Passface Manual do usuário
|
|
|
- João Batista Miranda Beltrão
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Passface 1020 Manual do usuário
2 1 Especificações Técnicas PassFace Instalação Ambiente de Instalação Posicionamento Fixação Dicas de Utilização Ligar o Equipamento Desligar o Equipamento Modo de Espera (Tela Principal) Uso da Tela Sensível ao Toque Navegação nos Menus Escrevendo Texto Digitando Valores Numéricos Selecionando valores em listas de opções Formas de Autenticação Impressões Digitais Identificação 1:N Identificação 1: Reconhecimento Facial Identificação 1:G Identificação 1: Identificação 1:N Autenticação por Senha Cartão de Proximidade Modo Cartão Modo Cartão + Face Operação Tela Principal Gerenciamento de Usuários Pesquisar Usuário Adicionar um Usuário Editar um Usuário Excluir um Usuário Excluir dados de impressões digitais Excluir dados da Face Excluir senha numérica Opções de Comunicação Comunicação TCP/IP Comunicação Serial Comunicação Wiegand (entrada e saída) Opções de Sistema Geral Display Impressões Digitais Face Configurações de Log Definir atalhos Opções de acesso: Atualização...31
3 6.5 Gerenciamento de Dados Data/Hora Opçõe Pendrive Opções de Auto Teste Informações do Sistema Autenticação Biométrica Autenticação da Impressão Digital Autenticação Facial Posicionamento Expressão Facial Postura...43
4 1 Especificações Técnicas
5 2 PassFace Led indicador de atividade 2. Tela sensível ao toque 3. Câmera para identificação biométrica facial 4. Tecla de campainha 5. Sensor biométrico para impressão digital 6. Câmera para visualização da face 7. Tecla de funções 8. Conector de alimentação 12Vcc 9. Conector de serial e wiegand 10. Conector de entradas e saídas digitais 11. Conector de rede TCP/IP 12. Conector de entrada Wiegand 13. Botão de reset 14. Porta USB lateral
6 3 3.1 Instalação Ambiente de Instalação Recomenda-se a instalação do equipamento em ambiente fechado, com uma distância mínima de 3m de qualquer janela e 2m de pontos de iluminação. Preferencialmente, a intensidade da luz ambiente deve variar entre 0 e 800 LUX. RECOMENDADO NÃO RECOMENDADO 3.2 Posicionamento Recomenda-se a instalação do equipamento a uma distância de 1,2m do chão, considerando que a altura dos usuários terá variação entre 1,50m e 1,85m. 3.3 Fixação Para fixar o equipamento na parede, utilize o suporte apropriado. Este suporte está incluso no pacote do produto.
7 Passo a passo: 1. Fure a parede nos pontos marcados de acordo com o gabarito enviado. 2. Afixe o suporte sobre os furos aparafusando. 3. Certifique-se de que o suporte está firme. 4. Encaixe o equipamento nos três pontos de apoio. 5. Certifique-se de que o botão do sensor de violação fique pressionado permanentemente Dicas de Utilização Ligar o Equipamento A ligação do Passface 1020 é feita com uma fonte de 12Vdc, antes de ligar a fonte verifique a tensão da rede elétrica. 4.2 Desligar o Equipamento Para desligar o equipamento, desligue a fonte de alimentação.
8 4.3 Modo de Espera (Tela Principal) Nos momentos em que o equipamento não estiver sendo utilizado será habilitado o modo de espera. No modo de espera, o equipamento exibirá em tela a data e a hora atual e o modo de autenticação ativo. Tela principal no modo facial Tela principal no modo de impressão digital
9 4.4 Uso da Tela Sensível ao Toque Toque a tela sobre a opção desejada utilizando apenas a ponta dos dedos, de forma que a unha encoste na tela. Tocar a tela com uma grande parte do dedo pode causar erro na seleção da opção desejada. Veja a figura abaixo: Sujeira ou poeira acumulada podem prejudicar a sensibilidade do equipamento ao toque. Caso a tela esteja suja, proceda com a limpeza da mesma. Para melhorar a performance do sensor de toque, utilize a função de calibragem, disponível no menu de opções. Para verificar como realizar a calibragem, consulte a opção CALIBRAGEM deste manual. 4.5 Navegação nos Menus O equipamento possui várias funções, agrupadas em menus. Para acessar o menu principal do equipamento, pressione o botão [ MENU ] mostrado no canto inferior esquerdo da tela do equipamento. A tela abaixo será exibida.
10 4.6 Escrevendo Texto Para entrar com dados textuais (ao informar o nome de um usuário, por exemplo) o equipamento disponibiliza um sistema simplificado de digitação de texto. Este sistema conta com um teclado virtual que é apresentado na parte inferior da tela todas as vezes que um campo de texto é acessado. Ao iniciar a digitação de uma palavra, o sistema irá sugerir palavras previamente cadastradas. Qualquer palavra poderá ser digitada, não sendo necessário escolher nenhuma das palavras sugeridas. A edição de texto deve ser feita palavra por palavra. Por exemplo, para informar um nome como Paulo Silva siga o seguinte procedimento: 1. Digite a palavra Paulo, letra por letra 2. Pressione a tecla ENTER 3. Pressione a tecla SPACE (espaço) 4. Digite a palavra Silva, letra por letra 5. Pressione ENTER
11 4.7 Digitando Valores Numéricos Para entrar com dados numéricos (números de matrícula ou senhas de acesso) o sistema disponibiliza um sistema simplificado para digitação de números. Logo ao acessar um campo numérico, um teclado numérico virtual é apresentado. Veja a figura abaixo: Após digitar o valor desejado, pressione o botão [ OK ] para confirmar. Para cancelar, pressione o botão [ X ].
12 4.8 Selecionando valores em listas de opções Para selecionar o valor de um parâmetro do tipo lista de opções basta tocar sobre o parâmetro desejado. A cada toque, o valor do parâmetro será alterado para o próximo valor disponível na lista.
13 5 Formas de Autenticação O PassFace 1020 disponibiliza diversas formas de identificação: Digitação de senhas numéricas, cartões de aproximação e o reconhecimento biométrico da face ou das impressões digitais. Todos estes recursos podem ser utilizados pelos usuários como forma de autenticação. Obs: Leitor de cartão de aproximação é um item opcional. 5.1 Impressões Digitais Existem duas formas de autenticação por impressões digitais: 1 para N (1:N) e 1 para 1 (1:1) Identificação 1:N Neste modo de autenticação o equipamento compara a impressão digital colhida pelo sensor biométrico com todas as identidades biométricas cadastradas em sua memória interna, não sendo necessário informar ao equipamento nenhum dado adicional. Para utilizar este modo de autenticação, coloque o equipamento no modo de autenticação por impressões digitais Pressionando a tecla 1:1 no canto inferior direito da tela. Caso o equipamento esteja em modo de identificação facial pressione a tecla de função 1:1 do equipamento. A imagem abaixo será exibida, indicando que o modo de autenticação foi alterado para utilizar impressões digitais.
14 Em seguida, posicione o dedo no sensor biométrico. Após a leitura da impressão digital, o equipamento indicará a falha ou sucesso da autenticação. Para instruções de como posicionar corretamente o dedo no sensor, leia o item Autenticação Biomérica deste manual Identificação 1:1 Neste modo de autenticação o equipamento compara a impressão digital colhida pelo sensor biométrico com apenas uma única identidade biométrica cadastrada em sua memória interna. Para isso é necessário informar ao equipamento o número de identificação do usuário que tentará se autenticar. Para utilizar este modo de autenticação, pressione a tecla [ 1:1 / 1:G ] no canto inferior direito da tela principal. A tela abaixo será exibida: Utilizando o teclado numérico, digite o número de identificação do usuário que tentará se autenticar via impressão digital e em seguida pressione o botão indicado na figura acima. O equipamento aguardará a captura da impressão digital. Posicione o dedo no sensor biométrico. Após a leitura da impressão digital, o equipamento indicará a falha ou sucesso da autenticação. Para instruções de como posicionar corretamente o dedo no sensor, leia o item Autenticação Biomérica deste manual.
15 5.2 Reconhecimento Facial Existe m três formas de autenticação por reconhecimento facial: 1 para G (1:G), 1 para 1 (1:1) e 1:N Identificação 1:G Neste modo de autenticação o equipamento compara a face capturada pela câmera com todas as identidades faciais cadastradas em um determinado grupo de identidades. O grupo atualmente selecionado está indicado na lateral inferior esquerda da tela principal. Para isso será necessário ativar o modo de verificação 1:G que, por padrão é desabilitado, podendo ser habilitado através do caminho [MENU >> SISTEMA >> CONFIGURAÇÃO DE LOG >> VERIFC 1:G ] = SIM Para utilizar este modo de autenticação, coloque o equipamento no modo de autenticação facial. Caso o equipamento esteja em modo de identificação por impressões digitais, pressione a tecla de função [ 1:1 ]. A imagem abaixo será exibida, indicando que o modo de autenticação foi alterado para utilizar o reconhecimento facial.
16 É necessário informar ao equipamento qual o número do grupo pesquisado na autenticação da identidade facial. O grupo pesquisado pode ser informado digitando o número do grupo desejado e pressionando a tecla [ 1:G ] conforme figura abaixo. Em seguida, posicione-se em frente ao equipamento. Após a captura da face, o equipamento indicará a falha ou sucesso da autenticação. Para instruções de como posicionar-se corretamente em frente ao equipamento, consulte o item Autenticação facial deste manual Identificação 1:1 Neste modo de autenticação o equipamento compara a face colhida pela câmera com apenas uma única identidade biométrica cadastrada em sua memória interna. Para isso é necessário informar ao equipamento o número de identificação do usuário que tentará se autenticar. Para utilizar este modo de autenticação, pressione a tecla [ 1:1 / 1:G ] no canto inferior direito da tela principal. Utilizando o teclado numérico, digite o número de identificação do usuário que tentará se autenticar via reconhecimento facial e em seguida pressione o botão [ 1:1 ] indicado na figura abaixo.
17 Posicione-se em frente ao equipamento. Após a captura da face, o equipamento indicará a falha ou sucesso da autenticação. Para instruções de como posicionar-se corretamente em frente ao equipamento, consulte o item Autenticação facial deste manual Identificação 1:N Neste modo de autenticação o equipamento compara a face colhida pela câmera com todas as identidades biométricas cadastradas em sua memória interna, não sendo necessário informar ao equipamento nenhum dado adicional. Para utilizar este modo de autenticação, coloque o equipamento no modo de autenticação por face pressionando a tecla 1:1 no canto inferior direito da tela. Caso o equipamento esteja em modo de identificação por impressão digital pressione a tecla de função 1:1 do equipamento. A imagem abaixo será exibida, indicando que o modo de autenticação foi alterado para utilizar face.
18 A configuração a seguir deverá ser feita para que o equipamento funcione no modo de identificação 1:N [ MENU >> SISTEMA >> CONFIGURAÇÕES DE LOG >> VERIFIC 1:G ] = Não Após fazer isso o equipamento irá trabalhar com identificação 1:N como padrão, para autenticar basta posicionar na frente do equipamento e aguardar a captura da face para ser autenticada. 5.3 Autenticação por Senha A autenticação por senha consiste na comparação da senha digitada pelo usuário com a senha previamente cadastrada por ele. Para acionar a autenticação por senha, pressione a tecla [ 1:1 / 1:G ] no canto inferior direito da tela principal. Na tela seguinte, digite o número de identificação do usuário e pressione o botão indicado na imagem abaixo.
19 Em seguida, digite a senha numérica e pressione o botão [ OK ]. Após a verificação da senha, o equipamento indicará a falha ou sucesso da operação.
20 5.4 Cartão de Proximidade Apenas os modelos do PassFinger 1020 customizados com leitores de cartão de proximidade terão essa funcionalidade. Para estes casos, estarão disponíveis duas formas de autenticação via cartão de proximidade: Modo Cartão e Modo Cartão + Face Modo Cartão Caso o cartão já esteja cadastrado no sistema, basta aproximá-lo da área de leitura de cartões. Após a leitura do cartão, o equipamento indicará a falha ou o sucesso da operação Modo Cartão + Face Aproxime o cartão da área de leitura de cartões de proximidade. Após a leitura do cartão será iniciado o processo de identificação facial. Caso ambas as autenticações sejam bem sucedidas o equipamento indicará o sucesso da operação. Caso contrário, indica a falha Operação Tela Principal A tela principal é exibida sempre que o equipamento estiver em modo de espera. Nela estão disponíveis as seguintes funções:
21 1. Tecla de acesso ao menu: Acesso ao meu principal, onde podem ser feitas várias operações. 2. Data atual: Exibe a data atual. 3. Modo de autenticação Facial (1:1 / 1:N /1:G): Alterna entre os modos de autenticação 1:1, 1:N e 1:G. 4. Hora atual: Exibe a hora atual. Pode ser exibido em formato 24h ou 12h. 5. Exibe menu com teclas de atalho, de fábrica o equipamento é enviado com os atalhos de marcação (Entrada / Saída / Hora extra entrada e saída): Alterna entre os modos de passagem, que podem ser de entrada ou saída, hora extra de entrada ou saída.. 6. Modo ativo de autenticação biométrica: Indica qual dos modos de autenticação biométrica está ativo no momento. O modo de autenticação padrão pode ser configurado no menu do equipamento. [ MENU >> SISTEMA >> DISPLAY >> MODO VERI PADRÃO ] 7. Exibe o modo de marcação do acesso para geração de logs, entrada, saída, entrada de hora extra, saída de hora extra Gerenciamento de Usuários Usuários são todas as pessoas cadastradas no equipamento e habilitadas para autenticação. Para acessar as funções de gerenciamento de usuários selecione a opção [Ger. Usur.] no menu principal do equipamento.
22 Na tela de gerenciamento de usuários será apresentada uma lista de todos os usuários cadastrados no equipamento. Para navegar nos registros dos usuários cadastrados utilize a barra de rolagem lateral ou a consulta ID através do botão buscar. na parte inferior da tela. Para cada usuário cadastrado, as colunas listadas exibem respectivamente: Número do identificador e nome.
23 As seguintes opções estão disponíveis na tela de gerenciamento de usuários: Busca: Permite a localização de um usuário através do seu número de identificação Adi: Abre a tela de cadastro de um novo usuário. Pesquisar Usuário Quando se faz necessário editar os dados de um usuário, localizar o seu cadastro através da navegação nos registros existentes pode ser muito demorado. Para acessar o cadastro de um usuário mais rapidamente, acesse a função Buscar e informe o número de identificação desejado. Caso não exista nenhum usuário com o número de identificação informado, a mensagem Não Registrado! será exibida Adicionar um Usuário Para adicionar um novo usuário vá no menu do equipamento e depois no botão para criar usuário conforme mostrado abaixo:
24 Na tela de cadastro, toque nos campos desejados habilitar seu preenchimento. Para que um registro de usuário seja armazenado, é obrigatório o preenchimento dos seguintes dados: Número Identificador (ID): Número único de identificação do usuário. Ao excluir um usuário, o seu número identificador poderá ser utilizado em um novo cadastro. O equipamento oferece o menor disponível no momento. Nome: Nome do usuário Se os campos acima não forem preenchidos e o botão [ SALVAR ] for pressionada, a tela de cadastro será fechada sem salvar nenhuma informação. Os demais campos são de preenchimento opcional: Imp. Dig: Adiciona uma nova impressão digital para o usuário que está sendo cadastrado. Cadas usuário cadastrado poderá ter no máximo 10 impressões digitais associadas a ele. Face: Inicia o processo de cadastro biométrico da face do usuário.
25 Senha: Atribui uma senha numérica para o usuário que está sendo cadastrado. N de Grupo: Define o número do grupo ao qual a biometria da face estará associada, caso tenha sido cadastrada. Usuário / Administrador: Informa se o usuário possui ou não privilégios de administração do equipamento Editar um Usuário Com exceção do número de identificação do usuário, todos os demais dados podem ser alterados, incluindo suas formas de autenticação. Para editar os dados de um usuário navegue até a lista de usuários cadastrados e selecione o registro correspondente. Após alterar os dados, pressione o botão [ SALVAR ] exibida na tela. Para cancelar as alterações basta sair da tela de edição sem pressionar o botão [ SALVAR ]. O procedimento para edição é o mesmo procedimento utilizado ao cadastrar de um novo usuário Excluir um Usuário Para excluir um usuário completamente ou apagar alguns de seus dados de identificação, acesse a tela de edição de dados do usuário navegando até a lista de usuários cadastrados e selecionando o registro correspondente. Para apagar completamente os dados relativos a este usuário, incluindo seus dados biométricos, pressione o botão [ APAGAR ] na parte superior direita da tela de edição Excluir dados de impressões digitais Para apagar as impressões digitais castradas, selecione o campo IMP.DIG na tela de edição. A pergunta Certeza que quer atualizar os dados? será exibida. Pressione o botão [ SIM ] e o processo de cadastro de uma nova impressão digital será iniciado. Em seguida, cancele o processo pressionando o botão [ VOLTAR ] na parte inferior esquerda da tela de cadastro de impressões digitais. Caso deseje recadastrar as impressões digitais do usuário ao invés de apagá-las, prossiga com o cadastro. Para salvar as modificações pressione o botão [ SALVAR ].
26 6.2.6 Excluir dados da Face Para apagar a biometria facial castrada, selecione o campo FACE na tela de edição. A pergunta Certeza que quer atualizar os dados? será exibida. Pressione o botão [ SIM ] e o processo de cadastro de uma nova face será iniciado. Em seguida, cancele o processo pressionando o botão [ VOLTAR ] na parte inferior esquerda da tela de cadastro de faces. Caso deseje recadastrar a face do usuário ao invés de apagá-la, prossiga com o cadastro. Para salvar as modificações pressione o botão [ SALVAR ] Excluir senha numérica Para apagar a senha cadastrada, selecione o campo SENHA na tela de edição. O teclado numérico virtual será exibido. Pressione o botão [ X ] no canto superior. Caso deseje definir uma nova senha ao invés de apenas remover a senha atual, prossiga normalmente com a digitação no teclado virtual e pressione o botão [ OK ]. Para salvar as modificações pressione o botão [ SALVAR ]. 6.3 Opções de Comunicação As opções de comunicação permitem configurar o equipamento para que este possa se comunicar e trocar informações com os sistemas externos. Para acessar as funções de comunicação, selecione a opção [ Comunic. ] no menu principal do equipamento. O equipamento conta com recursos de comunicação TCP/IP, Serial (RS232 ou RS485) e WIEGAND (entrada e saída).
27 6.3.1 Comunicação TCP/IP Permite a comunicação com sistemas externos através do protocolo TCP/IP. Para isso é necessário definir endereço IP, máscara de sub-rede e gateway de comunicação do equipamento. Para que um sistema externo acesse o equipamento é necessário que o computador onde este estiver instalado esteja na mesma sub-rede do equipamento Comunicação Serial Permite a comunicação com sistemas externos através de interface RS232 ou interface RS485. Para ambas interfaces faz-se necessária a definição da taxa de transferência de dados (Baud Rate), identificador e senha de comunicação com o equipamento Comunicação Wiegand (entrada e saída) Permite que o equipamento envie dados para sistemas e equipamentos de terceiros via protocolo wiegand. A comunicação Wiegand do PassFace 1020 pode ser configurada nos formatos padrão Wiegand-26 / Wiegand-34 ou em formatos proprietários de acordo com a definição do usuário. 6.4 Opções de Sistema As opções de sistema permitem a configuração dos recursos e do comportamento do equipamento. Para acessar as opções de sistema, selecione a opção [ Sistema ] no menu principal do equipamento.
28 6.4.1 Geral Nesta tela é possível configurar alguns itens relacionados ao funcionamento do sistema de modo geral. Para alterar as configurações, clique sobre o campo desejado e entre com os valores apropriados. Aqui estão disponíveis as seguintes opções: Toque de teclado: Liga/desliga a sinalização sonora do teclado. Msg. voz: Liga/desliga mensagens de voz Volume: Seleciona 3 modos de volume, alto, médio e baixo Display Nesta tela é possível ajustar parâmetros relacionados à interface do equipamento com os usuários. Estão disponíveis para configuração as seguintes opções: Idioma: Seleciona o idioma utilizado pelo equipamento. Estilo barra: Define o estilo da barra lateral direita, para sempre aparecer ou ficar oculta, quando pressionado o botão lateral esquerdo superior a mesma aparece. Modo de Verificação Padrão: Define o modo de autenticação biométrica padrão.
29 Tempo ocioso: Define um período de tempo em minutos para que o equipamento alterne para o modo ocioso. Uma vez colocado em modo ocioso, pode-se reativar o equipamento tocando na tela ou em uma de suas teclas de função Impressões Digitais Nesta tela é possível ajustar as configurações relacionadas às comparações biométricas por impressão digital. Estão disponíveis as seguintes configurações: Nível 1:1: Ajusta o nível de exigência do sistema durante a comparação de impressões digitais em sistema de comparação 1:1 Nível 1:N: Ajusta o nível de exigência do sistema durante a comparação de impressões digitais em sistema de comparação 1:N Versão Algoritmo: Informa a versão do algoritmo biométrico que deverá ser utilizado pelo sistema na comparação das impressões digitais. Atualmente estão disponíveis dois algoritmos: V9 e V10. A alteração deste parâmetro fará com que as impressões digitais coletadas durante a utilização do algoritmo anterior fiquem indisponíveis, sendo necessário recadastro dos dados biométricos de todos os usuários. Imagem da Impressão digital: Informa em quais momentos o equipamento deverá mostrar em tela as imagens das impressões digitais cadastradas ou autenticadas. As imagens podem ser exibidas no momento do cadastro, no momento da autenticação, em ambos os momentos ou em nenhum deles Face Nesta tela é possível ajustar as configurações relacionadas às comparações biométricas pela face. Estão disponíveis as seguintes configurações: Nível 1:1: Ajusta o nível de exigência do sistema durante a comparação de faces em sistema de comparação 1:1 Nível 1:N: Ajusta o nível de exigência do sistema durante a comparação de faces em sistema de comparação 1:N Exposição: Ajusta a exposição da câmera.
30 Ganho: Ajusta o ganho da câmera. Qualidade: Ajusta o parâmetro de qualidade das imagens obtidas para comparação biométrica. Nota Importante: A configuração incorreta dos parâmetros Exposição, Ganho e Qualidade podem causar severos problemas no desempenho do equipamento. Por favor, ajuste estes parâmetros apenas com o auxílio de um especialista técnico autorizado Configurações de Log Nesta tela é possível ajustar parâmetros de configuração de log do equipamento. Estão disponíveis os seguintes campos para configuração: Número de log de alarme: Quando o espaço de armazenagem for insuficiente para armazenar o número de registros aqui definido, o sistema emitirá uma mensagem de alerta. Tempo para registro de duplicados: Em aplicações de ponto, caso o usuário se autentique pela segunda vez em um tempo menor que o tempo aqui definido, o sistema ignorará a segunda marcação Verificação 1:G: Habilita / desabilita autenticação 1 para G (1:G). Definir atalhos Nesta tela é possível definir atalhos para a barra lateral direita, poderá ser definido até 5 teclas de atalho. Os valores pré-configurados de fábrica são: 1) entrada, 2) saída, 3) hora extra entrada, 4) hora extra de saída e 5) indefinido. Para alterar basta clicar na função que deseja alterar, logo em seguida configure os parâmetros: Função: Poderá ser definida função de Status ou função de Grupos, quando definido função de Status você terá as opções de Entrada, saída, horas extras e pausas. Nome (somente no modo Status): Nome da função definida Entrada, saída, horas extras e pausas. Troca automática: Define o horário para o equipamento fazer a troca de modo
31 automática, você poderá definir horários para que mude de entrada para saída, saída para entrada e outros, poderá alterar entre os modos de entrada, saída, horas extras e pausas Opções de acesso: Configurar faixa de horário: Define a faixa de horário por dia da semana, domingo a segunda-feira, com hora de início e hora de fim. Configurar feriado: inclui e edita a data de início e final do feriado, também é possível atribuir uma faixa de horário para cada feriado cadastrado. Configurar grupo: Inclui e edita o grupo, neste é possível definir o tipo de verificação, Número do feriado e 3 faixas de horário. Configurar acesso combinado: Inclui e edita um acesso combinado. Parâmetros de controle de acesso: É possível configurar o tempo de atuação do relé, tempo de atraso do sensor, modo do sensor de porta (NA/NF), demora do alarme, nível de alarme de ID falsa, faixa de horário NF, faixa de horário NA e se é válido no feriado. Parâmetros de alarme de coação: Habilita/desabilita o nível de 1:1, 1:N, senha e atraso do alarme durante uma coação. Configuração de dupla passagem: Habilita/desabilita a configuração de dupla passagem, quando habilitado é possível configurar o status do local como entrada, saída ou não configurar Atualização Neste tela o usuário pode proceder com a atualização do firmware do equipamento, através da interface de comunicação USB. Após o pen drive conectado na porta USB lateral e contendo a atualização fornecida pela BIOMETRUS, clique no botão Insira o pendrive e clique aqui
32 6.5 Gerenciamento de Dados Permite o gerenciamento dos dados armazenados na memória interna do equipamento. Para acessar esta função selecione a opção [ Ger. Dados ] no menu principal do equipamento. Nesta tela estão disponíveis as seguintes opções: Apagar registros: Apaga os registros de marcação armazenados na memória. Apagar Tudo: Apaga todos os dados armazenados no equipamento, incluindo registros de marcação, dados de usuário, privilégios de administrador e imagens. Apagar Privilégios: Remove os privilégios de administração do equipamento de todos os usuários que os possuam. Restaurar configurações de fábrica: Apaga todas as informações da memória do equipamento e desfaz qualquer configuração feita pelo usuário, colocando o equipamento em seu estado original de fábrica. Marcação: Consulta logs de acesso de todos os usuários, podem ser filtrados por semanas, horas ou data.
33 6.6 Data/Hora As configurações de data e hora, formatos de data, relógio 24h e horário de verão, na tela abaixo é possível acessar os parâmetros de data/hora. 6.7 Opçõe Pendrive A opçõe Pendrive permite exportação e importação de registros de marcação e informações de usuários através da porta USB. Esta tela pode ser acessada pelo opção [ Pendrive ] no menu principal do equipamento.
34 As opções disponíveis nesta tela são: Baixar registros: Exporta todas os registros de marcação existentes na memória do equipamento para o dispositivo de memória USB Baixar usuários: Exporta todos os dados de usuário existentes na memória do equipamento para o dispositivo de memória USB Baixar Fotos Usuário: Exporta todas as fotos de usuário existentes na memória do equipamento para o dispositivo de memória USB. Enviar usuário: Importa para o equipamento todos os dados de usuário armazenados no dispositivo de memória USB. Enviar Foto Usuário: Importa para o equipamento todas as fotos de usuário armazenadas no dispositivo de memória USB. 6.8 Opções de Auto Teste O auto teste possibilita a verificação do funcionamento correto dos recursos do sistema através de testes que podem ser realizados isoladamente ou em sequência. As opções de auto teste podem ser acessadas pelo item [ AUTO TESTE ] no menu principal do equipamento.
35 Estão disponíveis as seguintes opções de teste: Teste Display: Inicia o teste da tela LCD, exibindo inicialmente uma tela com seis barras coloridas na seguinte ordem: vermelho, verde, azul, amarelo, azul claro e rosa. Ao tocar a tela é exibida então uma tela branca. Ao tocar a tela uma segunda vez é exibida uma tela preta. Na terceira vez volta para a tela colorida. Para encerrar o teste pressione o botão [ VOLTAR ] na parte inferior esquerda da tela. Teste Áudio: Inicia o teste de áudio do equipamento, tocando os arquivos de voz um após o outro a cada vez que o usuário toca na tela. Assim que todos os arquivos forem tocados, encerra o teste. A tecla [ VOLTAR ] no canto inferior esquerdo também encerra o teste. Teste Impressão Digital: Exibe na tela em tempo real a imagem capturada pelo sensor de impressões digitais. Para verificar a qualidade das impressões digitais coletadas, posicione o dedo sobre o sensor. A tecla [ VOLTAR ] no canto inferior esquerdo encerra o teste. Teste Face: Exibe na tela em tempo real a imagem capturada pela câmera de reconhecimento facial. Para verificar a qualidade das imagens coletadas, posicione-se à frente do equipamento. A tecla [ VOLTAR ] no canto inferior esquerdo encerra o teste. Teste de relógio: Testa o relógio interno do equipamento. O toque na tela inicia e para o cronômetro do relógio. A tecla [ VOLTAR ] no canto inferior esquerdo encerra o teste. Calibração: Quase toda a operação do equipamento se dá através de toques na tela. Para isso basta tocar sobre a opção desejada com a ponta dos dedos ou com uma caneta de toque. Todavia, é necessária a calibragem da tela do equipamento para que esta operação se dê corretamente.
36 Durante a calibragem, o sinal + será mostrado em vários pontos da tela. Para cada exibição, toque no centro das linhas cruzadas. Caso a calibragem seja bem sucedida, o menu principal será exibido. Caso contrário, o processo de calibragem é reiniciado. 6.9 Informações do Sistema É possível visualizar a capacidade e espaço livre de faces, impressões digitias e registros dos equipamentos, para isso clique no botão [ INFO SIS. ] no menu principal do equipamento. Para ter acesso a outras informações do equipamento, bem como, modelo, número de série, MAC da placa de rede, algorítimo de verificação de impressão digital e face, versão de firmware, fabricante e data de fabricação, basta clicar no botão [ EQUIPAMENTO ] no canto inferior esquerdo da tela do equipamento. Para acessar as informações do sistema clique no botão mostrado abaixo:
37 A tela abaixo será exibida com as informações de espaço livre e espaço usado de faces, impressões digitais e registros: Para obter informações relativas ao hardware do equipamento, clique no botão Equipamento.
38 7 Autenticação Biométrica É muito importante, sempre que se trabalha com sistemas baseados em reconhecimento por impressão digital e face, respeitar algumas orientações. 7.1 Autenticação da Impressão Digital O posicionamento correto do dedo no sensor, especialmente no momento do cadastro, é muito importante. A colocação do dedo de forma incorreta pode causar dificuldade de reconhecimento do usuário. FORMA CORRETA CERTO - Dedo perpendicular e centralizado Procure sempre colocar o dedo no centro do sensor, alinhado verticalmente e horizontalmente. Além disso a inclinação do dedo deve ser sempre perpendicular à superfície do sensor, conforme a figura acima.
39 FORMA INCORRETA: DEDO INCLINADO VERTICALMENTE ERRADO Inclinação vertical Um erro comum é a colocação do dedo inclinado verticalmente. Desta forma, apenas uma pequena parte de impressão digital é capturada pelo sensor. FORMA INCORRETA: DESLOCAMENTO ERRADO Deslocamento para os lados ERRADO Deslocamento para cima / baixo A colocação do dedo fora do centro do sensor também faz com que a imagem
40 captada seja de baixa qualidade. Partes importantes da impressão digital do usuário deixam de ser analisadas nestes casos. FORMA INCORRETA: DEDO ROTACIONADO LATERALMENTE Errado Rotação lateral do dedo Outro erro comum é a rotação lateral do dedo. Desta forma a impressão digital não é captada corretamente pelo sensor.
41 Autenticação Facial Posicionamento O posicionamento correto diante do equipamento auxilia os processos de cadastramento e reconhecimento facial. Nos dois processos, é melhor que o usuário posicione-se sempre na mesma distância e com a mesma expressão facial. Isso tornará o processo de reconhecimento mais rápido. FORMA CORRETA CERTO CERTO CERTO: 1,2 m de altura e 0,5 m de distância Para usuários com altura entre 1,5 m e 1,85 m, recomenda-se a instalação do equipamento a 1,2 m de altura do chão. Durante a utilização, recomenda-se uma distância de 0,5 m entre o usuário e o equipamento. Para os demais usuários, a estes padrões poderão variar.
42 FORMA INCORRETA: MUITO PRÓXIMO CERTO ERRADO ERRADO: Muito perto do equipamento Quando o usuário se posiciona muito próximo ao equipamento, a câmera não consegue capturar a imagem do seu rosto. FORMA INCORRETA: MUITO DISTANTE CERTO ERRADO
43 ERRADO: Muito longe do equipamento Quando o usuário se posiciona muito longe do equipamento, a câmera também não consegue capturar a imagem do seu rosto Expressão Facial A expressão facial correta é aquela na qual a musculatura facial encontra-se relaxada, sem contrações Postura A postura correta para o reconhecimento facial deve ser aquela em que o rosto esteja direcionado para frente, sem rotações, inclinações horizontais ou verticais.
Manual do Usuário. MultiBio 700
Manual do Usuário MultiBio 700 1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS... 3 2 INSTALAÇÃO... 4 2.1 AMBIENTE DE INSTALAÇÃO... 4 2.2 POSICIONAMENTO... 4 2.3 FIXAÇÃO... 4 3 DICAS DE UTILIZAÇÃO... 5 3.1 LIGAR O EQUIPAMENTO...
PASSFACE Manual de utilização
PASSFACE 1030 Manual de utilização Opções de Auto Teste...23 Informações do Sistema...25 6.Autenticação Biométrica...26 Autenticação da Impressão Digital...26 Posicionamento...27 Expressão Facial...29
O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho
O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas
Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO
Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando
Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis
Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de
Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation
Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Rev. 01 CM COMANDOS LINEARES - 1/16 - Índice Painel Gráfico - Status e comandos. 3 Medições 9 Configurações do Painel 10 Alarme Remoto Mensagens
Atualização de Software Guia do Usuário
Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste
L5000. Manual de Usuário. Pág 1
L5000 Manual de Usuário Pág 1 Biometrus - Guia rápido - PassFinger 4040 Menu 1 ) VISÃO GERAL...3 2 ) CADASTRAR ADMINISTRADOR...5 3 ) REGISTRAR DIGITAL DO USUÁRIO...10 4 ) CONFIGURAR DATA/HORA...14 5 )
1 de 8. entrada USB. 1 MENSAGENS
entrada USB. 1 MENSAGENS O painel pode armazenar até 12 mensagens com no máximo de 250 caracteres (letras ou números) cada uma, que são selecionadas através das teclas F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8, F9,
SISTEMA OPERACIONAL - ios
Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO
Software Configurador
Software Configurador Versão 2.0 Software Configurador Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento deve ser reproduzida sem a permissão por escrito do desenvolvedor. Sumário 3 Sumário Capítulo
Usando o painel do operador
Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL
PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:
Atualizações de Software Guia do Usuário
Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste
Manual aplicativo webprint.apk
Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo
Tutorial - Módulo de Biblioteca
Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.
Atualizações de Software Guia do Usuário
Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste
Sistema Salas - (MRBS¹)
Sistema Salas - (MRBS¹) Manual de utilização Versão 1.1 Rua Princesa Isabel Feliz RS 95770-000 T. (51) 3637-4424 [email protected] http://salas.feliz.ifrs.edu.br 1 - MRBS MEETING ROOM BOOKING SYSTEM
Aplicativo da Cultura
Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir
Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe.
Acesso de rede usando Client exclusivo (S/W) O SDVR fornece um recurso de monitoramento remoto ao vivo. A monitoração remota exige a instalação do Client exclusivo (S/W) no seu PC. OBSERVAÇÃO Em uma rede
Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)
Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município
Hexa Volume 1 Conhecendo o Equipamento
Hexa Volume 1 Conhecendo o Equipamento Conteúdo Introdução... 3 1. Conhecendo o produto... 4 1.1. Elementos gerais... 4 1.2. Registro do ponto... 4 1.3. Conectores da parte traseira... 5 1.4. Teclado do
Enviar fotos e vídeos entre duas câmeras da marca Canon (PowerShot SX60 HS)
Enviar fotos e vídeos entre duas câmeras da marca Canon (PowerShot SX60 HS) Você pode conectar duas câmeras via Wi-Fi e enviar imagens entre elas, como segue. IMPORTANTE A posição e o formato dos botões
Manual do Usuário Fechadura Mundi Fechadura Mundi
Fechadura Mundi 4040 www.pontodigitalnetwork.com.br Sumário 1.Especificações Técnicas...1 2.Visão Geral...2 2.1.Visão Frontal...2 2.2.Visão Traseira...3 3.Cadastrar Administrador...4 4.Registrar digital
Gerenciamento de dispositivos móveis
Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft
Guia de utilização Sistema Kron de Monitoramento Online Versão 1.0 Setembro 2015
Introdução O sistema Kron de monitoramento, é uma ferramenta WEB que permite, a análise e obtenção de dados e informações do consumo de energia elétrica e demais insumos de forma remota a partir de instrumentos
Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.
1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,
MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05
MANUAL DO SISTEMA Versão 6.05 Considerações Gerais...1 Configurações...2 Configurando Tipo de Ordem de Serviço...3 Inserindo um Controle de Recall / Campanha...4 Chassis em Recall / Campanha...6 Aviso
Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br
Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira
Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android (PowerShot SX60 HS)
Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android (PowerShot SX60 HS) IMPORTANTE Na explicação a seguir, os procedimentos de configuração de smartphone Android são indicados pelo ícone e os procedimentos
CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET
CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET Página 1 de 8 CAGED Net O aplicativo CAGED Net é a solução desktop para o envio de declarações CAGED que contempla as regras de obrigatoriedade
Segurança com um toque de sofisticação e conveniência
Todas as imagens deste catálogo são ilustrativas, não restritivas. As informações contidas neste catálogo estão sujeitas à alteração sem aviso prévio. Versão I SLF 961.212-4 A MARCA YALE, com seu alcance
RioCard Saúde Presente
Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar
Assina S_Line Manual de Uso
1. Introdução O Assina S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames gerados no formato S_Line em XML ou PDF, fazendo uma cópia dos mesmos em um diretório definido pelo Cliente. Os documentos
TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS
TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro
2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.
1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando
Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM
SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM Manual de Software CAPÍTULO 4 da coleta CPXSIAP: Software de Inventário Patrimonial V 1.1.0 Elaboração:
Conhecendo Seu Telefone
Conhecendo Seu Telefone Fone de ouvido Telefone com a função viva-voz Intensidade do Sinal Intensidade da Bateria Porta Celular Anexo Tecla de Ação Y Tecla Enviar N Teclado de Navegação Tecla da Agenda
Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156
Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 1- Abra a tampa lateral do dispositivo pressionando-a levemente e deslizando para o lado, conforme ilustração abaixo: 2- Após remover a tampa lateral, insira
Manual Escrituração Fiscal Digital
Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração
KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente
KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente P/N 4J1534_pt-br Índice Otimização de lentes Visão Geral...5-31 Selecionando o Método de Otimização de Lentes...5-32
Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações
." Xerox WorkCentre /0// Como fazer uma cópia. Coloque os documentos originais com a face para cima na bandeja. Pressione o botão Limpar tudo (C) para cancelar todas as seleções 88 ##. Pressione o botão
Botão: 3 Toque curto: A) no menu, selecionar/ movimentar para baixo B) durante a reprodução para selecionar o próximo registro,
Aqui você pode comprar a câmera: www.hobbyking.com Teclas de funções gerais: Fig.1 Botão: 1 Toque curto: A) no menu, selecionar/ movimentar para cima B) funções de comutação: 1. Vídeo manual 2. Foto manual
Manual do Usuário KP1510
Manual do Usuário KP1510 2 ÍNDICE 1. Primeiros passos... 4 1.1 Considerações iniciais... 4 1.2 Especificações técnicas... 5 1.3 Utilização do sensor biométrico... 6 1.4 Recomendações para impressora...
Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO
Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO 01-) Barra de Ferramentas do Excel... 2 02-) Planilha... 3 a-) Linha... 3 b-) Coluna... 3 c-) Célula... 4 d-) Movimentando-se pela planilha... 4 e-) Tamanho da
Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.
Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Envio de Arquivo Único. Autor: NUTEIA. Data de criação: 30/10/2012. Data de atualização: 30/10/2012. O Envio de Arquivo Único
1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor
1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de
Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário
Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível
TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE
TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE Atualizado em: 06/2013 Atualizado por: Amilton José dos Santos Junior Versão: 1.0 1 Sistema desenvolvimento para auxiliar as Comissárias de Despacho, Agentes de Carga e
Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação
Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor
Tutorial para uso em rede do PEC Produção
Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção OBJETIVO: PÚBLICO-ALVO: Esse tutorial demonstra as configurações necessárias para utilização do PEC Produção em rede
RECEPTOR Módulo 5 Zonas
MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO RECEPTOR Módulo 5 Zonas www.compatec.com.br 1. Apresentação... 3 2. Características Técnicas... 3 3. Cadastro do Controle Remoto (HT)... 4 4. Cadastro do Controle Remoto
Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças
Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças 1 Manual de usuário 1. Acesso ao sistema: Para acessar a página inicial do e-crv,
GUIA DE INSTALAÇÃO MULTIBIO 700
GUIA DE INSTALAÇÃO MULTIBIO 700 1. Instalação do equipamento (1)Cole o modelo de montagem na (2) Remova o parafuso na parte (3) Tire a placa traseira. parede, Faça os furos de acordo inferior do dispositivo
País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle
Release Incremental - Boletos Produto : TOTVS11 - Faturamento de Planos TOTVS 12.1.3 Chamado : D_GPS_A11 / PCREQ-2076 Data da publicação : 09/12/2014 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle
PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA
16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam
Inclusão de Novo Processo Administrativo
Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco
MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA
MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido
PEME Web. Versão 1.0
PEME Web Versão 1.0 fl. 2 de 12 Histórico de Revisões Data Versão Descrição 26/01/2015 1.0 Elaboração do documento. Autor José Navasconi Junior fl. 3 de 12 Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 FINALIDADE......
Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros
Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos
Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior
Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior O Excel é um programa que nos permite criar planilhas inteligentes. Ele reconhece as informações digitadas e com elas realiza
Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização.
Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação da central Impacta. Clique
Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.
O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor
Realizando seu primeiro pedido de vendas
1 Requisitos mínimos: Conhecimentos básicos de informática. Produtos e condições de pagamentos já cadastrados previamente. 1. Pedido de vendas: O pedido de vendas é realizado através do PDV. Para efetuar
Gestão inteligente de despesas. Manual de Utilização - Aplicativo
Gestão inteligente de despesas Manual de Utilização - Aplicativo Revisão 2-05/02/2016 Lançamento de Km 1 ACESSE O APP Insira seu email corporativo e senha. O APP salvará suas credenciais para mantê-lo
Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7
Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 1. Instalação do driver para o cabo de dados USB do CA - 40 1.1 - Faça o download do arquivo Windows_Driver cabo de dados.zip
MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO
Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014
SORTEADOR ALEATÓRIO SAP - 59 / MP
1 SORTEADOR ALEATÓRIO SAP - 59 / MP MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO 1 2 ÍNDICE 1 - Aplicação... 03 2 - Princípio de Funcionamento... 03 3 - Modo de Programação... 03 P-1. Número Selecionado...
Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização
Guia de Atualização RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2 Guia de Atualização Índice Introdução... 1 Atualização do software... 1 Exportação de Perfis de
Segue uma seqüência de Perguntas e Respostas mais Freqüentes sobre Centrais SP e E55 (FAQ).
Segue uma seqüência de Perguntas e Respostas mais Freqüentes sobre Centrais SP e E55 (FAQ). 1) Como se configura zonas nas Centrais Série SP (SP 4000/5500/6000/7000)? A zonas são configuradas a partir
Portal de Carapicuíba Painel Administrativo
Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais
Manual de Uso do Aplicativo
Manual de Uso do Aplicativo Login Para acessar o aplicativo é necessário digitar login e senha. Caso não possua essas informações, clique no botão Cadastro, para criar um novo login (mais detalhes no item
MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007
MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE
Modem e rede local Guia do usuário
Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos
MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB
MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente
Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.
2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011
Conhecendo seu telefone
Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla T para Web Tecla N para Enviar Tecla Inteligente Tecla S para Navegação Tecla virtual direita Tecla
AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária
AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0
TouchPad e Teclado. Guia do Usuário
TouchPad e Teclado Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento
Manual do Aplicativo de Configuração
Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores
TUTORIAL DE COMO PREENCHER A PLANILHA PARA ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2016 VERSÃO ONLINE
TUTORIAL DE COMO PREENCHER A PLANILHA PARA ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2016 VERSÃO ONLINE SOMENTE USAR NAVEGADOR GOOGLE CHROME Caso não possua instalado no seu Computador, baixe neste link https://www.google.com.br/chrome/browser/desktop/
COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES
COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO
MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00
MANUAL DO SISTEMA Versão 6.00 Utilizando I.S.C (Índice de Satisfação do Cliente)....2 Configurações...2 Grupo I.S.C....2 Perguntas I.S.C....4 Saudação/Finalização I.S.C....7 Pesquisa I.S.C....8 Visualizando
1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi)
1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) Antes de conectar, você precisará de: um roteador sem fio. verificar se o seu roteador sem fio é compatível com WPS (Wi-Fi Protected Setup). NOTA: Se você
BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI BY TEXA
ASSUNTO: Configuração Bluetooth Família Navigator. OBJETIVO: Orientar configuração do dispositivo Navigator com o computador. DESTINO: Usuários de Scanners Magneti Marelli by Texa Família Navigator. INTRODUÇÃO
BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO
BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará
Fotocélulas Speed Test - Cefise
Fotocélulas Speed Test - Cefise O sistema Speed Test pode ser utilizado em diversos testes de corrida/velocidade. Exemplo de protocolos possíveis: * Aceleração em 30, 50, 70, 100 metros com ou sem intervalos
Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.
Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos
Cartilha de Acesso Rápido
Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar
Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS
Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em seu computador: 1. Finalize o processo
Acessando o Sistema. Acesse o endereço:
Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores
Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias.
1 Cópias rápidas.................................. 2 Exemplos de trabalhos típicos..................... 3 Trabalho 1: página única............................ 3 Trabalho 2: conteúdo misto..........................
M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL
M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do
Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal
JUNTA COMERCIAL Sistema MANUAL de ADMINISTRADOR Registro Integrado LOCAL REGIN Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal ENTIDADE MUNICIPAL MANUAL ADMINISTRADOR
Tomada para Carregador/ Fone de Ouvido. Tela. Tecla OK. Tecla direcional para a esquerda
Especificações do Telefone Dimensões (L x P x A): 101,5mm x 44,7mm x 13,6mm Bateria de Lítio Capacidade nominal: 3,7V 600mAh Duração contínua no modo inicial: (Depende do estado da rede ) 160 a 200 horas
1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados
1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador
TouchPad e Teclado. Guia do Usuário
TouchPad e Teclado Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento
O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas.
O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. INICIANDO Vamos iniciar o BrOffice.org Planilha utilizando o caminho: Aplicações/ Escritório/ Planilhas (oocalc). A
