Construção e Comercialização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construção e Comercialização"

Transcrição

1 1 Construção e Comercialização Esta pesquisa fornece informações sobre o mercado de imóveis novos - construídos para vender. São apurados, mensalmente, os preços de oferta para venda à vista, a quantidade ofertada, o número das vendas, os novos empreendimentos, o financiamento e o estágio da construção dos empreendimentos comercializados em uma amostra das principais empresas construtoras e incorporadoras que atuam em Belo Horizonte. ANÁLISE: Oferta Residencial volta a cair O índice de preços dos imóveis residenciais em Belo Horizonte apresentou no mês de setembro uma variação positiva de 1,19%. No mesmo período a inflação medida pela Fundação IPEAD, por meio do IPCA, teve uma variação positiva de 0,06%. unidades foram distratadas; e nenhuma unidade foi retirada de comercialização. O número de unidades vendidas totalizou 251 (tabela 11). As tabelas 4 e 5 explicitam a retração do estoque de apartamentos em 1,83% para o mês de setembro. 4,00% 3,50% 3,00% 2,50% 2,00% 1,50% 1,00% 0,50% 0,00% -0,50% -1,00% -1,50% Variação de s por mês 3,39% 1,79% 1,61% 1,36% 1,33% 1,19% 0,86% 1,24% 0,54% 0,44% 0,79% 0,70% -1,08% SET OUT NOV DEZ JAN 09 FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET O indicador mensal de velocidade de vendas (VV) residencial fechou setembro em 12,43% (11,93 pontos percentuais abaixo do índice de agosto - tabela 4), destacando-se o segmento de apartamentos na planta com VV igual a 13,86% (tabela 12). Os indicadores de preços de apartamentos, classificados por grupos de bairros, registraram as seguintes variações em setembro: Popular: 1,25%; Médio: 0,61%; Alto: 1,55% e Luxo: 0,76%. Do total dos 150 empreendimentos ofertados, 62,00% sofreram variações de preço, havendo aumento em todos os empreendimentos. Incorporaram-se à oferta, 94 imóveis residenciais em 3 novos lançamentos (novas unidades lançadas tabelas 7, 8 e gráfico 2); 31 unidades voltaram a ser comercializadas; 93 Set Ago Jul Jun M ai Abr Velocidade de Vendas (%) 12,43 20,91 21,39 20,39 24,36 32,61 0,00 5,00 10,00 15,00 20,00 25,00 30,00 35,00 40,00 No segmento comercial não foram registradas novas unidades lançadas, tanto para Lojas quanto para as Salas. As Lojas e as Salas não apresentaram variação de preços. Não foi comercializada nenhuma unidade de Salas e Lojas.

2 2 As tabelas 1 e 2 apresentam os preços médios de venda por tipo de bairro (regiões estratificadas por classes de renda) para imóveis residenciais e comerciais, respectivamente. A tabela 3, desagregando os valores dos apartamentos pela área e padrão de acabamento, complementa as informações da tabela 1. A evolução da variação dos preços e da oferta por tipo de imóveis pode ser observada na tabela 4. O preço e a oferta estão apresentados na forma de índices, possibilitando melhor análise da tendência do mercado nos últimos anos. A velocidade de vendas também é apresentada nesta tabela. Este indicador mede a fração (em percentual) que as unidades comercializadas no mês de referência representa sobre a oferta disponível no início do período, ou seja, o número de unidades vendidas para cada 100 ofertadas. As tabelas 5 e 6 informam como a oferta pesquisada evolui e se distribui por tipo de imóveis e por bairros da cidade. Considera-se como oferta o número de unidades disponíveis para venda no final do período. As novas unidades e os novos empreendimentos lançados no mês, organizados por tipo de imóvel e tipos de bairros são apresentados na tabela 7. A evolução da oferta originada de novos lançamentos, nos últimos 6 meses, segmentada por tipo de imóvel, pode ser encontrada na tabela 8. Informações sobre o estágio de construção dos empreendimentos 1 pesquisados são encontradas na tabela 9. Dados sobre a origem dos recursos para o financiamento destes empreendimentos são mostrados na tabela 10. A tabela 11 apresenta o número de apartamentos vendidos a cada mês em Belo Horizonte segundo a amostra de construtoras pesquisadas. A tabela 12 informa a velocidade de vendas e a oferta dos apartamentos desagregada por estágio dos empreendimentos e pelos tipos de bairros. A tabela 13 ressalta a evolução da velocidade de vendas dos apartamentos especificada pelo número de quartos e por faixa de valor nos seis últimos meses. A tabela 14 detalha o número de apartamentos vendidos por faixa de valores. A tabela 15 informa a oferta de apartamentos após as vendas do mês também por faixa de valores. Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD-UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Agradecemos também o apoio em sua divulgação do Sindicato da Industria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI). 1 Por empreendimentos entendemos o prédio ou o grupo de unidades imobiliárias que é viabilizado por um mesmo projeto de investimento envolvendo construção/edificação conjunta.

3 3 Conceitos Valor Médio: Média ponderada pela oferta do fim do período (mês) 2 dos preços de venda à vista de cada um dos empreendimentos que se enquadram na tipologia indicada (imóvel / n o quartos / grupo de bairros). à vista (P) : de venda à vista sem envolver qualquer financiamento, prazo ou negociação do imóvel (apartamento, sala ou loja) considerado tipo ou padrão geral de referência daquele empreendimento no mês referido. Vendas (V) : Considera-se como venda qualquer transação que envolva troca de valores e que leve à transferência da propriedade de imóvel da construtora a outros. Inclui permutas e vendas a prazo ou financiadas. Oferta (O) : Número de imóveis para venda no final do mês. Este número indica o estoque disponível para a comercialização, dentro de cada tipo imobiliário, já para o próximo período (mês). Lançamentos: Novos imóveis, lançados pela primeira vez à comercialização. Retrata o fluxo de entrada de novos imóveis que vão elevar o estoque em oferta em novos empreendimentos. Área: Área privativa interna ou de vassoura do imóvel padrão. Conceito corrente no mercado (NBR /99). O valor por m 2 resulta da divisão do preço à vista do imóvel pela sua área correspondente. Índice e Variação: Segue o conceito dos números índices da estatística básica. A variação geral dos preços por tipo que forma cada índice é calculada pela média ponderada pela oferta da variação dos preços (Pt / Pt-1) de cada empreendimento disponível a comercialização durante este intervalo [t até t-1]. Velocidade de vendas [V / (V+O)]: vendas do tipo imobiliário (apartamentos, salas ou lojas) no mês dividida pelas vendas no mês + sua oferta correspondente ao final do mês. É indicada em percentual e retrata a fração da oferta (inicial) comercializada durante o período de referência. Classes de Bairros 3 : Os bairros da capital são classificados em quatro grupos de acordo com a renda média mensal do chefe do domicílio. Os bairros da classe 1 - Popular são aqueles cuja renda é inferior a 5 salários mínimos (SM). Os bairros da classe 2 - Médio possuem renda igual ou maior a 5 SM e menor que 8,5 SM. Os bairros da classe 3 - Alto tem renda igual ou maior a 8,5 SM e menor que 14,5 SM. Finalmente, o grupo da classe 4 - Luxo possui renda igual ou superior a 14,5 SM. 2 Considera-se o período de um mês o intervalo decorrido entre duas pesquisas que se realizam na mesma data de referência (t, t-1). 3 Foram formados grupos ou tipos de bairros de acordo com perfil econômico dos seus moradores diferenciando as classes popular, média baixa, média alta e a chamada luxo que é a região que concentra a maior renda da cidade. Vide a Nota Técnica sobre este assunto disponibilizada na página da Fundação IPEAD na internet:

4 4 TABELA 1 médio de venda por classe de bairros Valores em Reais Apartamentos Bairros por Classe de Renda Popular Médio Alto Luxo 1 QUARTO - - (1) - - (1) 2 QUARTOS (6) (5) (4) 3 QUARTOS (9) - (2) (29) (11) 4 QUARTOS - (1) - (2) (27) (37) COBERTURA (3) (4) (26) (34) Estão indicados entre parênteses, ao lado do preço médio, o número de empreendimentos que compõem a média. Apenas publicamos médias com informações de mais de 3 empreendimentos. Publicado em caráter especial TABELA 2 IMÓVEIS COMERCIAIS médio de venda por classe de bairros Valores em Reais/m 2 * Tipo de Imóvel Bairros por Classe de Renda Popular Médio Alto Luxo LOJAS De Frente (3) - Internas SALAS (2) - ANDARES CORRIDOS (4) - (1) GARAGENS (a) (5) - (1) Centro * Considera para cálculo a área privativa interna do imóvel ( área de vassoura ) - NBR /99. (a) médio calculado em R$ por unidade de vaga de garagem. Estão indicados entre parênteses, ao lado do preço médio, o número de empreendimentos que compõem a média. Apenas publicamos médias com informações de mais de 3 empreendimentos. Publicado em caráter especial

5 5 Apartamentos N o Quartos TABELA 1A s de venda mínimo e máximo por classe de bairros Valores em Reais Mínimo Bairros por Classe de Renda Popular Médio Alto Luxo Máximo Mínimo Máximo Mínimo Máximo Mínimo Máximo 1 QUARTO QUARTOS QUARTOS QUARTOS COBERTURA Publicado em caráter especial Tipo de Imóvel LOJA Mínimo TABELA 2A IMÓVEIS COMERCIAIS s de venda mínimo e máximo por classe de bairros Valores em Reais/m 2 * Bairros por Classe de Renda Popular Médio Alto Luxo Máximo Mínimo Máximo Mínimo Máximo Mínimo Máximo De Frente Internas SALA ANDAR CORRIDO GARAGEM (a) * Considera para cálculo a área privativa interna do imóvel ( área de vassoura ) - NBR /99. (a) Valores em R$ por unidade de vaga de garagem. Publicado em caráter especial

6 6 TABELA 3 médio de venda por padrão de acabamento e classe de bairro Valores em Reais/m 2 * Apartamentos 1 QUARTO 2 QUARTOS 3 QUARTOS 4 QUARTOS COBERTURA Padrão de Bairros por Classe de Renda Acabamento Popular Médio Alto Luxo BAIXO MÉDIO - - (1) - - LUXO (1) ALTO LUXO BAIXO (5) (3) - MÉDIO - (1) - - (2) - (2) LUXO (1) ALTO LUXO (1) BAIXO (4) - (1) - - MÉDIO (4) - (1) (20) - (1) LUXO - (1) (9) (8) ALTO LUXO (2) BAIXO MÉDIO (7) - LUXO - (1) - (2) (20) (4) ALTO LUXO (33) BAIXO (1) - MÉDIO - (1) (3) (9) - (2) LUXO - (2) - (1) (16) (7) ALTO LUXO (25) * Considera para cálculo a área privativa interna do imóvel ( área de vassoura ) - NBR /99. Estão indicados entre parênteses, ao lado do preço médio, o número de empreendimentos que compõem a média. Apenas publicamos médias com informações de mais de 3 empreendimentos. Publicado em caráter especial

7 7 TABELA 4 INDICADORES DE MERCADO Índices de preço, oferta e Velocidade de Vendas por tipo de imóvel Construção e Comercialização Período Índices * de Base Fixa JUL/94 = 100 Velocidade de Vendas ** Oferta VV (%) Apto Salas Lojas Apto Salas Lojas Apto Salas Lojas 2006 Set 270,02 239,38 199,08 59,78 2,58 5,50 11,38 0,00 8,33 Out 272,07 244,46 201,02 63,90 2,58 5,00 9,60 0,00 9,09 Nov 275,27 244,46 202,80 64,06 2,58 10,50 7,80 0,00 22,22 Dez 277,94 244,46 202,80 62,10 2,58 10,50 6,63 0,00 0, Jan 282,58 244,46 202,80 66,25 2,58 10,50 9,29 0,00 0,00 Fev 285,38 244,46 202,80 65,24 2,58 4,50 10,57 0,00 57,14 Mar 290,37 244,46 235,72 58,77 2,58 2,50 10,27 0,00 44,44 Abr 293,04 244,46 235,72 57,50 2,58 2,50 13,00 0,00 0,00 Mai 295,97 260,71 235,72 58,64 2,58 2,50 6,85 0,00 0,00 Jun 299,64 260,71 235,72 54,80 1,97 2,50 16,20 23,53 0,00 Jul 303,40 264,09 235,72 50,74 1,82 2,50 17,18 7,69 0,00 Ago 306,23 264,09 235,72 60,57 2,12 2,50 19,48 82,05 28,57 Set 308,48 264,09 254,20 56,26 1,82 2,00 8,93 14,29 20,00 Out 311,54 264,09 254,20 53,15 1,82 2,00 12,07 0,00 0,00 Nov 315,41 267,64 254,20 60,42 1,82 1,50 11,15 0,00 25,00 Dez 323,43 267,64 254,20 58,73 0,76 1,50 20,38 58,33 0, Jan 331,85 267,64 254,20 57,78 0,76 1,50 19,98 0,00 0,00 Fev 337,25 267,64 254,20 52,36 0,76 1,50 18,63 0,00 0,00 Mar 342,30 267,64 260,81 51,12 0,76 2,50 17,92 0,00 44,44 Abr 345,86 267,64 260,81 47,76 0,76 1,00 21,03 0,00 60,00 Mai 351,41 267,64 260,81 47,76 0,61 1,50 13,84 20,00 57,14 Jun 356,88 267,64 260,81 46,49 0,61 1,50 27,32 0,00 0,00 Jul 359,52 267,64 260,81 50,30 0,61 1,50 21,91 0,00 0,00 Ago 366,69 267,64 275,52 50,77 0,61 1,50 19,63 0,00 0,00 Set 371,23 267,64 293,76 54,58 0,61 1,50 20,43 0,00 50,00 Out 377,22 267,64 293,76 71,48 0,61 1,00 15,58 0,00 33,33 Nov 382,23 267,64 293,76 81,00 0,61 1,00 19,38 0,00 0,00 Dez 395,20 267,64 323,09 76,46 0,61 1,00 10,60 0,00 0, Jan 390,92 267,64 322,94 73,29 0,61 11,50 18,83 0,00 11,54 Fev 393,04 267,64 323,22 73,23 0,61 9,50 15,79 0,00 17,39 Mar 396,41 267,64 323,22 64,67 0,61 9,50 24,82 0,00 0,00 Abr 398,16 267,64 323,42 66,89 0,61 12,00 20,39 0,00 11,11 Mai 403,58 267,64 323,42 66,85 1,82 8,00 32,61 47,83 33,33 Jun 410,78 267,64 322,45 60,04 1,52 3,50 21,39 16,67 56,25 Jul 414,02 296,01 327,12 65,14 0,61 3,50 20,91 60,00 0,00 Ago 416,91 296,01 327,12 57,12 0,61 3,50 24,36 0,00 0,00 Set 421,89 296,01 327,12 56,07 0,61 3,50 12,43 0,00 0,00 * Variação mensal: Para obtê-la divida o índice do mês desejado pelo índice do mês anterior. A variação geral dos preços de cada tipo é calculada pela média ponderada pela oferta da variação dos preços (Pt / Pt-1) de cada empreendimento comercializado nos dois pontos limites do intervalo [t, t-1]. ** Velocidade de vendas: é a relação entre o número de unidades comercializadas no mês de referência e a oferta disponível no início do período expressa em percentual (ver conceito na página 3).

8 8 TABELA 5 UNIDADES EM OFERTA Por tipo de imóvel Período Tipo de Imóvel Residencial/Apartamentos Comercial 1Q 2Q 3Q 4Q COB. Total Salas Lojas Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Número de imóveis para venda no final do mês. Este número indica o estoque disponível para a comercialização, dentro de cada tipo imobiliário, já para o próximo período (mês). Destes dados se calcula a variação mensal da oferta.

9 9 TABELA 6 Unidades em Oferta Por Bairros Bairros Apartamentos Lojas Salas Oferta (%) Oferta (%) Oferta (%) Buritis , , ,00 Boa Vista ,80 Gutierrez 137 7,75 Belvedere 70 3,96 Sion 65 3,68 Luxemburgo 63 3,56 Funcionários 62 3,51 Fernão Dias 57 3,22 Engenho Nogueira 54 3,05 Santo Antônio 54 3,05 Santo Agostinho 36 2,04 Santa Branca 35 1,98 Santa Maria 34 1,92 Jaraguá 32 1,81 Serra 31 1,75 Prado 26 1, ,57 Anchieta 23 1,30 Bandeirantes 23 1,30 Ouro Preto 23 1,30 Silveira 19 1,07 Visconde do Rio Branco 19 1,07 Savassi 18 1,02 Estoril 4 57,14 Centro 1 25,00 Outros 64 3,62 Total global , , ,00 Os bairros com participação na oferta de qualquer tipo imobiliário abaixo de 1,00 estão agregados em Outros.

10 10 Tipo de Imóvel TABELA 6A UNIDADES EM OFERTA Por classe de bairros Bairros por Classe de Renda Popular Médio Alto Luxo Total QUARTO QUARTOS QUARTOS QUARTOS COBERTURA LOJAS De Frente Internas SALAS ANDARES CORRIDOS GARAGENS As informações da oferta de cada bairro são organizadas geograficamente nos grupo de bairros de acordo com perfil econômico dos seus moradores. Estes grupos favorecem a análise do mercado diferenciando a classe popular, média baixa, média alta e a de maior poder aquisitivo da cidade chamada luxo.

11 11 Tipo de Imóvel TABELA 7 NOVAS UNIDADES LANÇADAS Oferta por classe de bairro Bairros por Classe de Renda Popular Médio Alto Luxo Total (1) 66 (2) 94 (3) 1 QUARTO QUARTOS QUARTOS QUARTOS (1) 62 (2) 86 (3) COBERTURA SALAS ANDARES CORRIDOS LOJAS GARAGENS TABELA 8 NOVAS UNIDADES LANÇADAS Seis últimos meses Tipo de Imóvel Abr-09 Mai-09 Jun-09 Jul-09 Ago-09 Set QUARTO QUARTOS QUARTOS QUARTOS COBERTURA SALAS ANDARES CORRIDOS LOJAS GARAGENS

12 12 TABELA 9 ESTÁGIO DOS EMPREENDIMENTOS (em percentual - %) Estágio Residenciais Empreendimentos Comerciais Na Planta 30,00 - Em Construção 57,33 40,00 Acabamento 21,33 - Estrutura 18,00 20,00 Fundação 18,00 20,00 Acabados 12,67 60,00 TOTAL 100,00 100,00 Número de empreendimentos TABELA 10 Origem dos recursos para construção Origem dos Recursos Percentual dos empreendimentos em comercialização (%) Próprios 87,33 Próprios + SFH 0,67 SFH 8,67 Por Administração 1,33 Outros 1 2,00 Total 100,00 Número de empreendimentos 150 (1) Refere-se a outras combinações não explicitadas acima, como ADM + SFH, Próprios+ ADM e etc.

13 13 TABELA 11 Unidades vendidas * Ano Mês N o de Unidades Vendidas 2006 Set 242 Out 214 Nov 171 Dez Jan 214 Fev 243 Mar 212 Abr 271 Mai 136 Jun 334 Jul 332 Ago 462 Set 174 Out 230 Nov 239 Dez Jan 455 Fev 378 Mar 352 Abr 401 Mai 242 Jun 551 Jul 445 Ago 391 Set 442 Out 416 Nov 614 Dez Jan 536 Fev 433 Mar 673 Abr 540 Mai Jun 515 Jul 543 Ago 580 Set 251 * Dados da amostra de construtoras pesquisadas. Não reflete todas as vendas no mercado de Belo Horizonte.

14 14 Estágio TABELA 12 Unidades em oferta Velocidade de Vendas Classe de Bairro Nº de Unidades Vendidas N o de Imóveis à Venda (O) Velocidade de Vendas (VV) POPULAR 0 1 0,00% MÉDIO ,50% ACABADOS ALTO ,67% LUXO ,55% TOTAL ,60% POPULAR ,34% MÉDIO ,15% EM CONSTRUÇÃO ALTO ,25% LUXO ,74% TOTAL ,75% POPULAR ,66% MÉDIO 0 8 0,00% NA PLANTA ALTO ,31% LUXO ,66% TOTAL ,86% POPULAR ,03% MÉDIO ,00% GERAL ALTO ,45% LUXO ,48% TOTAL (1) (2) 12,43% Dados da amostra de construtoras pesquisadas - Não reflete toda a oferta do mercado de Belo Horizonte. (1) O cálculo da velocidade de vendas reflete a razão entre o n o de unidades vendidas e o n o ofertado no início do período, ou seja, o somatório do quantum vendido com o n o de imóveis à venda no final do período (oferta O). (2) Refere-se a 150 empreendimentos

15 15 TABELA 13 Velocidade de Vendas por número de quartos e faixa de valores (em %) Número de quartos Abr-09 Mai-09 Jun-09 Jul-09 Ago-09 Set-09 1 Quarto 0,00 5,26 2,78 0,00 0,00 0,00 2 Quartos 44,11 55,87 41,53 39,59 48,09 32,70 3 Quartos 13,65 27,67 17,87 25,07 18,54 10,27 4 Quartos 8,72 9,38 13,39 9,00 18,93 9,27 Cobertura 22,55 28,90 9,82 13,57 29,49 14,94 FAIXA DE VALORES Abr-09 Mai-09 Jun-09 Jul-09 Ago-09 Set-09 Até R$ ,78 79,47 56,08 21,54 59,46 75,00 De R$ até R$ ,22 33,90 20,44 36,17 40,74 20,45 De R$ até R$ ,84 8,13 20,29 11,60 17,38 8,11 Acima de R$ ,68 12,02 14,41 17,44 8,78 11,06 V.V. GERAL 20,39 32,61 21,39 20,91 24,36 12,43 TABELA 14 Unidades vendidas por faixa de valores FAIXA DE VALORES Abr-09 Mai-09 Jun-09 Jul-09 Ago-09 Set-09 Até R$ De R$ até R$ De R$ até R$ Acima de R$ TOTAL VENDAS TABELA 15 Unidades em oferta após vendas por faixa de valores FAIXA DE VALORES Abr-09 Mai-09 Jun-09 Jul-09 Ago-09 Set-09 Até R$ De R$ até R$ De R$ até R$ Acima de R$ TOTAL OFERTA

16 16 Gráfico 1 VV. M édia 12 m eses Out07 a Set08 = 18,69 40,00 35,00 VELOCIDADE DE VENDAS - Apartamentos Setembro/2008 a Setembro/2009 VV. M édia 12 m eses Out08 a Set09 = 19,76 Vendas sobre Oferta (%) 30,00 25,00 20,00 15,00 10,00 5,00 0,00 12,43 set/08 out/08 nov/08 dez/08 jan/09 fev/09 mar/09 abr/09 mai/09 jun/09 jul/09 ago/09 set/09 Gráfico 2 NOVOS LANÇAMENTOS Setembro/2008 a Setembro/ unidades lançadas set/08 out/08 nov/08 dez/08 jan/09 fev/09 mar/09 abr/09 mai/09 jun/09 jul/09 ago/09 set/09 Apartamentos Salas Lojas

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Novembro de 2009 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Agosto de 2014 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Julho de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Janeiro de 2014 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

ANÁLISE. Oferta cai para imóveis residenciais e comerciais

ANÁLISE. Oferta cai para imóveis residenciais e comerciais PESQUISA ALUGUÉIS Belo Horizonte Outubro de 2009 A Pesquisa ALUGUÉIS levanta as características determinantes dos imóveis disponíveis para alugar em Belo Horizonte a partir de uma amostra das principais

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Abril de 2014 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO Relatório de Janeiro de 27 PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE JANEIRO DE 27 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de janeiro de 27 no

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Outubro de 2014 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Agosto de 2014 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Dezembro de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Outubro de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO Relatório de Abril de 28 PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE ABRIL DE 28 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de abril de 28 no que diz

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Julho de 2014 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

MARÇO/2011 Ano XII - Nº 135

MARÇO/2011 Ano XII - Nº 135 MARÇO/2011 Ano XII - Nº 135 Índice de Velocidade de Vendas IVV Mercado Imobiliário de Maceió MARÇO/2011 COMENTÁRIOS OFERTAS, VENDAS E IVV POR ÁREA ÚTIL EM GERAL MARÇO 2011 Área m2 Ofertas Vendas IVV 35

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Fevereiro de 2016 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Setembro de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Janeiro de 2016 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE AGOSTO DE 2014 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de agosto de 2014 no que diz respeito aos lançamentos,

Leia mais

Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió

Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió Residencial e Comercial JANEIRO/2014 Ano XIV Nº 168 CONSTRUTOR DO MERCADO IMOBILIÁRIO Participe também da pesquisa IVV. Contatos: Ademi Rita (32319499)

Leia mais

DESTAQUES DE DEZEMBRO/2014

DESTAQUES DE DEZEMBRO/2014 DESTAQUES DE DEZEMBRO/2014 IVV DEZEMBRO DE 2014: 9,8% COMENTÁRIO No mês dezembro de 2014 o Índice de Velocidade de Vendas IVV fechou em 9,8%, apresentando assim queda de 0,5 p.p. na comparação com o mês

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO Relatório de Maio de 29 PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE MAIO DE 29 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de maio de 29 no que diz

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Março de 2016 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Realizada pela Fundação IPEAD/UFMG, esta pesquisa tem o objetivo de fornecer informações

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE JULHO DE 2014 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de julho de 2014 no que diz respeito aos lançamentos,

Leia mais

PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO NOVEMBRO DE 2015

PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO NOVEMBRO DE 2015 PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO NOVEMBRO DE 2015 No mês de novembro, os valores médios observados caíram 0,1%, em relação ao mês anterior. No acumulado de 12 meses,

Leia mais

DESTAQUES DE FEVEREIRO/2015

DESTAQUES DE FEVEREIRO/2015 DESTAQUES DE FEVEREIRO/2015 IVV FEVEREIRO DE 2015: 3,4% COMENTÁRIO: o IVV de fevereiro de 2015 fechou em 3,4% refletindo queda de 2,6 pontos percentuais na comparação com o mês anterior. VARIAÇÃO - em

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO Relatório de Fevereiro de 28 PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE FEVEREIRO DE 28 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de fevereiro de

Leia mais

Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió Residencial e Comercial NOVEMBRO/2014 Ano XIV - Nº 178

Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió Residencial e Comercial NOVEMBRO/2014 Ano XIV - Nº 178 Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió Residencial e Comercial NOVEMBRO/2014 Ano XIV Nº 178 CONSTRUTOR DO MERCADO IMOBILIÁRIO Participe também da pesquisa IVV. Contatos: Ademi Rita (32319499)

Leia mais

Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió Residencial e Comercial OUTUBRO/2015 Ano XIV - Nº 186

Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió Residencial e Comercial OUTUBRO/2015 Ano XIV - Nº 186 Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Maceió Residencial e Comercial OUTUBRO/2015 Ano XIV Nº 186 CONSTRUTOR DO MERCADO IMOBILIÁRIO Participe também da pesquisa IVV. Contatos: Ademi Rita (32319499)

Leia mais

DESTAQUES DE MAIO/2014

DESTAQUES DE MAIO/2014 DESTAQUES DE MAIO/2014 IVV MAIO DE 2014: 7,5 % COMENTÁRIO O IVV de maio de 2014 fechou em 7,5%, inferior ao mês imediatamente anterior em 0,2 p.p.. VARIAÇÃO - em pontos percentuais (p.p.) Mês / Mês anterior

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Março de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

Análise Mensal do Comércio Varejista de Belo Horizonte

Análise Mensal do Comércio Varejista de Belo Horizonte Abril/15 A mostra o desempenho dos negócios do comércio no mês de Março/2015 e identifica a percepção dos empresários para o mês de Abril/2015. O mês de março mostrou mais uma queda no faturamento dos

Leia mais

16º CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS

16º CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS 16º CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS 1 INTRODUÇÃO EDIÇÃO 2013 A Comissão da Indústria Imobiliária (CII/SINDUSCON-RS) vem desenvolvendo desde 1998, através do Departamento de Economia

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE JANEIRO DE 214 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de janeiro de 214 no que diz respeito ao VSO

Leia mais

BoletIM do Observatório Imobiliário do DF

BoletIM do Observatório Imobiliário do DF BoletIM do Observatório Imobiliário do DF Novembro/Dezembro/2012 6 SEDHAB - SUPLAN Edição Nº 06 NOV/DEZ 2012 SUMÁRIO 1. Introdução. 2. Situação do Mercado Imobiliário segundo o índice FIPEZAP em Novembro/Dezembro

Leia mais

GAMEC - GRUPO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EMPRESARIAL DO CEARÁ LTDA.

GAMEC - GRUPO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EMPRESARIAL DO CEARÁ LTDA. GAMEC - GRUPO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EMPRESARIAL DO CEARÁ LTDA. NOTA TÉCNICA ATUARIAL REAJUSTE DO AGRUPAMENTO DE CONTRATOS COLETIVOS (RN 309/2012) MARÇO/2015 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 3 2. BASE LEGAL 3 3. METODOLOGIA

Leia mais

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Criada nova letra imobiliária que tem isenção de IR e reconhecimento internacional

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Criada nova letra imobiliária que tem isenção de IR e reconhecimento internacional + Boletim de Conjuntura Imobiliária 50ª Edição Comercial de 2012 Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard, Salas422/424, (61)3321-4444, www.secovidf.com.br Econsult

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE JUNHO DE 213 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de junho de 213 no que diz respeito ao VSO (Vendas

Leia mais

XII CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS

XII CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS XII CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS 1 INTRODUÇÃO EDIÇÃO 2009 A Comissão da Indústria Imobiliária CII do SINDUSCON-RS -, vem desenvolvendo - através do Depto. de Economia e Estatística

Leia mais

REAJUSTE DAS CONTRAPRESTAÇÕES PECUNIÁRIAS DE CONTRATOS DE CONTRATAÇÃO COLETIVA OPERADORA: PORTO DIAS SAÚDE CNPJ: 06.145.428/0001-09 REGISTRO ANS: 41.508-1 PERÍODO DE APLICAÇÃO: Maio/2016 a Abril/2017 PERCENTUAL

Leia mais

DESTAQUES DE JANEIRO/2015

DESTAQUES DE JANEIRO/2015 DESTAQUES DE JANEIRO/2015 COMENTÁRIO: IVV JANEIRO DE 2015: 6,0% O IVV de janeiro de 2015 fechou em 6,0%, refletindo queda de 1,1 pontos na comparação com o mesmo mês do ano anterior. VARIAÇÃO - em pontos

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Preço dos imóveis ficará estável em 2015, dizem os corretores

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Preço dos imóveis ficará estável em 2015, dizem os corretores + Boletim de Conjuntura Imobiliária 52ª Edição Comercial de 2012 Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard,Salas422/424, (61)3321-4444, www.secovidf.com.br Econsult Consultoria

Leia mais

ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS IVV DF IMÓVEIS NOVOS

ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS IVV DF IMÓVEIS NOVOS ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS IVV DF IMÓVEIS NOVOS Setembro de 2015 Realização: Apoio: INTRODUÇÃO O Indicador de Velocidade de Vendas (IVV) do mercado imobiliário do Distrito Federal é produzido mensalmente

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE NOVEMBRO DE 212 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de novembro de 212 no que diz respeito ao VSO

Leia mais

Decomposição da Inflação de 2011

Decomposição da Inflação de 2011 Decomposição da de Seguindo procedimento adotado em anos anteriores, este boxe apresenta estimativas, com base nos modelos de projeção utilizados pelo Banco Central, para a contribuição de diversos fatores

Leia mais

JANEIRO/2008 Ano IX - Nº 98

JANEIRO/2008 Ano IX - Nº 98 JANEIRO/2008 Ano IX - Nº 98 Entendendo o CUB/AL O CUB/AL é apurado por pesquisa direta de preços entre as Construtoras e lojas de materiais de construção que atuam no Estado de Alagoas. Os itens que compõem

Leia mais

Análise do Comério Varejista Janeiro-2016

Análise do Comério Varejista Janeiro-2016 Análise do Comério Varejista Janeiro-2016 A Análise do Comércio Varejista é uma avaliação bimestral que visa mostrar o desempenho dos negócios do comércio no mês de Dezembro/2015 e identifica a percepção

Leia mais

Construção Civil. Identificar as características estruturais do segmento e suas transformações no tempo. Englobam diversos tipos de obras e serviços.

Construção Civil. Identificar as características estruturais do segmento e suas transformações no tempo. Englobam diversos tipos de obras e serviços. Construção Civil Construção Civil Identificar as características estruturais do segmento e suas transformações no tempo. Englobam diversos tipos de obras e serviços. edificações residenciais; edificações

Leia mais

Desempenho da Economia de Caxias do Sul Dezembro de 2015

Desempenho da Economia de Caxias do Sul Dezembro de 2015 Dezembro/2015 1- Desempenho da Economia de Caxias do Sul A economia de Caxias do Sul, em dezembro, apresentou indicador com leve recessão no mês (-0,3%). Foi a Indústria que puxou o índice para baixo,

Leia mais

DESTAQUES DE JULHO/2015

DESTAQUES DE JULHO/2015 DESTAQUES DE JULHO/2015 IVV JULHO DE 2015: COMENTÁRIO: o IVV do mês de julho/15 fechou em 4,2%, resultado que expressa uma redução de 0,5 p.p. em relação ao mês anterior. VARIAÇÃO - em pontos percentuais

Leia mais

NCIA DAS. Palmas - TO

NCIA DAS. Palmas - TO PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA NCIA DAS FAMÍLIAS Palmas - TO Janeiro 2010 SUMÁRIO Análise dos Resultados 3 Tabela 1 PEIC - Evolução nos últimos 13 meses 3 Tabela 2 PEIC Evolução nos últimos

Leia mais

15º CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS

15º CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS 15º CENSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE IMÓVEIS NOVOS 1 INTRODUÇÃO EDIÇÃO 2012 A Comissão da Indústria Imobiliária (CII/SINDUSCON-RS) vem desenvolvendo desde 1998, através do Departamento de Economia

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Setembro de APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de

Leia mais

Revendo Procedimentos. Melanie Aparecida Luiz Vieira Gerente da Unidade de Arrecadação e Cobrança E-mail: melanie@joinville.sc.gov.

Revendo Procedimentos. Melanie Aparecida Luiz Vieira Gerente da Unidade de Arrecadação e Cobrança E-mail: melanie@joinville.sc.gov. Revendo Procedimentos e Evitando Sonegação Melanie Aparecida Luiz Vieira Gerente da Unidade de Arrecadação e Cobrança E-mail: melanie@joinville.sc.gov.br Fone: (47) 3431-3148 3148 / 3431-31553155 Agradecimentos

Leia mais

PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO AGOSTO DE 2013

PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO AGOSTO DE 2013 PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO AGOSTO DE 2013 As pessoas que procuraram moradias para alugar em agosto de 2013 encontraram locações com valores mais altos em relação

Leia mais

PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO JUNHO DE 2014.

PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO JUNHO DE 2014. PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO JUNHO DE 2014. O mercado de contratos novos de locação residencial realizados em junho na cidade de São Paulo registrou variação de

Leia mais

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS DEZEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

Fevereiro de 2014 INDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR (IPC) MOÇAMBIQUE, (Base Dez.2010 = 100)

Fevereiro de 2014 INDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR (IPC) MOÇAMBIQUE, (Base Dez.2010 = 100) INDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR Moçambique Fevereiro de 2015 Base: Dezembro de 2010 Instituto Nacional de Estatística Índice de Preços no Consumidor Boletim Mensal Reprodução autorizada, excepto para fins

Leia mais

SIMPLES NACIONAL - CÁLCULO DO VALOR DEVIDO

SIMPLES NACIONAL - CÁLCULO DO VALOR DEVIDO SIMPLES NACIONAL - CÁLCULO DO VALOR DEVIDO O cálculo do valor devido do Simples Nacional deverá ser efetuado por meio de aplicativo específico disponível na internet. O documento único de arrecadação para

Leia mais

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Especialistas debatem sobre garantias locatícias em Brasília.

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Especialistas debatem sobre garantias locatícias em Brasília. + Boletim de Conjuntura Imobiliária 41ª Edição Comercial de 2012 Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard,Salas 422/424, (61)3321-4444, www.secovidf.com.br Econsult

Leia mais

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Período 2004/2008 INFORME TÉCNICO PREPARADO POR: Departamento de Estudos Energéticos e Mercado, da Eletrobrás

Leia mais

PRÉVIA DOS RESULTADOS OPERACIONAIS 3T15

PRÉVIA DOS RESULTADOS OPERACIONAIS 3T15 PRÉVIA DOS RESULTADOS OPERACIONAIS 3T15 No 3T15, lançamentos consolidados atingem R$606,8 milhões, com vendas brutas de R$682,0 milhões. As vendas líquidas encerraram o 3T15 em R$492,8 milhões, alcançando

Leia mais

B R A S I L EMERGENTE E X P E C T A T I V A D E V I D A E C O N S U M O E M 2 0 1 5

B R A S I L EMERGENTE E X P E C T A T I V A D E V I D A E C O N S U M O E M 2 0 1 5 B R A S I L EMERGENTE E X P E C T A T I V A D E V I D A E C O N S U M O E M 2 0 1 5 O I N V E S T I M E N T O P E L A L Ó G I C A D A D E M A N D A R E N A T O M E I R E L L E S r e n a t o @ d a t a p

Leia mais

Índice de Confiança da Construção. Índice da Situação Atual. Índice de Expectativas

Índice de Confiança da Construção. Índice da Situação Atual. Índice de Expectativas Noovveembbr roo ddee 22001111 Evolução no trimestre sobre o mesmo trimestre do ano anterior Médias Ago-Out11/ Ago-Out10 Médias Set-Nov11/ Set-Nov10 Confiança da Em parceria o Banco Central do Brasil, a

Leia mais

Associação Nacional dos Bancos de Investimento

Associação Nacional dos Bancos de Investimento Associação Nacional dos Bancos de Investimento Dados Estatísticos de Rentabilidade da Indústria de Fundos - Mar/2007 - Dados Estatísticos de Rentabilidade da Indústria de Fundos - Mar/2007 - Índice Quadro

Leia mais

INFORMATIVO VALOR VENAL

INFORMATIVO VALOR VENAL INFORMATIVO VALOR VENAL IPTU 2012 ESCLARECIMENTOS SOBRE A NECESSIDADE DE ABERTURA OU NÃO DO PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO DE VALOR VENAL SR. CONTRIBUINTE ANTES DE ABRIR PROCESSO, LEIA OS ESCLARECIMENTOS ABAIXO:

Leia mais

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Vantagens de casas e apartamentos em condomínios fechados. 35ª Edição Comercial - Maio de 2013 de 2012

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Vantagens de casas e apartamentos em condomínios fechados. 35ª Edição Comercial - Maio de 2013 de 2012 + Boletim de Conjuntura Imobiliária 35ª Edição Comercial - Maio de 2013 de 2012 Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard,Salas 422/424, (61)3321-4444, www.secovidf.com.br

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

3 INFLAÇÃO. Carta de Conjuntura 26 mar. 2015 43

3 INFLAÇÃO. Carta de Conjuntura 26 mar. 2015 43 3 INFLAÇÃO SUMÁRIO A inflação brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), vinha apresentando uma trajetória de aceleração desde o início de 2014, mas mantinha-se dentro

Leia mais

XP Corporate Macaé - FII (XPCM11)

XP Corporate Macaé - FII (XPCM11) XP Corporate Macaé - FII (XPCM11) PERFIL DO FUNDO Os recursos do Fundo oriundos da 1ª Emissão de Cotas foram investidos na aquisição do Imóvel The Corporate em Macaé-RJ, de forma a proporcionar a seus

Leia mais

Prezado investidor, Os ativos imobiliários estão divididos da seguinte forma:

Prezado investidor, Os ativos imobiliários estão divididos da seguinte forma: FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO BR HOTEIS RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR EM 30 DE JUNHO DE 2015 1 Prezado investidor, É com satisfação que apresentamos o relatório do administrador do FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS NOVEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

Kauai - Bahia. Ficha Técnica. Rua do Cisne Branco, s/nº - Praça da Igreja de São Francisco - Praia do Forte - Mata de São João - Bahia - Brasil

Kauai - Bahia. Ficha Técnica. Rua do Cisne Branco, s/nº - Praça da Igreja de São Francisco - Praia do Forte - Mata de São João - Bahia - Brasil Ficha Técnica Kauai - Bahia Ficha Técnica Área do terreno Endereço 2.520m² Rua do Cisne Branco, s/nº - Praça da Igreja de São Francisco - Praia do Forte - Mata de São João - Bahia - Brasil Torre Pavimentos

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Janeiro de 2016 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

TRX Edifícios Corporativos XTED11 - FII. Relatório Trimestral 3º Trimestre de 2013

TRX Edifícios Corporativos XTED11 - FII. Relatório Trimestral 3º Trimestre de 2013 TRX Edifícios Corporativos XTED11 - FII Relatório Trimestral 3º Trimestre de 2013 índice TRX Edifícios Corporativos XTED11 - FII Relatório Trimestral 3º Trimestre de 2013 DADOS DO FUNDO 3 RENTABILIDADE

Leia mais

Boletim Econômico e do Setor Portuário. Sumário

Boletim Econômico e do Setor Portuário. Sumário Boletim Econômico e do Setor Portuário Junho de 2014 Sumário Indicadores da Economia Nacional... 2 O Produto Interno Bruto PIB no primeiro trimestre de 2014... 2 Os Índices de Inflação... 3 O Mercado de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa CEP 33400-000 - ESTADO DE MINAS GERAIS LEI Nº 3.318, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a implantação do Programa "Minha Casa, Minha Vida" - para famílias com renda entre 3 (três)e 6 (seis) salários

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Dezembro de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Junho de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

06 a 10 de Outubro de 2008 Olinda - PE

06 a 10 de Outubro de 2008 Olinda - PE 06 a 10 de Outubro de 2008 Olinda - PE Nome do Trabalho Técnico Previsão do mercado faturado mensal a partir da carga diária de uma distribuidora de energia elétrica Laucides Damasceno Almeida Márcio Berbert

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 121 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 121 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 121 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 BONO ESPECIAL GERAL CAIXA DE CONSTRUÇÕES DE CASAS PARA O

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Outubro de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010

Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010 Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010 Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego para junho de 2010 confirmam a recuperação do emprego

Leia mais

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Agosto de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

Informações e orientações para organização do processo decisório

Informações e orientações para organização do processo decisório Informações e orientações para organização do processo decisório Prof. Pedro Paulo H. Wilhelm, Dr. Eng. Prod (Dep. Economia) WILHELM@FURB.BR Prof. Maurício C. Lopes, Msc. Eng. Prod. (Dep. Computação) MCLOPES@FURB.BR

Leia mais

Sciesp. Clipping 21.07. A s s e s s o r i a d e I m p r e n s a i m p r e n s a @ s c i e s p. c o m. b r ( 1 1 ) 3 8 8 9-5 8 9 9 Página 1

Sciesp. Clipping 21.07. A s s e s s o r i a d e I m p r e n s a i m p r e n s a @ s c i e s p. c o m. b r ( 1 1 ) 3 8 8 9-5 8 9 9 Página 1 Sciesp Clipping 21.07 A s s e s s o r i a d e I m p r e n s a i m p r e n s a @ s c i e s p. c o m. b r ( 1 1 ) 3 8 8 9-5 8 9 9 Página 1 IDEST Cliente pode ter desconto em taxas na primeira compra de imóvel

Leia mais

EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA D 4.10 Aspectos fiscais: receita e necessidade de financiamento do governo central (20h) (Aula 1: Receita Pública) Professor: José Paulo de A. Mascarenhas

Leia mais

residencial SANGIOVESE no Pantanal administração: Empreendimento à Preço de Custo Grupo Fechado (SPE)

residencial SANGIOVESE no Pantanal administração: Empreendimento à Preço de Custo Grupo Fechado (SPE) residencial SANGIOVESE no Pantanal administração: Empreendimento à Preço de Custo Grupo Fechado (SPE) Administração A NOVA atua em todas as etapas da cadeia de valor do empreendimento: captação do terreno,

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2016. PME Retrospectiva 2003-2015 13 anos Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento 1 (IBGE / DPE / COREN) 1 Rio de Janeiro,

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Oficina Temática de Habitação Verticalizada CÓDIGO: PRJ 061 CLASSIFICAÇÃO: Optativa PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA: TÉORICA

Leia mais

A Casa do nosso Segmento Por um Grande ABC melhor

A Casa do nosso Segmento Por um Grande ABC melhor A Casa do nosso Segmento Por um Grande ABC melhor 1 Total geral de lançamentos no ABCDM por mês, quantidade e valores. Gráfico de unidades mensais lançadas 991 1140 884 473 578 125 Janeiro Fevereiro Março

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Fevereiro de 2016 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais