0. BREVE CONTEXTO DO CASO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "0. BREVE CONTEXTO DO CASO:"

Transcrição

1 O CASO JOBSON

2 CONTEXTO DO CASO

3 0. BREVE CONTEXTO DO CASO: Iniciou-se o ano de 2007 e logo nas primeiras rodadas do campeonato carioca estourou um caso de dopagem no futebol Fluminense. Nao teria antes maior exposição porque com pouca frequência eram feitos esse exames no Brasil, algo praticado com maior ênfase pela Federacao de Futebol do Estado do Rio de Janeiro nos seus torneios apenas em tempo recente aquela data. O atleta RS (SP, Botafogo, Flamengo, Fluminense) fora flagrado em exame que acusou a presença de THC (maconha) e os jornais rapidamente o estigmatizaram. Quando me especializei em direito desportivo essa matéria nao me despertou interesse algum. Muita técnica e química que nao se identificavam com a natureza das ciências humanas que eu havia escolhido. Sem duvida um terreno estranho para um jovem advogado de vinte poucos anos. Porem eu assistia ao atleta e aos seus empresários e nao poderia recusa-los nessa hora. Alem do mais a substancia me desafiava, pois o drama eu bem conhecia: o abuso no uso de álcool que induz o uso de outras drogas, somado a curiosidade e aos riscos da juventude.

4 DESAFIO

5 1. DESAFIO ADAPTATIVO: Um problema de saúde, patológico e muitas vezes de origem social, ja reconhecido e assim classificado pela própria Organizacao Mundial de Saude. Assim como a diabetes, nao possui cura, somente tratamento. Nada que uma punição resolva, por mais dura que seja, certamente. Foi esse o valor que escolhi liderar naquele momento. Uma defesa inédita o suficiente para me estimular ao desafio de estudar a fundo a matéria que me distanciara no passado, tornando-me um dos poucos especialistas no Brasil. Uma causa justa e enfim familiar. Noutros casos semelhantes ocorridos no esporte houve ou a negação ou uma constrangida confissão indefensável. Mas esse era diferente. Havia algo a defender: Se o esporte e saúde, como pode o esporte negar a proteção a saúde de um atleta? Qual o tratamento dado pela legislação desportiva ao atleta que e acometido pela dependence syndrome, se para os especialistas afasta-lo do exercício da sua profissão e justamente o que em geral nao deve ocorrer? Recuperar a sua saúde nao seria um melhor exemplo de superação depois do mau exemplo para o esporte dado pelo jogador? Nessa linha, o que dizer do caso Giba (jogador devôlei da seleção brasileira)?

6 Nao obtive o êxito integral mas sensibilizei alguns votos pela absolvição. O resultado foi comemorado. Logrei reduzir a metade a sua pena esportiva ofertando algo inédito aquela época no futebol mundial: a conversão de parte da suspensão aplicada ao atleta em serviços sociais, além de obrigalo a tratamento o que cinco anos depois formou a partir desse leading case a Jurisprudencia do Superior Tribunal de Justica Desportiva do Futebol Brasileiro. Em 2009 novamente fui desafiado pelo caso de dopagem do atleta Jbsn, cujos exames acusaram metabolitos da cocaína, na verdade pelo consumo de crack. Mais um caso de dependence syndrome, logo escandalizado nos jornais por se tratar da primeira ocorrência do consumo dessa substancia no futebol mundial. Logrei sustentar o mesmo valor, tendo sucesso na mais alta instancia do futebol brasileiro, o que despertou a ira da FIFA e da WADA (Agencia mundial de dopagem). Era a oportunidade de liderar a defesa perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS), alcançando a discussão pela primeira vez a esfera internacional.

7 ANÁLISE EXTERNA

8 2. ANALISE EXTERNA DO SISTEMA A legislação internacional de dopagem ha muito foi consolidada. Nao ha diferenciação entre substancias proibidas. Sao proibidas ou por permitir uma vantagem indevida ou por causar um dano a saúde, como a maconha ou a cocaína. A suspensão acima de 2 anos eh a mesma. Nao ha tratamento diferenciado ao atleta dependente químico, embora hoja a questão esteja muito mais ligada a área de saúde do que da segurança.

9 NATUREZA DO CONFLITO

10 3. NATUREZA DO CONFLITO/DESEQUILIBRIO Um conflito internacional, sobre um fato constituído. Protegido por duas das maiores instituições internacionais, FIFA e WADA. Por um instante acreditei realmente eu seria capaz de alterar toda a legislação mundial de dopagem buscando um tratamento excepcional para o atleta dependente químico. Na aconchegante sala de audiência do CAS em Lousanne, Suica, o presidente do painel, com ar reflexivo, arguiu ao advogado da WADA: Mas o senhor então reconhece que na legislação mundial nao ha qualquer preocupação com o atleta dependente químico?. Pronto! Comprara ele a minha tese? Reconhecera o valor que eu defendia?

11 DESCRIÇÃO DO FRACASSO

12 4. DESCRICAO DO SEU FRACASSO DE LIDERENCA Na verdade o Tribunal do Esporte trilhou o caminho mais curto e diplomático em nao reconhecer naquele caso especifico a dependência química do atleta, alegando nao te-la sido provada em que pese dois exames consecutivos tenham flagrado a mesma substancia o que induz logicamente a reconhecer o seu uso continuado pelo jogador(sic!). Sem duvida alterar toda a legislação mundial num primeiro caso seria uma guinada enorme. Contudo, nao pude esconder a frustracao apos tantos anos dedicando-me a causa - que um dia acredito vingara pela nobreza do seu valor e a logica dos seus argumentos.

13 STAKEHOLDERS

14 5. STAKEHOLDERS DO CONFLITO Sinto que me esqueci dos atores. Medicos renomados e reconhecidos internacionalmente; sociedade civil; pessoas influentes na FIFA e na WADA; juristas e o próprio governo brasileiro.

15 GRAU DE MATURIDADE DO PROBLEMA

16 6. GRAU DE MATURIDADE DO PROBLEMA Certamente nao era uma briga para um Don Quixote. A Defesa e os argumentos eram inéditos. Ademais a transformação eh lenta. Alterar a visão e valores previamente consolidados sobre o tema.

17 OPÇÕES DE AÇÕES

18 7. OPCOES DE ACOES A mobilização em torno desse valor era fundamental, o que compreendo atualmente. A ocorrência certamente ira se repetir e a sua repetição sera capaz de mobilizar e sensibilizar. Talvez um atleta mais renomado, noutro pais de maior evidencia, ou quem sabe um drama igual mas que seja amplamente conhecido e com cobertura internacional da mídia. Alguem se recordarah desse caso e o invocara com maior êxito e o mesmo valor. Me satisfará, como hoje a Jurisprudencia do STJD que admite a conversao da pena nesses casos em serviços sociais me recompensou.

QUO. ART.28.1 FIFA. Vistos, relatados e discutidos o Procedimento Especial por Infração a Dopagem em que figuram os Denunciados em epígrafe.

QUO. ART.28.1 FIFA. Vistos, relatados e discutidos o Procedimento Especial por Infração a Dopagem em que figuram os Denunciados em epígrafe. 1 01ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO STJD PROCESSO Nº 153/2015 DENUNCIADOS: Sussumo Taia, médico do Atlético Goianiense (GO) COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro Série B - 2015. RELATOR: Auditor Felipe Bevilacqua.

Leia mais

BRASIL FORA DA OLÍMPIADA E DA COPA DO MUNDO?

BRASIL FORA DA OLÍMPIADA E DA COPA DO MUNDO? BRASIL FORA DA OLÍMPIADA E DA COPA DO MUNDO? IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, Professor Emérito das Universidades Mackenzie, Paulista - UNIP e Escola de Comando e Estado Maior do Exército - ECEME, Presidente

Leia mais

Processo nº 03/2016. Denunciado: Ronald Moraes da Silva

Processo nº 03/2016. Denunciado: Ronald Moraes da Silva Processo nº 03/2016 Denunciado: Ronald Moraes da Silva EMENTA: DOPING INFRAÇÃO ÀS NORMAS DA IAAF Artigo 32.2(a), 34.5 e 34.7 do Livro de Regras da IAAF. Teste positivo para a substância ERITROPOIETINA

Leia mais

e outras informações analíticas.

e outras informações analíticas. Alterações nas Regras de Competição da IAAF Capítulo 3 Antidoping & Médico (em negrito) (Aprovadas pelo Conselho da IAAF em 6/7 de abril de 2013 em Moscou, Rússia. Em vigor a partir de 1º de maio de 2013)

Leia mais

Recorrido: CLUBE ESPORTIVO OPERÁRIO VARZEAGRANDENSE

Recorrido: CLUBE ESPORTIVO OPERÁRIO VARZEAGRANDENSE Processo n. 357/2017 Auditor (a) Relator (a): Arlete Mesquita Recorrente: CACERENSE ESPORTE CLUBE Recorrido: CLUBE ESPORTIVO OPERÁRIO VARZEAGRANDENSE EMENTA: PRESCRIÇÃO. Não interrompe a prescrição o ajuizamento

Leia mais

de 2019, às 13:30 horas ( Treze horas e trinta minutos ), no

de 2019, às 13:30 horas ( Treze horas e trinta minutos ), no 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

Eduardo Galan Ferreira COMISSÃO DISCIPLINAR NACIONAL SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO ATLETISMO BRASILEIRO. TEXT_SP v2 PESSOAL.

Eduardo Galan Ferreira COMISSÃO DISCIPLINAR NACIONAL SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO ATLETISMO BRASILEIRO. TEXT_SP v2 PESSOAL. Processo: 8/2016 Relator: Auditor Eduardo Galan Ferreira Autora: Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Procuradoria: Caio Pompeu Medauar de Souza e Patrícia Reali Da Silva Denunciada:

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Lucas Asfor Rocha, de acordo com

Leia mais

BRASILIENSE DE CLUBES/TIMES 2018 REGULAMENTO

BRASILIENSE DE CLUBES/TIMES 2018 REGULAMENTO BRASILIENSE DE CLUBES/TIMES 2018 REGULAMENTO 1. FORMA DE DISPUTA As equipes serão formadas por quatro atletas, sem distinção de gênero. As equipes serão alocadas em divisões de acordo com a soma das médias

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR. AUTOR : Federação Nacional dos Atletas de Futebol (FENAPAF). DENUNCIADOS : Santa Cruz Futebol Clube

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR. AUTOR : Federação Nacional dos Atletas de Futebol (FENAPAF). DENUNCIADOS : Santa Cruz Futebol Clube 1 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR PROCESSO n : 002/2017. DENÚNCIA AUTOR : Federação Nacional dos Atletas de Futebol (FENAPAF). DENUNCIADOS : Santa Cruz Futebol Clube ARTIGO : 3º do Art. 18 do Regulamento Específico

Leia mais

Auditor Relator: Eduardo Affonso Mello. I- Relatório

Auditor Relator: Eduardo Affonso Mello. I- Relatório 5ª Comissão Disciplinar Processo Nº. 022/2017 Denunciados: Avaí Futebol Clube; Mauricio Tomazi Pinheiro; Gabriel Vinicius de Oliveira Furtado; e Eduardo Gaspar da Costa. Auditor Relator: Eduardo Affonso

Leia mais

8ª LIGA INTERNA DE FUTEBOL SOCIETY 2016

8ª LIGA INTERNA DE FUTEBOL SOCIETY 2016 8ª LIGA INTERNA DE FUTEBOL SOCIETY 2016 REGULAMENTO GERAL I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 01 - Este regulamento é o conjunto das disposições preliminares que regem a 8ª LIGA INTERNA DE FUTEBOL SOCIETY

Leia mais

Perguntas Frequentes / FAQ. 2. Como são realizados os controles nos competidores? 3. Os exames são feitos somente quando há suspeitas?

Perguntas Frequentes / FAQ. 2. Como são realizados os controles nos competidores? 3. Os exames são feitos somente quando há suspeitas? Perguntas Frequentes / FAQ 1. Qual é a definição de dopagem no mundo esportivo? Considera- se dopagem a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DO AMAZONAS DECISÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DO AMAZONAS DECISÃO Processo n. 126/2015 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DECISÃO Vieram os autos a mim conclusos após certificação, pela Secretaria, de que não houve pagamento das penas pecuniárias aplicadas por este Tribunal.

Leia mais

RELATÓRIO. 1º Denunciado

RELATÓRIO. 1º Denunciado Processo: 127/2017 Órgão Julgador: 2ª COMISSÃO DISCIPLINAR Auditor Relator: MARCELO VIEIRA PAULO Denunciante: Procuradoria de Justiça Desportiva Denunciados: VINICIUS DOS SANTOS DA CUNHA, atleta do MOTO

Leia mais

Direito Penal. Imagine a seguinte situação adaptada: O juiz poderia ter feito isso?

Direito Penal. Imagine a seguinte situação adaptada: O juiz poderia ter feito isso? Direito Penal Atualização 2: para ser juntada na pág. 845 do Livro de 2013 2ª edição 31.9 A NATUREZA E A QUANTIDADE DA DROGA PODEM SER UTILIZADAS PARA AUMENTAR A PENA NO ART. 42 E TAMBÉM PARA AFASTAR O

Leia mais

MARIA ZEFERINA RODRIGUES BALDAIA

MARIA ZEFERINA RODRIGUES BALDAIA PROCESSO Nº 02/2011 Denunciante: PROCURADORIA da CDN do STJD/AtB Denunciado: MARIA ZEFERINA RODRIGUES BALDAIA Auditor-Relator: MOYSÉS ROBERTO GEBER CORRÊA EMENTA DOPING. USO DE ACETAZOLAMIDA. SUBSTÂNCIA

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO AUTOMOBILISMO COMISSÃO DISCIPLINAR PROCESSO N.º 05/2017 CD

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO AUTOMOBILISMO COMISSÃO DISCIPLINAR PROCESSO N.º 05/2017 CD SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO AUTOMOBILISMO COMISSÃO DISCIPLINAR PROCESSO N.º 05/2017 CD DENUNCIANTE: PROCURADORIA DO STJD DO AUTOMOBILISMO DENUNCIADO: ANTÔNIO PIZZONIA ACÓRDÃO Denúncia. Atitude

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA STJD.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA STJD. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA STJD. SEGUNDA COMISSÃO DISCIPLINAR Processo nº 043/2018 Denunciados: Vitória de Santo Antão, Grêmio Audax, Leandro Reynaldo da Silva e Luiz Carlos Mendes RELATÓRIO.

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

esforço próprio Luta contra a dopagem Ação Inteligência Jogo Limpo Valor do bom exemplo Justiça saúde Prevenção Normatização

esforço próprio Luta contra a dopagem Ação Inteligência Jogo Limpo Valor do bom exemplo Justiça saúde Prevenção Normatização Informação Justiça Inteligência Jogo Limpo esforço próprio saúde Respeito aos princípios éticos fundamentais Educação Normatização Valor do bom exemplo Luta contra a dopagem Ação Global Coach House Jogos

Leia mais

Pesquisa Tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro: Prisão provisória e direito de defesa. Novembro de 2015

Pesquisa Tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro: Prisão provisória e direito de defesa. Novembro de 2015 Pesquisa Tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro: Prisão provisória e direito de defesa Novembro de 2015 Prisões em flagrante por tráfico de drogas na cidade do Rio 1.437 casos distribuídos em 2013

Leia mais

5ª Comissão Disciplinar

5ª Comissão Disciplinar 5ª Comissão Disciplinar Processo nº.: 105/2018 Competição: Campeonato Brasileiro Série A Data da Partida: 22/07/2018 Denunciados: Matheus Galdezani, atleta do Atlético Mineiro, incurso (por duas vezes)

Leia mais

Viva Rio Pérolas Negras. Procuradoria da Justiça Desportiva. Mesquita Futebol Clube. GIG 7 de Abril

Viva Rio Pérolas Negras. Procuradoria da Justiça Desportiva. Mesquita Futebol Clube. GIG 7 de Abril Processo nº 358/2018 Recurso voluntário Recorrentes: Maricá Futebol Clube Ltda. Viva Rio Pérolas Negras Recorridos: Pleno do TJD/RJ Procuradoria da Justiça Desportiva Terceiros Interessados: Esporte Clube

Leia mais

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE SALÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE SALÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARTE JUSTIÇA Iª COMISSÃO DISCIPLINAR RESULTADO DA SESSÃO DE JULGAMENTO DO DIA 30 DE MAIO DE 2017 Sob a presidência - Leonardo Antunes Ferreira da Silva, com a presença dos auditores Sr. Dr. Leandro Rodrigo

Leia mais

Graciosa Country Club. & Amanda Netto Simeão. Projeto Esgrima. Tóquio 2020

Graciosa Country Club. & Amanda Netto Simeão. Projeto Esgrima. Tóquio 2020 Graciosa Country Club & Amanda Netto Simeão Projeto Esgrima Tóquio 2020 1. O Projeto Preparação Tóquio 2020 Atleta Amanda Simeão Ano I 1. O Projeto PROCESSO: 58000.011535/2016-61 LOCAL DE EXECUÇÃO: Cidade

Leia mais

janeiro de 2019, às 14:30 horas ( quatorze horas e trinta minutos ), no Plenário do S.T.J.D., sito na Rua da Ajuda, nº 35 15º andar-rio de

janeiro de 2019, às 14:30 horas ( quatorze horas e trinta minutos ), no Plenário do S.T.J.D., sito na Rua da Ajuda, nº 35 15º andar-rio de 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

janeiro de 2019, às 14:30 horas ( quatorze horas e trinta minutos ), no Plenário do S.T.J.D., sito na Rua da Ajuda, nº 35 15º andar-rio de

janeiro de 2019, às 14:30 horas ( quatorze horas e trinta minutos ), no Plenário do S.T.J.D., sito na Rua da Ajuda, nº 35 15º andar-rio de 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 07 de agosto de 2017, presentes os Auditores:

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 07 de agosto de 2017, presentes os Auditores: 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 07 de agosto de 2017, presentes os Auditores: DR. LUCAS ASFOR ROCHA--------Presidente ---------------------- DR. GUSTAVO

Leia mais

Aspectos Socioeconômico da Dependência Química

Aspectos Socioeconômico da Dependência Química Aspectos Socioeconômico da Dependência Química APRESENTADO POR GIVANILDO TRINDADE ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALISTA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA COM ÊNFASE EM SAÚDE MENTAL Aspectos Socioeconômico da Dependência

Leia mais

EMENTA Agressão Física após término da partida. Assumir

EMENTA Agressão Física após término da partida. Assumir Processo n. 34/2017 Auditor (a) Relator (a): Arlete Mesquita Recorrente: MOTO CLUBE DE SÃO LUIS, em favor de seu atleta RAIMUNDO JOSE CUTRIM MARTINS Recorrido: Primeira Comissão Disciplinar do STJD EMENTA

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL PROFISSIONAL 2ª DIVISÃO 2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO

CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL PROFISSIONAL 2ª DIVISÃO 2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL PROFISSIONAL 2ª DIVISÃO 2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO Da Denominação e Participação. Art. 1 - Integrarão o Campeonato Estadual de Futebol Profissional da Segunda Divisão do

Leia mais

Crise freia crescimento de times brasileiros em ranking de sócios

Crise freia crescimento de times brasileiros em ranking de sócios B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2016 NÚMERO DO DIA R$ 103 mi custou a construção da Arena da Juventude, em Deodoro, que terá disputas de esgrima e basquete EDIÇÃO 453 Crise freia

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA- STJD.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA- STJD. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA- STJD. SEGUNDA COMISSÃO DISCIPLINAR. Processo nº 060/2019 Denunciado: Rodrigo Antônio Lopes Belchior A C Ó R D Ã O Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo

Leia mais

Processo n.º 06/2103. Denunciada: Camila Aparecida dos Santos. Sessão de julgamento: 18 de dezembro de Voto

Processo n.º 06/2103. Denunciada: Camila Aparecida dos Santos. Sessão de julgamento: 18 de dezembro de Voto Processo n.º 06/2103 Denunciada: Camila Aparecida dos Santos Sessão de julgamento: 18 de dezembro de 2013 Voto EMENTA: DOPING INFRAÇÃO ÀS NORMAS DA IAAF Artigo 32.2 (a) do Atletismo (Livro de Regras da

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA COMISSÃO DISCIPLINAR NACIONAL

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA COMISSÃO DISCIPLINAR NACIONAL SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA COMISSÃO DISCIPLINAR NACIONAL Processo 02/2013 Denunciada: Sabine Letícia Heitling Sessão de julgamento: 06 de setembro de 2013. EMENTA INFRAÇÃO ÀS NORMAS ANTIDOPAGEM

Leia mais

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DO CONSUMIDOR Rua Riachuelo, o andar CEP fone /fax São Paulo Capital

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DO CONSUMIDOR Rua Riachuelo, o andar CEP fone /fax São Paulo Capital 1 PORTARIA DE INQUÉRITO CIVIL Indiciados: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CBF E SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA - STJD CONSIDERANDO que a 4ª Comissão Disciplinar do STJD Superior Tribunal de

Leia mais

TORNEIOS INTERCAMPI PARA OS SERVIDORES RELAÇÃO DAS EQUIPES INSCRITAS. Futsal feminino: João Câmara Reitoria Santa Cruz.

TORNEIOS INTERCAMPI PARA OS SERVIDORES RELAÇÃO DAS EQUIPES INSCRITAS. Futsal feminino: João Câmara Reitoria Santa Cruz. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE

Leia mais

PROCESSO Nº AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO ORDINÁRIO ORIGEM: 32ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO

PROCESSO Nº AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO ORDINÁRIO ORIGEM: 32ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO PROCESSO Nº 0002173-31.2014.5.02.0032 AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO ORDINÁRIO ORIGEM: 32ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO AGRAVANTE: GUILHERME ROSA DE OLIVEIRA AGRAVADO: ESPORTE CLUBE PINHEIROS Ementa:

Leia mais

Escrito por Joviano Caiado Ter, 03 de Novembro de :27 - Última atualização Qua, 22 de Outubro de :13

Escrito por Joviano Caiado Ter, 03 de Novembro de :27 - Última atualização Qua, 22 de Outubro de :13 A conveniência da ética na sociedade brasileira Um acontecimento esportivo no ano de 2008/9 e que se repete todo final de campeonato brasileiro de futebol, reacendeu polêmica na época, como acontecerá

Leia mais

AUTOR: Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo do Brasil

AUTOR: Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo do Brasil P á g i n a 1 PROCESSO DISCIPLINAR Nº: 007/2017 RELATORA: Auditora Ana Luiza Ribeiro e Nogueira De Souza AUTOR: Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo do Brasil DENUNCIADA:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DO AMAZONAS 2ªCOMISSÃO DISCIPLINAR ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DO AMAZONAS 2ªCOMISSÃO DISCIPLINAR ACÓRDÃO Sessão: 08/05/2017 Processo: 029/2017 DENÚNCIA N.029/2017 Denunciados: ATLÉTICO RIO NEGRO CLUBE NACIONAL FUTEBOL CLUBE ACÓRDÃO EMENTA: DENÚNCIA. ESCALAÇÃO DE ATLETA EM PARTIDA DO CAMPEONATO AMAZONENSE

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Lucas Asfor Rocha Lima, de acordo

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL MEDIDA INOMINADA Processo nº: 095/2017 TJD/MA Requerente: SAMPAIO CORREA Requerido: MOTO CLUB SÃO LUIS Trata-se de Medida Inominada com pedido liminar

Leia mais

RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 13/07/2017- STJD. Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores:

RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 13/07/2017- STJD. Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores: RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 13/07/2017- STJD Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores: RONALDO BOTELHO-------------------------Presidente-AUSENTE----------------- PAULO CÉSAR SALOMÃO

Leia mais

Código Disciplinar - FMKI

Código Disciplinar - FMKI Código Disciplinar - FMKI DAS INFRACÕES DISCIPLINARES COMETIDAS PELAS ASSOCIAÇÕES Artigo 1 Constituem infrações disciplinares cometidas pelas Associações: I Desistir, deixar de comparecer depois de inscrito

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO DISTRITO FEDERAL

PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO DISTRITO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO DISTRITO FEDERAL Noticia de Infração: 003/2019 Interessado: BRASILIENSE FUTEBOL CLUBE Reconsiderando parecer anterior e acholhendo o pedido do interessado, encaminho

Leia mais

Voto. Relatório. i. HIDROCLOROTIAZIDA E METABÓLICO (CLORAMINOFENAMIDA) (DIURÉTICO S5)

Voto. Relatório. i. HIDROCLOROTIAZIDA E METABÓLICO (CLORAMINOFENAMIDA) (DIURÉTICO S5) Processo n.º 003/2104 Denunciado: Gilmar Silvestre Lopes Sessão de julgamento: 24 de junho de 2014 Voto EMENTA: DOPING INFRAÇÃO ÀS NORMAS DA IAAF Artigo 32.2 (a) do Atletismo (Livro de Regras da IAAF)

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques São condutas que ofendem os princípios resguardados pela legislação eleitoral e, em especial, os bens jurídicos protegidos pela lei penal eleitoral, precisam estar

Leia mais

O Julgador Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva LIR POA, Dr. Marcelo de Carvalho Duarte, no uso de suas atribuições, neste ato manda PUBLICAR

O Julgador Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva LIR POA, Dr. Marcelo de Carvalho Duarte, no uso de suas atribuições, neste ato manda PUBLICAR O Julgador Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva LIR POA, Dr. Marcelo de Carvalho Duarte, no uso de suas atribuições, neste ato manda PUBLICAR as sentenças dos denunciados que apresentaram defesa

Leia mais

Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores:

Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores: RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 07/02/2019 - STJD Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores: PAULO CÉSAR SALOMÃO FILHO---------------Presidente----------------- OTÁVIO NORONHA---------------Vice-

Leia mais

RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 1 /09/2016- STJD

RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 1 /09/2016- STJD RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 1 /09/2016- STJD Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores: RONALDO BOTELHO---------------------------Presidente----------- --------- PAULO CÉSAR SALOMÃO

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Wanderley Godoy Júnior, de acordo com

Leia mais

JUSTIÇA DESPORTIVA.

JUSTIÇA DESPORTIVA. JUSTIÇA DESPORTIVA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PARADIGMA CONSTITUCIONAL DA JUSTIÇA DESPORTIVA...5 2. ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO...9 Estrutura da Justiça Desportiva...9 Características Essenciais da

Leia mais

13º COPA DE FUTSAL IMED

13º COPA DE FUTSAL IMED REGULAMENTO GERAL 13º COPA DE FUTSAL IMED PASSO FUNDO, 2017. DA ORGANIZAÇÃO TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE QUANTO A INSCRIÇÃO E CUMPRIMENTO DO REGULAMENTO FICAM A CARGO DAS EQUIPES. ART. 1º - ESTE REGULAMENTO

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. PROJETO DE LEI N o 5.444, DE 2009

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. PROJETO DE LEI N o 5.444, DE 2009 COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N o 5.444, DE 2009 Altera o art. 33 da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Terceira Comissão Disciplinar VOTO VENCEDOR AUDITOR JURANDIR RAMOS DE SOUSA EMENTA:

Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Terceira Comissão Disciplinar VOTO VENCEDOR AUDITOR JURANDIR RAMOS DE SOUSA EMENTA: Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Terceira Comissão Disciplinar Processo nº 101/2018 Denunciante: PROCURADORIA DA JUSTIÇA DESPORTIVA Denunciados: FORTALEZA E. C. (CE) VOTO VENCEDOR AUDITOR

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 31/05/2019

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 31/05/2019 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 31/05/2019 DR. RODRIGO MORAES MENDONÇA RAPOSO--Ausente---------------- DR. OTACÍLIO ARAÚJO-------------------Vice-Presidente-----------------------

Leia mais

CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO

CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO VIII CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL 7 DO UNESC 2014 CAMPUS I NOTURNO REGULAMENTO DO VIII CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL 7 DO UNESC / 2014 CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1º - O presente Campeonato será dirigido

Leia mais

MERCADO DO FUTEBOL 2012 MERCADO DO FUTEBOL BRASILEIRO

MERCADO DO FUTEBOL 2012 MERCADO DO FUTEBOL BRASILEIRO MERCADO DO FUTEBOL 2012 MERCADO DO FUTEBOL BRASILEIRO RECEITA DA FIFA (EM US$ MILHÕES) Receita Total Lucro Líquido 647 663 749 882 114% 957 1.059 1.291 1.070 1.166 19% 1.386 138 162 249 49 184 196 202

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS (depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA FICHA TÉCNICA Projeto: Garimpando

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL BRASILEIRO -STJDF. Auditor Relator: Redistribuído ao Dr. Manuel Márcio Bezerra Torres

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL BRASILEIRO -STJDF. Auditor Relator: Redistribuído ao Dr. Manuel Márcio Bezerra Torres SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL BRASILEIRO -STJDF. Processo nr. 159 /2015 Orgão Julgador: 2a. Comissão Disciplinar Auditor Relator: Redistribuído ao Dr. Manuel Márcio Bezerra Torres

Leia mais

JOGO: FLUMINENSE DE FEIRA FUTEBOL CLUBE. X CLUBE ESPORTIVO FLAMENGO REALIZADO EM 25/10/2014. VÁLIDO PELO CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL

JOGO: FLUMINENSE DE FEIRA FUTEBOL CLUBE. X CLUBE ESPORTIVO FLAMENGO REALIZADO EM 25/10/2014. VÁLIDO PELO CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL PROCESSO Nº 12/2.017 - RECURSO VOLUNTÁRIO RECORRENTE: FLUMINENSE DE FEIRA FUTEBOL CLUBE, em favor de JOSÉ ARNALDO LIRA TÉCNICO DE FUTEBOL DA EQUIPE DO FLUMINENSE DE FEIRA FUTEBOL CLUBE ADVOGADO: DR. MANOEL

Leia mais

RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 10/11/2016- STJD

RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 10/11/2016- STJD RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 10/11/2016- STJD Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores: RONALDO BOTELHO---------------------------Presidente--------------------- PAULO CÉSAR SALOMÃO

Leia mais

Funcionou na defesa do CR Flamengo Dr. Rodrigo Frangelli.

Funcionou na defesa do CR Flamengo Dr. Rodrigo Frangelli. RESULTADO DO JULGAMENTO REALIZADO EM 14/06/2018 - STJD Fizeram parte da sessão de julgamento os Drs. Auditores: RONALDO BOTELHO-----------------------Presidente-------------------------- PAULO CÉSAR SALOMÃO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DO AMAZONAS DECISÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DO AMAZONAS DECISÃO Processo n. 129/2015 DECISÃO Vieram os autos a mim conclusos após certificação, pela Secretaria, de que não houve pagamento das penas pecuniárias aplicadas por este Tribunal. Passo a decidir. Inicialmente,

Leia mais

São Paulo, 03 de janeiro de 2017.

São Paulo, 03 de janeiro de 2017. São Paulo, 03 de janeiro de 2017. Exmo. Sr. Presidente da FPF, CONSIDERANDO pelos informes documentais, de notícias vinculadas pela imprensa, e de forma até notória, que reiteradamente vem ocorrendo em

Leia mais

AUDITORA SIBELE CRISTINA HACBARTH MÜLLER PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PARALÍMPIVO BRASILEIRO

AUDITORA SIBELE CRISTINA HACBARTH MÜLLER PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PARALÍMPIVO BRASILEIRO P á g i n a 1 PROCESSO DISCIPLINAR: 0124/2016 RELATORA: AUTOR: AUDITORA SIBELE CRISTINA HACBARTH MÜLLER PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PARALÍMPIVO BRASILEIRO PROCURADORES:

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE

FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE 1 O REGULAMENTO DO RANKING PAULISTA SÊNIOR E PRÉ-SENIOR MASCULINO E FEMININO SCRATCH terá as seguintes condições para a temporada 2019: 1. PARTICIPAÇÃO Poderão participar do Ranking Paulista Pré-Sênior

Leia mais

Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas.

Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas. Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas. Bom caráter, inteligente, forte, ágil, veloz. Poucas são as

Leia mais

Recorrentes: SAMPAIO CORREA FC E PROCURADORIA DA PRIMEIRA COMISSÃO DISCIPLINAR

Recorrentes: SAMPAIO CORREA FC E PROCURADORIA DA PRIMEIRA COMISSÃO DISCIPLINAR RECURSO VOLUNTÁRIO Processo nº 400/2017 Recorrentes: SAMPAIO CORREA FC E PROCURADORIA DA PRIMEIRA COMISSÃO DISCIPLINAR Recorridos: DECISÃO CONDENATÓRIA DA PRIMEIRA COMISSÃO DISCIPLINAR QUE CONDENOU O SAMPAIO

Leia mais

DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA?

DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA? DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA? SUMÁRIO 01. Dependência química tem solução? 3 02. Como tratar a dependência química? 8 03. Diferentes tipos de internação para dependentes 13 01 DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM SOLUÇÃO?

Leia mais

Processo nº 272/2018. Recurso voluntário

Processo nº 272/2018. Recurso voluntário Processo nº 272/2018 Recurso voluntário Recorrente: Recorrido: Sport Club Corinthians TJD/SP EMENTA: Utilização de sinalizadores pela torcia do mandante. Paralisação da partida por 03 30 (três minutos

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR PROCESSO Nº 158/2018 Jogo: Operário Ferroviário EC (PR) X Cuiabá EC (MT) - categoria profissional, realizado em 16 de setembro de 2018 Campeonato Brasileiro - Série C Denunciados:

Leia mais

ABCD Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Luis Paulo da Silva Antunes. Sessão de julgamento ocorrida em: 07 de maio de 2016

ABCD Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Luis Paulo da Silva Antunes. Sessão de julgamento ocorrida em: 07 de maio de 2016 Processos nº 001/2016 e 005/2015. Recorrentes: Denunciado: ABCD Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Luis Paulo da Silva Antunes Luis Paulo da Silva Antunes Sessão de julgamento ocorrida em: 07

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB 20 - PRIMEIRA DIVISÃO -

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, de

Leia mais

Rio de Janeiro, 04 de agosto de VITOR BUTRUCE Auditor-Relator. DE FUTEBOL da denúncia com base no art. 191, III, do CBJD.

Rio de Janeiro, 04 de agosto de VITOR BUTRUCE Auditor-Relator. DE FUTEBOL da denúncia com base no art. 191, III, do CBJD. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR PROCESSO Nº 70/2015 DENUNCIADO: TUPI FOOTBALL CLUB ( TUPI ), LONDRINA ESPORTE CLUBE ( LONDRINA ), LEONARDO DEVANIR DE PAULA, LUIZ

Leia mais

RELATOR: AUDITOR LUIS GUILHERME KRENEK ZAINAGHI PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PARALÍMPIVO BRASILEIRO

RELATOR: AUDITOR LUIS GUILHERME KRENEK ZAINAGHI PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PARALÍMPIVO BRASILEIRO P á g i n a 1 PROCESSO DISCIPLINAR: 0302/2016 RELATOR: AUDITOR LUIS GUILHERME KRENEK ZAINAGHI AUTOR: PROCURADORES: DENUNCIADO: ADVOGADO: PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO. Campeonato de Abertura CORFEBOL

REGULAMENTO ESPECIFICO. Campeonato de Abertura CORFEBOL REGULAMENTO ESPECIFICO Campeonato de Abertura CORFEBOL CAMPEONATO DE ABERTURA ENQUADRAMENTO O Campeonato de Abertura surge como complemento às competições seniores da Federação Portuguesa de Corfebol:

Leia mais

maio de 2018, às 11:15 horas (onze horas e quinze minutos ), no

maio de 2018, às 11:15 horas (onze horas e quinze minutos ), no 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

XIII SEMANA DE INTEGRAÇÃO VII GINCANA DE INTEGRAÇÃO

XIII SEMANA DE INTEGRAÇÃO VII GINCANA DE INTEGRAÇÃO XIII SEMANA DE INTEGRAÇÃO VII GINCANA DE INTEGRAÇÃO REGULAMENTO III FUTEBOL SOCIETY 2017 XIII SEMANA DE INTEGRAÇÃO VII GINCANA DE INTEGRAÇÃO REGULAMENTO III FUTEBOL - SOCIETY REGULAMENTO GERAL I - DAS

Leia mais

Rua da Ajuda, 35 / 15 o andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: Tel.: (21) / Fax: (21)

Rua da Ajuda, 35 / 15 o andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: Tel.: (21) / Fax: (21) 1 TRIBUNAL PLENO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL Processo n. 412/2017 REQUERENTE: PARNAHYBA SPORT CLUB-PI REQUERIDO: FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO PIAUÍ RELATOR: AUDITOR PAULO

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, de

Leia mais

TORNEIOS INTERCAMPI PARA OS SERVIDORES RELAÇÃO DAS EQUIPES INSCRITAS

TORNEIOS INTERCAMPI PARA OS SERVIDORES RELAÇÃO DAS EQUIPES INSCRITAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE

Leia mais

CATEGORIA PROFISSIONAL.

CATEGORIA PROFISSIONAL. 1 TRIBUNAL PLENO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL Processo n. 369/2017 ORIGEM: TRIBUNAL PLENO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DO PARANÁ (TJD-PR) RECORRENTE: COLORADO ATLÉTICO

Leia mais

9º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TERCETOS

9º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TERCETOS 9º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TERCETOS - 2013 R E G U L A M E N T O Das Datas O 9º Campeonato Brasileiro de Tercetos será realizado no período de 28 a 31 de março de 2013, na cidade de Belo Horizonte, MG,

Leia mais

TERCEIRA COMISSÃO DISCIPLINAR DO SUPERIOR TRIBUNAL JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL

TERCEIRA COMISSÃO DISCIPLINAR DO SUPERIOR TRIBUNAL JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL TERCEIRA COMISSÃO DISCIPLINAR DO SUPERIOR TRIBUNAL JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL 1 PROCESSO n.º 137/2017 Jogo: Sport Club do Recife (PE) X Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ) Categoria Profissional Realizado

Leia mais

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes.

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. 1. ALGUNS DADOS IMPORTANTES i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. i No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. Brasil está no quarto lugar na produção

Leia mais

TÁBUA DE INFRAÇÕES E PENALIDADES PARA O RUGBY CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

TÁBUA DE INFRAÇÕES E PENALIDADES PARA O RUGBY CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS TÁBUA DE INFRAÇÕES E PENALIDADES PARA O RUGBY CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º -A presente Tábua de Infrações e Penalidades institui normas peculiares à modalidade desportiva Rugby, no formato

Leia mais

Adequar calendário à Europa não é o suficiente.

Adequar calendário à Europa não é o suficiente. PLURI View Adequar calendário à Europa não é o suficiente. PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 561 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000930382 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0030726-11.2011.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que é apelante F.C.P., é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO

CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO III CAMPEONATO ESTADUAL MASTER DE FUTEBOL 7 2013 REGULAMENTO DO III ESTADUAL MASTER / 2014 CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1º - O presente Campeonato será dirigido pelo F.F.7.E.S ( Federação de Futebol

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 03 de setembro de 2015, presentes os Auditores: DR. JOSÉ PERDIZ DE JESUS---------Presidente -----------------

Leia mais

SEGUNDA PROVA ESCRITA SENTENÇA CRIMINAL

SEGUNDA PROVA ESCRITA SENTENÇA CRIMINAL SEGUNDA PROVA ESCRITA SENTENÇA CRIMINAL Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para o CADERNO DE

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 02 de agosto de 2018, presentes os Auditores:

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 02 de agosto de 2018, presentes os Auditores: 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 02 de agosto de 2018, presentes os Auditores: DR. RODRIGO MORAES MENDONÇA RAPOSO----------------------------- DR. JOSÉ NASCIMENTO-------------------Vice-Presidente-----------------------

Leia mais