PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/ PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRAÇÃO GRAU: BACHARELADO NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL, SOCIAL E TRABALHISTA SÉRIE/PERÍODO: 2º TURMA: D TURNO: DIURNO CARGA HOR. TOTAL: 120 TEÓRICA: 120 PRÁTICA: CARGA HOR. SEMANAL: 4 CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL 0 OFERTA DA DISCIPLINA DOCENTE TITULAÇÃO/ÁREA: TEMPO DE TRABALHO NA IES: SANDRA CRISTINA MARTINS NOGUEIRA GUILHERME DE PAULA MESTRE EM DIREITO NEGOCIAL 57 MESES 2. EMENTA Fundamentos do Direito Comercial, Social e Trabalhista ao futuro administrador explorando questões do Direito Comercial como: as obrigações dos agentes auxiliares do comércio; as obrigações dos banqueiros; os contratos e as obrigações mercantis; hipotecas; as obrigações das companhias e sociedades comerciais, e relação desta área com as questões sociais e trabalhistas 3. OBJETIVOS Geral: Proporcionar uma visão ampla e atualizada do Direito Empresarial e do Direito Social Trabalhista. Oferecer ao acadêmico uma visão interdisciplinar do Direito e a identificação do seu conteúdo com o contexto social e econômico, enfatizando direitos fundamentais, e viabilizando a aplicação da matéria na sua futura profissão. Incentivar a pesquisa. Aproximar a teoria da prática. Específicos: Criar e cooperar com a consciência cívica e de cidadania.

2 2 Estimular a busca pelo conhecimento empírico e teórico. Conferir aplicação e utilidade das informações e teorias relacionadas ao Direito. Habilitar o acadêmico para a tomada de decisões dentro dos limites impostos pela legislação no convívio social. Proporcionar ao acadêmico capacidade de- reconhecer, raciocinar e aplicar de forma ampla os conceitos jurídicos básicos desenvolvidos durante o curso; identificar situações que envolvam legalidade e entender quais os benefícios por ela gerados à sua atuação profissional e individual; identificar situações ilegais a fim de preveni-las, quando ainda possível, bem como compreender suas consequências e forma de solucioná-las; fazer o profissional compreender a importância da atuação preventiva, através da preocupação com a aplicação correta do direito em âmbito organizacional, a fim de minorar os riscos e potencializar os lucros da empresa 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação da disciplina, metodologia de trabalho e avaliação, plano de ensino, bibliografias. Fundamentos do Direito Social Trabalhista. Formação histórica do Direito do Trabalho (DT). História do DT no Brasil. Conceitos, divisão e nomenclatura do DT. Direito administrativo do trabalho, fiscalização e multas; MT; MPT; JUSTIÇA DO TRABALHO. Noções de Direito Sindical. Negociação coletiva. Direito de Greve. Fontes do DT. Hierarquia. Natureza jurídica do DT. Autonomia do DT. Integração. Analogia. Equidade. Eficácia. Interpretação do DT. Meio ambiente do Trabalho (Segurança e Medicina do Trabalho). Princípios do DT. Renúncia e transação. Trabalho autônomo e subordinado. Relação de trabalho e relação de emprego. Contrato de trabalho. Prazo do contrato. Alteração, suspensão e interrupção contratual. Sujeitos do contrato de trabalho: O empregado. Definição. Tipos de empregado: Doméstico; Rural; do trabalho da mulher e do menor. Sujeitos do contrato de trabalho: O empregador. Grupo econômico. Sucessão. Consórcio de Empregadores Rurais. Responsabilidade solidária e subsidiária e Responsabilidade sem existência de vínculo de emprego. Poder hierárquico e seus desdobramentos. Regulamento de empresa. Salário e remuneração. Adicionais: extraordinário, noturno; Adicional por tempo de serviço; Adicional de transferência; Equiparação salarial. Adicionais de insalubridade; periculosidade, penosidade; Gratificações em Geral. Gratificação Natalina.

3 3 Duração do trabalho. Jornada de trabalho. Descanso do trabalhador: Dsr e Férias. Aviso prévio; extinção contratual; estabilidades. Origem e evolução do direito empresarial. Da empresa, Teoria da empresa; firma individual. Capacidade para empresariar, empresário individual; EIRELI. Microempresa e empresa de pequeno porte. Sociedade; sócios; teoria geral das sociedades contratuais. Funcionamento das sociedades contratuais (relação entre os sócios; contribuições sociais; administração). Estabelecimento empresarial; aviamento; clientela; ponto comercial; Desconsideração da personalidade jurídica. Sociedades por ações. Falência e Recuperação Judicial 5. METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas dialogadas empregando material previamente enviado aos acadêmicos. Análise crítica de textos legais, doutrina e jurisprudências. Estudos de casos em sala de aula com análise de textos selecionados, seguidos de discussão em grupo e proposta de soluções. Uso de recursos de tecnologia, apresentação de vídeos e pesquisas de questões de concursos públicos 6. RECURSOS DIDÁTICOS Material impresso, jornais, decisões dos tribunais, quadro, giz, filmes em DVD, power point, textos 7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Processo de avaliação contínuo e cumulativo visando acompanhamento da aprendizagem estabelecida pelas aptidões propostas no curso. Instrumentos: prova objetiva individual e trabalhos dissertativos em dupla, com uso de situações-problema para diagnóstico lógico do aluno; apresentação de trabalhos escritos com temas pré-selecionados. Relatórios, visitas e palestras, se possível 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALMEIDA, Amador Paes. Manual das sociedades Comerciais. 17ª Edição. São Paulo: Saraiva DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 5. ed. São Paulo, LT, MAMEDE, Gladston. Manual de direito empresarial. São Paulo: Atlas, 2009.

4 4 COMPLEMENTAR MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 36. ed. São Paulo: Atlas, p. ABRÃO, Nelson. Direito Bancário. 8ª edição. São Paulo: Saraiva: GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Curso de direito do trabalho. e, p. 9. APROVAÇÃO DO COLEGIADO Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em: Dia: Mês: Ano: Ata Nº: 9. ed. Rio de Janeiro: Forens Docente Coordenação do curso

5 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/ PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRAÇÃO GRAU: BACHARELADO NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL, SOCIAL E TRABALHISTA SÉRIE/PERÍODO: 2º TURMA: A TURNO: NOTURNO CARGA HOR. TOTAL: 120 TEÓRICA: 120 PRÁTICA: CARGA HOR. SEMANAL: 4 CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL 0 OFERTA DA DISCIPLINA DOCENTE TITULAÇÃO/ÁREA: TEMPO DE TRABALHO NA IES: SANDRA CRISTINA MARTINS NOGUEIRA GUILHERME DE PAULA MESTRE EM DIREITO NEGOCIAL 57 MESES 2. EMENTA Fundamentos do Direito Comercial, Social e Trabalhista ao futuro administrador explorando questões do Direito Comercial como: as obrigações dos agentes auxiliares do comércio; as obrigações dos banqueiros; os contratos e as obrigações mercantis; hipotecas; as obrigações das companhias e sociedades comerciais, e relação desta área com as questões sociais e trabalhistas 3. OBJETIVOS Geral: Proporcionar uma visão ampla e atualizada do Direito Empresarial e do Direito Social Trabalhista. Oferecer ao acadêmico uma visão interdisciplinar do Direito e a identificação do seu conteúdo com o contexto social e econômico, enfatizando direitos fundamentais, e viabilizando a aplicação da matéria na sua futura profissão. Incentivar a pesquisa. Aproximar a teoria da prática. Específicos: Criar e cooperar com a consciência cívica e de cidadania.

6 2 Estimular a busca pelo conhecimento empírico e teórico. Conferir aplicação e utilidade das informações e teorias relacionadas ao Direito. Habilitar o acadêmico para a tomada de decisões dentro dos limites impostos pela legislação no convívio social. Proporcionar ao acadêmico capacidade de- reconhecer, raciocinar e aplicar de forma ampla os conceitos jurídicos básicos desenvolvidos durante o curso; identificar situações que envolvam legalidade e entender quais os benefícios por ela gerados à sua atuação profissional e individual; identificar situações ilegais a fim de preveni-las, quando ainda possível, bem como compreender suas consequências e forma de solucioná-las; fazer o profissional compreender a importância da atuação preventiva, através da preocupação com a aplicação correta do direito em âmbito organizacional, a fim de minorar os riscos e potencializar os lucros da empresa 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação da disciplina, metodologia de trabalho e avaliação, plano de ensino, bibliografias. Fundamentos do Direito Social Trabalhista. Formação histórica do Direito do Trabalho (DT). História do DT no Brasil. Conceitos, divisão e nomenclatura do DT. Direito administrativo do trabalho, fiscalização e multas; MT; MPT; JUSTIÇA DO TRABALHO. Noções de Direito Sindical. Negociação coletiva. Direito de Greve. Fontes do DT. Hierarquia. Natureza jurídica do DT. Autonomia do DT. Integração. Analogia. Equidade. Eficácia. Interpretação do DT. Meio ambiente do Trabalho (Segurança e Medicina do Trabalho). Princípios do DT. Renúncia e transação. Trabalho autônomo e subordinado. Relação de trabalho e relação de emprego. Contrato de trabalho. Prazo do contrato. Alteração, suspensão e interrupção contratual. Sujeitos do contrato de trabalho: O empregado. Definição. Tipos de empregado: Doméstico; Rural; do trabalho da mulher e do menor. Sujeitos do contrato de trabalho: O empregador. Grupo econômico. Sucessão. Consórcio de Empregadores Rurais. Responsabilidade solidária e subsidiária e Responsabilidade sem existência de vínculo de emprego. Poder hierárquico e seus desdobramentos. Regulamento de empresa. Salário e remuneração. Adicionais: extraordinário, noturno; Adicional por tempo de serviço; Adicional de transferência; Equiparação salarial. Adicionais de insalubridade; periculosidade, penosidade; Gratificações em Geral. Gratificação Natalina.

7 3 Duração do trabalho. Jornada de trabalho. Descanso do trabalhador: Dsr e Férias. Aviso prévio; extinção contratual; estabilidades. Origem e evolução do direito empresarial. Da empresa, Teoria da empresa; firma individual. Capacidade para empresariar, empresário individual; EIRELI. Microempresa e empresa de pequeno porte. Sociedade; sócios; teoria geral das sociedades contratuais. Funcionamento das sociedades contratuais (relação entre os sócios; contribuições sociais; administração). Estabelecimento empresarial; aviamento; clientela; ponto comercial; Desconsideração da personalidade jurídica. Sociedades por ações. Falência e Recuperação Judicial 5. METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas dialogadas empregando material previamente enviado aos acadêmicos. Análise crítica de textos legais, doutrina e jurisprudências. Estudos de casos em sala de aula com análise de textos selecionados, seguidos de discussão em grupo e proposta de soluções. Uso de recursos de tecnologia, apresentação de vídeos e pesquisas de questões de concursos públicos 6. RECURSOS DIDÁTICOS Material impresso, jornais, decisões dos tribunais, quadro, giz, filmes em DVD, power point, textos 7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Processo de avaliação contínuo e cumulativo visando acompanhamento da aprendizagem estabelecida pelas aptidões propostas no curso. Instrumentos: prova objetiva individual e trabalhos dissertativos em dupla, com uso de situações-problema para diagnóstico lógico do aluno; apresentação de trabalhos escritos com temas pré-selecionados. Relatórios, visitas e palestras, se possível 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALMEIDA, Amador Paes. Manual das sociedades Comerciais. 17ª Edição. São Paulo: Saraiva DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 5. ed. São Paulo, LT, MAMEDE, Gladston. Manual de direito empresarial. São Paulo: Atlas, 2009.

8 4 COMPLEMENTAR MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 36. ed. São Paulo: Atlas, p. ABRÃO, Nelson. Direito Bancário. 8ª edição. São Paulo: Saraiva: GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Curso de direito do trabalho. e, p. 9. APROVAÇÃO DO COLEGIADO Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em: Dia: Mês: Ano: Ata Nº: 9. ed. Rio de Janeiro: Forens Docente Coordenação do curso

9 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/ PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRAÇÃO GRAU: BACHARELADO NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL, SOCIAL E TRABALHISTA SÉRIE/PERÍODO: 2º TURMA: B TURNO: NOTURNO CARGA HOR. TOTAL: 120 TEÓRICA: 120 PRÁTICA: CARGA HOR. SEMANAL: 4 CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL 0 OFERTA DA DISCIPLINA DOCENTE TITULAÇÃO/ÁREA: TEMPO DE TRABALHO NA IES: SANDRA CRISTINA MARTINS NOGUEIRA GUILHERME DE PAULA MESTRE EM DIREITO NEGOCIAL 57 MESES 2. EMENTA Fundamentos do Direito Comercial, Social e Trabalhista ao futuro administrador explorando questões do Direito Comercial como: as obrigações dos agentes auxiliares do comércio; as obrigações dos banqueiros; os contratos e as obrigações mercantis; hipotecas; as obrigações das companhias e sociedades comerciais, e relação desta área com as questões sociais e trabalhistas 3. OBJETIVOS Geral: Proporcionar uma visão ampla e atualizada do Direito Empresarial e do Direito Social Trabalhista. Oferecer ao acadêmico uma visão interdisciplinar do Direito e a identificação do seu conteúdo com o contexto social e econômico, enfatizando direitos fundamentais, e viabilizando a aplicação da matéria na sua futura profissão. Incentivar a pesquisa. Aproximar a teoria da prática. Específicos: Criar e cooperar com a consciência cívica e de cidadania.

10 2 Estimular a busca pelo conhecimento empírico e teórico. Conferir aplicação e utilidade das informações e teorias relacionadas ao Direito. Habilitar o acadêmico para a tomada de decisões dentro dos limites impostos pela legislação no convívio social. Proporcionar ao acadêmico capacidade de- reconhecer, raciocinar e aplicar de forma ampla os conceitos jurídicos básicos desenvolvidos durante o curso; identificar situações que envolvam legalidade e entender quais os benefícios por ela gerados à sua atuação profissional e individual; identificar situações ilegais a fim de preveni-las, quando ainda possível, bem como compreender suas consequências e forma de solucioná-las; fazer o profissional compreender a importância da atuação preventiva, através da preocupação com a aplicação correta do direito em âmbito organizacional, a fim de minorar os riscos e potencializar os lucros da empresa 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação da disciplina, metodologia de trabalho e avaliação, plano de ensino, bibliografias. Fundamentos do Direito Social Trabalhista. Formação histórica do Direito do Trabalho (DT). História do DT no Brasil. Conceitos, divisão e nomenclatura do DT. Direito administrativo do trabalho, fiscalização e multas; MT; MPT; JUSTIÇA DO TRABALHO. Noções de Direito Sindical. Negociação coletiva. Direito de Greve. Fontes do DT. Hierarquia. Natureza jurídica do DT. Autonomia do DT. Integração. Analogia. Equidade. Eficácia. Interpretação do DT. Meio ambiente do Trabalho (Segurança e Medicina do Trabalho). Princípios do DT. Renúncia e transação. Trabalho autônomo e subordinado. Relação de trabalho e relação de emprego. Contrato de trabalho. Prazo do contrato. Alteração, suspensão e interrupção contratual. Sujeitos do contrato de trabalho: O empregado. Definição. Tipos de empregado: Doméstico; Rural; do trabalho da mulher e do menor. Sujeitos do contrato de trabalho: O empregador. Grupo econômico. Sucessão. Consórcio de Empregadores Rurais. Responsabilidade solidária e subsidiária e Responsabilidade sem existência de vínculo de emprego. Poder hierárquico e seus desdobramentos. Regulamento de empresa. Salário e remuneração. Adicionais: extraordinário, noturno; Adicional por tempo de serviço; Adicional de transferência; Equiparação salarial. Adicionais de insalubridade; periculosidade, penosidade; Gratificações em Geral. Gratificação Natalina.

11 3 Duração do trabalho. Jornada de trabalho. Descanso do trabalhador: Dsr e Férias. Aviso prévio; extinção contratual; estabilidades. Origem e evolução do direito empresarial. Da empresa, Teoria da empresa; firma individual. Capacidade para empresariar, empresário individual; EIRELI. Microempresa e empresa de pequeno porte. Sociedade; sócios; teoria geral das sociedades contratuais. Funcionamento das sociedades contratuais (relação entre os sócios; contribuições sociais; administração). Estabelecimento empresarial; aviamento; clientela; ponto comercial; Desconsideração da personalidade jurídica. Sociedades por ações. Falência e Recuperação Judicial 5. METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas dialogadas empregando material previamente enviado aos acadêmicos. Análise crítica de textos legais, doutrina e jurisprudências. Estudos de casos em sala de aula com análise de textos selecionados, seguidos de discussão em grupo e proposta de soluções. Uso de recursos de tecnologia, apresentação de vídeos e pesquisas de questões de concursos públicos 6. RECURSOS DIDÁTICOS Material impresso, jornais, decisões dos tribunais, quadro, giz, filmes em DVD, power point, textos 7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Processo de avaliação contínuo e cumulativo visando acompanhamento da aprendizagem estabelecida pelas aptidões propostas no curso. Instrumentos: prova objetiva individual e trabalhos dissertativos em dupla, com uso de situações-problema para diagnóstico lógico do aluno; apresentação de trabalhos escritos com temas pré-selecionados. Relatórios, visitas e palestras, se possível 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALMEIDA, Amador Paes. Manual das sociedades Comerciais. 17ª Edição. São Paulo: Saraiva DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 5. ed. São Paulo, LT, MAMEDE, Gladston. Manual de direito empresarial. São Paulo: Atlas, 2009.

12 4 COMPLEMENTAR MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 36. ed. São Paulo: Atlas, p. ABRÃO, Nelson. Direito Bancário. 8ª edição. São Paulo: Saraiva: GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Curso de direito do trabalho. e, p. 9. APROVAÇÃO DO COLEGIADO Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em: Dia: Mês: Ano: Ata Nº: 9. ed. Rio de Janeiro: Forens Docente Coordenação do curso

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Direito Individual do Trabalho CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2 aulas semanais. Renata da Silva Doutora/Psicologia

PLANO DE ENSINO. 2 aulas semanais. Renata da Silva Doutora/Psicologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende 013 Página 1 de 7 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DO TRABALHO II 094 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial. Rafael Machado da Silva. Mestre / Ensino

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial. Rafael Machado da Silva. Mestre / Ensino UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Renata da Silva Dra./Psicologia

PLANO DE ENSINO. Renata da Silva Dra./Psicologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Direito do Trabalho II 086 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária 48

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Presencial. FLAVIO BENTO Doutor em Educação 3 ANOS

PLANO DE ENSINO. Presencial. FLAVIO BENTO Doutor em Educação 3 ANOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2ha. Presencial. Osvaldo Plinio Storer Mestre

PLANO DE ENSINO. 2ha. Presencial. Osvaldo Plinio Storer Mestre UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO MARCOS ROBERTO BUENOS DOS SANTOS MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO 21 ANOS

PLANO DE ENSINO MARCOS ROBERTO BUENOS DOS SANTOS MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO 21 ANOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial JOICE CORGOSINHO

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial JOICE CORGOSINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRACAO GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Anual JORGE DOVHEPOLY ESPECIALIZAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO DE RH DOUTORADO - CIENCIAS EMPRESARIAIS 25 ANOS

PLANO DE ENSINO. Anual JORGE DOVHEPOLY ESPECIALIZAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO DE RH DOUTORADO - CIENCIAS EMPRESARIAIS 25 ANOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Marcos Roberto Buenos dos Santos Mestre em Administração 21 anos

PLANO DE ENSINO. Marcos Roberto Buenos dos Santos Mestre em Administração 21 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Flávio Bento Doutorado em Educação 10 meses

PLANO DE ENSINO. Flávio Bento Doutorado em Educação 10 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O ,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Legislação Social e Trabalhista Ano Letivo:

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 31 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 PERÍODO: 8

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 PERÍODO: 8 1. IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 PERÍODO: 8 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Introdução ao Direito do Trabalho.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. Prof. Me. Wagner TadeuSorace Miranda

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. Prof. Me. Wagner TadeuSorace Miranda PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: Telefones: E-mail: Nome da Disciplina: Curso: Carga horária Total (horas): Aulas: Coordenador de Curso: Prof. Me. Wagner TadeuSorace Miranda Miranda8757@yahoo.com.br

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Maria Cláudia Santana Lima de Oliveira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 33 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Letícia Matiolli Grejo Mestre em ciências contábeis 3 anos

PLANO DE ENSINO. Letícia Matiolli Grejo Mestre em ciências contábeis 3 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2 horas Presencial PEDRO ALEXANDRE GOMES MESTRE

PLANO DE ENSINO. 2 horas Presencial PEDRO ALEXANDRE GOMES MESTRE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRACAO GRAU:

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 23 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 35 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Iara Marthos Águila 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º. Ano TURMAS:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Anual. Romário Tomilhero Frias Especialista 10 meses

PLANO DE ENSINO. Anual. Romário Tomilhero Frias Especialista 10 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Anuall MOACIR VICENTIN RODRIGUES MESTRADO 24 ANOS, 5 MESES

PLANO DE ENSINO. Anuall MOACIR VICENTIN RODRIGUES MESTRADO 24 ANOS, 5 MESES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANUAL MOACIR VICENTIN RODRIGUES MESTRADO 24 ANOS, 5 MESES

PLANO DE ENSINO ANUAL MOACIR VICENTIN RODRIGUES MESTRADO 24 ANOS, 5 MESES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA...

SUMÁRIO. Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 33 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANUAL. Larissa Estela Berehulka Balan Leal Mestre em Administração 6 meses

PLANO DE ENSINO ANUAL. Larissa Estela Berehulka Balan Leal Mestre em Administração 6 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito do Trabalho I CARGA HORÁRIA

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito do Trabalho I CARGA HORÁRIA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2017 2ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito do Trabalho I CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas-aula ANUAL: 105 horas-aula DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Apucarana Administração. Mauricio Barbosa da Silva Mestrado 4 anos

PLANO DE ENSINO. Apucarana Administração. Mauricio Barbosa da Silva Mestrado 4 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: CURSO: GRAU: Apucarana Administração

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Thais Ribeiro Gomes Mestrado/Administração 10 meses

PLANO DE ENSINO. Thais Ribeiro Gomes Mestrado/Administração 10 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II

DIREITO DO TRABALHO II SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito do Trabalho I Código: DIR30 Professor: Frank Land Ribeiro Bastos E-mail: frank.bastos@fasete.edu.br CH

Leia mais

2.1 Denominações relevantes; conceito, caracteres; efeitos;

2.1 Denominações relevantes; conceito, caracteres; efeitos; PLANO DE CURSO Curso: Direito Disciplina: Direito Coletivo do Trabalho Nome da Disciplina: Direito do Trabalho II Código: DPR052GV Professor: Jean Filipe Domingos Ramos Horário de Atendimento: Quarta-Feira

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Anual. TIAGO FERREIRA RIBEIRO Especialista Gestão Financeira e Contábil 1 ano e 9 meses

PLANO DE ENSINO. Anual. TIAGO FERREIRA RIBEIRO Especialista Gestão Financeira e Contábil 1 ano e 9 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRAÇÃO GRAU:

Leia mais

RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014

RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014 RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014 Aprova a alteração na Organização Curricular do Curso Bacharelado em, da Faculdade Independente do Nordeste. O Conselho Acadêmico - CA da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR,

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria da Empresa CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Teoria da Empresa. Empresa. Empresário.

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula

Textos, filmes e outros materiais. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO COLETIVO DO TRABALHO (CÓD.: ENEX 60140) ETAPA: 8ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TST? Ementa FCC Reforma Trabalhista Noções de Direito do Trabalho: Dos princípios e fontes do

Leia mais

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2 horas Presencial ANTONIO P SILVA

PLANO DE ENSINO. 2 horas Presencial ANTONIO P SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRACAO GRAU:

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Individual do Trabalho

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO. CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 26 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: Direito 2.

1. IDENTIFICAÇÃO. CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 26 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: Direito 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 26 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: Direito 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução

Leia mais

DEPARTAMENTO: DIREITO COMERCIAL E DO TRABALHO

DEPARTAMENTO: DIREITO COMERCIAL E DO TRABALHO DISCIPLINA: COMERCIAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 04-00153 Instruir e capacitar teoricamente o aluno no conhecimento da matéria comercial, assim como orientá-lo no campo prático

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO DO TRABALHO II Período: 8 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO DO TRABALHO II Período: 8 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO DO TRABALHO II Período: 8 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA A disciplina envolverá a continuidade dos temas relativos aos direitos individuais do trabalho

Leia mais

- Compreender a aplicação e interpretação das normas de Direito do Trabalho;

- Compreender a aplicação e interpretação das normas de Direito do Trabalho; 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução ao Direito do Trabalho.

Leia mais

Associação Jataiense de Educação Faculdade de Administração PLANO DE ENSINO

Associação Jataiense de Educação Faculdade de Administração PLANO DE ENSINO EMENTA Direito Comercial; Definição de Direito Comercial; Atos de comércio e a teoria da empresa; Direito de Empresa; Nome Empresarial; Estabelecimento Empresarial; Sociedades Empresariais Dos Vários tipos

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Iara Marthos Águila 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5ª TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA. DIREITO E LEGISLAÇÃO APLICADA AO TURISMO Nome da Disciplina: Curso: 1 ano - Carga horária Total (horas): 60 horas

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA. DIREITO E LEGISLAÇÃO APLICADA AO TURISMO Nome da Disciplina: Curso: 1 ano - Carga horária Total (horas): 60 horas PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Docente: E-mail: Teresa Luciano Valim tlv-advocacia@uol.com.br DIREITO E LEGISLAÇÃO APLICADA AO TURISMO Nome da Disciplina: Curso: 1 ano - Carga horária Total (horas): 60

Leia mais

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80horas

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80horas PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Direito do Trabalho I(quinta feira18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80horas PROFESSOR (ES): Tania Regina Peixoto Barone I OBJETIVO

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO DO TRABALHO II Código: DIR - 369 Pré-Requisito: Direito do Trabalho I Período Letivo: 2016.1

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 S UMÁRIO Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve histórico

Leia mais

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL Noções de Direito do Trabalho Analista Judiciário Área Administrativa Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA ANO / SEMESTRE LETIVO Administração Direito Empresarial ADM h 5º OBJETIVOS

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA ANO / SEMESTRE LETIVO Administração Direito Empresarial ADM h 5º OBJETIVOS Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

2017 CURSO DE DIREITO

2017 CURSO DE DIREITO Faculdade de Direito de Franca PROGRAMA DE ENSINO 2017 CURSO DE DIREITO 1 - INFORMAÇÕES GERAIS: 1.1 - DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II 1.2 - SÉRIE : 3 º ANO DO CURSO DE GRADUAÇÃO 1.3 TURMAS A e B 1.4

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO EMENTA DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito do Trabalho CARGA-HORÁRIA: 10 horas EMENTA: Estudo sobre a introdução ao direito do trabalho, analisando

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Legislação Trabalhista Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 2º Semestre Professores:

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 CAPÍTULO 1 Direito Individual do Trabalho Introdução... 25 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 25 1.1.1 Teoria do Direito Público... 26 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Direito Comercial e Empresarial Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Thais Ribeiro Gomes Mestrado/Administração 10 meses

PLANO DE ENSINO. Thais Ribeiro Gomes Mestrado/Administração 10 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17 Coleção Sinopses para Concursos... 15 Guia de leitura da Coleção... 17 Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1 Conceito... 19 2 Classificação... 19 2.1 Fontes materiais... 19 2.2 Fontes formais...

Leia mais

Sumário. Lista de Abreviaturas... 19

Sumário. Lista de Abreviaturas... 19 Sumário Lista de Abreviaturas... 19 CAPÍTULO 1 Direito Individual do Trabalho Introdução... 21 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 21 1.1.1 Teoria do Direito Público... 22 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO... 25 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 25 1.1.1 Teoria do Direito Público... 26 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115 SUMÁRIO Apresentação 13 Capítulo I - A Relevância Social, Econômica e Cultural da Relação de Emprego 15 1. Introdução. 15 Capítulo II ~ A Formação da Relação de Emprego 19 1. Natureza jurídica... 19 1.1.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2 1 - Ementa (sumário, resumo) Do direito

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Departamento / Setor ADMINISTRAÇÃO Nome da Disciplina FSJ06

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO:DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO:DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO:DIREITO 2. EMENTA Introdução ao Direito do Trabalho.

Leia mais

FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO

FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO Identificação Disciplina: DIREITO TRABALHISTA E LEGISLAÇÃO SOCIAL Professor(a): Vilmar Antônio da Silva Carga

Leia mais

Detalhes da Disciplina. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Conteúdo Programático

Detalhes da Disciplina. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Conteúdo Programático Detalhes da Disciplina Código JUR1763 Nome da Disciplina DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL Carga Horária 60 Créditos 4 Ementa Objetivos Gerais As Instituições de Direito no Brasil. Direitos e garantias fundamentais

Leia mais

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA CURSO: DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO SOCIAL CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEC.0378 PRÉ-REQUISITO: IDDPTS UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [X ] Optativa [ ] Eletiva

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2017 ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito do Trabalho II CARGA HORÁRIA SEMANAL: 0 h.a ANUAL: 105 DOCENTE RESPONSÁVEL Prof Anselmo Domingos

Leia mais

Período 5º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente : Prof. Me. Leonardo de Oliveira Rezende.

Período 5º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente : Prof. Me. Leonardo de Oliveira Rezende. Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DO TRABALHO I 086 Curso Graduação Período 5º PERÍODO Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente : Prof. Me. Leonardo de

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: DIREITO Ano: 2016 Período: 4º Disciplina: Direito Empresarial I- Sociedades Empresárias Aulas Teóricas: 36 Aulas Práticas: 0h Carga Horária: 36h Docente: EMENTA DA DISCIPLINA

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS. Período 5º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS. Período 5º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Código 92 Curso Graduação Período 5º Período Eixo de Formação Eixo de formação profissional Docente: Prof. Dr. Elias

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Segurança e Medicina do Trabalho.

Leia mais

Lista de Abreviaturas... 19

Lista de Abreviaturas... 19 Sumário Lista de Abreviaturas... 19 CAPÍTULO 1 Direito Individual do Trabalho Introdução... 21 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 21 1.1.1 Teoria do Direito Público... 22 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL

Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi FORMAÇÃO ACADÊMICA: - Pós Graduado em Perícia Contábil e Auditoria (UEL-PR) - Pós-Graduado em Gestão de Negócios

Leia mais

Setor de Tributário. Direito Tributário I

Setor de Tributário. Direito Tributário I Setor de Tributário Direito Tributário I conceito de tributo e suas espécies; hipóteses de incidência dos tributos; competência tributária; fontes do direito tributário; princípios constitucionais do direito

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 168, de 7 5 2013, publicada no Diário Oficial de 9 5 2013 Poder

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso 503 Direito Diurno Disciplina

Leia mais

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO...

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Classificação... 23 2.1. Fontes materiais... 23 2.2. Fontes formais... 24 2.2.1. Fontes Formais Heterônomas... 25 2.2.2. Fontes Formais

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17 Coleção Sinopses para Concursos... 15 Guia de leitura da Coleção... 17 Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1. Conceito... 19 2. Classificação... 19 2.1. Fontes materiais... 19 2.2. Fontes formais...

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO SOCIAL CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRÉ-REQUISITO: NÃO POSSUI UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Segurança

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Sociologia Aplicada Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2 1 - Ementa (sumário, resumo) Teorias sociológicas e seus relacionamentos

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO Código: CTB-160 Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2013.2

Leia mais

Sultlário. Parte I - Teoria do Direito, 19. Nota, 17

Sultlário. Parte I - Teoria do Direito, 19. Nota, 17 STJ00040754 Sultlário Nota, 17 Parte I - Teoria do Direito, 19 1 CONCEITO DE DIREITO, 21 1.1 Etimologia, 21 1.2 Denominação, 21 1.3 Conceito, 21 1.4 Direito objetivo e direito subjetivo, 23 1.5 Distinção,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAMPUS GOVERNADOR VALADARES DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAMPUS GOVERNADOR VALADARES DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO Curso: Direito Disciplina: Direito Individual do Trabalho Nome da Disciplina: Direito do Trabalho I Código: DPR051GV Professor: Jean Filipe Domingos Ramos Horário de Atendimento: Quarta-Feira

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 342 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Docente Professor Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Docente Professor Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 113 Período Turma (s) 8º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação profissional Carga Horária

Leia mais