MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO"

Transcrição

1 MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília 2016

2 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios, pelo uso da exportação. Tem por objetivo simplificar os processos postais e alfandegários. Foi desenvolvido pelos Correios, por meio de uma parceria entre Receita Federal, Banco Central do Brasil, Secretaria de Comércio Exterior e outros órgãos relacionados às exportações. A constante preocupação dos Correios pela excelência na qualidade dos produtos e serviços e pela retenção de clientes propiciou a concepção do Projeto Exporta Fácil Integrado EFI, composto por módulos que visa atender a troca de dados da remessa por mensagens eletrônicas, integração aduaneira e emissão do formulário de postagem para prestar esclarecimentos à alfândega nacional e internacional e aos empregados postais. O Módulo Pré-Postagem permite ao cliente acessar o site dos Correios e registrar todos os dados da postagem internacional. Ao final receberá um número de pré-postagem para posterior confirmação da postagem em uma Agência de Correios. Este módulo está integrado com o sistema SARA Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios que recupera os dados ao inserir o número da prépostagem, proporcionando ao cliente maior confiabilidade e agilidade, com ganho significativo no atendimento nas agências. Acesse ao módulo de pré-postagem do Exporta Fácil.

3 No primeiro acesso a pré-postagem do Exporta Fácil: clique em Se ainda não tem cadastro, digite seu CPF/CNPJ ou Nº do Documento e clique aqui.

4 O sistema abrirá a aba remetente para inclusão dos dados. Lembramos que os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. OBS 1: Campo CEP: digite o número do CEP. O sistema fará o preenchimento automático dos campos logradouro, Número, Bairro, Cidade e UF. Complete os campos que não tiverem sido preenchidos automáticamente. Ou clique Não sabe o CEP? Para consultar o endereço no site dos Correios. Realize a consulta do endereço. Digite o número do CEP. OBS 2: Campo Tipo Exportador: para preenchimento deste campo, clique na seta para abrir o combo com as opções: Pessoa Jurídica, Pessoa física residente no país e Pessoa física domiciliada no exterior. Esse campo está vinculado com os dados registrados nos campos Nacionalidade e do CNPJ/CPF ou Nº do documento na tela inicial.

5 Se o Tipo Exportador selecionado for Pessoa Jurídica. O campo Porte da Empresa será habilitado. Para preenchimento deste campo, clique na seta para abrir o combo com as opções: Micro Empresa, Pequena Empresa e Outros. Ao final clique em incluir.

6 Clique em OK para retornar a aba menu inicial. Após o cadastro no sistema, siga o passo a passo abaixo.

7 1º) Informe o tipo do cliente: com Contrato ou Sem Contrato. Cliente com contrato: possui contrato com os Correios para as postagens internacionais com pagamento a faturar; ou Cliente sem contrato: postagens com pagamento à vista. Cliente com contrato, os campos CNPJ/CPF e Cartão de postagem serão acionados e deverão ser preenchidos obrigatoriamente. No campo Senha informe a senha cadastrada na aba remetente. Clique em OK para prosseguir para aba Menu Principal.

8 Cliente sem contrato, os campos: Nacionalidade e CNPJ/CPF serão acionados e deverão ser preenchidos obrigatoriamente. Para preencher o campo Nacionalidade clique na seta para abrir o combo com as opções: brasileira ou estrangeira. Selecione uma das opções. Se a opção selecionada for brasileira preencher o campo CNPJ/CPF. No campo Senha informe a senha cadastrada na aba remetente. Clique em OK para prosseguir para a próxima aba.

9 Se a opção selecionada for estrangeiro preencher o campo Nº do documento do estrangeiro. No campo Senha informe a senha cadastrada na aba remetente. Clique em OK para prosseguir para a próxima aba. Acompanhe o passo a passo de uma pré-postagem de documento, de cliente Pessoa Física, sem cadastro, sem contrato e nacionalidade brasileira. Atenção! Dados meramente ilustrativos. Preencha os campos: Tipo de cliente: sem contrato Nacionalidade: brasileira CNPJ/CPF: Campo Senha informe a senha cadastrada. Clique em OK para prosseguir para próxima aba.

10 Veja que este CPF já está cadastrado e o sistema capturou os dados do rementente. Para prosseguir na Opção Cadastrar de Pré-postagem, você deve estar de acordo com o Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços de Remessa dos Objetos Postais Internacionais.

11 O Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços de Remessa dos Objetos Postais Internacionais apresenta as condições da prestação dos serviços postais internacionais. Clique no link para conhecer o Termo. Para continuar com o cadastro da pré-postagem clique na opção Aceito.

12 Caso não concorde com o Termo clique na opção Não Aceito. Para encerrar o cadastro no sistema clique na opção Sair. Ou para dar início ao cadastramento de pré-postagem, clique na opção Cadastrar Prépostagem e clique na opção Aceito.

13 Atenção! A partir de agora o preenchimento dos campos em cada aba permitirá a captura desses dados no SARA Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios e a emissão do formulário de postagem na finalização do atendimento nas agências dos Correios. Os campos UF de origem, Município de origem, País de destino, Cidade; Peso (em gramas), Tipo de embalagem e Tipo de Encomenda são de preenchimentos obrigatórios.

14 Campo UF de origem: para preenchimento deste campo, clique na seta para abrir o combo com as 27 unidades federativas. Selecione a Unidade Federativa de origem. O campo Município de origem será habilitado para preenchimento.

15 Clique na seta para abrir o combo com os Municípios referentes à UF de origem selecionada. Selecione o Município de origem. Campo País de destino: clique na seta para abrir o combo com os países de destinos. Selecione o País.

16 Campo Cidades: clique na lupa e será acionado um pop-up (janela extra) com as cidades de destino relacionadas ao país selecionado. As cidades estão em ordem alfabética. Para listar as cidades clique na letra. Selecione a cidade.

17 Para que a consulta da cidade de destino seja mais rápida insira o nome da cidade de destino no campo cidade ou parte do nome e clique na lupa para acionar o pop-up (janela extra) com as cidades de destino relacionadas ao país selecionado.

18 Campo Peso (em gramas): registre o peso total da encomenda. Campo Tipo da embalagem: Selecione um dos tipos: Caixa, Envelope ou Rolo. O campo Dimensões de embalagem (em centímetro) será habilitado para preenchimento.

19 Campo Dimensões de embalagem (em centímetro): Os serviços internacionais têm dimensões mínimas e máximas permitidas para cada tipo da embalagem. Informe as dimensões comprimento, largura e altura. Campo Tipo da Encomenda: Selecione documento ou não-documento. Conforme informado no início, este é o manual de cadastramento de documento Selecione Tipo da Encomenda documento Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Serviço.

20 2º) Ao abrir a aba Serviço será acionado um pop-up (janela extra) com os serviços disponíveis vinculados a cidade/país de destino, peso e dimensões registrados na tela anterior. Para conhecer as vantagens de cada serviço clique em OK e em seguida em vantagem dos serviços.

21 Clique no serviço para conhecer as vantagens. Clique em OK para finalizar a consulta. Selecione a modalidade de entrega desejada para o envio do documento. Clique em Continuar para prosseguir para próxima aba Remetente.

22 Ou Clique em Voltar para realizar uma nova consulta.

23 3º) Aba Remetente: os campos serão preenchidos automaticamente, conforme registrado na aba inicial. Verifique se os campos estão preenchidos corretamente. Caso contrário, realize os ajustes necessários que ao final da pré-postagem os dados serão alterados na base de dados. Campo Dados do Preposto: O preposto é o representante autorizado por alguém para representá-lo. Se o preposto for o próprio remetente, clique no botão Próprio Remetente que o sistema preencherá automáticamente os campos: Nome, DDD, Telefone, e Documento.

24 Se o preposto for o outra pessoa, clique no botão Outra pessoa e preencha os campos: Nome, DDD, Telefone, e Documento. Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Destinatário. Ou Clique em Voltar para retornar a aba anterior.

25 4º) Aba Destinatário: Veja que os campos País e Cidade de destino foram preeenchidos automaticamente e não poderão ser alterados, tendo em vista a vinculação da regras de negócios dos serviços com esses campos. Campo Tipo Destinatário: Selecione Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Preencha os campos Nome, Endereço, , DDI, Telefone/fax e CEP. Atenção! Os campos , DDI, Telefone/fax e CEP não são de preenchimento obrigatório. No entanto, poderão auxiliar as empresas postais, caso seja necessário, entrar em contato com o destinatário.

26 Campo Pessoa para contato: Se a pessoa para contato for o próprio destinatário, clique no botão O próprio destinatário que o sistema preencherá automaticamente os campos: Nome, , DDI e Telefone. Se a pessoa para contato for o outro, clicar no botão Outro e preencha os campos: Nome, , DDI e Telefone. Clique em limpa Dados para cadastrar um outro destinatário, ou realize a alteração no campo desejado. Destinatários Cadastrados: Ao selecionar um destinatário cadastado o sistema preencherá os campos automaticamente.

27

28 Clique em limpa Dados para cadastrar outro destinatário, ou realize a alteração no campo desejado. Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Objeto. Ou Clique em Voltar para retornar a aba Remetente.

29 5º) Aba Objeto: os campos do Cadastro de objeto: Tipo da Embalagem, Dimensões da Embalagem (em centímetros), Cidade/país de Destino serão preeenchidos automaticamente conforme registrados no início. Campo quantidade de objetos da remessa: Para as postagens na modalidade documento o campo será preenchido automaticamente Atenção! Na modalidade documento somente é aceito o envio de um objeto. Campo Peso (em gramas): informe o peso total da encomenda igual ao registrado no Campo Peso (em gramas) na aba Exporta Fácil.

30 Campo Contém produtos sujeitos a quarentena: Para postagens na modalidade documento a opção NÃO estará selecionada.

31 Campo Devolver ao Remetente em caso de Não Entrega: Selecione a opção (sim) para a encomenda ser devolvida ao remetente em caso de não entrega ao destinatário, um pop-up (janela extra) será aberto informando que poderão incidir custo na devolução conforme os itens e do Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços de Remessa dos Objetos Postais Internacionais. OBS: Lembramos que no serviço Sedex Mundi não há custo na devolução. Ou selecione a opção (não) "Devolver ao Remetente em caso de Não Entrega" e a encomenda será abandonada no país de destino.

32 Clique na opção X para fechar o pop-up. Para registrar as informações clique na opção Incluir Objeto. Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Finalização. Ou Clique em Voltar para retornar a aba Destinatário.

33 6º) Aba Finalização: Será apresentado o resumo da postagem. Clique na opção Finalizar para gerar o número de pré-postagem. Ou clique em Voltar para realizar ajuste/correção. Ao clicar na opção Finalizar o sistema informará que o cadastro foi realizado com sucesso e apresentará o número da pré-postagem gerado.

34 Apresente esse número de pré-postagem em uma agência dos Correios para confirmar a postagem. No atendimento em uma das agências dos Correios ao iserir esse número no Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios, o sistema irá captura os dados da pré-postagem, tornando a postagem internacional mais ágil e porporcionando maior confiabilidade. Atenção! Os dados da pré-postagem ficam armazenados no sistema no prazo máximo de 10 dias. Clique em Nova Postagem para registar uma nova Postagem. Ou clique em Fechar e o sistema retornará para a aba Menu.

35 Nessa aba poderá ser consultado os dados do remetente, realizar a consulta e o detalhamento da Pré-postagem. Clique na seta no canto direito do campo Remetente.

36 Para realizar a consulta da pré-postagem, clique na opção Consultar Pré-postagem.

37 Para detalhar a pré-postagem, clique no campo Pré-postagem. Para realizar uma nova pré-postagem, clique na opção Cadastrar pré-postagem ou clique na opção Sair para fechar o sistema.

38 FIM

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Julho/2019 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios,

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA Brasília Julho/2019 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios,

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília 2014 CADASTRO DE PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações Agência Nacional de Telecomunicações Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações Versão 1.2 Histórico do

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Todos os dados e valores apresentados neste manual são fictícios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Recadastramento Nacional Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Substituição das atuais carteiras e cédulas de Identidade Profissional

Leia mais

Sumário. Introdução... 3 Público-alvo... 3 Obter Acesso... 3 Primeiro Acesso... 5 Cadastro de Oferta... 7

Sumário. Introdução... 3 Público-alvo... 3 Obter Acesso... 3 Primeiro Acesso... 5 Cadastro de Oferta... 7 Tutorial Empresa 2 Sumário Introdução... 3 Público-alvo... 3 Obter Acesso... 3 Primeiro Acesso... 5 Cadastro de Oferta... 7 3 Introdução Este Tutorial tem como objetivo orientar os usuários sobre o módulo

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para quadricóptero (DRONE)

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para quadricóptero (DRONE) Agência Nacional de Telecomunicações Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para quadricóptero (DRONE) ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações Versão 1.2 Histórico do Documento

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Manual do Associado 23/8/11. Manual do Associado

Manual do Associado 23/8/11. Manual do Associado Manual do Associado PRIMEIRO ACESSO CADASTRO DA PALAVARA SECRETA Na tela inicial digite o operador e a senha de internet com no mínimo 8 caracteres e clique em Entrar No 1º acesso ao sistema deve ser cadastrada

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO ACESSOS E CADASTROS CATEGORIAS LANÇAMENTOS RELATÓRIOS Integrações Principal...

Índice 1. APRESENTAÇÃO ACESSOS E CADASTROS CATEGORIAS LANÇAMENTOS RELATÓRIOS Integrações Principal... Conta Corrente Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 Integrações... 1 2. ACESSOS E CADASTROS... 2 Principal... 2 Cadastros de contatos... 3 Cadastro de Contas bancárias... 4 3. CATEGORIAS... 6 4. LANÇAMENTOS...

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O procedimento de impressão da Guia de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) Obrigatória, só será possível de forma eficiente utilizando o navegador Microsoft Internet Explorer (versão

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos.

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Passo 1: Para a empresa que ainda não tem cadastro no Indea você deve acessar

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 22 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante DuPont Pioneer e BioGene a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador... FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

EasyTracking. Guia de utilização

EasyTracking. Guia de utilização EasyTracking Guia de utilização APRESENTAÇÃO Em 03/10/2016 a Chubb Seguros iniciou parceria com a Pitney Bowes, atendendo os serviços de Expedição, o qual nos proporciona o uso do Sistema EasyTracking,

Leia mais

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Manual do Usuário RESULTWEB Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Pág.: 2 de 12 SUMÁRIO Login... 3 Visualizando e escondendo projetos... 4 Cadastrando visitantes...

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA

MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA Brasília 2016 Acesse o módulo de pré-postagem do Exporta Fácil. http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/default.cfm Informe o tipo do cliente: com Contrato ou Sem Contrato.

Leia mais

1º Passo: Acessar o endereço: Clicar sobre o Banner PAS 2017

1º Passo: Acessar o endereço:   Clicar sobre o Banner PAS 2017 1º Passo: Acessar o endereço: www.seduc.mt.gov.br Clicar sobre o Banner PAS 2017 Na nova janela, leia as instruções. Leia também a Normativa, Edital e Portarias referentes a esse processo, para acessá-las,

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Sistema de Compras e Licitações SCL

Sistema de Compras e Licitações SCL 2 Capacitação Plataforma Solar Sistema de Compras e Licitações SCL Agosto de 2017 3 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 4 O sistema... 5 1 Pesquisa de

Leia mais

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Seja bem vindo ao nosso portal! Ele foi criado para facilitar suas operações de câmbio, este material te guiará por todas as funções. ACESSE O PORTAL www.santander.com.br/negociosinternacionais

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

Manual de utilização do Sankhya-W. AC Soluti - Goiânia

Manual de utilização do Sankhya-W. AC Soluti - Goiânia (ERP utilizado nos Departamentos da AC SOLUTI) AC Soluti - Goiânia Digitally signed by BRUNO BARROS MENDES:0169426 7180 Date: 2013.10.03 08:20:25 BRT Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO SITE IMPORTA FÁCIL

MANUAL CADASTRAMENTO SITE IMPORTA FÁCIL MANUAL CADASTRAMENTO SITE IMPORTA FÁCIL Brasília 2018 CADASTRO SITE IMPORTA FÁCIL Primeiro Acesso ao Cadastro Importa Fácil - Objeto com Processo/ Cliente não recebeu telegrama. 1º) Selecione o tipo de

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante Pioneer a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa SQ Service. A SQ

Leia mais

MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES

MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES Procedimento para Pre-cadastro de fornecedores Abril/2018 1 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Acesso ao Portal de Relacionamento com Fornecedores... 4 3. Iniciando o Pre-cadastro

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017 Manual do Usuário Inscrição Online 2017 1 - Para iniciar o processo de Inscrição Online 2017, acesse o portal do Colégio Cruzeiro (www.colegiocruzeiro.g12.br) e selecione a unidade de interesse. 2 No menu

Leia mais

Sistema de Controle de Correspondências

Sistema de Controle de Correspondências Manual do Usuário Sistema de Controle de Correspondências SISCOR Juizados Especiais Template Versão 1.2 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 4 3. Atualização de Correspondências... 5 4. Atualização

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E Inscrição de novos alunos na Escola Alemã Corcovado Processo de Seleção Manual para inscrição online Sumário 1. Acessar portal de inscrição... 1 1.1. Inscrição... 1 1.1.1. Inscrição Candidato... 2 1.1.2.

Leia mais

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual de Configuração da Agenda Regulada Manual de Operação Março/2012

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF?

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? A partir desta ferramenta, é possível realizar a importação dos dados cadastrais de empresas Clientes do Escritório

Leia mais

Prezado (a) Cliente, 1 Acesse o nosso Site e aproveite as novidades, com informações, serviços e soluções simples e práticas de auto-atendimento, em apenas alguns cliques! A navegação é segura e muito

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE

SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE E ACESSIBILIDADE TUTORIAL USUÁRIO MÓDULO 1 Expediente Gilciano Saraiva Nogueira Reitor Cláudio Eduardo Rodrigues Vice-reitor Paulo Henrique Fidêncio

Leia mais

Manual básico de utilização

Manual básico de utilização Manual básico de utilização Assistente SNGPC www.assistentesngpc.com.br Sumário 1. Acesso ao sistema 1.1. Login no sistema 1.1.1. Cadastro da farmácia/drogaria 1.1.2 Acesso 2. Abertura do inventário inicial

Leia mais

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK.

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK. Contratos Antes de iniciar o cadastro dos contratos de venda, recomendamos cadastrar os textos padrões que farão parte deles. O texto padrão deverá selecionado no ato do cadastro do contrato (procedimento

Leia mais

COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET

COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET Ao selecionar o menu "Cobrança", o usuário poderá realizar operações como inclusão de boleto, emissão de 2ª via, baixa, prorrogação, abatimentos e ainda, consultar os boletos,

Leia mais

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8 atualização 23.03.11 O Manual sobre Operações Fiscais contém instruções sobre como consultar operações fiscais no Gestor. Operações Fiscais é uma opção

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA Vocabulário: Safra Vigente: Safra em operação. Ativo: Encontra-se operante na safra. Inativo: Encontra-se inoperante na safra. 1. LOGIN

Leia mais

Manual de utilização do Sankhya-W. AC Soluti - Goiânia

Manual de utilização do Sankhya-W. AC Soluti - Goiânia (ERP utilizado nos Departamentos da AC SOLUTI) AC Soluti - Goiânia Classificação: Digitally signed by BRUNO BARROS MENDES:0169426 7180 Date: 2013.10.03 08:19:59 BRT Classificação: Catalogação do Documento

Leia mais

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 SUMÁRIO Introdução: O que é o Pesquisa Atende? Selecione seu Perfil de Acesso: Docente Comissão de Pesquisa Remetente Externo Outras Instâncias de Aprovação (Presidente

Leia mais

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar os Departamentos da DuPont Pioneer e BioGene a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa

Leia mais

Manual Operacional do Módulo Pleno Web

Manual Operacional do Módulo Pleno Web Manual Operacional do Módulo Pleno Web 1 Primeiro Acesso...2 1.1 Tela acesso usuário...3 1.2 Tela Inicial...3 1.3 Menus...4 2 Menu Vendas...5 2.1 Cadastro Pessoa Física...5 2.2 Cadastro Pessoa Jurídica...6

Leia mais

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47 MANUAL PBE - FOGÕES Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE Versão 1.0 Manual Operacional Pág 1/47 1.0 - INTRODUÇÃO Este documento tem por finalidade orientar os usuários do sistema na melhor utilização

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário

Leia mais

Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial

Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial Essa funcionalidade permite a emissão de boletos pelo Sicoobnet Empresarial manualmente, para tanto, deverá preencher os campos a seguir: Acesse o Sicoobnet Empresarial

Leia mais

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento Manual do Administrativo do Cliente Índice 1. INTRODUÇÃO AO ADMINISTRATIVO DO CLIENTE...03 2. MEUS DADOS...03 2.1. Alterar os Dados...04 2.2. Alterar Login

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS /

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS / MANUAL DO CANDIDATO PESSOA JURÍDICA Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o link disponível no site do SEBRAE de seu interesse ou da empresa responsável pela seleção

Leia mais

SLP Supplier Lifecycle and Performance

SLP Supplier Lifecycle and Performance SLP Supplier Lifecycle and Performance Acesso de Fornecedores DATA: 04.07.2018 VERSÃO: 3.0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. PRIMEIRO ACESSO... 3 2. CADASTRO NO ARIBA NETWORK... 7 3. QUESTIONÁRIO DE REGISTRO DA LEÃO...

Leia mais

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER Página 1/6 1. OBJETIVO Neste Manual, você poderá verificar o passo a passo de como realizar a compra dos livros digitais da FTD Educação, este processo será realizado em três etapas, sendo elas: 1ª Etapa

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

SisMédio Passo a Passo para os Diretores

SisMédio Passo a Passo para os Diretores SisMédio Passo a Passo para os Diretores PASSO 1 Acesse simec.mec.gov.br, utilizando sempre o navegador Mozilla Firefox. Digite seu CPF e senha nos campos indicados. ATENÇÃO! a) Se você já é usuário do

Leia mais

OS 8 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 8 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 8 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta

Leia mais

Minuta explicativa Sistema de ART-Online CFMV/CRMVs

Minuta explicativa Sistema de ART-Online CFMV/CRMVs Minuta explicativa Sistema de ART-Online CFMV/CRMVs 1) Como acessar o sistema? Profissional/Empresa: Para o profissional ou empresa com registro em qualquer CRMV (Com exceção CRMV MG) deve-se acessar pelo

Leia mais

Conferência Municipal / Intermunicipal

Conferência Municipal / Intermunicipal Conferência Municipal / Intermunicipal Sistema de Conferência - Eventos - 1 - 1. Sumário 1. Sumário... 3 2. Configurações Recomendadas... 4 3. Objetivos... 5 4. Solicitar Acesso... 6 5. Menu de Acesso...

Leia mais

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3 3. Ariba Network

Leia mais