DIREITO PENAL MILITAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PENAL MILITAR"

Transcrição

1 DIREITO PENAL MILITAR Parte 3 Prof. Pablo Cruz

2 Sobre o tema vale a leitura de duas súmulas do STM: STM, súmula 8. O desertor sem estabilidade e o insubmisso que, por apresentação voluntária ou em razão de captura, forem julgado em inspeção de saúde, para fins de reinclusão ou incorporação, incapazes para o Serviço Militar, podem ser isentos do processo, após o pronunciamento do representante do Ministério Público. STM, súmula 12. A praça sem estabilidade não pode ser denunciada por deserção sem ter readquirido o status de militar, condição de procedibilidade para a persecutio criminis, através da reinclusão. Para a praça estável, a condição de procedibilidade é a reversão ao serviço ativo.

3 Na insubmissão, se o sujeito está presente, o prazo prescricional é de 4 anos. Se era menor de 21 anos, terá o benefício redutor do prazo prescricional. Há uma regra especial para esse crime, presente no art. 131 do CPM, segundo a qual o prazo prescricional só começa a correr para o insubmisso ausente quando ele atinge 30 anos. Art A prescrição começa a correr, no crime de insubmissão, do dia em que o insubmisso atinge a idade de trinta anos.

4 Prescrição das Penas Acessórias O CPM prevê regra especial para a Prescrição das Penas Acessórias em seu art. 130 do CPM: Art É imprescritível a execução das penas acessórias. Registre-se que a imprescritibilidade tratada nesse artigo se refere somente à execução das penas acessórias. Assim, se percebe que o CPM não segue a regra geral do CP comum (art. 118), onde as penas mais leves sempre prescrevem com as mais graves.

5 Prescrição pela Pena Ideal (Súmula 438 do STJ) Segundo entendimento prevalente, não se aplica a prescrição pela pena ideal, nem no direito penal militar, nem no direito penal comum. STJ, súmula 438. É inadmissível a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva com fundamento em pena hipotética, independentemente da existência ou sorte do processo penal.

6 Prescrição Retroativa A prescrição retroativa leva em consideração a pena aplicada, in concreto, na sentença condenatória, contrariamente à prescrição in abstrato, que tem como referência o máximo de pena cominada ao delito. A prescrição retroativa é subespécie da prescrição da pretensão punitiva, pois embora se paute na pena concretiza na sentença é avaliada antes do transito em julgado da mesma para a defesa.

7 Para a caracterização da prescrição retroativa deve-se observar o seguinte: 1) Pressupostos da prescrição retroativa: a) Inocorrência da prescrição abstrata b) Sentença penal condenatória c) Trânsito em julgado para a acusação ou improvimento de seu recurso.

8 2) Como encontrar o prazo prescricional a) Tomar a pena concretizada na sentença condenatória. b) Verificar qual é o prazo prescricional correspondente (art. 125 do CPM). c) Analisar a existência de causa modificadora do lapso prescricional. Termo Inicial (olhando do fim para o início do processo): Sentença Condenatória. Termo final (olhando do fim para o início do processo): Recebimento da Denúncia.

9

10 Cuidado: Até a edição da Lei /10, alteradora do Código Penal comum, era possível a analogia in bonam partem, pois, como no direito penal comum era possível retroagir até a data do fato, também adotava-se esse marco temporal para a contagem do prazo prescricional. No entanto, a citada lei acabou com essa modalidade de prescrição retroativa, não mais se admitindo retroação da contagem à momento anterior ao recebimento da denúncia.

11 Prescrição Superveniente ou Intercorrente A prescrição intercorrente, superveniente ou subsequente, se inicia a partir da sentença condenatória, e vai até o trânsito em julgado para a acusação e defesa. A prescrição intercorrente, a exemplo da prescrição retroativa, leva em consideração a pena aplicada in concreto na sentença condenatória. Assim, as prescrições retroativa e intercorrente assemelhamse, com a diferença de que a retroativa volta-se para o passado, isto é, para períodos anteriores à sentença, e a intercorrente dirige-se para o futuro, ou seja, para períodos posteriores à sentença condenatória recorrível.

12 Pressupostos da prescrição intercorrente: 1) Inocorrência da prescrição abstrata e da prescrição retroativa. 2) Sentença condenatória. 3) Trânsito em julgado para a acusação ou improvimento de seu recurso. Como encontrar o prazo prescricional: a) Tomar a pena concretizada na sentença condenatória. b) Verificar qual é o prazo prescricional correspondente (art. 125 do CPM). c) analisar a existência de causa modificadora do lapso prescricional.

13

14

15 Prescrição da Pretensão Executória Nesse tipo de prescrição, o pressuposto é o trânsito em julgado para acusação e para defesa. Ela está prevista no CPM da seguinte forma: Art A prescrição da execução da pena privativa de liberdade ou da medida de segurança que a substitui (art. 113) regula-se pelo tempo fixado na sentença e verifica-se nos mesmos prazos estabelecidos no art. 125, os quais se aumentam de um têrço, se o condenado é criminoso habitual ou por tendência.

16 A doutrina considera que o aumento de 1/3 se dê somente pela reincidência, sendo inadequada a expressão criminoso habitual ou por tendência. Assim, afirma-se que o art. 78 do CPM não foi recepcionado pela Constituição de A prescrição começa a correr do dia em que passa em julgado a sentença condenatória; que revoga a suspensão condicional da pena; ou que revoga o livramento condicional.

17 O prazo também poderá ser iniciado no caso de interrupção do cumprimento da pena por fuga, por exemplo. Sobre o tema dispõe o CPM, da mesma forma que o Código Penal comum (art. 113 do CP): CPM, Art. 126, 2º: No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento ou desinternação condicionais, a prescrição se regula pelo restante tempo da execução.

18 Assim, se há interrupção da pena por internação, quando há doença superveniente, não sendo hipótese de suspensão da pena por medida de segurança, esse tempo é computado como cumprido. Se sobrevier a cura, o indivíduo retorna ao cumprimento da pena. Diversamente, se o laudo demonstra que ele não reverte mais ao seu estado de saúde, a pena será substituída por medida de segurança e ele não volta mais a cumpri-la. Considerando que a pena cumprida é pena extinta. Isso significa que, no caso de evadir-se o condenado, a prescrição é regulada pelo tempo restante de pena.

Extinção da Punibilidade. (continuação)

Extinção da Punibilidade. (continuação) LEGALE Extinção da Punibilidade (continuação) Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção PRESCRIÇÃO é uma causa de extinção da punibilidade consistente na perda do prazo por parte do Estado

Leia mais

Direito Penal. Extinção da Punibilidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Penal. Extinção da Punibilidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Penal Extinção da Punibilidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE TÍTULO VIII Da Extinção da Punibilidade Causas extintivas Art. 123.

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA. Aulas 19 a 21

DIREITO PENAL MILITAR MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA. Aulas 19 a 21 MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA Aulas 19 a 21 EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PUNIBILIDADE É Exclusiva do Estado? CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Situações expressamente previstas em lei Rol

Leia mais

Extinção da punibilidade. Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção

Extinção da punibilidade. Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção LEGALE Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção PRESCRIÇÃO é uma causa de extinção da punibilidade consistente na perda do prazo por parte do Estado para punir o agente (impor uma sentença

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Extinção da Punibilidade Parte 1 Prof. Pablo Cruz A punibilidade é o quarto e último degrau de avaliação do fato punível. É o requisito final para que um agente que pratique um ato

Leia mais

DELEGADO DIREITO PENAL

DELEGADO DIREITO PENAL DELEGADO DIREITO PENAL Extinção da Punibilidade Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal MATERIAL DE LEGISLAÇÃO TÍTULO VIII Da Extinção Da Punibilidade Extinção da punibilidade

Leia mais

Direito Penal Da Extinção da Punibilidade Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Da Extinção da Punibilidade Prof. Joerberth Nunes Escrivão de Polícia Direito Penal Da Extinção da Punibilidade Prof. Joerberth Nunes Direito Penal CÓDIGO PENAL TÍTULO VIII Da Extinção da Punibilidade Extinção da punibilidade Art. 107. Extingue-se a

Leia mais

Direito Penal. Causas de Extinc a o da Punibilidade. Professor Adriano Kot.

Direito Penal. Causas de Extinc a o da Punibilidade.  Professor Adriano Kot. Direito Penal Causas de Extinc a o da Punibilidade Professor Adriano Kot www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br DIREITO PENAL CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE ROL CAUSAS DE EXTINÇÃO

Leia mais

Execução provisória da pena e a prescrição. César Dario Mariano da Silva. Promotor de Justiça/SP

Execução provisória da pena e a prescrição. César Dario Mariano da Silva. Promotor de Justiça/SP Execução provisória da pena e a prescrição César Dario Mariano da Silva Promotor de Justiça/SP Muitas questões jurídicas surgirão com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de flexibilizar o princípio

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra o serviço e o dever militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Para facilitar a compreensão utilizamos quadro inspirado nas lições de Cláudio Amim e Ione de Souza Cruz com base

Leia mais

DIREITO PENAL. Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP

DIREITO PENAL. Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP Prescrição Punitiva Simples Ocorre antes do trânsito em julgado da sentença condenatória (TJSC); Extingue todos os efeitos penais; É a única forma de prescrição que

Leia mais

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PRESCRIÇÃO

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PRESCRIÇÃO CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE M ARLON RICARDO LIMA CHAVES PRESCRIÇÃO Conceito: É quando o Estado perde o direito/poder de punir tendo em vista o seu não exercício durante um prazo previamente estipulado

Leia mais

Extinção da Punibilidade

Extinção da Punibilidade Extinção da Punibilidade Denison Machado Oliveira Fabricio Nunes da Costa João Carlos Ramos Pinheiro Júnior Jonh Climaco Rodrigues Marques Kaio de Araújo Flexa Luiz Eduardo Monteiro da Silva Luiz Carlos

Leia mais

PRESCRIÇÃO (ART. 107, IV DO CP) Professor Jorge Luis Fayad Nazário

PRESCRIÇÃO (ART. 107, IV DO CP) Professor Jorge Luis Fayad Nazário PRESCRIÇÃO (ART. 107, IV DO CP) Professor Jorge Luis Fayad Nazário 1 CONTEXTUALIZAÇÃO a) O Estado é o titular exclusivo do direito de punir; b) Este direito tem natureza abstrata; c) É limitado; d) Encontra

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de )

PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de ) PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de 7-12-1940) Contagem Art. 10. O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum. Imposição

Leia mais

DIREITO PENAL PARTE GERAL Marcelo Uzeda

DIREITO PENAL PARTE GERAL Marcelo Uzeda DIREITO PENAL PARTE GERAL Marcelo Uzeda PUNIBILIDADE É a consequência natural da prática do crime, ou seja, é a possibilidade de punir que pertence ao Estado, decorrente da prática de um crime. Há entendimento

Leia mais

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Razões de política criminal o legislador determina causas que fazem desaparecer o direito de punir do Estado!

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Razões de política criminal o legislador determina causas que fazem desaparecer o direito de punir do Estado! EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Razões de política criminal o legislador determina causas que fazem desaparecer o direito de punir do Estado! O rol do artigo 107 do Código Penal é exemplificativo, havendo outras

Leia mais

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Período 2010 2016 1) CESPE - JF TRF2/TRF 2/2013 A respeito da punibilidade e das suas causas de extinção, assinale a opção correta. a) A morte do agente dá

Leia mais

Profª. Ms Simone Schroeder

Profª. Ms Simone Schroeder Profª. Ms Simone Schroeder Base legal: Artigos 109 ao 119 do Código Penal Conceito: É a perda do poder de punir ou de executar a sanção imposta pelo Estado, causada pelo decurso de tempo fixado em Lei

Leia mais

Direito Penal. Dr. Pietro Chidichimo CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

Direito Penal. Dr. Pietro Chidichimo CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE 1. Artigo 107, do Código Penal: Morte do agente Anistia Graça e Indulto Abolitio Criminis Decadência Perempção Renúncia Perdão Retratação Perdão Judicial ü Atestada por

Leia mais

PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Com a prática da infração penal, surge para o Estado o direito de punir o agente, ou seja, a punibilidade,

Leia mais

PROCEDIMENTO DE DESERÇÃO DE PRAÇAS

PROCEDIMENTO DE DESERÇÃO DE PRAÇAS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Militar Aula: Direito Processual Penal Militar - 13 Professor (a): Marcelo Uzêda Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 13 PROCEDIMENTO DE DESERÇÃO

Leia mais

Aula 06. Na prática, muitas vezes os operadores do direito se esquecem de computar as penas de cada crime individualmente.

Aula 06. Na prática, muitas vezes os operadores do direito se esquecem de computar as penas de cada crime individualmente. Turma e Ano: Direito Penal - 2015 Matéria / Aula: Prescrição Aula 06 Professor: Marcelo Uzeda Monitor: Flávia Garcia Aula 06 (...) Continuação do tema prescrição PRESCRIÇÃO DA PENA EM CONCRETO Calcula-se

Leia mais

4.8 Comunicabilidade das condições, elementares e circunstâncias 4.9 Agravantes no concurso de agentes 4.10 Cabeças 4.11 Casos de impunibilidade

4.8 Comunicabilidade das condições, elementares e circunstâncias 4.9 Agravantes no concurso de agentes 4.10 Cabeças 4.11 Casos de impunibilidade Sumário NDICE SISTEMÁTICO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO PENAL MILITAR 1. DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR 1.1 O princípio da legalidade e suas funções de garantia 1.2 Abolitio criminis e novatio legis

Leia mais

QUESTÕES D. PENAL EXAME DE ORDEM TEMA: PRESCRIÇÃO PENAL Prof. Geibson Rezende

QUESTÕES D. PENAL EXAME DE ORDEM TEMA: PRESCRIÇÃO PENAL Prof. Geibson Rezende QUESTÕES D. PENAL EXAME DE ORDEM TEMA: PRESCRIÇÃO PENAL Prof. Geibson Rezende 1- Aplicada em: 2008 Banca: CESPE Órgão: OAB Prova: Exame de Ordem Acerca do instituto da prescrição penal e seus efeitos,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O instituto da prescrição criminal Anna Carolina Franco Coelho* I - INTRODUÇÃO A prescrição, objeto de estudo do presente trabalho, se faz necessário para não atribuir ao Estado

Leia mais

Extinção da punibilidade. Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção

Extinção da punibilidade. Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção LEGALE Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção PRESCRIÇÃO é uma causa de extinção da punibilidade consistente na perda do prazo por parte do Estado para punir o agente (impor uma sentença

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Prescrição Penal Paulo Henrique Moura Lara* Vania Maria Benfica Guimarães Pinto Coelho ** Resumo: O instituto da prescrição penal, previsto nos Artigos 107 e 109 do código penal

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 4ª fase

Direito Penal CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 4ª fase Período 2014-2016 Da 1) CESPE - DEFENSOR PÚBLICO - DPE - PE (2015) Com relação ao concurso de crimes, julgue o seguinte item. O cálculo

Leia mais

As alterações no prazo prescricional da pretensão punitiva trazidas pela Lei nº , de 05 de maio de 2010 e seus reflexos na Justiça Militar 1

As alterações no prazo prescricional da pretensão punitiva trazidas pela Lei nº , de 05 de maio de 2010 e seus reflexos na Justiça Militar 1 As alterações no prazo prescricional da pretensão punitiva trazidas pela Lei nº 12.234, de 05 de maio de 2010 e seus reflexos na Justiça Militar 1 Jorge Cesar de Assis 2 1. A FINALIDADE DA LEI A lei nº

Leia mais

A PRESCRIÇÃO NO CRIME DE DESERÇÃO

A PRESCRIÇÃO NO CRIME DE DESERÇÃO A PRESCRIÇÃO NO CRIME DE DESERÇÃO Jorge César de Assis i 1. INTRODUÇÃO AO TEMA O Código Penal Militar previu a ocorrência da prescrição, como uma das causas de extinção da punibilidade do agente, ao lado

Leia mais

CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER

CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER REGIME PENAL 1. Conforme entendimento do STF, a opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação

Leia mais

ESCOLA JUDICIÁRIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

ESCOLA JUDICIÁRIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO MÓDULO I PRESCRIÇÃO Curso para Servidores Módulo I - Prescrição Supervisão Jurídica: Dr. ESCOLA JUDICIÁRIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO 3218 3250 ejmsp@tjmsp.jus.br CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Causas de extinção

Leia mais

Extinção da punibilidade

Extinção da punibilidade LEGALE Extinção da punibilidade prescrição Tabela de prescrição Extinção da punibilidade prescrição I - em vinte anos, se o máximo da pena é superior a doze; II - em dezesseis anos, se o máximo da pena

Leia mais

PONTO 1: PRESCRIÇÃO 1. PRESCRIÇÃO PRESTAÇÃO JURISDICIONAL IUS PUNIENDI IUS EXECUTIONIS

PONTO 1: PRESCRIÇÃO 1. PRESCRIÇÃO PRESTAÇÃO JURISDICIONAL IUS PUNIENDI IUS EXECUTIONIS 1 DIREITO PENAL PONTO 1: PRESCRIÇÃO 1. PRESCRIÇÃO PRESTAÇÃO JURISDICIONAL IUS PUNIENDI IUS EXECUTIONIS O Estado dispõe do direito de punir (ius puniendi) e o direito de executar (ius executionis). O criminoso

Leia mais

Extinção da Punibilidade

Extinção da Punibilidade LEGALE Extinção da Punibilidade É a extinção da capacidade de punir pertencente ao Estado. Como se sabe, a ação pode ser pública ou privada, mas quem pune o agente é o Estado, único detentor do jus puniendi.

Leia mais

1. Prescrição da Pretensão Executória art. 110, caput 1, CP: - Sentença Penal condenatória transitada em julgado IRRECORÍVEL

1. Prescrição da Pretensão Executória art. 110, caput 1, CP: - Sentença Penal condenatória transitada em julgado IRRECORÍVEL 1 PONTO 1: Prescrição da Pretensão Executória PONTO 2: Prescrição da Pena de Multa PONTO 3: Prescrição na Lei de Falências PONTO 4: Prescrição do ato infracional 1. Prescrição da Pretensão Executória art.

Leia mais

STJ Heráclito Antônio Mossin

STJ Heráclito Antônio Mossin Heráclito Antônio Mossin Advogado criminalista - Professor de Direito Processual Penal e Direito Penal da UNAERP - UNIRP - FAAP - Membro da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDECRIM) e Academia

Leia mais

ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO

ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO 2015 EDITORA S UMÁRIO Introdução... 13 CAPÍTULO 1 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL 1.1. Da Prescrição... 17 1.2. Do Instituto da prescrição... 18 1.3. Dos Requisitos

Leia mais

Ponto 8 do plano de ensino. Medidas de segurança:

Ponto 8 do plano de ensino. Medidas de segurança: Ponto 8 do plano de ensino Medidas de segurança: Conceito, natureza, sistemas, pressupostos, espécies, duração, locais de internação e tratamento, duração, exame de verificação de cessação de periculosidade,

Leia mais

PONTO 1: Prescrição em abstrato PONTO 2: Prescrição Retroativa PONTO 3: Prescrição Intercorrente. 1. Prescrição em abstrato:

PONTO 1: Prescrição em abstrato PONTO 2: Prescrição Retroativa PONTO 3: Prescrição Intercorrente. 1. Prescrição em abstrato: 1 PONTO 1: Prescrição em abstrato PONTO 2: Prescrição Retroativa PONTO 3: Prescrição Intercorrente 1. Prescrição em abstrato: Causas suspensivas da PA art. 116 1, CP: I Questões prejudiciais: previstas

Leia mais

SÚMULAS DE DIREITO PENAL

SÚMULAS DE DIREITO PENAL SÚMULAS DE DIREITO PENAL DIVIDIDAS POR TEMAS STJ E STF Súmula nº 611 APLICAÇÃO DA LEI PENAL Transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao Juízo das execuções a aplicação de lei mais benigna.

Leia mais

b) as medidas de segurança e as penas são aplicáveis tanto aos inimputáveis como aos semi-imputáveis;

b) as medidas de segurança e as penas são aplicáveis tanto aos inimputáveis como aos semi-imputáveis; DIREITO PENAL II - CCJ0032 Título SEMANA 16 Descrição 1) As medidas de segurança diferem das penas nos seguintes pontos: a) as penas são proporcionais à periculosidade do agente; b) as medidas de segurança

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPI RIBEIRÃO PRETO - SP FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DIREITO GERALDO DOMINGOS COSSALTER QUESTIONÁRIO DIREITO PENAL

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPI RIBEIRÃO PRETO - SP FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DIREITO GERALDO DOMINGOS COSSALTER QUESTIONÁRIO DIREITO PENAL UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPI RIBEIRÃO PRETO - SP FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DIREITO GERALDO DOMINGOS COSSALTER QUESTIONÁRIO DIREITO PENAL Ribeirão Preto 2015 GERALDO DOMINGOS COSSALTER QUESTIONÁRIO DIREITO

Leia mais

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções.

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções. 1 PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL PONTO 1: Pena Privativa de Liberdade PONTO 2: Princípio da Individualização da Pena PONTO 3: Individualização Judicial São três: a) Reclusão b) Detenção c) Prisão Simples

Leia mais

Comentário à Jurisprudência

Comentário à Jurisprudência Comentário à Jurisprudência PRESCRIÇÃO PENAL APÓS A LEI Nº 12.234, DE 5 DE MAIO DE 2010 MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA VILELA Oficial do Ministério Público Bacharel em Direito pela Universidade de Alfenas Unifenas

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU Direito Penal Militar Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Aplicação da Lei Penal Militar (arts. 1º a 28 do CPM) No que concerne ao

Leia mais

Direito Penal. Medida de Segurança

Direito Penal. Medida de Segurança Direito Penal Medida de Segurança Noção Geral Consequência jurídico-penal aplicada ao inimputável (clínico/psíquico), autor de um fato típico e ilícito, revelador de certo grau de periculosidade social,

Leia mais

Direito Penal. Extinção da Punibilidade

Direito Penal. Extinção da Punibilidade Direito Penal Extinção da Punibilidade Punibilidade: Introdução Abstrata (lei) X Concreta (sentença condenatória) Nulla culpa sine judicio ( não há culpabilidade ou responsabilidade sem o devido processo

Leia mais

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TJAA QUESTÕES DE NOÇÕES DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TJAA QUESTÕES DE NOÇÕES DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TJAA QUESTÕES DE NOÇÕES DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL QUESTÃO NÚMERO 74 COMENTÁRIO: De acordo com o artigo 26. QUESTÃO NÚMERO 75 GABARITO PRELIMINAR: C

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 13/04/2011 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 29/06/2010 SEGUNDA TURMA HABEAS CORPUS 103.254 PARANÁ RELATOR PACTE.(S) IMPTE.(S) COATOR(A/S)(ES) : MIN. CELSO DE MELLO : MARCELO

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra o serviço e o dever militar Parte 1 Prof. Pablo Cruz Insubmissão CRIMES CONTRA O SERVIÇO E O DEVER MILITAR Crime propriamente militar: Coimbra Neves e Streifinger apontam:

Leia mais

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE As causas de extinção da punibilidade não fazem parte do conceito analítico de crime. Logo, se não apagam o crime, não impedem, por exemplo, que a vítima ou seu representante

Leia mais

Sumário PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL NORMA PENAL... 33

Sumário PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL NORMA PENAL... 33 CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL... 13 1. Noções preliminares...13 2. Peculiaridades dos princípios do Direito Penal...13 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal...14 3.1 Abrangência do princípio

Leia mais

ASPECTOS DA PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA DO DIREITO PENAL BRASILEIRO

ASPECTOS DA PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA DO DIREITO PENAL BRASILEIRO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS - CEJURPS CURSO DE DIREITO ASPECTOS DA PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA DO DIREITO PENAL BRASILEIRO MARCOS MARQUARDT

Leia mais

As penas. Efeitos da condenação. Reabilitação. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção da punibilidade.

As penas. Efeitos da condenação. Reabilitação. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção da punibilidade. Programa de DIREITO PENAL II 3º período: 4h/s Aula: Teórica EMENTA As penas. Efeitos da condenação. Reabilitação. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção da punibilidade. OBJETIVOS Habilitar o futuro

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 SUMÁRIO Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal... 20 3.1. Abrangência

Leia mais

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Professor Pietro Chidichimo Júnior As causas de extinção da punibilidade não fazem parte do conceito analítico de crime. Logo, se não apagam o crime, não impedem, por

Leia mais

DENÚNCIA. Nome, idade, profissão e residência do denunciado. Razões de convicção ou presunção da delinquência

DENÚNCIA. Nome, idade, profissão e residência do denunciado. Razões de convicção ou presunção da delinquência DENÚNCIA Designação do juiz Nome, idade, profissão e residência do denunciado REQUISITOS Tempo e lugar do crime Qualificação do ofendido e designação da pessoa jurídica ou instituição prejudicada ou atingida,

Leia mais

STJ FREDERICO BLASI NETTO PRESCRIÇÃO PENAL MANUAL PRÁTICO PARA ENTENDÊ-LA E CALCULÁ-LA. 4 a edição revista e ampliada

STJ FREDERICO BLASI NETTO PRESCRIÇÃO PENAL MANUAL PRÁTICO PARA ENTENDÊ-LA E CALCULÁ-LA. 4 a edição revista e ampliada STJ00096228 FREDERICO BLASI NETTO PRESCRIÇÃO PENAL MANUAL PRÁTICO PARA ENTENDÊ-LA E CALCULÁ-LA 4 a edição revista e ampliada Belo Horizonte 2013 Copyright 2013 Editora Del Rey LIda. Nenhuma parte deste

Leia mais

Concurso: Circunstâncias agravantes x atenuantes

Concurso: Circunstâncias agravantes x atenuantes LEGALE Concurso: Circunstâncias agravantes x atenuantes No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstâncias preponderantes, entendendo-se como tais

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000933299 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0081004-31.2008.8.26.0050, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado BENEDITO FERREIRA DE CASTRO, é

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2017.0000988614 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0005696-81.2009.8.26.0396, da Comarca de Novo Horizonte, em que

Leia mais

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11 Sumário Notas Preliminares Finalidade do Direito Penal...2 Bens que podem ser protegidos pelo Direito Penal...2 Códigos do Brasil...3 Código Penal atual...3 Direito Penal...3 Garantismo...3 Garantias...4

Leia mais

DIREITO PENAL Introdução A punibilidade e sua extinção A Extinção da Punibilidade Noções iniciais: Praticada a ação delituosa, surge o direito

DIREITO PENAL Introdução A punibilidade e sua extinção A Extinção da Punibilidade Noções iniciais: Praticada a ação delituosa, surge o direito Cópia proibida DIREITO PENAL 11 11.1 Introdução A punibilidade e sua extinção A Extinção da Punibilidade Noções iniciais: Praticada a ação delituosa, surge o direito subjetivo do Estado para impor uma

Leia mais

Sumário. Resumo de Direito Penal Militar Parte Geral e Especial. CAPÍTULO 2 Art. 9º do CPM Definição de crime militar... 25

Sumário. Resumo de Direito Penal Militar Parte Geral e Especial. CAPÍTULO 2 Art. 9º do CPM Definição de crime militar... 25 Sumário Resumo de Direito Penal Militar Parte Geral e Especial Introdução... 13 PARTE GERAL CAPÍTULO 1 Da aplicação da Lei Penal Militar... 15 1.1. Tempo do Crime... 19 1.2. Local do crime... 20 1.3. Territorialidade/Extraterritorialidade...

Leia mais

STJ Diogo Alexandre Restani PRESCRIÇÃO PENAL. Imprescindibilidade e Utilidade (leitura prática, doutrinária e jurisprudencial) 1a edição

STJ Diogo Alexandre Restani PRESCRIÇÃO PENAL. Imprescindibilidade e Utilidade (leitura prática, doutrinária e jurisprudencial) 1a edição Diogo Alexandre Restani PRESCRIÇÃO PENAL Imprescindibilidade e Utilidade (leitura prática, doutrinária e jurisprudencial) 1a edição ~ São Bernardo do Campo GARCIA edizioni 2014 PRESCRIÇÃO PENAL: IMPRESCINDIBILIDADE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça HABEAS CORPUS Nº 455.722 - SP (2018/0152840-5) RELATOR : MINISTRO RIBEIRO DANTAS IMPETRANTE : FABIO MENEZES ZILIOTTI ADVOGADO : FÁBIO MENEZES ZILIOTTI - SP213669 IMPETRADO : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000287847 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0002668-04.2015.8.26.0297, da Comarca de Jales, em que é apelante MARCOS DONIZETI BASILIO, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

Prescrição Penal. Mês: início no dia 1º Da consumação do fato quando não for possível precisar a data: Ano: início em Janeiro

Prescrição Penal. Mês: início no dia 1º Da consumação do fato quando não for possível precisar a data: Ano: início em Janeiro PRESCRIÇÃO PENAL PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA ABSTRATA INÍCIO OU TERMO INICIAL DA CONTAGEM: via de regra, o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva ocorre a partir da data do fato. Mês: início

Leia mais

Direito Penal Profª Simone Schroeder

Direito Penal Profª Simone Schroeder Analista Área Processual Direito Penal Profª Simone Schroeder Direito Penal Professora Simone Schroeder www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Concurso de crimes. Crime continuado. Penas:

Leia mais

Série Resumos. Direito Penal Parte Geral FORTIUM. Brasília, DF (81) G971d

Série Resumos. Direito Penal Parte Geral FORTIUM. Brasília, DF (81) G971d Série Resumos VYVYANY VIANA NASCIMENTO DE AZEVEDO GULART Promotora de Justiça do Distrito Federal; Professora universitária; Professora de cursos preparatórios para concursos; Ex-Delegada da Polícia Civil

Leia mais

Extinção de Punibilidade - Aula IV - 13/03/2017

Extinção de Punibilidade - Aula IV - 13/03/2017 Extinção de Punibilidade - Aula IV - 13/03/2017 Continuação Sursis Revogação *obrigatória: * nova CTJ por crime doloso * não reparação de dano, salvo... *descumprimento da condição do artigo 78, 1º *facultativo:

Leia mais

Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.046, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009.

Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.046, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.046, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. Concede indulto natalino e comutação de penas, e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Temas de Discursivas de Direito Penal Professor: Renan Araujo DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Temas de Discursivas de Direito Penal Professor: Renan Araujo DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Temas de Discursivas de Direito Penal Professor: Renan Araujo AULA DEMONSTRATIVA: APRESENTAÇÃO DO CURSO E EXEMPLOS DE QUESTÕES DISCURSIVAS. SUMÁRIO PÁGINA Apresentação e Cronograma

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE Acadêmico: Rafael Mota Reis EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

Leia mais

EXECUÇÃO PENAL. Lei /2015

EXECUÇÃO PENAL. Lei /2015 EXECUÇÃO PENAL Lei 13.167/2015 REGRA GERAL: O preso provisório ficará separado do preso condenado por sentença transitada em julgado. O preso provisório ficará recolhido em cela diferente do preso já condenado

Leia mais

Direito Penal Dr. Pietro Chidichimo

Direito Penal Dr. Pietro Chidichimo 1 Prescrição 1. Assinale a opção correta com base no que dispõe o CP. a) O funcionário público que, por imprudência, deixar aberta a porta do setor em que trabalha, facilitando, assim, a entrada de terceiros

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 SUMÁRIO Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal... 20 3.1. Abrangência

Leia mais

MEDIDA DE SEGURANÇA Conceito

MEDIDA DE SEGURANÇA Conceito MEDIDA DE SEGURANÇA Conceito: sanção penal imposta pelo Estado, na execução de uma sentença, cuja finalidade é exclusivamente preventiva, no sentido de evitar que o auto de uma infração penal que tenha

Leia mais

Sumário FUNDAMENTAIS DO DIREITO ... PENAL ...

Sumário FUNDAMENTAIS DO DIREITO ... PENAL ... Sumário CAPITULO 1 - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO PENAL... 1 1.1. Princípio da Legalidade - art. l fi do CP e art. 5 Q, inc. XXXIX, CF... 1 1.1.1. Funções e princípios decorrentes da legalidade ou

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19 SUMÁRIO Apresentação da Coleção... 5 Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva

Leia mais

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência.

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Ponto 13 do plano de ensino Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Efeitos da Condenação Art. 91/92 Condenação 1 Efeitos da Condenação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 3 Prof. Gisela Esposel - Da representação. - Artigo

Leia mais

Das Penas Parte IV. Aula 4

Das Penas Parte IV. Aula 4 Das Penas Parte IV Aula 4 PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO Art 44 - As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade [...] Conceito Elas perfazem uma espécie de pena,

Leia mais

1 As atribuições de polícia judiciária militar são indelegáveis aos oficiais da reserva remunerada. R ERRADO

1 As atribuições de polícia judiciária militar são indelegáveis aos oficiais da reserva remunerada. R ERRADO PROCESSO PENAL MILITAR Professor: Mauro Stürmer Interrogatório no processo penal passa a ser o último ato da instrução A realização do interrogatório ao final da instrução criminal, prevista no art. 400,

Leia mais

Aula 01 PRESCRIÇÃO PENAL: INTRODUÇÃO.

Aula 01 PRESCRIÇÃO PENAL: INTRODUÇÃO. Curso/Disciplina: Prescrição Penal Aula: Prescrição Penal - 01 Professor : Marcelo Uzêda Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 PRESCRIÇÃO PENAL: INTRODUÇÃO. Inicialmente será feita a revisão do tema de

Leia mais

Aula 03. Pela leitura do art. 76 da Lei nº só se permitiria transação em crimes de ação pública, mas há diversas correntes sobre o tema:

Aula 03. Pela leitura do art. 76 da Lei nº só se permitiria transação em crimes de ação pública, mas há diversas correntes sobre o tema: Turma e Ano: Juizado Especiais Criminais (2016) Matéria / Aula: Juizados Especiais Criminais 03 Professora: Elisa Pittaro Monitor: Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 03 Continuação: Juizados Especiais

Leia mais

DIREITO PENAL PARTE GERAL

DIREITO PENAL PARTE GERAL DIREITO PENAL PARTE GERAL ESTÁCIO-CERS DIREITO PENAL PARTE GERAL Prof. Marcelo Uzeda Tema Aspectos relevantes sobre a extinção da punibilidade. Prescrição. PUNIBILIDADE É a consequência natural da prática

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 Capítulo 2 Aplicação da Lei Penal... 29

Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 Capítulo 2 Aplicação da Lei Penal... 29 Sumário Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Introdução... 1 2. Princípios... 4 2.1. Princípio da legalidade... 5 2.2. Princípio da anterioridade da lei penal... 5 2.3. Princípio da irretroatividade

Leia mais

ACÓRDÃO. Poder Judiciário Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. ARNOBIO ALVES TEODOSIO

ACÓRDÃO. Poder Judiciário Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. ARNOBIO ALVES TEODOSIO a 1 Poder Judiciário Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. ARNOBIO ALVES TEODOSIO ACÓRDÃO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO N 001.2006.01.5197-21001, 3a Vara Criminal da Comarca de Campina Grande PB. RELATOR

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR Prof:Davi ferraz DIREITO PENAL MILITAR LIVRAMENTO CONDICIONAL DA PENA Aqui bisonho observe os detalhes em vermelho e faça um bom desempenho. Requisitos Condenado a pena acima de dois anos ou ate mesmo

Leia mais

Efeitos da extinção da punibilidade: em regra a causa extintiva só atinge o direito de punir do Estado,

Efeitos da extinção da punibilidade: em regra a causa extintiva só atinge o direito de punir do Estado, DA EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE 1 Punibilidade: com a prática de um crime, surge a relação jurídica-punitiva: de um lado aparece o Estado com o jus puniendi (direito de punir); de outro, o réu com a obrigação

Leia mais

CONCURSO DE PESSOAS - nomenclaturas. O Código Penal adotou a seguinte distinção entre autor e partícipe:

CONCURSO DE PESSOAS - nomenclaturas. O Código Penal adotou a seguinte distinção entre autor e partícipe: LEGALE CONCURSO DE PESSOAS CONCURSO DE PESSOAS Ocorre o concurso de pessoas quando mais de uma pessoa, em comum acordo, com identidade de propósitos resolvem praticar um crime (ou pelo menos quando uma

Leia mais

Prescrição da pretensão punitiva

Prescrição da pretensão punitiva PRESCRIÇÃO PENAL 1 CONCEITO É o instituto jurídico mediante o qual o Estado, por não fazer valer o seu direito de punir em determinado tempo, perde o mesmo, ocasionando a extinção da punibilidade. É um

Leia mais

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal. Das Penas

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal. Das Penas CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Período 2010 2016 1) CESPE - JF TRF2/TRF 2/2013 A respeito de aspectos diversos relacionados às penas, assinale a opção correta. a) No concurso formal perfeito,

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 4ª fase

Direito Penal CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 4ª fase Período 2010-2016 Da Anistia, Graça e Indulto 1) CESPE - ANALISTA PROCESSUAL - MPU (2010) Julgue o próximo item, que diz respeito ao

Leia mais

AZUL SEM ALTERAÇÃO DA REDAÇÃO. VERMELHO COM ALTERAÇÃO DA REDAÇÃO EM 2013 INDULTO 2013 DECRETO INDULTO 2014 DECRETO 8.830

AZUL SEM ALTERAÇÃO DA REDAÇÃO. VERMELHO COM ALTERAÇÃO DA REDAÇÃO EM 2013 INDULTO 2013 DECRETO INDULTO 2014 DECRETO 8.830 AZUL SEM ALTERAÇÃO DA REDAÇÃO. VERMELHO COM ALTERAÇÃO DA REDAÇÃO EM 2013 INDULTO 2013 DECRETO 8.172 INDULTO 2014 DECRETO 8.830 A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no exercício da competência privativa que lhe confere

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO PREFÁCIO... 19

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO PREFÁCIO... 19 Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 17 PREFÁCIO... 19 Capítulo I DIREITO PENAL MILITAR: CONCEITO E PRINCÍPIOS... 21 1. Conceito... 21 2. Princípio da legalidade

Leia mais

Teoria geral da pena

Teoria geral da pena CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 54 DATA 20/10/15 DISCIPLINA DIREITO PENAL (NOITE) PROFESSOR CHRISTIANO GONZAGA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 08/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais