Mitologia Grega MARCOS ROBERTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mitologia Grega MARCOS ROBERTO"

Transcrição

1 Mitologia Grega MARCOS ROBERTO

2 A religião grega era politeísta (muitos deuses) e antropomórfica (deuses com forma humana). Os gregos imaginavam seres humanos. seus deuses como Havia entre eles parentescos, casamentos, rivalidades e união. Às vezes interferiam nos problemas humanos. Tornavam-se mesquinhos, muitas vezes castigando aqueles que eram completamente felizes.

3 O Culto Os homens faziam oferendas para agradar ou pedir coisas aos deuses. Cada família tinha seus deuses particulares. O pai era o sacerdote do culto familiar. Os estrangeiros não precisavam prestar culto aos deuses. Os gregos imaginavam os deuses, atribuíam a eles uma personalidade, uma história e aventuras.

4 Monte Olimpo É uma montanha do Norte da Grécia, com o cume sempre coberto de neve, onde os deuses se reuniam para discutir os negócios do mundo. Era Zeus que presidia as reuniões.

5 Jogos Olímpicos Realizados periodicamente em homenagem aos deuses. Nesse período, era decretada a Trégua Sagrada, onde as guerras ficavam suspensas.

6 CRONOS Na mitologia grega, Cronos era filho Urano (o céu) e da Gaia (a terra). Incitado pela mãe e ajudado pelos irmãos, os titãs, castrou o pai, tornando-se o primeiro rei dos deuses. Cronos reinou durante um período de prosperidade, conhecido como a Idade Dourada, porém era ameaçado por uma profecia segundo a qual seria vencido por um dos seus filhos. Para que não se cumprisse este vaticínio, Réia, mulher de Cronos, entregava-lhe os seus filhos para que este os devorasse assim que nasciam. No entanto, Réia conseguiu salvar o seu filho Zeus. Este depois de crescer destronou o pai, expulsando-o do Olimpo e libertou todos os seus irmãos. Segundo a tradição clássica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo, conferira a imortalidade aos deuses.

7 Réia entrega uma pedra embrulhada no lugar de Zeus para Cronos devorar.

8 ATLAS Na mitologia grega Atlas se juntou aos outros Titãs, quer eram forças da desordem e também do caos, com a finalidade de conseguir o poder supremo do mundo. A ideia era atacar o Olimpo, travando um combate com Zeus e todos os seus defensores que, por sua vez, eram forças do cosmo e da Ordem. Ele participou ativamente da batalha que ficou conhecida como Titanomaquia. O que aconteceu foi que nessa batalha, o triunfo foi de Zeus e dos deuses do Olimpo. Como punição aos perdedores Zeus enviou todos os Titãs para o Tártaro, com exceção de Atlas, para o qual preparou um castigo especial. Nesse castigo Zeus determinou que os derrotados seriam eternos escravos dos sentidos e da matéria, tornando-se a antítese da espiritualização. Para Atlas então, ficou o castigo de ter que sustentar o céu para sempre em seus ombros. Desde então, seu nome passou a significar sofredor ou portador.

9 Prometeu Na mitologia grega, Prometeu é um titã, conhecido por sua astúcia e inteligência, responsável por roubar o fogo de Zeus e o dar aos mortais. Como castigo, Prometeu foi acorrentado a uma rocha no Cáucaso, onde seu fígado era devorado por uma águia durante o dia, para vê-lo regenerarse de noite (devido à sua imortalidade), e ser devorado no dia seguinte e assim se repetindo por toda eternidade.

10 A CAIXA DE PANDORA Na mitologia grega, Pandora ("a que possui todos os dons", ou "a que é o dom de todos os deuses") foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo. Pandora foi enviada a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente de Zeus. Prometeu, antes de ser condenado a ficar anos acorrentado no Monte Cáucaso, tendo seu fígado comido pelo abutre Éton todos os dias,alertou o irmão quanto ao perigo de se aceitar presentes de Zeus. Epimeteu, no entanto, ignorou a advertência do irmão e aceitou o presente do rei dos deuses, tomando Pandora como esposa. Pandora trouxe uma caixa (uma jarra ou ânfora, de acordo com diferentes traduções), enviada por Zeus em sua bagagem. Epimeteu acabou abrindo a caixa, e liberando os males que haveriam de afligir a humanidade dali em diante: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão. No fundo da caixa, restou a Esperança (ou segundo algumas interpretações, a Crença irracional ou Credulidade). Com os males liberados da caixa, teve fim a idade de ouro da humanidade.

11 Principais deuses olimpianos

12 ZEUS Zeus era o mais forte e poderoso dos deuses. Ele teve várias esposas e foi pai de heróis famosos como Hércules e Perseu. Por fim, casou-se com Hera. Ele era generoso com as pessoas boas e impiedoso com aqueles que faziam coisas erradas ou tentavam enganar. Zeus governou o mundo com poder do trovão e do raio, usados para destruir seus inimigos.

13 Hera A rainha dos Deuses era também irmã de Zeus e protetora do casamento e das mulheres. Era a mãe de Ares, deus da guerra; Hefesto, deus do fogo; Hebe, deusa da juventude; e Ilícia, deusa do parto. Hera sempre foi uma esposa ciumenta, e frequentemente perseguia as antigas esposas de Zeus e seus respectivos filhos. Ela era vingativa e nunca esquecia uma ofensa.

14 Poseidon Deus dos mares e oceanos, vivia num palácio no fundo do mar. Controlava as tempestades e terremotos batendo o seu tridente no fundo do mar. Como ele não gostava do herói Ulisses (Odisseu), provocou maremotos e destruiu seus barcos quando ele voltava da guerra de Tróia, como vingança por ele ter machucado seu filho, o Cíclope Políferno.

15 HADES Hades é o Deus do mundo inferior e dos mortos, segundo a mitologia grega. Seu nome significa o rico. Na mitologia romana o seu representante é Plutão. Vale lembrar que esse deus é considerado um dos deuses da segunda geração e que ele é filho de Cronos com Réia, ambos nascidos de Gaia e Urano. Dentre seus vários irmãos está o famoso Zeus, o pai de todos os deuses que derrotou urano e governou universo. Além disso, Hades também é irmão de Héstia, deusa do lar, Demeter, deusa da agricultura, Poseidon, deus do mar e Hera, deusa do céu e do matrimônio. Hades, era casado com Perséfone, personagem que ele mesmo roubou do mundo superior para ter como rainha, contudo nunca tiveram filhos. Perséfone era a deusa dos perfumes, flores, frutos e ervas. Este mito ficou muito conhecido como o rapto de Cora.

16 Hermes Era o mensageiro dos deuses. Deus do comércio, dos viajantes, dos ladrões e o protetor dos comerciantes e dos rebanhos. Tinha um capacete e uma sandália com asas. Conduzia as almas dos mortos ao mundo inferior e possuía poderes mágicos para controlar o sono e os sonhos.

17 Hefesto Era o deus do fogo e vivia em uma caverna aos pés do vulcão Etna, na Itália, fabricando armas e outros objetos de metal. Ele construía as armaduras, cedros e armas de Zeus, inclusive seus raios. Como nasceu manco e feio, sua mãe, Hera, atirou-o do alto do Monte Olimpo. Ele caiu no mar e foi criado por duas deusas que lá viviam. Já adulto, vingou-se de Hera enviando-lhe de presente um trono de ouro que ele mesmo fizera. Ao sentar-se, Hera foi presa por correntes mágicas que ninguém, nem mesmo os deuses, conseguiam quebrar. Hefesto só libertou sua mãe muito tempo depois convencido pelo deus Dioniso. Apesar de feio e manco, era muito forte e se casou com a mais bela das deusas, Afrodite.

18 Ares Ares, o deus da guerra, era filho de Zeus e Hera. Ele era alto e muito forte e temido por todos por ser muito bravo e não pensar duas vezes antes de brigar com qualquer deus ou mortal que o contrariasse. Mesmo sendo forte, Ares nem sempre ganhava suas lutas. Ares teve uma grande paixão em sua vida, a deusa Afrodite, com quem teve vários filhos, entre eles Eros. Mesmo depois do casamento de Afrodite com Hefesto, Ares continuou a amá-la. Ele sempre usava seu elmo e sua roupa de batalha e nunca deixava sua lança ou espada muito longe, pois estava sempre pronto para uma boa briga.

19 Apolo Era o deus do sol, da luz, da verdade, da música e da medicina. Filho de Zeus, Apolo era o mais amado dos deuses. Era também deus da profecia, transmitindo aos seus sacerdotes respostas para dúvidas dos humanos. O templo mais famoso da Grécia era dedicado a Apolo. Para construir esse templo, Apolo teve matar um serpente chamada Píton que morava em uma caverna próxima e amedrontava os moradores da região. Apolo é o inventor da adivinhação, da música e da poesia. Era frequentemente visto com sua lira e com as Musas, as mulheres que davam inspiração aos poetas, escritores e músicos para comporem suas obras.

20 Atena Era a deusa da sabedoria e da guerra, patrona da cidade de Atenas. Vestia uma armadura de ouro e era invencível em uma luta. Saiu da cabeça de Zeus, já adulta e vestindo sua armadura dourada. Disputou com Poseidon, seu tio, o título de patrono da cidade de Cécrope, soberano de Ática, acabara de fundar na Grécia. Atena ganhou a competição e ofereceu ao povo uma muda de oliveira, que se tornou o símbolo da cidade que recebeu seu nome.

21 Afrodite Deusa do amor e da beleza, possuía um cinturão que a tornava irresistível. Foi a causadora da guerra de Tróia Éris, a deusa da discórdia, foi a única deusa que não foi convidada para o casamento de Peleu e Tétis. Para se vingar, arremessou uma maçã dourada na mesa onde se realizava o banquete. Na maçã estava escrito "Para a mais bela. Atena, Hera e Afrodite começaram a brigar, cada uma dizendo que a maçã era sua. Quando Zeus se recusou a julgar de quem seria a maçã, as três deusas pediram a Páris, príncipe de Tróia, para decidir a questão. Cada deusa ofereceu a Páris um presente para conquistar sua simpatia: Hera prometeu-lhe que seria um poderoso governante; Atena, a sabedoria e grande fama militar e Afrodite ofereceu-lhe a mulher mais linda do mundo; Helena, a esposa do rei grego Menelau. Então Páris declarou Afrodite a mais bela. E partiu para raptá-la, dando assim início à guerra de Tróia.

22 Artêmis Deusa da lua e da caça. Era irmã gêmea de Apolo. Protetora dos animais e das mulheres grávidas, era independente e impiedosa com quem a desrespeitasse. Como punição por terem matado um cervo em seus bosques, Ártemis impediu os gregos de navegar até Tróia durante a guerra, parando os ventos que sopravam as velas, até que eles lhe oferecessem uma jovem em sacrifício. Assim como Apolo, Ártemis usava um arco e flecha, com o qual ela punia mortais que a ofendessem.

23 Héstia A mais amável das deusas do Olimpo, ela era a protetora dos lares e sempre procurava acabar com as brigas entre os outros deuses. Para ela eram oferecidas orações antes e depois das refeições. Como representava o fogo sagrado, a maioria das cidades tinha uma pira para que fosse feito seu culto; por isso sua imagem era encontrada em todos os altares onde eram realizados sacrifícios com fogo.

24 Deméter Deusa da colheita, dos cereais e dos frutos. Quando Zeus permitiu que Hades levasse Perséfone, sua filha, para o mundo inferior, impediu a chegada da primavera e prejudicou as colheitas. Para que as estações e as colheitas voltassem, exigiu que Perséfone passasse um terço do ano no mundo inferior e o resto do ano com ela. Quando Perséfone ia para o mundo inferior, Deméter ficava triste e o tempo mudava trazendo o inverno. Quando chegava o momento de sua filha querida voltar, ela ficava tão alegre que fazia as flores nascerem trazendo a primavera e a colheita farta.

A religião grega era politeísta (muitos deuses) e antropomórfica (deuses com forma humana). Os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos.

A religião grega era politeísta (muitos deuses) e antropomórfica (deuses com forma humana). Os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos. MITOLOGIA GREGA A religião grega era politeísta (muitos deuses) e antropomórfica (deuses com forma humana). Os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos. Havia entre eles parentescos, casamentos,

Leia mais

sérgio franclim MITOS GREGOS O Triunfo dos Deuses e outras Histórias

sérgio franclim MITOS GREGOS O Triunfo dos Deuses e outras Histórias sérgio franclim MITOS GREGOS O Triunfo dos Deuses e outras Histórias Os Doze Deuses do Olimpo I Afrodite e Atena O maior dos deuses escolhera o Olimpo, a mais alta montanha da antiguidade, para viver.

Leia mais

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA INTRODUÇÃO Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos

Leia mais

Professor: TÁCIUS FERNANDES

Professor: TÁCIUS FERNANDES Professor: TÁCIUS FERNANDES As classes da sociedade grega variavam de uma cidade-estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, ou eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para

Leia mais

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como prejudica-los; Quando queriam agradar um deus ou uma deusa

Leia mais

A.S. Franchini. L&PM POCKET

A.S. Franchini.  L&PM POCKET A.S. Franchini AS Grandes histórias da Mitologia greco-romana www.lpm.com.br L&PM POCKET 1 Aos meus pais, Noé e Sofia, exemplos de dedicação e responsabilidade. Estarão sempre comigo, até o reencontro.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 12

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 12 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE I Parte 12 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

Clube de leitura Livros à procura de Leitores. Cronos, zeus e outros que tais

Clube de leitura Livros à procura de Leitores. Cronos, zeus e outros que tais Clube de leitura Livros à procura de Leitores Cronos, zeus e outros que tais 2018/2019 Cronos, Zeus e outros que tais... Os principais titãs e deuses Da mitologia grega 2 Índice Introdução 4 Os principais

Leia mais

AS MUSAS MARCOS ROBERTO

AS MUSAS MARCOS ROBERTO AS MUSAS MARCOS ROBERTO NA MITOLOGIA GREGA, CADA EVENTO OU ACONTECIMENTO É COMUMENTE LIGADO À ENTIDADES DIVINAS. ASSIM, TUDO ERA PERSONIFICADO, DESDE UMA SIMPLES BRISA ATÉ UMA TEMPESTADE DE RAIOS, TUDO

Leia mais

Índice. Prelúdio...7. Quadro de equivalência...89 Atividades...90

Índice. Prelúdio...7. Quadro de equivalência...89 Atividades...90 Índice Prelúdio...7 Perseu, o Caçador de Medusa...9 Jasão e os Argonautas...23 Belerofonte e o Monstro Quimera...41 Héracles, o maior dos Heróis...47 Teseu e o Minotauro...71 Quadro de equivalência...89

Leia mais

Trabalho De Língua Portuguesa

Trabalho De Língua Portuguesa Trabalho De Língua Portuguesa Natália Machado e Emelyn Machado 8 D Introdução O trabalho a seguir apresentará uma pesquisa feita sobre Literatura Greco-Romana, cujas origens encontradas explicam os mitos

Leia mais

GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO?

GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? 2014 GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Leia mais

A História da Grécia é dividida em três períodos:

A História da Grécia é dividida em três períodos: A História da Grécia é dividida em três períodos: Período Homérico Corresponde ao período de povoamento até a Formação das Cidades-estados Período Arcaico Corresponde a formação das cidades-estados as

Leia mais

ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA. Uberaba Fevereiro de 2016 GRÉCIA CLÁSSICA. Professor Uilson Fernandes

ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA. Uberaba Fevereiro de 2016 GRÉCIA CLÁSSICA. Professor Uilson Fernandes ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA GRÉCIA CLÁSSICA Professor Uilson Fernandes Uberaba Fevereiro de 2016 AS ORIGENS DA ESTRUTURA MITOLÓGICA Basicamente podemos determinar duas fontes centrais onde estão expressas

Leia mais

A Grécia Antiga - Origem

A Grécia Antiga - Origem A Grécia Antiga - Origem A Grécia antiga é dividida em 3 partes: Continental: Península Balcânica Peninsular: Península do Peloponeso Insular: Ilhas do Mar Egeu A navegação foi a principal fonte de comércio

Leia mais

PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO)

PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO) Instituto de Educação infantil e juvenil Outono, 2012. Londrina, de. Nome: Ano: tempo Início: Término: Total: Edição VII MMXII fase 3 parte 3 grupo A PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO)

Leia mais

HISTÓRIAS DE ENCANTAR E ALGUMAS LENDAS NO UNIVERSO

HISTÓRIAS DE ENCANTAR E ALGUMAS LENDAS NO UNIVERSO HISTÓRIAS DE ENCANTAR E ALGUMAS LENDAS NO UNIVERSO (CRIADO EM 2013, PELOS ALUNOS DO ASTRO-CLUBE) Coordenadora: professora Isabel Guerreiro de Almeida OS DEVERES E PODERES DA CIÊNCIA, NAS SUAS IMPLICAÇÕES

Leia mais

Ficha Formativa. Correção

Ficha Formativa. Correção Ficha Formativa Correção 1. Localiza no mapa o território ocupado pela Grécia Antiga. 2. Descreve as condições naturais da Grécia. A Grécia fica situada numa península montanhosa, com poucas planícies

Leia mais

Projeto: leitura e produção de texto

Projeto: leitura e produção de texto As 14 pérolas da mitologia grega Texto Ilan Brenman Ilustrações: Ionit Zilberman Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Fundamental 1 e Fundamental 2 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Conto

Leia mais

Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha

Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha Nome: R.A.: 7º 1. Escreva os nomes dos: deuses que aparecem no livro: monstros e criaturas: 2. Identifique os personagens de acordo com o livro lido:

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO GREGA. Foi em Atenas, uma Cidade-Estado que se fundou a primeira democracia, isto é, o governo do povo.

A CIVILIZAÇÃO GREGA. Foi em Atenas, uma Cidade-Estado que se fundou a primeira democracia, isto é, o governo do povo. A CIVILIZAÇÃO GREGA A CIVILIZAÇÃO GREGA A partir do século VIII a.c., desenvolveu-se na Península Balcânica uma das Civilizações mais importantes da Antiguidade A CIVILIZAÇÃO GREGA. Os Arquitetos Gregos

Leia mais

Oficina 1: Introdução ao Scratch

Oficina 1: Introdução ao Scratch 1 2 Oficina 1: Introdução ao Scratch 3 INTRODUÇÃO O Scratch O Scratch é um plataforma que utiliza programação em blocos junto a uma interface interativa, simples e intuitiva, visando principiantes no ramo

Leia mais

A Antiguidade Ocidental: Roma

A Antiguidade Ocidental: Roma A Antiguidade Ocidental: Roma Roma teria sido fundada pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo. Segundo a lenda, os gêmeos foram atirados às margens do Rio Tibre, a mando do seu Tio, Amúlio. Versões sobre a

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Rafael Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Unidade I FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E. Prof. Dr. Vladimir Fernandes

Unidade I FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E. Prof. Dr. Vladimir Fernandes Unidade I FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Prof. Dr. Vladimir Fernandes Objetivos da disciplina Refletir sobre as diferenças entre o ser humano e o animal; Analisar as características do pensamento

Leia mais

ROTEIRO COM ACOMPANHAMENTO EM PORTUGUÊS

ROTEIRO COM ACOMPANHAMENTO EM PORTUGUÊS ROTEIRO COM ACOMPANHAMENTO EM PORTUGUÊS *curso de mitologia na Grécia com Luciana Aires Mesquita. 1 dia - 19/05/2018 Atenas 2 dia - 20/05/2018 Atenas Início dos nossos serviços com o check-in no hotel

Leia mais

Os doze trabalhos de Héracles ou Hércules

Os doze trabalhos de Héracles ou Hércules Os doze trabalhos de Héracles ou Hércules Curso de Mitologia Greco-Romana Academia Luso Italiana Yolanda Silva O Leão da Nemeia este monstro foi criado por outros dois, Equidea e Ortro. Era uma criatura

Leia mais

Para resolver os problemas de abastecimento de água na cidade, os romanos desenvolveram um complexo sistema de aquedutos e fontes públicas.

Para resolver os problemas de abastecimento de água na cidade, os romanos desenvolveram um complexo sistema de aquedutos e fontes públicas. PIERDELUNE / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES Para resolver os problemas de abastecimento de água na cidade, os romanos desenvolveram um complexo sistema de aquedutos e fontes públicas. Roma chegou a ter 11

Leia mais

Valquírias, Pandora, Ísis e Hator mundo mágico das mulheres impossíveis, deusas e... divinas!

Valquírias, Pandora, Ísis e Hator mundo mágico das mulheres impossíveis, deusas e... divinas! Valquírias, Pandora, Ísis e Hator mundo mágico das mulheres impossíveis, deusas e... divinas! As mulheres... sempre fascinantes! Passei minha adolescência, final dos anos cinqüenta e parte da década de

Leia mais

Sanduíches que emagrecem

Sanduíches que emagrecem Sanduíches que emagrecem Precisa comer um lanche rápido? Então capriche na combinação. No corre-corre diário, nem sempre é possível fazer aquela refeição balanceada, com tempo para mastigação e até, pela

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Filosofia - 4º Bimestre Nome: Série: 9 A/B/C CONTEÚDO DO BIMESTRE: O mito de Pigmalião. O mito de Édipo Rei. O mito de Ulisses. Prof. Juliano

Leia mais

Monte o kit chama amor

Monte o kit chama amor Monte o kit chama amor Junte o pode do cristal com o incenso certo e crie um poderoso Kit Chama amor e paixão. Uma receita mágica e poderosa que cria o clima de amor que você busca na sua vida. Fácil de

Leia mais

O MITO DA DEUSA PERSÉFONE

O MITO DA DEUSA PERSÉFONE O MITO DA DEUSA PERSÉFONE Raquel Rocha Macedo 1 RESUMO O presente trabalho foi realizado a partir do mito da deusa Perséfone e sua relação com a sua mãe a deusa Deméter. Esse mito da deusa Perséfone, relata

Leia mais

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à subsistência do ser humano à época. Tinha autonomia política

Leia mais

Mitos gregos. Prof. Ms. Fábio Medeiros

Mitos gregos. Prof. Ms. Fábio Medeiros Mitos gregos Prof. Ms. Fábio Medeiros Prometeu e Pandora O crime de Prometeu e sua punição com o envio à terra de Pandora, a primeira mulher e maior infortúnio para os homens que trabalham. Prometeu e

Leia mais

Seres Mitológicos. Prof. Adolfo Serra Seca Neto Informática 1 25/10/2008

Seres Mitológicos. Prof. Adolfo Serra Seca Neto Informática 1 25/10/2008 Seres Mitológicos Prof. Adolfo Serra Seca Neto Informática 1 25/10/2008 Rodrigo Longhi Guimarães 1013270 Rafael Zetzsche Diniz 1013238 Thiago Rattmann dos Santos 1013327 Turma M12 - Eletrônica Seres Mitológicos

Leia mais

Parte I. Exercícios de pré-leitura

Parte I. Exercícios de pré-leitura Prepara-te para uma das maiores aventuras da História da humanidade! Vamos embarcar numa viagem de encantar que nos proporcionará aprendizagens únicas. Aproveita-a! Parte I Exercícios de pré-leitura 1)

Leia mais

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens.

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. Alguns elementos são essenciais: Sabemos que as histórias (ação) são contadas por alguém (narrador),

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

MITOLOGIA GREGA. Dionísio - Deus do vinho, do prazer e da aventura. Apolo - Deus do Sol, das artes e da razão;

MITOLOGIA GREGA. Dionísio - Deus do vinho, do prazer e da aventura. Apolo - Deus do Sol, das artes e da razão; Arte Grega MITOLOGIA GREGA Apolo - Deus do Sol, das artes e da razão; Os gregos adoravam vários deuses, e representavam-nos sob a forma humana. A religião grega era, portanto, POLITEÍSTA e ANTROPOMÓRFICA.

Leia mais

Personagens: Coro, Mãe, Rosa-Branca, Rosa-Vermelha, Urso (Príncipe), Gnomo, Águia, Irmão do Príncipe.

Personagens: Coro, Mãe, Rosa-Branca, Rosa-Vermelha, Urso (Príncipe), Gnomo, Águia, Irmão do Príncipe. Peça de Ruth Salles Dramatização de um conto de fadas dos irmãos Grimm. Consta do livro 1 da coleção Teatro na Escola Veja as orientações pedagógicas.. Sugerida para crianças de 7 anos. Personagens: Coro,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS RESENHA CRÍTICA DO FILME A ODISSEIA BASEADO NOS POEMAS ÉPICOS DE HOMERO ALUNO: ALCIDES WENNER FERREIRA

Leia mais

Os Lusíadas Luís Vaz de Camões /1580

Os Lusíadas Luís Vaz de Camões /1580 Os Lusíadas 1572 Luís Vaz de Camões +- 1524/1580 Influências Grandes navegações: período dos descobrimentos (séc. XV ao XVII): financiadas pela Igreja Católica, que buscava domínio em terras distantes

Leia mais

OLIMPVS.NET GUIÃO PARA A DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - SOLUÇÕES

OLIMPVS.NET GUIÃO PARA A DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - SOLUÇÕES VOLUME 1 GUIÃO PARA A DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - SOLUÇÕES Fichas organizadas por competências e de acordo com os novos Programas de Português para o Ensino Básico (PPEB) e Dicionário Terminológico (DT)

Leia mais

*Aula sobre a deusa Atena, com Luciana Aires Mesquita.

*Aula sobre a deusa Atena, com Luciana Aires Mesquita. Grécia Maio /2018 1 dia - 19/05/2018 2 dia - 20/05/2018 3 dia - 21/05/2018 4 dia - 22/05/2018 /Delfos 5 dia - 23/05/2018 Delfos 6 dia - 24/05/2018 Delfos Início dos nossos serviços com o check-in no hotel

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1. Bimestre: 2 BIM. Carta para o 5 ANO! ORIENTAÇÕES

TRABALHO BIMESTRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1. Bimestre: 2 BIM. Carta para o 5 ANO! ORIENTAÇÕES TRABALHO BIMESTRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1 Disciplina: INTERDISCIPLINAR Bimestre: 2 BIM Data: Professor (a): DANIELLE E PATRICIA Série: 5 ANOS Turma: A, B e C Aluno (a): Nº Carta para o 5 ANO! NOTA Atente-se

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta ESTER, UMA LINDA RAINHA

Bíblia para crianças apresenta ESTER, UMA LINDA RAINHA Bíblia para crianças apresenta ESTER, UMA LINDA RAINHA Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Ceres Pallas Juno Vesta Quíron

Ceres Pallas Juno Vesta Quíron * Ceres Pallas Juno Vesta Quíron A partir de 1801 Ceres Pallas Juno classificados de planetas menores orbitam entre Marte e Júpiter Vesta características de asteroides 1977 Quíron orbita entre Saturno

Leia mais

Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida.

Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida. O banho real do amor Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida. Para encontrar e ser encontrado(a) por alguém, para esquentar o relacionamento, para

Leia mais

MITOLOGIA GREGA UMA INTRODUÇÃO PARA CRIANÇAS

MITOLOGIA GREGA UMA INTRODUÇÃO PARA CRIANÇAS MITOLOGIA GREGA UMA INTRODUÇÃO PARA CRIANÇAS HISTÓRIAS DE DEUSES, DEUSAS, HERÓIS, MONSTROS E OUTRAS CRIATURAS MÍTICAS Heather Alexander Ilustrações Meredith Hamilton Tradução Adriana Schwartz Consultoria

Leia mais

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR I DATA PARA ENTREGA / /2017 DISCIPLINA: HISTÓRIA ALUNO(A): SÉRIE: 6 ANO Conteúdo: * Os primeiros povoadores da Terra * A Pré-História brasileira

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19 Depressão espiritual Quando a morbidez domina a alma 1 Rs. 19 O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os *profetas do deus *Baal. Aí ela

Leia mais

LIVRO DE 1CORÍNTIOS AULA 2 INTRODUÇÃO (ASPECTOS GERAIS)

LIVRO DE 1CORÍNTIOS AULA 2 INTRODUÇÃO (ASPECTOS GERAIS) LIVRO DE 1CORÍNTIOS AULA 2 INTRODUÇÃO (ASPECTOS GERAIS) PAULO EM CORÍNTIOS At 18.1-16. Saiu de Atenas para a cidade de corinto. Corinto era a capital da Acaia. Principais cidades: Roma, Corinto, Éfeso,

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

O tempo passou. Branca de Neve cresceu e tornou-se uma jovem ainda mais bonita. Certo dia, ao perguntar sobre sua beleza ao espelho, a vaidosa rainha

O tempo passou. Branca de Neve cresceu e tornou-se uma jovem ainda mais bonita. Certo dia, ao perguntar sobre sua beleza ao espelho, a vaidosa rainha Branca de Neve E ra uma vez uma princesa, muito bela e de pele branquinha, chamada Branca de Neve. A mãe de Branca de Neve, uma bondosa rainha, havia morrido quando ela era ainda um bebê. Alguns anos depois,

Leia mais

Base da civilização ocidental. Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro

Base da civilização ocidental. Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Grécia Antiga Base da civilização ocidental Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Periodização Período pré-homérico Período homérico Período arcaico Período clássico Período helenístico pré-homérico

Leia mais

1. (1,0) EXPLIQUE o que era uma pólis grega, apontando claramente suas principais características.

1. (1,0) EXPLIQUE o que era uma pólis grega, apontando claramente suas principais características. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

Geografia da Fenícia

Geografia da Fenícia 07. FENÍCIA Geografia da Fenícia Localizada em estreita faixa entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano território correspondente ao atual Líbano e parte da Síria Contato com o mar e baixa fertilidade

Leia mais

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Primeira Edição Curitiba 2012 PerSe Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ÍN Matos, Maria Helena Morais

Leia mais

Mitologia Grega. Cauan Segamarchi Ferreira n 04

Mitologia Grega. Cauan Segamarchi Ferreira n 04 Mitologia Grega Cauan Segamarchi Ferreira n 04 Mitologia Grega Vamos falar um pouco sobre Mitologia Grega a mitologia dessa forma se constitui um conjunto de mitos feitos pelos gregos para explicar fenômenos

Leia mais

Nome: Nome: Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO NIV HBL. Nome: Ethos: [ ] perfil: NIV HBL. perfil: NIV HBL SOC SOC SOC INT

Nome: Nome: Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO NIV HBL. Nome: Ethos: [ ] perfil: NIV HBL. perfil: NIV HBL SOC SOC SOC INT Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO conhecimentos -- poderes -- imortal Técnicas militares Armas brancas Segurança Psicocinese Sincronicidade Vitalidade A guerra de Tróia enfim

Leia mais

Bíblia:- Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta AS RAÍZES DA POBREZA. Segunda Parte

Bíblia:- Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta AS RAÍZES DA POBREZA. Segunda Parte Bíblia:- Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta AS RAÍZES DA POBREZA Segunda Parte Lc 2,1-2 Mt 17,24-27 Mt 9,36 Lc 3,1 Mt 26,57 Mc 9,35-36 25 Colheitas 20 15 10 Pedágio e alfândega Anona 5 0 Jo 18,3-12

Leia mais

Revista Grécia Antiga

Revista Grécia Antiga Revista Grécia Antiga Revista da Grécia Aqui, na revista da Grécia, você vai encontrar inúmeros fatos do passado, nesta revista contem vários pequenos textos, que no decorrer da leitura, você vai conhecer

Leia mais

ANILDA MOLZ HERZOG. Nascimento: 27 de Janeiro de Falecimento: 27 de Agosto de 2009.

ANILDA MOLZ HERZOG. Nascimento: 27 de Janeiro de Falecimento: 27 de Agosto de 2009. ANILDA MOLZ HERZOG Nascimento: 27 de Janeiro de 1935. Falecimento: 27 de Agosto de 2009. Já dizia Chico Xavier A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor e era exatamente assim que Anilda Molz

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta.

Bíblia para crianças apresenta. Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998 - Sociedade

Leia mais

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4 Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 E se eu não viera, (João 15a: 22) Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou

Leia mais

mesma fada que presenciara o nascimento de Zé Chumaço diminuiu a alegria da mãe: Majestade, infelizmente, apesar de linda, sua filha terá pouca

mesma fada que presenciara o nascimento de Zé Chumaço diminuiu a alegria da mãe: Majestade, infelizmente, apesar de linda, sua filha terá pouca Zé Chumaço E m um reino distante, o filho da rainha nasceu feio. Foi batizado como José, mas acabou conhecido como Zé Chumaço, por causa da quantidade excessiva de cabelos que tinha. A rainha se estristecia

Leia mais

MOMENTOS POÉTICOS. Ademilson B dos Santos

MOMENTOS POÉTICOS. Ademilson B dos Santos MOMENTOS POÉTICOS Ademilson B dos Santos Momentos Poéticos A Ademilson Batista dos Santos Bairro: Parque dos Estados Rua: Curitiba 163 Louveira SP Segredos Segredos são segredos, Não se podem revelar.

Leia mais

À região de Nemeia: Devora homens, rebanhos, E o que nem vem à ideia. Com ele o nosso herói Hércules Começa sua epopeia.

À região de Nemeia: Devora homens, rebanhos, E o que nem vem à ideia. Com ele o nosso herói Hércules Começa sua epopeia. O feroz Leão de Nemeia Um Leão leva terror À região de Nemeia: Devora homens, rebanhos, E o que nem vem à ideia. Com ele o nosso herói Hércules Começa sua epopeia. A serviço de Euristeu, Deve enfrentar

Leia mais

Ficha de História Define cidade-estado Apresenta o principal fator de separação da Grécia em cidades-estado.

Ficha de História Define cidade-estado Apresenta o principal fator de separação da Grécia em cidades-estado. 1. Observa o mapa ao lado. Ficha de História 1. Localiza a Grécia Antiga no espaço e no tempo. A Grécia Antiga localiza-se no sul da Europa, na Península Balcânica, banhada pelo mar mediterrânio, mar Egeu

Leia mais

A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16)

A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16) A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16) Ulisses vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca, muito feliz com a sua mulher Penélope e o seu filho ainda muito pequenino, Telémaco. Ulisses era o rei dessa ilha,

Leia mais

EROS, PSIQUÊ E A ORGANIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. Profª Drª Nanci Geroldo

EROS, PSIQUÊ E A ORGANIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. Profª Drª Nanci Geroldo EROS, PSIQUÊ E A ORGANIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR Profª Drª Nanci Geroldo Resumo O objetivo deste trabalho é: Demonstrar uma das possibilidades de: análise de texto e de suas possíveis abordagens

Leia mais

Aquele castelo pertence a um rei. Lá em cima, na torre, mora a filha dele. Quando ela nasceu, um mago previu que seria muito infeliz por causa de um

Aquele castelo pertence a um rei. Lá em cima, na torre, mora a filha dele. Quando ela nasceu, um mago previu que seria muito infeliz por causa de um O baú voador M uito tempo atrás, em um distante país, havia um mercador extremamente rico porque era sábio e apreciava poupar. Tudo o que ele ganhava, investia em novos negócios, sempre muito lucrativos.

Leia mais

História de Carmem Biancho Flores

História de Carmem Biancho Flores História de Carmem Biancho Flores Nascimento: 14 de julho de 1953 Falecimento: 6 de outubro de 2013 Foi no dia 14 de julho de 1953 que Valdemar e Alda Biancho tiveram sua filha Carmen, que passou muitas

Leia mais

IANSÃ FOGO CHIFRES. seus instrumentos de trabalho; com um e. fogo. Indica a união de elementos

IANSÃ FOGO CHIFRES. seus instrumentos de trabalho; com um e. fogo. Indica a união de elementos IANSÃ FOGO CHIFRES Embora seja saudada como a deusa do rio Uma espada e o Eiru além de dois Níger, está relacionada com o elemento chifres de búfalo são seus símbolos rituais, fogo. Indica a união de elementos

Leia mais

MITOLOGIA GREGA. Dionísio - Deus do vinho, do prazer e da aventura. Apolo - Deus do Sol, das artes e da razão;

MITOLOGIA GREGA. Dionísio - Deus do vinho, do prazer e da aventura. Apolo - Deus do Sol, das artes e da razão; Arte Grega MITOLOGIA GREGA Apolo - Deus do Sol, das artes e da razão; Os gregos adoravam vários deuses, e representavam-nos sob a forma humana. A religião grega era, portanto, POLITEÍSTA e ANTROPOMÓRFICA.

Leia mais

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente.

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o governo do povo. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se

Leia mais

MITO, TRAGÉDIA E FILOSOFIA:

MITO, TRAGÉDIA E FILOSOFIA: Aluno: Série/ano: 6º Turma: Turno: Professor: Data: / / MITO, TRAGÉDIA E FILOSOFIA: A filosofia nasceu na Grécia por volta do século VI a.c. Nesse período, as cidades gregas passavam por um grande desenvolvimento

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

For 17. Des12 Con14 Int 10 Sab8 Car 11. JP 16 Des 15 Con 14 Sab 17. PV12 DV 1d10 classe +2 Con. Mov 7 9 racial -2 armadura

For 17. Des12 Con14 Int 10 Sab8 Car 11. JP 16 Des 15 Con 14 Sab 17. PV12 DV 1d10 classe +2 Con. Mov 7 9 racial -2 armadura Humano Homem de Armas de 1º nível Evendur For 17 17 +6 armadura de placas +1 Des Des12 Con14 Int 10 Sab8 Car 11 JP 16 Des Con 14 Sab 17 Espada longa +4 (dano 1d8+3) Iniciativa 1d10+3 Espada curta +4 (dano

Leia mais

UMA HISTÓRIA DE AMOR

UMA HISTÓRIA DE AMOR UMA HISTÓRIA DE AMOR Nunca fui de acreditar nessa história de amor "á primeira vista", até conhecer Antonio. Eu era apenas uma menina, que vivia um dia de cada vez sem pretensões de me entregar novamente,

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

1 00:00:07,040 --> 00:00:13,560 OS GRANDES MITOS 2 00:00:18,800 --> 00:00:25,800 ZEUS - A CONQUISTA DO PODER

1 00:00:07,040 --> 00:00:13,560 OS GRANDES MITOS 2 00:00:18,800 --> 00:00:25,800 ZEUS - A CONQUISTA DO PODER 1 00:00:07,040 --> 00:00:13,560 OS GRANDES MITOS 2 00:00:18,800 --> 00:00:25,800 ZEUS - A CONQUISTA DO PODER 3 00:00:35,400 --> 00:00:40,000 Este que vemos é o pai dos deuses e dos homens, 4 00:00:40,120

Leia mais

A magia da deusa do amor

A magia da deusa do amor A magia da deusa do amor Um poderoso banho de atração que transforma o corpo da pessoa em verdadeiro centro de paixão e amor. Para quem está só e quer encontrar alguém, para quem quer a volta do(a) ex,

Leia mais

Annapurna Stotram. Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição. Estrofe 1. Ó Mãe Annapurna, ó Grande Deusa,

Annapurna Stotram. Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição. Estrofe 1. Ó Mãe Annapurna, ó Grande Deusa, Annapurna Stotram Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição Estrofe 1 que sempre outorga felicidade, concede presentes e dissipa o medo; ó oceano de beleza, que proporciona pureza

Leia mais

KRONOS E KAIRÓS, METAMORFOSES

KRONOS E KAIRÓS, METAMORFOSES KRONOS E KAIRÓS, METAMORFOSES Enoc Luiz de Almeida Talvez um dos maiores problemas nas discussões sobre o tempo seja o uso rotineiro de sua noção, a qual oculta grandes questões não resolvidas, que se

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1)

Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

A BREVE VOLTA DE JESUS: SERMÃO

A BREVE VOLTA DE JESUS: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU A BREVE VOLTA DE JESUS: SERMÃO Cachoeira 2006 A BREVE VOLTA DE JESUS:

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO

AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO Atenas & Esparta INIMIGAS ÍNTIMAS AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO Introdução: As civilizações Greco-romanas são consideradas clássicas por terem sido adotadas como modelo

Leia mais

* Nascimento: 10/04/1955

* Nascimento: 10/04/1955 David Roberto Rodrigues * Nascimento: 10/04/1955 Falecimento: 21/01/2016 Ele era um homem bonito, moreno, cabelos na altura do ombro e mesmo depois de mais velho ainda era lindo. Foi o que sua eterna amada

Leia mais

OS LUSÍADAS LUÍS DE CAMÕES. Biblioteca Escolar

OS LUSÍADAS LUÍS DE CAMÕES. Biblioteca Escolar OS LUSÍADAS DE LUÍS DE CAMÕES Biblioteca Escolar Sumário O que é um poema épico? Qual a matéria épica de Os Lusíadas? Qual a estrutura externa de Os Lusíadas? Qual a estrutura interna de Os Lusíadas? Quais

Leia mais