O MENSAGEIRO DAS ESTRELAS
|
|
|
- Esther Neves
- 6 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 O MENSAGEIRO DAS ESTRELAS
2 Galileo di Vincenzo Bonaiuti de Galilei Foi o primeiro dos seis filhos de Vincenzo Galilei, famoso lutiê da época, e Giulia Ammannati. Nasceu em Pisa, então parte do Ducado de Florença, Itália, em 15 de Fevereiro de Quando jovem, estudou no monastério Camaldolese de Santa Maria di Vallombrosa, onde pretendia tornar-se membro da ordem religiosa, mas retorna para Florença e passa a estudar matemática na Universidade de Pisa. Em 1589 torna-se professor de matemática nessa universidade. Em 1592 passa a lecionar matemática, mecânica e astronomia na Universidade de Pádua, situada na Republica de Veneza, onde desenvolve diversos tipos de equipamentos, entre eles um compasso para aplicações militares e uma bomba hidráulica movida por cavalos. Nesse período Galileo já se dedicava ao estudo matemático do movimento, em particular do movimento uniformemente acelerado, do pendulo simples e da queda livre. Além disso, já manifestava uma grande simpatia pelas idéias de Copérnico e o modelo heliocêntrico.
3 Os estudos sobre o movimento que Galileo efetuou, foram essenciais para o estabelecimento das bases matemáticas da Física. Entre eles destaca-se as primeiras observações sistemáticas sobre o comportamento de um pendulo (hoje conhecido como pendulo simples), indicando que o seu período de oscilação independia da massa (ou peso) do objeto. Outro destaque deve ser dado aos estudos relacionados com o plano inclinado, algo que teve diversos desdobramentos... Galileo fez também diversas outras contribuições na termometria, na hidrostática, etc, até mesmo em tópicos relacionados aos materiais.
4 Que se tenha registro, Galileo foi um dos primeiros estudiosos que investigou com detalhes o lançamento de projéteis (de forma sistemática), estabelecendo para eles uma trajetória parabólica. Isso contrariava o senso comum, ditado pelos antigos pensadores (gregos), onde teríamos uma trajetória mais ou menos triangular. Cabe observar que estamos falando de estudos sistemáticos, pois algumas observações neste sentido provavelmente já tinham sido feitas por outros estudiosos. X
5 Galileo também estabeleceu que a aceleração da gravidade seria constante, independentemente da massa (ou peso) do objeto, algo que posteriormente foi corroborado pela Lei da Gravitação Universal. Contudo, a resistência do ar era um fator que afetava o movimento. Apollo14
6 Galileo desenvolveu diversos trabalhos que vieram a constituir as bases da ciência moderna, atuando não somente como cientista mas como construtor e professor, tendo diversos alunos e seguidores, como por exemplo Torricelli.
7 Desde a antiguidade eram bem conhecidas as propriedades de corpos transparentes côncavos e convexos, tipicamente feitos de vidro, em ampliar ou diminuir a imagem de objetos. Já no século XIII ou XIV, Veneza e Florença eram os principais centros que produziam objetos de vidro com um bom controle dimensional e polimento com alto grau de qualidade. Em particular, produziam boas lentilhas de vidro ou lentes que já eram usadas para auxiliar a leitura. Baseado em descrições vagas e imprecisas do primeiro telescópio (tele = longe, skopein = para ver) inventado por Hans Lippershey na Holanda em 1608, Galileo construiu seu primeiro telescópio em 1609 com magnificação de 3x, e visão não invertida, seguido pela construção de outros com até 30x e qualidade ótica suficiente para observações astronômicas. Já em 1610 Galileo publicou um tratado sobre suas primeiras observações astronômicas, na sua maior parte efetuadas no ano anterior (1609), com o titulo Sidereus Nuncius, que conquistou o entusiasmo de J. Kepler.
8 Galileo foi o primeiro europeu a observar sistematicamente as manchas solares, distinguindo as mesma dos eventuais trânsitos de Mercúrio.
9 Ele também foi o primeiro a reportar observações relacionadas com os anéis de Saturno, algo que não conseguiu entender satisfatoriamente.
10 Galileo foi o primeiro a reportar a observação de crateras e montanhas na Lua, contrariando o censo comum que imaginava os corpos celestes como sendo perfeitos (esferas).
11 Em Janeiro de 1610 Galileo identificou quatro pequenos objetos muito próximos a Júpiter. A partir de observações sistemáticas concluiu que se tratava de corpos celestes que orbitavam em torno do planeta, descobrindo assim os quatro maiores satélites (ou luas) de Júpiter. Io Europa Ganymede Callisto Em Setembro Galileo observou também que Vênus exibia um conjunto completo de fases, tal como a Lua.
12 Tais observações reforçaram a crença de Galileo no modelo heliocêntrico de Nicolaus Copérnico. Nesse modelo todas as fases seriam visíveis uma vez que a órbita de Vênus ao redor do Sol possibilitaria que seu hemisfério iluminado fosse observado a partir da Terra. Além disso, tal observação contraria profundamente o modelo geocêntrico de Ptolomeu, que previa que somente as fases crescente e nova seriam visíveis. Esses fatos, em conjunto com a observação das Luas de Júpiter, tornaram Galileo um ferrenho defensor do modelo heliocêntrico.
13 Nos anos seguintes isso veio causar a Galileo problemas bem sérios com a Igreja Católica!!!!!
14 Devido a sua crença no modelo heliocêntrico Galileo, em 1633, foi acusado de heresia e levado a julgamento pela inquisição, sendo finalmente condenado a prisão domiciliar até o fim da vida. Ele ficou em sua casa em Arcetri, próximo a Florença, até sua morte em 8 de Janeiro de De fato, ele passou alguns anos preso em uma masmorra antes de sua prisão domiciliar. Além disso, o processo de Galileo é foco de estudo até hoje, tanto por juristas como por historiadores. Essa não foi a primeira vez que a Igreja Católica usou de seu poder para intimidar os estudiosos da época. Destaca-se aqui a intimidação de Nicolau Copérnico e a execução de Giordano Bruno. Consta que durante o julgamento, Galileo admitiu, falsamente, que estaria errado pra escapar do fim brutal que Giordano Bruno sofreu.
15 Relativo a esse período, destaca-se as cartas que trocou com sua filha, Virginia Galilei (Irmã Maria Celeste), constituindo um importante documento histórico sobre o pensamento de Galileo. Contudo, metade das conversas foram perdidas. Durante esse período Galileu redigiu seu trabalho mais importante intitulado As Duas Novas Ciências que compila seus 40 anos de trabalho enfatizando os aspectos mais fundamentais relacionados ao estudo matemático do movimento. Este livro é citado por Isaac Newton e Albert Einstein que referem-se a Galileo como O Pai da Ciência Moderna. Tal referencia se deve não somente ao fato do trabalho de Galileo consolidar os conceitos fundamentais como também a distinção que ele traça entre ciência, filosofia e religião, estabelecendo não somente uma separação como esboçando como a ciência deve ser tratada e desenvolvida. Suas obras tiveram a publicação proibida até 1718, permanecendo no index de livros proibidos até Somente em 1992, o Papa João Paulo II expressou o arrependimento da Igreja Católica em como o caso de Galileo foi tratado, pedindo publicamente desculpas. Mais recentemente o Papa Bento XVI homenageou Galileo pelo seu trabalho, mas ironicamente chamou o processo de justo!
16 As disputas entre o geocentrismo (Claudius Ptolomaeus 70 DC) e o heliocentrismo, gerou vários episódios de grande conflito, algo as vezes referenciado como a batalha pelo céu. De fato, o modelo geocêntrico é comum em diversas culturas antigas, e do ponto de vista de um observador localizado na terra, parece ser o mais razoável. Deve-se salientar que o problema nunca foi o movimento aparente das estrelas, mas sim o movimento dos planetas na esfera celeste. Foram criadas correções e mais correções, resultando em um modelo cada vez mas complexo que, passado algum tempo, não conseguia reproduzir as observações que se tornavam mais e mais precisas. Portanto, o que está errado é o modelo!
17 O heliocentrismo tem como origem uma variada gama de discussões filosóficas, em diversas culturas, ao longo do tempo. Contudo, apenas algumas delas eram realmente baseadas em observações astronômicas. Destaca-se que a ideia inicial era imaginar o Sol como centro do universo e não como a posição central de um sistema planetário (sistema solar) algo que em principio não tinha sido imaginado. De forma similar, na maioria dos casos também não era cogitado o movimento de rotação da terra. No desenvolvimento do helocentrismo, no mundo antigo e medieval, destaca-se entre os Gregos a contribuição de Aristarco de Samos (270 AC), entre os Árabes a de Abu al- Biruni (1000 DC) e entre os Hindus a de Aryabhata (500 DC). De fato, há muitas e muitas outras contribuições igualmente importantes. Cabe salientar que, com o passar do tempo, ocorreram significativos avanços tanto na matemática quanto na qualidade, quantidade e precisão das observações astronômicas. Mesmo na Europa (católica), Marciano Capela já tinha proposto um modelo heliocêntrico para Vênus e Mercúrio, lá pelos idos do ano 400, possivelmente com alguma base observacional. Este trabalho foi citado mais tarde por Copérnico em sua proposta heliocentrista.
18 Um grande destaque é dado para a teoria heliocêntrica de Nicolaus Copérnico, baseada em observações astronômicas e argumentos matemáticos, que foi publicada em seu livro, "Da revolução de esferas celestes", durante o ano de sua morte, Alguns autores apontam que em parte esse modelo heliocêntrico já havia sido estudado e defendido pelo bispo Nicole d'oresma, em torno de 1350, mas Copérnico foi mais além. O resumo dos principais pontos dessa teoria é: Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos). O centro do universo é perto do Sol. Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas. A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo. O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra. A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas. Do ponto de vista experimental, o sistema de Copérnico não era melhor do que o de Ptolomeu. E Copérnico sabia disso, e não apresentou nenhuma prova observacional em seu manuscrito, fundamentando-se em argumentos sobre qual seria o sistema mais completo e elegante. De qualquer forma, seu livro atiçou a mente de diversos pensadores e cientistas.
19 Johannes Kepler, contemporâneo e correspondente de Galileo, baseando-se em dados precisos sobre a posição dos astros feitas por outro contemporâneo, Tycho Brahe, e nas próprias observações de Galileo, faz varias correções nas ideias originais de Copérnico. Kepler na verdade, traz um embasamento bastante rigoroso ao modelo heliocêntrico, formulando leis matemáticas e calculando orbitas e suas respectivas projeções na esfera celeste, ou seja, no céu observado a partir da terra. Resumidamente, para as Leis de Kepler, temos: O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos. A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. Os quadrados dos períodos de translação dos planetas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores de suas órbitas. Desse momento em diante, passamos a ter um modelo eficiente, capaz de reproduzir dados observacionais passados e atuais, e também fazer previsões, sem a necessidade de qualquer correção adicional. Um modelo que tem boa chance de estar certo!
20 Um mês após ao falecimento de Galileo, Isaac Newton nasce (1642). Newton revoluciona o estudo da Física, contribuindo para a elaboração do calculo diferencial e integral e enunciando as leis fundamentais do movimento, especialmente sua celebre relação de causa e efeito F=mxa. Em particular, usando agora um formalismo matemático bem mais elaborado, Newton em 1684 fixa uma relação unívoca entre as Leis de Kepler e um tipo força especifica, a Lei da Gravitação Universal. Algum tempo depois, entre 1731 e 1810, Henry Cavendish baseando-se na concepção original de John Michel, idealizou um experimento usando uma balança de torção que foi largamente empregada para a comprovação da Lei da Gravitação Universal. A diferença aqui, é que tal experimento pode ser feito em laboratório, de maneira completamente independente do movimento dos astros. Mais adiante, 1851, Jean Faulcault demonstra publicamente a existência do movimento de rotação da terra (O Pendulo de Faulcault). Dessa forma, ao longo do tempo, todas as objeções contra o heliocentrismo cairam, e cada vez mais reforçaram as convicções de Galileo.
21 Finalizando, cabe ressaltar que, muito mais que suas convicções e contribuições para desvendar a estrutura de nosso sistema solar, Galileo é considerado uma das pedras fundamentais sobre a qual a Física foi sistematicamente sendo construída através dos séculos.
Física Básica RESUMO. Física dos corpos celestes. Física 1
Física dos corpos celestes RESUMO Estudar gravitação é tentar entender um pouco mais sobre o Universo que nos cerca. Desde que o Homem começou a pensar e a filosofar sobre a vida, começou também a pensar
Movimento dos Planetas
Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada
Profº Carlos Alberto
Gravitação Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: As leis que descrevem os movimentos dos planetas, e como trabalhar com
O Universo e o Sistema Solar
O Universo e o Sistema Solar 1 O cientista não estuda a natureza porque ela é útil; ele a estuda porque tem prazer nisso, e ele tem prazer nisso porque ela é linda. Se a natureza não fosse linda, não valeria
Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM
Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM É o estudo das forças de atração entre massas (forças de campo gravitacional) e dos movimentos de corpos submetidos
/augustofisicamelo. 16 Terceira Lei de Kepler (2)
1 Introdução (Vídeo) 2 Modelo Geocêntrico 3 Modelo Heliocêntrico (1) 4 Modelo Heliocêntrico (2) 5 Sistema Solar 6 Primeira Lei de Kepler 7 Primeira Lei de Kepler (simulador) 8 Segunda Lei de Kepler 9 Segunda
Capítulo 6. Gravitação Universal
Capítulo 6 Gravitação Universal Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem,
Tarefa online 8º EF. Física - Prof. Orlando
Tarefa online 8º EF Física - Prof. Orlando LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - ISSAC NEWTON A fim de entender o movimento planetário, Isaac Newton, renomado físico inglês, se fundamentou no modelo heliocêntrico
Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico
Sumário 2- Estudo do Universo - Modelos de organização do Universo: Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica. - Da Astronomia a olho nu às lunetas e telescópios. Explorando o espaço. - Teoria do Big Bang
Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP
Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384
Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP
Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384
Leis de Kepler Miguel Migu Net N a, 2, j 0 a 0 n 8 eiro de 2019 [Imagem:
Miguel Neta, 2008 janeiro de 2019 [Imagem: www.wonderwhizkids.com] Sistema Geocêntrico Grécia antiga A Terra como centro geométrico do Universo. Lua Mercúrio Vénus Sol Marte Júpiter Saturno estrelas numa
GALILEU GALILEI ( )
GALILEU GALILEI (1564-1642) Um dos principais defensores do modelo heliocêntrico de Copérnico. Acreditava na perfeição geométrica. Por isso, não aceitava que as órbitas dos planetas eram elípticas, mesmo
Questão 01) TEXTO: 1 - Comum à questão: 2
Questão 0) "Eu medi os céus, agora estou medindo as sombras. A mente rumo ao céu, o corpo descansa na terra." Com esta inscrição, Johannes Kepler encerra sua passagem pela vida, escrevendo seu próprio
Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1
Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Leis de Kepler; Lei da gravitação universal; Peso. Leis de Kepler Denomina-se gravitação, a área da Física
Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino
Gravitação Universal Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Modelos planetários; As leis de Kepler; Lei da gravitação universal. INTRODUÇÃO Denomina-se gravitação, a área da Física
Ensino de Astronomia
Ensino de Astronomia História Aula II O surgimento da Astronomia moderna Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes Isaac Newton
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles
POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU?
POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU? Não percebemos a Terra se movendo contraintuitivo Modelo heliocêntrico contrariava frontalmente o pensamento aristotélico. Aristóteles: Sol jamais poderia ocupar o centro
Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos 3 o EM
Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos https://matematicaeafins.com.br/aulas/aliadojg/ 3 o EM Entrega dia 30/08/2018; A atividade deverá ser resolvida em papel almaço
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles
Movimentos da Terra e da Lua e eclipses. Gastão B. Lima Neto IAG/USP
Movimentos da Terra e da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto IAG/USP AGA 210 2 semestre/2006 Nascer do Sol Movimento aparente do Sol Movimento aparente dos astros frequência quotidiana. Interpretação? (1)
1. GRAVITAÇÃO PARTE I
1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo
MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO
MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO - Característica e importância dos modelos e teorias científicas; - Disputas entre teorias científicas; - Modelos geocêntrico e heliocêntrico para o cosmo; - Introdução do conceito
O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês
O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês Vitória, 11 de Novembro de 2018 As quatro forças fundamentais 1. Força Nuclear Forte: mantém a coesão do núcleo atômico (intensidade: 1) 2. Força Nuclear Fraca:
HISTÓRICO GEOCÊNTRICO MODELOS: HELIOCÊNTRICO
HISTÓRICO MODELOS: GEOCÊNTRICO HELIOCÊNTRICO Modelo geocêntrico Cláudio Ptolomeu, no século II d.c. formulou o universo com a terra ao centro. Modelo que duraria até o século XVI, com discussões de Galileu
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL. Professor Danilo. Folha 33
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor Danilo Folha 33 Q. 01 MODELOS ANTIGOS Q. 01 MODELOS ANTIGOS Os primeiros modelos de mundo Q. 01 MODELOS ANTIGOS Os primeiros modelos de mundo Movimento retrógrado dos planetas
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido
Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
GRAVITAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
GRAVITAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA Francisco Mateus Alves Guimarães 1, Ismael da Graça Albuquerque 2, Joel Lopes de Castro 3, Karla Bianca Soares Xavier 4, Michel Lopes Granjeiro 5 Resumo: O GEPPAA (Grupo
Galileu e o telescópio
Galileu e o telescópio EIXO PRINCIPAL A descoberta e o uso do raciocínio científico por Galileu foi uma das mais importantes conquistas da história do pensamento humano e marca o começo real de Física.
Colégio Santa Cruz - Profª Beth
1 Andreas Cellarius (1660) 2 3 Aristóteles (sec. IV ac): Tratado Do Céu: Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar) Não é descrito com a matemática Mundo celeste (supra-lunar):
1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar:
Exercitando Ciências Tema: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano. 1. Observe
CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão
CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no
Noções de Astronomia e Cosmologia
Noções de Astronomia e Cosmologia 2. O Universo Mecânico. O Nascimento da Astrofísica. Prof. Pieter Westera [email protected] http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/astro.html As Observações
Física 1 Mecânica. Instituto de Física - UFRJ
Física 1 Mecânica Sandra Amato Instituto de Física - UFRJ Lei da Gravitação de Newton 1/ 33 (Vetores) Física 1 1/33 Física 1 Mecânica Sandra Amato Instituto de Física - UFRJ Lei da Gravitação de Newton
IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - 2018 1. (FUNREI-97) Duas, entre as luas de Júpiter, Têm raios de órbitas que diferem por um fator de 2. Qual a razão entre os seus períodos
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
Introdução. Aula 6: Movimento dos Planetas as leis de Kepler
Aula 6: Movimento dos Planetas as leis de Kepler Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Oliveira Filho & Alexei Machado Müller Introdução O trabalho de Nicolau Copérnico iniciou uma mudança dramática
Exercícios Gravitação Universal
Exercícios Gravitação Universal DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 9ª EF PROFESSOR: PATRICK DE ALMEIDA 01) Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas. ( ) 1. Os planetas ao descreverem
AS LEIS DE KEPLER A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
AS LEIS DE KEPLER A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco de História Grécia antiga: Determinação da diferença entre as estrelas fixas e errantes (planetas) Primeiros modelos planetários explicando o movimento
das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje
O planeta Terra é, entre os planetas do Sistema Solar, o único em que há todas as condições para haver seres vivos. Um dos motivos é que o nosso planeta não possui temperaturas tão extremas, a média é
SISTEMA SOLAR: O MOVIMENTO DOS PLANETAS E SATÉLITES
SISTEMA SOLAR: O MOVIMENTO DOS PLANETAS E SATÉLITES Mundo antes dos telescópios Terra não era contada como um planeta... Estrelas (6000) S l Lua Mercúrio Vênus Marte Júpiter Saturno Planetas estrelas :
INTRODUÇÃO. Um pouco de História...
INTRODUÇÃO Um pouco de História... Mundo na Antigüidade Estrelas (6000) Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno S l Esfera das estrelas fixas Sistema Geocêntrico ( Ptolomeu, séc. II ) Neste sistema, tudo
Introdução. Aula 6: Movimento dos Planetas as leis de Kepler.
Aula 6: Movimento dos Planetas as leis de Kepler. Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Oliveira Filho & Alexei Machado Müller Introdução O trabalho de Nicolau Copérnico iniciou uma mudança dramática
UNIDADE GRAVITAÇÃO
UNIDADE 1.5 - GRAVITAÇÃO 1 MARÍLIA PERES 010 DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON Cada partícula no Universo atraí qualquer outra partícula com uma força que é directamente proporcional ao produto das suas
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 1- Gravitação Física II
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 1- Gravitação Física II Ferreira ÍNDICE 1) - Introdução; 2) - Força Gravitacional; 3) - Aceleração Gravitacional; 4)
Curso Astronomia Básica. O sistema solar. Marcelo Moura. Abril Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais
Curso Astronomia Básica O sistema solar Marcelo Moura Abril - 2016 Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais O sistema solar 2 Disco de acresção 3 Foto evaporação 4 Foto evaporação 5 Era das grandes
SISTEMA SOLAR: O MOVIMENTO DOS PLANETAS E SATÉLITES
SISTEMA SOLAR: O MOVIMENTO DOS PLANETAS E SATÉLITES Mundo antes dos telescópios Terra não era contada como um planeta... Estrelas (6000) S l Lua Mercúrio Vênus Marte Júpiter Saturno Planetas estrelas :
Movimento dos Planetas
Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel e-mail: [email protected] http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler
Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido
Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão
As grandes navegações iniciadas. principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra.
01/06/2015 As grandes navegações iniciadas no século XV e principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra. 1 As teorias científicas de
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
UNIFORTE PRÉ-VESTIBULAR HISTÓRIA DA ASTRONOMIA Prof. Giovane Irribarem de Mello ASTRONOMIA ANTIGA Registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.c. e se devem aos chineses, babilônios,
Galileu Galilei ( )
Galileu Galilei (1564 1642) Teve primeiro de derrubar toda a anterior astronomia E depois toda a astrologia Embaixador inglês em Veneza ao tornar conhecimento das teorias que Galileu publicou em Sidereus
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogéri
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel Geometria da Sombra nos eclipses: Revisão:
Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação
Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação 1. (Unicamp 015) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas
telescópios, apenas utilizando intrumentos inspirados nos instrumentos gregos e das grandes navegações para medidas precisas das posições de
Introdução à Astronomia Semestre: 2014.1 1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Convite para Lual Astronômico Tycho Brahe e seu Observatório Tycho T h B h fez Brahe f observações b õ muito it acuradas d d do céu
Modelos astronômicos
Astronomia Modelos astronômicos Durante muitos séculos a ideia de que a Terra era o centro do universo foi aceita, esta teoria se baseava no movimento aparente do Sol. Esta teoria se chama Geocentrismo
Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.
SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
GAVIAÇÃO UNIVESAL Histórico: Astronomia Uma das ciências mais antigas de que se tem registro. Geocentrismo A erra é o centro do Universo Hiparco ( sec II a.c ) Defensores Cláudio Ptolomeu ( sec II d.c
Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V
1. Desde a antiguidade, existiram teorias sobre a concepção do universo. Por exemplo, a teoria Aristotélica propunha que a Terra seria o centro do universo e todos os astros descreveriam órbitas circulares
Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido
Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão
A filosofia Moderna. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre Uma nova forma de se pensar a realidade A era moderna é marcada por um
Idade Moderna. Revolução copernicana. Com diversos slides de Roberto Boczko
Idade Moderna Revolução copernicana Com diversos slides de Roberto Boczko 1 Copérnico 1550 Não há deferente ou equante 2 Explicação das laçadas M3 T3 3 4 M4 T4 Sol T2 T1 M2 M1 1 2 Esfera das estrelas fixas
Lista de Gravitação Universal
Lista de Gravitação Universal Prof. Ric Dúvidas e Resolução energiaquantizada.com Questão 1: Um homem na Terra pesa 1,00 10 3 N. Qual o seu peso em Júpiter sabendo-se que, comparado com a Terra, esse planeta
Curso de aprofundamento em Física Assunto: Gravitação Universal; Leis de Kepler Prof: Marcelo Caldas Chaves
Curso de aprofundamento em Física Assunto: Gravitação Universal; Leis de Kepler Prof: Marcelo Caldas Chaves 01- (Enem 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte
Mini-Curso de Astronomia do Museu do Eclipse
Bem vindos Mini-Curso de Astronomia do Museu do Eclipse 6 a Semana Nacional dos Museus Maio de 2008 Prof. Emerson F. de Almeida Uma Breve Historia da Astronomia Antigo (antes de 500 AC) Egipcios, Babilonicos,
Ensino de Astronomia
Ensino de Astronomia História Aula I Astronomia antiga Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Em algum lugar, algo maravilhoso está esperando para ser descoberto Carl Sagan O que é Astronomia? Astronomia
NOTAS DE AULA Marta F. Barroso 2006/2 Introdução à Física UNIDADE 4 - NOTAS DE AULA
NOTAS DE AULA Marta F. Barroso 006/ UNIDADE 4 - NOTAS DE AULA O Sistema Solar A observação do mundo ao nosso redor é um dos interesses mais antigos da humanidade. Os movimentos do Sol e da Lua, os dois
Fundamentos de Astronomia Turma (T)
Nelson Vani Leister IAG- Dep.Astronomia Os Babilônios Os Gregos Uma visão Geral AGA-0215 Fundamentos de Astronomia Turma 201704 (T) Aula #2 Thales Escola Pitagórica A noção detempo sempre Ordem dominava
Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02
Engenharia Cartográfica Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02 Capítulos 03, 04 e 05 Prof. Gabriel Oliveira Jerez SUMÁRIO Noções Preliminares de Cosmografia o Astros Fixos e Errantes; o Sistema Solar;
CONTEÚDO: GRAVITAÇÃO UNIVERSAL FÍSICA NO ENEM COM IVÃ
O ENEM AO LONGO DOS ANOS CONTEÚDO: GRAVITAÇÃO UNIVERSAL 1) (1998) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5.10 9 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então,
Movimento dos Planetas
Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogério Riffel e-mail: [email protected] http://www.if.ufrgs.br/~riffel Sala: N106 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler
AULA 24 GRAVITAÇÃO LEIS DE KEPLER. Professora Michelle 21/09/2015
AULA 24 GRAVITAÇÃO LEIS DE KEPLER GRAVITAÇÃO A regularidade de certos acontecimentos e a presença constante dos mesmos objetos celestes fez com que diferentes pensadores, das mais diversas culturas e épocas,
a) identifique uma das leis do mundo natural proposta por ele;
Prof.Silveira Jr GRAVIAÇÃO UNIVERSAL 1. (Fuvest 016) O grande mérito do sábio toscano estava exatamente na apresentação de suas conclusões na forma de leis matemáticas do mundo natural. Ele não apenas
1. Mecânica do Sistema Solar (I)
1. Mecânica do Sistema Solar (I) AGA 215 Elisabete M. de Gouveia Dal Pino Astronomy: A Beginner s Guide to the Universe, E. Chaisson & S. McMillan (Caps. 0 e 1) Introductory Astronomy & Astrophysics, M.
Problemas com o modelo de Ptolomeu.
Problemas com o modelo de Ptolomeu. - Apesar do seu imenso sucesso, o sistema de Ptolomeu teve que ser adaptado à medida que observações mais precisas eram feitas. - Uma saída comum era adicionar epiciclos
AULA 6 GALILEU E O MÉTODO CIENTÍFICO 3C13 FILOSOFIA
AULA 6 GALILEU E O MÉTODO CIENTÍFICO 3C13 FILOSOFIA Prof. Gilmar Dantas I-INTRODUÇÃO Contexto histórico Para tentar explicar a natureza, Aristóteles (384-322 a.c.) criou uma filosofia cujos conteúdos,
Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges
Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Um pouco de história da Astronomia A regularidade dos movimentos do Sol e das outras estrelas, da Lua, o aparecimento
EAC-082: Geodésia Física. Aula 2: Introdução à Teoria do Potencial
EAC-082: Geodésia Física Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges Aula 2: Introdução à Teoria do Potencial 1 https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1/18 Lei da Gravitação Universal Embora os
7. (UNITAU-SP) Um satélite artificial S descreve uma órbita elíptica em torno da Terra, sendo que a Terra está no foco, conforme a figura adiante:
Leis de Kepler. 1. O cometa Halley é assim chamado em homenagem a Edmond Halley. Analisando antigos relatos sobre as passagens de uma bola de fogo pelos céus, Halley percebeu que havia uma periodicidade
Movimento dos Planetas
Introdução Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Revisão - Eclipses Os eclipses acontecem quando ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, de forma que a sombra da Lua atinge
Curso de Astronomia Básica. 1.1 História da Astronomia
Curso de Astronomia Básica 1.1 História da Astronomia Pré-história Análise involuntária e cotidiana dos fenômenos naturais O aproveitamento das observações para otimização das tarefas A abóbada celeste
Introdução. Aula 5 - Movimento dos planetas: o modelo heliocêntrico de Copérnico.
Aula 5 - Movimento dos planetas: o modelo heliocêntrico de Copérnico. Área 1, Aula 5 Alexei Machado Müller, Maria de Fátima Oliveira Saraiva & Kepler de Souza Oliveira Filho Simulação do movimento aparente
Tema 3 - Um panorama histórico da física III. Assunto: A ciência na Renascença. Parte 1
Universidade Federal de Ouro Preto ICEB - Departamento de Física Professor Armando Brizola FIS119 - A física no mundo moderno Tema 3 - Um panorama histórico da física III Assunto: A ciência na Renascença
Preconceito muito pra frente
Coltec/UFMG 2017 Preconceito muito pra frente Millôr Fernandes, Jornal do Brasil, p. 11, 26 de janeiro de 1990 Toda hora eu vejo, em jornais, revistas, televisão, e na rua, pessoas cada vez mais livres
MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA
MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA RAIO X DA PROVA TÓPICO 1 - MECÂNICA 1.1 CINEMÁTICA CINEMÁTICA ESCALAR VETORIAL MU MUV ANGULAR MCU MU v = CONSTANTE V = Δs Δt s = s 0 + v. t ESCALAR s
Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4
Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Trabalho realizado por : Rodrigo Sambento Miguel Ângelo O que é a Teoria do Big Bang? O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.
A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria
A Ciência em Alexandria Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Escola de Alexandria Após a morte de Alexandre Magno (325 a. C.) o seu império fragmentou-se. O Egipto passou a ser governado
10 m s. d) A ordem de grandeza da distância entre a Próxima Centauri e o sistema solar é igual a 12
1. Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra que orbita estrela vizinha do Sol, nomeado de Próxima B. O planeta é pequeno, rochoso e pode ter água líquida. Ele orbita ao redor da Próxima Centauri,
