APRESENTAÇÃO DO PLANO PASTORAL DIOCESANO- COMUNIDADESde julho a outubro de 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRESENTAÇÃO DO PLANO PASTORAL DIOCESANO- COMUNIDADESde julho a outubro de 2014"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO DO PLANO PASTORAL DIOCESANO- COMUNIDADESde julho a outubro de 2014

2 APRESENTAÇÃO DO PLANO PASTORAL DIOCESANO- COMUNIDADES 1-Oração inicial PAUTA 2-Apresentação do Plano Pastoral ( slides) 3-Apresentação do material de Caratinga e formas de utilização no trabalho pastoral; 4- Ações possíveis dentro de cada um das três urgências estabelecidas pela Diocese de Patos de Minas. 5-Oração final.

3 PLANO PASTORAL DIOCESANO INTRODUÇÃO No primeiro semestre de 2010, com a Assembleia Paroquial e a Assembleia Diocesana em setembro do mesmo ano, a Paróquia de Santa Terezinha iniciou sua caminhada visando atingir o objetivo geral proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2011/2015: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida rumo ao reino definitivo.

4 PLANO PASTORAL DIOCESANO INTRODUÇÃO Vários momentos de formação aconteceram desde então. Nossa caminhada, apesar das dificuldades impostas pelas exigências do mundo, tem sido profícua. A Comunidade tem respondido com trabalho e dedicação e os resultados são experiências muito ricas para nossa vida de Igreja, Comunidade de comunidades. Nossa caminha ganhou reforço com o material de Caratinga, utilizado pelos missionários em suas visitas. A seguir, os principais passos realizados pela Paróquia de Santa Terezinha e, na sequência veremos as orientações do Plano Pastoral Diocesano para o ano de 2014.

5 HISTÓRICO DO PLANO PASTORAL DIOCESANO NA PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA 1º Passo Outubro/2012 Divisão do mapa da Paróquia em comunidades juntamente com os coordenadores. 2º Passo Dia 25/11/2012 Apresentação para o CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) do projeto e mapeamento para a formação dos núcleos. 3º Passo Dia 16/12/2012 Formação dos semeadores dos núcleos. 4º Passo Até o dia 03 /03/2013 síntese na comunidade. 5º Passo Até o dia 10/03/2013 entrega da ficha resumo da comunidade para a equipe de pastoral paroquial 6º Passo 07/ 04/2013 Encontro do conselhos comunitários e semeadores

6 HISTÓRICO DO PLANO PASTORAL DIOCESANO NA PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA- cont 7º Passo de 07/04 a 08/06 /2013 Primeira etapa da Visita Missionária 8º Passo 09/06/2013 Encontro de preparação dos missionários para Semana da Família. 9º Passo 01/09/2013 Encontro de preparação dos missionários para o mês da Bíblia 10º Passo 06/10/2013 Encontro de preparação dos missionários para o mês das missões 11º Passo 03 /11/2013 Preparação para o Natal: visita do Advento 12º Passo 03 /11/2013 a 05/06/2014 Acolhida do material de Caratinga e trabalho missionário dos grupos nas comunidades

7 HISTÓRICO DO PLANO PASTORAL DIOCESANO NA PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA- cont 13º Passo 05/ 06/ 2014 Reunião com o CPP para repasse do Plano Pastoral Diocesano e programação dos trabalhos na Paróquia. 14º Passo 01 /07/2014 Reunião com o CPP encaminhamento da implantação do Plano Pastoral Diocesano 15º Passo 02 e 10/ 07/ 2014 Reunião da assessoria paroquial do Plano Pastoral para definição das estratégias de ação nas comunidades 16º Passo 16/ 07/ 2014 Reunião da assessoria paroquial organizar participação na reunião do Setor Sto Antônio dia 03/08/2014. Fechamento calendário de visitas as comunidades 17º Passo 29/07/2014 início das visitas às comunidades da Paróquia para repasse do Plano Pastoral Diocesano.

8

9

10 APRESENTAÇÃO PLANO PASTORAL DIOCESANO iniciado no ano de 2010 com a colaboração das pastorais e movimentos responder às exigências da de uma nova evangelização Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia (Assembleia Geral dos Bispos, abril de 2013). A experiência comunitária, os laços afetivos fortes, a partilha de experiências de vida, isso acontece nos grupos menores com estímulo da palavra de Deus esses grupos motivam a participação cidadã de seus membros fortalecimento da Igreja paroquial. Tema da renovação paroquial estará presente na Assembleia dos Bispos do Brasil em 2014 influência da Exortação Apostólica, publicada ao final do ano da Fé: A Alegria do Evangelho

11 APRESENTAÇÃO -cont. Plano Pastoral Diocesano permite a realização em todas as Paróquias, pastorais e movimentos do mesmo plano de Ação Evangelizadora. Principais fontes inspiradoras: 1- A Bíblia voltar-se para a formação bíblica fazer a Palavra brotar em nossos corações. 2- O Documento de Aparecida É a bíblia latinoamericana rosto novo da Igreja. 3- As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora Documento da CNBB que traz as ações de Aparecida para a nossa realidade. 4- O Plano Diocesano de Pastoral de construção conjunta deve envolver as comunidades na reflexão, oração e ação, à luz do Documento de Aparecida e das Diretrizes da Ação Evangelizadora. Unidade Diocesana.

12 APRESENTAÇÃO -cont. Palavras do Papa Francisco dirigidas a todo o cristão: Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. (A alegria do Evangelho nᵒ03 ).

13

14 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO Pastorais, movimentos e grupos essenciais à vida e ação da Igreja na Diocese de Patos de Minas novo jeito de ser Igreja hoje busca do irmão, ouvidos abertos à Palavra e sustento da vida no Pão.

15 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 1- Pastoral familiar -Ajuda a família cristã a cumprir sua missão no mundo, -Atua na formação religiosa da família, -Realiza a Semana Nacional da Família, 2- Pastoral da Juventude - Ajuda a despertar o jovem para a sua ação no mundo, baseada nos valores do Evangelho, - Dá suporte ao jovem para as grandes questões que permeiam a realidade atual.

16 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 3- Pastoral Litúrgica - Ajuda a organizar a celebração envolvendo outras pessoas, - Tem como objetivo ajudar os irmãos a rezarem, trazer ânimo para as celebrações e sensibilidade para receber. 4- Pastoral do Batismo - Reúne pais e padrinhos das crianças preparando-os para a função de transmitir ao filho e afilhado a fé, - Ajuda na celebração do Batismo.

17 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 5- Pastoral da Catequese - Grande missão da Igreja, ajudar o catequizando a se encontrar com a Pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. 6- Pastoral da Acolhida - Tem a missão de acolher as pessoas que mudam para a área da Paróquia, despedir-se das que deixam, acolher na porta da Igreja aqueles que chegam para a celebração.

18 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 7- Pastoral da comunicação Trabalha para que todas as pastorais, comunidades e movimentos possam partilhar do bom trabalho que fazem e os frutos que colhem. 8- Pastoral da Misericórdia - Conhecida também como Pastoral da Solidariedade/da ajuda dedica-se no combate à missão e à fome, além da promoção pessoal.

19 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 9- Pastoral da Terceira Idade - Busca reconhecer os valores da pessoa idosa, sua ajuda na construção de uma história. 10- Pastoral Carcerária - Nos ensina a olhar o irmão que está preso, com os olhos de Jesus: de forma misericordiosa.

20 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 11-Pastoral da Criança - Ajuda a combater a mortalidade infantil e melhorar das condições de vida das crianças. 12- Caritas Diocesanas. - Caritas, significa caridade. Busca promover e animar o serviço de solidariedade

21 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 13- Pastoral Fé e Política - Trata a política sob a perspectiva da fé e compromisso. 14- Pastoral da Saúde - Contribui na prevenção da saúde de todas as pessoas: bioenergética, consultório odontológico, visita e sacramento aos enfermos.

22 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 15- Pastoral da Esperança - É a presença da Igreja na vida da família quando ela perde um ente querido. Ajuda a entender que estamos aqui de passagem. 16- Pastoral do Dízimo - Trabalha na conscientização do que é o Dízimo e a sua importância na realização dos trabalhos pastorais e missão, de caridade e ações litúrgicas.

23 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 17- Pastoral da Sobriedade - Tem por objetivo implantar grupo de autoajuda visando o desenvolvimento de ações na prevenção de dependência química, recuperação do dependente e reinserção social forma uma rede com as outras pastorais.

24 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 18- Outros :

25 AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NO NOSSO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 19- Movimentos presentes em nossa Diocese : -Apostolado da Oração -Legião de Maria -Sociedade São Vicente de Paulo -Infância Missionária -Cursilho -Focolares -Encontro de Casais com Cristo -EAC -EJC -Renovação Carismática Católica -Oficina de Oração -Mãe Rainha Três Vezes Admirável -Folias de Reis -Congadas-Moçambique, Catopés, Congados, etc. 20- Ministérios -Ministro do Batismo -Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística -Ministro da Palavra -Assistente Qualificado do Matrimônio -Ordem Franciscana Secular

26

27 PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS

28 PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS OBJETIVO GERAL Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito santo como Igreja Discípula, Missionária e profética, alicerçada na escuta da Palavra e sustentada pela Eucaristia na oração, no ensinamento dos Apóstolos e na comunhão fraterna, atenta às necessidades e urgências de hoje e dos nossos irmãos e irmãs, rumo ao reino definitivo.

29 PLANO PASTORAL DIOCESANO 1- ORIGENS ORIGEM Assembleia Diocesana de Pastoral / setembro / Prioridades definidas: Família, Catequese e Formação de Líderes com ênfase na juventude. Trabalhar uma prioridade por ano. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) criação das urgências pastorais trabalhadas todas ao mesmo tempo trabalho pastoral de conjunto a caminho de uma pastoral orgânica.

30 PLANO PASTORAL DIOCESANO 2- ABRANGÊNCIAS Geográfica: toda a Diocese de Patos de Minas, setores, paróquias e comunidades urbanas e rurais. Abrangência eclesial e pastoral: todos os grupos, pastorais e movimentos. Abrangência pessoal: envolvimento pessoal numa experiência de fé e vida com Jesus Caminho Verdade e Vida.

31 PLANO PASTORAL DIOCESANO 3- BASE DO PLANO Se baseia nas Urgências das DGAE, sob o foco da família, catequese, formação de líderes e juventude. DGAE - DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL Documentos da CNBB 94

32 PLANO PASTORAL DIOCESANO 4- URGÊNCIAS a)- Igreja: Comunidade de Comunidades a serviço da vida plena para todos. b)- Igreja em estado permanente de missão e casa de iniciação e reiniciação à vida cristã. c)- Igreja: casa de animação bíblica da vida e da pastoral.

33 PLANO PASTORAL DIOCESANO 4- URGÊNCIAS a)- Igreja: Comunidade de Comunidades a serviço da vida plena para todos. A vida em comunidade permite viver a proposta cristã, isto é, o Reino de Deus. A vida comunitária é diversa e, deve articulada entre si, na partilha da fé e na missão. Comunidade implica convívio, vínculos profundos, afetividade, interesses comuns rede de comunidades como as CEBs.

34 a)- Igreja: Comunidade de Comunidades a serviço da vida plena para todos. Cont. A Paróquia comunidade de comunidades desafio para a criatividade, o respeito mútuo, a sensibilidade e agilidade. Proposta setorização da Paróquia : a- valorizar os vínculos humanos e sociais; b- valorizar a pastoral Vocacional; c-valorizar o laicato na animação das comunidades; d- criar uma escola de diálogo interno e externo, ponto de partida para o anúncio do Deus da Vida.

35 Aqui mesmo vimos como se pôde construir uma igreja: indo e vindo, os jovens e as jovens deram o melhor de si e construíram a Igreja. Quando o nosso coração é uma terra boa, quando se sua a camisa procurando viver como cristãos, nós experimentamos algo maravilhoso: nunca estamos sozinhos, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho; somos parte da Igreja; mais ainda, tornamo-nos construtores da Igreja. Jovens, por favor, não se ponham na «cauda» da história. Sejam protagonistas. Joguem ao ataque! Papa Francisco na Vigília da JMJ Riojulho/2013

36 PLANO PASTORAL DIOCESANO URGÊNCIAS- cont b)- Igreja em estado permanente de missão e casa de iniciação e reiniciação à vida cristã. Jesus Cristo, missionário do Pai, envia seus discípulos em atitude de missão. Igreja missionária anuncia por gestos e palavras a mensagem de Jesus Cristo. Mudanças necessárias: a- testemunho pessoal papel de cada pessoa em todos os lugares e situações em que se encontrar. b - conversão pastoral pensar as estruturas pastorais que favoreçam a realização da atual consciência missionária com firmeza e rapidez. c - sentido missionário comunhão de todos os seres humanos, para a busca da cultura da vida, a caminho do Reino definitivo.

37 b)- Igreja em estado permanente de missão e casa de iniciação e reiniciação à vida cristã. A fé é dom de Deus! Começa-se a ser cristão pelo encontro com a pessoa de Jesus, mediado pela ação da Igreja. DAp urgência comunidades diuturnamente mistagógicas perspectiva catecumenal. Exigências: a- acolhida, diálogo, partilha, palavra de Deus e vida em comunidade; b- estrutura grupos disponíveis em todos lugares e horários. Ação evangelizadora em diálogo com o atual momento da história no anúncio explícito e contínuo de Jesus Cristo.

38 Papa Francisco, Pronunciamento na comunidade de Varginha- Rio de Janeiro/ Julho/2013 Queria dizer-lhes também que a Igreja, «advogada da justiça e defensora dos pobres diante das intoleráveis desigualdades sociais e econômicas, que clamam ao céu» (Documento de Aparecida, 395), deseja oferecer a sua colaboração em todas as iniciativas que signifiquem um autêntico desenvolvimento do homem todo e de todo o homem. Queridos amigos, certamente é necessário dar o pão a quem tem fome; é um ato de justiça. Mas existe também uma fome mais profunda, a fome de uma felicidade que só Deus pode saciar. Não existe verdadeira promoção do bem-comum, nem verdadeiro desenvolvimento do homem, quando se ignoram os pilares fundamentais que sustentam uma nação, os seus bens imateriais: a vida, que é dom de Deus, um valor que deve ser sempre tutelado e promovido; a família, fundamento da convivência e remédio contra a desagregação social; a educação integral, que não se reduz a uma simples transmissão de informações com o fim de gerar lucro; a saúde, que deve buscar o bem-estar integral da pessoa, incluindo a dimensão espiritual, que é essencial para o equilíbrio humano e uma convivência saudável; a segurança, na convicção de que a violência só pode ser vencida a partir da mudança do coração humano.

39 PLANO PASTORAL DIOCESANO URGÊNCIAS- cont c)- Igreja: casa de animação bíblica da vida e da pastoral. Deus se dá a conhecer no diálogo que estabelece conosco. (VD 6) Compromisso missionário da Igreja do Brasil: a- educar e formar o povo de Deus para se abeirar das Sagradas Escrituras na sua relação com a tradição viva da Igreja cabe ao discípulo missionário redescobrir o contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus (DAp ); b- Introduzir as novas gerações na Palavra de Deus condição indispensável para encontrar a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo e aderir ao Reino de Deus fonte de força para atravessar um período histórico de pluralismo e de incertezas.

40 c)- Igreja: casa de animação bíblica da vida e da pastoral DESAFIO escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes (CNBB) Missão ultrapassar as teias da manipulação bíblica e fazer a Palavra brilhar (Mts,14-16) como fonte de vida, justiça e paz ouvir e acolher a Palavra juntamente com toda a Igreja. Leitura orante da Bíblia caminho para o encontro com a Palavra de Deus. A palavra como dom permite ao discípulo missionário estabelecer contato com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra, na agitação diária; Igreja casa da Palavra onde pela liturgia, Deus fala à comunidade.

41 Não se trata simplesmente de abrir a porta para acolher, mas de sair pela porta a fora para procurar e encontrar. Decididamente pensemos a pastoral a partir da periferia, daqueles que estão mais afastados, daqueles que habitualmente não frequentam a Paróquia. Também eles são convidados para a Mesa do senhor. ( Papa Francisco na homilia com os bispos na Catedral do Rio de Janeiro JMJ-julho/2013)

42 PASSOS E AÇÕES PASTORAIS A PARTIR DO PLANO PASTORAL DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS I- NUCLEAÇÃO realizada a partir do mapa da Paróquia e das comunidades (apoiar nos grupos da Novena de Natal) II- PREENCHIMENTO DA FICHA a partir da visitação às casa de cada núcleo, o coordenador preenche a ficha com o resumo dos dados colhidos pelos semeadores ( retrato do núcleo e da comunidade) III- ACÕES NO NÚCLEO: a) aprofundar o terço Mariano; b) Desenvolver o intercâmbio entre os diversos participantes das ações de vida plena; c) Unir núcleos, comunidades, paróquias e setor diocesano à medida das necessidades para atender aos desafios que surgirem. d)- incentivar o clima de sobriedade em nossas famílias.

43 PASSOS E AÇÕES PASTORAIS A PARTIR DO PLANO PASTORAL DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS cont. e) Trabalho missionário: - Missionários mobilizados passarão por formação específica; - traçar roteiro de visitação de acordo com o mapeamento da paróquia e comunidade - Missão para a visitação apresentando a comunidade às famílias visitadas; - Entrega dos relatórios de visita e das fichas aos coordenadores das Comunidades. f) A Palavra de Deus forma, sustenta e mantém os grupos, as comunidades: - implantação dos círculos Bíblicos; - promoção de estudos Bíblicos; - aquisição de Bíblias - exercícios da leitura Orante da Bíblia.

44 PASSOS E AÇÕES PASTORAIS A PARTIR DO PLANO PASTORAL DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS- cont. IV- ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 1- O plano pastoral deve ser aplicado nas áreas rurais com as devidas adaptações; 2- Todas as paróquias, comunidades, movimentos e grupos são chamados a participar do plano no seu todo; 3- o núcleos devem se manter em constante atividade; 4- O Conselho Setorial de Pastoral e o Conselho Diocesano de Pastoral atuarão junto ao Conselho Pastoral de Pastoral; 5- As Missões podem ser repetidas a cada ano, em períodos marcantes para a Paróquia; 6- cabe ao CPP (Conselho Pastoral Paroquial) zelar pela implantação e execução do Plano Pastoral Diocesano

45

46 AÇÕES RELATIVAS AO PLANO EM CONJUNTO COM PASTORAIS E MOVIMENTOS - Uma das propostas da Igreja neste momento é um novo jeito de fazer pastoral, buscando a descentralização, formando pequenas comunidades, unindo vizinhos em setores e núcleos para que a ação evangelizadora possa atingir a todos e todos possam atuar. - As atividades propostas para atender a cada urgência do Plano de Ação Pastoral Diocesano serão desenvolvidas em conjunto com os diversos grupos, movimentos e pastorais.

47 AÇÕES RELATIVAS AO PLANO EM CONJUNTO COM PASTORAIS E MOVIMENTOS Relação de pastorais, grupos e movimentos de acordo com as urgências estabelecidas pelo Plano Pastoral da Diocese de Patos de Minas: Não se trata de uma classificação fixa e rígida e sim uma apresentação de acordo com a afinidade e a proximidade com a urgência., por isso são citados em mais de uma urgência.

48 . AÇÕES RELATIVAS AO PLANO EM CONJUNTO COM PASTORAIS E MOVIMENTOS- cont Urgência: Igreja: Comunidade de Comunidades a serviço da vida plena para todos. -Pastoral Familiar -Obras Sociais -Grupo Fé e Política -Pastoral do Batismo -Pastoral da saúde -Catequese -Pastoral da Acolhida -Caritas Paroquial -Pastoral carcerária -Pastoral da Terceira Idade -Pastoral da Criança -Pastoral da Misericórdia -Caritas Diocesana -Pastoral da Consciência Negra (Afro Brasileira) -Encontro de Casais com cristo -EAC -EJC -MAC -Folias de Reis -Congadas Moçambique, Catopés, Congados etc. -Sociedade São Vicente de Paulo

49 AÇÕES RELATIVAS AO PLANO EM CONJUNTO COM PASTORAIS E MOVIMENTOS- cont. Urgência: Igreja:em estado permanente de missão e casa de iniciação e reiniciação na vida cristã -Pastoral Familiar -RCC- Renovação Carismática católica -Juventude -JUFRA- Juventude franciscana -Catequese -Pastoral da Acolhida - Grupo Fé e Política -Pastoral da Esperança -Pastoral da Consciência Negra -Apostolado da Oração -Legião de Maria -Infância Missionária Cursilho -Focolares -Encontro de Casais com Cristo -EAC -EJC -Folias de Reis -Congadas Moçambique, Catopés, Congados etc.

50 AÇÕES RELATIVAS AO PLANO EM CONJUNTO COM PASTORAIS E MOVIMENTOS- cont. Urgência: Igreja: casa de animação bíblica da vida e da pastoral -Pastoral Litúrgica -Pastoral do Batismo -catequese -Pastoral do Dízimo -Pastoral Bíblica (Círculos Bíblicos) -Apostolado da Oração -Legião de Maria

51 SUGESTÕES DO PLANO PASTORAL DE ATIVIDADES, PÚBLICO ALVO, ORGANIZADORES E COLABORADORES URGÊNCIA 1- COMUNIDADE DE COMUNIDADES A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS ATIVIDADE PÚBLICO ALVO ORGANIZADORES COLABORADORES DATA/LOCAL Nucleação CPPs e CCPs Pastorais e movimentos Preenchimento CCPs Pastorais e ficha do núcleo movimentos Pastorais Misericórdia, Apostolado da oração, solidariedade, RCC, Legião de Maria, Escolinhas/oficinas Crianças, Vicentinos, Past. Mãe Rainha, Folias de de tecelagem, adolescentes e Familiar, ECC, EJC, Reis, Congadas e artesanato e arte jovens, adultos e Jovens, Cáritas pessoas que possam idosos Diocesana e Past. ajudar nesta área. Criança Encontros e projetos de prevenção à droga e ao álcool Todos os diocesanos em suas paróquias e comunidades Past. Familiar, ECC, EJC, Vicentinos, jovens, Past. Carcerária, Past. da Misericórdia, Saúde e Solidariedade. Past. do Batismo, Cursilho, Focolares, jovens, entidades civis não governamentais e secretarias, departamentos e divisões governamentais. Até julho 2014 Até julho 2014 A partir de fevereiro 2014 A partir de junho 2014

52 SUGESTÕES DO PLANO PASTORAL DE ATIVIDADES, PÚBLICO ALVO, ORGANIZADORES E COLABORADORES- cont. URGÊNCIA 1- COMUNIDADE DE COMUNIDADES A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS ATIVIDADE PÚBLICO ALVO ORGANIZADORES COLABORADORES DATA/LOCAL Feira de Artesanatos e arte e evangelização Congresso das Folias de Reis Acompanhamento e encontro com gestantes Diocese de Patos de Minas e a solidariedade Gestantes de todas as paróquias da Diocese de Patos de Minas. Past. Misericórdia, Saúde, Solidariedade, jovens, Past. Afro brasileira (negra), Catequese, Past. Carcerária. Coord. das folias, coord. Diocesana e Associação das Folias de Reis. Past. da Criança, Familiar, Folias de Reis, JUFRA, Congadas, Pat. do Batismo, Coordenadores e representantes dos núcleos e dos grupos de novenas nas ruas, Past. da Saúde. ECC, Past. Familiar Sociedade São Vicente de Paulo, Pastoral Vocacional e Catequese. Focalares, Oficina de oração, Cursilho, Apostolado da Oração, SVP Outubro/ Patos de Minas 14 de setembro/ Patos de Minas A partir de maio 2014

53 SUGESTÕES DO PLANO PASTORAL DE ATIVIDADES, PÚBLICO ALVO, ORGANIZADORES E COLABORADORES- cont URGÊNCIA 1- COMUNIDADE DE COMUNIDADES A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS ATIVIDADE PÚBLICO ALVO ORGANIZADORES COLABORADORES DATA/LOCAL Horta Medicinal para preparo de chás Diocese de Patos de Minas Bioenergética, Pastoral da saúde e P. da criança SAV, Vicentinos, Past. Afro Brasileira. A partir de abril ᵒ Congresso de Congadas Past. da Consciência Negra, Past. dos Filhos e Filhas da senhora do Rosário ( Congadas), Reis e Rainhas, Associação dos Congadeiros Folias de Reis, Past. Vocacional, Past. de ação social, Ministros da Eucaristia e demais pastorais e movimentos 27 de Abril de 2014/ Carmo Paranaíba Semana da Família Todas as famílias da Diocese em suas Paróquias Pastoral Familiar, ECC, RCC, Catequese, Jovens Vicentinos, Cursilho, Legião de Maria 10 a 16 de agosto de 2014 Atividades diversas com o Sistema Carcerário Recuperandos Past. Carcerária P. Familiar e demais pastorais ligadas a urgência Com. de com. e vida plena Março de 2014

54 SUGESTÕES DO PLANO PASTORAL DE ATIVIDADES, PÚBLICO ALVO, ORGANIZADORES E COLABORADORES- cont URGÊNCIA 2- IGREJA: CASA DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL ATIVIDADE PÚBLICO ALVO ORGANIZADORES COLABORADORES DATA/LOCAL Implantação dos Círculos Bíblicos Em todas as Paróquias Ministros da Eucaristia e da Palavra, CCP e CPP. Coordenadores dos núcleos, cursilho, Legião de Maria, movimento da Mãe Rainha. Estudo Bíblico Todos os paroquianos Catequese Pastoral do Dízimo, Ministros da Palavra. A partir de fevereiro de Exercício da leitura orante da Bíblia Congresso de Catequistas Agentes de pastoral Catequistas Ministros da Palavra, catequese, Liturgia. Coordenação Diocesana de Catequese Apostolado da Oração, Legião de Maria e Oficina de oração e Vida. A partir de junho de Agosto de 2014 Curso Bíblico por módulos (CEBI) Membros das Pastorais/ Movimentos e outros interessados Ministros da Palavra Ministros da Eucaristia, RCC, Vicentinos e P. Acolhida. A partir de maio de 2014

55 SUGESTÕES DO PLANO PASTORAL DE ATIVIDADES, PÚBLICO ALVO, ORGANIZADORES E COLABORADORES- cont URGÊNCIA 3 IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO E CASA DE INICIAÇÃO E REINICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ ATIVIDADE PÚBLICO ALVO ORGANIZADORES COLABORADORES DATA/LOCAL Oração do Terço Acolhida Missão de visitas às casas Missão Jovem em preparação para JDJ Missão por ocasião das festas dos padroeiros Diocesanos nos núcleos e comunidades Diocesanos em todas as comunidades e paróquias Diocesanos em todas as comunidades e paróquias Jovens diocesanos Comunidades em festa. Coord. de núcleos, CCPs, Cursilho, Ap. Oração, Oficina de Oração e Vida, Min. Eucaristia. Past. da Acolhida, RCC, Focolares, P. Batismo. CCPs, past. Familiar e Catequese. Jovens em grupos paroquiais, EAC, EJC, JUFRA, Jovens RCC, etc. CCPs e pastorais da comunidade/ paróquia Legião de Maria, Movimento Mãe Rainha. Demais movimentos e grupos pastorais Todas as pastorais e movimentos Catequistas, liturgia A partir de fevereiro de 2014 A partir de abril de 2014 Desde 2013 A partir de julho Período da novena preparatória

56 SUGESTÕES DO PLANO PASTORAL DE ATIVIDADES, PÚBLICO ALVO, ORGANIZADORES E COLABORADORES- cont URGÊNCIA 3 IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO E CASA DE INICIAÇÃO E REINICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ ATIVIDADE PÚBLICO ALVO ORGANIZADORES COLABORADORES DATA/LOCAL Estudo sobre a bíblia, lideranças e funções dos CCPs e CCPs Membros dos CPPs e CCPs e das pastorais, movimentos e participantes de núcleos Coordenação do setor Diocesano e Coordenação Diocesana Religiosas (as), Pastorais e movimentos presentes no setor, Pastoral Vocacional Segundo semestre de 2014 Cursos e estudos de catequese, retiros, etc. Oração do Terço Mariano. * Texto para o Terço Mariano Estudo sobre Jesus Cristo e Igreja Católica Apostólica Romana Catequistas Membros dos CCPs e CPPs de cada Setor Diocesano Coord. Dioc. de Catequese, Coord. Setoriais de Catequese CCPs, Coord. Núcleos, Ministros da Palavra e Eucaristia, Past. da Acolhida. Coordenação do Setor Diocesano de Pastoral Coord. Diocesana de Pastoral, coord. Setoriais, Serv. Anim. Vocacional Coord. Grupos de Novena de Natal, rezadores do terço, foliões, congadeiros, coord. da Mãe Rainha, Legião de Maria. Catequese, Pastoral Familiar, Coord. Diocesana de Pastoral, Apost. da Oração e demais parcerias. Ao longo de 2014 A partir de fevereiro de 2014 Primeiro semestre de 2014

57 CONSIDERAÇÕES FINAIS A ação da Igreja é no mundo, por isso, ela quer sempre deixar-se guiar pelo Espírito Santo para que todos, nos dias de hoje, possam ser alcançados pela sua missão.(plano pastoral Diocesano de Patos de Minas) Consciente da missão da Igreja no mundo, a Paróquia de Santa Terezinha, reveste-se da coragem dos Apóstolos de Cristo e das exortações apostólicas para que, de acordo com as necessidades de nosso tempo possamos fazer a diferença, trabalhando as urgências propostas pelo Plano Pastoral da Diocese de Patos de Minas, no contexto do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil DGAE.

58

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

Objetivo e proposta evangelizadora

Objetivo e proposta evangelizadora A CAMPANHA DA FRATERNIDADE NA IGREJA DO BRASIL Objetivo e proposta evangelizadora BerçonoConcílioVaticanoII: Começou no Rio Grande do Norte, em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio Sales. Era uma ação concreta

Leia mais

1. O 11º PPC terá a validade de cinco anos, iniciando-se em 2012 e terminando em 2016.

1. O 11º PPC terá a validade de cinco anos, iniciando-se em 2012 e terminando em 2016. 11º PPC ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA Estas são as questões que serão votadas na Assembléia Arquidiocesana, sem as emendas que poderão surgir durante a mesma. Cada uma das propostas poderá, deste modo, receber

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

Elementos da Vida da Pequena Comunidade

Elementos da Vida da Pequena Comunidade Raquel Oliveira Matos - Brasil A Igreja, em sua natureza mais profunda, é comunhão. Nosso Deus, que é Comunidade de amor, nos pede entrarmos nessa sintonia com Ele e com os irmãos. É essa a identidade

Leia mais

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética 2 0 1 2-2 0 1 5 DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN - RS Queridos irmãos e irmãs, Com imensa alegria, apresento-lhes o PLANO DIOCESANO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO -

Leia mais

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS

PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 O PROJETO: As semanas são uma grande mobilização missionária que envolverá toda a Renovação Carismática Católica do Brasil. Aspirando que cada

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Ser Igreja de Comunhão e Participação!

APRESENTAÇÃO. Ser Igreja de Comunhão e Participação! APRESENTAÇÃO Os Bispos aprovaram, recentemente, as Diretrizes da Ação Evangelizadoras da Igreja do Brasil 2011 2015 e a Arquidiocese de Florianópolis em comunhão com estas quer impulsionar todas as paróquias

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015. Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia

CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015. Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015 JANEIRO/ 2015 Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia Dia 01 quinta-feira Solenidade de Maria, Santa Mãe de Deus Dia

Leia mais

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE INSTITUTO SECULAR INSTITUTO SECULAR a quem se dirigir para saber mais Responsável geral: Giuseppina Pignatelli Via don Luigi Monza, 1 22037 PONTE LAMBRO (Co) ITALY tel. 031.625264 INSTITUTO SECULAR Os

Leia mais

Igreja em estado permanente de missão

Igreja em estado permanente de missão Igreja em estado permanente de missão Igreja : lugar da animação bílblica da vida e da pastoral A conversão pastoral da paróquia Urgência da conversão Pastoral Toda conversão supõe um processo de transformação

Leia mais

XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ

XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ INTRODUÇÃO GERAL A Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no Centro do Guiúa de 6 a 8 de Dezembro

Leia mais

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as Nota pastoral da Conferência Episcopal sobre o Ano da Vida Consagrada Chamados a levar a todos o abraço de Deus ) Para além da abertura (30 de Novembro de 2014 e do encerramento (2 de Fevereiro de 2016,

Leia mais

COMUNIDADE QUE VIVE A FÉ EM DEUS MENINO

COMUNIDADE QUE VIVE A FÉ EM DEUS MENINO Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese de Coimbra VIVÊNCIA DO ADVENTO DE 2014 baseada na proposta da lectio divina COMUNIDADE QUE VIVE A FÉ EM DEUS MENINO PEQUENO GUIÃO PARA OS CATEQUISTAS

Leia mais

10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015.

10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015. 10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015. O ano de 2014 foi marcado por uma constelação solidária. Cáritas de todos os cantos do país se uniram em torno de um gesto concreto de solidariedade: acender uma vela na noite

Leia mais

Plano Pedagógico do Catecismo 6

Plano Pedagógico do Catecismo 6 Plano Pedagógico do Catecismo 6 Cat Objetivos Experiência Humana Palavra Expressão de Fé Compromisso PLANIFICAÇÃO de ATIVIDADES BLOCO I JESUS, O FILHO DE DEUS QUE VEIO AO NOSSO ENCONTRO 1 Ligar a temática

Leia mais

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios.

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Setor Pós-matrimonio Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Fundamentação: Familiaris Consortio Amar a família significa estimar os seus valores e possibilidades, promovendo-os sempre.

Leia mais

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR DIA HORA 07 SEX 08 SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR 10 FESTA DO BATISMO DO SENHOR FIM DO RECESSO DO CATECUMENATO 11 SEG ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO RCC

Leia mais

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Vicente de Paulo foi um homem aberto a Deus e aos homens, daí ser chamado o santo da caridade. Homem humano,

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção?

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção? MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Espiritualidade e profecia são duas palavras inseparáveis. Só os que se deixam possuir pelo espírito de Deus são capazes de plantar sementes do amanhã e renovar a face da terra. Todo

Leia mais

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09 Informativo Diocesano Patos de Minas - Segunda quinzena de outubro de 2008 - n. 176 - ano 12 Órgão Informativo da Diocese de Patos de Minas I Informativo Diocesano Mons. Frei Claudio Editorial Bendito

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ

ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ Calendário Arquidiocesano De Pastoral 2016 Jubileu Extraordinário da Misericórdia Sumo Pontífice SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO Arcebispo Metropolitano de Cuiabá-MT Dom Milton Antônio

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS

PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS uprsubmissions@ohchr.org PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DE DOCUMENTO DE DIREITOS HUMANOS REFERENTE A CUBA (Sobre o EPU de Cuba Segundo ciclo) 5 DE OUTUBRO DE 2012-10-01 Coordenação Nacional da PJR

Leia mais

CALENDÁRIO PASTORAL 2015

CALENDÁRIO PASTORAL 2015 CALENDÁRIO PASTORAL 2015 JANEIRO 03 Missa de posse do RCC S.G. novo conselho diocesano da RCC 19h30 10 Reunião Decanal Coord. Paroquiais de Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários 14h Santuário Sta. Terezinha

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

JANEIRO AVISOS. Evento: Recadastramento dos enfermos e agentes janeiro - (Pastoral Saúde)

JANEIRO AVISOS. Evento: Recadastramento dos enfermos e agentes janeiro - (Pastoral Saúde) JANEIRO Evento: Recadastramento dos enfermos e agentes janeiro - (Pastoral Saúde) todas as paróquias - (Pastoral Saúde) 14 Q 15h - Missa de São Camilo (Pastoral Saúde) - Hospital Geral de Carapicuíba 17

Leia mais

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas Adresse Postale : 8395 Lomé TOGO Tél. (228) 22.21.29.37 Fax : (228) 22.22.00.26 Email : secaf@caritas-africa.org omptes bancaires: BTCI 9030 63094 01 71 UTB 31 004224 1 004 0 00 ECOBANK 7010181400066601

Leia mais

Quinta. Quarta. Terça. Quinta. Quarta. Terça EVENTO. Moção de apoio ao processo de Beatificação de Dra. Zilda

Quinta. Quarta. Terça. Quinta. Quarta. Terça EVENTO. Moção de apoio ao processo de Beatificação de Dra. Zilda Janeiro 0 a Festa do Bom Jesus dos Aflitos 0 a Moção de apoio ao processo de Beatificação de Dra. Zilda Curitiba PR a Festa de São Sebastião e Terra Nova Reunião com coordenadores paroquiais dos coroinhas

Leia mais

A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para todos segundo as Linhas orientadoras da missião educativa (LOME)

A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para todos segundo as Linhas orientadoras da missião educativa (LOME) ISTITUTO FIGLIE DI MARIA AUSILIATRICE Consigliera generale per la Pastorale giovanile Via dell Ateneo Salesiano, 81-00139 ROMA A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para

Leia mais

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012 CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012 JANEIRO/2012-ANO B- SÃO MARCOS 1 Domingo Festa do Padroeiro da Arquidiocese: Senhor Bom Jesus de Cuiabá Catedral Procissão: Catedral Sta. Maria Mãe de Deus 2 segunda-feira

Leia mais

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA A beleza de ser um eterno aprendiz. (Gonzaguinha) Por que pensar em formação de lideranças e assessores? A Pastoral da Juventude busca potencializar

Leia mais

Módulo I O que é a Catequese?

Módulo I O que é a Catequese? Módulo I O que é a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da nossa prática concreta de catequese. Confrontar essa experiência com a forma de agir de Jesus Cristo. Situar a catequese

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília

Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília JANEIRO COM MARIA CONSTRUIR A PAZ Dia Dia da Semana 01 Quinta SOLENIDADE DA SANTA MARIA, MÃE DE DEUS. 04 Domingo SOLENIDADE DA EPIFANIA DO

Leia mais

ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR

ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR Da visita de cortesia que o Senhor D. João Lavrador efectuou à nossa Paróquia, teve lugar um encontro com os vários Grupos Paroquiais,

Leia mais

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017 JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017 No ano de 2015, a Juventude Mariana Vicentina traçou um desafio internacionalmente sob o lema Evangelizados para evangelizar.

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS Apresentação A JUVENTUDE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL A Igreja Católica no Brasil diz que é preciso: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo,

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE DIOCESE DE OSASCO. Janeiro

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE DIOCESE DE OSASCO. Janeiro Janeiro 1 S Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus 2 D Epifania do Senhor 3 S 4 T 5 Q 6 Q 7 S 8 S Missa em louvor a nossa Senhora do Monte Serrate 19:30h Matriz 9 D Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA PARTE III DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA Gilberto Carvalho Crescer distribuindo renda, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social. Esse foi o desafio assumido pela presidente Dilma Rousseff

Leia mais

Diocese de Campo Limpo SP Coragem, levanta-te e anda

Diocese de Campo Limpo SP Coragem, levanta-te e anda 16 Sexta-feira Padres da Forania São José e São Luiz Par. Santo Antônio Memórias de 37ª Assembleia das Igrejas Particulares do Itaici Início: 12h Santa e Regional Sul 1 da CNBB (16 a 18.10.15) Santa Margarida

Leia mais

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL JANEIRO 01 Q Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus 05 D Solenidade Epifania do Senhor 07 T 08 Q 12 D Festa Batismo de N. Senhor Jesus Cristo 14 T Aniversário de fundação da Cúria Imaculada Conceição 15 Q

Leia mais

CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 1 CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Prezado(a) compositor(a) letrista, A paz de Cristo! Brasília-DF, 19 de novembro de 2010 ML 0952 Com alegria e expectativa, estamos lançando

Leia mais

Carta Pastoral 2013-2014

Carta Pastoral 2013-2014 Carta Pastoral 2013-2014 O Sínodo Diocesano. Em Comunhão para a Missão: participar e testemunhar Estamos no momento decisivo do Sínodo da nossa diocese de Viseu. Pela sua importância, para o presente e

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil

JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil Religiosas do Sagrado Coração de Maria Província Brasileira 3

Leia mais

Educação Moral e Religiosa Católica

Educação Moral e Religiosa Católica Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto Ano letivo: 205/6 Educação Moral e Religiosa Católica Planos de Unidade do 5º ano de escolaridade Unidade letiva : Viver juntos Metas: B. Construir uma chave de

Leia mais

Paróquia Nossa Senhora da Piedade Magé - RJ

Paróquia Nossa Senhora da Piedade Magé - RJ (DOMINGO 26/10/2014) 18:30 Missa de abertura do Cerco de Jericó (FILHOS DE DEUS) 21:00 Louvor 22:00 Oração da noite / Te Deum 23:00 Hora silenciosa (SEGUNDA 27/10/2014) 00:00 Santo Rosário (ESCOLA SANTO

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis Nacionais

Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis Nacionais Instrumento de Consulta Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Setor Juventude Pastoral da Juventude do Brasil Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis

Leia mais

CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS

CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS Abreviações utilizadas: P Paróquia. RP Região Pastoral A Arquidiocese. N Nacional CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS FEVEREIRO 01 Dm P Catequese Formação para novos catequistas Auditório 01 Dm

Leia mais

REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ

REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ HENRIQUE PAULO JULIANO CORMANICH REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ Trabalho apresentado à coordenação do curso de Teologia EAD para participação do Concurso de trabalhos Acadêmicos EAD Destaque do Ano da

Leia mais

Retiro de Revisão de Metas do Querigma

Retiro de Revisão de Metas do Querigma Pe. Marco Antonio Guerrero Guapacho - Colômbia 1. Evangelização Evangelizar é um verbo, derivado de evangelho, que faz referência à proclamação, ao anúncio de Jesus Cristo e da sua mensagem. No propósito

Leia mais

Ubajara CE, 06 a 08 de novembro de 2015

Ubajara CE, 06 a 08 de novembro de 2015 Ubajara CE, 06 a 08 de novembro de 2015 1º. DIA 06 de novembro Oriundos de todas as partes da Diocese, cerca de 90 participantes começaram a chegar cedo, antes do almoço, para participar da 22ª. Assembleia

Leia mais

Apresentação. Caríssimos Paroquianos:

Apresentação. Caríssimos Paroquianos: Apresentação Caríssimos Paroquianos: Temos em mãos o Calendário de Atividades que dizem respeito à Ação Evangelizadora da Paróquia Santo Antônio Capuchinhos. Dentro do projeto evangelizador, priorizamos

Leia mais

COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA?

COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA? COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA? Paróquia - Missão da Igreja na vida das pessoas - Libertar a pessoa da enfermidade - Ser presença solidária e cristã junto aos doentes Papel PS contribuir

Leia mais

Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano

Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano História OP Quatro elementos foram tomados como pontos de reflexão e ação para os dois primeiros anos. Um dos pontos ou aspetos sobre o qual trabalhar é a compaixão.

Leia mais

Preparação de uma Equipa CPM

Preparação de uma Equipa CPM Estrutura CPM Preparação de uma Equipa CPM CPM - Portugal Equipa Responsável Diocesana Casal Presidente Assistente Casal Secretário Casal Tesoureiro Casal Assessor Casal de Ligação Casal de Apoio Z A Casal

Leia mais

Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede

Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede Leituras: Êxodo 16, 2-4.12-15; Salmo 77 (78), 3.4bc.23-24.25.54; Carta de São Paulo

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Setembro Mês da Bíblia

Setembro Mês da Bíblia Setembro Mês da Bíblia Discípulos missionários a partir do Evangelho de João Permanecei no Meu amor, para produzir muitos frutos (Cf. Jo 15, 9-16) Retiro Espiritual Arquidiocesano AO Pe. Vânio da Silva.

Leia mais

Paróquia Nossa Senhora do Rosário Diocese de Itabira - Fabriciano Santa Maria de Itabira MG. CALENDÁRIO - 2014 Rumo à Assembleia Diocesana

Paróquia Nossa Senhora do Rosário Diocese de Itabira - Fabriciano Santa Maria de Itabira MG. CALENDÁRIO - 2014 Rumo à Assembleia Diocesana Paróquia Nossa Senhora do Rosário Diocese de Itabira - Fabriciano Santa Maria de Itabira MG CALENDÁRIO - 2014 Rumo à Assembleia Diocesana MÊS DIA HORA SEMANA COMUNIDADE ATIVIDADE JANEIRO 05 08h00 Domingo

Leia mais

PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 2014/2015

PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 2014/2015 PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 01/01 CALENDÁRIO GERAL: Catequese Apostolado Oração Coro MEV Conferência Vicentina Legião Maria Misto Legião

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

A iniciação à fé cristã das crianças de hoje - da teologia à pedagogia

A iniciação à fé cristã das crianças de hoje - da teologia à pedagogia ONDE MORAS? Ilustração de Capa, Madalena Matoso, 2009 ONDE MORAS? UMA PROPOSTA Tópicos para a intervenção inicial Maria da Conceição Moita A iniciação à fé cristã das crianças de hoje - da teologia à pedagogia

Leia mais

Documento 62 - CNBB. Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas APRESENTAÇÃO

Documento 62 - CNBB. Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas APRESENTAÇÃO Documento 62 - CNBB Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas APRESENTAÇÃO O Documento 62 Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas é um marco na reflexão do Magistério da Igreja no Brasil.

Leia mais

DA PASTORAL DIOCESANA.

DA PASTORAL DIOCESANA. DA PASTORAL DIOCESANA. Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica

Leia mais

PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014

PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014 PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014 Objetivo A partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do 7º Plano Diocesano de Pastoral (2013-20150,

Leia mais

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da Ascensão do Senhor... Os últimos momentos de Jesus junto aos apóstolos e a volta de Cristo ao Pai... As leituras bíblicas descrevem

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006

Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006 Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006 Aporte del Pe. Luiz Alves de Lima São Paulo, Brasil I. Antecedentes Na recente história do movimento

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 5.º ANO DE EMRC - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 5.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas, nos seguintes domínios: Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência

Leia mais

A Santa Sé VISITA PASTORAL À PARÓQUIA ROMANA DE SÃO BARNABÉ HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. Domingo, 30 de Janeiro de 1983

A Santa Sé VISITA PASTORAL À PARÓQUIA ROMANA DE SÃO BARNABÉ HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. Domingo, 30 de Janeiro de 1983 A Santa Sé VISITA PASTORAL À PARÓQUIA ROMANA DE SÃO BARNABÉ HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II Domingo, 30 de Janeiro de 1983 1. Caros Irmãos e Irmãs! Acabámos de ouvir a Palavra de Deus da Liturgia de hoje.

Leia mais

Seminário debate medidas para migrantes e refugiados

Seminário debate medidas para migrantes e refugiados Seminário debate medidas para migrantes e refugiados Buscando construir orientações e diretrizes nas ações de acolhida a migrantes e refugiados, a Cáritas Brasileira realizou nos dias 19 e 20 de outubro

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO 5º Ano PROFESSORAS: JESSICA

Leia mais

Misericordiosos como o Pai, e prontos para a Missão! Organização Diocesana da Pastoral. Secretariado Diocesano de Pastoral

Misericordiosos como o Pai, e prontos para a Missão! Organização Diocesana da Pastoral. Secretariado Diocesano de Pastoral 1. APRESENTAÇÃO DO BISPO 2. ORGANOGRAMA DA COORDENAÇÃO PASTORAL Misericordiosos como o Pai, e prontos para a Missão! É significativo que este 8º Plano de Ação Evangelizadora, da nossa querida diocese de

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

Felizes os puros de coração porque verão a Deus (Mt 5, 8)

Felizes os puros de coração porque verão a Deus (Mt 5, 8) Janeiro e Fevereiro 2015 Editorial Esta é a Síntese dos meses de Janeiro e Fevereiro, assim como a Palavra de Vida, em que o nosso diretor espiritual, Pe. Pedro, fala sobre Felizes os puros de coração

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

PASTORAL É O HOJE DA IGREJA

PASTORAL É O HOJE DA IGREJA PASTORAL É O HOJE DA IGREJA As mudanças sociais são desafios à Evangelização. A atualização da mensagem cristã nas diversas realidades e em diferentes tempos fez surgir a Pastoral. Hoje em nossas paróquias

Leia mais

Tema ASCENSÃO DO SENHOR

Tema ASCENSÃO DO SENHOR Encontro n. 6 ema ASCENSÃO DO SENHOR I. ACOLHIDA Ambiente: Lenço branco sobre a mesa, como sinal de despeida; uma cadeira vazia ou um banco próximo ao altar. Bíblia sobre o altar, vela acesa, com flores.

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO:

REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: PROJETO VIVA A SOLIDARIEDADE! 1. Dados de identificação do projeto 1.1 Título do projeto: Viva a Solidariedade! 1.2 Nome da entidade proponente: Conferência dos Religiosos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Dom Dirceu Vegini Bispo Diocesano

APRESENTAÇÃO. Dom Dirceu Vegini Bispo Diocesano 1 APRESENTAÇÃO A Diocese de Foz do Iguaçu, na Assembleia Diocesana, assumiu o Objetivo Geral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e da Igreja no Regional Sul II da CNBB (PR),

Leia mais

Vicentinos e convidados CNB Aparecida - SP Horário Reservado para 17H30 Eventos(Casamentos,Formaturas )

Vicentinos e convidados CNB Aparecida - SP Horário Reservado para 17H30 Eventos(Casamentos,Formaturas ) Maio DATA HORA ATIVIDADE PARTICIPANTES RESPONSÁVEL LOCAL 30 a 03 Acampamento de Casais Casais com mais de 3 anos de casados Coord.Geral/Pe Marcos Recanto São José 09h00 Missa: PR 323 - Pastoral da Comunicação

Leia mais

6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL TEXTO BASE 4 QUEM SOMOS NÓS OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL TEXTO BASE 4 QUEM SOMOS NÓS OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL TEXTO BASE 4 QUEM SOMOS NÓS OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS Somos os guardiões das origens, somos os conhecedores das tradições

Leia mais

DIA 02/09/2012 Domingo. 19h30minh Celebração da Missa, Envio das imagens de São Geraldo para visita os setores do bairro.

DIA 02/09/2012 Domingo. 19h30minh Celebração da Missa, Envio das imagens de São Geraldo para visita os setores do bairro. FESTA DE SÃO GERALDO MAJELA - 2012 Paróquia São João Bosco A Comunidade São Geraldo Preparou a Seguinte Programação para Homenagear seu Padroeiro e convida você e sua família a estar conosco nos dias 7

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA ANO 2014

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA ANO 2014 Conselho Pastoral Paroquial aprovado em 22/02/2014 MARÇO 05 Quarta-feira de Cinzas Missas às 09h, 15h e 19h - Conscientização sobre a Santa Missa 07 Reunião do Apostolado da Oração às 14 horas, Missa às

Leia mais