A Química e o futebol
|
|
|
- Marisa Ferrão Back
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 A Química e o futebol Aula 1 A saúde dos atletas e dos torcedores Rio 2016 Versão 1.0
3 Objetivos 1 Entender como a Química transformou o uniforme dos jogadores de futebol e ajudou a revolucionar o esporte 2 Conhecer as inovações tecnológicas presentes, atualmente, nos estádios
4 Introdução O futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros! Desde o dia em que o paulista Charles Miller voltou de seus estudos na Inglaterra, trazendo os fundamentos desse esporte na bagagem, rolou uma Química avassaladora entre o futebol e o Brasil. Isso não é só maneira de falar: a paixão e a Química sempre andam juntas. Quando nos apaixonamos, nosso cérebro é inundado por substâncias químicas, como adrenalina, oxitocina e serotonina, responsáveis por produzir essa incrível sensação de felicidade.
5 Introdução Acontece que a Química e o futebol estão relacionados não só no aspecto da paixão, mas também na prática do esporte em si. Você já pensou que a Química está presente desde a produção dos uniformes dos atletas até a construção dos estádios? Pois é! Nesse curso, vamos descobrir qual é o papel da Química para tornar este esporte um dos mais amados do planeta. Vamos nessa?
6 Introdução Saiba mais... Você conhece a história de Charles Miller e como ele trouxe o futebol para o Brasil? Acesse o link abaixo e descubra:
7 1 Os mantos sagrados do futebol
8 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol A Química é a ciência da matéria e, sobretudo, da transformação dela. Mas você sabe o que é a matéria? Ela é um conjunto de átomos que forma as moléculas e que, por sua vez, formam a matéria. No fim das contas, tudo é matéria, inclusive nós somos feitos dela. O fato é que os seres humanos fazem Química desde a Pré-História, quando descobriram que o fogo podia modificar a matéria (no caso, a carne crua que saía assada e mais gostosa do fogo). Aos poucos, esses conhecimentos foram se aprimorando e passaram a ser usados para construir utensílios para uso cotidiano e para defesa, fundamentais para a evolução da espécie. As descobertas a respeito do uso da Química nunca pararam, transformando nossas vidas e também nossa relação com os esportes. Entre eles, é claro, o nosso amado futebol. Quer entender melhor o que é Química? Clique no link abaixo e assista ao vídeo:
9 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol O futebol é tão adorado que o uniforme de um time ou seleção é considerado pelos torcedores um verdadeiro manto sagrado. As camisas são tão importantes e carregam tanto simbolismo que algumas já chegaram a ser consideradas responsáveis pela derrota ou pela vitória das equipes. Superstições à parte, os uniformes parecem mesmo ter superpoderes. A camisa da seleção brasileira, conhecida como canarinho, é um exemplo disso: além de impor respeito em campo, tornou-se, praticamente, um símbolo nacional, sendo reconhecida no mundo todo. O canarinho original A camisa canarinho utilizada pela seleção brasileira
10 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol Saiba mais... Todo mundo sabe que a camisa clássica da seleção brasileira é verde e amarela, mas você conhece a história dela? Acesse o link abaixo e descubra: bol_-_histo_ria_da_camisa_canarinho_2014
11 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol No início do século XX, usar touca era fundamental no futebol Acontece que, mais do que o design dos uniformes, o que impacta mesmo uma partida é a tecnologia utilizada para confeccioná-los. No início do século XX, as camisas eram feitas de tecido 100% algodão, cuja característica é absorver até 50% do suor (por causa das moléculas de celulose em sua composição). Ou seja, se o jogador suasse 2 litros, a camisa absorveria 1 litro. Suor é água e todos nós sabemos que uma camiseta molhada fica muito mais pesada que uma seca, não é mesmo? Imagina, então, ter que correr com um uniforme que vai pesando cada vez mais ao longo da partida? Conheça a evolução dos equipamentos de futebol!
12 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol Portanto, o primeiro grande problema que precisou ser solucionado nos uniformes era fazer evaporar o suor, ou seja, transformar o estado da matéria (água) de líquido para gasoso o mais rápido possível. E isso, claro, é pura Química! Você sabe como acontece essa mudança de estado da matéria? Sabemos que todas as substâncias são formadas por moléculas, certo? A distância entre essas moléculas é que determina o seu estado físico. Veja, abaixo, que quanto mais perto estiverem as moléculas, mas sólida ela é e, quanto mais distante, mais gasosa.
13 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol Com o tempo, foi-se desenvolvendo novos materiais para fabricação dos tecidos, numa tentativa de diminuir esse peso extra e o desconforto causado pela absorção do suor. Em 1994, no ano da conquista do tetra, a seleção usou camisetas 100% poliéster, material mais leve, que não absorvia o suor, mas também não ajudava em nada na transpiração. O poliéster é um tipo de polímero que tem na sua cadeia principal o grupo funcional éster, obtido a partir da condensação de ácidos carboxílicos e glicóis: ácido + álcool = éster + água. O PET (polietileno tereftalato) é o poliéster mais conhecido. Poliéster é pau para toda obra : da garrafa PET às nossas roupas.
14 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol Um close nas microcápsulas Aos poucos, o poliéster puro foi sendo deixado de lado, dando lugar a outras fibras que absorvem o suor e permitem que ele evapore mais facilmente, como a poliamida, que também é um polímero. As pesquisas para tornar os uniformes cada vez mais eficientes chegaram aos chamados tecidos inteligentes. Muitos deles têm capacidade antimicrobiana e termorreguladora. O que isso quer dizer? Bom, no nosso corpo vivem uma série de bactérias que se proliferam quando suamos, porque um ambiente úmido é ideal para o desenvolvimento delas. Quando isso acontece, elas liberam gases, responsáveis por aquele conhecido mau-cheiro. Para evitar isso, as fibras desses tecidos recebem a aplicação de partículas antimicrobianas, que são ativadas com o uso, inibindo a sua proliferação dessas bactérias.
15 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol Essa tecnologia tem o nome de microencapsulamento. Ou seja, são utilizadas microcápsulas que armazenam essas substâncias químicas, sejam elas quais forem. O conteúdo das microcápsulas pode ser liberado de diversas formas (pressão, atrito, temperatura), dependendo das características de sua parede externa. Nos tecidos termorreguladores, que têm o objetivo de manter a temperatura do corpo o mais estável possível, as microcápsulas ajudam a absorver o suor e a transformá-lo em vapor mais rapidamente. Com esse processo, há tecidos que regulam em até 3 graus a temperatura da pele! Todas estas inovações vêm garantindo mais conforto, cuidados com a saúde e, principalmente, melhor performance dos jogadores. Além disso, mudanças na estrutura dos estádios contribuíram para a melhoria dos espetáculos, tanto para os jogadores quanto para os espectadores. Vamos conhecê-las no próximo capítulo!
16 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol Saiba mais... As microcápsulas utilizadas nos tecidos inteligentes estão na escala micrométrica. O micrômetro ou mícron é a milionésima parte do metro. Em outras palavras, o micrômetro equivale à milésima parte do milímetro e sua abreviatura é µm. Abaixo da escala micrométrica existe a escala nanométrica, que corresponde à milionésima parte do milímetro. Chamamos de nanotecnologia o conjunto de ciência, engenharia e tecnologia voltada para o estudo da matéria em partículas na escala nanométrica, ou seja, do tamanho de algumas poucas moléculas. O principal objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais com propriedades diferenciadas, e pode ser aplicada em diversas áreas, como Química, Física, Biologia e Ciência dos Materiais etc. É um ramo que vem crescendo cada vez mais.
17 Capítulo 1 Os mantos sagrados do futebol Para refletir Nesse capítulo vimos, entre outras coisas, que um dos compostos químicos utilizados para a produção de tecidos dos uniformes dos jogadores são os polímeros, como o poliéster e a poliamida. Mas há muito mais coisas para saber sobre os polímeros! Pesquise como eles são produzidos e quais outros produtos, além dos tecidos, são feitos a partir dos polímeros.
18 2 A tecnologia no templo do futebol
19 Capítulo 2 A tecnologia no templo do futebol Templo, caldeirão, arena... muitos são os apelidos dados aos estádios de futebol. Pudera: eles são o grande palco do espetáculo futebolístico. Assim como o esporte, suas regras e o uniforme dos jogadores evoluíram, os estádios também seguiram essa tendência. No início do século XX, os espectadores costumavam se aglomerar em volta da linha branca, que delimitava o espaço da partida. Aos poucos, os estádios foram sendo construídos, mas num modelo um pouco diferente do que estamos acostumados hoje: muitos deles tinham apenas arquibancadas de cimento e o torcedor só podia optar por cimento quente, frio ou molhado! Não havia muito conforto e tampouco segurança para quem participava do espetáculo. Você já foi a um estádio? Clique no link abaixo e sinta a emoção da torcida:
20 Capítulo 2 A tecnologia no templo do futebol Com a popularização do esporte, tornou-se fundamental modernizar os estádios para acomodar os torcedores e jogadores com segurança e de forma cada vez mais sustentável. Além da mudança do tipo de construção, as inovações químicas foram fundamentais para agregar valor e funcionalidade a cada molécula dos estádios. Modelo antigo: arquibancada de cimento e ausência de cobertura. Modelo atual: cadeiras e cobertura. Mais conforto e segurança.
21 Capítulo 2 A tecnologia no templo do futebol Dióxido de titânio: o grande faxineiro químico. As tintas utilizadas, por exemplo, não têm só o intuito de embelezar e proteger as superfícies. A Química conseguiu fazer com que elas ainda diminuam a pegada de carbono do meio ambiente! Isso porque essa tinta inteligente tem na sua composição micropartículas de dióxido de titânio. Quando em contato com temperaturas mais altas, os elétrons desta substância interagem com o oxigênio do ar, e geram compostos capazes de quebrar as moléculas de poluentes como o óxido de nitrogênio. Acesse a aula digital Pegada de Carbono e conheça mais sobre este assunto.
22 Capítulo 2 A tecnologia no templo do futebol Outro importante atributo das tintas é a presença de aditivos para controle microbiano. Você sabe quais são os microrganismos alvo desse controle? Bactérias: invisíveis a olho nu, são as formas mais simples de vida e consistem de uma única célula. MICRÓBIOS Algas: não vivem só no mar. Podem ser encontradas sob forma de uma mancha verde em pisos, muros e telhados. FUNGOS Fungos: sejam eles bolores ou leveduras, são detectados a olho nu devido às manchas que causam no ambiente e pelo cheiro de mofo.
23 Capítulo 2 A tecnologia no templo do futebol Assim como no nosso corpo vivem microrganismos, há muitos deles que habitam outras superfícies. Nem todos são ruins, pelo contrário, mas alguns podem causar doenças e acelerar o processo de degradação dos ambientes. Imagine, então, um estádio, com grande circulação de pessoas e uma quantidade de microrganismos se multiplicando exponencialmente? Para ajudar no processo de higienização do ambiente e evitar a invasão das bactérias e dos fungos, substâncias químicas com propriedades biocidas são aplicadas nas tintas dos estádios. Essas substâncias rompem as membranas das células das bactérias e dos fungos e impedem a duplicação do seu DNA, responsável pela sua reprodução. Já no caso das algas, elas inibem a sua fotossíntese, fundamental para sua sobrevivência. Você sabia que as bactérias foram os primeiros habitantes da terra? Conheça um pouco mais sobre elas:
24 Conclusão Você concluiu a Aula 1, sobre A saúde dos atletas e dos torcedores, do curso A Química e o futebol! Nessa aula, você viu que a Química é a ciência da matéria e da transformação dela e, logo, ela faz parte de vários aspectos da nossa vida, inclusive do futebol! Ao longo dos anos, conforme esse esporte evoluía, tanto os uniformes dos jogadores quanto os estádios, sofreram grandes modificações, colocando a tecnologia a favor do jogo. Na próxima aula, você verá, com mais detalhes, como as pesquisas químicas foram fundamentais para transformar os estádios nas grandes arenas que conhecemos hoje. Até lá!
25 Sobre a Dow A Dow alia o poder da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial para o progresso humano. A Companhia produz inovações que extraem valor das ciências químicas e biológicas para ajudar a solucionar os problemas mais desafiadores do mundo tais como a necessidade de água potável, a geração e conservação de energia limpa e o aumento da produção agrícola. Tendo a ciência e a tecnologia no coração de suas atividades, a Dow investe mundialmente no desenvolvimento e aprimoramento da educação científica para estudantes de todas as idades, ajudando a despertar o interesse pelas ciências desde as primeiras etapas da vida estudantil e contribuindo com a formação dos cientistas que vão tornar o futuro do nosso planeta mais inovador e mais sustentável. Nesse sentido, a Companhia inova mais uma vez ao se posicionar como parceira oficial de conteúdos científicos do Transforma, a plataforma de educação dos Jogos Rio A Dow também tem orgulho em ser a Companhia Química Oficial do Movimento Olímpico e Parceira Oficial de Carbono dos Jogos Rio 2016, tendo o compromisso de mitigar a pegada de carbono proveniente da organização e entrega dos primeiros Jogos Olímpicos no Brasil. Essa mitigação vai ocorrer por meio de tecnologias inovadoras e de maior eficiência energética nas áreas de agricultura, infraestrutura e indústria. O portfólio líder e integrado nas áreas de Especialidades Químicas, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para aproximadamente 180 países. As mais de famílias de produtos da Companhia são produzidas em 179 unidades fabris em 35 países ao redor do mundo.
26 FICHA CATALOGRÁFICA Título: A Química e o futebol Assunto: A saúde dos atletas e dos torcedores Química, esportes, futebol, estádios, matéria, estado físico da matéria, Palavras-chave: polímero, microencapsulamento, controle microbiano Data da publicação: 02/2016 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: DOW Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pps e.pdf Local original: Apoiador oficial Parceiros nacionais Parceiros internacionais Realização
Este conteúdo está relacionado à BNCC! Competências Gerais: Conhecimento. Pensamento científico, crítico e criativo. Cultura digital.
Este conteúdo está relacionado à BNCC! Competências Gerais: Conhecimento. Pensamento científico, crítico e criativo. Cultura digital. Educação Física: Unidade temática de esportes. Pontapé inicial Que
A Física dos esportes
A Física dos esportes Aula 1 A Física a favor dos atletas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Entender a relação da Física com o desempenho dos atletas 2 Conhecer o quanto a Física influencia o desenvolvimento
Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0
Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo
Esportes de Interação com a Natureza
Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas
As Características dos Seres Vivos
As Características dos Seres Vivos Os seres vivos e a matéria bruta possuem propriedades diferentes. Os seres vivos são dotados de um conjunto de características que não existem na matéria bruta (sem vida).
Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0
Água, fonte de vida Aula 6 A conexão das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer o conceito de bacia hidrográfica 2 Identificar as bacias hidrográficas brasileiras e como acontece a gestão das suas
O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0
O Movimento Olímpico Aula 3 A Mascote e a Marca Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Identificar a mascote como o símbolo de cada edição dos Jogos Olímpicos. 2 Reconhecer as principais mascotes ao longo das
Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0
Água, fonte de vida Aula 2 O caminho das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Aprender o caminho que a água percorre de sua nascente até a foz 2 Conhecer a forma como a água chega até as nossas casas
NANOTECNOLOGIA A REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL
NANOTECNOLOGIA A REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL É bem provável que você já tenha ouvido falar de tecidos inteligentes, os tecidos que tornaram realidade funções antes inacreditáveis. Tecidos como estes
Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo
Valores Educacionais Aula 3 Jogo Limpo Objetivos 1 Apresentar o valor Jogo Limpo. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Jogo Limpo. Introdução Esta aula apresenta definições e sugestões
Cuidando das plantas
A U A UL LA Cuidando das plantas As flores, quer por suas cores e formas, quer pela beleza de suas folhagens, nos causam muita admiração. Quem não se sente feliz ao receber flores? Quem não gosta de ter
Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO
Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.
Você. Ao Vivo. Multiplicado. Como usar o MultiplierApp na Esporte.
Você. Ao Vivo. Multiplicado. Como usar o MultiplierApp na Esporte. PRECISA AUMENTAR O IMPACTO DAS CAMPANHAS DIGITAIS PARA VOCÊ OU SEU CLUBE SEU TIME PRECISA GERAR RESULTADOS INCRÍVEIS DE FORMA ORGÂNICA,
Copa do Mundo de 2014: Cobrindo o Futebol Arte
Copa do Mundo de 2014: Cobrindo o Futebol Arte sntv.com Copa do Mundo de 2014. Sua marca. Seu público. Nosso conteúdo. 18anos de experiência de fãs do esporte na Copa do 715milhões Mundo 20equipes 24 Acesso
OFICINA: POLUIÇÃO DO SOLO E PRODUÇÃO DE SABÃO RECICLADO
OFICINA: POLUIÇÃO DO SOLO E PRODUÇÃO DE SABÃO RECICLADO ROTEIRO APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES E OFICINA INTRODUÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO CONSUMISMO E PROBLEMAS AMBIENTAIS DEMONSTRAÇÃO COM GARRAFA PET APRESENTAÇÃO
Esportes de Interação com a Natureza
Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a
EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO
EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO Conforto térmico conforto térmico de um ambiente pode ser definido como a sensação de bem-estar experimentada por uma e/ou pela maioria das pessoas. Está relacionada
É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ
01 É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ Como inovar na carreira e se dar bem no mercado. Lídice da Matta 02 03 Sumário Introdução... 4 Não tenha medo de errar... 7 Veja mudanças como oportunidades... 8 Busque referências...
Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte
Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 Plante Árvores O
1- Quais são as características comuns a todos os seres vivos?
Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Quais são as características comuns a todos os seres vivos? 2- Complete as frases com o grupo de seres vivos correspondente. a) Assim como as plantas, as
DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a.
DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade CGEP Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a. Modelo de desenvolvimento atual produção agrícola e pecuária derrubando as matas, destruindo os solos e contaminando as
19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA. Estudos integrados de fluxos e respectivas estratégias operacionais para a Copa do
19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 1. Tema Operação. 2. Título Estudos integrados de fluxos e respectivas estratégias operacionais para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. 3. Objetivo Desenvolver
Maratona Universitária da Eficiência Energética 2014. fez parte da programação da Le Mans 6 Horas de São Paulo
Maratona Universitária da Eficiência Energética 2014 fez parte da programação da Le Mans 6 Horas de São Paulo Um acordo com Emerson Fittipaldi, organizador da etapa Brasil da provo mundial de endurance,
Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:[email protected].
Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:[email protected] O que é Sagrado? Turma: Maternal II C Professora Marcelle Data: 1º
- Exotérmico: ocorre com liberação de calor - Endotérmico: ocorre com absorção de calor
Fala gás nobre! Tudo bem? Hoje vamos para mais um assunto de química: A termoquímica. Você sabia que as reações químicas absorvem ou liberam calor, e desta forma, ocorre uma troca de energia? Pois é, a
Dicas incríveis para vender mais... muito mais
5... Dicas incríveis para vender mais... muito mais O que você vai encontrar neste ebook o que você vai encontrar neste ebook aprenda como gerar 3 mil reais em vendas no Facebook sem gastar com anúncios
Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas
Esportes de Combate Aula 3 Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes
OLED _ Como funciona esta tecnologia
OLED _ Como funciona esta tecnologia Imagine uma TV de alta definição com 2 metros de largura e menos de 0,60 cm de espessura, que consuma menos energia do que a maioria das TVs comuns e possa ser enrolada
CURSO DE SUPERVISORES
2016 CURSO DE SUPERVISORES [Com Ferramentas de Coaching] AULA 3 Bruno Monteiro INSTITUTO LIDERANÇA DE SUCESSO AAULA 3 APRENDENDO A ENCORAJAR OS LIDERADOSR O supervisor precisa saber encorajar os seus liderados
ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS
ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Apresentação Introdução Eficiência na cozinha Material de Construção A
Será que todos os micróbios são iguais?
LABORATÓRIO ABERTO Será que todos os micróbios são iguais? Aqui o cientista é você! O Instituto Butantan acredita na importância dos três pilares: a pesquisa, a produção e a extensão. É por isso que, além
A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO. Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê!
A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê! IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Sabemos que o começo do processo de amamentação nem sempre é fácil. Ele ocorre em um momento
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID
PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Fabielli Vieira de July 1.2 Público alvo: alunos do 8º e 9º anos 1.3 Duração: 2 h 1.4 Conteúdos desenvolvido: As Pirâmides do Egito e a
Biodiesel Proveniente do Sebo PÁG.
Biodiesel Proveniente do Sebo 13 JBS Biodiesel ISO 9001/2008 14 JBS Biodiesel ISO 9001/2008 Mercado Brasileiro de Sebo 15 MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL (PERFIL NACIONAL) É fato
S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual
S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual O que você vai encontrar aqui: O que é o Game Jam? Como funciona? Conheça alguns possíveis participantes do seu time
I-OBJETIVO DO JOGO ENQUANTO ATIVIDADE DE ENSINO
6 I-OBJETIVO DO JOGO ENQUANTO ATIVIDADE DE ENSINO Resolver problemas envolvendo as operações: adição subtração e multiplicação; Desenvolver a habilidade de cálculo mental. II-MATERIAL 1. Fichas com a figura
O círculo VIRTUOSO dos clubes de futebol
PLURI Especial O círculo VIRTUOSO dos clubes de futebol Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM e Sportfood Franchising e
PLANO DE AULA DOSCENTE
PLANO DE AULA DOSCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 2º Ano Professora: Mariangela Morais Miguel Período: Aproximadamente dias 4. Superfície da Terra (interior/exterior noções de dentro e fora): 4.1. Terra superfície
Clã Pioneiro Myrddin. G. E. AR Albino Bueno de Camargo 261. D.R.A.C.O.PIO Dia regional de ação comunitária pioneira
Clã Pioneiro Myrddin G. E. AR Albino Bueno de Camargo 261 D.R.A.C.O.PIO Dia regional de ação comunitária pioneira Sorocaba / São Paulo Outubro / 2010 Projeto Reciclagem de Óleo Sandro José Martins Morais
Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor
Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor Rendimento PRODUTO Manta Líquida Elastomérica AndreeCor EMBALAGEM Bd 20 Kg Bd 4 Kg RENDIMENTO 1,5 Kg / m² Indicação
COMPROMISSO DE SUSTENTABILIDADE DA L ORÉAL
COMPROMISSO DE SUSTENTABILIDADE DA L ORÉAL NOSSO COMPROMISSO DE COMPARTILHAR A BELEZA COM TODOS JUNTOS PODEMOS TORNAR A BELEZA SUSTENTÁVEL. JUNTOS PODEMOS TORNAR A SUSTENTABILIDADE BONITA. Queremos levar
RESULTADOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE NOVO BIOCIDA PARA SISTEMAS DE OSMOSE REVERSA
RESULTADOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE NOVO BIOCIDA PARA SISTEMAS DE OSMOSE REVERSA Autores*: Antonio R. P. Carvalho Pedro H. B. Moreira Trabalho premiado ABTCP 2014 RESUMO O presente trabalho busca divulgar
A A Nanotecnologia como Fator Estratégico de Inovação Competitiva no Setor Têxtil
SENAI/CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil A A Nanotecnologia como Fator Estratégico de Inovação Competitiva no Setor Têxtil José Maria Simas de Miranda Engenheiro Têxtil do SENAI-CETIQT
Drone2Map: o software que transforma imagens de drones em mapas 2D e 3D
Drone2Map: o software que transforma imagens de drones em mapas 2D e 3D Por Régis Soares Os veículos aéreos não tripulados são novidade no Brasil e seguem cada vez mais em ascensão, mas esse nome ainda
Higiene e problemas sociais
Higiene e problemas sociais A saúde A nossa saúde depende dos nossos comportamentos e também do que nos rodeia, sendo influenciada por vários fatores: Higiene Problemas sociais Ambiente Clique nos tópicos
REGULAMENTO 1ª CORRENDO PRA CACHORRO
REGULAMENTO 1ª CORRENDO PRA CACHORRO APRESENTAÇÃO: A Estilo Vira Lata não é uma ONG, mas uma iniciativa de Bianca Newlands, que sozinha, conta com a ajuda da família e de uma veterinária, retiram das ruas
Alimentação e respiração de plantas e animais
Alimentação e respiração de plantas e animais Os animais se alimentam Herbívoros Animais que se alimentam somente de vegetais. Eles comem partes das plantas como folhas, sementes, raízes. Carnívoros -
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 27 REINO MONERA
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 27 REINO MONERA Enzimas relacionadas à respiração e que estão ligadas à face interna da membrana plasmática Como pode cair no enem? (ENEM) O uso prolongado de lentes de contato,
LOGOTIPO OU LOGOMARCA?
E-book para Empreendedores LOGOTIPO OU LOGOMARCA? Dicas para criar um( a ) logo de sucesso www.logovia.com.br A equipe do Logovia deseja que a leitura deste e-book seja agravável e que expanda seu entendimento
Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016
Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de
Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?
Êta bicho curioso! Oi! Tem uma coisa engraçada acontecendo comigo: estou super curioso sobre tudo. Minha mãe que anda louca comigo pois não paro de perguntar o porquê de tudo...mas olha só quanta coisa
POLÍMEROS. 1. Monômeros e polímeros. 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero)
POLÍMEROS 1. Monômeros e polímeros 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero) 3. Polímeros de Condensação 3.1 Silicones 4. Polímeros de Rearranjo 1.
Unilever Brasil Sustentabilidade Cada Gesto Conta
Unilever Brasil Sustentabilidade Cada Gesto Conta 06/12/2011 Nossa visão Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias. Ajudamos as pessoas a se sentirem bem, bonitas e a aproveitarem mais a vida
PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5
PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 Brasil, País do ingresso mais caro do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria
Sessão 2 quarta-feira 14h30 Sessão 3 sexta-feira 9h30 Sessão 4 sexta-feira 14h30. Edifício de Engenharia Biológica, Campus de Gualtar
Workshops de Biotecnologia para alunos do 3º ciclo e Secundário Datas Sessão 1 quarta-feira 9h30 Sessão 2 quarta-feira 14h30 Sessão 3 sexta-feira 9h30 Sessão 4 sexta-feira 14h30 Duração 2h30 Local Edifício
REGULAMENTO DA LIGA DE FUTSAL ENTRE IGREJAS 2015
REGULAMENTO DA LIGA DE FUTSAL ENTRE IGREJAS 2015 DAS INSCRIÇÕES: Poderá participar da Liga de Futsal entre Igrejas 2015, equipes com atletas de idade a partir de 17 anos e que frequente à igreja (Membro
Impactando pessoas, gerando resultados.
Impactando pessoas, gerando resultados. A GRANDE FESTA DO PARANÁ O Campeonato Paranaense de Futebol é o a maior plataforma de marketing de entretenimento do estado. Com um século de tradição, leva aos
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C Ensino Médio Ciências da Natureza II Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Integração do corpo humano e o ambiente H31 2 Fungos e Bactérias H37 3 Ciclo da água e mudanças
Cobre, prata e ouro. Introdução. Materiais Necessários
Intro 01 Introdução Realize o sonho dos alquimistas e transforme uma moeda de cobre em ouro. Descubra o que realmente acontece neste experimento. Cadastrada por Leandro Fantini Material - onde encontrar
TERMODINÂMICA. Encontro 08 Estrelas: Fábricas de elementos químicos?
TERMODINÂMICA Encontro 08 Estrelas: Fábricas de elementos químicos? ESTRELAS: FÁBRICAS DE ELEMENTOS QUÍMICOS? Uma grande dúvida da astronomia moderna foi a origem dos elementos químicos. ESTRELAS: FÁBRICAS
Informações gerais e novidades
INFORMATIVO Nº 001 DO VII JOGOS FENACEF Informações gerais e novidades Você está recebendo em primeira mão o informativo nº 001 do VII Jogos Fenacef! É aqui que começa a vitória de seus atletas: com planejamento
APRESENTAÇÃO OTIMIZADOR DE COMBUSTÍVEL
APRESENTAÇÃO OTIMIZADOR DE COMBUSTÍVEL SEGMENTOS DIESEL LIVRE DE ÁGUA E BACTÉRIAS RODOVIÁRIO MULTI VANTAGENS ENERGIA AGRÍCOLA $ CUSTO X BENEFÍCIO % LOGISTICA FERROVIÁRIO MARÍTIMO APLICAÇÃO 1L 4.000L %
Unidade I MARKETING ESPORTIVO E. Profa. Daniela Menezes
Unidade I MARKETING ESPORTIVO E CULTURAL Profa. Daniela Menezes Marketing Esportivo Antes de entendermos o que realmente é Marketing Esportivo, vamos entender o que é Marketing. Segundo Philip Kotler (
CIÊNCIAS 9 ANO PROF.ª GISELLE PALMEIRA PROF.ª MÁRCIA MACIEL ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIAS 9 ANO PROF.ª MÁRCIA MACIEL ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GISELLE PALMEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Tecnologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 10.1 Conteúdo Fontes Alternativas de Energia
É a maior revista de decoração do Brasil desde que foi lançada, há 39 anos. CASA CLAUDIA ajuda a transformar sua casa no lugar mais gostoso do mundo
Mídia Kit É a maior revista de decoração do Brasil desde que foi lançada, há 39 anos. CASA CLAUDIA ajuda a transformar sua casa no lugar mais gostoso do mundo um espaço que acolhe, acalma, restaura as
+ H 2 O hidrólise + OH CH 2 CH 2 OH
2013 1-O brasileiro consome em média 500 miligramas de cálcio por dia, quando a quantidade recomendada é o dobro. Uma alimentação balanceada é a melhor decisão para evitar problemas no futuro, como a osteoporose,
A COMPOSIÇÃO DO AR. O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo:
UNIDADE 7 O AR A COMPOSIÇÃO DO AR O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases, vapor d água e pequenas partículas
Ciclos biogeoquímicos. A energia flui. A matéria é cíclica. Esses elementos são fundamentais para os seres vivos e embora em abundancia são finitos.
Ciclos biogeoquímicos A energia flui. A matéria é cíclica. Esses elementos são fundamentais para os seres vivos e embora em abundancia são finitos. Ciclo da Água - O mais simples. A água não sofre transformação
Basquetebol J O G O S O L Í M P I C O S R I O 2 0 1 6 G UIA O F I C I A L D O E S P E C T A DOR
LEGENDA ACESSÍVEL: ILUSTRAÇÃO DO PICTOGRAMA ESPORTIVO COM MARCA E IDENTIDADE VISUAL DOS JOGOS OLÍMPICOS Você agora faz parte do maior evento esportivo do mundo. O Guia do Espectador dos Jogos Olímpicos
CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - PLANETAS
CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - PLANETAS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A Terra tem luz própria e gira à volta do Sol.
Produtividade através da confiabilidade
Produtividade através da confiabilidade Recursos da SKF para o segmento de mineração, processamento de minérios e cimento O Poder do Conhecimento em Engenharia Você está trabalhando como nunca. As suas
ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares
ECOLOGIA Conceitos fundamentais e relações alimentares A ECOLOGIA estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o ambiente onde vivem. Assunto da atualidade: crescimento exagerado da população
A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê.
A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. Pense no que a solução certa pode fazer pelo seu negócio. PROJETO PRODUTOS SERVIÇOS SOLUÇÃO INTEGRADA CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA Um sonho fez tudo
Abril Educação Fontes de energia, calor e temperatura Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:
Abril Educação Fontes de energia, calor e temperatura Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Como podemos relacionar o calor, a agitação térmica e o equilíbrio térmico? Questão 2 O
Nike Air. Nike Air Max
Nike Air Nike Air é o ar pressurizado dentro de uma bolsa resistente, porém flexível. As unidades Air Sole são localizadas na entressola abaixo do calcanhar, antepé ou em ambas as áreas. As unidades Air
Derretimento de gelo nas calotas polares Aumento do nível dos oceanos Crescimento e surgimento de desertos Aumento de furacões, tufões e ciclones
O Sr. ROBERTO BRITTO (PP-BA) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho a esta tribuna falar sobre o Aquecimento Global. Todos os dias acompanhamos na televisão,
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C Ensino Médio Ciências da Natureza Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Integração do corpo humano e o ambiente H31 2 Fungos e Bactérias H37 3 Ciclo da água e mudanças
CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL
CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. APRESENTAÇÃO Conexão Verde é uma rede de aprendizagem e colaboração que envolve jovens
EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!
2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! CONDIÇÕES ADVERSAS - MODAIS - Aéreo: Transporte aéreo é aquele realizado por aeronaves, dentro do país ou entre países. Quando usar o transporte aéreo? Pequenos volumes
Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo
O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito
Como Ajudar o Mundo?
Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com
Esportes Estéticos e Rítmicos
Esportes Estéticos e Rítmicos Aula 2 Saltos ornamentais e nado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS e suas principais regras. 2 Conhecer
Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0
Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses
MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS ESTOMIZADOS (ileostomia e colostomia)
1. Apresentação Este manual tem por objetivo ajudar você e seus familiares a conhecer melhor os cuidados sobre estomias. MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS ESTOMIZADOS (ileostomia e colostomia) Fonte:www.galeria.colorir.com
ORDEM DE GRANDEZA. Questões Comentadas
ORDEM DE GRANDEZA Prof.Silveira Jr Questões Comentadas 1.(UFF) A luz proveniente do Sol demora, aproximadamente, 8 minutos para chegar à Terra. A ordem de grandeza da distância entre esses dois astros
25 FATOS SURPREENDENTES SOBRE O CORPO HUMANO QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABE
https://awebic.com/listas/fatos-corpo-humano/ 25 FATOS SURPREENDENTES SOBRE O CORPO HUMANO QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABE PorAwebic Atualizado em 13 de março de 2017 Quão familiar seu corpo é para você?
OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com
OS 5 SENTIDOS Elaborado por: Priscila Veiga Nome: NOME: IDADE: ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: TELEFONE: Antes de fazer esta apostila, acesse nosso canal no You tube e assista o vídeo sobre os cinco sentidos:
Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO
Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para
O que acontece quando uma substância se transforma?
O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)
Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!
Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,
PROJETO DE LEI Nº, DE, DE, DE 2013. Senhor Presidente, JUSTIFICATIVA:
A Sua Excelência o Senhor Vereador JUARES CARLOS HOY Presidente da Câmara Municipal de Canoas PROJETO DE LEI Nº, DE, DE, DE 2013. Senhor Presidente, O Vereador Pedro Bueno, Vice-líder da Bancada do Partido
PRÁTICAS DE PESQUISA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI Instituto de Engenharia de Produção e Gestão PRÁTICAS DE PESQUISA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Luiz Gonzaga Mariano de Souza
