A Função de Regulação do Stress

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Função de Regulação do Stress"

Transcrição

1 A Função de Regulação do Stress FORMAÇÃO Comunicação profissional Porto, Lisboa e Almancil CLINICAL NUTRICION DEVELOPMENT AND APPLICATIONS (CNDA)

2 A regulação do Stress Síntese dos resultados obtidos com o Potencial Sigma nos problemas de stress Fisiologia e problemática da função de regulação do stress - Considerações gerais - Aspectos específicos: Burnout Stress na pessoa idosa Stress pós-traumático Estratégia nutricional do produto: Potencial Sigma Conselhos nutricionais Protocolos

3 A resposta é inovadora, não é sedativa e permite ao organismo uma resposta adaptada ao estímulo e ao mesmo tempo uma vigilância e um relaxamento. Em casos de descompensações severas de stress com perturbações somáticas uma associação a uma dosagem ponderal macro nutricional permite uma normalização das perturbações sem sobredosagem nem competição de absorção nutricional.

4 O Potencial Sigma dá resposta ao conjunto das disfunções da função da regulação do stress, em todas as suas expressões: -perturbações neurovegetativas -ataques de stress -as perturbações espasmódicas -as perturbações centrais: alterações de humor, medo, angústia e suas consequências (desadaptação social e familiar.) O Potencial Sigma responde ao problema de stress, através de uma resposta micronutrional adaptada, que se decalca sobre a cascata fisiológica, numa estratégia que respeita a função de adaptabilidade ao stress e as repercussões sobre as outras funções, como a função cerebral, desintoxicação e imunidade.

5 Síntese dos resultados obtidos com o Potencial Sigma em problemas de Stress Duplo cego contra placebo Resultados: Após 8 semanas de acompanhamento, total diminuiu de 42.9% no grupo de micronutrição versus 19.7% no grupo placebo. 80% da população reage positivamente à micronutrição e 65.4% (53 pacientes) da população versus 35% ficam fora dos critérios de inclusão devido a um score de stress não patológico e são considerados como curados do seu stress. O que significa que a nível do seu perfil, não apresentam mais as fortes manifestações sobre um plano somático e central, e que ao nível quotidiano, não vivem mais como pessoas stressadas, desabilitadas sobre um plano psicofísico por este estado.

6 Síntese dos resultados obtidos com o Potencial Sigma em problemas de Stress Duplo cego contra placebo Duração do estudo: 8 Semanas Base: 158 Doentes que apresentam um stress generalizado 2 grupos (81micronutrição -77 placebos) Idade: idade média: 42.5 anos -69 homens -89 mulheres Critérios de inclusão: 18 pontos mínimos (3 sinais centrais e 3 somáticos) à escala Hamilton-stress (HAM-s). Exclusão: Doentes tendo tomado no ano anterior ansiolíticos ou antidepressivos e as mulheres grávidas. Medida e comparação do score total nos 2 grupos após 8 semanas.

7 Resultados obtidos com Potencial Sigma Preparação de exame -Conferência: permite uma concentração e vigilância sem tensão cerebral nem descompensação neurovegetativa. Ataques de stress: diminuição das perturbações em 3 semanas. Perturbações do adormecer: em associação com o Potencial Épsilon permite uma relaxação e um adormecer fácil. Ataques de pânico: diminuição da intensidade dos ataques de pânico em algumas semanas, supressão em 50% dos casos.

8 Burn out: permite uma retoma do controlo emocional sem ruptura aquando dos primeiros alertas, na continuação encurta o tempo de recuperação. Stress da pessoa idosa: permite sem efeito iatrogénico uma adaptabilidade aquando do reentrar em instituições para idosos, diminui o número de recaídas e facilita o equilíbrio neurovegetativo que é frequentemente precário nesta idade. Colites espasmódicas: diminuição seguida de desaparecimento dos espasmos em 2 meses de tratamento.

9 Fisiologia e problemática da Função Regulação do Stress Considerações gerais sobre o fenómeno do Stress O stress está na origem dos pensamentos e das emoções que influenciam o sistema nervoso central e o sistema imunitário. O stress activa um circuito de estimulação sobre o eixo hipotálamohipófiso-suprarrenal e desencadeia assim uma cascata de reacções no conjunto do organismo: em especial, nas secreções dos neurotransmissores e nas hormonas que agem sobre diversos efectores periféricos dando origem a carências, elas mesmas geradoras de stress. Estas carências origina um stress na célula (que está carente),o que vai provocar de novo um sinal de alarme e de mobilização, ao qual a incapacidade de resposta vai de novo gerar stress, e fazer surgir um novo desequilíbrio neste círculo vicioso do stress.

10 No stress dá-se a descompensação porque um desequilíbrio das trocas iónicas, geradas pelos neuromediadores, se instala ao nível da célula; o número e a intensidade das solicitações levam-na a gastar as reservas nutritivas (oligoelementos, aminoácidos glicose, elementos de defesa antirradicalar ), criando uma carência. O Stress leva o organismo à incapacidade de se relaxar, e em seguida a gerar de novo tensão para provocar a reacção mais adaptada às situações que o solicitam.

11 O stress é indispensável na sua acção de adaptação instantânea e adequada às diversas situações vividas: é um factor de evolução. O stress é um factor vital para a actividade. Está na base da vigilância. Mas quando as exigências da situação excedem as possibilidades de a dominar, este mecanismo de hiperactividade torna-se a longo prazo disfuncional. Mobilização, concentração, rapidez e reactividade adaptada dependem do equilíbrio e a boa nutrição do sistema nervoso central e a função Stress. A micronutrição é ideal para manter o equilíbrio do sistema nervoso central e manter a troca de fluxos necessários para o cumprimento, gestão e controlo das situações vividas, uma combinação de calma, de concentração, de adaptabilidade e de reacção instantânea totalmente adequada.

12

13 Sinais funcionais de Perturbação de Adaptabilidade ao Stress Angústia Ansiedade-Sensação de tensão interior Dificuldades de concentração-perda de memória Irritabilidade-Fragilidade emocional Instabilidade Má capacidade de se mobilizar e de relaxar Adormecimento difícil Ataques de stress Perturbações neurovegetativas: palpitações, espasmos digestivos Perturbações hormonais: perturbação do ciclo menstrual Descompensação de doenças auto-imunes.

14 a. Burn-out Burn-out, Stress na Pessoa Idosa e Stress Pós-traumático - Actualmente o Stress atinge quase 6 em cada 10 trabalhadores. Não poupa nenhuma profissão, nenhum sector da empresa, do funcionário de limpeza ao quadro superior. O seu custo humano é considerável. O seu impacto económico também. Na Grã-Bretanha, considera-se que as afecções que lhe estão ligadas absorvem 10% do produto nacional bruto. - No mundo do trabalho, é um verdadeiro problema de saúde pública que é colocado e que interpela o conjunto da sociedade. Cada vez mais pessoas que até ao momento nunca tinham registado nenhum sinal premonitório entram brutalmente em descompensação de Stress: burn-out. - Esta descompensação pode ser evitada desde os primeiros sinais de Stress. A micronutrição permite controlar as desordens neurovegetativas, sem o efeito sedativo que vai obstruir a concentração cerebral.

15 b. Stress na pessoa idosa O stress é muito frequente na pessoa idosa e é geralmente subavaliado. Com a idade, a produção de serotonina declina e o limiar de intolerância ao stress diminui. O stress aumenta as perturbações de memória, e as insuficiências orgânicas fisiológicas em especial o défice imunitário e as complicações infecciosas. A micronutrição está perfeitamente adaptada às necessidades da pessoa idosa, pela sua eficácia e ausência de iatrogenia.

16 c. Stress pós traumático O stress pós traumático, excluindo traumatismos de guerra ou de catástrofes naturais, é encontrado frequentemente nas populações europeias: Traumatismos em vítimas de acidentes na estrada, ou de um acidente doméstico. Traumatismo após uma agressão. Traumatismo emocional: falecimento de um parente A micronutrição do stress permite, a par de um acompanhamento psiquiátrico ou psicológico, recuperar em alguns meses um equilíbrio emocional e evitar descompensações funcionais ou orgânicas.

17 Estratégia nutricional: Potencial Sigma A estratégia micronutricional exprime-se pela reunião dos actores que participam na cadeia do Stress, de modo que esta função de adaptação desempenhe o seu papel em todas as situações, e o organismo conserva a sua aptidão a manter-se calmo aquando de uma nova estimulação. A estratégia vai consistir em decalcar-se sobre a função tal como é articulada no organismo em situação não patológica. Esta fornece ao organismo uma nutrição que corresponde aos diferentes elos da cadeia, que vai poder compensar de uma maneira espontânea as carências geradas e/ou geradoras de stress, e activadoras do círculo vicioso e das descompensações do stress. A acção vai por conseguinte consistir em preencher a carência na origem da descompensação do stress celular, ponto de partida da cascata de reacções em cadeia, e a fornecer uma nutrição que tem em conta todos os elos da cadeia reaccional e procurar tornar disponíveis os elementos que poderiam ser necessários. Estes elementos serão captados e metabolizados ou não, em função das necessidades.

18 Estratégia geral: não reduzir o nível de reactividade para solicitar menos o sistema, mas reforçar a capacidade do organismo à reactividade. Potencial N Sigma permite, através do contributo de microelementos, a auto-regulação do organismo perante um estado de Stress graças a: : 1.Regulação do Sistema Nervoso: Equilíbrio do canal iónico: Magnésio -Cálcio a fim de restabelecer o equilíbrio sempre perturbado no stress em detrimento do Magnésio que provoca uma hiperexcitabilidade incessantemente crescente Equilíbrio do funcionamento neuronal: Substâncias adaptativas: Laranjeira, Tília, Verbena, Ginseng, Amêndoa, Cereja Contributo em aminoácidos directamente ligados aos neuromediadores: Soja, Abacate, Painço Equilíbrio do sistema neuroendócrino: contributo do Zinco regulador da hipófise Acção antiespasmódica: Magnésio, Laranjeira, Tília, Verbena,Pêssego.

19 2) Nutrição da membrana celular neuronal: -Fósforo e fosfolípidos: Lecitina de Soja, Amêndoa -Ácidos gordos saturados e polinsaturados: Abacate, Soja, Amêndoa. 3) Manutenção do Sistema imunitário -Timo, Linfócitos: Zinco, Ginseng, Cereja. 4) Acção antirradicalar e Estimulação dos emunctórios: -Contributo de substâncias antirradicalares: Zinco, Manganês: Pêssego, Vitaminas A, C, E: Soja, Toranja, Hibiscus, Tília, Pêssego, Cereja. -Estimulação dos emunctórios Fígado, Rim, Intestino, Pele: Soja, Cynorrhodon, Abacate, Amêndoa, Toranja, Morango, Pêssego. Deste modo, não se procede pela redução do nível de reactividade do indivíduo para haver uma menor solicitação do sistema, mas sim pelo reforçar da capacidade de reagir (reactividade) do organismo.

20 Conselhos nutricionais Magnésio: frutos secos, marisco. Cálcio: lacticínios, amêndoas. Vitaminas B1 B6:cereais integrais. Taurina: ostra, carnes de origem animal. Vitamina C: citrinos, salsa. O chá: a L-teanina é um aminoácido que se encontra no chá e que tem efeito calmante. Esta aumenta os níveis de dopamina, pode elevar ou baixar os índices de serotonina e aumenta os índices do ácido gama-amino-butírico(gaba) no cérebro. Ómega 3: óleos de peixe dos mares frios. Fósforo: peixes.

21 Protocolos Micronutritionais Perspectivas de acontecimentos pontuais: entrevista de contratação, cartas de condução, conferências, mudança, intervenção dentária, intervenção cirúrgica, intervenção endoscópica: Potencial Sigma: 1 cápsula, 2 vezes ao dia, nos dias precedentes e 1 cápsula, 4 vezes ao dia, no dia do acontecimento. Períodos de exames, aprendizagem Potencial Sigma 1 cápsula, 2 vezes ao dia + Micronutrição cerebral: Potencial Kappa 1 cápsula, 2 vezes ao dia Stress descompensado: cansaço crónico, astenias matinais, perturbações do humor, repercussão sobre a esfera digestiva Potencial Sigma 1 cápsula, 3 vezes ao dia, durante 1 mês, seguidamente 1 cápsula, 2 vezes ao dia durante 1 mês Perturbações do adormecer (excesso de trabalho intelectual intenso, de ansiedade, episódio depressivo) Potencial Sigma 1 cápsula, 2 vezes ao dia + Micronutrição de reparação do sono: Potencial Épsilon 1 cápsula, 2 vezes ao dia.

22 Atrasos escolares numa criança com perturbações de agitação e do comportamento Potencial Sigma 1 cápsula, 2 vezes ao dia Colite espasmódica Potencial Sigma 1 cápsula, 2 vezes ao dia Manifestações severas, descompensações de grande função: patologias cutâneas: eczema, psoríase; descompensação de doenças autoimunes: tiróide, doença de Crohn Potencial Sigma 1 cápsula, 2 vezes ao dia + micronutrição da Imunidade, Potencial Alfa 1 cápsula, 2 vezes ao dia.

23 Protocolos micronutricionais e fitoterapêuticos Perspectivas de acontecimentos pontuais: entrevista de contratação, cartas de condução, conferências, mudança, intervenção dental, intervenção cirúrgica, intervenção endoscópica: Potencial Sigma 1 cápsula, 2 vezes ao dia nos dias precedentes e 1 cápsula, 4 vezes ao dia, no dia do acontecimento + L72. Períodos de exames, de aprendizagem Potencial Sigma 1 cápsula. 2 vezes ao dia + Micronutrição cerebral: Potencial Kappa 1 cápsula, 2 vezes ao dia Stress descompensado: cansaço crónico, astenias matinais, perturbações do humor, repercussão sobre a esfera digestiva Potencial Sigma 1 cápsula, 3 vezes ao dia, durante 1 mês e seguidamente 1 cápsula, 2 vezes ao dia, durante 1 mês + Relax + Magnésio + Crataegus Perturbações do adormecer (excesso de trabalho intelectual intenso, de ansiedade, episódio depressivo) Potencial Sigma 1 cápsula 2 vezes por dia + Micronutrição de reparação do sono: Potencial Épsilon 1 cápsula 2 vezes por dia + L72.

24 Atrasos escolares numa criança com perturbações de agitação e do comportamento Potencial Sigma 1 cápsula 2 vezes por dia + Magnésio Colite espasmódica Potencial Sigma 1 cápsula 2 vezes por dia + L28 Manifestações severas, descompensações de grande função: patologias cutâneas: eczemas, psoríase, descompensação de doenças auto imunes: tiróide, doença de Crohn. Potencial Sigma 1 cápsula 2 vezes por dia + micronutrição de Imunidade, Potencial Alfa 1 cápsula, 2 vezes ao dia + Relax compr.+ Magnésio.

25 ESCALA DE STRESS DE HAMILTON Cotação: 0: Ausente -1: intensidade ligeira -2: intensidade média -3: intensidade forte -4: intensidade máxima 1.Humor ansioso Apreensão -Espera do pior -Apreensão (antecipação com medo) Irritabilidade. 2. Tensão Sensação de tensão -Fadiga -Impossibilidade de relaxar -Reacção de sobressalto - Lágrimas fáceis Tremores e sensação de ser incapaz de permanecer num lugar. 3. Medo Do escuro -do desconhecido -de ser abandonado -Da circulação -da multidão. 4. Insónia Dificuldades de adormecimento -Sono interrompido -Sono não satisfatório com cansaço - Sonhos penosos -Pesadelos -Terrores nocturnos. 5. Funções intelectuais Dificuldades de concentração -memória deficiente. 6. Humor depressivo Perda de interesse -não ter mais prazer nos seus passatempos -Depressão -Variação de humor no próprio dia.

26 7. Sintomas somáticos gerais (musculares) Dores musculares -rigidez muscular - explosões musculares(sobressaltos) -agitação clónica - ranger dos dentes - voz insegura. 8. Sintomas somáticos gerais (sensoriais) Zunidos-Visão turva -sensações de calor ou de frio -Sensações de fraqueza Sensação de picadas. 9. Sintomas cardiovasculares Taquicardia -Palpitações -Dores no peito -Batimentos dos vasos sanguíneos -Sensações de síncope -Extra-sístole. 10. Sintomas respiratórios Peso no peito ou sensação de constrição -Sensação de sufocar -Suspiros Dispneia. 11. Sintomas gastrointestinais Dificuldades em engolir -gases -dispepsia (incómodo digestivo: dor, sensações de queimadura, enfartamento, pirose, náuseas, vómitos, vazio no estômago,) -Borborigmos -Diarreia -Perda de peso prisão de ventre. 12. Sintomas genital-urinários Micções frequentes -Urgências mictórias -Amenorreia -Menorragias -Impotência Frigidez. 13. Sintomas do sistema nervoso autónomo Boca seca -Corar-Palidez Tendência de sudação -Vertigens -Cefaleias de tensão.

27 Sinais funcionais de perturbação de adaptabilidade ao Stress Angústia-Ansiedade-Sensação de tensão interna. Dificuldades de concentração-perda de memória Irritabilidade-Fragilidade emocional-instabilidade Má capacidade de mobilizar-se e de distender-se. Adormecimento difícil. Ataques de Stress. Perturbações neurovegetativas: palpitações, espasmos digestivos. Perturbações hormonais: perturbação do ciclo menstrual. Descompensação de doenças autoimunes.

FUNÇÃO REPARAÇÃO DO SONO

FUNÇÃO REPARAÇÃO DO SONO FUNÇÃO REPARAÇÃO DO SONO FORMAÇÃO Comunicação profissional 2016 - Porto, Lisboa e Almancil CLINICAL NUTRICION DEVELOPMENT AND APPLICATIONS (EuroCNDA) Epidemiologia: Segundo um inquérito realizado em França:

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

SINAIS DE PERTURBAÇÕES FUNCIONAIS

SINAIS DE PERTURBAÇÕES FUNCIONAIS SINAIS DE PERTURBAÇÕES FUNCIONAIS FORMAÇÃO, Comunicação profissional 2016 - Porto, Lisboa e Almancil CLINICAL NUTRICION DEVELOPMENT AND APPLICATIONS (CNDA) FUNÇÃO VITALIDADE GERAL Astenia. Sexualidade

Leia mais

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017 13/11/2017 Ingredientes: Affron (Extrato seco de Açafrão com 3,5% de Lepticrosalides) Vitamina B6 Cobre Affron 100% Açafrão (Crocus sativus L.) geneticamente certificado Extrato com elevado teor de componentes

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP

Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP O nosso amiguinho do dia a dia: Estresse Você é estressada? 1. Sim, muito estressada, sou ansiosa e reajo

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico

Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico Palestra Realizada por Angela Lins SVM em Brasilia, Junho 2014 ESTRESSE O estresse pode ser causado por qualquer situação ou sensação

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho. humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos.

ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho. humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos. ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho A Ansiedade faz parte do espectro normal das experiências emocionais humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos. Dentro de certos limites,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL CONTRA A FIBROMIALGIA E SÍNDROME DEFADIGACRÓNICA (MYOS) APIFARMA / ASSOCIAÇÕES DE DOENTES NOTAS DE UMA PARCERIA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL CONTRA A FIBROMIALGIA E SÍNDROME DEFADIGACRÓNICA (MYOS) APIFARMA / ASSOCIAÇÕES DE DOENTES NOTAS DE UMA PARCERIA ASSOCIAÇÃO NACIONAL CONTRA A FIBROMIALGIA E SÍNDROME DEFADIGACRÓNICA (MYOS) APIFARMA / ASSOCIAÇÕES DE DOENTES V 4 APIFARMA / ASSOCIAÇÕES DE DOENTES b) Âmbito da Associação A Myos Associação Nacional

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Saúde Ano:10º Curso: Regular VOC Científico- Humanístico Profissional X Período Módulos Conteúdos Programáticos Instrumentos

Leia mais

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar?

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA Idade vs Riscos Psicossociais. Como actuar? Competitividade -Produtividade Competitividade Produtividade

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN I Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

Tratamento da Doença de Parkinson

Tratamento da Doença de Parkinson Tratamento da Doença de Parkinson 1 Doença a de Parkinson É uma perturbação degenerativa e progressiva do sistema nervoso que apresenta vários v sintomas particulares: Tremor em repouso Lentidão na iniciação

Leia mais

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos,

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos, Diretrizes Gerais de Abordagem das Somatizações, Síndromes ansiosas e depressivas Alexandre de Araújo Pereira Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Somatizações Transtornos Depressivos

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) [email protected] vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

DOSE EFEITO DO ETANOL

DOSE EFEITO DO ETANOL Alcoolismo Efeitos Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressoras assemelhamse às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

10 anos de Agenda Cultural. Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013

10 anos de Agenda Cultural. Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013 10 anos de Agenda Cultural Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013 Barbas de milho_poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. O chá dos cabelos

Leia mais

Suplementação. Introdução

Suplementação. Introdução Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VI Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN II Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CONTROLE DAS FUNÇÕES DO CORPO.BIOFEEDBACK As diversas funções do corpo humano são decorrentes de processos físico-químicos que continuamente ocorrem em aproximadamente 100 trilhões

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Em caso de dúvida, confirme com o seu médico antes de tomar Sibelium.

Em caso de dúvida, confirme com o seu médico antes de tomar Sibelium. Folheto informativo: Informação para o utilizador Sibelium 5 mg Comprimidos Dicloridrato de flunarizina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Psicologia do Adulto e do Idoso 2

Psicologia do Adulto e do Idoso 2 Psicologia do Adulto e do Idoso EDUCAÇÃO SOCIAL 1º Ano, 2º Semestre 2014/2015 SUMÁRIO: Aspectos psicofisiológicos do envelhecimento ASPECTOS GLOBAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS E FISIOLÓGICAS ALTERAÇÕES PSICOLÓGICAS

Leia mais

Alfuzosina PROVIP 5 mg comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato)

Alfuzosina PROVIP 5 mg comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) Folheto Informativo Alfuzosina PROVIP 5 mg comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) "Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

QUESTIONÁRIO PERCEPÇÃO CORPORAL

QUESTIONÁRIO PERCEPÇÃO CORPORAL QUESTIONÁRIO PERCEPÇÃO CORPORAL Stephen W. Porges, Ph.D. Copyright (c) 1993 O QUESTIONÁRIO PERCEPÇÃO CORPORAL tem 5 sub-testes: 1) Percepção ou Consciência do próprio corpo, 2) Reações do corpo em situações

Leia mais

11/11/2010. Galeno: séc II d.c: mulheres melancólicas X mulheres sanguíneas. mais susceptíveis ao desenvolvimento de câncer

11/11/2010. Galeno: séc II d.c: mulheres melancólicas X mulheres sanguíneas. mais susceptíveis ao desenvolvimento de câncer Galeno: séc II d.c: mulheres melancólicas X mulheres sanguíneas mais susceptíveis ao desenvolvimento de câncer 1 Muitos estudos vêm demonstrando que indivíduos com quadros depressivos ou quando submetidos

Leia mais

Anamnese de Pânico. Olhamos por si! Oficina de Psicologia

Anamnese de Pânico. Olhamos por si! Oficina de Psicologia Olhamos por si! Oficina de Psicologia Anamnese de Pânico Se sofre de perturbação de pânico, é útil preencher este histórico individual e trazê-lo consigo para a primeira consulta na Oficina de Psicologia.

Leia mais

Perturbações Afectivas

Perturbações Afectivas Perturbações Afectivas 1 Grupo das Grupo das Depressão endógena Mania endógena Equivalentes afectivos Personalidades afectivas (hipertímica, depressiva, ciclotímica mica) 2 Incidência 1,5% da população

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae M aterna Ómega-3 + Gengibre + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher grávida Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras MATERIAL COMPLEMENTAR Teste Seus Chakras IMPORTANTE: Este teste tem como objetivo a percepção de si mesmo e o autoconhecimento. FUNCIONAMENTO A seguir você verá uma tabela com os principais sintomas de

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 1 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Constituído por um grupo de órgãos, algumas vezes referidos como glândulas endócrinas ou de secreção interna. Estas

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO

A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS SERES VIVOS Carbono CHONPS Compõe as principais cadeias das moléculas orgânicas (lipídios, carboidratos e proteínas) presentes em nosso

Leia mais

O meu historial de pânico

O meu historial de pânico O meu historial de pânico Oficina de Psicologia www.oficinadepsicologia.com Anamnese de Pânico Nome: Idade: Data: Duração da perturbação de pânico (anos): Telemóvel: Estado civil: Profissão: Habilitações:

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

GAMA 1xDIA. Maio 2016

GAMA 1xDIA. Maio 2016 GAMA 1xDIA Maio 2016 GAMA 1xDIA MULTI Fórmula tudo-em-um. Contém nutrientes que contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Contém 40 nutrientes essenciais. Sem glúten. Adequado para vegetarianos.

Leia mais

Escolha uma vitamina OU um mineral e descreva:

Escolha uma vitamina OU um mineral e descreva: Escolha uma vitamina OU um mineral e descreva: D) risco de excesso e deficiência. VITAMINA E: a) Atletismo b) É antioxidante e actua protegendo a membrana celular; reduz e retarda lesões nos tecidos musculares;

Leia mais

Folheto Informativo. Terbinafina Terfil 250 mg Comprimidos

Folheto Informativo. Terbinafina Terfil 250 mg Comprimidos Folheto Informativo "Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. 1 Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. 2 Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. 3

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2016-2017 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE AUXILIAR DE SAÚDE DISCIPLINA: SAÚDE 12º ANO GESTÃO DO TEMPO: MÓDULO 8

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN III Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN IV Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

Isabel Piatti

Isabel Piatti Isabel Piatti [email protected] LIFE-BREATH MASSAGE Bem estar e qualidade de vida. Diminui estresse e potencializa resultados Isabel Piatti [email protected] DEFINIÇÃO DE ESTRESSE Estresse

Leia mais

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio.

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio. FOLHETO INFORMATIVO Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 12,5 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 25 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Cuidando do cliente com agravos respiratórios em urgência e emergência Introdução Em atenção às urgências, a insuficiência

Leia mais

Qigong a Arte de Respirar

Qigong a Arte de Respirar Qigong a Arte de Respirar A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Doenças do Sistema Nervoso

Doenças do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Doenças do Sistema Nervoso Alzheimer degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Rivastigmina Generis Phar

2. O que precisa de saber antes de tomar Rivastigmina Generis Phar Folheto informativo: Informação para o doente Rivastigmina Generis Phar 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 6 mg

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM ANSILOR 1 mg Comprimidos ANSILOR 2,5 mg Comprimidos Lorazepam Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

SIT Mindfulness Ficha de Inscrição Programa de 14/11/2016 a 19/12/2016

SIT Mindfulness Ficha de Inscrição Programa de 14/11/2016 a 19/12/2016 SIT Mindfulness Ficha de Inscrição Programa de 14/11/2016 a 19/12/2016 Nome: Data de Nascimento: NIF: Ocupação / Profissão: Telemóvel: Email: Morada: Nome e tel de pessoa a contactar em caso de urgência:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS Capítulo Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de diabetes mellitus. Descrever os mecanismos de descompensação

Leia mais

17/10/2010. Você tem certeza que isso é suficiente? Mirtallo et al., 2004; Sriram & Lonchyna, 2009; Visser, ANVISA, 2005; DRI Otten et al.

17/10/2010. Você tem certeza que isso é suficiente? Mirtallo et al., 2004; Sriram & Lonchyna, 2009; Visser, ANVISA, 2005; DRI Otten et al. ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR OS BENEFÍCIOS E MINIMIZAR OS RISCOS EM TN Aporte de vitaminas e minerais e Minerais: O Excesso e a Falta na Recuperação do Paciente Helena Sampaio Você tem certeza que isso é

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Wynn 1,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 3 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 4,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 6 mg Comprimidos

Leia mais

12ª e 13ª classes PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO E72. Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário

12ª e 13ª classes PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO E72. Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário E72 PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO 12ª e 13ª classes Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Disciplina de Educação Física Ficha Técnica Título Programas de Fisiologia Geral

Leia mais

Vertigens, desmaios e crises convulsivas. Prof. Sabrina Cunha da Fonseca Site:

Vertigens, desmaios e crises convulsivas. Prof. Sabrina Cunha da Fonseca   Site: Vertigens, desmaios e crises convulsivas Prof. Sabrina Cunha da Fonseca E-mail: [email protected] Site: www.profsabrina.comunidades.net Vertigens: Vertigem refere-se a diminuição da força, visão

Leia mais

Quando o Pânico domina

Quando o Pânico domina Quando o Pânico domina Vera Ramalho Psiquilibrios O ataque de pânico é considerado uma reacção de alerta do organismo, que pode ocorrer em situações externas, percebidas pelo indivíduo como ameaçadoras,

Leia mais

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Com o apoio O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Tipos de Tratamento 1. o Compreender a doença Depois de determinado qual o tipo de tumor, o seu médico irá

Leia mais

ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL

ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL Definição de homeostase Se entende como a manutenção do equilíbrio do meio interno do organismo, se dá por meio de uma série de sistemas

Leia mais

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SNA Via motora autônoma neurovegetativa nível subcortical simpática e parassimpática SNA SNA opera por reflexos viscerais sinais sensitivos de partes do corpo enviam impulsos ao

Leia mais

No Contexto Bioclimatológico, não se refere a um simples parâmetro ou conjunto de reações, mas sim a uma classificação do fenômeno;

No Contexto Bioclimatológico, não se refere a um simples parâmetro ou conjunto de reações, mas sim a uma classificação do fenômeno; ESTRESSE Conceito ainda é abstrato; No Contexto Bioclimatológico, não se refere a um simples parâmetro ou conjunto de reações, mas sim a uma classificação do fenômeno; Do inglês: STRESS; HANS SELYE (1936);

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae Aleitamento Ómega-3 + Silimarina + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher a amamentar Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XVIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos os problemas de saúde (Murray e Lopez, 1996) e a quarta

Leia mais

Classificação das Vitaminas

Classificação das Vitaminas Vitaminas Vitaminas As vitaminas são encontradas em plantas, sementes, grãos, frutas (produz vitaminas durante a fotossíntese) e carne de animais que consumiram esses alimentos. Classificação das Vitaminas

Leia mais

Doença neurodegenerativa caracterizada por um distúrbio crónico e progressivo do sistema nervoso central e tem inicio com a morte das células responsá

Doença neurodegenerativa caracterizada por um distúrbio crónico e progressivo do sistema nervoso central e tem inicio com a morte das células responsá Doença neurodegenerativa caracterizada por um distúrbio crónico e progressivo do sistema nervoso central e tem inicio com a morte das células responsáveis pela produção de dopamina; Sintomas Tremores Bradicinesia

Leia mais

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Asma Brônquica Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Conceito: Doença caracterizada por ataques agudos e recorrentes de dispnéia, tosse e expectoração tipo mucóide. A falta

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino

Fisiologia do Sistema Endócrino Fisiologia do Sistema Endócrino Hormônios hipofisários anteriores Hormônios hipotalâmicos: Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) Hormônio liberador de tireotrofina (TRH) Hormônio liberador de corticotrofina

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN X Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Principais constituintes dos alimentos Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Nutrientes e seus constituintes GLÍCIDOS ou HIDRATOS DE CARBONO Função: O seu papel principal é fornecer a

Leia mais

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Nos humanos sabemos que um acidente imprevisto p o d e c a u s a r d o r e sofrimento por muito tempo. A a n a t o m i a d o c ã o é basicamente igual

Leia mais

Alexandre de Araújo Pereira Psiquiatra, Msc, Doutorando em Medicina pela UFMG Professor do Curso de Medicina UNIFENAS - BH

Alexandre de Araújo Pereira Psiquiatra, Msc, Doutorando em Medicina pela UFMG Professor do Curso de Medicina UNIFENAS - BH Alexandre de Araújo Pereira Psiquiatra, Msc, Doutorando em Medicina pela UFMG Professor do Curso de Medicina UNIFENAS - BH PREMISSA: Circuitos cerebrais disfuncionais podem mediar sintomas psiquiátricos

Leia mais