O impacto do uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem no Brasil: uma revisão sistemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O impacto do uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem no Brasil: uma revisão sistemática"

Transcrição

1 O impacto do uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem no Brasil: uma revisão sistemática Joice Cristina Guesser 1, Diego Roberto Colombo Dias 2 1. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC- Florianópolis- SC. 2. Doutor em Ciências da Computação. Professor adjunto do Curso de Ciências da Computação. Universidade Federal de São João Del Rei- UFSJ. Resumo Objetivo: identificar com o impacto que o uso de Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) traz para o ensino de enfermagem no Brasil. Métodos: revisão sistemática realizada nas bases de dados CINAHL, WEB of SCIENCE, e SCOPUS. Foram analisados 10 artigos no período de 2011 a Resultados: predominaram pesquisas sobre OVAS desenvolvidas com enfoque na sua maior parte em graduandos de enfermagem, cinco estudos tiverem esse enfoque. Duas pesquisas foram realizadas com enfermeiros graduados e três estudos desenvolveram um OVA para graduandos e graduados em enfermagem Conclusão: os estudos demonstraram impacto positivo na contribuição dos OVAs no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem tanto no nível de graduação, quanto na educação continuada de profissionais. Descritores: Enfermagem; Aprendizagem; Informática em enfermagem; Tecnologia educacional. Introdução O uso de recursos computacionais no ensino em enfermagem é uma realidade que tem se expandido nos últimos anos. As novas possibilidades tecnológicas vêm sendo incorporadas às práticas de ensino, indo ao encontro do que preconiza a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem no Brasil, que diz que ao enfermeiro compete o domínio de tecnologias de comunicação e informação (1).

2 O Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) é um exemplo de recurso computacional no ensino de enfermagem que favorece o processo de ensinoaprendizagem mais flexível, criativo, dinâmico, interativo e que estimula a participação ativa e coletiva do aluno na aquisição do conhecimento (1). Esta tecnologia pode ser definida como um recurso digital que pode ser utilizado para o suporte ao ensino, delineados sob uma perspectiva pedagógica e planejamento integrado ao processo de ensino e aprendizagem (2). Com a utilização do OVA o aluno é responsável pelo seu próprio estudo, o que otimiza a dinâmica da sala de aula, proporciona um melhor aproveitamento dos conteúdos teóricos, torna-os mais atrativos, e personaliza a aprendizagem à medida que permite ao aluno a possibilidade de acessar o ambiente em local e tempo a critério de sua disponibilidade (3). Diante do exposto foi realizado um estudo com o objetivo de identificar com o impacto que o uso de OVA traz para o ensino de enfermagem no Brasil. Método Trata-se de um estudo de revisão sistemática conduzida de agosto a outubro de A pergunta de pesquisa foi: qual o impacto que o uso de objetos virtuais de aprendizagem traz para o ensino e aprendizagem em enfermagem no Brasil? Realizou-se levantamento de artigos científicos nas bases de dados CINAHL, WEB of SCIENCE, e SCOPUS, referente aos anos de 2011 a Os termos utilizados para a busca foram definidos com base no vocabulário Mesh (Medical Subject Headings). Os termos de busca foram organizados e combinados entre si conforme o Quadro 1. A partir da combinação desses descritores foram encontrados 40 artigos.

3 Quadro 1 Organização da busca de artigos segundo base de dados, filtros de busca e conjunto de termos, Florianópolis, SC, Base de dados Filtros Conjunto de termos WEB OF SCIENCE Publication date from 2011/01/01 to 2016/09/30; English; Spanish; Portuguese # virtual learning object AND nursing CINAHL SCOPUS jan 2011 a out 2016, full text, booleano/frase, texto completo, resumo disponível, english, Spanish, Portuguese, TITLE-ABS-KEY (multimedia teaching materials) AND TITLE-ABS-KEY(nursing)) AND PUBYEAR AFT 2011 AND PUBYEAR BEF 2016 # virtual learning object AND nursing # virtual learning object AND nursing Os critérios de inclusão foram pesquisas sobre OVAs relacionadas ao ensino de graduação em enfermagem no Brasil publicados de janeiro de 2011 a outubro de 2016; texto completo disponível em português, inglês e espanhol; artigos originais com descrição clara de método e apresentação de resultados. Os critérios de exclusão incluíram: falta de adesão à temática do estudo, texto completo indisponível, estar publicados em outra língua que não inglês, português e espanhol, estudos estrangeiros. Após a aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, amostra final foi constituída por 10 artigos. Para o estudo, foram considerados OVAs todo o tipo de mídia utilizada no processo de ensino e aprendizagem online (vídeos, áudios, fóruns de discussão, ambientes simulados, entre outros) (2).

4 Resultados Os artigos selecionados foram inseridos em planilha eletrônica (Excel 2007 ), onde foram classificados quanto: código do artigo, referência completa, método, objetivos e impacto na aprendizagem. Os resultados encontram-se no Quadro 2. Foi possível observar que houve uma predominância de pesquisas sobre OVAS desenvolvidas com enfoque na sua maior parte em graduandos de enfermagem, cinco estudos tiverem esse enfoque. Duas pesquisas foram realizadas com enfermeiros graduados e três estudos desenvolveram um OVA para graduandos e graduados em enfermagem. Quadro 2: publicações incluídas no estudo. Florianópolis A1 (4) Código Objetivo Resultados Avaliar um objeto de aprendizagem virtual, desenvolvido O OVA provou ser potencialmente eficaz no apoio ao ensino de para mediar o ensino de raciocínio diagnóstico em raciocínio diagnóstico durante a avaliação do sistema enfermagem e para ser aplicado ao sistema tegumentar tegumentar. por alunos de graduação em enfermagem. A2 (5) A3 (6) Construir e validar um objeto virtual de aprendizagem (OVA) sobre estomas intestinais de eliminação Descrever a construção de um curso sobre punção venosa periférica utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação. O OVA sobre estomas intestinais de eliminação é uma ferramenta que pode ser implementada no Curso de Graduação em Enfermagem e nos programas de educação permanente para enfermeiros na prática clínica, contribuindo significativamente a melhorar a competência teórica necessária para o cuidado de pessoas estomizadas de forma segura, com qualidade e possibilitando o autocuidado. A utilização de novas tecnologias no ensino de enfermagem proporciona ao aluno uma nova forma de aprender, uma vez que utiliza estratégias educacionais que facilita o aprendizado em uma perspectiva interativa e ao mesmo tempo autônoma, oferecendo oportunidades de novas experiências através do ensino na modalidade à distância.

5 A4 (7) A5 (8) Avaliar o conteúdo e aparência de um objeto virtual de aprendizagem, inserido em um AVA, sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem, relacionado ao prematuro e família, em unidade de cuidado intermediário neonatal. Descrever o processo de construção dos objetos virtuais de aprendizagem do exame físico em enfermagem. Resultados obtidos nesta pesquisa possam contribuir para a adoção de práticas educacionais pautadas no uso de novas tecnologias de informação, rumo à melhoria da qualidade educacional em enfermagem e enfermeiros em processo de capacitação. Acredita-se que estes objetos possam cumprir sua finalidade, como ferramenta de apoio para graduandos de enfermagem, que iniciam suas primeiras aproximações no processo de enfermagem e exame físico, demandando, no entanto, aprofundamento e ampliação, tão logo o educando demonstre domínio das habilidades cognitivas e psicomotoras pretendidas em uma primeira fase, de forma a contemplar um aumento gradativo da complexidade nas atividades educacionais propostas. A6 (9) A7 (10) Avaliar os resultados da aplicação de um objeto virtual de aprendizagem para avaliação simulada da dor aguda na aprendizagem de estudantes de graduação em enfermagem e verificar sua opinião sobre a qualidade da tecnologia. Desenvolver e avaliar um objeto de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular para graduandos de enfermagem e enfermeiros. A8 (11) Desenvolver e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem voltado para educação continuada em Enfermagem. A9 (12) Desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre gerenciamento em eventos adversos, para educação permanente de enfermeiros, abordando as Constitui promissora ferramenta educacional, uma experiência interativa, semelhante à realidade, dinâmica e construtiva de aprendizagem. A aplicação da tecnologia trouxe resultados positivos para a aprendizagem da avaliação da dor, contribuindo para o preenchimento da lacuna no ensino da temática. A tecnologia educacional apresenta linguagem clara, de fácil compreensão, e o método de ensino poderia ser aplicado em outros temas, contribuindo para a formação e capacitação dos profissionais de enfermagem, impactando positivamente o ensino de enfermagem, estimulando o conhecimento, aprendizado autônomo e independente, alinhado às novas exigências de formação profissional. O ambiente foi avaliado positivamente e mostrou-se útil como estratégia para auxiliar na aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades e na capacitação profissional de enfermeiros. A busca pelo conhecimento na temática eventos adversos pode revelar aos profissionais como produzir assistência de enfermagem com qualidade e segurança e a utilização de novas

6 A10 (13) temáticas: úlcera por pressão, erros de medicação, flebite, queda e perda de sonda nasogastroenteral. Avaliar o uso do ambiente virtual como estratégia de ensino e aprendizagem da disciplina de Fundamentação Básica da Enfermagem I, em particular, do Processo de Enfermagem, ministrado aos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem tecnologias educacionais, como um AVA, é estratégia inovadora e mudança de paradigma na capacitação de profissionais nas instituições de saúde. O uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi avaliado positivamente pelos acadêmicos, mas os resultados apontaram para a necessidade de adequações desse recurso tecnológico educacional.

7 Discussão Os OVAs demonstraram causar impacto positivo no aumento de conhecimento e aprendizagem dos alunos, e demonstraram ser uma ferramenta potencialmente eficaz no apoio ao ensino (4,8,10,11). Eles contribuem também para melhorar a competência teórica através da melhoria da qualidade do ensino (5,7). O OVA demonstrou ser uma tecnologia que proporciona ao aluno uma nova forma de aprender de forma interativa, autônoma, semelhante à realidade, dinâmica e construtiva de aprendizagem (6,8). O uso desta nova tecnologia propicia mudanças significativas na educação, o aluno tem a possibilidade de interagir ativamente com o conteúdo e desenvolver competências associadas à sua profissão. O uso do OVA na educação continuada é uma estratégia inovadora e geradora de mudança de paradigma na capacitação de profissionais nas instituições de saúde contribuindo para melhoria da qualidade educacional de enfermeiros através de um aprendizado autônomo e independente (11,12). Quanto a avaliação dos discentes e profissionais quanto a uso do OVA, os resultados indicam a aceitabilidade da tecnologia para fins educacionais entre os estudantes e profissionais, reforçando a ideia de que poderia ser aplicada com maior frequência nas instituições de ensino, beneficiando o processo ensino/aprendizagem tanto de profissionais formados quanto de futuros enfermeiros (4,5,7,9,10,11,13). Tanto discentes quanto decentes necessitam estar aptos ao manuseio de novas tecnologias de aprendizagem. O OVA pode trazer impactos positivos ao ser utilizada como ferramenta de apoio para graduandos e profissionais de enfermagem para o desenvolvimento de inúmeras competências exigidas na formação do profissional enfermeiro (7,8).

8 Conclusões Ao longo dos últimos anos tem crescido o número de estudos publicados no Brasil a respeito da criação e avaliação de OVAs no ensino de enfermagem. Os estudos demonstraram impacto positivo na contribuição dos OVAs no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem tanto no nível de graduação, quanto na educação continuada de profissionais. O uso do OVA faz com que o aluno explore o mundo além da sala de aula tradicional encorajando a expressão criativa, ampliando habilidades de socialização, promovendo a resolução de problemas de forma independente e oferece oportunidades para a auto-aprendizagem. O OVA é um recurso que fortalece a dinâmica da sala de aula, proporciona aos alunos melhor aproveitamento dos conteúdos teóricos que se tornam mais atrativos, personalizando sua aprendizagem à medida que podem acessar o ambiente em local e tempo de acordo com a disponibilidade do aluno. Os OVAs têm potencial para contribuir significativamente para a aprendizagem estudantes e profissionais de enfermagem, por este motivo, é necessário continuar o desenvolvimento de novos estudos para aprofundamento do tema.

9 Referências 1. Cogo ALP, Pedro ENR, Silva ANSS, Schatkoski AM, Catalan VM, Alves RHK. Digital educational materials in nursing: assessment by professors from an undergraduate course. Rev Esc Enferm USP. 2009;43(2): Alvarez AG. Dal Sasso GTM. Objetos virtuais de aprendizagem: contribuições para o processo de aprendizagem em saúde e enfermagem. Acta Paul Enferm. 2011; 24(5): Tanakan RY, Catalan VM, Zemiack J, Pedro ENR, Cogo ALP, Silveira DT. Digital learning objects: an assessment of a tool for the practice of nursing education. Acta Paul Enferm. 2010;23(5): Da Costa, CPV; Luz, MHBA. Evaluation of a virtual learning object on diagnostic reasoning: a descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing, [S.l.], v. 14, n. 3, p , oct ISSN Available at: < Date accessed: 30 oct Braga CSR, Andrade EMLR, Luz MHBA, Monteiro AKC, Campos MOOB, Silva FMS, et al. Development and validation of a virtual learning object on intestinal elimination ostomy. Invest Educ Enferm. 2016; 34(1): Frota, NM et al. Construção de uma tecnologia educacional para o ensino de enfermagem sobre punção venosa periférica. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 34, n. 2, p , June Available from < access on 30 Oct Goes, FSN de et al. Evaluation of the virtual learning object "Diagnostic reasoning in nursing applied to preterm newborns". Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 4, p , Aug Available from < access on 30 Oct Corradi, MI; Silva, SH; Scalabrin, EE. Objetos virtuais para apoio ao processo ensinoaprendizagem do exame físico em enfermagem. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 24, n. 3, p , Available from < access on 30 Oct Alvarez AG, Dal Sasso GTM. Aplicação de objeto virtual de aprendizagem, para avaliação simulada de dor aguda, em estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. mar-abr 2011 [acesso em: 30 Oct (2). Disponível em Tamashiro, LMC; PERES, HHC. Desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular. Revista Latino-Americana de

10 Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 22, n. 5, p , oct ISSN Disponível em: < Acesso em: 30 oct Rodrigues, R C V; Peres, H H C. Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem em Enfermagem sobre ressuscitação cardiorrespiratória em neonatologia. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p , Feb Available from < access on 30 Oct Xelegati, R; Evora, YDM. Development of a virtual learning environment addressing adverse events in nursing. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 5, p , Oct Available from < access on 30 Oct Goyata, SLT et al. Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 25, n. 2, p , 2012.Available from < access on 30 Oct

Resumo expandido APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Resumo expandido APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA VIRGÍNIO, Nereide de Andrade Introdução: O exercício da docência no ensino superior em enfermagem e a percepção da necessidade de estratégias

Leia mais

PRODUTO 1.FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MEDICINA: ELABORAÇÃO DE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA DOCÊNCIA EM HABILIDADES CLÍNICAS.

PRODUTO 1.FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MEDICINA: ELABORAÇÃO DE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA DOCÊNCIA EM HABILIDADES CLÍNICAS. PRODUTO 1.FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MEDICINA: ELABORAÇÃO DE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA DOCÊNCIA EM HABILIDADES CLÍNICAS. 1.1 Área de Conhecimento: Capacitação docente 1.2 Subárea de Conhecimento: Habilidades

Leia mais

O USO DO AVA-MOODLE EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO PÓS-GRADUANDO

O USO DO AVA-MOODLE EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO PÓS-GRADUANDO O USO DO AVA-MOODLE EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO PÓS-GRADUANDO Lucilei Cristina Chiodi (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo lucilei.chiodi@usp.br)

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

DESIGN INSTRUCIONAL PARA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PESQUISA E NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE

DESIGN INSTRUCIONAL PARA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PESQUISA E NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE DESIGN INSTRUCIONAL PARA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PESQUISA E NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP MAIO/2017 PATRICIA CRISTINA SILVEIRA - FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

O ensino da disciplina de Informática em Saúde nos cursos de graduação em Enfermagem

O ensino da disciplina de Informática em Saúde nos cursos de graduação em Enfermagem O ensino da disciplina de Informática em Saúde nos cursos de graduação em Enfermagem Mariana Alvina dos Santos 1, Karina Camasmie Abe 2 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM APOIADOS POR COMPUTADOR

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM APOIADOS POR COMPUTADOR ENSINO E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO PARA O DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM APOIADOS POR COMPUTADOR Fabiane Santos Enembreck *, Marcia Regina Cubas**, Andreia Malucelli*** INTRODUÇÃO: O avanço da informática

Leia mais

IMPACTO DO CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS PARTICIPANTES

IMPACTO DO CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS PARTICIPANTES IMPACTO DO CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS PARTICIPANTES Laysla de Oliveira Cavalcante (1); Mônica Oliveira Batista Oriá(1); Liana Mara Rocha Teles(2); Lia Gomes Lopes (3); Camila

Leia mais

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN:

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN: APRENDIZAGEM E ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR MEIO DA WEBQUEST Aisha Negreiros da Costa Pedro Cláudia Prado Candice Heimann Irene Mari Pereira Denise Maria de Almeida Escola de Enfermagem da Universidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR DEVELOPMENT AND ASSESSMENT OF LEARNING OBJECTS ABOUT INTRAMUSCULAR MEDICATION ADMINISTRATION

Leia mais

Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre raciocínio diagnóstico: estudo descritivo

Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre raciocínio diagnóstico: estudo descritivo ISSN: 676-4285 Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre raciocínio diagnóstico: estudo descritivo Cecília Passos Vaz da Costa¹, Maria Helena Barros Araújo Luz¹ Universidade Federal do Piauí RESUMO

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

Ensino à Distância (EAD): um compromisso firmado pela SOBECC Nacional

Ensino à Distância (EAD): um compromisso firmado pela SOBECC Nacional Ensino à Distância (EAD): um compromisso firmado pela SOBECC Nacional CURSO EAD De acordo com a legislação educacional brasileira, Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem,

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 1

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 1 Thaís Cristina Laurenti (Universidade Federal de São Carlos thaislaurenti@hotmail.com) Aline Natalia Domingues (Universidade Federal de São

Leia mais

A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1

A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1 A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1 NASCIMENTO, Letícia 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; PIESZAK, Greice Machado 4 ; POTRICH, Tassiana

Leia mais

AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS. Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP

AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS. Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Questionamentos O Como os estudantes chegam a compreender as possibilidades dos AVA para

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO DA UNESC PERANTE A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO DA UNESC PERANTE A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO DA UNESC PERANTE A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Júlio César Zilli 1, Ana Paula Silva dos Santos 2, Rosane Aléssio Dal Toé 3 RESUMO Este artigo

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

Egressos de Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura Palavras-Chave: INTRODUÇÃO

Egressos de Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura Palavras-Chave: INTRODUÇÃO Egressos de : uma revisão sistemática da literatura Nayla Cecília da Silva Silvestre BRANQUINHO I ; Ana Lúcia Queiroz BEZERRA II Universidade Federal de Goiás - Faculdade de I E-mail: naylacecilia@gmail.com

Leia mais

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Liane Tarouco Barbara Ávila CINTED/UFRGS Alfabetização digital Alfabetização digital é hoje, no contexto da Sociedades da Informação, um

Leia mais

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA 1 O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Leia mais

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Rosane Barreto Cardoso 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal

Leia mais

COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO MÉDICA

COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO MÉDICA CI242 - TÓPICOS DE PESQUISA EM INFORMÁTICA CURITIBA, 24 DE ABRIL DE 2017 COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO MÉDICA HAYANNA K. F. SANTOS NICOLE C. KERKHOVEN 1 O PAPEL DOS COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO MÉDICA OBJETIVOS:

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Cristina Amboni da Silva João Bosco da Mota Alves Simone Meister Sommer Bilessimo 1. Introdução O ambiente escolar é considerado uma

Leia mais

Multimídias como base para construção de materiais didáticos no ensino de enfermagem

Multimídias como base para construção de materiais didáticos no ensino de enfermagem Multimídias como base para construção de materiais didáticos no ensino de enfermagem Multimedia as a basis for the construction of teaching materials in the nursing teaching Danielle Costa de Souza 1 Maria

Leia mais

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SENIORATO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM PROJETO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SENIORATO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM PROJETO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SENIORATO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM PROJETO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ADELMO SILVA OLIVEIRA¹; BÁRBARA SILVESTRE DA SILVA PEREIRA 2 ; RENATA SOUZA PEREIRA DE

Leia mais

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A Portfólio: análise das percepções dos graduandos de bacharelado e licenciatura em enfermagem sobre a docência Júlia Casemiro Barioni, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Marta Angélica Iossi Silva, Luciane

Leia mais

Tecnologia digital interativa (jogos de vídeo) para formação e ensino em enfermagem

Tecnologia digital interativa (jogos de vídeo) para formação e ensino em enfermagem Tecnologia digital interativa (jogos vío) para formação e ensino em enfermagem Taís F. Maimoni Contieri Santana 1, Maria Elizabete Salvador 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista em Saú Mental. Mestre

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica Igor Michel Ramos dos Santos Graduando em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas iigor_ramos@hotmail.com

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

REVISÃO Experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem

REVISÃO Experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem 315 Enfermagem Brasil 2016;15(6):315-22 REVISÃO Experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem Elizangela Gianini Gonsalez*, Luciano Garcia Lourenção, D.Sc.**

Leia mais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M C I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E G E S T Ã O A P L I C A D A S À R E G E N E R A Ç Ã O T E C

Leia mais

A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO, ÉTICA E EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM

A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO, ÉTICA E EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO, ÉTICA E EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho (cicacamacho@uol.com.br) (http://lattes.cnpq.br/8877729715215331) INTRODUÇÃO

Leia mais

MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA DIAGNÓSTICO DE NEUROPATOLOGIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA DIAGNÓSTICO DE NEUROPATOLOGIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA DIAGNÓSTICO DE NEUROPATOLOGIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Eugênio de Carvalho Saraiva 1 1 Universidade Federal de Campina Grande eugeniocsaraiva@gmail.com Orientadora: Profª.

Leia mais

Tecnologias educacionais aplicadas ao ensino de enfermagem: um novo paradigma para a qualidade de ensino

Tecnologias educacionais aplicadas ao ensino de enfermagem: um novo paradigma para a qualidade de ensino Tecnologias educacionais aplicadas ao ensino de enfermagem: um novo paradigma para a qualidade de ensino Elizandra Iara de Paula 1, Maria Elizabete Salvador Graziosi 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista

Leia mais

Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos

Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos Beatriz Maria Jorge Alessandra Mazzo José Carlos Amado Martins Viseu, 2016 Introdução

Leia mais

Diagnóstico do eixo temático Organização Acadêmica : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

Diagnóstico do eixo temático Organização Acadêmica : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS Diagnóstico do eixo temático Organização Acadêmica : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS Dentre as prática pedagógicas inovadoras, a UNIPAMPA se compromete com a promoção dos usos das tecnologias, das pedagogias

Leia mais

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes 1 Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes Arraial do Cabo, setembro / 2017 2 EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PROJETO Coordenador do projeto: Risiberg Ferreira Teixeira

Leia mais

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países

Leia mais

EXPECTATIVAS DO ALUNO DE ENFERMAGEM FRENTE À EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EXPECTATIVAS DO ALUNO DE ENFERMAGEM FRENTE À EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 EXPECTATIVAS DO ALUNO DE ENFERMAGEM FRENTE À EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA Thays Helena Araújo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO.

ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. NOVA ANDRADINA - MS 2015 ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. Diretor(a): JORGE

Leia mais

Educação permanente em saúde no tratamento supervisionado da tuberculose: um estudo descritivo

Educação permanente em saúde no tratamento supervisionado da tuberculose: um estudo descritivo Educação permanente em saúde no tratamento supervisionado da tuberculose: um estudo descritivo Áurea Cristina Accacio de Oliveira 1, Marilda Andrade 1 1 Universidade Federal Fluminense RESUMO O Estudo

Leia mais

Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: Universidade de São Paulo Brasil

Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: Universidade de São Paulo Brasil Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Chinen Tamashiro, Lilian Mayumi; Ciqueto Peres, Heloisa Helena Desenvolvimento e avaliação de objetos

Leia mais

ÍNDICE DE RENDIMENTO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA

ÍNDICE DE RENDIMENTO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 ÍNDICE DE RENDIMENTO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA Ana Milena Brandão Moreira, Angeline de Araújo Martins, Elielton

Leia mais

Termo de Referência - Oficina 1. Diretrizes curriculares nacionais e níveis de atenção à saúde: como compatibilizar?

Termo de Referência - Oficina 1. Diretrizes curriculares nacionais e níveis de atenção à saúde: como compatibilizar? VII Congresso Nacional da Rede Unida III Mostra Paranaense de Saúde da Família III Fórum Nacional de Redes em Saúde II Encontro de Promotores de Políticas Públicas Saudáveis III Encontro Estadual da ANEPS-PR

Leia mais

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO Área temática: Linha Gerencial 02 Políticas públicas e gestão dos serviços de saúde. Sublinha de pesquisa: Gestão e organização do processo de trabalho em saúde e enfermagem. Modalidade de apresentação:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO PRÁTICA 450

Leia mais

Aplicabilidade de softwares na formação continuada do enfermeiro Revisão de Literatura

Aplicabilidade de softwares na formação continuada do enfermeiro Revisão de Literatura Aplicabilidade de softwares na formação continuada do enfermeiro Revisão de Literatura José Alex Alves dos Santos 1 ; Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Doutorando em Ciências Farmacêuticas Universidade Federal

Leia mais

A motivação como elemento propulsor da aprendizagem implícita da pronúncia de palavras em inglês por meio do game Pac-English

A motivação como elemento propulsor da aprendizagem implícita da pronúncia de palavras em inglês por meio do game Pac-English CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens CLÉBER PIMENTEL BARBOSA A motivação como elemento propulsor

Leia mais

HISTÓRIA. Estamos preparados para atender às necessidades de sua empresa e de seus funcionários.

HISTÓRIA. Estamos preparados para atender às necessidades de sua empresa e de seus funcionários. HISTÓRIA A Fundação Richard Hugh Fisk é uma instituição com mais de 55 anos de dedicação ao ensino de idiomas, com método próprio e exclusivo. Essa sólida experiência nos permite afirmar que os nossos

Leia mais

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Vivian Timbó Magalhães Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC); RESUMO Esse artigo expõe sobre os hábitos de uso das

Leia mais

Relato de Monitoria: A monitoria como Espaço de Formação na Licenciatura em Enfermagem.

Relato de Monitoria: A monitoria como Espaço de Formação na Licenciatura em Enfermagem. Relato de Monitoria: A monitoria como Espaço de Formação na Licenciatura em Enfermagem. Gabriela Rodrigues Bragagnollo, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Luciane Sá de Andrade, Marta Angélica Iossi

Leia mais

GRUPO DE DISCUSSÃO 2 MATERIAIS DIDÁTICOS E TIC's NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

GRUPO DE DISCUSSÃO 2 MATERIAIS DIDÁTICOS E TIC's NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE GRUPO DE DISCUSSÃO 2 MATERIAIS DIDÁTICOS E TIC's NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Mariana Moran Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão marianamoranbar@gmail.com

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM: Desenvolvimento de ambiente digital de aprendizagem

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM: Desenvolvimento de ambiente digital de aprendizagem TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM: Desenvolvimento de ambiente digital de aprendizagem Yolanda Dora M. EVORA Marcia Regina A.C. MELO Marta Cristiane A. PEREIRA

Leia mais

Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar

Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar Artigo Original Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar Revista Gaúcha de Enfermagem Digital learning object for diagnostic reasoning

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVERSIDADE DE CUIABÁ opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos

Leia mais

tecnologias educacionais

tecnologias educacionais O guia completo das tecnologias educacionais Conheça as soluções mais utilizadas em sala de aula! profissional da educação que interage diariamente com os alunos das novas gerações tem uma preocupação

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados AVALIA MACEIÓ 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Objetivos Específicos 1. Apresentar os conceitos e as características da avaliação educacional externa. 2. Apresentar os canais de divulgação de

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

BROMATOLOGIA COM DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR

BROMATOLOGIA COM DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 BROMATOLOGIA COM DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR Érika Paula Farias da Silva 1* ; Jéfferson Malveira Cavalcante 2 1

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA MANEJO E CONSERVAÇÃO DE PASTAGENS AGROECOLÓGICA. Apresentação: Pôster

IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA MANEJO E CONSERVAÇÃO DE PASTAGENS AGROECOLÓGICA. Apresentação: Pôster IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA MANEJO E CONSERVAÇÃO DE PASTAGENS AGROECOLÓGICA Apresentação: Pôster Julielson de Souza Silva 1 ; Lidiane Marques Lima Santos 2 ; Amanda Fabrício Dantas 3 ; Ana Patrícia

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DE NOVOS ENFERMEIROS COMPETENTES

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DE NOVOS ENFERMEIROS COMPETENTES A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DE NOVOS ENFERMEIROS COMPETENTES Cristiano de Souza 1 Orientadora: Me Márcia Féldreman Nunes Gonzaga 2 RESUMO: Nas entrelinhas que se seguem procuramos

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Professor (nome e titulação): Eduardo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM. Curso de Mestrado em Enfermagem: Área de Especialização em Enfermagem de Estomaterapia

UNIVERSIDADE DO MINHO ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM. Curso de Mestrado em Enfermagem: Área de Especialização em Enfermagem de Estomaterapia UNIVERSIDADE DO MINHO ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Curso de Mestrado em Enfermagem: Área de Especialização em Enfermagem de Estomaterapia Dossier Suplemento ao Diploma ESCOLA PROPONENTE: ESCOLA SUPERIOR

Leia mais

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA

CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA Cláudia Bruna Perin¹ Érika Eberlline Pacheco dos Santos² Resumo O enfermeiro da Estratégia

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA:

ISSN ÁREA TEMÁTICA: ISSN 2238-9113 Diogo Von Gaevernitz Lima (diogo_vgl@hotmail.com) Cauê Ogatta Maia (caueogattamaia@hotmail.com) Carlos Henrique Ferreira Camargo (chcamargo@uol.com.br) 14. CONEX Apresentação Oral Resumo

Leia mais

Estratégia Não Medicamentosa Na Racionalização Do Uso De Medicamentos Antidepressivo Em Mulheres Idosas Na Ubs Tuiuti

Estratégia Não Medicamentosa Na Racionalização Do Uso De Medicamentos Antidepressivo Em Mulheres Idosas Na Ubs Tuiuti Estratégia Não Medicamentosa Na Racionalização Do Uso De Medicamentos Antidepressivo Em Mulheres Idosas Na Ubs Tuiuti Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em

Leia mais

ANUÁRIO DO CURSO DE ENFERMAGEM

ANUÁRIO DO CURSO DE ENFERMAGEM Simulação Clínica no Aprendizado da Consulta de Enfermagem Camilla Costa Cypriano Schmitz 1, Andrea Taís Zubreski 2, Celenira Resner 3, Patrícia Farias 1 Introdução Divergindo do método tradicional de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS IDOSOS

A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS IDOSOS A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS IDOSOS Anna Alleska Silva Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT annaalleska@outlook.com Adeilma Isnalda Pereira Silva dos Santos

Leia mais

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM 1 Layse Daniela de Lima Oliveira; 2 Mellina Miranda de Brito Silva Pereira; 3 Rachael dos Anjos Nascimento; 4 Hanna Fernanda

Leia mais

NOVAS DIRETRIZES PARA O CURSO DE ENGENHARIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PPC

NOVAS DIRETRIZES PARA O CURSO DE ENGENHARIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PPC NOVAS DIRETRIZES PARA O CURSO DE ENGENHARIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PPC Vagner Cavenaghi Diretor Administrativo Financeiro ABENGE Gestão 2017/2019 Professor Aposentado UNESP FEB Bauru (SP) Professor

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO Vol.26,n.2,pp.21-25 (Abr - Jun 2016) Revista UNINGÁ Review DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO DEVELOPMENT OF A LEARNING OBJECT

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

USO DE TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

USO DE TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA USO DE TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA Anne Lívia Cavalcante Mota¹; Débora de Araújo Moura 2 ; Letícia Pereira Araújo 3 ; Pablo Itallo Macedo de Lima 4 ; Victorugo Guedes Alencar Correia

Leia mais

Modelo teórico de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem

Modelo teórico de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem Modelo teórico de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt 1, Maria da Graça Oliveira Crossetti 2 1 Universidade Federal da Paraíba 2 Universidade

Leia mais

Experiência no ensino contábil: uso de práticas inovadoras de ensino, de recursos tecnológicos e de avaliações operatórias

Experiência no ensino contábil: uso de práticas inovadoras de ensino, de recursos tecnológicos e de avaliações operatórias REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE 13 Experiência no ensino contábil: uso de práticas inovadoras de ensino, de recursos tecnológicos e de avaliações operatórias O presente artigo relata uma experiência

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos Liane Tarouco CINTED/UFRGS 1 Cenário atual e tendências Fatores impactando a evolução da aprendizagem a distância Tecnologia disponível e/ou em desenvolvimento

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA UTILIZADA EM DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

AVALIAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA UTILIZADA EM DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 1 AVALIAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA UTILIZADA EM DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Brasília DF - Março 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional:

Leia mais

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Forma, Problemas e Aplicação Prof. Cleber Fagundes Ramos Diretor de EAD para Graduação Presencial Agenda 1 Disciplinas a distância para Graduação Presencial:

Leia mais

MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA

MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA PRODUTO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO AOS DISCENTES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Leia mais

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Objetivo desta segunda aula Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento.

Leia mais

Avaliação do Sistema Hipotalâmico-Hipofisário representado por meio Didático na Monitoria de Fisiologia Humana

Avaliação do Sistema Hipotalâmico-Hipofisário representado por meio Didático na Monitoria de Fisiologia Humana Avaliação do Sistema Hipotalâmico-Hipofisário representado por meio Didático na Monitoria de Fisiologia Humana Rachel Linka Beniz Gouveia 1 ; José Fellipe Soares Maranhão 2 ; Rafael da Costa Santos 3 Centro

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE CENÁRIOS RANDÔMICO CONFIGURÁVEIS DIRECIONADA A PROFISSIONAIS DA PSICOPEDAGOGIA

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE CENÁRIOS RANDÔMICO CONFIGURÁVEIS DIRECIONADA A PROFISSIONAIS DA PSICOPEDAGOGIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

Revisão/Mapeamento Sistemático

Revisão/Mapeamento Sistemático Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação SSC0572 - Computadores, Sociedade e Ética Profissional Revisão/Mapeamento Sistemático Prof. Dr. José Carlos Maldonado PAE: Pedro

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Enfermagem Ciências e Tecnologia em Saúde A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um

Leia mais

Gestão de Desastres e Ações de Recuperação

Gestão de Desastres e Ações de Recuperação Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil Universidade Federal de Santa Catarina Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Gestão de Desastres e Ações de Recuperação Área de desmoronamento

Leia mais

A VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM POR MEIO DA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

A VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM POR MEIO DA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 A VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM POR MEIO DA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 POTRICH, Tassiana 2 ; NEVES, Eliane Tastch 3 ; PIESZAK, Greice 4 ; NASCIMENTO, Letícia do 5 RESUMO A prática da docência em

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Para transformar a sua Pré Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual,

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais