DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO"

Transcrição

1 CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO CARTILHA DA GESTÃO E ECONOMIA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA UM PRODUTO

2 Introdução Meus parabéns! Você acaba de fazer uma aquisição, que eu acredito poderá te ajudar muito na condução da sua transportadora. As cartilhas de redução de custos com combustíveis são ferramentas cruciais para quem quer gerenciar um negócio da maneira certa, trazendo economias. Aproveite para ler e reler este material, e não esqueça de colocar em prática tudo o que será apresentado. E se você tiver dúvidas por favor não deixe de me procurar, ok? Um forte abraço! Ed Trevisan ed@fretecomlucro.com

3 O Veículo Econômico Principais Fatores para Conservação e Uso dos Veículos com Máxima Eficácia Quando procuramos informações a respeito de consumo de combustível, frequentemente nos deparamos com comparações entre marcas e modelos de veículos. É preciso então deixar claro que o objetivo desta cartilha é diferente. Pretendemos aqui trazer a você informações sobre como conservar e utilizar os veículos que você possui, independente de marca ou modelo, para obter o máximo rendimento e economia. Por motivos de classificação, e para facilitar o entendimento dos conceitos, vamos dar dicas agrupadas da seguinte maneira: RESISTÊNCIA DO AR PNEUS MANUTENÇÃO

4 Resistência do Ar Introdução É responsável por cerca de 40 % do consumo de combustível e pode ser entendida, de forma simplificada, como o produto de dois fatores: velocidade do veículo e coeficiente aerodinâmico. Sabendo disso, as montadoras têm convergido para elaboração de projetos visando melhorar a aerodinâmica dos seus veículos. No que diz respeito à condução em si, um fator muito importante e que o motorista pode (e deve) controlar é a velocidade. Na Cartilha da Direção Extra Econômica falamos mais sobre as ações que o motorista deve tomar na condução de seu veículo para poupar cada gota de diesel. Aqui vamos olhar especialmente para o veículo e o que pode ser feito para que ele opere nas melhores condições e consigamos reduzir assim os efeitos da força de resistência aerodinâmica.

5 Resistência do Ar Defletores As montadoras fazem testes em túneis de vento visando melhorar ao máximo as superfícies frontais e otimizar as curvas e componentes externos de seus veículos. Esse esforço justifica-se pois esses fatores influenciam no coeficiente de arrasto. Veja a fórmula para a resistência do ar para velocidades abaixo de 86 km/h: Fr = Força de Resistência / K = Coeficiente de Arrasto / V = Velocidade Fr = K.V Desta equação podemos entender que a força que atua contra o movimento do veículo (Fr) é o produto do coeficiente de arrasto (K) com a velocidade (V). Os defletores de ar atuam para diminuir o valor do coeficiente de arrasto, e devem ser montados com as medidas e ângulos de inclinação corretos, já que um pequeno erro de ajuste de 20mm pode aumentar o consumo de combustível. Entenda a montagem e regulagem de defletores em seus veículos como um investimento, e não um gasto, pois a economia de combustível gerada pode chegar a 8% segundo testes realizados pela Volvo.

6 Resistência do Ar Outros Alinhamento da Composição (cavalo-carreta) : Periodicamente é importante verificar a geometria do conjunto, pois o arraste excessivo leva a um aumento de consumo desnecessário já que isso afeta o desempenho aerodinâmico do veículo pois aumenta a sua área frontal, que sofre força contrária ao movimento. Calotas e saias laterais: As correntes de ar laterais também influenciam no consumo e para isso o uso de calotas nas rodas dianteiras e traseiras e de saias laterais no cavalo mecânico levam a um consumo menor de combustível. Estudos na Europa têm indicado a eficácia dos defletores de ar na economia de combustível, portanto você deve considerar esse investimento para sua frota, já que o retorno é garantido. Procure as informações corretas de ajuste com o fabricante do veículo, esse ajuste é simples e rápido e pode fazer um bem enorme para seu bolso.

7 Pneus A escolha dos PNEUS é um fator determinante para o gerenciamento dos seus custos variáveis, pois a sua durabilidade em si é questão crucial, já que esse insumo é responsável por cerca de 8% do total destes custos. Mas além disso, escolher o tipo de pneu correto para a sua operação, levando em conta o tipo de veículo, eixo e terreno, pode representar uma economia de até 14% no seu consumo de combustível! O atrito dos pneus com o solo é responsável por uma força contrária ao movimento que chamamos de resistência ao rolamento. A resistência ao rolamento é maior que a resistência do ar para velocidades até 80 km/h, e os fatores principais que interferem em sua dimensão são o peso transportado, tipo de estrada e tipo de pneu utilizado. Vamos falar de algumas ações que você pode tomar em relação ao gerenciamento de pneus, para economizar combustível.

8 Escolha do tipo de Pneu A primeira coisa que se deve observar na hora da escolha dos pneus é o tamanho. Deve-se utilizar o tamanho recomendado pelo fabricante do caminhão, informado no manual do proprietário. Utilizar pneus ou rodas diferentes altera a harmonia do caminhão, que passa a gastar equipamentos e pneus de forma errada e desigual. O tipo de aplicação é determinante na escolha do modelo de banda de rolagem mais adequado ao transporte de cargas. A banda é parte do pneu que fica em contato direto com o solo, com desenhos específicos para cada tipo de uso. Dependendo do tipo de estrada, velocidade média e função do veículo, um modelo de banda é mais adequado. A correta distribuição dos pneus com o objetivo de manter o equilíbrio do caminhão também é importante, além de sempre levar em consideração o peso que o caminhão irá carregar e também como são as estradas pelas quais você irá passar com o seu veículo.

9 Ações para Economia de Diesel Verificação de avarias: Visual e com martelinho diariamente. Verificação de calibragem: Semanalmente. Verifique especificações técnicas para a pressão correta conforme o peso da carga transportada. Escolha da banda de rodagem: consulte os fabricantes e parceiros para escolher o melhor tipo para sua operação. Geometria a intervalos de 20 a 40 mil km. Rodízio de Pneus (consulte fabricante e recapadora de confiança) Não limpe-os com produtos derivados de petróleo (ressecamento) Verifique a especificação adequada para cada eixo e não use pneus de diferentes especificações num mesmo eixo. Evitar freadas bruscas e saídas em alta rotação. Em descidas use freios auxiliares. Não rode com o pneu no limite de desgaste (abaixo do ponto TWI).

10 Manutenção de Frota Antes mesmo de falarmos sobre a importância da MANUTENÇÃO DE FROTA para a redução do consumo de combustível é importante frisar que a sua empresa deve contar com um planejamento de substituição da frota. Como já falamos, as montadoras investem muito pesado em tecnologia para entregar veículos mais modernos e econômicos, pois sabem que essa questão é fundamental para sua estratégia de vendas e participação de mercado. Então você deve se esforçar sempre para renovar sua frota, pois com isso vai garantir economia de diesel, satisfação dos motoristas e uma maior percepção de valor de seus serviços pelo seus clientes. Alguns estudos sugerem que o veículo com mais de 4 anos de uso já passa a ter custos de manutenção, depreciação e ociosidade por quebras, altos o suficiente para justificar uma troca. Tendo isso em mente, vamos tratar agora de falar sobre as ações que você deve tomar para garantir que seus veículos estejam em condições de operar com o máximo desempenho e disponibilidade.

11 Condução Extra Econômica Check List de Inspeção da Frota: Normalmente realizado pelo responsável pela manutenção/mecânico a cada saída ou chegada de viagem. Procedimento fundamental para identificar avarias que necessitem de manutenção corretiva, além de alimentar o programa de manutenção preventiva e preditiva. Diário de Bordo: O motorista deve ser orientado a preencher seu diário de bordo para seu controle de jornada e pode também relatar ocorrências e avarias que vão permitir melhor controle de manutenção. Programa ou Plano de Manutenção da Frota: Para garantir a máxima disponibilidade de frota, com o menor custo operacional, é fundamental que um programa de manutenção seja implantado e seguido. Isso garante também economia de combustível, diminuição de gastos com manutenções corretivas e maior valor de revenda dos veículos. Para economia de combustível é fundamental que o programa contemple revisões dos sistemas de alimentação de combustível, de ar, arrefecimento, regulagem de válvulas, escapamento e freios. Óleo de motor: A escolha correta é fundamental para redução de atritos internos do motor, caixa e diferencial, o que leva a economia de diesel.

12 Condução Extra Econômica Diferencial Equalizado: Para novos equipamentos ou mudança de aplicações do veículo o diferencial deve ser equalizado com sua velocidade e rotas. Potência do Motor: Deve ser equilibrada para sua operação. Nos EUA e Europa os veículos com mais potência apresentam desempenho melhor no consumo e velocidade média. KPI s : Cada empresa deve escolher os indicadores que irá analisar para garantir uma manutenção de frota equilibrada. Indicamos que se controlem os gastos com manutenção (excluindo funilaria, pintura e acidentes), os custos por marca, por aplicação e a quantidade de itens apontados e solucionados em check list. Tudo isso para possibilitar leituras e facilitar decisões futuras de compras e escolhas de prestadores de serviços.

13 Conclusão Fechamos esta cartilha! Espero que você tenha compreendido todas as variáveis que envolvem a redução de custos com combustível, quando o assunto é o veículo em si. Nas próximas cartilhas você ficará por dentro de tudo o envolve o consumo, e agindo firme em cada uma delas, pode ter certeza de que a economia no bolso irá aparecer. E se você tiver dúvidas por favor não deixe de me procurar, ok? Um forte abraço! Ed Trevisan ed@fretecomlucro.com

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO CARTILHA DA GESTÃO E ECONOMIA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA 4 3 2 1 UM PRODUTO Introdução Meus parabéns! Você acaba de fazer uma aquisição,

Leia mais

Informações gerais sobre consumo de combustível

Informações gerais sobre consumo de combustível Resumo Resumo Este documento resume e explica os fatores que afetam o consumo de combustível de um veículo. Existem diversos fatores que influenciam no consumo de combustível dos veículos: Pneus Condução

Leia mais

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Segurança, rendimento e preservação do meio ambiente Conservar o seu veículo em boas condições de funcionamento pode dar trabalho, mas é muito importante

Leia mais

EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES. Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI

EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES. Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI Trator Agrícola Converte potência do motor em trabalho útil para execução de operações agrícolas Trator Agrícola A capacidade

Leia mais

[ E-BOOK] CONDUÇÃO ECONÔMICA Você sabe quais são os gastos que uma má condução pode trazer para sua frota?

[ E-BOOK] CONDUÇÃO ECONÔMICA Você sabe quais são os gastos que uma má condução pode trazer para sua frota? [ E-BOOK] CONDUÇÃO ECONÔMICA Você sabe quais são os gastos que uma má condução pode trazer para sua frota? Introdução Os gastos de sua frota estão diretamente relacionados a forma com o que os condutores

Leia mais

SISTEMAS DE TRANSPORTES TT046

SISTEMAS DE TRANSPORTES TT046 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES SISTEMAS DE TRANSPORTES TT046 Prof. Diego Fernandes Neris diego.neris@ufpr.br UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES Mecânica

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS

TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS O PNEU SEGURO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O VEÍCULO E O SOLO COMO SURGIU O PNEU RODAS COM BORRACHA - MACIÇO RODA DE BICICLETA COM CÂMARA RODAS MAIORES COM CÂMARA E PNEU EVOLUÇÃO

Leia mais

conheça O SISTEMA DE FREIOS

conheça O SISTEMA DE FREIOS r o d e s e m p r e. r o d e c o m a v o l v o. conheça O SISTEMA DE FREIOS DO VOLVO VM olá! nessa edição vamos estudar a fundo a questão do freio a disco nos novos volvo vm. EDIÇÃO 2003 REVISADA 18 Você

Leia mais

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média Lista 1 de Motores de Combustão Interna 1. Para alguns motores Diesel é adequada a representação do ciclo motor segundo um ciclo dual, no qual parte do processo de combustão ocorre a volume constante e

Leia mais

Fotografia: Perfil flanco direito e frontal lado embarque/desembarque

Fotografia: Perfil flanco direito e frontal lado embarque/desembarque Inserir Brasão SISTEMA TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS CARACTERÍSTICA DO SISTEMA Inserir Logo CADERNO DA FROTA Tomadora dos Serviços: S/A LTDA Projeto: FORM.: 34/2 1. Documentação do Cadastro da Frota

Leia mais

FIREHAWK 900. principais Aplicações. Rodagem de alta performance. Excelente aderência em vários tipos de terrenos, ótima resposta na direção.

FIREHAWK 900. principais Aplicações. Rodagem de alta performance. Excelente aderência em vários tipos de terrenos, ótima resposta na direção. LINHA PASSEIO 2 FIREHAWK 900 Esportividade, design arrojado e alto desempenho fazem do FIREHAWK 900 o principal produto da marca Firestone destinado aos veículos de alta performance. Este produto é uma

Leia mais

O GUIA DEFINITIVO SOBRE MANUTENÇÃO DE FROTA

O GUIA DEFINITIVO SOBRE MANUTENÇÃO DE FROTA O GUIA DEFINITIVO SOBRE MANUTENÇÃO DE FROTA SUMÁRIO 3 5 7 10 11 13 14 16 2 INTRODUÇÃO FE? A MANUTENÇÃO DO VEÍCULO É ESSENCIAL PARA A FROTA COMO SABER O MOMENTO CERTO DE REALIZAR A MANUTENÇÃO DE FROTA?

Leia mais

Introdução à Engenharia da Motocicleta

Introdução à Engenharia da Motocicleta Depto de Engenharia Mecânica da UFPE Introdução à Engenharia da Motocicleta Fábio Magnani e Ramiro Willmersdorf 2010 Parte 2: Ciclística Aula 01 Programa Movimento em linha reta; Movimento em curva; Equilíbrio

Leia mais

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade

Leia mais

Custo total das empilhadeiras

Custo total das empilhadeiras Custo total das empilhadeiras Se você vai adquirir empilhadeiras, não se iluda com o valor da aquisição, calcule o custo total de propriedade N os tempos de forte aperto financeiro, as empresas estão retomando

Leia mais

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 1/2014 Prefeitura Municipal de Bom Despacho OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS 1)- Marque a opção CORRETA que constitui infração gravíssima. A) Dirigir sem atenção ou sem os

Leia mais

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário Ranger Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário 2 Adendo ao Manual do Proprietário Inspeção geral da carroceria Verifique a condição da pintura, pontos com ferrugem,

Leia mais

PRINCIPAIS RESULTADOS SONDAGEM CNT

PRINCIPAIS RESULTADOS SONDAGEM CNT PRINCIPAIS RESULTADOS SONDAGEM CNT DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS CN T QUER IMPLANTAR PROGRAMA NACIONAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Confederação

Leia mais

O certo e o errado no uso de pneus nas ruas

O certo e o errado no uso de pneus nas ruas O certo e o errado no uso de pneus nas ruas Basta apenas um pouco de atenção e poucos minutos de observação pelas ruas e logo é possível notar muitas irregularidades no uso dos pneus. As situações são

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento ÍTEM QTD DESCRIÇÃO DO PRODUTO MODELO MARCA 01 4 PNEU NOVO PARA VEÍCULO UNO MILLE 175/70 R13 ECONOMY Pneu desenvolvido para carro de passeio, composto de borracha resistente, dimensão 175/70, aro 13, largura

Leia mais

ENSAIOS DE TRATORES. Leonardo de Almeida Monteiro FCA - UNESP/Botucatu

ENSAIOS DE TRATORES. Leonardo de Almeida Monteiro FCA - UNESP/Botucatu ENSAIOS DE TRATORES Leonardo de Almeida Monteiro FCA - UNESP/Botucatu aiveca@fca.unesp.br OBJETIVOS Avaliar o desempenho de tratores agrícolas. Gerar informações para dimensionar e racionalizar o uso de

Leia mais

r o d e s e m p r e. r o d e c o m a CONHEÇA A GARANTIA DO SEU VOLVO EDIÇÃO 2004 REVISADA

r o d e s e m p r e. r o d e c o m a CONHEÇA A GARANTIA DO SEU VOLVO EDIÇÃO 2004 REVISADA r o d e s e m p r e. r o d e c o m a EDIÇÃO 2004 REVISADA CONHEÇA A GARANTIA DO SEU VOLVO olá! nessa edição veremos como funciona a sua garantia volvo! Todo produto comercializado no Brasil tem garantia

Leia mais

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 56 9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 9.1. Direção mecânica Há tipos diferentes de mecanismos de direção mecânica. O mais comum é o tipo pinhão e cremalheira. O conjunto de engrenagens de pinhão e cremalheira realiza

Leia mais

MANUAL DE D MANU ANOS AL DE D VERSÃO 1.4 MAIO 2018

MANUAL DE D MANU ANOS AL DE D VERSÃO 1.4 MAIO 2018 MANUAL DE DANOS VERSÃO 1.4 MAIO 2018 DANOS EM PNEUS TODOS OS DANOS OU DEFORMAÇÕES IDENTIFICADOS EM UM PNEU DEVEM SER CONSIDERADOS, VISANDO APURAR A CAUSA E A POSSIBILIDADE DE REPAR OU RETIRADA DO DE RODAGEM.

Leia mais

GERARDO BASTOS MARACANAÚ, COMPANHEIRO PARA TODAS AS ESTRADAS.

GERARDO BASTOS MARACANAÚ, COMPANHEIRO PARA TODAS AS ESTRADAS. GERARDO BASTOS MARACANAÚ, COMPANHEIRO PARA TODAS AS ESTRADAS. Quem pega a estrada sabe da importância de poder contar com um parceiro de confiança, assim como o Truck Center Gerardo Bastos, em Maracanaú.

Leia mais

Após uma analise mais apurada da geometria das rodas e pneus, devemos verificar se há centralização correta das rodas nos cubos.

Após uma analise mais apurada da geometria das rodas e pneus, devemos verificar se há centralização correta das rodas nos cubos. Em virtude de nosso trabalho de revenda de pneus, e consequentemente a obrigaçao em sempre analisar e corrigir eventuais problemas relacionados ao sistema de direçao, um problema recorrente relatado por

Leia mais

TÉCNICO/A DE MECATRÓNICA AUTOMOVEL

TÉCNICO/A DE MECATRÓNICA AUTOMOVEL TÉCNICO/A DE MECATRÓNICA AUTOMOVEL QUADRO RESUMO FORMAÇÃO UFCD (H) Serralharia para mecânicos 5004 25 Rodas/Pneus/Geometria de direção 5008 25 Motores - reparação/dados técnicos 5012 50 Motores - diagnóstico

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Leandro M. Gimenez 2018 1 ??? Tratores Máquinas projetadas para tracionar, transportar e acionar máquinas e implementos

Leia mais

VERSÃO 1.1 MARÇO 2017

VERSÃO 1.1 MARÇO 2017 MANUAL DE DANOS VERSÃO 1.1 MARÇO 2017 DANOS EM PNEUS TODOS OS DANOS OU DEFORMAÇÕES IDENTIFICADOS EM UM PNEU DEVEM SER CONSIDERADOS, VISANDO APURAR A CAUSA E A POSSIBILIDADE DE REPAR OU RETIRADA DO DE RODAGEM.

Leia mais

Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo

Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto A carroceria do caminhão com bomba de concreto é considerada muito resistente à torção.

Leia mais

Otimização dos custos no transporte

Otimização dos custos no transporte Otimização dos custos no transporte canavieiro 12º Seminário de Mecanização e produção de cana-de-açúcar Grupo IDEA Glenio Ge Karas aas Engenharia de Vendas O Grupo Volvo ÁREAS DE NEGÓCIOS: Caminhões Sede

Leia mais

Relatório de inspeção

Relatório de inspeção Relatório de inspeção Máquinas pesadas Máquina Data 24/10/2017 Empresa ANDRADE GUTIERREZ Local PARAUAPEBAS - OUT 2017 Técnico Marcus Lacerda Informações do equipamento ID / Frota SÃO SEBASTIÃO DE UATUMA

Leia mais

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7.1. Lastreamentto Lastreamento de tratores agrícolas consiste em colocar pesos no trator, com os objetivos de aumentar: A estabilidade; A aderência (diminuindo a patinagem);

Leia mais

Goodyear. Fatores que afetam a economia de combustível de camiões. Brochure Fuel Economy Trucks_PT.indd 3

Goodyear. Fatores que afetam a economia de combustível de camiões. Brochure Fuel Economy Trucks_PT.indd 3 Goodyear Fatores que afetam a economia de combustível de camiões EFIC IÊNC IA DE ENEFÍCIO rochure Fuel Economy Trucks_PT.indd 3 12/06/12 11:33 Fatores que afetam a economia de combustível de camiões Considerações

Leia mais

Manual de RESSULCAGEM

Manual de RESSULCAGEM Manual de RESSULCAGEM O que é? É a operação que visa aprofundar os sulcos originais dos pneus já usados. Este serviço mantém uma camada de borracha para proteger as lonas de trabalho existentes abaixo

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3

Questão 1. Questão 2. Questão 3 Questões de Física para 1º ano e 2º ano Questão 1 Em um acidente, um carro de 1200 kg e velocidade de 162 Km/h chocou-se com um muro e gastou 0,3 s para parar. Marque a alternativa que indica a comparação

Leia mais

Calcule a resistência equivalente do circuito a seguir:

Calcule a resistência equivalente do circuito a seguir: Questões para estudo 3º ano Questão 1 Calcule a resistência equivalente do circuito a seguir: Questão 2 Calcule a resistência equivalente do circuito a seguir: Questão 3 (F. E.EDSON DE QUEIROZ - CE) Dispõe-se

Leia mais

Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos.

Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Novos chassis de ônibus Scania com motor dianteiro. SCAN0912-0836_Folheto_25x25cm.indd 1 Conheça os diferenciais que garantem a robustez, o conforto,

Leia mais

PORTARIA IBAMA Nº 85, DE 17 DE OUTUBRO DE 1996

PORTARIA IBAMA Nº 85, DE 17 DE OUTUBRO DE 1996 PORTARIA IBAMA Nº 85, DE 17 DE OUTUBRO DE 1996 "Dispõe sobre a criação e adoção de um Programa Interno de Autofiscalização da Correta Manutenção da Frota quanto a Emissão de Fumaça Preta a toda Empresa

Leia mais

CONDUÇÃO ECONÔMICA 1 1

CONDUÇÃO ECONÔMICA 1 1 1 É difícil encontrar uma forma de economizar R$ 1 milhão, mas existem várias maneiras de economizar R$ 1 centavo, e é isso que estamos buscando: Econômia nas casas depois da vírgula. Focar na diminuição

Leia mais

GESTÃO EFICIENTE DE FROTAS

GESTÃO EFICIENTE DE FROTAS GESTÃO EFICIENTE DE FROTAS Veículos Pesados O Custo do Transporte no Brasil O PESO DOS CUSTOS NO NEGÓCIO Depreciação Salários Seguros Diárias Combustível Pneus Manutenção Lavagem Lubrificantes Custos fixos

Leia mais

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012 1 Quais são os fundamentos da prevenção de acidentes: a) Conhecimento, previsão, atenção, decisão, habilidade. b) Atenção, conhecimento, decisão, habilidade, previsão. c) Habilidade, conhecimento, atenção,

Leia mais

ACIDENTES E SEGURANÇA EM CURVAS DESCENDENTES Novo Critério de Regulamentação de Velocidade

ACIDENTES E SEGURANÇA EM CURVAS DESCENDENTES Novo Critério de Regulamentação de Velocidade ACIDENTES E SEGURANÇA EM CURVAS DESCENDENTES Novo Critério de Regulamentação de Velocidade EMENTA Este trabalho estuda o aumento da velocidade em curvas por efeito da declividade longitudinal, alterando

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS 1. INTRODUÇÃO: Características geométricas inadequadas são causas de acidentes, baixa eficiência e obsolescência precoce da estrada, devendo portanto os

Leia mais

Relatório de inspeção

Relatório de inspeção Relatório de inspeção Máquinas pesadas Máquina Data 29/08/2017 Empresa BANCO CAT Local SALVADOR - AGO 2017 Técnico Marcus Lacerda Informações do equipamento ID / Frota Sem identificação Tipo PÁ CARREGADEIRA

Leia mais

SOLUÇÕES PARA FROTAS

SOLUÇÕES PARA FROTAS Parceiro Licenciado Gestão e SOLUÇÕES PARA FROTAS Melhor controle operacional para reduzir custos e otimizar a gestão da sua frota. QUEM SOMOS: Nós atuamos no mercado de monitoramento de veículos. Com

Leia mais

PARA A TRANSPORTADORA

PARA A TRANSPORTADORA 1 PARA A TRANSPORTADORA O transportador de cargas e passageiros, tem uma frota para administrar e precisa conhecer todos os custos da empresa, pois todos eles compõe o frete que vende aos seus clientes.

Leia mais

Manual do usuário. Erithatch. Erikana Comércio de Máquinas Ltda. CNPJ / , Rua Santa Mônica, 75 Bairro Ponta Grossa Porto Alegre/RS.

Manual do usuário. Erithatch. Erikana Comércio de Máquinas Ltda. CNPJ / , Rua Santa Mônica, 75 Bairro Ponta Grossa Porto Alegre/RS. Manual do usuário Erithatch Erikana Comércio de Máquinas Ltda. CNPJ-06.048.419/0001-08, Rua Santa Mônica, 75 Bairro Ponta Grossa Porto Alegre/RS. CEP-91778-060, Telefone-(51) 3268-1845, www.erikana.com.br

Leia mais

Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano.

Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano. Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano. E.U.A INGLATERRA ESPANHA ALEMANHA TURQUIA CHINA BRASIL ITALIA ARGENTINA Linha de Produção Escritório Comercial PARTICIPAÇÃO DE MERCADO - Europa

Leia mais

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4 Motor/Performance Motorização: 1.6 Alimentação Combustível Gasolina injeção direta Gasolina Potência (cv) 136.0 Cilindrada (cm3) 1.598 Torque (Kgf.m) 22,4 Velocidade Máxima (Km/h) 210 Tempo 0 100 (Km/h)

Leia mais

PARA A EMPRESA COM FROTA PRÓPRIA

PARA A EMPRESA COM FROTA PRÓPRIA 1 PARA A EMPRESA COM FROTA PRÓPRIA A empresa com este formato, tem uma atividade principal e devido a questões específicas, optou por ter uma frota para transportar seus próprios produtos. Diferente da

Leia mais

Super DICAS DO MECÂNICO

Super DICAS DO MECÂNICO Super DICAS DO MECÂNICO Dicas Oficina Brasil A hora de balancear e alinhar 1. O primeiro sinal de que é preciso fazer um balanceamento das rodas é o aparecimento de trepidações no volante. Além disso,

Leia mais

DALCAR TRICICLOS MANUAL DO PROPRIETÁRIO

DALCAR TRICICLOS MANUAL DO PROPRIETÁRIO 1 MANUAL DO PROPRIETÁRIO Índice: Assistencia Técnica ----------------------------------------------------------------------------------- 01 Suspensão ----------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ROLAMENTOS PARA EQUIPAMENTOS VIBRATÓRIOS

ROLAMENTOS PARA EQUIPAMENTOS VIBRATÓRIOS ROLAMENTOS PARA EQUIPAMENTOS VIBRATÓRIOS Alta performance em equipamentos vibratórios Rolamentos para Equipamentos Vibratórios Designações dos rolamentos NSK para equipamentos vibratórios Rolamentos para

Leia mais

PREENCHIMENTO & BLINDAGEM DE PNEUS. Título: Autor/ Departamento : Data de criação: Classificação Atualização: Pag :

PREENCHIMENTO & BLINDAGEM DE PNEUS. Título: Autor/ Departamento : Data de criação: Classificação Atualização: Pag : PREENCHIMENTO & BLINDAGEM DE PNEUS Título: Autor/ Departamento : Data de criação: Classificação Atualização: Pag : 1 A COMERCIAL RODRIGUES A Comercial Rodrigues é uma empresa com mais de 20 anos no mercado

Leia mais

Atenção à troca de pneus

Atenção à troca de pneus Técnica Atenção à troca de pneus m procedimento que a princípio parece não ter muitos segredos, a troca de pneus apresenta importantes detalhes e relação direta com os componentes de suspensão, que muitas

Leia mais

Instruções para Implementadores

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil Instruções para Implementadores Data Grupo Edição Pág. 12.05 95 01 1(8) Instalações, Veículo Rígido Árvore de transmissão VM BRA19385 20 045192 Portuguese/Brazil

Leia mais

Sensores Automotivos

Sensores Automotivos Sensores Automotivos Sensores de ABS, Controle e Desgate A TEK SENSOR GERMANY atua no setor de sensores e dispositivos de controle para linha pesada. A TEK SENSOR GERMANY, esta trazendo com exclusividade

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

Alberto Mayer Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP. Direitos de divulgação reservada ao autor

Alberto Mayer Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP. Direitos de divulgação reservada ao autor Alberto Mayer Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP 0 Construção de um pneu BANDA DE RODAGEM Construção Construção de de Pneus Pneus É composta por uma borracha com propriedade de alta

Leia mais

Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE

Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE Introdução FICHA TÉCNICA Setor da Economia: Terciário Ramo de Atividade: Prestação de Serviços. Tipo de Negócio: Oficina de Alinhamento

Leia mais

ATENÇÃO LEIA ATENTAMENTE ESTE MANUAL INSTALAÇÃO OPERAÇÃO

ATENÇÃO LEIA ATENTAMENTE ESTE MANUAL INSTALAÇÃO OPERAÇÃO ATENÇÃO LEIA ATENTAMENTE ESTE MANUAL INSTALAÇÃO OPERAÇÃO 1 Alinhador a Laser Manual Simplificado do Usuário EBERLIN EQUIPAMENTOS Campinas SP. (019) 3245-1947 LEIA TODO O MANUAL ANTES DE OPERAR O EQUIPAMENTO

Leia mais

Manual de Garantia contra Danos Acidentais. para pneus de carga

Manual de Garantia contra Danos Acidentais. para pneus de carga Manual de Garantia contra Danos Acidentais para pneus de carga Parabéns, você acaba de adquirir um produto MICHELIN com a exclusiva Garantia Contra Danos Acidentais, que cobre os pneus MICHELIN 275/70

Leia mais

Delivery x2 vs Ford Cargo 816 4x2. VW rpm + 9,10% Ford 1500 rpm

Delivery x2 vs Ford Cargo 816 4x2. VW rpm + 9,10% Ford 1500 rpm Página 1 de 7 Você está em DELIVERY 8.160 4X2 Home» Caminhões Volkwagen» Delivery Olá EDUARDO VASQUES SAIR Home Empresas Caminhões Volkswagen Delivery Delivery 5.150 4x2 Delivery 8.160 4x2 Delivery 9.160

Leia mais

PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA

PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA Prof. Kléber Pereira Lanças Depto. Engenharia Rural - FCA - UNESP/Botucatu kplancas@fca.unesp.br RODADOS: PNEUS ESTEIRAS SETOR AGRÍCOLA CANAVIEIRO: - TRATORES

Leia mais

PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS

PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS A NewLift é o resultado de mais de 14 anos de trabalho no segmento de logística, somando ações de planejamento e implementação de processos, gestão

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1 Características Técnicas: Velocidades: Velocidade Diretriz ou de projeto Velocidade de Operação Velocidade diretriz ou de projeto

Leia mais

Sumário 1. Introdução Manual Técnico Armazenagem Limpeza Lubrificação Manutenção Preventiva...

Sumário 1. Introdução Manual Técnico Armazenagem Limpeza Lubrificação Manutenção Preventiva... Sumário 1. Introdução... 3 2. Manual Técnico... 3 3. Armazenagem... 3 4. Limpeza... 3 5. Lubrificação... 4 6. Manutenção Preventiva... 4 7. Fontes de Alimentação... 4 8. Conclusão... 4 2 1. Introdução

Leia mais

Relatório de inspeção

Relatório de inspeção Relatório de inspeção Máquinas pesadas Máquina Data 30/10/2017 Empresa ANDRADE GUTIERREZ Local RIO DE JANEIRO - OUT 2017 Técnico Marcus Lacerda Informações do equipamento ID / Frota ELEFANTE Tipo CAMINHÃO

Leia mais

3 Veículos Terrestres

3 Veículos Terrestres 3 Veículos Terrestres Por se tratar de uma das primeiras dissertações do Programa de metrologia com aplicação à área veicular, optou-se pela inclusão neste capítulo de conceitos básicos que serão utilizados

Leia mais

Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r

Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r Alinhamento Laser Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a s @ a u t e n t i c. c o m. b r Índice 1- Preparando para alinhar 1.1- Iniciando o Alinhamento 1.2- Deformação 2- Cambagem

Leia mais

Algumas informações sobre aerodinâmica em caminhões, sob a ótica do fabricante.

Algumas informações sobre aerodinâmica em caminhões, sob a ótica do fabricante. Algumas informações sobre aerodinâmica em caminhões, sob a ótica do fabricante. Marcus Kliewer, Desenvolvimento de Caminhões (Cabinas), 08 de Novembro de 2011 Algumas informações sobre aerodinâmica em

Leia mais

Design do chassi auxiliar

Design do chassi auxiliar Geral Geral O chassi auxiliar pode ser usado para as seguintes finalidades: Proporciona espaço para as rodas e outras peças que sobressaem acima do chassi. Proporciona rigidez e reduz a tensão no balanço

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Technische Especifi cação Daten Técnica Kaltfräse Fresadora W a 200 frio W 100 Especificação Técnica Fresadora a frio W 100 Tambor fresador Largura de fresagem 1.000 mm Profundidade de fresagem * 1 300

Leia mais

Denota mal funcionamento do sistema, segundo o manual do automóvel.

Denota mal funcionamento do sistema, segundo o manual do automóvel. Itens à verificar, Revisão 3000Km, dia 3/8/2012 : Lifan 320, placas 1. Itens essenciais, mecânicos e de funcionamento:...1 1.1. Luz espia do Air bag...1 1.2. Coxim do motor...1 1.3. Suspensão dianteira...1

Leia mais

B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm)

B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm) VOLVO B310r 4x2 rodoviário Computador de bordo com diagnóstico de falhas Arquitetura BEA2 (Bus Electrical Architecture) Motor eletrônico Volvo D11C Suspensão com controle eletrônico Sistema Volvo de freios

Leia mais

Poupar combustível... Quilómetro a quilómetro...

Poupar combustível... Quilómetro a quilómetro... Poupar combustível... Quilómetro a quilómetro... A Bridgestone, o seu parceiro que assume a sua responsabilidade ambiental. Como empresa envolvida na mobilidade, a Bridgestone está a trabalhar para reduzir

Leia mais

Para sua frota, desempenho e economia

Para sua frota, desempenho e economia DESENPENHO E ECONOMIA PARA SEUS VEÍCULOS Tecnologia em sistemas inovadores Para sua frota, desempenho e economia Para você, tranquilidade NOSSOS SERVIÇOS Tecnologia em sistemas inovadores Softwares Suporte

Leia mais

FEELING GOOD, DRIVING HAPPY.

FEELING GOOD, DRIVING HAPPY. FEELING GOOD, DRIVING HAPPY. Mopar Vehicle Protection is there, always by your side. ESSENTIAL CARE Dois anos de assistência em viagem, vales de desconto em peças e Check-ups Mantenha o seu veículo em

Leia mais

Auto Clave Monitoramento por Software. Seção Pneus de Carga Conformidade Portaria 444/2010.

Auto Clave Monitoramento por Software. Seção Pneus de Carga Conformidade Portaria 444/2010. CATÁLOGO DE BANDAS Auto Clave Monitoramento por Software Seção Pneus de Carga Conformidade Portaria 444/2010. A Recanorte com experiência consolidada no mercado de reforma de pneus, com atuação no Norte

Leia mais

MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I

MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I LEB0432 Máquinas e Implementos Agrícolas Prof. Leandro M. Gimenez 2016 159 EFICIÊNCIA EM TRAÇÃO E DEMANDA DE ENERGIA

Leia mais

VOLVO S80, V70 drive SUPLEMENTO DO MANUAL DE INSTRUÇÕES

VOLVO S80, V70 drive SUPLEMENTO DO MANUAL DE INSTRUÇÕES VOLVO S80, V70 drive SUPLEMENTO DO MANUAL DE INSTRUÇÕES Generalidades Mais silencioso e mais limpo A preocupação ambiental é um valor essencial da Volvo Car Corporation e orientador de toda a nossa actividade.

Leia mais

TOMADA DE PREÇO Nº 34/2011 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO FORMULÁRIO PADRONIZADO DE PROPOSTA Página 1 de 5

TOMADA DE PREÇO Nº 34/2011 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO FORMULÁRIO PADRONIZADO DE PROPOSTA Página 1 de 5 88.541.354/0001-94 Página 1 de 5 1 2,00 Un Pneu 900x20 Liso, capacidade mínima de 14 lonas, para pavimentação mista, 1ª linha do resistência 2 2,00 Un Câmara 900x20, selo do INMETRO, data de 3 2,00 Un

Leia mais

Especificações técnicas 6 Eixos K25 H PB 6 (Modelo K2506HPB6)

Especificações técnicas 6 Eixos K25 H PB 6 (Modelo K2506HPB6) Especificações técnicas 6 Eixos K25 H PB 6 (Modelo K2506HPB6) Technical data Desenho no. Velocidade [km/h] 51000882 80 km/h *) 40-80 km/h 25 km/h ***) 10 km / h ***) 1 Km/h ***) Capacidade-max. [kg] **)

Leia mais

2 Verificação de Lâmpadas

2 Verificação de Lâmpadas 1Manutenção dos pneus Observe no manual do proprietário ou na coluna da porta do motorista a pressão recomendada para os pneus e verifique a cada 15 dias se esta pressão está correta. Observe o indicador

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO

REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO 7.2 2018 1 - HOMOLOGAÇÃO: a) O veículo competidor deve ser identificado com números, em cor contrastante ao fundo em que for aplicado, em ambas as laterais e nos vidros dianteiro

Leia mais

Manutenção preventiva de veículos. Sua importância e como fazê-la!

Manutenção preventiva de veículos. Sua importância e como fazê-la! Manutenção preventiva de veículos Sua importância e como fazê-la! SUMÁRIO Texto sobre 01 Manutenção preven va de veículos 02 Manutenção preven va de veículos: entenda tudo sobre O que é uma manutenção

Leia mais

Relatório de inspeção

Relatório de inspeção Relatório de inspeção Máquinas pesadas Máquina Data 24/10/2017 Empresa ANDRADE GUTIERREZ Local PARAUAPEBAS - OUT 2017 Técnico Marcus Lacerda Informações do equipamento ID / Frota ASTERIX Tipo CAMINHÃO

Leia mais

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES EQUIPAMENTO PESADO ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES ASC 110 T3 ROLO COMPACTADORES DE SOLOS «Excelente segurança, melhor compactação e design moderno com maior eficiência e resultados sob severas condições

Leia mais

Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais

Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais Informações gerais Os veículos e os sistemas incluídos são certificados para atender a requisitos legais com relação à segurança na estrada, impacto ambiental etc. Informações gerais Um componente pode

Leia mais

PMI-3213 Escavação e Transporte na Mineração

PMI-3213 Escavação e Transporte na Mineração ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PMI-3213 Escavação e Transporte na Tema 8 MANUTENÇÃO DE EQUPAMENTOS PESADOS Prof. Dr. Luis E. Sánchez 2017 Nota explicativa Material de uso exclusivo na disciplina PMI-3213 Escavação

Leia mais

ANEXO 15- CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS

ANEXO 15- CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS ANEXO 15- CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS 210 Conteúdo 1 Características de veículos eléctricos... 211 1.1 Força de tracção... 211 2 Obras Citadas... 215 1 Características de veículos eléctricos

Leia mais

Manutenção em veículos de transporte de cargas

Manutenção em veículos de transporte de cargas Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma n 05 31 de Julho de 2017 Manutenção em veículos de transporte de cargas Joubert Martins de Brito RESUMO A confiabilidade e o bom funcionamento

Leia mais

Até 6% mais economia de combustível no serviço rodoviário* Fuel Max LHD TM. Pedestre, use sua faixa. goodyear.com.br

Até 6% mais economia de combustível no serviço rodoviário* Fuel Max LHD TM. Pedestre, use sua faixa. goodyear.com.br ECONOMIA MÁXIMA Até 6% mais economia de combustível no serviço rodoviário* Exclusividade Goodyear Pedestre, use sua faixa.» O MÁXIMO em economia de combustível com graduação B em resistência ao rolamento,

Leia mais

Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes

Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes A Rodorei Transportes adota, há dez anos, uma política agressiva de sustentabilidade que envolve o gerenciamento de sua frota, as atitudes dos seus colaboradores

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE MÁQUINAS

DIMENSIONAMENTO DE MÁQUINAS DIMENSIONAMENTO DE MÁQUINAS Principais forças de atuação no movimento das máquinas Forças favoráveis: Esforço motor (E R ); Assistência de rampa. Forças desfavoráveis: Resistência de rampa; Resistência

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 9 MECANISMOS DE TRANSLAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Mecanismos de Translação Estes mecanismos são responsáveis pela locomoção do equipamento em trabalho, e podem ser classificados

Leia mais