O que é orçamento público?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é orçamento público?"

Transcrição

1 O que é orçamento público?

2 É a previsão de arrecadação de receitas e a fixação de despesas para um período determinado. É computar, avaliar, calcular a previsão da arrecadação de tributos e o gasto de um ente público para um período específico.

3 É um espaço de luta política, onde as diferentes forças da sociedade buscam inserir seus interesses.

4 O orçamento público não gera renda, mas é um instrumento de distribuição de riquezas e bem estar. O orçamento pode ser utilizado para concentrar a renda?

5 As funções do orçamento público: O orçamento público tem múltiplas funções ou que ampliam o conceito de orçamento público. As principais dimensões do orçamento são: 1) Na sua dimensão política, o orçamento pode ser visto como uma arena de disputa ou um espaço de luta/cooperação entre os vários interesses que gravitam em torno do sistema político. 2) A dimensão de planejamento quando orienta a ação do Estado no longo prazo. 3) A dimensão jurídica se justifica na medida que o orçamento público é lei aprovada pelo Poder Legislativo.

6 As funções do orçamento público: 4) A dimensão econômica: instrumento de cumprimento das funções econômicas do Estado. a) alocativa; b) distributiva; c) estabilizadora. 5) Na sua dimensão gerencial, o orçamento apóia a boa administração dos recursos e o controle e a avaliação de desempenho da gestão. O controle interno, avalia o cumprimento das metas previstas no planejamento, a execução orçamentária e a eficácia e a eficiência dos resultados da gestão orçamentária. Deve comunicar irregularidades ou ilegalidades ao TCU (CF, art. 74). O controle externo que o Poder Legislativo exerce é de natureza política, mas sujeito à previa apreciação técnico-administrativo do Tribunal de Contas Competente (CF, art. 49, IX). A sociedade também exerce controle popular das contas públicas.

7 As contas dos Municípios/Estados/União devem ficar disponíveis, durante 60 dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar sua legitimidade (CF, art. 31, 3 ). Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante ao TCU (CF, art. 74, 2 ). A denúncia (com indício) tramita em sigilo e o denunciante não se sujeita a qualquer sanção administrativa, cível ou penal em decorrência da denúncia, salvo se for comprovada má-fé (arts. 53 e 55 da Lei 8.443/92).

8 Princípios Orçamentários Unidade - Cada esfera de poder (União, Estado e Município) deve possuir apenas um orçamento, fundamentado em uma única política orçamentária e estruturado uniformemente art. 165 da CF e art. 2º da 4.320/64). Universalidade - A lei orçamentária deve incorporar todas as receitas e despesas, ou seja, nenhuma instituição pública deve ficar fora do Orçamento (art. 165 da CF; arts. 2º e 4º da 4320/64). Anualidade - O orçamento deve compreender o período de um exercício financeiro, que corresponde ao ano fiscal (art. 2 da 4.320/64; inciso II do art. 48; art. 165, parágrafo 5, inciso III). Equilíbrio - As receitas e despesas de um período devem ser iguais (art. 7, parágrafo 1º, da 4320/64; art. 167 da CF, incisos II, III e IV). Clareza - O orçamento deve ser suficientemente claro e compreensível para qualquer indivíduo. O orçamento deve compreender o período de um exercício, que corresponde ao ano fiscal (art. 2º da 4.320/64; inciso II do art. 48; art. 165, parágrafo 5º, inciso III).

9 Princípios orçamentários Publicidade - É obrigação de dar publicidade ao orçamento. A Lei de Responsabilidade Fiscal define prazos para publicação de relatório bimestral resumido da execução orçamentária e de relatório quadrimestral de gestão fiscal (art. 37, CF). Especificação Tem por finalidade a vedação de dotações globais. Ou seja, determina a discriminação da despesa (art. 5 e 15 da Lei 4320/64). Exclusividade Veda que a lei orçamentária contenha dispositivo estranho à fixação de despesas e a previsão de receitas. São exceções a essa regra a autorização para créditos suplementares e as operações de créditos (parágrafo 8 do art. 165 da CF). Princípio participativo No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do PPA, da LDO e da LOA, como condição para sua aprovação pela Câmara Municipal (art. 44 do Estatuto das Cidades - Lei N /2001).

10 Compreendendo o ciclo orçamentário A CF/88 determina a elaboração do orçamento com base em três leis ordinárias: Plano Plurianual (PPA), a cada 4 anos; Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), anualmente; Lei Orçamentária Anual (LOA).

11 O ciclo orçamentário tem início com a elaboração da proposta do Plano Plurianual (PPA) pelo poder Executivo. Isso ocorre no primeiro ano de governo (presidente, governador ou prefeito) recém-empossado ou reeleito. Prazos de elaboração e aprovação das leis orçamentárias No governo federal, o chefe do Executivo deve encaminhar o projeto de lei do PPA ao Legislativo até 31 de agosto. A LDO deve ser enviada até 15 de abril e aprovada antes do encerramento da primeirasessão. A LOA é enviada também até 31 de agosto (CF, art. 57, 2 ). A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

12

13 Marcha e calendário da discussão, votação e aprovação do PLOA na União ATÉ 31 DE AGOSTO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENCAMINHA PROJETO DA LOA AO CONGRESSO NACIONAL COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO- CMO VOTA O PARECER PRELIMINAR, OS PARECERES SETORIAIS E O PARECER FINAL ATÉ 22 DE DEZEMBRO CONGRESSO NACIONAL DEVOLVE A LOA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA A SANÇÃO

14 As alterações do Legislativo têm limites: Não podem aumentar o total de despesas previsto no orçamento; Ao incluir nova despesa ou aumentar despesa já prevista, deve indicar os recursos a serem cancelados de outra programação para cobrir o novo gasto. Ser compatível com as disposições do PPA e da LDO; Respeitar os limites de valor para as emendas individuais; É proibido cancelar despesas com pessoal, benefícios da previdência, transferências constitucionais, juros e amortização da dívida pública.

15 O papel da sociedade Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante ao TCU (CF, art. 74, 2 ). A denúncia tramita em sigilo e o denunciante não se sujeita a qualquer sanção administrativa, cível ou penal em decorrência da denúncia, salvo se for comprovada má-fe (arts. 53 e 55 da Lei 8.443/92). Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe (CF, art.5, LXXIII). A ação popular constitui um exercício da soberania popular ou democracia direta com a finalidade de fiscalizar, de forma preventiva ou repressiva, a gestão do patrimônio público e a moralidade administrativa.

16 O papel da sociedade Toda a pessoa (física ou jurídica, nacional ou estrangeira) têm o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos e contra ilegalidade ou abuso de poder (CF, art. 5, XXXIV, a). O direito de petição é uma prerrogativa democrática que tem por finalidade a defesa do interesse público geral e fiscalização dos negócios do Estado. O controle social é também exercido pelos agentes da sociedade civil que participam de audiências, conselhos de direito e de gestão de políticas. A atuação política pode antecipar e gerar resultados muito mais eficazes.

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014 ORÇAMENTO Paula Freire 2014 PRINCÍPIOS Exclusividade Universalidade Unidade Anualidade Programação O PRINCIPIO DA EXCLUSIVIDADE Art. 165, 8, da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho

Leia mais

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 23

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 23 Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 23 DICAS PARA PREPARAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO... 27 1. Introdução... 27 2. Defina objetivos... 27 2.1. Identifique os requisitos exigidos para o concurso... 28 2.2. Identifique

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 6 Prof. Sergio Barata 2) (FGV Contador SEFIN/RO 2018) Os princípios orçamentários são regras básicas que todo orçamento federal deve seguir. Assinale a opção

Leia mais

CAPÍTULO IV CRÉDITOS ADICIONAIS 1. Introdução 2. Créditos suplementares 3. Créditos especiais

CAPÍTULO IV CRÉDITOS ADICIONAIS 1. Introdução 2. Créditos suplementares 3. Créditos especiais SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 1.1 O Direito Financeiro e a Administração Financeira e Orçamentária 1.2 Normas gerais de Direito Financeiro 2. A atividade financeira

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -O processo legislativo orçamentário segue regras próprias que o distinguem do processo legislativo ordinário. Trata-se,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 003/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 003/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2010 2013 INSTRUMENTOS TÉCNICOS DO CICLO ORÇAMENTÁRIO CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Constituição de 1988 introduziu significativa alteração no sistema de planejamento e

Leia mais

O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Ari Vainer Outubro de 2012

O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Ari Vainer Outubro de 2012 O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO Ari Vainer Outubro de 2012 I - INTRODUÇÃO AS FASES DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO 1 Elaboração da Proposta Orçamentária; 2 Análise, Votação e Aprovação da Lei

Leia mais

Orçamento público: conceito e histórico

Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito Orçamento público é o instrumento por excelência de planejamento e execução das finanças públicas. É composto de uma estimativa das receitas

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação)

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) III. VEDAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS A vedação, tratada pelo art. 167, da CF, é dividida em 2 tópicos: a) Execução Orçamentária (limitações a serem aplicadas no

Leia mais

Sumário. Prefácio à décima sétima edição, xvii Prefácio à primeira edição, xix. Parte I O ESTADO NA ECONOMIA, 1

Sumário. Prefácio à décima sétima edição, xvii Prefácio à primeira edição, xix. Parte I O ESTADO NA ECONOMIA, 1 Prefácio à décima sétima edição, xvii Prefácio à primeira edição, xix Parte I O ESTADO NA ECONOMIA, 1 1 O Crescimento das Despesas Públicas, 3 A. Introdução, 3 B. Razões do crescimento das despesas públicas,

Leia mais

Sumário. Prefácio à décima sexta edição, xvii Prefácio à nona edição, xix Prefácio à terceira edição, xxi Prefácio à primeira edição, xxiii

Sumário. Prefácio à décima sexta edição, xvii Prefácio à nona edição, xix Prefácio à terceira edição, xxi Prefácio à primeira edição, xxiii Sumário Prefácio à décima sexta edição, xvii Prefácio à nona edição, xix Prefácio à terceira edição, xxi Prefácio à primeira edição, xxiii Parte I O ESTADO NA ECONOMIA, 1 1 O Crescimento das Despesas Públicas,

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Princípios Orçamentários Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Princípios Orçamentários Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Princípios Orçamentários Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo 1. PRINCÍPIO DA UNIDADE: O orçamento deve constar de uma peça única. Cada esfera de governo deve

Leia mais

ECONOMIA. Setor Público. Setor Público. Parte 17. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Setor Público. Setor Público. Parte 17. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Parte 17 Prof. Alex Mendes Lei Orçamentária Anual (LOA) Trata-se do orçamento propriamente dito, com a previsão de toas as receitas e despesas do ano. O Poder Executivo envia o projeto de LOA

Leia mais

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Sumário Capítulo 1 Orçamento Público 1.1. Atividade financeira do estado 1.2. Aspectos gerais do orçamento público 1.3. Conceitos 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias 1.4.1. Orçamento tradicional/clássico

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Tramitação Legislativa Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Por fim, ressalte-se que, embora a competência para a elaboração das leis orçamentárias já seja dos

Leia mais

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária.

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. Reforma da Constituição de 1824 e CF 1934: competência compartilhada do

Leia mais

Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de Prof. Dr.

Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de Prof. Dr. Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de 2017. Prof. Dr. Paulo Eduardo N. de M. Rocha. Os Orçamentos não são apenas

Leia mais

Conteúdo da Aula. Ciclo Orçamentário.

Conteúdo da Aula. Ciclo Orçamentário. Conteúdo da Aula Ciclo Orçamentário. 1 Ciclo ou Processo Orçamentário Poder Executivo (1) Elaboração Poder Legislativo (4) Acompanhamento e Avaliação do Projeto (3) Execução Poder Legislativo (2)Apreciação,

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Orçamento Público Atividade financeira do Estado 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público 1.3. Conceitos 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias 1.4.1. Orçamento Tradicional/Clássico 1.4.2.

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO I. PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS São diretrizes de direito financeiro que aplicamse direta e imediatamente à confecção do orçamento pelo Estado. São normas especificamente

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Orçamento Público 1

Sumário. Capítulo 1 Orçamento Público 1 Sumário Capítulo 1 Orçamento Público 1 1.1. Atividade financeira do Estado... 1 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público... 5 1.3. Conceitos... 8 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias...10 1.4.1. Orçamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 1 Prof. Sergio Barata 2 Parte 1) Apreciação, Aprovação Legislativo Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Orçamento Público 1

SUMÁRIO. Capítulo 1 Orçamento Público 1 SUMÁRIO Capítulo 1 Orçamento Público 1 1.1. Atividade financeira do Estado... 1 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público... 5 1.3. Conceitos... 8 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias... 10 1.4.1. Orçamento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Função fiscalizatória do poder legislativo -> Controle interno -> Controle externo Controle interno: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Planejamento e Orçamento

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Capítulo 2. Aspectos introdutórios, 21

Sumário. Capítulo 1. Capítulo 2. Aspectos introdutórios, 21 Capítulo 1. Aspectos introdutórios, 21 1.1. Estado, 21 1.2. Finalidade, 22 1.3. Estado X Sociedade, 22 1.4. Direito Financeiro X Direito Tributário, 23 1.5. Exercício financeiro, 24 1.6. Sessão Legislativa,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 5 Prof. Sergio Barata 13) QUANTIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS - Art. 59, Lei 4.320/64 O empenho da despesa não poderá exceder

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS OBJETIVO GERAL Apresentar o Orçamento Participativo como um instrumento de democratização, que visa assegurar a participação direta da população (beneficiários)

Leia mais

O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO?

O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO? O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO? O conceito de orçamento público está associado à fixação de despesas anuais, previstas para execução de ações governamentais prioritárias, nas instâncias públicas (esferas federal,

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO. Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 LDO 2018 ESTADO DA BAHIA

AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO. Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 LDO 2018 ESTADO DA BAHIA ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO AUDIÊNCIA PÚBLICA Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 Diógenes Tolentino de Oliveira Prefeito Municipal LDO 2018 Simões

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRE/RN 2011) Definindo o orçamento como um ato de previsão da receita e fixação da despesa, a elaboração do Projeto

Leia mais

Contabilidade Pública. Aula 2. Apresentação. Aula 2. Orçamento Público. O orçamento nacional deve ser equilibrado

Contabilidade Pública. Aula 2. Apresentação. Aula 2. Orçamento Público. O orçamento nacional deve ser equilibrado Contabilidade Pública Aula 2 Apresentação Prof. Me. Adilson Lombardo Aula 2 Orçamento Público: conceito e finalidades. O orçamento nacional deve ser equilibrado As dívidas públicas devem ser reduzidas...

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 4 Prof. Sergio Barata Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio

Leia mais

CAPÍTULO VI VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS EM MATÉRIA ORÇAMENTÁRIA Questões de concursos anteriores Gabarito

CAPÍTULO VI VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS EM MATÉRIA ORÇAMENTÁRIA Questões de concursos anteriores Gabarito SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 1.1 O Direito Financeiro e a Administração Financeira e Orçamentária 1.2 Normas gerais de Direito Financeiro 2. A atividade financeira

Leia mais

Princípios Orçamentários via Periscope

Princípios Orçamentários via Periscope Princípios Orçamentários via Periscope AULA GRÁTIS 21 questões comentadas e destrinchadas por Carol Alvarenga, do Esquemaria e Ponto dos Concursos Cespe / MPU / 2010 Errada #1. Um importante princípio

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL Jonias de O. e Silva. PRINCÍPIOS NORTEADORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL Jonias de O. e Silva. PRINCÍPIOS NORTEADORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL Jonias de O. e Silva. PRINCÍPIOS NORTEADORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ATRIBUIÇÕES ECONÔMICAS DO ESTADO Os objetivos de toda política orçamentária são corrigir

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França.

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França. Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Ciclo Orçamentário : Conceito: o ciclo orçamentário (processo orçamentário) corresponde ao período de tempo em que se

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 001/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 001/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

ABREVIATURAS INTRODUÇÃO... 17

ABREVIATURAS INTRODUÇÃO... 17 Sumário ABREVIATURAS... 15 INTRODUÇÃO... 17 CAPÍTULO 1 A ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO COMO NÚ- CLEO DO DIREITO FINANCEIRO: O BALANÇO ENTRE RECEITAS E DESPESAS... 21 1.1 Breve contextualização histórica:

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO ORÇAMENTO PÚBLICO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO ORÇAMENTO PÚBLICO CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL CONCEITOS DE ORÇAMENTO PÚBLICO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO ORÇAMENTO PÚBLICO ALBANIR RAMOS 2006 É um processo de planejamento contínuo e dinâmico que o Estado se utiliza para demonstrar

Leia mais

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito CONTROLE SOCIAL Jornalista Elton Bozzetto Fone(51) 9666 5592 E-mail: eltonbozzetto@gmail.com DIRETO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) Aspectos Gerais: características e tramitação no Poder Legislativo.

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) Aspectos Gerais: características e tramitação no Poder Legislativo. DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS Aspectos Gerais: características e tramitação no Poder Legislativo. 1. Três leis orçamentárias, todas de iniciativa do Poder Executivo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 1 Prof. Sergio Barata Os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE 1. CONTABILIDADE PÚBLICA 2. ORÇAMENTO PÚBLICO 3. PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 4. CICLO ORÇAMENTÁRIO 5. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

Leia mais

ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO

ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO Severino Simião da Silva, Téc. Adm. e Contabilidade, Secretário Executivo, Pós-Graduado em Auditoria Governamental, E Gestão Pública.Consultor

Leia mais

Planejamento na Administração Pública

Planejamento na Administração Pública Planejamento na Administração Pública Organização da Administração Pública DIRETA CHEFE Ministérios Secretarias de Estado Secretarias ou Diretoria Municipal Organização da Administração Pública Art. 175

Leia mais

Sumário GIACOMONI.indb 11 10/9/18 10:59 AM

Sumário GIACOMONI.indb 11 10/9/18 10:59 AM Sumário xii Orçamento governamental Giacomoni 1 Introdução, 1 Parte I Teoria Orçamentária, 17 2 Natureza política: orçamento público é escolha, 19 A. Introdução, 21 B. Teoria do orçamento incremental de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE 1. ORÇAMENTO PÚBLICO 2. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO 3. LRF 1. ORÇAMENTO PÚBLICO: 2.1 CONCEITO: 16. Defina orçamento público: É

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA CICLO ORÇAMENTÁRIO Atualizado até 13/10/2015 CICLO ORÇAMENTÁRIO O ciclo orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, por meio do qual se elabora/planeja,

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Legislação Aplicável: Arts. 165 a 169 da CRFB Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução

Leia mais

Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990

Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990 Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990 COM AS ALTERAÇÕES: (Emenda à Lei Orgânica nº 01, de 17 de maio de 1990. Emenda à Lei Orgânica nº 02,de 29 de novembro de 1991. Emenda

Leia mais

Tópico 3 Câmara dos Deputados.

Tópico 3 Câmara dos Deputados. Tópico 3 Câmara dos Deputados. 1.(IBAMA/2013/Analista Administrativo) Compete às unidades responsáveis pelas atividades de orçamento exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem

Leia mais

Tópico 3: Ciclo Orçamentário. Execução Orçamentária e Financeira.

Tópico 3: Ciclo Orçamentário. Execução Orçamentária e Financeira. Tópico 3: Ciclo Orçamentário. Execução Orçamentária e Financeira. 1.(Cespe/TCU/2008) No mínimo sessenta dias antes do prazo final para a remessa da proposta do orçamento, o Poder Executivo deve colocar

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: DJALMA. "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez".

CURSO ON-LINE PROFESSOR: DJALMA. Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez. "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez". (Thomas Edison) Olá, pessoal! Bom estar aqui, outra vez! Tendo em vista o concurso da Polícia Federal que

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Princípios Orçamentários Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade)

Leia mais

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA JOÃO LELES AFO TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária

Leia mais

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Direito Constitucional Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Poder Legislativo CF. Art. 70 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Lei Orçamentária Anual (LOA) De acordo com o art.

Leia mais

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA)

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) JOÃO LELES AFO PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária para investimento

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe.

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe. Orçamento Público CF/88 (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - A seção II do capítulo referente às finanças públicas, estabelecido na CF, regula os denominados

Leia mais

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una.

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 10 Controle jurisdicional da administração pública no Direito brasileiro. 11 Controle

Leia mais

PRÉ PROVA TRT PE. Técnico Judiciário Adm. Administração Financeira e Orçamentária. Prova 29/04

PRÉ PROVA TRT PE. Técnico Judiciário Adm. Administração Financeira e Orçamentária. Prova 29/04 PRÉ PROVA TRT PE Técnico Judiciário Adm Administração Financeira e Orçamentária Prova 29/04 Prof. Lucas Silva Minha Matéria 1. Princípios Orçaméntários 2. Artigos 165 a 169 da C.F 3. Lei 4.320/64: Créditos

Leia mais

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A COMUNICADO SICAP Com o objetivo de assegurar o completo funcionamento do SICAP, o Tribunal de Contas vem reiterar, que

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO I. Finanças Públicas na Constituição Federal... 02 II. Orçamento... 04 III. Despesa Pública... 39 IV. Lei de Responsabilidade Fiscal... 48 V. Receita Pública... 50 VI. Dívida Ativa da

Leia mais

Lei de Responsabilidade Fiscal LC Nº 101 de 4 de maio de 2000

Lei de Responsabilidade Fiscal LC Nº 101 de 4 de maio de 2000 Bom dia, prezados (as) leitores (as). Iniciaremos a partir de hoje uma publicação semanal de artigos sobre orçamento público, visando o concurso do TRF. Serão toques teóricos com questões de provas da

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

O curso regular de AFO 2018 está disponível em: comparativo do edital

O curso regular de AFO 2018 está disponível em: comparativo do edital Comparativo dos Editais de Administração Financeira e Orçamentária, Direito Financeiro e Orçamento Público com as aulas dos cursos regulares de AFO 2017 e 2018. O curso regular de AFO 2018 está disponível

Leia mais

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2013 Edição n 507

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2013 Edição n 507 LEI Nº 65 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013 INSTITUI O PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO - MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DAS MATAS BA, PARA O PERÍODO DE 2014 A 2017 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO

Leia mais

-Transparência da Gestão Fiscal

-Transparência da Gestão Fiscal DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Controle da execução orçamentária Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Transparência da Gestão Fiscal

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 4 Prof. Sergio Barata Princípios Orçamentários Reserva de Contingência Portaria Int. STN/SOF nº 163/2001 Art. 8 - A dotação global

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Constituição Orçamentárias. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Constituição Orçamentárias. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Constituição Orçamentárias Prof. Thamiris Felizardo -Regulamentação do Orçamento nas Constituições Republicanas e Normas Brasileiras 1824 - Na Constituição

Leia mais

Instrumentos de Planejamento e Orçamento Público

Instrumentos de Planejamento e Orçamento Público Instrumentos de Planejamento e Orçamento Público Conceitos básicos do orçamento no setor público: ciclo orçamentário e instrumentos Fábio Pereira dos Santos As origens históricas do orçamento público Século

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Professores: João Maurício, Aula 0 Passo Estratégico 1. Planejamento e Orçamento

Leia mais

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 Sumário NOTA DO AUTOR... 15 AGRADECIMENTOS... 17 LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 19 INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 CAPÍTULO 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO

Leia mais

Orçamento-Programa. Leis Orçamentárias. Lei de Diretriz Orçamentária LDO. Plano Plurianual PPA. Lei Orçamentária Anual LOA

Orçamento-Programa. Leis Orçamentárias. Lei de Diretriz Orçamentária LDO. Plano Plurianual PPA. Lei Orçamentária Anual LOA Orçamento-Programa Leis Orçamentárias Plano Plurianual PPA Lei de Diretriz Orçamentária LDO Lei Orçamentária Anual LOA Plano PPA LDO LOA Plano PPA LDO LOA Estratégico Plano Estratégico Tático Nível Nível

Leia mais

Professor Fernando Aprato

Professor Fernando Aprato EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES PARA O CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL ORÇAMENTO ANTT/NCE/2008 1. O princípio orçamentário que estabelece todas as receitas e despesas referentes aos três poderes

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTARMOS ATENTOS AOS PRAZOS LIMITE, PARA QUE TENHAMOS MAIOR TRANQÜILIDADE PERANTE NOSSOS CLIENTES E OS GESTORES PERANTE A SOCIEDADE,

Leia mais

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários.

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários. Conteúdo da Aula Princípios Orçamentários. 1 Princípios Orçamentários Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade) Exclusividade (Art. 165, 8º da CF/88) Publicidade Equilíbrio Não Afetação de Receitas

Leia mais

APRECIAÇÃO DO PPA E LDO PELA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva

APRECIAÇÃO DO PPA E LDO PELA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva APRECIAÇÃO DO PPA E LDO PELA CÂMARA MUNICIPAL Jonias de O. e Silva. PROCESSO LEGISLATIVO É o meio pelo qual são feitas as leis. Art. 59 a 69 da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988. Fases do

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Aspectos do Orçamento: 1) Político: trata basicamente do plano de governo instituído pelo grupo partidário que detém

Leia mais

SUMÁRIO. Noções de Administração Noções de Arquivologia

SUMÁRIO. Noções de Administração Noções de Arquivologia SUMÁRIO Noções de Administração... 07 Noções de Arquivologia... 183 NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 11 Noções de Administração... 11 Abordagem Clássica da Administração...11 O Fordismo...14

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Prof. Sergio Barata Prazos de Envio (Executivo para Legislativo) - União # Art. 166, 6º, CF/88 - Os projetos de lei do plano plurianual, das diretrizes

Leia mais

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA Divisão da Aula Professor Luiz Antonio de Carvalho Lei Orçamentária Anual - LOA lac.consultoria@gmail.com 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF 1 2 1 Visão Constitucional SISTEMA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

Leia mais

PPA. Processo de Elaboração

PPA. Processo de Elaboração PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE ATIBAIA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLICA PPA 2018 A 2021 Processo de Elaboração PPA Plano Plurianual Definições Legais Finalidade e abrangência do Plano

Leia mais

Princípios da Administração Pública

Princípios da Administração Pública Princípios da Administração Pública PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Conceito: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II da CF). O Princípio da legalidade

Leia mais

AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DIREITO FINANCEIRO. Professor: Roberto Chapiro

AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DIREITO FINANCEIRO. Professor: Roberto Chapiro AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DIREITO FINANCEIRO Professor: Roberto Chapiro Orçamento Público Conceito Lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, aprovada pelo Poder Legislativo, que

Leia mais

PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO

PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO Questão 106 Prof. Manuel Piñon Trata-se, a princípio, de uma estatal não dependente, já que a assertiva fala em custear com recursos próprios

Leia mais

Controle Interno na Administração Pública. Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor

Controle Interno na Administração Pública. Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor Controle Interno na Administração Pública Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor Controle Interno A origem do controle está estabelecida na Lei 4.320/64. Constituição Federal de 1988. Lei

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. Origem e o controle. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. Origem e o controle. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Lei de Responsabilidade Fiscal Origem e o controle Prof. Thamiris Felizardo -Origem da LRF De início, cumpre assinalar que o projeto que deu origem à Lei Complementar 101/2000, também

Leia mais

PLANO PLURIANUAL- PPA

PLANO PLURIANUAL- PPA Lei 4320/64 Estatui normas gerais do Direito Financeiro para a elaboração dos Orçamentos, Execução Orçamentária e Balanços dos Governos: Federal,Estadual e Municipal. O ORÇAMENTO PÚBLICO O orçamento público

Leia mais

Tópicos - Leis Orçamentárias

Tópicos - Leis Orçamentárias CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tópicos - Leis Orçamentárias Período 2013 2016 1) FCC - Auditor (TCE-SP)-2013 Consoante artigo 165 da Constituição Federal há três leis orçamentárias, todas de iniciativa

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Controle Interno e Controle Externo Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica CONTROLE INTERNO E EXTERNO Definição de Controle: É o conjunto de instrumentos

Leia mais

Minas Gerais Quarta-feira 07 de janeiro de 2009 Ano IV N o 163 LEI MUNICIPAL Nº DE 06 DE JANEIRO DE 2009.

Minas Gerais Quarta-feira 07 de janeiro de 2009 Ano IV N o 163 LEI MUNICIPAL Nº DE 06 DE JANEIRO DE 2009. 1 Minas Gerais Quarta-feira 07 de janeiro de 2009 Ano IV N o 163 Lei Estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2009. O PREFEITO MUNICIPAL DE PERDÕES, Estado de Minas Gerais, faço

Leia mais

A Organização do Município e de seus Poderes

A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município Brasileiro CF-88 Art. 29 Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez

Leia mais