Administração Regional ANEXO VI DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS CURSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração Regional ANEXO VI DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS CURSOS"

Transcrição

1 ANEXO VI DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS CURSOS FPR - FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL Cursos CH Descrição FRUTICULTURA BÁSICA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS NA FRUTICULTURA PODA E ENXERTIA DO CAJUEIRO OLERICULTURA BÁSICA Conhecimento e aplicação sobre: gerenciamento da atividade produtiva de frutas; Fertilidade do solo; Selecionamento e/ou produção de insumos (mudas, fertilizantes, defensivos, etc.); Implantação e manejo de pomares; Operação de máquinas e implementos agrícolas. Produção e comercialização de frutas; Normas sanitárias; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Boas Práticas Agrícolas; Produção e comercialização; Conceitos das Boas Práticas Agrícolas; Riscos da contaminação dos alimentos em toda cadeia produtiva; Produção e comercialização das frutas; Normas sanitárias; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Origem e importância do manejo integrado de pragas; Principais pragas e métodos de controle; Identificação dos insetos atuantes nas culturas de cada região. Uso de agrotóxicos; Métodos de amostragem, números de pontos amostrais em função do nível de controle e tamanho da área. Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Origem, importância econômica e nutricional do fruto; Aspectos botânicos; Aplicação de técnicas de poda e enxertia. Tipos de propagação; Fatores climáticos; Tratos culturais; Operação e manutenção de motosserras, tratores e implementos agrícolas; Adubação; Pragas e seu controle fitossanitário; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Evolução e conceito da olericultura; Diferenças entre o cultivo convencional e outras técnicas; Tipos de olerícolas na alimentação humana; Classificação morfológica e nutricional; Tratos culturais; Colheita, pós- colheita, transporte e comercialização; Principais ferramentas e equipamentos; Preparo do solo; Adubação; Tipos de propagação das olerícolas; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI.

2 CULTIVO E BENEFICIAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS PLANTIO E MANEJO DE PALMA ADENSADA CANA LIMPA 24 OLERICULTURA ORGÂNICA 16 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 24 MANEJO ALIMENTAR PARA BOVINOS Conhecimento e aplicação sobre: Histórico da medicina natural; Processos de cultivo e beneficiamento das plantas medicinais; Produção de remédios caseiros; Implantação da farmácia viva na comunidade;, Beneficiamento, acondicionamento, rotulagem e armazenamento e conservação dos produtos terapêuticos; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Importância, plantio e manejo da palma adensada para alimentação animal; Sistemas de irrigação; Preparação do solo; Adubação; Tipos de palma (gigante, orelha de onça, doce, etc). Seleção e preparo das sementes (raquetes). Formas de colheita, para evitar injúrias na planta; Custos de produção; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Importância da atividade de corte para um melhor rendimento e beneficiamento da cana. Conhecer os equipamentos utilizados no corte manual da cana; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI; NR 31 e suas exigências para o desenvolvimento de um trabalho seguro; Etapas do processo do corte e pós corte da cana. Conhecimento e aplicação sobre: Evolução e conceito da olericultura orgânica; preparo do solo; Produção de mudas e sementes; Tratos culturais, colheita, transporte e comercialização dos produtos (talos, folhas, flores, raízes, bulbos, tubérculos; identificação e controla de pragas; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Importância e técnicas de prevenção nos locais de risco potencial de incêndio; Conceito de fogo e seus elementos, fases, classes e comportamento; Tipos de incêndio e suas particularidades; Utilização e manutenção das ferramentas e equipamentos de combate a incêndio; Plano de prevenção; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Produção, manejo e conservação de plantas forrageiras para alimentação animal; Funcionamento do aparelho digestivo animal e aproveitamento dos alimentos; Tipos e componentes do alimento; Classificação e utilização na dieta animal; Distúrbios metabólicos; Anotações zootécnicas, produção e reprodução; Sistemas de produção e espécies forrageiras; Fatores econômicos e edafoclimáticos; Demanda de alimentos por animal; Alimentos concentrados, suplementação mineral e formulação de rações; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI.

3 MANEJO SANITÁRIO EM BOVINOS INSEMINADOR ARTIFICIAL DE ANIMAIS ORDENHA HIGIÊNICA EM BOVINOS CONFORME IN 62 MANEJO GERAL DE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE MANEJO GERAL DE CAPRINOS LEITEIROS Conhecimento e aplicação sobre: Manejo sanitário em bovinos de leite; Principais raças de bovinos leiteiros; Características fenotípicas; Sistemas de exploração, instalações e medidas de profilaxia; Produção e produtividade animal; Funções, importância e tratamento da água de consumo; Destinação dos dejetos; Ecto e endoparasitos, moscas, roedores e demais patógenos; Vacinação; Escrituração zootécnica; Aplicação de medicamentos, intervenções profiláticas e/ou curativas; Características do leite e prática da ordenha; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Inseminar artificialmente em bovinos; Reprodução natural e artificial; Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina; Identificação das estruturas, ciclo estral e gestação; Habilitação em transpor a cérvix bovina, com uso de peças anatômicas; Identificação do local de deposição do sêmen; Manuseio correto dos materiais e equipamentos de inseminação artificial; Anotações zootécnicas da inseminação em fichas próprias, para controle da gestação; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: O processo de ordenha higiênica (manual e mecânica) em bovinos leiteiros, conforme a Instrução Normativa; Exigências do Ministério da Agricultura; Principais doenças relacionadas à ordenha; Controle e prevenção; Qualidade do leite; Utilização de equipamentos, observando a segurança do animal e do ordenhador; Higiene e desinfecção das tetas; Risco de contaminação do leite; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Técnicas de manejo alimentar, reprodutivo e sanitário em caprinos e ovinos de corte; Panorama da caprinovinocultura no Brasil; Características fenotípicas das principais raças de caprinos e ovinos de corte; Seleção de matrizes e reprodutores para melhoramento genético do rebanho; Sistemas de exploração e instalações; Produção e conservação de forragem; Medidas profiláticas para evitar perdas na produção. Escrituração zootécnica; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Técnicas de manejo alimentar, reprodutivo e sanitário em caprinos leiteiros; Panorama da caprinocultura leiteira no Brasil; Características fenotípicas das principais raças de caprino leiteiro; Seleção de matrizes e reprodutores para melhoramento genético do rebanho; Sistemas de exploração e instalações; Produção e conservação de forragem; Características do leite caprino; Medidas profiláticas para evitar perdas na produção; Escrituração zootécnica; Legislação; Segurança no trabalho e

4 uso de EPI. AVICULTURA BÁSICA APICULTURA BÁSICA BENEFICIAMENTO DO MEL BENEFICIAMENTO DA CERA APÍCOLA BENEFICIAMENTO DO PÓLEN Conhecimento e aplicação sobre: Histórico e evolução da atividade; Técnicas de manejo alimentar, produtivo, reprodutivo e sanitário na avicultura básica; Identificação de raças e linhagens para melhorar o plantel; Criação de animais para corte, postura ou dupla aptidão; Sistema de criação e instalações; Medidas profiláticas para evitar prejuízo no plantel. Comercialização dos produtos; Escrituração zootécnica; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Implantação e manejo de apiário; Principais raças de abelhas do gênero apis; Estrutura social, fisiologia e produção; Identificação, seleção e utilização dos materiais e equipamentos necessários a atividade; Manejo de captura, transporte e instalação de enxames no apiário; Produtos diretos e indiretos das abelhas, considerando seus aspectos nutricionais, farmacológicos, cosméticos e sua importância na vida do homem; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Práticas de colheita, beneficiamento, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização do mel; Preparação e higienização dos materiais, equipamentos e unidade de extração; Riscos de desperdícios e contaminação do mel. Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Práticas de colheita, beneficiamento, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização da cera apícola; Preparação e higienização dos materiais, equipamentos e unidade de extração; Riscos de desperdícios e contaminação da cera apícola. Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Práticas de colheita, beneficiamento, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização do pólen; Preparação e higienização dos materiais, equipamentos e unidade de extração; Riscos de desperdícios e contaminação do pólen. Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI.

5 BENEFICIAMENTO DA PRÓPOLIS 16 PRODUÇÃO DE GELÉIA REAL E ABELHA RAINHA FORMAÇÃO DE PREÇOS DOS PRODUTOS APÍCOLAS 16 PISCICULTURA BÁSICA CARCINICULTURA BÁSICA BENEFICIAMENTO DO CAMARÃO FABRICAÇÃO CASEIRA Conhecimento e aplicação sobre: Práticas de colheita, beneficiamento, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização da própolis; Preparação e higienização dos materiais, equipamentos e unidade de extração; Riscos de desperdícios e contaminação da própolis; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Práticas de colheita, beneficiamento, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização da geleia real; Preparação e higienização dos materiais, equipamentos e unidade de extração; Riscos de desperdícios e contaminação da geleia real. Condições necessárias para a produção de abelhas rainhas; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Técnicas de formação de preço para comercialização dos produtos apícolas; Aplicar noções básicas de administração; Legislação específica: Normas dos órgãos competentes como a ANVISA e o MA; Projeto apícola; Identificar e quantificar os gastos na produção dos produtos apícolas. Conhecimento e aplicação sobre: Manejo de viveiros; Parâmetros físicos, químico e biológico da água e do solo; Tipos de piscicultura; Sistemas de cultivos e sua viabilidade econômica; Espécies de peixes; Produção de alevinos; Importância da biometria; Sanidade dos animais; Alimentação e quantidade fornecida no crescimento; Periodicidade de arraçoamento; Despesca, beneficiamento, conservação e comercialização do pescado; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Manejo de viveiros; Parâmetros físicos, químico e biológico da água e do solo; Tipos de carcinicultura; Sistemas de cultivos e sua viabilidade econômica; Espécies de camarão; Produção de alevinos; Importância da biometria; Sanidade dos animais; Alimentação e quantidade fornecida nas fases de crescimento; Periodicidade de Arraçoamento; Despesca, conservação e comercialização do pescado; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Práticas de captura, beneficiamento, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização do produto; Preparação e higienização dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados; Riscos de desperdícios e contaminação do camarão; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Fabricação, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização

6 DE PRODUTOS DERIVADOS DA MANDIOCA FABRICAÇÃO CASEIRA DE PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE FABRICAÇÃO CASEIRA DE DOCES COM FRUTAS PRODUÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE POLPA DE FRUTA BENEFICIAMENTO E CONSERVAÇÃO DO PESCADO BENEFICIAMENTO DA CARNE CAPRINA E OVINA 16 Administração Regional de produtos derivados da mandioca, de acordo com os padrões de higiene, segurança e qualidade alimentar; Higienização do manipulador, utensílios e matérias-primas; Cultivares e valores nutritivos da mandioca; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Fabricação, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização de produtos derivados do leite, de acordo com os padrões de higiene, segurança e qualidade alimentar; Higienização do manipulador, utensílios e matérias-primas; Valores nutritivos dos produtos fabricados; Técnicas de pasteurização do leite; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Fabricação, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização de doces com frutas, de acordo com os padrões de higiene, segurança e qualidade alimentar; Higienização do manipulador, utensílios e matérias-primas; Valores nutritivos dos produtos fabricados; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Fabricação, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização de polpa de fruta, de acordo com os padrões de higiene, segurança e qualidade alimentar; Higienização do manipulador, utensílios e matérias-primas; Valores nutritivos dos produtos fabricados; Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Práticas de beneficiamento, embalagem, rotulagem, conservação e comercialização do pescado; Preparação e higienização dos materiais, equipamentos e matérias-primas; Riscos de desperdícios e contaminação dos produtos. Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Práticas de beneficiamento, embalagem, rotulagem, conservação e comercialização da carne caprina e ovina; Preparação e higienização dos materiais, equipamentos e matérias-primas; Riscos de desperdícios e contaminação dos produtos. Legislação; Normas sanitárias; Segurança no trabalho e uso de EPI. OPERAÇÃO E Conhecimento e aplicação sobre: Conceitos de segurança e riscos de operação de tratores e arados agrícolas, seguindo as recomendações técnicas; Manutenção preventiva e corretiva; Principais comandos e

7 MANUTENÇÃO DE TRATORES E ARADOS AGRÍCOLAS OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COLHEDORAS DE CANA DE AÇÚCAR OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE RETROESCAVADEIRA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTONIVELADORA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE 24 Administração Regional controles do trator; Tipos de tratores, principais marcas, modelos e tipos de tração; Prática de acoplamento, desacoplamento e regulagem de implementos agrícolas, visando melhor desempenho operacional da máquina; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Conceitos de segurança e riscos de operação de colhedoras de cana, seguindo as recomendações técnicas; Manutenção preventiva e corretiva; Principais comandos e controles da colhedora e implementos; Tipos de colhedoras de cana, principais marcas, modelos e tipos de tração; Prática de acoplamento, desacoplamento e regulagem da máquina e implementos, visando melhor desempenho operacional; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Conceitos de segurança e riscos de operação de retroescavadeira, seguindo as recomendações técnicas; Manutenção preventiva e corretiva; Principais comandos e controles da máquina; Tipos de retroescavadeira, principais marcas, modelos e tipos de tração; Prática de acoplamento, desacoplamento e regulagem da máquina e implementos, visando melhor desempenho operacional; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Conceitos de segurança e riscos de operação de motoniveladora, seguindo as recomendações técnicas; Manutenção preventiva e corretiva; Principais comandos e controles da máquina; Tipos de motoniveladora, principais marcas, modelos e tipos de tração; Prática de acoplamento, desacoplamento e regulagem da máquina e implementos, visando melhor desempenho operacional; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Histórico e evolução dos sistemas de irrigação, destacando seus benefícios; Comparações com agricultura não irrigada; Tipos de sistemas de irrigação, identificando suas principais características; Operação e manutenção dos sistemas de irrigação, seguindo as orientações técnicas. Escolha dos sistemas de irrigação considerando a qualidade da água, tipo do solo, cultura e fatores climáticos da região; Implantação do sistema de irrigação adequado; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Histórico e evolução dos dessalinizadores, destacando seus benefícios; Tipos de dessalinizadores, identificando suas principais características; Operação e manutenção de dessalinizadores, seguindo as orientações técnicas; Destinação e utilização adequada dos rejeitos;

8 DESSALINIZADORES ADMINISTRAÇÃO DA PEQUENA EMPRESA RURAL APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS PEDREIRO RURAL 160 ELETRICISTA RURAL 80 ENCANADOR RURAL 48 PINTOR RURAL 48 Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Importância da administração na empresa rural, objetivando retornos produtivos; Gerenciamento da atividade agropecuária; Processos de administração e seus componentes; Políticas públicas; Riscos financeiros da atividade; Escrituração contábil; Legislação e segurança no trabalho. Conhecimento e aplicação sobre: Manuseio correto e seguro dos agrotóxicos, respeitando a saúde humana e o meio ambiente; Melhoria da produtividade e qualidade da produção agrícola; Organização e manutenção dos materiais e equipamentos de aplicação; Periculosidade dos agrotóxicos; Instruções de uso e lavagem das vestimentas e EPI; Métodos de aplicação de agrotóxicos, a fim de obter melhor eficiência para cada cultura; Obrigatoriedade do receituário agronômico; Destinação das embalagens vazias; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Construção habitacional em alvenaria no meio rural, seguindo as recomendações técnicas; Riscos da atividade e sua prevenção; Materiais, equipamentos e ferramentas utilizadas; Interpretação de projetos arquitetônicos de construção, conforme planta; Preparação do terreno e fases da construção, conforme projeto; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Eletrificação habitacional no meio rural, seguindo as recomendações técnicas; Riscos da atividade e sua prevenção; Materiais, equipamentos e ferramentas utilizadas; Interpretação de projeto elétrico, conforme planta; Distribuição, balanceamento das fases, aterramento e ligações, conforme projeto; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Instalações hidrossanitárias habitacional no meio rural, seguindo as recomendações técnicas; Riscos da atividade e sua prevenção; Materiais, equipamentos e ferramentas utilizadas; Interpretação de projeto hidrossanitário, conforme planta; Distribuição e ligação das redes de água e esgoto, conforme projeto; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Pinturas em habitação no meio rural, seguindo as recomendações técnicas; Riscos da atividade e sua prevenção; Materiais, equipamentos e ferramentas utilizadas; Tipos de tintas específicas para alvenaria, madeira, metais, etc.; Quantidade de demãos; Distribuição e ligação das redes de água e esgoto, conforme projeto; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI.

9 TURISMO RURAL CORTE E COSTURA (VESTUÁRIO) CORTE E COSTURA (MODA ÍNTIMA) Conhecimento e aplicação sobre: Potencialidades naturais para exploração do turismo no meio rural; Oportunidades de negócios para geração de emprego e renda na propriedade; Tipos e modalidades de serviços ofertados; Riscos da atividade e sua prevenção; Materiais e equipamentos utilizados; Legislação e Normas específicas; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Técnicas do corte e costura em vestuário; Materiais, equipamentos e ferramentas utilizadas; Tipos de tecidos; Tirar as medidas do corpo corretamente, seguindo as recomendações e peça desejada; Operação e manutenção da máquina de costura; Confecção de peças (blusa, saia e camisa) conforme medidas e tamanho desejado; Acabamento e conclusão das peças; Custos de produção por peça; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Técnicas do corte e costura moda íntima; Materiais, equipamentos e ferramentas utilizadas; Tipos de tecidos; Tirar as medidas do corpo corretamente, seguindo as recomendações e peça desejada; Operação e manutenção da máquina de costura; Confecção de peças (calcinhas, cuecas, pijamas e sutiãs) conforme medidas e tamanho desejado; Acabamento e conclusão das peças; Custos de produção por peça; Legislação; Segurança no trabalho e uso de EPI. PS PROMOÇÃO SOCIAL Cursos CH Descrição Conhecimento e aplicação sobre: Cuidados básicos na saúde reprodutiva da mulher; Identificação dos sintomas, tratamento e prevenção de algumas doenças; Importância do pré-natal, partos normais e

10 SAÚDE REPRODUTIVA DA MULHER ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PALHA DE CARNAÚBA PAPEL ARTÍSTICO E PAPIETAGEM BISCUIT BORDADO RÚSTICO CROCHÊ Administração Regional 16 cesarianos; Benefícios da amamentação; Aparelho reprodutor masculino e feminino; Tipos de câncer, prevenção e tratamento; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); Exames preventivos; Vantagens e desvantagem dos métodos contraceptivos; Sintomas da menopausa; Legislação. Conhecimento e aplicação sobre: Elaboração de cardápios simplificados, nutritivos e de baixo custo; utilização de alimentos regionais disponíveis; Boas Práticas de Manipulação de alimentos, higienização do manipulador, utensílios e matérias-primas; Alimentos fornecedores de nutrientes essenciais e reguladores, para uma dieta saudável e equilibrada; Legislação; Segurança alimentar e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Confecção de peças utilizando a palha de carnaúba como matéria prima; 80 Preparação da palha de carnaúba, dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Realizar o acabamento das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Reutilização do papel na confecção de embalagens e papietagem; Importância da reciclagem; Preparação do papel, dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Realizar o acabamento das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Manuseio do biscuit; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Realizar o acabamento das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Trabalhar com bordado rústico; Medir, cortar, riscar e abanhar o tecido para as amostras; Apresentar os pontos trabalhados; Confeccionar as peças, considerando as cores e linhas; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Tipos de pontos do crochê; Apresentar os pontos trabalhados; Confeccionar as peças; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Tipos de pontos do macramê; Apresentar os pontos trabalhados;

11 MACRAMÊ TENERIFE VAGONITE CONFECÇÃO DE VELAS ARTESANAIS CONFECÇÃO DE BONECAS A FIO CONFECÇÃO DE REDES DE DORMIR PINTURA EM TECIDO SERIGRAFIA 64 Confeccionar as peças; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Confecção de diferentes aplicações de renda de tenerife, utilizando linha e a tábua; Tipos de peças de renda; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Tipos de pontos de vagonite; Apresentar os tecidos e pontos trabalhados; Confeccionar as peças; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Técnicas de preparo da parafina para confecção da cera; Confecção de diversos tipos de velas artesanais, seguindo as técnicas recomendadas; Reaproveitamento com a parafina; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das velas; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Confecção dos moldes (cabeça, roupas, mãos e sapatos) para construção da boneca; Confecção individual as partes da boneca, conforme as técnicas recomendadas; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das bonecas; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Confecção de redes de dormir; Medir, cortar e abanhar o tecido das redes; Confeccionar punhos e varandas; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das redes; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Trabalhar pintura em tecidos; Medir, cortar, riscar e abanhar o tecido para as peças; Confeccionar as peças, considerando a mistura de cores; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: Criar ou copiar desenhos/logomarcas que serão utilizados nas pinturas;

12 ASSOCIATIVISMO 16 COOPERATIVISMO 16 CIDADANIA, LIDERANÇAS E RELAÇÕES HUMANAS 16 EDUCAÇÃO AMBIENTAL 24 Técnicas de revelação; Pintura em tecidos e adesivos, seguindo orientações técnicas; Realizar o acabamento; Preparação dos materiais, utensílios e equipamentos utilizados na confecção das peças; Calculo dos custos de produção; Segurança no trabalho e uso de EPI. Conhecimento e aplicação sobre: História e os conceitos do associativismo; Importância da organização do empreendimento coletivo; Utilização de instrumentos processuais e organizativos. Tipos de organizações; Instrumentos de controle internos; Legislação; Segurança no trabalho. Conhecimento e aplicação sobre: História, conceito, importância e evolução do cooperativismo; Tipos de organizações de grupos em torno da produção ou serviço, tendo o trabalho como valor e o capital como instrumentos para a geração de renda; Principais aspectos e exigências das assembleias gerais; Etapas para a constituição e dissolução de uma cooperativa; Legislação; Segurança no trabalho. Conhecimento e aplicação sobre: Noções de liderança, cidadania e relações humanas; Direitos e deveres do cidadão utilizando os princípios da cidadania e ética; Características de liderança no relacionamento humano; Ética, moral, autoestima, interação social e cooperação, tornando as relações humanas mais harmoniosas; Legislação; Segurança no trabalho. Conhecimento e aplicação sobre: Conceito e importância da educação ambiental para o produtor rural; Causas e consequências dos impactos socioambientais no planeta; Medidas mitigadoras; Sustentabilidade ambiental; Biodiversidade; Benefícios da agricultura sustentável; Importância da mata ciliar; Lixo, reutilização e reciclagem; Importância e cuidados com a água para a vida; Manuseio e uso de agrotóxico corretamente; Cuidados com o assoreamento; Legislação; Segurança no trabalho. PROGRAMAS ESPECIAIS Cursos CH Descrição INCLUSÃO DIGITAL RURAL 18 Conhecimento e aplicação sobre: Novas tecnologias e informações que agreguem conhecimentos modernos, com vistas a alcançar a eficiência na propriedade rural; Introdução à informática básica; Histórico, conceito e utilização do computador; Equipamentos do computador; Informações sobre o sistema

13 operacional; Acesso aos programas; Canal do produtor; Aplicativos; Navegar na internet; Legislação; Segurança no trabalho. PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Cursos CH Descrição APICULTOR 160 Executa a implantação e o manejo de apiário para beneficiamento e comercialização de mel e cera. AVICULTOR 200 BOVINOCULTOR DE LEITE HORTICULTOR ORGÂNICO FRUTICULTOR Gerencia o empreendimento. Maneja a criação extensiva e confinada de aves. Controla a condição sanitária dos animais. Controla a qualidade dos produtos derivados. Gerencia a atividade produtiva leiteira (planeja, organiza, controla e avalia a atividade de produção). Seleciona / define e/ou produz insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, ração, medicamentos, vacinas, etc.). Opera máquinas e equipamentos. Maneja vacas secas e em lactação. Maneja a ordenha. Obedece a legislação convencional e/ou orgânica para produção e comercialização de leite. Observa as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho. Executa o tratamento do solo, a produção de mudas, o transplante, os tratos culturais e a colheita e comercialização de talos, folhas e flores. Planeja a logística, comercializa e produz legumes, talos, folhas, raízes, bulbos, tubérculos e prepara o lugar para plantio de mudas e sementes. Controla pragas e efetua tratos culturais sustentáveis. Gerencia a atividade produtiva de frutas. Maneja a fertilidade do solo. Seleciona e/ou produz insumos (mudas, fertilizantes, defensivos, etc.). Implanta e maneja pomares com qualidade. Opera máquinas e implementos agrícolas. Segue a legislação para produção e comercialização das frutas, as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho. FORRAGICULTOR 160 Produz maneja e conserva plantas forrageiras em propriedades rurais para alimentação animal.

14 INSEMINADOR ARTIFICIAL DE ANIMAIS 200 Melhora o rebanho, utilizando técnica de reprodução artificial com reprodutores comprovadamente superiores. OPERADOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS 160 Opera máquinas e equipamentos agrícolas para otimização da produção e da mão de obra. Atua no manejo dos solos, das sementes, plantio direto, semeadura, colheita, aplicação de adubos e defensivos agrícolas. OPERADOR DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO OVINOCULTOR 200 PISCICULTOR Desenvolve práticas de irrigação junto a cultivos, reconhecendo diversos métodos e técnicas de irrigação. Maneja a criação extensiva e confinada de ovinos. Gerencia o empreendimento e comercializa a produção. Controla a produção e a qualidade de animais e produtos derivados. Preserva o meio ambiente e observa a legislação sanitária e ambiental. Identifica as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo. Calcula e fornece alimentação adequada. Executa captura dos peixes. PREPARADOR DE DOCES E CONSERVAS 200 PRODUTOR DE DERIVADOS DE LEITE 160 OPERADOR DE COMPUTADOR AUXILIAR ADMINISTRATIVO Prepara doces, conservas, compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção da agricultura familiar, agregando valor e comercialização do produto. Recebe a matéria-prima, beneficia o leite, executa processos de industrialização dos derivados, em suas diversas etapas, respeitando procedimentos e normas técnicas de conservação e controle de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. Instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Atua nos processos administrativos de empresa urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

15 ARTESÃO DE PINTURA EM TECIDO ARTESÃO EM BORDADO A MÃO COSTUREIRO 160 Identifica, prepara e aplica tintas em tecidos para indumentárias, cenários e figurinos, utilizando técnicas de pintura, práticas artesanais de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Desenvolve com o uso da criatividade e das técnicas de bordado, produtos artesanais em diversos materiais, tendo como referência a cultura local, a origem e a estrutura dos pontos e a história do bordado. Participa de feiras e exposições. A partir de moldes pré-definidos, corta, costura e monta peças completas do vestuário, aplicando as técnicas de costura para tecidos planos, observando o sentido do fio do tecido e a sequencia operacional. JARDINEIRO PEDREIRO DE ALVENARIA Cria e mantém jardins internos e externos, harmonizando diferentes espécies de plantas. Utiliza equipamentos, materiais e produtos específicos. Seleciona sementes e mudas. Prepara o solo para o plantio. Realiza tratos culturais, corte de gramas e podas, de acordo com condições locais e climáticas. Executa trabalhos de construção, reforma e manutenção de obras civis, no que se refere à alvenaria de tijolos, pedras de cantaria, blocos e concreto, contrapisos, revestimentos de pisos e paredes em geral, monta painéis de alvenaria pré-fabricados ou convencionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

PORTFÓLIO DOS CURSOS - 2015 PRONATEC - SENAR-AR/RN

PORTFÓLIO DOS CURSOS - 2015 PRONATEC - SENAR-AR/RN PORTFÓLIO DOS CURSOS - 2015 PRONATEC - SENAR-AR/RN 1. Agricultor Orgânico (160 horas) Perfil Profissional: Executa com base nas técnicas da produção orgânica, o manejo do solo e das culturas, a produção

Leia mais

ANEXO I- (Quadro de Vagas com as respectivas codificações)

ANEXO I- (Quadro de Vagas com as respectivas codificações) ANEXO I- (Quadro de Vagas com as respectivas codificações) P1 Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro. Fundamentos da administração, Recursos humanos e departamento de

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA. Disciplinas da Formação Técnica Específica - FTE

EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA. Disciplinas da Formação Técnica Específica - FTE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO E STADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA EMENTÁRIO:

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em AGROPECUÁRIA Campus Nilo Peçanha - Pinheiral

Ementário do Curso Técnico em AGROPECUÁRIA Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Ementário do Curso Técnico em AGROPECUÁRIA Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Disciplina: Agroindústria EMENTA: Introdução à Agroindústria; Importância das boas práticas de fabricação- BPF s. Valor nutricional

Leia mais

Curso Técnico em Agroecologia

Curso Técnico em Agroecologia Curso Técnico em Agroecologia Nível/Grau/Forma: Médio/Técnico/Integrado Vagas: 25 Turno: Integral Duração: 3 anos + estágio Perfil do Egresso O Técnico em Agroecologia deverá ser um profissional com formação

Leia mais

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS Competências - Planejar, organizar e monitorar o uso adequado dos diferentes tipos de defensivos agrícolas

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS Competências - Planejar, organizar e monitorar o uso adequado dos diferentes tipos de defensivos agrícolas Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos Diretoria de Graduação e Educação Profissional COAGO Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária 1º PERÍODO AGROECOLOGIA

Leia mais

ENGENHARIA AGRONÔMICA - USP

ENGENHARIA AGRONÔMICA - USP Apresentação ENGENHARIA AGRONÔMICA - USP A Agronomia está intimamente ligada à produção de alimentos, sejam estes de origem animal ou vegetal. Compete ao Engenheiro Agrônomo produzir, conservar, transformar

Leia mais

LEI Nº 7.043, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007

LEI Nº 7.043, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007 LEI Nº 7.043, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007 Publicada no DOE(Pa) de 09.10.07. Dispõe sobre Política Estadual para a Promoção do Uso de Sistemas Orgânicos de Produção Agropecuária e Agroindustrial. Lei: A ASSEMBLÉIA

Leia mais

PRONATEC DO SENAR 2013 CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA RURAL.

PRONATEC DO SENAR 2013 CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA RURAL. 2 CURSOS GRATUITOS PRONATEC DO SENAR 2013 CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA RURAL. 4 Pronatec do SENAR: um campo de oportunidades para quem vive no interior do Brasil A agropecuária elevou o Brasil

Leia mais

ANEXO I- (Quadro de Vagas com as respectivas codificações)

ANEXO I- (Quadro de Vagas com as respectivas codificações) ANEXO I- (Quadro de Vagas com as respectivas codificações) P1 Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro. Fundamentos da administração, Recursos humanos e departamento de

Leia mais

LIVRO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

LIVRO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS LIVRO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS CENTRO PAULA SOUZA - Nº 2, 2008, VERSÃO ELETRÔNICA Governador José Serra Secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin Presidente do Conselho Deliberativo Yolanda Silvestre

Leia mais

Conheça o Senar/MS. Negócio Educação, informação e conhecimento em agronegócio.

Conheça o Senar/MS. Negócio Educação, informação e conhecimento em agronegócio. Conheça o Senar/MS Missão Realizar Educação Profissional e Promoção Social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. Visão

Leia mais

GRADE CURRICULAR ENGENHARIA AGRONÔMICA ESALQ/USP 2014

GRADE CURRICULAR ENGENHARIA AGRONÔMICA ESALQ/USP 2014 GRADE CURRICULAR ENGENHARIA AGRONÔMICA ESALQ/USP 2014 Disciplinas em Seqüência Aconselhada Créditos Carga Per. Obrigatórias Aula Trab. Tot. Horária Ideal 0110113(5) Introdução à Engenharia Agronômica 2

Leia mais

Caderno de Diretrizes - lista de produtos elegíveis Consulta Popular 2015/2016

Caderno de Diretrizes - lista de produtos elegíveis Consulta Popular 2015/2016 Caderno de Diretrizes - lista de produtos elegíveis Consulta Popular 2015/2016 NOME ÓRGÃO Demanda Produto FUNDAÇÃO DE AMPARO A FOMENTO À PESQUISA, AO PESQUISA DO ESTADO DO RIO DESENVOLVIMENTO E À GRANDE

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MIRANTE DA SERRA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 159/98 DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998. O Prefeito do Município de Mirante da Serra.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MIRANTE DA SERRA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 159/98 DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998. O Prefeito do Município de Mirante da Serra. PREFEITURA DO MICÍPIO DE MIRANTE DA SERRA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 159/98 DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998. APROVA O PLURIANUAL DO MICÍPIO DE MIRANTE DA SERRA 1999 A 2001 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito

Leia mais

Portaria Inep nº 232 de 13 de julho de 2010 Publicada no Diário Oficial de 14 de julho de 2010, Seção 1, pág. 841

Portaria Inep nº 232 de 13 de julho de 2010 Publicada no Diário Oficial de 14 de julho de 2010, Seção 1, pág. 841 Portaria Inep nº 232 de 13 de julho de 2010 Publicada no Diário Oficial de 14 de julho de 2010, Seção 1, pág. 841 A Presidente, substituta, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR ENGENHARIA AGRONÔMICA ESALQ/USP 2012

ESTRUTURA CURRICULAR ENGENHARIA AGRONÔMICA ESALQ/USP 2012 ESTRUTURA CURRICULAR ENGENHARIA AGRONÔMICA ESALQ/USP 2012 Disciplinas em Seqüência Aconselhada Créditos Carga Per. Obrigatórias Aula Trab. Tot. Horária Ideal 0110113(5) Introdução à Engenharia Agronômica

Leia mais

ANO 2011 2012 2013 2014 VAGAS 40 80 80 80

ANO 2011 2012 2013 2014 VAGAS 40 80 80 80 PRONATEC PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO OFERTA DE CURSOS FIC - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA 1.

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLNIZA

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLNIZA 1 LEI Nº 007/2001 DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE COLNIZA, PARA O PERÍODO DE 2001 A 2005 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS A Sra. NELCI CAPITANI, Prefeita Municipal de Colniza, Estado de Mato Grosso,

Leia mais

CAPÍTULO 1 O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE...1 CAPÍTULO 2 O PROCESSO DE LICENCIAMENTO... 17 CAPÍTULO 3 LICENÇAS AMBIENTAIS...

CAPÍTULO 1 O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE...1 CAPÍTULO 2 O PROCESSO DE LICENCIAMENTO... 17 CAPÍTULO 3 LICENÇAS AMBIENTAIS... S u m á r i o CAPÍTULO 1 O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE...1 1.1. A percepção do problema e a busca das soluções...5 1.2. As normas de proteção dos recursos naturais...8 1.3. Os instrumentos

Leia mais

Produtos, Serviços e Soluções. Novembro de 2015

Produtos, Serviços e Soluções. Novembro de 2015 Produtos, Serviços e Soluções Novembro de 2015 PRONAF AGROINDÚSTRIA Financiamento das necessidades de custeio do beneficiamento e industrialização da produção, da armazenagem e conservação de produtos

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE AGRONOMIA

CURRÍCULO DO CURSO DE AGRONOMIA 48 CURSO DE AGRONOMIA COORDENADOR DO CURSO DE AGRONOMIA Valterley Soares Rocha vsrocha@ufv.br Catálogo de Graduação 2002 49 ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro-Agrônomo desempenhar as atividades profissionais

Leia mais

Compromisso com o Brasil

Compromisso com o Brasil m o Brasil Compromisso com o Brasil O SENAR O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, é a maior escola aberta do Brasil. Capacita homens e mulheres, acompanha e evolui no trabalho que desenvolve

Leia mais

Tabela para classificação de ações de extensão

Tabela para classificação de ações de extensão Tabela para classificação de ações de extensão Linha de Extensão 1. Alfabetização, leitura e escrita Formas mais freqüentes de operacionalização Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos;

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSOS DE GRADUAÇÃO

ESTRUTURA CURRICULAR CURSOS DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PERÍODO DISCIPLINAS C.H. 1º Antropologia e Sociologia 60 Língua Portuguesa 60 Matemática Básica 60 Metodologia Científica 60 TGA I 60 2º Ciências da Religião 60 Instituições do Direito Público

Leia mais

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente SÍNTESE JUINA Aperfeiçoar mecanismos controle ambiental Meio Ambiente Instalação de viveiros de distribuição de mudas para o reflorestamento e matas ciliares Ampliar aceso aos programas de crédito de Capacitar

Leia mais

PAC 11. Controle da matéria-prima, ingredientes e material de embalagens

PAC 11. Controle da matéria-prima, ingredientes e material de embalagens PAC 11 Página 1 de 8 PAC 11 Controle da matéria-prima, ingredientes e material de embalagens PAC 11 Página 2 de 8 1. Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03

Leia mais

Anexo 1 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES DO CARGO

Anexo 1 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES DO CARGO Anexo 1 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES DO CARGO Cargos Classe B Auxiliar de Laboratório: desenvolver atividades auxiliares gerais de laboratório bem como, de áreas específicas, de acordo com as especialidades,

Leia mais

ÁREAS DE ESTÁGIO. O aluno poderá dar maior ênfase a uma determinada opção, dentro da área ou entre áreas, COM MÁXIMO DE 40% DA CARGA HORÁRIA.

ÁREAS DE ESTÁGIO. O aluno poderá dar maior ênfase a uma determinada opção, dentro da área ou entre áreas, COM MÁXIMO DE 40% DA CARGA HORÁRIA. FACULDADE DE VETERINÁRIA COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA ÁREAS DE ESTÁGIO OBSERVAÇÕES GERAIS O aluno poderá dar maior

Leia mais

STJ00090221 SUMÁRIO. Capítulo 2 - O Processo de Licenciamento... 17

STJ00090221 SUMÁRIO. Capítulo 2 - O Processo de Licenciamento... 17 STJ00090221 SUMÁRIO Capítulo 1 - O Homem e sua Relação com o Meio Ambiente... 1 1.1. A percepção do problema e a busca das soluções........... 5 1.2. As normas de proteção dos recursos naturais........

Leia mais

Guia de cursos ifma2012

Guia de cursos ifma2012 20 12 a ifm sos cur Guia de Prezado(a) candidato(a), O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) preparou um guia dos cursos técnicos que serão oferecidos pela instituição em 2012. A escolha da carreira profissional

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CÂMPUS RIO VERDE DIRETORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CÂMPUS RIO VERDE DIRETORIA DE ENSINO IN S T IT U T O F E D E R A L D E EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GO IAN O C am pus R io Verde INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CÂMPUS RIO VERDE DIRETORIA DE ENSINO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE CATEGORIA II: CULTURA CATEGORIA III: EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO. Acessibilidade. Acesso à cultura

Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE CATEGORIA II: CULTURA CATEGORIA III: EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO. Acessibilidade. Acesso à cultura Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE Acessibilidade Projetos para implementação de políticas públicas e interdisciplinares adequados à inclusão social, para que mais pessoas possam usufruir dos direitos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

LEI Nº 7.055, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2007

LEI Nº 7.055, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2007 LEI Nº 7.055, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2007 Publicada no DOE(Pa) de 20.11.07. Dispõe sobre a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e dá outras providências. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Leia mais

PROJETO ESTRUTURANTE DE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA ESTUDO USO DE INSUMOS NA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS NA AMAZÔNIA

PROJETO ESTRUTURANTE DE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA ESTUDO USO DE INSUMOS NA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS NA AMAZÔNIA PROJETO ESTRUTURANTE DE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA ESTUDO USO DE INSUMOS NA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS NA AMAZÔNIA ENTRAVES E GARGALOS DA PRODUÇÃO DE INSUMOS E PRODUTOS ACABADOS DO SEGMENTO DE

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE GABINETE DO PREFEITO LEI N.º 1274/2015 ESTADO DA PARAÍBA DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL - SIM, EM ALAGOA GRANDE, ESTADO DA PARAIBA, ESTABELECER NORMAS E PROCEDIMENTOS DE INSPEÇÃO SANITARIA EM ESTABELECIMENTO

Leia mais

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 1. Apresentação O Prêmio Mérito Fitossanitário é o reconhecimento ações de responsabilidade social e ambiental das indústrias de defensivos

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Auxiliar de Agropecuária. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Auxiliar de Agropecuária. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS SÃO CARLOS Aprovação do curso e Autorização da oferta

Leia mais

UHE TIJUCO ALTO BLOCO III PESQUISA DAS UNIDADES DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIAS

UHE TIJUCO ALTO BLOCO III PESQUISA DAS UNIDADES DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIAS 1 NDF UPA Item (C) do BLOCO I {NDF + (A) 0 + (B)} Nº do Imóvel NDF (A) 0 (B) Entrevistador Data / / Município Estado UHE TIJUCO ALTO BLOCO III PESQUISA DAS UNIDADES DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIAS 1. Caracterizar

Leia mais

Área das Engenharias

Área das Engenharias Engenharia de Alimentos Área das Engenharias Unidade: Escola Agronomia e Engenharia Alimentos - (EAEA) www.agro.ufg.br Duração: 10 semestres O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais

Leia mais

Cartilha Agronegócio Sustentável

Cartilha Agronegócio Sustentável Cartilha Agronegócio Sustentável Agronegócio Sustentável A melhor maneira de pensar o seu negócio OAgronegócio é uma atividade fundamental para a economia brasileira. Tem grande participação no PIB do

Leia mais

cãra CNPJ 13.761.689/0001-19.------ 'j...-_

cãra CNPJ 13.761.689/0001-19.------ 'j...-_ Rumo ii IInl T~",po "Vi'U "~ "". cãra CNPJ 13.761.689/0001-19.------ 'j...-_ ",çl~ ENGENHEIRO AGRÔNOMO Os ocupantes do cargo têm como atribuições, a elaboração, a execução e direção de projetos de engenharia

Leia mais

ANEXO VII CRITÉRIOS DAS PROVAS PRÁTICAS

ANEXO VII CRITÉRIOS DAS PROVAS PRÁTICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDITAL N. 002/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE SERVIDORES DO GRUPO OCUPACIONAL BÁSICO E DO GRUPO OCUPACIONAL SUPERIOR

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

A ECOAR E O DESENVOLVIMENTO FLORESTAL JUNTO À PEQUENA E MÉDIA PROPRIEDADE RURAL. Atuação e abordagem dos trabalhos desenvolvidos pela ECOAR

A ECOAR E O DESENVOLVIMENTO FLORESTAL JUNTO À PEQUENA E MÉDIA PROPRIEDADE RURAL. Atuação e abordagem dos trabalhos desenvolvidos pela ECOAR A ECOAR E O DESENVOLVIMENTO FLORESTAL JUNTO À PEQUENA E MÉDIA PROPRIEDADE RURAL Eduardo S. Quartim. João C. S. Nagamura. Roberto Bretzel Martins. Atuação e abordagem dos trabalhos desenvolvidos pela ECOAR

Leia mais

Problemas e desafios Soluções e ações propostas

Problemas e desafios Soluções e ações propostas FÓRUM DAS OFICINAS DO GRUPO DE TRABALHO DE AGRICULTURA ORGÂNICA E AGROECOLOGIA I - Introdução/Apresentações II - Comercialização III - Produção/Pesquisa/Assistência Técnica IV - Produção Animal V - Impactos

Leia mais

Produção Integrada de Maçã PIM. Lista de Verificação para Auditoria de Acompanhamento - Campo

Produção Integrada de Maçã PIM. Lista de Verificação para Auditoria de Acompanhamento - Campo Produção Integrada de Maçã PIM Lista de Verificação para Auditoria de Acompanhamento - Campo Empresa: Localização: Responsável Técnico: Data: Horário Nota: Os itens grafados em Negrito, Itálico e Sublinhado

Leia mais

ANEXO II INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS. Modalidade Subseqüente

ANEXO II INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS. Modalidade Subseqüente Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém Processo Seletivo Técnico Subseqüente 2012/2 ANEXO II INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 7.586, DE 2014 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen)

PROJETO DE LEI N.º 7.586, DE 2014 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen) *C0049404A* C0049404A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 7.586, DE 2014 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen) Dispõe sobre a normatização das feiras livres espalhadas em todo o país quanto à disposição dos

Leia mais

Fiscalização de Material Genético Animal

Fiscalização de Material Genético Animal Programa 0375 Qualidade de Insumos e Serviços Agropecuários Objetivo Salvaguardar a produção e a produtividade agropecuária pela garantia de níveis adequados de conformidade e qualidade dos insumos básicos

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO. O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO. O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que: PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que: Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação; Sejam capazes de se inserir no

Leia mais

SURGIMENTO DOS BANCOS DE ALIMENTOS NO MUNDO E NO BRASIL

SURGIMENTO DOS BANCOS DE ALIMENTOS NO MUNDO E NO BRASIL Banco de Alimentos Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) SURGIMENTO DOS BANCOS DE ALIMENTOS NO MUNDO

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES, ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO E CURSOS PROEJA RETIFICAÇÃO Nº. 01, DE 03 DE SETEMBRO 2014.

PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES, ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO E CURSOS PROEJA RETIFICAÇÃO Nº. 01, DE 03 DE SETEMBRO 2014. ENTRADA / SEMESTRE PESSOA COM DEFICIÊNCIA (A) AMPLA CONCORRÊNCIA(B) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES, ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO E CURSOS PROEJA Edital

Leia mais

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas Moacyr Bernardino Dias-Filho Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA www.diasfilho.com.br Conceito

Leia mais

PRONATEC do SENAR 2015

PRONATEC do SENAR 2015 PRONATEC do SENAR 2015 Bolsa Formação Trabalhador Portfólio de Cursos FIC do SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Brasília, setembro 2015 1. Açaicultor (160 horas) Itinerário

Leia mais

RESÍDUOS AGROSILVOPASTORIS

RESÍDUOS AGROSILVOPASTORIS RESÍDUOS AGROSILVOPASTORIS Diretriz 01: Desenvolvimento e inovação de tecnologias para o aproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos das atividades agrosilvopastoris. 1.Estabelecimento de linhas

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC AGENTE DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC AGENTE DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS- CÂMPUS RIO POMBA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC AGENTE

Leia mais

AGRONOMIA. COORDENADOR Moacil Alves de Souza moacil@ufv.br

AGRONOMIA. COORDENADOR Moacil Alves de Souza moacil@ufv.br AGRONOMIA COORDENADOR Moacil Alves de Souza moacil@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2011 65 Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas

Leia mais

Linhas de Financiamento

Linhas de Financiamento A história do cooperativismo no País está relacionada ao crescimento da agricultura brasileira. E o Banco do Brasil, como principal responsável pelo impulso do nosso agronegócio, é também o banco do cooperativismo.

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECIALISTA NÍVEL SUPERIOR

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECIALISTA NÍVEL SUPERIOR ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECIALISTA NÍVEL SUPERIOR CARGO: ADVOGADO I - DIREITO CONSTITUCIONAL. Dos direitos e garantias fundamentais. Dos Municípios. Da Administração Pública. Dos Servidores Públicos.

Leia mais

Suporte técnico a pequenos e médios apicultores do município de Cassilandia-MS

Suporte técnico a pequenos e médios apicultores do município de Cassilandia-MS Suporte técnico a pequenos e médios apicultores do município de Cassilandia-MS Wagner da Paz Andrade 1 ; Gustavo Haralampidou da Costa Vieira 2 1 Estudante do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

PAC 07. Controle Integrado de Pragas CIP

PAC 07. Controle Integrado de Pragas CIP Página 1 de 10 Controle Integrado de Pragas CIP Página 2 de 10 1. Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03

Leia mais

PROPOSTA DE LEI SANITÁRIA PARA MUNICÍPIOS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DO SUASA

PROPOSTA DE LEI SANITÁRIA PARA MUNICÍPIOS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DO SUASA PROPOSTA DE LEI SANITÁRIA PARA MUNICÍPIOS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DO SUASA Sugestão elaborada pela equipe do Programa de Agroindústria do MDA: José Adelmar Batista Leomar Luiz Prezotto João Batista da

Leia mais

PLANO DE CURSO RESUMIDO III. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO

PLANO DE CURSO RESUMIDO III. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO PLANO DE CURSO RESUMIDO CURSO Montador de Andaimes CBO 7155-45 COD-SGE 014.059 MODALIDADE Qualificação Profissional Área Tecnológica Construção Civil CARGA HORÁRIA 180 horas ITINERÁRIO Regional I. OBJETIVO

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - CCA024 - BIOLOGIA GERAL - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - CCA024 - BIOLOGIA GERAL - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34 1 de 9 Colegiado: Nível:Graduação Início: 19941 Título: Concluinte: Mínimo: 01 - - CCA024 - BIOLOGIA GERAL - Ativa desde: CCA029 - ZOOLOGIA GERAL - Ativa desde: CCA283 - METODOLOGIA DA PESQUISA - Ativa

Leia mais

O que é compostagem?

O que é compostagem? O que é compostagem? Consideraremos compostagem como um processo de decomposição da matéria orgânica encontrada no lixo, em adubo orgânico. Como se fosse uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois

Leia mais

Saneamento Básico na Área Rural. Fontes dispersas com ênfase nos resíduos orgânicos

Saneamento Básico na Área Rural. Fontes dispersas com ênfase nos resíduos orgânicos Saneamento Básico na Área Rural Fontes dispersas com ênfase nos resíduos orgânicos MSc. Lilian F. de Almeida Martelli São Carlos, 30 de Outubro de 2013 BRASIL: o Celeiro do mundo Destaque na produção agrícola

Leia mais

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot Sistemas de produção e Índices zootécnicos Profª.: Valdirene Zabot O que é uma CADEIA? É um conjunto de elos onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é ó elo

Leia mais

Para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil sem Miséria). O interessado deve estar inserido em

Para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil sem Miséria). O interessado deve estar inserido em Para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil sem Miséria). O interessado deve estar inserido em qualquer programa do Governo Federal (Bolsa Família, Projovem),

Leia mais

Resíduos de Serviços de Saúde

Resíduos de Serviços de Saúde Programa de Gerenciamento dos Serviços de Saúde no Brasil Resíduos de Serviços de Saúde PGRSS PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Responsabilidade civil: Art. 3 da Lei de Introdução

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ZOOTECNIA. PRÉ-REQUISITO e/ou CO-REQUISITO (CR)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ZOOTECNIA. PRÉ-REQUISITO e/ou CO-REQUISITO (CR) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ZOOTECNIA Quadro 1- Matriz curricular do curso de zootecnia DISCIPLINA 1º Período Introdução à Zootecnia Nenhum 24 08 32 NC OB Exercício da Profissão de Zootecnista Nenhum

Leia mais

ALIMENTOS REGIONAIS BRASILEIROS. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição CGAN / DAB / SAS Ministério da Saúde

ALIMENTOS REGIONAIS BRASILEIROS. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição CGAN / DAB / SAS Ministério da Saúde ALIMENTOS REGIONAIS BRASILEIROS Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição CGAN / DAB / SAS Ministério da Saúde Diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição Organização da Atenção Nutricional

Leia mais

OBJETIVO BENEFICIÁRIOS

OBJETIVO BENEFICIÁRIOS OBJETIVO Fortalecer a atividade de laticínio no Sertão Alagoano, tornando-a sustentável e competitiva, visando a geração de emprego e renda, com planejamento ambiental. BENEFICIÁRIOS 80 queijarias trabalhadas;

Leia mais

Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada -

Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada - Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada - PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SONDADOR Grupo de Trabalho da Rede CERTIFIC: Wilson Consciani -

Leia mais

CETAM - Centro de Formação de Agricultores de Montenegro

CETAM - Centro de Formação de Agricultores de Montenegro CETAM - Centro de Formação de Agricultores de Montenegro O Centro de Formação de Agricultores de Montenegro - CETAM está localizado no bairro Zootecnia em Montenegro. Em atividade desde 1998, encontra-se

Leia mais

P L O Í L TI T CA C S A S DA D A SE S D E R D A R F A F PA P R A A R A A

P L O Í L TI T CA C S A S DA D A SE S D E R D A R F A F PA P R A A R A A POLÍTICAS DA SEDRAF PARA A POLÍTICAS DA SEDRAF PARA A AGRICULTURA FAMILIAR Implantada conforme o Art. 5º da Lei Complementar nº 413, de 20 de dezembro de 2010. MISSÃO: Gerir as Políticas de Desenvolvimento

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : AGRONOMIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 230 Optativos: 10. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : AGRONOMIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 230 Optativos: 10. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:07:30 Curso : AGRONOMIA

Leia mais

AGENDA CURSOS MÊS JUNHO 2012

AGENDA CURSOS MÊS JUNHO 2012 AGENDA CURSOS MÊS JUNHO 2012 CASTRO Cestaria e Trançados - artesanato em palha de milho - boneco (as) Castro Socavão 27/06/2012 28/06/2012 Eletricista - básico em eletricista - CTP Castro CTP - Centro

Leia mais

ANEXO I - CONTINUAÇÃO DESCRIÇÃO SINTÉTICA DOS CARGOS

ANEXO I - CONTINUAÇÃO DESCRIÇÃO SINTÉTICA DOS CARGOS CARGO ADVOGADO II ASSISTENTE SOCIAL EDUCADOR DE ATIVIDADE FÍSICA I e II ENFERMEIRO II ENGENHEIRO AGRÔNOMO II ENGENHEIRO CIVIL II FONOAUDIÓLOGO MÉDICO MÉDICO VETERINÁRIO ODONTÓLOGO II ANEXO I - CONTINUAÇÃO

Leia mais

Prezados coordenadores:

Prezados coordenadores: Prezados coordenadores: A Pró-Reitoria de Extensão divulga os projetos contemplados no edital de extensão de 2013. É importante informar que por ocasião da necessária equiparação do valor da bolsa universidade

Leia mais

DER/PR ES-OC 15/05 OBRAS COMPLEMENTARES: PROTEÇÃO VEGETAL

DER/PR ES-OC 15/05 OBRAS COMPLEMENTARES: PROTEÇÃO VEGETAL OBRAS COMPLEMENTARES: PROTEÇÃO VEGETAL Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130 www.pr.gov.br/transportes

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DESIGN DE MODA MÓDULO I INTRODUÇÃO AO DESIGN EMENTA: Conceituação e dimensionamento do design, aspectos éticos, legais e postura profissional do designer. História do

Leia mais

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DO IDAF (ATIVIDADES - FIM)

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DO IDAF (ATIVIDADES - FIM) PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DO IDAF (ATIVIDADES - FIM) CÓDIGO FUNÇÃO 100 GESTÃO DA POLÍTICA DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ATIVIDADE 101 PLANEJAMENTO E NORMATIZAÇÃO

Leia mais

O que é uma empresa rural?

O que é uma empresa rural? Contabilidade Rural Prof. João Marcelo O que é uma empresa rural? É aquela que explora a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - E D ITAL 004/2014 ANEXO II-A ATIVID ADES, ESCOL ARID ADE E REQUISITOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - E D ITAL 004/2014 ANEXO II-A ATIVID ADES, ESCOL ARID ADE E REQUISITOS PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - E D ITAL 004/2014 ANEXO II-A ATIVID ADES, ESCOL ARID ADE E REQUISITOS A. CAR GOS DE ADMINISTR AÇÃO GER AL NÍVEL SUPERIOR CARGO: ANALISTA

Leia mais

Relatório de atividades Arte e cidadania caminhando juntas Pampa Exportações Ltda.

Relatório de atividades Arte e cidadania caminhando juntas Pampa Exportações Ltda. Relatório de atividades Arte e cidadania caminhando juntas Pampa Exportações Ltda. Belém-PA 2013 Trabalho Social: um compromisso de desenvolvimento local Pampa Exportações Ltda. No contexto da certificação

Leia mais

Programa ABC. Banco do Brasil Safra 2013/2014

Programa ABC. Banco do Brasil Safra 2013/2014 Programa ABC Banco do Brasil Safra 2013/2014 Balanço da Safra 2012/2013 Plano Safra 2012/2013 Crédito Rural - Desembolsos R$ 61,5 bilhões CRESCIMENTO de 28% em relação à safra anterior R$ 6,5 bilhões acima

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SÉRIE: SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL Autora: Faustina Maria de Oliveira - Economista Doméstica DETEC Revisão: Dóris Florêncio Ferreira Alvarenga Pedagoga Departamento

Leia mais

Exemplo de análise coletiva

Exemplo de análise coletiva Exemplo de análise coletiva 1 2 INTRODUÇÃO Este relatório apresenta uma análise consolidada dos dados informados pelos produtores que responderam ao guia de autoavaliação sobre as práticas econômicas,

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1. Astronomia: estudando o céu Estrelas e constelações Estudo do Universo Sistema Solar 2. Movimentos da Terra e da Lua Dia e noite Estações

Leia mais

Seminário: As Compras Institucionais a Serviço dos Agricultores Familiares. CSA, Bruxelas 23 de Abril de 2014.

Seminário: As Compras Institucionais a Serviço dos Agricultores Familiares. CSA, Bruxelas 23 de Abril de 2014. Seminário: As Compras Institucionais a Serviço dos Agricultores Familiares CSA, Bruxelas 23 de Abril de 2014. ESTRATÉGIA: SEGURANÇA E SOBERANIA ALIMENTAR X FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR Fortalecimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.637, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.637, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.637, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO PBAEX 2016 01. Título do Projeto Implantação e desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO VEGETAL AGROECOLÓGICA

SISTEMAS DE PRODUÇÃO VEGETAL AGROECOLÓGICA SISTEMAS DE PRODUÇÃO VEGETAL AGROECOLÓGICA III Ciclo de Palestras Produção Animal, Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFPR Julio Carlos B.V.Silva Instituto Emater juliosilva@emater.pr.gov.br A produção

Leia mais

PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apresentação do programa Brasília, maio 2007 PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ONAUR RUANO Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional CRISPIM

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL EMENTAS DE DISCIPLINAS

CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL EMENTAS DE DISCIPLINAS A MADEIRA NA CONSTRUÇÃO Ementa: Introdução ao material madeira. Potencialidades da madeira e o seu emprego na construção civil. Valor ecológico-ambiental das madeiras no ciclo do carbono. Aplicação como

Leia mais

Programa Assistência Sex, 16 de Setembro de 2011 10:32 - Última atualização Sex, 25 de Abril de 2014 10:17

Programa Assistência Sex, 16 de Setembro de 2011 10:32 - Última atualização Sex, 25 de Abril de 2014 10:17 Programa Assistência Através do Programa Assistência, o SESC tem como objetivo contribuir para a melhoria das relações e condições de vida da população, promovendo atividades sócio-culturais, de saúde

Leia mais