1) Condiz com o texto acima: Este é o perfume de que mais gosto que 3) O plural do substantivo composto está incorreto na alternativa:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1) Condiz com o texto acima: Este é o perfume de que mais gosto que 3) O plural do substantivo composto está incorreto na alternativa:"

Transcrição

1 RUMOR DA LÍNGUA HOJE Mais forte que os poderes do povo O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro parece estar saindo do reino do mito para entrar no mundo dos jogos perversos da biologia. Escrevendo um romance sobre o tema -, O sorriso do lagarto -, ele está convencido que mais forte que "os poderes do povo" são as possibilidades "de mapeamento e controle genético" da espécie. "Vamos poder interferir no destino dos homens", diz ele. "Esse é o último tapa na cara de Deus", desafia. 1) Condiz com o texto acima: a) Embora haja possibilidade de "mapeamento e controle genético da espécie", "os poderes do povo" são mais fortes. b) Porque a interferência no destino dos homens é impossível, João Ubaldo Ribeiro se precipita no mundo dos jogos perversos da biologia. c) A fim de permanecer envolvido com o reino do mito, o escritor baiano está escrevendo atualmente um romance intitulado "o sorriso do lagarto". d) À proporção que vai escrevendo "O sorriso do lagarto", é provável que João Ubaldo Ribeiro vá se retirando do reino do mito e se introduzindo nos jogos perversos da biologia. e) Se o "último tapa na cara de Deus" é a impossibilidade de interferência no destino dos homens, então o escritor baiano terá acertado em seu desafio. 2) Na frase, Este é o perfume de que mais gosto, a palavra que é classificada morfologicamente como: a) substantivo b) advérbio c) pronome relativo d) preposição e) conjunção subordinada 3) O plural do substantivo composto está incorreto na alternativa: a) o leva-e-traz - os leva-e-traz b) a manga-rosa - as mangas-rosa c) o beija-flor - os beija-flores d) o guarda florestal - os guarda-florestais e) o primeiro-ministro - os primeiros-ministros 4) Ele sempre demonstrou animosidade para com os mais jovens, sobretudo quando estes, inadvertidamente, dispõem-se a falar sobre temas tidos como polêmicos. Os termos sublinhados poderiam ser substituídos, sem prejuízo para o sentido da frase, por, respectivamente, a) impaciência, descuidadamente e improcedentes. b) intolerância, apressadamente e incontroversos. c) boa vontade, pressurosamente e delicados. d) tolerância, inocentemente e indevassáveis. e) má vontade, irrefletidamente e controversos. 5) A flexão de todos os verbos está correta na frase: a) Os policiais que os deteram, na manhã de ontem, há muito vêm agindo de modo arbitrário. b) Caso não ajam a tempo, pediremos que seja estendido o prazo de apresentação de seus documentos. c) Assim que reavermos nossas malas, remarcaremos as passagens. d) Os portões que se vêm nos casarões antigos detêm nosso olhar, tantos são os detalhes que neles surpreendemos.

2 e) Quando eles reverem o caso, haverão de chegar a novas conclusões. 6) Marque a frase que se completa com o segundo elemento do parênteses: a) A recessão econômica do país faz com que muitos (emigrem - imigrem); b) Antes de ser promulgada, a Constituição já pedia muitos (consertos - concertos); c) A ditadura muitos políticos de oposição; (caçou - cassou); d) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em (flagrante fragrante); e) O juiz expulsou o atleta violento (incontinenti- incontinente). 7) Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento dos parênteses: a) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas (tachas-taxas); b) Sílvio na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu); c) Para impedir a corrente de ar, Luís a porta (cerrou-serrou); d) Bonifácio pelo buraco da fechadura (expiava-espiava); e) Quando foi realizado o último? (censo-senso). 8) Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento do parênteses: a) A polícia federal combate o de cocaína (tráfego-tráfico); b) No Brasil é vedada a racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação); c) Você precisa melhorar seu de humor (censo-senso); d) O presidente antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo); e) O balão, tremelizindo para o céu estrelado (acendeu-ascendeu). 9) Há erro de colocação de vírgula em: a) É linda a igreja, mas sua beleza é realmente muito triste. b) Oh! não, disse a menina, eu te ensinarei a conhecer Deus. c) Ele prometeu fazer alguma coisa, e creio que o fará. d) Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade. e) Abaixou-se, examinou o solo, recusou continuar com os outros. 10) Identifique a alternativa incorreta quanto à classificação das figuras de linguagem. a) A metáfora está presente em: Deixa em paz meu coração / Que ele é um pote até aqui de magoa. (Chico Buarque) b) Existe uma metonímia em: Gostaria de tocar Chopin c) A antítese está presente em: Até quando, Roberta, abusarás de nossa paciência? d) Temos a figura da hipérbole em: Abram mais janelas do que todas as janelas que há no mundo. (Fernando Pessoa) e) Temos uma prosopopeia em: O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia. 11) O pleonasmo é a reiteração de uma mesma ideia por meio de uma superabundância ou repetição de palavras. Quando este recurso nada acrescenta e pode resultar de uma ignorância do sentido exato da palavra, temos um pleonasmo vicioso. Indique, dentre as seguintes alternativas, aquela em que o termo destacado pode ser considerado um pleonasmo vicioso.

3 a) Passagens, quero-as comigo! b) A plateia gostou do principal protagonista. c) Sei de uma criatura antiga formidável. d) Como são charmosas as primeiras rosas. e) Os altares eram humildes e solenes. 12) Marque a opção em que há uma metáfora: a) Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor. (Mario Quintana) b) Trata-se de uma pessoa que sempre falta com a verdade. c) Cada qual procurava cuidar de si mesmo. d) Caminhar para a morte, pensando em vencer na vida. e) Olhe, meu filho, os homens são como formigas. (Érico Veríssimo) 13) Assinale a concordância incorreta: a) Ontem faltou perto de dez pessoas homenageadas. b) Os professores ainda não chegaram c) Um enxame atacou o caçador d) Divulgou-se, a pedido de todos os interessados, o resultado. e) Não se prendem bandidos com carinho. 14) Cometeu-se erro de concordância: a) Vossa Eminência ansiais pelo fim da guerra? b) Quantos de vós falareis com o ministro? c) Hão de existir dias melhores... d) Hoje é dia 17 de dezembro de e) Mais de uma pessoa se ofenderam na festa. 15) "... entra na parte do colégio reservada às moças". mulheres homens diretoria crianças COMPLETAM adequadamente as lacunas: a) às - a - a - a b) a - a - à - às c) às - à - à - a d) a - à - a - à e) a - a - à à Raciocínio Lógico 1. Dado um número inteiro e positivo N, chama-se persistência de N a quantidade de etapas que são necessárias para que, através de uma seqüência de operações preestabelecidas a partir de N, seja obtido um número de apenas um dígito. O exemplo seguinte mostra que a persistência do número 7191 é 3: x1x9x1 6x3 1x8 Com base na definição e no exemplo dados, é correto afirmar que a persistência do número 8464 é: a) menor que 4 b) 4 c) 5

4 d) 6 e) maior que 6 2. Ao longo de uma reunião, da qual participaram o presidente de certa empresa e alguns funcionários, foram servidos 28 salgadinhos em uma bandeja. Sabe-se que: Todos os participantes da reunião sentaram-se ao redor de uma mesa circular; O primeiro a ser servido dos salgadinhos foi o presidente e, logo após ele, sucessivamente, todos os demais também o foram, uma a um, a partir da direita do presidente; A cada passagem da bandeja, as pessoas se serviram cada qual de um único salgadinho; Coube ao presidente ser servido do último salgadinho da bandeja. Considerando que as pessoas podem ter comido mais de um salgadinho, o total de participantes dessa reunião poderia ser: a) 4 b) 9 c) 10 d) 13 e) Seja X o menor número inteiro que multiplicado por 7 resulta em um número cujos algarismos são todos iguais a 5. O número X: a) é um número quadrado perfeito. b) é menor que c) é divisível por 9. d) é tal que o produto 7X tem 5 algarismos. e) tem a soma dos algarismos igual a Um funcionário de uma seção da Procuradoria da Justiça foi incumbido de colocar, nas cinco prateleiras de um armário, cinco tipos de documentos, distintos entre si. Para tal, recebeu as seguintes instruções: Em cada prateleira deverá ficar apenas um tipo de documento; Os processos a serem examinados deverão ficar em uma prateleira que fica acima da dos impressos em branco e imediatamente abaixo da dos relatórios técnicos; Os registros financeiros deverão ficar em uma prateleira acima da de correspondências recebidas que, por sua vez, deverão ficar na prateleira imediatamente abaixo da dos processos a serem encaminhados. Se ele cumprir todas as instruções recebidas, então, na prateleira mais alta deverão ficar: a) os processos a serem encaminhados. b) as correspondências recebidas. c) os registros financeiros. d) os relatórios técnicos e) os impressos em branco. 5. Para um verdadeiro entendimento, nem sempre é preciso concordar com tudo. O diálogo é proveitoso mesmo quando marcado por: a) amenidades. b) divergências. c) intolerâncias. d) exaltações. e) pausas. 6. Considere como verdadeiras as seguintes premissas: Se Alfeu não arquivar os processos, então Benito fará a expedição de documentos. Se Alfeu arquivar os processos, então Carminha não atenderá o público. Carminha atenderá o público. Logo, é correto concluir que: a) Alfeu arquivará os processos.

5 b) Alfeu arquivará os processos ou Carminha não atenderá o público. c) Benito fará a expedição de documentos. d) Alfeu arquivará os processos e Carminha atenderá o público. e) Alfeu não arquivará os processos e Benito não fará a expedição de documentos. 7. Teófilo foi a um caixa eletrônico retirar algum dinheiro e, no instante que foi digitar sua senha, não consegui lembrar-se de todos os quatro números que a compunham. Ocorreu-lhe então que sua senha não tinha algarismos repetidos, começava com o algarismo 8 e formava um número par. Quantas senhas poderiam ser obtidas a partir do que Teófilo lembrou? a) 224 b) 210 c) 168 d) 144 e) Os termos da sucessão seguinte foram obtidos considerando uma lei de formação. (0, 1, 3, 4, 12, 13,...) Segundo essa lei de formação, o décimo terceiro termo dessa seqüência é um número: a) menor que 200. b) compreendido entre 200 e 400. c) compreendido entre 500 e 700. d) compreendido entre 700 e e) maior que Uma escola oferece cursos para a aprendizagem de apenas cinco idiomas. Sabendo que cada professor dessa escola ministra aulas de exatamente dois idiomas e que, para cada dois idiomas, há um único professor que ministra aulas desses dois idiomas, é correto afirmar que o número de professores dessa escola é: a) 5 b) 7 c) 10 d) 14 e) Em cada caixa há 8 processos a serem arquivados, e em cada um dos quais foi colocada uma etiqueta marcada com um único dos números de 1 a 8. Se no interior da caixa os processos não estão ordenados e, para dar início à execução de tal tarefa, um funcionário do Tribunal de Contas pegar aleatoriamente dois desses processos, a probabilidade de que nessa retirada os números marcados em suas respectivas etiquetas sejam consecutivos é de: a) 25% b) 20% c) 12,5% d) 10% e) 7,5% 11. São dadas as seguintes proposições: Se Jaime trabalha no Tribunal de Contas, então ele é eficiente. Se Jaime não trabalha no Tribunal de Contas, então ele não é eficiente. Não é verdade que Jaime trabalha no Tribunal de Contas e não é eficiente. Jaime é eficiente ou não trabalha no Tribunal de Contas. É correto afirmar que são logicamente equivalentes as proposições de números: a) 2 e 4 b) 2 e 3 c) 2, 3 e 4 d) 1, 2 e 3

6 e) 1, 3 e Considere que a seqüência (C, E, G, F, H, J, I, L, N, M, O, Q,...) foi formada a partir de certo critério. Se o alfabeto usado é o oficial, que tem 23 letras, então, de acordo com esse critério, a próxima letra dessa seqüência deve ser a) P b) R c) S d) T e) U 13. Observando a seqüência (2, 5, 11, 23, 47, 95,...) verifica-se que, do segundo termo em diante, cada número é obtido a partir do anterior, de acordo com certa regra. Nessas condições, o sétimo elemento dessa seqüência é a) 197 b) 191 c) 189 d) 187 e) Observe que há uma relação entre os dois primeiros grupos de letras apresentados abaixo. A mesma relação deve existir entre o terceiro e o quarto grupo, que está faltando. DFGJ : HJLO :: MOPS :? Considerando que a ordem alfabética adotada exclui as letras K, Y e W, o grupo de letras que substitui corretamente o ponto de interrogação é: a) QSTX b) JLMJ c) LMNL d) FGHF e) EFGE 15. Assinale a alternativa que completa a série seguinte: C3, 6G, L10,... a) C4 b) 13M c) 9I d) 15R e) 6Y língua portuguesa Gabaritos comentados 1)Resposta D Comentário: a alternativa pode ser comprovada no inicio do artigo. 2)Resposta C Comentário: que = o qual, a qual, os quais, as quais são pronomes relativos e iniciam oração subordinada adjetiva 3)Resposta D Comentário: os guardas-florestais

7 4)Resposta E Comentário: questões de sinônimos contextualizados. 5)Resposta B Comentário: todas as formas verbais estão corretas. a) Os policiais que os detiveram, na manhã de ontem, há muito vêm agindo de modo arbitrário. c) Assim que reouvermos nossas malas, remarcaremos as passagens. d) Os portões que se veem nos casarões antigos detêm nosso olhar, tantos são os detalhes que neles surpreendemos. e) Quando eles revirem o caso, haverão de chegar a novas conclusões. 6)Resposta C Comentário: questão de semântica com homônimos e parônimos. Cassar = anular, revogar Emigrar = sair; imigrar = entrar; concerto = sinfonia; conserto = reparo; flagrante = no ato; fragrante = cheiroso; incontinente = sem controle; incontinenti = sem intervalo 7)Resposta E Comentário: censo = pesquisa; senso = juízo, percepção; cerrou = fechar; serrar = usar a serra; expiava = pagar, redimir-se; espiar = olhar 8)Resposta B Comentário: discriminar = distinguir; descriminar = tirar do crime; trafego = movimento; trafico = contrabando; ruço = claro, pardacento; russo = originário da Rússia; acendeu = iluminar ; ascendeu = subiu. 9)Resposta D Comentário: não se separa o sujeito do predicado pela vírgula. A frase correta seria Os sentimentos de Madalena, sempre, esbarravam na minha brutalidade. (agora o advérbio deslocado está entre vírgulas). 10)Resposta C Comentário: não há nessa alternativa nenhuma ideia oposta. 11)Resposta B Comentário: se é protagonista já é o principal por isso há uma redundância que caracteriza o pleonasmo vicioso. 12)Resposta A Comentário: há nessa alternativa uma comparação por analogia b) Trata-se de uma pessoa que sempre falta com a verdade. (eufemismo) c) Cada qual procurava cuidar de si mesmo. (pleonasmo) d) Caminhar para a morte, pensando em vencer na vida. (antítese) e) Olhe, meu filho, os homens são como formigas. (Érico Veríssimo) (comparação ou símile) 13)Resposta A Comentário: a questão é de concordância verbal e a regra diz que o verbo deve concordar com o sujeito. Ontem faltaram perto de dez pessoas homenageadas. 14)Resposta A

8 Comentário: os pronomes de tratamento levam o verbo para a terceira pessoa do singular ou do plural. b) Quantos de vós falareis com o ministro? (concordância atrativa como o pronome pessoal) c) Hão de existir dias melhores... (verbo principal existir o auxiliar concorda com o sujeito. d) Hoje é dia 17 de dezembro de (verbo ser concorda com a palavra dia. e) Mais de uma pessoa se ofenderam na festa. (com a expressão mais de um o verbo só vai para o plural se indicar reciprocidade de ação). 15)Resposta E Comentário: a mulheres = a somente preposição; a homens antes de palavra masculina não há crase; à diretoria = fusão da preposição + o artigo A; às crianças = função da preposição A + o artigo definido feminino plural. Resolução: A persistência do número 8464 é: Raciocínio Lógico x4x6x4 7x6x8 3x3x6 5x4 2x0 Como ocorreram 5 operações para o número 8464 gerar um número de um único dígito, então a persistência do número é 5. Gabarito: C 02 Resolução: Considere que o número de pessoas participantes da reunião seja n; Considere que cada integrante tenha comido p salgadinhos e, como o presidente foi o primeiro e o último a ser servido, que o número de salgadinhos que é 28 será da forma n x p + 1; Como n x p = 27, tem-se que n e p são ambos divisores positivos de 27(1, 3, 9 e 27), logo um possível valor para n é 3 ou 9. Assim, a resposta correta é a letra B. Gabarito: B 03 Resolução: Temos que pensar em um número X tal que a multiplicação por 7 resulte em um número formado exclusivamente por algarismos 5. i) Tomemos o número X = ABCDEF Como 5 x 7 = 35, ficamos com o algarismo 5 e o algarismo 3 deverá ser somado ao resultado de F x 7 para que o final resulte em 5. Logo o valor de F é 6, pois 6x7 = 42 que somado a 3 o resultado é 45. Como 6x7 + 3 = 45, ficamos com o algarismo 5 e o algarismo 4 deverá ser somado ao resultado de E x 7 para que o final resulte e 5. Logo o valor de E é 3, pois 3x7 = 21 que somado a 4 o resultado é 25. Mantendo-se essa seqüência de raciocínio concluímos que o número X é 79365, pois x 7 = Gabarito: E 04 Resolução: Os processos a serem examinados deverão ficar em uma prateleira que fica acima da dos impressos em branco (por enquanto prateleira mais baixa) e imediatamente abaixo da dos relatórios técnicos (por enquanto prateleira mais alta); Os registros financeiros deverão ficar em uma prateleira acima da de correspondências recebidas que, por sua vez, deverão ficar na prateleira imediatamente abaixo da dos processos a serem encaminhados.

9 Concluímos, a partir do confronto das informações, que a única ordem possível é: Relatórios; financeiros; Relatórios técnicos; Processos a serem encaminhados; Correspondências recebidas e Impressos em branco. Portanto, na prateleira mais alta teremos: Relatórios Financeiros. Gabarito: C 05 Resolução: Não é necessário que haja sempre convergências para que se tenha entendimento. Mesmo havendo divergências pode-se haver entendimentos. Gabarito: B 06 Resolução: Como Carminha atenderá o público é verdadeiro; Carminha não atenderá o público é falso. Como Carminha não atenderá o público é conclusão da implicação Se Alfeu arquivar os processos, então Carminha não atenderá o público, que é verdadeira, então obrigatoriamente a premissa Alfeu arquivar os processos é falsa. Como a proposição Alfeu arquivar os processos é falsa a proposição Alfeu não arquivar os processos é verdadeira e, sendo ela premissa da implicação Se Alfeu não arquivar os processos, então Benito fará a expedição de documentos, que é verdadeira, obriga a conclusão Benito fará a expedição de documentos ser verdadeira. Logo, Benito fará a expedição de documentos. Gabarito: C 07 Resolução: Como a senha tem 4 algarismos distintos, inicia pelo algarismo 8 e forma um número par, temos que: O algarismo da unidade de milhar tem que ser o oito, portanto uma única possibilidade; A senha forma um número par, com isso ela tem como algarismo das unidades simples um algarismo par. Em tese seriam 5 possibilidades, mas como essa senha só tem algarismos distintos e já começou com o algarismo 8 que é par, então nas unidades simples são apenas quatro possibilidades. Pelo fato de a senha ser composta apenas por algarismos distintos, para as unidades de centena e dezena serão respectivamente oito e sete possibilidades. Logo: 1x8x7x4 = 224. Gabarito: A 08 Resolução: Do primeiro termo (termo de ordem ímpar) para o segundo termo (termo de ordem para) ocorreu o acréscimo de uma unidade; Do segundo termo (termo de ordem par) para o terceiro termo (termo de ordem ímpar) ocorreu à multiplicação por três; Do terceiro termo (termo de ordem ímpar) para o quarto termo (termo de ordem par) ocorreu o acréscimo de uma unidade; Do quarto termo (termo de ordem par) para o quinto termo (termo de ordem ímpar) ocorreu à multiplicação por três; Mantendo-se essa tendência, temos: 0, 1, 3, 4, 12, 13, 39, 40, 120, 121, 323, 364, 1092, 1093,... Logo o décimo terceiro termo é Gabarito: E 09 Resolução: Suponha que os cursos oferecidos por essa escola sejam X, Y, Z, K e W. Sabendo-se que cada professor dessa escola ministra aulas de exatamente dois idiomas, temos que as possíveis distribuições de cursos entre os professores são: XY, XZ, XK, XW, YZ, YK, YW, ZK, ZW e KW. Como apenas um professor ministra aulas de dois idiomas, de acordo com as possibilidades acima, verifica-se que apenas um professor se enquadra em cada possibilidade citada. Logo, é necessário que nessa escola haja 10 professores. Gabarito: C.

10 10 Resolução: Inicialmente, tem-se a idéia de números consecutivos quando estão ordenados do menor para o maior. Como as etiquetas estão numeradas com algarismos de 1 a 8, então com duas retiradas quaisquer é possível retirarmos um total de 28 duplas de números, onde a ordem dos números retirados seja do menor para o maior, São elas: 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 34, 35, 36, 37, 38, 45, 46, 47, 56, 57, 58, 67, 68 e 78. Dessas 28 duplas apenas 7 correspondem a números consecutivos. São elas: 12, 23, 34, 45, 56, 67 e 78. Logo, a probabilidade de será P = 7/28 = 1/4 = 0,25 = 25%. Gabarito: A 11 Resolução: Sejam as proposições: p: Jaime trabalha no Tribunal de Contas. q: Jaime é eficiente. Simbolizando as proposições dadas temos: (1) p q (2) ~p ~q (3) ~(p ^ ~q) (4) q v ~p Utilizando a equivalência de negação do conectivo e (conjunção ^) [ ~(A ^ B) <=> (~A v ~B)] na proposição (3) encontramos a proposição (4), portanto as proposições (3) e (4) são equivalentes. Utilizando a equivalência lógica do se então ( implicação ) [(A B) <=> (B v ~A)] na proposição (1) encontramos a proposição (4), portanto as proposições (1) e (4) são equivalentes. Logo, como (1) e (4) são equivalentes e (3) e (4) são equivalentes tem-se que (1), (3) e (4) são equivalentes. Gabarito: E 12 Resolução: Considerando o alfabeto com 23 letras e fazendo a numeração de cada uma de suas letras, temos: A-1, B-2, C-3, D-4, E-5, F-6, G-7, H-8, I-9, J-10, L-11, M-12, N-13, O-14, P-15, Q-16, R-17, S-18, T- 19, U-20, V-21, X-22, Z-23. Analisando a seqüência literal dada no problema e substituindo-a pelos respectivos números, temos: (3, 5,7), (6, 8,10), (9, 11,13), (12, 14,16). Verifique que a seqüência foi agrupada de três em três números, separadas por grupos pares e ímpares, e que o número que inicia cada grupo é uma unidade inferior ao número que terminou o grupo anterior. Logo, como o número que terminou o último grupo é 16, tem-se que o primeiro número do próximo grupo será 15 cuja letra correspondente é P. Gabarito: A 13 Resolução: Observe que cada termo a partir do segundo é igual ao dobro do anterior mais uma unidade. Logo o sétimo termo dessa seqüência será 2 x = 191. Gabarito: B 14 Resolução: Considerando o alfabeto com 23 letras e fazendo a numeração de cada uma de suas letras, temos: A-1, B-2, C-3, D-4, E-5, F-6, G-7, H-8, I-9, J-10, L-11, M-12, N-13, O-14, P-15, Q-16, R-17, S-18, T- 19, U-20, V-21, X-22, Z-23. Analisando a seqüência literal dada no problema verificamos que ela forma uma proporção e substituindo-a pelos respectivos números, temos:

11 Observando essa proporção verificamos que a variação entre os respectivos números do numerador e do denominador da primeira fração é constante e igual a 4. Logo, na fração seguinte a variação deverá ser mantida para que de fato haja uma proporção. Portanto, a seqüência que completa corretamente o denominador da segunda fração é: temos: QSTX. Gabarito: A. Fazendo a substituição desses números pelas suas respectivas letras 15 Resolução: Considerando o alfabeto com 26 letras, pois na opção E foi utilizada a letra Y, e fazendo a numeração de cada uma de suas letras, temos: A-1, B-2, C-3, D-4, E-5, F-6, G-7, H-8, I-9, J-10, K-11, L-12, M-13, N-14, O-15, P-16, Q-17, R-18, S- 19, T-20, U-21, V-22, W-23, X-24, Y-25, Z-26. Analisando as seqüências, literal e numérica, dadas no problema verificamos que: C, G, L podem ser substituídas por 3, 7, 12 o que significa dizer que há, de 3 para 7, uma variação de 4 unidades e de, 7 para 12, uma variação de 5 unidades. Logo, a próxima variação será de seis unidades, o que implica dizer que o próximo número será 18 cuja letra correspondente é R. 3, 6, 10 nessa seqüência há, de 3 para 6, uma variação de 3 unidades e de, 6 para 10, uma variação de 4 unidades. Logo, a próxima variação será de cinco unidades, o que implica dizer que o próximo número será 15. Combinando as duas conclusões chegamos ao próximo par que é 15R. Gabarito: D

EXERCÍCIOS SEMÂNTICA. 1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses:

EXERCÍCIOS SEMÂNTICA. 1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: EXERCÍCIOS SEMÂNTICA 1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: a) Essas hipóteses das circunstâncias (emergem - imergem): b) Nunca o encontro

Leia mais

1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses:

1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: 1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: a) Essas hipóteses das circunstâncias (emergem - imergem) ; b) Nunca o encontro na em que trabalha

Leia mais

c) Use lápis amarelo para pintar os múltiplos de 5. d) Use lápis verde para pintar os múltiplos de 9.

c) Use lápis amarelo para pintar os múltiplos de 5. d) Use lápis verde para pintar os múltiplos de 9. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. 10,4: resultado final. O número que deve ser considerado como ponto de partida está compreendido entre

RACIOCÍNIO LÓGICO. 10,4: resultado final. O número que deve ser considerado como ponto de partida está compreendido entre 01. Considere a seqüência de figuras: RACIOCÍNIO LÓGICO Mantendo a mesma lei de formação, a 1a figura é igual à (A) 11a figura. (B) 12a figura. (C)13a figura. (D) 14a figura. (E) 15a figura. 02. O esquema

Leia mais

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa.

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. Qual é a probabilidade de que um equipamento selecionado aleatoriamente esteja inativo ou seja do tipo A? a) 6/27 b) 14/27

Leia mais

PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA

PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA 1)RELAÇÃO ENTRE PESSOAS,LUGARES,OBJETOS E EVENTOS: - Nesse tipo de associação vamos correlacionar pessoas aos seus lugares,

Leia mais

ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA..

ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA.. ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA.. ASSOCIAÇÕES LOGICAS 1) Três Agentes Administrativos - Almir, Noronha e Creuza - trabalham no Departamento Nacional de

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE - 2013 2º ANO A Leitura de textos instrucionais; Percepção de que o gênero é organizado em duas partes: lista de materiais e modo de fazer; Reconhecimento da importância

Leia mais

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL A exemplo do que vem ocorrendo em avaliações de aprendizagem escolar, pensadas a partir de uma perspectiva mais adequada aos tempos atuais, nossos testes de ingresso têm por objetivo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

Comentário: Comentário:

Comentário: Comentário: 4 Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) próximo. (C) insigne. (D) conspícuo. (E) impelente. A questão aborda a significação da palavra dentro do contexto, o que tem sido muito frequente

Leia mais

Sequências. 1. (Uem 2013) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica definida por 1 r

Sequências. 1. (Uem 2013) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica definida por 1 r Sequências. (Uem 03) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica a definida por r e assinale o que for correto. an an a 0) A soma dos 50 primeiros termos da sequência (a, a,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Unidade VIII (A rua) Tema 1: Os tipos de rua Ruas arborizadas CIÊNCIAS Unidade IX (Observando ao seu redor) Tema 1: Observando a natureza As plantas Os animais O céu Unidade VIII (A rua) Tema 1:

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal. Profa. Ivanilda Bastos

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal. Profa. Ivanilda Bastos SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal Profa. Ivanilda Bastos nivelamento.portugues@univille.br Observe: As crianças estão animadas. Crianças animadas. No primeiro exemplo, o verbo estar

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Conhecimentos Básicos Português Básico Gramática Sobre o curso: Ele é direcionado a todo aluno que pretende construir uma base sólida de conhecimentos fundamentais para resolver as

Leia mais

Educação é o princípio

Educação é o princípio O caminho da transformação começa aqui! Educação é o princípio de tudo, crescendo na gente antes da primeira palavra, quando ainda estamos aprendendo a sorrir. Ela cresce em nós quando observamos o mundo,

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO - MATEMÁTICA

RACIOCÍNIO LÓGICO - MATEMÁTICA RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 QUESTÕES - RACIOCINIO LÓGICO 12. Uma sequência de números segue a seguinte lei de formação: se um número N dessa sequência é par, adicione a ele

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico Matemática Discreta e Raciocínio Lógico 1. Se A é o conjunto de letras da palavra catarata e B é o conjunto de letras da palavra catraca, então: (A) card(a) < card(b) (B) card(a) = card(b) + 1 (C) card(a)

Leia mais

a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural.

a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural. O Verbo "Ser" A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. No caso do verbo ser, essa concordância pode ocorrer também entre o verbo e o predicativo do sujeito. O verbo ser concordará

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

DESAFIO FINAL GABARITO ALL

DESAFIO FINAL GABARITO ALL DESAFIO FINAL GABARITO ALL 01. a) Queremos que apareça na tela o número 7 10 2 10 7 = 7 10 9. Uma maneira de fazer tal conversão, começando com 7 10 2, é apertar quatro vezes a tecla com a operação de

Leia mais

UMA REVISITAÇÃO AOS CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO MÉDIO

UMA REVISITAÇÃO AOS CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO MÉDIO UMA REVISITAÇÃO AOS CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO MÉDIO Theodoro Becker de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul beckerdealmeida@yahoo.com.br Cydara Cavedon Ripoll Universidade Federal do Rio

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Problemas de adição com dezena Dezenas exatas Dezena e unidade Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONCURSO DE BOLSAS 2018 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Leitura e interpretação de texto Classes gramaticais Verbo: conjugação nos modos indicativo e subjuntivo Pronomes: classificação Adjetivo: flexão de gênero, número e grau Encontros

Leia mais

MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite

MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais é punível

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

NÚMEROS E OPERAÇÕES. Sistema de Numeração Decimal. Exercícios Resolvidos

NÚMEROS E OPERAÇÕES. Sistema de Numeração Decimal. Exercícios Resolvidos 1 NÚMEROS E OPERAÇÕES Sistema de Numeração Decimal O Sistema de Numeração Decimal possui duas características importantes: ele possui base 10 e é um sistema posicional Na base 10, dispomos de 10 algarismos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Classificar morfologicamente os pronomes retos e oblíquos. Reconhecer

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO 3 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto. Sequência e coerência de ideias. Criatividade. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Masculino e feminino. Singular

Leia mais

Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Argumento é a afirmação de que uma sequência de proposições, denominadas premissas, acarreta outra proposição, denominada

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE LÍNGUA

Leia mais

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto).

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). LISTA DE CONTEÚDOS TURMA : 1º. ANO DE 2016 2º. ANO DE 2017 Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). Matemática -

Leia mais

XXXIV Olimpíada Cearense de Matemática Nível 1 - Sexto e Sétimo Anos

XXXIV Olimpíada Cearense de Matemática Nível 1 - Sexto e Sétimo Anos XXXIV Olimpíada Cearense de Matemática Nível 1 - Sexto e Sétimo Anos Reservado para a correção Prova Probl. 1 Probl. 2 Probl. 3 Probl. 4 Probl. 5 otal # 0 Nota Instruções e Regulamento: 1. Identifique

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer

Leia mais

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP Adjunto Legislativo Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital AG043-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Câmara Municipal de

Leia mais

Morfologia: 10 Classes gramaticais

Morfologia: 10 Classes gramaticais Português para Concursos Prof. Elias Santana Morfologia: 10 Classes gramaticais 1.1 Substantivo 1.2 Artigo 1.3 Adjetivo 1.4 Numeral 1.5 Pronome 1. Área dos Nomes 1 Ex1: O garoto estudioso. Ex2: Várias

Leia mais

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem 1 REPRESENTAÇÃO NA FORMA DECIMAL A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos ORTOGRAFIA OFICIAL Aula 9 1 OS PORQUÊS 1. Por que 2. Por quê

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA. 10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens

QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA. 10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA 10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens Marque no cartão de respostas a única alternativa que responde de maneira correta ao pedido de cada item: MATEMÁTICA 1. Um professor

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg. Visite o Portal dos Concursos Públicos

Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg.  Visite o Portal dos Concursos Públicos Português Aula: 09/12 Prof. Felipe Oberg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO PARA

Leia mais

Números Decimais. Esse método, modernizado, é utilizado até hoje.

Números Decimais. Esse método, modernizado, é utilizado até hoje. Números Decimais O francês Viète (1540-1603) desenvolveu um método para escrever as frações decimais; no lugar de frações,viète escreveria números com vírgula. Esse método, modernizado, é utilizado até

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Conhecimentos Básicos Português Básico Gramática Sobre o curso: Ele é direcionado a todo aluno que pretende construir uma base sólida de conhecimentos fundamentais para resolver as

Leia mais

EXERCÍCIOS. Exemplo 2: O presidente da Braskem, Carlos Fadigas, previu / que a empresa poderia gerar ganhos de 3,65% de crédito de PIS e Cofins.

EXERCÍCIOS. Exemplo 2: O presidente da Braskem, Carlos Fadigas, previu / que a empresa poderia gerar ganhos de 3,65% de crédito de PIS e Cofins. EXERCÍCIOS LÍNGUA PORTUGUESA EM EXERCÍCIOS RESUMO 1 Que pronome relativo 1. oração subordinada adjetiva 2. possui função sintática Que Conjunção integrante 1. oração subordinada substantiva. 2. não possui

Leia mais

Lista de Exercícios de Matemática

Lista de Exercícios de Matemática Lista de Exercícios de Matemática Álgebra e Aritmética 01) (Epcar/2003) - De dois conjuntos A e B, sabe-se que: I) O número de elementos que pertencem a A B é 45; II) 40% desses elementos pertencem a ambos

Leia mais

SOLUÇÕES N item a) Basta continuar os movimentos que estão descritos no enunciado:

SOLUÇÕES N item a) Basta continuar os movimentos que estão descritos no enunciado: N1Q1 Solução SOLUÇÕES N1 2015 Basta continuar os movimentos que estão descritos no enunciado: Basta continuar por mais dois quadros para ver que a situação do Quadro 1 se repete no Quadro 9. Também é possível

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Regra geral de concordância verbal

Regra geral de concordância verbal Regra geral de concordância verbal O verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito. Há, entretanto, uma série de regras e exceções relativas a casos de concordância verbal, que devem ser examinadas

Leia mais

b) Zeugma - zeugma simples zeugma complexa

b) Zeugma - zeugma simples zeugma complexa b) Zeugma - É um tipo de elipse. Ocorre zeugma quando duas orações compartilham o termo omitido. Isto é, quando o termo omitido é o mesmo que aparece na oração anterior. Na terra dele só havia mato; na

Leia mais

Análise Combinatória Intermediário

Análise Combinatória Intermediário Análise Combinatória Intermediário 1. (AFA) As senhas de acesso a um determinado arquivo de um microcomputador de uma empresa deverão ser formadas apenas por 6 dígitos pares, não nulos. Sr. José, um dos

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem do Colégio Sion busca detectar, no aluno, prérequisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de e são os recursos utilizados para tal finalidade.

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Agente da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Agente da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Agente Polícia Federal 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES... 10 Página

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS

REDAÇÃO PARA CONCURSOS REDAÇÃO PARA CONCURSOS Sumário Primeira Parte Primeira Lição Poesia matemática Gramática acentuação gráfica Tipos de palavras Regras gerais Dupla prosódia Pronúncia duvidosa Orientação Ortográfica emprego

Leia mais

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Reconhecimento das letras do alfabeto Reconhecimento dos numerais de 1 a 20; Escrita do nome; Representação simbólica gráfica. Conteúdos

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. 1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES Lista com os exercícios abordados na aula de hoje... 14

AULA DEMONSTRATIVA. 1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES Lista com os exercícios abordados na aula de hoje... 14 AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES... 2 3. Lista com os exercícios abordados na aula de hoje... 14 Concurso: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cargo: AGENTE DE

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Josimar Padilha EDITAL: RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO: 1. Lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. 2. Proposições:

Leia mais

Português. Classes Gramaticais. Professor Arthur Scandelari.

Português. Classes Gramaticais. Professor Arthur Scandelari. Português Classes Gramaticais Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CLASSES GRAMATICAIS 1. (FIOCRUZ FIOCRUZ 2016) Das frases abaixo, aquela em que a palavra mal está empregada

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 20 Concordância verbal II

Bárbara da Silva. Português. Aula 20 Concordância verbal II Bárbara da Silva Português Aula 20 Concordância verbal II 7) Com a expressão "um dos que", embora alguns gramáticos considerem a concordância facultativa, a preferência é pelo uso verbo no plural, para

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas AOCP... 3 Relação das questões comentadas... 7 Gabarito... 8

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas AOCP... 3 Relação das questões comentadas... 7 Gabarito... 8 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas AOCP... 3 Relação das questões comentadas... 7 Gabarito... 8 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Como vocês bem sabem, saiu

Leia mais

Problemas de Teoria dos Números e Contagem - Aula 09

Problemas de Teoria dos Números e Contagem - Aula 09 Problemas de Teoria dos Números e Contagem - Aula 09 Após os conceitos de números inteiros que foram trabalhados até este ponto, como divisores, múltiplos e outros, estes podem ser utilizados em problemas

Leia mais

Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO

Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO META Apresentar construções oracionais subordinadas por infinitivo, gerúndio, subjuntivo e indicativo. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Como regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. O candidato estuda para o ENEM. Os candidatos estudam para o ENEM. Se o

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. Comentadas pela professora: Verônica Ferreira Língua Portuguesa 1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. a) a - a - à A b) à - há - à - A c) à - a - à - Há

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 3º BIMESTRE 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 3º BIMESTRE 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências Interpretação de texto / Ditado / Frases / Alfabeto maiúsculo / (ge,gi) / (ce,ci,ç) / (h,ch,lh) / (al,el,il,ol,ul)

Leia mais

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas 2º ANO números até 99 composição e decomposição de números até 99 números vizinhos até 99 escrita por extenso do nome dos números até 99 dúzia e meia dúzia dezena e meia dezena números pares e ímpares

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja.

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 14) Concordância com mais de e menos de. * Com numeral um: verbo no singular.

Leia mais

Raciocínio Lógico. Prof. Milton Ueta. 4. (FCC/2008-TRT-2ª) Considere a seguinte seqüência de cálculos:

Raciocínio Lógico. Prof. Milton Ueta. 4. (FCC/2008-TRT-2ª) Considere a seguinte seqüência de cálculos: 4. (FCC/2008-TRT-2ª) Considere a seguinte seqüência de cálculos: Lógica quantitativa, qualitativa, analítica, sequencial 1. (FCC/2008-PREFEITURA/SP) Considere que os termos da seqüência seguinte são obtidos

Leia mais

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão 3 SONDAGEM DIAGNÓSTICA (BOLSÃO): 3.1. Os candidatos interessados em participar da Sondagem Diagnóstica (Bolsão) dos Ensinos Fundamental

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Letra

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA 2

QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA 2 QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA (DPE RS 03 Técnico Administrativo) Ao ser questionado por seus alunos sobre a justiça da avaliação final de seu curso, um professor fez a seguinte

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE PROBABILIDADE Consideremos um experimento com resultados imprevisíveis e mutuamente exclusivos, ou seja, cada repetição desse experimento é impossível prever com certeza qual o resultado que será obtido,

Leia mais

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

fios ( ) 8 = 2704 m

fios ( ) 8 = 2704 m Resposta da questão 1: [C] A quantidade de fios necessária será igual ao perímetro da chácara multiplicado por 8, o seja: fios (52 + 52 + 117 + 117) 8 = 2704 m Se as estacas estão igualmente espaçadas,

Leia mais

Curso Completo de Raciocínio Lógico para Fundação Carlos Chagas (FCC)

Curso Completo de Raciocínio Lógico para Fundação Carlos Chagas (FCC) Curso Completo de Raciocínio Lógico para Fundação Carlos Chagas (FCC) Professor Paulo Henrique Módulo V Provas de 2010 Analista Judiciário (Área Administrativa) e Técnico Judiciário (Área Administrativa)

Leia mais