Portal de Vendas Online

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portal de Vendas Online"

Transcrição

1 Portal de Vendas Online Manual do Representante Versão 1.0

2 Manual do Representante 2 Sumário Introdução ao Portal da Dorma... 3 Fluxo de Vendas... 3 Fluxo de Cadastro ou Alteração de Cliente... 4 Orientações de Utilização, Pré Requisitos e Atendimento/Dúvidas... 5 Acessando o Portal (Login e Senha)... 6 Cadastrando Senha de Acesso... 7 Alterando Senha ou de Acesso... 7 Primeiro acesso ao Portal da Dorma Implantando Cotação de Venda Cabeçalho da Cotação/Pedido de Venda Adicionando Produtos na Cotação/Pedido de Venda Manutenção dos Iten(s) da Cotação/Pedido de Venda Impressão de PDF, Liberar p/ Aprovação e Confirmar Pedido Cotações de Vendas Reprovadas Recursos Tela de Cotação/Pedido de Vendas Pesquisa de Cotação de Venda Pesquisa de Pedidos de Venda Situações da Cotação de Venda e do Pedido de Venda Adicionando Cotação com Novo Cliente (prospect) Cadastro de Cliente Passo a Passo Alterando Cadastro de Cliente Cadastro de Cliente Aprovados/Reprovados Consulta Crédito Consulta de Cliente/Prospect Vá Para (Autocomplete) Pesquisa de Cliente... 46

3 Manual do Representante 3 Introdução ao Portal da Dorma O Portal de Vendas da Dorma está de cara nova, e essa, não é a única novidade. Através dessa nova ferramenta comercial, nossos representantes poderão gerenciar suas respectivas carteiras de pedidos e clientes com mais agilidade e acesso as informações. Buscando melhorar sempre nossos processos, implantamos o conceito de Cotação de Vendas em nossa área comercial, portanto, toda venda terá como origem, uma Cotação de Venda. Fluxo de Vendas Veja abaixo o novo fluxo comercial desde a Cotação de Venda até o Faturamento e a Entrega do Pedido de Venda.

4 Manual do Representante 4 Fluxo de Cadastro ou Alteração de Cliente Agora o Representante tem autonomia para alterar os dados cadastrais do cliente. Por exemplo: Endereço, NFe e outras.

5 Manual do Representante 5 Orientações de Utilização, Pré Requisitos e Atendimento/Dúvidas Recomendável acesso através de um notebook ou desktop. Requisitos mínimos de hardware: Processador 1.6Ghz, Memória RAM de 2Gb. Utilizar os navegadores Firefox 16 (ou superior), Google Chrome 35 (ou superior) ou Internet Explorer 8 (ou superior). De preferência pelo Firefox ou Google Chrome, Internet Explorer quando atualizado, pode causar problemas em algumas funcionalidades. Desbloquear Pop-up dos navegadores, geração do PDF depende desse recurso desabilitado. Recomendamos que sua internet tenha no mínimo 2 Mbps de conexão, considerada média no velocímetro (clique aqui para testar). Será permitida apenas uma sessão ativa por usuário, ou seja, o usuário não poderá acessar simultaneamente em computadores diferente. É possível abrir mais de uma aba no mesmo navegador, possibilitando trabalhar com múltiplas telas do portal. Caso tenha dúvidas ou dificuldades de acesso entre em contato conosco: alessandro.galdino@dorma.com.br Telefone: (11)

6 Manual do Representante 6 Acessando o Portal (Login e Senha) Para acessar o portal utilize o seguinte endereço: Utilize as informações de login recebida por (detalhes logo abaixo). Caso o acesso seja frequente pelo mesmo dispositivo, utilize o recurso Salvar minhas informações de login. Caso esqueceu sua senha, clique em Bloqueou ou Esqueceu sua senha, informe seu no campo Usuário e em seguida clique em Solicitar Senha. Figura 1 Tela de Acesso ao Portal Figura 2 Esqueci Minha Senha

7 Manual do Representante 7 Cadastrando Senha de Acesso Os representantes receberão as informações para cadastro de senha por (imagem abaixo). Ao receber o Clique em Definir Senha para acessar a página de cadastro de senha. Atenção: Por motivo de segurança, o prazo para cadastrar a senha são de 7 dias, após esse prazo, a chave de acesso será cancelada. Nesse caso uma nova solicitação de senha deverá ser realizada. Senha deverá ser de 6 a 8 dígitos. Após a definição da nova senha, o usuário será redirecionado para página de login. Alterando Senha ou de Acesso Para alterar sua senha de acesso ao portal, clique no botão Minha Conta no canto superior esquerdo do portal. Clique AQUI para abrir a tela de manutenção de conta.

8 Clique AQUI para alterar sua senha. Manual do Representante 8

9 Manual do Representante 9 Informe sua senha atual e em seguida cadastre sua nova senha. Senha Atual: Informe sua senha atual, para termos certeza que você é o usuário da sessão.

10 Manual do Representante 10 Primeiro acesso ao Portal da Dorma Após o login o portal será aberto conforme a imagem abaixo: Identificação do Usuário Abre Aba Página Ínicio Sair (Logout) Menu Lateral Menu Página Inicial Tempo restante para a sessão ser encerrada Botão para retornar ao topo da página. Aparece quando a barra de rolagem (fica visível) no navegador. As telas serão abertas em abas como demonstra a imagem abaixo, facilitando a navegação. Clique no X para fechar ou no botão.

11 Manual do Representante 11 Fecha Aba selecionada. Implantando Cotação de Venda Clique em Nova Cotação Será aberta a tela abaixo: Clique em Nova Cotação para habilitar o formulário

12 Manual do Representante 12 Cabeçalho da Cotação/Pedido de Venda Clique no Link para abrir a pesquisa de clientes Cotação Cliente: Número da Cotação (Pedido) do Cliente, caso não informe será gerado a sequencia automatica. Será possível alterar essa informação quando ser realizado a confrimação do Pedido. Cliente Fatur.: Código do cliente faturamento, esse campo tem o sistema autocomplete, para encontrar o cliente desejado informe o código, razão social ou cpf/cnpj. Serão listados os Clientes e os Prospects (ambos serão considerados apenas os 5 primeiros encontrados dentro do critério de busca). Após selecionar o cliente/prospect desejado serão carregadas as informações padrões de venda.

13 Manual do Representante 13 Tipo Venda: Campo para definir a operação fiscal do pedido. Mesma nomeclatura do antigo portal. Condição de Pagamento: De acordo com a nova política de crédito da Dorma, as condições de pagamento disponíveis serão de acordo com o prazo médio cadastro para o cliente. Exemplo: Caso o cliente tenha um prazo médio de pagamento de 30 dias, este poderá comprar com as condições (Entrada, 30 e 60 dias). Utilize o cadastro de cliente para solicitar alteração no prazo médio de pagamento e limite de crédito. Para visuazaliar o prazo médido do cliente clique em Crédito do Cliente. Prospects por padrão são cadastrados com 30 dias de prazo médido de pagto, ou seja, serão disponbilizadas condições de pagamentos com o mesmo prazo. Finame: Uma Cotação de Venda (PDF) não terá assinatura do Gerente Comercial da Dorma, apenas a impressão PDF do Pedido de Venda constará a assinatura do gerente. Tipo Frete: Continua a mesma regra do portal antigo. Abaixo as opções de Frete: CIF: Será obrigatório informar o valor do frete separadamente do valor do produto. Não é necessário informar a transportadora. O valor do frete não será destacado na impressão do PDF, pois será agregado no valor do produto. FOB: Habilita o campo transportador e redespacho. Campo valor de frete não é habilitado para os produtos. Retira: Opção do cliente/representante em retirar a mercadoria na Dorma.

14 Manual do Representante 14 Transportadora: Código da Transportadora, esse campo tem o sistema autocomplete, para encontrar a transportadora desejada informe o código, razão social, nome abreviado ou cnpj. Serão listadas as 5 primeiras Transportadoras encontradas dentro do critério de busca. Habilita campos de transportadora de acordo com o Tipo de Frete selecionado. Clique no Link para abrir a pesquisa de transportadoras Desco Cliente: Define desconto de capa do pedido. Observação Pedido: Essa campo é utilizado para complementar a Cotação de Venda com informações adicionais, será impresso no PDF e será utilizado pelo departamento de vendas da Dorma. Observação Nota Fiscal: Essa campo é utilizado para complementar as informações da Nota Fiscal, também será impresso no PDF. IMPORTANTE: Após uma Cotação de Venda ser convertida em Pedido de Venda, não será possível fazer alterações, apenas o gestores poderão dar manutenção no pedido. Caso necessite de alguma alteração o representante deverá entrar em contato com os gestores de venda da Dorma.

15 Manual do Representante 15 Adicionando Produtos na Cotação/Pedido de Venda Busca de produtos, por código, descrição e categoria. Busca de produtos, por código, descrição e categoria. Botão para confirmar a inclusão do produto na cotação/pedido. Informe os valores do produto nos campos indicados, em seguida clique em confirmar. Busca de Produtos: Será realizado busca no código do produto (dentro do texto), descrição (dentro do texto) e Categoria (código). Além da busca tradicional o usuário poderá listar produtos por Família (Categoria). Quantidade, Preço e Frete: Campos padrão para implantação de produtos. Existem regras de acordo com o tipo de frete.

16 Informações Gerais do Pedido Manual do Representante 16

17 Manual do Representante 17 Manutenção dos Iten(s) da Cotação/Pedido de Venda Após adicionar os produtos na Cotação/Pedido de Venda, serão listados na seção Produtos no Carrinho, através dessa seção será possível fazer alterações nos produtos, por exemplo: Editar e Exlcuir produtos. Botões para Confirma alteração e Excluir produto Confirma alteração item cotação. Valores da Cotação/ Pedido de Venda. No caso de Tipo Frete CIF o valor do frete está agregado no Valor Mercadoria.

18 Manual do Representante 18 Impressão de PDF, Liberar p/ Aprovação e Confirmar Pedido Atenção para as observações. Leia atentamente antes de Liberar p/ Aprovação ou Confirmar o Pedido. Atenção!!! Caso não abra uma janela com PDF ou uma janela para download, verifique se não apresentou uma mensagem no seu navegador solicitando a liberação de Pop-Pups para o site Dorma. Libere os Pop-Ups e tente novamente. Está opção aparece quando a Cotação de Venda foi aprovada e por algum motivo precisa ser confirmada manualmente. Quando aprovada automaticamente está opção aparece logo após clicar em Liberar p/ Avaliação.

19 Manual do Representante 19 Cotações de Vendas Reprovadas Quando uma Cotação de Venda é reprovada pelo departamento comercial, o representante deverá acessar a mesma e fazer as devidas alterações e reenvia-la para avaliação. Caso desista da Cotação de Venda, a mesma deve ser cancelada informando o motivo. Representante também receberá um com o resultado da avaliação. Clique AQUI para ver o comentário da avaliação.

20 Manual do Representante 20 Recursos Tela de Cotação/Pedido de Vendas Na tela de Cotação/Pedidos de Venda existem botões para manutenção e atalhos para outras funcionalidades do Portal. Botões com recursos e atalhos a outras funcionalidades do Portal. Alterar Nr. do Pedido Cliente. Alterar cabeçalho da Cotação/Pedido de Venda. Atalhos para acesso a outras informações do cliente. Situação da Cotação/Pedido de Venda, caso seja uma cotação Reprovada é possível visualizar o motivo da reprova. Apenas cotações de vendas que ainda não foram convertidas em Pedido de Venda poderão ser canceladas. (Abre janela abaixo).

21 Manual do Representante 21 Emitir PDF da Cotação/Pedido de Venda. Com o plugin do Acrobat/Reader instalado no seu navegador o PDF abrirá automaticamente, sema necessidade de fazer download para depois abrir o documento. ou Exibi informações detalhadas do cliente ou prospect (abre tela Consulta de Clientes). Exibi histórico do cliente, últimos documentos processados no sistema (ex: Nota Fiscais Emitidas, Pedidos de Vendas, Últimos produtos comprados, etc.). (abre tela Relações do Cliente). Exibi informações de Crédito do Cliente, como Prazo Médio de Pagto, Limite de Crédito, Títulos Vencidos e A Vencer. (abre janela Crédito do Cliente). Abre recurso para alterar Número Pedido Cliente, essa alteração é possível apenas na Cotação de Venda. Quando documento aberto for uma Cotação de Venda, esse botão abre o Pedido de Venda (caso tenha sido convertido). Quando documento for um Pedido de Venda, esse botão a Cotação de Venda de origem. Imprimir Danfe da Nota Fiscal

22 Manual do Representante 22 Pesquisa de Cotação de Venda A tela Pesquisa de Cotações tem recursos para agilizar o gerenciamento das cotações já implantadas no portal. Abaixo os detalhes dessa tela. Clique no + para exibir os itens. Ações da Cotação de Venda Filtros para busca avançada. Posicione o cursor do mouse sobre a situação para obter mais detalhes. Exemplos dos detalhes da Situação da Cotação de Venda: Utilize o campo observação para solicitar descontos ou informar algo importante para o nosso departamento de vendas. Essas observações serão consideradas na avaliação e na manutenção do pedido. Clique em Comentário da Avaliação para ver o motivo da reprova.

23 Manual do Representante 23 Ações das Cotações de Vendas ou Abre tela Consulta do Cliente. Abre Cotação de Venda Confirma Cotação de Venda. Confirmar é o mesmo que converter uma cotação de venda em um pedido de venda. Cancelar Cotação de Venda. Filtro Rápido Exibir Cotações: Filtra cotações de acordo com a situação selecionada. Cliente: Tem recurso autocomplete, podendo entrar Clientes ou Prospects. Cotação: Número da Cotação Dorma ou Nr Cliente. Atualiza a lista de acordo com os parâmetros de busca. Abre a tela de Filtro Avançado. Clique no Link para abrir a pesquisa de clientes e prospects. Autocomplete de Cliente e Prospects.

24 Manual do Representante 24 Pesquisa de Pedidos de Venda A tela Pesquisa de Pedidos é praticamente igual a tela de Pesquisa de Cotações. Abaixo os detalhes dessa tela. Autocomplete apenas de Cliente. Na tela de Pesquisa de Pedidos, não existirão documentos com Prospect, pois pedidos não podem ser implantados com prospetcs, apenas Cotação de Venda.

25 Manual do Representante 25 Situações da Cotação de Venda e do Pedido de Venda Situações da Cotação de Venda Não Enviado p/ Avaliação: Está em digitação. Em Aprovação: Está aguardando Gestores de Venda avaliar as condições e preços da Cotação de Venda. Aprovadas (Aguardando Confirmação): Cotação de Venda aprovada automaticamente ou por um Gestor de Venda, mas por algum motivo não foi possível confirmar automaticamente, nesse caso fica aguardando o representante confirmar a cotação. Reprovadas: Foi reprovada pelos Gestores e está aguardando análise do representante, este poderá editar a cotação de venda e novamente envia-la para avaliação. Canceladas: Cotações que foram canceladas. Situações do Pedido de Venda Aberto: Pedido ainda não foi atendido, ou seja, ainda não foi faturado. Atendido Parcial: Foi faturado parcialmente, nota fiscais ficam disponíveis para consulta. Atendido Total: Totalmente faturado, nota fiscais ficam disponíveis para consulta. Cancelado: Pedido foi cancelado no sistema.

26 Manual do Representante 26 Adicionando Cotação com Novo Cliente (prospect) O novo portal de vendas disponibiliza um recurso para cadastramento de prospects, ou seja, o representante poderá fazer um cadastro prévio do seu possível cliente e emitir uma Cotação de Venda. Caso a Cotação de Venda seja aprovada, o representante completa as informações necessárias e envia para Dorma cadastrar o novo cliente no sistema. Para cadastrar um prospect, é recomendável informar o CNPJ, dessa forma o prospect estará vinculado ao seu código de representante, evitando que outro representante o cadastre. Abaixo, como cadastrar uma Cotação de Venda com Prospect. Clique em Cliente Fatur. Para abrir a pesquisa de cliente. Clique em Novo Cliente para abrir o cadastro de cliente.

27 Manual do Representante 27 Será aberta a Tela Cadastro de Cliente exigindo apenas as informações do Primeiro Passo, pois essas são suficientes para um prospect. Para mais detalhes leia o tópico Cadastro de Cliente Passo a Passo. Salva informações e volta para a tela de pesquisa de cliente. Salva informações e já prepara formulário para adicionar novo Prospect. Cancela o cadastro e volta para tela anterior.

28 Manual do Representante 28 Após confirmar os dados do prospect, o usuário será direcionado para a Pesquisa de Cliente, buscando o cadastro que acabou de ser realizado. Clique na imagem para selecionar o Cliente ou Prospect.

29 Manual do Representante 29 Em seguida os dados do Prospect serão carregados, continue normalmente o cadastro da Cotação de Venda. Identificação de um cliente Prospect. Identificação de um cliente Prospect. Lembre-se, o prazo médio de pagamento para prospects são de 30 dias, ou seja, estarão disponíveis apenas condições de pagamentos dentro desse prazo.

30 Manual do Representante 30 Após liberar para aprovação, caso a Cotação de Venda seja aprovada, o representante receberá o abaixo notificando que o Cadastro do Cliente deve ser concluído para que a Cotação de Venda seja confirmada. Na tela de Pesquisa, a cotação ficará disponível como aprovada e aguardando o cadastro completo do cliente e a confirmação do pedido.

31 Manual do Representante 31 Para concluir o Cadastro do Cliente clique nos botões em destaque. Clique AQUI para alterar o cadastro do cliente e envia-lo para avaliação. Na tela Consulta de Clientes também ficará disponível o botão para Alterar o Cadastro e envia-lo para avaliação. Clique AQUI para alterar o cadastro do cliente e envia-lo para avaliação. Após concluir o Cadastro de Cliente, o usuário responsável pelo cadastro receberá uma notificação por com o código do cliente. Em seguida, acesse a cotação de venda e clique no botão (este botão estará disponível após o cadastro do cliente ser concluído). Clique AQUI para trocar o Prospect para o Cliente cadastrado.

32 Manual do Representante 32 A tela abaixo será aberta com código do cliente, clique em Confirmar Cliente e a troca de Prospect p/ Cliente será realizada. Após essa alteração a Cotação de Venda assumirá o cliente recém-cadastrado, agora a cotação poderá ser confirmada normalmente. Algumas condições de pagamento serão liberadas após o cadastro do cliente concluído (se houver solicitação de prazo de pagamento), por esse motivo, antes de confirmar a Venda, o representante poderá alterar a condição de pagamento (selecionando uma com prazo de pagamento maior que o anterior, quando o cliente ainda era prospect). Essa alteração estará sujeita a nova avaliação comercial.

33 Manual do Representante 33 Cadastro de Cliente Passo a Passo Para abrir o Cadastro de Cliente Online utilize uma das opções abaixo (Menu Lateral ou Menu Principal). A tela de Cadastro de Cliente foi separada em 5 passos. Clique AQUI para abrir a pesquisa clientes. Clique AQUI para encontrar o prospect ou cliente através do Código, CNPJ ou Razão Social.

34 Manual do Representante 34 1 Passo Geral Informações gerais do cliente, para cadastrar um prospect essa etapa deverá ser concluída. As demais etapas poderão ser concluídas posteriormente. CNPJ: Após informar o CNPJ, logo em seguida é realizado uma consulta na Base de Dados da Dorma para validar o CNPJ, caso esteja OK aparecerá a mensagem abaixo. Natureza: Indica se o cliente é Pessoa Jurídica ou Física.

35 Manual do Representante 35 Razão Social: Não adicionar caracteres especiais, pois o sistema irá desconsiderar automaticamente. Nome Fantasia: Não é obrigatório, caso fique em branco será realizada uma cópia da razão social. Inscrição Estadual: Seleciona Isento caso o prospect não possui Inscrição Estadual. Representante: Esse campo fica desabilitado para os representantes, pois todos os cadastros feitos por ele será cadastro automaticamente com o código do mesmo. CEP e Endereço: Informe o CEP para o sistema localizar o endereço, caso não encontre será necessário informar os dados manualmente. Dados para contato ( e Telefones): Informe os para possível contato com o Prospect como telefone e . NFe: Informe os s que receberão os arquivos XMLs, caso tenha mais de um informar separados por ponto e vírgula ;. Limitado a 60 caracteres 2 Passo - Comercial / Financeiro Informações comerciais e financeiras do cliente, nesse passo serão cadastradas as informações do CRM e Crédito do Cliente. Solicitação de crédito: Nada mais é que uma alteração que envolve apenas informações de crédito, nesse caso, se o cliente deseja um Limite maior ou um prazo de pagamento maior, o representante irá alterar apenas as informações Perfil de Compra (mudar para A Prazo), Limite Pretendido e Prazo Médio de Pagto. Em seguida envia para avaliação e aguarda o resultado, o sistema enviará um de notificação assim que o departamento financeiro concluir a avaliação.

36 Manual do Representante 36 CRM: Mesmo conceito do antigo portal. Canal de Venda: Essa informação é obrigatório independente do perfil de compra do cliente. Classificação: Essa informação é necessária para definir quais documentações serão necessárias anexar (serão solicitados documentos apenas para pagamento a prazo). Perfil de Compra: Caso seja À Vista, não será necessário anexar documentos (Passo 4). A opção A Prazo, obriga anexar os documentos no Passo 4. Importante: Para clientes com Cartão BNDES, deverá selecionar a opção A Prazo, e no campo Cond. Pagto Pretendida selecionar a opção BNDES Cartão. Essa opção de pagamento não exige o envio de documentos no Passo 4.

37 Manual do Representante 37 3 Passo - Contatos e Referências Todos os cadastros deverão conter um contato de Compras e um de Contas a Pagar. Quando existir apenas um contato na empresa (ou o cliente ser pessoa física), fazer o cadastro da mesma pessoa duas vezes, relacionando as 2 áreas exigidas. Ações para Adicionar, Editar ou Excluir contato. Abre Janela para cadastrar contato.

38 Manual do Representante 38 4 Passo Anexar Documentos Documentos devem estar no formato PDF e não podem ultrapassar 5MB por arquivo. Indica obrigatoriedade e se já foi enviado. Ações para Adicionar, Editar ou Excluir documentos.

39 Manual do Representante 39 5 Passo - Enviar Essa etapa confere todo o cadastro e confirma o envio para avaliação. Faz a conferência e envia cadastro para avaliação. Faz a conferência a apenas. Após o envio do cadastro será exibida a mensagem abaixo, agora é só aguardar o com o resultado da avaliação.

40 Manual do Representante 40 Alterando Cadastro de Cliente Para alterar um cadastro já existente, encontre o cliente através da Pesquisa ou do recurso Vá Para. Após encontrar o cliente desejado, clique em Editar Formulário. Todas as informações serão importadas para o formulário, a partir desse ponto o processo é o mesmo de um novo cadastro. Clique AQUI alterar o cadastro do cliente. Clique SIM para confirmar o recadastramento.

41 Manual do Representante 41 Cadastro de Cliente Aprovados/Reprovados Cadastro de Cliente Reprovados Alguns clientes podem ter cadastro reprovados por diversos motivos (por exemplo: crédito ou informação fiscal). Caso isso aconteça, verifique o motivo da reprova, regularize o cadastro e envie novamente para avaliação. Quando um cadastro é reprovado, o representante recebe o seguinte . Ao consultar o Cadastro logo no topo da página será exibido um alerta como mostra a imagem abaixo, clique em Visualizar Comentário da Avaliação. Clique AQUI para ver o motivo da reprova.

42 Manual do Representante 42 Cadastro de Cliente Aprovados Cadastros aprovados disparam com os dados do cliente (por exemplo: código e nome abreviado). Após essa confirmação, Cotações de Vendas desse antigo prospect (pois agora é um cliente), poderão ser confirmadas normalmente. O sistema irá trocar o código do prospect pelo código do cliente automaticamente. O representante fica responsável de entrar em todas as Cotações de Vendas do antigo prospect e confirma-las no sistema.

43 Manual do Representante 43 Consulta Crédito Para solicitar um novo limite de crédito ou aumentar o prazo médio de pagamento, o representante deverá acessar os detalhes do crédito do cliente (através dos atalhos abaixo), e clicar em solicitar crédito. Será aberta a tela de Cadastro de Cliente, para detalhes desse leia o tópico Cadastro de Cliente Passo a Passo. Clique AQUI para ver detalhes do crédito. Clique AQUI para consultar títulos vencidos e a vencer.

44 Manual do Representante 44 Consulta de Cliente/Prospect Acesse a tela Consulta de Clientes no menu lateral ou através da página incial. Opções de busca de Cliente ou Prospect. Atalho para tela Relações do Cliente. Clique AQUI para ver detalhes do crédito. Consulta de Prospect e situação do cadastro.

45 Manual do Representante 45 Vá Para (Autocomplete) Encontre o cliente através do Autcomplete, digitando código, razão social ou CNPJ/CPF (este só aparecerá na lista se informar o CNPJ/CPF completo). Serão listados os 5 primeiros Clientes e os 5 primeiros Prospects encontrados.

46 Manual do Representante 46 Pesquisa de Cliente Ao abrir a tela Pesquisa de Cliente, o representante deverá inserir alguma informação de busca, conforme a tela abaixo. Considerar Clientes na pesquisa. Considerar Prospects na pesquisa. Executa pesquisa de clientes. Atalho para cadastrar Prospect.

47 Clique AQUI para o filtro da pesquisa. Manual do Representante 47 Clique no botão de ação para selecionar o cliente/prospect.

48 Manual do Representante 48 Suporte ou Dúvidas (11) Lembre-se, sua opinião é muito importante para as melhorias do nosso novo portal. Agradecemos a leitura, contamos com a colaboração de todos. Boas Vendas

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário GuiaRápido SistemadeCobrança-Beneficiário GR SistemadeCobrança Beneficiário Índice 1 Introdução... 4 2 Público Alvo... 4 3 Pré-Requisitos... 4 4 Acessando o Sistema de Cobrança... 5 5 Cadastro... 6 5.1

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 Manual do Usuário Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 1 Apresentação O SEIA Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos é uma ferramenta fundamentada

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15 MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 4 2. Perfil de Emissores do Sistema... 4 3. Analisando os certificados emitidos... 5 3.1. Certificados

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Sumário 1 Acesso ao ambiente de EaD... 1 2 Navegação... 2 3 Perfil... 2 4 Programação... 3 5 Blocos... 4 6 Comunicação... 6 6.1 Fórum de notícias... 6

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

PORTAL ACADÊMICO ALUNO

PORTAL ACADÊMICO ALUNO PORTAL ACADÊMICO ALUNO Sumário 1. LOGIN... 3 2. DADOS PESSOAIS... 6 3. OCORRÊNCIAS... 6 4. ACESSO AOS BOLETINS... 7 5. DESBLOQUEIO DE POP UP... 7 6. DOWNLOAD DE MATERIAIS DAS DISCIPLINAS... 9 7. CADASTROS

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO () Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br Sumário Configurações iniciais... 3 Acessando o sistema... 3 Alterando a senha de acesso... 3 Cadastrando clientes... 4 Cadastrando

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página 1 Sumário DÚVIDAS GERAIS... 3 PREGÃO ELETRÔNICO... 6 Página 2 DÚVIDAS GERAIS 1. O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta: O fluxograma representa

Leia mais

MANUAL SISTEMA NFS-e

MANUAL SISTEMA NFS-e MANUAL SISTEMA NFS-e SUMARIO Tela Inicial NFe 03 Efetuar Login 1º Acesso Caso não possua Usuário e/ou Senha 03 Efetuar Login 1º Acesso Possuindo o Usuário e Senha 04 Primeira Tela 05 Menu de Opções 05

Leia mais

Manual do Fornecedor Versão 7.3.1.0

Manual do Fornecedor Versão 7.3.1.0 Manual do Fornecedor Versão 7.3.1.0 Utilidades e Suporte REQUISITOS MÍNIMOSM Máquina com Processador 1 Núcleo, N 1 GHZ,, 2GB Memória. Link Internet: Mínimo: M 1Mbps. CONFIGURAÇÕES O Navegador precisa estar

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas 2013 Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas Cris Podologia 1 Conteúdo 1) Cadastro... 3 2) Agendamento... 8 3) Atualização e Complemento do Cadastro... 13 a) Perfil... 15 b) Endereço... 15 4) Recuperação

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Portal de Compras. São José do Rio Preto

Portal de Compras. São José do Rio Preto Portal de Compras São José do Rio Preto Sumário DÚVIDAS GERAIS...2 PREGÃO ELETRÔNICO... 4 EMPRO Empresa Municipal de Processamento de Dados 1 DÚVIDAS GERAIS 1.O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta:

Leia mais

Tutorial WEB Soluço es Click.

Tutorial WEB Soluço es Click. Tutorial WEB Soluço es Click. Sumário Sumário... 1 1. Acesso ao site:... 2 2. Login:... 3 3. Página Principal:... 4 4. Navegando sobre o menu:... 4 5. Opção Chamado:... 5 5.1 Tela de Chamados:... 6 5.1.1

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

MANUAL PORTAL DO CLIENTE LIVING

MANUAL PORTAL DO CLIENTE LIVING MANUAL PORTAL DO CLIENTE LIVING ÍNDICE 3 Introdução 4 Primeiro acesso 6 Informações financeiras 8 Boletos 10 Fotos INTRODUÇÃO Queremos ficar cada vez mais próximos de você. O Portal do Cliente Living foi

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores ACESSO AO PORTAL Para acessar o Portal, o professor deve entrar no site Https://meu.ifmg.edu.br/Corpore.Net/Logon.aspx. Na página apresentada será necessário fazer o login preenchendo os campos Usuário

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Portal do Fornecedor ANGELONI. Manual do usuário. (versão 1.1)

Portal do Fornecedor ANGELONI. Manual do usuário. (versão 1.1) Portal do Fornecedor ANGELONI Manual do usuário (versão 1.1) 1. Objetivo Este manual explica como funciona o Portal do Fornecedor ANGELONI. Todos os procedimentos para visualizar pedidos, gerar e enviar

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal.

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas da ferramenta de Blog do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado pensando em diferentes níveis de usuários

Leia mais

- Nota Fiscal Eletrônica -

- Nota Fiscal Eletrônica - Manual Portal de Clientes e Transportadores - Nota Fiscal Eletrônica - ÍNDICE. INTRODUÇÃO 3. OBJETIVO 3.2 ABRANGÊNCIA 3 2. FUNCIONALIDADES 3 2. CADASTRO DE CLIENTES NO PORTAL 3 2.2 CONSULTA NOTAS FISCAIS

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal.

Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal. Manual do Comprador 1 Comprar Anúncios Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal. 1.1 CRIAR CONTA TURISMO AGORA Para comprar produtos

Leia mais

Utilização do console WEB do DokNF-e. [Version 17/01/2013]

Utilização do console WEB do DokNF-e. [Version 17/01/2013] Utilização do console WEB do DokNF-e [Version 17/01/2013] Índice Sobre o DokNF-e.................................................................... 1 Primeiro Passo - Efetuar o Login......................................................

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Manual de Gerenciamento da Loja Virtual. versão 2.0.0

Manual de Gerenciamento da Loja Virtual. versão 2.0.0 Sumário Manual de Gerenciamento da Loja Virtual 1. Iniciando o Gerenciamento... 4 2. Cadastros... 6 2.1. Categorias*... 6 2.2. Atributos*... 7 2.3. Produtos... 9 2.3.1. Exemplo de Cadastro de novo produto:...

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço Passo a Passo Gestor de Compras Como acessar Como Acessar O acesso ao Sistema se faz através da página da SEPLAG Clicando no Link destacado Como Acessar

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT

MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Viasoft para melhor atender seus clientes está aperfeiçoando as suas ferramentas de atendimento. O Chat Online, já conhecido e utilizado pela

Leia mais

Notas de versão. Versão 3.16.1.0

Notas de versão. Versão 3.16.1.0 Notas de versão Sistema Gescor Versão 3.16.1.0 Lançamento Abril/2016 Interface - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 1. Nova interface e usabilidade do sistema.

Leia mais

Dúvidas Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Unidade Acadêmica de Graduação

Dúvidas Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Unidade Acadêmica de Graduação 2º Período de Matrículas - Inclusão de disciplinas 1. Apresentação...2 2. Iniciando sua inclusão...4 3. Selecionando o contexto...6 1. Selecionando disciplina(s) - (atividades acadêmicas)...7 2. Plano

Leia mais

Manual do Portal do Aluno

Manual do Portal do Aluno Manual do Portal do Aluno Setor de Tecnologia da Informação T.I. Escola Superior Batista do Amazonas Última revisão: 9/10/2012 Conteúdo 1. Acessando o Portal do Aluno... 3 2. Menu do Portal do Aluno...

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

Projudi Módulo de Correição. Tutorial Juiz Corregedor

Projudi Módulo de Correição. Tutorial Juiz Corregedor Projudi Módulo Tutorial Juiz Corregedor Antes de mais nada, recomendamos que para a utilização do sistema Projudi você não utilize o navegador Internet Explorer, e sim os navegadores Chrome e Firefox 2

Leia mais

TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO

TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO Dezembro / 2014 Sumário 1. Apresentação e acesso ao sistema...3 2. Tela inicial do sistema...5 3. Autorização de Procedimento Via Prestador...6 3.1. Impressão Guia TISS...6

Leia mais

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13 Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Integração da Digitação de Eventos

Integração da Digitação de Eventos Integração da Digitação de Eventos Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 1 1.2. Conhecendo a Plataforma... 3 1.2.1. Seleção da Empresa... 3 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações...

Leia mais

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br TUTORIAL PMS CARD Acesse o site: www.pmscard.com.br FAÇA O LOGIN Para fazer o login digite o seu e-mail e senha e clique em entrar. SELECIONE A EMPRESA Selecione a empresa na qual deseja utilizar clicando

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO Passo a passo do Portal Acadêmico Centro Universitário Autônomo do Brasil UniBrasil www.unibrasil.com.br 1 Sumário 1. Objetivo - Manual do Portal do Aluno... 4 2. Navegadores...

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Passo a Passo dos Relatórios de Venda no Sigla Digital

Passo a Passo dos Relatórios de Venda no Sigla Digital Passo a Passo dos Relatórios de Venda no Sigla Digital Relatório de Vendas Página 1 de 7 Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para gerar relatórios das vendas realizadas pelo Orçamento

Leia mais

1. Informações iniciais

1. Informações iniciais 1. Informações iniciais O novo Sistema de Emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) é de propriedade exclusiva do CFC e o acesso ao sistema será por meio de um link disponibilizado

Leia mais

ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR

ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR 1º passo: Acesse a página através do link existente no site de Newton laboratório e audiovisual: 2º passo: Na tela inicial do sistema digite seu usuário e sua senha nos

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

Manual de instalação e utilização do programa Faróis Vinco Pedidos

Manual de instalação e utilização do programa Faróis Vinco Pedidos Página 1 de 23 SUMÁRIO 1. Pré-requisitos do computador para instalação do sistema Faróis Vinco Pedidos... 2 2. Instalação do... 3 3. Executando o sistema pela primeira vez... 5 4. Menus do sistema... 6

Leia mais

Juiz de Fora, Maio de 2015

Juiz de Fora, Maio de 2015 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, Maio de 2015 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Cotação OnLine. Manual do Usuário

Cotação OnLine. Manual do Usuário Cotação OnLine Manual do Usuário Última Revisão 10-10-2010 Histórico de Revisões Data Descrição Versão 01-12-2010 Primeira versão do manual 1.0.0 Delf Tecnologia 2 ÍNDICE 1. Introdução... 4 1.1 O que é

Leia mais

e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico

e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E...

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Protocolo Versão 1.17.0 Última revisão: 26/11/2015 2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos

Leia mais

Manual do Usuário. Módulo: Recadastramento (Servidor) Recadastramento Anual. Versão: 0.1. Recife, Outubro de 2013. www.banksystem.com.

Manual do Usuário. Módulo: Recadastramento (Servidor) Recadastramento Anual. Versão: 0.1. Recife, Outubro de 2013. www.banksystem.com. Manual do Usuário Módulo: Recadastramento (Servidor) Recadastramento Anual Versão: 0.1 Recife, Outubro de 2013. 1-16 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 29/08/2013 0.1 Versão inicial do documento.

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O MÉDICO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES PROVAB 2014

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O MÉDICO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES PROVAB 2014 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O MÉDICO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES PROVAB 2014 Brasília/DF, 6 de outubro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Leia mais

PORTAL DE ATENDIMENTO Manual do Usuário VERSÃO 2.0

PORTAL DE ATENDIMENTO Manual do Usuário VERSÃO 2.0 PORTAL DE ATENDIMENTO Manual do Usuário VERSÃO 2.0 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. ABRIR CHAMADO... 4 4. CONSULTAR CHAMADOS... 7 5. RESPONDER A UMA SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÃO...

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa 1 TRIBUTADA. MANUAL PARA EMISSÃO. 2014. INTRODUÇÃO A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa - NF-e avulsa implementada pela Secretaria de Estado da Fazenda do

Leia mais

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BOAS VINDAS! Prezado (a) aluno (a), seja bem vindo (a) aos cursos na modalidade a distância. É com muita satisfação que o (a) recebemos neste

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008.

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Manual Cadastro de Usuários Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 27

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

PRÉ TESTE CBT - SIMULADO ENEM 2013

PRÉ TESTE CBT - SIMULADO ENEM 2013 Este manual tem como objetivo a orientação de utilização do sistema CBT (Computer Based Testing) da AVALIA para responder aos instrumentos de avaliação que estarão disponíveis de forma online. Lembrando

Leia mais

e-nota NF-e (Nota Fiscal eletrônica)

e-nota NF-e (Nota Fiscal eletrônica) Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão reduzida) apresenta informações específicas sobre o acesso ao Sistema Safeweb e-nota NF-e.

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

Manual de Utilização e-rh para Servidor em Geral

Manual de Utilização e-rh para Servidor em Geral UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS P.R.R.H Manual de Utilização e-rh para Servidor em Geral (Módulo Recadastramento) 1 SUMÁRIO 1. SEÇÃO - INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 1.1.

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL MAC OS

SISTEMA OPERACIONAL MAC OS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL MAC OS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 Requisitos Mínimos De Sistema... 3 2.2 Sistemas Operacionais

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL SIGAM

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL SIGAM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL SIGAM MANUAL REQUERIMENTO ON LINE 2009 Fundação Instituto de Administração FIA Página Inicial Ao acessar a tela inicial, clique sobre a frase: Inicie o Requerimento

Leia mais

Solicitação da emissão da GTA em qualquer computador

Solicitação da emissão da GTA em qualquer computador Manual de Emissão de GTA- Produtor Orientações iniciais: Para a emissão da GTA em casa o produtor deverá possuir: senha do produtor emitida em um escritório do Idaf, um computador, uma impressora e acesso

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARTE I - INTRODUÇÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARTE I - INTRODUÇÃO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARTE I - INTRODUÇÃO VERSÃO 2014 Junho de 2014 SIGFIS-Sistema Integrado

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

1. Funcionalidades da opção SAC 1

1. Funcionalidades da opção SAC 1 PÓS VENDA 1. Funcionalidades da opção SAC 1 1.1 Avarias 2 1.1.1 Dano no produto em transporte 2 1.1.2 Defeito no produto 2 1.2 Devoluções 4 1.2.1 Devolução Desistência 4 1.2.2 Devolução Não fez o pedido

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Manual Operacional Vendedores

Manual Operacional Vendedores Manual Operacional Vendedores Versão 1.0 Abril/2015 1. ACESSO AO SISTEMA SSE a) Localize em seu Desktop ou menu de acesso o ícone do sistema conforme abaixo. b) Após localizar, clique 2 vezes para acessar

Leia mais