FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO"

Transcrição

1 FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade de Custos Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 3º semestre Professor: Período: Ementa da disciplina: Estudo da Contabilidade de Custos como uma área da Ciência Contábil que fornece a introdução à Contabilidade de Custos. Análise da Classificação e Nomenclatura de Custos, do Sistema de Custeamento, do Esquema Básico de Custos, da Implantação de Sistemas de Custos, e da diferença entre investimentos, custos e despesas. O aluno deverá ser capaz de: Gerais: - avaliar e controlar estoques: de materiais, de produtos em elaboração e produtos acabados; - efetuar os registros contábeis para os serviços e produtos nos estágios de produção em que se encontram; - demonstrar os impactos dos custos e demais gastos no resultado das empresas; - fornecer dados relacionados à formação do custo de produtos e serviços, no auxílio a tomada de decisão nas empresas. Conteúdo: INTRODUÇÃO Á CONTABILIDADE DE CUSTOS. Fundamentos de contabilidade de custos: o papel do contador na organização; Princípios Fundamentais de Contabilidade aplicados aos custos empresariais; CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DE CUSTOS TERMINOLOGIA DE CUSTOS. Classificação de custos diretos e indiretos; fixos e variáveis; outras nomenclaturas de custos: produtos em processo, custo dos produtos processados no período, produção acabada, custo disponível para venda, etc. O ESQUEMA BÁSICO PARA CONTABILIDADE DE CUSTOS DEPARTAMENTALIZAÇÃO CUSTOS PARA A VALORAÇÃO DE ESTOQUES E APURAÇÃO DO RESULTADO. Materiais diretos: controle, valoração e aspectos fiscais. Mão de obra direta: controle e valoração; Custos indiretos de fabricação: controle, rateio direto aos produtos, departamentalização, critérios de rateio; Contabilização dos custos de produção, custo do produto vendido e demonstração do resultado e estoques. PROBLEMAS DA PRODUÇÃO POR ORDEM. Custeio de Ordens e Encomendas. PROBLEMAS DA PRODUÇÃO CONTÍNUA. Custeio por processo e Equivalentes de Produção. PRODUÇÃO CONJUNTA. Custos conjuntos e problemas fiscais na avaliação de estoques industriais. Bibliografia Básica: MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 10ª edição, LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: Planejamento, implantação, controle. São Paulo: Atlas, 3ª edição, CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos, São Paulo: Atlas, 2010 LEÃO, Nildo Silva. Formação de Preços de Serviços e Produtos. Nobel, disponível em: Custos+e+Pre%C3%A7os&hl=pt- BR&sa=X&ei=DgUoUb_WFIWs9AS4nYFw&ved=0CE4Q6AEwBQ

2 Bibliografia Complementar: Critérios de Avaliação: HORNGREN, Charles T.; DATAR, Srikant M.; FOSTER, George. Contabilidade de custos. São Paulo: Person, 9ª edição, MAHER, Michael. Contabilidade de Custos: Criando Valor para a Administração. Tradução José Evaristo dos Santos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001 OLIVEIRA, Luís Martins De; PEREZ JUNIOR, José Hernandez. Contabilidade de Custos para Não Contadores. São Paulo: Atlas, p. SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa. Gestão de Custos. IBPEX, disponível em: contabilidade%20de%20custos&hl=pt- BR&pg=PP1#v=onepage&q=contabilidade%20de%20custos&f=false 1º bimestre: Avaliação Individual = 6 pontos Avaliação a critério do docente = 4 pontos 2º bimestre: Avaliação Individual = 6 pontos Avaliação a critério do docente = 2 pontos Avaliação Institucional = 2 pontos Com Prova Substitutiva Exame Final Avaliação Final Data: Assinatura do Professor: Assinatura do Coordenador: Programação Aula a Aula 1 a Aula: - Explicar os recursos, objetivos e a dinâmica da disciplina. - Explicar as diferenças da contabilidade financeira, de custos e gerencial. - Expor a importância da disciplina no mercado de trabalho. - Apresentar a contabilidade de custos, seus objetivos e finalidades. - Apresentação do conteúdo da disciplina. - Da contabilidade financeira à de custos; e à contabilidade gerencial; Importância da disciplina no mercado de trabalho. - Fundamentos da Contabilidade de Custos: Conceituação e finalidades da Contabilidade de Custos. - A Natureza, a Importância e Finalidade da Contabilidade de Custos. 2 a Aula: 3 a Aula: - Apresentar as terminologias utilizadas em custos. - Distinguir custos industriais, comerciais e de serviços. - Apresentar os princípios contábeis aplicáveis. - Terminologia de custos: - Distinções entre custo industrial, comercial e de serviços. - Princípios contábeis aplicáveis. - Seguir ainda na apresentação das terminologias, acompanhadas com a classificação de custos. - Conceituar e diferenciar: custos, despesas, investimentos, perdas e desembolsos. - Terminologia e Classificação em Custos: - Conceituação de custos; diferenciação entre custos, despesas, investimentos, perdas e desembolsos.

3 4 a Aula: 5 a Aula: 6 a Aula: - Apresentar o esquema básico da contabilidade de custos. - Efetuar a separação de custos e despesas. - Esquema básico da contabilidade de custos: - Separação de custos e despesas. Departamentalização. - Continuar na apresentação do esquema básico da contabilidade de custos. - Apresentar e efetuar a contabilidade de custos por departamentalização. - Esquema básico da contabilidade de custos: - Departamentalização; departamento e centros de custos. - Conceituar e registrar custos indiretos de fabricação. - Apresentar os critérios de rateios mais comuns. - Alocar os custos indiretos aos departamentos. -Registro de Operações de Custos Indiretos de Fabricação -Custos indiretos: controle e tratamento contábil; -A apropriação e a departamentalização dos custos indiretos. Departamento e Centro de Custos Critérios de alocação pelo custeio por absorção. Critério de rateio dos custos indiretos, Custos Comuns, Custos dos Departamentos, Influência dos Custos Fixos e Variáveis Importância da consistência nos critérios 7 a Aula: 8 a Aula: 9 a Aula: - Apresentar e definir custo de transformação e as suas diversas fases. - Custo de Transformação: O custo industrial. Distinções contábeis do custo de produção: custo da produção do período, custo da produção acabada e custo dos produtos vendidos. Custeio de estoques de produção em andamento. - Apresentar e conceituar: matérias- primas e outros componentes diretos. - Verificar o tratamento contábil dos impostos na aquisição de materiais diretos. - Apresentar os critérios de avaliação e custeio dos estoques. -Registro de Operações e Custos com Materiais: Matérias-primas e componentes diretos: O que integra o valor dos materiais. Aquisição, estocagem e consumo. Tratamento contábil dos impostos na compra de matérias-primas. Critérios de avaliação e custeio de estoques. - Apresentar e conceituar os custos de mão de obra direta. - Distinguir mão de obra direta e indireta. - Apurar a produção, considerando custos unitários, custos dos produtos vendidos, estoques de produtos acabados e apuração do resultado bruto operacional. - Registro de Operações e Custos com MOD:

4 10 a Aula: Instrumento Mão de obra direta: separação de mão de obra direta e indireta. Controle e avaliação. - Apuração da produção; custos unitários; CPV; Estoques de Produtos Acabados e apuração do resultado bruto operacional. Avaliação Primeiro bimestre. Matéria do primeiro bimestre. 11 a Aula: Devolutiva da prova Revisão do conteúdo aplicado 12 a Aula: 13 a Aula: 14 a Aula: 15 a Aula: 16 a Aula: - Apresentar e conceituar produção por ordem. Produção por ordem: custeio de ordens e encomendas. - Continuar na apresentação e conceito de produção por ordem e as encomendas de longo prazo Produção por ordem: encomendas de longo prazo. Apresentar e conceituar a produção contínua. Produção contínua: custeio por processo e equivalentes de produção. - Continuar na apresentação e conceito da produção contínua. Produção contínua: custeio por processo e equivalentes de produção. - Apresentar e conceituar a produção conjunta. Produção conjunta: custos conjuntos e problemas fiscais na avaliação dos estoques.

5 17 a Aula: 18 a Aula: Específicos Conteúdos - Continuar na apresentação e conceito da produção conjunta. Produção conjunta: custos conjuntos e problemas fiscais na avaliação dos estoques.. Avaliação segundo bimestre Matéria do segundo bimestre. 19 a Aula: Devolutiva de prova. Revisão do conteúdo aplicado. 20 a Aula: Revisão conteúdo ministrado no semestre. Classificação e Nomenclaturas Custo; Departamentalização; Custo Ordem e Contínuo e Custo para valorização do estoque..

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: CONTABILIDADE

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE DE CUSTOS I Código: CTB 202 CH Total: 60 horas Pré-Requisito: Contabilidade

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Gerencial Carga Horária: (horas/semestre) 50 horas Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Professor:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Contabilidade de Custos Código: Professor: Me. Arivaldo Ferreira de Jesus e-mail: CH Teórica: 80h Prática:

Leia mais

Teoria Exercício Laboratório

Teoria Exercício Laboratório PLANO DE ENSINO Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração - Turno: Vespertino Departamento Responsável: Departamento de Ciências Contábeis (DCC) Data de aprovação (Art.

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS AULA 6: CUSTEIO POR ABSORÇÃO PROF. CAROLINE CAMERA

CONTABILIDADE DE CUSTOS AULA 6: CUSTEIO POR ABSORÇÃO PROF. CAROLINE CAMERA CONTABILIDADE DE CUSTOS AULA 6: CUSTEIO POR ABSORÇÃO PROF. CAROLINE CAMERA CUSTEIO? Custeio: métodos utilizados para custeamento dos produtos fabricados. Automaticamente para compor o valor de estoque

Leia mais

4 h/a ------ 4 h/a 72 h/a ----- 72 h/a 4

4 h/a ------ 4 h/a 72 h/a ----- 72 h/a 4 Disciplina Curso Contabilidade e Sistemas de Custos Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br salomao.soares@cralmeida.com.br Carga Horária Semanal

Leia mais

Aula Nº 5 Custeio por Absorção

Aula Nº 5 Custeio por Absorção Aula Nº 5 Custeio por Absorção Objetivos da aula: O Custeio por Absorção é muito importante para os contadores, pois as empresas são obrigadas a apresentar suas demonstrações para o fisco utilizando-se

Leia mais

Carga horária semestral: 60h Distribuição de carga horária semestral Créditos: 4

Carga horária semestral: 60h Distribuição de carga horária semestral Créditos: 4 PLANO DE ENSINO Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Ciências Contábeis Departamento Responsável: Departamento de Ciências Contábeis (DCC) Data de aprovação (Art. n o 91): Docente

Leia mais

Teoria Exercício Laboratório

Teoria Exercício Laboratório PLANO DE ENSINO Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Ciências Contábeis Departamento Responsável: Departamento de Ciências Contábeis (DCC) Data de aprovação (Art. n o 91): Docente

Leia mais

Imprimir PDF. Selecione o cabeçalho PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Ementa

Imprimir PDF. Selecione o cabeçalho PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Ementa Itens do Plano de Ensino Ementa Sistema de Avaliação Cronograma Conteúdo Programático Procedimentos Metodológicos Bibliografia Básica Bibliografia Complementar Imprimir PDF Selecione o cabeçalho PLANO

Leia mais

CSA º C PLANO DE ENSINO

CSA º C PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA EMBED CorelDRAW.Graphic.12 Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001.

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Avançada II Carga Horária: (horas/semestre) 50 horas Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Professor:

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Semestre Letivo / Turno: 8º Semestre/Noite Disciplina: Controladoria Professor (a): Carga Horária Presencial: 50 aulas Período : Ementa da disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PROFESSOR (A) VALBERTONE CARVALHO DE ARAÚJO EMENTA

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PROFESSOR (A) VALBERTONE CARVALHO DE ARAÚJO EMENTA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO: 2018 Carga Horária: Disciplina: ANALISE DE CUSTOS CÓDIGO: Semanal: 2 horas Anual: 80 horas PROFESSOR (A) VALBERTONE CARVALHO DE ARAÚJO EMENTA

Leia mais

Gestão de Custos e Preços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa

Gestão de Custos e Preços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa PLANO DE ENSINO 2015 Gestão de Custos e Preços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa Desenvolvimento de uma avaliação gerencial relacionada a apuração de custos para formação de preço com margem de contribuição.

Leia mais

Contabilidade de Custos 2016/1

Contabilidade de Custos 2016/1 Professor Gleison de Abreu Pontes Bacharel em Administração de Empresas (Faculdade Politécnica de Uberlândia, 2007) Especialista em Finanças (Universidade Federal de Uberlândia, 2010) Mestre em Ciências

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS, 1. Parte II PRINCÍPIOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTOQUES, 15

SUMÁRIO. Parte I INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS, 1. Parte II PRINCÍPIOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTOQUES, 15 SUMÁRIO Parte I INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS, 1 CAPÍTULO 1 A CONTABILIDADE DE CUSTOS, A CONTABILIDADE FINANCEIRA E A CONTABILIDADE GERENCIAL, 3 1.1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM, 3 1.2 INTRODUÇÃO,

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade e Planejamento Fiscal e Tributário II Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 5º semestre

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Sumário Prefácio, xiii 1 Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços: Aspectos Introdutórios, 1 1.1 Evolução dos sistemas de apuração dos custos, 1 1.2 Empresas industriais, 3 1.3 Principais usuários

Leia mais

PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA

PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CURSO DISCIPLINA PROFESSOR Ciências Contábeis Contabilidade de Serviços Prof. Sérgio de Lima Rodrigues da Costa DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Avançada I Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Professor:

Leia mais

Aula 01. CIND Custos Industriais. 8o. Semestre. Engenharia de Produção Mecânica. Bibliografia Básica. Bibliografia Complementar

Aula 01. CIND Custos Industriais. 8o. Semestre. Engenharia de Produção Mecânica. Bibliografia Básica. Bibliografia Complementar CIND Custos Industriais Engenharia de Produção Mecânica 8o. Semestre Aula 01 Bibliografia Básica Eliseu Martins. CONTABILIDADE DE CUSTOS (Livro-texto). 9ª Edição. Editora Atlas. 2003 Masayuki Nakagawa.

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Aplicada a Const.Cívil Carga Horária 50 aulas Semestre Letivo: 5º Semestre Professor (a): Período: Ementa da disciplina:

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro de Ciências Jurídicas Econômicas CCJE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro de Ciências Jurídicas Econômicas CCJE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro de Ciências Jurídicas Econômicas CCJE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO - 2013-1 Semestre - Curso: Administração Disciplina: Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: DR JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: CONTABILIDADE DE CUSTOS Eixo tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS

Leia mais

Contabilidade Gerencial

Contabilidade Gerencial Contabilidade Gerencial Modulo 03 Sistemas e Métodos de Custeio Conceitos Preliminares Métodos de Custeio Custeio por Absorção Custeio Variável ou Direto (Marginal) Custeio Variável x Custeio por Absorção

Leia mais

PLANO DE ENSINO Contabilidade II

PLANO DE ENSINO Contabilidade II Contabilidade II Semestre: 2º Ementa Conteúdo Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: PLANO DE ENSINO 2015 Carga Horária: 50h Compreensão da importância das demonstrações contábeis nas entidades

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade e Planejamento Fiscal e Tributário I Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 4º semestre Professor:

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADO EM UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO DE NATAL- RN. Augusto Oliveira Diego Andrew Guilherme de Medeiros Thales Renan

CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADO EM UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO DE NATAL- RN. Augusto Oliveira Diego Andrew Guilherme de Medeiros Thales Renan CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADO EM UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO DE NATAL- RN Augusto Oliveira Diego Andrew Guilherme de Medeiros Thales Renan Agenda Introdução: Importância da Contabilidade de Custos

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. 7º semestre Professor:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. 7º semestre Professor: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Internacional Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo: 7º semestre Professor: Período: (semestre/ano)

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Internacional Carga Horária: (horas/semestre) 45 horas Semestre Letivo / Turno: 7º semestre/noturno Professor: Rodrigo

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014 Centro Paula Souza 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ - SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS

Leia mais

CUSTOS: ANÁLISE EM UMA EMPRESA METAL-MECÂNICA DE CAXIAS DO SUL

CUSTOS: ANÁLISE EM UMA EMPRESA METAL-MECÂNICA DE CAXIAS DO SUL CUSTOS: ANÁLISE EM UMA EMPRESA METAL-MECÂNICA DE CAXIAS DO SUL Marina Cappelletti Périco 1 Catherine Chiappin Dutra 2 Odir Berlatto 3 INTRODUÇÃO Esta pesquisa apresenta como tema central a Contabilidade

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Professor: Período:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Administração Fin. e Orçamento Empresarial I Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo: 5º Semestre

Leia mais

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

CUSTEIO POR ABSORÇÃO CUSTEIO POR ABSORÇÃO Franciele Duarte 1 Julie Barbosa 2 Paula Cardoso Santos 3 Robson Souza 4 Guilherme Pressi 5 Luciano Severo 6 RESUMO Neste artigo abordaremos o método custeio por absorção, que considera

Leia mais

CUSTEIOS. CUSTEIO significa apropriação de custos.

CUSTEIOS. CUSTEIO significa apropriação de custos. CUSTEIOS CUSTEIO significa apropriação de custos. Custeio por Absorção (Aceito pelos GAAP BR e Legislação do IR) Custeio por Departamentalização Custeio Variável Custeio ABC Custeio RKW Etc. 1 Estágio

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Contabilidade de Custos Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Custos : Origem, Evolução

Leia mais

Contabilidade de Custos e Gerencial

Contabilidade de Custos e Gerencial Contabilidade de Custos e Gerencial Administração Geral Prof. Flávio Smania Ferreira flavioferreira@live.estacio.br http://flaviosferreira.wordpress.com PLANO DE ENSINO Ementa: Contextualização da Contabilidade

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Contabilidade de Gestão

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Contabilidade de Gestão INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 26/10/2018 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 14/11/2018 Ficha de

Leia mais

ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS. Princípios da Contabilidade de Custos Finalidade; Objetivos e enfoque (gerencial, formal e aspectos legais) 18/02/2016

ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS. Princípios da Contabilidade de Custos Finalidade; Objetivos e enfoque (gerencial, formal e aspectos legais) 18/02/2016 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS Princípios da Contabilidade de Custos Finalidade; Objetivos e enfoque (gerencial, formal e aspectos legais) 18/02/2016 CONTABILIDADE X CUSTOS Contabilidade é a ciência que

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL. Aula 16. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE GERENCIAL. Aula 16. Prof.: Marcelo Valverde CONTABILIDADE GERENCIAL Aula 16 Prof.: Marcelo Valverde Plano de Ensino da Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL UNIDADE 5 - CUSTEIO VARIÁVEL 5.1 Conceito de margem de contribuição 5.2 Custeio variável 5.3

Leia mais

Métodos de Custeio. Prof. Alan S. Fonseca. Fonseca, Alan Sales da. Métodos de custeio / Alan Sales da Fonseca. Varginha, slides; il.

Métodos de Custeio. Prof. Alan S. Fonseca. Fonseca, Alan Sales da. Métodos de custeio / Alan Sales da Fonseca. Varginha, slides; il. Métodos de Custeio F676m Fonseca, Alan Sales da. Métodos de custeio / Alan Sales da Fonseca. Varginha, 2015. 19 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Contabilidade

Leia mais

Contabilização dos Custos Critério Simples

Contabilização dos Custos Critério Simples Contabilização dos Custos Critério Simples Pelo critério simples, os custos são contabilizados de forma sintética, por totais, deixando de mostrar a origem dos custos nos estoques dos produtos. No entanto,

Leia mais

PLANO DE ENSINO APURAÇÃO E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL: - Abordagem teórica sobre IPVA, IPTU e ITR. -Elaboração de memória de cálculo do IOF

PLANO DE ENSINO APURAÇÃO E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL: - Abordagem teórica sobre IPVA, IPTU e ITR. -Elaboração de memória de cálculo do IOF PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade e Planejamento Fiscal e Tributário II Carga Horária: (horas/semestre) 47 horas Semestre Letivo / Turno: 5º semestre noturno Professor:

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Contabilidade de Gestão

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Contabilidade de Gestão INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 28/10/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 16/12/2015 Ficha de

Leia mais

Sumário. Prefácio à 6 a edição, xv Apresentação, xvii Agradecimentos, xix

Sumário. Prefácio à 6 a edição, xv Apresentação, xvii Agradecimentos, xix Sumário Prefácio à 6 a edição, xv Apresentação, xvii Agradecimentos, xix 1 Conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade de Custos, 1 1.1 Natureza, importância e finalidade, 1 1.2 Objetivos da Contabilidade

Leia mais

Proposta de adaptação da contabilidade financeira para uso do custeio variável sem violar a legislação tributária

Proposta de adaptação da contabilidade financeira para uso do custeio variável sem violar a legislação tributária Proposta de adaptação da contabilidade financeira para uso do custeio variável sem violar a legislação tributária Leonardo José Seixas Pinto O custeio variável é, indubitavelmente, um excelente método

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL Profª Divane Silva Objetivos Gerais Desenvolver com os alunos conhecimentos necessários para as seguintes competências: Avaliar os fundamentos teóricos da contabilidade

Leia mais

Gestão de Custos. Mensuração de Custos. Aula 4. Organização da Aula. Contextualização. Prof. Me. Ernani João Silva

Gestão de Custos. Mensuração de Custos. Aula 4. Organização da Aula. Contextualização. Prof. Me. Ernani João Silva Gestão de Custos Aula 4 Mensuração de Custos Prof. Me. Ernani João Silva Organização da Aula Elementos básicos: materiais e mão de obra Avaliação dos estoques: métodos e controle Técnicas de apropriação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 206 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

TÍTULO: CUSTEIO VARIÁVEL X CUSTEIO POR ABSORÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TÍTULO: CUSTEIO VARIÁVEL X CUSTEIO POR ABSORÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: CUSTEIO VARIÁVEL X CUSTEIO POR ABSORÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 1- Contextualização. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 1- Contextualização. Prof.: Marcelo Valverde Aula 1- Contextualização Prof.: Marcelo Valverde Plano de ensino: Contabilidade de Custo e Gerencial UNIDADE 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS À CONTABILIDADE GERENCIAL 1.1 Contabilidade de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4 Disciplina Contabilidade Gerencial Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br salomao.soares@cralmeida.com.br Carga Horária Semanal Carga

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 133 de 04/10/2012 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTO E GERENCIAL. Aula 9. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTO E GERENCIAL. Aula 9. Prof.: Marcelo Valverde CONTABILIDADE DE CUSTO E GERENCIAL Aula 9 Prof.: Marcelo Valverde Plano de Ensino da Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL UNIDADE 05 Custeio Variável 5.1 Conceito de margem de contribuição 5.2 Custeio variável

Leia mais

[jenominaçãôdadi~êiplina ';.' FUNDAMENTOS DA MODELAGEM ECONÔMICO-FINANCEIRA

[jenominaçãôdadi~êiplina ';.' FUNDAMENTOS DA MODELAGEM ECONÔMICO-FINANCEIRA SERViÇO PÚBLICO FEDERAL PROGRAMA Código. ':?ic '.. c.... GERAL.DE DISCIPLINA [jenominaçãôdadi~êiplina ';.' FUNDAMENTOS DA MODELAGEM ECONÔMICO-FINANCEIRA AMB1095....Posição na Integralização:' 5 período...professor.

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE DE CUSTOS. Prof. Me. Alexandre Saramelli

Unidade I CONTABILIDADE DE CUSTOS. Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade I CONTABILIDADE DE CUSTOS Prof. Me. Alexandre Saramelli Tennis Ball Nancy Merkle - 2010 Introdução As atividades de negócios: Setor Comercial Setor Industrial Setor Serviços Introdução Contabilidade

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS. 7º semestre Eng. Produção. Prof. Luciel Henrique de Oliveira

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS. 7º semestre Eng. Produção. Prof. Luciel Henrique de Oliveira GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS 7º semestre Eng. Produção Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@fae.br Terminologia Contábil Prof. Luciel Henrique que Oliveira Gasto Sacrifício Financeiro para obtenção

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS

Leia mais

FORMULAÇÃO DE UM MODELO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO COM CARACTERÍSTICAS GERENCIAIS

FORMULAÇÃO DE UM MODELO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO COM CARACTERÍSTICAS GERENCIAIS FORMULAÇÃO DE UM MODELO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO COM CARACTERÍSTICAS GERENCIAIS Ochsendorf Leal, Luiz Antonio* Chagas de Lima, Suzana** Universidade Candido Mendes em Campos dos Goytacazes Rua Anita Peçanha,

Leia mais

1) Os valores a seguir foram extraídos dos registros contábeis de uma empresa industrial:

1) Os valores a seguir foram extraídos dos registros contábeis de uma empresa industrial: 1) Os valores a seguir foram extraídos dos registros contábeis de uma empresa industrial: 2) Uma indústria apresentou, no mês de fevereiro de 2013, os seguintes custos de produção: 3) Uma sociedade empresária

Leia mais

Métodos de Custeamento. Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame

Métodos de Custeamento. Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame Métodos de Custeamento Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame Método de Custeamento RKW ou Pleno e Integral Também denominado método de custeio pleno ou integral, foi desenvolvido na Alemanha no início

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Este é o método de custeio indicado para tomada de decisões, tais como:

Este é o método de custeio indicado para tomada de decisões, tais como: Fonte: Horngren Datar Foster bilidade de Custos Editora Pearson décima primeira Aula Adicional para complementação de Conteúdo - 08_11_2013 Custeio Variável Conceitos e Aplicações Custeio Variável (ou

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Semestre Letivo / Turno: 3º Semestre Professor: Período:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Semestre Letivo / Turno: 3º Semestre Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Bacharelado em Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Intermediária Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 3º

Leia mais

O Esquema Básico da Contabilidade de Custos. Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

O Esquema Básico da Contabilidade de Custos. Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. O Esquema Básico da Contabilidade de Custos 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Esquema Básico da Contabilidade de Custos SEPARAÇÃO DE CUSTOS E DESPESAS APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS DIRETOS AOS PRODUTOS E SERVIÇOS RATEIO

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Contabilidade Básica Gerencial Código: Professor: Me. Arivaldo Ferreira de Jesus e-mail: CH Teórica: 80h

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Análise de Custos. Prof.ª Rachel

Análise de Custos. Prof.ª Rachel Análise de Custos Prof.ª Rachel TERMINOLOGIA Terminologia Conceito de custos: São bens e serviços. Empregados na produção de outros bens e serviços. Terminologia Desembolsos Gastos Despesas Investimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL Nº 05/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORES REMUNERADOS PARA AS DISCIPLINA DE CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA FACULDADE DE

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso:Bacharelado em Administração Disciplina:Contabilidade Básica Gerencial Código: MAR06 Professor(a): Albenice Freire Nunes Lisbôa. e-mail: albenice.lisboa@fasete.edu.br

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE Tais Viali 1 Gisele Carina Pistore 2 INTRODUÇÃO A contabilidade de custos é uma ferramenta, fundamental para

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Teoria da Contabilidade Carga Horária: 50 horas Semestre Letivo / Turno: 4º Semestre Professor: Período: Ementa da disciplina: Gerais:

Leia mais

Sistemas de contabilidade

Sistemas de contabilidade Universidade Federal do Espírito Santo-UFES Centro de Ciências Jurídicas Econômicas-CCJE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Professor: Luiz Cláudio Louzada 2009/2s Sistemas de contabilidade Contabilidade

Leia mais

A PRODUÇÃO CONJUNTA: ASPECTOS RELEVANTES E CONCEITUAIS

A PRODUÇÃO CONJUNTA: ASPECTOS RELEVANTES E CONCEITUAIS A PRODUÇÃO CONJUNTA: ASPECTOS RELEVANTES E CONCEITUAIS Luiz Ivan dos Santos Silva Herval da Silva Moura Gilson Lima das Mercês Resumo: A produção conjunta se caracteriza por apresentar no processo de produção

Leia mais

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO E GESTÃO DE CAIXA Aula 2: Planejamento Orçamentário Empresarial. Autor: Rosilene Cristina Lazarim

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO E GESTÃO DE CAIXA Aula 2: Planejamento Orçamentário Empresarial. Autor: Rosilene Cristina Lazarim PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO E GESTÃO DE CAIXA Aula 2: Planejamento Orçamentário Empresarial Autor: Rosilene Cristina Lazarim AULA 2: PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO EMPRESARIAL Seção 1 Autor: Rosilene Cristina

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL. Aula 2- Unidade 01. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL. Aula 2- Unidade 01. Prof.: Marcelo Valverde E GERENCIAL Aula 2- Unidade 01 Prof.: Marcelo Valverde Plano de Ensino UNIDADE 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS À CONTABILIDADE GERENCIAL 1.1 Contabilidade de Custos x Contabilidade Gerencial

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Legislação Trabalhista Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 2º Semestre Professores:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS

Leia mais

Os Princípios Contábeis Aplicados Aos Custos das Atividades Rurais

Os Princípios Contábeis Aplicados Aos Custos das Atividades Rurais Os Princípios Contábeis Aplicados Aos Custos das Atividades Rurais Fabricio Conrado Demetrio Adriana Marques Dias Resumo: A contabilidade de custos teve sua ascensão com o advento das indústrias, pela

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2ha. Presencial. Osvaldo Plinio Storer Mestre

PLANO DE ENSINO. 2ha. Presencial. Osvaldo Plinio Storer Mestre UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi.

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi. 1 2 Os objetivos deste capítulo são: Ensinar a calcular o custo de um produto ou serviço por meio do sistema de custeio por absorção. Justificar os critérios utilizados nesse cálculo, identificando suas

Leia mais

Contabilidade de Custos

Contabilidade de Custos Contabilidade de Custos PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI Agenda Histórico e Contextualização Importância da contabilidade, histórico Evolução da contabilidade no Brasil O que é Contabilidade de Custos

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 9

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 9 Curso Preparatório Suficiência CRC Parte 9 Contabilidade Financeira Estoques Iniciais (+) Compras (-) Estoques Finais (=) Custo das Mercadorias Vendidas Método utilizado pré revolução industrial (século

Leia mais

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial; Contabilidade de Custos; Custeio Variável.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial; Contabilidade de Custos; Custeio Variável. ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE CUSTO X LUCRO X NÍVEL DE ATIVIDADE: um estudo da margem de contribuição e ponto de equilíbrio da empresa Opte Representações e Vendas Ltda Gardner Barbosa Costa (1) Bento Francisco

Leia mais

Gestão de Custos. Avaliação dos Custos. Aula 3. Organização da Aula. Contextualização. Contabilidade de Custo O Uso da Informação Útil

Gestão de Custos. Avaliação dos Custos. Aula 3. Organização da Aula. Contextualização. Contabilidade de Custo O Uso da Informação Útil Gestão de Custos Aula 3 Avaliação dos Custos Prof. Me. Ernani João Silva Organização da Aula Avaliação dos custos Ótica contábil Contextualização Ótica econômica Contabilidade de Custo O Uso da Informação

Leia mais

Gestão de Custos. Custo Contábil e Gestão. Aula 2. Organização da Aula. Contextualização. Contabilidade de Custo A Informação Útil

Gestão de Custos. Custo Contábil e Gestão. Aula 2. Organização da Aula. Contextualização. Contabilidade de Custo A Informação Útil Gestão de Custos Aula 2 Custo Contábil e Gestão Prof. Me. Ernani João Silva Organização da Aula Contabilidade de custo Evolução Terminologia básica Definição Natureza informacional Contextualização Contabilidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa

PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa Conteúdo Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: Introdução à Contabilidade, estudo de assuntos relacionados a noções

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS PROFESSOR: Salomão Dantas Soares TURMA: 4º CCN1

CONTABILIDADE DE CUSTOS PROFESSOR: Salomão Dantas Soares TURMA: 4º CCN1 Classificação de custos: custos diretos, custos fixos e variáveis. Separação entre custos e despesas Custos diretos e indiretos: Custos diretos São custos diretos aqueles relacionados diretamente com a

Leia mais

CUSTOS NO SETOR PÚBLICO

CUSTOS NO SETOR PÚBLICO CUSTOS NO SETOR PÚBLICO MANUAL DE APURAÇÃO DE CUSTOS Custos como ferramenta gerencial Todas as iniciativas dos legisladores e gestores públicos ao longo do tempo, quando trataram de custos na administração

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS

CONTABILIDADE DE CUSTOS CONTABILIDADE DE CUSTOS BENEDET, Fernando 1 CORREA, Michel Dias 2 RESUMO Com a economia atual em constantes mudanças e o mercado totalmente instável surge a necessidade em função de um mercado agitado,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Administração Semestre: 2º / 2013

PLANO DE ENSINO. Curso: Administração Semestre: 2º / 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Curso de Administração PLANO DE ENSINO Curso: Administração Semestre: 2º / 2013 Disciplina: Fundamentos

Leia mais