Esportes Estéticos e Rítmicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esportes Estéticos e Rítmicos"

Transcrição

1

2 Esportes Estéticos e Rítmicos Aula 2 Saltos ornamentais e nado Rio 2016 Versão 1.0

3 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e a entrada nos Jogos Olímpicos.

4 Introdução Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco sobre mais dois esportes que estão dentro da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS, são eles: SALTOS ORNAMENTAIS NADO SINCRONIZADO

5 1 Saltos ornamentais

6 Capítulo 1 Saltos Ornamentais UM POUCO DE HISTÓRIA Mergulhar na água de uma grande altura, desafiando até mesmo a vida, é algo que está presente desde o início da civilização. Os primeiros registros da prática de SALTOS ORNAMENTAIS como esporte datam entre os séculos XVIII e XIX, na Suécia e Alemanha, por ginastas que começaram a fazer movimentos de rotina antes de atingir rios ou piscinas. O esporte ganhou popularidade no final do século XIX, quando um grupo de suecos visitou a Grã-Bretanha e mostrou alguns movimentos que caíram no gosto da população. O resultado foi a fundação da primeira organização, em 1901, de Saltos Ornamentais hoje gerido pela Federação Internacional de Natação (FINA, em francês). Dez anos antes, em 1891, saíram as primeiras regras oficiais.

7 Capítulo 1 Saltos Ornamentais SALTOS ORNAMENTAIS NOS JOGOS OLÍMPICOS Os saltos ornamentais entraram no programa Olímpico em 1904, nos Jogos de Saint Louis, nos Estados Unidos. As primeiras disputas Olímpicas nos saltos ornamentais eram bem diferentes em relação ao que são hoje em dia. Enquanto em Saint Louis a prova era mais simples, com mergulhos, no ano de 1908, nos Jogos de Paris, entraram o trampolim e a plataforma.

8 Capítulo 1 Saltos Ornamentais Atenção As mulheres só começaram a disputar as provas de saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, capital da Suécia.

9 Capítulo 1 Saltos Ornamentais SALTOS ORNAMENTAIS NOS JOGOS OLÍMPICOS O programa se estabilizou de vez na edição de 1928, em Amsterdã: homens e mulheres disputam provas no trampolim de três e dez metros. Novidades só vieram em Sydney, no ano 2000, com as provas sincronizadas, em duplas, tanto no trampolim como na plataforma.

10 Capítulo 1 Saltos Ornamentais PRINCIPAIS REGRAS O objetivo fundamental dos atletas é SALTAR de uma plataforma ou de um trampolim em direção à água, EXECUTANDO MOVIMENTOS ESTÉTICOS durante a queda até a piscina. Quesitos técnicos são avaliados em cada salto. Os atletas obtêm notas que estabelecem a classificação final.

11 2 Nado

12 Capítulo 2 Nado Sincronizado UM POUCO DE HISTÓRIA O nado ganhou força como esporte por conta das apresentações de dança e balés aquáticos surgidas no final do século XIX e início do XX. Apesar de ser uma das únicas disciplinas disputadas apenas por mulheres a outra é a ginástica rítmica - foram os homens que começaram a fazer acrobacias dentro d água. As primeiras apresentações aconteceram nos anos de 1891, em Berlim, e 1892, em Londres, só para homens. Aos poucos, as mulheres foram ganhando espaço por terem mais leveza nos movimentos e poderem realizar melhores movimentos na piscina.

13 Capítulo 2 Nado Sincronizado UM POUCO DE HISTÓRIA O NADO SINCRONIZADO começou a ter caráter competitivo apenas em 1930 cinco décadas antes de entrar no programa Olímpico. No ano de 1952, a Federação Internacional de Natação (FINA, em francês) assumiu as rédeas do esporte e estabeleceu uma série de regras propostas por Canadá, Estados Unidos e Argentina, países onde a disputa era bem popular.

14 Capítulo 2 Nado Sincronizado NADO SINCRONIZADO NOS JOGOS OLÍMPICOS O esporte esteve em CARÁTER DE EXIBIÇÃO nas edições dos Jogos entre 1952 e 1968, assim como no Pan-Americano de Buenos Aires em E, entrou como DISPUTA OFICIAL na próxima edição do PAN, EM 1955, NA CIDADE DO MÉXICO, mas só foi parar no programa Olímpico em 1984, em Los Angeles.

15 Capítulo 2 Nado Sincronizado PRINCIPAIS REGRAS A disputa é simples: ao som de uma música, duetos ou equipes de oito nadadoras fazem apresentações curtas. Juízes avaliam diversos quesitos, entre eles: coreografia, dificuldade, sincronismo, execução de movimentos. Pontos são perdidos se as competidoras demorarem a entrar na piscina, usar muito o fundo para impulsão ou não executar a parte obrigatória.

16 Capítulo 2 Nado Sincronizado PRINCIPAIS REGRAS No evento de DUETOS, cada dupla faz uma rotina técnica, obrigatória, e uma de estilo livre. Os dois desempenhos são somados para definir as classificadas para a fase final na qual a apresentação é de escolha própria das nadadoras. Na disputa por EQUIPES, há somente as duas rotinas iniciais e as vencedoras saem desta soma de placares.

17 Consolidando seus conhecimentos. Assista o vídeo e aprenda um pouco mais sobre o Nado Sincronizado! Brasil ganha reforço de peso no Nado Sincronizado.

18 QUIZ Consolidando e testando seus conhecimentos Teste seus conhecimentos respondendo às questões a seguir.

19 QUIZ QUIZ! 1. Quais as novidades que as provas de saltos ornamentais tiveram em 2000 em Sydney? a) Provas sincronizadas, em duplas, tanto no trampolim como na plataforma. b) Homens e mulheres disputam provas no trampolim de três e dez metros. c) Provas femininas com trampolim.

20 QUIZ QUIZ! 2. O objetivo fundamental dos atletas de salto ornamental é saltar de uma plataforma ou de um trampolim em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda, até a queda na piscina. Esta afirmativa está: a) Incorreta b) Correta

21 QUIZ QUIZ! 3. No nado, quais são os quesitos avaliados pelos juízes em uma competição? a) São três: coreografia, dificuldade e sincronismo. b) São quatro: coreografia, dificuldade, execução dos movimentos e sincronismo. c) São dois: coreografia e sincronismo.

22 QUIZ QUIZ! 4. Qual dos esportes abaixo é disputado apenas por mulheres? a) Saltos ornamentais. b) Ginástica artística. c) Nado.

23 QUIZ Consolidando e testando seus conhecimentos Confira suas resposta: 1. A 2. B 3. B 4. C

24 Relembrando Os primeiros registros da prática de SALTOS ORNAMENTAIS como esporte datam entre os séculos XVIII e XIX, na Suécia e Alemanha. E ganhou popularidade no final do século XIX, quando um grupo de suecos visitou a Grã-Bretanha. Os saltos ornamentais entraram no programa Olímpico em 1904, nos Jogos de Saint Louis, nos Estados Unidos. As primeiras disputas Olímpicas eram bem diferentes das de hoje em dia. Na edição de 1928, em Amsterdã, homens e mulheres disputam provas no trampolim de três e dez metros. E em Sydney, no ano 2000, as provas passam a ser sincronizadas, em duplas, tanto no trampolim como na plataforma. O nado ganhou força como esporte por conta das apresentações de dança e balés aquáticos. As primeiras apresentações aconteceram nos anos de 1891, em Berlim, e 1892, em Londres, só para homens. Aos poucos, as mulheres foram ganhando espaço por terem mais leveza nos movimentos e poderem realizar melhores movimentos na piscina. O esporte esteve em caráter de exibição nas edições dos Jogos entre 1952 e 1968, e no Pan-Americano de Buenos Aires em Entrou como disputa oficial no Pan, em 1955, na cidade do México, e no programa Olímpico em 1984, em Los Angeles.

25 Conclusão Você acaba de concluir a aula 2 do curso Esportes Estéticos e Rítmicos. Nesta aula, você conheceu como surgiram os saltos ornamentais e o nado ; e como eles entraram para o PROGRAMA OLÍMPICO. Estudou também sobre as principais regras desses esportes. Acesse a aula 1 do curso Esportes de Precisão e prossiga com seus estudos.

26 FICHA CATALOGRÁFICA Título: Saltos ornamentais e nado Assunto: Esportes Estéticos e Rítmicos Palavras-chave: saltos ornamentais, nado, estéticos, rítmicos Data da publicação: 03/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: Política e Operações Esportivas SPP Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pps e.pdf Local original:

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Esportes de Combate Aula 3 Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Combate Aula 2 Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Marca Aula 2 Natação, ciclismo e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes que se enquadram na categoria DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Precisão Aula 1 Tiro esportivo, tiro Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE PRECISÃO e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo Esportes de Marca Aula 1 Atletismo, Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes e como entraram nos Jogos Olímpicos

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico O Movimento Paralímpico Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico Objetivos 1 Identificar os valores Paralímpicos. 2 Conhecer a história do movimento Paralímpico. 3 Apresentar o Comitê Paralímpico Internacional

Leia mais

Ginástica Artística Masculina

Ginástica Artística Masculina GINÁSTICA A Ginástica Brasileira é formada por sete modalidades: Artística Masculina e Feminina, Rítmica, Trampolim, Aeróbica, Acrobática e Para Todos, sendo quatro delas olímpicas: Artística Feminina,

Leia mais

Mabel Frederico Domingos

Mabel Frederico Domingos Mabel Frederico Domingos DISCIPLINAS Diretrizes do Ensino de Geografia e História Leitura e Escrita do Ensino Fundamental Aluno : Mabel Frederico Domingos PROFESSORA: Sinara Leroy e Simone Franco Mabel

Leia mais

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA A Ginástica Acrobática é um desporto bonito, dinâmico e espectacular para homens e mulheres. O desporto desenvolve coragem, força, coordenação, flexibilidade, habilidades

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA

REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA (CÓDIGO DE PONTUAÇÃO) 2002-2003 Programa individual: CORDA ARCO BOLA Programa conjuntos: CORDA ARCO BOLA MOVIMENTOS LIVRES INTRODUÇÃO A sistematização dos Desportos

Leia mais

HISTÓRIA DA GINÁSTICA DE SOLO E APARELHOS

HISTÓRIA DA GINÁSTICA DE SOLO E APARELHOS HISTÓRIA DA GINÁSTICA DE SOLO E APARELHOS Foram os antigos gregos, os primeiros a praticar a ginástica como actividade desportiva e não apenas como forma de treino militar. No Império Romano e durante

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA 1 GENERALIDADES TORNEIO ESTADUAL DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO TÉCNICO 2015 1.1 É aberta a participação no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica a qualquer entidade filiada ou não à FGSC. 1.2 As inscrições

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I Regulamento Específico Ginástica Rítmica Módulo I 2015 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 será regida de acordo com as regras oficiais da Federação

Leia mais

Mascotes. Aula 1 A história das mascotes. Rio 2016 Versão 1.0

Mascotes. Aula 1 A história das mascotes. Rio 2016 Versão 1.0 Mascotes Aula 1 A história das mascotes Rio 2016 Versão 1.0 Você verá: 1 A origem das mascotes 2 A primeira mascote oficial dos Jogos 3 As mascotes ao longo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Introdução

Leia mais

OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015

OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015 OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015 O Comitê Organizador Nacional (CON) e o Conselho Nacional Permanente dos Jogos (CNPJ), estiveram reunidos no início

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA.

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. PÁGINA 1 / 10 QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. 01. Um ano é dito bissexto quando possui 366 dias. Para termos um ano bissexto ele deve ser divisível

Leia mais

Introdução. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana.

Introdução. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana. Calendário de Competições de Ginástica Rítmica 2008/2009 Introdução O presente documento regulamenta os princípios orientadores de participação de todos os intervenientes (Associações e Clubes) nas Competições

Leia mais

Rio das Ostras, 07 de outubro de 2014

Rio das Ostras, 07 de outubro de 2014 Rio das Ostras, 07 de outubro de 2014 Prezados professores, Temos o prazer de convidar esta conceituada instituição para participar da 1ª FEST GIRO, a ser realizada nos dias 6 e 7 de dezembro de 2014,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana.

INTRODUÇÃO. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana. Regulamento de Competições de Ginástica Rítmica 2008 INTRODUÇÃO O presente documento vem substituir o anterior documento de 1999/2004 e regulamenta os princípios orientadores de participação de todos os

Leia mais

CAPÍTULO XII GINÁSTICA RÍTMICA SEÇÃO I DO JASC

CAPÍTULO XII GINÁSTICA RÍTMICA SEÇÃO I DO JASC CAPÍTULO XII GINÁSTICA RÍTMICA SEÇÃO I DO JASC Art. 170. A Ginástica Rítmica nos JASC seguirá as exigências da categoria adulta da Federação de Ginástica de Santa Catarina, conforme normas do código de

Leia mais

Olimpíada Brasil Saltos Ornamentais

Olimpíada Brasil Saltos Ornamentais Olimpíada Brasil 2016 Saltos Ornamentais Saltos Ornamentais História Engana-se quem imagina que av arte de saltar de várias alturas rumo à água nasceu recente- mente. A prática que deu origem aos saltos

Leia mais

(b) Escreva a expressão numérica que tem como resultado a idade de Ana, considerando que a idade de Júlia, hoje, seja 10 anos.

(b) Escreva a expressão numérica que tem como resultado a idade de Ana, considerando que a idade de Júlia, hoje, seja 10 anos. QUESTÃO (VALOR:,5) Minha amiga Ana nunca revela a sua idade. Hoje, quando lhe perguntei, ela respondeu: Tenho o triplo da soma das idades de meus netos. Os netos de Ana são Júlia e Lucas. Júlia é a mais

Leia mais

TRAVESSIA A NADO NA PRAIA DE PAJUÇARA - MIRIM A MASTER 4ª ETAPA DO CIRCUITO ALAGOANO 2008 TROFEU RENALDO MALTA

TRAVESSIA A NADO NA PRAIA DE PAJUÇARA - MIRIM A MASTER 4ª ETAPA DO CIRCUITO ALAGOANO 2008 TROFEU RENALDO MALTA PERCURSOS: 400m, 800m e 1.500m REGULAMENTO Data: 07 de dezembro de 2008 Local: Praia de Pajuçara Percurso: 400m (Mirim), 800m (Petiz) e 1500m (Infantil a Master) Data Limite das Inscrições: 03 de dezembro

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa EDUCAÇÃO FÍSICA

Admissão por Transferência Facultativa EDUCAÇÃO FÍSICA assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 3 A Mascote e a Marca Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Identificar a mascote como o símbolo de cada edição dos Jogos Olímpicos. 2 Reconhecer as principais mascotes ao longo das

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 06/2013 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DAS PROPOSTAS HABILITADAS E CLASSIFICADAS Aos doze dias do

Leia mais

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado 20 de maio de 2015 INTRODUÇÃO 1ª Olimpíada da América do Sul 2 de outubro de 2009 LEGADO OPORTUNIDADES RESULTADOS JOGOS OLÍMPICOS

Leia mais

GINÁSTICA PARA TODOS

GINÁSTICA PARA TODOS GINÁSTICA PARA TODOS uma manifestação sociocultural Profa.Margareth de Paula Ambrosio Prof.Marcus Vinicius Bonfim Ambrosio Maio/2011 CONCEITOS 1. A Ginástica Geral (GG) é um fenômeno sócio-cultural, expressado

Leia mais

TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR

TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR Data: 10 de janeiro de 2016 (domingo) Local: Rio São Francisco (Penedo) Percurso: 3.500 metros (Infantil a Senior) Data limite de inscrição:

Leia mais

I. Características pessoais dos alunos

I. Características pessoais dos alunos QUESTIONÁRIO DE INFORMAÇÕES SOBRE O ALUNO 3 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO I. Características pessoais dos alunos 1. Você é do sexo (A) feminino. (B) masculino. 2. Em que ano você nasceu? (A) 1987 ou antes (B)

Leia mais

Ginástica rítmica. DICAS DE OURO O que você precisa saber para aproveitar cada momento dos Jogos Rio 2016

Ginástica rítmica. DICAS DE OURO O que você precisa saber para aproveitar cada momento dos Jogos Rio 2016 LEGENDA ACESSÍVEL: ILUSTRAÇÃO DO PICTOGRAMA ESPORTIVO COM MARCA E IDENTIDADE VISUAL DOS JOGOS OLÍMPICOS BEM-VINDO! Você agora faz parte do maior evento esportivo do mundo. O Guia do Espectador dos Jogos

Leia mais

Orientações gerais. Apresentação

Orientações gerais. Apresentação Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem

Leia mais

O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS

O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS A situação política e social Regime parlamentarista estável: enquanto outros países da Europa mantinham as disputas políticas. Formação de um grande império colonial: Ásia,

Leia mais

A INCLUSÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA NO NÚCLEO CECAAC DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO DE BELO HORIZONTE MINAS GERAIS: Um Relato de Experiência

A INCLUSÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA NO NÚCLEO CECAAC DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO DE BELO HORIZONTE MINAS GERAIS: Um Relato de Experiência Universidade de Brasília BRUNA CARLA CORDEIRO EVANGELISTA A INCLUSÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA NO NÚCLEO CECAAC DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO DE BELO HORIZONTE MINAS GERAIS: Um Relato de Experiência Belo Horizonte

Leia mais

2ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE VÔLEI DE PRAIA DOS SURDOS 2015 - BRASÍLIA/DF

2ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE VÔLEI DE PRAIA DOS SURDOS 2015 - BRASÍLIA/DF REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a 2ª Etapa Circuito Nacional de Vôlei de Praia dos Surdos - 2015.

Leia mais

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 3ºAno 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação

Leia mais

18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO

18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO 18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), por meio do Espaço Integrado de Artes (EIA), tem a honra de convidá-lo a participar de mais uma edição do Unidança,

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

Coretos. Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas. Delmar Domingos de Carvalho

Coretos. Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas. Delmar Domingos de Carvalho Coretos Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas 2 Já sabemos que a investigação etimológica é uma área complexa, em que existem várias teorias, pelo que devemos usar o espírito científico,

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

Contextualização dos Individuais; Esporte, Jogo e Competição; História dos Esportes em Geral;

Contextualização dos Individuais; Esporte, Jogo e Competição; História dos Esportes em Geral; Contextualização dos Individuais; Esportes Esporte, Jogo e Competição; História dos Esportes em Geral; 1 2500 a.c Egito Antigo Soldados treinavam exercícios de Lutas 1500 a.c Grécia Antiga Corridas a pé

Leia mais

Projeto da artista Koo Jeong-A para a 32ª Bienal de São Paulo

Projeto da artista Koo Jeong-A para a 32ª Bienal de São Paulo Projeto da artista Koo Jeong-A para a 32ª Bienal de São Paulo A 32ª Bienal de São Paulo será realizada no período de 10 de setembro a 11 de dezembro de 2016 e tem como um de seus convidados a artista coreana

Leia mais

Ginástica Ritmica. Profa. Dra. Bruna Oneda. professora@brunaoneda.com.br

Ginástica Ritmica. Profa. Dra. Bruna Oneda. professora@brunaoneda.com.br Ginástica Ritmica (GR) Profa. Dra. Bruna Oneda professora@brunaoneda.com.br Ginástica Ritmica (GR) É uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados

Leia mais

GINÁSTICA NA ESCOLA CONTEÚDO DAS AULAS EXTRA-CURRICULAR CURRICULAR. Gláucia Bocalon Pilla

GINÁSTICA NA ESCOLA CONTEÚDO DAS AULAS EXTRA-CURRICULAR CURRICULAR. Gláucia Bocalon Pilla GINÁSTICA NA ESCOLA CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXTRA-CURRICULAR CURRICULAR Gláucia Bocalon Pilla CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A FORMA MAIS COMUM DE SER ENCONTRADA NAS ESCOLAS PARTICULARES,

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: FRED LOPES

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: FRED LOPES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: FRED LOPES História da Ginástica A Ginástica entendida como a prática do exercício físico, vem da Pré-história afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média,

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PAVILHÃO... 4 2. INSCRIÇÕES... 4 3. ESCALÕES ETÁRIOS / TEMPO DE JOGO... 4 4. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros.

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA

REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON JANEIRO 2011 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON CAPÍTULO I INTRODUÇÃO As Equipes de Alto Rendimento da Confederação

Leia mais

REGULAMENTO ESPORTIVO FUTSAL 2014 REGIÕES

REGULAMENTO ESPORTIVO FUTSAL 2014 REGIÕES Capítulo 1 DA FINALIDADE Art. 1º O FESTIVAL ARCO DE FUTSAL 2014 MODALIDADE FUTSAL, tem como finalidade principal, promover a integração das equipes de associados da ARCO/SPM em atividades esportivas e

Leia mais

QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES

QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES Instituição de Ensino Bolsistas ID Supervisor Coordenador Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva Vanessa Coimbra Chott Juliana da Cruz de Melo Prof. Dr. Anderson

Leia mais

santa maria da feira espaço público, espaço de liberdade regulamento

santa maria da feira espaço público, espaço de liberdade regulamento regulamento teatro dança música circo performance 2 5 regulamento 1. Âmbito O Mais Imaginarius visa incentivar os artistas a encontrar representações contemporâneas que sejam capazes de confrontar e integrar

Leia mais

REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal

REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal 1 CAPÍTULO I 5520. ORGANIZAÇÃO TÉCNICA 5520.1 - O CAMPEONATO NACIONAL DA III DIVISÃO É DISPUTADO POR SESSENTA E SEIS CLUBES, CINQUENTA E SEIS CLUBES

Leia mais

Lista de Exercícios - Adição

Lista de Exercícios - Adição Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 4 - Adição - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ss7v8dgjz34 Gabaritos nas últimas páginas!

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HÓQUEI E PATINAÇÃO Vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HÓQUEI E PATINAÇÃO Vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro São Paulo, 13 de Maio de 2013. OFICIO CIRCULAR CBHP-RAD 077 /2013 A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HÓQUEI E PATINAÇÃO, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 65.036.329/0001-58, com sede em Rua Germaine Burchard, 451

Leia mais

Determinações 2012/2013

Determinações 2012/2013 Determinações das competições de Ginástica Rítmica 2012/2013 Estrada das Machadas, Nº. 3 C 2900 468 Setúbal Telf. (+351) 265 403 283 - Fax. (+351) 265 403 275 Serviços administrativos: secretaria@agds.pt

Leia mais

1ª QUESTÃO (1,5 pontos)

1ª QUESTÃO (1,5 pontos) 1ª QUESTÃO (1,5 pontos) As lutas passaram a integrar os conteúdos de Educação física desde 2001, através dos documentos dos PCN s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Entretanto, vivemos em uma época em

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

- Desenvolver o interesse pelas diversas práticas esportivas e suas formas formais e não formais de forma lúdica;

- Desenvolver o interesse pelas diversas práticas esportivas e suas formas formais e não formais de forma lúdica; Métodos Objetivos Gerais - Desenvolver atividades esportivas compatíveis com a faixa etária, habilidade motora, interesses, necessidades, e capacidades para o desenvolvimento o integral da criança e adolescente;

Leia mais

CONVITE. Joaquim Fernandes Árbitro Internacional. Carlos Silva Presidente Federação Nacional Karate - Portugal

CONVITE. Joaquim Fernandes Árbitro Internacional. Carlos Silva Presidente Federação Nacional Karate - Portugal ORGANIZAÇÃO: APOIOS: CONVITE É com enorme prazer que o NKSL e a FNKP o convidam para participar na 1ª edição do Open de Lisboa de Karate, que se irá realizar no dia 3 de Dezembro de 2016. Pela primeira

Leia mais

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39 O prédio central da Estação da Paulista, um dos principais cartões-postais de Piracicaba transformado pela Prefeitura de Piracicaba em centro cultural será entregue à população neste sábado (23), às 16

Leia mais

Esporte, Infância e Adolescência: Caminho para a Cidadania. Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Esporte, Infância e Adolescência: Caminho para a Cidadania. Assembleia Legislativa de Minas Gerais Novembro 2009 1 2 Esporte, Infância e Adolescência: Caminho para a Cidadania Assembleia Legislativa de Minas Gerais 3 Iniciação Esportiva, Categorias de Base e Competições Sergio Bruno Zech Coelho Presidente

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA DO TURISMO Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA DO TURISMO Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular ECONOMIA DO TURISMO Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ECONOMIA

Leia mais

Torneio MegaSprint 2016

Torneio MegaSprint 2016 Torneio MegaSprint 2016 Desporto Escolar Atletismo Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira em colaboração com a Direção de Serviços do Desporto Escolar FINAL REGIONAL Ribeira Brava 9 de abril

Leia mais

OLIMPIUNI INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO.

OLIMPIUNI INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO. OLIMPIUNI Resgatando uma antiga tradição do Curso de Educação Física do UniBH, o UniBH realiza o OlimpiUNI, com a execução da AECS (Associação Esportiva Cultural e Social). O evento reunirá estudantes

Leia mais

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

I Maratona de Programação do IFFluminense campus Macaé

I Maratona de Programação do IFFluminense campus Macaé I Maratona de Programação do IFFluminense campus Macaé Comissão Organizadora Responsável Geral: professor Lucas Scotta Discente: Pedro Henrique de Souza Guimarães Docente: Lívia Silva, Nathálie, Roberta

Leia mais

Regulamento Específico de Atletismo

Regulamento Específico de Atletismo Regulamento Específico de Atletismo ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 4 3. DISCIPLINAS... 4 4. PARTICIPAÇÃO / INSCRIÇÃO... 4 5. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DE AJUIZAMENTO... 5 6. REGULAMENTO

Leia mais

CINEMA DE BOLSO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA. Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes)

CINEMA DE BOLSO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA. Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes) CINEMA DE BOLSO CINEMA DE BOLSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes) CONCEITOS BÁSICOS PARA REALIZAR UMA

Leia mais

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Antecedentes da globalização Década de 1970 Período de crises e ajustes: Crise da inflação Ajustes monetários e produtivos Economia política

Leia mais

Experiências Algarve Nature Week

Experiências Algarve Nature Week Experiências Algarve Nature Week Mergulho Easydivers Batismo Mergulho Piscina Este programa é composto pela prática de piscina, onde se realizam alguns exercícios de segurança, o primeiro contacto com

Leia mais

Papo de Mulher: Dia do Circo

Papo de Mulher: Dia do Circo Papo de Mulher: Dia do Circo No dia 27 de março é comemorado o dia do circo. A escolha da data foi em homenagem ao palhaço conhecido mundialmente como Piolim, essa é a data de seu nascimento. O que é o

Leia mais

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 1. Objetivo EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 2016 1.1 Este edital estabelece as regras de participação na batalha de bandas 6º Cangaço Rock Fest. 1.2 A batalha de bandas tem

Leia mais

VI GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA

VI GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA VI GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA Dicas para a organização da etapa regional .A GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA. É um evento importantíssimo para motivar a comunidade acadêmica. Por meio de uma competição saudável,

Leia mais

Regulamento Prêmio Portal Unimed 2011 Singulares

Regulamento Prêmio Portal Unimed 2011 Singulares Regulamento Prêmio Portal Unimed 2011 Singulares 1. O que é o Prêmio Portal Unimed O Prêmio Portal Unimed tem como objetivo estimular a utilização das soluções web oferecidas pela empresa aos seus clientes.

Leia mais

Circuito Multisports de Porto Seguro - BA

Circuito Multisports de Porto Seguro - BA Circuito Multisports de Porto Seguro - BA 06 de Março de 2016 Triathlon / Duathlon / Corrida / Festival Aquático Etapa válida pela Copa do Brasil de Paratriathlon Triathlon Sprint 750mts natação / 20km

Leia mais

APRESENTAÇÃO USO, FORMA E CONTEUDO

APRESENTAÇÃO USO, FORMA E CONTEUDO APRESENTAÇÃO USO, FORMA E CONTEUDO Objetivos Um novo foco sobre as apresentações, encarando a mídia como uma peça publicitária que requer planejamento e dedicação. Vamos mostrar como funciona uma agencia

Leia mais

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - O 2º Campeonato Clube Espanhol de Futebol de 6 será promovido pela superintendência de esporte do

Leia mais

fundadoras e filiadas ativas nesta temporada

fundadoras e filiadas ativas nesta temporada Poderão participar do Desafio NDU de Basquete, as Atléticas fundadoras e filiadas ativas nesta temporada. Não haverá custo de inscrição ou arbitragem para a Atlética. Novas Atléticas que estiverem interessadas

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS CHS AULAS PR ART361 Dramaturgia

Leia mais

Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020

Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020 Press release Data 09 de junho de 2016 Contato Graziella Garcia Tel : +55 71 3450-5347 Email : graziella@comunicativaassociados.com.br Fernanda Deiró Tel : +55 71 3450-5347 Email : fernanda@comunicativaassociados.com.br

Leia mais

NADO SINCRONIZADO. Origens, regras e curiosidades PROFª ERIKA GODOY SETEMBRO

NADO SINCRONIZADO. Origens, regras e curiosidades PROFª ERIKA GODOY SETEMBRO NADO SINCRONIZADO Origens, regras e curiosidades PROFª ERIKA GODOY SETEMBRO - 2017 QUEM É ERIKA GODOY? Atleta de nado sincronizado (1999-2008/ Tijuca Tênis Clube) Graduada em licenciatura plena pela UERJ

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

SELETIVA OLIMPÍADA RIO 2016

SELETIVA OLIMPÍADA RIO 2016 SELETIVA OLIMPÍADA RIO 2016 Versão 2.0 (10/11/2015) DA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE OLÍMPICA ARTIGO 1 O presente documento tem por finalidade estabelecer as regras do Sistema de Seletiva para vaga na Seleção Brasileira

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMBOR

REGULAMENTO DO CAMBOR REGULAMENTO DO CAMBOR CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO 2016 (Em vermelho as atualizações da AGO de 31/01/16) CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO Fundada em 11 de janeiro de 1999 Filiada à Federação

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO ATLETISMO Art. 1º - As competições de Atletismo serão regidas pelas Regras de Competições da Federação Internacional de Atletismo Amador, pelas normas da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), por

Leia mais

Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas

Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas Um resumo com tudo que você precisa saber sobre o que pode e o que não pode quando o assunto são as marcas Rio 2016 APRESENTAÇÃO Os Jogos Olímpicos

Leia mais

QUESTIONÁRIO. 2 - O Programa que você cursa foi sua primeira opção na escolha de um Mestrado? a) Sim b) Não

QUESTIONÁRIO. 2 - O Programa que você cursa foi sua primeira opção na escolha de um Mestrado? a) Sim b) Não QUESTIONÁRIO 1 - Ano de Ingresso no Programa a) 2007 b) 2008 2 - O Programa que você cursa foi sua primeira opção na escolha de um Mestrado? a) Sim b) Não 3 - Gênero: a) Masculino b) Feminino 4 - Identifique

Leia mais

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional O surgimento da sociedade de massas O crescimento populacional A partir de 1850, na Europa e nos Estados Unidos, houve um enorme crescimento populacional, crescimento das cidades e aparecimento das primeiras

Leia mais

ESTUDO DE UM MOVIMENTO 519EE TEORIA

ESTUDO DE UM MOVIMENTO 519EE TEORIA 1 TEORIA 1. INTRODUÇÃO Observe a seguinte sequência de fotos: Figura 1: Exemplos de vários tipos de movimento. O que tem a ver as situações do dia a dia ilustradas na figura 1 acima com os conceitos da

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales 1 o Bimestre Nota: (valor 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais