ELISETE MARIA BONFADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELISETE MARIA BONFADA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE MATEMÁTICA ELISETE MARIA BONFADA A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS NORMALISTAS: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA PRODUTO TÉCNICO: NARRATIVA VISUAL Porto Alegre 2017

2 APRESENTAÇÃO: O presente produto técnico integra a dissertação de mestrado profissionalizante em Ensino de Matemática intitulado Práticas e Saberes Matemáticos na Formação de Professores Normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em Tempos de Matemática Moderna desenvolvido pela mestranda Elisete Maria Bonfada sob orientação da profa Dra. Andréia Dalcin junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de uma sequência de fotografias das década 1950 a 1970 do século XX procuramos identificar elementos que nos permitissem imaginar, visualizar e interpretar o contexto escolar, em termos de tempo e espaço, vivido pelas normalistas em processo de formação no Instituto De Educação General Flores da Cunha. Imagens que representam, segundo Souza (2001, p. 77), o testemunho precário, porém evocativo de um modo de ser e representar a escola primária e que permitem identificar aspectos da cultura escolar da época. Durante a realização da pesquisa, foi possível reunir um significativo número de fotografias da arquitetura escolar, de classes de alunos, do corpo docente e atividades escolares, imagens que revelam percepções sobre o espaço físico da escola e da cultura escolar as quais, de algum modo, nos forneceram indícios das práticas relacionadas ao ensino, em especial, da Matemática, nos processos de aprender e ensinar das estudantes normalistas e professoras formadoras.

3 A maioria das imagens foram encontradas nos arquivos do Laboratório de Matemática, outras no acervo iconográfico (álbuns) da Associação dos Ex-alunos (AEx-IE) e outras em acervos particulares de nossas depoentes. Estas fotografias trouxeram luz para questões do cotidiano, não representadas nos documentos escritos oficiais. Possibilitaram uma melhor compreensão da cultura material e imaterial a partir da análise do contexto escolar. (DALCIN, 2012, s. p.). Segundo Peter Burke (2004), o desafio para o pesquisador que busca utilizar a fotografia como objeto de estudo reside na interpretação, e para tanto toda fotografia deve ser contextualizada, pois ela é resultado de uma seleção, que pode ajudar a desvendar o sentido dado ao mundo em cada época. Segundo Dalcin (2012, s.p.), cabe ao pesquisador interrogar a fotografia buscando elementos sobre a variedade das intenções explicita e ocultas, considerando o não dito, as ideologias e códigos culturais de quem a produziu. Acordamos com Knauss (2006, p. 99) que os registros escritos acompanham os registros visuais e que a convivência entre expressão visual e expressão escrita sempre foi muito próxima. Burke (2004) argumenta ainda, que as imagens quando bem utilizadas na pesquisa histórica, enriquecem e acrescentam muito a análise dos estudos do passado, e que diversas linhas de pesquisa podem se utilizar de imagens para compreender melhor como são as relações entre o objeto de estudo e o tempo. O autor defende que as imagens, assim como outras fontes, constituem-se numa forma importante de evidência histórica. (BURKE, 2004).

4 Local onde funcionou a Escola Normal quando da sua fundação, em 1869, no prédio à direita, Atualmente Rua General Câmera esquina com a Rua Riachuelo, Porto Alegre - RS. Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE.

5 Vista aérea do Conjunto Escolar do Instituto de Educação General Flores da Cunha. Avenida Osvaldo Aranha, nº 527, Porto Alegre - RS. Conjunto arquitetônico composto por três edificações, projetado pelo espanhol Fernando Corona. Inaugurado em Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1959).

6 Inicialmente o prédio sediou a Exposição do Centenário Farroupilha. Foto da inauguração - 22 de setembro de 1935, às 14h. Fonte:

7 Fachada da entrada principal. Instituto de Educação no ano da inauguração Foto: Marlene C. Denise Fonte:

8 Holl de entrada Escadarias e segundo piso Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1959).

9 Vista aérea Instituto de Educação General Fores da Cunha Avenida Osvaldo Fonte:

10 Vista aérea Instituto de Educação General Fores da Cunha Atualmente em reforma. Fonte: RBS

11 Gabinete da Direção Diretora Professora Mary Acauan Titoff a 1964 Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1959).

12 Biblioteca Biblioteca infantil Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1959).

13 Gabinete Médico Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1959).

14 Esportes Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1959).

15 Professora Odila Barros Xavier Fundadora do Laboratório de Matemática Fonte: Registrado pela autora. Acervo do Laboratório de Matemática

16 Laboratório de Matemática Ao centro a professora Odila Barros Xavier Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1959).

17 Década de 1950 Ao fundo, a professora Odila Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE..

18 Sala de Geografia Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1959).

19 Excursão ao Rio de Janeiro Visita ao Aeroporto 1956 Sentadas: Maria Tereza Dutra, Ely Martha Drews, Laís Àvila e Ada Zanoni Em pé: Gelmi Vallejós, Flavia Fava, Eli Souza, Laci Silveira Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE.

20 Visita ao Palácio, alunas Bela Lederman, Marlou Zanella e Marisa Velasques de Souza acompanhadas pela prof.ª Cyra Reif convidam o Governador, Dr. Leonel Brizola para paraninfar a turma de normalistas de agosto de 1961 Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE.

21 Normalistas de dezembro de 1961, no dia da formatura, acompanhadas da professora Mary Tittof, diretora e paraninfa Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE.

22 Turma de 1961 Vera Alberchein, Maria Rachel, Terezinha Balquis, Ione Martins, Diná Petenuzzo, Terezinha Santos e Eneida G. Villar Comemoram a conclusão do Curso Normal Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE.

23 Almoço comemorativo à conclusão do Ginásio Restaurante Sherezade 15/11/1961 Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE.

24 Departamento de Estudos Especializados Técnico em Supervisão 1959/1961 Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE.

25 Turma Excursão à Rio Grande/RS Eclipse da lua Dez Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1966).

26 Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1968). Ex-aluna, professora Sandra em estágio com a professora Maria Helena Quadros e alunos da Escola Primária - Visita ao Palácio Piratini/RS

27 Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1968). Coquetel das normalistas na residência da paraninfa professora Liba Juta knijnik. 17 dez.1968

28 Formatura do Curso Normal Ao centro a professora e paraninfa Liba 18/12/1968 Fonte: Depoente Sandra Maria Moussalle Grissolia (Acervo pessoal, 1968).

29 Participação do Orfeão Artístico do Instituto de Educação no Primeiro Festival Internacional de Coros. Regência professora Dinah Neri - Solista a Ex-aluna e professora Mirtes Landi - Out Fonte: Acervo da Associação dos Ex-alunos do IE.

30 Referências Bibliográficas ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA (AEx-IE). [Acervo] Localização: Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, RS. BURKE, P. Testemunha ocular: História e Imagem. Bauru: Edusc, 2004 DALCIN, A. Fotografia como fonte para pesquisas em História da Educação Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2012, Vitória da Conquista, Anais..., Bahia: ENAPHEM, Disponível em: < Acesso em: 15 ago GRISSOLIA, S. M. M. [Acervo pessoal]. KNAUSS, P. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Revista ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p , jan./jun LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. [Acervo] Localização: Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, RS.

2ª Semana Nacional de Arquivos Exposição Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças

2ª Semana Nacional de Arquivos Exposição Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças 2ª Semana Nacional de Arquivos Exposição Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças Centro Histórico-Cultural Santa Casa Arquivo Geral - Acervo Fotográfico Os documentos fotográficos do Arquivo

Leia mais

MUSEU MUNICIPAL WÜLSON JEOVAH LÜTZ FARIAS ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL ESCOLAS ESTADUAIS II ARQUIVO II

MUSEU MUNICIPAL WÜLSON JEOVAH LÜTZ FARIAS ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL ESCOLAS ESTADUAIS II ARQUIVO II MUSEU MUNICIPAL WÜLSON JEOVAH LÜTZ FARIAS ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL ESCOLAS ESTADUAIS II ARQUIVO II ESCOLA ESTADUAL CARDEAL RONCALLI RUA SETE DE SETEMBRO Neste Arquivo, encontram-se digitalizadas as

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Comunicação Científica HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE O, Estado do Rio Grande do Sul, TORNA PÚBLICO, para conhecimento dos interessados, que no

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 3.1 OBJETIVOS GERAIS Problematizar o ensino de História e iniciar a construção de um outro olhar acerca da realidade.

PLANO DE ENSINO. 3.1 OBJETIVOS GERAIS Problematizar o ensino de História e iniciar a construção de um outro olhar acerca da realidade. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED DIREÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE: 2014/1 CURSO: História FASE:

Leia mais

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet Marcos Matsukuma Francisco Bryan Estação Ciência Universidade de São Paulo Brasil Exposições na Estação Ciência A Estação

Leia mais

CALENDÁRIO 2017 JANEIRO Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

CALENDÁRIO 2017 JANEIRO Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb CALENDÁRIO 2017 JANEIRO 2017 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 05-Cresc 12-Cheia 19-Ming 27-Nova 01 Confraternização Universal. 23 Retorno dos

Leia mais

15 Anos do Curso de Relações Públicas Univali 1. Bruna Schlickmann Darela 2 Lígia Najdzion 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC

15 Anos do Curso de Relações Públicas Univali 1. Bruna Schlickmann Darela 2 Lígia Najdzion 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC 15 Anos do Curso de Relações Públicas Univali 1 Bruna Schlickmann Darela 2 Lígia Najdzion 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC RESUMO O evento em comemoração aos 15 anos do curso de Relações Públicas

Leia mais

Collegium Johanneum Internato para raparigas e rapazes

Collegium Johanneum Internato para raparigas e rapazes Collegium Johanneum Internato para raparigas e rapazes O Loburg o internato especial Estás interessado em viver num internato? Então, gostaríamos de nos apresentar. Na verdade, o nome do nosso internato

Leia mais

CAMINHOS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIAS, HISTORIAS E VIDA DOS EX- ALUNOS DO IBC QUE SÃO PROFESSORES DO INSTITUTO NO ANO DE 2015

CAMINHOS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIAS, HISTORIAS E VIDA DOS EX- ALUNOS DO IBC QUE SÃO PROFESSORES DO INSTITUTO NO ANO DE 2015 CAMINHOS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIAS, HISTORIAS E VIDA DOS EX- ALUNOS DO IBC QUE SÃO PROFESSORES DO INSTITUTO NO ANO DE 2015 Mariana Lopes da Silva Instituto Benjamin Constant (IBC), marylgms@yahoo.com Resumo:

Leia mais

PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em Porto Alegre

PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em Porto Alegre 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática História da Educação Matemática e Formação de Professores Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus outubro 31, 2016

Leia mais

Subprojeto de Matemática/2017. Caçapava do Sul - RS MAPEAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Subprojeto de Matemática/2017. Caçapava do Sul - RS MAPEAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO Subprojeto de Matemática/2017 Caçapava do Sul - RS MAPEAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO Bolsista: Rafael de Oliveira Supervisora: Simone Felin Peripolli Coordenador: André Martins Alvarenga

Leia mais

OFICINA DE HISTÓRIA: ICONOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA

OFICINA DE HISTÓRIA: ICONOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA OFICINA DE HISTÓRIA: ICONOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA Estágio Supervisionado em Ensino de História I 1. Imagens, assim como textos e testemunhos orais, constituem-se numa forma importante de evidência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA C O N V O C A Ç Ã O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA C O N V O C A Ç Ã O C O N V O C A Ç Ã O Convocamos os estudantes, relacionados em anexo, a se apresentarem nos locais e horários marcados em suas respectivas Semanas de Formação. Informamos que as Programações destas Semanas,

Leia mais

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG.

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA:

Leia mais

Valorizando práticas pedagógicas positivas de promoção do letramento literário. 28 e 29 de setembro de 2018 Campus Divinópolis do CEFET-MG

Valorizando práticas pedagógicas positivas de promoção do letramento literário. 28 e 29 de setembro de 2018 Campus Divinópolis do CEFET-MG Valorizando práticas pedagógicas positivas de promoção do letramento literário. 28 e 29 de setembro de 2018 Campus Divinópolis do CEFET-MG Rua Álvares de Azevedo 400 - Bela Vista - Divinópolis - MG - Brasil

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: André Luiz dos Santos¹; Ana Beatriz Araújo Velasques². 1 Aluno do Curso

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

Cúpulas Douradas / 10 dias 2018

Cúpulas Douradas / 10 dias 2018 Cúpulas Douradas / 10 dias 2018 St Petersburg Moscou / 10 dias Tour code: INCUP Guia em espanhol Categoria: Rússia Dia 01: St PETERSBURG Chegada em St Petersburg: "a Veneza do Norte", "a Palmira do Norte"

Leia mais

Calendário de Formaturas Solenes

Calendário de Formaturas Solenes Centro de Ciências Naturais e Exatas CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS UFSM SANTA MARIA 132.2 MATEMÁTICA BACHARELADO 07/01/2017 19:00 TEATRO SANTA MARIA, RUA TUIUTI, 1677, CENTRO 125 MATEMÁTICA LIC. DIURNO

Leia mais

Histórico da E.E.B. HERCÍLIO LUZ

Histórico da E.E.B. HERCÍLIO LUZ Histórico da E.E.B. HERCÍLIO LUZ De acordo com o Histórico da EEB Hercílio Luz (s/d), na manhã do dia 12/02/1919 houve o assentamento da Pedra Fundamental Grupo Escolar Hercílio Luz que contou com a presença

Leia mais

Subprojeto Matemática 2017

Subprojeto Matemática 2017 Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul -RS Subprojeto Matemática 2017 MAPEAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO Bolsista: Andreza Freitas Santos Supervisora: Simone Felin Peripolii

Leia mais

A formação de professores de Matemática e o processo de interiorização Comentários Sessão 25

A formação de professores de Matemática e o processo de interiorização Comentários Sessão 25 A formação de professores de Matemática e o processo de interiorização Comentários Sessão 25 Andréia Dalcin 1 UFRGS BREVE CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia Noções de Arquivologia Prof. Vinícius Mitto Navarro Bacharel em Arquivologia (UFRGS) Pós em Gestão em Arquivos (UFSM) Mestrando em Patrimônio Documental (UFSM) vinicius.mitto@gmail.com 1 Teoria das Três

Leia mais

Relatório Mapeamento da Escola

Relatório Mapeamento da Escola Relatório Mapeamento da Escola Bolsista: Luziane Machado Dados de Identificação Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa Localidade: Durasnal BR 290 km 306 Município: Caçapava

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS MESTRADO EM CULTURA VISUAL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA EMENTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS MESTRADO EM CULTURA VISUAL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA EMENTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS MESTRADO EM CULTURA VISUAL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Arte e Cultura Visual Professor(a) responsável: Profª

Leia mais

LINHA - ARTE NA BIBLIOTECA

LINHA - ARTE NA BIBLIOTECA LINHA - ARTE NA BIBLIOTECA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFMG PROJETO COORDENADO PELO LINHA: GRUPO DE PESQUISA SOBRE O DESENHO E A PALAVRA E A BIBLIOTECA

Leia mais

A MEMÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA.

A MEMÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA. A MEMÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA. RESUMO Thatielle Alves da Silva 1 Francisca Rodrigues Lopes 2 O texto que segue procura apresentar dados da pesquisa

Leia mais

Arquitetura escolar em Feira de Santana: 100 anos da Escola Maria Quitéria, um projeto politico civilizatório via instrução.

Arquitetura escolar em Feira de Santana: 100 anos da Escola Maria Quitéria, um projeto politico civilizatório via instrução. Arquitetura escolar em Feira de Santana: 100 anos da Escola Maria Quitéria, um projeto politico civilizatório via instrução. PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura; Feira de Santana; Educação; Introdução O artigo

Leia mais

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total:

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

Prédio onde funcionou a Escola Doméstica, de 1914 a Ribeira.

Prédio onde funcionou a Escola Doméstica, de 1914 a Ribeira. Prédio onde funcionou a Escola Doméstica, de 1914 a 1952 - Ribeira. Visando a manutenção da memória e a preservação de fontes de informação institucional, a Biblioteca da FARN lança a DA LIGA DE ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO N º 060/2006 CRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, ELETIVAS RESTRITAS E A DISCIPLINA AS CIÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR COMO ELETIVA UNIVERSAL DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO Obras do MAC USP 2013 2016 MINISTÉRIO DA CULTURA E MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA USP APRESENTAM MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA da Universidade de São Paulo PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE

Leia mais

UFPel em números - Ano base Cursos EAD Licenciaturas 5

UFPel em números - Ano base Cursos EAD Licenciaturas 5 Com 46 anos de história e mais de 18,4 mil alunos e 2,6 mil servidores, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma instituição de vulto em termos de porte, abrangência, ensino, pesquisa e ação na

Leia mais

O Uso do diário de Campo no Currículo Narrativo. Mestrando: Danilo Pereira de Souza Orientadora: Dra. Daniele Lima

O Uso do diário de Campo no Currículo Narrativo. Mestrando: Danilo Pereira de Souza Orientadora: Dra. Daniele Lima O Uso do diário de Campo no Currículo Narrativo Mestrando: Danilo Pereira de Souza Orientadora: Dra. Daniele Lima Produto PPGEduCIMAT O presente trabalho é um requisito parcial para a obtenção do título

Leia mais

O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores.

O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores. O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores. Como documento, é produto, mas resultado de um processo de construção

Leia mais

SIGNIFICANDO CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA 1

SIGNIFICANDO CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA 1 SIGNIFICANDO CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA 1 Sandro Roberto Cossetin 2, Juliana Aozane Da Rosa 3, Dra. Marli Dallagnol Frison 4 1 Relato de

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO SEXTO ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO SEXTO ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO SEXTO ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL BAVARESCO, D.¹; DE TONI, P. T.³; PERTILE, R. J.³; LUVISA, A.³; STROSCHEIN, S. D.² RESUMO Esse trabalho é resultado de um processo metodológico

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de História

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de História Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de História Propostas de Sequência Didática: Roteiro de Visita Escola Rural do Butantan Nome: Giovanna Colacioppo

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO

UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO Londrina Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Acervo SEBRAE - Wilson Vieira / Paraná Turismo UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO Localizada no Norte do Estado, Londrina foi fundada em 1934.

Leia mais

Campina Grande: olhares multifacetados de sua arquitetura. Vinicius Lima Nunes *

Campina Grande: olhares multifacetados de sua arquitetura. Vinicius Lima Nunes * Campina Grande: olhares multifacetados de sua arquitetura Vinicius Lima Nunes * Cadernos do CEOM - Ano 18, n. 21 - Museus: pesquisa, acervo, comunicação Localizada numa posição geográfica altamente privilegiada

Leia mais

BLOCOS LÓGICOS: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA

BLOCOS LÓGICOS: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA BLOCOS LÓGICOS: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA PRODUTO TÉCNICO

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Vendas/Subsequente FORMA/GRAU:( )integrado ( X )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura (

Leia mais

Objetivos da Proposta

Objetivos da Proposta Tema Objetivos da Proposta O Rio Grande do Sul vem se destacando no cenário cultural nacional e internacional por sua trajetória na dança, consagrando o trabalho de bailarinos, coreografos e professores

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

Edital de Abertura de Inscrições

Edital de Abertura de Inscrições UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital de Abertura de Inscrições PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENHO, CULTURA E INTERATIVIDADE - PPGDCI O Reitor da Universidade

Leia mais

CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS

CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS Walter Pereira do Nascimento Silva wallpsilva@live.com Neemias Manoel

Leia mais

Palavras-chave: instituições escolares; arquitetura escolar; cultura material escolar.

Palavras-chave: instituições escolares; arquitetura escolar; cultura material escolar. A CONSOLIDAÇÃO DE UM LUGAR PARA O ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO EM CURITIBA: UM OLHAR SOBRE O EDIFÍCIO DO GINÁSIO PARANAENSE (1904-1949) 1 Mariana Rocha Zacharias (UFPR) Resumo: O Ginásio Paranaense foi criado

Leia mais

Faculdade CNEC Itajaí

Faculdade CNEC Itajaí Faculdade CNEC Itajaí Avaliação Institucional 08 - Engenharia de Produção Geral Amostragem: 9 Engenharia de Produção - Geral. RESPONSABILIDADE SOCIAL CONTRIBUIÇÃO DA FACULDADE CNEC ITAJAÍ EM RELAÇÃO: [.

Leia mais

PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL E A QUESTÃO DA RESOCIALIZAÇÃO

PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL E A QUESTÃO DA RESOCIALIZAÇÃO PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL E A QUESTÃO DA RESOCIALIZAÇÃO Aline Freire de Souza¹ 1 Universidade Federal do Pará Eixo temático VI: Educação e Movimentos Sociais: ações educativas em ambientes não escolares

Leia mais

LEI MUNICIPAL º 4.138/2016 DENOMINA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA DOUTORA ADA MARIA HEMIELEWSKI, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL º 4.138/2016 DENOMINA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA DOUTORA ADA MARIA HEMIELEWSKI, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI MUNICIPAL º 4.138/2016 DENOMINA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA DOUTORA ADA MARIA HEMIELEWSKI, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. RENATO GEMELLI BONADIMAN, Prefeito Municipal de Seberi, Estado

Leia mais

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Página 1 de 9 Como entender o Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Em 08 de julho de 2016

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

A CULTURA ESCOLAR NA ACADEMIA DA POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA ( ) 1

A CULTURA ESCOLAR NA ACADEMIA DA POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA ( ) 1 1 A CULTURA ESCOLAR NA ACADEMIA DA POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA (1967-1977) 1 Educação, Linguagem e Memória Maria Aparecida Casagrande 2 Introdução O presente trabalho problematiza a cultura escolar

Leia mais

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Atividades 2017 TURMA 1 N1 8h25 9h15 Atividade Atividade Atividade Atividade Atividade 9h15 10h05 Musicalização Teatro Ginástica/Judô Esporte Recreação 10h05 10h45 Recreação Recreação Recreação Recreação

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE Darlene Marques Da Silva Massaranduba darlene_msm@hotmail.com Universidade de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Edital Nº156/2016 PROEN LOCAL E HORÁRIO DA ENTREVISTA ORAL Data: 08/08/2016 Campus Subprojeto Local da Entrevista

Leia mais

Palacete, Hospital Real, Subsistência do Exército, Museu Casa das Onze Janelas, Belém, Pará

Palacete, Hospital Real, Subsistência do Exército, Museu Casa das Onze Janelas, Belém, Pará Palacete, Hospital Real, Subsistência do Exército, Museu Casa das Onze Janelas, Belém, Pará por Mariana Lorenzi Este projeto, estruturado em forma de anotações, é um exercício de deriva que parte da vontade

Leia mais

EDITAL Nº 08/2017 PROCESSO SELETIVO BOLSA CAPES DEMANDA SOCIAL MESTRADO

EDITAL Nº 08/2017 PROCESSO SELETIVO BOLSA CAPES DEMANDA SOCIAL MESTRADO EDITAL Nº 08/2017 PROCESSO SELETIVO BOLSA CAPES DEMANDA SOCIAL MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande torna pública a abertura do processo seletivo para

Leia mais

DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL

DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Isalém Ângelo Vieira da Silva DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL ORIENTADORA: GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h)

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MPECIM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MPECIM UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MPECIM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POSSIBILIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES 18 A 22 DE SETEMBRO DE Contato:

IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES 18 A 22 DE SETEMBRO DE Contato: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES 18 A 22 DE SETEMBRO DE 2017. Contato: seminario.artes.ufu@gmail.com Auditório do Museu Universitário de Arte - MUnA Praça Cícero Macedo, 309 - bairro Fundinho Uberlândia

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO E FACULDADES INTEGRADAS CORAÇÃO DE JESUS

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO E FACULDADES INTEGRADAS CORAÇÃO DE JESUS HISTÓRICO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO E FACULDADES INTEGRADAS CORAÇÃO DE JESUS A Biblioteca do Ginásio Padre Luís Capra foi fundada em 1949, contando com um acervo de 905 volumes. Em 1950 foi inaugurada

Leia mais

ECOTRILHAS EE OLÍMPIO CATÃO

ECOTRILHAS EE OLÍMPIO CATÃO ECOTRILHAS EE OLÍMPIO CATÃO Professor(es) Apresentador(es): MARISA MARIA NASCIMENTO NÓBREGA MARIA DA CONCEIÇÃO MELO SALES Realização: Foco do Projeto A disciplina eletiva Ecotrilhas teve como foco o desenvolvimento

Leia mais

AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO.

AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO. AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO www.europaintercambio.com AGÊNCIA EUROPA INTERCAMBIO Sediada em Dublin e com unidade de apoio no Brasil, a agência EUROPA INTERCAMBIO oferece os melhores cursos para quem quer aprender

Leia mais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais Ler e buscar informações Nas aulas de Geografia, é importante que a criança tenha espaço para desenhar e representar as situações,

Leia mais

Participar do Turno Integral é o jeito do Matheus e do Arthur desenvolverem diferentes habilidades. Qual é o seu?

Participar do Turno Integral é o jeito do Matheus e do Arthur desenvolverem diferentes habilidades. Qual é o seu? Participar Integral é o jeito do Matheus e do Arthur desenvolverem diferentes habilidades. Qual é o seu? Matheus Telmo e Arthur de Oliveira Nível 3 da Educação Infantil e Turno Integral Viver a qualidade

Leia mais

Onde ir em Juiz de Fora

Onde ir em Juiz de Fora Onde ir em Juiz de Fora Castelinho da CEMIG: O edifício da Cia. Mineira de Eletricidade, denominado "Castelinho", foi construído em 1890, quando ocorreu a inauguração do motor elétrico, que iria ser colocado

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE SALAS 1º SEMESTRE/2018 CÂMPUS I

DISTRIBUIÇÃO DE SALAS 1º SEMESTRE/2018 CÂMPUS I PRÉDI SALA O 4.201 Centro de Línguas DISTRIBUIÇÃO DE SALAS TURNO MANHÃ TARDE NOITE 4.300 Coordenação do Curso de Nutrição 4.301 - - Nutrição/2015 4.302 - - Nutrição/2016 4.303 - - - 4.304 - - Nutrição/2018

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF. Normas para Dissertação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF. Normas para Dissertação Fone: (045)3576-8100 Fax: (045) 3575-2733 CEP 85870-650 Foz do Iguaçu Paraná PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS NÍVEL DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2012-PPGSCF

Leia mais

IMAGINANDO: imagens-conceito de termos arquivísticos

IMAGINANDO: imagens-conceito de termos arquivísticos IMAGINANDO: imagens-conceito de termos arquivísticos André Porto Ancona LOPEZ 1, André MALVERDES 2, Laila Figueiredo DI PIETRO 3 Antonia SALVADOR BENITEZ 4 IMAGINANDO: André Malverdes, Imaginando, 2013.

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Apresentação: Pôster

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Apresentação: Pôster 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação: Pôster Elisângela Correia da Cunha 1, Danuzia Lira de Sá Cabral 2, Levi Rodrigues de Miranda

Leia mais

Relação de espaços vivos da UFSC. Centro de Cultura e Eventos ESPAÇOS DAS FORTALEZAS DA ILHA DE SANTA CATARINA

Relação de espaços vivos da UFSC. Centro de Cultura e Eventos ESPAÇOS DAS FORTALEZAS DA ILHA DE SANTA CATARINA Relação de espaços vivos da UFSC Auditório Garapuvu Centro de Cultura e Eventos Capacidade Sentada 1.371 Salas do 2º : Aroeira, Goiabeira Laranjeira e Pitangueira 75/sala Copa 10 (48) 3721-6486 (48) 3721-8721

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Tópicos em Fontes de Informação em Áreas Específicas D (FONTES DE

Leia mais

ATIVIDADES ENVOLVENDO DIVISÃO. Prof: Aline Moreira. Aluno:

ATIVIDADES ENVOLVENDO DIVISÃO. Prof: Aline Moreira. Aluno: ATIVIDADES DIVISÃO ENVOLVENDO Prof: Aline Moreira Aluno: 2013 Introdução Esta apostila foi elaborada ao longo da pesquisa A DIVISÃO POR ALUNOS SURDOS: ideias, representações e ferramentas matemáticas,

Leia mais

Obras em execução Linha de Distribuição - LD Chapecó II Chapecó III

Obras em execução Linha de Distribuição - LD Chapecó II Chapecó III Com o propósito de estabelecer um canal direto de comunicação entre o empreendedor e demais partes interessadas, como proprietários atingidos, moradores de entorno, órgãos públicos, sociedade civil organizada,

Leia mais

DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES- PROBLEMA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS

DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES- PROBLEMA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES- PROBLEMA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS Ana Paula Perovano 1 INTRODUÇÃO Apresentaremos, neste texto, um recorte da pesquisa intitulada As estruturas

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL. Profa. Júlia Silveira Matos Extraído de: 31/name/An%C3%A1lise_documental.

ANÁLISE DOCUMENTAL. Profa. Júlia Silveira Matos Extraído de:   31/name/An%C3%A1lise_documental. ANÁLISE DOCUMENTAL Profa. Júlia Silveira Matos Extraído de: http://xa.yimg.com/kq/groups/24628487/4117867 31/name/An%C3%A1lise_documental.ppt Análise Documental A análise documental constitui uma técnica

Leia mais

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia de

Leia mais

COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL?

COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL? COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL? Análise das respostas dos professores, diretores e alunos aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 INCLUSÃO E FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Leia mais

linha de pesquisa Práticas e Processos em Artes - Artes Visuais.

linha de pesquisa Práticas e Processos em Artes - Artes Visuais. Publicação de Paulo Rogério Luciano, parte da dissertação de Mestrado que reúne a documentação da exposição A Cidade Imaginada & Itinerários Urbanos, realizada em agosto de 2011, das ações realizadas em

Leia mais

1ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO

1ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO 1ª Série DISCIPLINA ITEM FOTO DA CAPA DO LIVRO LÍNGUA PORTUGUESA Título: Aprender e Praticar a Gramática Nova Edição 25 Coleção 360º volume único. Autor: Mauro Ferreira. Editora: FTD. LITERATURA Título:

Leia mais

Anexo 1 - Descrição dos Edifícios do Tribunal Judicial da Comarca do Lisboa Oeste e do Tribunal Administrativo e Fiscal do Sintra

Anexo 1 - Descrição dos Edifícios do Tribunal Judicial da Comarca do Lisboa Oeste e do Tribunal Administrativo e Fiscal do Sintra Amadora Adaptado Arrendado Edifício (Data Construção): Adaptado em 2009 Av. da Quinta Grande, 83, 2610-158 Amadora estucados e falsos. Caixilharia em PVC. Edifício (Pisos): 3 Pisos (-1, 0 e 2) 4 Salas

Leia mais

EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS.

EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS. EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS. Uma parceria entre autores do projeto, Prefeitura de Panambi e comunidade interessada. PLANEJAMENTO, URBANISMO E APROPRIAÇÃO SOCIAL NA PRESERVAÇÃO

Leia mais

ANEXO IV - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO DOCENTE

ANEXO IV - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO DOCENTE ANEXO IV - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO DOCENTE Candidato: QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO DOCENTE Edital CCS nº 08/16 Área: A - FORMAÇÃO

Leia mais

RESULTADO FINAL DA REMOÇÃO EDITAL Nº 02/2016 EDUCADOR INFANTIL

RESULTADO FINAL DA REMOÇÃO EDITAL Nº 02/2016 EDUCADOR INFANTIL Os (a) Educadores (a) Infantis que solicitaram e tiveram seu pedido DEFERIDO, deverão aguardar autorização da SEMEC, para efetivarem a transferência no ano de 2017, pois a transferência somente será autorizada

Leia mais

EIXO 07 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS

EIXO 07 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS EIXO 07 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS Coordenador: Profa. Dra. Adriana Dickel Representante do Comitê Científico: Prof. Dr. Felipe Gustsack (UNISC) Local: ESAG Segunda-Feira 27/10/14 Horário 09h00m 09h15m

Leia mais

GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO

GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO O QUE É? ONG. Utilidade Pública. Pesquisa Arqueologia. Memória. Cultura O Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), fundado em 29 de abril de 1961, é uma instituição

Leia mais

Forma e Função. Componentes: Alexia Souza Daniel Cunha Maison Gonçalves Marilice Souza Suellen Medeiros

Forma e Função. Componentes: Alexia Souza Daniel Cunha Maison Gonçalves Marilice Souza Suellen Medeiros Forma e Função Componentes: Alexia Souza Daniel Cunha Maison Gonçalves Marilice Souza Suellen Medeiros Museu de Arte Conteporânea de Niterói ( mac) http://www.tripadvisor.com.br/locationphotodirectlink-g303500-d317940-i33221886museu_de_arte_contemporanea-

Leia mais