ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PSF AMOREIRAS RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PSF AMOREIRAS RESUMO"

Transcrição

1 ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PSF AMOREIRAS Daniel Ferreira de Sousa 1 Daniela de Stefani Marquez 2 RESUMO Introdução: Conhecer as características da área de abrangência é fundamental para que a equipe de saúde possa definir estratégias de atuação. Mas qualquer plano de ação requer um conhecimento prévio da situação. Objetivo: Foi feito um estudo descritivo com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica da área de abrangência do PSF Amoreiras no município de Paracatu-MG. A área de abrangência é composta pelos bairros Amoreiras II, Bela Vista II, Alto da Colina, Nossa Senhora Aparecida e Esplanada. Metodologia: Os dados foram obtidos por meio de pesquisa de estimativa rápida, sala de situação, IBGE, SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica), informantes-chave e também pela coleta de informações com a equipe de saúde. Resultados: Identificamos o perfil epidemiológico da área, a situação de saúde da unidade e os principais problemas da comunidade. Conclusão: Esse estudo permitiu inferir que o diagnóstico de situação de saúde é fundamental no planejamento de ações e gerou informações, para serem analisadas e discutidas pela equipe de saúde da família. PALAVRAS-CHAVE: Problemas. Estimativa Rápida Participativa. Equipe de saúde. 1 Acadêmico de Medicina da Faculdade Atenas, Paracatu-MG. 2 Professora do curso de Medicina da Faculdade Atenas-Paracatu-MG.

2 1 INTRODUÇÃO 1.1 Revisão da Literatura A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.( Art. 196 da Constituição Federal). Entretanto, é um grande desafio para os gestores de saúde, desenvolver um modelo de gestão que busca a integração e sistematização dos serviços para garantir atendimento ao cliente com eqüidade, universalidade e integralidade. Dessa maneira, é necessário propor políticas de saúde que acolham culturalmente uma população e que desenvolva ações de acordo com o contexto da comunidade. Assim, para uma boa gestão em saúde, é preciso conhecer os problemas de áreas especificas, para planejar e propor estratégias, que irão garantir a adaptação dos programas de saúde à realidade local. Com este intuito, é necessário encontrar um método de análise, rápido, objetivo e eficiente, com instrumentos de pesquisa que incentivem a participação da comunidade e mostre a cada informante a importância de suas idéias para organização dos serviços de saúde. A pesquisa de Estimativa Rápida Participativa (rapid participatory appraisal) (Korten e Klauss 1984; Chambers 1981 e 1988; Longhurst 1981; Khon Kaen 1987; Rifkin eannet 1988) então, pode ser considerada um instrumento de coleta de dados específicos. Por meio deste método, são geradas informações importantes, que possibilitarão o planejamento e organização dos serviços. Em 1994 o Ministério da Saúde, cria o Programa de Saúde da Família - PSF

3 A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. ( Ministério da Saúde). 1.2 Contextualização Atualmente, muitas escolas médicas, com uma nova visão de ensino, vêm buscando maior articulação entre ensino e os serviços de saúde. Assim, disciplinas como a Interação comunitária - Consiste em atividades que envolvem a comunidade, durante toda a experiência educacional, na qual não somente os estudantes e professores mas também profissionais da saúde, membros da comunidade, e representantes de outros setores são ativamente engajados nos processos educativos (OMS) - levam os acadêmicos a interagir com a comunidade. Nas atividades práticas dessa disciplina, o aluno conhece a rotina do Programa de Saúde da Família (PSF), acompanha famílias e conhece os problemas da comunidade. Dessa maneira, o aluno é capaz de fazer um diagnóstico de situação da comunidade, ampliando ainda seu conhecimento sobre a implementação dos serviços de saúde.

4 1.3 Justificativa Qualquer plano de ação requer um conhecimento prévio da situação. Saber qual o quadro inicial da situação epidemiológica da área de abrangência de uma unidade de saúde é a base para definir estratégias de atuação da equipe de saúde. Conhecer as características da área de abrangência permite ao Programa Saúde da Família (PSF) direcionar de forma mais eficaz as suas ações, pois é somente conhecendo o perfil da população, como ela vive, do que adoece e morre é que se tem uma visão mais ampla do cenário em que a unidade se insere. (MS, 2001). 1.4 Objetivos Objetivos Geral O objetivo deste estudo foi a avaliação da situação epidemiológica na área de abrangência do PSF Amoreiras no município de Paracatu, no que tange o acesso da população local aos diretos básicos para cidadania como: educação, saúde, saneamento básico e lazer.

5 1.4.2 Objetivos Específicos - Aproximar do acadêmico do curso de medicina, da população em geral e das autoridades a situação epidemiológica da área de abrangência; - Incentivar a pesquisa e o conhecimento dos principais problemas de uma área de abrangência; - Estimular a comunidade a desenvolver projetos sociais. - Gerar bibliografia sobre o assunto; - Analisar as informações e estabelecer possíveis propostas de ações no campo operacional do PSF e nas condições de saúde da população atendida. 2 METODOLOGIA 2.1 Tipo de estudo Trata-se de um estudo descritivo.

6 2.2 Área de estudo Área de abrangência do PSF Amoreiras. 2.3 Coleta de dados Os dados foram obtidos por meio de pesquisa de estimativa rápida, sala de situação, IBGE, SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica), informantes-chave e também pela coleta de informações com a equipe de saúde. 2.4 População de estudo Moradores da área de abrangência do PSF Amoreiras e pessoas cadastradas na unidade. Não houve processo amostral.

7 2.5 Critério de seleção dos sujeitos Informantes-chave, que devem conhecimento detalhado de todas ou algumas características da área. 2.6 Instrumentos ou técnicas utilizadas Por meio de um questionário padronizado, os informantes foram entrevistados. 2.7 Análise dos dados, tratamento estatístico Após a coleta das informações, os dados foram tratados pelo software Excel 2003 do Windows XP para geração de tabelas e gráficos, e apresentado aos acadêmicos do curso de medicina da Faculdade Atenas utilizando o Power point 2003.

8 3 RESULTADOS O PSF é a primeira porta de entrada do cliente ao sistema de saúde, trabalhando a prevenção das doenças e evitando complicações e o surgimento de doenças mais graves. O PSF Amoreiras, localiza-se no Bairro Amoreiras II, à rua Diamante, Nº 232 na cidade de Paracatu. A área de abrangência é composta pelos bairros Amoreiras II, Bela Vista II, Alto da Colina, Nossa Senhora Aparecida e Esplanada. A unidade conta com um consultório médico, consultório da enfermeira, consultório odontológico, sala de vacina e inalação, farmácia, cozinha, sala de curativo, dispensa, banheiros, escovódromo e sala de recepção. A equipe da unidade de saúde é composta por profissionais capacitados para atendimento da comunidade e conta com um médico generalista, também chamado de médico de família, uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliares de odontologia. Os agentes de saúde cadastram as famílias e são responsáveis pela criação do vínculo entre a equipe de saúde do PSF e a comunidade. População Cadastrada por Faixa Etária População Ano de 2001 SEXO/IDADE < 1 1 a 4 5 a 6 7 a 9 10 a a a a a 59 > 60 Total Masculino Feminino Total SIAB 2001

9 População Ano de 2005 SEXO/IDADE < 1 1 a 4 5 a 6 7 a 9 10 a a a a a 59 > 60 Total Masculino Feminino Total SIAB 2005 População Ano de 2006 SEXO/IDADE < 1 1 a 4 5 a 6 7 a 9 10 a a a a a 59 > 60 Total Masculino Feminino Total SIAB 2006 Após o cadastramento do cliente, a equipe de saúde realiza o acolhimento, onde identificam o usuário, preenchendo fichas com nome, idade, condições de moradia, escolaridade, profissão, e ainda investiga o histórico de saúde dos integrantes da família, apontando a existência de enfermidades, como tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes, desnutrição, entre outras. A equipe desenvolve diversas ações de prevenção e promoção de saúde, por meio de reuniões de grupos de discussão, como grupos de atividade física, orientação á saúde do adulto (hipertensos e diabéticos), orientação à saúde da mulher (gestantes), orientação à saúde da criança, prevenção em saúde bucal. Além disso, controla a medicação dos doentes crônicos, dão orientações sobre vacinação e higiene básica. Mesmo quando o paciente é encaminhado para o especialista, a equipe do PSF continua acompanhando o paciente durante o tratamento, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento à saúde da população.

10 Em situações especiais onde o usuário não tem condições de se locomover até a unidade, a equipe realiza visitas domiciliares. Dessa maneira, médico, enfermeira e auxiliares, promovem o atendimento de clientes como idosos em situação de risco, com dificuldade motora, acamados e com feridas. Neste trabalho identificamos a situação da unidade de saúde e área de abrangência, buscando diagnosticar, as maiores necessidades e problemas daquela comunidade, gerando informações para discussão e planejamento de ações mais eficazes e direcionadas. Situação Sanitária Domiciliar da Área de Abrangência: Tipo de Casa Tipo de Casa Quantidade Tijolo/Adobe 830 Taipa Revestida 0 Taipa não Revestida 0 Madeira 0 Material aproveitado 0 Outros 4 Fonte: SIAB 2006 Abastecimento de Água Abastecimento de Água Quantidade Rede Geral 817 Poço ou Nascente 16 Outros 1 Fonte: SIAB 2006

11 Tratamento da Água no Domicílio Tratamento domiciliar Quantidade Filtração 731 Fervura 4 Cloração 12 Fluoretação 0 Sem tratamento 87 Fonte: SIAB 2006 Destino das Fezes e Urina Destino das fezes e urina Quantidade Sistema de esgoto 456 Fossa/Privada 362 Céu Aberto 16 Fonte: SIAB 2006 Destino do Lixo Destino do Lixo Quantidade Coletado 779 Enterrado/Queimado 35 Céu Aberto 20 Fonte: SIAB 2006

12 Energia Elétrica Energia Elétrica Quantidade Residências 803 Fonte: SIAB 2006 Na aplicação do método estimativa rápida, procuramos descrever algumas características específicas da área de abrangência. Foi investigado o ambiente físico (habitação, saneamento, ocupação do solo, destino do lixo, pavimentação, saneamento básico e conforto urbano e outros) o ambiente sócio/econômico (nível educacional, fontes de renda e inserção no mercado de trabalho, condições de vida) e o perfil de doenças que mais atingem a comunidade. Após discussão com a equipe de saúde sobre os objetivos do trabalho, fomos a campo para observar as características do território percorrendo a área munido do mapa antigo obtido no PSF e realizando atualizações. O reconhecimento da área foi importante para se ter uma idéia inicial sobre a divisão do território em microáreas.

13 Área de abrangência do PSF Amoreiras (1). Em relação à topografia, 90% da área do bairro é plana e 10% irregular. Nota-se que cerca de 90% da área é asfaltada. Das pessoas entrevistadas, 100% relataram estarem satisfeitas com o sistema de transporte coletivo. Nota-se na área a presença de animais, sendo que 45% destes vivem na rua. Com relação ao perfil populacional dos informantes-chave, 100% dos homens eram assalariados, 65% das mulheres são donas de casa e 35% trabalham fora do lar. Entre os jovens, 10% começaram a trabalhar após 18 anos e 100% dos jovens abaixo desta idade estão estudando. Com relação ao nível de renda familiar mínima, 75% dos informantes vivem com um salário mínimo, 5% não têm idéia do valor e 20% vivem com mais de um salário mínimo.

14 Cerca de 90% da população entrevistada relataram conhecer projetos sociais existentes no bairro, como a caminhada realizada pela enfermeira da unidade. Se tratando do nível educacional da população jovem e adulta, 60% possuem o ensino fundamental e 40% o ensino médio completos. Dos entrevistados, 100% consideraram as escolas com boa estrutura e consideradas de fácil acesso por 80% deles. Quanto aos serviços de saúde, cerca de 95% dos entrevistados disseram que freqüentam os serviços e 80% destes acham que as campanhas e serviços são bem divulgadas. No entanto, 100% dos entrevistados não têm o conhecimento e opinião sobre o Conselho de Saúde. A tabela abaixo mostra as principais doenças por microárea. Doenças nas Microáreas Diabetes Doença Mental Hanseníase Hipertensão Doença de Chagas MICROÁREA MICROÁREA MICROÁREA MICROÁREA MICROÁREA ERP 2006 Os informantes consideram elevado o consumo de álcool e tabaco na área de abrangência, principalmente por jovens de 15 a 21 anos. Os principais problemas identificados nas entrevistas, foram: PROBLEMAS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA Violência urbana Deficiência de policiamento Tráfico de Drogas Tabagismo Consumo de Álcool Lotes sujos Ausência de coleta Seletiva Difícil acesso a Farmácias Ausência de opção de Lazer ERP 2006

15 As principais doenças encontradas na área de abrangência são: PRINCIPAIS DOENÇAS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA Diabetes Doença de Chagas Doença Mental Hanseníase Hipertensão ERP DISCUSSÃO 4.1 Interpretação dos resultados A população cadastrada da área de abrangência do PSF no ano de 2001 era de 4.952, contra no ano de 2005 e no ano de Notamos então, uma redução da população cadastrada, que pode ter ocorrido por migração populacional de usuários para outras áreas cobertas por outro PSF, por óbito ou até mesmo pela mudança para outro município. O número de cadastrados em 2001 comprometia a qualidade do atendimento, pois sobrecarregava o desempenho do PSF e não estava de acordo com as normativas de atenção básica do ministério da saúde. Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde.(ms)

16 Nota-se predomínio da população feminina, na área de abrangência nos anos de 2001, 2005 e O sexo feminino com idade fértil entre anos predomina na área, devendo a equipe efetivar ações voltadas para a saúde da mulher como planejamento familiar, prevenção do câncer de colo de útero e mama, pré-natal e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. O número de crianças na faixa etária de 0-4 anos no ano de 2001 era 564, contra 317 no ano de 2005 e 282 em Essa diminuição pode ser conseqüência da implantação do PSF, onde a equipe passou a desenvolver atividades como planejamento familiar. Na faixa etária de anos, havia em jovens, 905 em 2005 e 868 em 2006, nota-se uma queda da população nessa faixa etária. Entre anos, havia na área em , em 2005 e 1821 em Tal redução pode ser conseqüência da migração para outros bairros, mudança de cidade ou óbito. É sabido que este grupo é o principal sustentador financeiro da família, necessitando por vezes, deslocar-se para outras áreas em busca de trabalho devido a baixa oportunidade de emprego naquela área. Em se tratando da população idosa (acima de 60 anos) desta área, havia em , 231 em 2005 e 240 em Sabe-se que devido uma melhora da qualidade de vida proporcionada pela atuação do PSF, fatores sociais, disponibilidade de medicamento e atendimento médico hospitalar, a população idosa manteve-se praticamente estável. Observamos que o abastecimento de água nos domicílios se dá por meio da rede geral da COPASA. Mesmo assim, existem na área, domicílios onde a água é originada de poço tipo cisterna.

17 Na maioria dos domicílios da área de abrangência do PSF, o tratamento da água é feito por meio da filtração. No SIAB, notamos que existem dados referentes a tratamento por cloração, porém não identificamos moradores que fazem a cloração da água em sua própria residência. Dessa forma, pode ter ocorrido falha na obtenção de informação pelo agente. Na maioria dos domicílios da área, o destino do lixo é o aterro sanitário do município, por meio da coleta pública de lixo, realizada três vezes por semana nos bairros daquela área de abrangência. Identificamos em alguns pontos da área, presença de lixo a céu aberto. Não existe na área, coleta seletiva. Lotes vagos sem muro para cercamento, além do mau cheiro, essas áreas tornam-se meio de acúmulo de lixo, o que atrai roedores, cobras e insetos. O destino de fezes e urina na maioria dos domicílios é o sistema de esgoto público. Porém alguns lotes da área são irregulares, apresentando um desnível desfavorável à ligação da residência a rede central de captação de esgoto. Dessa maneira, os moradores são obrigados a construir fossas para o destino de fezes e urina. Muitas pessoas desconhecem que são hipertensas ou diabéticas. Dos fatores potencialmente controláveis, hipertensão e diabetes mellitus, são críticos do ponto de vista de saúde pública. Dados do plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabete mellitus, apontam prevalência dessas doenças de 35% e 13% respectivamente, na população acima de 40 anos. É necessário ficar atento aos fatores de risco e as complicações dessas doenças. Assim, a equipe, é responsável pelo desenvolvimento de ações que visem reduzir os impactos destes agravos na população da área. Os profissionais da unidade devem identificar os clientes diabéticos e hipertensos da área de abrangência, cadastrá-los e acompanhá-los. Os pacientes diabéticos devem ser orientados sobre a importância de uma dieta correta, uso de

18 medicamentos e insulina e também sobre a prática de atividades física e os pacientes hipertensos, devem ser orientados de existe tratamento contínuo para sua patologia, baseado no controle pressórico por fármacos, dieta e exercício físico. 4.2 Comparação com outros Estudos Este estudo não faz comparação com outros estudos. 4.3 Dificuldades e Limitações Ressaltamos que ao analisar os dados do SIAB, em Paracatu-MG, encontramos diferenças, que indicam possíveis erros na coleta e/ ou digitação dos mesmos. A confiabilidade dos dados é condição necessária para o seu uso, devendo a equipe manter uma vigilância permanente sobre o SIAB. Isto só é possível usando de forma regular os dados do sistema no planejamento e avaliação das suas atividades.

19 5 CONCLUSÃO 5.1Síntese dos principais resultados O diagnóstico da situação epidemiológica da área de abrangência é útil para a identificação das principais características e necessidades da área de abrangência. Dessa maneira, é fundamental para a equipe, conhecer a situação de saúde da população de que é responsável. Os problemas evidenciados, serão alvo de intervenções e ações, que possibilitará uma melhoria dos indicadores de saúde. Saber informações sobre os fatores socioeconômicos de cada micro-área, auxiliará no planejamento das atividades da equipe, priorizando intervenções, definindo metas, estratégias de ação, responsabilidades e tempo para execução da intervenção. Notamos que existe um contraste entre as microáreas uma vez que algumas áreas possuem ruas asfaltadas, energia elétrica, rede pública de abastecimento de água e esgoto, enquanto outras situadas nos bairros Bela vista I e Alto da Colina encontram-se com uma infra-estrutura de serviços públicos e benfeitorias sociais mais precárias. A ERP permitiu, de forma objetiva, detectar áreas de risco à saúde, destacandose os lotes vagos, responsável pelo mau cheiro, acúmulo de lixo, atraindo roedores, cobras e insetos. Com relação à atenção à saúde, evidenciamos alta incidência de hipertensão e diabetes na área, e o consumo elevado de álcool e tabaco. A equipe da unidade deverá fazer reuniões periódicas para estabelecer medidas de intervenção de acordo com as necessidades de cada microárea. É preciso

20 conscientizar a população sobre fatores de risco e predisponentes para doenças. Quanto à necessidade de limpeza de lotes vagos, a equipe deverá informar a secretaria de meio ambiente sobre esse problema. Os profissionais devem estar sempre capacitados para o diagnóstico precoce, acompanhamento e reavaliação de tratamento de doenças como diabetes e hipertensão arterial. Os dados gerados pelo método da estimativa rápida participativa, poderão ser utilizados pela unidade de saúde, população e os representantes das associações de bairro, com o objetivo de dividir responsabilidades e estabelecer parcerias. O PSF deve auxiliar a comunidade a identificar seus problemas e limitações, para que a população seja capaz de modificar o meio em que vive, melhorando sua qualidade de vida. 5.2 Proposições e recomendações de intervenções Esse estudo permitiu inferir que o diagnóstico de situação de saúde é fundamental no planejamento de ações e gerou informações, para serem analisadas e discutidas pela equipe de saúde da família. Os gestores municipais de saúde devem definir as melhores maneiras de utilizar os recursos que lhes são destinados, mesmo que estes sejam limitados. Cabe ao gerente de saúde estar preparado para encarar os desafios de cada área específica de seu município.

21 5.3 Sugestões de novas pesquisas É importante que os alunos dos próximos períodos atualizem a pesquisa de Estimativa Rápida Participativa da área de abrangência dos PSFs da cidade de Paracatu- MG, pois a construção de um banco de dados sobre o perfil epidemiológico de cada área permite um melhor planejamento das ações de saúde. ABSTRACT To know the characteristics and abrangency of determined area is basic to Family health Team to define the strategies for your action. But any plan of action requires a prior knowledge of the situation. In this work, was made a descriptive study to evaluate the epidemiological situation in the area of coverage of PSF (Family heath Center) Amoreiras in the city of Paracatu-MG. The coverage area comprises the districts Amoreiras II, Bela Vista II, the Aldo da Colina, Nossa Senhora Aparecida and Esplanada. The data were obtained through Quick Participatory Estimate, the search for the situation room, IBGE, SIAB (Information System for Primary Care), key informants and also for gathering the information with the health team. Was identified the

22 epidemiological profile of the area, the state's health unit and the main problems of the community. This study shown that the diagnosis of the health situation is Primordial for planning the actions and generals information to be analyzed and discussed by the family health Team. KEYWORDS; Problems. Quick Participatory Estimate. Health team. REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de ª ed. São Paulo: Saraiva, BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de Informação da Atenção Básica. Paracatu: Ministério da Saúde, 2001, 2005, FACULDADE ATENAS. Pesquisa da Estimativa Rápida Participativa do PSF Amoreiras.Paracatu, FACULDADE ATENAS. Sala de Situação do PSF Amoreiras. Paracatu, MATUS, C. Política, planejamento e governo. Brasília: IPEA, MENDES, E. V. (org.) Distrito Sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo: HUCITEC/ABRASCO, SANTOS, C. M. R. G. A Pesquisa de Estimativa Rápida: Instrumento de Relações Públicas nas Organizações. Recife, 1998.

23 TEIXEIRA, C. F. Planejamento e programação situacional em distritos sanitários In 1990.

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Atenção Primária à Saúde e/ou Atenção Básica No Brasil, observa-se mudanças na concepção de APS desde a NOB

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 4. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 4. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 4 Profª. Lívia Bahia Atenção Básica e Saúde da Família Programa de Agentes Comunitários de Saúde PACS Existente desde o início da década de 1990, porém

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 3. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 3. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 3 Profª. Lívia Bahia Atribuições comuns a todos os profissionais da Atenção Básica: Manter atualizado o cadastramento das famílias e dos indivíduos no

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TERESINA Ayla Maria Calixto de Carvalho Alba Alves Costa Marques Telma Maria Evangelista

Leia mais

ÁREA MICROÁREA CADASTRO DA FAMÍLIA. DOENÇA OU CONDIÇÃO REFERIDA NOME sim não (sigla) DOENÇA OU CONDIÇÃO REFERIDA NOME sim não (sigla)

ÁREA MICROÁREA CADASTRO DA FAMÍLIA. DOENÇA OU CONDIÇÃO REFERIDA NOME sim não (sigla) DOENÇA OU CONDIÇÃO REFERIDA NOME sim não (sigla) FICHA A ENDEREÇO MUNICÍPIO NÚMERO BAIRRO ÁREA MICROÁREA FAMÍLIA UF CEP - DATA -- CADASTRO DA FAMÍLIA PESSOAS COM 15 ANOS E MAIS DATA NASC. IDADE SEXO ALFABETIZAD O OCUPAÇÃO DOENÇA OU CONDIÇÃO REFERIDA

Leia mais

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade. 2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO: Quantidade

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade. 2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO: Quantidade 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade Médico Clínico 1 Médico Pediatra 0 Médico de Estratégia PSF 5 Psicólogo Clínico 30 horas 0 Psicólogo Clínico 40 horas 1 Cirurgião Dentista 3 Auxiliar de Saúde Bucal

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO Médico Clínico 1 Médico Pediatra 1 Médico Ginecologista 1

2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO Médico Clínico 1 Médico Pediatra 1 Médico Ginecologista 1 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico 6 Médico Pediatra 2 Médico de Estratégia PSF 0 Psicólogo Clínico 30 horas 0 Psicólogo Clínico 40 horas 1 Cirurgião Dentista 4 Auxiliar de Saúde Bucal 4 Técnico

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 22 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 648,

Leia mais

Caderno de Prova. Agente Comunitário de Saúde. Município de Balneário Camboriú Secretaria de Administração. Edital n o 04/2007

Caderno de Prova. Agente Comunitário de Saúde. Município de Balneário Camboriú Secretaria de Administração. Edital n o 04/2007 Município de Balneário Camboriú Secretaria de Administração Edital n o 04/2007 Caderno de Prova A Agente Comunitário de Saúde Dia: 29 de março de 2008 Horário: das 16:30 às 18:30 h Duração: 2 (duas) horas,

Leia mais

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico 0 1.1 Médico Pediatra 1 1.2 Médico de Estratégia PSF 5 1.3 Psicólogo Clínico 30 horas 1 1.4 Psicólogo Clínico 40 horas 1 1.5 Cirurgião Dentista 2 1.6 Auxiliar

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

PERFIL DA POPULAÇÃO DE UMA MICRO-ÁREA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO FACULDADE DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR

PERFIL DA POPULAÇÃO DE UMA MICRO-ÁREA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO FACULDADE DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR PERFIL DA POPULAÇÃO DE UMA MICRO-ÁREA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO FACULDADE DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR Daisy Cristina Rodrigues 1, Amanda Araldi 1, Gabriela seimetz 1, Sara Alves Ribeiro 1, Claudia

Leia mais

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no País. O PSF Surge como uma proposta ousada para a reestruturação

Leia mais

Autor(es) MARISOL MARTINELLI WATANUKI. Orientador(es) THAIS ADRIANA DO CARMO. Apoio Financeiro FAE/UNIMEP. 1. Introdução

Autor(es) MARISOL MARTINELLI WATANUKI. Orientador(es) THAIS ADRIANA DO CARMO. Apoio Financeiro FAE/UNIMEP. 1. Introdução 11º Seminário de Extensão DIMENSÕES E POTENCIALIDADES NA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG, NA ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - SANTA RITA AVENCAS

Leia mais

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO ENFERMAGEM DISCIPLINA: ENFERMAGEM DA FAMÍLIA 5º SEMESTRE

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO ENFERMAGEM DISCIPLINA: ENFERMAGEM DA FAMÍLIA 5º SEMESTRE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO ENFERMAGEM DISCIPLINA: ENFERMAGEM DA FAMÍLIA 5º SEMESTRE POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA - BRASIL PORTARIA GM/MS 648 ( 28 DE MARÇO DE 2006):

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE CONCEITO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) A APS é a atenção à saúde essencial baseada em - métodos e tecnologias, cientificamente fundamentados e socialmente

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Processo de Trabalho no contexto da Atenção Básica de Boa Vista

Processo de Trabalho no contexto da Atenção Básica de Boa Vista Processo de Trabalho no contexto da Atenção Básica de Boa Vista Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica Roraima. Junho - 2018 População: 320. 022 habitantes 34 unidades básicas de saúde

Leia mais

REFEITURA MUNICIPAL DE BRAZOPOLIS EDITAL

REFEITURA MUNICIPAL DE BRAZOPOLIS EDITAL ANEXO II - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGOS REQUISITOS ATRIBUIÇÕES Agente Comunitário de Saúde 1º Grau Completo e residir no bairro a que concorre Realização do cadastramento das Famílias; Participação na

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 18 Profª. Tatianeda Silva Campos PORTARIA Nº 373, DE

Leia mais

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO FICHA DE OBSERVAÇÃO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Acadêmico: Curso: Período: Turno: Disciplina: Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família Local: Profissional

Leia mais

FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS. Nilda Maria de Medeiros Brito Farias. Contexto. População mundial envelhece

FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS. Nilda Maria de Medeiros Brito Farias. Contexto. População mundial envelhece Ministério da Saúde Programa de Saúde da Família II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS Nilda Maria de Medeiros Brito Farias Campina Grande

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA

15 Congresso de Iniciação Científica PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA 15 Congresso de Iniciação Científica PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA Autor(es) LUIZ HENRIQUE DA SILVA Orientador(es) Márcia Regina Campos Costa da

Leia mais

FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014. Página 1. Médico Clínico 0 0. Médico Pediatra 1 1

FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014. Página 1. Médico Clínico 0 0. Médico Pediatra 1 1 DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014 UNIDADE DE SAÚDE DE RESISTÊNCIA Diretor(a): Carlos Tadeu Poloni E-mail: dusresistencia@correio1.vitoria.es.gov.br Fundação: 09/2009 Endereço: Rua Nossa

Leia mais

Percepção da População sobre o Programa de Saúde da Família no Município de Piracicaba

Percepção da População sobre o Programa de Saúde da Família no Município de Piracicaba Percepção da População sobre o Programa de Saúde da Família no Município de Piracicaba Autores Luiz Henrique da Silva Orientador m rcia Regina Campos Costa da Fonseca 1. Introdução O Programa de Saúde

Leia mais

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos Quadro 1 Definição operacional dos atributos da Atenção Primária à Saúde. Atributo ACESSO: compreende a localização da unidade de saúde próxima à população, os horários e dias de funcionamento, a abertura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 001/2018 CADERNO DE QUESTÕES. 2 de 6 ASSINATURA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVISA NOVA ESTADO DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 001/2018 CADERNO DE QUESTÕES. 2 de 6 ASSINATURA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVISA NOVA ESTADO DE MINAS GERAIS 2 de 6 QUESTÃO 01 O que fica estabelecido entre os artigos 196 à 200, da Constituição Federal do Brasil 1988? Assinale a alternativa correta a) A saúde é um dever de todos e um direito do Estado. b) A

Leia mais

AÇÕES DE MEDICINA NO ESTADO E O PAPEL DO MÉDICO NO PSF. Geraldo Magela Miranda

AÇÕES DE MEDICINA NO ESTADO E O PAPEL DO MÉDICO NO PSF. Geraldo Magela Miranda POLÍTICA DE SAÚDE: AÇÕES DE MEDICINA NO ESTADO E O PAPEL DO MÉDICO NO PSF Geraldo Magela Miranda TERESINA Equipes de Saúde da Família: 233 Saúde Bucal: 162 ACS: 1.437 PIAUÍ Equipes de Saúde da Família

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 26/ /12/2013

PARECER CREMEC N.º 26/ /12/2013 PARECER CREMEC N.º 26/2013 06/12/2013 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC nº 10924/2013 ASSUNTO: ATRIBUIÇÕES DOS MÉDICOS QUE ATUAM NAS EQUIPES DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) PARECERISTA:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia de Saúde da Família, Câncer de colo uterino, Saúde da Família, Exame de prevenção e Colpocitologia.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia de Saúde da Família, Câncer de colo uterino, Saúde da Família, Exame de prevenção e Colpocitologia. Câncer de colo uterino: análise de exames colpocitopatológicos realizados no ano de 2009 em uma Unidade Básica de Atenção à Saúde da Família, em Goiânia, Goiás, Brasil. MARTINS, Ana Carolina Sulino¹; ARRAIS,

Leia mais

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo Carmen L. A. de Santana 2014 Princípios do SUS 1) 1) 3) 4) 5) Acesso universal, Equidade da oferta de serviços, Descentralização,

Leia mais

ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA.

ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE

Leia mais

QUANTIDADE CARGA HORÁRIA SEMANAL

QUANTIDADE CARGA HORÁRIA SEMANAL LEI MUNICIPAL Nº 620, EM 14 DE DEZEMBRO DE 2006. Cria empregos destinados a atender ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde PACS, Agentes Indígenas de Saúde - AIS, Agentes Indígenas de Saneamento

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)-PORTARIA/GM Nº 648 DE 28/03/06 Definição expressa do MS de revitalizar a

Leia mais

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA DE ATITUDE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOSSA SENHORA DO SOCORRO SERGIPE 2007

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA DE ATITUDE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOSSA SENHORA DO SOCORRO SERGIPE 2007 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA DE ATITUDE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOSSA SENHORA DO SOCORRO SERGIPE 2007 BREVE HISTÓRICO MONITORAMENTO (M) Monitorar é acompanhar, sistematicamente

Leia mais

RECONHECIMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO DE UMA USF: RELATO DE EXPERIÊNCIA

RECONHECIMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO DE UMA USF: RELATO DE EXPERIÊNCIA RECONHECIMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO DE UMA USF: RELATO DE EXPERIÊNCIA Emmanuel Vinícius Dos Santos Pereira (1); Tayanni de Souza Oliveira (1); Daniela Leite Pinto (2); Aretha Kariely De Lira Ribeiro

Leia mais

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES.

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES. MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES. Objetivos desta aula. Ao final desta aula você deverá: Identificar a Medicina de Família e Comunidade como uma especialidade

Leia mais

informar para prevenir

informar para prevenir PROJETO PRIMEIRO PASSO informar para prevenir "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. PAULO FREIRE ALGUNS DADOS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO MUNDO. A Organização

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANI

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANI LEI Nº. 871 DE 16 MARÇO DE 2018. Altera o Anexo II, do Art. 11, da Lei 05/1.995, que dispõe sobre o Plano de Carreira e vencimentos dos Servidores Públicos Municipais de Guarani, criando cargos efetivos

Leia mais

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013 Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Cidade de São Paulo 2004 - Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde 03 Sumário Apresentação Quadro 1 - Relação de

Leia mais

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS)

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Resultados da Consulta aos Pesquisadores e aos Representantes das Áreas Técnicas do Ministério da Saúde (MS) No processo de consulta, foram obtidas 81

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS

CONSTRUÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE MUNICÍPIO DE PRATA MG Prefeito: Anuar Arantes Amui Secretario de Saúde: Ricardo Ticly Alves Coordenadora Atenção Primária:

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRATIVO II COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE COMBATE A ENDEMIAS ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Executar tarefas auxiliares de escritórios e secretária envolvendo registros,

Leia mais

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários II Mostra Nacional de Saúde Família 01º a 03 de junho de 2004 Diretrizes da política de saúde mental do MS Redução Progressiva dos Leitos

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

MONITORAMENTO DA SAÚDE DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

MONITORAMENTO DA SAÚDE DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MONITORAMENTO DA SAÚDE DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Autora: Weruska Lucena Pessoa; Co-autora: Clarissa Madruga Holanda; Co-autora: Irene Delgado de Araújo. Universidade

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde de Matelândia-PR Enfª Clenice Bado Relato de Experiência

Secretaria Municipal de Saúde de Matelândia-PR Enfª Clenice Bado Relato de Experiência ACOLHIMENTO AOS USUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE MATELÂNDIA Secretaria Municipal de Saúde de Matelândia-PR Enfª Clenice Bado Relato de Experiência Matelândia está localizado no oeste do Paraná, as margens da BR

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ADSCRITA A QUATRO UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA

15 Congresso de Iniciação Científica CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ADSCRITA A QUATRO UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA 15 Congresso de Iniciação Científica CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ADSCRITA A QUATRO UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA Autor(es) MICHELE CAMPAGNOLI LUIZ HENRIQUE DA SILVA Orientador(es)

Leia mais

DATA DA VISITA: 04/11/2013 DATA DA VISITA: 10/10/2014 UNIDADE DE SAÚDE - MARIA ORTIZ

DATA DA VISITA: 04/11/2013 DATA DA VISITA: 10/10/2014 UNIDADE DE SAÚDE - MARIA ORTIZ DATA DA VISITA: 04/11/2013 Diretor (a): Camylla Ingridi Sampaio Loureiro E-mail: kingridi@hotmail.com Endereço: Rua Professor Renato Ribeiro dos Santos, s/n, Maria Ortiz CEP: 29070-310 Telefone: (27) 3135-2033

Leia mais

Introdução

Introdução 1. 2. 3. 4. Introdução A estratégia Saúde da Família Os princípios organizativos da estratégia Saúde da Família A reorganização da Atenção Primária a partir da Saúde da Família Introdução A Atenção Primária

Leia mais

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico Médico Pediatra Médico cirurgião geral Cirurgião Dentista Auxiliar de Saúde Bucal

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico Médico Pediatra Médico cirurgião geral Cirurgião Dentista Auxiliar de Saúde Bucal 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico 21 1.1 Médico Pediatra 16 1.2 Médico cirurgião geral 7 1.3 Cirurgião Dentista 6 1.4 Auxiliar de Saúde Bucal 3 1.5 Técnico de Saúde Bucal 0 1.6 Enfermeiro 12 1.7

Leia mais

Relatório Prestação de Contas Agosto 2014

Relatório Prestação de Contas Agosto 2014 CONTRATO DE GESTÃO Nº 45/2014 UBS/PSF MOGI DAS CRUZES Relatório Prestação de Contas Agosto 2014 Período 01 a 31 de agosto de 2014 1 SUMÁRIO 1. Unidades de Saúde do Programa de Saúde da Família UBS/PSF...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA 1. O programa de internato é desenvolvido em tempo integral, oito horas diárias,

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 5. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 5. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 5 Profª. Lívia Bahia Sistema de Informação da Atenção Básica SIAB Sistema de Informação em Saúde - SIS Os sistemas de informação em saúde são instrumentos

Leia mais

DOENÇAS CRÔNICAS: Câncer de Mama e Colo do Útero, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.

DOENÇAS CRÔNICAS: Câncer de Mama e Colo do Útero, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. DOENÇAS CRÔNICAS: Câncer de Mama e Colo do Útero, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Recife 2016 e 2017 Prefeitura do Recife Secretaria de Saúde Diretoria de Vigilância à Saúde Unidade de Vigilância

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA 1. O programa de internato é desenvolvido em tempo integral, oito horas diárias,

Leia mais

Proposta de Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) Unidade Básica de Saúde (UBS)

Proposta de Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) Unidade Básica de Saúde (UBS) Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina - Departamento de Medicina Social Faculdade de Enfermagem - Departamento de Enfermagem Proposta de Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão

Leia mais

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS INSERIDAS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS INSERIDAS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Antonio Nascimento Araujo Ericarla Castro Corrêa José Vitor Vieira Ferreira

Leia mais

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo.

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. Prioridades Federais Saúde do Idoso Disponibilizar a Caderneta

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

Estratégia Saúde da Família. CSEGSF/TEIAS Escola Manguinhos

Estratégia Saúde da Família. CSEGSF/TEIAS Escola Manguinhos Estratégia Saúde da Família CSEGSF/TEIAS Escola Manguinhos Teias Escola Manguinhos, 2012 OUTUBRO, 2014 Saúde da Família Princípios e Diretrizes Universalidade Descentralização Hieraquização Integralidade

Leia mais

Check list de documentos para a Visita Externa PMAQ. Documento

Check list de documentos para a Visita Externa PMAQ. Documento Check list de documentos para a Visita Externa PMAQ Módulo Módulo I Módulo I Número do padrão de qualidade I.7.3/1 I.7.4/1 II.3.3/1 II.3.4/1 II.8.1/1 II.8.9/1 II.10.3/1 II.11.1/1 II.11.2/1 II.11.3/1 II.13.1.6/1

Leia mais

Melhoria da atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos, na Unidade Básica Avançada de Saúde Dirceu Arcoverde, Vila Nova do Piauí/PI.

Melhoria da atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos, na Unidade Básica Avançada de Saúde Dirceu Arcoverde, Vila Nova do Piauí/PI. Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos, na Unidade Básica Avançada de Saúde Dirceu Arcoverde, Vila Nova do Piauí/PI. Aluno: Argelio Hernández

Leia mais

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Promover o monitoramento Gerar medições que: Informem os formuladores de políticas Avaliem a implementação

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ADSCRITA A QUATRO UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA

15 Congresso de Iniciação Científica CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ADSCRITA A QUATRO UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA 15 Congresso de Iniciação Científica CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ADSCRITA A QUATRO UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA Autor(es) MICHELE CAMPAGNOLI LUIZ HENRIQUE DA SILVA Orientador(es)

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

6º Seminário de saúde e segurança no trabalho Construindo cultura de prevenção em SST no serviço público 12 de novembro de 2015.

6º Seminário de saúde e segurança no trabalho Construindo cultura de prevenção em SST no serviço público 12 de novembro de 2015. 6º Seminário de saúde e segurança no trabalho Construindo cultura de prevenção em SST no serviço público 12 de novembro de 2015. 1 SUMÁRIO 1. Contextualização; 2. Atenção à Saúde do Servidor na UFRGS;

Leia mais

2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente. 19 a 22 de outubro de 2014 MINASCENTRO. Belo Horizonte MG

2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente. 19 a 22 de outubro de 2014 MINASCENTRO. Belo Horizonte MG 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente 19 a 22 de outubro de 2014 MINASCENTRO Belo Horizonte MG Eixo norteador: A função social da ciência, ecologia de saberes e outras experiências de produção compartilhada

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE PET. Multidisciplinaridade. Serviço Social.

PALAVRAS-CHAVE PET. Multidisciplinaridade. Serviço Social. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA

Leia mais

SITUAÇÃO CADASTRAL DE IDOSOS DO RIO GRANDE DO NORTE NO SIS/HIPERDIA

SITUAÇÃO CADASTRAL DE IDOSOS DO RIO GRANDE DO NORTE NO SIS/HIPERDIA SITUAÇÃO CADASTRAL DE IDOSOS DO RIO GRANDE DO NORTE NO SIS/HIPERDIA Adriane Nunes Printes (1); Marcos Roberto Câmara de Souza (2); Raissa Jerônimo de Brito (3); Yasmin Bezerra Cabral (4); Orientador: Ana

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

Análise das Condições de Vida e Saúde da População Negra com base no Inquérito de Saúde ISA-CAPITAL 2003

Análise das Condições de Vida e Saúde da População Negra com base no Inquérito de Saúde ISA-CAPITAL 2003 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENAÇÃO DE EPIDEMIOLOGIA E INFORMAÇÃO CEInfo Boletim CEInfo ISA-Capital Nº 2 Março / 2007 Análise das Condições de Vida e Saúde da

Leia mais

POLÍTICA DAS DANT Doenças e Agravos Não Transmissíveis Coordenação Geral das Políticas Públicas em Saúde - SMS/PMPA

POLÍTICA DAS DANT Doenças e Agravos Não Transmissíveis Coordenação Geral das Políticas Públicas em Saúde - SMS/PMPA POLÍTICA DAS DANT Doenças e Agravos Não Transmissíveis Coordenação Geral das Políticas Públicas em Saúde - SMS/PMPA POLÍTICA DAS DANT Doenças e Agravos Não Transmissíveis Histórico: Em outubro de 2014,

Leia mais

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Em uma década: DOENÇAS CRÔNICAS AVANÇAM Aumento de 61,8%

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA NORMAS DO INTERNATO EM ATENÇÃO BÁSICA 1. O programa de internato é desenvolvido em tempo integral, oito horas diárias,

Leia mais

a)situação problema e/ou demanda inicial que motivou ou requereu o desenvolvimento desta atividade:

a)situação problema e/ou demanda inicial que motivou ou requereu o desenvolvimento desta atividade: TÍTULO DA PRÁTICA: Melhoria na qualidade das informações geradas pelo ACS no Sistema Cadastral Familiar e melhor conhecimento da população das equipes de Saúde da Família. CÓDIGO DA PRÁTICA: T3 1 2 3 4

Leia mais

PMAQ Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica

PMAQ Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica PMAQ Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica Portaria nº 1.654, de 19 de julho de 2011 PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE FASE 1 FASE 2 FASE 3 FASE 4 Contratualização

Leia mais

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS RESULTADO FINAL DA OFICINA DE SELEÇÃO DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE PARA A EDIÇÃO 2015/2016 DO PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE (PPSUS) DO ESTADO DE ALAGOAS (AL) A Fundação

Leia mais

CADASTRO FAMILIAR E DIAGNÓSTICO LOCAL

CADASTRO FAMILIAR E DIAGNÓSTICO LOCAL ORGANIZAÇÃO DOS MACROPROCESSOS BÁSICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE OFICINA III CADASTRO FAMILIAR E DIAGNÓSTICO LOCAL Santo Antônio do Monte 1 Julho, 2013 LABORATÓRIO DE LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES NA ATENÇÃO

Leia mais

ANÁLISE DE VIDA E SAÚDE

ANÁLISE DE VIDA E SAÚDE Organização: Curso de Psicologia Curso de Nutrição Curso de Enfermagem Curso de Medicina Curso de Biomedicina Curso de Fisioterapia Curso de Odontologia Curso de Farmácia ANÁLISE DE VIDA E SAÚDE d o te

Leia mais

Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e

Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e Corina Bontempo Duca de Freitas/ Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica ESCS/FEPECS/SESDF Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e Financiamento Avaliação de processos

Leia mais

Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012. Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012. Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE ENFERMAGEM Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC)

Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC) Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC) Introdução Ser gestora das ações de alimentação e nutrição de um município é um grande

Leia mais

Desafios do Saneamento em Comunidades Isoladas. Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas ABES São Paulo

Desafios do Saneamento em Comunidades Isoladas. Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas ABES São Paulo Desafios do Saneamento em Comunidades Isoladas Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas ABES São Paulo População Rural 30 milhões de pessoas residem em localidades rurais no Brasil,

Leia mais

Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS

Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS - 2008 Nutrição na Atenção Básica uma visão integrada Michele Lessa Organização Pan-Americana de Saúde Brasília, 22 de abril de 2008 OPORTUNIDADES cenário atual

Leia mais

PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E MEDICAÇÕES UTILIZADAS PELOS IDOSOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E MEDICAÇÕES UTILIZADAS PELOS IDOSOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E MEDICAÇÕES UTILIZADAS PELOS IDOSOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Tatianne da Costa Sabino 1 ; Rosângela Vidal de Negreiros 2 ; Lidiany Galdino Felix 3 ; Cristiana Barbosa

Leia mais

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012 XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012 ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA COMUNIDADE DO DENDÊ. Luis Lopes

Leia mais

Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde

Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde Fst. Ms. Priscylla Knopp Mestre em Psicologia/ Psicologia social e da saúde UFJF/PPG-Psi Pesquisadora do Grupo de estudo e práticas sociais em Saúde Coletiva UFJF 30 out Fisioterapia na Atenção Primária

Leia mais

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO VI SEMINÁRIO SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO VI SEMINÁRIO SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO VI SEMINÁRIO SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO A AÇÃO EM SAÚDE: ENSINO E EXTENSÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO NOTURNO NA VIDA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM A IMPORTÂNCIA

Leia mais

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013 TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013 S Capacitação de Técnicos e Gestores para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Módulo I DIAGNÓSTICO TÉCNICO-PARTICIPATIVO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO:

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: 2018 Gestão Eixo/Diretriz: PROGRAMAR MODELO DE GESTÃO COM CENTRALIDADE NA GARANTIA DE ACESSO, GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM RESULTADOS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FINANCIAMENTO.

Leia mais

Conselho Federal de Enfermagem- Brasil

Conselho Federal de Enfermagem- Brasil Conselho Federal de Enfermagem- Brasil AMPLIAÇÃO DO PAPEL DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA `A SAÚDE O Potencial do Brasil MANOEL CARLOS NERI DA SILVA - PRESIDENTE DO COFEN NÁDIA MATTOS RAMALHO- VICE-PRESIDENTE

Leia mais

Almir Aguiar Marques Neto TURMA E Bárbara Rachel Lima Barreto TURMA E

Almir Aguiar Marques Neto TURMA E Bárbara Rachel Lima Barreto TURMA E CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO E CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS NOS TRABALHADORES DA

Leia mais

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil 2 15 2. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil No ano de 2000

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 1) Atenção domiciliar aos pacientes em dificuldades de locomoção dependente de ventilação

Leia mais

Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde

Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde Questões para discussão No seu municipio como está organizada a gestão da AB e da vigilância? 1. São uma coordenação única ou coordenações diferentes? 2.

Leia mais

SICA: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Prof. Walfrido K. Svoboda

SICA: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Prof. Walfrido K. Svoboda ATENÇÃO BÁSICAB SICA: Programa de Saúde da Família (PSF) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Disciplina: SAÚDE PÚBLICA P I (MS-052) Prof. Walfrido K.

Leia mais

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE Patrícia Peres Bitencourt ¹ Geani Farias Machado Fernandes ² Introdução: Mortalidade

Leia mais