Ética Pessoal, Profissional e Empresarial
|
|
|
- Danilo de Sintra Mascarenhas
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 Ética Pessoal, Profissional e Empresarial
3 Autores consultados Adolfo Sanchez Vasquez Antonio Lopes de Sá Aurélio B. Holanda Ferreira Bárbara Toffler Ernest Hemingway Francis J. Aguilar G. E. Moore Isidoro Pereira Jack Welch Jean Piaget João Del Anna John Kenneth Galbraith Josué Cândido da Silva Jung Mo Sung Ken O Donnell Lélio Lauretti Maria Cecília C. Arruda Maria de Souza Motta Marilena Chauí Mário Sérgio Cortella Nair de Souza Motta Peter Singer Pierre Weil Randy Pennington Robert Henry Srour Vanderlei Barros Rosas Vicente Falconi Campos E outros mais...
4 O que é Ética?
5 "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é,, mas que não é fácil de explicar, quando alguém pergunta. Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
6 ORIGENS εθος (pronunciamos êtos) = para designar "costume"[1] ηθος (pronunciamos étos) = para designar a índole, no sentido de caráter e temperamento natural da pessoa.[2] [1] PEREIRA, Isidro. Dicionário grego-português, português-grego. Braga: Apostolado da Imprensa, s/d, 7. ed., p [2] PEREIRA, I. o.c. p. 907.
7 ETIMOLOGICAMENTE Ética vem do grego "ethos, e tem seu correlato no latim "morale, com o mesmo significado: Conduta ou relativo aos costumes. Em função da origem, Ética e Moral são palavras sinônimas.
8 Mas... Ética é o conjunto de princípios e valores utilizados para responder três perguntas da vida: Quero? Posso? Devo? Moral é a prática da resposta.
9 PENSADORES SOBRE A ÉTICA: Sócrates, Platão, Aristóteles, Rousseau, Kant, Hegel, dentre outros.
10 Sócrates ( a.c.) considerou o problema ético individual como o problema filosófico central. Ética: todas as reflexões filosóficas deveriam girar sobre ela. Ninguém pratica voluntariamente o mal.
11
12 Platão ( a.c.) Alma é o princípio que anima ou move o homem. Divide-se em razão, vontade (ou ânimo) e apetite (ou desejos). Virtudes são funções desta alma e determinadas pela sua natureza.
13 Cada uma das partes da alma - e suas virtudes - está relacionada com uma parte do corpo. A razão se manifesta na cabeça A vontade no peito O desejo no baixo-ventre. Quando as três partes do homem agem como um todo, temos o indivíduo harmônico.
14 A harmonia entre essas virtudes constitui uma quarta virtude: a justiça. Como o homem é um animal social, a polis, Cidade-Estado, é o terreno para a vida moral. Ele buscou um Estado ideal, um Estado-modelo, utópico, constituído exatamente como o ser humano.
15 Assim, como o corpo possui cabeça, peito e baixo-ventre, também o Estado deveria possuir, respectivamente, governantes, sentinelas e trabalhadores. O bom Estado é sempre dirigido pela razão.
16 CORPO ALMA VIRTUDE ESTADO Cabeça Razão Sabedoria Governantes Peito Vontade Coragem Sentinelas Baixo-ventre Desejo Temperança Trabalhadores
17 Aristóteles ( a.c.) organizou a ética como disciplina filosófica. relação entre as normas e os bens ética individual e a social, vida teórica e prática classificação das virtudes
18 Sua concepção ética privilegia as virtudes: justiça, caridade e generosidade. Provocam sentimento de realização pessoal àquele que age para beneficiar a sociedade em que vive.
19 Para Jean Jaques Rousseau ( ), o homem é bom por natureza, a moralidade é obra divina e seu espírito pode sofrer um aprimoramento quase ilimitado. O homem nasce puro e bom, a sociedade é que o corrompe.
20 Kant ( ) negou a existência da bondade natural. Sua preocupação maior era estabelecer a regra da conduta baseada na substância racional do homem. Ele fez do conceito de dever ponto central da moralidade.
21 Um ato moralmente bom pode ser universalizável, de tal modo que os princípios seguidos possam valer para todos.
22 Para Friedrich Hegel ( ), somos seres indissociáveis. O ser humano vive o coletivo em todas as suas ações, associado aos seus costumes e manifestações sociais. A vontade coletiva guia ações e comportamentos. Norteiam nossos atos morais e determinam o cumprimento do dever.
23 Ética subjetiva, pessoal. Ética objetiva, social. Uma é consciência do dever. A outra é formada por costumes, leis e normas da sociedade. O Estado reúne os dois aspectos "totalidade ética".
24 ÉTICA: estágio mais avançado na evolução da consciência moral. Não é mais sinônimo de comportamento moral.
25 Normas do comportamento moral alteram-se por influência de fatores econômicos, sociais, têm limitações geográficas e temporais. O que não é moral hoje, poderá ser amanhã. Princípios da ética superam limitações de espaço e tempo: Justiça Compaixão Boa vontade Respeito pela vida Liberdade Responsabilidade Ética é reflexão sobre a Moral.
26 A Ética envolve a nossa capacidade de fazer a opção pelo BEM, com vontade, liberdade, consciência e responsabilidade.
27 O que é bom é imoral, é pecado ou engorda Ético, anti-ético, a-ético Moral, imoral, amoral Conduta no dia-a-dia conduta moral ética orienta essa conduta Amoral, utilizar equipamento a serviço da empresa; Imoral, fazer uso próprio sem autorização; Moral, usar equipamento para agregar valor à empresa. Semelhantemente, os princípios da sociedade ou grupo a que pertencemos determinam princípios éticos e anti-éticos que orientarão nossa conduta. Mas entendo que não existam princípios a-éticos, isto é, que não envolvam a ética.
28 Afinal, o que é ética? Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca...
29 Na Bíblia: Adão e Eva no paraíso Rei Davi e Betsabá Código de Hamurabi: Mesopotâmia, 1700 a.c. para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos, para resolver todas as disputas e sanar todos os ferimentos. (monólito, 2,5 m altura, 1,60 m circunferência na parte superior e 1,90 m na inferior)
30 Um teste... você recebeu um troco maior do que deveria e não devolveu; você bebeu demais em uma festa, além do limite legal, e volta dirigindo para casa; você encontrou uma brecha para sonegar imposto de renda e utilizou este artifício; o estacionamento do shopping está lotado, só há vagas reservadas a deficientes físicos e você estaciona em uma delas; você precisa de envelopes e canetas em casa e os pega na empresa em que trabalha;
31 você está voltando dirigindo, voltando para casa, cansado, às 9 horas da noite e as ruas estão quase vazias. Você passa pelos semáforos no vermelho ou excede os limites de velocidade em 20 km/hora para chegar em casa mais rápido. um amigo lhe oferece, de graça, uma cópia ilegal de um caro software de computador. Você aceita e o instala no seu computador. você vai pagar um almoço e o Caixa pergunta se você quer Nota Fiscal no valor das despesas. E você pede um valor maior. o recinto é fechado e de uso coletivo e você fuma. a prova escolar está difícil e você pesquisa um colega, ou seja, cola.
32 Como adquirimos nossos valores éticos pessoais? Tudo começa na infância...
33 Estrutura psíquica é formada por: Busca do prazer Fuga do desprazer Equilíbrio EGO EGO = Eu Eu SUPEREGO = Censura ID = Instinto Se consegue o que precisa = ok Formado por: família, escola, religião, cultura etc
34 Até +/- 7 anos de idade se forma o superego, que pode ser: LIGTH : pode tudo TIRANO : destrói, judia EDUCADOR : orienta e coloca limites Antes, os pais, a professora, o padre ou afins etc, moravam fora da criança. A partir da formação do superego passam a morar dentro dela, não tem como fugir. Começam aí as primeiras bases dos VALORES ÉTICOS DO INDIVÍDUO.
35 Os valores éticos mudam? Pessoas mudam, amadurecem e seus valores também Podem ser modificados em razão da mudança das bases que os sustentavam: novos aprendizados, novas amizades, experiências profissionais, experiências de vida marcantes etc. Não se atravessa o mesmo rio duas vezes (Heráclito).
36 Valores éticos funcionam como uma bússola para um indivíduo, orientando-o a proceder conforme um juízo de valor pré-adotado por ele mesmo
37 Limites no campo da ética pessoal Muito importante é o respeito que devemos ter à ética adotada pelo próximo, o respeito à dignidade humana e aos princípios de cada cultura.
38 Temos que estar sempre atentos para não invadir a liberdade do próximo, pois o que pode estar certo para você pode não estar para o outro.
39 Quanto ao respeito à liberdade do outro, entra aqui um conceito muito importante nos relacionamentos e nas práticas éticas ASSERTIVIDADE Relacionar-se assertivamente é respeitar o espaço do outro e fazer respeitar o seu espaço, eticamente. Uma frase: meu direito termina onde começa o seu.
40 O oposto de assertividade pode ser: PASSIVIDADE Deixo de exercer meus direitos e permito que o outro invada meu espaço
41 Ou AGRESSIVIDADE Abuso do meu direito, não respeito o direito do outro e invado o seu espaço
42 Sinceridade = não disfarça o erro. Sem cera, mel puro, geléia real, noção de pureza. A vida é muito curta para ser pequena (Benjamin Disraeli). A ética é a proteção da integridade, é a capacidade de ter princípios. O homem é um cadáver adiado (Fernando Pessoa). Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam (Rabelais) Se a gente pode e a gente quer, a gente deve (Cortella)
43 Para uma pessoa adotar os valores de uma empresa, ela não precisa abrir mão de seus valores pessoais.
44 Ética profissional A Ética Profissional é condição básica em nosso dia-a-dia. Respeitar os Clientes, os Colegas de Trabalho, a Empresa e a Sociedade. O objetivo do profissional diante do Mercado deve ser o de encantar seus clientes com a Qualidade de seus serviços, e principalmente, com Ética e Segurança.
45 Ética profissional Diversas profissões, em especial as liberais, têm seu código de ética ou de conduta. Administradores, advogados, contabilistas, psicólogos, médicos, dentistas etc
46 Ética profissional Basta ler... Conhecer... E seguir...
AULA 1 Ética Profissional e Empresarial
AULA 1 Ética Profissional e Empresarial 1º semestre Critério de Avaliações AV1 = P1 Atividade Avaliativa (3 pontos) + P2 - Prova (7 pontos) = Nota final da AV1 (13 a 17/04) Av2 Prova Integrada (27/05/2015)
Clóvis de Barros Filho
Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,
Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.
Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos
Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética
Analisa a ética enquanto influenciadora da conduta ideal e da conduta real dos indivíduos. Demonstra divergência doutrinária entre os conceitos de moral e ética, juízo de fato e juízo de valor e analisa
PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica
PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica Prof. Me. Renato R. Borges Aristóteles(IV a.c), Kant(1804) e Stuart Mill (1873). facebook.com/prof.renato.borges www.professorrenato.com
TEORIA DOS VALORES. Quais são os valores que você mais preza? Introdução
TEORIA DOS VALORES Quais são os valores que você mais preza? Introdução Os filósofos tentaram determinar a boa conduta segundo dois princípios fundamentais: considerando alguns tipos de conduta bons em
Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES
GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é
FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério
FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não
ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL
ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a
Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade.
O QUE É ÉTICA? Coleguismo Honra Sigilo Justiça Igualdade Zelo Responsabilidade Honestidade Competência Liberdade Respeito Lealdade Solidariedade Etimologia: Ética= ethos (grego) = costumes, modo de ser,
Ética como formadora de caráter pessoal e profissional. Kelin Valeirão IFISP/UFPel
Ética como formadora de caráter pessoal e profissional Kelin Valeirão IFISP/UFPel Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso?
Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP
Ética e Organizações EAD 791 Prof. 30/Agosto/2017 FEA USP Aula de Hoje 30/08 1) Origens da Ética (Sócrates, Aristóteles) 2) Razão, Necessidade, Desejo, Vontade 3) Ética e Psicanálise Referências CHAUÍ,
Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro.
Ética Ética profissional e sigilo profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA PROFISSIONAL E SIGILO PROFISSIONAL Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de
Ética Profissional e Empresarial. Aula 2
Ética Profissional e Empresarial Aula 2 O Surgimento, a Origem! A ética é estudada, por grandes filósofos, desde a antiguidade! (IV A.C) Ética vem do Grego "ethos", que significa: costumes! Moral vem do
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,
1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,
DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA:
DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 3ª SÉRIE/EM TURMA: Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO
Platão, desiludido com a. escola de filosofia a Academia.
Platão era filho da aristocracia ateniense. Foi discípulo de Sócrates. Sua obra reflete o momento caótico pelo qual passou Atenas no decorrer de sua vida A crise da sociedade ateniense está ligada à guerra
Álvaro Luiz Montenegro Valls
Álvaro Luiz Montenegro Valls Formação: -Doutorado em Filosofia (1981) Atuação profissional: - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. São Leopoldo - RS Linha de pesquisa: Sistemas éticos
FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo
FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;
Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume).
1 Ética e Moral: Ética Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). Heidegger: morada do ser. 1 Ética e Moral: Ética Conceito de Ética: É a ciência
ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP
ÉTICA PROFISSIONAL Curso de Engenharia UNIP O QUE É ÉTICA? O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser entendida também
22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes
Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar
Fundamentação da ética
Fundamentação da ética Objeto da ética Problemas: O que é a ética? Que tipo de problemas ela tenta resolver? Por que o ser humano deve ser guiado pela ética e não pelos instintos? Que elemento nos distingue
Metafísica & Política
Aristóteles (384-322 a.c.) Metafísica & Política "0 homem que é tomado da perplexidade e admiração julga-se ignorante." (Metafisica, 982 b 13-18). Metafísica No conjunto de obras denominado Metafísica,
Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP
Ética e Organizações EAD 791 Prof. 25/Outubro/2017 FEA USP Ética Aula 25/10/2017 Deontologia Referências Sobre Deontologia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8 Cap. 6.
Teoria das Formas de Governo
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas Disciplina: Governo Eletrônico Teoria das Formas de Governo Equipe 2 Biancca Nardelli Schenatz Nair
Unidade I ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL. Prof. Aguinaldo Pereira Alves
Unidade I ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Prof. Aguinaldo Pereira Alves Introdução Por que aprender Ética hoje? Uma sociedade em crise de princípios e valores. A cultura do relativismo: a) Niilismo. b) Hedonismo.
Ética. Doutrinas Éticas. Doutrinas Éticas. Doutrina. Histórico da Ética. Prof. Luiz A. Nascimento
Ética Prof. Luiz A. Nascimento Doutrina Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, filosófico, científico, etc. A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?
Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg
Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século
ÉTICA PROFISSIONAL e PROFISSIONALISMO
Centro Federal de Educação Tecnológica SC Florianópolis 06 de outubro de 2008 ÉTICA PROFISSIONAL e PROFISSIONALISMO Professor Tito Sena MORAL CIÊNCIAS FILOSOFIA ÉTICA JUSTIÇA LIBERDADE ETIMOLOGIA ÉTICA
Legislação e Ética Profissional
Legislação e Ética Profissional Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Formação e ficha profissional: Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Pregoeiro / Bolsa de
CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I
CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente
Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta
AAC Ética e Educação Teleaula 1 Prof. Me. Ademir Antonio Engelmann Apresentação do Professor Graduação: Filosofia, Puc/Pr Especialização: Gestão das Escolas Interdisciplinaridade na Ed. Básica Docência
Virtudes: conceito e classificação
Virtudes: conceito e classificação Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes
MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto.
MORAL E ÉTICA O homem é um ser dotado de senso moral. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. Senso moral se manifesta em sentimentos, atitudes, juízos de valor Moral vem
Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA.
Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA. Moral e Ética Diferenças Fundamentais 1ª PARTE ÉTICA E MORAL CONSIDERAÇÕES
DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA
DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA Seminário do ENADE Agronomia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária e Estética e Cosmética Profª. Ma. Denise Tatiane Girardon
Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates
PLATÃO Platão 432 347 a.c. Arístocles Platão (Amplo) Origem Aristocrática Um dos principais discípulos de Sócrates Platão foi o fundador da primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental, a
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. 9ª ed. São Paulo: Brasiliense, ISBN
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. 9ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. ISBN 85-11-01177-3. Edvaldo Rogério Santos Teixeira * Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo A ética
FILOSOFIA. Dos Gregos à Idade Média
FILOSOFIA Dos Gregos à Idade Média Revisando... Os mitos: Uma narrativa primordial; Trata dos fundamentos de uma cultura... das origens. Os Pré-Socráticos: A impossibilidade da verdade; A importância da
Responsabilidade Profissional
Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Responsabilidade Profissional
CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia
CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia O que caracteriza a consciência mítica é a aceitação do destino: Os costumes dos ancestrais têm raízes no sobrenatural; As ações humanas são determinadas pelos
PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02
PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer
O conceito ética. O conceito ética. Curso de Filosofia. Prof. Daniel Pansarelli. Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles
Curso de Filosofia Prof. Daniel Pansarelli Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles O conceito ética Originado do termo grego Ethos, em suas duas expressões Êthos (com inicial
Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho.
1 Ética Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. O que é a Ética? Como ramo da filosfia a ética tenta responder à pergunta: - Como viver? A partir
Kant e o Princípio Supremo da Moralidade
Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio MORAL E ÉTICA Etimologia Ética é originada
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo
Prof a TATHYANE CHAVES
Prof a TATHYANE CHAVES ÉTICA do grego = ethos = modo de ser ou caráter MORAL do latino = morales = relativo aos costumes Etimologicamente pode-se falar indistintamente de ÉTICA ou de MORAL ÉTICA conjunto
Filosofia (aula 20) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE
Filosofia (aula 20) Prof. de Filosofia SAE [email protected] Teorias Éticas - Antropocentrismo; - Reflexão Filosófica; - Ascensão da Burguesia; - Surgimento do Capitalismo; - Visa tornar-se senhor da
Introdução À Ética e a Moral. A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal( )
Introdução À Ética e a Moral A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal(1623-1662) Ética ou Filosofia Moral: Parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam
MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I
4 MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I MINISTRADA PELO PROFESSOR MARCOS PEIXOTO MELLO GONÇALVES PARA A TURMA 1º T NO II SEMESTRE DE 2003, de 18/08/2003 a 24/11/2003 O Semestre
ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE A BATALHA SANITÁRIA É UMA QUESTÃO SUPRA- PARTIDÁRIA; NENHUMA PESSOA, INSTITUIÇÃO, PARTIDO, AGRUPAMENTO,
Roteiro 16. Livre-arbítrio. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas
Roteiro 16 Livre-arbítrio FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Correlacionar o conceito de livre-arbítrio ao de ética, moral, vontade,
ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1
ÉTICA E MORAL O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 Ética e Moral são indiferenciáveis No dia-a-dia quando falamos tanto usamos o termo ética ou moral, sem os distinguirmos. Também
PERÍODO GREGO e Psicologia
PERÍODO GREGO e Psicologia De 700 a. C. ao início Era Cristã: (») Apogeu Conhecimento Humano :: Riqueza na Pólis (++) Produtos e Recursos O homem livre para se dedicar à Arte e Filosofia : Especulação
Platão e Aristóteles. Conceito e contextos
Platão e Aristóteles Conceito e contextos Conceito Antigo ou Clássico No conceito grego a política é a realização do Bem Comum. Este conceito permanece até nossos dias, mas como um ideal a ser alcançado.
AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso
AULA DE FILOSOFIA Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram
A intenção ética e a norma moral. Ética e moral
A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO
Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2
Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 1 1. O Corpo para os Antigos 1.1. Os mistérios do Orfismo A religião Órfica, também chamada de Orfismo. Uma das concepções mais clássicas do corpo humano,
Filosofia Política Clássica
Filosofia Política Clássica Antiguidade Clássica - Platão Platão - seres humanos são divididos em três almas ou princípios de atividades: alma desejante que busca a satisfação dos apetites do corpo; alma
Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C
Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início
PLATÃO E O MUNDO IDEAL
Introdução: PLATÃO E O MUNDO IDEAL - A importância do pensamento de Platão se deve justamente por conseguir conciliar os mundos: dos Pré-Socráticos, com suas indagações sobre o surgimento do Cosmo (lê-se:
FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator, Uma das mais antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII). Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai.
Jesus Cristo Pantocrator, Uma das mais antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII). Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai. FILOSOFIA CRISTÃ Unidade 01. Capítulo 04: pg. 53-54 Convite a Filosofia Unidade 08.
Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458
Sigmund Freud 1856-1839 Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Inconsciente Freud, no início do século XX, pôs em questão o otimismo racionalista. Fez descobertas que, até agora, continuam impondo
Como se define a filosofia?
Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores
Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.
Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos
Questão 2 Mostre a importância dos partidos políticos no processo de participação democrática brasileira.
Disciplina: Sociologia Data: / /2012 Professor(a): Celso Luís Welter Turma: 3º ano Tipo de Atividade: trabalho de recuperação Segmento: EM Valor: 6 pontos Etapa: segunda Nome do(a) aluno(a): Caro(a) Aluno(a),
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO
CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 040.3251.9 ÉTICA E CIDADANIA II 2ª 02 34 2º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS
MENSAGENS SERIE PARA VOCÊ HERNANDES DIAS LOPES SENTIMENTO DE CULPA
SERIE MENSAGENS PARA VOCÊ HERNANDES DIAS LOPES SENTIMENTO DE CULPA 2011 Hernandes Dias Lopes Preparação Rosa Maria Ferreira Revisão Raquel Fleischner João Guimarães Capa Maquinaria Studio Diagramação Sandra
Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA
Semiologia e semiotécnica I Prof.ª DANIELA GARCIA Valores éticos humanos Não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão, fazem uma distinção
Introdução à Ética, Moral e Virtude
Introdução à Ética, Moral e Virtude 1 Ano do Ensino Médio -3 Trimestre Professor: Me. Phil. Fabio Goulart [email protected] http://www.filosofiahoje.com/- http:// youtube.com/filosofiahoje https://www.facebook.com/filosofiahoje
Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015
Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode
Imperativo categórico no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES
Imperativo categórico no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES Kant: O formalismo moral e a deontologia. Immanuel Kant (1724-1804), além da Crítica da razão pura,
CONCEPÇÕES NÃO MARXISTAS DE ESTADO 14 de junho de 2011
CONCEPÇÕES NÃO MARXISTAS DE ESTADO 14 de junho de 2011 A VISÃO LIBERAL DO ESTADO Presentes nos autores liberais, jusnaturalistas e contratualistas como THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE e JEAN-JACQUES ROUSSEAU
É verso único. Sem segundo. Não tem frente nem verso; nem face nem dorso. Nem manifesta nem imanifesta, está por trás de todo o manifesto.
O universo não tem começo. Nunca terá fim. É verso único. Sem segundo. Não tem frente nem verso; nem face nem dorso. É um sem dois. O universo é a Vida manifesta. A Vida é. Nem manifesta nem imanifesta,
ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES:
ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES: uma análise conceitual Autor(a): Viviane Marinho Ferreira Coautor(es): Rosana de Fátima Oliveira Pedrosa Email: [email protected] Introdução
Auxiliar Administrativo
Auxiliar Administrativo INTRODUÇÃO Ter um bom auxiliar administrativo é fundamental para empresas e escritórios. Por dar apoio a vários setores, esse profissional é um dos responsáveis pelo bom funcionamento
ÉTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO E NA TECNOLOGIA. A Geografia Levada a Sério
ÉTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO E NA TECNOLOGIA 1 É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal. Mario Sergio Cortella 2 De carne estragada
ÉTICA E COMPORTAMENTO MORAL PROF. IVES ALEJANDRO MUNOZ
ÉTICA E COMPORTAMENTO MORAL PROF. IVES ALEJANDRO MUNOZ ÉTICA Nas origens da filosofia grega antiga a Ética é um tipo de saber normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações humanas. A Ética
Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso
Bem vindo à Filosofia Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram
Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor
Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva
Introdução a Filosofia
Introdução a Filosofia Baseado no texto de Ludwig Feuerbach, A essência do homem em geral, elaborem e respondam questões relacionadas a este tema. 1- Quem foi Feuerbach? PERGUNTAS 2- Qual é a diferença
1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).
Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar
Direito, Justiça, Virtude Moral & Razão: Reflexões
Direito, Justiça, Virtude Moral & Razão: Reflexões Maria de Assis Straseio * A obra do professor Moacyr Motta da Silva trata, com objetividade, em linguagem científica, de temas de interesse de pesquisadores,
O SER E A ILUSÃO. Moacir Amaral, Dia do Arcanjo Miguel.
O SER E A ILUSÃO Moacir Amaral, 2008. Dia do Arcanjo Miguel. Baseado nos aprendizados, estudos, percepções e compreensões vivenciadas junto com Theda Basso, apresentadas no livro Triângulos Estruturas
A ORIGEM DA FILOSOFIA
A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia
Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho
Aula 09 Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Filosofia Patrística (séc. I ao VII) Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João. Foi obra não só desses
ENTENDER PARA TRANSFORMAR. Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos
ENTENDER PARA TRANSFORMAR Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos I - PLENITUDE DOS TEMPOS 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu
IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari
IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 PSICOLOGIA: O ESPÍRITO 440 ( ) O Espírito começa, pois, só a partir do seu
BIOÉTICA. Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos
BIOÉTICA Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos A confusão que acontece entre os conceitos das palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos
