PROF. DR. PAULO ROBERTO SCHROEDER DE SOUZA
|
|
|
- Gonçalo Garrau Tomé
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Inteligência Artificial CONCEITOS PROF. DR. PAULO ROBERTO SCHROEDER DE SOUZA
2 O que é Inteligência Artificial
3 O que é Inteligência Artificial? É a ciência e engenharia de projetar/construir máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes. Está relacionada ao uso de computadores para entender a inteligência humana (ou animal). Inteligência? É a parte computacional com habilidades para atingir metas no mundo (ambiente). Considera graus de inteligência. Existe um problema em caracterizar, de forma geral, os tipos de procedimentos computacionais que nós (humanos) queremos chamar de inteligentes. Alguns mecanismos são inteligentes, outros não.
4 Simulação da inteligência humana? Algumas vezes, mas nem sempre. Por um lado, nós podemos aprender alguma coisa sobre como fazer as máquinas resolverem problemas por meio da observação das pessoas ou apenas por meio do estudo de nossos próprios métodos. Por outro lado, a maioria dos estudos em IA envolve os problemas que o mundo apresenta e não o estudo de pessoas ou animais. A pesquisa em IA é livre para usar métodos que não são observados em pessoas ou que envolvem muito mais processamento computacional do que uma pessoa poderia executar.
5 Definições para IA (Russell e Norvig, pg 5) (Pensamento e raciocínio) Sistemas que pensam como seres humanos: O novo e interessante esforço para fazer os computadores pensarem máquinas com mentes, no sentido total e literal (Haugeland, 1985) Automatização de atividades que associamos ao pensamento humano, atividades como a tomada de decisões, a resolução de problemas, o aprendizado (Bellman, 1978) Sistemas que pensam racionalmente (conceito ideal de inteligência - racionalidade) O estudo das faculdades mentais pelo uso de modelos computacionais (Charniak e McDermott, 1985) O estudo das computações que tornam possível perceber, raciocinar e agir (Winston, 1992)
6 Definições para IA (Russell e Norvig, pg 5) (Comportamento) Sistemas que atuam como seres humanos A arte de criar máquinas que executam funções que exigem inteligência quando executadas por pessoas (Kurzweil, 1990) Sistemas que atuam racionalmente (conceito ideal de inteligência - racionalidade) A Inteligência Computacional é o estudo do projeto de agentes inteligentes (Poole et. al. 1998)
7 Como são feitos os estudos em IA? Os estudos em IA têm seu lado teórico e seu lado experimental. O lado experimental tem suas facetas básicas e aplicadas. Existem duas principais linhas de estudo: Um é biológico, baseado em idéias que desde que os humanos são inteligentes, a IA deveria estudar humanos e imitar suas psicologia e fisiologia. O outro é fenomenal, baseado em estudos e formalização de fatos de senso comum sobre o mundo e sobre os problemas que o mundo apresenta no alcance de objetivos. As duas abordagem interagem em algum nível, e ambas alcançam o sucesso. É uma corrida, mas ambos os corredores parecem estar andando.
8 Quando a pesquisa em IA começou? Depois da segunda guerra mundial algumas pessoas, de forma independente, começaram a trabalhar em máquinas inteligentes. O matemático inglês Alan Turing parece ter sido o primeiro. Ele também foi o primeiro a dizer que a IA está mais ligada a programação de computadores do que a construção de máquinas.
9 O que é o Teste de Turing? No artigo Computing Machinery and Intelligence, Turing discutiu as condições para considerar que uma máquina é inteligente. Ele argumentou que se a máquina pudesse se passar por um humano mediante um observador inteligente, então certamente ela poderia ser considerada inteligente. Este teste satisfaria a maioria das pessoas mas não todos os filósofos. Neste teste, o observador poderia interagir com a máquina e com um humano por meio de digitação, e então o humano tentaria convencer o observador (que era também um humano) no sentido de convencê-lo que se tratava realmente de um humano, e a máquina tentaria enganar o observador. Teste de Turing total: inclui um sinal de vídeo.
10 Como passar no teste? Para o teste tradicional: Processamento de linguagem natural: para permitir que ele se comunique com sucesso em um idioma natural. Representação do conhecimento: para armazenar o que sabe e ouve. Raciocínio automatizado: para usar as informações armazenadas com a finalidade de responder a perguntas e tirar novas conclusões. Aprendizado de máquina: para se adaptar a novas circunstâncias e para detectar e extrapolar padrões Para o teste total: Visão computacional: para perceber objetos Robótica: para manipular objetos e movimentar-se
11 A IA está longe de alcançar o nível de inteligência humana? As poucas pessoas que acham que o nível de inteligência humana pode ser alcançado por meio da escrita de um grande número de programas do tipo pessoa estão agora escrevendo e montando vastas bases de conhecimento de fatos, usando linguagens de representação de conhecimento. Contudo, a maioria dos pesquisadores em IA acreditam que são necessárias idéias fundamentalmente novas, e portanto, não é possível predizer quando o nível de inteligência humana será alcançado.
12 E sobre máquinas infantis (que poderiam melhorar por meio de leitura e aprendizado)? Tal idéia foi proposta várias vezes, desde Eventualmente isso é trabalhado. Contudo, programas de IA não alcançaram ainda o nível de serem capazes de aprender muito do que uma criança aprende a partir de uma experiência física. Nenhum programa existente entende a linguagem tão bem a ponto de aprender por meio da leitura.
13 Um programa poderia elevar o seu nível de inteligência? Talvez sim. O problema é que a IA não está no nível de fazer com que tal processo inicie.
14 Qual é a relação entre IA e Filosofia? A IA tem muitas relações com filosofia, especialmente com a filosofia analítica moderna. Ambas estudam a mente e ambas estudam o senso comum.
15 Referências: Richmond Thomason. Logic and artificial intelligence. In Edward N. Zalta, editor, The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Fall entries/logic-ai/.
16 Algumas pessoas não dizem que a IA é uma idéia ruim? O filósofo John Searle diz que a idéia de uma máquina não biológica ser inteligente é incoerente. O filósofo Hubert Dreyfus diz que a IA é impossível. O cientista da computação Joseph Weizenbaum diz que a idéia é obscena, anti-humana e imoral. Várias pessoas tem dito que desde que a IA não alcançou o nível humano até agora, é porque deve ser impossível.
17 Argumento de inaptidão Uma máquina nunca poderá fazer X Como exemplos de X, Turing listou: Ser amável, diligente, bonito, amigável, ter iniciativa, senso de humor, distinguir o certo do errado, cometer enganos, apaixonar-se, gostar de morangos e creme, fazer alguém se apaixonar por ela, aprende a partir da experiência, usar palavras corretamente, ser o sujeito de seu próprio pensamento, ter tanta diversidade de comportamento quanto o homem, fazer algo realmente novo. Quais dessas inaptidões foram alcançadas? Quais ainda podem ser? Quais não poderiam ser alcançadas, pelo menos com o estado atual da IA?
18 E quanto a teoria da computabilidade e complexidade computacional? Estas teorias são relevantes mas não fazem parte dos problemas fundamentais da IA. O que é importante para a IA é ter algoritmos tão capazes quanto as pessoas são na resolução de problemas. A identificação de sob domínios para os quais algoritmos existem é importante, mas muito dos solucionadores de problemas da IA não estão associados a subdomínios identificados.
19 Aplicações da IA Jogos Você pode comprar máquinas que podem jogar o mais alto nível de xadrez por algumas centena de dólares. Existe alguma Inteligência Artificial nela, mas elas jogam bem por conta, principalmente, da computação por força bruta procurando centenas de milhares de posições. Para vencer o campeão do mundo por força bruta é necessário analisar 200 milhões de posições por segundo. Reconhecimento de Fala Na década de 90, computadores reconhecedores de falar alcançaram um nível prático para propósitos limitados. A United Airlines utiliza um sistema que usa reconhecimento de fala sobre número de vôos e nome de cidades. É muito conveniente. Por outro lado, enquanto é possível instruir alguns computadores usando fala, muitos usuários tem voltado a usar sistemas convencionais (teclado e mouse) por parecerem ainda mais convenientes.
20 Aplicações da IA Entendimento de Linguagem Natural Apenas colocar uma seqüência de palavras dentro de um computador não é suficiente. Analisar sentenças também não é suficiente. O computador tem que ser provido com um entendimento sobre o domínio do texto, e isto é atualmente possível apenas para domínios bastante limitados. Visão Computacional Objetos são tri-dimensionais, mas as entradas para o olho humano, para computadores e câmeras de TV são bi-dimensionais. Alguns programas podem trabalhar em duas dimensões, mas visão computacional completa requer informação tri-dimensional que não é apenas um conjunto de visões bi-dimensionais. Atualmente existem algumas maneiras limitadas de representação de informação tri-dimensional diretamente, e elas não são tão boas quanto aquelas que os humanos utilizam.
21 Aplicações da IA Sistemas Especialistas Um engenheiro do conhecimento entrevista um especialista em um certo domínio e trata de incorporar seu conhecimento em um programa de computador para capacitá-lo a realizar alguma tarefa. A qualidade do desempenho do programa depende se o mecanismos intelectual requerido para a tarefa esta dentro do que a IA é capaz de fazer atualmente. Um dos primeiros sistemas especialistas foi o MYCIN (1974), o qual diagnosticava infecções bacterianas do sangue e sugeria tratamentos. Ele se saiu melhor do que estudantes de medicina e médicos profissionais e algumas limitações foram observadas. Sua ontologia incluía bactérias, sintomas e tratamentos e não incluía pacientes, médicos, hospitais, dados sobre morte, recuperação ou outros eventos dependentes do tempo. Apenas um paciente era considerado.
22 Aplicações da IA Classificação heurística Um dos tipos mais úteis de sistemas especialistas é aquele capaz de colocar alguma informação dentro de um conjunto fixo de categorias usando algumas fontes de informação. Um exemplo é o sistema que aconselha sobre a aceitação de uma proposta de compra de cartão de crédito. Está disponível a informação sobre o proprietário do cartão de crédito, seus registros de pagamento e também sobre o item que ele está comprando e sobre o estabelecimento do qual ele está comprando (por exemplo, se existem dados sobre fraudes de cartão de crédito naquele estabelecimento.
23 Baseado em: WHAT IS ARTIFICIAL INTELLIGENCE? By John McCarthy. Stanford University - Russell e Norvig Inteligência Artificial (livro texto) Capítulo 1 e Capítulo 26. Von Zuben - Notas de aula Computação Evolutiva FEEC/Unicamp.
24 Pesquise e responda. Envie para [email protected] 1. Defina Inteligência Artificial 2. Defina a importância de das Aplicações da Inteligência Artificial? 3. Cite 10 aplicações favoráveis de I. A. 4. Cite 10 aplicações desfavoráveis de I. A. 5. Escreva um histórico de I. A. de pelo menos de 10 linhas com suas próprias palavras 6. Cite 10 sites que aplicam I. A. 7. Pesquise na Internet nome das ferramentas de aplicação de I. A.
A MÁQUINA INTELIGENTE. O longo caminho do pensamento mecanizado Júlio Cesar da Silva - [email protected]
A MÁQUINA INTELIGENTE O longo caminho do pensamento mecanizado Júlio Cesar da Silva - [email protected] APRESENTAÇÃO Júlio Cesar da Silva Mestrando em Administração MBA em Gestão da Tecnologia
IA: Introdução. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI [email protected]
IA: Introdução Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI [email protected] Sumário O que é Inteligência Artificial? IA forte e IA fraca Métodos fortes e Métodos fracos De Aristóteles a Babbage Alan Turing e
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 6ª Série Teoria da Computação Ciência da Computação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto
CURSO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE EAD
LÓGIC DE PROGRMÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INFORMÁTIC N MODLIDDE ED Disciplina: Lógica de Programação Profa. Jaqueline F. Domenciano Meu nome é Jaqueline F. Domenciano. Sou Especialista em Educação à Distância,
Introdução à Inteligência Artificial (Capítulo 1 - Russell) Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto
Introdução à Inteligência Artificial (Capítulo 1 - Russell) Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Áreas de Apoio para IA 3. Sub-Áreas da IA 4.
Extração de Requisitos
Extração de Requisitos Extração de requisitos é o processo de transformação das idéias que estão na mente dos usuários (a entrada) em um documento formal (saída). Pode se entender também como o processo
1.1. Organização de um Sistema Computacional
1. INTRODUÇÃO 1.1. Organização de um Sistema Computacional Desde a antiguidade, o homem vem desenvolvendo dispositivos elétricoeletrônicos (hardware) que funciona com base em instruções e que são capazes
A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil
A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Pearson, 2009. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Alfenas Projeto e Análise de Algoritmos Aula 02 Um pouco da história da computação [email protected] Última aula... Fundamentos de Matemática; Medida do Tempo de Execução
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial As organizações estão ampliando significativamente suas tentativas para auxiliar a inteligência e a produtividade de seus trabalhadores do conhecimento com ferramentas e técnicas
Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática
Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,
Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática
Pedagogia Profa. Luciana Miyuki Sado Utsumi Comunicação matemática e resolução de problemas PCNs, RCNEI e a resolução de problemas Consideram aspectos fundamentais, como: As preocupações acerca do ensino
Introdução à Computação
Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os
15 Computador, projeto e manufatura
A U A UL LA Computador, projeto e manufatura Um problema Depois de pronto o desenho de uma peça ou objeto, de que maneira ele é utilizado na fabricação? Parte da resposta está na Aula 2, que aborda as
Sistemas de Representação e Raciocínio
Sistemas de Representação e Raciocínio Introdução à Inteligência Artificial Profa. Josiane Baseado no material de David Poole, Alan Mackworth e Randy Goebel Abril/2007 Inteligência Artificial Objetivo
Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem
Curso: Desenvolvendo Jogos 2d Com C# E Microsoft XNA. Mostrar como funciona a programação orientada a objetos
META Curso: Desenvolvendo Jogos 2d Com C# E Microsoft XNA Conteudista: André Luiz Brazil Aula 3: CRIANDO A CLASSE ESPAÇONAVE Mostrar como funciona a programação orientada a objetos OBJETIVOS Ao final da
Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.
Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?
Interface Humano-Computador IHC Paradigmas de IHC
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Formosa Interface Humano-Computador IHC Paradigmas de IHC Prof. M.Sc. Victor Hugo Lázaro Lopes IHC Paradigmas de IHC AGENDA Engenharia Cognitiva
Notas de Aula 04: Casos de uso de um sistema
Notas de Aula 04: Casos de uso de um sistema Objetivos da aula: Aprender os elementos básicos da modelagem por casos de uso Utilizar as associações entre casos de uso, atores e demais artefatos Compreender
FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz
FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Machintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos:
O modelo do computador
O modelo do computador Objetivos: Mostrar como é o funcionamento dos computadores modernos Mostrar as limitações a que estamos sujeitos quando programamos Histórico Os primeiros computadores são da década
Engenharia de Software
Engenharia de Software O que é a engenharia de software É um conjunto integrado de métodos e ferramentas utilizadas para especificar, projetar, implementar e manter um sistema. Método É uma prescrição
O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula
O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: [email protected]
Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.
6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:
Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns
VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do
2. Representação Numérica
2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos
Roteiro VcPodMais#005
Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar
PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. [email protected].
1 Dossie Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. [email protected] o que é PNL? Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem
Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25
Informática Prof. Macêdo Firmino Introdução a Informática Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 O Que é um Computador? É uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e
Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática.
Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. AULA 1 Noções básicas de Informática Componentes básicos Hardware Componentes básicos Software Noções de MS Word
Como funciona uma aula de inglês na Language Plus
Como funciona uma aula de inglês na Language Plus professores nativos de inglês. Sobre os Cursos da Language Plus Os Cursos de Inglês da Language Plus foram desenhados especialmente para os profissionais
O próximo módulo trata de Sucessos: Como os Sucessos do passado de uma criança podem ajudá-la no futuro. Você saberá por que nos concentramos em
O próximo módulo trata de Sucessos: Como os Sucessos do passado de uma criança podem ajudá-la no futuro. Você saberá por que nos concentramos em Sucessos para ajudar as crianças a superar desafios. Em
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 4ª Série Informática Industrial CST em Mecatrônica Industrial A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um
A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.
INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,
Algoritmos e Programação I
Algoritmos e Programação I Apresentação e Introdução ao Raciocínio Lógico Prof. Fernando Maia da Mota [email protected] CPCX/UFMS Fernando Maia da Mota 1 Apresentação Fernando Maia da Mota Formado
Algoritmos e Programação I
Algoritmos e Programação I Introdução a Computação Prof. Fernando Maia da Mota [email protected] CPCX/UFMS Fernando Maia da Mota 1 Computadores são dispositivos que só sabem fazer um tipo de
Correlação e Regressão Linear
Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.
MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp
MC-102 Aula 01 Introdução à Programação de Computadores Instituto de Computação Unicamp 2015 Roteiro 1 Por que aprender a programar? 2 Hardware e Software 3 Organização de um ambiente computacional 4 Algoritmos
Orientação a Objetos
1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou
INTRODUÇÃO ÀS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Capítulo 1 INTRODUÇÃO ÀS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 1.1 Histórico de Linguagens de Programação Para um computador executar uma dada tarefa é necessário que se informe a ele, de uma maneira clara, como ele
4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente
4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos
Interação Humano-Computador Golfos e Execução e Avaliação PROFESSORA CINTIA CAETANO
Interação Humano-Computador Golfos e Execução e Avaliação PROFESSORA CINTIA CAETANO Teoria de IHC Explicações e previsões fenômenos de interação entre usuário e o sistema. Na década de 80 as fundamentações
Utilizando a ferramenta de criação de aulas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário
Avaliação em filosofia: conteúdos e competências
Avaliação em filosofia: conteúdos e competências Desidério Murcho Universidade Federal de Ouro Preto [email protected] 1 Immanuel Kant O jovem que completou a sua instrução escolar habituou- se a
O conceito de assistência à saúde...
Prof. Humberto Medrado [email protected] O conceito de assistência à saúde... Estabelecer prioridades Planejar, avaliar e implementar continuamente ações de assistência integral à saúde
Gerenciamento de Integração do Projeto Será que você está precisando de uma ajuda?
Resumo Integrar é procurar tornar partes distintas em um todo e que não percam seu objetivo. Gerenciar um projeto requer uma forte atuação integradora, visto que são muitas e complexas as funções a serem
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUA APLICABILIDADE NOS JOGOS
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUA APLICABILIDADE NOS JOGOS Aline Ferraz da Silva 1 Carine Bueira Loureiro 2 Resumo: Este artigo trata do projeto de Trabalho
ALGORITMOS PARTE 01. Fabricio de Sousa Pinto
ALGORITMOS PARTE 01 Fabricio de Sousa Pinto Algoritmos: Definição 2 É uma sequência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. Algoritmos 3
FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+
I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+
SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA
SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA Gestão de Carreira Gestão de Carreira é um dos temas que mais ganhou destaque nesta última década,
Introdução à Programação de Computadores
1. Objetivos Introdução à Programação de Computadores Nesta seção, vamos discutir os componentes básicos de um computador, tanto em relação a hardware como a software. Também veremos uma pequena introdução
Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti
Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos
Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem
Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças
INF 1771 Inteligência Artificial
Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 02 Agentes Inteligentes Agentes Inteligentes Um agente é algo capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de
Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico
Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar
11/3/2009. Software. Sistemas de Informação. Software. Software. A Construção de um programa de computador. A Construção de um programa de computador
Sistemas de Informação Prof. Anderson D. Moura Um programa de computador é composto por uma seqüência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA Maria de Fátima Soares Ribeiro Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Gestão Empresarial para a Indústria Química GETIQ pela Escola de Química da
ENGENHARIA DE SOFTWARE
ENGENHARIA DE SOFTWARE Síntese de tópicos importantes PRESSMAN, Roger S. Conteúdo Componentes e tipos de software Problemas com o software e suas causas Mitologia que envolve o software Configuração de
Lógica Indutiva. Aula 4. Prof. André Martins
Lógica Indutiva Aula 4 Prof. André Martins É uma bruxa? Lógica Clássica (Dedutiva) Na Lógica Clássica, determinamos a veracidade de proposições a partir de outras proposições que julgamos verdadeiras.
Introdução à Bioinformática. Prof. IVAné@
Introdução à Bioinformática Prof. IVAné@ Bioinformática União da ciência da computação com a biologia molecular É uma área nova Há 10 anos atrás o termo nem existia Depois da descoberta de Watson e Crick
MÓDULO 5 O SENSO COMUM
MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,
Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3
Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido
3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos:
CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I 3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: Elaboração de cenas e improvisação teatral de textos jornalísticos.
CONSTRUÇÃO DE JOGOS: FERRAMENTA ELETRÔNICA PARA ENSINO DA RESOLUÇÃO DO CUBO DE RUBIK
CONSTRUÇÃO DE JOGOS: FERRAMENTA ELETRÔNICA PARA ENSINO DA RESOLUÇÃO DO CUBO DE RUBIK Resumo: César Augusto Goulart Universidade Estadual do Centro-Oeste, bolsista de iniciação cientifica PIBIC/FA [email protected]
A criança e as mídias
34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [[email protected]] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis
O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.
O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.3, Outubro, 2015 Nota prévia Esta apresentação tem por objetivo, proporcionar
10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO
10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE
Concepção e Elaboração
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Análise e Projeto Orientado a Objetos Concepção e Elaboração Estudo
Mestrado em Informática, tendo Inteligência Artificial como área de pesquisa.
André Montevecchi Graduado em Sistemas de Informação. Mestrado em Informática, tendo Inteligência Artificial como área de pesquisa. [email protected] 1 Agenda Introdução Teste de Turing Robótica
Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos
Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de
Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação
Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados
1. A Google usa cabras para cortar a grama
Sendo uma companhia tão grande e envolvida em tantos aspectos diários do dia a dia das pessoas, a maioria de nós sabemos por cima a história geral da Google. Caso nem isso saiba, eis o máximo que conseguimos
Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação
Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação Utilização de métodos matemáticos & estatísticos em programas computacionais visando imitar o comportamento de algum processo do mundo real.
UnP. fazendo e compartilhando a gente aprende mais
DIRETRIZES DO ALUNO Olá, você está fazendo parte de um projeto de melhoria acadêmicoaction! Neste material você encontrará todas as pedagógica: o Edu Action informações necessárias para entender como esse
ICC Introdução para JavaScript
ICC Introdução para JavaScript Arquitetura Genérica de um Computador Máquina de Von Neumann Diagrama conhecido como Máquina de Von Neumann (grande nome da informática) A finalidade de um computador é receber,
Sistemas de Informação I
+ Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto [email protected] + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas
Atividade 11. Caça ao Tesouro Autômatos de Estados Finitos
Atividade 11 Caça ao Tesouro Autômatos de Estados Finitos Sumário Freqüentemente programas de computador precisam processar uma seqüência de símbolos como letras ou palavras em um documento, ou até mesmo
Processos Técnicos - Aulas 4 e 5
Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor ([email protected])
Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental
Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma
Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os
Teoria cognitivista Piaget utilizou os princípios conhecidos como o conceito da adaptação biológica para desenvolver esta teoria; Ela diz que o desenvolvimento da inteligência dos indivíduos acontece à
A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel
Artigo publicado em: Anais do VI Encontro da ABEM, Recife, 1998. A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Durante alguns anos ministrei as disciplinas
ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários
ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem
Núcleo de Informática Aplicada à Educação Universidade Estadual de Campinas
Núcleo de Informática Aplicada à Educação Universidade Estadual de Campinas Resumo A construção de dispositivos controlados através do computador, como ferramenta educacional associado ao trabalho com
Introdução. 1.1 Histórico
1 Introdução 1.1 Histórico O mercado brasileiro, assim como os mercados da maioria dos países emergentes, tem se caracterizado pela crescente volatilidade e dependência do capital estrangeiro. A integração
CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO
CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO 0. Introdução Por método numérico entende-se um método para calcular a solução de um problema realizando apenas uma sequência finita de operações aritméticas. A obtenção
Engenharia de Requisitos
Engenharia de Requisitos Conteúdo Definição Questionamentos Típicos Visão Geral Ciclo de Vida dos Requisitos Síntese dos Objetivos Gerência de Mudança Identificação de Requisitos Classificação de Requisitos
Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos
Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.
Aula 4 Pseudocódigo Tipos de Dados, Expressões e Variáveis
1. TIPOS DE DADOS Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem ser classificadas em dois tipos: As instruções, que
ABCEducatio entrevista Sílvio Bock
ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando
Prof.Msc Jocênio Marquios Epaminondas. http://www.twitter.com/jocenio
Prof.Msc Jocênio Marquios Epaminondas http://www.jocenio.pro.br email:[email protected] http://www.twitter.com/jocenio A escrita, os primeiros registos: Os primeiros registos gráficos feitos
1 Como seu Cérebro Funciona?
1 Como seu Cérebro Funciona? UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) O cérebro humano é capaz de processar as informações recebidas pelos cinco sentidos, analisá-las com base em uma vida inteira de experiências,
Projeto CONDIGITAL Portas da Matemática Guia do Professor
Projeto CONDIGITAL Portas da Matemática Guia do Professor Página 1 de 7 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente
Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com
Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema
NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG
Em destaque NOKIA LEE FEINBERG A Nokia é líder mundial no fornecimento de telefones celulares, redes de telecomunicações e serviços relacionados para clientes. Como Gerente Sênior de Planejamento de Decisões
Programação para Computação
Universidade Federal do Vale do São Francisco Programação para Computação Professor: Marcelo Santos Linder E-mail: [email protected] Ementa Conceito de algoritmo. Lógica de programação e programação
PESQUISA SOBRE O PERFIL DE ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DE UM SITE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR
PESQUISA SOBRE O PERFIL DE ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DE UM SITE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR Wesley Humberto da Silva (Fundação Araucária), André Luis Andrade Menolli (Orientador) e-mail: [email protected]
8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital
8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha
