Performance perfeita para massas alimentícias.
|
|
|
- Luzia Pereira Fonseca
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Leader in flour applications. Performance perfeita para massas alimentícias. Pasta EMCEvit ELCO EMCEdur Rowelit - Pastasol Soluções baseadas em enzimas à medida para todos os tipos de farinha e cada necessidade Contexto O mercado mundial de massas alimentícias apresenta taxas de crescimento elevadas. Sobretudo as massas alimentícias asiáticas instantâneas e os produtos de conveniência congelados são cada vez mais populares. As matérias-primas aplicadas na fabricação, o know-how pessoal e o equipamento técnico desempenham um papel decisivo para a qualidade. No dia a dia, no entanto, as condições de produção nem sempre são ideais. Particularmente a utilização de trigo duro é complicada devido às qualidades oscilantes das matérias-primas, à disponibilidade limitada e à flutuação dos preços. A Mühlenchemie responde a estas circunstâncias com uma solução muito interessante e rentável: os fabricantes de massas alimentícias podem otimizar os modos de processamento aplicando agentes de tratamento de farinha especialmente adaptados uns aos outros que lhes permitem recorrer a qualidades de trigo mais acessíveis e reduzir os gastos com matérias-primas. Com Pasta e outros produtos, a Mühlenchemie fornece uma vasta gama de agentes para tratamento de cada tipo de farinha e cada aplicação. Vantagens dos compostos Pasta melhora o aspecto da superfície dos produtos, aumenta a estabilidade mecânica das massas alimentícias secas, reduz o tempo de secagem durante a produção. EMCEvit PA para melhoria da mordida e da cor. ELCO P, C e K impedem o escurecimento posterior. EMCEdur melhora a textura, as características sensoriais e a cor dos produtos. Rowelit G para maior estabilidade das massas, tolerância aumentada ao cozimento, melhor resistência à mordida. Pastasol melhora a elasticidade e aumenta a resistência a quebras (por ex. para pasta ou produtos de massas recheados frescos ou congelados).
2 2 Pasta Upgrade para massas alimentícias de trigo duro e trigo mole Pasta é um verdadeiro multi talentos, apropriado para massas alimentícias tanto de trigo duro como de trigo mole (ambos triticum aestivum) bem como para misturas de ambas qualidades com um teor de proteínas > 11 %. Substância ativa da gama Pasta-são sistemas enzimáticos, que consoante a base de farinha e funções pretendidas, abrangem um largo espectro de utilizações. Tab. 1 dá uma vista geral sobre as diversas possibilidades de otimização. Pasta BCT, CUR e Pasta BCT Plus Quando a cor é decisiva Dado que, para além da mordida ideal, a cor perfeita também é um critério de compra para muitos dos consumidores, a Mühlenchemie fornece os produtos Pasta com aditivos adequados: Pasta, o composto enzimático puro sem corantes é a opção certa quando se pretende o branqueamento das massas alimentícias enquanto que, pretendendo-se uma coloração amarela, se versões modificadas com os corantes betacaroteno (E 160a), cúrcuma (E 100) ou tartrazina (E 102) (fig. 4).* Com Pasta a Mühlenchemie conseguiu desenvolver uma pasta de trigo mole com autênticas caraterísticas al dente. Em séries de testes exaustivas (fig. 1) foi possível aos especialistas em aplicação de Ahrensburg documentar que a massa cozinhada com adição de Pasta adquire um paladar semelhante à massa de trigo duro clássica (de Triticum durum). A par de uma maior consistência verificou-se que a utilização de Pasta se traduz numa maior tolerância face a tempos de cozedura mais prolongados e consequentemente numa viscosidade reduzida (fig. 2) e numa redução das perdas na cozedura (fig. 3). Tab. 1: Soluções baseadas em enzimas: A gama Pasta proporciona o agente apropriado para quase todas as áreas de aplicação Otimização Pasta Pasta Plus Pasta BCT Pasta CUR Pasta BCT Plus Pasta CRF Plus Branqueamento + + Intensificação da cor amarela * Melhoria das propriedades do trigo mole, para corresponder ao trigo duro de alta qualidade ou durum Melhoria da textura da superfície Melhoria da estabilidade mecânica Resistência da massa alimentícia cozida Melhoria da tolerância ao cozimento prolongado Redução das propriedades pegajosas Redução de custos * Para a aplicação de corantes em massas alimentícias devem ser observadas as restrições específicas do país.
3 3 Fig. 1: Comparação da resistência de massa alimentícia de durum*, trigo duro (HRW) e trigo mole (SW) à mordida quando da aplicação de Pasta Resistência em g Controle HRW Controle SW Aditivo Pasta (ppm em farinha) Fig. 2: Comparação da aderência de massa alimentícia de durum*, trigo duro e trigo mole cozida quando da aplicação de Pasta Pasta CRF Plus e Pasta Col 200 Plus Cor perfeita com vantagens adicionais Em muitos países, a farinha de trigo é enriquecida com micronutrientes para combater a desnutrição. Nas variedades Pasta CRF Plus e Pasta Col 200 Plus, adicionalmente à coloração são aplicadas as vitaminas B2 (riiboflavina) e B9 (ácido fólico) que normalmente só ocorrem, por exemplo, em farinhas integrais. Isto permite conduzir ao organismo a necessidade diária destas vitaminas e conceituá-las na embalagem. 2,5 Aderência em g*s 2,0 1,5 1,0 0,5 0 Controle HRW Controle SW Aditivo Pasta (ppm em farinha) * Sêmola de durum: proteínas: 13,1 %, glúten úmido: 27,1 %, Falling number : > 1000 s Farinha de trigo HRW: proteínas: 11,7 %, glúten úmido: 26,8 %, Faling number : 486 s Trigo mole (SW): proteínas: 11,8 %, glúten úmido: 28,4 %, Falling number : 383 s Fig. 3: Efeito de Pasta nas perdas de cozimento de massa alimentícia de trigo duro/mole Controle HRW 100 ppm 300 ppm Controle SW 100 ppm 300 ppm Fig. 4: Vários aspectos de cor: Pasta BCT confere às massas alimentícias uma coloração amarela forte semelhante à das massas alimentícias de Pasta clássicas Produto seco, por cozer Depois do cozimento Farinha de trigo mole não-tratada Farinha de trigo mole não-tratada Pasta BCT 200 ppm Pasta BCT 200 ppm
4 4 EMCEdur O especialista para farinhas débeis A gama de produtos EMCEdur está especialmente adaptada para o processamento de farinhas pobres em proteínas (<10 % de proteínas). Na produção de massas alimentícias, estas farinhas de trigo de baixo custo causam frequentemente problemas dando origem a massas pegajosas, desníveis na textura e grandes perdas durante o cozimento. A aplicação de EMCEdur permite aumentar significativamente a performance destas farinhas de modo que as massas alimentícias apresentem uma textura e características sensoriais nitidamente melhores. Isto deve-se à interação coordenada de várias substâncias: a gama EMCEdur não se baseia somente em componentes enzimáticos puros, esta gama contém ainda outras substâncias como glúten, lecitina, minerais, ácidos alimentares, ácido ascórbico ou emulsificantes. Basicamente, EMCEdur atua como bodyshaping e assegura assim que as massas alimentícias mantenham a forma (fig. 5). Também neste campo há uma grande variedade de especificações explicitamente adaptadas à respectiva área de aplicação: EMCEdur F e EMCEdur F-Concentrado atingem um branqueamento mais intenso da cor do produto devido a lipoxigenase. Pretendendo-se uma cor mais acentuada, a opção ideal é EMCEdur SF BT. Mediante adição do corante tartrazina consegue-se uma cor dourada forte. EMCEdur P para massas alimentícias frescas e recheadas. Este produto aumenta a estabilidade frente ao estresse mecânico durante a extrusão. Além disso, durante o cozimento ocorre menos desnaturação do glúten e a perca de amido é menor o que aumenta a estabilidade durante o cozimento. Mesmo para farinhas com falling numbers baixos há um composto EMCEdur adequado. Quando de farinha de trigo com alto teor de amilases próprias do cereal, a gama apropriada é a EMCEdur MU à base de minerais e ácidos alimentares que melhoram as propriedades de cozimento, a estabilidade e a superfície das massas alimentícias. Para o novo maquinário de massas alimentícias com tempos de mistura e processamento curtos, foi desenvolvido o composto EMCEdur PMX. Este composto de alta eficiência desenvolve seu efeito mesmo em processos curtos. Fig. 5: Bodyshaping eficiente: a resistência e a estabilidade da forma de massa cortada padrão podem ser aumentadas significativamente com EMCEdur F Amostra por tratar Amostra tratada (0,2 % EMCEdur F)
5 5 EMCEvit PA Bom para a mordida e para a cor EMCEvit PA, um complexo de lipoproteínas de ativação enzimática, é apropriado para macarrão. Seus ingredientes como glúten, lecitina, farinha de soja e betacaroteno fortalecem a estrutura da proteína, aumentam a resistência à mordida e melhoram a intensidade da cor. Além disso, quando da preparação da massa, EMCEvit PA impede a tendência para a absorção excessiva de água. Quando de uma dosagem de um a três por cento (em relação ao volume de farinha), os produtos tratados com EMCEvit PAaproximam-se nitidamente dos produtos produzidos com durum. ELCO P, C e K Conferem claridade O escurecimento posterior das massas pode ser impedido com o comprovado antioxidante ácido ascórbico: em função da área de aplicação e da fluidez requerida, o ácido ascórbico padronizado ELCO é fornecido em diferentes granulometrias pulverulento fino, pulverulento e cristalino (ELCO P, C e K). O efeito branqueador manifesta-se a partir de uma dosagem de 80 ppm. Rowelit G Restabelece massas enfraquecidas Um composto comprovado para o tratamento de massas pobres e massas enfraquecidas é Rowelit G. O complexo de minerais e ácidos com efeito tampão aumenta a solidez da massa e a tolerância ao cozimento e melhora a resistência à mordida das massas asiáticas amarelas. A textura da superfície é melhorada nitidamente e a aplicação de aglomerantes tais como ovos, por exemplo, pode ser reduzida. Dado que nas massas que são otimizadas com Rowelit G o valor ph aumenta, a cor amarela da massa alimentícia também é intensificada (fig. 6). Fig. 6: Afinação da forma e da cor: a adição de 0,125 % de Rowelit G e de 0,01 % de ELCO C-100 confere às massas alimentícias Amostra por tratar Amostra tratada
6 6 Pastasol Garante suavidade e estabilidade As massas alimentícias recheadas tais como tortellini, pelmeni, ravioli ou wan tan muitas vezes chegam ao comércio refrigeradas ou congeladas. Os clientes apreciam muito a conveniência dos produtos pré-preparados, no entanto, a aplicação da técnica de frio não fica despercebida: as elevadas variações de temperatura a que as massas estão sujeitas podem ter influência negativa na qualidade. O frio por exemplo diminui a extensibilidade das massas. Quando do congelamento, muitas vezes formam-se fissuras na superfície que implicam em uma secagem acentuada do recheio durante o armazenamento. Fig. 7: Pelmeni e Pastasol no teste Com 0,2 % de Pastasol (esquerda) a massa atingiu melhor extensibilidade, mais estabilidade e volume bem como resistência aumentada a rupturas depois do congelamento. Na amostra não-tratada (direita) formaram-se rupturas. Com a aplicação do agente de tratamento Pastasol este efeito desagradável pode ser diminuído. Pastasol melhora nitidamente a elasticidade das massas e aumenta a sua resistência a rupturas quando do congelamento o que lhes permite manter a forma. Testes realizados com pelmenis comprovam o efeito deste aditivo: graças ao efeito emulsionante de Pastasol as massas apresentaram boa estabilidade, secaram mais lentamente e a formação de fissuras diminuiu (fig. 7). Treinamento de pessoal como serviço ao cliente O tratamento da farinha na produção de macarrão e de massas alimentícias é um assunto complexo sobretudo porque cada fabricante se vê confrontado com requisitos e desafios pessoais. Neste contexto, a Mühlenchemie disponibiliza um serviço de primeira classe: os clientes podem realizar testes no Laboratório de aplicações da Mühlenchemie com sua própria farinha sob assistência competente. A farinha é analisada quanto a suas propriedades reológicas e misturada com vários aditivos. Em seguida são realizados ensaios intensivos em colaboração com os peritos de matérias-primas da Mühlenchemie para encontrar o agente de tratamento ideal para o respectivo cliente.
7 7 Compostos para a otimização de produtos Tab. 2: Melhoramento de farinhas para macarrão e massas alimentícias Nome do produto Dosagem (%) Efeito Pasta 0,01 0,03 Pasta Plus 0,01 0,03 Mordida + tolerância ao cozimento, redução da aderência e de perdas de cozimento Mordida + tolerância ao cozimento, redução da aderência e de perdas de cozimento Pasta BCT Plus 0,01 0,03 Melhoria da mordida, tolerância ao cozimento + cor Pasta CRF Plus 0,04 Melhoria da mordida, tolerância ao cozimento + cor, vitaminização EMCEdur F/SF 0,1 0,5 Forma, resistência + branqueamento EMCEvit PA 1 3 Melhoria da mordida + cor ELCO C, P und K > 0,008 Inibição de escurecimento posterior EMCEdur F Conc. 0,04 0,2 Forma, resistência + branqueamento EMCEdur SF BT 0,1 0,5 Confere a coloração de massas alimentícias com ovos EMCEdur MU 0,05 0,2 Melhoria das propriedades de cozimento e da estabilidade quando de "falling numbers" baixos EMCEdur P 0,2 0,3 Establidade quando de estresse mecânico e durante o cozimento EMCEdur PMX 0,1 0,3 Especial para processos de curta duração, melhoria da mordida e da aderência Pastasol 0,1 0,3 Elasticidade + resistência a rupturas de massas alimentícias recheadas Rowelit G 0,05 0,2 Tolerância ao cozimento apesar da germinação precoce dos grãos
8 Serviço completo de um único fornecedor O grupo Stern-Wywiol, em colaboração com as empresas SternEnzym e Mühlenchemie, consolida a competência em farinhas. No centro tecnológico em Ahrensburg junto a Hamburgo desde há décadas são analisados química e reologicamente, a cada nova colheita, centenas de amostras de farinha e as caraterísticas da farinha com enzimas e agentes de tratamento de farinhas são ajustadas quanto às caraterísticas de processamento e de produto consistentes. Desde há algum tempo que o serviço avançou um passo: Através da instalação de um moinho experimental existe a possibilidade de verificar lotes de trigo, enquanto estão a caminho do cliente. Dessa forma é possível efetuar recomendações para o tratamento de forma mais rápida. Também na seleção de matérias-primas para as diversas aplicações como pasta, pão, bolachas etc. podemos dessa forma proporcionar um maior suporte aos nossos clientes. Prestações de serviços: Moagem do trigo do cliente Análise reológica da farinha Verificação de desempenho das farinhas ou mistura de farinhas Recomendação das matérias-primas ou de mistura de matérias-primas adequadas Tratamento ajustado à matéria-prima utilizada Otimização da qualidade da pasta Poupança nos custos: Utilização de qualidades de farinha econômicas mantendo a qualidade do produto Suporte na seleção de matérias-primas Redução de falhas de produção e tempos de inatividade em testes na instalação industrial Vantagens para os utilizadores: Competência em farinhas desde a matéria-prima ao produto final Aperfeiçoamento da qualidade do produto Colaboração no desenvolvimento dos produtos no centro tecnológico Ensino e formação Acompanhamento de produções em grande escala no local Instalação-piloto de pasta Uma empresa do grupo Stern-Wywiol Moinho experimental Com a colocação em funcionamento da instalaçãopiloto de pasta fica preenchida uma importante lacuna para a indústria de pasta em crescimento contínuo. Com um tamanho de lote mínimo de apenas 10 kg e uma produção horária contínua de até 70 kg a instalação bastante flexível permite simular os parâmetros de processo da maioria das instalações. Dessa forma podem ser executadas ensaios up-scale com farinhas de clientes sem períodos de imobilização ou tempos de inatividade na instalação industrial. Desta forma é minimizado consideravelmente o risco de falhas de produção. Mühlenchemie GmbH & Co. KG Kurt-Fischer-Straße 55, Ahrensburg, Alemanha Tel.: +49 / (0) / , Fax: +49 / (0) / [email protected], /PORT Salvo erros e modificações.
CERTIFICAÇÕES CENTRO DE TESTES
A Semco Tecnologia em Processos Industriais é uma empresa do Grupo Semco, presente no mercado brasileiro há 60 anos, que desenvolve e fabrica equipamentos para agitação, mistura e dispersão para processos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA MOAGEM DA FARINHA - CONTINUAÇAO Prof. Valéria Terra Crexi Tipos de farinhas a) Farinha branca Taxa de extração de 76 a 78% b) Farinha Integral Farinha integral
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NUTRIÇÃO UNIC Profª Andressa Menegaz Conservação por irradiação A irradiação pode servir para: -destruir os microrganismos; -retardar a germinação de certos legumes; -destruir os
VOSS ES-4 A conexão por vedação suave com quatro vezes mais vantagens
VOSS ES-4 A conexão por vedação suave com quatro vezes mais vantagens Experiência e Inovação Descrição das Funções VOSS ES-4: A vedação suave conforme DIN/ISO com 4 benefícios 1. Embasamento no anel de
COMPRAR GATO POR LEBRE
PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013 POR JM CAVALO POR VACA É A VERSÃO ATUAL DE COMPRAR GATO POR LEBRE O consumo da carne de cavalo é encarado, ainda, com uma certa conotação
A escolha dos profissionais.
A escolha dos profissionais. Água descalcificada é dinheiro valorizado. EN 973 Tipo A EN 14805 Tipo 1 Codex Alimentarius Sal em pastilhas AXAL Pro Água descalcificada com um valor elevado A água descalcificada
AS AMASSADORAS / MASSEIRAS (Francisco Tejero)
AS AMASSADORAS / MASSEIRAS (Francisco Tejero) A fabricação do pão parece simples a primeira vista, porém ela se encerra em um processo complexo onde ocorrem transformações físico-químicas que vão acontecendo
As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate)
As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) são conservadas pela indústria alimentar, de modo a aumentar a sua estabilidade e o seu tempo de prateleira. 1
Usos A linha MIRA pode ser usada com uma ampla gama de dosificações. É adequada as seguintes aplicações:
MIRA Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água Descrição A linha MIRA são aditivos polifuncionais para concreto com bom poder de redução de água e com aplicações múltiplas e isento de cloretos.
controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO
controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO F1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO EM SOLO NATURAL No solo natural o Photogenesis F1 irá complementar os nutrientes
O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS: MARCA DA SOTECNISOL PARA O MERCADO DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA:
O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS: MARCA DA SOTECNISOL PARA O MERCADO DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA: 45 anos de mercado, presença activa em 3 continentes Missão comum de ser a mais competente empresa
Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.
Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,
factos e mitos ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS
factos e mitos ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS FACTO: Os estudos disponíveis não permitem concluir que o consumo de bebidas refrescantes não alcoólicas (independentemente
NOVOLAC AR 170 Revestimento de alto desempenho Novolac, resistente a ácido sulfúrico 98%.
NOVOLAC AR 170 Revestimento de alto desempenho Novolac, resistente a ácido sulfúrico 98%. Descrição do Produto NOVOLAC AR 170 é um sistema novolac, 100% sólidos, com resistência a ácido sulfúrico 98% e
CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch
CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS por Heinz P. Bloch Para TECÉM - tecem.com.br 05/10/2013 Parcerias com um único fornecedor de selo mecânico nem sempre
AULA 4 AGLOMERANTES continuação
AULA 4 AGLOMERANTES continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil O que tem em comum
P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR
Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),
11/02/2015 CONTROLE DE QUALIDADE GARANTIA DA QUALIDADE. O que é Qualidade? QUALIDADE EVOLUÇÃO DA QUALIDADE. Para o consumidor.
O que é Qualidade? CONTROLE DE QUALIDADE X GARANTIA DA QUALIDADE Para o consumidor Para o produto Definição difícil e subjetiva. Cada consumidor apresenta preferências pessoais. Qualidade adquire atributo
Aditivos para argamassas e concretos
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Aditivos para argamassas e concretos Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Introdução Mehta: Quarto componente do concreto ; Estados
Primário de base epoxi e ligante para argamassas de reparação
Ficha de Produto Edição de Abril de 2011 Nº de identificação: 07.502 Versão nº 1 Sikagard 186 Primário de base epoxi e ligante para argamassas de reparação Construction Descrição do produto Utilizações
Bomba de Vácuo com Resistência Química VARIO com controlador de vácuo intuitivo
Promoção! PC 3001 VARIO pro Bomba de Vácuo com Resistência Química VARIO com controlador de vácuo intuitivo Otimização de vácuo para produtividade e eficiência analiticaweb.com.br Tecnologia de vácuo Aperfeiçoando
... Altamente eficiente. Fatiadora totalmente automática A 510 da Bizerba com balança integrada
... Altamente eficiente Fatiadora totalmente automática A 510 da Bizerba com balança integrada A nova fatiadora totalmente automática A 510, combina apresentações apelativas de porções de produtos fatiados
Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização
Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização Lando T. Nishida O prazo ou lead time desde a concepção do produto até o lançamento no mercado é um dos fatores mais importantes
Filtros para compressores MANN+HUMMEL
Filtros para compressores MANN+HUMMEL Filtros MANN+HUMMEL: económicos e fiáveis Num sistema de ar comprimido os separadores de ar-óleo, os filtros de ar e os filtros de óleo trabalham em conjunto. Quando
Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento
Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento É hora de renovar O mercado de retrofit tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Novas regulamentações
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 24, DE 8 DE JUNHO DE 2015
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 24, DE 8 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre o recolhimento de alimentos e sua comunicação à Anvisa e aos consumidores. A Diretoria Colegiada
IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011
IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de
ELASTEQ 7000 ARGAMASSA POLIMÉRICA
ELASTEQ 7000 ARGAMASSA POLIMÉRICA Impermeabilizante à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Essa composição resulta em uma membrana
A EVOLUÇÃO DOS PRODUTOS NA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA
A EVOLUÇÃO DOS PRODUTOS NA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA O ciclo de fabrico característico abrange as seguintes fases: Compra de matérias e serviços Transformação das matérias-primas em produtos acabados Venda
Produto para proteger e dar brilho em superfícies de plástico e borrachas
JohnsonDiversey Solubex 20 Produto para proteger e dar brilho em superfícies de plástico e borrachas Não deixa resíduos nem mela os pneus A formulação balanceada de Solubex 20 permite a aplicação do produto
CONTROLE DA CADEIA LOGÍSTICA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS: ARMAZENAGEM E TRANSPORTE. Walkíria A. Amorim
CONTROLE DA CADEIA LOGÍSTICA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS: ARMAZENAGEM E TRANSPORTE Walkíria A. Amorim CLASSES ATIVIDADES Distribuidoras (comércio atacadista) Importadoras/exportadoras Armazéns logísticos
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira GESSO É um aglomerante natural resultante da queima do CaSO4 2H2O (gipsita). Também chamado de gesso de estucador, gessoparisougessodepegarápida.
INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.13-005 Revisão A
INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.13-005 Aprovação: Portaria nº 2166, de 26 de agosto de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 27 de agosto de 2013, Seção 1, página 9. Assunto: Ferramentas Especiais
CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO USO DE CALES DE CONSTRUÇÃO E INDUSTRIAL EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES/ESTABILIZAÇÃO DE LODO
A cal hidratada é o principal agente alcalino, utilizado em larga escala para o tratamento de águas e de efluentes; devido as suas excelentes características físico-químicas, aliadas ao baixo custo e facilidade
Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições:
Portaria SES-RS nº 767 DE 13/08/2015 Norma Estadual - Rio Grande do Sul Publicado no DOE em 26 ago 2015 Aprova os critérios e procedimentos para o recolhimento de alimentos, inclusive in natura, bebidas
Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica
Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Metrologia é a Ciência da Medida Uma reputação de qualidade é um dos bens de mais alto valor de uma empresa. A grande importância de uma alta
Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes
Desempenho de Operações EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Agenda da aula 1 Desempenho de operações 2 Estudo de caso Capítulo 2- Desempenho de Operações Desempenho de operações Como avaliar
IMPRESSORA JACTO DE TINTA DE ALTA VELOCIDADE PARA PRODUÇÃO DE ETIQUETAS A CORES
IMPRESSORA JACTO DE TINTA DE ALTA VELOCIDADE PARA PRODUÇÃO DE ETIQUETAS A CORES >> CRIE ETIQUETAS PERSONALIZADAS >> REDUZA O CUSTO DE PRODUÇÃO DAS SUAS ETIQUETAS >> AJUSTE A CRIAÇÃO DAS ETIQUETAS AOS PRAZOS
Q LC 01. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA
Revisão: 00 Data de revisão: 12/2011 Página 1 de 9 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:... Produtor/ Fornecedor:... Endereço:...Via periférica II, 2460 CIA SUL- Simões Filho. Bahia.
CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO
1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses
Dosagem do CAA. Prof. Bernardo F Tutikian. [email protected] [email protected]
Dosagem do CAA Prof. Bernardo F Tutikian [email protected] [email protected] Métodos de Dosagem Brasileiros para o CAA Gomes (2002) Tutikian (2004) Melo-Repette (2005) Tutikian & Dal Molin (2007)
10. Principais Defeitos Encontrados na Panificação
10. Principais Defeitos Encontrados na Panificação DEFEITO ASPECTO CAUSA PROCEDIMENTO a) massa dura a) ajustar a consistência da massa b) pouco descanso b) aumentar o tempo de descanso c) massa encascada
Construction. Sika Pyroplast HW-130. Com acabamento Sika Pyroplast HW-130 Top
Ficha de Produto Edição de julho de 2014 Nº de identificação: 06.315 Versão nº 1 Com acabamento Top Revestimento intumescente, dispersão aquosa, para madeira, para utilizações no interior Construction
Série SureColor SC-F Series - impressoras de sublimação de tinta ALTO DESEMPENHO, ACABAMENTOS SUPERIORES
Série SureColor SC-F Series - impressoras de sublimação de tinta ALTO DESEMPENHO, ACABAMENTOS SUPERIORES A SOLUÇÃO DE IMPRESSÃO EM TÊXTIL COMPLETA Desde o hardware e a tinta aos suportes de impressão e
ADJUVANTES PARA AS ARGAMASSAS OU BETÕES
1.1. OBJECTO Os adjuvantes para as argamassas ou betões devem obedecer às condições técnicas gerais relativas a materiais e elementos de construção e ainda aos vários documentos que lhe são aplicáveis.
tesa ACX plus o mundo das aplicações estruturais adesivas
o mundo das aplicações estruturais adesivas Baseado em 75 anos de experiência na produção de fitas e soluções adesivas, a tesa tornou-se num dos fornecedores líderes mundiais em muitos campos de aplicação
ESTUDO DE ARGAMASSAS FUNCIONAIS PARA UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL - ITeCons, Coimbra 14.DEZEMBRO.2011 ESTUDO DE ARGAMASSAS FUNCIONAIS PARA UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Sandra Lucas, José B. Aguiar, Victor M. Ferreira* [Universidade
FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) LAT 54
LAT 54 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto: LAT 54 - DETERGENTE SEMIPASTOSO ESPUMANTE Identificação da Empresa: Química Foz do Iguaçu Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda.
Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras
Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.
Pesquisa Operacional. Componentes de um modelo de PL
Pesquisa Operacional Introdução à Modelagem de Problemas Lineares Recursos Escasso. Componentes de um modelo de PL O modelo Matemático é composto por: Função Objetivo (eq. Linear, Ex.: Lucro) Restrições
Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X
Ingersoll Rand Sistema de Automação Série- Economia de Energia Por Encomenda! Ingersoll Rand 20% a 60% da energia utilizada para operar os sistemas de ar comprimido são desperdiçados. Isso ocorre principalmente
Máquina de Massas Curtas.
Máquina de Massas Curtas. A maior diversidade em matérias-primas, receitas e formatos. 2 BÜhler MÁQUINA DE MASSAS CURTAS Do grão para massa. Plantas confiáveis com soluções inovadoras. Mais de 100 anos
Selantes de Silicone RTV Bicomponente Dow Corning para a Produção de Aparelhos Domésticos
Selantes de Silicone RTV Bicomponente Dow Corning para a Produção de Aparelhos Domésticos Ideais para produção automatizada de alta velocidade, os Selantes RTV Bicomponente Dow Corning oferecem uma grande
CLORETO DE SÓDIO REFINADO
pág.:1/7 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: - Código interno de identificação do produto: 00093 - Nome da empresa: Casquimica Produtos Químicos Ltda - Endereço: Rua Castro Alves,
Procedimentos de montagem e instalação
Procedimentos de montagem e instalação de elementos filtrantes Pall grau P (farmacêutico) 1. Introdução Os procedimentos abaixo devem ser seguidos para a instalação dos elementos filtrantes Pall grau P
A ENERGIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES
A ENERGIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES A Responde às perguntas com a informação que consta nas páginas 2-3. Porque ingerimos alimentos? Qual é a unidade de energia utilizada em nutrição? Quando emagrecemos?
Manual de segurança SIL
Manual de segurança SIL PolyTrans P32000P0/1* ThermoTrans P32100P0/1* SensoTrans P32200P0/1* SensoTrans P32300P0/1* www.knick.de Índice 1 Âmbito de aplicação e padrões... 4 1.1 Abreviaturas...6 2 Descrição
Variação de velocidade
Variação de velocidade Variação de velocidade A indústria é responsável pelo consumo de cerca de 50% da electricidade produzida a nível mundial, sendo que cerca de 2/3 é consumida por motores eléctricos.
11.1 EQUAÇÃO GERAL DOS BALANÇOS DE ENERGIA. Acúmulo = Entrada Saída + Geração Consumo. Acúmulo = acúmulo de energia dentro do sistema
11 BALANÇOS DE ENERGIA EM PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS Para utilizar adequadamente a energia nos processos é preciso que sejam entendidos os princípios básicos envolvidos na geração, utilização e transformação
FMEA (Failure Model and Effect Analysis)
Definição FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Conceitos Básicos A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta
endurecíveis por precipitação.
Introdução Tipos de Aços Inoxidáveis Aço inoxidável é o nome dado à família de aços resistentes à corrosão e ao calor contendo no mínimo 10,5% de cromo. Enquanto há uma variedade de aços carbono estrutural
Solius 61 Manual de Instruções
Zona Industrial de Avintes, nº 103 4430 930 Avintes, V. N. de Gaia web: www.cirelius.pt e-mail: [email protected] tel: 227 843 817 fax: 227 843 819 Controlador Solar Solius 61 O controlador Solius 61 dispõe
Banco de Dados Orientado a Objetos
Banco de Dados Orientado a Objetos MODELAGEM, ANÁLISE, PROJETO e CLASSIFICAÇÃO Interação combinando lógica, através de objetos que contém os dados. Estes divididos conforme seus tipos e métodos (classe),
Consulta Pública nº 21/2013. Recolhimento de. Suzany Portal S. Moraes Gerência Geral de Alimentos. Brasília, 3 de abril de 2014.
Consulta Pública nº 21/2013 Recolhimento de Suzany Portal S. Moraes Gerência Geral de Alimentos Brasília, 3 de abril de 2014. Consulta Pública nº. 21/2013 Prazo para envio das contribuições: encerrado
Iluminação LED de nível alto
Iluminação LED de nível alto Sistemas de iluminação em linha com LED As séries E4, E5 e E7 da ETAP oferecem uma vasta gama de iluminação LED para espaços com pé direito elevado, como pavilhões industriais,
Tipos de malha de Controle
Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e
2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado
2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de
AÇOS ESTRUTURAIS. Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1
ESTRUTURAIS Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1 INTRODUÇÃO Dentre os materiais encontrados no nosso dia-a-dia, muitos são reconhecidos como sendo metais, embora, em quase sua totalidade, eles sejam,
Transitores de tempo em domínio de tempo
Em muitos processos, a regulação do caudal permite controlar reacções químicas ou propriedades físicas através de um controlo de variáveis como a pressão, a temperatura ou o nível. O caudal é uma variável
Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS
Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO
ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve
Sistema de conexão VOSSForm SQR / VOSSForm SQR VA. Segurança Qualidade Rentabilidade
Sistema de conexão VOSSForm SQR / VOSSForm SQR VA Segurança Qualidade Rentabilidade Informação sobre o produto conexão pelo sistema VOSSForm SQR As exigências essenciais para conexões hidráulicas podem
Compatibilidade SAFE 329 é compatível com quaisquer tipos de anti-congelantes.
JohnsonDiversey SAFE 329 Inibidor de corrosão para sistemas fechados de água gelada e água quente. Anti-corrosivo Possui alto poder anti-corrosivo através da reação do nitrito de sódio com o ferro do sistema
FIRE DETECTION. Deteção de Calor Linear por Fibra Óptica (LHD) para Aplicações de Perigos Especiais. Leading the Way with Passion.
FIRE DETECTION Deteção de Calor Linear por Fibra Óptica (LHD) para Aplicações de Perigos Especiais AP Sensing: O seu parceiro de confiança para a deteção de incêndios A AP Sensing é o seu fornecedor global
16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante
1 Processos utilizados na indústria alimentar divididos em operações comuns (operações unitárias) operações unitárias incluem diversas actividades operações mais comuns movimentação de materiais limpeza
Tipos de Sistema de Produção
Tipos de Sistema de Produção Os sistemas de cultura dominantes conjunto de plantas cultivadas, forma como estas se associam e técnicas utilizadas no seu cultivo apresentam grandes contrastes entre o Norte
Os ingredientes fundamentais do pão são a farinha de trigo, a água, o sal e a levedura de padeiro.
1 Porque é que se tem tanto trabalho a fazer pão e não se mastigam antes os grãos de trigo, se faz uma boa papa com a sua farinha ou mesmo uns scones? Seria bem mais rápido e prático. Mas toda a trabalheira
Lubrificação IV. Notou-se excessivo ruído no sistema de mudança. Sistema selado
A U A UL LA Lubrificação IV Introdução Notou-se excessivo ruído no sistema de mudança da caixa de câmbio de um automóvel. Um mecânico verificou que a caixa de câmbio estava com problemas por falta de óleo.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL 16/08/2011 1 CAPITAL: Refere-se aos ativos de longo prazo utilizados na produção; ORÇAMENTO: é o plano que detalha entradas e saídas projetadas durante
LEAN OFFICE - ELIMINANDO OS DESPERDÍCIOS NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
LEAN OFFICE - ELIMINANDO OS DESPERDÍCIOS NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS 1. Por que adotar o Lean Office? Parabéns! Você já conseguiu estabelecer o fluxo contínuo em suas atividades do chão de fábrica.
Índice Geral Índice Geral Pág.Pág.
VELFAC - Vidros Índice Geral Pág. Pág. Vidros VELFAC VELFAC ENERGY VELFAC SUN VELFAC VELFAC DÉCOR VELFAC SOUND VELFAC SAFETY VELFAC SECURE VELFAC Fachada VELFAC FIRE Termos Técnicos p/ Protecção Térmica
A Groz-Beckert adaptou a geometria e a precisão de todas as agulhas das máquinas de bordar às exigências do mercado.
info INFORMAÇÃO TÉCNICA SEWING 14 AGULHAS PARA MÁQUINAS DE BORDAR COM UMA E MAIS CABEÇAS Graças às máquinas actuais utilizadas no mercado de máquinas de bordar com uma e mais cabeças, praticamente já não
Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000122941 Data da revisão: 16.09.2015. Sikaflex -265. : Selante/ Adesivo
SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto : Código do produto : 000000122941 Tipo de produto : líquido Uso recomendado do produto químico e restrições de uso Uso da substância / preparação
Point of View. Simplificando a interação com o Governo Gestão Fiscal & esocial
Point of View Simplificando a interação com o Governo Gestão Fiscal & esocial C o n t e ú d o Sumário Executivo 4 Cenário Atual 5 Nosso entendimento 6 A Solução SAP 8 Benefícios para o negócio 16 Por
1 Introdução. 2 Material
TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br
Máquina de Massas Longas.
Máquina de Massas Longas. A maior diversidade em matérias-primas, receitas e formatos. 2 BÜhler Máquina DE MASSAS LONGAS Do grão para massa. Plantas confiáveis com soluções inovadoras. Mais de 100 anos
SECÇÂO 1. Identificação da substancia/preparação e da sociedade
Pagina: 1 de 7 SECÇÂO 1. Identificação da substancia/preparação e da sociedade 1.1 Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa Tipo de produto quimico Nome Comercial Mistura 1.2 Utilizações
1. Qual a legislação que se aplica em matéria de gases fluorados com efeito de estufa na Região?
Perguntas Frequentes Gases com Efeito de Estufa 1. Qual a legislação que se aplica em matéria de gases fluorados com efeito de estufa na Região? O Decreto-Lei nº 56/2011, de 21 de abril, que assegura a
HD 100. P Cobertor elétrico Instruções de utilização. BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com. 06.0.
HD 100 P 06.0.43510 Hohenstein P Cobertor elétrico Instruções de utilização BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com Conteúdo 1. Volume de fornecimento... 3 1.1 Descrição do aparelho...
Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor.
Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Michel Brites dos Santos MAPData A parametrização quando possível já é uma forma de otimizar o processo de criação na engenharia.
- Propriedades do aço da barra, chumbador ou elemento a ser ancorado
Tecfix One Adesivo para ancoragem à base de resina epóxi-acrilato Descrição Tecfix One é um produto bicomponente disposto numa bisnaga com câmaras independentes, projetada para realizar a mistura adequada
Structur 3. Structur 3. Brilha sem polimento!
Compósito para a confeção de coroas e pontes provisórias Brilha sem polimento! 3 PARA COROAS E PONTES PROVISÓRIoS BRILHANTES é um compósito autopolimerizável para a confeção de coroas e pontes provisórias,
SIMETAL DynaJet. Bicos de pulverização de resfriamento secundário de alta precisão eficiência de resfriamento através de soluções completas
siemens-vai.com SIMETAL DynaJet Bicos de pulverização de resfriamento secundário de alta precisão eficiência de resfriamento através de soluções completas Answers for industry. A máxima flexibilidade atende
CONCURSO PÚBLICO EDITAL N o 135/2011 (NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA) INSTRUÇÕES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL N o 135/2011 FUNÇÃO: NUTRICIONISTA (NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA) INSTRUÇÕES (N o DE INSCRIÇÃO) 1. Verifique
Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização
Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização 1. Introdução O presente questionário ajudá-lo-á a reflectir sobre os esforços desenvolvidos pela sua empresa no domínio da responsabilidade empresarial,
Argamassa TIPOS. AC-I: Uso interno, com exceção de saunas, churrasqueiras, estufas e outros revestimentos especiais. AC-II: Uso interno e externo.
Especificações Técnicas Argamassa INDUSTRIALIZADA : Produto industrializado, constituído de aglomerantes e agregados miúdos, podendo ainda ser adicionados produtos especiais (aditivos), pigmentos com a
