CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIOPET [ O QUE SE APRENDE HOJE TRANSFORMA O AMANHÃ ]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIOPET [ O QUE SE APRENDE HOJE TRANSFORMA O AMANHÃ ]"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIOPET [ O QUE SE APRENDE HOJE TRANSFORMA O AMANHÃ ] Manual do cursista EaD 2019

2 SUMÁRIO INTERATIVO Clique abaixo no item desejado para acessar. 1. ACESSO ÀS PLATAFORMAS DE CURSO EAD CADASTRO E INSCRIÇÃO EM UM CURSO USUÁRIO QUE JÁ POSSUI CADASTRO (REALIZADO EM 2018) USUÁRIO QUE NÃO POSSUI CADASTRO PARA ALTERAR DADOS PARA ALTERAR SENHA ACESSO AOS CURSOS EAD O QUE ENCONTRAMOS NA TELA INICIAL DA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM LOGIN NA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM SALA DE AULA VIRTUAL PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NO SEU CURSO CERTIFICADO QUEM TERÁ DIREITO A CERTIFICAÇÃO DO SEU CURSO ONDE ENCONTRO O CERTIFICADO PARA DOWNLOAD E IMPRESSÃO QUANTAS IMPRESSÕES POSSO FAZER SISTEMA ACADÊMICO LYCEUM ALUNO ONLINE VISUALIZAR NOTAS NO SISTEMA ACADÊMICO ALUNO ONLINE ALTERAR MEU DADOS PESSOAIS NO SISTEMA ACADÊMICO ALUNO ONLINE ALTERAR SENHA NO SISTEMA ACADÊMICO ALUNO ONLINE ANEXO: Termo de Aceite... 29

3 1. ACESSO ÀS PLATAFORMAS DE CURSO EAD Acesse o site Em SETOR PÚBLICO, localize e clique no link EaD Você encontrará duas opções: Inscreva-se e Acesse. Para cadastro e inscrição em curso acesse Inscreva-se Para realizar os cursos você poderá usar o Acesse : Este botão servirá para quando você já estiver inscrito e cadastrado em algum curso.

4 2. CADASTRO E INSCRIÇÃO EM UM CURSO Iniciamos pela área de identificação com os botões Login e Cadastre-se. 2.1 USUÁRIO QUE JÁ POSSUI CADASTRO (REALIZADO EM 2018) Quando o usuário já possui cadastro poderá clicar no botão Login : Será apresentada a opção Já sou cadastrado. Digite seu , senha e clique Entrar.

5 Importante: caso não lembre sua senha você terá a opção Esqueci a senha. Digite o que quer receber para restaurar a sua senha e clique em Enviar senha por . No indicado você receberá as instruções necessárias para restaurar a sua senha e logar novamente. **********

6 2.2 USUÁRIO QUE NÃO POSSUI CADASTRO Quando o usuário não possui cadastro poderá clicar no botão Cadastre-se : Para o início do cadastro, clique em Pessoa Física.

7 Então aparecerá o Meu Cadastro. Todos os campos devem ser preenchidos pois são obrigatórios. Preencha o cadastro Nome Completo, selecione o tipo de documento, preenchendo todos os números/letras dos documentos CPF/Passaporte e RF. Continue nos campos Sexo, Telefone Fixo, Celular e . A Senha precisa ter o mesmo conteúdo nos dois campos Senha e Confirmar Senha (dentro do seu login ela poderá ser trocada eventualmente). A sequência do cadastro solicita o endereço: forneça o CEP (o preenchimento dos demais campos é automático, baseado na informação do CEP). É importante acrescentar o Nº e o Compl. Complemento se existir, esse é o único campo que NÃO é obrigatório. Finalizando esse cadastro clique no botão Próximo.

8 Finalizado o cadastro aparecerá a imagem da tela abaixo. Você pode clicar no botão Continuar comprando e você voltará para a página inicial. Posicione o mouse onde está escrito Escolha a sua secretaria e então aparecerá listados os grupos por Secretaria Municipal de Ensino. Escolha e clique na qual você pertence. Aqui você digitará o código do voucher fornecido pela sua secretaria. Obs: Sempre que houver letras no código, devem obrigatóriamente ser digitadas em maiúsculo.

9 Agora, você chegou no momento mais importante: A escolha do seu curso. Primeiramente, confira na tarja verde se a descrição confere com a sua secretaria, caso não esteja na correta é só colocar o mouse novamente em Escolha a sua secretaria e a selecione. Os cursos disponíveis estão na parte de baixo, para ver a ementa, carga horária e público alvo basta clicar no botão laranja ver detalhes. Caso você se identifique com o curso, para inscrever-se clique no botão laranja a sua direita Inscrevase. Se quiser continuar verificando os demais cursos basta clicar na seta no canto superior esquerdo em voltar.

10 Após clicar em Inscrever-se será pedido que digite o código de voucher fornecido pela Secretaria novamente. Lembrando que será sempre o mesmo código a ser digitado. Quando digitar o código aparecerá o curso escolhido para confirmação, clique novamente em Inscreverse.

11 Para completar a inscrição clique em Finalizar. Aqui você encontrará o Termo de Aceite. Leia com atenção todos os termos do contrato, ao final clique em Concordo com os termos e condições do contrato de aquisição de curso e por último no botão laranja Finalizar Pedido. Este Termo encontra-se também disponível em anexo ao final deste manual.

12 Agora você estará inscrito no curso desejado. Neste momento você receberá um com seu login e outras orientações para iniciar seus estudos. Caso não encontre na sua caixa de entrada, verifique em Lixo eletrônico e/ou na caixa de Spam. 2.3 PARA ALTERAR DADOS Para alterar seus dados cadastrais você encontrará na barra superior Alterar Dados, em seguida clique em Alterar Dados Gerais.

13 Aqui você poderá alterar dados gerais como telefone, e dados de endereço. Após finalizar as alterações clique em Salvar. 2.4 PARA ALTERAR SENHA Para alterar a sua senha clique em Alterar Senha, preencha os campos que aparecerão e logo abaixo e depois clique em Salvar.

14 3. ACESSO AOS CURSOS EAD Para a realização dos seus estudos você deverá acessar o site Em SETOR PÚBLICO, localize e clique no link EaD e clique no botão Acesse 3.1 O QUE ENCONTRAMOS NA TELA INICIAL DA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM Na tela inicial da plataforma de aprendizagem podemos encontrar os seguintes recursos para sanar dúvidas, informar e guiar o cursista: Fale Conosco, FAQ, Tutoriais e o Manual do Cursista

15 3.2 LOGIN NA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM SALA DE AULA VIRTUAL Digite o seu Usuário e Senha e clique em Entrar. 3.3 PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM Ao acessar a plataforma de aprendizagem você verá o curso cadastrado no seu perfil. Clique em cima do nome do curso e você será levado para dentro da sala de aula virtual. Imagem meramente ilustrativa.

16 3.4 O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NO SEU CURSO COMO REALIZAR MINHAS AULAS 1ª ABA - Boas práticas Nesta aba você terá dicas para seu gerenciar e otimizar o tempo dedicado na realização de seu curso. Recomendamos que leia as orientações de Boas Práticas com atenção! 2ª ABA - Orientações gerais Nesta aba você encontrará orientações sobre o funcionamento do curso como: conteúdos, avaliações e certificados. Recomendamos que leia as orientações gerais com atenção!

17 3ª ABA Apresentação Apresenta informações sobre o curso que você está realizando. Recomendamos que leia a Apresentação com atenção!

18 4ª ABA - Aula 1 Trilha dialógica. Geralmente dividida entre 3 a 4 aulas (conforme carga horária). Leia os textos, assista aos vídeos, acesse os materiais complementares objetivando a consolidação de sua aprendizagem. ATENÇÃO: Ao finalizar o estudo o sistema mostra para o cursista a seguinte informação: Para continuar marque sua aula como "concluída" (seta laranja) Para continuar marque sua aula como "concluída", conforme imagem acima.

19 As aulas irão aparecer uma a uma conforme o andamento do seu progresso AVALIAÇÃO FINAL A última ABA é a Avaliação final. É importante que você leia com bastante atenção todas as informações que estão descritas no ambiente. ATENÇÃO: Após o início desta atividade, você poderá pausar e retomar os conteúdos quantas vezes precisar, utilizando o botão Retornar à Tentativa. Mas atenção: Você terá apenas duas tentativas de envio. Para realizar a Avaliação clique em Avaliação final conforme imagem acima.

20 O sistema reforça o processo de Avaliação e o você pode prosseguir a qualquer momento. Quando a Avaliação é finalizada você recebe o Feedback, com sua nota, erros, acertos e a informação sobre a certificação. As imagens abaixo mostram informações sobre o aproveitamento que cursistas tiveram na Avaliação.

21 No link NOTAS, dentro do bloco NAVEGAÇÃO, você pode visualizar a nota do curso que realizou 100%.

22 4. CERTIFICADO 4.1 QUEM TERÁ DIREITO A CERTIFICAÇÃO DO SEU CURSO Para ter direito à certificação, o aluno deve concluir suas atividades educativas com no mínimo 70% (setenta por cento) de aproveitamento e no prazo máximo de 90 dias a partir do primeiro acesso com o login e senha. Portanto, o cursista deverá obter a nota igual ou acima de 70 na Avaliação Final para ter direito ao Certificado. 4.2 ONDE ENCONTRO O CERTIFICADO PARA DOWNLOAD E IMPRESSÃO Clicando na ABA AVALIAÇÃO FINAL você encontrará o item CERTIFICADO

23 Para imprimir basta clicar no botão laranja Obtenha o seu certificado. ATENÇÃO: Dependendo da configuração de seu navegador de Internet, ao clicar em Obtenha o seu certificado o programa não abre a janela conforme abaixo ilustrado. Neste caso, localize o arquivo (formato.pdf) de seu Certificado na pasta DOWNLOADS de seu computador. Seu certificado aparecerá no canto esquerdo da tela. Posicionando o mouse na barra do certificado você encontrará o símbolo para impressão.

24 4.3 QUANTAS IMPRESSÕES POSSO FAZER Você poderá fazer o download e armazenar em seus arquivos de forma segura para que tenha sempre disponível a seu fácil acesso. Você poderá fazer quantas impressões quiser, o status atualizado aparece no quadro verde e nas informações abaixo dele.

25 5. SISTEMA ACADÊMICO LYCEUM ALUNO ONLINE Após encerrado o prazo de 90 dias a partir do primeiro Login, a Plataforma de Aprendizagem - Sala de Aula Virtual é fechada. Caso você queira: visualizar suas notas, alterar seus dados, emitir 2ª via do Certificado, acessar Avisos e Mensagens, deverá utilizar o Sistema Acadêmico Lyceum Aluno Online. A plataforma está disponível no endereço: VISUALIZAR NOTAS NO SISTEMA ACADÊMICO ALUNO ONLINE Acesse Sistema Acadêmico Lyceum Aluno Online, com seu Usuário e Senha. Clique em AVALIAÇÃO e em NOTAS E FREQUÊNCIAS. Um relatório será exibido em sua tela contendo a sua nota final.

26 5.2 ALTERAR MEU DADOS PESSOAIS NO SISTEMA ACADÊMICO ALUNO ONLINE Acesse Sistema Acadêmico Lyceum Aluno Online, clique em CADASTRO e em DADOS CADASTRAIS. Realize as alterações necessárias e clique no botão ALTERAR. ATENÇÃO: Por razões de segurança não é possível alterar o seu Nome. Caso precise fazê-lo, entre em contato utilizando o FALE CONOSCO da Sala de Aula Virtual. Na mensagem, apresente a justificativa da necessidade da alteração do nome.

27 5.3 ALTERAR SENHA NO SISTEMA ACADÊMICO ALUNO ONLINE Acesse Sistema Acadêmico Lyceum Aluno Online, na tela inicial, localize e clique em Esqueceu a Senha? Digite seu endereço de e clique em OK. A plataforma irá enviar para uma mensagem com o link para você criar uma nova senha.

28 Chegamos ao final deste Manual! Com as informações encontradas neste manual o cursista do Programa de Formação Continuada à distância conseguirá navegar por todo ambiente de forma segura. Atenciosamente, Tecnologia Educacional da Editora Opet-Sefe e equipe EaD Uniopet.

29 ANEXO: Termo de Aceite Declaro ter ciência e aceitar as condições para a realização do curso contratado (conforme ficha cadastral preenchida) junto ao Centro Universitário Opet (UniOpet), conforme a seguir relacionados: 1. Cada aluno terá acesso a apenas um curso da plataforma; 2. Somente poderão participar dos cursos, os professores/gestores, neste termo denominados alunos, que façam parte das Secretarias de Educação conveniadas com a Editora Opet/Sefe, sendo excluídas pessoas fora desta categoria; 3. Este curso será gratuito e o acesso do aluno/contratante será liberado mediante confirmação de inscrição onde este indicará o número do voucher a ser disponibilizado pela Editora Opet para as Secretarias de Educação; 4. O curso será ofertado INTEGRALMENTE na modalidade à distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, via Internet, acessado pela plataforma de cursos com o acesso disponível na página da Editora Opet, clicando em Setor Público > EaD > Acesse. 5. O aluno declara estar ciente de que, em vista dos serviços educacionais ora contratados possuírem carga horária 100% não presencial (ambiente virtual) deverá ter acesso à Internet para desenvolver as atividades inerentes, o que deverá ser providenciado às suas próprias expensas; 6. O aluno se responsabiliza pelas informações fornecidas no site no ato da inscrição; 7. Para acesso às atividades inerentes ao curso escolhido o aluno deverá utilizar o login e senha, que serão enviados para o cadastrado no ato da inscrição, após a efetivação da inscrição nos termos do item 1; 8. Os cursos são 100% (cem por cento) online E SEM TUTORIA; 9. Para ter direito à certificação, o aluno deve concluir suas atividades educativas com no mínimo 70% (setenta por cento) de aproveitamento na avaliação final e no prazo máximo de 90 dias a partir do primeiro acesso com o login e senha; 10. O certificado ficará disponível na plataforma para download, em PDF, após a conclusão das atividades educativas nos termos do item 9; 11. O curso terá seu conteúdo disponível para realização da avaliação final durante o período de vigência; 12. A forma de comunicação utilizada pelo UniOpet para informar qualquer tipo de alteração aos seus alunos de cursos e ações educativas na modalidade à distância é o endereço de informado no momento da inscrição, ficando o aluno/contratante responsável pela efetiva e inequívoca comunicação em caso de alteração de endereço; 13. Uma vez confirmada a inscrição nos termos do item 1, serão disponibilizados por o login e senha para acesso à plataforma. Após o primeiro acesso com login dar-se-á o início das atividades educativas.

30 14. O aluno se compromete a realizar o curso no prazo máximo de 90 dias, sendo que após o decurso deste prazo o aluno fica ciente de que não será possível a realização do curso, sendo bloqueado o acesso à plataforma. Nestes casos não haverá a formalização de certificado em seu nome; 15. O aluno declara reconhecer que o UniOpet é o titular exclusivo dos direitos de propriedade intelectual dos cursos desenvolvidos e ofertados nesta plataforma. Está ciente que não poderá copiar, modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais disponibilizados, nem os serviços prestados pelo UniOpet; 16. A presente terá vigência pelo prazo de 90 dias após o acesso mediante login e senha; Ao dar aceite a esta proposta, o aluno declara que está ciente e aceita as condições informadas acima.

[ O QUE SE APRENDE HOJE TRANSFORMA O AMANHÃ ] FAQ. Canal de Dúvidas Frequentes

[ O QUE SE APRENDE HOJE TRANSFORMA O AMANHÃ ] FAQ. Canal de Dúvidas Frequentes FAQ Canal de Dúvidas Frequentes Sumário 1. INSCRIÇÃO:... 4 1.1 Quais os critérios para realização da inscrição?... 4 1.2 Quem pode fazer a inscrição?... 4 1.3 Como faço a minha inscrição?... 4 1.4 Qual

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

Tutorial Curso on-line MEG21. Inscrição Acesso Certificado

Tutorial Curso on-line MEG21. Inscrição Acesso Certificado Tutorial Curso on-line MEG21 Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário possuir um cadastro no portal da FNQ. Se você já possui, ao entrar no portal

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição

Leia mais

Seleção de projetos culturais. orientações gerais para uso do sistema online

Seleção de projetos culturais. orientações gerais para uso do sistema online Seleção de projetos culturais orientações gerais para uso do sistema online MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura apresenta anualmente

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

Tutorial Cursos on-line pagos. Inscrição Acesso Certificado

Tutorial Cursos on-line pagos. Inscrição Acesso Certificado Tutorial Cursos on-line pagos Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário possuir um cadastro no portal da FNQ. Se você já possui, ao entrar no portal

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP EDITAL DE CHAMAMENTO 2020 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP Manual do Usuário Sistema de Captação de Projetos culturais online do Sesi-SP O SESI-SP na área da

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Instituto Bem Cuidar Sumário 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA... 3 1.1. Primeiro acesso... 3 1.2. Atualizando seu perfil... 5 1.2. Acessando os cursos...

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900 - MT TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO NA IX MOSTRA DE EXTENSÃO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF Para ter acesso ao envio de artigos para o CONENF, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/conenf/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat Atendimento por Telefone: (11) 2175-3600 - E-mail: fornecedores@me.com.br - Atendimento via Chat www.me.com.br Atualizado em 08/08/2016 Sumário Cadastrando-se no Mercado Eletrônico...3,4,5,6,7,8,9. Primeiro

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 2 Autenticação... 3 2.1 Nescon... 4 2.2 Criar conta... 5 2.3 Autenticação Nescon... 8 2.4 Autenticação

Leia mais

SLP Supplier Lifecycle and Performance

SLP Supplier Lifecycle and Performance SLP Supplier Lifecycle and Performance Acesso de Fornecedores DATA: 04.07.2018 VERSÃO: 3.0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. PRIMEIRO ACESSO... 3 2. CADASTRO NO ARIBA NETWORK... 7 3. QUESTIONÁRIO DE REGISTRO DA LEÃO...

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE. FAQ - Perguntas. e Respostas Frequentes

CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE. FAQ - Perguntas. e Respostas Frequentes CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes 2016 1 APRESENTAÇÃO Caro aluno, Elaboramos este FAQ para que você possa esclarecer suas dúvidas imediatamente. Nos baseamos nos principais

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1 PROCESSOS E SISTEMAS Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE 2017 Instrução aos Fornecedores Página 1 ÍNDICE 1. INTRUÇÕES PARA CADASTRO DE FORNECEDORES... 3 1.1. COMO FAZER O MEU PRÉ-CADASTRO?...

Leia mais

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO 2 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 E-MAIL DE BOAS VINDAS... 3 3 LOGIN... 4 4 DADOS CADASTRAIS... 4 5 NAVEGAÇÃO... 5 6 FAQ... 6 7 ABERTURA DE OCORRÊNCIA... 7 7.1 Categorização... 7

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares 2015 Manual do Aluno Universidade Mastermaq Softwares Índice Apresentação...3 1 - Pré requisitos para o acesso...4 1.1 - Matrícula...4 2 - Como acessar a plataforma primeiro acesso...4 3 - Acesso ao treinamento...7

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Inscrição. Sistema OLIMPO Instruções

Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Inscrição. Sistema OLIMPO Instruções Olimpíada Brasileira de Robótica Manual de Inscrição Sistema OLIMPO Instruções Versão 1.3 Fevereiro/2016 OLIMPO Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos Olimpíada Brasileira de Robótica

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC 1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC Condomínios ; 3. Ao acessar o aplicativo, na tela de login

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA SISGEC SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E EMISSÃO DE CERTIFICADOS MANUAL DO USUÁRIO Sumário Sobre o SISGEC... 3 Cadastro... 4 Recuperação

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

Manual de Matrículas e Rematrículas Colégio Opet 2016

Manual de Matrículas e Rematrículas Colégio Opet 2016 Manual de Matrículas e Rematrículas Colégio Opet 2016 Integral Infantil Fundamental Médio O que se aprende hoje transforma o amanhã. 1 Rematrículas Online Passo a Passo O Colégio Opet vem trabalhando para

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA Índice 1. Apresentação...- 3-2. Etapas do processo...- 3-3. Acesso ao sistema para

Leia mais

Clique no botão Serviços online (1)

Clique no botão Serviços online (1) TUTORIAL DE Acesso através do endereço eletrônico newtonpaiva.br Clique no botão Serviços online () newtonpaiva.br 2 Na aba Alunos, clique na opção Sistema Acadêmico () newtonpaiva.br 3 Preencha seu RA

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO SUMÁRIO Apresentação...03 1. Acesso...04 2. Página Inicial...05 3. Minhas Atividades...07 4. Reinscrição...12 5. Catálogo de Cursos...13 6. Perfil...14 02 APRESENTAÇÃO A solução

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1 PROCESSOS E SISTEMAS Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE 2016 Instrução aos Fornecedores Página 1 INDICE DESCRIÇÃO PAG. INTRUÇÕES DE CADASTRO 1.1 Como fazer o meu cadastro? 3 1.1 - Como resetar

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS O envio do artigo para o 10 Encontro Internacional de Formação de Professores e o 11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional deve ser realizado pelo endereço:

Leia mais

Se você já possui o cadastro, pode consultar as informações a partir do Passo 3.

Se você já possui o cadastro, pode consultar as informações a partir do Passo 3. Caro Participante, A Comissão Organizadora do VIII Congresso Interno coloca à disposição de toda a comunidade Fiocruz o Documento Base para discussão e contribuições. Este documento foi apreciado e aprovado

Leia mais

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem TUTORIAL CO-PYME EAD Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem Caso tenha qualquer dúvida sobre como navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem, clique nos tópicos listados

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Avaliações. Tela 1 Tela 2

Avaliações. Tela 1 Tela 2 FAQ Avaliações Como faço para iniciar uma avaliação? Para iniciar a avaliação, você deve clicar no bloco em que a mesma encontra-se disponível (tela1), ao abrir, você deve clicar em iniciar questionário

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br Índice Apresentação 3 1 Cadastro de Empresa 4 1.1 Cadastro dos Parâmetros Gerais 4 2 Cadastros Auxiliares 4 3 Cadastros Auxiliares Apropriações Gerenciais: 7 4 Cadastros Auxiliares Definições para Impressão

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER Página 1/6 1. OBJETIVO Neste Manual, você poderá verificar o passo a passo de como realizar a compra dos livros digitais da FTD Educação, este processo será realizado em três etapas, sendo elas: 1ª Etapa

Leia mais

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância Manual de acesso aos sistemas Diretoria de Educação a Distância Milton Ferreira de Azara Filho Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Novembro de 2015 1 Registro de Revisões Data Responsável Descrição

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS 1 - ACESSO - Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 1.1 - Para acesso a nossa plataforma de ensino a distância, clique o link https://am.senaiead.timetoknow.com/am

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Virtual do Aluno - AVA

Manual de Acesso ao Ambiente Virtual do Aluno - AVA 1 Manual de Acesso ao Ambiente Virtual do Aluno AVA Para realizar o acesso ao ambiente virtual do aluno digite no seu navegador o endereço abaixo: unifeob.edu.br Ao entrar no portal da UNIFEOB entre em

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS O envio do artigo para o 9º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação SIMEDUC deve ser realizado pelo endereço: .

Leia mais

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO 1- Ao acessar a opção de inscrição no site da seleção, será apresentada a tela abaixo: 2- Nos em que os candidatos são servidores do IFPE, a opção Entrar

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a),

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a), 1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD Caro(a) Aluno(a), Este tutorial tem o intuito de apresentar as orientações necessárias, que possam prevenir possíveis dificuldades no uso do ambiente virtual de aprendizagem.

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC

Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC 2018-2019 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Janeiro de 2019 Informações gerais para

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

ead.rotary4420.org.br

ead.rotary4420.org.br ead.rotary4420.org.br Ensino À Distância Governador 2017-18: Claudio Takata governadoria1718@gmail.com Instrutor Distrital: Rui Cabral de Mello ruirotary@terra.com.br Coordenador do EAD: Marcelo Carvalho

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais