1- Propiciar iniciativas que dêem maior visibilidade às discussões de gênero e direitos humanos;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1- Propiciar iniciativas que dêem maior visibilidade às discussões de gênero e direitos humanos;"

Transcrição

1 Relatório 01/ de Julho de 2018 APRESENTAÇÃO A Comissão de Direitos Humanos do Instituto de Ciências Biomédicas (CDH- ICB) foi criada em 23/01/2018 através da portaria 002/2018 (doc. 1) e tem por objetivos: 1- Propiciar iniciativas que dêem maior visibilidade às discussões de gênero e direitos humanos; 2- Ser um canal de recebimento de denúncias de violências/assédios dentro da comunidade do ICB, e 3- Atuar de modo integrado, dialogando com comissões assessoras (Ouvidoria, Comissão de Acolhimento da Comunidade ICB) e membros da comunidade do ICB. A CDH-ICB é atualmente composta por membros indicados pela diretoria e por representantes eleitos pelas distintas categorias: estudantes de graduação (Centro Acadêmico Rosalind Franklin), de pós-graduação (Associação de Pós- Graduandos ICB), pós-doutorandos, funcionários técnicos administrativos e terceirizados, e docentes. Por ocasião da confecção deste relatório, algumas categorias ainda não elegeram seus representantes. Composição da CDH-ICB: Ana Paula Rodrigues Silva (representante eleita pelos funcionários ICB-USP), Camila Pereira Soares (estudante do curso de Ciências Fundamentais para a Saúde, indicada pela Diretoria), Profa. Dra. Carla Roberta de Oliveira Carvalho (coordenadora, indicada pela Diretoria), Jamile Ramos da Silva (pós-graduanda do PPG em Microbiologia do ICB, indicada pela Diretoria),

2 Profa. Dra. Maristela Martins de Camargo (coordenadora, indicada pela Diretoria), Rosana Beatriz Duque Araújo (representante eleita pelos PGs do ICB), e Zita Maria de Oliveira Gregório (técnica do Depto de Microbiologia, indicada pela Diretoria). ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTRE JANEIRO E JUNHO DE Oficina de autodefesa para mulheres realizada no dia 08/03, com o professor Andrei Delgado (Escritório USP Mulheres) (doc. 2) 2- Campanha na rede interna de TV e murais do ICB: definições de assédios de acordo com cartilha USP-Ribeirão Preto, adotada pelo escritório USP Mulheres (doc. 3). 3- Solicitação à Comissão de Avaliação Docente (CAD) da USP para revisão do descompasso entre licenças maternidade e paternidade e o tempo de avaliação nos contratos probatórios (e avaliações futuras pela CAD). Profa. Dra. Telma Zorn levou nossa solicitação, que foi aceita no final de fevereiro/18: Texto da Ata da reunião:... Outra solicitação é a inclusão dos períodos de licença maternidade e paternidade. As modificações constarão da próxima versão do Manual Confecção do site (pela funcionária Marilene Guimarães, web designer e mídias, setor de Informática) onde disponibilizamos textos e vídeos sobre direitos humanos, igualdade de gêneros, além de informações sobre encaminhamento de denúncias. Alguns dos vídeos disponibilizados foram legendados exclusivamente para nosso site, por exemplo, o vídeo "O chefe". (doc. 4) 5- Criação do logo da CDH (vide página de rosto) por Camilo Suzuki Pacheco e pela funcionária Maria Lucia de Campos Motta, setor de Comunicação Visual do ICB. A cor verde do logo faz identificação visual com o ICB, enquanto o roxo remete aos movimentos feministas. Juntos, prestam homenagem às Sufragettes e à luta pelo direito das mulheres ao voto. 6- Disponibilização de formulário online para levantamento de indicadores de qualidade das interações entre as pessoas da comunidade do ICB. Os resultados

3 obtidos estão compilados abaixo. Nosso objetivo é aperfeiçoar e repetir a coleta de dados a cada 6 meses. (doc. 5) 7- Distribuição de artigo impresso diretamente nos escaninhos dos docentes (doc. 6). O artigo reflete sobre a incorreção do uso de critérios não-acadêmicos, como personalidade e outras características pessoais, na avaliação de docentes por comitês de contratação e progressão. ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO EM JULHO DE Redação das competências e procedimentos da CDH-ICB observando o Código de Ética da Universidade de São Paulo, o Regimento Geral da USP e as Diretrizes Gerais para as ações institucionais de intervenção diante de situações de violência ou discriminação de gênero ou orientação sexual (CAV Mulheres, USP campus Ribeirão Preto). 2- Programação das eleições dos demais representantes para a CDH-ICB (estudantes de graduação (CARF), pós-doutores, funcionários terceirizados e docentes). 3- Programação de palestras sobre temas ligados a direitos humanos e igualdade de gêneros, de frequência mensal, a serem iniciadas em Agosto de 2018.

4 Documento 2 - Oficina de Autodefesa com Prof. Andrei Delgado.

5 Documento 3 - Campanha na rede interna de TV e murais do ICB: definições de assédios de acordo com cartilha USP-Ribeirão Preto, adotada pelo escritório USP Mulheres. Material produzido pelo Departamento de Informática do ICB.

6 Documento 4 - Confecção do site (por Marilene Guimarães, web designer e mídias, depto. Informática ICB) onde disponibilizamos textos e vídeos sobre direitos humanos, igualdade de gêneros, além de informações sobre encaminhamento de denúncias.

7

8 Documento 5 - Questionário para levantamento de indicadores de qualidade das interações entre as pessoas da comunidade do ICB. Nosso questionário foi divulgado para a comunidade ICB através de institucional e cartazes. A coleta das respostas (anônimas) foi feita durante 30 dias e atingiu apenas 118 respondentes (~3,4% da comunidade de pessoas, não contabilizadas algumas categorias, vide abaixo). Atingimos neste 1o questionário: Alunos Graduação (apenas cursos ICB: Biomédicas e Ciências da Saúde) = 28 / 157 (17,8% da categoria) Alunos Graduação de outras unidades mas cursando disciplina no ICB = 12 / 2000 (0,6% da categoria) Alunos Pós-Graduação (programas do ICB) = 21 / 668 (3,1% da categoria) Alunos Pós-Graduação de outras unidades mas cursando disciplina no ICB = 1 / número correto desconhecido Bolsistas PIBIC = 1 / 42 (2,4% da categoria) Pós-doutores = 4 / 114 (3,5% da categoria) Docentes = 18 / 161 (11,2% da categoria) Docente Sênior ou Pesquisador Visitante = 2 / 16 (12,5% da categoria) Funcionários USP = 30 / 268 (11,2% da categoria) Funcionários terceirizados = 0 / 63 (0% da categoria)

9 Prestador de serviço terceirizado = 1 / número correto desconhecido Das respostas recolhidas, obtivemos que: Q1 Representatividade de cada categoria dentro do universo de respostas obtido.

10 Q2 Q3 O ICB é do sexo feminino e do gênero Mulher (65,3% das respostas). Um dos respondentes questionou a "repetição" da pergunta pois entende que "sexo e gênero são a mesma coisa". Pretendemos incluir na programação de palestras, o tema "identidade de gênero".

11 Q4 O ICB é branco (75,4% das respostas). Achamos interessante que alguns respondedores tentaram especificar suas ascendências em maiores detalhes. Um respondedor escreveu que descende de "avô paterno indígena (e) pai negro", o que seria uma imprecisão na definição do grupo étnico do pai. Talvez exista na comunidade alguma confusão sobre o que constitui grupo étnico, como são formados, etc. Pretendemos incluir na programação de palestras, o tema "identificação étnica". Q5

12 O ICB não tem deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais (94,1% das respostas). Achamos significativo que 3 respondentes (2,5%) assinalaram possuir algum tipo de deficiência mas não quiseram identificar qual. Isto poderia ser considerado um sinalizador de que o meio-ambiente destas pessoas não acolhe/ria portadores da deficiência em questão. Q6 Qual a frequência em que você sentiu que sofreu violência de alguma das categorias descritas abaixo? A frequência de eventos se limitou aos 6 meses anteriores ao questionário. Os valores significam números absolutos de respondentes naquela categoria de assédio e frequência. Nunca Uma vez Ocasionalmente Frequentemente Total Constrangimento público Humilhação pública Agressão física Comentários sexuais Avanços sexuais sem consentimento Comentários ofensivos contra raças/etnias Número absoluto de ocorrências (resposta positiva sem considerar frequência) = 134 Mesmo levando-se em conta um potencial desvio na nossa amostragem, no sentido que indivíduos que tenham sofrido algum tipo de violência seriam potencialmente mais propensos a responder um questionário sobre indicadores de qualidade de interações, consideramos o número absoluto de 134 eventos de violência em um período de 6 meses como sendo muito alto para uma comunidade tão pequena quanto a nossa (total aproximado de pessoas). Todas as categorias de violência deverão ser trabalhadas nas atividades futuras da CDH-ICB, com igual ênfase.

13 Q7 Se você sofreu assédio e/ou mau-trato durante este semestre que acabou de se encerrar, assinale qual a frequência com que você sentiu que sofreu violência de alguma das categorias de pessoas de sua convivência no ICB. A frequência de eventos se limitou aos 6 meses anteriores ao questionário. Os valores significam número absoluto de respondentes naquele assédio e frequência. Nunca Uma vez Ocasionalmente Frequentemente Total Estudantes (Graduação, Pós- Graduação e Estagiários) Pesquisadores (Pós-Doutores e Visitantes) Docentes Funcionários USP Funcionários Terceirizados De acordo com os participantes deste questionário, a categoria docente é a que mais pratica assédios/maus-tratos no ICB. Mesmo considerando-se que os participantes do questionário tenham sido motivados a participar por terem sofrido assédio/mau-trato e portanto, os dados representam uma amostra desviada, isso não muda o fato de que a categoria docente é a que aparece como mais ativa. Em segundo lugar, temos a categoria funcionários USP.

14 Q8 Indique o sexo da(s) pessoa(s) que lhe causou assédio e/ou mau-trato, de acordo com as categorias de pessoas de sua convivência no ICB. A frequência de eventos se limitou aos 6 meses anteriores ao questionário. Os valores significam número absolutos de respondentes naquele assédio e frequência. Feminino Masculino Estudantes (Graduação, Pós- Graduação e Estagiários) Pesquisadores (Pós-Doutores e Visitantes) Docentes Funcionários USP Funcionários Terceirizados Nos chama a atenção que o número absoluto de assédios/maus-tratos praticados por funcionários USP de sexo feminino tenha sido o dobro do número praticado por funcionários do sexo masculino. Haveria aqui uma visão potencialmente equivocada quanto a uma atitude assertiva vinda de uma mulher comparando a mesma atitude vinda de um homem? A mesma assertividade, quando praticada por um homem, talvez não seja vista como assédio, mas como "o funcionário cumprindo seu papel"? Seria isso um reflexo do preconceito inconsciente, ou seja o viés inconsciente? Nos próximos questionários esta questão deverá ser avaliada mais detalhadamente para identificarmos se realmente se trata de assédio/mautrato praticado pela categoria ou se seria reflexo de viés inconsciente dos respondedores.

15 Q9 Se você sofreu assédio e/ou mau-trato e optou por não denunciar, gostaríamos de saber a razão da falta de denúncia. Número absoluto de respostas (porcentagem do total de respostas). Respostas espontâneas em negrito. 50 (47,2%) - Não sofreu assédio e/ou mau-trato. 17 (16%) - O incidente não pareceu importante o suficiente para fazer uma denúncia. 11 (10,4%) - Resolveu o problema por conta própria. 21 (19,8%) - Não denunciou porque achou que nada seria feito a respeito. 24 (22,6%) - Não denunciou porque teve medo de represálias. 8 (7,5%) - Não denunciou porque não sabia o quê e como fazer. 1 (0,9%) - Foi compelido por terceiros a não fazer a denúncia. 1 (0,9%) - As situações não foram explícitas a ponto de realizar uma denúncia. 1 (0,9%) - Sofreu assédio e/ou mau-trato no semestre atual. 3 (2,7%) - Denunciaram o assédio sofrido à pessoa responsável pelo setor. Destes três, dois indivíduos (1,8%) relataram indiferença da pessoa responsável. O esclarecimento da comunidade sobre o encaminhamento de denúncias será feito de maneira ativa, focando principalmente nos estudantes de graduação e pós-graduação, de maneira presencial no início de cada semestre e na forma impressa/eletrônica em fluxo contínuo. Consideramos particularmente preocupantes os relatos espontâneos (em negrito) de indiferença ou convencimento a desistir da denúncia por parte das pessoas responsáveis e/ou de confiança das vítimas.

16 Q10 É inegável que a população do ICB não conhece os procedimentos ao trâmite de uma denúncia. Este é um aspecto que a CDH-ICB pode contribuir facilmente.

! Relatório 02/ de Fevereiro de 2019 APRESENTAÇÃO

! Relatório 02/ de Fevereiro de 2019 APRESENTAÇÃO ! Relatório 02/2018 14 de Fevereiro de 2019 APRESENTAÇÃO A Comissão de Direitos Humanos do Instituto de Ciências Biomédicas (CDH- ICB) é oficialmente composta por: Ana Paula Rodrigues Silva (representante

Leia mais

Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - ANO DE 2016

Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - ANO DE 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DIRETORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - ANO DE 2016 Juiz de Fora, Maio de 2017 2 Considerações

Leia mais

Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania?

Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania? Mural da CIDADANIA Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania? CIDADANIA é um conceito amplo. Refere-se a um conjunto de direitos relacionados às dimensões mais básicas da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM. EDITAL n.º01 / 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM. EDITAL n.º01 / 2016 EDITAL n.º01 / 2016 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA ASCOM A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, amparada pela legislação vigente, em especial

Leia mais

Levantamento junto à torcida feminina do Bahia sobre a sua vivência no estádio em jogos do clube

Levantamento junto à torcida feminina do Bahia sobre a sua vivência no estádio em jogos do clube NÚCLEO DE AÇÕES AFIRMATIVAS Levantamento junto à torcida feminina do Bahia sobre a sua vivência no estádio em jogos do clube Questionário disponibilizado pela ferramenta Google nas redes sociais do Esquadrão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2014 COMISSÃO DE ÉTICA. Titulares: Robleik Barbosa (Presidente) José Messias de Oliveira Junisley Mundim de Oliveira

PLANO DE TRABALHO 2014 COMISSÃO DE ÉTICA. Titulares: Robleik Barbosa (Presidente) José Messias de Oliveira Junisley Mundim de Oliveira PLANO DE TRABALHO 2014 Titulares: Robleik Barbosa (Presidente) José Messias de Oliveira Junisley Mundim de Oliveira Suplentes: Ronaldo Vasconcelos da Silva Francisco Cesar de Sousa Carlos André Cavalcante

Leia mais

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PERGUNTA 1 - A companhia possui uma ou mais políticas corporativas em relação à erradicação do trabalho

Leia mais

Diretriz: Recrutamento e Seleção

Diretriz: Recrutamento e Seleção AÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS Diretriz: Recrutamento e Seleção Aperfeiçoamento dos editais terceirização, stacando ambos os gêneros (ex: garçon/garçonete; copeiro/copeira; recepcionistas (homens e mulheres)),

Leia mais

- SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN

- SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Assessoria de Avaliação Institucional AAI Comissão Própria

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2013 COMISSÃO DE ÉTICA. Titulares: Robleik Barbosa (Presidente) José Messias de Oliveira Junisley Mundim de Oliveira

PLANO DE TRABALHO 2013 COMISSÃO DE ÉTICA. Titulares: Robleik Barbosa (Presidente) José Messias de Oliveira Junisley Mundim de Oliveira PLANO DE TRABALHO 2013 Titulares: Robleik Barbosa (Presidente) José Messias de Oliveira Junisley Mundim de Oliveira Suplentes: Francisco Cesar de Sousa Wanderson Lopes Lamounier Carlos André Cavalcante

Leia mais

DOCUMENTO CONTROLADO COM IMPRESSÃO PROIBIDA

DOCUMENTO CONTROLADO COM IMPRESSÃO PROIBIDA Cadastrado Ação Avaliação de Elaborador Revisão Aprovação Barra de Responsáveis Responsável MICHELLE DA ROCHA GABRIG DE CARVALHO JANDREY GUSTAVO PLISSARI BARBARA SANTOS MIRAGAYA ANA CRISTINA FREIRE DOS

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX/015/2012 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos

Leia mais

Ouvidoria-Geral da Petrobras. Balanço 2016

Ouvidoria-Geral da Petrobras. Balanço 2016 Ouvidoria-Geral da Petrobras Balanço 2016 Sumário 01. destaques gerais Destaques Gerais Em 2016, nossa Ouvidoria-Geral passou por um profundo processo de reformulação na atuação e de redefinição de estrutura,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO GRADUANDO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO GRADUANDO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL CENTRAL EDITAL Nº 47/2018-DG/CNAT/IFRN PROCESSO

Leia mais

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO 2017/1 Este relatório objetiva publicizar os resultados da autoavaliação do Curso de Nutrição, realizada pelos discentes do curso em 2017/1

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL EDITAL Nº 001, 06 DE MAIO DE 2019

EDITAL DE CHAMADA PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL EDITAL Nº 001, 06 DE MAIO DE 2019 EDITAL DE CHAMADA PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL EDITAL Nº 001, 06 DE MAIO DE 2019 A Comissão Temporária, no uso das atribuições conferidas pela Portaria Nº 162, de 06 de Maio de 2019, conforme Ofício

Leia mais

Relatório trimestral sobre o andamento dos trabalhos da Ouvidoria

Relatório trimestral sobre o andamento dos trabalhos da Ouvidoria UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS OUVIDORIA Relatório trimestral sobre o andamento dos trabalhos da Ouvidoria Período: Dezembro de 2010, Janeiro e Fevereiro de 2011 LAVRAS-MG 2011 2 1 APRESENTAÇÃO A Ouvidoria

Leia mais

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES Orientar o aluno durante o desenvolvimento do Plano de Trabalho, modelo disponível no Sites Docentes:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PROTOCOLO CENTRAL. EDITAL n.º 001 / 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PROTOCOLO CENTRAL. EDITAL n.º 001 / 2018 EDITAL n.º 001 / 2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS (AS) O Protocolo Central da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, amparada pela legislação vigente, em especial pela Lei n.º 11.788/2008,

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO -

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - CAPÍTULO I Da Natureza, das Finalidades e dos Objetivos Art.

Leia mais

NEAB Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

NEAB Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO NEAB Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros EDITAL/UFU/N o 54/2015 PROEX A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

2.2 Estimular e dar visibilidade a produção artística audiovisual dos/as estudantes dos Cursos de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes;

2.2 Estimular e dar visibilidade a produção artística audiovisual dos/as estudantes dos Cursos de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes; assds 1. Apresentação Este edital é destinado a inscrição e seleção de artistas e realizadores/as brasileiros/as com obras audiovisuais produzidas entre 2016 e 2017. Serão consideradas obras audiovisuais:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE Edital nº 012/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA UFPB PARA COMPOR O GRUPO DE TRABALHO

Leia mais

Atento. Responsabilidade Social Corporativa Programa de Diversidade

Atento. Responsabilidade Social Corporativa Programa de Diversidade Atento Responsabilidade Social Corporativa Programa de Diversidade Margarete Yanikian Gerente de Responsabilidade Social, Ouvidoria e Comunicação Interna 6/28/2019 1 Quem Somos? Atento Brasil é uma unidade

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

Iniciação Científica sem Bolsa. Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos

Iniciação Científica sem Bolsa. Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos Iniciação Científica sem Bolsa 2014 Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos Escola de Comunicações e Artes Comissão de Pesquisa Iniciação Científica Sem Bolsa Manual para inscrição de projetos

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM?

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM? SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS BARRA MANSA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20162 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 942 2 - Você conhece

Leia mais

Política de Divulgação. de Informações

Política de Divulgação. de Informações Política de Divulgação de Informações Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/6 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...3 CAPÍTULO II - DA RESPONSABILIDADE...3

Leia mais

COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE. Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO

COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE. Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO Prof. Dr. EDISON MARTINS MIRON São Carlos 2019 VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO

Leia mais

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU 1 ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU EDITAL 008/2012 GDHS/HC-UFU EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, ESTUDO E PESQUISA DE UBERLÂNDIA - FAEPU, no uso da competência

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL

DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL Psic. Esp. Giovanna Lucchesi Terapeuta de Casais Fundadora da DIVERSUS - Consultoria em Diversidade Sexual DSG A diversidade sexual e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR EDITAL n.º 002 / 2017 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS (AS) FADIR A Faculdade de Direito FADIR da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, amparada pela legislação vigente, em especial pela Lei

Leia mais

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012.

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O que será apresentado no encontro? O que é a CPA, objetivos, composição,

Leia mais

O que é uma pesquisa de vitimização?

O que é uma pesquisa de vitimização? O que é uma pesquisa de vitimização? Uma pesquisa de vitimização consiste em uma série de perguntas feitas a pessoas escolhidas para representarem a população, sobre terem ou não sido vítimas de algum

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (ASCOM) EDITAL n. 001/ 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (ASCOM) EDITAL n. 001/ 2018 EDITAL n. 001/ 2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS (AS) (ASCOM) A Assessoria de Comunicação ASCOM da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, amparada pela legislação vigente, em especial pela

Leia mais

maira@datapopular.com.br Metodologia Fase Quantitativa Questionário online com universitários Fase Qualitativa Universitários e especialistas 1.823 entrevistas 99% dos universitários brasileiros acessam

Leia mais

INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016

INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016 INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016 Prezados Docentes, Em relação à regulamentação das atividades de extensão na Unesp, mais especificamente sobre Cursos e Eventos de Extensão, a Comissão Permanente de Extensão

Leia mais

PROCEDIMENTOS E DOCUMENTAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DE BOLSA

PROCEDIMENTOS E DOCUMENTAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DE BOLSA UFOP PROCEDIMENTOS E DOCUMENTAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DE BOLSA A. BOLSA DA UFOP As bolsas de pós-graduação da UFOP são regulamentadas pela Portaria Reitoria 108, de 21 de fevereiro de 2014, disponível para

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo CAMPUS SÃO PAULO Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo CAMPUS SÃO PAULO Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À GESTÃO NA PRAE (BIG PRAE) 2018 O presente documento torna pública a finalidade e as etapas do processo seletivo de estudantes de graduação da para a

Leia mais

A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa

A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa Nada de diferente. O não continua sendo a palavra usada pelos banqueiros na hora de negociar as reivindicações dos funcionários da Campanha

Leia mais

Relatório trimestral sobre o andamento dos trabalhos da Ouvidoria

Relatório trimestral sobre o andamento dos trabalhos da Ouvidoria UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS OUVIDORIA Relatório trimestral sobre o andamento dos trabalhos da Ouvidoria Período: Junho/Julho/Agosto de 2010 LAVRAS-MG 2010 2 1 APRESENTAÇÃO A Ouvidoria da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CANGUARETAMA EDITAL 08/2015 DG/CANG/IFRN

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CANGUARETAMA EDITAL 08/2015 DG/CANG/IFRN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CANGUARETAMA EDITAL 08/2015 DG/CANG/IFRN COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO BR-101, Km 160, S/N, Areia Branca,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR. EDITAL n.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR. EDITAL n. EDITAL n. º 001 / 2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS (AS) FADIR A Faculdade de Direito FADIR da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, amparada pela legislação vigente, em especial pela Lei

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EDITAL Nº 004/2018 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB PARA COMPOR OS GRUPOS DE TRABALHO DE

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP FINALIDADE Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica ou tecnológica, bem como complementar a formação

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E NÚCLEO DE PRÁTICA GERENCIAL 2017.2 A Direção Acadêmica

Leia mais

Março de Relatório de Avaliação do 8º Dia de Orientação dos Delegados. Ano Letivo 2014/2015. Gabinete de Apoio ao Tutorado

Março de Relatório de Avaliação do 8º Dia de Orientação dos Delegados. Ano Letivo 2014/2015. Gabinete de Apoio ao Tutorado Março de 2015 Relatório de Avaliação do 8º Dia de Orientação dos Delegados Ano Letivo 2014/2015 Gabinete de Apoio ao Tutorado ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Principais indicadores... 4 3. Conclusão... 6

Leia mais

UNIVERSIDADE DANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para mudar

UNIVERSIDADE DANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para mudar UNIVERSIDADE DANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para mudar RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/NAI ANO - 2017 ATIVIDADES

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CURRAIS NOVOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CURRAIS NOVOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CURRAIS NOVOS EDITAL Nº 03/2016 - DG/CN/IFRN PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO RESOLUÇÃO DO CONSELHO DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO Nº. 06/2015 Estabelece normas para o funcionamento da Secretaria da Faculdade de Comunicação FAC da Universidade de Brasília.

Leia mais

Plano de Trabalho da Ouvidoria UFLA para o ano de 2017

Plano de Trabalho da Ouvidoria UFLA para o ano de 2017 Plano de Trabalho da Ouvidoria UFLA para o ano de 2017 Lavras MG 2017 1 APRESENTAÇÃO A Ouvidoria da Universidade Federal de Lavras, órgão autônomo, criado pela Resolução CUNI nº 018, de 6 de maio de 2009,

Leia mais

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 Pelo presente faz-se saber que estarão abertas, no período de 10 de dezembro de 2018 a 08 de fevereiro de 2019, as inscrições para seleção de bolsistas do

Leia mais

Condições específicas - Redes Sociais (Facebook)

Condições específicas - Redes Sociais (Facebook) Contrato Condições específicas - Redes Sociais (Facebook) 1. DEFINIÇÕES 1.1 Rede Social: ambiente virtual que proporciona aos seus usuários a possibilidade de se relacionarem com outras pessoas e empresas

Leia mais

NEAB NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS EDITAL/UFU/N o 27/ PROEX

NEAB NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS EDITAL/UFU/N o 27/ PROEX SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NEAB NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS EDITAL/UFU/N o 27/2014 - PROEX A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018 PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018 A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul informa que estão abertas

Leia mais

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA CHAMADA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD- CAPES PARA DESENVOLVER ATIVIDADES JUNTO AO MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - UNOESTE 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB BARRETOS-SP 1 ÍNDICE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAUDE - NuSS/FACISB 3 TÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 06/ EDITAL DE SELEÇÃO

CHAMADA PÚBLICA 06/ EDITAL DE SELEÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL Campus Reitor João David Ferreira Lima Centro Sócio-Econômico

Leia mais

Cronograma de desenvolvimento das atividades

Cronograma de desenvolvimento das atividades Cronograma de desenvolvimento das atividades Tempo Necessário Etapa Base legal Planejamento Ação 1º semestre de 2018 Verificação da Composição dos Membros e atualização no site Pesquisa "Vestibulando:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AGENDAMENTO ONLINE ATENDIMENTOS DA PROGESP NA REITORIA A) TIPOS DE AGENDAMENTOS E RESPECTIVOS TEMAS A SEREM ATENDIDOS

ORIENTAÇÕES PARA AGENDAMENTO ONLINE ATENDIMENTOS DA PROGESP NA REITORIA A) TIPOS DE AGENDAMENTOS E RESPECTIVOS TEMAS A SEREM ATENDIDOS ORIENTAÇÕES PARA AGENDAMENTO ONLINE ATENDIMENTOS DA PROGESP NA REITORIA A) TIPOS DE AGENDAMENTOS E RESPECTIVOS TEMAS A SEREM ATENDIDOS (SERVIDORES ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS) LINK: https://progesp-ufam2.reservio.com/

Leia mais

Introdução Procedimento de Implementação Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias Discriminação 5

Introdução Procedimento de Implementação Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias Discriminação 5 Padrões Sociais 2 Padrões Sociais Sumário Introdução 3 1. Procedimento de Implementação 4 2. Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias 5 3. Discriminação 5 4. Trabalho Infantil e Trabalho Forçado

Leia mais

Política de Recepção e Tratamento de Denúncias

Política de Recepção e Tratamento de Denúncias Política de Recepção e Tratamento de Denúncias Maio/2018 1. Apresentação da Política Em cumprimento à Lei 12.846/13 Lei Anticorrupção e às boas práticas de governança corporativa, a TAESA disponibiliza

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - POSEDUC/UERN

CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - POSEDUC/UERN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE EDUCAÇÃO FE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO POSEDUC Campus Central BR 110 KM 46 Rua Prof. Antônio Campos, s/n - Costa e Silva Telefax: (84)

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD-CAPES PARA DESENVOLVER ATIVIDADES JUNTO AO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD-CAPES PARA DESENVOLVER ATIVIDADES JUNTO AO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD-CAPES PARA DESENVOLVER ATIVIDADES JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNESP/SOROCABA

Leia mais

EDITAL n.º 002 / 2017 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS BIB. II

EDITAL n.º 002 / 2017 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS BIB. II EDITAL n.º 002 / 2017 (Ficha e Comprovante de Inscrição em anexo) PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS BIB. II A Biblioteca Setorial II, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, amparada pela legislação

Leia mais

FORMULÁRIO: APOIO TÉCNICO

FORMULÁRIO: APOIO TÉCNICO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: APOIO TÉCNICO O Apoio Técnico na Modalidade à Distância inclui: pessoal técnico da Unidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ EDITAL Nº 07/2017-DG/SC-IFRN

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ EDITAL Nº 07/2017-DG/SC-IFRN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ EDITAL Nº 07/2017-DG/SC-IFRN PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01 São Paulo, 08 de Janeiro de 2019. TERMO DE COLABORAÇÃO nº 002/2018 Referente ao Processo nº 519159/2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01 A APAE DE SÃO PAULO iniciou as atividades e a gestão do Centro

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED 2017

PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED 2017 PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED 2017 Entrevistas Por telefone; entrevistadores devidamente treinados e identificados. Coleta das informações Entre os dias 16 de Janeiro e 16 de Março de

Leia mais

Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política

Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política Objetivos: Fazer um levantamento da opinião dos prefeitos brasileiros sobre a Reforma Política que está tramitando na Câmara dos Deputados.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE EDITAL PROPESQ PROFESSOR VISITANTE Nº. 01/2017 A Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

Exercício 2017 RELATÓRIO DO 1º TRIMESTRE DA OUVIDORIA. Janeiro a Março UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA

Exercício 2017 RELATÓRIO DO 1º TRIMESTRE DA OUVIDORIA. Janeiro a Março UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA UFOPA RELATÓRIO DO 1º TRIMESTRE DA OUVIDORIA Exercício 2017 Janeiro a Março RAIMUNDA NONATA MONTEIRO REITORA ALSEMO ALENCAR COLARES VICE-REITOR GEANY CLEIDE CARVALHO MARTINS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Quando se contempla a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se passe

Leia mais

1.1. O presente edital está previsto de acordo com a Direção do ECAM/COGEM 2018.

1.1. O presente edital está previsto de acordo com a Direção do ECAM/COGEM 2018. I Edital de Isenção de Taxa do Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina, Congresso Goiano de Ética Médica e Congresso da Associação Médica de Goiás Goiânia, 12 de junho de 2018 O presente edital

Leia mais

Procedimento Geral. Denominação: Procedimento Geral de Comunicação Interna e Externa. P á g i n a 1 8. Dono do Processo: Leonardo Sant Anna Reis

Procedimento Geral. Denominação: Procedimento Geral de Comunicação Interna e Externa. P á g i n a 1 8. Dono do Processo: Leonardo Sant Anna Reis Denominação: Procedimento de Comunicação Interna e Externa Tipo do Doc. Empresa Área Numero Dono do Processo: Leonardo Sant Anna Reis Emissão: 29/10/2014 Revisão: 02/10/2017 Rev: 03 Controle de alterações

Leia mais

GUIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM

GUIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM GUIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM Julho/2018 1 APRESENTAÇÃO O Projeto Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem) tem como principal propósito fortalecer o engajamento e a participação dos estudantes no

Leia mais

PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX - 051

PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX - 051 FAUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX - 051 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura

Leia mais

Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários

Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários Florianópolis, março de 2011 Parabéns, seja bem-vind@ à UFSC! Sua aprovação foi fruto de muito esforço e com

Leia mais

Projeto Rondon SP - Operação julho 2018

Projeto Rondon SP - Operação julho 2018 Projeto Rondon SP - Operação julho 2018 O Instituto de Ciências Biomédicas da USP, através de sua Comissão de Cultura e Extensão, comunica que, no período de 22/05/2018 a 04/06/2018 11/06/2018, receberá

Leia mais

Edital 02/ Bolsa de Iniciação Científica

Edital 02/ Bolsa de Iniciação Científica Edital 02/2019 - Bolsa de Iniciação Científica O Centro Universitário ICESP, por intermédio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa NIP, torna público o presente Edital Institucional para seleção de projetos

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 1 TIPO DE PROCESSO: ELEIÇÃO DAS INSPETORIAS Versão mês/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: ELEIÇÃO DAS INSPETORIAS Modalidades: Comissões Especializadas das Inspetorias;

Leia mais

Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013.

Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013. Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013. Estabelece o Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 010/CCEI, DE 29 DE MAIO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 010/CCEI, DE 29 DE MAIO DE 2017 EDITAL Nº 010/CCEI, DE 29 DE MAIO DE 2017 ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DISCENTES E SUPLENTE DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO PARA O CONSELHO GESTOR DO CAMPUS CEILÂNDIA A Comissão para eleição do Conselho Gestor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/N o 02/2014- NEAB-UFU O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA OUVIDORIA DA ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO

REGULAMENTO GERAL DA OUVIDORIA DA ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO REGULAMENTO GERAL DA OUVIDORIA DA ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO Capítulo I Da Ouvidoria Art. 1º A Ouvidoria da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico - ASCES é elo de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC CECS-Centro de Engenharia e Ciências Sociais Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356-7310 dac.cecs@ufabc.edu.br

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

Diretoria da Diversidade

Diretoria da Diversidade Relatório de Atividades e Eventos da Diretoria da Diversidade DIV Coordenação dos Direitos da Mulher 2016 2 Coordenação dos Direitos da Mulher A Coordenação dos Direitos das Mulheres é uma coordenação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ EDITAL Nº 14/2017/DG-SC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ EDITAL Nº 14/2017/DG-SC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ EDITAL Nº 14/2017/DG-SC PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO DO

Leia mais

XIX SALÃO DE EXTENSÃO. Regulamento

XIX SALÃO DE EXTENSÃO. Regulamento 2018 XIX SALÃO DE EXTENSÃO Regulamento Apresentação O 19º SALÃO DE EXTENSÃO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul faz parte do SALÃO UFRGS 2018, que acontecerá no período de 15 a 19 de outubro de

Leia mais