mestres carinho Aos com PENSAMENTOS PROF. SAMUEL LAGO (ORG.) SOBRE EDUCAÇÃO SÓ SE APRENDE O QUE TEM SENTIDO, O QUE É PRAZEROSO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "mestres carinho Aos com PENSAMENTOS PROF. SAMUEL LAGO (ORG.) SOBRE EDUCAÇÃO SÓ SE APRENDE O QUE TEM SENTIDO, O QUE É PRAZEROSO."

Transcrição

1 Aos PROF. SAMUEL LAGO (ORG.) mestres com carinho 1000 PENSAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO SÓ SE APRENDE O QUE TEM SENTIDO, O QUE É PRAZEROSO. Jean

2 Aos PROF. SAMUEL LAGO (ORG.) mestres com carinho 1000 PENSAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO

3 Equipe técnica Coordenação Prof. Samuel Ramos Lago Apoio técnico Analu Koniuchowicz Judith Mota Projeto gráfico e diagramação Labores Graphici Capa Labores Graphici Ilustração Labores Graphici - Carlos Cesar Salvadori Ricardo Luiz Enz Impressão Posigraf Fotos Acervo editor stock.xchng Dados internacionais de catalogação na publicação Bibliotecária responsável: Mara Rejane Vicente Teixeira phrase book educacional : 1000 pensamentos sobre educação / Prof. Samuel Lago (org.). Curitiba : Nossa Cultura, p. : il. ; 15,5 x 22,5 cm. ISBN: Educação Citações, máximas, etc. 2. Citações. I. Lago, Samuel Ramos, CDD ( 22ª ed.) Copyright Editora Nossa Cultura É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo eletrônico, reprográfico etc., sem autorização, por escrito, do autor e da editora.

4 Por que fiz esta coletânea? "Quem diz tudo o que sente num livro é um sábio; quem diz tudo que sente numa máxima é um gênio!" Alcantara de Menezes Com doze anos coletei e datilografei cerca de 200 pensamentos, epígrafes, provérbios, máximas. Ao fazê-lo, ainda adolescente, fiquei fascinado com as ideias contidas em tão poucas palavras. Quem me estimulou a prosseguir foi meu tio, professor Joaquim Borges Rodrigues professor de Língua Portuguesa já falecido, mas que foi como um segundo pai para mim. Hoje tenho 72 anos e, lamentavelmente, não sei onde foi parar essa minha primeira coletânea. Não importa. A ideia inicial germinou em outro lugar. Nos rodapés das minhas apostilas de Biologia que escrevi quando lecionei durante anos no curso pré-vestibular POSITIVO, em Curitiba. Curso que, como sócio ajudei a fundar e hoje para minha e nossa alegria, transformou-se em um dos maiores grupos educacionais do Brasil, o Grupo POSITIVO. Ideias são sementes que germinam! "Ideias são mais poderosas que os exércitos." (W.M. Paxton) Se escrevi 250 páginas nessas apostilas, lá nos rodapés estavam 250 pensamentos com o objetivo de estimular e iluminar os vestibulandos. Eis alguns exemplos: «Querer é, quase sempre, poder. O que é excessivamente raro é querer." Samuel Ramos Lago "Um obstáculo é uma coisa que se vê quando se afasta a vista do objetivo." Autor desconhecido «Se você já construiu castelos no ar, não tenha vergonha deles. Estão onde devem estar. Agora, dê-lhes alicerces." Henry Thoreau «Que o futuro e o mais distante sejam a causa do seu hoje." Nietzsche

5 Ainda hoje encontro ex-alunos já profissionais que recordam com saudades e alegrias os bons tempos de cursinho e o quanto esses pensamentos alavancaram suas vidas. Que bom! Sinto-me feliz! Uma segunda experiência alavancou este livro. Em outubro de 2005 (Dia dos Professores) encartei no jornal de maior circulação no Paraná Gazeta do Povo, um minúsculo livrinho com 112 pensamentos sobre o tema EDUCAÇÃO. Por incrível que pareça ele tornou-se livro de cabeceira dos mestres. Recebi centenas de s parabenizando-me por essa incipiente ideia. Por que não ampliar e repartir com pais (os primeiros educadores) e meus colegas professores este universo maravilhoso de dizer muito em poucas palavras? Não é também FILOSOFIA o "amor à sabedoria"? Por que ficar preso à "filosofia" dos grandes filósofos do passado quando a grande solução está em nós, pais e professores, instigarmos os alunos e as pessoas a voltarem a fazer perguntas? Alguém afirmou que crianças e filósofos têm algo em comum: ambos fazem perguntas! Este livro pode ser usado como fonte de inspiração para criarmos uma geração de professores e alunos pensantes. Para tirarmos a educação da mesmice e do atraso em que se encontra. "Nada mais poderoso do que uma ideia que chegou no tempo certo." Victor Hugo "A mente humana, uma vez ampliada por uma nova ideia, nunca mais volta ao seu tamanho original." Oliver Wendell Holmes Um abraço fraternal do Prof. Samuel Ramos Lago samuel@lago.com.br Observação: a maioria dos pensamentos estão diretamente relacionados com EDUCAÇÃO. Uma pequena porção está indiretamente relacionada com o tema.

6 Sumário O QUE OS PENSAM SOBRE EDUCAÇÃO Maria Montessori John Dewey Edgar Morin Freinet Vygotsky Rubem Alves Outros educadores O QUE OS ESCRITORES PENSAM SOBRE EDUCAÇÃO Fernando Pessoa Drummond Guimarães Rosa Outros escritores O QUE OS FILÓSOFOS PENSAM SOBRE EDUCAÇÃO Nietzsche Goethe Confúcio Platão Tao-Te-Ching Outros filósofos

7 O QUE OS CIENTISTAS PENSAM SOBRE EDUCAÇÃO Einstein Darwin Outros cientistas O QUE DIVERSOS PENSAM SOBRE EDUCAÇÃO Leonardo da Vinci Ayrton Senna Gandhi ECOLOGIA E EDUCAÇÃO MÚSICA E EDUCAÇÃO Outros autores das citações

8 O Q U E O S P E N S A M S O B R E E D U C A Ç Ã O Aos com mestres carinho

9 008 Paulo Reglus Neves Freire (Recife, São Paulo, 1997) educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização quanto para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento denominado pedagogia crítica. O educador deve ser também um educando, que deve aprender da realidade e das pessoas com quem trabalha. Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo. Todo educador é um educando e todo educando é um educador. Gostaria de ser lembrado como alguém que amou a vida.

10 Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha. "Os animais não têm história, pois não percebem que são distintos do mundo, mas o ser humano percebe essa diferença e constrói uma história e transforma o mundo." 009 Ninguém caminha sem estar aprendendo a caminhar.

11 A leitura do mundo precede a leitura da palavra. O fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora, e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve. 010 Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. O homem como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber. É preciso uma longa vida para superar as sequelas da educação.

12 Educação teria de ser, acima de tudo, uma tentativa constante de mudança de atitude. Aceitar o sonho de um mundo melhor e a ele aderir é entrar no processo de criá-lo: lute contra qualquer tipo de violência, contra o desrespeito à coisa pública, a mentira, a falta de escrúpulo. Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Ninguém começa a ser educador numa terça-feira às quatro da tarde. Ninguém nasce educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática. Educar é um ato de amor e para educar crianças é necessário, sobretudo, amá-las profundamente. 011 Eu me transformo ao transformar. Eu sou feito pela história, ao fazê-la.

13 O exercício de pensar o tempo, de pensar a técnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o quê das coisas, o para quê, o como, o com favor do que, de quem, o contra que, o contra quem são exigências fundamentais de uma educação democrática voltada aos desafios do nosso tempo. 012 Nada ou quase nada existe em nossa educação que desenvolva em nosso estudante o gosto da pesquisa, da constatação, da revisão dos achados. Sonho não é coisa de maluco. Sonho é coisa de quem vive e de quem existe. Existir é mais do que viver e sonhar é uma necessidade humana: sonhar com um projeto de vida. O ensino não foi o começo, o começo foi a aprendizagem. Foi aprendendo que a gente descobriu que era possível ensinar a aprender. Eu parto daí. Educar é encharcar de sentido o prazer.

14 Jean (Neuchâtel, Genebra, 1980) biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo. Contribuiu para o desenvolvimento da biologia, cibernética, matemática, filosofia e sociologia. Escreveu mais de 100 livros e 600 artigos. Entre eles, destacam-se: Seis estudos de psicologia, A construção do real na criança, A epistemologia genética, O desenvolvimento da noção de tempo na criança e Da lógica da criança à lógica do adolescente. 013 Só se aprende o que tem sentido, o que é prazeroso. O objeto que se crê alcançar é sempre o objeto representado pela inteligência dos indivíduos. A pedagogia é como a medicina: uma arte, mas que se fundamenta (ou deveria fundamentar-se) em conhecimentos científicos precisos.

15 O egoísmo infantil, longe de construir um comportamento antissocial, segue sempre ao lado do constrangimento adulto. Desde a mais tenra idade tudo exerce pressão sobre a criança para lhe impor a noção de regularidade. 014 A criança aceita imposições de pessoas pelas quais demonstra respeito. A criança repartida entre as diversas correntes divergentes apela para unificar a matéria moral. A criança não nasce nem boa nem má, tanto do ponto de vista intelectual quanto do ponto de vista moral, mas dona de seu destino. O ideal da educação não é ensinar o máximo, maximizar os resultados, mas é acima de tudo aprender a aprender, aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver, mesmo após deixar a escola.

16 É preciso inspirar-se em um ideal democrático na escola, não em palavras e lições, mas na prática e na vida real do grupo. A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que a elas se propõe. 015 Estou convencido de que meus trabalhos podem prestar serviço à educação na medida em que vão além de uma teoria da aprendizagem e fazem entrever outros métodos de aquisição de conhecimentos. É importante que os mestres proponham às crianças materiais, situações e ocasiões que as façam progredir.

17 Tudo que se ensina à criança a impede de inventar ou de descobrir. Toda verdade tem de ser reinventada. 016 O hábito se opera pouco a pouco em função de um ideal superior aos costumes. Embora uma pessoa não seja um educador até a medula, tem de conhecer não apenas as matérias que ensina, mas também a própria criança ou adolescente ao qual se dirige. Em síntese, o aluno como ser vivo reage, transforma-se e desenvolve-se mentalmente.

O papel do educador na PUCPR. Clemente Ivo Juliatto

O papel do educador na PUCPR. Clemente Ivo Juliatto O papel do educador na PUCPR Clemente Ivo Juliatto Palestra aos Professores Fevereiro de 2008 O professor da PUCPR não realiza apenas um projeto individual, mas insere-se numa missão institucional. Missão

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.02 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 2o ano Aprender Editora Todos os direitos reservados Diretora Executiva Elaboração dos originais Ana Cristina

Leia mais

RUBEM ALVES O MELHOR DE. Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933, 3.a EDIÇÃO PROF. SAMUEL LAGO (ORG.) Rubem Alves. Prof.

RUBEM ALVES O MELHOR DE. Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933, 3.a EDIÇÃO PROF. SAMUEL LAGO (ORG.) Rubem Alves. Prof. Rubem Alves Prof. Samuel Ramos Lago PROF. SAMUEL LAGO (ORG.) Sócio-fundador da Sociedade Educacional Positivo (Curitiba) em 1972. Fundador da Editora Lago - janeiro, 1996. O MELHOR DE O professor, educador

Leia mais

1ª Reunião de pais Ensino Médio

1ª Reunião de pais Ensino Médio 1ª Reunião de pais Ensino Médio - 2018 A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores,

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.01 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 2o ano Aprender Editora Todos os direitos reservados Diretora Executiva Elaboração dos originais Ana Cristina

Leia mais

Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização Aprender Editora Todos os direitos reservados

Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização Aprender Editora Todos os direitos reservados Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização Aprender Editora Todos os direitos reservados Elaboração dos originais Daniela Miranda da Costa Macambira Mestranda em Linguística Aplicada pela

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

As melhores Frases do Meio Ambiente em 2013

As melhores Frases do Meio Ambiente em 2013 As melhores Frases do Meio Ambiente em 2013 Categories : Frases do Meio Ambiente A primeira lei da ecologia é que tudo está ligado a todo o resto. Barry Commoner, biólogo Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos...

Leia mais

5 Chaves para o Sucesso SÓ VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA

5 Chaves para o Sucesso SÓ VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA 5 Chaves para o Sucesso SÓ VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA 1 Chave:Sonhos Um dos segredos para construir sonhos é não ficar preso ao passado e nem ao presente. Ter visão de futuro, ou melhor soltar a imaginação.

Leia mais

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA Letramundo 5º Ano Aprender Editora Todos os direitos reservados. Editora

Leia mais

A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA PARA EAD III ENCONTRO DE TECNOLOGIA APRENDIZAGEM E GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Leia mais

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pedagogia da Autonomia FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pressupostos a Educação é libertadora desde que o seu sujeito seja

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.01 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Autora Ana Cristina Miranda da Costa Daniela

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.02 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Autora Ana Cristina Miranda da Costa Daniela

Leia mais

O PRINCÍPIO DO APRENDIZADO

O PRINCÍPIO DO APRENDIZADO CADA PESSOA QUE ENCONTRAMOS TEM POTENCIAL PARA NOS ENSINAR ALGUMA COISA O PRINCÍPIO DO APRENDIZADO Há certas pessoas que, quando não sabem sobre alguma coisa, não dá para contar a elas. A PERGUNTA QUE

Leia mais

O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE ( )

O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE ( ) O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE (1921-1997) PRESSUPOSTOS DO MÉTODO PAULO FREIRE DE ALFABETIZAÇÃO -Valorização da cultura; -Homem é um ser histórico e, portanto, inacabado; -Educar para a

Leia mais

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Primeira Edição Curitiba 2012 PerSe Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ÍN Matos, Maria Helena Morais

Leia mais

23/08/2013. Pedagogia. Sete princípiosde diferenciaçãoda qualidade profissional docente conforme Pinheiro (2013):

23/08/2013. Pedagogia. Sete princípiosde diferenciaçãoda qualidade profissional docente conforme Pinheiro (2013): Pedagogia Profª Adriana Barroso de Azevedo Planejamento das atividades de ensino: processo de construção de aula e ambiência de aprendizagem Do ensinar conteúdos à ambiência da aprendizagem desafios da

Leia mais

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO POR QUE PAULO FREIRE? Estamos numa escola nova, que visa desenvolver alunos

Leia mais

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL Camila Carvalho Sandra Bessa ESTRUTURA INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO METODOLOGIA

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Economia Criativa e Cultura. Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social. Seminário Economia Criativa e Cultura

Economia Criativa e Cultura. Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social.   Seminário Economia Criativa e Cultura Economia Criativa e Cultura Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social O investimento em cultura orientado: Formação de artistas e agentes culturais Produção e distribuição de bens

Leia mais

Ensino e aprendizagem em uma nova perspectiva da educação: Um breve relato de experiência no ensino de porcentagem

Ensino e aprendizagem em uma nova perspectiva da educação: Um breve relato de experiência no ensino de porcentagem Ensino e aprendizagem em uma nova perspectiva da educação: Um breve relato de experiência no ensino de porcentagem Marlon Freitas Baptista Universidad Federal de Pelotas Brasil marlonf35@hotmail.com Resumo

Leia mais

Uma história sobre o amado primeiro dia de aula

Uma história sobre o amado primeiro dia de aula O dia do futuro Uma história sobre o amado primeiro dia de aula é só o primeiro dia MEU TIME ESTÁ FAZENDO UMA PESQUISA! QUEREMOS CONHECER O QUE A COMUNIDADE ESCOLAR CURTE. os professores acompanham

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

Daniela Macambira. Tarefas de Casa Volume Unico

Daniela Macambira. Tarefas de Casa Volume Unico Daniela Macambira Tarefas de Casa Volume Unico Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 2o ano Aprender Editora Todos os direitos reservados Elaboração dos originais Diretora Executiva

Leia mais

www. brunopinheiro.me

www. brunopinheiro.me >>SE VOCÊ ESTA PENSANDO EM ENTRAR NA INTERNET PENSANDO EM VENDER, VAI SE DAR MAL >> ENTRE PENSANDO EM CONQUISTAR CLIENTES CONQUISTE, EDUCANDO-OS >> QUANDO VOCÊ CONQUISTA UM CLIENTE, VOCÊ TEM UM MULTICOMPRADOR

Leia mais

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS MESTRADO ACADEMICO EM EDUCACAO E CIENCIAS NA AMAZONIA APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO MESTRANDA LIDIANE MEDEIROS APRENDIZAGEM

Leia mais

ÍNDICE. Conselhos para professores que amam Seja bem-vindo Há algum segredo?... 17

ÍNDICE. Conselhos para professores que amam Seja bem-vindo Há algum segredo?... 17 MÃOS À OBRA ÍNDICE Conselhos para professores que amam... 11 Seja bem-vindo... 13 Há algum segredo?... 17 PROFESSORES QUE AMAM Sete hábitos dos bons professores e dos professores fascinantes... 25 Exigente

Leia mais

Coleção. Diversidade Histórico-Cultural na Escola. Fabiana Guimarães. O Baobá. Ilustrações Klauber Rocha FORTALEZA - CE 2015

Coleção. Diversidade Histórico-Cultural na Escola. Fabiana Guimarães. O Baobá. Ilustrações Klauber Rocha FORTALEZA - CE 2015 Coleção 8 Diversidade Histórico-Cultural na Escola Fabiana Guimarães O Baobá Ilustrações Klauber Rocha FORTALEZA - CE 2015 Copyright 2015 by Fabiana Guimarães Ilustrador: Klauber Rocha Editora Ana Cristina

Leia mais

COMO VOCÊ VIROU OUTRO. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 22 de novembro de w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

COMO VOCÊ VIROU OUTRO. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 22 de novembro de w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r COMO VOCÊ VIROU OUTRO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 22 de novembro de 2016 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r COMO VOCÊ VIROU OUTRO O natural é você viver sendo você. Isso deveria ser sempre.

Leia mais

O jogo de Xadrez e a Educação. Daniel Góes

O jogo de Xadrez e a Educação. Daniel Góes O jogo de Xadrez e a Educação Daniel Góes Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), defendia uma educação através do contato com a natureza e propunha o uso de jogos, brinquedos, esportes, instrumentos variados,

Leia mais

Rossandro Klinjey. Eu escolho ser

Rossandro Klinjey. Eu escolho ser Eu escolho ser Rossandro Klinjey Eu escolho ser O autor cedeu os direitos autorais deste livro para a ONG FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS. CNPJ: 11.335.070/0001-17 - www.fraternidadesemfronteiras.org.br Eu

Leia mais

ser feliz É TUDO QUE SE QUER (ideias sobre o bem viver) Filosofia para ler no parque, no ônibus, na cama, na rede

ser feliz É TUDO QUE SE QUER (ideias sobre o bem viver) Filosofia para ler no parque, no ônibus, na cama, na rede ser feliz É TUDO QUE SE QUER (ideias sobre o bem viver) Filosofia para ler no parque, no ônibus, na cama, na rede Juremir Machado da Silva ser feliz É TUDO QUE SE QUER (ideias sobre o bem viver) Filosofia

Leia mais

Qual o legado que você quer deixar para o mundo?

Qual o legado que você quer deixar para o mundo? O livro PROIBIDO Qual o legado que você quer deixar para o mundo? Como você será lembrado pelos seus filhos? Está vivendo o seu sonho ou o sonho de outras pessoas? Está escrevendo a sua história de vida

Leia mais

Memória, cultura e literatura o prazer de ler e recriar o mundo

Memória, cultura e literatura o prazer de ler e recriar o mundo Memória, cultura e literatura o prazer de ler e recriar o mundo Apoio Pedagógico Memória, cultura e literatura: o prazer de ler e recriar o mundo, Elias José Memória, cultura e literatura o prazer de ler

Leia mais

Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PROF. MARCOS ROMÃO

Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PROF. MARCOS ROMÃO Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PSICOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PROF. MARCOS ROMÃO Como o ser humano aprende? E como criar as melhores condições possíveis para que o

Leia mais

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. IV

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. IV 3 Educação Infantil Daniela Macambira Gilvanira Freitas LIVRO DO ALUNO Vol. IV Copyright 2014 by, Daniela Macambira / Gilvanira Freitas Ilustrador: Flávio Filho Editora Ana Cristina Miranda da Costa Editora

Leia mais

Fabiana Guimarães Uaná

Fabiana Guimarães Uaná Coleção 2 Diversidade Histórico-Cultural na Escola Fabiana Guimarães Uaná A menina vaga-lume Ilustrações Klauber Rocha FORTALEZA - CE 2015 Copyright 2015 by Fabiana Guimarães Ilustrador: Klauber Rocha

Leia mais

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli Freire inicia sua obra esclarecendo o alvo (docentes formados ou em formação), colocando que

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Jean Piaget (1896-1980) FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aracaju ecretaria Municipal de Educação SEMED. Sistema de Ensino Aprende Brasil

Prefeitura Municipal de Aracaju ecretaria Municipal de Educação SEMED. Sistema de Ensino Aprende Brasil Prefeitura Municipal de Aracaju ecretaria Municipal de Educação SEMED Sistema de Ensino Aprende Brasil TEMA: MINHA ESCOLA, MEU FUTURO RELATO DE EXPERIÊNCIA AUTORA: Profª. ANA ANGÉLICA PINHEIRO DE AZEVEDO

Leia mais

O despertar do espírito crítico

O despertar do espírito crítico O despertar do espírito crítico Profa. Ms. Lígia Adriana Rodrigues Prof. Esp. Felipe Boso Brida Os livros não são talvez coisa muito necessária. À primeira vista uns tantos mitos seriam suficientes: em

Leia mais

A deficiência como ponto de partida

A deficiência como ponto de partida A deficiência como ponto de partida É interessante os tipos de deficiência que são reconhecidos dentro da nossa sociedade. Mais interessante ainda é o excesso de cuidado ao aplicar termos, que vão mudando

Leia mais

DIÁRIO. INTELIGENTE Liçõs e conelhos do bst-eler Namoro Blindado RENATO & CRISTIANE CARDOSO

DIÁRIO. INTELIGENTE Liçõs e conelhos do bst-eler Namoro Blindado RENATO & CRISTIANE CARDOSO DIÁRIO doamor INTELIGENTE Liçõs e conelhos do bst-eler Namoro Blindado RENATO & CRISTIANE CARDOSO Prefácio 6 Copyright 2017 por Renato e Cristiane Cardoso. Todos os direitos desta publicação são reservados

Leia mais

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Simone de Oliveira Camillo

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Simone de Oliveira Camillo PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Simone de Oliveira Camillo PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: diferentes concepções PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM paradigmas que orientam a formação docente; prática docente e

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

NOSSO GRUPO PRIMEIRO ENCONTRO. Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38.

NOSSO GRUPO PRIMEIRO ENCONTRO. Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38. PRIMEIRO ENCONTRO NOSSO GRUPO Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38. FOTOS: CC BY REDE JOVEM RURAL ILUSTRAÇÃO: PIXABAY MONTAGEM: ALEXANDRE/BETA DESIGN 8 TEMAS: APRESENTAÇÕES CRACHÁS CONSTITUIÇÃO

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida.

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida. Poeta é bicho que voa Sem tirar os pés do chão É quem sente com a mente E pensa com o coração Viva a força da poesia Viva Pedro Salomão Bráulio Bessa Quando você ama minhas ideias, Eu me sinto também abraçado.

Leia mais

Amor & Sociologia Cultural - Oswaldo Montenegro & Raul Seixas

Amor & Sociologia Cultural - Oswaldo Montenegro & Raul Seixas Page 1 of 6 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Foucault e a educação Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Prefácio A educação abrange os processos de ensinar e de aprender e se desenvolve em todos os espaços possíveis:

Leia mais

Daniela Macambira Katy Silva Fortaleza 2016

Daniela Macambira Katy Silva Fortaleza 2016 Daniela Macambira Katy Silva 2 Fortaleza 2016 Copyright 2016 by, Daniela Macambira / Katy Silva Ilustrações: Meg Banhos Editora Ana Cristina Miranda da Costa Editora Assistente Patrícia Ferreira Colaboradores

Leia mais

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 SEMANA 2 A CRIAÇÃO (Parte 2) Nome: Professor: / Turma: ( ) 2A ( ) 2B ( ) 2C ( ) 3A ( ) 3B ( ) 3C Sessão: ( ) 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova

Leia mais

Estímulo da inteligência infantil Na escola e no lar

Estímulo da inteligência infantil Na escola e no lar Estímulo da inteligência infantil Na escola e no lar Celso Antunes Estímulo da inteligência infantil Na escola e no lar D I c o l e ç ã o D Á T I C A Copyright Paulus 2013 Direção editorial Claudiano Avelino

Leia mais

Índice. Apresentação. AVENTURAR-SE A PENSAR A importância de pensar Ler para viver O laboratório das ideias Entre a sociedade e a solidão

Índice. Apresentação. AVENTURAR-SE A PENSAR A importância de pensar Ler para viver O laboratório das ideias Entre a sociedade e a solidão Índice Apresentação AVENTURAR-SE A PENSAR A importância de pensar Ler para viver O laboratório das ideias Entre a sociedade e a solidão A GENTE JOVEM Viver em primeira mão Os novos românticos O império

Leia mais

Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade

Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade Copyright Paulus 2012 Direção editorial Zolferino Tonon Coordenação editorial Antonio Iraildo Alves de Brito Produção editorial AGWM produções editoriais

Leia mais

Os sujeitos que atuam nas escolas de tempo integral: formação e condições de. Helena Amaral da Fontoura FFP/UERJ

Os sujeitos que atuam nas escolas de tempo integral: formação e condições de. Helena Amaral da Fontoura FFP/UERJ Os sujeitos que atuam nas escolas de tempo integral: formação e condições de trabalho Helena Amaral da Fontoura FFP/UERJ O Plano Nacional de Educação (PNE) é um conjunto de metas criadas para melhorar

Leia mais

REFELEXÃO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA EDUCATIVA - PAULO FREIRE

REFELEXÃO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA EDUCATIVA - PAULO FREIRE REFELEXÃO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA EDUCATIVA - PAULO FREIRE BARBOSA, Dayane Rodrigues 1 ; FERREIRA, Marilda de Lima Oliveira 2 ; MARIANO, Jeryka Thawany Silva 3 ; SOUZA, João Paulo Francisco

Leia mais

BANCO BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA: PORTARIA: 0001/18 PUBLIC. NO DIARIO OFICIAL: 03/01/2018 VALOR APROVADO DO PROJETO: R$ 564.

BANCO BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA: PORTARIA: 0001/18 PUBLIC. NO DIARIO OFICIAL: 03/01/2018 VALOR APROVADO DO PROJETO: R$ 564. PROJETO: BOM DE ARTE PROPONENTE: RODRIGO LUIS BENTO PRONAC: 161457 - SEGMENTO: DANÇA ENQUADRAMENTO: ARTIGO 18 100% BANCO 001 - BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA: 40150 CONTA CAPTAÇÃO: 255238 PORTARIA: 0001/18

Leia mais

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA Letramundo 5º Ano Aprender Editora Todos os direitos reservados. Editora

Leia mais

O PODER DA MENTE A chave para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano

O PODER DA MENTE A chave para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano O PODER DA MENTE A chave para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano Rômulo B. Rodrigues 2 3 RODRIGUES, Rômulo B. O PODER DA MENTE, A chave para o desenvolvimento das potencialidades do ser

Leia mais

Projeto Pedagógico Associação Escola Graduada de São Paulo

Projeto Pedagógico Associação Escola Graduada de São Paulo Projeto Pedagógico Associação Escola Graduada de São Paulo DA IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E DA ENTIDADE MANTENEDORA A ASSOCIAÇÃO ESCOLA GRADUADA DE SÃO PAULO tem sua sede na cidade de São Paulo, na Rua José

Leia mais

OLHE MAIS UMA VEZ! EM CADA SITUAÇÃO, NOVAS OPORTUNIDADES

OLHE MAIS UMA VEZ! EM CADA SITUAÇÃO, NOVAS OPORTUNIDADES OLHE MAIS UMA VEZ! EM CADA SITUAÇÃO, NOVAS OPORTUNIDADES OLHE MAIS UMA VEZ! EM CADA SITUAÇÃO, NOVAS OPORTUNIDADES MOACIR JORGE RAUBER EDITORA MUNDO HISPÂNICO 2010 Olhe mais uma vez! Em cada situação,

Leia mais

APRENDENDO SEMPRE RESUMO

APRENDENDO SEMPRE RESUMO APRENDENDO SEMPRE Silvia Fernanda Streck Alves Acadêmica da Pedagogia Sillandra Badch Rosa Professora Universidade Luterana do Brasil Campus Cacheoira do Sul RESUMO silviafernandas@yahoo.com O presente

Leia mais

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois.

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. AULA 04 Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. Jussara Hoffmann Avaliar respeitar primeiro, educar depois Interesse questões avaliativas As crianças permanecem

Leia mais

O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO. Estudantes do 3º EJA MÉDIO

O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO. Estudantes do 3º EJA MÉDIO O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO Estudantes do 3º EJA MÉDIO 2 3 APRESENTAÇÃO Os poemas que se seguem foram escritos pelos estudantes do 3º EJA A do Ensino Médio da Escola Estadual Dionysio Costa

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA Uma abordagem Freireana da Educação Popular no projeto de extensão da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) PROELART (Projeto de Educação Leitura

Leia mais

UMA MENTE QUE SE ABRE A NOVAS IDÉIAS NUNCA MAIS VOLTA AO TAMANHO ORIGINAL...

UMA MENTE QUE SE ABRE A NOVAS IDÉIAS NUNCA MAIS VOLTA AO TAMANHO ORIGINAL... Introdução: Esse pequeno guia foi escrito pelo Terapeuta Joeverton Rodrigo, e tem como intuito revelar alguns segredos utilizados pelos famosos para alcançar prosperidade, riqueza e abundância. Pesquisei

Leia mais

Autor Rodolfo Bracali. To Open

Autor Rodolfo Bracali. To Open Autor Rodolfo Bracali To Open Rodolfo Bracali Livro de Abrindo Portas Pensamento Desbloqueios Belo Horizonte Livro Digitais - 2016 2016 by Editora Livro digitais Capa: Rodolfo Bracali Design Índice para

Leia mais

Gestão Democrática da Educação. Profª Drª Emilia Cipriano

Gestão Democrática da Educação. Profª Drª Emilia Cipriano Gestão Democrática da Educação Profª Drª Emilia Cipriano Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Leonardo Boff Vida e História Quem sou, que vos fala Não passo em vão

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

JOHN C. MAXWELL. O poder da liderança. Coleção Pensamentos do Líder: São Paulo

JOHN C. MAXWELL. O poder da liderança. Coleção Pensamentos do Líder: São Paulo JOHN C. MAXWELL Coleção Pensamentos do Líder: O poder da liderança São Paulo 2009 Garimpo Editorial. Todos os direitos reservados. 2001, de John C. Maxwell Título original: The power of leadership David

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

JEAN PIAGET PSICOLOGIA E PEDAGOGIA

JEAN PIAGET PSICOLOGIA E PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TÉCNOLÓGICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO PROFESSORA VANESSA DORNELES

Leia mais

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 1- A Teoria da aprendizagem social de Bandura deriva dos trabalhos behavioristas, mas se distingue deles ao revelar o mecanismo de aprendizagem vicariante ou por imitação. Bandura colocou em dúvida a hipótese

Leia mais

CONSCIÊNCIA E EXPRESSÃO CORPORAL

CONSCIÊNCIA E EXPRESSÃO CORPORAL FAAC Faculdade Afonso Cláudio Pólo Tijuca Rio de Janeiro Pós-graduação em Educação Psicomotora CONSCIÊNCIA E EXPRESSÃO CORPORAL Rosane Tesch rosanetesch@gmail.com Diferente do que ocorre com as crianças,

Leia mais

História da Educação Escola. Escola Nova. Nova. Renovação da escola pública burguesa. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa

História da Educação Escola. Escola Nova. Nova. Renovação da escola pública burguesa. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa História da Educação Escola Nova Escola Nova Renovação da escola pública burguesa Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa Escola Nova não diz respeito a a um só tipo de escola, ou sistema didático determinado,

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) A complexidade do conhecimento. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) A complexidade do conhecimento. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Professora: Nathália Bastos - GADOTTI ( 4 PILARES DA EDUCAÇÃO) - EDGAR MORIN (PENSAMENTO COMPLEXO) GADOTTI E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: 1. APRENDER A FAZER 2.

Leia mais

Direito Educacional e Ética. Aula 4

Direito Educacional e Ética. Aula 4 Direito Educacional e Ética Aula 4 Revisando: o pensamento de Piaget Em relação à moral: dupla perspectiva - Pesquisando a experiência moral e estudando o pensamento moral teórico; Por ser psicólogo, alertou

Leia mais

Educação Não-Formal: Qual a sua importância?

Educação Não-Formal: Qual a sua importância? ISNN 1517-6770 Educação Não-Formal: Qual a sua importância? Gabrielle Rabello Quadra 1,2 & Sthefane D ávila 2,3 1 Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal de Juiz de Fora 2 Museu de

Leia mais

Dedico este livreto a:

Dedico este livreto a: Dedico este livreto a: Todos os meus alunos; Sócios, assistentes, e pacientes da ABOS, Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba; Sócios da Società Culturale Italiana; Grupo de assistência à crianças

Leia mais

Amor & Sociologia Cultural - Fernando Pessoa

Amor & Sociologia Cultural - Fernando Pessoa Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço

estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço CONTEÚDO UM problema que agora tem solução 3 um pouco sobre o autor 5 UM MÉTODO

Leia mais

Reitor Prof. Antonio Joaquim da Silva Bastos. Vice-reitora Profª. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro

Reitor Prof. Antonio Joaquim da Silva Bastos. Vice-reitora Profª. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro Universidade Estadual de Santa Cruz Reitor Prof. Antonio Joaquim da Silva Bastos Vice-reitora Profª. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro Pró-reitora de Graduação Profª. Flávia Azevedo de Mattos Moura

Leia mais

Material didático. A filosofia e os símbolos

Material didático. A filosofia e os símbolos Material didático A filosofia e os símbolos Ilhéus-BA 2017 Esta Coleção é composta por cinco volumes elaborados por Elisa Oliveira, graduada em Filosofia, especialista em Filosofia (Epistemologia e Fenomenologia)

Leia mais

Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. Fernanda Trevisol Ramoni Silvano

Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. Fernanda Trevisol Ramoni Silvano Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis Fernanda Trevisol Ramoni Silvano INTRODUÇÃO Muitos foram os educadores que nos últimos séculos, ressaltaram a importância do apoio

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Principais autores PAULO FREIRE Prof. Stephanie Gurgel Paulo Freire Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco. Formou-se em Direito, mas preferiu

Leia mais

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA 1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA Josiane Gonçalves 1 Márcia Gomes Pêgo 2 RESUMO: O objetivo do presente texto é apresentar as reflexões e as práticas acerca

Leia mais

SER FELIZ É... SIMPLES ASSIM!

SER FELIZ É... SIMPLES ASSIM! SER FELIZ É... SIMPLES ASSIM! ROSENI CUNHA SER FELIZ É... SIMPLES ASSIM. Este pequeno ebook vai contribuir para o conhecimento de seus sentimentos. Dedico esta obra em primeiro lugar ao nosso senhor

Leia mais

Autoridade X Autoritarismo

Autoridade X Autoritarismo Pós- Graduação em Gestão e Docência do Ensino Superior Autoridade X Autoritarismo Daniela Franken, Karina Donata Garcia, Ilsa Andrade e Janaina Auler AUTORIDADE x AUTORITARISMO Mahatma Gandhi Adolf Hitler

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

Copyright 2013, Igor José Leão dos Santos. Capa: autor. 1ª edição (2013)

Copyright 2013, Igor José Leão dos Santos. Capa: autor. 1ª edição (2013) 1 2 Copyright 2013, Igor José Leão dos Santos. Capa: autor 1ª edição (2013) Todas as imagens e fotos contidas nesse livro são do arquivo pessoal do autor, não podendo ser utilizadas ou reproduzidas sem

Leia mais

Ensino superior: acesso e permanência. Nadir Zago

Ensino superior: acesso e permanência. Nadir Zago Ensino superior: acesso e permanência Nadir Zago EXPANSÃO NO ENSINO SUPERIOR E SUAS CONTRADIÇÕES O que revelam as estatísticas educacionais do ensino superior Fonte consultada: RISTOFF, D. O Novo perfil

Leia mais

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS AMBIENTE PEDAGÓGICO ESCOLAR NECESSÁRIO

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS AMBIENTE PEDAGÓGICO ESCOLAR NECESSÁRIO 253 LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS AMBIENTE PEDAGÓGICO ESCOLAR NECESSÁRIO Arlete Inês ADAMS; Margarete Eunice Prochnow TEIXEIRA Especialista em Gestão e Organização da Escola UNOPAR e Graduada

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais