Manutenção preventiva de veículos. Sua importância e como fazê-la!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manutenção preventiva de veículos. Sua importância e como fazê-la!"

Transcrição

1 Manutenção preventiva de veículos Sua importância e como fazê-la!

2 SUMÁRIO Texto sobre 01 Manutenção preven va de veículos 02 Manutenção preven va de veículos: entenda tudo sobre O que é uma manutenção preven va? 03 Quando deve-se fazer uma manutenção preven va do veículo? 05 Quais os bene cios de fazer a manutenção preven va de veículos? 06 Itens que são verificados em uma manutenção preven va 07 Pneus do veículo 07 Fluido de freios 09 Troca de óleo 10 Suspensão do veículo 11 Filtro de ar e de combus vel 12 Sistema de arrefecimento ou refrigeração 13 Conclusão 14

3 01 Com fundação e atuação no mercado desde junho de 2002, a Auto Brasil Motorpeças está no mercado como distribuidor de peças automo vas (motor, suspensão, freio, arrefecimento, ignição, injeção) de veículos nacionais e importados, distribuindo direto das fábricas. Possuímos carros e motos para entregas regionais e parcerias com as maiores transportadoras do país garan ndo total eficiência e custo acessível nos seus pedidos. Para ajudar nossos clientes a entender um pouco mais sobre determinados assuntos, estamos sempre lançando novos conteúdos no nosso site. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de criar este E-Book, totalmente gratuito, falando tudo sobre manutenção preven va de veículos. Quer saber mais? Então acompanhe este material completo até o final. Boa leitura!

4 02 Manutenção preventiva de veículos Apesar da extrema importância da manutenção preven va em um veículo, ainda é grande o número de pessoas que não preocupa-se em fazê-la de forma constante. Um dos principais mo vos de acidentes que acontecem no trânsito com veículos é justamente a falta de uma manutenção preven va, o que afeta o correto funcionamento e o desempenho de um carro. Além disso, o prejuízo financeiro pela não manutenção de um bom estado de um veículo pode ser muito alto, já que defeitos que podiam ter sido prevenidos acabam tornando-se grandes problemas. Dessa forma, é preciso alertar todas as pessoas sobre a importância de se fazer uma manutenção preven va de forma constante em seus veículos, corrigindo todas as eventuais falhas e defeitos que possam a vir a surgir. Aqui nesse E-Book, o obje vo é justamente falar um pouco mais sobre a manutenção preven va, sua importância e como faze-la. Quer saber mais? Então acompanhe esse material gratuito até o final e fique por dentro de tudo sobre esse assunto! Boa leitura!

5 03 Manutenção preventiva de veículos: entenda tudo sobre O que é uma manutenção preventiva? A manutenção preven va é aquela que deve ser feita antes mesmo que qualquer falha, defeito ou problema mais sério venha a aparecer em seu veículo. Por isso, esse po de manutenção não pode acontecer de forma esporádica, ou seja, uma vez perdida e nunca mais ser feita. Para que a manutenção preven va realmente seja efe va no seu obje vo principal, é necessário que ela seja realizada de forma periódica e constante. Em uma manutenção preven va, são feitas verificações bastante simples, mas que são cruciais para manter o bom estado e o correto funcionamento de um veículo.

6 04 Itens como ex ntor de incêndios, nível de óleo, funcionamento de lanternas traseiras e dianteiras, além de piscas e do estepe do carro são alguns dos verificados na manutenção de prevenção. Além desses, ainda pode ser feito o alinhamento do carro, a calibragem dos pneus e a verificação da suspensão. Todos esses itens, além de garan rem a sua segurança ao transitar com o seu veículo, ainda impedem que você venha a sofrer com punições por infrações, como as multas. Dessa forma, tudo isso pode ser facilmente evitado com uma simples manutenção preven va constante do seu veículo.

7 05 Quando deve-se fazer uma manutenção preventiva do veículo? Não existe uma data certa e es pulada para que ocorra a manutenção preven va de um veículo, até porque tudo depende muito da marca, do modelo e dos itens que serão verificados. Enquanto alguns podem levar mais tempo para precisar de manutenção, como o fluido das transmissões, outros precisam ser avaliados em menos tempo, como o alinhamento dos pneus e a limpeza do ar condicionado, por exemplo. De uma forma geral, a cada seis meses ou um ano, ou a cada dez mil quilômetros rodados, depende do que venha primeiro, é preciso fazer uma completa manutenção preven va. O intervalo entre as revisões também pode levar em consideração a maneira como você dirige ou as condições e situações às quais o seu veículo costuma ser exposto (como andar em estradas com muitos buracos).

8 06 Quais os benefícios de fazer a manutenção preventiva de veículos? Você já viu alguns dos bene cios de se fazer a manutenção preven va, como evitar acidentes, problemas mais graves futuramente no seu veículo, além de possíveis multas. Veja agora uma lista completa com os principais bene cios de se fazer a manutenção preven va do seu veículo: Maior segurança, sua e do seu carro, evitando acidentes Menos custos para o seu bolso, visto que evita problemas mais graves no veículo, que necessitem de ajustes com maiores gastos Mais conforto para dirigir e maior sa sfação, sem os constantes estresses com problemas no veículo Garan a de que o seu carro estará em um bom estado de funcionamento Menor risco de precisar a var o seguro para caso de danos mais sérios, como os ocasionados por acidentes Manutenção da valorização do preço do seu carro, o que impede que você arque com prejuízos se for vende-lo

9 As principais ações a serem realizadas com os pneus em uma manutenção preven va são o alinhamento e o balanceamento deles, o que proporciona estabilidade ao carro, além de evitar que haja desgaste excessivo. 07 Itens que são verificados em uma manutenção preventiva Você teve, anteriormente, uma visão rápida e geral dos itens que podem ser verificados em uma manutenção preven va. Agora, irei explanar mais detalhadamente cada um deles para você entender melhor o que é feito durante a manutenção. Pneus do veículo Em uma manutenção preven va, os pneus são itens importan ssimos e que fazem toda a diferença no bom estado do seu veículo. Pneus com problemas podem ser um grave risco ao condutor e seus passageiros, causando acidentes e também ocasionando uma experiência desconfortável na direção.

10 08 Em uma manutenção preven va, os pneus são itens importan ssimos e que fazem toda a diferença no bom estado do seu veículo. Pneus com problemas podem ser um grave risco ao condutor e seus passageiros, causando acidentes e também ocasionando uma experiência desconfortável na direção. As principais ações a serem realizadas com os pneus em uma manutenção preven va são o alinhamento e o balanceamento deles, o que proporciona estabilidade ao carro, além de evitar que haja desgaste excessivo. Além disso, a calibragem é muito importante também, por isso é crucial verificar se eles estão com a pressão correta e sempre fazer o ajuste necessário (de 15 em 15 dias ou duas vezes ao mês). Observar o desgaste atual dos pneus, conhecidos como pneus carecas, também entra na lista de verificação, pois com menos aderência, o risco de derrapagens e acidentes é maior. Por úl mo, é imprescindível também fazer o rodízio dos pneus, mantendo um equilíbrio entre eles.

11 09 Fluido de freios Esse é um item importan ssimo, pois ele permite que os freios estejam com funcionamento correto, evitando situações de risco. Quando o fluido de freios apresenta uma baixa no seu nível normal, o pedal de acionamento do freio não funciona de forma eficiente, o que leva ao aumento das probabilidades de um acidente ocorrer. Além do fluído, é preciso ficar atento a outros itens relacionados ao freio na hora da manutenção, como os discos, as pas lhas e as lonas. Pelo menos uma vez por ano, em média, é preciso que haja a troca do fluído do seu veículo, mas esse período de tempo depende de outros fatores já citados aqui no texto.

12 10 Troca de óleo A troca do óleo é outro item de suma importância que precisa ser verificado na manutenção preven va de um veículo. Quando o nível de óleo do carro está dentro do normal, as peças do motor funcionam corretamente, mas quando está abaixo do indicado, isso pode trazer sérios problemas. Além da lubrificação, o óleo também é importante para fazer a limpeza do motor do veículo, já que a sujeira acumulada pode ocasionar muita dor de cabeça para você. A troca do óleo é feita, em média, dentro de um período de seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

13 11 Suspensão do veículo A suspensão de um veículo sofre bastante, principalmente em estradas, ruas e avenidas que apresentam muitos buracos (que algumas vezes são verdadeiras crateras). Assim, o veículo vai perdendo, aos poucos, a sua dirigibilidade, tornando di cil a experiência para o motorista. Quando começa a se notar dificuldade para mexer no volante, freios sem funcionamento 100% e baixa performance, é hora de fazer uma manutenção preven va para alinhar a suspensão do veículo. Entre outros itens que são verificados em um alinhamento de suspensão, estão os amortecedores, as buchas e as molas do veículo.

14 12 Filtro de ar e de combustível Dois filtros que são de suma importância em um veículo e que precisam ser subs tuídos/troados com frequência são o de ar e o de combus vel. Com o filtro de ar em perfeito funcionamento, ou seja, trocado e limpo, o motor do veículo funciona perfeitamente e apresenta boa performance. O normal é que esse filtro, que tem sua verificação e subs tuição feita de forma rápida, seja trocado de ano em ano, em média. Enquanto isso, o filtro de combus vel é importan ssimo para evitar que haja a passagem e o acúmulo de poeira e sujeira que pode ir do tanque para o motor do carro. Essa constante passagem pode levar à danificação do motor do veículo, causando queda de performance, por isso, é importante fazer a subs tuição a cada 10 mil quilômetros.

15 Sistema de arrefecimento ou refrigeração Esse é um sistema que ajuda a controlar a temperatura dos motores a combustão, então é muito importante para evitar que ele apresente problemas, como a fundição. Assim, durante a manutenção preven va é preciso que seja feita uma limpeza completa nesse sistema, com as peças do radiador e também do reservatório de expansão sendo muito limpas para que a refrigeração ocorra perfeitamente. A média de tempo para a limpeza, e a troca do adi vo (ou óleo ou líquido, como você prefira) do radiador é de 30 mil quilômetros rodados.

16 14 Conclusão Você viu aqui neste E-Book tudo sobre a manutenção preven va de veículos, que é crucial, mas que a maioria das pessoas ainda ignora. Com a prá ca constante de levar seu carro para uma manutenção preven va, você evita que haja o aumento do risco de acidentes, de problemas mais sérios com os itens do seu veículo e que seja preciso pagar multas por problemas que seriam evitados com uma verificação constante. Espero que você tenha apreciado a leitura deste E-Book gratuito e que ele tenha fornecido as informações necessárias para que você obtenha todo o conhecimento necessário sobre a manutenção preven va de veículos. Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto e quer saber mais, então acesse meu site ( h ps:// ) e entre em contato para que eu possa ajudá-lo. Abraço e te espero na próxima.

17

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Segurança, rendimento e preservação do meio ambiente Conservar o seu veículo em boas condições de funcionamento pode dar trabalho, mas é muito importante

Leia mais

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário Ranger Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário 2 Adendo ao Manual do Proprietário Inspeção geral da carroceria Verifique a condição da pintura, pontos com ferrugem,

Leia mais

MANUTENÇÃO PREVENTIVA AUTOMOTIVA. Checklist de peças

MANUTENÇÃO PREVENTIVA AUTOMOTIVA. Checklist de peças MANUTENÇÃO PREVENTIVA AUTOMOTIVA Checklist de peças A manutenção preventiva é uma das partes mais importantes para a conservação de um veículo pois até mesmo os que não estejam rodando regularmente, passam

Leia mais

DALCAR TRICICLOS MANUAL DO PROPRIETÁRIO

DALCAR TRICICLOS MANUAL DO PROPRIETÁRIO 1 MANUAL DO PROPRIETÁRIO Índice: Assistencia Técnica ----------------------------------------------------------------------------------- 01 Suspensão ----------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

GERARDO BASTOS MARACANAÚ, COMPANHEIRO PARA TODAS AS ESTRADAS.

GERARDO BASTOS MARACANAÚ, COMPANHEIRO PARA TODAS AS ESTRADAS. GERARDO BASTOS MARACANAÚ, COMPANHEIRO PARA TODAS AS ESTRADAS. Quem pega a estrada sabe da importância de poder contar com um parceiro de confiança, assim como o Truck Center Gerardo Bastos, em Maracanaú.

Leia mais

A PEUGEOT PARTNER FOI DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O DIA A DIA DO SEU TRABALHO.

A PEUGEOT PARTNER FOI DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O DIA A DIA DO SEU TRABALHO. A PEUGEOT PARTNER FOI DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O DIA A DIA DO SEU TRABALHO. TUDO NELA FOI PROJETADO PARA ISSO: DA CAPACIDADE DE CARGA, QUE É A MAIOR DO SEGMENTO, AO COMPARTIMENTO, QUE PERMITE O MELHOR

Leia mais

Dicas que deixarão seu carro novo até os KM! 10 minutos de leitura que valem a pena!

Dicas que deixarão seu carro novo até os KM! 10 minutos de leitura que valem a pena! Dicas que deixarão seu carro novo até os 200.000 KM! 10 minutos de leitura que valem a pena! Introdução O estado de conservação atual do seu carro é o reflexo dos cuidados contínuos que foram dados à ele

Leia mais

Referência: PROPOSTA PARA MAN SERVICE - CONTRATO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVO

Referência: PROPOSTA PARA MAN SERVICE - CONTRATO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVO São Paulo, xx xx xxxx PCM XXX/XX Concessionário Solicitante (DN/Nome) Responsável Pela Negociação À A/C.: Sr (a) Referência: PROPOSTA PARA MAN SERVICE -

Leia mais

r o d e s e m p r e. r o d e c o m a CONHEÇA A GARANTIA DO SEU VOLVO EDIÇÃO 2004 REVISADA

r o d e s e m p r e. r o d e c o m a CONHEÇA A GARANTIA DO SEU VOLVO EDIÇÃO 2004 REVISADA r o d e s e m p r e. r o d e c o m a EDIÇÃO 2004 REVISADA CONHEÇA A GARANTIA DO SEU VOLVO olá! nessa edição veremos como funciona a sua garantia volvo! Todo produto comercializado no Brasil tem garantia

Leia mais

O GUIA DEFINITIVO SOBRE MANUTENÇÃO DE FROTA

O GUIA DEFINITIVO SOBRE MANUTENÇÃO DE FROTA O GUIA DEFINITIVO SOBRE MANUTENÇÃO DE FROTA SUMÁRIO 3 5 7 10 11 13 14 16 2 INTRODUÇÃO FE? A MANUTENÇÃO DO VEÍCULO É ESSENCIAL PARA A FROTA COMO SABER O MOMENTO CERTO DE REALIZAR A MANUTENÇÃO DE FROTA?

Leia mais

O certo e o errado no uso de pneus nas ruas

O certo e o errado no uso de pneus nas ruas O certo e o errado no uso de pneus nas ruas Basta apenas um pouco de atenção e poucos minutos de observação pelas ruas e logo é possível notar muitas irregularidades no uso dos pneus. As situações são

Leia mais

DDS Cuidados com os pneus. Cuidados com os pneus

DDS Cuidados com os pneus. Cuidados com os pneus Cuidados com os pneus 1 Uma das hipóteses investigadas para o acidente que matou dois militares e deixou outros sete feridos na manhã de hoje, no Sul do Estado, é que o furo de um pneu tenha desgovernado

Leia mais

IN 002/2009 UTILIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS

IN 002/2009 UTILIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS IN 002/2009 UTILIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS Instrução Normativa do Conselho Nacional do Brasil Nº 002/2009, de 24/01/2009.aprovada em Reunião Plenária Ordinária desse Conselho, realizada no dia 24 de janeiro

Leia mais

Disco e Fita Diagrama para Tacógrafo Original Não fique preso ao passado, se procura Qualidade e Preço, hoje somos a sua opção.

Disco e Fita Diagrama para Tacógrafo Original Não fique preso ao passado, se procura Qualidade e Preço, hoje somos a sua opção. Disco e Fita Diagrama para Tacógrafo Original Não fique preso ao passado, se procura Qualidade e Preço, hoje somos a sua opção. Disco e Fita Diagrama para Tacógrafo VDP Mais segurança nas informações,

Leia mais

01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais.

01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais. 01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais. 08 Diferencial dianteiro e reduções finais. 09 Cardans e Cruzetas.

Leia mais

FIREHAWK 900. principais Aplicações. Rodagem de alta performance. Excelente aderência em vários tipos de terrenos, ótima resposta na direção.

FIREHAWK 900. principais Aplicações. Rodagem de alta performance. Excelente aderência em vários tipos de terrenos, ótima resposta na direção. LINHA PASSEIO 2 FIREHAWK 900 Esportividade, design arrojado e alto desempenho fazem do FIREHAWK 900 o principal produto da marca Firestone destinado aos veículos de alta performance. Este produto é uma

Leia mais

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL A Ford Caminhões em constante inovação e visando a melhoria contínua de seus produtos, conseguiu a ampliação no tempo de manutenção para a substituição do óleo

Leia mais

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL A Ford Caminhões em constante inovação e visando a melhoria contínua de seus produtos, conseguiu a ampliação no tempo de manutenção para a substituição do óleo

Leia mais

Disco e Fita Diagrama para Tacógrafo Original

Disco e Fita Diagrama para Tacógrafo Original Disco e Fita Diagrama para Tacógrafo Original Não fique preso ao passado, se procura Qualidade e Preço, hoje somos a sua opção. Disco e Fita Diagrama para Tacógrafo VDP Mais segurança na informação, muito

Leia mais

Lisboa, 15 de Outubro de 2011 Elaborado por: Diogo Nascimento Joana Nascimento

Lisboa, 15 de Outubro de 2011 Elaborado por: Diogo Nascimento Joana Nascimento Lisboa, 15 de Outubro de 2011 Elaborado por: Diogo Nascimento Joana Nascimento Principais grupos/sistemas no veiculo automóvel Motor Sistema de transmissão Sistema de travagem Sistema de suspensão Pneumáticos

Leia mais

2 Verificação de Lâmpadas

2 Verificação de Lâmpadas 1Manutenção dos pneus Observe no manual do proprietário ou na coluna da porta do motorista a pressão recomendada para os pneus e verifique a cada 15 dias se esta pressão está correta. Observe o indicador

Leia mais

Catálogo de Cursos TAL/MECÂNICA SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL

Catálogo de Cursos TAL/MECÂNICA SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL TAL/MECÂNICA SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS 1. TÍTULO ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DE RODAS Preparar profissionais a identificar os ângulos da geometria da direção e

Leia mais

Análise de Fluidos S O S SM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

Análise de Fluidos S O S SM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO Análise de Fluidos S O S SM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO Conheça a História Verdadeira Análise de fluidos S O S 2 A manutenção de suas máquinas e motores Caterpillar é uma de suas principais prioridades. Um

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA E DRIFT CAMPEONATO BRASILEIRO DE DRIFT REGULAMENTO TÉCNICO

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA E DRIFT CAMPEONATO BRASILEIRO DE DRIFT REGULAMENTO TÉCNICO 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA E DRIFT CAMPEONATO BRASILEIRO DE DRIFT REGULAMENTO TÉCNICO - 2013 ARTIGO 1º - VEÍCULO 2 ARTIGO 2º - MANUTENÇÃO 2 ARTIGO 3º - APARÊNCIA

Leia mais

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO CARTILHA DA GESTÃO E ECONOMIA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA 4 3 2 1 UM PRODUTO Introdução Meus parabéns! Você acaba de fazer uma aquisição,

Leia mais

Manual de Instalação. Compressor Delphi

Manual de Instalação. Compressor Delphi Manual de Instalação Compressor Delphi Este manual tem como objetivo fornecer instruções, dicas e orientações sobre a instalação correta dos Compressores Delphi. As informações contidas neste manual, alinhadas

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir as pastilhas de travão dianteiras do travão de disco de Peugeot 407 Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Realize a substituição de pastilhas de travão no conjunto completo para

Leia mais

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL A Ford Caminhões em constante inovação e visando a melhoria contínua de seus produtos, conseguiu a ampliação no tempo de manutenção para a substituição do óleo

Leia mais

INTRODUÇÃO. O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.

INTRODUÇÃO. O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia. INTRODUÇÃO O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia. Trânsito Trânsito Perfeito Trânsito Caótico Quem faz parte do trânsito? Pedestre: O pedestre é a pessoa que circula a pé. Todas as pessoas

Leia mais

Where used: (TKD, TKE, TKF) Owner's Manual (201602) (TKF) - Brazil,

Where used: (TKD, TKE, TKF) Owner's Manual (201602) (TKF) - Brazil, Where used: 2012.0 Ranger P375 Variants: (TKD, TKE, TKF) Owner's Manual (201602) (TKF) - Brazil, 04-03-2016 RESPONSABILIDADES DO PROPRIETÁRIO - BRASIL, VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE: 04-03-2016 Para

Leia mais

Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos.

Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Novos chassis de ônibus Scania com motor dianteiro. SCAN0912-0836_Folheto_25x25cm.indd 1 Conheça os diferenciais que garantem a robustez, o conforto,

Leia mais

Para impedir qualquer tipo de dano, retire sempre os diafragmas antes de limpar as passagens de ar e combustível com ar comprimido.

Para impedir qualquer tipo de dano, retire sempre os diafragmas antes de limpar as passagens de ar e combustível com ar comprimido. SISTEMAS DE CONTROLE 7. DE EMISSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 7-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 7-1 DESCRIÇÃO DOS SISTEMAS 7-2 INSPEÇÃO DOS SISTEMAS 7-5 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO a Para impedir qualquer tipo de dano,

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA PRO DRAG PDRAG 5.5, PDRAG 6.3, PDRAG 7.3 Subdivisões 5.5, 6.3 e 7.3 segundos

REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA PRO DRAG PDRAG 5.5, PDRAG 6.3, PDRAG 7.3 Subdivisões 5.5, 6.3 e 7.3 segundos REGULAMENTO TÉCNICO 2017 17- CATEGORIA PRO DRAG PDRAG 5.5, PDRAG 6.3, PDRAG 7.3 Subdivisões 5.5, 6.3 e 7.3 segundos Este regulamento está organizado conforme o CDI Código Desportivo Internacional e CDA

Leia mais

SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO

SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO Estatísticas sticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro de seu carro, em um sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. SEU CARRO Instale

Leia mais

Manual de Instruções ESCADA MULTIFUNCIONAL TEAM43/TEAM44

Manual de Instruções ESCADA MULTIFUNCIONAL TEAM43/TEAM44 Manual de Instruções ESCADA MULTIFUNCIONAL TEAM43/TEAM44 ATENÇÃO: A fim de evitar acidentes, por favor, leia atentamente às instruções de operação antes de utilizar este produto. Por favor, conserve este

Leia mais

Atenção à troca de pneus

Atenção à troca de pneus Técnica Atenção à troca de pneus m procedimento que a princípio parece não ter muitos segredos, a troca de pneus apresenta importantes detalhes e relação direta com os componentes de suspensão, que muitas

Leia mais

ROCADEIRA INTERTEC 430 / 260 / 260X. Manual do usuário. Importante: Dúvidas quanto ao funcionamento deste equipamento, contate

ROCADEIRA INTERTEC 430 / 260 / 260X. Manual do usuário. Importante: Dúvidas quanto ao funcionamento deste equipamento, contate Importante: Dúvidas quanto ao funcionamento deste equipamento, contate - 51-35794000. ROCADEIRA Importado e distribuído por: Itecê Ind. Com. Equipamentos Agrícolas Ltda. CNPJ 00.174.234/0001-55 www.itece.com.br

Leia mais

SIMPLES E FACIL DE ENTENDER ESSE PROCESSO DE ARREFECIMENTO

SIMPLES E FACIL DE ENTENDER ESSE PROCESSO DE ARREFECIMENTO Acompanhe neste tópico as dicas de manutenção e revisão do sistema de arrefecimento. Manter o motor na temperatura ideal de funcionamento é tarefa que, se não cumprida rigorosamente, pode trazer sérios

Leia mais

GLADIADOR Melhor relação peso/potência da categoria

GLADIADOR Melhor relação peso/potência da categoria GLADIADOR 2300 Melhor relação peso/potência da categoria Catálogo virtual Português Ago/2016 GLADIADOR 2300 O pulverizador autopropelido Gladiador 2300 apresenta grande autonomia de trabalho, possibilitando

Leia mais

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia Manutenção e Segurança Conceitos básicos e tipologia Não existem equipamentos, máquinas, instalações prediais e obras civis que sejam eternas e não necessitem de cuidados Riscos e ameaças são inerentes

Leia mais

Vícios e Manias ao Volante

Vícios e Manias ao Volante Vícios e Manias ao Volante EMBREAGEM Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema

Leia mais

Inspeção das conexões elétricas: A inspeção periódica das conexões elétricas nos terminais do motor, nos contatos dos dispositivos de partida e dos

Inspeção das conexões elétricas: A inspeção periódica das conexões elétricas nos terminais do motor, nos contatos dos dispositivos de partida e dos 30 Também foi verificado as áreas aonde o ambiente é agressivo e seja necessário um grau de proteção maior do motor, pois alguns motivos de queima por umidade é o motor instalado não esteja preparado para

Leia mais

PREFÁCIO. Estamos satisfeitos por tê-lo como proprietário de um veículo da nossa marca.

PREFÁCIO. Estamos satisfeitos por tê-lo como proprietário de um veículo da nossa marca. PREFÁCIO Estamos satisfeitos por tê-lo como proprietário de um veículo da nossa marca. Este é o Guia de Serviço e Garantia de seu veículo. Este Guia é parte integrante do veículo, devendo, portanto, permanecer

Leia mais

Manutenção Básica de Veículos Pesados

Manutenção Básica de Veículos Pesados Manutenção Básica de Veículos Pesados Apresentação Cabe ao condutor profissional saber, além de dirigir bem, identificar alterações no funcionamento do veículo, ouvir sons, sentir vibrações, conhecer o

Leia mais

Scania Oil. Prolongue a vida útil do seu Scania e mantenha o bom desempenho dos seus negócios.

Scania Oil. Prolongue a vida útil do seu Scania e mantenha o bom desempenho dos seus negócios. Scania Oil. Prolongue a vida útil do seu Scania e mantenha o bom desempenho dos seus negócios. DESENVOLVIDOS ESPECIALMENTE PARA O SEU SCANIA. O óleo lubrificante é um dos principais e mais importantes

Leia mais

Relatório de serviço Sr. Fix

Relatório de serviço Sr. Fix Relatório de serviço Sr. Fix Sr. Fix www.facebook.com/senhorfix contato@idefix.com.br (21) 2709-0035 1/12 Identificação Geral da Bicicleta e Serviço Solicitado: Proprietário: Bike: Data do Serviço: Fulano

Leia mais

Manual de Instruções VIVEIRO 160x91x114 cm

Manual de Instruções VIVEIRO 160x91x114 cm Manual de Instruções VIVEIRO 160x91x114 cm As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas e podem variar de acordo com o seu modelo INTRODUÇÃO Obrigado por comprar um produto TANDER. Com um

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2015 REGULAMENTO TÉCNICO L200 TRITON ER

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2015 REGULAMENTO TÉCNICO L200 TRITON ER 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2015 REGULAMENTO TÉCNICO L200 TRITON ER ARTIGO 1º - DEFINIÇÃO... 2 ARTIGO 2º - REGULAMENTAÇÕES... 2 ARTIGO 3º - PAINEL,

Leia mais

* Verifique os termos e condições da Campanha Serviço Inverno

* Verifique os termos e condições da Campanha Serviço Inverno * Verifique os termos e condições da Campanha Serviço Inverno * Termos e condições - Campanha de Serviço de Inverno Yamaha 1. Campanha de Serviço de Inverno Consiste na prestação de um serviço de manutenção

Leia mais

FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Modelo... Van/Furgão Motor... Ford Duratorq 2.4 L TDCI Número de cilindros... 4 Potência (cv/rpm)... 115,6 (85 kw)/ 3.500 Torque (kgfm/rpm)... 31,63 (310 Nm)/

Leia mais

TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS

TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS O PNEU SEGURO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O VEÍCULO E O SOLO COMO SURGIU O PNEU RODAS COM BORRACHA - MACIÇO RODA DE BICICLETA COM CÂMARA RODAS MAIORES COM CÂMARA E PNEU EVOLUÇÃO

Leia mais

Super DICAS DO MECÂNICO

Super DICAS DO MECÂNICO Super DICAS DO MECÂNICO Dicas Oficina Brasil A hora de balancear e alinhar 1. O primeiro sinal de que é preciso fazer um balanceamento das rodas é o aparecimento de trepidações no volante. Além disso,

Leia mais

Acidentes de. Trânsito

Acidentes de. Trânsito Acidentes de Trânsito Evitar o aumento de acidentes que ocorrem diariamente é possível e temos consciência disto, só que o grande problema é que só começamos a dar importância a nossa e na segurança dos

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUACEMA

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUACEMA COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DOS CARGOS EFETIVOS QUE COMPÕEM O QUADRO GERAL DE SERVIDORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE ARAGUACEMA/TO

Leia mais

Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r

Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r Alinhamento Laser Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a s @ a u t e n t i c. c o m. b r Índice 1- Preparando para alinhar 1.1- Iniciando o Alinhamento 1.2- Deformação 2- Cambagem

Leia mais

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE REVISÃO

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE REVISÃO MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE REVISÃO EM QUE MOMENTO DEVE SER EFECTUADA UMA REVISÃO? O conteúdo e a frequência das revisões dependem do tipo de veículo que utiliza, da sua motorização,

Leia mais

Desde 2003, uma história de sucesso e conquistas.

Desde 2003, uma história de sucesso e conquistas. Desde 2003, uma história de sucesso e conquistas. A Suporte Distribuidora atua no mercado atacado de reposição de peças automotivas desde o ano de 2003, quando iniciou suas operações em um pequeno imóv

Leia mais

Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação.

Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação. Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA:

MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA: MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA: TMG2T TMG4T TMG6T TMG8T TMG10T TMG12T TMG20T TMG32T TMG50T www.tanderequipamentos.com.br assistencia@tanderequipamentos.com.br MACACO HIDRÁULICO INSTRUÇÕES

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2018 REGULAMENTO TÉCNICO L200 TRITON SPORT RS ARTIGO 1º - DEFINIÇÃO... 2 ARTIGO 2º - REGULAMENTAÇÕES... 2 ARTIGO 3º - PAINEL,

Leia mais

PLANO DE MA NU TEN ÇÃO

PLANO DE MA NU TEN ÇÃO PLANO DE MA NU TEN ÇÃO A incl. lubrificação do chas sis execução roteiro + pro ce di men tos 1) Principais Ob je ti vos: => Avaliação quinzenal (aproxim.) do estado mecânico do veículo => Correções e ajustes

Leia mais

Manual de Utilização E Certificado de Garantia

Manual de Utilização E Certificado de Garantia Manual de Utilização E Certificado de Garantia TE12, TE36, TE51, TE200, TE400, TE500 TE600, TE 800, TE 1000 Leia atentamente todas as informações contidas neste manual a fim de ter um melhor aproveitamento

Leia mais

Metalclean. Standard METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES

Metalclean. Standard METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES 1 passo Abra o capô do veículo, localize o radiador, o bloco do motor e o vaso expansor (depósito de água). Metalclean

Leia mais

(Equipamento reformado com aproximadamente h)

(Equipamento reformado com aproximadamente h) KOMATSU WA500-6 VERSÃO HIGH LIFT A Komatsu WA500-6 HIGH LIFT é a solução para quem exige flexibilidade e grande capacidade, quando se trata de manipulação de madeira em serrarias, fábricas de papel e terminais

Leia mais

21. DIAGNOSE DE DEFEITOS

21. DIAGNOSE DE DEFEITOS XR250 21. DIAGNOSE DE DEFEITOS O MOTOR NÃO DÁ PARTIDA OU A PARTIDA É DIFÍCIL 21-1 FALTA DE POTÊNCIA DO MOTOR 21-2 BAIXO DESEMPENHO EM BAIXAS ROTAÇÕES OU MARCHA LENTA 21-3 BAIXO DESEMPENHO EM ALTAS ROTAÇÕES

Leia mais

Convecção natural. É o termo usado quando o movimento do fluido se dá devido às diferenças de densidade em um campo gravitacional.

Convecção natural. É o termo usado quando o movimento do fluido se dá devido às diferenças de densidade em um campo gravitacional. CAPÍTULO 6 - SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INTRODUÇÃO O Sistema de Refrigeração tem por objetivo impedir que os elementos mecânicos do motor atinjam uma temperatura muito elevada ao contato com os gases da combustão.

Leia mais

HTC - SERVIÇOS TÉCNICOS E PERÍCIAS AUTOMOTIVAS LTDA

HTC - SERVIÇOS TÉCNICOS E PERÍCIAS AUTOMOTIVAS LTDA HTC - SERVIÇOS TÉCNICOS E PERÍCIAS AUTOMOTIVAS LTDA HTC - SERVIÇOS TÉCNICOS E PERÍCIAS AUTOMOTIVAS LTDA Empresa criada em 2007, especializada em laudos de causas de danos mecânicos e nexos causais de sinistros

Leia mais

cuidados ao levar o carro para oficina

cuidados ao levar o carro para oficina 10 cuidados ao levar o carro para oficina introdução Quando o assunto é o cina mecânica, bate aquela descon ança: será que vão tentar me passar a perna? A ideia de que quase todos os mecânicos são desonestos

Leia mais

PARTNER CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MOTOR. Cilindrada ( l ) Alimentação TRANSMISSÃO. Tração. Dianteira DIREÇÃO. Direção. Hidráulica SUSPENSÃO.

PARTNER CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MOTOR. Cilindrada ( l ) Alimentação TRANSMISSÃO. Tração. Dianteira DIREÇÃO. Direção. Hidráulica SUSPENSÃO. PARTNER CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MOTOR Número de cilindros Número de válvulas / cilindro Cilindrada ( l ) Potência máxima cv (DIN) / rpm Torque máximo kgf.m (DIN) / rpm Alimentação 6 16 1587 Álcool: 113

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MISTUBISHI CUP 2017

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MISTUBISHI CUP 2017 1 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MISTUBISHI CUP 2017 REGULAMENTO TÉCNICO L200 TRITON SPORT RS ARTIGO 1 DEFINIÇÃO 1.1 - Categoria

Leia mais

conheça O SISTEMA DE FREIOS

conheça O SISTEMA DE FREIOS r o d e s e m p r e. r o d e c o m a v o l v o. conheça O SISTEMA DE FREIOS DO VOLVO VM olá! nessa edição vamos estudar a fundo a questão do freio a disco nos novos volvo vm. EDIÇÃO 2003 REVISADA 18 Você

Leia mais

Estrutura básica de aviões: Elementos estruturais do avião; Asas; Fuselagem; Empenagem.

Estrutura básica de aviões: Elementos estruturais do avião; Asas; Fuselagem; Empenagem. Detalhes da Disciplina Código AER2010 Nome da Disciplina CONHECIMENTOS TÉCNICOS I Carga Horária 60 Créditos 4 Ementa Objetivos Gerais Principais componentes mecânicos, estruturais e manutenção de aeronaves.

Leia mais

Fotografia: Perfil flanco direito e frontal lado embarque/desembarque

Fotografia: Perfil flanco direito e frontal lado embarque/desembarque Inserir Brasão SISTEMA TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS CARACTERÍSTICA DO SISTEMA Inserir Logo CADERNO DA FROTA Tomadora dos Serviços: S/A LTDA Projeto: FORM.: 34/2 1. Documentação do Cadastro da Frota

Leia mais

GESTÃO EFICIENTE DE FROTAS

GESTÃO EFICIENTE DE FROTAS GESTÃO EFICIENTE DE FROTAS Veículos Pesados O Custo do Transporte no Brasil O PESO DOS CUSTOS NO NEGÓCIO Depreciação Salários Seguros Diárias Combustível Pneus Manutenção Lavagem Lubrificantes Custos fixos

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO ELÉTRICO 05 v.04 ESPECIFICAÇÕES ACOMPANHA O PRODUTO Motor: Potência: Velocidade máxima: Autonomia: Tempo de recarga: Bateria: Carregador: Transmissão: Tração: Carga máxima: Altura

Leia mais

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012 1 Quais são os fundamentos da prevenção de acidentes: a) Conhecimento, previsão, atenção, decisão, habilidade. b) Atenção, conhecimento, decisão, habilidade, previsão. c) Habilidade, conhecimento, atenção,

Leia mais

UM ESPORTIVO PARA TODOS OS DIAS.

UM ESPORTIVO PARA TODOS OS DIAS. UM ESPORTIVO PARA TODOS OS DIAS. O SWIFT SPORT É UM ESPORTIVO COMPACTO COM A COMBINAÇÃO PERFEITA ENTRE ESPORTIVIDADE E CONFORTO PARA O DIA A DIA, VOCÊ NÃO PRECISA SER PILOTO PARA CURTIR O CARRO. O modelo

Leia mais

BMW Comunicação Corporativa

BMW Comunicação Corporativa Press release Janeiro de 2019 do Brasil informa clientes sobre recall de modelos das Séries 3, 5, 6, 7, Z4, X3 e X5 Os veículos leves, que envolvem os modelos das Séries 3, 5, 6, 7 e os roadsters Z4 envolvidos

Leia mais

PROVA 2 Direção Defensiva

PROVA 2 Direção Defensiva PROVA 2 Direção Defensiva 01 São deveres do motorista defensivo, exceto: a) Usar sempre o cinto de segurança. b) Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento. c) Ser capaz de raciocinar com

Leia mais

TURF CARE CATÁLOGO DE PEÇAS MODELOS / ZTH6125KAA / ZTH5221KAA / ZTH5223KAA. Manual No REV.

TURF CARE CATÁLOGO DE PEÇAS MODELOS / ZTH6125KAA / ZTH5221KAA / ZTH5223KAA. Manual No REV. TURF CARE CATÁLOGO DE PEÇAS MODELOS 968999159 / 5221 968999160 / 5223 968999186 / 6125 Manual No. 539107973 REV. IR (10/10/02) 1 Introdução Este catálogo de peças de reposição visa suprir as necessidades

Leia mais

B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm)

B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm) VOLVO B310r 4x2 rodoviário Computador de bordo com diagnóstico de falhas Arquitetura BEA2 (Bus Electrical Architecture) Motor eletrônico Volvo D11C Suspensão com controle eletrônico Sistema Volvo de freios

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO

REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO 7.2 2018 1 - HOMOLOGAÇÃO: a) O veículo competidor deve ser identificado com números, em cor contrastante ao fundo em que for aplicado, em ambas as laterais e nos vidros dianteiro

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 115619 Um tubo cujo diâmetro externo mede 50 mm é mantido a 200 ºC. Recobrindo o tubo, existe um revestimento cuja espessura vale 75 mm. A temperatura do exterior do tubo é a mesma do ar circundante.

Leia mais

Rastreamento e Gestão de Frotas. nuvvel.com.br

Rastreamento e Gestão de Frotas. nuvvel.com.br Rastreamento e Gestão de Frotas Nuvvel foi criada pensando em solucionar as ineficiências das frotas de veículos. Com nosso sistema é possível obter informações tratadas em tempo real do que acontece com

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X150F4012

CATÁLOGO DE PEÇAS X150F4012 CHASSI COMPONENTES DO CHASSI 07 SUPORTE DA CARENAGEM FRONTAL NEUTRO C306NN 255,06 g CHASSI NEUTRO C0NN 14000 g 03 SUPORTE DO MOTOR NEUTRO C169NN 1294,22 g 04 COXIM DO SUPORTE DO MOTOR NEUTRO M138NN 13,14

Leia mais

A vida é uma corrida. Aerox R

A vida é uma corrida. Aerox R A vida é uma corrida Esperou muito tempo por este momento. Agora, está na altura de ter a sua primeira scooter. E irá disfrutar muito mais na mais recente da Yamaha. Este modelo de estilo Supersport, com

Leia mais

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Capanema. Preço Unit (R$) Código AMORTECEDOR DIANTEIRO VEICULO PEQUENO PORTE

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Capanema. Preço Unit (R$) Código AMORTECEDOR DIANTEIRO VEICULO PEQUENO PORTE Pará Pag.: 1 044926 AMORTECEDOR DIANTEIRO VEICULO PEQUENO 4 044929 AMORTECEDOR TRASEIRO VEICULO PEQUENO 4 044932 COXIN VEICULO PEQUENO 044934 MOLA VEICULO PEQUENO 044937 CUBO DIANTEIRO VEICULO PEQUENO

Leia mais

Monumento Dicas VIAGEM SEGURA E TRANQUILA

Monumento Dicas VIAGEM SEGURA E TRANQUILA Monumento Dicas VIAGEM SEGURA E TRANQUILA /Sumário Viajar... 03 Fique ligado... 05 #Fica a Dica... 12 Viajando de moto... 13 Palavras Finais... 18 Monumento Shopping Car & Motos... 19 Referências... 20

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Prensa Sublimação para 3 Canetas NPSC110 NPSC220. Códigos:

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Prensa Sublimação para 3 Canetas NPSC110 NPSC220. Códigos: MANUAL DE INSTRUÇÕES Prensa Sublimação para 3 Canetas NPSC110 NPSC220 Códigos: 102027285 102027286 INSTRUÇÕES DA PRENSA TÉRMICA A prensa térmica está equipada com volante manual, exibição digital e um

Leia mais

O todo-o-terreno na cidade

O todo-o-terreno na cidade O todo-o-terreno na cidade Quer em corridas todo-o-terreno, quer na estrada, a tem todo o potencial necessário apresentando-se como uma moto de 125 cc com um design agressivo ao estilo do todo-o-terreno,

Leia mais

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA -

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - - CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). DEFINIÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Cortador de tecido 110 ou 220V Modelo: TMCT46 ATENÇÃO: A fim de evitar acidentes, por favor, leia atentamente às instruções de operação antes de utilizar este produto. Por favor, conserve

Leia mais

Pocedimento de Manutenção da Suspensão do Uno Mille

Pocedimento de Manutenção da Suspensão do Uno Mille Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica - DAMM Curso Técnico de Manutenção Automotiva - Módulo III Aluno: Dener Silveira Rodrigues Professores: Marcelo Vandresen,

Leia mais

Manual de. Utilização BG PRO

Manual de. Utilização BG PRO Manual de Utilização BG PRO 1 Informações Técnicas DIMENSÕES (CM) - COMPRIMENTO X LARGURA X ALTURA: 180 X 80 X 100 MOTOR COM POTÊNCIA DE 1.500 WATTS BATERIA DE 60 VOLTS E 20 AMPERES - 2 UNIDADES BATERIA

Leia mais

21. DIAGNOSE DE DEFEITOS

21. DIAGNOSE DE DEFEITOS NX-4 FALCON 21. DIAGNOSE DE DEFEITOS O MOTOR NÃO DÁ PARTIDA OU 21-1 A PARTIDA É DIFÍCIL FALTA DE POTÊNCIA DO MOTOR 21-2 BAIXO DESEMPENHO EM BAIXAS 21-3 ROTAÇÕES OU MARCHA LENTA BAIXO DESEMPENHO EM 21-4

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES CADEIRA DE MASSAGEM PORTÁTIL DOBRÁVEL ATENÇÃO: A fim de evitar acidentes, por favor, leia atentamente às instruções de operação antes de utilizar este produto. Por favor, conserve

Leia mais

ALERTA DE SMS Nº: UO-BC 45/2017

ALERTA DE SMS Nº: UO-BC 45/2017 ALERTA DE SMS Nº: UO-BC 45/2017 PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM TERMINAL DE BATERIA DA BOMBA DE INCÊNDIO Durante teste da partida de uma das bombas de incêndio, houve sobreaquecimento em um dos terminais de uma

Leia mais

ITHT 2220 Psicrômetro

ITHT 2220 Psicrômetro ITHT 2220 Psicrômetro Manual do Usuário Rua Fernandes Vieira, 156 Belenzinho - São Paulo/S.P CEP: 03059-023 Tel: (55 11) 3488-0200 Fax:(55 11) 3488-0208 vendas@instrutemp.com.br www.instrutemp.com.br 7.

Leia mais

SIMULADO TEÓRICO. Vamos ver se você está pronto(a)!

SIMULADO TEÓRICO. Vamos ver se você está pronto(a)! SIMULADO TEÓRICO Vamos ver se você está pronto(a)! 1) A velocidade máxima onde não houver sinalização regulamentadora em vias de trânsito rápido será de: a) 80km/h b) 110 km/h c) 90 km/h d) 60km/h 2) Segundo

Leia mais