Proporcionalidade e Semelhança Rodrigo Luiz Antoniazzi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proporcionalidade e Semelhança Rodrigo Luiz Antoniazzi"

Transcrição

1 Autor(es): Rodrigo Antoniazzi, Alcibíades Gazzoni, Ana Paula Canal, Leila B. Pincolini, Gilce A. Falkembach, Leandra Fioreze e Solange Fagan. e Semelhança Para Faça Ao experimentar você fazer várias a ampliações Carteira as diversas de ou reduções formas Identide, ampliação Joãozinho deve foto, tirar você uma foto verificou 3 x 4.. que muitas vezes Foi o em em rosto um um de laboratório Joãozinho e ficava e como achatado. a a foto foto tira é é digital, pediu para para ser ser envia por por . Gostando foto, foto, Joãozinho Joãozinho ampliá- amplia-la, la, testando as testando varias as formas varias de formas de O Uma Nesta usuário primeira tela, deverá aparecerá tela clicar deverá diversas nas extremides aparecer formas com de com uma ampliação s uma foto flechas para foto correspondentes o foto para desenvolvimento 3 o x 4, desenvolvimento podendo-se às dimensões s visualizar, ativides s ativides largura através e propostas. imagem, altura, respectivamente, ampliações maiores para observar na horizontal. como fica a foto amplia ou reduzi. Ao Ou Para você experimentar fazer verificou a Carteira que as o diversas rosto de de Identide, formas Joãozinho ampliação ficava Joãozinho alongado. deve foto, tirar você uma foto verificou 3 x 4.. que muitas vezes Foi o em rosto um de laboratório Joãozinho e ficava e como achatado. a a foto foto tira é é digital, pediu para para ser ser envia por por . Gostando foto, Joãozinho amplia-la, ampliá-la testando as varias formas de Nesta Num tela, segundo aparecerá momento, diversas a foto formas aparece de amplia. ampliação foto 3 x 4, podendo-se visualizar, através imagem, ampliações maiores na vertical.

2 e Semelhança Para Quando Faça você fazer duas várias a figuras ampliações Carteira são semelhantes, de ou reduções Identide, elas mantêm Joãozinho a deve mesma tirar forma uma foto e a 3 razão x 4. entre duas quaisquer Foi em um de laboratório suas e medis como a foto lineares tira correspondentes é digital, pediu para é sempre ser envia a mesma. por . Esta razão é conheci Gostando como Razão foto, Joãozinho Semelhança. Uma O Nesta usuário primeira tela, deverá clica são tela nas clicar apresentas deverá extremides nas aparecer extremides as mesmas com s uma flechas s imagens foto flechas correspondentes para o desenvolvimento tela anterior, às dimensões às com s o ativides adicional largura largura de e se e altura, conceituar propostas. altura, para respectivamente, o observar que são como figuras fica para semelhante a observar foto amplia como e apresentar fica ou reduzi. a foto cálculos amplia correspondentes ou reduzi. para encontrar a Razão de Semelhança. Ao A Para semelhança experimentar fazer a em Carteira Matemática as diversas de não Identide, formas siginifica ampliação apenas Joãozinho ter deve a mesma foto, tirar você uma forma foto verificou no 3 x sentido 4. que muitas usual, vezes mas Foi o também em rosto um de laboratório Joãozinho está liga ficava e como a achatado. a foto idéia tira de é proporcionalide. digital, pediu para ser envia por . Nesta Aqui, tela, com aparecerá as mesmas diversas imagens, formas é enfatizado de ampliação o conceito foto de 3 proporcionalide x 4, podendo-se visualizar, e é apresentado através o cálculo imagem, correspondente ampliações à maiores igualde na horizontal. entre as duas razões.

3 e Semelhança Faça Ou Para você fazer verificou várias a ampliações Carteira que o rosto de ou do reduções Identide, Joãozinho Joãozinho ficava alongado. deve tirar uma foto 3 x 4. Foi em um laboratório e como a foto tira é digital, pediu para ser envia por . O Uma Nesta usuário primeira tela, deverá aparecerá tela clicar deverá diversas nas aparecer extremides formas com de uma ampliação s foto flechas para correspondentes o foto desenvolvimento 3 x 4, podendo-se às dimensões s visualizar, ativides largura através e propostas. imagem, altura, respectivamente, ampliações maiores para observar na vertical. como fica a foto amplia ou reduzi. Ao Para Se na experimentar ampliação fazer a Carteira as foto diversas de uma de Identide, formas pessoa, ela ampliação Joãozinho aparece mais deve achata foto, tirar você uma ou foto verificou alonga, 3 x 4. que é porque muitas vezes alguma Foi o em rosto coisa um de saiu laboratório Joãozinho erra, ficava e pois como não achatado. a manteve foto tira a é proporcionalide digital, pediu para entre ser envia as medis por . altura e largura Gostando foto original foto, e Joãozinho Nesta tela, aparecerá a foto 3 x 4 e duas ampliações desta foto: uma com ampliação maior na vertical e outra com ampliação maior na horizontal. O intuito é que o aluno visualize que as ampliações não correspondem a ampliações fiéis foto original (3 x 4), não havendo portanto, proporcionalide entre as medis largura e altura.

4 e Semelhança Para Assim, Faça Ao experimentar você fazer para várias ser a ampliação ampliações Carteira as diversas ou de ou redução reduções formas Identide, fiel, ampliação Joãozinho não é suficiente deve foto, tirar ter você uma a foto mesma verificou 3 x 4 forma,. que muitas deve vezes também Foi o em rosto preservar um de laboratório Joãozinho a mesma ficava e como razão achatado. a entre foto tira duas é medis digital, lineares pediu para correspondentes ser envia por quaisquer. . O Uma Aqui, Nesta usuário primeira é tela, apresenta deverá aparecerá tela clicar deverá uma diversas nas ampliação aparecer extremides formas com fiel de uma ampliação s foto flechas para original correspondentes o foto desenvolvimento 3 x 4, estabelecendo podendo-se às dimensões s visualizar, ativides as relações largura através entre e propostas. imagem, altura, medis respectivamente, ampliações correspondentes maiores para observar na foto horizontal. original como e fica a foto amplia. ou Ao reduzi. clicar novamente na seta Avançar, aparecerá na tela o texto: Aplicações...(logo acima figura). Ao Ou Para Quando você experimentar fazer duas verificou a figuras Carteira que são o diversas rosto semelhantes, de de Identide, formas Joãozinho elas ampliação ficava Joãozinho mantêm alongado. a deve mesma foto, tirar forma você uma foto verificou e a 3 razão x 4. que entre muitas duas vezes quaisquer Foi o em rosto medis um de laboratório Joãozinho lineares ficava e como correspondentes achatado. a foto tira é é sempre digital, a pediu mesma. para Esta ser razão envia é conheci por . como Razão Gostando de Semelhança. foto, Joãozinho Num Nesta Na tela, segundo são aparecerá apresentas momento, diversas a foto mesmas formas aparece de imagens amplia. ampliação tela foto anterior, 3 x 4, com podendo-se o adicional visualizar, de se conceituar através o que imagem, são figuras ampliações semelhantes maiores e na apresentar vertical. os cálculos correspondentes para encontrar a Razão de Semelhança.

5 e Semelhança Para Faça Quando A semelhança você fazer duas várias a figuras em ampliações Carteira Matemática são semelhantes, de ou não reduções Identide, significa elas mantêm Joãozinho apenas ter a a deve mesma tirar forma uma foto e no a sentido 3 razão x 4. entre usual, duas mas quaisquer também Foi em um está de laboratório suas liga e medis como a a idéia foto lineares tira de correspondentes é proporcionalide. digital, pediu para é sempre ser envia a mesma. por . Esta razão é conheci Gostando como Razão foto, Joãozinho Semelhança. O Uma Aqui, Nesta usuário primeira com tela, deverá as são mesmas tela clicar apresentas deverá imagens, nas aparecer extremides as é enfatizado mesmas com uma s imagens foto flechas o conceito para correspondentes o desenvolvimento tela proporcionalide anterior, às com dimensões s o ativides e adicional é apresentado largura de se e o cálculo conceituar propostas. altura, correspondente respectivamente, o que são figuras à igualde para semelhante observar entre as como e duas apresentar fica razões. a foto cálculos amplia correspondentes ou reduzi. para encontrar a Razão de Semelhança. Na Ao Para semelhança experimentar foto fazer 3 a em x Carteira Matemática as 4, diversas devemos não Identide, formas siginifica ampliar ampliação apenas Joãozinho proporcionalmente ter deve a mesma foto, tirar tanto você uma forma foto verificou a largura no 3 x sentido 4. que quanto muitas usual, a altura, vezes mas Foi o para também em rosto um que de laboratório as Joãozinho está figuras liga sejam ficava e como semelhantes. a achatado. a foto idéia tira de é proporcionalide. digital, pediu para ser envia por . Nesta Aqui, com ativide, as mesmas o aluno imagens, deverá é enfatizado colocar, no o conceito espaço indicado, de proporcionalide a resposta que e é apresentado corresponde o à cálculo pergunta correspondente formula sobre à igualde a ampliação entre as duas foto 3 razões. x 4 para 6 x 8 e a multiplicação s medis originais por um mesmo número. Se o aluno responder de forma erra, o sistema fornecerá o seguinte feedback: Preste mais atenção! Este valor deve corresponder à Razão de Semelhança.

6 e Semelhança A Para Faça Ao seguir, experimentar você fazer vamos várias a ampliar ampliações Carteira as diversas a medi de ou reduções formas Identide, largura ampliação Joãozinho foto para deve 4,5 foto, tirar cm. você uma foto verificou 3 x 4. que muitas vezes Foi o em rosto um de laboratório Joãozinho ficava e como achatado. a foto tira é digital, pediu para ser envia por . O Uma Nesta usuário primeira tela, fase, deverá aparecerá temos tela clicar deverá a foto diversas nas original aparecer extremides formas (3 com de x 4) uma ampliação s e é foto flechas forneci para correspondentes o foto desenvolvimento a 3 medi x 4, podendo-se às largura dimensões s visualizar, ativides foto largura (4,5 através cm). e Pede-se propostas. imagem, altura, o respectivamente, valor ampliações medi maiores para altura observar na horizontal. para que como a foto fica a seja foto semelhante amplia ou à foto reduzi. 3 x 4, sendo que o aluno deverá preencher o espaço destinado para este fim. Se o aluno errar, o sistema fornecerá o seguinte feedback: Refaça os cálculos! Considere que você está trabalhando com figuras semelhantes. Se o aluno acertar, o sistema fornecerá o seguinte feedback: Resposta correta!, juntamente com os cálculos, a foto amplia e o botão com a possibilide de avançar na ativide. Ao Ou Para Pode-se você experimentar fazer verificou fazer a diversas Carteira que o diversas rosto ampliações de de Identide, formas Joãozinho ou ampliação ficava Joãozinho reduções alongado. deve foto, tirar 3 você uma x 4, foto de verificou forma 3 x 4. que a manter muitas a vezes semelhança Foi o rosto um entre de laboratório Joãozinho as fotos. ficava e como Insira achatado. a o foto valor tira é dimensão digital, pediu que está para faltando, ser envia para por mantermos . a semelhança Gostando com a foto, original. Joãozinho Num Nesta segundo tela, fase, aparecerá é momento, apresenta diversas a foto a foto formas aparece 3 x de 4 amplia. ampliação e as medis foto 1, 53 x x..., 4, podendo-se onde o aluno visualizar, deverá colocar através a medi imagem, altura ampliações para maiores que as fotos na vertical. sejam semelhantes. Se o aluno errar, o sistema envia um feedback.

7 e Semelhança Para Quando Faça Pode-se Na você foto fazer duas fazer várias 3 a figuras x ampliações diversas Carteira 4, são devemos semelhantes, ampliações ou reduções Identide, ampliar elas ou mantêm Joãozinho reduções proporcionalmente a deve mesma foto tirar 3 forma tanto uma x 4, foto de e a a forma largura 3 razão x 4. a entre quanto manter duas a quaisquer altura, semelhança Foi para um que entre de laboratório as figuras suas fotos. sejam e medis como Insira semelhantes. a o foto valor lineares tira correspondentes é dimensão digital, pediu que está para é sempre faltando, ser envia a mesma. para por mantermos . Esta razão a é semelhança conheci Gostando como a Razão foto, original. Joãozinho Semelhança. O Uma Nesta usuário primeira fase, ativide, tela, deverá se são tela o aluno clicar apresentas o deverá aluno acertar, nas aparecer deverá extremides as aparece, colocar, mesmas com uma em s no imagens outra foto flechas espaço para tela correspondentes o a indicado, desenvolvimento foto tela original anterior, a resposta às e com a dimensões s foto que o ativides amplia, adicional corresponde largura com se e o à conceituar pergunta propostas. botão altura, com formula respectivamente, o a que possibilide são sobre figuras para a de ampliação semelhante reiniciar observar as como e ativides. foto apresentar fica 3 x a foto 4 Se para cálculos amplia o 6 aluno x correspondentes 8 errar, e ou a reduzi. multiplicação o sistema para informa s encontrar medis como a originais feedback Razão de a por Semelhança. mensagem: um mesmo Refazer número. os cálculos, Se o aluno resposta responder incorreta!. de forma erra, o sistema fornecerá o seguinte feedback: Preste mais atenção!!! Este valor deve corresponder à Razão de Semelhanças. Se a reposta for correta (2), o feedback será: Resposta correta!!! e aparecerá a foto amplia com os cálculos e o botão de avanço (para continuar a ativide). Ao Para semelhança experimentar fazer a em Carteira Matemática as diversas de não Identide, formas siginifica apenas ampliação Joãozinho ter deve a mesma foto, tirar você uma forma foto verificou no 3 x sentido 4. que muitas usual, mas vezes Foi o também em rosto um de laboratório Joãozinho está liga ficava e como a achatado. a foto idéia tira de é proporcionalide. digital, pediu para ser envia por . Aqui, com as mesmas imagens, é enfatizado o conceito de proporcionalide e é apresentado o cálculo correspondente à igualde entre as duas razões.

Profissões X Matemática

Profissões X Matemática Profissões X Matemática Como utilizar: Caso ocorram dúvidas no decorrer do jogo, o botão Ajuda, poderá ser acionado a qualquer momento, pois ele traz orientações sobre como proceder em cada atividade.

Leia mais

Como utilizar o OA Decifrando mapas, tabelas e gráficos

Como utilizar o OA Decifrando mapas, tabelas e gráficos Como utilizar o OA Decifrando mapas, tabelas e gráficos Para dar início às atividades, no espaço indicado por, o usuário deve digitar o seu nome. Em seguida deve clicar em ou, sendo que ambos os comandos

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

Página Padrão Blog. 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme

Página Padrão Blog. 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme indicado na imagem abaixo. Imagem 2 Passo: Após você ter clicado em BLOG aparecerá uma tela que mostra algumas opções conforme indicado

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Criando site. Tutorial Webnode

Criando site. Tutorial Webnode Criando site Tutorial Webnode 1 Registrando Acesse o endereço: http://www.webnode.com.br/ e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie seu site. NOME DO SITE: artecsuz-nomedaescola 2

Leia mais

Passo 1. Instale o Mira Aula em seu celular

Passo 1. Instale o Mira Aula em seu celular Passo 1 Instale o Mira Aula em seu celular Se você tiver um celular da Motorola, LG, Samsung, Nokia, Semp Toshiba, Alcatel, Asus, ou algum modelo parecido com estes, siga os passos abaixo para instalar

Leia mais

Aplicativo Mobile Férias - Manual de Treinamento. Fabio Mac Cormick Dezembro/2016

Aplicativo Mobile Férias - Manual de Treinamento. Fabio Mac Cormick Dezembro/2016 - Manual de Treinamento Fabio Mac Cormick Dezembro/2016 Sumário 1. Gestor e Empregado - Download e Instalação 2. Empregado - Solicitação de férias via dispositivos móveis 3. Empregado - Consulta e Cancelamento

Leia mais

Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser.

Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser. Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser. Insira aqui o Código de sua empresa, que deverá ser fornecido pelos Gestores

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma

AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma 1- Acesso as Disciplinas Para acessar as disciplinas clique no nome da disciplina que aparecerá no local indicado na seta acima. 2- Mensagens Dará acesso

Leia mais

CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019

CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019 1 CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019 1 Acesse a página https://processoseletivo.ifsp.edu.br/ 2 - Caso já possua cadastro vá para o passo 8 (pag. 4) - se

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

BLOGS. Diários AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

BLOGS. Diários AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO BLOGS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Diários Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Diários 2. Como criar um Diário 3. Como editar e gerenciar um Diário 4. Como criar uma postagem no Diário

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Não envie este material para clientes Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando

Leia mais

BLOGS. Blogs AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

BLOGS. Blogs AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO BLOGS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blogs Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Blogs. 2. Tipos de Blogs 3. Como criar um Blog 4. Como editar e gerenciar um Blog 5. Como criar uma postagem

Leia mais

Como utilizar o OA Nas ondas do rádio

Como utilizar o OA Nas ondas do rádio Como utilizar o OA Nas ondas do rádio Para dar início às atividades, é necessário clicar em Caso ocorram dúvidas no decorrer do jogo, o botão ajuda indicado por, poderá ser acionado a qualquer momento,

Leia mais

Como utilizar o OA Nas ondas do rádio

Como utilizar o OA Nas ondas do rádio Como utilizar o OA Nas ondas do rádio Caso ocorram dúvidas no decorrer do jogo, o botão ajuda indicado por (?), poderá ser acionado a qualquer momento, pois ele traz orientações sobre como proceder em

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA

MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de Funções do Caixa. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos. AS

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP

MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP O Efix Competency é um software de simples utilização, acessado inteiramente pela internet. A - Acesso ao sistema F i g. 1 - O F Na Internet:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Curso de Noções Básicas sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Tutorial do Moodle Maio de 2011 1 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

Manual para Cadastro e Submissão de trabalhos

Manual para Cadastro e Submissão de trabalhos ENCONTRO CIENTÍFICO GEPRO GRUPO DE ESTUDOS EM PRODUÇÃO Manual para Cadastro e Submissão de trabalhos 1ª Etapa Cadastro no site Ao entrar na página inicial do site clique em acesso para logar no sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Passo a passo para o autodepósito de teses e dissertações na BDTD-FURG

Leia mais

Guia de Planejamento de Ações

Guia de Planejamento de Ações Guia de Planejamento de Ações É responsabilidade do Gerente da Loja e do Área Coach priorizar os pontos chave do Plano de Ação, concluir as questões de segurança alimentar significativas e considerar pelo

Leia mais

2 Passo: Clique em CONTINUAR no canto inferior direito da tela. Aparecerá a seguinte tela;

2 Passo: Clique em CONTINUAR no canto inferior direito da tela. Aparecerá a seguinte tela; Primeira Etapa 1 Passo: Acessar o site https://conectividade.caixa.gov.br (Conectar o Cartão com o Certificado Digital na leitora antes de acessar o link). Aparecerá a seguinte tela após a identificação

Leia mais

Solicitação de Serviço

Solicitação de Serviço Solicitação de Serviço Agenda Acesso ao módulo Cadastro de solicitação de serviço Tipos de serviços Pesquisa e edição de solicitação Visualização de relatório de solicitação de serviço Acesso ao Módulo

Leia mais

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio Ação PROEXT2015: Desenvolvimento e implementação de software educacional para a área de matemática, voltado para escolas de ensino médio da Rede Pública de Educação Básica dezembro de 2016 a novembro de

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AVALIAÇÕES AMBIENTE VIRTUAL - TESTE DE APRENDIZAGEM Criação de Testes Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Testes 2. Disponibilização do Teste na Área de Conteúdo 3. Como

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Teste de Conhecimento EAD Avaliador Voluntário para o Prêmio MPE Brasil Via Portal FNQ Tutorial para acesso ao teste de conhecimento para quem fez a CAPACITAÇÃO

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão Pearson Sistemas do Brasil

Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão Pearson Sistemas do Brasil Manual GA Mobile, Papel Aluno / 32 Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão.4. Pearson Sistemas do Brasil Manual GA Mobile, Papel Aluno 2/ 32 Manual Gerenciador de Aprendizagem Acessar o Programa Digital

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting TUTORIAL Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting Introdução O Dialux é uma poderosa ferramenta para simulação de projetos luminotécnicos e, para que o usuário possa explorar as inúmeras funções

Leia mais

Google Drive Formulários

Google Drive Formulários Google Drive Formulários Sumário Formulário de pesquisa com o Google Drive... 3 Criando o formulário... 3 Criando as perguntas... 4 Configurando a página de confirmação... 9 Adicionando conteúdo multimídia

Leia mais

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante.

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Manual de usabilidade Aluno Caro(a) Mestrando(a), Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Navegando pelos menus do PROFSAÚDE

Leia mais

Potencializando seu conhecimento

Potencializando seu conhecimento Potencializando seu conhecimento Para iniciar as atividades é necessário digitar o nome do usuário/equipe em e logo após clicar no botão indicado por. Caso ocorram dúvidas no decorrer do jogo, o botão

Leia mais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Caro aluno, nesta aula iremos retomar um importante assunto, já estudado em anos anteriores: o conjunto dos números reais. Frequentemente, encontramo-nos

Leia mais

Manual de Treinamento

Manual de Treinamento Manual de Treinamento Utilização do portal de Compras 1ª Parte Sistema Integrado de Governança Crescimento com excelência Introdução Caro Fornecedor, Buscando aperfeiçoar sua cadeia de suprimentos a Delta

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

#FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas

#FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas #FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas Registro de Usuário Tempo aprox.: 15 minutos Registro e Acesso Ao acessar solarsocial.net clique no botão Login para fazer seu registro e acesso no site Registro

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Confira a seguir o novo procedimento de acesso do seu contracheque.

Confira a seguir o novo procedimento de acesso do seu contracheque. 1 Os aposentados e pensionistas da Valia têm acesso rápido ao seu contracheque no próprio site da Fundação, no atendimento eletrônico do Disque Valia, por meio dos caixas eletrônicos ou pelos sites das

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

O sistema HIPISMO&CO é um sistema para realizar inscrições para eventos de Hipismo.

O sistema HIPISMO&CO é um sistema para realizar inscrições para eventos de Hipismo. O sistema HIPISMO&CO é um sistema para realizar inscrições para eventos de Hipismo. Neste passo-a-passo apresentaremos como ocorre todo o processo, desde o cadastro do usuário no Hipismo&Co, até a inscrição

Leia mais

Potencializando seu conhecimento

Potencializando seu conhecimento Potencializando seu conhecimento Como utilizar: Caso ocorram dúvidas no decorrer do jogo, o botão ajuda indicado por (?), poderá ser acionado a qualquer momento, pois ele traz orientações sobre como proceder

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

Carlos Roberto das Virgens

Carlos Roberto das Virgens 1 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET APOSTILA DA OFICINA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E MIDIÁTICOS Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais e recursos midiáticos. Carlos Roberto das Virgens OFICINA

Leia mais

Lab - Instalação do Windows 7

Lab - Instalação do Windows 7 5.0 5.2.1.5 Lab - Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamentos Recomendados Passo 1 Os seguintes

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

#FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas

#FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas #FaçaOBem Guia de Cadastro para Causas Registro e Acesso Ao acessar solarsocial.net clique no botão Login para fazer seu registro e acesso no site Registro e Acesso Clique em cadastre-se para se registrar,

Leia mais

APP INVENTOR. APP INVENTOR Exercício 1

APP INVENTOR. APP INVENTOR Exercício 1 APP INVENTOR APP INVENTOR Exercício 1 Exercício 1 O Objetivo é entender com executar uma ação, sendo esta consequência de uma ação anterior, ou seja, quando um botão for carregado, o texto apresentado

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede

SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede 11 Semear Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede Sumário 1 -

Leia mais

Atividade Questionário

Atividade Questionário Atividade Questionário A atividade questionário pode ser usada como uma prova virtual, podendo inserir diversos tipos de questões: associação, múltipla escolha, dissertativa, verdadeiro/falso. Para editar

Leia mais

Chave complementar em branco

Chave complementar em branco Chave complementar em branco Registrando o software rêmora São José, 16 de Abril de 2018 Após instalar o software rêmora, ao tentar registrar o produto o campo da chave complementar fica em branco. Para

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

Moodle. criatividade. possibilidades e. em minha sala de. aula. Atividades e Recursos

Moodle. criatividade. possibilidades e. em minha sala de. aula. Atividades e Recursos possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Questionário Parte III Configurando as questões no banco de questões República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade

Leia mais

APP INVENTOR. APP INVENTOR Exercício 1 Cálculo do IMC

APP INVENTOR. APP INVENTOR Exercício 1 Cálculo do IMC APP INVENTOR APP INVENTOR Exercício 1 Cálculo do IMC APP INVENTOR Página 1 01-) Abra sua seção do APP INVENTOR. Clique aqui para usar sua conta. Digite o e-mail que você criou para sua seção. Clique em

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Primeiros Passos.

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Primeiros Passos. Ambiente Virtual de Aprendizagem Primeiros Passos www.eadcetacvet.com.br Primeiro Acesso Este é um pequeno manual para que você possa interagir com o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da CETACVET.

Leia mais

L5000. Manual de Usuário. Pág 1

L5000. Manual de Usuário. Pág 1 L5000 Manual de Usuário Pág 1 Biometrus - Guia rápido - PassFinger 4040 Menu 1 ) VISÃO GERAL...3 2 ) CADASTRAR ADMINISTRADOR...5 3 ) REGISTRAR DIGITAL DO USUÁRIO...10 4 ) CONFIGURAR DATA/HORA...14 5 )

Leia mais

SEU USUÁRIO É O SEU NÚMERO DE MATRÍCULA, E SUA SENHA É A QUE VOCÊ USA PARA ACESSAR O PORTAL DO ALUNO. CASO NÃO TENHA A SENHA, SOLICITE NO

SEU USUÁRIO É O SEU NÚMERO DE MATRÍCULA, E SUA SENHA É A QUE VOCÊ USA PARA ACESSAR O PORTAL DO ALUNO. CASO NÃO TENHA A SENHA, SOLICITE NO MANUAL REMATRÍCULA REMATRÍCULA Entre no site da FAP: www.fapce.edu.br e faça login no sistema acadêmico TOTVS, no banner PORTAL DO ALUNO, (menu ao lado direito da página) ou pelo endereço https://portalacademico.fapce.edu.br/

Leia mais

1 Cadastro e Habilitação de usuários no Portal e-saj: Credenciador e Atermador

1 Cadastro e Habilitação de usuários no Portal e-saj: Credenciador e Atermador Introdução: Perfis Credenciador e Atermador O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no portal e-saj, passa a disponibilizar a atermadores a possibilidade

Leia mais

Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010

Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010 Manual do Produto Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010 Certificado Digital do tipo A3 e A1 - Cartão e Token Sistema: Microsoft Office 2010 - Agosto/2017 Configuração para Assinatura

Leia mais

Instrumentos Ópticos

Instrumentos Ópticos Instrumentos Ópticos Autor: Wellington Bueno Cunha Colégio Estadual Paulo Freire Guia do Professor Quem é que em sua infância ou adolescência não tenha tentado justapor duas lentes quaisquer com o objetivo

Leia mais

COMO ADICIONAR UM PRODUTO EM SEU PAINEL DE CONTROLE

COMO ADICIONAR UM PRODUTO EM SEU PAINEL DE CONTROLE COMO ADICIONAR UM PRODUTO EM SEU PAINEL DE CONTROLE Para você adicionar um produto em seu e-commerce, você deve ir até a aba de Produtos (localizada na coluna ao lado esquerdo do painel de controle) e

Leia mais

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA...

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA... Manual MAZK (Aluno) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um

Leia mais

1. Gmail. Como Criar Conta Passo a Passo

1. Gmail. Como Criar Conta Passo a Passo APOSTILA: 1. Gmail Como Criar Conta Passo a Passo Hoje em dia, já existem serviços gratuitos para criação e hospedagem de Blogs.Uma das possibilidades de serviço gratuito é o Blogger (www.blogger.com).

Leia mais

PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO

PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO Setembro de 2018 Criado por Gabriel de Oliveira Orsi 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acessando ao Moodle... 3 Modificando seu perfil... 5 Mudando a senha... 6 Mensagens...

Leia mais

Instalação do Aplicativo

Instalação do Aplicativo Seja bem-vindo ao manual de uso do aplicativo Anadem! Se você é um profissional da saúde e deseja aderir aos serviços de assistência jurídica no seu exercício profissional, este aplicativo facilita o processamento

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Roteiro em construção do objeto água

Roteiro em construção do objeto água Roteiro em construção do objeto água Título da animação: Armazenamento de Água Abertura do Objeto de aprendizagem Texto: Armazenamento de Água Arlindo José de Sousa Junior Figura: Virgínia Helena Ribeiro

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC INTRODUÇÃO Para atualizar os dados de sua empresa junto a Rede Petro-BC, você deve seguir os procedimentos abaixo. O cadastro está organizado em: Dados Principais, endereços, contatos, apresentação da

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho Preencher Formulário de Avaliação do Gestor Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Portal... 3 3. Consulta Histórico Avaliação de Competências... 5 4. Preencher formulárioo de avaliação... 6 2 1. Introdução

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS O envio do artigo para o 9º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação SIMEDUC deve ser realizado pelo endereço: .

Leia mais

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional.

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional. Sumário Agenda... 3 Agendamento... 4 Cadastro... 8 Ficha Paciente... 11 Histórico Clínico... 11 Fotos... 12 Cadastros... 14 Convênio... 14 Grupo... 15 Medicamento... 16 Modelos de Texto... 17 Motivo Agendamento...

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE SISTEMA DE AGENDAMENTO ELETRÔNICO SAÚDE OCUPACIONAL

MANUAL DO CLIENTE SISTEMA DE AGENDAMENTO ELETRÔNICO SAÚDE OCUPACIONAL MANUAL DO CLIENTE SISTEMA DE AGENDAMENTO ELETRÔNICO SAÚDE OCUPACIONAL ÍNDICE: A) PARA ACESSAR A PÁGINA DA SAÚDE OCUPACIONAL B) LOGAR A PÁGINA WEB C) REALIZAR UM EXAME ADMISSIONAL D) REALIZAR UM EXAME DEMISSIONAL,

Leia mais

Manual de Procedimento

Manual de Procedimento Manual de Procedimento StaWeb Versão 1.0 Santaconstancia Tecelagem Rua Soldado Amarilho Gonçalves Queiroz 77-02147-901 - São Paulo - SP - Brasil Tel. 55 11 2982-7800 - Fax 55 11 2201-4872 Manual de Procedimento

Leia mais

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE O ambiente virtual Moodle permite a criação de grupos e agrupamentos, sendo que um grupo é constituído por um conjunto de usuários, enquanto o agrupamento é constituído por

Leia mais

Modelagem de Carteiras. Carteiras de Couro

Modelagem de Carteiras. Carteiras de Couro Carteiras de Couro Carteira I Este modelo corresponde a carteira de formato retangular, dobrável e com divisões internas, para cédulas, cartões e documentos. Seus moldes são: Algumas indicações sobre os

Leia mais

Índice. Manual de Registro de Bicicletas

Índice. Manual de Registro de Bicicletas Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5 Dados da Bike...6 Proprietários...6 Dados da bike...6 Fotos...7 Informações e caracteristicas...7

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Sistema de Arborização Urbana Manual de utilização do sistema

Sistema de Arborização Urbana Manual de utilização do sistema 1 www.arborizacao.cetaba.org Sistema de Arborização Urbana Manual de utilização do sistema Parceiros: 2 SUMÁRIO I. Sobre o Sistema de Arborização Urbana página.03 - Objetivo do sistema página.04 - Quem

Leia mais

9ª Sessão. Avaliação de hipóteses SE Variáveis. Ruth Braga

9ª Sessão. Avaliação de hipóteses SE Variáveis. Ruth Braga 9ª Sessão Avaliação de hipóteses SE Variáveis Ruth Braga Vamos criar o jogo: Pedra; Papel ; Tesoura O objetivo é o jogador escolher pedra,papel ou tesoura, clicando na imagem correspondente. O dispositivo

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Mensagens 7 Blocos 8 Painel 9 Calendário 10 Arquivos Privados 11 Área da Disciplina 12 Mudança

Leia mais

Questionário: Questões Múltipla Escolha.

Questionário: Questões Múltipla Escolha. Questionário: Questões Múltipla Escolha. Esse exemplo se caracteriza por: Questões de múltipla escolha. Alternativas de resposta embaralhadas a cada nova tentativa. Feedback e correção para o aluno imediatamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Manual Operacional do Cilia-SMS

Manual Operacional do Cilia-SMS Department: Country: Brazil Manual Operacional do Cilia-SMS Manual de uso no envio de fotos via token SMS 05/05/207 INICIAL 2 TELA: ENVIO DE FOTOS Boas-Vindas PASSO Essa é a tela inicial do Cilia-SMS.

Leia mais

Tutorial Minha Escola SP

Tutorial Minha Escola SP SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO PLATAFORMA SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL (SED) Tutorial Minha Escola SP Versão: 2018.10.15 Sumário 1. Contexto... 3 2. Acesso para o Aluno(a)... 3 3. Acesso para

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda Tutorial Portal Clínica do Leite Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda TUT PC 005 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Tutorial de Acesso ao Portal da Clínica

Leia mais

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a),

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a), 1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD Caro(a) Aluno(a), Este tutorial tem o intuito de apresentar as orientações necessárias, que possam prevenir possíveis dificuldades no uso do ambiente virtual de aprendizagem.

Leia mais