Fisiologia do Sistema digestivo
|
|
|
- Vitorino Guterres Tavares
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Acção enzimática: Na boca início da digestão de glúcidos pela ptialina, a qual quebra o amido em dissacarídeo maltose. A acção na boca é limitada, mas continua no estômago até que o meio ácido inactive a ptialina. Regulação nervosa: activado pelo gosto, cheiro, visão do alimento
2 Estômago Acção enzimática: iniciação da digestão proteíca pela pepsina, produzindo proteoses, peptonas e polipeptídeos. O pepsinogênio (secretado por células do colo) é convertido em pepsina por um processo de auto-activação na presença de ácido (secretado pelas células parietais).
3 Regulação: fase cefálica (abolida pela secção do nervo vago): iniciada pelo gosto, visão ou cheiro do alimento; a secreção é estimulada directa-indirectamente através da hormona gastrina. A gastrina, que é liberada pelas chamadas células G na região pilórica do estômago, estimula a secreção dum suco gástrico rico em ácido. fase gástrica: iniciada pelo alimento no estômago; a secrecção é desencadeada directa ou indirectamente, como na fase cefálica.
4 Regulação: fase intestinal: iniciada pelos produtos digestivos no intestino delgado alto; mediada por hormona liberada pelo duodeno, agindo no estômago. Fase de inibição: ácido forte no antro inibe a liberação de gastrina. Gorduras, ácidos, ou soluções salinas hipertrônicas no duodeno estimulam a liberação de hormonas que inibem a secreção gástrica.
5 Intestino Acção enzimática: Digestão de gordura e continuação da digestão de glícidos e proteínas. A lipase pancreática quebra a gordura em monoglicerídeos, ácidos graxos e glicerol. A amilase pancreática converte o amido e o glicogênio em maltose. As dissacaridases intestinais quebram a maltose, a sacarose e a lactose em seus monossacarídeos constituintes.
6 As enzimas pancreáticas tripsina e quimotripsina (ambas endopeptidases) quebram as proteínas e os produtos da digestão da pepsina em peptídios. As peptidases (todas enzimas intestinais, excepto duas carboxipeptidases do pâncreas) quebram os peptídios em aminoácidos. Regulação da secrecção panreática: Através do nervo vago durante as fases cefálicas da secrecção gástrica e das 2 hormonas duodenais- colecistoquininapancreozimina e secretina. A estimulação vagal e a colecistoquinina-panreozimina estimulam a secreacção enzimática; a secretina estimulam a secrecção de bicarbonato.
7 Absorção Ocorre quase que exclhusivamente no intestino delgado. Açucares simples, aminoácidos, ácidos graxos de cadeia curta e glicerol são absorvidos para o sangue via rede capilar das vilosidades. Produtos da digestão lipídica são absorvidos como quilomícrons para os vasos linfáticos intestinais via quilífero central das vilosidades.
8 A digestão de carboidratos O amido e o gliocogênio são grandes polímeros da glicose. São inicialmente, digeridos pela ptialina das secreções salivares e pela amilase da secreção pancreática até o dissacarídio maltose. Essa maltose por sua vez, é desdobrada pela maltase, nas células epiteliais das vilosidades intestinais, para formar glicose
9 A captação de glicose pela maioria das células é controlada pala hormona insulina que por conseguinte, é o principal controlador do metabolismo dos carbohidratos no corpo. Efeito da insulina: antes que a glicose possa ser utilizada pelas células, deve ser transportada através da membrana celular, infelizmente, os poros da membrana celular são pequenos demais para permitir que a glicose a atravesse pelo processo da difusão simples
10 Aqui também a glicose deve ser transportada por processo químico, chamado de difusão facilitada. A glicose combina, em 1º lugar, com um carregador (proteína membranal). Em seguida, é transportada para o interior da célula, onde se separa desse carregador, exercendo funções vitais.
11 Fig1: Regulação da glicemia pelas hormônas glucagon e insulina (Dib, 2008)
12 A intensidade com que a glicose pode ser transportada através da membrana celular é determinada, pelo teor disponível de insulina. Quando o pâncreas deixa de secretar insulina, cinco vezes menos glicose do que quantidade necessária entram na célula. Quando a insulina é secretada em quantidades excessivas, a glicose penetra na célula com uma tal, intensidade que o metabolismo glicídico fica muito maior do que o normal
13 Mecanismo de remoção da glicose do sangue. A glicose é inicialmente, absorvida das membranas celulares para as células hepáticas. Aí, é convertida em glicogênio, polímero da glicose, e armagenado para utilização futura. Quando a glicose sanguínea, após muitas horas decorridas da refeição, fica diminuida, o glicogênio é desdobrado em glicose, que é transportada do fígado para o sangue.
14 Efeito da Epinefrina, na prevenção da baixa concentração glicose. Teor baixo de glicose no sangue estimula os centros simpáticos cerebrais, provocando a secreção de norepinefrina e de epinefrina pelas glândulas supra-renais, E a excitação de todos os nervos simpáticos do corpo. Por outro lado, a baixa concentração de glicose estimula directamente o pâncreas a secretar a hormona glucagon.
15 O glucagon, a norepinefrina, a epinefrina e toda a estimulação simpática fazem com que o glicogênio hepático seja desdobrada em glicose, e libarada para o sangue. Isso faz com que a concentração sanguínea de glicose retorne ao normal, atuando como mecanismo protector contra os baixos teores sanguíneos de glicose.
16 A digestão de proteínas. Todas as proteínas são formadas por longas sequências de aminoácidos. No estômago, sob a ação da enzima digestiva pepsina, as proteínas são desdobradas em proteoses, em peptonas e polipeptídios No intestino delgado, sofrem ainda digestão adicional, pela ação da tripsina,da quimotripsina e da carboxipeptidase, todas secretadas no suco pancreático, até pequenos polipeptídios.
17 As proteínas absorvidas pelo intestino fornecem aa ao organismo que terão três destinos principais: anabolismo (síntese de proteínas e polipeptídeos); catabolismo ou degradação, produção de energia e síntese de compostos de pequeno peso molecular. Por essas vias os aa servirão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas hormonais, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos. Além de nitrogênio, os aminoácidos fornecem compostos sulfurosos ao organismo (Dib, 2008).
18 Aminoácidos no sangue Todos os diferentes aminoácidos circulam no sangue e nos líquidos extra-celulares em quantidades pequenas. A sua concentração total é de 30 mg em 100 ml de líquido, a razão para essa baixa concentração é que os aminoácidos, ao entrar em contacto com as células são prontamente absorvidas.
19 Sistema Digestivo É um canal alimentar, tubo muscular longo que começa na boca e termina no ânus Esse canal inclue a boca, a faringe, o estômago e os intestinos e Glândulas/ órgãos acessórias que esvaziam suas secreções no tubo, Glândulas salivares, Pâncreas, fígado, vesícula biliar e dentes
20 Dentes: Coroa projecta-se acima das gengivas, com a raiz abaixo Dentina envolve a cavidade pupilar Esmalte cobre a dentina da coroa Cimento cobre a dentina da raiz e ancora o dente ao ligamento periodontal
21 Esófago: Membrana mucosa revestida por epitélio pavimentos estratificado Músculo superior estriado, inferior liso, médio estriado /liso Segmento acima do estômago que fuciona como um esfíncter, permanecendo fechado até que ocorra o relaxamento por ondas peristálticas
22 Estômago: Consiste do fundo, superior, do corpo, central e do piloro, inferior É um músculo com camada blíqua interna de músculo liso, camada longitudinal externa e circular encontradas em outros lugares do trato digestivo Musculatura circular espessa na região pilórica, formando o esfíncter pilórico Aberturas, cárdia entre o esófago e o estômago, o piloro entre o estômago e o duodeno.
23 Intestino delgado: Dividido em duodeno, jejuno e íleo Área de superfície, que funciona na absorção, que está aumentada por: Pregas circulares, transversais, permanentes (plicas circulares) Vilosidades (projecçõs digitiformes) Microvilosidades (processos na superifície livre das células epiteliais que formam a borda em escova)
24 Invaginação do íleo para o ceco (1ª parte do intestino grosso) e forma a válvula ileocecal, que se abre ritmicamente durante a digestão, permitindo o esvaziamento gradual do íleo, e evitando a regurgitação.
25 Intestino grosso Stende-se da parte final do íleo ao ânus, sendo dividido em ceco, cólon, reto e canal anal O cólon consiste em 3 porções, ascendente, transverso, descendente e sistólica/sigmóide Músculo longitunal do ceco e do cólon forma 3 faixas (ténias, cólicas) Músculo liso circular espessa do canal anal que forma o esfíncter interno d ânus Músculo esquelético ao redor que forma o esfíncter externo
26 Glândulas Salivares 3 pares (parótidas, submandibular e sublingual) com ductos que se abrem na boca 2 tipos de secreções Serosa, contendo ptialina (enzima que nicia a digestão do amido) Mucosa viscosa, contendo muco, que facilita a mastigação.
27 Pâncreas: 2 tipos de células secretoras exócrinas: Secretoras de enzimas (células acinares) Secretoras de bicarbonatos e água (células ductintralobulares) Ducto pancreático que lança o suco pancreático no duodeno
28 Fígado e Vesícula biliar A Bílis secretada no fígado é essencial para a absorção dos lípidos digeridos. Os sais biliares combinam-se com os produtos da digestão dos lípidos formando complexos hidrossolúveis, que são absorvidos pelas células intestinais A Vesícula biliar concentra e armazena a bílis O ducto hepático comum, formado a partir dos ductos biliares do fígado, une-se ao ducto cístico da vesícula biliar para formar o canal colédoco, o qual se abre e esvazia os seus conteúdos no duodeno.
Sistema Digestivo. Prof a : Telma de Lima. Licenciatura em Biologia. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Sistema Digestivo Prof a : Telma de Lima Licenciatura em Biologia Função O Sistema Digestivo é um conjunto de vários órgãos que têm como
SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo
SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo O que é a digestão? Conjunto de reações químicas com a função de degradar o alimento, transformando-o em nutrientes. Enzimas - Amido Amilases Glicoses - Proteína Proteases
Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea
Sistema Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea A maioria dos mamíferos mastiga o alimento
Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó
Biologia Identidade dos Seres Vivos Sistema Digestório Humano Parte 1 Prof.ª Daniele Duó Função O organismo recebe os nutrientes através dos alimentos. Estes alimentos têm de ser transformados em substâncias
Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia
Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Definição Nutrição Alimentos Anatomia Fisiologia www.infopedia.pt/$sistema-digestivo,2 Digestão É o conjunto de transformações
Móds. 48 e 49 Biologia B. Prof. Rafa
Móds. 48 e 49 Biologia B Prof. Rafa Nutrição: ingestão de nutrientes Nutrientes: substâncias usadas no metabolismo Macronutrientes: carboidratos Energéticos lipídios Plásticos ou proteínas Estruturais
SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017
SISTEMA DIGESTÓRIO 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 Tubo Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares
Nutrição e metabolismo celular
Nutrição e metabolismo celular Nutrição - Conjunto de processos que fornecem ao organismo os nutrientes necessários à sua sobrevivência. Ocorre desde a entrada do alimento no corpo até à passagem dos nutrientes
Enfermagem Médica. EO Karin Bienemann Coren AULA 01
Enfermagem Médica EO Karin Bienemann Coren 162281 AULA 01 Saúde x Doença Saúde: Completo bem estar físico, mental e espiritual. Homeostasia: Equilíbrio. Doença: Perturbação da saúde. Sistema Digestório
DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade
DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Dra. Camila da Silva Frade ? Para a manutenção da vida dos animais, pois obtêm nutrientes essenciais para os processos corpóreos a partir
Móds. 29 ao 34 Setor Prof. Rafa
Móds. 29 ao 34 Setor 1403 Prof. Rafa Nutrição: ingestão de nutrientes Nutrientes: substâncias usadas no metabolismo Macronutrientes: carboidratos Energéticos lipídios Plásticos ou proteínas Estruturais
UNIP Profº Esp. Thomaz Marquez
UNIP - 2015 Profº Esp. Thomaz Marquez MASTIGAÇÃO INGESTÃO DEGLUTIÇÃO Digestão é o processo de transformar os alimentos em formas possíveis de serem absorvidas pelo organismo. O sistema digestório, que
Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais
Principais constituintes dos alimentos Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Nutrientes e seus constituintes GLÍCIDOS ou HIDRATOS DE CARBONO Função: O seu papel principal é fornecer a
SISTEMA DIGESTIVO HUMANO (Parte 4)
SISTEMA DIGESTIVO HUMANO (Parte 4) INTESTINO DELGADO O intestino delgado de um adulto é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro, e é dividido em três regiões: duodeno (região
Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas).
INTRODUÇÃO Alimentos - fonte de matéria e energia Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). Organismos heterótrofos - obtém alimentos de forma
Os alimentos representam a fonte de matéria e energia para os seres vivos
INTRODUÇÃO Os alimentos representam a fonte de matéria e energia para os seres vivos Nos organismos heterótrofos os alimentos são obtidos de forma pronta. A digestão é um conjunto de processos que visa
Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca
Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado estômago esófago boca faringe intestino delgado pâncreas O sistema digestivo humano é constituído
Sistema Digestório. Prof. MSc. Leandro Felício
Sistema Digestório Prof. MSc. Leandro Felício INTRODUÇÃO Alimentos - fonte de matéria e energia Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). Organismos
Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos:
Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares
ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos
ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Intestino delgado é um tubo muscular de cerca de 5 a 6 metros de comprimento, revestido de mucosa e mantido em sua posição na cavidade abdominal
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. Profª.: Jucimara Rodrigues
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Profª.: Jucimara Rodrigues Consiste na quebra dos nutrientes em moléculas que são facilmente absorvíveis Etapas do Sistema Digestório - Ingestão - Digestão - Absorção - Eliminação
2.3. Sistema Digestivo
Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas de Órgãos e Metabolismo Celular Nutrientes Energia CÉLULA Dióxido de Carbono Oxigénio Água Água Mitocôndria Os sistemas de órgãos
DIGESTÃO & ABSORÇÃO DE NUTRIENTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA DIGESTÃO & ABSORÇÃO DE NUTRIENTES Profa. Dra. Fernanda B. Lima MACRONUTRIENTES ORGÂNICOS Carboidratos Proteínas
11/05/2012. O sistema digestivo. O trato gastrintestinal. Os órgãos acessórios.
O sistema digestivo. O trato gastrintestinal. Os órgãos acessórios. 1 Desenvolvimento embrionário do sistema digestivo Formado a partir do endoderme Dividido em intestinos anterior, médio e posterior A
17/11/2016. Válvula em espiral e cecos pilóricos = aumentam área de absorção no intestino. Anfíbios: cloaca; não apresentam dentes; língua protrátil.
Peixes cartilaginosos Sistema digestório Sistema cardiovascular Peixes ósseos Válvula em espiral e cecos pilóricos = aumentam área de absorção no intestino. Aves: Anfíbios: cloaca; não apresentam dentes;
CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA
CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010 FUNÇÕES DOS NUTRIENTES Nutrientes Energéticos Plásticos Reguladores Funções
FISIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL 4/3/2011 SISTEMAS DO ORGANISMO
FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMAS DO ORGANISMO FISIOLOGIA FUNCIONAMENTO DOS SERES VIVOS INTERPRETAR E DESCREVER FENÔMENOS DESCOBRIR CAUSAS E MECANISMOS CORRELAÇÕES ENTRE OS ÓRGÃOS DEFINIR FUNÇÕES PROF. CLERSON
SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira
SISTEMA DIGESTÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA DIGESTÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Conjunto de órgãos que realizam a ingestão dos alimentos, sua digestão e a absorção dos produtos resultantes;
A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo.
Science Photo Library/Latinstock A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. O que acontece com o amido de um sanduíche de queijo na boca? E
Sistema Gastrointestinal
Sistema Gastrointestinal PATRICIA FRIEDRICH ENF. ASSISTENCIAL DO CTI ADULTO DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA PELA UNISINOS ANATOMIA E FISIOLOGIA Algumas doenças
ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos
ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Intestino grosso Parte final do sistema digestório; compreende ceco (nele há o apêndice vermiforme, de função desconhecida), colo (ascendente,
Histologia 2 - Resumo Tubo Digestório
Histologia 2 - Resumo Tubo Digestório - 2016-2 TUBO DIGESTÓRIO Tubo Digestivo Glândulas Associadas CAVIDADE ORAL LÍNGUA ESÔFAGO Lábio Mucosa Oral Dente Músculo Estriado Esquelético Papilas Gustativas Botões
Fisiologia Gastrointestinal
Fisiologia Gastrointestinal Digestão e absorção Prof. Ricardo Digestão É a degradação química dos alimentos ingeridos em moléculas absorvíveis. As enzimas digestivas são secretadas nas secreções salivar,
Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana.
Sistema digestivo Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana http://isidrodafonseca.wordpress.com Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem
DIGESTÓRIO PARA ESTUDANTES DE SAÚDE
stмa DIGESTÓRIO PARA ESTUDANTES DE SAÚDE [email protected] www.mussejereissati.com @mussejereissati O Sistema Digestório: É constituído pelo tubo digestivo e órgãos anexos. O tubo digestivo tem
Ingestão; Secreção; Mistura e propulsão; Digestão; Absorção; Defecação; Ingestão de Alimento. Processo Digestivo. Processo Absortivo.
Ingestão; Secreção; Mistura e propulsão; Digestão; Absorção; Defecação; Ingestão de Alimento Processo Digestivo Processo Absortivo Defecação Grandes moléculas Moléculas menores Utilização Resíduos Trato
SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM
SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM QUESTÃO 1 O gráfico abaixo se refere à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório: A enzima em questão é a: a) Tripsina,
FISIOLOGIA GASTRINTESTINAL
FISIOLOGIA GASTRINTESTINAL 03.05.11 Secreções gastrintestinais SECREÇÃO = adição de líquidos, enzimas, mucos ao lúmen do TGI 21.09.10 Secreção salivar Funções: 1) Lubrificação dos alimentos ingeridos com
DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO O trato digestório e glândulas anexas constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade
Fisiologia Gastrintestinal
2017 CURSO DE EXTENSÃO Fisiologia Gastrintestinal Carlos Henrique Muller ANATOMIA PROCESSOS BÁSICOS DO TGI Ingestão; Secreção; Mistura e propulsão; Digestão; Absorção; Defecação. Organização TGI INERVAÇÃO
excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais
excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais Valor Calórico Carboidratos Proteínas Gorduras Totais Gorduras Saturadas Informação Nutricional Porção de XXXg ou ml (medida caseira)
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
ANATOMIA e FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Prof. Wbio ORGANIZAÇÃO BÁSICA Boca Esôfago Estômago Intestino Delgado Intestino Grosso Ânus ESTRUTURAS ASSOCIADAS Glândulas Salivares Pâncreas Fígado Vesícula
S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O
S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO Constituído pelo trato digestório e os órgãos anexos. O trato digestório é um tubo oco, longo e sinuoso de 10 a
S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O
S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se
CIÊNCIAS FISIOLOGIA. China
CIÊNCIAS FISIOLOGIA China 1. Nutrição: É o processo que envolve desde a ingestão do alimento até a metabolização do mesmo pelas células. Etapas: Ingestão Digestão Absorção Metabolização 2. Digestão: É
FISIOLOGIA HUMANA. Funções SISTEMA DIGESTÓRIO
FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA DIGESTÓRIO Funções Fornecer/repor água, eletrólitos/sais minerais, nutrientes/substratos energéticos, vitaminas, para o corpo. 1 Aspectos morfofuncionais Sistema digestório: Trato
UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO. Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano
UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano - 2017 DESVENDAR A HISTÓRIA DA DIGESTÃO E ABSORÇÃO VIDA VISÃO GERAL Composto por dois grupos: 1. Trato gastrintestinal = tubo
Sistema Digestivo. Sistema digestivo 28/10/2016. Franciele Guimarães de Brito
Sistema Digestivo Franciele Guimarães de Brito Sistema digestivo O trato digestório: é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus. As estruturas do trato digestório incluem: Boca, Faringe, Esôfago,
Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos.
Fisiologia Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. A fisiologia humana compreende os estudos sobre os principais sistemas presentes no organismo humano. Sistema Digestório
Sistema digestório e suas respectivas funções
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental O que é digestão? Digestão é a transformação dos alimentos em substâncias menores e mais simples para que possam ser absorvidas pelo nosso corpo. Imagem : Bruce Tuten/Creative
APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório
APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Digestório Desempenha a função de mastigação, insalivação e deglutição; digestão; absorção de nutrientes e água; e defecação. Compreende
09/03/2016. Professor Luciano Hauschild. Anatomia e fisiologia comparada do trato gastrointestinal de aves e suínos
Professor Luciano Hauschild 1 Anatomia e fisiologia comparada do trato gastrointestinal de aves e suínos 2 1 1. Introdução 2. Compartimentos digestivos e funções 2.1 Boca 2.2 Esôfago 2.3 Estômago 2.4 Motilidade
Lista de exercícios Aluno (a):
Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª série: Professor: Mário Neto (Ensino médio) Disciplina: Biologia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 SISTEMA DIGESTIVO DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS BOCA: - Mastigação reduz tamanho das partículas - Secreções
Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano
Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo Em que consiste a nutrição e quais são as suas etapas? A nutrição consiste no processo através do qual os organismos asseguram a obtenção
ANATOMIA E HISTOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO
Mestrado Integrado de Engenharia Biomédica Daniela Reis, interna do serviço de Gastrenterologia do CHLN 2 novembro 2016 ANATOMIA E HISTOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO APARELHO DIGESTIVO SEROSA SUBMUCOSA MUCOSA
Anatomia do Sistema Disgestório
Universidade Federal do Espirito Santo Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas Laboratório de Oncologia Clínica e Experimental Anatomia do Sistema Disgestório Vitória 2018 Funções Processamento
Digestão Comparada. Biologia Alexandre Bandeira e Rubens Oda Aula ao Vivo
Digestão Comparada Digestão Humana Digestão do tipo extracelular Ações mecânicas e químicas-enzimáticas; O aparelho digestório humano é formado pelo tubo digestivo - Boca, faringe, esôfago,, intestino
Fisiologia gastrointestinal
Fisiologia gastrointestinal TGI boca esôfago Intestino delgado duodeno estômago jejuno íleo Intestino grosso ânus A Boca Mastigação do alimento auxilia a trituração e mistura a saliva para formar um bolo
SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA
SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório, responsável pela quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes, é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.
Aparelho digestório. Aula 8º ano Professora Andréa Almeida
Aparelho digestório Aula 8º ano Professora Andréa Almeida Função do aparelho digestório Formado por um longo tubo musculoso É responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Disciplina de Fisiologia. Prof. Wagner de Fátima Pereira
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina de Fisiologia Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde / FCBS
PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram
PANCREAS O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão
Anatomia do Sistema Digestório
Anatomia do Sistema Digestório O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões;
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3
HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os
Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão
Aula: Digestão Noções de feedback e Digestão PROFESSORA: Brenda Braga DATA: 24/04/2014 1. Feedback Causa Consequência Positivo Negativo Sede + + Beber água salgada Sede + - Beber água pura Desequilíbrio
V OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS MULTICELULARES
ES JOSÉ AFONSO 10/11 PROFª SANDRA NASCIMENTO UNIDADE 1 Obtenção de Matéria V OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS MULTICELULARES Digestão extracelular e extracorporal 2 Os filamentos que compõem
Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi
Sistema digestório Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br SISTEMA DIGESTÓRIO Msc. Bruno Aleixo Venturi ? A digestão começa pela boca Funções Mecânica Transporte
O sistema digestivo. É composto pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Boca. Glândulas salivares. Faringe. Fígado. Esófago.
Sistema digestivo O sistema digestivo É composto pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Tubo digestivo Boca Faringe Esófago Estômago Intestino delgado Glândulas anexas Glândulas salivares Fígado
A função do SNE é, basicamente, o controle de movimentos e secreção do TGI.
Controle da Função e Motilidade do Sistema Gastrintestinal O tubo digestivo fornece ao organismo um suprimento contínuo de água, eletrólitos e nutrientes. Para desempenhar essa função, é necessário: Movimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA TRATO GASTROINTESTINAL : SECREÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA TRATO GASTROINTESTINAL : SECREÇÕES Profa. Dra. Fernanda B. Lima MOTILIDADE E SECREÇÃO GÁSTRICA MOTILIDADE
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental Sistema digestório e suas respectivas funções O que é digestão? é a transformação dos alimentos em substâncias menores e mais simples para
FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA DIGESTÓRIO
FISIOLOGIA HUMANA 1 SISTEMA DIGESTÓRIO 2 1 Funções Fornecer/repor água, eletrólitos/sais minerais, nutrientes/substratos energéticos, vitaminas, para o corpo. 3 Aspectos morfofuncionais Sistema digestório:
O SISTEMA DIGESTÓRIO 1
O SISTEMA DIGESTÓRIO 1 Para viver, crescer e manter o nosso organismo, precisamos consumir alimentos. Mas o que acontece com os alimentos que ingerimos? Como os nutrientes dos alimentos, chegam às células
Transição pele - mucosa oral
Sistema Digestivo Transição pele - mucosa oral Mucosa: camada constituída pelo epitélio+lâmina própria (tec. conjuntivo) Submucosa: camada abaixo da mucosa constituída de tecido conjuntivo Presença de
ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos
ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Faringe e esôfago A faringe é uma estrutura que pertence aos sistemas digestório e respiratório, pois se comunica com as cavidades nasais, a boca,
Monossacarídeos. açúcares simples. Monossacarídeos. Carboidratos formados por C, H, O
Carboidratos formados por C, H, O Bioquímica Profa. Janara Glicídios, glícides, glucídeos, açúcares ou hidratos de carbono; 3grupos: - monossacarídeos - dissacarídeos - polissacarídeos 1 2 Monossacarídeos
Órgãos Associados ao Trato Digestório Disciplina Citologia e Histologia II. Docente: Sheila C. Ribeiro Outubro/2016
Órgãos Associados ao Trato Digestório Disciplina Citologia e Histologia II Docente: Sheila C. Ribeiro Outubro/2016 Glândulas Salivares Introdução Lubrificar/Umidificar Digestão Amilase e Lipase Lingual
Bioquímica Prof. Thiago
Bioquímica Prof. Thiago Glicídios, Carboidratos formados por C, H, O glícides, glucídeos, açúcares ou hidratos de carbono; 3 grupos: - monossacarídeos - dissacarídeos - polissacarídeos Monossacarídeos
SISTEMA DIGESTIVO. Vera Campos. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Programa Nacional de Formação em Radioterapia
Disciplina: Anatomia e Fisiologia SISTEMA DIGESTIVO Vera Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Sistema Digestivo O sistema digestivo é formado pelo tubo digestivo: Cavidade oral, Esôfago,
Monitoria de Fisiologia 2014 Questões fisiologia gastrointestinal
1. A contração do músculo liso depende do íon cálcio. Entretanto, diferentemente do músculo estriado, para aumentar a tensão no músculo liso é necessário: a) A ativação da cinase da cadeia leve da miosina
Sistema Digestório Disciplina Citologia e Histologia II. Docente: Sheila C. Ribeiro Setembro/2015
Sistema Digestório Disciplina Citologia e Histologia II Docente: Sheila C. Ribeiro Setembro/2015 Sistema Digestório de Ruminantes Definição Vegetais Fibrosos Volumosos Estômago Aglandular Estômago Glandular
Prova Bimestral de Ciências 2º Bimestre de 2016
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Prova Bimestral de Ciências 2º Bimestre de 2016 Nome do Professor (a):
Sistema digestivo. Profa. Dra. Ilana Camargo IFSC - USP
Sistema digestivo Profa. Dra. Ilana Camargo IFSC - USP Nutrição 1) Alimentação 2) Digestão Homem: extracelular 3) Assimilação 4) Defecação Sistema digestivo Canal alimentar Boca, faringe, esôfago, estômago,
POPULAÇÃO HUMANA ENGORDANDO
Cirurgia bariátrica POPULAÇÃO HUMANA ENGORDANDO A POPULAÇÃO HUMANA ESTÁ ENGORDANDO > 700 milhões de obesos no mundo > 2,5 bilhões em sobrepeso EUA : 1/3 população obesa Brasil : Crescimento de 60% da obesidade
- a boca ou cavidade oral que tem como glândulas anexas as glândulas salivares e as amígdalas; - a faringe, com glândulas tubulares mucosas;
Os nutrientes provenientes dos alimentos têm de ser processados atraves do aparelho digestivo, também denominado tracto gastrointestinal para serem absorvidos para a corrente sanguínea. O APARELHO DIGESTIVO
Digestão e Absorção de Proteínas
Digestão e Absorção de Proteínas [email protected] Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto 1 As proteínas são formadas por resíduos de aminoácidos ligados entre si (numa cadeia linear)
1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas.
Biologia Atividade de classe Gabarito 2 os anos Tatiana mar/12 1- TURMA A 1- (PUCCamp modificada) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para
Fisiologia da Digestão: Questionário 1N1-2018/2
Fisiologia da Digestão: Questionário 1N1-2018/2 1) Qual a diferença básica entre segmentação e peristaltismo? Como você define peristaltismo? Segmentação -Contrações miogênicas modulada pelo sistema nervoso
FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA
FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA GUIA INCOMPLETO DE FISIOLOGIA GASTRINTESTINAL GI1. Descreva as características morfológicas do sistema nervoso entérico. Descreva o tubo
Os Alimentos e. O Sistema Digestório. Disciplina: Ciências Naturais Professor: Mário César Castro
GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF SUBSECRETARIA DE SUPORTE EDUCACIONAL DO DF GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNTAMENTAL 02 Os Alimentos e O Sistema Digestório Disciplina:
Lista de Exercícios 3º BIMESTRE Curso: 2 ª SÉRIE TURMA:2101 e 2102 DATA:
Lista de Exercícios 3º BIMESTRE 2017 DISCIPLINA: BIOLOGIA I PROFESSOR(A):RONALDO COSTA Curso: 2 ª SÉRIE TURMA:2101 e 2102 DATA: NOME: Nº.: 1) Observe a figura. Nessa figura estão representadas glândulas
DISCIPLINA: RCG FISIOLOGIA II MÓDULO: FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA DISCIPLINA: RCG 0216 - FISIOLOGIA II MÓDULO: FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO Docentes Responsáveis Prof. Dr.
INTESTINO DELGADO SECREÇÕES ENTÉRICAS E PANCREÁTICAS
INTESTINO DELGADO SECREÇÕES ENTÉRICAS E PANCREÁTICAS PÂNCREAS Glândula mista PÂNCREAS PÂNCREAS ENDÓCRINA Glândula mista EXÓCRINA PÂNCREAS ENDÓCRINA (Ilhotas de Langerhans) Glândula mista EXÓCRINA PÂNCREAS
Estudo Dirigido - Sistema Gastrointestinal
Estudo Dirigido - Sistema Gastrointestinal ESTUDO DIRIGIDO 1 1) Quais os processos que ocorrem no trato gastrointestinal? Os processos que ocorrem no trato gastrointestinal são 4: motilidade, secreção,
Fisiologia gastrointestinal
Fisiologia gastrointestinal RESUMO DAS SECREÇÕES EXÓCRINAS DO TGI FASES DA SECREÇÃO DIGESTIVA fases da digestão cefálica gástrica estímulo secretório neural humoral produto secretado saliva suco gástrico
a) De qual região do tubo digestivo foi extraída a secreção? b) Que enzima atuou no processo? Justifique sua resposta.
Sistema Digestório 1) As proteínas alimentares são digeridas em etapas, até que seus produtos finais, os aminoácidos, possam ser absorvidos. O gráfico abaixo mostra a relação entre a quantidade de aminoácidos
01. A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano.
Disciplina: Biologia Profa: Adriana Turma: TR 24 / 05 / 2016 Lista de exercícios: Fisiologia Humana - Sistema Digestório 01. A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano. Com respeito a esse aparelho,
