Pastilha redonda de cor branca a amarelada com 19 mm de diâmetro com uma marcação gravada em ambas as faces.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pastilha redonda de cor branca a amarelada com 19 mm de diâmetro com uma marcação gravada em ambas as faces."

Transcrição

1 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Strepfen Laranja sem açúcar 8,75 mg pastilhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma pastilha contém 8,75 mg de flurbiprofeno. Excipiente (s) com efeito conhecido: Isomaltee (E593): 2034 mg/pastilha Maltitol líquido (E965): 508,5 mg/pastilha Lista completa de excipientes, ver secção FORMA FARMACÊUTICA Pastilha. Pastilha redonda de cor branca a amarelada com 19 mm de diâmetro com uma marcação gravada em ambas as faces. 4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas Strepfen pastilhas está indicado para o alívio sintomático a curto prazo da dor de garganta. 4.2 Posologia e modo de administração Para administração bucal e apenas para tratamentos de curta duração. Adultos e crianças com mais de 12 anos: Chupar/dissolver/ lentamente uma pastilha na boca cada 3 a 6 horas conforme necessário. Máximo de 5 pastilhas por cada período de 24 horas. Recomenda-se que este produto seja utilizado no máximo durante três dias. Crianças: Não está indicado para crianças com idade inferior a 12 anos. Idosos: Não pode ser recomendada uma dose em geral porque a experiência clínica disponível é limitada. Os doentes idosos apresentam um maior risco de sofrer consequências graves de reações adversas. Se for considerada necessária terapêutica com um AINE (anti-inflamatório não esteroide), deve ser administrada a menor dose eficaz durante o menor período de tempo. Durante o tratamento com

2 AINEs os doentes devem ser monitorizados regularmente para deteção de hemorragias gastrointestinais. Compromisso renal: Em doentes com insuficiência renal ligeira a moderada não é necessária redução da dose. O flurbiprofeno está contraindicado em doentes com insuficiência renal grave (ver secção 4.4). Compromisso hepático: Em doentes com insuficiência hepática ligeira a moderada não é necessária redução da dose. O flurbiprofeno está contraindicado em doentes com insuficiência hepática grave (ver secções 4.4 e 5.2). Tal como com todas as pastilhas, as pastilhas de Strepfen devem mover-se na boca enquanto estas dissolvem, para evitar irritação local. Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para controlar os sintomas (ver secção 4.4). 4.3 Contraindicações - Hipersensibilidade ao flurbiprofeno ou a qualquer dos excipientes. - Doentes que tenham desenvolvido anteriormente reações de hipersensibilidade (por exemplo, asma, broncospasmo, rinite, angiodema ou urticária) em resposta ao ácido acetilsalicílico ou outros AINEs. - Úlcera/hemorragia péptica ativa recorrente ou antecedentes (dois ou mais episódios distintos com ulceração comprovada) e ulceração intestinal. - Antecedentes de hemorragia gastrointestinal ou perfuração, colite grave, perturbações hemorrágicas ou hematopoiéticas relacionadas com terapêuticas anteriores com AINEs. - Utilização concomitante de AINEs, incluindo inibidores específicos da ciclooxigenase-2. - Último trimestre da gravidez (ver secção 4.6). - Insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou insuficiência hepática graves (ver secção 4.4). 4.4 Advertências e precauções especiais de utilização Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados através da administração da menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para controlar os sintomas (ver secção 4.2 e riscos gastrointestinais e cardiovasculares abaixo). Os doentes idosos apresentam uma maior frequência de reações adversas aos AINEs, em especial hemorragias e perfuração gastrointestinais, as quais podem ser fatais. Respiratórios:

3 Pode ser desencadeado broncospasmo em doentes que sofram ou com antecedentes de asma brônquica ou doenças alérgicas. Strepfen pastilhas deve ser utilizado com precaução nestes doentes. Outros AINEs: A utilização concomitante de Strepfen pastilhas com outros AINEs, incluindo os inibidores seletivos da ciclooxigenase-2 deve ser evitada (ver secção 4.5). LES (lúpus eritematoso sistémico) e doença mista do tecido conjuntivo: O LES e a doença mista do tecido conjuntivo aumentam o risco de meningite asséptica (ver secção 4.8). Insuficiência Cardíaca, Renal e Hepática: Há registo de que os AINEs podem causar nefrotoxicidade que se manifesta de várias formas incluindo nefrite intersticial, síndrome nefrótico e insuficiência renal. A administração de um AINE pode provocar uma diminuição da formação de prostaglandinas que é dependente da dose e desencadear insuficiência renal. O risco de desenvolver esta reação é maior nos doentes que apresentam insuficiência renal, insuficiência cardíaca, disfunção hepática, nos doentes a tomar diuréticos e nos doentes idosos. A função renal deve ser monitorizada nestes doentes (ver secção 4.3). Lesão renal por analgésicos A administração frequente de analgésicos pode originar lesão persistente nos rins com risco de insuficiência renal, particularmente quando se associam várias substâncias analgésicas. No entanto, habitualmente isto não é observado com produtos de administração limitada e para utilização a curto prazo, como Strepfen pastilhas. Hepáticos: Disfunção hepática (ver secções 4.3 e 4.8). Efeitos cardiovasculares e cerebrovasculares: É necessário proceder a monitorização e aconselhamento apropriados em doentes com antecedentes de hipertensão e/ou insuficiência cardíaca congestiva ligeira a moderada, uma vez que foram notificados casos de retenção de fluidos e edema associados à terapêutica com AINEs. Os dados dos ensaios clínicos e epidemiológicos sugerem que a administração de alguns AINEs (particularmente em doses elevadas e em tratamento de longo prazo), poderá estar associada a um pequeno aumento do risco de eventos trombóticos arteriais (por exemplo, enfarte do miocárdio ou AVC). Não existem dados suficientes para excluir este risco para o flurbiprofeno quando administrado numa dose diária máxima de 5 pastilhas. Os doentes com hipertensão arterial não controlada, insuficiência cardíaca congestiva, doença isquémica cardíaca estabelecida, doença arterial periférica, e/ou doença cerebrovascular apenas devem ser tratados com flurbiprofeno após cuidadosa avaliação. As mesmas precauções deverão ser tomadas antes de iniciar um tratamento de maior duração em doentes com fatores de risco para doença cardiovascular (ex.: hipertensão, hiperlipidemia, diabetes mellitus e hábitos tabágicos).

4 Efeitos no Sistema Nervoso: Cefaleia induzida por analgésicos Em caso de utilização prolongada de analgésicos ou utilização diferente da recomendada, podem ocorrer cefaleias que não podem ser tratadas com um aumento da dose do medicamento. Problemas de fertilidade na mulher: A utilização de Strepfen pastilhas pode diminuir a fertilidade feminina, não sendo recomendado em mulheres a tentar engravidar. Em mulheres com dificuldade em engravidar ou submetidas a estudos relativos a infertilidade, deverá ser considerada a paragem da utilização de Strepfen pastilhas. Gastrointestinais: Os AINEs devem ser administrados com precaução em doentes com antecedentes de doenças gastrointestinais (colite ulcerativa, doença de Crohn), uma vez que estas situações podem ser agravadas (ver secção 4.8). Foram notificados casos de hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinais, os quais podem ser fatais, com todos os AINEs em qualquer momento do tratamento, com ou sem sintomas de aviso ou antecedentes de problemas gastrointestinais graves. O risco de hemorragia, ulceração ou perfuração gastrointestinal é maior com doses de AINEs mais elevadas, nos doentes com antecedentes de úlceras, particularmente se agravadas com hemorragia ou perfuração (ver secção 4.3) e nos doentes idosos. Estes doentes devem iniciar o tratamento com a menor dose possível. Nestes doentes e nos que necessitam de terapêutica concomitante com baixas doses de ácido acetilsalicílico ou outros fármacos que possam aumentar o risco gastrointestinal, deve ser considerada uma terapêutica combinada com agentes protetores (ex.: misoprostol ou inibidores da bomba de protões) (ver abaixo e secção 4.5). Os doentes com antecedentes de toxicidade gastrointestinal, particularmente se forem doentes idosos, devem notificar quaisquer sintomas abdominais anómalos (especialmente hemorragia gastrointestinal), em particular no início do tratamento. É recomendada precaução nos doentes que recebem medicação concomitante que possa aumentar o risco de ulceração ou hemorragia, tais como corticosteroides orais, anticoagulantes tais como a varfarina, inibidores seletivos de recaptação da serotonina ou agentes antiplaquetários tais como o ácido acetilsalicílico (ver secção 4.5). O tratamento deve ser interrompido quando ocorrer hemorragia ou ulceração gastrointestinal nos doentes a tomar flurbiprofeno. Dermatológicos: Foram notificadas muito raramente reações cutâneas graves, algumas fatais, incluindo dermatite exfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica associadas à utilização de AINEs (ver secção 4.8). Aparentemente, os doentes apresentam maior risco para estas reações no início do tratamento: o início destas reações ocorre na maioria dos casos no primeiro mês de tratamento. Strepfen pastilhas deve ser descontinuado aos primeiros sinais de erupções cutâneas, lesões nas mucosas ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade.

5 Infeções: Uma vez que em casos isolados foi descrita uma exacerbação de inflamações infeciosas (ex. desenvolvimento de fasceíte necrosante) com associação temporal à utilização de AINEs sistémicos, recomenda-se que o doente consulte imediatamente o médico caso ocorram ou se agravem sintomas de uma infeção bacteriana durante o tratamento com o Strepfen. Deve ser avaliada a necessidade de iniciar uma terapêutica com um antibiótico anti-infecioso. No caso de faringite/amigdalite bacteriana purulenta, Strepfen pastilhas deve ser usado em associação com uma terapêutica antibiótica. Intolerância ao açúcar: Os doentes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose não devem tomar este medicamento. Outras precauções: - Contém Isomalte e maltitol que podem ter um efeito laxante moderado após várias tomas diárias. - O Isomalte e o maltitol têm um valor calórico de 2,3 Kcal/g. O tratamento dever ser novamente avaliado se os sintomas se agravarem ou se ocorrerem novos sintomas. A pastilha deve circular dentro da boca enquanto se dissolve. Se ocorrer irritação na boca, o tratamento deve ser interrompido. 4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação O flurbiprofeno deve ser evitado em associação com: Outros AINEs, incluindo os inibidores seletivos da ciclooxigenase 2 secção 4.4). Ácido acetilsalicílico (baixa dosagem) Evitar a utilização concomitante de dois ou mais AINEs, uma vez que poderá aumentar o risco de efeitos adversos (especialmente eventos adversos gastrointestinais como úlceras e hemorragias), (ver Exceto se o ácido acetilsalicílico de baixa dosagem tiver sido recomendado pelo médico (não mais de 75 mg por dia), uma vez que poderá aumentar o risco de reações adversas (ver secção 4.4). O flurbiprofeno deve ser utilizado com precaução em associação com: Anticoagulantes Antiagregantes plaquetários Medicamentos antihipertensores (Diuréticos, IECAs, Antagonistas dos recetores da Os AINEs podem aumentar os efeitos dos anticoagulantes, tais como a varfarina (ver secção 4.4). Aumento do risco de ulceração ou hemorragia gastrointestinal (ver secção 4.4). Os AINEs podem diminuir o efeito dos diuréticos e outros medicamentos anti-hipertensores podem aumentar a nefrotoxicidade causada pela inibição da ciclo-oxigenase, especialmente em doentes com função renal comprometida (os doentes devem ser hidratados adequadamente e deve ser considerada a monitorização da função renal após o início da terapêutica

6 angiotensina II) concomitante, e periodicamente a partir daí). Álcool Glicosídeos cardíacos Ciclosporina Corticosteroides Lítio: Metotrexato Mifepristona Antidiabéticos Orais Fenitoína Diuréticos poupadores potássio Probenecida Sulfinpirazona Quinolonas Inibidores da recaptação seletiva de serotonina (IRSSs) Tacrolímus de Pode aumentar o risco de reações adversas, especialmente de hemorragia no trato gastrointestinal. Os AINEs podem agravar a insuficiência cardíaca, reduzir a taxa de filtração glomerular e aumentar os níveis plasmáticos dos glicosídeos é recomendado um controlo adequado e, se necessário, ajuste de dose (se Strepfen pastilhas for utilizado mais de 3 dias). Aumento do risco de nefrotoxicidade. Podem aumentar o risco de reações adversas, especialmente no trato gastrointestinal (ver secção 4.3). Pode aumentar as concentrações séricas de glicosídeos - é recomendado um controlo adequado e, se necessário, ajuste de dose (se Strepfen pastilhas for utilizado mais de 3 dias). A administração de AINEs nas 24 horas anteriores ou posteriores à administração de metotrexato pode originar aumento da concentração de metotrexato e aumento do seu efeito tóxico. Os AINEs não devem ser utilizados no período de 8-12 dias após a administração de mifepristona, uma vez que os AINEs podem reduzir o efeito da mifepristona. Foram notificadas alteração dos níveis de glucose no sangue (recomenda-se o aumento da frequência de verificação). Pode aumentar as concentrações séricas de fenitoína - é recomendado um controlo adequado e, se necessário, ajuste de dose (se Strepfen pastilhas for utilizado mais de 3 dias). A utilização concomitante pode causar hipercaliémia (é recomendada a verificação dos níveis de potássio sérico). Os medicamentos que contêm probenecida ou sulfinpirazona podem atrasar a excreção de flurbiprofeno. Os dados obtidos em animais sugerem que os AINEs podem aumentar o risco de convulsões associadas às quinolonas. Os doentes a tomar AINEs e quinolonas podem apresentar um maior risco para desenvolver convulsões. Aumento do risco de ulceração ou hemorragia gastrointestinal (ver secção 4.4). Possível aumento do risco de nefrotoxicidade quando os AINEs são administrados com o tacrolímus.

7 Zidovudina Risco aumentado de toxicidade hematológica quando os AINEs são administrados com zidovudina. Há evidência de risco aumentado de hemartroses e hematoma em doentes hemofílicos positivos para VIH (+) em tratamento concomitante com zidovudina e ibuprofeno. Até ao momento, os estudos não revelaram qualquer interação entre o flurbiprofeno e tolbutamina ou antiácidos. 4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento Gravidez A inibição da síntese de prostaglandinas pode afetar de modo adverso a gravidez e/ou o desenvolvimento embrionário/fetal. Os resultados dos estudos epidemiológicos sugerem um aumento do risco de aborto e de malformação cardíaca e gastroquise após a utilização de um inibidor da síntese de prostaglandinas no início da gravidez. O risco absoluto de malformação cardiovascular aumentou de inferior a 1% até, aproximadamente, 1,5%. Julga-se que o risco aumenta com a dose e duração da terapêutica. Em animais, a administração de um inibidor da síntese de prostaglandinas demonstrou originar aumento das perdas pré- e pós-implantação e de morte embrio-fetal. Além disso, foi registado um aumento da incidência de várias malformações, incluindo cardiovasculares, em animais aos quais foi administrado um inibidor da síntese das prostaglandinas durante o período organogenético. Durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez, o flurbiprofeno não deve ser administrado a menos que seja estritamente necessário. Se o flurbiprofeno for usado por mulheres a tentar engravidar, ou durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez, a dose deve ser a mais baixa possível e a duração do tratamento a mais curta possível. Durante o terceiro trimestre da gravidez, todos os inibidores da síntese de prostaglandinas podem expor: - o feto a: - toxicidade cardiopulmonar (com fecho prematuro do ductus arteriosus e hipertensão pulmonar); - disfunção renal, a qual pode progredir para insuficiência renal com oligohidramniose; - a mãe e o recém-nascido, no final da gravidez, a: - possível prolongamento do tempo de hemorragia, um efeito antiagregante que pode ocorrer mesmo para doses muito reduzidas; - inibição das contrações uterinas resultando em atraso ou prolongamento do trabalho de parto. Consequentemente, o flurbiprofeno está contraindicado durante o terceiro trimestre da gravidez. Em alguns estudos, o flurbiprofeno apareceu no leite materno em concentrações muito reduzidas e não é esperado que afete a amamentação de modo prejudicial. Contudo, devido aos efeitos adversos dos AINEs que podem ocorrer nos lactentes, o Strepfen pastilhas não é recomendado para ser utilizado pelas mães que estejam a amamentar. Ver secção 4.4 no que se refere à fertilidade na mulher.

8 4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Não foram realizados estudos sobre os efeitos na capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. 4.8 Efeitos indesejáveis Foram notificadas reações de hipersensibilidade aos AINEs e estas podem ser: (a) Reações alérgicas não específicas e anafilaxia (b) Reatividade do trato respiratório, como por exemplo asma, agravamento da asma, broncoespasmo e dispneia. (c) Reações cutâneas diversas, como por exemplo prurido, urticária, angioedema e mais raramente dermatoses exfoliativas e bolhosas (incluindo necrose epidérmica e eritema multiforme). A seguinte lista de efeitos adversos refere-se aos registados com o flurbiprofeno nas doses não sujeitas a receita médica para tratamentos de curta duração: (Muito frequente ( 1/10), Frequente ( 1/100, <1/10), Pouco frequente ( 1/1000, <1/100), Raro ( 1/10000, <1/1000), Muito Raro (<1/10000), desconhecidos (não podem ser calculados a partir dos dados disponíveis)). Doenças do sangue e sistema linfático: Raros: anemia. Muito raros: distúrbios hematopoiéticos (anemia hemolítica, anemia aplásica, neutropénia, trombocitopénia, agranulocitose). Os primeiros sinais são: febre, odinofagia, úlceras superficiais na boca, sintomas semelhantes à gripe, exaustão grave, hemorragias e hematomas inexplicados. Doenças do sistema imunitário: Raros: aumento do tempo de hemorragia. Muito raros: choque anafilático. Perturbações do foro psiquiátrico: Raros: sonolência. Doenças do Sistema Nervoso: Pouco frequentes: cefaleia e tonturas. Raros: insónia. Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino: Raros: dispneia. Exacerbação da asma e broncospasmo. Doenças gastrointestinais: Os efeitos adversos mais observados são de natureza gastrointestinal. Muito frequentes: desconforto oral (sensação de calor ou ardor ou formigueiro na boca). Frequentes: distúrbios gastrointestinais, tais como dor abdominal, diarreia, boca seca, ulcerações na boca, náuseas e parestesias orais. Pouco frequentes: dispepsia, flatulência e vómitos. Raros: perfuração e ulceração. Afeções hepatobiliares:

9 Muito raros: hepatite e icterícia colestática. Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos: Pouco frequentes: erupções cutâneas diversas. Muito raros: formas graves de reações cutâneas, tais como reações bolhosas, incluindo a síndrome de Stevens-Johnson e síndrome de Lyell. Doenças renais e urinárias: Raros: nefrite intersticial, síndrome nefrítico e insuficiência renal. Perturbações gerais e alterações no local de administração: Raros: febre. As reações adversas notificadas com o flurbiprofeno na forma de comprimidos (i.e. em doses superiores e/ou tratamentos de situações crónicas, em tratamentos de longa duração, nas quais as pastilhas de flurbiprofeno não estão indicadas), foram: Doenças do sangue e do sistema linfático: Raros: reações hematológicas (incluindo anemia, aumento do tempo de hemorragia). Muito raros: trombocitopénia, neutropénia, agranulocitose, anemia aplásica e anemia hemolítica. Doenças do sistema imunitário: Muito raros: choque anafilático. Cardiopatias: Muito raros: foram reportados casos de edema, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca associados ao tratamento com AINEs. Os dados dos ensaios clínicos e epidemiológicos sugerem que a administração de alguns AINEs (particularmente em doses elevadas) em tratamento de longa duração poderá estar associada a um pequeno aumento do risco de eventos trombóticos arteriais (por exemplo enfarte do miocárdio ou AVC) (ver secção 4.4.). Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino: Raros: broncospasmo e dispneia. Doenças gastrointestinais: Raros: hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal e estomatite ulcerativa. Afeções hepatobiliares: Muito raros: problemas hepáticos (incluindo hepatite e icterícia colestática). Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos: Muito raros: reações cutâneas (incluindo síndrome de Stevens-Johnson e síndrome de Lyell). Doenças renais e urinárias: Raros: disfunção renal (incluindo nefrite intersticial, síndrome nefrítico e insuficiência renal). Perturbações gerais e alterações no local de administração: Raros: febre.

10 Eventos adversos associados com a utilização de AINEs em geral. Doenças do sangue e do sistema linfático: Muito raros: distúrbios hematopoiéticos (anemia, leucopenia, trombocitopénia, pancitopenia, agranulocitose). Os primeiros sinais são: febre, odinofagia, úlceras superficiais na boca, sintomas semelhantes à gripe, exaustão grave, hemorragias e hematomas inexplicados. Doenças do sistema imunitário: Pouco frequentes: reações de hipersensibilidade com urticária e prurido. Muito raros: reações de hipersensibilidade graves. Os sintomas podem incluir edema facial, da língua e da laringe, dispneia, taquicardia, hipotensão, (anafilaxia, angioedema ou choque grave). Em doentes com doenças autoimunes (como lúpus eritematoso sistémico, doença mista do tecido conjuntivo), durante o tratamento com ibuprofeno, foram observados casos isolados de sintomas de meningite asséptica, como rigidez da nuca, cefaleia, náuseas, vómitos, febre ou desorientação (ver secção 4.4). Doenças do sistema nervoso: Pouco frequentes: cefaleia. Muito raros: meningite asséptica têm sido notificados casos isolados muito raramente. Cardiopatias: Têm sido notificados casos de edema, hipertensão e insuficiência cardíaca associadas ao tratamento com AINEs. Os dados dos ensaios clínicos e epidemiológicos sugerem que o uso de ibuprofeno (particularmente em doses elevadas de 2400 mg por dia) e em tratamentos de longa duração podem estar associados a um pequeno aumento do risco de eventos trombóticos arteriais (por exemplo enfarte miocárdio ou AVC) (ver secção 4.4). Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino: Agravamento da asma e broncospasmo. Doenças gastrointestinais: Os eventos adversos mais frequentemente observados são de natureza gastrointestinal. Pouco frequentes: dor abdominal, náuseas e dispepsia. Raros: diarreia, flatulência, obstipação e vómitos. Muito raros: úlcera péptica, hemorragia ou perfuração gastrointestinal, melena, hematemese, por vezes fatal, particularmente em doentes idosos. Estomatite ulcerativa, gastrite. Exacerbação da colite e doença de Crohn (ver secção 4.4). Afeções hepatobiliares: Muito raros: distúrbios hepáticos. Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos: Pouco frequentes: erupções cutâneas diversas. Muito raros: podem ocorrer formas graves de reações cutâneas, tais como reações bolhosas, incluindo síndrome de Stevens-Johnson, eritema multiforme e necrólise epidérmica tóxica.

11 Doenças renais e urinárias: Muito raros: insuficiência renal aguda, necrose papilar, especialmente, na utilização a longo prazo, associada a um aumento da ureia sérica e edema. 4.9 Sobredosagem Sintomas: A maioria dos doentes que ingeriram quantidades clinicamente importantes de AINEs não desenvolvem mais do que náuseas, vómitos, dor epigástrica e mais raramente diarreia. Também são possíveis acufenos, cefaleia e hemorragia gastrointestinal. Em intoxicações mais graves com AINEs é observada toxicidade no sistema nervoso central, manifestando-se como sonolência, ocasionalmente excitação, visão turva e desorientação ou coma. Os doentes desenvolvem convulsões ocasionalmente. Nas intoxicações graves com AINEs pode ocorrer acidose metabólica e o tempo de protrombina/inr (International Normalized Ratio) pode ser prolongado, provavelmente devido à interferência com as ações dos fatores de coagulação circulantes. Pode ocorrer insuficiência renal grave e lesões no fígado. É possível o agravamento da asma nos doentes asmáticos. Tratamento: O tratamento deve ser sintomático e de suporte, e incluir a manutenção das vias respiratórias livres e a monitorização dos sinais cardíacos e vitais até se tornarem estáveis. Deve ser considerada a administração de carvão ativado ou a lavagem gástrica e se necessário a correção dos eletrólitos séricos caso a ingestão não tenha ocorrido há mais de uma hora ou a quantidade seja potencialmente tóxica. Se as convulsões forem frequentes ou prolongadas, devem ser tratadas com diazepam intravenoso ou lorazepam. Administrar broncodilatadores para a asma. Não existe um antídoto específico para o flurbiprofeno. 5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas Grupo Farmacoterapêutico: Aparelho Digestivo. Medicamentos que atuam na boca e orofaringe. De aplicação tópica. Código ATC: R02AX01. O flurbiprofeno é um AINE derivado do ácido propiónico que demonstrou eficácia através da inibição da síntese das prostaglandinas. No Homem, o flurbiprofeno possui potentes propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. De acordo com os estudos que utilizavam a análise sobre o sangue total, o flurbiprofeno é um inibidor misto das COX-1/COX-2 com alguma seletividade para a COX-1. Os estudos pré-clínicos sugerem que o enantiómero R (-) do flurbiprofeno e AINEs relacionados podem atuar no sistema nervoso central; o mecanismo provável é a inibição da COX-2 induzida ao nível da espinal medula. O início do alívio da dor, da redução da dor de garganta e da redução da tumefação da garganta foi estudado em estudos clínicos controlados com placebo e observado 30 minutos após administração de uma pastilha e a duração da ação prolongou-se por 2-3 horas.

12 5.2 Propriedades farmacocinéticas O flurbiprofeno é rapidamente absorvido após administração e é rapidamente distribuído por todo o organismo. É principalmente metabolizado por hidroxilação e a excreção é rápida e completa através dos rins. Foi realizado um estudo farmacocinético para comparar a taxa de absorção do flurbiprofeno de 5 formulações diferentes de pastilhas a 8,75 mg, em voluntários adultos saudáveis (n=20). As curvas tempo versus concentração plasmática média de flurbiprofeno obtidas foram comparáveis para cada uma das pastilhas de flurbiprofeno, com uma concentração plasmática máxima de ng/ml. Estes resultados demonstraram a baixa absorção sistémica após a administração local de 8,75 mg de flurbiprofeno da pastilha na garganta. As concentrações plasmáticas máximas são alcançadas minutos após a administração. As concentrações máximas são alcançadas mais rapidamente mas com intensidades semelhantes às concentrações máximas alcançadas após a ingestão de uma dose equivalente. Liga-se extensivamente às proteínas plasmáticas e o tempo de semivida de eliminação é de 3 a 6 horas. Nos poucos estudos disponíveis, o flurbiprofeno aparece no leite materno em concentrações muito baixas (menos de 0,05 µg/ml). 5.3 Dados de segurança pré-clínica Toxicidade aguda e crónica: O estudos toxicológicos foram realizados após uma administração única e repetida em várias espécies animais durante um período de tempo até 2 anos. Com doses diárias de 12 e 25 mg/kg de peso corporal, foram observadas alterações nas papilas renais e lesões gastrointestinais; estes ocorriam mais frequentemente com doses superiores. Potencial mutagénico e carcinogénico: Os estudos de carcinogenicidade e mutagenicidade não revelaram qualquer evidência de potencial carcinogénico ou mutagénico. Toxicologia reprodutiva: Os estudos de reprodução não revelaram qualquer evidência de propriedades teratogénicas. No entanto, nos ratos expostos a doses de 0,4 mg/kg/dia e superiores, durante a gravidez observou-se um aumento na incidência de nadosmortos. 6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes Macrogol 300 Hidróxido de potássio (E515) Aroma de laranja Levomentol

13 Acessulfamo de potássio (E950) Maltitol líquido (E965) Isomalte (E953) 6.2 Incompatibilidades Não aplicável. 6.3 Prazo de validade 2 anos. 6.4 Precauções especiais de conservação O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. 6.5 Natureza e conteúdo do recipiente A embalagem consiste em blisters de PVC/PVdC (cloreto de polivinilo/dicloreto de polivinilo) opaco de 250 µm, termoselados com folha de alumínio de 20 µm. Cada blister contém 8 ou 12 pastilhas e cada embalagem contém 1 ou 2 blisters. Embalagens com 8, 16 ou 24 pastilhas. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. 6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento Não existem requisitos especiais. 7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Reckitt Benckiser Healthcare, Lda. Rua D. Cristóvão da Gama, n.º 1 1º C/D Lisboa 8. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Nº de registo: pastilhas, 8,75 mg, blister PVC/PVDC-Alu Nº de registo: pastilhas, 8,75 mg, blister PVC/PVDC-Alu 9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Data da primeira autorização: 19 de outubro de DATA DA REVISÃO DO TEXTO

14

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO STREPFEN 8,75 mg pastilhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma pastilha contém 8,75 mg de flurbiprofeno. Lista completa de excipientes,

Leia mais

1. O que é Junifen 60 mg supositórios e para que é utilizado

1. O que é Junifen 60 mg supositórios e para que é utilizado FOLHETO INFORMATIVO Junifen Ibuprofeno 60 mg Supositórios Informação para o Utilizador Leia atentamente este folheto informativo antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM FROBEN 100 mg comprimidos revestidos Flurbiprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294 mg de flurbiprofeno/cm2 de penso impregnado).

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294 mg de flurbiprofeno/cm2 de penso impregnado). RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Transact Lat, 40 mg, penso impregnado. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Salicylcafeina, 500 mg + 30 mg, comprimidos Ácido acetilsalicílico + cafeína COMPOSIÇÃO Ácido acetilsalicílico 500 mg Cafeína 30 mg Excipiente q.b.p. 1

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÂO DO MEDICAMENTO Procto-Glyvenol 50 mg/g + 20 mg/g Creme rectal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de Procto-Glyvenol creme rectal

Leia mais

Quetral Solução injectável Ampolas de 2 ml com solução injectável, doseadas a 100 mg de cetoprofeno. Apresenta-se em embalagens de 6 ampolas.

Quetral Solução injectável Ampolas de 2 ml com solução injectável, doseadas a 100 mg de cetoprofeno. Apresenta-se em embalagens de 6 ampolas. FOLHETO INFORMATIVO QUETRAL 100 mg/2 ml Solução injectável Cetoprofeno Composição: QUETRAL solução injectável a 100 mg/2 ml Cada ampola contém 100 mg de Cetoprofeno Excipientes: : L-arginina, álcool benzílico,

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294 mg de flurbiprofeno/cm2 de penso impregnado).

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294 mg de flurbiprofeno/cm2 de penso impregnado). RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Transact Lat, 40 mg, penso impregnado. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO NUROFEN 200 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Ibuprofeno... 200 mg Excipiente(s):

Leia mais

Comprimido revestido. Comprimidos revestidos, brancos e oblongos com arestas achatadas com H200 impresso numa das faces.

Comprimido revestido. Comprimidos revestidos, brancos e oblongos com arestas achatadas com H200 impresso numa das faces. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Ozonol 200 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa: Ibuprofeno...200 mg Excipientes com efeito

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venex 300 mg Cápsulas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa. Excipiente(s)

Leia mais

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição PIROXICAM Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético Descrição Piroxicam é um anti-inflamatório não esteroide (AINE), indicado para uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória

Leia mais

Strepsils Reckitt Benckiser Pastilhas 8.75 mg

Strepsils Reckitt Benckiser Pastilhas 8.75 mg Strepsils Reckitt Benckiser Pastilhas 8.75 mg Strepsils flurbiprofeno 8,75 mg Mel e Limão Para alivio rápido da dor, irritação e inflamação da garganta. Efeito com duração de até 3 horas. Início de ação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ozonol 200 mg comprimidos revestidos Ibuprofeno Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Aceclofenac Germed 100 mg Comprimidos revestidos por película

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Aceclofenac Germed 100 mg Comprimidos revestidos por película Folheto Informativo: Informação para o doente Aceclofenac Germed 100 mg Comprimidos revestidos por película Aceclofenac Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ELITAR 500 mg Comprimido Revestido Nabumetona APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Nurofen 20 mg/ml suspensão oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 5 ml de suspensão oral contêm 100 mg de ibuprofeno. 1 ml de suspensão

Leia mais

Substância activa: Etofenamato, 1000 mg por ampola de 2 ml. Excipiente: Triglicerídeos de cadeia média.

Substância activa: Etofenamato, 1000 mg por ampola de 2 ml. Excipiente: Triglicerídeos de cadeia média. FOLHETO INFORMATIVO REUMON 1000 mg/2 ml solução injectável Etofenamato Composição: Substância activa: Etofenamato, 1000 mg por ampola de 2 ml. Excipiente: Triglicerídeos de cadeia média. O REUMON é o etofenamato

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Strepsils Mel e Limão 1,2 mg + 0,6 mg Pastilhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada pastilha contém 1,2 mg de álcool diclorobenzílico

Leia mais

Strepsils (flurbiprofeno) Reckitt Benckiser (Brasil) Ltda. Pastilhas 8.75 mg

Strepsils (flurbiprofeno) Reckitt Benckiser (Brasil) Ltda. Pastilhas 8.75 mg Strepsils (flurbiprofeno) Reckitt Benckiser (Brasil) Ltda. Pastilhas 8.75 mg Strepsils flurbiprofeno 8,75 mg Mel e Limão Para alivio rápido da dor, irritação e inflamação da garganta. Efeito com duração

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Nurofen 400 400 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Ibuprofeno... 400 mg Excipiente(s)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Basifen 300 mg cápsulas Fenbufeno Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada pastilha contém 1,2 mg de álcool diclorobenzílico e 0,6 mg de amilmetacresol.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada pastilha contém 1,2 mg de álcool diclorobenzílico e 0,6 mg de amilmetacresol. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Strepsils Menta Fresca, 0,6 mg + 1,2 mg, Pastilhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada pastilha contém 1,2 mg de álcool diclorobenzílico

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 - NOME DO MEDICAMENTO Flexar 5 mg/g gel 2 - COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um grama de gel contém 5 mg de piroxicam Excipiente(s): Propilenoglicol: 250

Leia mais

ALIVIUM ibuprofeno Comprimidos Revestidos. ALIVIUM 400 mg apresenta-se em cartucho com 4 ou 10 comprimidos revestidos.

ALIVIUM ibuprofeno Comprimidos Revestidos. ALIVIUM 400 mg apresenta-se em cartucho com 4 ou 10 comprimidos revestidos. ALIVIUM ibuprofeno Comprimidos Revestidos FORMAS FARMACÊUTICAS/APRESENTAÇÕES: ALIVIUM 400 mg apresenta-se em cartucho com 4 ou 10 comprimidos revestidos. Cada comprimido de ALIVIUM contém 400 mg de ibuprofeno.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Diclofenac Bluepharma, 10 mg/g, gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de gel contém 10 mg de diclofenac de sódio equivalente

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 10 dias, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar após 10 dias, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o doente Brufen 200 mg granulado efervescente Ibuprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Neforan 200 mg comprimidos revestidos por película.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Neforan 200 mg comprimidos revestidos por película. Folheto informativo: Informação para o utilizador Neforan 200 mg comprimidos revestidos por película Ibuprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Benflux 30mg comprimidos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg Excipiente(s)

Leia mais

Cada comprimido contém 1.34 mg de fumarato de clemastina equivalente a 1 mg de clemastina.

Cada comprimido contém 1.34 mg de fumarato de clemastina equivalente a 1 mg de clemastina. Resumo das Características do Medicamento 1. NOMEDO MEDICAMENTO Tavégyl 1 mg comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 1.34 mg de fumarato de clemastina equivalente a

Leia mais

Folheto informativo: informação para o utilizador. Ponstan 250 mg cápsulas. Ácido mefenâmico

Folheto informativo: informação para o utilizador. Ponstan 250 mg cápsulas. Ácido mefenâmico Folheto informativo: informação para o utilizador Ponstan 250 mg cápsulas Ácido mefenâmico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Cada pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina e 2,5 mg de benzocaína

Cada pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina e 2,5 mg de benzocaína RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Tantum Verde 3 mg + 2,5 mg pastilhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina e 2,5

Leia mais

Ibuprofeno Pharmakern 20 mg/ml suspensão oral é um medicamento que reduz a dor e a febre (anti-inflamatório não-esteroide, AINE).

Ibuprofeno Pharmakern 20 mg/ml suspensão oral é um medicamento que reduz a dor e a febre (anti-inflamatório não-esteroide, AINE). Folheto informativo: Informação para o utilizador Ibuprofeno Pharmakern 20 mg/ml suspensão oral Ibuprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. FOLHETO INFORMATIVO MOMEN 30 mg/g gel Cloridrato de benzidamina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. Airtal 100 mg comprimidos revestidos por película Aceclofenac

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. Airtal 100 mg comprimidos revestidos por película Aceclofenac Folheto informativo: Informação para o doente Airtal 100 mg comprimidos revestidos por película Aceclofenac Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

1. O que é Nurofen 200 mg comprimidos revestidos e para que é utilizado

1. O que é Nurofen 200 mg comprimidos revestidos e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Nurofen 200 mg comprimidos revestidos Ibuprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas:

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Molaxole pó para solução oral 2. COMPOSICÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: Macrogol

Leia mais

DICLOFENACO SÓDICO. Anti-inflamatório

DICLOFENACO SÓDICO. Anti-inflamatório DICLOFENACO SÓDICO Anti-inflamatório DESCRIÇÃO Diclofenaco sódico pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), usados para tratar dor e inflamação. Diclofenaco

Leia mais

Diclofenac Labesfal 100 mg Cápsulas de libertação prolongada Diclofenac sódico

Diclofenac Labesfal 100 mg Cápsulas de libertação prolongada Diclofenac sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Diclofenac Labesfal 100 mg Cápsulas de libertação prolongada Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

Excipientes: Sacarose e Amido de milho (constituintes dos pellets neutros), Lactose, Polietilenoglicol 400, Shellac 40%, Eudragit RS 10% e Talco.

Excipientes: Sacarose e Amido de milho (constituintes dos pellets neutros), Lactose, Polietilenoglicol 400, Shellac 40%, Eudragit RS 10% e Talco. FOLHETO INFORMATIVO PAINEX R, 100 mg cápsulas de libertação prolongada Diclofenac de sódio COMPOSIÇÃO Substância activa: Diclofenac de sódio... 100 mg Excipientes: Sacarose e Amido de milho (constituintes

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Benflux 3mg/ml xarope 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol. Excipiente(s)

Leia mais

1. O QUE É NUROFEN 125 MG SUPOSITÓRIOS E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É NUROFEN 125 MG SUPOSITÓRIOS E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nurofen 125 mg supositórios Ibuprofeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Cada comprimido de libertação prolongada contém 600 mg de etodolac.

Cada comprimido de libertação prolongada contém 600 mg de etodolac. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Etolyn 600 mg comprimidos de libertação prolongada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido de libertação prolongada contém

Leia mais

Diclofenac Labesfal 50 mg Comprimidos gastro-resistentes Diclofenac sódico

Diclofenac Labesfal 50 mg Comprimidos gastro-resistentes Diclofenac sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Diclofenac Labesfal 50 mg Comprimidos gastro-resistentes Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Aconselham-se ciclos terapêuticos de 3-6 meses segundo o critério médico.

Aconselham-se ciclos terapêuticos de 3-6 meses segundo o critério médico. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 - NOME DO MEDICAMENTO Bendalina 500 mg comprimidos 2 - COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância activa: Bendazac de lisina di-hidratada:

Leia mais

Anexo III. Adenda às secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e Folheto Informativo

Anexo III. Adenda às secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e Folheto Informativo Anexo III Adenda às secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e Folheto Informativo Nota: Esta adenda às secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e Folheto

Leia mais

ALIVIUM (ibuprofeno)

ALIVIUM (ibuprofeno) ALIVIUM (ibuprofeno) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Comprimido Revestido 400mg I - IDENTIFICAÇÃO DO : Alivium ibuprofeno APRESENTAÇÕES Comprimido revestido. Embalagens contendo 4, 10

Leia mais

Reuxen contém a substância ativa naproxeno que é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) utilizado para o alívio da dor, da inflamação e da febre.

Reuxen contém a substância ativa naproxeno que é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) utilizado para o alívio da dor, da inflamação e da febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Reuxen 250 mg comprimidos Naproxeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Cada cápsula contém 500 mg de dobesilato de cálcio mono-hidratado. Cápsula Cápsulas opacas com um corpo de cápsula amarelo e uma tampa verde escura

Cada cápsula contém 500 mg de dobesilato de cálcio mono-hidratado. Cápsula Cápsulas opacas com um corpo de cápsula amarelo e uma tampa verde escura RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Doxivenil 500 mg cápsulas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 500 mg de dobesilato de cálcio mono-hidratado. Lista

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Toradol 10 mg comprimidos revestidos Cetorolac de trometamina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Toradol 10 mg comprimidos revestidos Cetorolac de trometamina Folheto Informativo: Informação para o doente Toradol 10 mg comprimidos revestidos Cetorolac de trometamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR atral Dolovin 25 mg comprimidos revestidos Dolovin 100 mg supositórios Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 3 dias, tem de consultar um médico

Se não se sentir melhor ou se piorar após 3 dias, tem de consultar um médico FOLHETO INFORMATIVO ALMIGRIPE 500 mg + 20 mg Comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si. Tome este medicamento exatamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador. BIOFENAC 100 mg pó para suspensão oral Aceclofenac

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador. BIOFENAC 100 mg pó para suspensão oral Aceclofenac FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador BIOFENAC 100 mg pó para suspensão oral Aceclofenac Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Meloxicam Dortex 7,5 mg Comprimido Meloxicam Dortex 15 mg Comprimido Meloxicam Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para utilizador Folheto informativo: Informação para utilizador Ibuprofeno tolife 600 mg comprimidos revestidos por película Ibuprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

1. O que é Diclofenac Labesfal 75 mg/3 ml Solução injectável e para que é utilizado

1. O que é Diclofenac Labesfal 75 mg/3 ml Solução injectável e para que é utilizado Folheto informativo: informação para o utilizador Diclofenac Labesfal 75 mg/3 ml Solução injectável Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 3 dias, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar após 3 dias, tem de consultar um médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE Cortigripe 500 mg comprimidos Ácido acetilsalicílico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

Gaviscon, 250 mg + 133,5 mg + 80 mg, Comprimidos para mastigar

Gaviscon, 250 mg + 133,5 mg + 80 mg, Comprimidos para mastigar RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Gaviscon, 250 mg + 133,5 mg + 80 mg, Comprimidos para mastigar 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 250 mg de

Leia mais

1. O QUE É STREPFEN LARANJA SEM AÇÚCAR E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É STREPFEN LARANJA SEM AÇÚCAR E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador Strepfen Laranja sem açúcar 8,75 mg pastilhas Flurbiprofeno Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Cada comprimido contém 512 mg de ibuprofeno sódico di-hidratado, que corresponde a 400 mg de ibuprofeno.

Cada comprimido contém 512 mg de ibuprofeno sódico di-hidratado, que corresponde a 400 mg de ibuprofeno. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Nurofen Della 400 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 512 mg de ibuprofeno sódico

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paramolan 125 mg supositórios (Lactente) Paramolan 250 mg supositórios (Infantil) Paracetamol APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Brufen Suspensão

2. O que precisa de saber antes de tomar Brufen Suspensão Folheto informativo: Informação para o utilizador Brufen Suspensão 20 mg/ml suspensão oral Ibuprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Casenlax 10g pó para solução oral em saquetas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta contém 10 g de macrogol 4000. Excipiente(s)

Leia mais

Diclofenac Mylan 100 mg cápsulas de libertação prolongada

Diclofenac Mylan 100 mg cápsulas de libertação prolongada Folheto informativo: Informação para o utilizador Diclofenac Mylan 100 mg cápsulas de libertação prolongada Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Composição Cada comprimido contém 738 mg de Ibuprofeno, arginato, equivalentes a 400 mg Ibuprofeno. Ver Lista de excipientes

Composição Cada comprimido contém 738 mg de Ibuprofeno, arginato, equivalentes a 400 mg Ibuprofeno. Ver Lista de excipientes FOLHETO INFORMATIVO FASPIC 400 MG COMPRIMIDOS 400 mg comprimidos revestidos por película Ibuprofeno Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Olfen 75 mg/2 ml solução injectável (diclofenac sódico)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Olfen 75 mg/2 ml solução injectável (diclofenac sódico) FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Olfen 75 mg/2 ml solução injectável (diclofenac sódico) Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães.

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metacam 1 mg comprimidos para mastigar para cães Metacam 2,5 mg comprimidos para mastigar para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido para mastigar

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1- NOME DO MEDICAMENTO Flexar 20 mg cápsulas 2- COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém: Piroxicam 20 mg Excipientes: Lactose 147 mg Amido de

Leia mais

O diclofenac sódico é um anti-inflamatório não esteroide com propriedades analgésicas e antipiréticas.

O diclofenac sódico é um anti-inflamatório não esteroide com propriedades analgésicas e antipiréticas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fenil-V 50 mg comprimido gastrorresistente Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Brufen 200 mg comprimidos revestidos por película

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Brufen 200 mg comprimidos revestidos por película RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Brufen 200 mg comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido por película contém

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. - Este medicamento

Leia mais

Adultos e crianças com mais de 6 anos: Uma pastilha 3 vezes ao dia. O tratamento não deve exceder os 7 dias.

Adultos e crianças com mais de 6 anos: Uma pastilha 3 vezes ao dia. O tratamento não deve exceder os 7 dias. RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Tantum Verde, 3 mg, pastilhas, sabor a menta 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada Pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Profenid 100 mg cápsulas Cetoprofeno

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Profenid 100 mg cápsulas Cetoprofeno Folheto informativo: Informação para o utilizador Profenid 100 mg cápsulas Cetoprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para

Leia mais

O Fenil-V Dispersível é utilizado no tratamento sintomático de:

O Fenil-V Dispersível é utilizado no tratamento sintomático de: Folheto informativo: Informação para o utilizador Fenil-V Dispersível 46,5 mg comprimido dispersível Diclofenac Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acudor 400 mg cápsulas Etodolac APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paramolan 1000 mg Supositórios (Adulto) Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DOLOMATE 200 200 mg pó para suspensão oral ibuprofeno Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. SULIMED 100 mg Comprimidos

FOLHETO INFORMATIVO. SULIMED 100 mg Comprimidos FOLHETO INFORMATIVO SULIMED 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Diclofenac Labesfal 100 mg Supositórios Diclofenac sódico

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Diclofenac Labesfal 100 mg Supositórios Diclofenac sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Diclofenac Labesfal 100 mg Supositórios Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Dagesil 10 mg/g, Gel Diclofenac

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Dagesil 10 mg/g, Gel Diclofenac Folheto Informativo: Informação para o utilizador Dagesil 10 mg/g, Gel Diclofenac Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Nurofen 400 mg cápsulas moles Ibuprofeno Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto.

Leia mais

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas FOLHETO INFORMATIVO LEIA ATENTAMENTE ESTE FOLHETO ANTES DE TOMAR O MEDICAMENTO. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Gaviscon contém 500 mg de alginato de sódio, 267 mg de bicarbonato de sódio e 160 mg de carbonato de cálcio por cada dose de 10 ml.

Gaviscon contém 500 mg de alginato de sódio, 267 mg de bicarbonato de sódio e 160 mg de carbonato de cálcio por cada dose de 10 ml. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Gaviscon 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Gaviscon contém 500 mg de alginato de sódio, 267 mg de bicarbonato de sódio e 160 mg de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Olfen 75 SR Depotabs, 75 mg comprimidos de libertação modificada (diclofenac sódico)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Olfen 75 SR Depotabs, 75 mg comprimidos de libertação modificada (diclofenac sódico) FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Olfen 75 SR Depotabs, 75 mg comprimidos de libertação modificada (diclofenac sódico) Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar este medicamento.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Diclospray 4% (m/m) solução para pulverização cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Diclospray 4% (m/m) solução para pulverização cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Diclospray 4% (m/m) solução para pulverização cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de solução contém 40 mg de diclofenac

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Meloxicam Refta 15 mg comprimidos Substância activa: Meloxicam APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro contém 0,345 mg de fumarato de cetotifeno, correspondente a 0,25 mg de cetotifeno.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro contém 0,345 mg de fumarato de cetotifeno, correspondente a 0,25 mg de cetotifeno. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO ZADITEN 0,25 mg/ml, colírio, solução 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada mililitro contém 0,345 mg de fumarato de cetotifeno,

Leia mais

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE TOMAR NIMED

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE TOMAR NIMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NIMED 100 mg granulado para solução oral Nimesulida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Gel bucal. Gel límpido, viscoso com odor a anis e sabor aromático fresco a hortelã-pimenta.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Gel bucal. Gel límpido, viscoso com odor a anis e sabor aromático fresco a hortelã-pimenta. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO BUCAGEL 87 mg/g Gel bucal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 grama contém: Substância activa: Salicilato de colina (correspondente

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto Informativo: Informação para o utilizador Diclofenac ratiopharm 100 mg supositórios Diclofenac sódico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Profenid Retard 200 mg comprimido de libertação prolongada Cetoprofeno

Profenid Retard 200 mg comprimido de libertação prolongada Cetoprofeno Folheto informativo: Informação para o utilizador Profenid Retard 200 mg comprimido de libertação prolongada Cetoprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

DALSY (ibuprofeno) comprimidos revestidos 200 mg: embalagem com 12. DALSY (ibuprofeno) comprimidos revestidos 400 mg: embalagem com 10

DALSY (ibuprofeno) comprimidos revestidos 200 mg: embalagem com 12. DALSY (ibuprofeno) comprimidos revestidos 400 mg: embalagem com 10 DALSY ibuprofeno FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES: - DALSY DALSY (ibuprofeno) comprimidos revestidos 200 mg: embalagem com 12 comprimidos (Lista nº P276). DALSY (ibuprofeno) comprimidos revestidos 400

Leia mais

INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolacen 75 mg/2 ml solução injetável Diclofenac sódico

INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolacen 75 mg/2 ml solução injetável Diclofenac sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Dolacen 75 mg/2 ml solução injetável Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais