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...
Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante
1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...
Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA NAILA BUCAR FAESF CAPÍTULO I - DA ESTRUTURA
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA NAILA BUCAR FAESF CAPÍTULO I - DA ESTRUTURA Art. 1º O Serviço da Biblioteca Naila Bucar - FAESF destina-se ao corpo docente, discente, funcionário da Instituição, à comunidade
Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores
Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação [email protected] (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão
MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão
MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...
Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB
Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB Instituição: Suporte Técnico: Desenvolvido por: Versão Inicial: Revisões: Versão do Manual: IMASF SPD Serviço de Processamento de Dados
CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...
FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência
REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS - CEFET-MG
REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS - CEFET-MG As Bibliotecas do CEFET-MG operam basicamente pelo sistema de livre acesso, sendo seus acervos descentralizados fisicamente, ou seja, concentra-se nas Bibliotecas
Treinamento do Sistema SIGRH Módulo Férias Perfil: Solicitação de agendamento de férias
1 Treinamento do Sistema SIGRH Módulo Férias Perfil: Solicitação de agendamento de férias Maceió, setembro de 2012. 2 Histório de versões Versão 1.0-14/09/2012 Descrição: Versão inicial 3 Conteúdo 1.Conhecendo
Conceito de Caso de Uso, Diagramas e Documentação.
Disciplina: Projeto de Desenvolvimento de Software AULA 06 Conceito de Caso de Uso, Diagramas e Documentação. Edmilson Campos, Prof. MsC. http://edmilsoncampos.net [email protected] A. B. C.
Diagramas de Sequência do Sistema e Contratos de Operações. SSC-121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012
Diagramas de Sequência do Sistema e Contratos de Operações SSC-121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012 1 O que já foi visto até agora Casos de Uso Completo Abstrato
TUTORIAL BRINDE EXPRESS
Apresentação O Cadastro de Brindes, que até então era feito na rotina 349 - Cadastrar brindes, agora será realizado na rotina 3320 Cadastrar Campanhas de Brinde Express, que possui mais recursos, favorecendo
Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade?
Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre
1. Acessando o SIGPRH
1. Acessando o SIGPRH UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Acesse o endereço www.si3.ufc.br e selecione a opção SIGPRH (Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos). Seguem algumas informações
FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA
FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Recife 2017 1. Objetivo A Biblioteca Pe. Carlos Leôncio da Silva tem como objetivo atuar junto à comunidade
2017 Gvdasa Inteligência Educacional Cobrança Registrada
2017 Gvdasa Inteligência Educacional Cobrança Registrada - 2017 1 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma
TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO
Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Gerar Nova Ordem de Serviço... 3 3. Pesquisar e Alterar Ordem de Serviço... 9 4. Gerar OS a partir de Orçamento Aprovado... 11 Apresentação A
