INQUERITO POLICIAL artigos 4º ao 23 do CPP.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INQUERITO POLICIAL artigos 4º ao 23 do CPP."

Transcrição

1 INQUERITO POLICIAL artigos 4º ao 23 do CPP. Conceito de inquérito policial. Atribuição da Autoridade Policial. Polícia. Polícia preventiva ou ostensiva. Polícia judiciária ou repressiva. Finalidade do inquérito policial. Características do inquérito policial. Investigação em outra circunscrição. Indiciamento. Vício do inquérito policial. Condenação com base nas provas produzidas no inquérito policial sem o crivo do contraditório. Suspeição da autoridade policial. Intervenção do Ministério Público no Inquérito Policial Instauração do Inquérito Policial Notitia Criminis e Delatio Criminis. De ofício (portaria).

2 Requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público. Requerimento do ofendido ou de seu representante legal. Representação e Requisição no caso de ação penal pública condicionada. Requerimento no caso de ação penal de iniciativa privada. Auto de Prisão em Flagrante. Verificação de Procedência das Informações. Indeferimento do requerimento para instauração do inquérito policial. Procedimento, Atividade da Polícia Judiciária e Diligências. Comparecimento da autoridade policial ao local do fato. Apreensão de objetos e Coleta de provas. Colheita de provas para esclarecimento do fato. Inquirição do ofendido quando possível. Inquirição do indiciado. Nomeação de curador ao indiciado menor; Reconhecimento de pessoas, coisas e acareações. Realização do exame de corpo de delito e outras perícias. Identificação criminal do indiciado segundo a lei , de 07 de dezembro de Verificação da vida pregressa do indiciado.

3 Apuração das infrações penais de menor potencial ofensivo. Conclusão do Inquérito Policial. Prazo para a conclusão do inquérito policial estando o indiciado preso. Prazo para a conclusão do inquérito policial estando o indiciado solto. Prazo para a conclusão do inquérito policial segundo a lei /06. Prazo para a conclusão do inquérito policial, nos crimes de competência da justiça federal. Prazo para a conclusão do inquérito policial com o indiciado preso temporariamente. Prazo para a conclusão do inquérito policial nos casos de violência doméstica. Relatório da autoridade policial e sua opinião pessoal. Indicação das testemunhas que não foram ouvidas. Destinatário do inquérito policial. Devolução do inquérito policial requerida pela autoridade policial. Devolução do inquérito policial requerida pelo Ministério Público. Arquivamento do inquérito policial pela autoridade policial impossibilidade. Arquivamento do inquérito policial por requerimento do Ministério Público. Arquivamento Implícito. Prosseguimento do inquérito após seu arquivamento a requerimento do Ministério Público. Exercícios.

4 0001 A Constituição Federal, expressamente... A. Nada prevê a respeito do órgão ao qual incumbe a apuração das infrações penais e a atividade de investigação. B. Prevê que o Ministério Público realize diretamente investigação em crimes organizados e hediondos. C. Prevê que as polícias civis, dirigidas por delegado de polícia de carreira, incumbem as funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais. D. Prevê que, como regra, as polícias civis, dirigidas por delegado de polícia de carreira, incumbem as funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, mas admite que possa o Ministério Público realizar investigações diretamente em casos de crimes organizados. E. Prevê que, como regra, as polícias civis, dirigidas por delegado de polícia de carreira, incumbem as funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, mas admite que possa o Ministério Público realizar investigações diretamente em casos de crimes contra a ordem tributária.

5 0002 Em tema de inquérito policial, é INCORRETO afirmar que: A. Nos crimes de ação pública incondicionada, o inquérito policial poderá ser instaurado a requerimento do ofendido; B. Nos crimes de ação pública incondicionada, o inquérito policial poderá ser instaurado mediante requisição do Ministério Público; C. Nos crimes de ação pública condicionada à representação, o inquérito policial poderá ser instaurado de ofício, pela autoridade policial; D. Nos crimes de exclusiva ação penal privada, o inquérito policial somente poderá ser instaurado a requerimento de quem tenha qualidade para intentar a citada ação; E. Nos crimes de ação pública incondicionada, o inquérito policial poderá ser instaurado a partir de notícia de qualquer pessoa, verificada se for o caso a procedência das informações.

6 0003 O Inquérito Policial acompanhará a denúncia ou a queixa... A. Sempre que servir de base a uma ou a outra. B. Em qualquer circunstância. C. Mesmo que o Ministério Público, nos casos de ação penal pública, obtenha elementos de informações sobre o fato e a autoria, com indicação de tempo e lugar e os elementos de convicção, por qualquer pessoa do povo, posto ser indispensável o Inquérito Policial. D. Mesmo que com a representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, sejam oferecidos os elementos que o habilitem a promover a ação penal. E. Em qualquer hipótese, se a ação for penal privada.

7 0004. Em relação ao Inquérito Policial, pode-se afirmar que: A. Constitui peça indispensável à apuração da infração penal e sua autoria. B. Nos crimes em que a ação pública depender de representação, poderá ser iniciado mediante requisição do Ministério Público. C. É dispensável, nos casos de ação penal pública, quando o Ministério Público reunir elementos de convicção suficientes ao oferecimento da denúncia. D. Nos crimes de ação privada, poderá ser iniciado de ofício, aguardando, porém, a manifestação da vítima quanto à realização de diligências. E. É indispensável em qualquer tipo de ação penal.

8 5. O sigilo, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal: A. Foi revogado pela Constituição Federal. B. Abrange a prisão em flagrante e o inquérito policial e, na ação penal, ficará a critério exclusivo do juiz a sua manutenção. C. Via de regra, não alcança o advogado, independentemente de procuração nos autos. D. Alcança apenas o advogado previamente constituído. E. Abrange obrigatoriamente o inquérito policial, a prisão em flagrante e a ação penal.

9 0006. Assinale a alternativa correta: A. O prazo para terminar o Inquérito Policial, regra geral, é de dez dias indiciado preso e de 30 dias indiciado solto; na Justiça Federal é de 15 dias indiciado preso e 30 dias indiciado solto. B. O prazo para terminar o Inquérito Policial, regra geral, é de dez dias indiciado preso e de 30 dias indiciado solto; na Justiça Federal é de 20 dias indiciado preso e 30 dias indiciado solto. C. O prazo para terminar o Inquérito Policial, regra geral, é de cinco dias indiciado preso e de 30 dias indiciado solto; na Justiça Federal é de 30 dias indiciado preso e 90 dias indiciado solto. D. O prazo para terminar o Inquérito Policial, regra geral, é de dez dias indiciado preso e de 30 dias indiciado solto; na Justiça Federal é de 30 dias indiciado preso e 30 dias indiciado solto. E. Aplica-se em todos os casos apontados nas alternativas anteriores a regra geral de dez dias indiciado preso e 30 dias indiciado solto.

10 0007 Nos crimes de ação privada, os autos do Inquérito Policial já relatados: A. Serão encaminhados diretamente ao Ministério Público, para que se manifeste pelo arquivamento ou pelo prosseguimento das investigações policiais; B. Serão encaminhados diretamente ao ofendido, para que se manifeste pelo arquivamento ou pelo prosseguimento das investigações policiais; C. Serão encaminhados ao juízo competente, que aguardará a manifestação do Ministério Público; D. Serão encaminhados ao juízo competente e serão entregues ao requerente, se o pedir mediante traslado. E. Aguardarão, na delegacia de polícia, a juntada da queixa para ser encaminhado ao juiz competente.

11 0008 Quanto às diligências do Inquérito Policial é impossível afirmar: A. A Autoridade Policial está obrigada a fazer as diligências requeridas pelo ofendido ou pelo indiciado. B. Para se verificar a possibilidade de haver infração sido praticada de determinado modo, a Autoridade Policial poderá proceder, à reprodução simulada dos fatos, desde que esta reprodução não contrarie a moralidade ou a ordem pública. C. A Autoridade Policial, logo que tiver conhecimento da prática da infração penal deverá apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais. D. A Autoridade Policial, logo que tiver conhecimento da prática da infração penal deverá colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e de suas circunstâncias. E. A Autoridade Policial, logo que tiver conhecimento da prática da infração penal deverá ordenar a identificação do indiciado pelo processo datiloscópico, se o agente não tiver se identificado civilmente.

12 0009 A incomunicabilidade do indiciado dependerá sempre de despacho nos autos e somente será permitida quando o interesse da sociedade ou a conveniência da investigação exigir, respeitado em qualquer hipótese, o disposto no artigo 7º, inciso III, do Estatuto da Ordem dos Advogados. Todavia, a incomunicabilidade não excederá de: A. 12 (doze) dias. B. 10 (dez) dias. C. 05 (cinco) dias. D. 03 (três) dias. E. 02 (dois) dias.

13 0010 Caso o indiciado adquira bens imóveis com os proventos da infração, a Autoridade Policial deverá: A. Determinar a busca e apreensão. B. Determinar a hipoteca legal. C. Representar ao juiz para que determine o seqüestro. D. Representar ao juiz para que determine a busca e apreensão e expeça o respectivo mandado. E. Representar ao juiz para que determine o arresto ou a especialização de hipoteca legal.

14 0011 Carlos está sendo interrogado pelo Delegado de Polícia acerca de possível receptação de carros furtados e não responde corretamente às perguntas formuladas pela Autoridade Policial, demonstrando perturbação das idéias. Qual a providência deve o Delegado de Polícia adotar? A A Autoridade Policial deverá anotar as respostas do indiciado em termo circunstanciado, determinando o arquivamento do Inquérito Policial em virtude da insanidade mental do indiciado. B Quando houver dúvida sobre a integridade mental do indiciado, a Autoridade Policial deverá determinar o exame médico-legal. C Em se verificando que o indiciado é portador de doença mental, não podendo responder sobre as perguntas formuladas pela Autoridade Policial, deve este nomear curador ao indiciado, sem necessidade de perícia médica. D Quando houver dúvida sobre a integridade mental do indiciado, a Autoridade Policial deverá representar ao juiz para que ordene a realização de exame médico-legal. E Havendo dúvida acerca da insanidade mental do indiciado a Autoridade Policial aguardará pedido do Ministério Público para nomeação de advogado público ao indiciado, o qual tomará as providências cabíveis para dirimir tal situação.

15 0012 O seqüestro, o exame de sanidade mental e a incomunicabilidade do preso, na fase do Inquérito Policial dependerão... A. De prova da existência do crime, de indícios veementes da proveniência ilícita dos bens e de prévio recebimento de denúncia pelo juiz. B. Da representação da Autoridade Policial ao juiz, quando houver: existência de indícios veementes da proveniência ilícita dos bens; dúvida sobre a integridade mental do indiciado; o interesse da sociedade ou a conveniência da investigação o exigir. C. De determinação da Autoridade Policial, após a oitiva do Ministério Público, quando houver: existência de indícios veementes da proveniência ilícita dos bens; dúvida sobre a integridade mental do indiciado; o interesse da sociedade ou a conveniência da investigação o exigir. D. De requerimento do Ministério Público o do ofendido ou de representação da Autoridade Policial, não podendo, em nenhum caso, serem decretados de ofício E. De requerimento do Ministério Público o do ofendido ou de representação da Autoridade Policial, desde que, tenha sido recebida a denúncia ou a queixa.

16 0013. Em caso de arquivamento de Inquérito Policial, ele poderá ser reaberto: A. Ainda que não surjam novas provas, se o juiz entender que o arquivamento foi indevido. B. Se surgirem novas provas, desde que não tenha ocorrido a decadência. C. Ainda que não surjam novas provas, se autoridade policial solicitar e o Ministério Público concordar. D. Se for acolhido recurso interposto pela vítima contra decisão que determinou o arquivamento. E. Se surgirem novas provas.

17 0014 O arquivamento do inquérito policial... A. É requerido pelo promotor de justiça e determinado pelo juiz de direito, não podendo haver arquivamento de ofício pela autoridade policial. B. É requerido pela autoridade policial e determinado pelo juiz de direito, podendo este, também, determinar o arquivamento de oficio. C. É requerido pela autoridade policial e determinado pelo promotor de justiça, podendo este, também, determina o arquivamento do oficio. D. Pode ser determinado de oficio pela autoridade policial e, quando não for, será requerido pelo promotor de justiça e determinado pelo juiz de direito. E. É determinado pelo promotor de justiça de ofício.

18 0015 A decisão do Juiz que determina o arquivamento do Inquérito Policial, acolhendo pedido do Ministério Público... A. Pode ser impugnada por recurso dirigido ao chefe de polícia; B. Pode ser impugnada por recurso em sentido estrito; C. Pode ser impugnada por habeas corpus; D. Não pode ser impugnada, pois é irrecorrível. E. Pode ser impugnada por apelação.

19 Gabarito: C C 003 A C C A D B D C D B E A D

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Sumário Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Capítulo 3 Aplicação da Lei processual penal... 9 Capítulo 4 Princípios do Processo Penal...

Leia mais

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO.

INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO. INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO. Fernando Pascoal Lupo Promotor de Justiça Não é incomum confundir-se o indiciamento com o formal indiciamento, o que não se pode admitir. Indício quer dizer

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital Professor: Gilberto Breder I P APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO ANÁLISE ESTATÍSTICA ANÁLISE

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. sequência

Leia mais

QUESTÕES POLÍCIA FEDERAL RODOVIÁRIA DIREITO PROCESSUAL PENAL. 01). Sobre o inquérito policial, assinale a alternativa incorreta:

QUESTÕES POLÍCIA FEDERAL RODOVIÁRIA DIREITO PROCESSUAL PENAL. 01). Sobre o inquérito policial, assinale a alternativa incorreta: QUESTÕES POLÍCIA FEDERAL RODOVIÁRIA DIREITO PROCESSUAL PENAL 01). Sobre o inquérito policial, assinale a alternativa incorreta: Alternativa a De fato está correta, pois segundo a regra do art. 5º, 4º do

Leia mais

Características do IP Obrigatório Dispensável Inquisitivo Sigiloso Escrito Indisponível Oficialidade

Características do IP Obrigatório Dispensável Inquisitivo Sigiloso Escrito Indisponível Oficialidade Características do IP Obrigatório Dispensável Inquisitivo Sigiloso Escrito Indisponível Oficialidade Atenção 1 Preenchidos os requisitos legais tem o dever funcional de instaurar o IP ar.t 5 do CPP. Delegado

Leia mais

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Tratase de procedimento investigatório de

Leia mais

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Trata se de procedimento investigatório de caráter

Leia mais

INQUÉRITO CIVIL E PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. Histórico, Finalidade, Instauração e Conclusão

INQUÉRITO CIVIL E PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. Histórico, Finalidade, Instauração e Conclusão INQUÉRITO CIVIL E PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO Histórico, Finalidade, Instauração e Conclusão Inquérito Civil e Inquérito Policial Inquérito Policial Inquérito Civil Investigação sobre a ocorrência e autoria

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. INTRODUÇÃO E BREVE RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FUNÇÃO E DA CARREIRA...19 2. FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CAPÍTULO II - INQUÉRITO POLICIAL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CAPÍTULO II - INQUÉRITO POLICIAL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira...19 2. Fundamento constitucional

Leia mais

Livro 1.indb 53 03/07/2014 22:04:57

Livro 1.indb 53 03/07/2014 22:04:57 Capítulo III - Inquérito Policial 1. Conceito e natureza jurídica O inquérito policial é procedimento administrativo, inquisitório e preparatório, conduzido pelo Delegado de Polícia, que consiste na realização

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Inquérito Policial Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL TÍTULO II Do Inquérito Policial Art. 4º A polícia judiciária

Leia mais

Sumário. Capítulo 10 Sistemas processuais... 59 Capítulo 11 Aplicação da lei processual penal no espaço... 63

Sumário. Capítulo 10 Sistemas processuais... 59 Capítulo 11 Aplicação da lei processual penal no espaço... 63 Capítulo 1 Introdução e evolução histórica... 3 Capítulo 2 Direito processual penal no Brasil... 9 Capítulo 3 Conceito e terminologias... 13 Capítulo 4 Conexões do direito processual penal com as demais

Leia mais

Alterações promovidas na esfera do Direito Processual Penal pela Lei nº 13.257/2016

Alterações promovidas na esfera do Direito Processual Penal pela Lei nº 13.257/2016 Alterações promovidas na esfera do Direito Processual Penal pela Lei nº 13.257/2016 No que se refere ao Direito Processual Penal, as alterações ocorridas com o advento da Lei nº 13.257/2016 dizem respeito

Leia mais

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28 SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 abrangência da expressão autoridade policial... 20 3. Lei de

Leia mais

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 Abrangência da expressão Autoridade Policial... 20 3. Lei de

Leia mais

DISPÕE SOBRE O RITO PROCESSUAL NOS PROCESSOS ESPECIAIS PARA RECO- NHECIMENTO DE DÍVIDA, E DÁ OUTRAS PRO- VIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE O RITO PROCESSUAL NOS PROCESSOS ESPECIAIS PARA RECO- NHECIMENTO DE DÍVIDA, E DÁ OUTRAS PRO- VIDÊNCIAS. DECRETO Nº 364, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2011. DISPÕE SOBRE O RITO PROCESSUAL NOS PROCESSOS ESPECIAIS PARA RECO- NHECIMENTO DE DÍVIDA, E DÁ OUTRAS PRO- VIDÊNCIAS. O Senhor SATURNINO MASSON, Prefeito Municipal

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal TEMA: Diversos 1. A prisão em flagrante deve: a) ser comunicada apenas à família do preso, sob pena de nulidade. b) ser comunicada ao juiz competente,

Leia mais

PROCESSO PENAL I 7ª - Part r e Pro r f o e f ss s o s r o : r :Ru R b u ens s Co C r o r r e r ia a Jun u ior

PROCESSO PENAL I 7ª - Part r e Pro r f o e f ss s o s r o : r :Ru R b u ens s Co C r o r r e r ia a Jun u ior PROCESSO PENAL I 7ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 PROCESSO PENAL I 2 PROCESSO PENAL FORMA Será escrito art. 9 do CPP objetivando o controle dos atos e posteriormente servir de base ao processo;

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP INQUÉRITO POLICIAL Art. 4º ao 23 do CPP o inquérito policial é um procedimento administrativo, inquisitório e preparatório e consiste em um conjunto de diligências realizadas pela polícia investigativa

Leia mais

Aula 2: Inquérito Policial. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Aula 2: Inquérito Policial. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Aula 2: Inquérito Policial 1. Conceito É o procedimento investigatório instaurado em razão da prática de uma infração penal, composto de uma série de diligências, e que tem como objetivo obter elementos

Leia mais

Cód. VALOR (R$) CUSTAS (Atos da Secretaria do Tribunal): Classes processuais - Justiça Estadual (2ºGRAU) - Cód.

Cód. VALOR (R$) CUSTAS (Atos da Secretaria do Tribunal): Classes processuais - Justiça Estadual (2ºGRAU) - Cód. CUSTAS (Atos da Secretaria do Tribunal): Classes processuais - Justiça Estadual (2ºGRAU) - Cód. Cód. Pai Artigo VALOR (R$) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS 1198 1 Correição Extraordinária 1303 1198 Isento

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal 01- Analise as assertivas a seguir: I. A incomunicabilidade, que não excederá de dez dias, será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Fontes e Princípios Aplicáveis ao Direito Processual Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 005 III. Inquérito Policial... 006 IV. Processo e

Leia mais

4. QUESTÕES DE CONCURSO

4. QUESTÕES DE CONCURSO Art. 4º e 5º 4. QUESTÕES DE CONCURSO 01. (Procurador da República/24 concurso) Havendo notícia de crime praticado por policial civil no exercício de suas funções, correspondente a violação a direitos humanos

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.211-C DE 2011. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.211-C DE 2011. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.211-C DE 2011 Dispõe sobre o exercício da profissão de detetive particular. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 17599/CS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 17599/CS Nº 17599/CS RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS Nº 115.083/MG RECORRENTE: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PACIENTE: HÉLIO LÚCIO DE QUEIROZ RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RELATOR: MINISTRO LUIZ FUX LEI

Leia mais

RELATÓRIO DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER COMARCA DE RIO BRANCO

RELATÓRIO DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER COMARCA DE RIO BRANCO RELATÓRIO DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER COMARCA DE RIO BRANCO Abril de 2015 Apresentação A Correição Ordinária, prevista no art. 40, 2º, da Lei Estadual

Leia mais

HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA

HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA ESTADO DE DEFESA HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA As hipóteses em que se poderá decretar o estado de defesa estão, de forma taxativa, previstas no art. 136, caput, da CF/88, quais sejam: para

Leia mais

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA LUMEN JURIS CONCEITO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, preparatório

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL 1 48 Aula 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL TRF-1ª Região (analista) www.concurseiro24horas.com.br 2 48 AULA INAUGURAL AULA INAUGURAL... 2 1. OBSERVAÇÕES INICIAIS... 3 1.1. SOBRE O CURSO... 4 1.2. CRONOGRAMA

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) sequência de atos - Instauração O início do inquérito se dará quando chegar à autoridade policial a notitia criminis sequência de atos - Instauração A notitia

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PROCESSO instrumento utilizado para resolução dos conflitos de interesses, formado por um conjunto de atos, exige a conjugação de dois fatores:

Leia mais

1. PRISÃO (CONTINUAÇÃO) Pode ser decretada pelo juiz de ofício, a requerimento do Ministério Público ou a requerimento do querelante.

1. PRISÃO (CONTINUAÇÃO) Pode ser decretada pelo juiz de ofício, a requerimento do Ministério Público ou a requerimento do querelante. 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Prisão (continuação) e Liberdade Provisória 1. PRISÃO (CONTINUAÇÃO) Prisão Preventiva- arts. 311 a 316 do CPP: Tem natureza cautelar. Pode ser decretada pelo juiz de

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014

PLANO DE ENSINO PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014 PLANO DE ENSINO PROCESSO PENAL I PROCESSO PENAL I PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014 MISSÃO E OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO Promover a formação integral do homem, com valores éticos e cristãos. Preparar profissionais

Leia mais

LEI Nº 12.037/2009: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA NOVA LEI DE IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL

LEI Nº 12.037/2009: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA NOVA LEI DE IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL LEI Nº 12.037/2009: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA NOVA LEI DE IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL Moacir Martini de Araujo Delegado de Polícia Federal, doutorando em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos

Leia mais

APOSTILA DE DIREITO PROCESSUAL PENAL TL CONCURSOS POLICIA FEDERAL 2012 DIREITO PROCESSUAL PENAL

APOSTILA DE DIREITO PROCESSUAL PENAL TL CONCURSOS POLICIA FEDERAL 2012 DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL É o conjunto de princípios e normas que regulam a aplicação do direito Penal, bem como as atividades da polícia judiciária, e a estruturação dos órgãos da função jurisdicional

Leia mais

Fiscalização de Recebimento Indevido de Benefícios. Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - Senarc Curitiba - PR, agosto de 2013

Fiscalização de Recebimento Indevido de Benefícios. Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - Senarc Curitiba - PR, agosto de 2013 Fiscalização de Recebimento Indevido de Benefícios Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - Senarc Curitiba - PR, agosto de 2013 Definições Fiscalização Polícia administrativa Fiscalização PBF Alteração

Leia mais

Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL

Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL Arts. 4.º a 23 do CPP. Art. 4º A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração

Leia mais

IUS RESUMOS. Da Ação Penal Parte I. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Da Ação Penal Parte I. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Da Ação Penal Parte I Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I DA AÇÃO PENAL... 3 1. Noções introdutórias... 3 1.1 Condições gerais... 4 1.2 Condições específicas... 5 2. Classificação das

Leia mais

Livramento condicional

Livramento condicional Livramento condicional Por André Ricardo de Oliveira Rios, Estudante de Direito. CONCEITO: Livramento condicional é a liberdade antecipada, mediante certas condições, conferida ao condenado que já cumpriu

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR Noções preliminares Polícia: Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Inquérito Policial Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL TÍTULO II Do Inquérito Policial Art. 4º A polícia judiciária

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase

Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase Período 2008 2015 1) VUNESP - JE - TJ RJ (2012) Assinale a alternativa correta no que concerne ao regramento que o

Leia mais

Aula 04. Isolar o local do crime. Inciso II:

Aula 04. Isolar o local do crime. Inciso II: Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: Direito Processual Penal Objetivo - 04 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina Aula 04 INQUÉRITO POLICIAL: Instaurado

Leia mais

Professor Wisley Aula 04

Professor Wisley Aula 04 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 1. INDICIAMENTO É atribuir a alguém a autoria de determinada infração penal na fase

Leia mais

AÇÃO PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA

AÇÃO PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA AÇÃO PENAL AÇÃO PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA - AUTORIZAÇÃO CF/88 art. 5, LIX -AUTORIZAÇÃO CPP ART. 29 CPP - INÉRCIA DO MP ART. 46 CPP X PUNIÇÃO ART. 801 CPP. - PRAZO PARA AJUIZAMENTO: 06 MESES (ART.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE COCALZINHO DE GOIÁS

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE COCALZINHO DE GOIÁS EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA COMARCA DE COCALZINHO GOIÁS. Documentação extraída dos autos n. 8600027420 O MINISTÉRIO PÚBLICO do ESTADO de GOIÁS vem à presença de Vossa Excelência,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL...

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 23 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 23 2. Fundamento constitucional da carreira... 24 2.1. Abrangência

Leia mais

OF/COGER/Nº 130/2014 Rio Branco-AC, 25 de março de 2014.

OF/COGER/Nº 130/2014 Rio Branco-AC, 25 de março de 2014. OF/COGER/Nº 130/2014 Rio Branco-AC, 25 de março de 2014. A Sua Excelência a Senhora Shirlei de Oliveira Hage Menezes Juíza de Direito Titular da Vara de Violência Doméstica Assunto: Correição a distância

Leia mais

Esse caso é de quem encerrou os atos de execução, encontrando-se no local dos fatos, com forte indicação de que praticou a infração penal.

Esse caso é de quem encerrou os atos de execução, encontrando-se no local dos fatos, com forte indicação de que praticou a infração penal. Prisão em flagrante Por André Ricardo de Oliveira Rios, Estudante de Direito. Devemos começar tal estudo com a definição de Prisão: É a supressão da liberdade individual mediante recolhimento. Podemos

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Dias Toffoli Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Estabelece diretrizes gerais

Leia mais

PROJETO CANTAREIRA DE MEDIAÇÃO PENAL INTERDISCIPLINAR PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL DE SANTANA RESULTADOS APURADOS NA MEDIAÇÃO PENAL:

PROJETO CANTAREIRA DE MEDIAÇÃO PENAL INTERDISCIPLINAR PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL DE SANTANA RESULTADOS APURADOS NA MEDIAÇÃO PENAL: PROJETO CANTAREIRA DE MEDIAÇÃO PENAL INTERDISCIPLINAR PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL DE SANTANA RESULTADOS APURADOS NA MEDIAÇÃO PENAL: Os resultados apurados nos atendimentos prestados no Projeto Cantareira

Leia mais

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial Direito Processual Penal Inquérito Policial Inquérito Policial Conceito / Finalidades a) Art. 4º do CPP das infrações penais Apuração da autoria b) Art.2º, 1º,Lei 12.830/13 das circunstâncias Apuração

Leia mais

CONDIÇÕES E PRESSUPOSTOS DA AÇÃO PENAL

CONDIÇÕES E PRESSUPOSTOS DA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL PROCESSO PENAL I CONCEITO Segundo Guilherme Nucci, trata-se do direito do Estado-acusação ou do ofendido de ingressar em juízo, solicitando a prestação jurisdicional, representada pela aplicação

Leia mais

XXXIX CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL GABARITO

XXXIX CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL GABARITO XXXIX CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL GABARITO 1ª QUESTÃO = 6,000 PONTOS ITENS AVALIADOS 1 - Recurso: 1.a) Peça de interposição

Leia mais

Parte I TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL PENAL. Capítulo 1 Inquérito Policial e Outras Formas de Investigação da Polícia Civil...3

Parte I TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL PENAL. Capítulo 1 Inquérito Policial e Outras Formas de Investigação da Polícia Civil...3 S u m á r i o Parte I TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL PENAL Capítulo 1 Inquérito Policial e Outras Formas de Investigação da Polícia Civil...3 1.1. O que é o procedimento de verificação de procedência das

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Prof: Maurilucio Data de impressão: Janeiro/2010 UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br

Leia mais

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:(redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005) V -quando o juiz acolher a alegação de

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:(redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005) V -quando o juiz acolher a alegação de 1. (OAB 136) De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), extingue-se o processo sem resolução de mérito quando A) o juiz reconhece a prescrição ou a decadência. B) as partes transigem. C) o autor renuncia

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA 1. O que é jurisdição? 2. Quem representa o Estado quando se trata de jurisdição? 3. Por que o Estado é escolhido? 4. Como e através de que se opera a jurisdição?

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: PROCESSO PENAL 1. INQUÉRITO POLICIAL PARTE 1 1. 1. Noções iniciais - A partir

Leia mais

ATA NOTARIAL DE USUCAPIÃO ORIENTAÇÕES GERAIS

ATA NOTARIAL DE USUCAPIÃO ORIENTAÇÕES GERAIS Aos notários catarinenses Prezados colegas, Com a finalidade de orientar aos colegas sobre o procedimento a ser adotado na lavratura de atas notariais para fins de usucapião, nos termos do que dispõe o

Leia mais

APOSTILA GRATUTIA PM/PA (OFICIAL DA PM) RESUMÃO DO ESTRATÉGIA CONCURSOS DIREITO PROCESSUAL PENAL SUMÁRIO

APOSTILA GRATUTIA PM/PA (OFICIAL DA PM) RESUMÃO DO ESTRATÉGIA CONCURSOS DIREITO PROCESSUAL PENAL SUMÁRIO APOSTILA GRATUTIA PM/PA (OFICIAL DA PM) RESUMÃO DO ESTRATÉGIA CONCURSOS DIREITO PROCESSUAL PENAL SUMÁRIO 1. INQUÉRITO POLICIAL... 2 2. AÇÃO PENAL... 7 3. JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA... 10 4. EXAME DE CORPO

Leia mais

MEDIDA: PRISÃO PREVENTIVA PARA ASSEGURAR A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DESVIADO

MEDIDA: PRISÃO PREVENTIVA PARA ASSEGURAR A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DESVIADO MEDIDA: PRISÃO PREVENTIVA PARA ASSEGURAR A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DESVIADO 18ª P R O P O S T A L E G I S L A T I V A ANTEPROJETO DE LEI Altera o art. 312 do Código de Processo Penal para prevê a possibilidade

Leia mais

a) só poderia ordenar o arquivamento se houvesse requerimento do Ministério Público nesse sentido.

a) só poderia ordenar o arquivamento se houvesse requerimento do Ministério Público nesse sentido. O concurso para o Tribunal Regional Federal da 1 região (TRF1) deverá acontecer ainda este ano. Embora não haja previsão para divulgação do edital, a preparação deve ser iniciada o quanto antes. Para auxiliar

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL PROCESSO PENAL

INQUÉRITO POLICIAL PROCESSO PENAL INQUÉRITO POLICIAL PROCESSO PENAL Nestor Távora + aula de Renato Brasileiro + Questões de Concursos (QC) + Informativos do STF e STJ desde 2013 (Dizer o Direito) FASES DA PERSECUÇÃO PENAL INQUÉRITO (fase

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS 1- Como proceder com relação aos Mandados de Segurança?... 2 2- É possível distribuir um feito sem recolher custas iniciais?... 2 3- É necessário recolher custas referentes

Leia mais

Simulado de Juizados Especiais Cíveis e Criminais

Simulado de Juizados Especiais Cíveis e Criminais Simulado de Juizados Especiais Cíveis e Criminais 1) Qual dos critérios abaixo não consta no artigo 2º da Lei 9.099/95, como norteador do processo nos Juizados Especiais Cíveis: (a) informalidade; (b)

Leia mais

Art. 1º Estabelecer orientações para a implementação no âmbito do Projeto Bolsa- Formação dos ciclos especiais de capacitação:

Art. 1º Estabelecer orientações para a implementação no âmbito do Projeto Bolsa- Formação dos ciclos especiais de capacitação: PORTARIA MJ Nº 183, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2010 Regulamenta os arts. 9º, 10 e 15 do Decreto nº 6.490, de 19 de junho de 2008, alterados pelo Decreto nº 7.081, de 26 de janeiro de 2010, e dá outras providências.

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial PERSECUÇÃO PENAL Fases: Investigativa; Ação Penal; PRIMEIRA FASE DA PERSECUÇÃO PENAL INQUÉRITO POLICIAL INQUÉRITO POLICIAL Conceito Natureza Jurídica Finalidade

Leia mais

1.6 Passo a passo da origem histórica da carreira de Delegado de Polícia... 79

1.6 Passo a passo da origem histórica da carreira de Delegado de Polícia... 79 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL... 23 1.1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 23 1.2. Fundamento Constitucional da Carreira... 30 1.2.1.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 15592/CS HABEAS CORPUS Nº 106.664/SP IMPETRANTE: CIRO AUGUSTO CAMPOS PIMAZZONI PACIENTES: OSVALDO NACHBAR FILHO (ou OSWALDO NACHBAR FILHO) ODAIR DOS SANTOS COATOR: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA RELATOR:

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Sistema Constitucional de Segurança Pública (art. 144 CF) A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da

Leia mais

Noções de Processo Penal Inquérito Policial. Professor Daniel Sini

Noções de Processo Penal Inquérito Policial. Professor Daniel Sini Noções de Processo Penal Inquérito Policial Professor Daniel Sini 1. Conceito: 2. Características: Peça administrativa; Escrito (art. 9, CPP); Sigiloso (art. 20, caput, CPP) Oficiosidade ou obrigatoriedade

Leia mais

Direito Processual Penal Inquérito Policial

Direito Processual Penal Inquérito Policial Direito Processual Penal Inquérito Policial O inquérito policial é um procedimento administrativo préprocessual, de caráter facultativo, destinado a apurar infrações penais e sua respectiva autoria. Ainda

Leia mais

Mestre Anderson Nogueira Oliveira Prática Jurídica I PETIÇÃO INICIAL

Mestre Anderson Nogueira Oliveira Prática Jurídica I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL 1. ENDEREÇAMENTO a) Fundamentação I Art. 42 a 53 do Novo CPC II Art. 108 e 109 da Constituição Federal de 1988 2. EXEMPLOS DE ENDEREÇAMENTOS VARA CÍVEL ESTADUAL Excelentíssimo Senhor Doutor

Leia mais

1 TUTELA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS

1 TUTELA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS 1 TUTELA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS A denominação metaindividuais ou transindividuais é utilizada como sinônimo para conceituar uma categoria intermediária de interesses, os quais se encontram

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA-GERAL. Processo PGT/CCR/PP/Nº 18561/2013

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA-GERAL. Processo PGT/CCR/PP/Nº 18561/2013 Câmara de Coordenação e Revisão Origem: PRT 2ª Região Interessados: Assunto: 1. Suscitante: Dr. Luiz Carlos Michele Fabre (PRT 2ª Região Sede) 2. Suscitada: Dr.ª Damaris Ferraz Salvioni (PRT 2ª Região

Leia mais

Inquérito Policial Parte II. Aula 4

Inquérito Policial Parte II. Aula 4 Inquérito Policial Parte II Aula 4 FORMAS DE INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO a) de ofício; b) por requisição do juiz; c) por requisição do Ministério Público; d) em razão de requerimento do ofendido; e) pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES JURÍDICAS Disciplina: Direito Econômico Prof. Luciano Sotero Aula nº 01 Data: 31/05/2010 MATERIAL DE APOIO PROFESSOR

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES JURÍDICAS Disciplina: Direito Econômico Prof. Luciano Sotero Aula nº 01 Data: 31/05/2010 MATERIAL DE APOIO PROFESSOR RESOLUÇÃO DE QUESTÕES JURÍDICAS Disciplina: Direito Econômico Prof. Luciano Sotero Aula nº 01 Data: 31/05/2010 MATERIAL DE APOIO PROFESSOR PROCURADOR FEDERAL 2010. CESPE-UNB A respeito do direito econômico,

Leia mais

Inquérito Policial Esquematizado - PF

Inquérito Policial Esquematizado - PF Inquérito Policial Esquematizado - PF SUMÁRIO UNIDADE 1 Processo Penal UNIDADE 2 Persecução penal 2.1 Diferença entre Policia Administrativa e Polícia Judiciária UNIDADE 3 Conceito 3.1 Finalidade UNIDADE

Leia mais

Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU)

Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU) Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU) meta2cnj@tjpe.jus.br 1) Como devo proceder para informar no sistema JudWin processos que foram sentenciados fisicamente,

Leia mais

CÉSAR AUGUSTO MICHELI

CÉSAR AUGUSTO MICHELI TABELAS COM A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES, QUANTIDADE DE ATIVIDADES E QUANTIDADE DE HORAS DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE DIREITO, BACHARELADO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU (FIB)

Leia mais

Professor Joerberth Nunes

Professor Joerberth Nunes Questões de Direito Penal 1- (FCC) Na ação penal privada vigoram, entre outros, os princípios da (A) indisponibilidade, da iniciativa das partes e do duplograu de jurisdição. (B) publicidade, da oficialidade

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Inquérito Policial Histórico Origem: Surgiu em Roma Inquérito Policial Histórico O nome que é utilizado hoje veio com o Decreto 4.824, de 28 de novembro de

Leia mais

DIREITO PENAL. Ação Penal. 1. Fundamento Constitucional: Fundamento constitucional artigo 5º, XXXV.

DIREITO PENAL. Ação Penal. 1. Fundamento Constitucional: Fundamento constitucional artigo 5º, XXXV. DIREITO PENAL PONTO 1: AÇÃO PENAL Ação Penal 1. Fundamento Constitucional: Fundamento constitucional artigo 5º, XXXV. 2. Base Legal: Arts. 100 a 106 CP Arts. 24 a 62 CPP. concreto. 3. Conceito: É o direito

Leia mais

Professor Wisley Aula 05

Professor Wisley Aula 05 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL 1. CONCEITO É o direito público subjetivo de provocar o Estado-Juiz a

Leia mais

CURSO DE DIREITO OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS. VALOR DA PROVA 8,0 PONTOS

CURSO DE DIREITO OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS. VALOR DA PROVA 8,0 PONTOS CURSO DE DIREITO SÉRIE: PROFESSOR (A): Nayron Toledo PROVA: NP1 SALA: ALUNO (A): DISCIP.: Tributário TURNO: MATRÍCULA: DATA: TURMA: NOTA: OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS.

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. JOÃO CAMPOS) Altera a Lei nº 12.037, de 1º de outubro de 2009, que trata de isenção da identificação criminal do civilmente identificado. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DO MARANHÃO SINPOL/MA

SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DO MARANHÃO SINPOL/MA SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DO MARANHÃO SINPOL/MA INSTRUÇÃO NORMATIVA SINPOL/MA Nº 001, DE 16 DE JUNHO DE 2016 Regulamenta os procedimentos a serem adotados pelos policiais civis do Estado

Leia mais

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP:

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Noções de Direito Processual Penal Questão Gabarito por extenso Justificativa A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Conclusão

Leia mais

CORRESPONDENTES NO PAÍS Ouvidoria ANEPS para Certificação Profissional de Promotores de Correspondente Procedimentos Operacionais

CORRESPONDENTES NO PAÍS Ouvidoria ANEPS para Certificação Profissional de Promotores de Correspondente Procedimentos Operacionais SUMÁRIO Histórico de Alterações... 2 1. Estrutura da Ouvidoria ANEPS... 3 2. Abertura do Processo... 3 3. Processo Disciplinar... 5 4. Comunicação aos Envolvidos... 5 Pág. 1 Histórico de Alterações Nº

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, Dispõe sobre a reavaliação e a renegociação dos contratos em vigor e das licitações em curso, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso

Leia mais

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA V COMPETÊNCIA POR PREVENÇÃO E DISTRIBUIÇÃO - DISTRIBUIÇÃO: É uma espécie de sorteio, fixará a competência do juízo quando, na mesma circunscrição judiciária, houver mais de um

Leia mais