ROCK IN RIO O PRECURSOR DOS MEGAEVENTOS MUSICAIS UM CASE DE SUCESSO DO MARKETING DE ENTRETENIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROCK IN RIO O PRECURSOR DOS MEGAEVENTOS MUSICAIS UM CASE DE SUCESSO DO MARKETING DE ENTRETENIMENTO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS GRADUAÇÃO EM MARKETING STRICTU SENSO PROJETO A VEZ DO MESTRE ROCK IN RIO O PRECURSOR DOS MEGAEVENTOS MUSICAIS UM CASE DE SUCESSO DO MARKETING DE ENTRETENIMENTO Autora MARIANE JILEK Orientador PROF. CELSO SANCHES

2 OBJETIVOS Objetivo Geral A abordagem desta dissertação tem como objetivo o estudo de caso do projeto Rock In Rio como precursor dos megaeventos musicais, seu surgimento, sua profissionalização e as transformações que ocorreram na história deste mercado à medida que variáveis como a política, a economia, a tecnologia e o marketing interferiram neste processo. Objetivos Específicos Registrar as peculiaridades da indústria de megaeventos musicais; Analisar o comportamento mercadológico em relação às produções artísticomusicais; Discorrer sobre o Marketing Cultural e de Entretenimento como ferramenta de promoção cultural; Apresentar o poder econômico desta indústria Relatar as dificuldades de acesso a formações acadêmicas específicas e suas conseqüências; Desenvolver um documento que sirva de referencial teórico sobre o assunto.

3 AGRADECIMENTOS A todos os amigos que, de alguma forma me incentivaram e me ajudaram a investir em minhas pesquisas. Especialmente a João Carlos Ribeiro, grande executivo da mídia e do mercado de entretenimento que apostou em minha capacidade e me ofereceu as primeiras oportunidades profissionais, e a Luís Fernando Magliorca, introdutor do sistema FM no Brasil, que me aconselhou sabiamente a prosseguir na carreira investindo na formação multi-disciplinar.

4 DEDICATÓRIA Poucos têm a coragem e a confiança de criar e soltar seus filhos para o mundo e para a vida. Eu sou um desses filhos privilegiados! Dedico este texto, de todo o coração a minha mãe, Tania Mara Vilella, que lutou por mim (e comigo) desde a gestação, para que eu fosse acima de tudo uma guerreira. A minha avó Eunice Reis, que me ensinou a ser doce e orgulhosamente uma dona-de-casa, em meu lar. Ao meu padrastro, Roberto Barbosa e ao meu tio, Hyader Antônio Vilella que foram os homens mais presentes de minha vida.porém, dedico especialmente ao meu irmão Ivan Jilek, meu companheiro de infância e adolescência que choraria de orgulho em cima deste texto se ainda estivesse entre nós.

5 RESUMO A pesquisa ROCK IN RIO - O PRECURSOR DOS MEGAEVENTOS MUSICAIS, vem sendo estruturada, extra-oficialmente, desde 1994, a partir da percepção visível do crescimento e exploração do meio artístico-musical no Brasil. Este potencial foi comprovado recentemente por outra pesquisa, ECONOMIA DA CULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, organizada por dois núcleos de pesquisa da UFRJ, coordenados pela Profa. Heloisa Buarque de Hollanda em que foi constatada a expressividade da indústria cultural na geração de emprego e no PIB do Estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa originou o Seminário Economia da Cultura, realizado em 2001 na Academia Brasileira de Letras que, recentemente foi editado em livro, Economia da Cultura A força da indústria cultural no Rio de Janeiro. Tomando como base estes dados, serão abordados, cronologicamente, a criação e realização dos três megaeventos da série Rock in Rio, seu desenvolvimento, profissionalização e as principais conseqüências sociais, econômicas e políticas oriundas desta evolução. Será registrada a multiplicação do alcance destes espetáculos quando, em sua maior escala, transmitido por diversos suportes digitais (rádio, tv, internet...). Será abordado com relevância, a solidificação da uma marca, seu valor, efeitos e desdobramentos, que afetam diretamente a economia da cultura e o marketing cultural regional. O marketing transforma um espetáculo em produto, e este tem sua função de entretenimento maximizada. Ao espectador não cabe mais a simples tarefa de apreensão cultural, mas sim de consumidor, diante da enorme gama de produtos que impingem o valor comercial agregado à ação inicialmente cultural. Mariane Jilek, jornalista e pesquisadora cultural. Serão investigados os processos de produção de espetáculos musicais, os profissionais e o mercado que os cerca e movimenta. Partindo do pressuposto que um espetáculo se produz com corpos profissionais distintos e complementares; o

6 artístico-musical, o de marketing (publicidade, propaganda e comercial), e o operacional (produção). O fato de não haver no sistema de ensino vigente habilitações convergentes com o processo de trabalho de megaproduções, a capacitação adequada destes profissionais é quase inexpressiva em comparação à demanda existente neste mercado. Justifica-se assim, mais uma vez neste ponto, a necessidade de um registro histórico preocupado não apenas com questões mercadológicas mas de formação e observação social, considerando-se ser este um segmento em evolução e influenciador direto do comportamento social de gerações distintas.

7 METODOLOGIA Para o planejamento metodológico desta pesquisa, as etapas de estruturação serão divididas da seguinte forma: 1. Pesquisa Bibliográfica Levantamento bibliográfico detalhado: livros, artigos, vídeos, sites, filmes e documentários acerca do tema. 2. Plano de Estudo O material selecionado na etapa anterior será dividido em assuntos e, os materiais de referência específicos, serão estudados e avaliados isoladamente de forma a dar subsídios às primeiras análises da pesquisa. 3. Registros Em paralelo ao aprofundamento bibliográfico do tema serão realizadas entrevistas com profissionais atuantes afim de registrar suas vivências e declarações. Serão documentados registros de processos de produção de espetáculos musicais, desde sua concepção até a pós-produção destes. 4. Análise de material e produção textual Posteriormente, através de cruzamentos cronológico das informações coletadas, as análises oriundas do período de estudo constituirão o corpo textual do projeto. 5. Relatório Final Tomando como base todo o processo de estudo será desenvolvido em texto uma monografia como resultado desta pesquisa acadêmica.

8 6. Cronograma Meses / Atividades Pesquisa Bibliográfica Plano de Estudo Registros Análise e Texto Finalização Entrega X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

9 INTRODUÇÃO A música tem a imensa capacidade de sensibilizar e tocar a alma das pessoas. As pessoas vivem sem dinheiro, sobrevivem com fome, mas não vivem sem esperança e a música é um ingrediente fantástico para produzir esperança. Roberto Medina, em Economia da Cultura A força da Indústria Cultural no Rio de Janeiro O Brasil ainda é um país carente de catalogação acadêmica e análise crítica acerca das artes, quando a temática envolve produção cultural em música nossa bibliografia é quase inexpressiva. Fato identificado, a produção de publicações acerca do registro histórico de uma expressão caracterizada como uma das maiores identidades culturais do povo brasileiro, como é a música, por si só se justificaria mas esta proposta vai além e pretende questionar e registrar diversos fatores que influenciaram a transformação desta arte em uma indústria. Serão abordadas questões polêmicas que influenciaram diretamente a transformação de shows artísticos, elevando-os à condição de megaeventos, ao longo dos anos, como a política, a economia, a indústria, a tecnologia, o marketing, a mídia e o público. A postura crítica se fará necessária pois um dos objetivos consiste na sinalização da expansão agressiva e desgovernada desta indústria que, impulsionada por constantes avanços tecnológicos e facilidades políticas é responsável pelo sucesso ou fracasso não apenas de um cantor, grupo ou estilo musical, mas também de responsabilidade com a integração física do público, visto que, um evento mal planejado pode até acarretar sérios acidentes, com excesso de público, desabamento de palco, caos no tráfego, falta de estrutura de atendimento, falta de segurança entre outros. A evolução não se apresentou apenas como vilã, com a enorme demanda de espetáculos observados a partir da década de 80, o Brasil foi descoberto como potencial mercado consumidor e atualmente está inserido na rota de turnês dos principais artistas mundiais em diversos segmentos, do erudito ao popular.

10 Assim, usando como exemplo o caso do festival Rock In Rio, esta pesquisa irá registrar em uma dissertação criteriosa e embasada, todos os processos histórico-evolutivos dos eventos musicais, as etapas necessárias para a realização de um espetáculo em sua mais alta complexidade, abrangendo desde o momento da concepção até a coleta, organização e análise dos resultados obtidos direta e indiretamente.

11 1. A HISTÓRIA Vinte anos depois nós teríamos o nosso Woodstock! Nelson Motta, Noites Tropicais. Ed Objetiva. Assim caracterizou o Rock in Rio I, o comentarista do evento, Nélson Motta, um dos produtores musicais brasileiros de maior ascensão e respeito. O Brasil estava vivendo a ressaca de 20 anos de ditadura política, onde vivemos muitas perdas, baixas e exílios. A educação e as artes foram duramente golpeadas neste período, os grandes intelectuais foram reprimidos e os artistas, sempre vistos como um bloco da resistência anti-militarista, observados de perto e, os mais ameaçadores foram exilados. Na década de 60, o povo brasileiro, principalmente cariocas e paulistas, viviam o apce da Bossa Nova, com sua malemolência, ingenuidade e sedução, que viriam por terra com o arrouxo da ditadura. O universo musical assumiu a resistência; as letras denunciavam, as vozes encorparam, os coros urravam e os shows começaram a ficar grandes demais para pequenos palcos. Com o crescimento dos festivais, os shows pularam dos teatros para os ginásios e, mesmo precariamente, começou aí o caminho brasileiro da indústria dos Megaeventos Musicais. Em 1985, o povo estava eufórico com a candidatura de Tancredo Neves à presidência, vivendo a esperança da abertura política. Foi neste quadro social que vimos anunciar, numa área ao ar livre em Jacarepaguá, o primeiro Rock in Rio. Produzido pelo publicitário Roberto Medina o evento prometia ser monumental, com a presença de um elenco internacional jamais sonhados pelos brasileiros.

12 1.1 - Roberto Medina - O criador Os Medina são uma linhagem de empreendedores de sonhos. O pai, Abraham Medina foi um grande realizador, explorou positivamente todo o potencial do Rio de Janeiro para o turismo, com uma série de eventos que ficaram na história da cidade. Roberto Medina, o filho, tornou-se um publicitário de sucesso e, entre seus maiores feitos, trouxe para o Brasil, em 1980, Frank Sinatra. Num show inesquecível no Estádio do Maracanã, o grande Olhos Azuis, cantou para 170 mil pessoas, recorde de público pagante para um só cantor, até hoje no Guiness Book. Realizou memoráveis campanhas publicitárias para a Artplan Comunicação, agência da qual é presidente. Depois deste evento Roberto Medina foi contaminado pelo prazer de realizar sonhos e, se convenceu, de que nosso país tinha todos os atributos para entrar no circuito do show business internacional que, além de promover o intercâmbio musical gerava emprego e turismo.

13 2 - O ROCK IN RIO I - A CRIATURA Sonhei o Rock in Rio mas vivi o pesadelo para realizá-lo. Roberto Medina, Rock in Rio 1985 / 1991 Ed. Melhoramentos Produzir o Rock in Rio I, ao que pude perceber, foi algo parecido a caminhar dentro de sua própria casa numa condição de cegueira temporária; você conhece o ambiente, sabe onde estão os móveis mas mesmo assim tropeça a cada instante. Não havia referências mundiais para uma produção deste porte, no mundo todo nunca houve, até aquela data, um festival do porte do Rock in Rio. Era uma engrenagem gigantesca para colocar aquela cidade de pé e ainda tínhamos que desenvolver uma engenharia de marketing, de comunicação, de relacionamento com patrocinadores, de transmissão de TV extremamente sofisticada para compensar a falta de recursos da bilheteria, que representava 35% dos custos do evento. Roberto Medina, Rock in Rio 1985 / 1991 Ed. Melhoramentos DNA da Criatura A programação do Rock in Rio I começou com Ney Matogrosso, seguido por Baby e Pepeu Gomes, depois deles 100 mil metaleiros vaiaram nosso bom e velho Erasmo Carlos e, quando o ACDC subiu ao palco parecia que o mundo iria acabar, tamanha era a intensidade e euforia do público e dos artistas. A sensação era de que o chão iria se abrir ao meio. Não houve nada, a explosão foi apenas uma descarga de adrenalina coletiva engasgada por 20 anos. Houve ainda a apresentação de Whitsnake e fechando a primeira noite o Queen, inesquecível, com seu majestoso king Fred Mercury. O Festival era intitulado roqueiro, assim como a maioria de seu elenco estrelar mas parte dele era bastante eclética e multiestilística, a cara do nosso país. Ivan Lins, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Al Jarreau, James Taylor e George Benson, foram o elenco Cool do festival, direcionado a um público adulto e

14 qualificado a noite foi emocionante, principalmente na apresentação de James Taylor em que o público cantou junto com ele quase todo o seu repertório. Domingo, dia 12, eu estava lá, rolei aquela enorme bola junto com a multidão que estava em êxtase assistindo a Blitz, de Evandro Mesquita, atração mais esperada daquela noite. Igualmente animada, a platéia vibrou com Paralamas do Sucesso, a exótica garota de Berlim - Nina Hagen, Lulu Santos, Go Go s e o roqueiro pop - Rod Stewart. Segunda-feira o nordeste antropofágico tomou conta do palco com Morais Moreira e Alceu Valença e uma segunda dose, George Benson e James Taylor. Terça-feira a mistura era um tanto estranha aos olhos do público, Kid Abelha, Eduardo Dusek, Barão Vermelho, ainda com seu polêmico Cazuza à frente, Scorpions e ACDC. Como esses públicos tão distintos se intenderam até hoje é um grande mistério. Choveu sem parar na quarta-feira e a Cidade do Rock virou lama, a maioria do público perdeu seus sapatos, se não literalmente ao menos cobertos pelo barro. O elenco era absolutamente eclético Paralamas, Morais Moreira, Rita Lee, Ozzy Osbourne e Rod Stewart. Quinta-feira, 17, replay, Alceu Valença, Elba Ramalho, Al Jarreau e, a única novidade da noite, os papas do rock progressivo YES. Dia 18 mais um replay eclético e dia 19, sábado, a polêmica noite do Metal. Os metaleiros eram os donos da festa, Pepeu e Baby, Whitesnake, Ozzy Osbourne, Scorpions e ACDC. No último dia do Rock in Rio I lá estava eu novamente, com minha mãe, meu padrasto, meu tio e meu amado e saudoso irmão. Cada um foi em busca de um elenco especial, minha mãe queria o Yes, assim como meu tio e meu padrasto, eu queria ver Blitz e B52 s, meu irmão Nina Hagen, mas todos curtiram e viveram de forma inesquecível todos os artistas da noite de encerramento. - Batalha I - Locação Robeto Medina nunca soube explicar o porque da escolha daquele espaço físico em Jacarepaguá, mas custou caro. A atual Cidade do Rock era um imenso

15 buraco, foram 71 mil caminhões de terra para nivelá-lo, três meses de aterro e mais seis meses de obras. Batalha vencida! - Batalha II - Elenco O Rock in Rio I foi uma guerra de muitas batalhas, entre elas a contratação do elenco foi a mais difícil. Medina construiu seu projeto, juntou seu exército de sonhadores, ao qual apelidou carinhosamente de Exército de Brancaleone, foi para Nova Iorque, fez 70 reuniões e recebeu 70 negativas. Mas a ajuda veio do experiente Lee Solters, empresário de Frank Sinatra, que ajudou Medina a convocar uma entrevista coletiva para anunciar o audacioso festival tupiniquim. No dia seguinte o Rock in Rio estampava as capas dos principais jornais americanos apontando o festival como o maior festival de rock do mundo. A partir daí os empresários do show business americano fizeram fila na porta do escritório Made in Brasil de Roberto Medina. - Batalha III - Estrutura Logística, foi a fórmula. Não dava para criar um projeto destas dimensões sem pensar em alimentação, tráfego, segurança, paz, estrutura de palco, som e luz. Tudo extremamente organizado, pensado, estudado, de forma a não promover o caos na cidade, e deu certo. No dia seguinte ao final do Rock in Rio, o governador Leonel Brizola, mandou botar abaixo a Cidade do Rock. O maior e melhor palco ao ar livre que o Brasil já viu, dezenas de banheiros, camarins, cabines, lojas, enfermarias, centrais elétricas e telefônicas. Toda a infra-estrutura que necessária para produzir grandes espetáculos com artistas nacionais e internacionais para grandes multidões transformada em terreno baldio.... Nélson Motta. Noites Tropicais, Ed. Alegro. Palco metros quadrados; Área mil m2; Energia suficiente para iluminar uma cidade de 180 mil habitantes.

16 - Batalha IV - A estréia "Todos numa direção, uma só voz, uma canção", estrofe da música tema do evento. Foram 5 shows por noite durante 10 dias, 90 horas, minutos de muita música e muita emoção. Em 11 de janeiro de 1985, numa sexta-feira, teve início o maior espetáculo da Terra. O Rock in Rio abriu pegando fogo.... Nelson Motta, Noites Tropicais. Ed Objetiva

17 2.2 Resultados No Rock in Rio I vimos uma quantidade de estrelas internacionais se apresentando como nunca visto antes no mundo, obviamente que este foi o marco histórico inaugural dos Megaeventos Musicais no Brasil. Isso não significa que escapou ileso de falhas, técnicas, de produção e programação, mas o mais importante foi sua realização. Este evento alçou o Brasil a rota internacional do show business, promoveu o país a mercado cultural ativo, passível de consumo de grande porte. Ficou claro que o público brasileiro era consumidor, voraz e disposto, após tantos anos de claustro e ditadura. Nós queríamos mais, nós queríamos tudo, aqui e agora!!! E assim, corremos desenfreadamente de encontro ao futuro, que para muitos já era passado, mas que pra nós sequer existia. Assim alçamos vôo aos Rock in Rio II e III. Resultados Estruturais Terreno 250 mil m2 Palco 5 mil metros quadrados - tinha 80 metros de boca de cena 3 palcos móveis Hospitality Centers 2 Fast Foods 2 de dimensões gigantescas Beer Garden 2 Shopping Centers 2 com 50 lojas cada Helipontos 2 Energia Suficiente para iluminar uma cidade de 180 mil Habitantes

18 Resultados de Consumo litros de bebidas em 4 milhões de copos sanduíches quilos de macarrão pedaços de pizza 800 quilos de gel para cabelo 75 milhões de cruzeiros em artigos promocionais camisetas do evento 500 mil maços de cigarro por dia 2.3 Patrocinadores Os parceiros que colocaram as suas marcas na Cidade do Rock, no Rock in Rio I, tiveram um retorno extraordinário - de visibilidade e de vendas. Durante os 10 dias do evento foram consumidos: 58 mil hamburgers - Mc Donald's vendeu, num só dia, e entrou para o Guiness Book of Records. Este ainda é o seu recorde de vendas até hoje.

19 3. ROCK IN RIO II No templo do futebol, o ritual do rock. Roberto Medina, o criador do Rock in Rio, foi seqüestrado em junho de 1990 e, por 15 dias, diante da violência humana em uma de suas máximas facetas, refletiu infinidades e, depois de liberto, re-descobriu valores fundamentais: a liberdade, a vida, a dignidade e a oportunidade. Uma semana depois de livre, Medina se depara com um patrocinador lhe oferecendo a oportunidade de reeditar o Rock in Rio, em outros moldes, em outras locações, já que a intransigência política havia dilacerado com a Cidade do Rock. Em meio a entraves políticos e dividindo atenções com a triste guerra do Golfo, o Rock in Rio II aconteceu. Foram 9 noites de shows com estilos variados; dance, pop, rocky, reggae, rap, axé, samba e heavy-metal. - Batalha I Locação O Rock in Rio II teve sua sede no maior estádio de futebol do mundo, o Maracanã. Claro que não foi assim tão fácil, numa miraculosa jogada política, depois de o projeto do evento montado, vendido e anunciado para a imprensa, um laudo técnico condenou o estádio; sua base estava ruindo. Nada que a bagatela de 50 milhões de cruzeiros reais, moeda da época, não pudesse resolver, por meio de uma obra descomunal. Medina reviu planos de marketing e comunicação, criou promoções e gerou expectativas para desviar o interesse de todos no problema estrutural, enquanto isso assumiu a obra e deixou o Maracanã pronto para receber o Rock in Rio II. - Batalha II Elenco Inserido internacionalmente no main stream, o Brasil havia passado a grande mercado do show business e, a equipe do RR não encontrou resistências entre os artistas internacionais em participar do Rock in Rio II.

20 ARTISTAS INTERNACIONAIS A-HA,, Blly Idol, Colin Hay, Debbie Gibson, Dee-Lite, Faith No More, George Michael, Guns N'Roses, Happy Monday, Information Society, INXS, Joe Cocker, Judas Priest, Lisa Stansfield, Megadeth, New Kids on the Block, Prince, Queensryche, RUN DMC, Santana e SNAP ARTISTAS NACIONAIS Alceu Valença, Capital Inicial, Ed Motta, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawaii, Gal Costa, Gilberto Gil, Hanoi Hanói, Inimigos do Rei, Laura Finokiaro, Lobão, Moraes & Pepeu, Nenhum de Nós, Orquestra Sinfônica, Paulo Ricardo, Roupa Nova, Serguei, Supla, Titãs, Vid e Sangue Azul. - Batalha III Estrutura Na Segunda versão do Festival, a produção já pode contar com 50% de mão de obra e equipamentos nacionais. Fora 3 mil refletores, efeitos de raio laser, 500 mil watts de potência de som, um palco de 85 metros de frente com dois telões de 9 metros de altura por 7 metros de largura instalados nas laterais, três mil refletores iluminaram o estádio em que se utilizou watts de potência. - Batalha III - A estréia Dia 18 de janeiro de 1991, no estádio do Maracanã, estreou o Rock in Rio II, na voz do jamaicano Jimmy Cliff, amante e amado do público brasileiro. Seguido de Men at Work, do lendário Joe Cocker, que relembrou os áureos anos 60/70 e, encerrando a primeira noite, o estroboscópico Prince. Com um elenco não menos estrelar, o Rock in Rio II seguiu com mais 8 noites de rock, pop, rap, axé e outros ritmos. Na última noite, Medina deu os primeiros sinais de seu interesse pelas questões sociais utilizando a música como ferramenta, levou ao palco a bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel fazendo duo com a

21 escola Flor do Amanhã, formada por crianças de rua. A canção principal foi Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones, que se tornou um hino pela paz, cantado pela enorme multidão presente e contrária à guerra do Golfo. Ao se encerrar o Rock in Rio II Medina estava feliz com os resultados mas passou por um enorme momento de reflexão e questionamento em que percebeu que queria, para o evento seguinte, mais do que show, luzes e câmera. Ele queria ação, social de preferência, mobilização, integração, quis um Rock in Rio Por um Mundo Melhor. 3.1 Resultados O público era menor, 700 mil pessoas, porém 580 milhões assistiram ao espetáculo pela TV. Neste momento a mídia mais importante do planeta nestes tempos, entra nessa história como agente transformador e multiplicador, do ponto de vista financeiro, ideológico e de marketing. Resultados Estruturais Os principais resultados estruturais deste Rock in Rio foi o próprio fato dele ter sido realizado, dentro do maior estádio de futebol do mundo, após uma reforma apoteótica. Resultados de Consumo 700 mil pessoas (público presente) 580 mil espectadores via tv 88 mil fatias de pizza 130 mil cachorros quentes 521 mil copos de bebida 98 mil sanduíches 200 toneladas de lixo 3. 2 Patrocinadores Coca-Cola Medina tingiu de azul a marca da empresa, a onda;

22 Correios Criou um selo especialmente em comemoração ao Rock Nacional;

23 4. ROCK IN RIO III Por um Mundo Melhor Noventa e dois milhões de pessoas em todo o país, três mil emissoras de rádio e 522 de TV ficaram em silêncio, por 3 minutos, às 19 horas do dia 12 de janeiro de 2001, Por um Mundo Melhor. Este foi o maior movimento de comunicação já realizado no mundo. Cumprindo o desejo de Roberto Medina em fazer de um festival mais do que um espetáculo de música, o Rock in Rio Por um Mundo Melhor foi um marco em vários aspectos, mas principalmente no marketing social. A doação de 5% de todo o dinheiro arrecadado no evento ( R$ ,00) para a ONG Viva Rio e a UNESCO, proporcionaram a 3 mil jovens concluir o primeiro grau (ensino fundamental) nas turmas criadas com a verba. Outras milhares de pessoas também foram beneficiadas por 29 projetos financiados pelo festival em todo o Brasil. Foram sete dias de música, emoção, energia, solidariedade e alegria, num total de 280 horas de espetáculo, apresentados por 169 bandas. A Cidade do Rock recebeu 1 milhão e 235 mil pessoas durante o festival, e o mais importante; não foi registrado nenhum acidente grave durante todo o Rock in Rio Por um Mundo Melhor. A cada dia, 17 mil pessoas foram credenciadas para trabalhar, entre estes 800 eram profissionais da imprensa, e eu era um destes. Em 2001 eu era editora de cultura e comportamento do site Juntos.com, um dos vários tentáculos da holding de comunicação Cisneros, da Venezuela. Alternando 2 equipes fizemos a cobertura de todo o festival. Trabalhei intensamente, antes, durante e depois do evento. Fiquei impressionada com a monumentalidade da estrutura assim que chegamos mas só tive a real noção no dia seguinte, quando minhas pernas mal se moviam, tamanha a dor que eu sentia devido a fadiga extrema. No auge da adrenalina e no desespero em acompanhar e entrevistar a maior quantidade de artistas e shows possíveis, atravessei infinitas vezes toda a área, de um palco ao outro. Um dia depois de encerrado o evento, caí doente, mas nunca, nem sequer durante meus delírios em meio a 41 graus de febre me

24 arrependi de um momento sequer, tanto que o evento foi a fonte de inspiração para esta pesquisa. O Palco Mundo concentrava as atrações principais, com maior número de público. Algumas realmente mereciam estar lá, outras nem tanto, entre os nacionais os destaques foram a explosiva e provocativa Cássia Eller que, além de cantar e tocar com enorme vigor, não perdeu a chance de levantar a blusa e mostrar os seios, o eterno Barão Vermelho, a vigorosa Daniela Mercury, a suingada Fernanda Abreu, o querido IRA, o rei do frevo Morais Moreira, os porradeiros do Sepultura, os arretados Elba & Zé Ramalho e os charmosos do Capital Inicial. Um destaque que vale ser lembrado foi o da excelente apresentação de Sandy & Jr. que, apesar de terem sua escalação criticada, deram um banho de profissionalismo na noite Teen. Entre os internacionais, os unânimes James Taylor, Sting, REM, Neil Young e Red Hot Chili Pepers e os tradicionais representantes do barulho Iron Maiden e Guns N Roses. Claro que não faltaram fiascos e críticas, como o Play-Back (dublagem de sí mesmo) de Britney Spears, a inexpressividade do Pato Fu, o deslocamento dos Engenheiros do Hawaí, entre outros, a briga mal explicada com os J.Quest e Skank que os deixou fora do festival. A Tenda Brasil foi um sucesso, para felicidade de Jeff Bandeira Coordenador da Tenda. Foram realizados 58 shows nesta tenda muitos artistas que alí se apresentaram mereciam estar no palco principal e vice-versa. A Tenda Por Um Mundo Mundo Melhor foi apelidada de Tenda da Paz, palco de debates inimaginados sobre temas como Fé e Espiritualidade, Tecnologia e Globalização, Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável, Música, Artes, Esporte, Paz. Entre os palestrantes nomes como José Ramos Horta; prêmio Nobel da Paz em 96, Maurice Strong; Sub-secretário Geral da ONU (à época), nosso mago escritor Paulo Coelho, o teólogo Leonardo Boff além de atletas, representantes de ONGS, artistas e muitos outros, pois a tenda ficava lotada até encerrar sua programação diária. Se o brasileiro é um povo multiracial, a Tenda Raízes tomou emprestado o conceito de povo brasileiro para inspirar sua criação e elenco. Os artistas eram

25 quase desconhecidos da maioria do público comum, mas deliciosas surpresas se revelaram aos que acompanharam as 23 ecléticas atrações, como o sanfoneiro pernambucano Targino, os irlandeses do Dervish, as meninas filandesas do Varttina, o maestro Ray Lema, um dos nomes mais importantes da música africana. Uma verdadeira experiência lisérgica (sem LSD), essa é a melhor definição que eu posso dar da Tenda Eletro. Entre batidas Trance, Drum n Bass, Techno, e Hip-Hop, apresentaram-se 23 grandes DJs, nacionais e internacionais como Rica Amaral, o nova-iorquino Kool Herc, o alemão Westbam, o inglês Trick e o nosso premiado Marky Marky. Apesar de, a maior lotação de público/dia ter sido a da noite do encerramento (250 mil pessoas), guardei uma lembrança que me impressionou bastante da noite de 14 de janeiro. Havia uma multidão impaciente, que por sinal odiou o show do OASIS, aguardando e gritando pelos Guns N Roses, já bastante atrasados. Minha equipe estava posicionada no meio do terreno, em frente ao Palco Mundo, numa distância bastante longa dos portões, considerando os equipamentos pesados que carregávamos, como câmeras, equipamentos de som, luz e afins. Assim que Axl Rose pisou no palco o coro de urros, gritos e assobios foi ensurdecedor mas quando ele cantou, a massa começou a pular com toda a força e, qualquer coisa que estivesse acima ou abaixo do gramado, trepidava. Tive a sensação de que se abriria um enorme buraco no chão que dragaria a todos nós, parecia um terremoto. Na dúvida, juntei meu povo e, com muito cuidado, fomos nos retirando, afinal a cortina de terra fruto do polgo (pulação) nos impediria de gravar. Sensações à parte a Cidade do Rock manteve-se em pé, e o melhor, sem qualquer ocorrência desastrosa. - Batalha I - Locação Enfim a equipe do Rock in Rio conseguiu retornar ao seu espaço original, a Cidade do Rock, o terreno de 150 mil metros quadrados, em Jacarepaguá.

26 Construir tudo em cinco meses foi um recorde, dada a complexidade da obra, disse Roberto Kreimer, engenheiro que desenhou e dimensionou todas as instalações da Cidade do Rock. Uma equipe de 2000 pessoas construíram palcos, áreas vip, camarins, shoppings, praças de alimentação, cyber space, centro de imprensa e um muro de 2 km com 3 metros de altura. - Batalha II Elenco ARTISTAS INTERNACIONAIS AaronCarter, Beck, Britney Spears, Dave Matheus Band, Deftones, Five, Foo Fighters, Guns n Roses, James Taylor, Neil Young, N Sync, Oasis, Papa Roach, Queens of The Stone Age, Iron Maiden, Red Hot Chili Peppers, REM, Sting, Sheryl Crow e Silver Chair. ARTISTAS NACIONAIS Barão Vermelho, Capital Inicial, Carlinhos Brown, Cássia Eller, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawai, Fernanda Abreu, Funk n Lata, Gilberto Gil, Ira, Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Milton Nascimento, Moraes Moreira, O Surto, Pato Fu, Pavilhão 9, Sandy & Junior, Sepultura e Zé Ramalho. - Batalha III Estrutura O volume de público e o número de artistas não permitiam improvisos, foi exigido um esquema de organização impecável desde a obra de construção até detalhes como sanitários químicos e latas de lixo tinham de ser calculados com precisão. A logística foi considerada um fator estrutural, tamanha era a responsabilidade em administrar e integrar todos os setores de produção. O terreno foi dividido em 8 quadrantes, administrados como sub-prefeituras.

Passado, presente e futuro. Natasha Bezerra Ciclo de Seminários Não Técnicos - 2011

Passado, presente e futuro. Natasha Bezerra Ciclo de Seminários Não Técnicos - 2011 Passado, presente e futuro. Natasha Bezerra Ciclo de Seminários Não Técnicos - 2011 Agenda Motivação Surgimento Internacionalização Edições Programação do evento em 2011 Futuro do festival Referências

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

pressupostos pessoais para que toda essa conversa faça algum sentido na sua vida e na minha:

pressupostos pessoais para que toda essa conversa faça algum sentido na sua vida e na minha: 2010 pressupostos pessoais para que toda essa conversa faça algum sentido na sua vida e na minha: 1 NÃO SE ESQUEÇA DISSO!!! A mente humana é sujeito e não objeto das dinâmicas do mercado; O mercado é,

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010 Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo São Paulo, 12 de agosto de 2010 Agenda Quem Somos Marketing Esportivo Comunicação Total Patrocinados Patrocinadores

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL FAÇA SUA CAMPANHA PARA PROJETO PODER P - Planejamento O - Organização D - Delegação E - Execução R - Realização Lance sua campanha para Vereador com o Projeto

Leia mais

estão em evidência hoje?

estão em evidência hoje? estão em evidência hoje? delas. Muito antes de entender quem eram e como pensavam as mulheres, percebemos que era fundamental identificar as diferenças comportamentais entre homens e mulheres. Afinal,

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

UM POUCO SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL

UM POUCO SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL UM POUCO SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL Julho/2013 Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo e em 2016 as Olimpíadas. Os brasileiros efetivamente são apaixonados por futebol e quando foi divulgado que

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação.

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação. T.B.C. Tirar a BUNDA da Cadeira em 2015 Na verdade fiquei por um tempo pensando qual seria o melhor título para este artigo, pois estava entre: as pessoas/empresas não querem ser felizes nem ter sucesso,

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente:

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente: Resumo Com a criação do Ministério do Turismo em 2003, o Brasil passa a ter, pela primeira vez em sua história, um ministério voltado exclusivamente para a atividade turística. A partir de então a Embratur

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A Eficácia da Comunicação no Varejo (O que funciona e o que não funciona) Congresso ABEP 2006

A Eficácia da Comunicação no Varejo (O que funciona e o que não funciona) Congresso ABEP 2006 A Eficácia da Comunicação no Varejo (O que funciona e o que não funciona) Congresso ABEP 2006 Mar / 2006 Por que focar no Varejo? Investimentos em Mídia Volume em R$ 5.540.176 Varejo representa 27% dos

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também.

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O número de academias dobrou de 2007 a 2010; O futebol do Brasil é o 6º mais rico do mundo; Se na década de 70 tivemos as primeiras transmissões de eventos

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

Da propaganda ao marketing ao Visual Merchandising, como nasceu o seu interesse pelo Visual Merchandising?

Da propaganda ao marketing ao Visual Merchandising, como nasceu o seu interesse pelo Visual Merchandising? A experiência no ambiente de loja é essencial para a relação entre o consumidor e a marca. Não é mais simplesmente uma questão de produtos, é preciso tornar a própria loja interessante e aconchegante para

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital 8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

O PROJETO PORQUE PATROCINAR

O PROJETO PORQUE PATROCINAR PAIXÃO NACIONAL O gosto pelo futebol parece ser uma das poucas unanimidades nacionais do Brasil. As diferenças sociais, políticas e econômicas, tão marcantes no dia a dia do país diluem-se quando a equipe

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero

Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero Eixo Temático: Educação Financeira Histórico 1. Encontro com os professores para discussão dos conceitos ligados a Educação

Leia mais

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI, AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 Excelentíssimo Senhor Enrique Ig lesias, Presidente do Banco

Leia mais

Redução do Encalhe de Jornais Impressos. Como transformar informação em resultado

Redução do Encalhe de Jornais Impressos. Como transformar informação em resultado Redução do Encalhe de Jornais Impressos Como transformar informação em resultado Redução do Encalhe de Jornais Impressos COMO TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM RESULTADO RESUMO EXECUTIVO O encalhe de exemplares

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico.

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Posiciono o marketing pessoal num espaço de tempo e que eu denomino de as três eras do mesmo. A 1ª era, num tempo não muito distante,

Leia mais

ETAPAS PARA PRODUZIR O SEU ARTISTA

ETAPAS PARA PRODUZIR O SEU ARTISTA ETAPAS PARA PRODUZIR O SEU ARTISTA Objetivo Desenvolver a gestão da carreira do artista, analisando o nicho em que o mesmo se enquadra, detectando e avaliando as oportunidades e ameaças. Somadas a estas

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

A importância do branding

A importância do branding A importância do branding Reflexões para o gerenciamento de marcas em instituições de ensino Profª Ligia Rizzo Branding? Branding não é marca Não é propaganda Mas é sentimento E quantos sentimentos carregamos

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados,

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados, PROPOSTA COMERCIAL Prezados, Apresentamos a V.Sas. proposta de prestação de serviços de veiculação de anúncios publicitários na rádio Play FM, sintonizada na frequência 107,5 do dial FM dos rádios e acessada

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Como marca, fachada e merchandising podem se ajudar O DESAFIO Competindo com Competência Todos sabem que a competitividade do mercado

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014 Objetivo Metodologia Perfil da Empresa de Consultoria Características das Empresas Áreas de Atuação Honorários Perspectivas e Percepção de Mercado

Leia mais

16/03/2033. R$ 2,90 Marina Belisario. Novo modelo de carro voador é

16/03/2033. R$ 2,90 Marina Belisario. Novo modelo de carro voador é 16/03/2033 Ana Carolina Haddad Edição 01 Diego Zancaneli R$ 2,90 Marina Belisario Pombo Eletrônico Zâmbia sai da extrema pobreza com a ajuda de diplomata brasileiro Diplomata brasileiro ajudou o governador

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

Exportação de Serviços

Exportação de Serviços Exportação de Serviços 1. Ementa O objetivo deste trabalho é dar uma maior visibilidade do setor a partir da apresentação de algumas informações sobre o comércio exterior de serviços brasileiro. 2. Introdução

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais