Writer. Interface e Formatação de Estilos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Writer. Interface e Formatação de Estilos"

Transcrição

1 Writer Interface e Formatação de Estilos

2 INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de qualquer programa que se queira utilizar para aproveitar ao máximo e obter um produto melhor e feito mais rapidamente.

3 INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de qualquer programa que se queira utilizar para aproveitar ao máximo e obter um produto melhor e feito mais rapidamente.

4 INTERFACE BARRA DE MENUS: barra que reúne todos os comandos e utilidades do programa reunidos por tipo.

5 INTERFACE BARRA DE MENUS Ao clicar-se em um dos menus, é mostrado o chamado menu drop-down onde são exibidos todos os comandos daquele tipo.

6 INTERFACE BARRA DE MENUS Ao clicar-se em um dos menus, é mostrado o chamado menu drop-down onde são exibidos todos os comandos daquele tipo.

7 INTERFACE 1ª BARRA DE BOTÕES: primeira barra de botões de atalhos. Contém os atalhos mais comuns entre todos os programas, tais como NOVO ARQUIVO, ABRIR ARQUIVO, SALVAR ARQUIVO, IMPRIMIR, COPIAR, RECORTAR, COLAR, ETC.

8 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÕES DE ARQUIVOS: Novo Arquivo / Abrir Arquivo / Salvar Arquivo

9 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÕES DE IMPRESSÃO: Gerar PDF / Imprimir Arquivo / Visualizar Impressão

10 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÕES DE EDIÇÃO: Recortar / Copiar / Colar

11 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÃO DE COPIAR FORMATAÇÃO

12 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÕES DEZFAZER / REFAZER

13 INTERFACE 2ª BARRA DE BOTÕES: segunda barra de botões de atalhos. Contém os atalhos específicos do programa. No caso específico do WRITER são os botões e campos de formatação de texto.

14 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: MENU DE ESTILOS: também contém todos os estilos utilizados no arquivo para utilização.

15 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: MENUS DE FONTES: estes dois menus são utilizados para formatar o tipo de fonte e o seu tamanho. São mais utilizados para formatações localizadas ao longo do arquivo. Para formatar trechos maiores ou mais comuns no texto, são utilizados os estilos.

16 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÕES DE PROPRIEDADES DE FONTES: alterar as propriedades da fonte: NEGRITO / ITÁLICO / SUBLINHADA.

17 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÕES DE ALINHAMENTO DE TEXTO: muda o alinhamento do texto no parágrafo selecionado: ALINHADO À ESQUERDA / CENTRALIZADO / ALINHADO À DIREITA / JUSTIFICADO.

18 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÕES DE ALTERAÇÃO DE PARÁGRAFO: muda características do parágrafo: NUMERAÇÃO / TÓPICOS / REDUZIR AFASTAMENTO / AUMENTAR AFASTAMENTO.

19 INTERFACE BARRA DE BOTÕES: BOTÕES DE EFEITO DE FONTE: muda características da fonte ou do fundo da fonte: COR DA FONTE / REALÇAR FONTE (MARCA-TEXTO) / COR DO FUNDO DA FONTE.

20 Para efetuar a formatação de um novo estilo ou para modificar aquela de um estilo existente é importante saber identificar algumas características importantes, tais como as apresentadas nos slides seguintes.

21 INTERFACE BOTÃO DO PAINEL DE ESTILOS: ativa ou desativa a visualização do painel que contém a lista dos estilos padrão e dos utilizados no arquivo

22 PAINEL DE ESTILOS

23 PAINEL DE ESTILOS

24 PAINEL DE ESTILOS

25 ABA - ORGANIZADOR

26 ABA - ORGANIZADOR X Nunca utilize a opção Auto atualizar

27 ABA - ORGANIZADOR NOME: Nome a ser dado ao estilo. O Writer oferece uma vasta lista de estilos préexistentes. Os nomes de novos estilos devem diferir dos existentes.

28 ABA - ORGANIZADOR PRÓXIMO ESTILO: O estilo selecionado será aplicado ao próximo parágrafo (quando o usuário estiver digitando e apertar a tecla ENTER ).

29 ABA - ORGANIZADOR HERDAR DE: O estilo selecionado é tomado como base para este. Quaisquer modificações no estilo base serão aplicadas também a este estilo.

30 ABA RECUOS E ESPAÇAMENTO

31 ABA RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: É o espaço entre o alinhamento esquerdo do parágrafo e a margem esquerda.

32 ABA RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO DEPOIS DO TEXTO: É o espaço entre o alinhamento direito do parágrafo e a margem direita.

33 ABA RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO - PRIMEIRA LINHA: Configura o deslocamento da primeira linha do parágrafo em relação ao espaço estabelecido na opção RECUO ANTES DO PARÁGRAFO

34 ABA RECUOS E ESPAÇAMENTO ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: É o espaço que será deixado acima do parágrafo (do parágrafo com este estilo para o elemento acima dele).

35 ABA RECUOS E ESPAÇAMENTO ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: É o espaço que será deixado abaixo do parágrafo (do parágrafo com este estilo para o elemento abaixo dele).

36 ABA RECUOS E ESPAÇAMENTO ESPAÇAMENTO DE LINHAS: Configura o espaço entre as linhas de um parágrafo.

37 ABA ALINHAMENTO

38 ABA ALINHAMENTO OPÇÕES: Determina o alinhamento do corpo do texto em relação às margens. Pode ser alinhado à esquerda, à direita, centralizado ou Justificado.

39 ABA ALINHAMENTO Os textos acadêmicos fazem uso do alinhamento JUSTIFICADO. Este alinhamento faz com que o texto nas linhas cheias* se distribua entre as margens esquerda e direito, ocupando todo o espaço da página. *entenda-se por linha cheia aquelas em que se for acrescentada mais alguma palavra, esta será posicionada na linha seguinte.

40 ABA FONTE

41 ABA FONTE

42 ABA FONTE FONTE: Seleciona o conjunto de caracteres que serão apresentados. Em sua grande maioria diferem apenas no estilo de escrita, mas podem ser constituídos por símbolos matemáticos, físicos, musicais, etc.

43 ABA FONTE ESTILO: Define se a fonte será apresentada com destaque* ou não e qual seria o destaque*. *entenda-se por destaque os efeitos: negrito e itálico.

44 ABA FONTE TAMANHO: Determina o tamanho que os caracteres ocuparão.

45 ABA FONTE IDIOMA: Estabelece qual será o idioma utilizado para escrever com aquele Estilo. Isso será importante para o corretor ortográfico do Writer.

46 ABA EFEITOS DA FONTE

47 ABA EFEITOS DA FONTE EFEITOS: Aplica algumas características à fonte configurada, tais como: todas em maiúsculas (caixa-alta); todas em minúsculas; Título (primeira letra de cada palavra maiúscula); Versaletes (todas as letras em caixa-alta, mas as letras maiúsculas das palavras maiores que as demais) Também há outros efeitos que podem ser adicionado àqueles mencionados acima: Contorno; Sombra; Intermitente e Oculto.

48 ABA ESTRUTUR DE TÓPICOS E NUMERAÇÃO

49 ABA ESTRUTURA DE TÓPICOS E NUMERAÇÃO

50 ESTRUTURA DE TÓPICOS: Determina a hierarquia em que esse estilo será apresentado caso seja utilizada uma estrutura de tópicos. Comumente utilizada na configuração de títulos. ABA ESTRUTURA DE TÓPICOS E NUMERAÇÃO

51 ABA TABULAÇÕES

52 ABA TABULAÇÕES

53 ABA TABULAÇÕES Tabulações são espaçamentos ou posições horizontais (ao longo das linhas) pré-definidas, de forma a padronizar preenchimentos, tais como tabelas ou formulários.

54 ABA TABULAÇÕES POSIÇÃO: Determina em que ponto da linha a marcação da posição ficará. Podem ser determinadas várias posições.

55 ABA TABULAÇÕES TIPO: Configura o posicionamento do texto em relação à marcação estabelecida (se ele ficará à esquerda, à direita, centralizada ou decimal*. *cria a tabulação e insere um caractere que determinará a separação em uma lista (utilizado para tabelas)

56 ABA TABULAÇÕES CARACTERE DE PREENCHIMENTO: O espaço entre as posições pode ser preenchido por caracteres (comum em tabelas ou formulários), tais como pontos, traços ou linha (sublinha - underline). Ainda pode ser configurado um caractere a escolha do usuário.

57 MARCADORES E NUMERAÇÕES Em textos acadêmicos os títulos das seções são organizados numa estrutura hierarquizada. Essa estrutura é representada por uma numeração que precede o título e representa a posição na hierarquia a qual aquele título pertence.

58 MARCADORES E NUMERAÇÕES

59 MARCADORES E NUMERAÇÕES

60 MARCADORES E NUMERAÇÕES

61 MARCADORES E NUMERAÇÕES ESTRUTURA DE TÓPICOS: A formatação mais comumente utilizada para a estrutura de tópicos de textos acadêmicos é a destacada na figura ao lado.

62 NUMERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TÓPICOS Deve-se efetuar a configuração da aparência final da estrutura de tópicos, utilizando a opção: Ferramentas > Numeração da estrutura de tópicos

63 NUMERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TÓPICOS

64 NUMERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TÓPICOS TÍTULO 1

65 NUMERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TÓPICOS TÍTULO 2

66 NUMERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TÓPICOS TÍTULO 3

67 NUMERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TÓPICOS TÍTULO 4

68 NUMERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TÓPICOS TÍTULO 5

69 NUMERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TÓPICOS EXEMPLO

70 INSERIR FIGURAS

71 INSERIR FIGURAS Para inserir Figuras, deve-se primeiramente ter os arquivos com as imagens armazenados em um diretório do computador ou em um pen-drive. Depois, localize a opção: Inserir > Figura conforme mostrado na figura ao lado. Localize o arquivo da figura a ser inserida.

72 INSERIR FIGURAS: ANCORAGEM Depois de inserida a figura (como mostrado na imagem), deve ser retificada a configuração de ancoragem.

73 INSERIR FIGURAS: ANCORAGEM Clique com o botão direito do mouse sobre a figura.

74 INSERIR FIGURAS: ANCORAGEM Procure a opção Âncora

75 INSERIR FIGURAS: ANCORAGEM Dentre as opções apresentadas, selecione Como caractere.

76 INSERIR FIGURAS: ANCORAGEM Isso permite aplicar estilos de parágrafos à figura (como mostrará a configuração de estilo apresentada mais ao final desta apresentação).

77 INSERIR LEGENDAS Clicar com o botão direito do mouse sobre a figura, E selecionar: Inserir legenda.

78 INSERIR LEGENDAS

79 INSERIR LEGENDAS A configuração de legendas que será mostrada aqui é necessária uma vez (a primeira) para cada tipo de elemento legendado (Categoria): Figura, Equação, Tabela, Quadro, etc. Ao fazer isso pela primeira vez no arquivo, não será necessário fazer novamente nas próximas inserções de legendas do mesmo tipo.

80 INSERIR LEGENDAS

81 INSERIR LEGENDAS CATEGORIA: Determina um grupo de objetos que serão legendados com aquela denominação. Ex.: Figura

82 INSERIR LEGENDAS NUMERAÇÃO: Estabelece como as legendas serão identificadas. Usualmente se utiliza a opção: Arábico

83 INSERIR LEGENDAS SEPARADOR: é o caractere que será colocado entre a identificação da legenda ( Figura 1.1 ) e sua descrição

84 INSERIR LEGENDAS POSIÇÃO: Posição relativa ao objeto legendado. Para figuras, a posição é: Abaixo, para Quadros e Tabelas a posição é: Acima

85 INSERIR LEGENDAS Para as demais configurações é necessário clicar no botão Opções.

86 INSERIR LEGENDAS NÍVEL: Para que a numeração da legenda dessa categoria esteja vinculada à numeração do capítulo (Título 1), devese selecionar a opção: Nível 1

87 INSERIR LEGENDAS SEPARADOR: De modo a que a numeração do capítulo seja separada da numeração da figura (sequência), devese manter aqui um separador. Comumente se utiliza o. (ponto).

88 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS Toda Figura, Tabela, Quadro,etc. deve ter a função de complementar o texto, e portanto, devem ser mencionados. A Referência Cruzada é utilizada para automatizar essa menção, criando um elo entre o texto e o elemento citado.

89 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS

90 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS Posicionar o cursor no local onde será inserida a Referência Cruzada.

91 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS Clicar em Inserir > Referência

92 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS

93 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS

94 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS TIPO: Selecionar o tipo de elemento legendado que se deseja referenciar (no exemplo: Figura).

95 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS SELEÇÃO: Deve-se indicar qual o elemento legendado que deseja-se referenciar (aparecerá uma lista com TODOS os elementos legendados daquele TIPO).

96 INSERIR REFERÊNCIAS CRUZADAS INSERIR REFERÊNCIA: Para o caso mais comum, deve ser selecionada a opção Categoria e Número. Ao fim, clique em Inserir e depois em Fechar.

97 INSERIR NOTAS DE RODAPÉ Posicione o cursor (barra vertical que identifica o ponto onde o texto é inserido ao se digitar) e depois procurar a função: Inserir > Nota de rodapé / Nota de fim...

98 INSERIR NOTAS DE RODAPÉ

99 FORMAÇÃO DOS ESTILOS CADERNO DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS: DOCUMENTO IMPRESSO E/OU DIGITAL O IFES, por meio de sua rede de Bibliotecas, publica um caderno com as normas para apresentação de trabalhos acadêmicos, adaptando as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na (listagem na página 49 do caderno). Portanto, todos os trabalhos apresentados pelos alunos do IFES devem seguir os padrões ali determinados.

100 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) FORMATAÇÃO DE FOLHAS TAMANHO: MARGEM SUPERIOR: MARGEM INFERIOR: MARGEM ESQUERDA: MARGEM DIREITA: A4 3 cm 2 cm 3 cm 2 cm

101 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: ESTILO PADRÃO PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm 0,75 cm 0,75 cm 1,5 linhas JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NORMAL 12 pt

102 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: TÍTULO 1 PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: TABULAÇÃO POSIÇÃO: TIPO: CARACTERE DE PREENCHIMENTO: 1,50 cm 0,00 cm -1,50 cm 0,75 cm 0,75 cm 1,5 linhas 1,50 cm ESQUERDA NENHUM

103 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: TÍTULO 1 (CONTINUAÇÃO...) JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NEGRITO 12 pt EFEITOS DE FONTE EFEITOS: MAIÚSCULAS

104 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: TÍTULO 2 PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: TABULAÇÃO POSIÇÃO: TIPO: CARACTERE DE PREENCHIMENTO: 1,50 cm 0,00 cm -1,50 cm 0,75 cm 0,75 cm 1,5 linhas 1,50 cm ESQUERDA NENHUM

105 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: TÍTULO 2 (Continuação...) ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: EFEITOS DE FONTE EFEITOS: JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NORMAL 12 pt MAIÚSCULAS

106 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: TÍTULO 3 PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: TABULAÇÃO POSIÇÃO: TIPO: CARACTERE DE PREENCHIMENTO: 1,50 cm 0,00 cm -1,50 cm 0,75 cm 0,75 cm 1,5 linhas 1,50 cm ESQUERDA NENHUM

107 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: TÍTULO 3 (Continuação...) ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: EFEITOS DE FONTE EFEITOS: JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NEGRITO 12 pt (SEM)

108 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: TÍTULO 4 PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: TABULAÇÃO POSIÇÃO: TIPO: CARACTERE DE PREENCHIMENTO: 1,50 cm 0,00 cm -1,50 cm 0,75 cm 0,75 cm 1,5 linhas 1,50 cm ESQUERDA NENHUM

109 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: TÍTULO 4 (Continuação...) ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: EFEITOS DE FONTE EFEITOS: JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NORMAL 12 pt (SEM)

110 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: FIGURA PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: ALINHAMENTO OPÇÕES: 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm 0,05 cm 0,75 cm SIMPLES CENTRALIZADO

111 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: LEGENDA DE FIGURA PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: TABULAÇÃO POSIÇÃO: TIPO: CARACTERE DE PREENCHIMENTO: 4,00 cm 0,00 cm -4,00 cm 0,75 cm 0,05 cm SIMPLES 4,00 cm ESQUERDA NENHUM

112 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: LEGENDA DE FIGURA (Continuação...) ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: EFEITOS DE FONTE EFEITOS: JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NEGRITO 10 pt (SEM)

113 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: QUADRO PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: ALINHAMENTO OPÇÕES: 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm 0,05 cm 0,75 cm SIMPLES CENTRALIZADO

114 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: LEGENDA DE QUADRO PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: RECUO DEPOIS DO TEXTO: RECUO - PRIMEIRA LINHA: ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: ENTRELINHAS: TABULAÇÃO POSIÇÃO: TIPO: CARACTERE DE PREENCHIMENTO: 4,00 cm 0,00 cm -4,00 cm 0,75 cm 0,05 cm SIMPLES 4,00 cm ESQUERDA NENHUM

115 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: LEGENDA DE QUADRO (Continuação...) ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: EFEITOS DE FONTE EFEITOS: JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NEGRITO 10 pt (SEM)

116 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: NOTA DE RODAPÉ PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO HERDAR DE: - NENHUM ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NORMAL 10 pt

117 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: NOTA DE RODAPÉ (Continuação...) ALINHAMENTO OPÇÕES: FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: EFEITOS DE FONTE EFEITOS: JUSTIFICADO ARIAL (ou Times New Roman) NORMAL 10 pt (SEM)

118 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: ESTILO PADRÃO TÍTULO 1 TÍTULO 2 TÍTULO 3 TÍTULO 4 PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO ESTILO PADRÃO ESTILO PADRÃO ESTILO PADRÃO ESTILO PADRÃO VINCULADO COM : - NENHUM - - NENHUM - - NENHUM - - NENHUM - - NENHUM - RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: 0,00 cm 1,50 cm 1,50 cm 1,50 cm 1,50 cm RECUO DEPOIS DO TEXTO: 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm RECUO - PRIMEIRA LINHA: 0,00 cm -1,50 cm -1,50 cm -1,50 cm -1,50 cm ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: 0,75 cm 0,75 cm 0,75 cm 0,75 cm 0,75 cm ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: 0,75 cm 0,75 cm 0,75 cm 0,75 cm 0,75 cm ENTRELINHAS: 1,5 linhas 1,5 linhas 1,5 linhas 1,5 linhas 1,5 linhas TABULAÇÃO POSIÇÃO: - 1,50 cm 1,50 cm 1,50 cm 1,50 cm TIPO: - ESQUERDA ESQUERDA ESQUERDA ESQUERDA CARACTERE DE PREENCHIMENTO: - NENHUM NENHUM NENHUM NENHUM ALINHAMENTO OPÇÕES: JUSTIFICADO JUSTIFICADO JUSTIFICADO JUSTIFICADO JUSTIFICADO FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: ARIAL (TIMES) ARIAL (TIMES) ARIAL (TIMES) ARIAL (TIMES) ARIAL (TIMES) FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: NORMAL NEGRITO NORMAL NEGRITO NORMAL FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: 12 pt 12 pt 12 pt 12 pt 12 pt EFEITOS DE FONTE EFEITOS: - MAIÚSCULAS MAIÚSCULAS (SEM) (SEM)

119 RESUMO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO DO CADERNO DO IFES (2014) ORGANIZADOR NOME: FIGURA LEGENDA FIGURA QUADRO LEGENDA QUADRONOTA DE RODAPÉ PRÓXIMO ESTILO: ESTILO PADRÃO ESTILO PADRÃO ESTILO PADRÃO ESTILO PADRÃO ESTILO PADRÃO VINCULADO COM : - NENHUM - - NENHUM - - NENHUM - - NENHUM - - NENHUM - RECUOS E ESPAÇAMENTO RECUO ANTES DO TEXTO: 0,00 cm 4,00 cm 0,00 cm 4,00 cm 0,00 cm RECUO DEPOIS DO TEXTO: 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm 0,00 cm RECUO - PRIMEIRA LINHA: 0,00 cm -4,00 cm 0,00 cm -4,00 cm 0,00 cm ESPAÇAMENTO ACIMA DO PARÁGRAFO: 0,05 cm 0,75 cm 0,05 cm 0,75 cm 0,00 cm ESPAÇAMENTO ABAIXO DO PARÁGRAFO: 0,75 cm 0,05 cm 0,75 cm 0,05 cm 0,00 cm ENTRELINHAS: SIMPLES SIMPLES SIMPLES SIMPLES SIMPLES TABULAÇÃO POSIÇÃO: - 4,00 cm - 4,00 cm - TIPO: - ESQUERDA - ESQUERDA - CARACTERE DE PREENCHIMENTO: - NENHUM - NENHUM - ALINHAMENTO OPÇÕES: CENTRALIZADO JUSTIFICADO CENTRALIZADO JUSTIFICADO JUSTIFICADO FONTE FONTE DE TEXTO OCIDENTAL FONTE: - ARIAL (TIMES) - ARIAL (TIMES) ARIAL (TIMES) FONTE DE TEXTO OCIDENTAL ESTILO: - NEGRITO - NEGRITO NORMAL FONTE DE TEXTO OCIDENTAL TAMANHO: - 10 pt - 10 pt 10 pt EFEITOS DE FONTE EFEITOS:

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão Introdução Word Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 É um editor de textos... ou processador de textos. Editores de texto X processadores de texto. Editor Notepad Kwrite Textpad

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Apresentar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11 Interface gráfica do LibreOffice Impress Aula 11 Sumário Acessando o LibreOffice Impress Janela do LibreOffice Impress Barras de ferramentas padrão, apresentação e desenho Acessando o LibreOffice Impress

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Dar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na UNISUL

Leia mais

Editor de Textos Libre Office Writer

Editor de Textos Libre Office Writer Curso Técnico em Informática Fundamentos de Informática Editor de Textos Libre Office Writer Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio 2018 Conteúdo Interface gráfica do LibreOffice Writer Fontes, formatação

Leia mais

2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco.

2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco. 2.5 Barra de Status A barra de status ou barra de estado é utilizada para exibir algumas informações sobre o documento e efetuar rápidas modificações por meio de atalhos. Geralmente é encontrada parte

Leia mais

Tutotial Microsoft Word

Tutotial Microsoft Word Tutotial Microsoft Word Comentado [EF1]: Título Times new roman 48 - Negrito centralizado Comentado [EF2]: Quebra de página Lista de Figuras Figura 1 Galeria de Estilos da Página Inicial... 5 Figura 2

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

Como utilizar o editor de textos OpenOffice Writter

Como utilizar o editor de textos OpenOffice Writter 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o editor de textos OpenOffice Writter O OpenOffice - Texto é um processador de textos que permite

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos.

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos. Formatar Caractere Usamos a formatação de caracteres para destacar uma palavra. Caracte nada mais é do que o formato da letra, ou sejá, é a fonte. É fonte quem determina se a letra será mais quadrada,

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MEDIANEIRA 2018 SUMÁRIO 1. 3 2. 3 2.1 4 3 12 3.1 12 1. VAMOS FORMATAR? As normas da ABNT descrevem que a estrutura de tese, dissertação ou trabalho

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Configuração de Página Inserção de Tabelas e Colunas Design de Tabelas Ordenação de Tabelas Numeração de Página

Leia mais

LibreOffice Writer. Principais caraccterísticas: Também Salva: Software Livre e Gratuíto

LibreOffice Writer. Principais caraccterísticas: Também Salva: Software Livre e Gratuíto LibreOffice Writer Principais caraccterísticas: Documento -.odt Modelo -.ott Padrão de Documentos do LibreOffice ODF Também Salva: TXT, RTF, DOC, DOCX, DOT, HTML, XML Software Livre e Gratuíto Principais

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS SUPERIORES DE GESTÃO TECNOLÓGICA MANUAL DE FORMATAÇÃO DO PIM SÃO PAULO 2011 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo, oferecer

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES TUTORIAL: FORMATANDO UM TRABALHO CIENTÍFICO NO WORD CONFORME A ABNT NBR 14724:2011 GOVERNADOR VALADARES 2017 SUMÁRIO

Leia mais

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809 1 2 INTRODUÇÃO Tutorial é um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensina passo a passo, didaticamente, como um aplicativo funciona. Regra geral, a maioria dos educandos já conhece o Microsoft

Leia mais

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação.

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação. WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 07 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação. APRESENTAÇÃO Este material foi elaborado para auxiliar a formatação

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

APRESENTAÇÃO. *CLIQUE AQUI e acesse as orientações para o recebimento de TCC, dissertação e tese.

APRESENTAÇÃO. *CLIQUE AQUI e acesse as orientações para o recebimento de TCC, dissertação e tese. F O R TA L E Z A 2017 APRESENTAÇÃO No contexto da produção e disseminação dos trabalhos de conclusão de curso em meio eletrônico, dispensando a versão impressa do documento, como é o caso do Sistema de

Leia mais

Processador de Textos

Processador de Textos Processador de Textos Processadores de Texto WYSIWYG (What You See Is What You Get) MSWord, Lotus Word Pro, Open Office Writer (aberto) WYSIWYM (What You See Is What You Mean) Tex, Latex O que é o Word?

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TRE/RJ INFORMÁTICA Prof. Paulo França TRE/RJ 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INFORMÁTICA 2. PLANILHAS ELETRÔNICAS: LibreOffice Calc e Excel 3. EDITORES DE TEXTO: LibreOffice Writer e Word 4. APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 3.4. - cód. 4649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Noções Básicas de Word Módulo I página 1 de 9

Noções Básicas de Word Módulo I página 1 de 9 Noções Básicas de Word Módulo I página 1 de 9 Conhecendo o teclado Esc Mesma função do botão cancelar Caps Lock Shift Backspace Ativa as Letras Maiúscula (Quando ligado o led referente a ele fica aceso)

Leia mais

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed.

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed. FORMATAÇÃO: WORD 2017 2. ed. Sumário Fonte e tamanho do papel Como inserir quebra de página Formatando as margens na parte pré-textual Formatando as margens nas partes textual e pós-textual para impressão

Leia mais

Tutorial de Recursos do Word para Editoração de Trabalhos

Tutorial de Recursos do Word para Editoração de Trabalhos Tutorial de Recursos do Word para Editoração de Trabalhos Profª. Drª. Sonia V. W. Borges de Oliveira Formatação Geral Papel tamanho A4 Letra Times New Roman tamanho 12 Margens (menu Arquivo ): 2 Oliveira

Leia mais

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de teses e dissertações, visando apresentação

Leia mais

Pacote BrOffice. Writer Calc Impress

Pacote BrOffice. Writer Calc Impress Pacote BrOffice Writer Calc Impress Impress Introdução O Impress é um processador de apresentações, ele oferece ferramentas similares as do Power Point, assim o usuário pode fazer uso de diversos formatos,

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode Aula 1 Word 2007 O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos,

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas, apresentando

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 2 Processador de texto Microsoft Word 2007 2008 Unicenter. Todos os direitos reservados Sobre o Word 2007 O Microsoft Word é um programa que faz parte das

Leia mais

Escola EB 2,3 de Amares

Escola EB 2,3 de Amares Manual da Acção de Formação INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escola EB 2,3 de Amares 2006/2007 ÍNDICE 1. CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.1. INTRODUÇÃO AO CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.2. CRIAÇÃO

Leia mais

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses,

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4522 - Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Writer 1.1. Procedimentos para Instalação...22 1.1.1. Requisitos do Sistema...22 1.1.2. Instalar o Programa...22

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 4.2. - cód. 5649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 3 Capítulo 2 - Slides Aula 4 Continuação

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR Normalização de Trabalhos Acadêmicos Formatação Word 2003 FONTE Utiliza-se folha branca, de formato A4 (210 X 297

Leia mais

Modelo de artigo para a revista Mecatrone versão 1.2 {Título}

Modelo de artigo para a revista Mecatrone versão 1.2 {Título} MECATRONE Vol. 2, n o 1 (2017) Artigo 0, pág. 1 Modelo de artigo para a revista Mecatrone versão 1.2 {Título} Nome do Primeiro Autor, Nome do Segundo Autor, Demais Autores {Autores} Resumo Use este artigo

Leia mais

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012 Trabalhos escolares nas Normas da ABNT Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012 Trabalhos escolares e acadêmicos nas Normas da ABNT Um trabalho nas Normas da ABNT

Leia mais

Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio)

Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio) Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio) Formatação Aspectos fundamentais (ABNT): Margens (Superior e Esquerda: 3cm/ Inferior e Direita: 2cm) Fonte

Leia mais

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta.

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. Broffice.org Augusto Cesar Informática Para Concursos 1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. A) Para se alterar

Leia mais

EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007

EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007 EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007 PROFª. CRISTINA MARTINS 1 MICROSOFT OFFICE WORD 2007 Um editor de texto é um programa que permite criar arquivos com formatação de cartas, resumos, currículos,

Leia mais

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 INSERIR NUMERAÇÃO NAS PÁGINAS De acordo com a ABNT NBR 14 724 todas as páginas, a partir da folha de rosto, devem ser

Leia mais

Prática Writer 03 PERDA DE SEU TRABALHO CASO HAJA UMA QUEDA DE ENERGIA!

Prática Writer 03 PERDA DE SEU TRABALHO CASO HAJA UMA QUEDA DE ENERGIA! Universidade Federal Rural do Semi-Árido Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia Disciplina: Informática Aplicada Professora: Danielle Casillo Prática Writer 03 LEMBRE-SE DE SALVAR CONSTANTEMENTE AS

Leia mais

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 INSERIR NUMERAÇÃO NAS PÁGINAS De acordo com a ABNT NBR 14 724 todas as páginas, a partir da folha de rosto, devem ser

Leia mais

Writer. Editor de texto do BrOffice.org

Writer. Editor de texto do BrOffice.org Writer Editor de texto do BrOffice.org Profº André Aparecido da Silva 1 Introdução O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Formação - SESERP 15/05/2017

Formação - SESERP 15/05/2017 Formação - SESERP 15/05/2017 Responsável: Adriana Praxedes Formadores: Márcia Regina Melissa Fernandes Rosângela da Cal Vander Soares Santos/2017 Leitura de Fruição: Help Desk na Idade Média SENUTEC -

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Editores de texto. Informática. Jayme Oliveira. Inclui questões das bancas. Realização. 1/49. Jayme Oliveira.

Editores de texto. Informática. Jayme Oliveira. Inclui questões das bancas. Realização. 1/49. Jayme Oliveira. Editores de texto Inclui questões das bancas Realização jofilho.ccursos@gmail.com 1/49 Edital & Agenda Edital do último concurso: 4. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas,

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Menus e barras de ferramentas

Menus e barras de ferramentas AULA SOBRE O WRITER Introdução O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos típicos de programas de editoração eletrônica.

Leia mais

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula Plano de Aula - Draw 4.2. - cód. 5645-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Documentos do

Leia mais

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS FESP INOVA 2013 21 A 25 DE OUTUBRO FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS FESP CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS III SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP Data final para submissão do artigo

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

INFORMÁTICA Prof. Paulo França MPRN ORGANIZADORA:COMPERVE DATA PROVÁVEL: 07/05

INFORMÁTICA Prof. Paulo França MPRN ORGANIZADORA:COMPERVE DATA PROVÁVEL: 07/05 INFORMÁTICA Prof. Paulo França MPRN ORGANIZADORA:COMPERVE DATA PROVÁVEL: 07/05 PROCEDIMENTOS DE BACKUP Termo atribuído às copias de segurança realizadas pelo usuário. TIPOS DE BACKUP 1. Normal, Total,

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais

Tipo de letra. Tipo de letra. São muitas as opções disponibilizadas neste primeiro separador Tipo de Letra. 4/1/11

Tipo de letra. Tipo de letra. São muitas as opções disponibilizadas neste primeiro separador Tipo de Letra. 4/1/11 Tipo de letra São muitas as opções disponibilizadas neste primeiro separador Tipo de Letra. Tipo de letra Tipo de Letra escolher o Tipo de Letra. Estilo do Tipo de Letra escolher o estilo da letra (Negrito,

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS Introdução Edite o texto normalmente no Word, sem nenhuma formatação, ou inicie a digitação com toda a formatação. Texto para formatar Insira

Leia mais

Editor de Textos Libre Office Writer

Editor de Textos Libre Office Writer Curso Técnico em Informática Fundamentos de Informática Editor de Textos Libre Office Writer Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio 2018 Estilos e índices Aula 07 Estilos de texto Definem uma série

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 1

Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 1 Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Layouts e numeração de página; Digitação e processamento de

Leia mais

Formatação Alinhamento, Espaçamento e Revisão

Formatação Alinhamento, Espaçamento e Revisão Aula 02 Formatação Alinhamento, Espaçamento e Revisão Formatação de texto é arrumar a aparência dele, tamanho da fonte, tipo de fonte, posição com que o mesmo será apresentado na página, etc. Quando digitamos

Leia mais

Informática. BrOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke.

Informática. BrOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke. Informática BrOffice Writer Resumido Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX BROFFICE WRITER RESUMIDO Informações do Produto O BrOffice é um conjunto de aplicativos

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno Informática Básica Aula 2.9 Formatação no Writer Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Notas de Rodapé Menu Inserir / Notas de Rodapé Para isso, o cursor de texto deve estar onde a nota será

Leia mais

InDesign CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

InDesign CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6439 - InDesign CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades da Versão CC... 25 1.1.1. Aplicativo Creative Cloud... 25 1.2. Abrir o Programa... 27 1.3. Área

Leia mais

LibreOffice Writer. Editor de texto

LibreOffice Writer. Editor de texto LibreOffice Writer Editor de texto AULA08 Menu INSERIR Este menu possibilita a inserção de vários elementos em um documento, possibilitando a insercao de varios elementos em um documento, tais como campos,

Leia mais