MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA"

Transcrição

1 MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA Brasília Julho/2019

2 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios, pelo uso da exportação. Tem por objetivo simplificar os processos postais e alfandegários. Foi desenvolvido pelos Correios, por meio de uma parceria entre Receita Federal, Banco Central do Brasil, Secretaria de Comércio Exterior e outros órgãos relacionados às exportações. A constante preocupação dos Correios pela excelência na qualidade dos produtos e serviços e pela retenção de clientes propiciou a concepção do Projeto Exporta Fácil Integrado EFI, composto por módulos que visa atender a troca de dados da remessa por mensagens eletrônicas, integração aduaneira e emissão do formulário de postagem para prestar esclarecimentos à alfândega nacional e internacional e aos empregados postais. O Sistema Pré-Postagem permite ao cliente acessar o site dos Correios e registrar todos os dados da postagem internacional. Ao final receberá um código de pré-postagem para posterior confirmação da postagem em uma Agência de Correios. Este sistema está integrado com o sistema SARA Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios que recupera os dados ao inserir o código da pré-postagem, proporcionando ao cliente maior confiabilidade e agilidade, com ganho significativo no atendimento nas agências. Para acessar o sistema de pré-postagem do Exporta Fácil clique no link abaixo. Ao clicar em altentique-se no CAS para usar o sistema, será disponilizada a tela do IdCorreios.

3 IdCorreios: Ao digitar usuário e Senha clique em ENTRAR para prosseguir. Ou caso ainda não tenha cadastro clique em Cadastrar-se no idcorreios. OBS: Está disponível o Manual de Credenciamento no sistema idcorreios com o passo a passo. Após a confirmação do cadastro clique em Sair e acesse novamente o link da pré-postagem para prosseguir.

4 Tela Principal: Prepare aqui seu envio para o exterior via Correios, com a comodidade do Exporta Fácil. O que você deseja enviar para o exterior? DOCUMENTO ou MERCADORIA Ao clicar em Mercadoria, será disponibilizada a tela Remetente. Ao clicar em Minhas últimas Pré-Postagens, será disponibilizar a tela Consultar Pré-postagens Tela Remetente: Os campos do Remetente serão preenchidos com os dados registrados no IdCorreios e poderão ser alterados.

5 Campos: Nome*: campo obrigatório. Ao digitar o nome, serão apresentadas as opções de nomes de remetentes previamente cadastrados, para seleção, acompanhados do respectivo nome da cidade/uf. Ao selecionar uma das opções de nomes apresentados, os demais campos serão automaticamente preenchidos com os valores cadastrados. Perfil remetente*: campo obrigatório. Ao selecionar uma das opções do perfil do remetente, o campo Tipo do Documento será disponibilizado para preenchimento obrigatório. CEP*: campo obrigatório. Ao digitar o CEP válido com 8 números, os campos Logradouro, Bairro, Cidade e UF serão automaticamente preenchidos. Ao digitar um CEP inválido, será exibida a mensagem CEP inválido. Ao clicar em Não sei o meu CEP, será direcionado para consulta Busca CEP no site dos Correios. Nome preposto*: campo obrigatório. Ao digitar o nome do remetente, será copiado automaticamente o nome do remetente no campo Nome preposto. O nome do preposto poderá ser alterado. Documento preposto*: campo obrigatório. Ao digitar o número do documento do remetente no campo Tipo do Documento, será copiado automaticamente o número para o campo Documento preposto. O documento do preposto poderá ser alterado. contato*: campo obrigatório. Ao digitar o de contato, o formato será validado. Ao identificar que formato é inválido, será exibida a mensagem Formato de inválido. Telefone contato*: campo obrigatório. Botão Próximo: para prosseguir com a pré-postagem. Ao clicar em Próximo, serão armazenados os dados do remetente associados à nova pré-postagem Em elaboração. Caso seja abandonada o preenchimento da pré-postagem a partir deste momento, poderá retornar o seu preenchimento posteriormente. Ao acessar a pré-postagem posteriormente e clicar em Mercadoria, será exibido aviso Você possui uma pré-postagem não finalizada. Deseja aproveitá-la? (Sim ou Não). Ao clicar em Sim, a pré-postagem será carregada. Ao clicar em Não, o rascunho da pré-postagem será excluído.

6 Tela Destinatário: Preencha os campos do Destinatário. Campos: Nome*: campo obrigatório. Ao digitar o nome, serão apresentadas as opções de nomes de destinatários previamente cadastrados, para seleção, acompanhados do respectivo nome do País, Cidade e Endereço. Ao selecionar uma das opções de nomes apresentados, os demais campos serão automaticamente preenchidos com os valores cadastrados. Referência importador (Código de imposto, Número VAT, Código do importador): campo opcional. País*: campo obrigatório. Ao clicar em país, serão apresentados todos os países, em ordem alfabética, que contenha pelo menos um serviço de exportação. Ao selecionar um país, será exibido ao lado os Avisos e Exigências de envios para o país. Código Postal: campo opcional. O preenchimento deste campo auxiliará as empresas postais na entrega da encomenda ao Destinatário. Endereço*: campo obrigatório. Complemento: campo opcional. O preenchimento deste campo auxiliará as empresas postais na entrega da encomenda ao Destinatário. Cidade*: campo obrigatório. Ao digitar no campo cidade, será apresentada a lista das cidades cadastradas para o país de destino selecionado. Caso a cidade de destino não esteja disponível na lista apresentada, favor abrir uma solicitação de informação no Fale com os Correios que iremos avaliar a possibilidade de inclusão da cidade para postagem.

7 Nome contato*: campo obrigatório. Ao digitar o nome do destinatário, será copiado automaticamente o nome do destinatário no campo Nome contato. O nome do contato poderá ser alterado. contato*: campo obrigatório. Ao digitar o de contato, o formato será validado. Ao identificar que formato é inválido, será exibida a mensagem Formato de inválido. Telefone contato*: campo obrigatório. Botão Anterior: para retornar a Tela Remetente. Ao clicar em Anterior, serão armazenados os dados do destinatário e será disponibilizada a tela Remetente com os campos previamente armazenados. Botão Próximo: para prosseguir com a pré-postagem. Ao clicar em Próximo, será armazenado os dados do destinatário e será disponibilizada a tela Volumes. Caso seja abandonada o preenchimento da pré-postagem a partir deste momento, poderá retornar o seu preenchimento posteriormente. Ao acessar a pré-postagem posteriormente e clicar em Mercadoria, será exibida a mensagem Você possui uma pré-postagem não finalizada. Deseja aproveitá-la? (Sim ou Não). Ao clicar em Sim, a pré-postagem será carregada. Ao clicar em Não, a pré-postagem será excluída. Tela Volumes: Preencha os dados do(s) Volume(s).

8 Campos: Finalidade da Remessa*: campo obrigatório. Ao clicar em Finalidade da Remessa, serão apresentadas as 4 finalidades (Venda, Amostra, Presente, Outros). Ao selecionar as finalidades (Venda ou Outros), o campo Código de NCM da tabela itens do volume será de preenchimento obrigatório. Ao selecionar as finalidades (Amostra ou Presente), será exibido o campo Valor da Remessa para seleção e o campo Código de NCM da tabela itens do volume será: Obrigatório se o campo valor da remessa for acima de 1000 dólares. Opcional se o campo valor da remessa for abaixo de 1000 dólares. Valor da Remessa*: campo obrigatório. Ao selecionar acima de 1000 dólares o campo Código de NCM da tabela de itens, será de preenchimento obrigatório. Ao selecionar abaixo de 1000 dólares o campo Código de NCM da tabela de itens, será de preenchimento opcional. Identificador da Remessa: campo opcional. Código Identificar da Remessa para controle do remetente. Dados do Volume: Formato de embalagem*: campo obrigatório. Ao clicar em formato de embalagem, serão apresentadas as 3 formas de embalagens (Caixa/Pacote, Envelope ou Rolo). Ao selecionar Caixa/Pacote no campo Formato de embalagem, serão exibidos os campos obrigatórios: Comprimento (cm), Largura (cm) e Altura (cm). Ao selecionar Envelope no campo Formato de embalagem, serão exibidos os campos obrigatórios: Comprimento (cm), Largura (cm). Ao selecionar Rolo no campo Formato de embalagem, serão exibidos os campos obrigatórios: Diâmetro (cm), Comprimento (cm). Para saber a dimensões mínimas e máximas, posicione o cursor em cada formato.

9 Peso(g)*: campo obrigatório. Ao preencher o campo peso, serão validados os pesos mínimos e máximos dos serviços internacionais de mercadoria de exportação, considerando o país de destino informado. Ao identificar o peso fora do permitido, será exibida a mensagem Peso não permitido e apresentado os pesos mínimos e máximos permitidos. Identificador do Volume: campo opcional. Código Identificador do Volume para controle do remetente. Contém produtos sujeitos a quarentena: campo opcional. Ao selecionar Contém produtos sujeitos a quarentena, os produtos serão considerados com restrição. Botão Adicionar volume*: campo obrigatório. Ao clicar em Adicionar volume, o volume será validado e será exibido a tabela Dados do item para preenchimento dos campos: (Código NCM; descrição em português; descrição em inglês; país de fabricação; peso(g); Unidade de comercialização; Quantidade e valor Unitário(R$); Campos: Código NCM: campo obrigatório. Para as finalidades Venda ou Outros e Amostra ou Presente quando o Valor da remessa for acima de 1000 dólares.

10 Caso o código de NCM não esteja na lista, clique em acrescentar NCM Favorita, será disponibilizada a tela NCM Favorita para cadastro de NCM. Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM): NCMs Favoritas e Consultar NCM. Ao clicar em Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), NCMs Favoritas, será disponibilizada a tela NCM Cadastrar Favoritas. Ao digitar o código ou a descrição, clique em, as NCMs serão disponibilizadas na tabela Resultado da Pesquisa. Ao selecionar uma NCM marcada em azul, será copiada para tabela NCM(s) Favorita(s). Para finalizar o cadastro NCM(s) Favorita(s), clique em Salvar.

11 Descrição em português*: campo obrigatório. Ao selecionar um código de NCM o campo descrição em português, será preenchido automaticamente. Verifique se a descrição está de acordo com o conteúdo que será exportado e caso contrário digite a descrição correta. Caso o campo descrição em português tenha sido preenchido automaticamente com outros, será obrigatório a exclusão desta informação e deverá ser preenchido com a descrição de acordo com o conteúdo que será exportado. Caso seja uma exportação comercial a descrição do conteúdo deverá ser idêntica ao da nota fiscal. Descrição em inglês: campo obrigatório. Ao selecionar um código de NCM o campo descrição em inglês, será preenchido automaticamente. Verifique se a descrição está de acordo com o conteúdo que será exportado e caso contrário digite a descrição correta. Caso o campo descrição em inglês tenha sido preenchido automaticamente com others, será obrigatório a exclusão desta informação e deverá ser preenchido com a descrição de acordo com o conteúdo que será exportado. Caso seja uma exportação comercial a descrição do conteúdo deverá ser idêntica à fatura comercial / invoice. País de Fabricação: A opção BRASIL será apresentada como DEFAULT. Para alterar o País de Fabricação clique na seta e selecione o país. Peso(g)*: campo obrigatório. Informe o peso. Unidade de Comercialização*: A opção UNIDADES será apresentada como DEFAULT. Para alterar, clique na seta para abrir o combo de acordo com Tabela de Unidades de Comercialização da NCM - SH, emitida pela Secex, utilizando a unidade correspondente à mercadoria: dúzia, grama líquido (gl), litro (l), metro (m), metro cúbico, metro quadrado, milheiro, par, quilate, quilograma líquido (Kgl) e unidades (UN). Selecione uma unidade de comercialização. Quantidade*: campo obrigatório. Digite a quantidade de itens. Valor Unitário (R$)*: campo obrigatório. Digite o valor total da quantidade de itens.

12 Botão Adicionar item: campo obrigatório. Ao validar os dados do item, será registrado na tabela. No campo Opções, o item poderá ser editado ou excluído. Ao clicar em, os campos dos Dados do item serão preenchidos para realizar os ajustes necessários. Ao clicar em, o item será excluido da tabela e será necessário realizar um novo cadastro. Registre todos os itens do volume e clique em Finalizar volume. Botão Finalizar volume: campo obrigatório Ao validar o volume, será apresentado a imagem do formato embalagem com os botões (Alterar e Excluir). Para adicionar todos os volumes, selecione o Formato de embalagem, digite as dimensões, peso e clique em Adicionar volume. Adicione o(s) item(ns), clique em Adicionar item e finalizar volume.

13 Botão Cancelar volume: campo opcional. Ao cancelar o volume, será necessário registrar os dados de um novo volume para prosseguir. Caso tenha sido selecionado as finalidades (Amostra ou Presente) com Valor da remessa abaixo de 1000 dólares e o somatório do valor unitário ficar acima de 1000 dólares, será apresentada a mensagem Valor da remessa acima de 1000 dólares, deseja continuar: Ao clicar em Sim, os itens já cadastrados serão excluídos para inclusão dos itens como o código de NCM. Ao clicar em Não, o campo valor unitário deverá ser ajustado para prosseguir. Botão Anterior: para retornar a Tela Destinatário. Ao clicar em Anterior, serão armazenados os dados dos volumes e será disponibilizada a tela Destinatário com os campos previamente armazenados. Botão Próximo: para prosseguir com a pré-postagem. Ao clicar em Próximo, será armazenado os dados dos Volumes e será disponibilizada a tela Serviços. Caso seja abandonada o preenchimento da pré-postagem a partir deste momento, poderá retornar o seu preenchimento posteriormente. Ao acessar a pré-postagem posteriormente e clicar em Mercadoria, será exibida a mensagem Você possui uma pré-postagem não finalizada. Deseja aproveitá-la? (Sim ou Não). Ao clicar em Sim, a pré-postagem será carregada. Ao clicar em Não, a pré-postagem será excluída.

14 Tela Serviços: Selecione um serviço de exportação. Serão apresentados os textos com as informações: Origem cidade e UF registradas no Endereços na etapa Remetente. Destino cidade e País registrados no Endereços na etapa Destinatário. Volumes número de volumes registrados na etapa volumes. Peso total o somatório do peso de todos os volumes. Campos: Forma de pagamento: A opção À vista será apresentada como DEFAULT. Ao clicar em forma de pagamento, serão apresentadas as opções: "À vista" e "A faturar" Ao selecionar À vista, será apresentado em forma de tabela os serviços disponíveis, conforme os critérios (país de destino, peso e dimensões) definidos nas telas anteriores, com o prazo e preço total para seleção. Ao selecionar A faturar, será apresentado o campo Cartão de Postagem para preenchimento obrigatório. Ao digitar o número do cartão de postagem o cartão, será validado e será apresentada a tabela os serviços disponíveis para o cartão de postagem informado conforme os critérios (país de destino, peso e dimensões) definidos nas telas anteriores, com o prazo e preço total para seleção. Ao digitar um número de cartão de postagem inválido, será exibida a mensagem Cartão de Postagem inválido e não será permitida a operação. Ao digitar um número de cartão de postagem sem nenhum serviço internacional disponível, será exibida a mensagem Serviços internacionais indisponíveis e não será permitida a operação. Será exibida a mensagem Realizar pré-postagem à vista, ao clicar em OK será alterada a forma de pagamento para À vista para prosseguir com a pré-postagem.

15 A tabela serviços disponíveis estará com o primeiro serviço selecionado e a tabela Volumes com o resumo de cada volume do serviço selecionado. Ao selecionar um outro serviço da coluna Opções da tabela serviços disponíveis, será apresentado na tabela Volumes o resumo de cada volume do serviço selecionado. Deseja contratar indenização adicional: campo opcional. Ao selecionar este campo na tabela Volumes serão apresentados os campos Valor Segurado(R$) e AD Valorem(R$). O seguro poderá ser contratado no valor parcial ou total do valor declarado de cada volume, observado o limite aceito pelo país de destino e o serviço selecionado. Para registrar o valor do seguro clique duas vezes no campo Valor Segurado(R$). Ao registrar um valor, no campo AD Valorem(R$) será registrado o valor do acréscimo. Caso o país de destino e o serviço selecionado não aceite seguro, o campo será bloqueado. Caso o valor segurado for maior que o valor declarado do volume, será exibido aviso O valor segurado é maior que o valor declarado do volume. Ao clicar em Ok o campo será zerado, para um novo registro.

16 Botão Anterior: para retornar a Tela Volumes. Ao clicar em Anterior, serão armazenados os dados dos Serviços e será disponibilizada a tela Volumes com os volumes previamente armazenados. Botão Próximo: para prosseguir com a pré-postagem. Ao clicar em Próximo, será armazenado os dados dos Serviços e será disponibilizada a tela Remessa. Caso seja abandonada o preenchimento da pré-postagem a partir deste momento, poderá retornar o seu preenchimento posteriormente. Ao acessar a pré-postagem posteriormente e clicar em Mercadoria, será exibida a mensagem Você possui uma pré-postagem não finalizada. Deseja aproveitá-la? (Sim ou Não). Ao clicar em Sim, a pré-postagem será carregada. Ao clicar em Não, a pré-postagem será excluída. Tela Remessa: A tela Remessa será disponibilizada para preenchimento, quando as finalidades (Venda, Outros) e (Amostra e Presente com valor da remessa acima de dólares) forem selecionadas na tela Volumes. Campos: Natureza da Operação: campo obrigatório. Selecione o código Natureza da Operação da Secretaria da Receita Federal. 01 Pessoa física com cobertura cambial 02 Pessoa física sem cobertura cambial 03 Pessoa jurídica com cobertura cambial 04 Pessoa jurídica sem cobertura cambial

17 30 Doação em caráter de ajuda humanitária 31 Bagagem desacompanhada 41 Bens de caráter cultural - Exportação temporária 42 Exportação temporária de material para emprego militar 43 Feiras e exposições comerciais ou industriais 44 Conserto, reparo ou restauração 45 Outras exportações temporárias 61 Bens submetidos a regime de admissão temporária 71 Erros de expedição 72 Não atendimento de exigência de controle extrafiscal 73 Indeferimento de regime aduaneiro especial 74 Outros motivos portaria MF 306/95 Número da Nota Fiscal e Data da Emissão da Nota Fiscal*: campo obrigatório. Chave da nota fiscal eletrônica: campo opcional. Moeda de Negociação: campo obrigatório. Selecione uma moeda de negociação. Valor R$*: campo obrigatório. O campo será preenchido automaticamente de acordo com o somatório do valor do item registrado na tela volume. Valor na Moeda de Negociação*: campo obrigatório. Informe o valor total da remessa na moeda de negociação para o sistema realizar os cálculos da conversão. Campo Incoterm*: A opção DAP será apresentada como DEFAULT. Incoterm são regras de negociações de importação ou exportação previamente estabelecidas entre o importador e o exportador, utilizadas para dividir os custos e a responsabilidade no transporte. Para informar outro Incoterm, clique na seta e selecione uma das opções. Uso da fatura comercial (invoice) própria*: campo obrigatório para finalidade Venda. Ao selecionar será disponibilizado o campo Número da Fatura para registro do número da fatura correspondente. Emissão da declaração de exportação*: campo obrigatório. Clique na seta e selecione uma das 2 opções: Exportação emitida - cliente; Exportação emitida ECT; Ao selecionar a opção Exportação emitida cliente, será disponibilizado o campo número para preenchimento obrigatório. Licença de Exportação: campo opcional. Registre o número da licença, caso a remessa esteja sujeita à Licença de Exportação. Certificado de Origem: campo opcional. Na exportação comercial, quando necessário, registre o número do Certificado de Origem do Produto.

18 Certificado Fitossanitário: campo opcional. Na exportação comercial, quando necessário, registre o número do Certificado Fitossanitário. Forma de Pagamento do Importador: campo obrigatório. Clique na seta e selecione uma das opções. Se a opção selecionada for Outros, será disponibilizado o campo Descrição de outra Forma de Pagamento para preenchimento obrigatório. Descrição de outro documento anexo e campo observação: campos opcionais. Informe a legislação especial de isenção ou amparo à exportação, quando utilizada (Ex.: produtos da Zona Franca de Manaus). Botão Anterior: para retornar a Tela Serviços. Ao clicar em Anterior, serão armazenados os dados da Remessa e será disponibilizada a tela Serviços com os campos previamente armazenados. Botão Próximo: para prosseguir com a pré-postagem. Ao clicar em Próximo, será armazenado os dados da Remessa e será disponibilizada a tela Resumo. Caso seja abandonada o preenchimento da pré-postagem a partir deste momento, poderá retornar o seu preenchimento posteriormente. Ao acessar a pré-postagem posteriormente e clicar em Mercadoria, será exibida a mensagem Você possui uma pré-postagem não finalizada. Deseja aproveitá-la? (Sim ou Não). Ao clicar em Sim, a pré-postagem será carregada. Ao clicar em Não, a pré-postagem será excluída.

19 Tela Resumo: Será apresentado resumo da remessa. Serão apresentados os textos com o Resumo da remessa: Origem cidade e UF registradas no Endereços na etapa Remetente Destino cidade e País registrados no Endereços na etapa Destinatário Conteúdo: Documento conforme selecionado na tela principal da pré-postagem Serviço: serviço selecionado na tela de Serviços Prazo de entrega: nº de dias úteis do serviço selecionado a partir da postagem. Tabela Resumo dos Volumes: com os campos (volume, peso, valor declarado(r$), ad valorem(r$), Preços estimados(r$), total(r$)). Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços Internacionais: campo obrigatório. O Termo Condições é apresentado com barra de rolagem e deverá ser aceito para prosseguir. Ao selecionar Aceito o Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços Internacionais, o botão Finalizar será desbloqueado. Caso o Termo de Condições não tenha sido selecionado, será bloqueado o prosseguimento para a tela confirmação da pré-postagem. Botão Anterior: para retornar a Tela Remessa. Ao clicar em Anterior, serão armazenados os dados dos Resumo e será disponibilizada a tela Remessa com os campos previamente armazenados. Botão Finalizar: para finalizar o cadastro da pré-postagem. Ao clicar em Finalizar, a pré-postagem será finalizada. Caso seja abandonada o preenchimento da pré-postagem a partir deste momento, poderá retornar o seu preenchimento posteriormente. Ao acessar a pré-postagem posteriormente e clicar em Mercadoria, será exibida a mensagem Você possui uma pré-postagem não finalizada. Deseja aproveitá-la? (Sim ou Não). Ao clicar em Sim, a pré-postagem será carregada. Ao clicar em Não, a pré-postagem será excluída.

20 Tela Confirmação da Pré-postagem Internacional: Apresentação das informações. Confirmação de pré-postagem internacional Serão apresentados os textos com as informações: Código de pré-postagem. Apresente este código quando for à agência para concluir a sua postagem internacional. Confirmação em xx/xx/xxxx xx:xx. Postagem aceita até xx/xx/xxxx. Origem cidade e UF registradas no Endereços na etapa Remetente Destino cidade e País registrados no Endereços na etapa Destinatário Conteúdo: Documento conforme selecionado na tela principal da pré-postagem Serviço: serviço selecionado na tela de Serviços Prazo de entrega: nº de dias úteis do serviço selecionado a partir da postagem. A Tabela Resumo dos Volumes da tela de serviços. Uma cópia desta confirmação foi enviada para xxx@xxxxx.com. O cadastrado no campo da tela remetente. Selecione para impressão: Confirmação e código de postagem. AWB, declaração de isenção. Formulários correspondentes ao serviço selecionado. Rótulos de endereçamento para fixação nos volumes.

21 Para iniciar o cadastro de uma nova pré-postagem clique em no canto superior esquerdo ou clique em pré-postagem, Cadastro pré-postagem que será disponibilizada a tela Principal. Para sair do sistema clique no botão no canto superior direito.

22 Menu: Estão disponíveis no Menu em os links: Pré-Postagem: Cadastro e Consulta. Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM): NCMs Favoritas e Consultar NCM. Meus Dados Preços e Prazos Internacionais Proibição e Restrição de Postagem Cotação de Moedas Onde Postar Manuais FAQ Pré-Postagem: Cadastro e Consulta. Ao clicar em Pré-Postagem, Cadastro Pré-Postagem, será disponibilizada a tela Principal. Ao clicar em Pré-Postagem Consulta de Pré-Postagem, será disponibilizada a tela. Nesta tela serão apresentadas 10 ocorrências em forma de tabela os campos (Ações; Código; Serviço; Data Solicitação; Origem; Destinatário; Situação) com ordenação em cada campo. Campo Ações: Ao clicar em, será disponibilizada o resumo da pré-postagem. Ao clicar em, as telas Remetente e Destinatário desta pré-postagem serão copiadas e apresentadas para prosseguir com o cadastro da pré-postagem.

23 Ao clicar em Próximo na tela Destinatário o país de destino será verificado se está há serviços disponíveis. Ao clicar em, serão disponibilizados para impressão ou reimpressão: Confirmação e código de postagem. AWB, declaração de isenção. Formulários correspondentes ao serviço selecionado. Rótulos de endereçamento para fixação nos volumes. Ao clicar em, a pré-postagem será excluída da tabela. Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM): NCMs Favoritas e Consultar NCM. Ao clicar em Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), NCMs Favoritas, será disponibilizada a tela NCM Cadastrar Favoritas. Ao digitar o código ou a descrição, clique em, as NCMs serão disponibilizadas na tabela Resultado da Pesquisa. Ao selecionar uma NCM sinalizada em azul, será copiada para tabela NCM(s) Favorita(s).

24 Para finalizar o cadastro NCM(s) Favorita(s), clique em Salvar. Meus Dados: sistema IdCorreios. Ao clicar em Meus Dados, será direcionado para o sistema IdCorreios no site dos Correios. Ao realizar alteração nos dados cadastrais, clique em sair, e entre novamente no sistema de Pré- Postagem Internacional para que os dados atualizados sejam recuperados.

25 Preços e Prazos Internacionais: Consulta dos serviços de exportação disponíveis. Proibição e Restrição de Postagem: links com as listas das Proibições e Restrições. Cotação de Moedas: Consulta da cotação das Moedas. Onde Postar: consulta dos serviços disponíveis nas localidades.

26 Manuais: para auxiliar o cadastro da Pré-postagem. FAQ: Perguntas e Respostas FIM

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Julho/2019 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios,

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília 2016 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Clique aqui para contratar o VS Emissor

Clique aqui para contratar o VS Emissor MANUAL VS EMISSOR Link para acesso 2 Após cadastrar os dados da empresa, acesse aqui Clique aqui para contratar o VS Emissor 1 - Clique aqui para iniciar seu cadastro Clique aqui para contratar o VS Emissor

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3 3. Ariba Network

Leia mais

EasyTracking. Guia de utilização

EasyTracking. Guia de utilização EasyTracking Guia de utilização APRESENTAÇÃO Em 03/10/2016 a Chubb Seguros iniciou parceria com a Pitney Bowes, atendendo os serviços de Expedição, o qual nos proporciona o uso do Sistema EasyTracking,

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

Passo a passo Cotação e Emissão

Passo a passo Cotação e Emissão Passo a passo Cotação e Emissão 1º COTAÇÃO - informe os dados da viagem para o sistema indicar o plano ideal. IMPORTANTE! 1. Escolha o motivo da viagem. 2. Informe o período, destino e idade dos passageiros

Leia mais

Manual básico de utilização

Manual básico de utilização Manual básico de utilização Assistente SNGPC www.assistentesngpc.com.br Sumário 1. Acesso ao sistema 1.1. Login no sistema 1.1.1. Cadastro da farmácia/drogaria 1.1.2 Acesso 2. Abertura do inventário inicial

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA

MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA Brasília 2016 Acesse o módulo de pré-postagem do Exporta Fácil. http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/default.cfm Informe o tipo do cliente: com Contrato ou Sem Contrato.

Leia mais

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações Agência Nacional de Telecomunicações Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações Versão 1.2 Histórico do

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Produtor Rural 1. Pré-Cadastro SICAN... 3 2. Preenchimento do cadastro...

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Tutorial Curso on-line MEG21. Inscrição Acesso Certificado

Tutorial Curso on-line MEG21. Inscrição Acesso Certificado Tutorial Curso on-line MEG21 Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário possuir um cadastro no portal da FNQ. Se você já possui, ao entrar no portal

Leia mais

CNC COD BR. Manual do Emissor

CNC COD BR. Manual do Emissor CNC COD BR Manual do Emissor http://www.cnc.codbr.org.br/ O SISTEMA Integração de Sistemas Modelos de Certificados da Aladi e Comum Declaração de Processo Produtivo Geração de Certificados em PDF Emissão

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor MT-43-4-00004-0 Última Atualização 27/10/2017 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Enviar Documento Fiscal Eletrônico IV. Enviar Documento Fiscal Não Eletrônico

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Cooperativas . Pré-Cadastro SICAN...3 2. Preenchimento do cadastro...5

Leia mais

CNC COD BR. Manual do Emissor r.org.br/ O SISTEMA. Emissão de Certificados de forma rápida e segura

CNC COD BR. Manual do Emissor   r.org.br/ O SISTEMA. Emissão de Certificados de forma rápida e segura CNC COD BR Manual do Emissor http://www.cnc.codb r.org.br/ O SISTEMA Geração de Declaração Certificados em PDF de Processo Modelos de Produtivo Certificados da Aladi e Integração Comum de Sistemas Emissão

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

MANUAL DE GERAÇÃO DE TRT PASSO A PASSO

MANUAL DE GERAÇÃO DE TRT PASSO A PASSO MANUAL DE GERAÇÃO DE TRT PASSO A PASSO GUIA RÁPIDO DE ACESSO AO SISTEMA GERADOR DE TERMO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA-TRT Outubro/2018 Versão 1.2 Elaboração: Elzo Silva Sintec-MT ÍNDICE 1 1. Acessar o site

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Demais Agentes - Pessoa Jurídica 1. Pré-Cadastro SICAN...3 2. Preenchimento

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO Acesso ao Botão Compartilhado 1. Copie o endereço http://servicoscompartilhados.petrobras.com.br/, cole na barra de acesso à internet e

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Produtores Rurais - Pessoa Jurídica 1. Pré-Cadastro SICAN...3 2.

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Todos os dados e valores apresentados neste manual são fictícios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de

Leia mais

Sistema de Solicitação de Sala

Sistema de Solicitação de Sala Infraestrutura de salas de aula e auditórios da Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP Manual do Usuário Sistema de Solicitação de Sala Atualizado em 1 de junho de 2017 Versão 1.0 Sistema de

Leia mais

Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais

Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais Para realizar a inscrição do Segurado Especial, as Entidades Representativas, deverão acessar a Internet, Portal da Previdência no endereço www.mps.gov.br

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

Manual para utilização do sistema Supravizio

Manual para utilização do sistema Supravizio Manual para utilização do sistema Supravizio MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SUPRAVIZIO 1 Índice Introdução... 3 Planejamento... 4 Como acessar o sistema... 5 Recuperar a senha... 6 Trocar a senha...

Leia mais

Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores

Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores Este guia tem como objetivo auxiliar os gestores de escolas do Sistema Farias Brito, a utilizarem a Plataforma Administrativa

Leia mais

Introdução Retomar seu cadastro de onde parou Cadastramento de fornecedor Liberação para etapa de documentos Esqueci minha senha

Introdução Retomar seu cadastro de onde parou Cadastramento de fornecedor Liberação para etapa de documentos Esqueci minha senha Sumário 1. Introdução... 1 2. Retomar seu cadastro de onde parou... 1 3. Cadastramento de fornecedor... 1 3.1 Cadastre suas informações para acesso ao portal... 1 3.2 Declaração de leitura do termo de

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

COMO REALIZAR INCLUSÃO DE TITULAR EM SEGURO SAÚDE BRADESCO SEGUROS. Inicialmente acesse o site da Bradesco através da intranet no ícone Seguradoras

COMO REALIZAR INCLUSÃO DE TITULAR EM SEGURO SAÚDE BRADESCO SEGUROS. Inicialmente acesse o site da Bradesco através da intranet no ícone Seguradoras COMO REALIZAR INCLUSÃO DE TITULAR EM SEGURO SAÚDE BRADESCO SEGUROS Inicialmente acesse o site da Bradesco através da intranet no ícone Seguradoras - aba superior clique em Saúde e depois em Movimentação

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

Tabelionato de Notas

Tabelionato de Notas Escritura Simples Manual do Tabelionato de Notas 1 Sumário Apresentação... 3 Acesso ao Escritura Simples... 4 Configurações iniciais... 6 Aviso de Solicitação de Escritura... 14 Efetuar o login no sistema...

Leia mais

Tutorial Cursos on-line pagos. Inscrição Acesso Certificado

Tutorial Cursos on-line pagos. Inscrição Acesso Certificado Tutorial Cursos on-line pagos Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário possuir um cadastro no portal da FNQ. Se você já possui, ao entrar no portal

Leia mais

MANUAL MOVIMENTAÇÃO POR FORMULÁRIO

MANUAL MOVIMENTAÇÃO POR FORMULÁRIO Este Manual tem o objetivo de orientar o preenchimento do serviço de Inclusão e Alteração de beneficiários por formulário disponibilizado na área restrita do perfil Empresa no site da Golden Cross (www.goldencross.com.br).

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes Perguntas e respostas mais frequentes Dúvidas? Aqui você encontra o passo a passo de como adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios. Minha Conta (Minhas Cartas) Como atualizar os meus dados

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Fazer um calculo no produto Empresarial.

Fazer um calculo no produto Empresarial. Fazer um calculo no produto Empresarial. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso é obrigatório digitar

Leia mais

Sistema de Contribuição Assistencial

Sistema de Contribuição Assistencial Sistema de Contribuição Assistencial Manual do Usuário Versão 1.5 Janeiro/2019 Sumário 1. Descrição do Sistema... 3 2. Endereço de Acesso... 3 3. Tela Inicial do Sistema... 3 4. Cadastrar Novo Usuário...

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix de sua unidade e clique no link de acesso ao portal acadêmico. Você também pode digitar diretamente na barra de endereços do seu navegador o

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Seja bem vindo ao nosso portal! Ele foi criado para facilitar suas operações de câmbio, este material te guiará por todas as funções. ACESSE O PORTAL www.santander.com.br/negociosinternacionais

Leia mais

BRADESCO SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA. Manual do Usuário

BRADESCO SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA. Manual do Usuário BRADESCO SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA Manual do Usuário BRADESCO SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. PÚBLICO ALVO...3 3. ACESSO À APLICAÇÃO...3 4. ABAS COTAÇÃO, PROPOSTA, APÓLICE...3 4.1. Etapas

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

Endereço acesso:

Endereço acesso: Rev. 04 Endereço acesso: http://certificacao.ccab.org.br Login: CNPJ do Exportador ou Despachante. Senha: Fornecido pela CCAB e impressa no protocolo de entrega de documentos. Possibilidade de troca da

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário Procedimentos para Inventário Inicial Versão 1.0.3.97

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA MTE

MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA MTE MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA 1.510-MTE Após adquirir seu REP (Relógio Eletrônico de Ponto) Henry e seu Sistema de Tratamento de Ponto Secullum, você está de acordo com a Portaria

Leia mais

MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES

MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES Procedimento para Pre-cadastro de fornecedores Abril/2018 1 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Acesso ao Portal de Relacionamento com Fornecedores... 4 3. Iniciando o Pre-cadastro

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Produtor Rural 1. Pré-Cadastro SICAN...3 2. Preenchimento do cadastro...5

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2018 [ Versão

Leia mais