GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos"

Transcrição

1 GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se, em círculo, e colocar ao centro a caixa da baixa temperatura e a caixa da temperatura mais alta, para que todos pudessem visualizar o que se iria passar, sendo, por outro lado, mais cómodo para as crianças. Foi a primeira sessão com meninos do Jardim de Infância no Centro e também por parte da Monitora. Não foi possível a exploração de todo a actividade proposta. O quadro de registo também foi explorado. Monitora 1 Olá, boa tarde! Monitora 2 Sou professora de Física e de Química e vou ensinar-vos umas coisinhas muito simples da Física e da Química. Está bom? Monitora 3 De onde é que vocês vêm? Alunos 1 Figueira. Educadora1 Não é nada. Talhadas, ao pé da Figueira. Alunos 2 Talhadas. Monitora 4 Então, lá para a Figueira, como é que estava o tempo? Estava abafado, estava a chover, estava calor, estava frio como é que estava? Monitora 5 Vocês trazem manga curta por baixo? Alunos 3 Eu tenho, eu tenho. Monitora 6 Então como é que estava o tempo? Monitora 7 Ai, isto vai ser difícil. No Verão, quando vocês vão para a praia e vão dar um mergulho no mar, como é que está o tempo, está calor ou está frio? Alunos 4 Está frio. Alunos 5 Está calor!... Monitora 8 E de Inverno, no Natal, quando estão cheios de casacos e têm a lareira vocês vão para a praia e vão dar um mergulho no mar, como é que está o tempo? Alunos 6 Está frio. Monitora 9 Eu quero dizer-vos uma coisa. Nós, os físicos, gostamos de ser um pouco rigorosos, muito certinhos, então, não gostamos de dizer que está calor ou está frio. Dizemos que está uma temperatura elevada ou uma temperatura baixa, porque a temperatura nos mede o calor das coisas. Monitora 10 Eu vou mostrar-vos um termómetro que nos mede a temperatura. Sabem o que é um termómetro? Alunos 7 Siimm. Monitora 11 Então, quem sabe, explique-me lá o que é?... Monitora 12 Quando é que se utiliza um termómetro? Alunos 8 É para ver o febre. Monitora 13 Para ver o febre, muito bem. Para ver a que temperatura o teu corpo está. Para ver se estás com febre ou se estás normal. Monitora 14 Vou mostrar-vos dois termómetros. Este se calhar vocês conhecem é mais parecido com o que vocês têm em casa. Este aqui é um pouco bigalhão, não devem conhecer. Monitora 15 Como estão a ver, tem aqui muitos números. Vou vos dizer que vou passar com ele por todos os meninos para ver se conseguem ver um risco vermelho. Consegues ver? Onde é que ele está?

2 Alunos 9 Está aqui. Monitora 16 Vai até onde? Monitora 17 Também consegues ver? (Passa por todos os meninos) Monitora 18 Todos vocês disseram que o nosso vermelho vai até aqui. Se ele vai até aqui, olho para este lado, e vejo aqui um 2 e um 0. Já toda a gente conhece os números? Nós dizemos que é um vinte. Monitora 19 Então, um termómetro serve para medir a temperatura. Este 20 quer dizer que a temperatura desta sala, diz-se a temperatura ambiente desta sala mede 20 graus Celsius. Se calhar na Figueira, até está uma temperatura mais elevada. No Brasil, no Brasil ainda estará uma temperatura mais elevada, uns 30ºC. Monitora 20 Posso medir a temperatura em vários sítios. Até posso medir a temperatura no congelador. Como é que vocês acham que é a temperatura no congelador? É alta ou baixa? Alunos 10 Alta. Monitora 21 No congelador?!... Vem lá comigo, ver como é que está lá a temperatura. Alunos 11 Está frio Monitora 22 Ah então nós em vez de dizermos que está mais frio, dizemos que a temperatura está mais baixa. Monitora 23 Vocês já repararam que estamos numa cozinha. Mas a cozinha começa logo por ter um nome especial, chama-se A cozinha é um laboratório. Vocês sabem o que se faz num laboratório? Já alguma vez foram a um laboratório? Alunos 12 Nãao. Monitora 24 Não?! Mas a seguir vão. Vão fazer uma experiência muito gira, porque num laboratório, fazem-se experiências. Monitora 25 Na nossa cozinha também se fazem experiências mas como é uma cozinha, fazem-se experiências com alimentos. Exploração das mostras à temperatura ambiente Monitora 26 - Tenho aqui uma série de alimentos. Uma série de materiais. Vocês têm que os identificar. Vamos ver se são capazes Conhecem-nos todos. Uns são da cozinha, outros de outra parte da casa Monitora 27 - Eu vou entregar um saquinho a cada um, vocês mexem, tentam ver o que é, e depois passam ao colega. Alunos 13 O meu é leite. Alunos 14 O meu é água. Alunos 15 O meu é queijo. Monitora 28 Podem trocar, quem descobriu. Alunos 16 Isto é azeite. Alunos 17 Isto é mel. Monitora 29 Isto é mel? Podem trocar para descobrirem todos. Alunos 18 Isto é água. Alunos 19 Isto é azeite. Alunos 20 Isto é açúcar. Monitora 30 Quem é que tem leite? Alunos 22 Isto é leite. Monitora 31 E mais? O teu também é leite? Levantem lá. Alunos 23 O meu é água.

3 Monitora 32 Então quem é que tem água? Alunos 24 Eu. Monitora 32 Isso o que é que é? Alunos 25 É azeite. Monitora 33 Quem tem azeite, levante lá para eu ver. Dois meninos. Como é que está o azeite? Se vocês apertarem, o que é que acontece? Educadora 1- É rijo, é macio Monitora 34 Algum menino tem algo na mão que seja duro? Alunos 26 O meu é água. Monitora 35 Quem é que tem saquinhos com líquido lá dentro? Monitora 36 Quem é que tem saquinhos que se abrissem molhavam o chão todo? Monitora 37- Quem tem assim, entrega a mim. Monitora 38 Só os que se entornam, os que fazem gotinha. Monitora 39 Este, este, muito bem.e mais? Monitora 40 Quem tem mais dos que se entornam? Educadora 2 - Mariana, o teu entorna-se? Se o virasses entornava-se no chão? Alunos 27 Não. Educadora 3 Não? Monitora 41 O que é que acontece quando estão a beber o vosso leitinho e se descuidam? Alunos 28 Entornamos. Alunos 29 Uma vez, eu assustei-me e depois o leite entornou-se. Monitora 42 Quem é que tem leitinho na mão para me entregar? Alunos 30 Eu. Educadora 4 O teu também Marta? Então, tens que dar à Inês. Monitora 43 O que eu quero que vocês compreendam é que: o leite, este é o quê? Alunos 31 Azeite. Monitora 44 Então vejam estes materiais quando têm este aspecto, quando se eu abrir o saco, o que está lá dentro molha o chão todo, dizemos que estas coisas estão no estado líquido. São líquidos. Por exemplo, a água e o sumo são líquidos. Quando bebemos água ou sumo, bebemos líquido. Monitora 45 Agora, por exemplo, se eu tocar aqui, neste, eu viro ao contrário e ele não está a cair. Reparem aqui para diferenciar este (leite) deste (manteiga), este escorre, parece que vai cair e este não. Este está líquido. Este está sólido. Monitora 46 Queria que todos colocassem aqui os vossos saquinhos. Exploração a uma temperatura aproximada de - 7ºC Monitora 47 Então, o que eu fiz foi colocar saquinhos iguais a estes dentro desta caixinha. Saquinhos com o mesmo peso, a mesma massa. A diferença é que esta caixa parece um congelador, tem gelo, está uma temperatura muito baixa, muito baixa. Monitora 48 Para saber a que temperatura está o interior da caixa, tenho aqui um outro tipo de termómetro, neste termómetro aparecem logo aqui os números, é mais fácil. Tem aqui um sensor. Monitora 49 Posso pedir ajuda a um de vocês para me dizer como é que está a temperatura aqui dentro? Está mais alta ou mais baixa que cá fora? Alunos 32 Mais alta.

4 Monitora 50 Mais alta?!... Educadora 5 Eles não percebem assim. Tem que perguntar se está frio ou calor. Monitora 51 Então, se tem gelo lá dentro, como é que está a temperatura? Alunos 33 Está frio. Monitora 52 Chegámos à conclusão que está aqui mais frio. Então, será que aconteceu alguma coisa às amostrinhas por serem colocadas no frio, ou será que vão ficar iguais? Alunos 34 Vão ficar de gelo. Monitora 53 O que é que isso quer dizer? Alunos 35 Vão ficar muito frias. Monitora 54 Será que vai acontecer a mesma coisa a todas as amostras? Monitora 55 Já alguém fez em casa essa experiência? Monitora 56 Quando vocês se magoam em casa, o que é que a mãe vai buscar ao congelador? Alunos 36 Gelo. Alunos 37 Uma coisa fria. Monitora 57 Uma coisa fria, gelo. Já alguém, alguma vez viu fazer gelo? Como é que se faz o gelo? Alunos 38 A mãe foi buscar uma saquinha e depois pôs lá água e depois pôs no frigorífico e depois fez umas pedrinhas de gelo. Monitora 58 Umas pedrinhas, então ficou duro ou ficou mole? Alunos 39 Ficou duro. Monitora 59 Será que todos os materiais vão ficar duros, os que estivemos a ver? Alunos 40 Não. Monitora 60 Quais é que vocês acham que não vão ficar? Monitora 61 Vamos ver o que vai acontecer? Monitora 62 Como os saquinhos estão muito frios, peguem aqui assim, por cima. Depois apertam assim para ver se está duro ou mole. Tentem descobrir o que é. Alunos 41 Isto está duro. Alunos 42 Esta água está parada. Alunos 43 Olha aqui, o meu não vai. Monitora 63 Quem é que tem algum que se virar ao contrário parece que vai cair. Alunos 44 O meu não vai. Monitora 64 O teu não vai. E o teu? Alunos 45 O meu também não. Monitora 65 Aquele ali não é bem assim (sal) Educadora 6 - Ora, vê lá Diogo. Monitora 66 O que é que isso parece? Alunos 46 Parece açúcar. Monitora 67 Aquele menino está com uma cara muito estranha. O que é que se passa? Educadora 7 O que é que foi Abel? Monitora 68 O que se passa com o teu saquinho? Levanta e vira ao contrário. Agora vira outra vez. Monitora 69 Quem é que tinha água que disse que ficou dura. Então, aquele, o que será? Monitora 70 Quem mais tem água na mão e que ficou dura? (Os meninos levantam as mãos com o saquito) Então, e aquele? E tu? O que será isso? Alunos 47 Água. Monitora 71 Será?!... Será que aquilo é água? Alunos 48 Eu não sei. Alunos 49 Eu também não.

5 Monitora 72 - É uma água muito esquisita Alunos 50 Não ficou gelo Monitora 73 Aquele saquinho que o Abel tem na mão também esteve aqui dentro, está frio, mas não ficou sólido, está líquido. Não é água. A água ficou gelo. Isto não. Reparem neste símbolo. È parecido com um que se vê nos hospitais. È um material que vocês têm em casa, na casa de banho, é álcool. Sabem o que é álcool? É o que a vossa mãe usa para desinfectar, para pôr nas feridas. Monitora 73 Emprestas-me o teu gelo? É água congelada, nós dizemos que é gelo. Eu viro o saco ao contrário, ele está duro, não cai. Este é álcool, eu viro o saco, reparem no que acontece, mas estavam os dois na mesma caixinha, a uma temperatura muito fria. Este congelou, este não. Significa que este é o álcool e este a água. Pareciam os dois iguais, mas a uma temperatura muito baixa, um ficou líquido e o outro como é que eu disse há bocado? Alunos 51 Ficou gelo. Monitora 74 Ficou sólido. Este líquido (álcool) e este sólido (água). Monitora 75 Então e se eu agora colocasse estes saquinhos em água quente? Por exemplo, se eu pegasse no saquinho com gelo e o colocasse em água quente? Alunos 52 Ficava como estava. Monitora 76 Ficava como o que tens aí, ou como o que tínhamos visto antes? Alunos 53 Como o que tínhamos visto antes. Quando estavam a mexer-se. Monitora 77 Como quando estavam a mexer-se, como quando estava líquido. Monitora 78 Lembram-se da temperatura a que estava esta sala? A caixa do frio, como se fosse um congelador, a sua temperatura era mais alta ou mais baixa? Era mais quente ou mais frio? Alunos 54 Era mais baixa, era mais frio. Monitora 79 O material, consoante a temperatura, pode mudar. Uns ficam duros, outros não. Monitora 80 Quem tem mel? Podes colocar aqui? (Quadro de registo) Monitora 81 - Quem tem o da cruzinha, o que não ficou duro, o álcool? Podes pôr aqui? Monitora 82 E este que parece quem tem? Este é o sal. Podes pôr aqui? Boa. Monitora 83 E este aqui, ninguém sabe quem é! Alunos 55 É o azeite. Monitora 84 O azeite, boa. Quem tem? Alunos 56 A Carolina. Monitora 85 Carolina, olha, a tua amostra já está a passar a outro estado. Temos aqui uma parte que está Alunos 57 Duro. Monitora 86 Dura, e outra parte que está Alunos 58 A mexer-se. Monitora 87 A mexer-se, que está líquida. Repara, Carolina, temos azeite nos dois estados: líquido e sólido. Repara, a temperatura a que estava a tua mão, fez com que isso se alterasse. Já repararam? O que é que vai acontecer aos saquinhos que vocês têm na mão se os continuarem a apertar? Alunos 59 O dela também está a começar a ficar. Monitora 88 Por que é que será que isso está a acontecer? Monitora 89 quando vocês estão a comer um gelado, na praia, o que é que acontece se demoram muito tempo a comê-lo? Alunos 60 Começa a derreter. Monitora 90 O que é isso derreter? Quem é que me explica? Alunos 61 Parece que está a ficar mole.

6 Monitora 91 Fica líquido. Ora, quem é que ainda falta? Alunos 62 O queijo. Monitora 92 Será queijo? Alunos 63 Este é leite. Monitora 93 Será leite ou queijo? Monitora 94 Todos concordam que seja leite? Alunos 65 Sim. Monitora 95 Vamos lá colocar no seu sítio. Este leite está líquido e este está? Monitora 96 - sólido. Monitora 97 Agora o que é que falta? Alunos 66 Queijo? Monitora 98 Será queijo? Quem é que se lembra do nome de outra coisa que também serve para pôr no pão, parecido com queijo? Alunos 67 Manteiga. Monitora 99 Muito bem, manteiga. Será queijo ou manteiga, o que vocês têm na mão? Alunos 68 Manteiga. Exploração a uma temperatura aproximada de 41ºC Monitora 100 Se vocês agora colocassem esses materiais na água quente, o que é que acham que iria acontecer? Já houve um menino que disse que iriam ficar como os que nós tínhamos primeiro. Será? Monitora 101 Sabem a que temperatura é que está a água? Alunos 69 Quente. Monitora 102 Alta ou baixa? Temperatura? Alunos 70 Alta. Monitora 103 Aqui o nosso termómetro diz 41,2º C. Então nós vamos pôr os nossos saquinhos aqui dentro, todos ao mesmo tempo, bem afastadinhos. Alunos 71 Vai derreter. Monitora 104 Então nós vamos ver o que vai acontecer ao nosso mel à nossa água ao álcool Monitora 105 O que é que pensam que vai acontecer ao gelo? Alunos 72 Vai ficar mole. Monitora 106 Vai ficar mole, vai ficar líquido. Monitora E ao azeite? Também vai ficar líquido. Monitora E ao leite? Alunos 73 Vai cair. Monitora 109 Tem lá uma parte que ainda está dura, sólida. Vamos aguentar mais um bocadinho. Monitora 110 Alguém me sabe dizer o que é que influencia um material ficar duro ou sólido? Por que é que o leite, por exemplo, ficou duro ou sólido? Alunos 74 O leite ficou morno. Alunos 75 Fica quente. Monitora 111 O leite ficou morno? É uma ideia muito engraçada. Por que é que dizes que ficou morno? Alunos 76 Porque está a derreter. Monitora 112 Então, e como é que ele estava antes de ir para ali? Alunos 77 Estava duro.

7 Monitora 113 E estava quente ou frio? Alunos 78 Estava frio. Monitora 114 Então, depois como é que ficou? Alunos 79 Morno. Monitora 115 E tu, por que dizes que ficou quente? Alunos 80 Porque está na água. Monitora 116 Ah, porque está na água quente. Monitora 117 Vamos então ver o que aconteceu ao leite. Ainda tem aqui um bocadinho de gelo mas ficou molinho, ficou líquido. Monitora 118 E a água? Reparem, também tem uma parte líquida e aqui tem gelo. Monitora 119 E o nosso azeite. Quando está no frio fica assim, duro, sólido. Na água quente, fica assim, molinho. Monitora 120 Bom, gostaram de trabalhar com os materiais? Aprenderam alguma coisa hoje? Alunos 81 Siimm. Monitora 121 O quê? Já conheciam estes tipos de termómetros? Alunos 82 Não. Monitora 122 Pois é, só conheciam os de medir o febre, a vossa temperatura. Monitora Obrigada e espero que tenham gostado.

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se,

Leia mais

GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio

GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio Monitora 1 Onde é que nós estamos? Alunos 1 Na Fábrica. Monitora 2 Mas em que espaço? Ora reparem à vossa volta. Alunos 2 Numa

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos

GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho

GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel. Ensaio 1

Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel. Ensaio 1 Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel Ensaio 1 E 1 Neste tabuleiro temos diferentes materiais que vocês conhecem que eu gostaria que vocês identificassem. Podem mexer, tocar, para saber o que está dentro

Leia mais

Grupo 2 4º ano. Ana, Ana Filipe, Guilherme. Ensaio 1

Grupo 2 4º ano. Ana, Ana Filipe, Guilherme. Ensaio 1 Grupo 2 4º ano Ana, Ana Filipe, Guilherme Ensaio 1 E1 Dentro deste tabuleiro estão saquinhos com materiais que vocês conhecem. A Ana está aqui a fazer uma cara podem pegar, podem mexer e tentar identificar

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar. Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias

CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar. Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias OS No ínicio: Hoje vamos falar dos sentidos. O que é que vocês já sabem

Leia mais

DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA

DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA Monique Aparecida Voltarelli Resumo Este trabalho foi desenvolvido com crianças da fase 5 da educação infantil de uma Escola Municipal de Educação Infantil de São Carlos.

Leia mais

FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 1.º Ano 3.

FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 1.º Ano 3. FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00 LUZ E ESCURIDÃO Nível aconselhado 1.º Ano 3.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Reconhecer o Sol como fonte de luz * Reconhecer que o Sol emite calor * Ser capaz

Leia mais

QUE OS TEUS PAIS. inês faria

QUE OS TEUS PAIS. inês faria QUE OS TEUS PAIS 2 QUE OS TEUS PAIS inês faria 3 Olá a todos! P. 7 ALGUMAS COISAS QUE OS TEUS PAIS NÃO TE DISSERAM P. 9 INDEPENDÊNCIA! P. 23 4 SER MULHER O PRIMEIRO DRAMA DRAMÁTICO DA VIDA DE UMA MULHER

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais

Intenção: Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes tipos de moradia.

Intenção: Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes tipos de moradia. JARDIM C MORADIAS Intenção: Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes tipos de moradia. 2 Roda de Conversa: descrever os tipos de moradias apresentados, tipos de materiais usados e ambientes. Problematização

Leia mais

Nossa, até o número é legal! Bonito o número! - Ah, que isso! - É sério! Tem gente que tudo é bonito! Rosto, corpo, papo...

Nossa, até o número é legal! Bonito o número! - Ah, que isso! - É sério! Tem gente que tudo é bonito! Rosto, corpo, papo... Seis ou sete? - Oi. Eu tava te reparando ali, você.. - É mesmo? - Pois é, você me lembra aquela atriz... Como que ela chama mesmo? - Todos me dizem isso. É a Bruna, não é? - Ela mesma! Você é a cara dela.

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

Conhece a Ana. // Perfil

Conhece a Ana. // Perfil Conhece a Ana // Perfil Nome: Ana Rodrigues Idade: 21 anos Nacionalidade: Portuguesa Cidade: Caxarias/Ourém Escola: Escola Superior de Saúde (ESSLei) Curso: Licenciatura em Dietética País Escolhido: Lituânia

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM! 2ª FEIRA 18 de Março Amanhã é dia de São José e é por isso que celebramos também o dia do pai! Neste Bom Dia iremos olhar para a figura dos nossos pais. Ainda se lembram da Semana Missionária Salesiana?

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale...

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale... Fichas de Português Bloco V Estruturas Gramaticais Números cardinais ; 101 a 1 000 000 000. Количественные числительные... Numerale cardinale... Preposição + pronomes pessoais. Пpeдлoг + мecтoимeниe. Prepoziţii

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

Escondidinho de Carne Moída

Escondidinho de Carne Moída Escondidinho de Carne Moída Olá, hoje vou colocar a receita de um prato que não fiz para receber, na verdade foi um jantarzinho prático para uma segunda qualquer mas ficou tão gostoso que resolvi postar.

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

MATEMÁTICA FÁCIL. Se você respondeu sim para estas questões então podemos perceber algumas características. São elas:

MATEMÁTICA FÁCIL. Se você respondeu sim para estas questões então podemos perceber algumas características. São elas: 1 MATEMÁTICA FÁCIL Ao escrever este material, pensei em todas as pessoas que gostariam de aprender matemática de uma forma simples, como se estivessem conversando com um colega. Assim, os objetivos são

Leia mais

receitas de sobremesas

receitas de sobremesas receitas de sobremesas introdução Este e-book foi elaborado pensando em nossos leitores, que buscam uma vida saudável e tem uma rotina corrida. Nós do blog Malu Saudável além de gostar de cozinhar, gostamos

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

VERBOS Parte 1. Nesse vídeo você vai aprender o que é, ficar, esquentar, fechar, lembrar, esquecer, precisar, brincar, vir, arrumar, e fazer.

VERBOS Parte 1. Nesse vídeo você vai aprender o que é, ficar, esquentar, fechar, lembrar, esquecer, precisar, brincar, vir, arrumar, e fazer. VERBOS Parte 1 Fala aí galera, como é que tá? Esse é o primeiro vídeo dos Verbos, os verbos mais utilizados no Brasil que são diferentes no Espanhol. Preste muita atenção na explicação desses verbos porque

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Ficar completo Ficar completo, Página 1

Ficar completo Ficar completo, Página 1 Ficar completo Ficar completo, Página 1 A maior parte do que ouvimos na vida é sobre como tudo era ou como poderia ser. Especialmente quando ficamos mais velhos, pensamos em como eram as coisas quando

Leia mais

FÉRIAS

FÉRIAS 2ª FEIRA 17 de Junho INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar a última semana de Escola. Alguns podem estar muito contentes porque estão desejosos de ir de férias, mas alguns até podem estar mais tristes

Leia mais

Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material

Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material Questão I O Tamanho do Rebuçado Questão II O Tipo de Rebuçado Questão III O Estado de Divisão do rebuçado Questão IV A Quantidade de Líquido

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Hoje, às 10h, o H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto, perdeu uma perna enquanto praticava natação. A perna desapareceu

Hoje, às 10h, o H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto, perdeu uma perna enquanto praticava natação. A perna desapareceu Hoje, às 10h, o H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto, perdeu uma perna enquanto praticava natação. A perna desapareceu no horizonte. O que há-de fazer o h? Um dia a letra

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho Questões sobre o portfólio respondidas pelas crianças: 1. O que é um portfólio? 2. Gostas do teu portfólio? Porquê?

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer No Inverno, não há no vale dos ursos nem cogumelos, nem amoras, nem o mel das abelhas. Em vez disso, só há neve,

Leia mais

Às voltas no supermercado

Às voltas no supermercado Às voltas no supermercado As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável?

Leia mais

Portuguese as a foreign language TEST

Portuguese as a foreign language TEST Portuguese as a foreign language TEST Prénom / First Name: Nom / Family Name: Adresse / Address: e-mail / Tel: Marque a alternativa que melhor completa as frases abaixo. 1- Como seu fim de semana? está

Leia mais

O que te dá brilho nos olhos?

O que te dá brilho nos olhos? O que te dá brilho nos olhos? Você sabia que se fizer o que não gosta terá que trabalhar? E também se fizer o que gosta terá que trabalhar também? O que você prefere? Trabalhar fazendo o que gosta, com

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

Gosto muito do pequeno-almoço!

Gosto muito do pequeno-almoço! Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Hoje, o

Leia mais

DESABITUAÇÃO. MULHER 1 Foi agora? MULHER 2 Foi. MULHER 1 Você viu? MULHER 2 Não, eu não vi nada. Não sei de nada.

DESABITUAÇÃO. MULHER 1 Foi agora? MULHER 2 Foi. MULHER 1 Você viu? MULHER 2 Não, eu não vi nada. Não sei de nada. DESABITUAÇÃO (Duas mulheres e um homem estão em volta de algo que não podemos ver. Os três olham para a presença ausente, um mesmo ponto fixo no chão. Durante a cena, todos agem com uma naturalidade banal,

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini A CAMINHO DO NATAL Em novembro, as prateleiras lá de casa começam a encher-se com pequenos embrulhos coloridos, de todos os tamanhos

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º e 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Na parte anterior, investigamos o método de

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade Plano de Aula 17 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 13/06/2016 Título: Sentimento de Fraternidade

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

Um passinho outro passinho

Um passinho outro passinho Um passinho outro passinho Inácio tinha o mesmo nome do seu melhor amigo, o avô Nacho. Quando Inácio nasceu, o seu avô disse a toda a gente: O Inácio não irá a aprender a dizer avô antes dos três anos,

Leia mais

FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4.

FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4. FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00 ASPETOS FÍSICOS DO MEIO Nível aconselhado 4.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Saber interpretar um boletim meteorológico * Ficar a conhecer as diferentes

Leia mais

É verdade! Podemos. E IREMOOOOOOOOS!

É verdade! Podemos. E IREMOOOOOOOOS! Ei, o que estão a fazer com o meu trabalho? O meu nome é Chloe Park. Sou estudante na Universidade da Califórnia. As pessoas acham me demasiado nova para andar na faculdade. É verdade que sou a mais nova

Leia mais

O SEGREDO DO ARCO-ÍRIS

O SEGREDO DO ARCO-ÍRIS O SEGREDO DO ARCO-ÍRIS helenaconectada.blogspot.com.br erto dia, Kika estava na escola e durante o recreio viu um lindo arco-íris no céu e disse: Olha! Um arco-íris! Seus coleguinhas olharam para o céu

Leia mais

FICHA 2 QUE ROUPAS DEVEMOS USAR? 60:00. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. Pré - Escolar 1.º Ano 2.

FICHA 2 QUE ROUPAS DEVEMOS USAR? 60:00. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. Pré - Escolar 1.º Ano 2. FICHA 2 QUE ROUPAS DEVEMOS USAR? 60:00 ASPETOS FÍSICOS DO MEIO Pré - Escolar 1.º Ano 2.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Identificar diferentes estados de tempo: chuva, vento, trovoada e sol

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

Alimentix. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar?

Alimentix. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar? Alimentix O teu jogo dos Alimentos Jogar Como Jogar? Olá amigo! O Alimentix é um jogo extraordinário que não vais poder deixar de conhecer. Estás pronto? 1. Começa por escolher o jogo que queres jogar;

Leia mais

para todos! feliz ano-novo não... sopa pura?! então eu tenho que tomar sopa pura! pãozinho aqui em casa... porque não sabe ligar a tv...

para todos! feliz ano-novo não... sopa pura?! então eu tenho que tomar sopa pura! pãozinho aqui em casa... porque não sabe ligar a tv... feliz ano-novo para todos! *soluço* por que o seu irmãozinho está chorando? ele está vendo alguma coisa triste? não... é que ele fica deprimido porque não sabe ligar a tv... *suspiro* se existe uma coisa

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Meu Amigo Bolacha. Natael Noé Santana

Meu Amigo Bolacha. Natael Noé Santana Meu Amigo Bolacha Natael Noé Santana Sorocaba SP 2015 Edição do Autor ISBN-13: 978-1514258484 ISBN-10: 151425848X 2 Este livro dedico especialmente a minha linda filha Lívia, a pessoinha que eu mais amo

Leia mais

O Semáforo Nutricional

O Semáforo Nutricional As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável? Sustentável é um adjetivo

Leia mais

Porque tenho de tirar fotografias por dentro?

Porque tenho de tirar fotografias por dentro? Porque tenho de tirar fotografias por dentro? cufitas cufitas 2 Este livro pertence a: nome idade Para mais tarde recordares põe aqui a tua mão e com uma caneta desenha à volta Olá! Eu sou o Cufitas e

Leia mais

- Dissolve uma colher pequena de fermento num copo cheio de água. - Coloca uma gota desta mistura na lâmina e cobre-a com a lamela.

- Dissolve uma colher pequena de fermento num copo cheio de água. - Coloca uma gota desta mistura na lâmina e cobre-a com a lamela. Nível 1 - Cap. 1 Actividade 1 1/2 Os micróbios são seres vivos muito pequenos que não se conseguem ver a olho nú. Só conseguimos ver os micróbios através do microscópio. Área de Registo Levedura Os micróbios

Leia mais

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto para JOGO 1 Nível1 A praia O jardim O quarto A casa de banho A sala APPT21. 2005. Todos os direitos reservados. 1 para A cozinha O supermercado A escola Vamos calçar Categoriza os itens Vamos brincar Categoriza

Leia mais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Entrevista 3 Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Eu- Primeiro que tudo que quero saber se vocês, a nível geral, se gostaram do trabalho

Leia mais

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando Não me leve a mal Começa a cena no meio de um bloco. Ao redor há confetes, purpurinas e latas de bebida para todo o lado. A música está alta. No centro há um grupo de foliões delimitados por uma corda

Leia mais

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Acompanhe o leitor competente em ação. Leio o titulo: A moringa, a geladeira e a roupa no varal. São três coisas

Leia mais

Cogumelos e Ao Molho de Manteiga e Limão

Cogumelos e Ao Molho de Manteiga e Limão Receita de Linguado Com Cogumelos e Ao Molho de Manteiga e Limão O linguado é um dos nossos peixes favoritos, pois a carne é macia, de sabor suave e que combina com diversos tipos de preparo. Hoje ensinaremos

Leia mais

Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados

Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados Actividade: Medir quadrados. Tipo: Resolução de problemas. Conteúdos: Noção de quadrado, introdução à medida, noções de tamanho, identificação das características

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada.

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. Era Uma Vez A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. A ratinha tinha uma felpa de ferro e pensava

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós. 2ª FEIRA 11 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

Professor - Sim, Tomás, e podem usar materiais como o desenho, colagens, fotografias, textos e tudo o que a vossa imaginação ditar! O trabalho mais or

Professor - Sim, Tomás, e podem usar materiais como o desenho, colagens, fotografias, textos e tudo o que a vossa imaginação ditar! O trabalho mais or Lili e o jogo das profissões Naquele dia, o professor Mocho tinha uma grande surpresa para os nossos amiguinhos: um jogo que nenhum deles iria querer perder! Professor Mocho - Bom dia, meus queridos alunos!

Leia mais

Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante

Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante Uma coisa que esteve presente na infância de todos é o bolo. Bolo é algo fácil de fazer e que toda mãe faz para adoçar a vida dos filhos. Porém, assim

Leia mais

[A presença das normas sociais nos documentos orientadores da prática pedagógica]

[A presença das normas sociais nos documentos orientadores da prática pedagógica] [Percurso profissional] ( ) Estou no décimo terceiro ano de serviço ( ) tenho trabalhado com várias faixas etárias, desde a creche, dois, três, quatro, cinco anos de idade. Fiz uma interrupção de apenas

Leia mais

Resumo. O Coelho Mágico fica doente

Resumo. O Coelho Mágico fica doente Resumo Um dia o coelho estava no parque e apanho uma grande molha. No dia seguinte, adoeceu. Tentou curar-se a si próprio com magia mas não conseguiu. O que fez ele a segui? Se quiseres saber o fim da

Leia mais

Salada de atum com sorbet de limão

Salada de atum com sorbet de limão Salada de atum com sorbet de limão Essa salada ficou deliciosa Ai vão os ingredientes e o modo de fazer: - Rúcula: só temperei com aceto balsâmico, azeite e uma pitada de sal; - Atum selado: coloque uma

Leia mais

Os meus segundos melhores amigos são a Zoe e o Oliver. Nós andamos todos na mesma escola. É uma escola normal para crianças humanas. Eu adoro-a!

Os meus segundos melhores amigos são a Zoe e o Oliver. Nós andamos todos na mesma escola. É uma escola normal para crianças humanas. Eu adoro-a! Capítulo UM Maria Lua. Sou eu! E o meu melhor amigo é o Coelhinho Rosa. Ele era o meu brinquedo favorito e, por isso, a mãe deu-lhe vida, com a sua varinha mágica. A mãe consegue fazer esse tipo de coisas

Leia mais

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Diretor André Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 24/09/2012 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h. COR PRETA

Leia mais

Em Círculos. Mateus Milani

Em Círculos. Mateus Milani Em Círculos Mateus Milani Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas Ariano Suassuna. Sinopse Círculos. A vida

Leia mais

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005 Título: Poemas da verdade e da mentira Autor: Luísa Ducla Soares Ilustação: Ana Cristina Inácio Edição original: Livros Horizonte, 2005 Edição: Serviço das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Finisterra-

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Alimentação saudável Mês: Abril Habilidade Sócio emocional: Consciência em ação organização e responsabilidade Período: 11 a 15 de Abril Duração: 1h Público: Creches

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

setembro O Senhor Polegar A casa do sono O despertador O balão O amiguinho Jogo dos dedos Jogo das mãos Automassagem...

setembro O Senhor Polegar A casa do sono O despertador O balão O amiguinho Jogo dos dedos Jogo das mãos Automassagem... setembro O Senhor Polegar Jogo dos dedos.... 10 A casa do sono Jogo das mãos... 12 O despertador Automassagem... 15 O balão Consciencialização da própria respiração... 18 O amiguinho Força apaziguadora

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 12

Transcrição de Entrevista nº 12 Transcrição de Entrevista nº 12 E Entrevistador E12 Entrevistado 12 Sexo Feminino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

SEQUÊNCIA 6 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI SEQUÊNCIA 6 ATIVIDADE 6.1

SEQUÊNCIA 6 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI SEQUÊNCIA 6 ATIVIDADE 6.1 SEQUÊNCIA 6 SEQUÊNCIA 6 ATIVIDADE 6.1 Certamente você já ouviu ou leu, nos noticiários, frases como esta: Hoje a temperatura máxima foi de 28 graus Celsius e a mínima foi de 18 graus Celsius. Previsões

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Cobertura de Chocolate cremosa

Cobertura de Chocolate cremosa Cobertura de Chocolate cremosa nd 2.00 10min Ingredientes 1 Tablete de chocolate de culinária (200gr) 1 pacote de natas (200ml) Tr/Amassar 2min 8min 1ª Parta a tablete de chocolate aos cubos e coloque

Leia mais

saltar e pregar partidas.

saltar e pregar partidas. MI G UE L VA L E DE AL M E IDA 26 A escola do arco-íris Como é costume dizer-se, "era uma vez"... Era uma vez uma escola chamada Escola do Arco-Íris. A professora Ana gostava muito das crianças e estas

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 38 Comportamento da água com sal - 1 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º e 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 38 Comportamento da água com sal - 1 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º e 2º ANO DO ENSINO MÉDIO AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 38 Comportamento da água com sal - 1 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º e 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Um dos experimentos mais conhecidos que se

Leia mais

Objeto de Aprendizagem

Objeto de Aprendizagem Objeto de Aprendizagem Ciclo da Água Professoras Responsáveis: Janilse Fernandes Nunes Vasconcel os Luísa Furtado de Mendonça da Costa Marilene Gabriel Dalla Corte Bolsistas: Ticiane Sobroza Gonçalves

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. As turmas da nossa escola ficarão com a missão de rezar, pelo menos, por um seminarista. O que

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais