Mini-Curso de Astronomia do Museu do Eclipse
|
|
|
- Bárbara Melgaço Sá
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Bem vindos Mini-Curso de Astronomia do Museu do Eclipse 6 a Semana Nacional dos Museus Maio de 2008 Prof. Emerson F. de Almeida
2 Uma Breve Historia da Astronomia Antigo (antes de 500 AC) Egipcios, Babilonicos, Maias, Incas, Chineses Antiguidade Classica (500 AC DC) Gregos, Romanos: Platão, Aristoteles, Ptolomeu Idade Média Ocidental ( DC) Astronomos Arabes Renacensa ( DC) Copernico Barroco ( DC) Brahe, Kepler, Galilei, Newton
3 Astronomia Antiga Stonehenge, Inglaterra Piramides de Gize próximas ao Cairo, Egito
4 Os Babilonios Fizeram medidas sistematicas antes de 2000 AC Em torno de ~ AC O estado da suporte para construção de calendarios e astrologia Compilaram os primeiros catalogos estelares e iniciaram registros do movimento dos planetas. Eram capazes de fazer previsões de eclipses solares e lunares Talvez tenham inventado a astronomia.
5 Os gregos Platão (428 AC) Introduz a esfera celeste. As estrelas são fixas em uma esfera que gira em torno da Terra. Introduz o conceito de orbitas circulares perfeitas. Valoriza a teoria em detrimento da observação.
6
7 Os Gregos Aristoteles ( AC) Argumentou que os planetas moven-se em esferas em torno da Terra ( modelo geocentrico ). Argumenta que a Terra é uma esfera baseado na forma de sua sombra durante eclipses lunares. Aristarco ( AC) Tentou medir a distância relativa e os tamanhos do Sol e da Lua. Propõem, quase 2000 anos antes de Copernico, que todos os planetas orbitam o Sol, incluindo a Terra ( modelo heliocentrico ).
8 Os Gregos Eratostenes (cerca de 276 AC) Mede o Raio da Terra com um erro de quase 20% Luz do Sol
9 Os Gregos Hiparco (~190 AC) Seu catalogo de estrelas é a referência padrão por dezesseis seculos! Introduz coordenadas para a esfera celeste: Declinação (dec) Ascensão reta (RA) (analogas a latitude e longitude, respectivamente)
10 Ptolomeu (~140 DC) Estabelece um modelo geocentrico completo Domina o pensamento sobre a estrutura do universo durante a idade média ocidental. A Ideia Mais duradoura ( e errada) A teoria dura mais de 1000 anos Principal trabalho: Almagesto
11 Movimento Retrogrado
12 Epiciclos Eram a explanação de Ptolomeu para o movimento retrogrado. Havia a necessidade de cerca de 40(!) epiciclos para explicar todas as observações. Era uma teoria coomplicada.
13 O panorama Medieval Europeu Dominio da Igreja Catolica apostolica Romana 1000 anos de relativa estagnação Pesquisa experimental foi grandemente reduzida. Para responder qualquer questão: Estude a Biblia ou Aristoteles!
14 O panorama da Renascensa Invenção da imprensa (1450) por Gutenberg Livros se tornam mais disponíveis! (pense: Manuscritos versus Amazon.com) Fim do dominio da igreja catolica apostolica romana. Volta as raizes (renascimento) Estudo dos astronômos arabes Movimento intelectual.
15 Nicolau Copernico ( ) Redescobre o modelo heliocentrico de Aristarco. Planetas moven-se em circulos Precisa de 48(!!) epiciclos para explicar as diferentes velocidades dos planetas Não era mais acurado que o de Ptolomeu. Principal trabalho : De Revolutionibus Orbium Celestium (publicado postumamente)
16 A explicação heliocentrica para o movimento retrogrado dos planetas
17 O Metodo Cientifico Sistematizado por Francis Bacon, Descartes e Galileo entre os séculos 15 e 17. Não é o unico metodo de conhecimento mas era o de maior sucesso Um metodo de se obter conclusões que são independentes do individuo Conclusões são baseadas em observações. Indução Teoria observações Dedução experimento predições
18 Rene Descartes O Racionalista Descreveu o metodo para fazer ciência. Conhecido pelo seu dualismo mentecorpo. Principais trabalhos: Discourse (1637) [ Discours de la méthode pour bien conduire sa raison et chercher la vérité dans les sciences, Discussão do metodo para o raciocinio correto e para a busca da verdade nas.] Meditatções sobre a primeira filosofia(1641) Rene Descartes ( )
19 O Discurso de Rene Descartes Descreve o methodo para fazer ciência De uma maneira muito rigida (veja a baixo). Pontos pricipais: Ciência deve ser baseada em um raciocinio correto (logico) Ciência pode ser formulada em linguagem matematica.
20 Um Exemplo Classico Aristoteles observa que durante um eclipse lunar a sombra da terra na Lua é curvada. Ele acreditaque ela é curvada para todos os eclipses. Uma hipotese para explicar isso: A terra é arredondada. Uma predição desta teoria é que a localização das estrelas no ceu deve ser diferente para observadores em diferentes latitudes. Isso é confirmado por observações adicionais Um exemplo. A estrela Canopus é visivel no Egito mas não mais ao norte.
21 Teorias cientificas Podem ser falseaveis. A teoria pode falhar de algum modo. Deve fazer predições. Quanto mais melhor! Teorias que são muito bem testadas e tem uma larga aplicabilidade passam a ser conhecidas como Leis da natureza Sempre sujeitas a revisão ou modificação. Navalha de Occam.
22 Realizando Experimentos Experimentos devem ser repetitiveis o que requer cuidadoso controle sobre todas as variáveis Possíveis resultados de um experimento: O experimento deve dar suporte a teoria. Continuamos a fazer predições e a testa-la O experimento pode falsificar a teoria. Precisamos deuma nova teoria que explique os dados originais e os resultados do novo experimento Se não podemos fazer qualquer experimento para testar a teoria, ela não pode ser provada; isso pode indicar que ela é falsa.
23 O Panorama Barroco Nos anos 1600 o pensamento da contra reforma, da igreja catolica torna-se mais rigoroso. G. BRUNO (Italiano; 1548) propõem que o Sol é somente uma estrela em meio a um número infinito delas queimado na fogueira da inquisição pela acusação de heresia em 1600 Guerra dos 30 anos ( ) por motivos religiosos. Novas invenções: telescopio, bomba de ar, etc.
24 Tycho Brahe O Registrador de dados Catalogou a posição dos planetas em Uraniborg e Praga Trabalhou sem telescopios. Seus dados eram dez vezes mais acurados do que os anteriores. Tycho Brahe ( )
25 Tycho Brahe Faz registro detalhados e acurados (1-2 de acuracia) das posições de estrelas e planetas em um período de 20 anos. Sua pesquisa custou algo em torno de 5-10% do PIB da Dinamarca. Ele mostra que cometas e estrelas novas são eventos extralunares, contrário a Aristoteles. Mostra que as estrelas podem mudar (Supernova de 1572) Tycho Brahe abservado
26 Johannes Kepler O Fenomenologista Questão chave: Como estas coisas acontecem? Principais trabalhos: Harmonices Mundi (1619) Rudolphian Tables (1612) Astronomia Nova Dioptrice Johannes Kepler ( )
27 Kepler s Beginnings Astrologo e Mistico Tentou encontar harmonias nos ceus. Tentou explicar as distâncias dos cinco planetas conhecidos através da proporção de cinco esferas repousando em cinco corpos matematicos ( os solidos perfeitos). pre-cientifico
28 Johannes Kepler Manuscrito: tentando desvendar o misterio da órbita de Marte
29 Primeira Lei de Kepler As órbitas dos planetas são elipses, com o Sol em um dos focos da elipse.
30 Elipses a = eixo semimaior ; e = exentricidade
31 Seções Conicas do livro de Edmund Halley(1710)
32 Segunda lei de Kepler Uma linha imaginaria conecta o Sol e um planta varre áreas iguais em tempos iguais.
33 Terceira Lei de Kepler O quadrado do periodo orbital do planeta [e proporcional ao cubo de seu eixo semi-maior: P 2 a 3 a P Planet Orbital EixoSemi-Major Periodo Orbital Exentricidade P 2 /a 3 Mercurio Venus Tarra Marte Jupiter Saturno Urano Netuno Plutão (U.A.) (Anos da Terra)
34 Galileo Galilei O Experimentalista Preferiu fazer experimentos (queda dos corpos) do que estudar Aristoteles. Principais trabalhos Siderius Nuntius (1610) Dialogo concernente aos dois sistemas maximos do mundo, ptolomaico e copernicano (1632) O ultimo discute Copernico versus Ptolomeu foi banido pela igreja catolica (1633) Revogado pelo papa em 1992 ( )
35 Siderius Nuntius (1610) Dialogo (1632)
36 Galileo Galilei ( ) Realizou observações astronomicas que contradizem Aristoteles: Observou montanhas na Lua, sugerindo que a Terra não é única Manchas solares; sugerem que os corpos celestes não são perfeitos e podem mudar Observou quatro luas em Jupiter; mostrando que nem todos os corpos orbitam a Terra. Observou as fases de Venus (e a correlação de tammanbo aparente e a fase); evidencia de que Venus orbita o Sol Tambem observou que Saturno tem aneis A Via-lactea e feita de estrelas
37 Fases de Venus Heliocentrico (observado) Geocentrico (não observado)
38 Isaac Newton O Teorico Questão chave: Por quê estas coisas estão acontecendo? Inventou o Calculo Diferencial e Integral (calculo das fluxões) e a Física enquanto estava de licença da universidade. Suas tres leis do movimento, Juntamente com a Lei da Gravitação Universal, explicam as tres leis de Kepler (e muitas outras coisas!) Isaac Newton ( )
39 Isaac Newton ( ) Principais trabalhos: Principia (1687) [: Philosophiae naturalis principia mathematica] Opticks (1704) Maiores descobertas: Os tres axiomas do movimento Gravitação Universal
40 Lei da Gravitação Universal M Terra M homem R F = G M homem 2 R M Terra
41 Movimento Orbital
42 O Canhão em um Experimento de pensamento ets/newt/newtmtn.html
43 Fim deste Tópico
Movimento dos Planetas
Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada
Capítulo 6. Gravitação Universal
Capítulo 6 Gravitação Universal Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem,
Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP
Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384
Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP
Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
Ensino de Astronomia
Ensino de Astronomia História Aula II O surgimento da Astronomia moderna Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes Isaac Newton
Leis de Kepler Miguel Migu Net N a, 2, j 0 a 0 n 8 eiro de 2019 [Imagem:
Miguel Neta, 2008 janeiro de 2019 [Imagem: www.wonderwhizkids.com] Sistema Geocêntrico Grécia antiga A Terra como centro geométrico do Universo. Lua Mercúrio Vénus Sol Marte Júpiter Saturno estrelas numa
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.
-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles
Física Básica RESUMO. Física dos corpos celestes. Física 1
Física dos corpos celestes RESUMO Estudar gravitação é tentar entender um pouco mais sobre o Universo que nos cerca. Desde que o Homem começou a pensar e a filosofar sobre a vida, começou também a pensar
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
UNIFORTE PRÉ-VESTIBULAR HISTÓRIA DA ASTRONOMIA Prof. Giovane Irribarem de Mello ASTRONOMIA ANTIGA Registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.c. e se devem aos chineses, babilônios,
Profº Carlos Alberto
Gravitação Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: As leis que descrevem os movimentos dos planetas, e como trabalhar com
Colégio Santa Cruz - Profª Beth
1 Andreas Cellarius (1660) 2 3 Aristóteles (sec. IV ac): Tratado Do Céu: Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar) Não é descrito com a matemática Mundo celeste (supra-lunar):
POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU?
POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU? Não percebemos a Terra se movendo contraintuitivo Modelo heliocêntrico contrariava frontalmente o pensamento aristotélico. Aristóteles: Sol jamais poderia ocupar o centro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogéri
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel Geometria da Sombra nos eclipses: Revisão:
Introdução à Astronomia Semestre:
Introdução à Astronomia Semestre: 2015.1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Horário de Atendimento do Professor Professor: Sergio Scarano Jr Sala: 119 Homepage: http://www.scaranojr.com.br/ * http://200.17.141.35/scaranojr/
INTRODUÇÃO. Um pouco de História...
INTRODUÇÃO Um pouco de História... Mundo na Antigüidade Estrelas (6000) Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno S l Esfera das estrelas fixas Sistema Geocêntrico ( Ptolomeu, séc. II ) Neste sistema, tudo
1. GRAVITAÇÃO PARTE I
1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL. Professor Danilo. Folha 33
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor Danilo Folha 33 Q. 01 MODELOS ANTIGOS Q. 01 MODELOS ANTIGOS Os primeiros modelos de mundo Q. 01 MODELOS ANTIGOS Os primeiros modelos de mundo Movimento retrógrado dos planetas
Movimento dos Planetas
Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel e-mail: [email protected] http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler
Tarefa online 8º EF. Física - Prof. Orlando
Tarefa online 8º EF Física - Prof. Orlando LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - ISSAC NEWTON A fim de entender o movimento planetário, Isaac Newton, renomado físico inglês, se fundamentou no modelo heliocêntrico
telescópios, apenas utilizando intrumentos inspirados nos instrumentos gregos e das grandes navegações para medidas precisas das posições de
Introdução à Astronomia Semestre: 2014.1 1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Convite para Lual Astronômico Tycho Brahe e seu Observatório Tycho T h B h fez Brahe f observações b õ muito it acuradas d d do céu
Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico
Sumário 2- Estudo do Universo - Modelos de organização do Universo: Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica. - Da Astronomia a olho nu às lunetas e telescópios. Explorando o espaço. - Teoria do Big Bang
Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino
Gravitação Universal Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Modelos planetários; As leis de Kepler; Lei da gravitação universal. INTRODUÇÃO Denomina-se gravitação, a área da Física
Esfera Celeste: estrelas fixas
Esfera Celeste: estrelas fixas http://astro.if.ufrgs.br/coord/esferaceleste.jpg App interessante: Google Sky Map Sistema Horizontal de Coordenadas h z A Coordenadas (ângulos): altura (h): -90 o h 90 o
Noções de Astronomia e Cosmologia
Noções de Astronomia e Cosmologia 2. O Universo Mecânico. O Nascimento da Astrofísica. Prof. Pieter Westera [email protected] http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/astro.html As Observações
Esfera Celeste: estrelas fixas
Esfera Celeste: estrelas fixas http://astro.if.ufrgs.br/coord/esferaceleste.jpg App interessante: Google Sky Map Sistema Horizontal de Coordenadas h z A Coordenadas (ângulos): altura (h): -90 o h 90 o
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM
Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM É o estudo das forças de atração entre massas (forças de campo gravitacional) e dos movimentos de corpos submetidos
O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês
O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês Vitória, 11 de Novembro de 2018 As quatro forças fundamentais 1. Força Nuclear Forte: mantém a coesão do núcleo atômico (intensidade: 1) 2. Força Nuclear Fraca:
Movimentos da Terra e da Lua e eclipses. Gastão B. Lima Neto IAG/USP
Movimentos da Terra e da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto IAG/USP AGA 210 2 semestre/2006 Nascer do Sol Movimento aparente do Sol Movimento aparente dos astros frequência quotidiana. Interpretação? (1)
SISTEMA SOLAR: O MOVIMENTO DOS PLANETAS E SATÉLITES
SISTEMA SOLAR: O MOVIMENTO DOS PLANETAS E SATÉLITES Mundo antes dos telescópios Terra não era contada como um planeta... Estrelas (6000) S l Lua Mercúrio Vênus Marte Júpiter Saturno Planetas estrelas :
Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1
Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Leis de Kepler; Lei da gravitação universal; Peso. Leis de Kepler Denomina-se gravitação, a área da Física
Algumas Dúvidas Frequentes
Algumas Dúvidas Frequentes - Usando a sombra de um gnomon. -O que há de incorreto/incompleto nas respostas abaixo? Como você pode saber quando é meio-dia? R: Quando não houver sombra na estaca (comprimento
/augustofisicamelo. 16 Terceira Lei de Kepler (2)
1 Introdução (Vídeo) 2 Modelo Geocêntrico 3 Modelo Heliocêntrico (1) 4 Modelo Heliocêntrico (2) 5 Sistema Solar 6 Primeira Lei de Kepler 7 Primeira Lei de Kepler (simulador) 8 Segunda Lei de Kepler 9 Segunda
Movimento dos Planetas
Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogério Riffel e-mail: [email protected] http://www.if.ufrgs.br/~riffel Sala: N106 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler
SISTEMA SOLAR: O MOVIMENTO DOS PLANETAS E SATÉLITES
SISTEMA SOLAR: O MOVIMENTO DOS PLANETAS E SATÉLITES Mundo antes dos telescópios Terra não era contada como um planeta... Estrelas (6000) S l Lua Mercúrio Vênus Marte Júpiter Saturno Planetas estrelas :
Fundamentos de Astronomia Turma (T)
Nelson Vani Leister IAG- Dep.Astronomia Os Babilônios Os Gregos Uma visão Geral AGA-0215 Fundamentos de Astronomia Turma 201704 (T) Aula #2 Thales Escola Pitagórica A noção detempo sempre Ordem dominava
AS LEIS DE KEPLER A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
AS LEIS DE KEPLER A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco de História Grécia antiga: Determinação da diferença entre as estrelas fixas e errantes (planetas) Primeiros modelos planetários explicando o movimento
O Universo e o Sistema Solar
O Universo e o Sistema Solar 1 O cientista não estuda a natureza porque ela é útil; ele a estuda porque tem prazer nisso, e ele tem prazer nisso porque ela é linda. Se a natureza não fosse linda, não valeria
Movimento dos Planetas
Introdução Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Revisão - Eclipses Os eclipses acontecem quando ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, de forma que a sombra da Lua atinge
HISTÓRICO GEOCÊNTRICO MODELOS: HELIOCÊNTRICO
HISTÓRICO MODELOS: GEOCÊNTRICO HELIOCÊNTRICO Modelo geocêntrico Cláudio Ptolomeu, no século II d.c. formulou o universo com a terra ao centro. Modelo que duraria até o século XVI, com discussões de Galileu
Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido
Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão
Idade Moderna. Revolução copernicana. Com diversos slides de Roberto Boczko
Idade Moderna Revolução copernicana Com diversos slides de Roberto Boczko 1 Copérnico 1550 Não há deferente ou equante 2 Explicação das laçadas M3 T3 3 4 M4 T4 Sol T2 T1 M2 M1 1 2 Esfera das estrelas fixas
Introdução. Aula 6: Movimento dos Planetas as leis de Kepler.
Aula 6: Movimento dos Planetas as leis de Kepler. Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Oliveira Filho & Alexei Machado Müller Introdução O trabalho de Nicolau Copérnico iniciou uma mudança dramática
Introdução. Aula 6: Movimento dos Planetas as leis de Kepler
Aula 6: Movimento dos Planetas as leis de Kepler Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Oliveira Filho & Alexei Machado Müller Introdução O trabalho de Nicolau Copérnico iniciou uma mudança dramática
GALILEU GALILEI ( )
GALILEU GALILEI (1564-1642) Um dos principais defensores do modelo heliocêntrico de Copérnico. Acreditava na perfeição geométrica. Por isso, não aceitava que as órbitas dos planetas eram elípticas, mesmo
Questão 01) TEXTO: 1 - Comum à questão: 2
Questão 0) "Eu medi os céus, agora estou medindo as sombras. A mente rumo ao céu, o corpo descansa na terra." Com esta inscrição, Johannes Kepler encerra sua passagem pela vida, escrevendo seu próprio
Ensino de Astronomia
Ensino de Astronomia História Aula I Astronomia antiga Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Em algum lugar, algo maravilhoso está esperando para ser descoberto Carl Sagan O que é Astronomia? Astronomia
As grandes navegações iniciadas. principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra.
01/06/2015 As grandes navegações iniciadas no século XV e principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra. 1 As teorias científicas de
Curso de Astronomia Básica. 1.1 História da Astronomia
Curso de Astronomia Básica 1.1 História da Astronomia Pré-história Análise involuntária e cotidiana dos fenômenos naturais O aproveitamento das observações para otimização das tarefas A abóbada celeste
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 1- Gravitação Física II
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 1- Gravitação Física II Ferreira ÍNDICE 1) - Introdução; 2) - Força Gravitacional; 3) - Aceleração Gravitacional; 4)
Astronomia Antiga. Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA
Astronomia Antiga Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA Arqueoastronomia Arché (antigo) + Astro e Nomos (astronomia ou lei das estrelas); Monumentos megalíticos: Mega (grande)
Física 1 Mecânica. Instituto de Física - UFRJ
Física 1 Mecânica Sandra Amato Instituto de Física - UFRJ Lei da Gravitação de Newton 1/ 33 (Vetores) Física 1 1/33 Física 1 Mecânica Sandra Amato Instituto de Física - UFRJ Lei da Gravitação de Newton
Curso dedicado à formação de astrólogo clássico.
M A T E R I A L C U R S O ASTROLOGIA CLÁSSICA Curso dedicado à formação de astrólogo clássico. A Astrologia tem o propósito de nos apresentar potencialidades em termos de eventos, que podem ser expressos
Curso Astronomia Básica. O sistema solar. Marcelo Moura. Abril Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais
Curso Astronomia Básica O sistema solar Marcelo Moura Abril - 2016 Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais O sistema solar 2 Disco de acresção 3 Foto evaporação 4 Foto evaporação 5 Era das grandes
Fundadores da Ciência no Mundo Demócrito Sócrates Ptolomeu. Alvaro Davi Stangue de Lara Gilberto Aparecido Galvão 1
Fundadores da Ciência no Mundo Demócrito Sócrates Ptolomeu Alvaro Davi Stangue de Lara Gilberto Aparecido Galvão 1 Demócrito - 460 a.c. 370 a.c. Abdera, Grécia; - Discípulo de Leucipo (500 a.c.); - Escreveram
Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS2001 - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 1.a PROVA 2007/2 TURMAA Prof.a Maria de Fátima O. Saraiva NOME:
Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos 3 o EM
Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos https://matematicaeafins.com.br/aulas/aliadojg/ 3 o EM Entrega dia 30/08/2018; A atividade deverá ser resolvida em papel almaço
Introdução. Aula 5 - Movimento dos planetas: o modelo heliocêntrico de Copérnico.
Aula 5 - Movimento dos planetas: o modelo heliocêntrico de Copérnico. Área 1, Aula 5 Alexei Machado Müller, Maria de Fátima Oliveira Saraiva & Kepler de Souza Oliveira Filho Simulação do movimento aparente
Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.
SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no
Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso
Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Reconhecer a importância da Trigonometria na compreensão de fenômenos naturais 2 UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E
Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02
Engenharia Cartográfica Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02 Capítulos 03, 04 e 05 Prof. Gabriel Oliveira Jerez SUMÁRIO Noções Preliminares de Cosmografia o Astros Fixos e Errantes; o Sistema Solar;
das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje
O planeta Terra é, entre os planetas do Sistema Solar, o único em que há todas as condições para haver seres vivos. Um dos motivos é que o nosso planeta não possui temperaturas tão extremas, a média é
Exterior. Interior. C = Conjunção O = Oposição Q = Quadratura Oc. = Ocidental (W) Or. = Oriental (E) S = Superior I = Inferior ME = Máxima Elongação
Introdução à Astronomia Semestre: 2014.1 1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Configurações Planetárias C Exterior CS Interior C = Conjunção O = Oposição Q = Quadratura Oc. = Ocidental (W) Or. = Oriental (E)
Escola de Atenas, Rafael, 1509
R. Boczko CDA Escola de Atenas, Rafael, 1509 Ven Sol Mar Terra Mer - 140 dc - 1564-1642 Fases de Vênus Terra Ven Vênus deve girar em torno do Sol, e mais, entre o Sol e a Terra Pitágoras Heráclides Aristóteles
A filosofia Moderna. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre Uma nova forma de se pensar a realidade A era moderna é marcada por um
APÊNDICE D As Leis de Kepler por meio de sequências de atividades (Caderno de Respostas dos Alunos)
APÊNDICE D As Leis de Kepler por meio de sequências de atividades (Caderno de Respostas dos Alunos) Colégio / Escola Professor(a): Turma: Turno: Data: / / 20 bimestre / trimestre Nome do Grupo: Aluno(a):
Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges
Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Um pouco de história da Astronomia A regularidade dos movimentos do Sol e das outras estrelas, da Lua, o aparecimento
1. Mecânica do Sistema Solar (I)
1. Mecânica do Sistema Solar (I) AGA 215 Elisabete M. de Gouveia Dal Pino Astronomy: A Beginner s Guide to the Universe, E. Chaisson & S. McMillan (Caps. 0 e 1) Introductory Astronomy & Astrophysics, M.
UNIDADE GRAVITAÇÃO
UNIDADE 1.5 - GRAVITAÇÃO 1 MARÍLIA PERES 010 DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON Cada partícula no Universo atraí qualquer outra partícula com uma força que é directamente proporcional ao produto das suas
AULA 24 GRAVITAÇÃO LEIS DE KEPLER. Professora Michelle 21/09/2015
AULA 24 GRAVITAÇÃO LEIS DE KEPLER GRAVITAÇÃO A regularidade de certos acontecimentos e a presença constante dos mesmos objetos celestes fez com que diferentes pensadores, das mais diversas culturas e épocas,
Modelos astronômicos
Astronomia Modelos astronômicos Durante muitos séculos a ideia de que a Terra era o centro do universo foi aceita, esta teoria se baseava no movimento aparente do Sol. Esta teoria se chama Geocentrismo
Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 05
Engenharia Cartográfica Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 05 Capítulos 02, 03, 04 e 05 Prof. Dra Daniele Barroca Marra Alves SUMÁRIO Coordenadas de um Ponto sobre a Superfície da Terra e sobre
1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar:
Exercitando Ciências Tema: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano. 1. Observe
IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - 2018 1. (FUNREI-97) Duas, entre as luas de Júpiter, Têm raios de órbitas que diferem por um fator de 2. Qual a razão entre os seus períodos
Lista Extra 2. Lua e Sistema Solar
Lista Extra 2 Lua e Sistema Solar 1. (Ufpe) Analise as proposições a seguir: 1. O Sol é uma estrela de 5 a grandeza que fornece luz e calor ao Sistema Solar. 2. Os astros do Sistema Solar mantêm um equilíbrio
DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR
ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR Enos Picazzio (IAGUSP 2006) DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR NÃO HÁ PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES. Até o final do século XVII eram conhecidos:
Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido
Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão
Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido
Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão
Problemas com o modelo de Ptolomeu.
Problemas com o modelo de Ptolomeu. - Apesar do seu imenso sucesso, o sistema de Ptolomeu teve que ser adaptado à medida que observações mais precisas eram feitas. - Uma saída comum era adicionar epiciclos
Tópicos Especiais em Física
Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral 18/06/2011 Cosmologia: aspectos históricos Fundamentos da Relatividade Geral Cosmologia
Introdução à Astronomia Fundamental. A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos
A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos Introdução à Astronomia Fundamental A Astronomia é provavelmente a ciência natural mais antiga, datando a épocas da antiguidade, com suas origens em praticas
Astrofísica Geral. Tema 01: Astronomia Antiga. Alexandre Zabot
Astrofísica Geral Tema 01: Astronomia Antiga Alexandre Zabot Índice Curso de Astrofísica Astronomia antes dos gregos Astronomia grega Astronomia nas américas Astronomia pré-telescópio Desenvolvimento dos
MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO
MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO - Característica e importância dos modelos e teorias científicas; - Disputas entre teorias científicas; - Modelos geocêntrico e heliocêntrico para o cosmo; - Introdução do conceito
NOTAS DE AULA Marta F. Barroso 2006/2 Introdução à Física UNIDADE 4 - NOTAS DE AULA
NOTAS DE AULA Marta F. Barroso 006/ UNIDADE 4 - NOTAS DE AULA O Sistema Solar A observação do mundo ao nosso redor é um dos interesses mais antigos da humanidade. Os movimentos do Sol e da Lua, os dois
Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação
Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação 1. (Unicamp 015) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas
CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão
CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no
Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 31/08/2017
Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 31/08/2017 Nome: Identficação USP: 1- A figura abaixo exibe a configuração geométrica de 2 tipos de eclipses. Explique qual a condição necessária para ocorrer um
