Governança Corporativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Governança Corporativa"

Transcrição

1 FACULDADES DE CAMPINAS Administração Gestão de Responsabilidade Social II Governança Corporativa Testes para revisão Prof. Luciel H. de Oliveira

2 INSTRUÇÕES Avalie o seu aprendizado na disciplina. Você responderá 20 questões. Responda em silêncio e anote suas escolhas e suas dúvidas para posterior discussão. Não converse nem compare com os colegas e confie em sua resposta. Valorize esta oportunidade de aprendizagem.

3 Questão 1 Com relação ao conceito de Governança Corporativa, assinale a alternativa correta: A. É o campo da administração que trata do conjunto de relações entre a direção das empresas, seus conselhos de administração, seus acionistas e outras partes interessadas. B. Trata dos meios utilizados pelas corporações p/ estabelecer processos que ajustem os interesses em conflito entre os acionistas das empresas e seus dirigentes de alto nível. C. Trata da justiça, da transparência e da responsabilidade das empresas no trato de questões que envolvem os interesses do negócio e os da sociedade como um todo. D. É o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. E. Todas as afirmativas estão corretas.

4 Questão 2 Sobre o Conselho Fiscal de uma empresa de capital aberto, é correto afirmar que: I. É sempre de instalação obrigatória. II. Deve ter sempre 3 ou 5 membros. III. A legislação brasileira não exige o funcionamento de um conselho fiscal, sendo sua instalação facultativa. IV. Tem sua constituição definida em Lei, impedindo-se que o integrem membros da administração da empresa ou com vínculos conflituosos com as funções a exercer. V. Deve ser instalado por uma auditoria independente. É correto afirmar que: A. Estão corretas as Leis I, II B. Estão corretas as Leis II, III e IV C. Estão corretas as Leis III e IV D. Estão corretas as Leis III, IV e V E. Apenas as Leis I, II e IV

5 Questão 3 Assinale a alternativa que melhor define para o mercado as finalidades das boas práticas de governança corporativa : A. Garantir a democracia nas empresas S/A B. Proteger interesses dos acionistas C. Garantir a valorização das ações D. Promover a Responsabilidade Social Empresarial E. Aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade

6 Questão 4 Os conflitos de agência no mundo dos negócios dificilmente serão evitados. Qual é a questão principal dos conflitos de agência? A. Aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade B. Buscas por resultados máximos, fundamentados em propósitos imperfeitamente simétricos. C. Proteger interesses dos acionistas D. Garantir a valorização das ações E. Promover a Responsabilidade Social Empresarial

7 Questão 5 Os conflitos de agência no mundo dos negócios dificilmente serão evitados, e isso se deve a dois axiomas: A. Axioma do gestor oportunista e do acionista oportunista. B. Axioma de Klein (gestor e acionistas oportunistas) e Axioma de Jensen e Meckling (dispersão e separação da propriedade acionária). C. Axioma de Klein, que fala de mudanças imprevisíveis e Axioma de oportunismo corporativo - Axioma de Meckling. D. Axioma de Klein, que fala da impossibilidade de redigir ou elaborar um contrato completo; e Axioma de Jensen e Meckling que afirma que não existe o agente perfeito. E. Axioma de Klein, que afirma que não existe o agente perfeito ; e Axioma de Jensen e Meckling, que afirma que as decisões devem sempre maximizar a riqueza dos acionistas.

8 Questão 6 A estrutura básica das boas práticas de Governança Corporativa baseia-se em: 1. PRESTAÇÃO RESPONSÁVEL DE CONTAS (accountability) 2. MARCOS LEGAIS (Lei de Responsabilidade Social) 3. EQÜIDADE SENSO DE JUSTIÇA - (fairness) 4. CONFORMIDADE LEGAL (compliance) 5. CÓDIGO DE CONDUTA e ARBITRAGEM 6. TRANSPARÊNCIA (disclosure) São corretas as proposições: A. 1, 2, 3 e 4 B. 2, 3, 4 e 5 C. 1, 3, 4 e 6 D. 1, 3, 5 e 6 E. Todas as alternativas estão corretas.

9 Questão 7 O conceito de Tag along refere-se a: A. Manter liquidez das ações no mercado, e que evitam uma tomada indesejada do poder de controle da empresa. Necessário, se o empresário deseja manter o controle acionário. B. Manutenção em circulação de parcela mínima de ações, representando 25% do capital. É obrigatória para o Nível 1 em diante de Gov. Corporativa. C. Proteção dos investidores contra fraudes, regulamentação rigorosa da vida corporativa, tornando mais confiáveis e transparentes a avaliação da gestão e a cobrança de resultados. D. Proteção a acionistas minoritários que lhes assegura um preço mínimo de 80% do valor pago pelas ações integrantes do bloco de controle. Alongamento do prêmio pago pelo controle da companhia, assegurando maior proteção aos acionistas minoritários. E. Desenvolver, regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando divulgação das informações sobre emissores e valores emitidos.

10 Questão 8 O conceito de Cláusulas de poison pill refere-se a: A. Manter liquidez das ações no mercado, e que evitam uma tomada indesejada do poder de controle da empresa. Necessário, se o empresário deseja manter o controle acionário. B. Manutenção em circulação de parcela mínima de ações, representando 25% do capital. É obrigatória para o Nível 1 em diante de Gov. Corporativa. C. Proteção dos investidores contra fraudes, regulamentação rigorosa da vida corporativa, tornando mais confiáveis e transparentes a avaliação da gestão e a cobrança de resultados. D. Proteção a acionistas minoritários que lhes assegura um preço mínimo de 80% do valor pago pelas ações integrantes do bloco de controle. Alongamento do prêmio pago pelo controle da companhia, assegurando maior proteção aos acionistas minoritários. E. Desenvolver, regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando divulgação das informações sobre emissores e valores emitidos.

11 Questão 9 O conceito de Free-float refere-se a: A. Manter liquidez das ações no mercado, e que evitam uma tomada indesejada do poder de controle da empresa. Necessário, se o empresário deseja manter o controle acionário. B. Manutenção em circulação de parcela mínima de ações, representando 25% do capital. É obrigatória para o Nível 1 em diante de Gov. Corporativa. C. Proteção dos investidores contra fraudes, regulamentação rigorosa da vida corporativa, tornando mais confiáveis e transparentes a avaliação da gestão e a cobrança de resultados. D. Proteção a acionistas minoritários que lhes assegura um preço mínimo de 80% do valor pago pelas ações integrantes do bloco de controle. Alongamento do prêmio pago pelo controle da companhia, assegurando maior proteção aos acionistas minoritários. E. Desenvolver, regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando divulgação das informações sobre emissores e valores emitidos.

12 Questão 10 A Lei Sarbanes-Oxley refere-se prioritariamente a: A. Manter liquidez das ações no mercado, e que evitam uma tomada indesejada do poder de controle da empresa. Necessário, se o empresário deseja manter o controle acionário. B. Manutenção em circulação de parcela mínima de ações, representando 25% do capital. É obrigatória para o Nível 1 em diante de Gov. Corporativa. C. Proteção dos investidores contra fraudes, regulamentação rigorosa da vida corporativa, tornando mais confiáveis e transparentes a avaliação da gestão e a cobrança de resultados. D. Proteção a acionistas minoritários que lhes assegura um preço mínimo de 80% do valor pago pelas ações integrantes do bloco de controle. Alongamento do prêmio pago pelo controle da companhia, assegurando maior proteção aos acionistas minoritários. E. Desenvolver, regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando divulgação das informações sobre emissores e valores emitidos.

13 Questão 11 A missão da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) refere-se a: A. Manter liquidez das ações no mercado, e que evitam uma tomada indesejada do poder de controle da empresa. Necessário, se o empresário deseja manter o controle acionário. B. Manutenção em circulação de parcela mínima de ações, representando 25% do capital. É obrigatória para o Nível 1 em diante de Gov. Corporativa. C. Proteção dos investidores contra fraudes, regulamentação rigorosa da vida corporativa, tornando mais confiáveis e transparentes a avaliação da gestão e a cobrança de resultados. D. Proteção a acionistas minoritários que lhes assegura um preço mínimo de 80% do valor pago pelas ações integrantes do bloco de controle. Alongamento do prêmio pago pelo controle da companhia, assegurando maior proteção aos acionistas minoritários. E. Desenvolver, regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando divulgação das informações sobre emissores e valores emitidos.

14 Questão 12 Se uma empresa desejar abrir seu capital, e realizar o IPO no nível diferenciado de governança da Bovespa conhecido como Novo Mercado, quais procedimentos especiais de estrutura de capital devem ser adotados? A. Deve fazer e respeitar o acordo de acionistas e usar arbitragem interna. B. Deve buscar soluções internas para os conflitos de agência e os conflitos de interesse. C. Deve ter apenas ações ordinárias ( uma ação = um voto), e adotar o tag along em caso de venda do controle acionário, o comprador deve estender a oferta de compra a todos os demais acionistas, assegurandolhes o mesmo tratamento do grupo controlador D. Garantir maior segurança aos detentores de ações preferenciais quanto à remuneração do capital integralizado na companhia, bem como a participação mínima de 25% do lucro líquido do exercício; E. Garantir prioridade a no mínimo 3% do valor do patrimônio líquido representado pela ação e tag along de 20%.

15 Questão 13 Sobre a composição e competências do Conselho de Administração, de acordo com as boas práticas de Governança Corporativa: I. É obrigatório nas companhias abertas. II. Deve ter no mínimo 3 membros eleitos pela assembléia geral e por ela destituível a qualquer momento. III. Entre suas competências definidas no estatuto, devem estar: definir número de conselheiros, definir processos, prazos, mandatos e escolha de presidentes dos conselhos. IV. Entre suas competências definidas no estatuto, devem estar: fiscalizar a gestão da diretorias executiva; e escolher e destituir auditores independentes. É correto afirmar que: A. Estão corretas as proposições I, II B. Estão corretas as proposições II, III e IV C. Estão corretas as proposições III e IV D. Estão corretas as proposições I e IV E. Todas as proposições estão corretas.

16 Questão 14 A concessão de direito de voto aos detentores de ações preferenciais para assuntos de alta relevância corporativa, deve ser seguida em que nível diferenciado de Governança Corporativa? A. Bovespa Mais B. Mercado Tradicional C. Nível 1 D. Nível 2 E. Novo Mercado

17 Questão 15 O Free-float - manutenção em circulação de parcela mínima de ações representando 25% do capital, deve ser obedecido a partir de que nível diferenciado de Governança Corporativa? A. Bovespa Mais B. Mercado Tradicional C. Nível 1 D. Nível 2 E. Novo Mercado

18 Questão 16 Em que nível diferenciado de Governança Corporativa a empresa deve ter e emitir exclusivamente ações ordinárias, tendo todos os acionistas direito ao voto, e possuir pelo menos 500 acionistas? A. Bovespa Mais B. Mercado Tradicional C. Nível 1 D. Nível 2 E. Novo Mercado

19 Questão 17 Qual nível diferenciado de Governança Corporativa tem o objetivo de acolher companhias que tenham estratégia gradual de acesso ao mercado, viabilizando sua exposição e apoiando sua evolução, com chances de abrir o capital com perspectivas de futura listagem no novo mercado? A. Bovespa Mais B. Mercado Tradicional C. Nível 1 D. Nível 2 E. Nível 3

20 Questão 18 Sobre o IGC Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada, assinale a afirmativa ERRADA: A. Os investidores têm mostrado preferência pelas empresas que compõem o IGC relativamente ao IBOVESPA. B. É composto por uma carteira teórica de ações, que em conjunto, representam 80% do volume transacionado na bolsa C. O IGC inclui todas as empresas admitidas à negociação no novo mercado e nos níveis 1 e 2 de Gov. Corporativa. D. A base do IGC foi fixada em pontos na sua implantação. E. Foi implantado em 2001

21 Questão 19 Obstáculos para buscar listagens diferenciadas de Governança Corporativa: I. Direito de Voto aos acionistas preferenciais em matérias de alto impacto. II. Adesão à câmara de arbitragem. III. Tag along IV. Emissão apenas de ações ordinárias. V. Free-float e Cláusulas de poison pill. É correto afirmar que são vistos como obstáculos por alguns empresários contrários aos requisitos exigidos para a migração para listagens diferenciadas da Governança Corporativa: A. Estão corretas as proposições I, II B. Estão corretas as proposições I, II e IV C. Estão corretas as proposições III e IV D. Estão corretas as proposições III, IV e V E. Estão corretas as proposições IV e V

22 Questão 20 São pontos-chave exigido para listagem das empresas em todos os níveis diferenciados, EXCETO: A. Adesão voluntária às práticas diferenciadas de governança. B. Adesão contratual às práticas diferenciadas de governança: implica compromissos que vão além das disposições legais. C. Seguir padrões internacionais para elaboração de demonstrações financeiras de acordo com padrões internacionais. D. Maior proteção e maior presença dos investidores minoritários no mercado. E. Transparência, Prestação de contas, equanimidade no tratamento dos acionistas, regras claras e cumprimento das condições contratadas.

23 Gabarito Questão Resposta Questão Resposta 1 E 12 C 2 C 13 E 3 E 14 D 4 B 15 C 6 D 16 E 6 C 17 A 7 D 18 B 8 A 19 B 9 B 20 C 10 C 11 E

Governança Corporativa

Governança Corporativa Gestão de Responsabilidade Social II Governança Corporativa Andrade & Rossetti, 2009 Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br 1 Conflitos de agência Conflitos entre agentes Conflitos potenciais

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA AULA 3 Prof. Wellington www.maestrocarreira.com.br 1 trabalhopwell@gmail.com 2 REVISÃO Quais são os princípios da GOVERNANÇA CORPORATIVA?...Explique com as suas palavras cada um

Leia mais

Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa

Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa - 2006 DIMENSÃO GOVERNANÇA CORPORATIVA CRITÉRIO I - PROPRIEDADE INDICADOR 1. PROTEÇÃO AOS MINORITÁRIOS Legenda: Protocolo Documentação PERGUNTA 1 - A companhia

Leia mais

DIMENSÃO GOVERNANÇA CORPORATIVA CRITÉRIO I - PROPRIEDADE

DIMENSÃO GOVERNANÇA CORPORATIVA CRITÉRIO I - PROPRIEDADE CRITÉRIO I - PROPRIEDADE INDICADOR 1. PROTEÇÃO AOS MINORITÁRIOS PERGUNTA 1 - A companhia tem ações preferenciais? 1.1 - Se SIM, a razão dada pelo número de ações preferenciais da companhia sobre o total

Leia mais

PALESTRA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

PALESTRA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS PALESTRA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS GOVERNANÇA CORPORATIVA ORIGENS Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado na Europa e nos Estados Unidos os acionistas

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa Conceitos de GC O conceito de GC não é recente Na década de 1980, o termo governança corporativa tomou força Governo da empresa Governança => governo Corporativa => empresa Diferentes

Leia mais

À Procura da Governança Perfeita

À Procura da Governança Perfeita À Procura da Governança Perfeita Thiago Santana Carvalho A história da BM&FBOVESPA teve início em 1890 sob o nome de Bolsa Livre e suas operações duraram apenas um ano devido à política do encilhamento.

Leia mais

Práticas Corporativas

Práticas Corporativas Práticas Corporativas Nível 2 de Governança Corporativa Fontes: Estatuto Social Código de Conduta Relatório de Sustentabilidade Formulário de Referência Política de divulgação e negociação Atualizado em

Leia mais

RESOLUÇÃO N I - a atuação da entidade com derivativos de renda variável subordina-se aos limites referidos no art.25, inciso II, alínea 'd';

RESOLUÇÃO N I - a atuação da entidade com derivativos de renda variável subordina-se aos limites referidos no art.25, inciso II, alínea 'd'; RESOLUÇÃO N 3357 Documento normativo revogado pela Resolução 3456, de 01/06/2007. Altera o Regulamento anexo à Resolução 3.121, de 2003, que dispõe sobre as diretrizes pertinentes à aplicação dos recursos

Leia mais

3. A Governança Corporativa no Brasil

3. A Governança Corporativa no Brasil 3. A Governança Corporativa no Brasil A evolução do mercado de capitais, em um país, está intimamente ligada, dentre outros fatores, ao grau de aplicação das boas práticas de governança corporativa adotadas,

Leia mais

As práticas de Governança Corporativa da Companhia estão calcadas nos seguintes princípios:

As práticas de Governança Corporativa da Companhia estão calcadas nos seguintes princípios: 1. OBJETIVO A presente Política define os padrões e procedimentos a serem observados e disseminados por todos os colaboradores e Administradores (Diretores e Membros do Conselho de Administração), membros

Leia mais

MIGRAÇÃO PARA O NOVO MERCADO MIGRATION TO THE NOVO MERCADO SEGMENT

MIGRAÇÃO PARA O NOVO MERCADO MIGRATION TO THE NOVO MERCADO SEGMENT MIGRAÇÃO PARA O NOVO MERCADO MIGRATION TO THE NOVO MERCADO SEGMENT 0 Migração para o Novo Mercado: Um Novo Caminho de Criação de Valor Conforme anunciado ao mercado por meio de fato relevante em 23 de

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24.06.2014 Altera a Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de

Leia mais

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT Na estrutura de governança da companhia, o Fórum de Acionistas é o órgão responsável por consolidar o alinhamento das decisões dentro do grupo controlador. Ele é formado

Leia mais

Próxima etapa do processo de evolução dos Segmentos de Listagem

Próxima etapa do processo de evolução dos Segmentos de Listagem Próxima etapa do processo de evolução dos Segmentos de Listagem 07/11/2016 1 Segunda fase da Audiência Pública 07/11/2016 2 Cronograma Onde estamos? 27/06 Início da Audiência Pública 07/11 Início da segunda

Leia mais

sociedade anônima características

sociedade anônima características sociedade anônima características capital social dividido em ações (títulos de crédito) responsabilidade limitada dos sócios denominação : SOCIEDADE ANONIMA ou S/A. no início ou no final do nome COMPANHIA

Leia mais

Assembleia Especial de Acionistas Titulares de Ações Preferenciais 12 de setembro

Assembleia Especial de Acionistas Titulares de Ações Preferenciais 12 de setembro Assembleia Especial de Acionistas Titulares de Ações Preferenciais 12 de setembro 0 24 cidades atendidas na região metropolitana do Estado de São Paulo Contrato de concessão válido até 2028 Valor de Mercado:

Leia mais

Governança Corporativa e Governança Governamental no Contexto do Poder Judiciário

Governança Corporativa e Governança Governamental no Contexto do Poder Judiciário Governança Corporativa e Governança Governamental no Contexto do Poder Judiciário Prof. Dr. J. Souza Neto, CGEIT, CRISC Universidade Católica de Brasília Vice-Presidente do Capítulo Brasília da ISACA Agenda

Leia mais

Forjas Taurus S.A. Reestruturação Societária

Forjas Taurus S.A. Reestruturação Societária Forjas Taurus S.A. Reestruturação Societária Maio - 2011 Resumo da Transação A Transação Benefícios aos Acionistas Assessores Incorporação das ações de emissão da Polimetal Participações S.A. ( Polimetal

Leia mais

A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA. Desenvolvimento de Sistemas de Gestão. Comunicação Institucional

A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA. Desenvolvimento de Sistemas de Gestão. Comunicação Institucional A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Comunicação Institucional A Petrobras já integra o grupo das grandes companhias que adotam as melhores práticas de governança

Leia mais

Segmentos Diferenciados Enforcement

Segmentos Diferenciados Enforcement 1 Segmentos Diferenciados Enforcement Diretoria de Regulação de Emissores 20/Fevereiro/2013 2 Agenda Segmentos Diferenciados Fundamentos do Enforcement Segmentos Diferenciados 187 companhias listadas nos

Leia mais

DIRETRIZ DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO ÂMBITO DAS SOCIEDADES DO CONGLOMERADO PETROBRAS Adoção pela Transportadora Associada de Gás S.A.

DIRETRIZ DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO ÂMBITO DAS SOCIEDADES DO CONGLOMERADO PETROBRAS Adoção pela Transportadora Associada de Gás S.A. DIRETRIZ DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO ÂMBITO DAS SOCIEDADES DO CONGLOMERADO PETROBRAS Adoção pela Transportadora Associada de Gás S.A. - TAG *ATA DE APROVAÇÃO Ata CA-TAG 193 de 31/07/2018, item 1.2,

Leia mais

IPO Initial Public Offering

IPO Initial Public Offering IPO Initial Public Offering IPO é a primeira distribuição pública de ações de emissão de uma companhia que pode compreender uma distribuição primária (novas ações emitidas pela companhia), uma distribuição

Leia mais

CIA SANEAMENTO BÁSICO ESTADO SÃO PAULO / OUTRAS INFORMAÇÕES QUE A COMPANHIA ENTENDA RELEVANTES

CIA SANEAMENTO BÁSICO ESTADO SÃO PAULO / OUTRAS INFORMAÇÕES QUE A COMPANHIA ENTENDA RELEVANTES Informações Suplementares Visando o aprimoramento das informações prestadas ao mercado, a Companhia está apresentando, como informação suplementar, as demonstrações em moeda de poder aquisitivo constante.

Leia mais

Boas Práticas de Governança Corporativa. Treinamento Palestra para a ANS 06/02/2013. Gilberto Mifano

Boas Práticas de Governança Corporativa. Treinamento Palestra para a ANS 06/02/2013. Gilberto Mifano Boas Práticas de Governança Corporativa Subtítulo Agregam Valor ou Módulo de Treinamento Palestra para a ANS 06/02/2013 Gilberto Mifano O que é Governança Corporativa? Conflitos entre sócios? A defesa

Leia mais

Dimensão Governança Corporativa

Dimensão Governança Corporativa Dimensão Governança Corporativa 41 CRITÉRIO I PROPRIEDADE INDICADOR 1. PROTEÇÃO AOS MINORITÁRIOS GOV 1. A companhia tem ações preferenciais de sua emissão, no mercado ou em tesouraria? Sim Não GOV 1.1.

Leia mais

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes. om.br

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes.   om.br Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes www.masterjuris.c om.br Art. 108, Lei n. 6.404/76. Ainda quando negociadas as ações, os alienantes continuarão responsáveis, solidariamente com

Leia mais

CIA SANEAMENTO BÁSICO ESTADO SÃO PAULO / OUTRAS INFORMAÇÕES QUE A COMPANHIA ENTENDA RELEVANTES

CIA SANEAMENTO BÁSICO ESTADO SÃO PAULO / OUTRAS INFORMAÇÕES QUE A COMPANHIA ENTENDA RELEVANTES Informações Suplementares Visando o aprimoramento das informações prestadas ao mercado, a Companhia está apresentando, como informação suplementar, as demonstrações em moeda de poder aquisitivo constante.

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Perfil Governança Corporativa Nossas boas práticas de governança corporativa são atestadas pela adesão ao Novo Mercado da B3, listagem que reúne empresas com elevado padrão de governança corporativa 04

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA AULA 2 Prof. Wellington www.maestrocarreira.com.br A Sociedade Anônima regida pela Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das SA) possui o capital dividido em partes iguais chamadas

Leia mais

As Transformações nas Estruturas de Governança e seu Papel na Construção de Empresas Sustentáveis

As Transformações nas Estruturas de Governança e seu Papel na Construção de Empresas Sustentáveis As Transformações nas Estruturas de Governança e seu Papel na Construção de Empresas Sustentáveis LUIZ FERNANDO ROLLA Diretor de Finanças, Relações com Investidores e Controle de Participações Tópicos

Leia mais

44º Painel Telebrasil

44º Painel Telebrasil 44º Painel Telebrasil Natal, 31 de maio de 2002 Adriana Sanches Bolsa de Valores de São Paulo Novo Mercado Segmento especial de listagem da BOVESPA Requisitos mais rígidos que os do mercado tradicional,

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. 23.1.2015 1. OBJETIVO 1.1 A presente Política de Transações com Partes Relacionadas da BB Seguridade Participações S.A. (

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL CONCEITOS PERFIL DO INVESTIDOR CONCEITOS Investimentos que representam a propriedade de um ativo (bem ou direito) A remuneração é a valorização

Leia mais

10. REGIME SOCIETÁRIO

10. REGIME SOCIETÁRIO 10. REGIME SOCIETÁRIO EMPRESAS ESTATAIS - REGIME SOCIETÁRIO - art 13 Lei nº 13.303 / 2016 DIRETRIZES E RESTRIÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO ESTATUTO DA COMPANHIA TRATA-SE DA ESTRUTURA DA ESTATAL EMPRESAS ESTATAIS

Leia mais

Preparatório Ancord. Módulo 8 Mercado de Capitais

Preparatório Ancord. Módulo 8 Mercado de Capitais Preparatório Ancord Módulo 8 Mercado de Capitais VIII Mercado de Capitais Produtos Modalidades Operacionais Liquidação - 20 questões - Correspondem a 25% do total da prova - Quantidade mínima exigida de

Leia mais

Audiência Pública Regulamento do Novo mercado e do nível 2

Audiência Pública Regulamento do Novo mercado e do nível 2 Audiência Pública Regulamento do Novo mercado e do nível 2 Audiência Pública Proposta de alteração do Art.36 do regulamento do Novo Mercado e do nível 2. Art. 36 A política de transações com partes relacionadas

Leia mais

Relatório da Administração

Relatório da Administração Relatório da Administração Aos Acionistas Submetemos à apreciação de V.Sas. o Relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras Consolidadas acompanhadas do Relatório dos auditores independentes

Leia mais

Demonstração do Resultado do Exercício Seção 3 Definições

Demonstração do Resultado do Exercício Seção 3 Definições Demonstração do Resultado do Exercício Seção 3 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade. Apuração do resultado A denominação Demonstração

Leia mais

Governança Corporativa Aspectos práticos

Governança Corporativa Aspectos práticos Governança Corporativa Aspectos práticos Ter um plano de negócios fundamentado, um planejamento estratégico formal, operação eficiente, bons controles e processos internos, boas práticas de governança

Leia mais

POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE POTENCIAL CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE POTENCIAL CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE POTENCIAL CONFLITO DE INTERESSES 11/8/2017 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 DEFINIÇÕES... 4 5 REGRAS...

Leia mais

POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA CCX CARVÃO DA COLOMBIA S.A.

POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA CCX CARVÃO DA COLOMBIA S.A. POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA CCX CARVÃO DA COLOMBIA S.A. 1. Objetivo: A presente Política define os padrões e procedimentos a serem observados e disseminados por todos os colaboradores e Administradores

Leia mais

POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA OSX BRASIL S.A.

POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA OSX BRASIL S.A. ANEXO I (Aprovada na Reunião do Conselho de Administração de 19 de junho de 2012) POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA OSX BRASIL S.A. ÍNDICE 1. Objetivo 2. Estrutura de Governança Corporativa 3. Assembleia

Leia mais

Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias 25/02/2016

Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias 25/02/2016 Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias 25/02/2016 Índice: Atualizações Normativas Principais Obrigações Periódicas Proposta da Administração Voto Múltiplo Formulário de Referência Atualizações

Leia mais

Como as empresas estão se preparando para Implantação do Código Brasileiro de Governança Corporativa - Companhias Abertas - SP

Como as empresas estão se preparando para Implantação do Código Brasileiro de Governança Corporativa - Companhias Abertas - SP IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Como as empresas estão se preparando para Implantação do Código Brasileiro de Governança Corporativa - Companhias Abertas - SP 2 CBGC Aumento do

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Governança Corporativa Aula 11: Governança Corporativa São José dos Campos, maio de 2011 Origem da expressão definição Governança (do francês gouvernance): sistematização

Leia mais

Direito Societário V. Prof. Henrique Subi

Direito Societário V. Prof. Henrique Subi Direito Societário V Prof. Henrique Subi 1 8.5. Acionista a) Deveres: - Integralização das ações subscritas constituição em mora de pleno direito, podendo a companhia executar a dívida e/ou mandar vender

Leia mais

Aspectos jurídicos do processo de investimento em uma empresa inovadora Ricardo Mafra

Aspectos jurídicos do processo de investimento em uma empresa inovadora Ricardo Mafra Aspectos jurídicos do processo de investimento em uma empresa inovadora Ricardo Mafra ricardo@coutosilva.com.br Av. Ataulfo de Paiva 1.235 > 4º andar > Leblon > 22440-034 > Rio de Janeiro > RJ > Brasil

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Mercado de Capitais Prof. Cláudio Alves O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão

Leia mais

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração EAD376 - Economia da Estratégia Teoria da Agência e Desempenho Incentivos nas Empresas Ref:Besanko et al. A Economia

Leia mais

Seminário IBEF. Repensando o Novo Mercado

Seminário IBEF. Repensando o Novo Mercado Seminário IBEF Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno Repensando o Novo Mercado A Visão de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde Vice-Presidente Executivo São Paulo,

Leia mais

NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S.A. CNPJ Nº / NIRE Nº COMPANHIA ABERTA ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S.A. CNPJ Nº / NIRE Nº COMPANHIA ABERTA ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S.A. CNPJ Nº 00.108.786/0001-65 NIRE Nº 35.300.177.240 COMPANHIA ABERTA ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DATA, HORÁRIO E LOCAL: 15 de outubro de 2013, às 16:00 horas,

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÕES DE INFORMAÇÕES

POLÍTICA DE DIVULGAÇÕES DE INFORMAÇÕES POLÍTICA DE DIVULGAÇÕES DE INFORMAÇÕES *ATA DE APROVAÇÃO Diretriz de Gestão aprovada pelo Conselho de Administração da Eólica Mangue Seco 2 Geradora e Comercializadora de Energia Elétrica S.A. ( Eólica

Leia mais

Política institucional de governança corporativa. 1. Esta Política institucional de governança corporativa:

Política institucional de governança corporativa. 1. Esta Política institucional de governança corporativa: 1. Esta Política institucional de governança corporativa: a) é elaborada por proposta da área de Normas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação), entidade definida como

Leia mais

Governança corporativa nos esportes

Governança corporativa nos esportes Governança corporativa nos esportes 1 Agenda O que é governança, histórico e princípios Os agentes da governança e o processo decisório nos clubes esportivos 2 Reflexão...os investidores são uns tolos

Leia mais

Propósito 12/5/2005 2

Propósito 12/5/2005 2 1 Propósito Ser a principal referência nacional em governança corporativa. Conhecer, desenvolver e fomentar os melhores conceitos e práticas no Brasil, contribuindo para o melhor desempenho das organizações

Leia mais

Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição. Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3

Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição. Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3 Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3 Agenda Ofertas Públicas de Distribuição de Valores Mobiliários Histórico das Ofertas Públicas no

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. 08.09.2016 1 Objetivo 1.1 A presente da BB Seguridade Participações S.A. ( Política ), aprovada na Reunião do Conselho de

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA: PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS MODELOS ANGLO-SAXÃO E NIPO-GERMÃNICO. VICTÓRIA, Lia¹; MAEHLER, Alisson².

GOVERNANÇA CORPORATIVA: PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS MODELOS ANGLO-SAXÃO E NIPO-GERMÃNICO. VICTÓRIA, Lia¹; MAEHLER, Alisson². GOVERNANÇA CORPORATIVA: PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS MODELOS ANGLO-SAXÃO E NIPO-GERMÃNICO. Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: VICTÓRIA, Lia Beatriz Gomes Lia Beatriz

Leia mais

POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSE

POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSE POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSE Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 DEFINIÇÕES... 4

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE AUDITOR INDEPENDENTE E DE SERVIÇOS EXTRA AUDITORIA

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE AUDITOR INDEPENDENTE E DE SERVIÇOS EXTRA AUDITORIA AUDITOR INDEPENDENTE E DE SERVIÇOS EXTRA AUDITORIA DA COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO COMGÁS Aprovada na reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada em 11 de Fevereiro de 2019. Sumário 1.

Leia mais

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P CADU WITTER REVISÃO Empresária Personificada Sociedade Não Empresária Não Personificada S/C C/P DIREITO EMPRESARIAL Cadu Witter Responsabilidade dos sócios LIMITADA ILIMITADA MISTA SOCIEDADE LIMITADA Regulamentada

Leia mais

1.2 O gigantismo e o poder das corporações, O processo de dispersão do capital, 67

1.2 O gigantismo e o poder das corporações, O processo de dispersão do capital, 67 Sumário Apresentação, 15 Prefácio à 7ª Edição, 17 Nota dos Autores, 21 1 O Agigantamento das Corporações e o Desenvolvimento da 1.1 Formação, desenvolvimento e evolução do capitalismo e do mundo corporativo,

Leia mais

Bovespa Mais Nível 2. promovendo alternativas para acesso ao mercado acionário

Bovespa Mais Nível 2. promovendo alternativas para acesso ao mercado acionário Bovespa Mais Nível 2 promovendo alternativas para acesso ao mercado acionário O Bovespa Mais Nível 2, criado em 2014, um dos segmentos especiais de listagem administrados pela BM&FBOVESPA, foi idealizado

Leia mais

MANUAL PARA PARTICIPAÇÃO EM ASSEMBLEIAS GERAIS DE ACIONISTAS. 189ª Assembleia Geral Extraordinária

MANUAL PARA PARTICIPAÇÃO EM ASSEMBLEIAS GERAIS DE ACIONISTAS. 189ª Assembleia Geral Extraordinária MANUAL PARA PARTICIPAÇÃO EM ASSEMBLEIAS GERAIS DE ACIONISTAS 189ª Assembleia Geral Extraordinária 09 de fevereiro de 2015 ÍNDICE 1. Mensagem da Administração... 3 2. Orientações para Participação na Assembleia

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DIRETORIA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DIRETORIA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM DIRETORIA DE INVESTIMENTOS Sumário 1. OBJETO E APLICAÇÃO DESTA POLÍTICA... 3 2. PRINCÍPIOS GERAIS... 3 3. EXERCÍCIO DA POLÍTICA DE VOTO... 4 4. SITUAÇÕES DE

Leia mais

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

POLÍTICA DE INDICAÇÃO DE MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, COMITÊS E DIRETORIA ESTATUTÁRIA

POLÍTICA DE INDICAÇÃO DE MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, COMITÊS E DIRETORIA ESTATUTÁRIA Página: 1/10 1. OBJETIVO, APLICAÇÃO E FUNDAMENTO 1.1. A presente Política de Indicação de Membros do Conselho de Administração, Comitês e Diretoria Estatutária ( Política ), aprovada na reunião do Conselho

Leia mais

Denominação da Companhia: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. ( ) Conselho de. ( ) Conselho Fiscal e ( ) Diretoria Administração

Denominação da Companhia: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. ( ) Conselho de. ( ) Conselho Fiscal e ( ) Diretoria Administração Negociação de es s pela própria companhia, suas controladas e coligadas Art. 11, 5º, I Instrução CVM nº 3582002 ( ) ocorreram somente as seguintes operações com valores mobiliários e derivativos, de acordo

Leia mais

ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A.

ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. CNPJ 61.532.644/0001-15 Companhia Aberta FATO RELEVANTE - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. ( Itaúsa ou Companhia ), em observância ao disposto no 4º do Art. 157 da Lei 6.404/76 e nas Instruções

Leia mais

EDIÇÃO ESPECIAL 31 de outubro de 2009

EDIÇÃO ESPECIAL 31 de outubro de 2009 EDIÇÃO ESPECIAL 31 de outubro de 2009 INTRODUÇÃO Conforme mencionado na nossa 1ª edição da Carta Quadrimestral (31 de agosto de 2009), um dos objetivos profissionais dos sócios da Jardim Botânico Investimentos

Leia mais

Assembléias Gerais Extraordinárias e Ordinária de 26 de abril de 2010

Assembléias Gerais Extraordinárias e Ordinária de 26 de abril de 2010 FUNDAÇÃO ITAUBANCO PARTICIPAÇÃO EM ASSEMBLÉIA DE ACIONISTAS Em cumprimento ao disposto na Resolução CGPC nº 23 de 06 de dezembro de 2006, a qual estabelece que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Prof. Cláudio Alves Conselho de Administração e Diretoria Administração da Companhia Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao

Leia mais

Oferta Pública Inicial de Ações ( IPO ) no Brasil

Oferta Pública Inicial de Ações ( IPO ) no Brasil Oferta Pública Inicial de Ações ( IPO ) no Brasil Palestrante: Ludmila Holtz março de 2016 Oferta Pública Inicial de Ações ( IPO ) no Brasil Agenda: 1. Introdução ao Mercado de Capitais; 2. Conceito geral

Leia mais

Oi S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta FATO RELEVANTE

Oi S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta FATO RELEVANTE Oi S.A. CNPJ/MF nº 76.535.764/0001-43 NIRE 33.300.29520-8 Companhia Aberta FATO RELEVANTE Aprovação pelos Acionistas da Telemar Participações de Medidas Antecipatórias dos Objetivos da Operação divulgada

Leia mais

Programa de Governança de Estatais

Programa de Governança de Estatais Programa de Governança de Estatais 30/06/2015 Confidencial Restrita Confidencial Uso Uso Interno X Público 1 Programa de Governança de Estatais Premissas: Credibilidade: A continuidade do desenvolvimento

Leia mais

Oficina de Ideias DRE Revisão do Novo Mercado

Oficina de Ideias DRE Revisão do Novo Mercado Oficina de Ideias DRE Revisão do Novo Mercado 7/10/2016 Confidencial Uso Interno Informação Pública Público 1 AGENDA O que é governança corporativa? O que é o Novo Mercado? Por que ele é tão importante?

Leia mais

Índice ADESÃO DO BANCO DO BRASIL AO PDGE... 4 ELEIÇÃO DE MEMBRO SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL... 6 MODELOS DE PROCURAÇÃO... 10

Índice ADESÃO DO BANCO DO BRASIL AO PDGE... 4 ELEIÇÃO DE MEMBRO SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL... 6 MODELOS DE PROCURAÇÃO... 10 Índice ADESÃO DO BANCO DO BRASIL AO PDGE... 4 ELEIÇÃO DE MEMBRO SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL... 6 MODELOS DE PROCURAÇÃO... 10 Banco do Brasil AGE 05/07/2017 1 Propostas da Administração e Demais Documentos

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA INSTITUTO EDUCACIONAL DE MONTE ALTO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE MONTE ALTO MBA em GESTÃO EMPRESARIAL GOVERNANÇA CORPORATIVA Quando você é um piloto, quando você compete, isso nunca sai

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA AULA 4 Prof. Wellington www.maestrocarreira.com.br 1 CONSULTA VISITA À NATURA 27/09 (terça-feira), 29/09 (quinta-feira) ou 24/09 ou 01/10 https://goo.gl/forms/cesrwmvwlqq0fvs02 2

Leia mais

INTRODUÇÃO. Definição e Objetivo. Princípios Básicos METODOLOGIA DE RATING DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

INTRODUÇÃO. Definição e Objetivo. Princípios Básicos METODOLOGIA DE RATING DE GOVERNANÇA CORPORATIVA INTRODUÇÃO A Governança Corporativa é o conjunto de relações entre a administração de uma instituição, seu conselho, seus acionistas e outras partes interessadas. Adicionalmente, pode ser entendida como

Leia mais

Ricardo Teles / Vale. Evolução da Governança Corporativa

Ricardo Teles / Vale. Evolução da Governança Corporativa Ricardo Teles / Vale Evolução da Governança Corporativa 1 A Vale vem implementando melhorias em sua governança corporativa desde o início de 2017 2 Pré-migração Novo Mercado Voto à distância A Vale adotou

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE VALORES MOBILIÁRIOS.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE VALORES MOBILIÁRIOS. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE VALORES MOBILIÁRIOS. 1. OBJETIVO Esta Política tem por objetivo estabelecer os requisitos

Leia mais

CÓDIGO DE GOVERNANÇA BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A.

CÓDIGO DE GOVERNANÇA BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. CÓDIGO DE GOVERNANÇA BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. Abril de 2013 1. INTRODUÇÃO 1.1 Governança corporativa é um conceito de gestão das organizações que abrange assuntos relativos ao poder de controle

Leia mais

Audiência Pública Evolução dos Segmentos Especiais

Audiência Pública Evolução dos Segmentos Especiais Audiência Pública Evolução dos Segmentos Especiais 27/06/2016 Audiência Pública 1 Cronograma de trabalho 15/06 RDE Apresentação do material a ser submetido à Audiência Pública 20/06 CVM Apresentação do

Leia mais

VALE: A CAMINHO DA TRUE CORPORATION

VALE: A CAMINHO DA TRUE CORPORATION VALE: A CAMINHO DA TRUE CORPORATION Teleconferência com investidores 20 de fevereiro de 2017 2 Vale: A Caminho da True Corporation Proposta dos Acionistas Controladores de Operação Societária para Viabilizar

Leia mais

Governança a Corporativa

Governança a Corporativa Governança a Corporativa Governança a Corporativa Rosely Gaeta Notas de Aula 01 e 02 todo conjunto de mecanismos que investidores não controladores têm à disposição para limitar a expropriação ão. Estes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação:

RESOLUÇÃO Nº Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação: RESOLUÇÃO Nº 3.308 Altera as normas que disciplinam a aplicação dos recursos das reservas, das provisões e dos fundos das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização e das entidades abertas

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE AUDITOR INDEPENDENTE E DE SERVIÇOS DE NÃO AUDITORIA COSAN S.A.

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE AUDITOR INDEPENDENTE E DE SERVIÇOS DE NÃO AUDITORIA COSAN S.A. POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE AUDITOR INDEPENDENTE E DE SERVIÇOS DE DA COSAN S.A. Aprovada na reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada em 29 de outubro de 2018. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

KROTON EDUCACIONAL S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta FATO RELEVANTE

KROTON EDUCACIONAL S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta FATO RELEVANTE KROTON EDUCACIONAL S.A. CNPJ/MF 02.800.026/0001-40 NIRE 31.300.025.187 Companhia Aberta FATO RELEVANTE A Kroton Educacional S.A. ( Companhia ) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral, em cumprimento

Leia mais

A disseminação da Governança Corporativa via Intranet. CPFL Energia

A disseminação da Governança Corporativa via Intranet. CPFL Energia 1 A disseminação da Governança Corporativa via Intranet CPFL Energia Marco da Camino A. Lopez Soligo Assessor de Governança Corporativa Junho de 2005 7º Encontro Nacional de Relações com Investidores e

Leia mais

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta. CNPJ nº / NIRE nº

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta. CNPJ nº / NIRE nº 14/05/2018 14:15 POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta CNPJ nº 16.670.085/0001-55 NIRE nº 3130001144-5 Av. Bernardo de Vasconcelos, nº 377, Bairro Cachoeirinha,

Leia mais

História e papel do IBGC no desenvolvimento da Governança Corporativa no Brasil. Heloisa Bedicks Leonardo Viegas. Lisboa, 2 de Junho de 2011

História e papel do IBGC no desenvolvimento da Governança Corporativa no Brasil. Heloisa Bedicks Leonardo Viegas. Lisboa, 2 de Junho de 2011 História e papel do IBGC no desenvolvimento da Governança Corporativa no Brasil Heloisa Bedicks Leonardo Viegas Lisboa, 2 de Junho de 2011 Nunca desperdice uma boa crise Maquiavel Hegel Rahm Emmanuel Hillary

Leia mais

COMISSÃO DE SECRETARIA DE GOVERNANÇA IBGC O Profissional de Governança Especificidades de Companhias Abertas Julho de 2018

COMISSÃO DE SECRETARIA DE GOVERNANÇA IBGC O Profissional de Governança Especificidades de Companhias Abertas Julho de 2018 COMISSÃO DE SECRETARIA DE GOVERNANÇA IBGC O Profissional de Governança Especificidades de Companhias Abertas Julho de 2018 Coordenadora: Iael Lukower Redatores: Annibal Ribeiro Lima Neto, Claudia Rockenbach

Leia mais

ABRARES Associação Brasileira de Responsabilidade Social. A Água de Minas

ABRARES Associação Brasileira de Responsabilidade Social. A Água de Minas ABRARES Associação Brasileira de Responsabilidade Social A Água de Minas A COPASA está presente em 613 cidades de Minas MG SP Concessão de Água: 406 municípios Concessão de Água e Esgoto: 207 municípios

Leia mais

Sumário. Página 2 de 6

Sumário. Página 2 de 6 POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS Aprovada na Reunião do Conselho de Administração de 28.06.2018 Sumário I. FINALIDADE... 3 II. ABRANGÊNCIA... 3 III. REFERÊNCIAS... 3 IV. DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS...

Leia mais

1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis Declaração do Diretor Presidente 2

1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis Declaração do Diretor Presidente 2 Índice 1. Responsáveis pelo formulário 1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis 1 1.1 Declaração do Diretor Presidente 2 1.2 - Declaração do Diretor de Relações com Investidores 3 1.3 - Declaração

Leia mais