BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL"

Transcrição

1 BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 347 Autor: Senador José Pimentel Tipo de emenda: Aditiva Artigo: Arts. 545-A, 545-B, 545-C, 545-D Tema: Contribuição Negocial Resumo da A emenda inclui os arts. 545-A ao 545-D na CLT para regulamentar a contribuição negocial. emenda:

2 CLT-LEI /2017 EMENDA Não há previsão. Art. 545-A. A contribuição de negociação coletiva é o valor devido em favor das entidades sindicais, com periodicidade anual, fundada na participação na negociação coletiva ou no efeito geral do seu resultado, ainda que por meio de sentença proferida em processo de dissídio coletivo, na forma do art º A proposta do valor da contribuição será submetida anualmente à apreciação e deliberação de assembleia dos destinatários da negociação coletiva, filiados ou não à entidade sindical. 2º Observadas as exigências desta Lei, a cobrança da contribuição de negociação coletiva aprovada em assembleia geral não comportará oposição. 3º O desconto ou pagamento será realizado mediante a celebração do contrato coletivo ou da comprovação da

3 frustração da negociação coletiva, de acordo com os respectivos valores ou percentuais das contribuições determinadas pelas respectivas assembleias dos sindicatos envolvidos nas negociações. 4º O contrato coletivo ou os documentos dos quais trata o caput deverão especificar as entidades sindicais para as quais serão feitos os repasses correspondentes à sua participação na contribuição de negociação coletiva. 5º Quando mais de uma entidade sindical participar da negociação coletiva, os valores correspondentes à contribuição serão distribuídos de maneira proporcional ao índice de sindicalização de cada uma delas. 6º Nos contratos coletivos de âmbito municipal, intermunicipal, estadual, interestadual e nacional, os valores correspondentes à contribuição de negociação coletiva serão distribuídos de maneira proporcional à representatividade das entidades dentro da estrutura organizativa a que pertencem. 7º Os documentos de que trata o artigo anterior serão depositados no Ministério do Trabalho.

4 Não há previsão. Art. 545-B. O recolhimento e os procedimentos de repasse da contribuição de negociação coletiva serão definidos por ato do Ministro do Trabalho, ouvido o Conselho Nacional do Trabalho. Não há previsão. Art. 545-C. A contribuição de negociação coletiva não poderá ultrapassar 1% (um por cento) do valor da remuneração recebida no ano anterior ao do desconto e será paga, no mínimo, em 3 (três) parcelas mensais, a partir do mês de abril, independentemente do número de contratos coletivos celebrados nos diversos âmbitos de negociação da entidade sindical. 1º A base de cálculo da contribuição corresponderá ao "Total dos Rendimentos" indicado no "Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte", deduzidas as quantias correspondentes ao Imposto de Renda Retido na Fonte e às contribuições previdenciárias oficial e privada.

5 2º Quando o contrato de trabalho for extinto antes do desconto, a contribuição será paga de maneira proporcional ao número de meses trabalhados, no ato do pagamento das verbas rescisórias. 3º O empregador deverá informar ao sindicato, até o final do mês de abril, o número de trabalhadores e o valor total dos salários, bruto e líquido, que foram considerados para o pagamento da contribuição. 4º A cobrança de contribuição de negociação coletiva é prerrogativa exclusiva do sindicato, cumprindo aos empregadores descontá-la da remuneração dos trabalhadores. Parágrafo único. O repasse da contribuição deverá ser efetuado até o 10º (décimo) dia subsequente ao desconto, sob pena de multa no valor de 10% (dez por cento) sobre o montante retido, acrescidos de juros de mora sobre o principal da dívida, sem prejuízo de cominações penais, em especial as relativas à apropriação indébita.

6 Não há previsão. Art. 545-D. O rateio da contribuição aos demais integrantes da estrutura organizativa da entidade que participou da negociação coletiva obedecerá ao procedimento proposto pelo Conselho Nacional do Trabalho e aprovado pelo Ministro do Trabalho, com os seguintes percentuais: I - 10% (dez por cento) para as centrais sindicais; II - 5% (cinco por cento) para as confederações; III - 10% (dez por cento) para as federações; IV - 70% (setenta por cento) para os sindicatos; V - 5% (cinco por cento) para o Fundo Solidário de Promoção Sindical - FSPS, nos termos do regulamento. Parágrafo único. Quando a entidade sindical que participou da negociação não estiver filiada ou vinculada a qualquer dessas entidades, os percentuais a elas correspondentes serão repassados ao FSPS.

7 PREVISÃO NORMATIVA: CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL Constituição Federal: não há previsão da contribuição negocial/assistencial. Consolidação das Leis do Trabalho (alterada pela Lei n /2017): o fundamento de validade da contribuição negocial/assistencial está disposto no artigo 513, alínea e. Medida Provisória n. 808/2017: A Medida Provisória n. 808/2017 não incluiu na CLT previsão da contribuição negocial. Emendas 347: regulamenta a contribuição negocial, com alteração do processo de representação sindical/negociação coletiva para abarcar tão somente os destinatários da negociação e não a categoria. JURISPRUDÊNCIA: Tribunal Superior do Trabalho: O Precedente Normativo nº 119 e Orientação Jurisprudencial nº 17 da SDC, dispõem que as contribuições para o custeio do sistema confederativo, assistencial, revigoramento ou fortalecimento sindical e outras da mesma espécie devem ser cobradas apenas dos trabalhadores sindicalizados à entidade sindical. Supremo Tribunal Federal: Decidiu, por meio de repercussão geral no ARE , no mês de fevereiro de 2017, que é inconstitucional a instituição da

8 contribuição assistencial aos empregados não filiados ao sindicato, por acordo, convenção coletiva de trabalho ou sentença normativa. Por analogia, a decisão referente à contribuição assistencial se amplia para a negocial. FINALIDADE: Previsão atual (jurisprudência e doutrina): Não especifica a finalidade da contribuição negocial, apenas da contribuição assistencial, a qual consiste em uma contraprestação aos serviços prestados na negociação coletiva, além de servir como fonte financiadora dos projetos assistenciais das entidades sindicais. Medida Provisória n. 808/2017: A Medida Provisória n. 808/2017 não incluiu na CLT previsão da contribuição negocial. Emenda 347: A contribuição negocial será devida, com a periodicidade anual, fundada na participação na negociação coletiva ou no efeito geral do seu resultado. FORMA DE INSTITUIÇÃO: Previsão atual (jurisprudência e doutrina): a contribuição negocial é instituída por meio da negociação coletiva. Medida Provisória n. 808/2017: A Medida Provisória n. 808/2017 não incluiu na CLT previsão da contribuição negocial.

9 Emendas 347: prevê que a contribuição negocial é fruto da participação na negociação coletiva ou no efeito geral do seu resultado, ainda que por meio de sentença proferida em processo de dissídio coletivo, na forma do art. 616 da CLT. LIMITAÇÃO: Previsão atual (jurisprudência): somente pode ser cobrada dos associados à entidade sindical. Medida Provisória n. 808/2017: A Medida Provisória n. 808/2017 não incluiu na CLT previsão da contribuição negocial. Emendas 347: Traz previsão expressa que a contribuição negocial será devida aos destinatários da negociação coletiva, filiados ou não à entidade sindical, sem mencionar a obrigatoriedade para toda a categoria. Além disso, dispõe que não haverá direito de oposição. VALOR Previsão atual (jurisprudência e doutrina): o valor é instituído nas convenções coletivas e nos acordos coletivos de trabalho. Medida Provisória n. 808/2017: A Medida Provisória n. 808/2017 não incluiu na CLT previsão da contribuição negocial.

10 Emendas 347: o valor da contribuição negocial será fixado em assembleia destinada a aprovar o resultado final do processo de negociação ou no próprio acordo ou convenção coletiva, com base na autonomia coletiva da categoria, limitada a 1% do valor da remuneração recebida no ano anterior ao do desconto. DISTRIBUIÇÃO: Previsão atual: não há previsão de distribuição dos valores arrecadados a título da contribuição negocial para as federações, confederações e centrais sindicais, bem como não trata de rateio nos casos de mais de uma entidade participar do processo negocial. Medida Provisória n. 808/2017: A Medida Provisória n. 808/2017 não alterou dispositivos da CLT referentes à contribuição negocial. Emendas 347: obedecerá ao procedimento proposto pelo Conselho Nacional do Trabalho e aprovado pelo Ministro do Trabalho, com os seguintes percentuais: 10% (dez por cento) para as centrais sindicais; 5% (cinco por cento) para as confederações; 10% (dez por cento) para as federações; 70% (setenta por cento) para os sindicatos; e 5% (cinco por cento) para o Fundo Solidário de Promoção Sindical - FSPS, nos termos do regulamento. EXTINÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: Emendas 347: Na justificação do autor prevê que a contribuição sindical será substituída pela contribuição vinculada a negociação coletiva, nos termos do art. 7º da Lei n /2008.

11 OBERVAÇÕES: A proposta propõe a criação da contribuição de negociação coletiva, que de acordo com a justificação do autor se baseia no projeto elaborado em 2007 no Fórum Nacional do Trabalho. A contribuição é fundada na participação na negociação coletiva ou no efeito geral do seu resultado, ainda que por meio de sentença proferida em processo de dissídio coletivo, na forma do art. 616 da CLT. O seu valor deverá ser objeto de apreciação e deliberação de assembleia dos destinatários da negociação coletiva, filiados ou não à entidade sindical, mas não poderá ultrapassar 1% (um por cento) do valor da remuneração recebida no ano anterior ao do desconto. A sua distribuição e cobrança seguiria critérios semelhantes ao da contribuição sindical atual, mas quando mais de uma entidade sindical participar da negociação coletiva, os valores correspondentes à contribuição serão distribuídos de maneira proporcional ao índice de sindicalização de cada uma delas.

12 Desconstroi o conceito de representação sindical, passando para os destinatários da negociação coletiva e não de toda a categoria. Cria o Fundo Solidário de Promoção Sindical FSPS, nos termos de um regulamento posterior, prevendo a distribuição da contribuição negocial para o referido, mas não especifica a composição, finalidades, etc.

13

14

15

BLOCO 09 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 09 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 09 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 290 Autor: Tipo de emenda: Paulo Pereira da Silva Aditiva

Leia mais

BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 263, 425 e 721 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema:

Leia mais

BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 587 Autor: Senador Paulo Paim Tipo de emenda: Modificativa

Leia mais

BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 866 Autor: Deputado Orlando Silva Tipo de emenda:

Leia mais

BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808

BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 414, 497 e 962 Autor: Deputado João Daniel (PT/SE),

Leia mais

BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 339 e 381 Autor: Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP)

Leia mais

BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 862 Autor: Tipo de emenda: Laércio Oliveira Aditiva

Leia mais

BLOCO 16 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808

BLOCO 16 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 BLOCO 16 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 144 Autor: Deputado Hildo Rocha Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

BLOCO 18 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 18 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 18 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL Emenda: 274 e 509 Autor: Tipo de emenda: ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Deputado Bebeto e

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 Publicada em 1º de março de 2019, a Medida Provisória nº 873/19 promoveu alterações em dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho no que pertine à contribuição sindical,

Leia mais

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 416 e 560 Autor: Tipo de emenda: Deputado João Daniel

Leia mais

1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art.

1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art. 1 1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art.8º, inciso IV, CF; 3. CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL: art. 513, l, e, da

Leia mais

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 29 Autor: Deputado Marco Maia Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017 PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N. 13.467/2017 A Consultoria jurídica Zilmara Alencar, em atenção à solicitação do FST - FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES

Leia mais

Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT

Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT MP 873/19 REDAÇÃO ANTERIOR À MP 873/19 Art. 1º A Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 254 Autor: Deputado Pedro Uczai Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 10-2015 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Consulta-nos o Senhor João R. Sehnem, em nome da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 717 e 916 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema: Deputado

Leia mais

Série: 3/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA

Série: 3/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA Série: 3/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA ASSEMBLEIA GERAL DELIBERATIVA DA CATEGORIA PARA AUTORIZAR A COBRANÇA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: REQUISITOS. A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica - ZAC dando

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS LUCROS OU RESULTADOS DOS BANCOS. EXERCÍCIOS 2018 e 2019

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS LUCROS OU RESULTADOS DOS BANCOS. EXERCÍCIOS 2018 e 2019 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS LUCROS OU RESULTADOS DOS BANCOS EXERCÍCIOS 2018 e 2019 CLÁUSULA 1ª - PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS (PLR) - EXERCÍCIO 2018 Ao empregado

Leia mais

Série: 8/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA NEGOCIAÇÃO COLETIVA E O CUSTEIO SINDICAL

Série: 8/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA NEGOCIAÇÃO COLETIVA E O CUSTEIO SINDICAL Série: 8/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA NEGOCIAÇÃO COLETIVA E O CUSTEIO SINDICAL A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica - ZAC em continuidade à Série ZAC Verás que um filho teu não foge à luta, disponibiliza

Leia mais

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica INFORME n. 13/2016 Resumo: Portaria n. 521, de 4 de maio de 2016, que substitui os Anexos I e II da Portaria n. 488, de 23 de novembro de 2005, referentes à Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical

Leia mais

MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário

MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário MEDIDA PROVISÓRIA 873 MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário Nova medida de Bolsonaro exige autorização individual para cobrança, que deverá ser feita por meio

Leia mais

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO SINPEF/MG x FENAC 2010/2011

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO SINPEF/MG x FENAC 2010/2011 TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO SINPEF/MG x FENAC 2010/2011 Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que entre si fazem, de um lado o Sindicato dos Profissionais em Educação Física

Leia mais

CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2013

CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2013 CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2013 Esta circular do segmento VAREJISTA se aplica aos comerciários da base comum dos sindicatos signatários deste documento: SINCOMÉRCIARIOS E SINCOMÉRCIO,

Leia mais

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES O Direito Coletivo do Trabalho tem como figura principal o sindicato, cuja finalidade é a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais

Leia mais

PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA 1 (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) TEMA: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL OBRIGATÓRIA FALTAM DIAS 2 A Zilmara Alencar

Leia mais

Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 - Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art. 612-A. A Contribuição de Negociação Coletiva, decorrente

Leia mais

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2019/2019

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2019/2019 TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2019/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000142/2019 DATA DE REGISTRO NO MTE: 22/03/2019 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR013356/2019 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.002012/2019-61

Leia mais

CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO/2019 SETOR FRETAMENTO

CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO/2019 SETOR FRETAMENTO CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO/2019 SETOR FRETAMENTO Prezados Senhores: Em conformidade com os termos da recente Convenção Coletiva de nossa categoria profissional, lembramos V.sas que foram alterados

Leia mais

CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO /2018 I DA VIGÊNCIA

CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO /2018 I DA VIGÊNCIA Florianópolis, 22 de maio de 2017. Circular nº 003/2017. Assunto: Convenções Coletivas de Trabalho 2017/2018 - RESULTADO FINAL! Prezados Educadores, Após um exaustivo processo de negociação, onde tivemos,

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SC002162/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 01/09/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR053909/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46220.005558/2016-63

Leia mais

PROJETO DE LEI 6.708/2009 CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL REGULAMENTAÇÃO

PROJETO DE LEI 6.708/2009 CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL REGULAMENTAÇÃO PROJETO DE LEI 6.708/2009 CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL REGULAMENTAÇÃO 1 1. EMENTA - Projeto de lei nº 6708/2009 (nº de origem no Senado 248/2006) de autoria do Senador Paulo Paim (PT/RS) dispondo sobre a

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j RECURSO DE REVISTA. CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS. A contribuição assistencial patronal constante de cláusula coletiva, imposta a toda a categoria econômica, viola

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000660/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/11/2012 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR065811/2012 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.021348/2012-77

Leia mais

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas.

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. ENTENDA SEUS DIREITOS O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. As contribuições cobradas pelos Sindicatos são motivos de muitas dúvidas pelos empregados. Assim, a fim

Leia mais

BLOCO 11 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 11 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 11 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 399 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema: Resumo emenda:

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da

Leia mais

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL 1 de 6 03/04/2019 15:59 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP003015/2019 DATA DE REGISTRO NO MTE: 25/03/2019 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR007524/2019 NÚMERO

Leia mais

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Jornada de trabalho 12x36 Retoma o acordo ou convenção coletiva para a jornada 12x36, no entanto, permite por acordo individual,

Leia mais

O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais cláusulas destacamos:

O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais cláusulas destacamos: CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009-2010 (COMECIÁRIOS DO INTERIOR) CIRCULAR O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais

Leia mais

CLÁUSULA 3ª - O piso salarial para as funções abaixo, a partir de 1 /01/2013 até 31/12/2013, será:

CLÁUSULA 3ª - O piso salarial para as funções abaixo, a partir de 1 /01/2013 até 31/12/2013, será: TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2014/2014 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000006/2014 DATA DE REGISTRO NO MTE: 07/01/2014 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR079299/2013 NÚMERO DO PROCESSO: 47480.000009/2014-32

Leia mais

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA FONTES ALTERNATIVAS DE CUSTEIO SINDICAL

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA FONTES ALTERNATIVAS DE CUSTEIO SINDICAL VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA FONTES ALTERNATIVAS DE CUSTEIO SINDICAL A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica - ZAC dando continuidade à Série ZAC Verás que um filho teu não foge à luta, disponibiliza

Leia mais

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I Da Fixação e do Recolhimento da Contribuição Sindical (Vide o Lei Complementar nº 123 (art. 53) - DOU 15/12/2006) Art. 578 - As contribuições devidas aos Sindicatos

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000531/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 30/08/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR050673/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.008303/2017-11

Leia mais

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA FEDERACAO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - FETEESC, CNPJ n. 80.674.898/0001-12, neste ato representado por seu Presidente,

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000583/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 29/05/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR017375/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46666.001300/2009-20 DATA

Leia mais

CIRCULAR CAMPANHA SALARIAL 2019/ 2020

CIRCULAR CAMPANHA SALARIAL 2019/ 2020 CIRCULAR CAMPANHA SALARIAL 2019/ 2020 Ref. CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO/2019 SETOR DE CARGAS EM GERAL Prezados associados, vimos por meio desta, informar que após inúmeras e exaustivas sessões deliberativas,

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL)

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL) CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL) A Contribuição Sindical é o mais importante instrumento de atuação das entidades sindicais para o exercício de atividades que visam o interesse da categoria dos

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000220/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 06/07/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR021989/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.006115/2009-49

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO VÁLIDA PARA O PERÍODO DE ABRIL/ MARÇO/2012. SÍNTESE DAS CLÁUSULAS ECONÔMICAS E SOCIAIS.

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO VÁLIDA PARA O PERÍODO DE ABRIL/ MARÇO/2012. SÍNTESE DAS CLÁUSULAS ECONÔMICAS E SOCIAIS. 1 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO VÁLIDA PARA O PERÍODO DE ABRIL/2011 - MARÇO/2012. SÍNTESE DAS CLÁUSULAS ECONÔMICAS E SOCIAIS. De forma sintética damos conhecimento a Vossas Senhorias dos termos das cláusulas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Disciplina: Direito do Trabalho II Professora: Cláudia Glênia JUR: NÃO DEVE SER USADO COMO CONTEÚDO DE ESTUDO, NÃO DEVE SER

Leia mais

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009/2010

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009/2010 TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MT000124/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 07/05/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR011080/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46210.001765/2009-39

Leia mais

R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional.

R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. DÚVIDAS FREQÜENTES: 1. QUEM DEVE PAGAR A CONTRIBUIÇÃO R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. 2. EMPRESA NÃO FILIADA

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições Profissionais Real Direto Fiscal Proporcional Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 149 CLT, Art. 580. Lei 12.514/11 Contribuições Profissionais

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 6.098 DISTRITO FEDERAL RELATOR : MIN. LUIZ FUX REQTE.(S) :CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - CFOAB ADV.(A/S) INTDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

Cartilha de Contribuição

Cartilha de Contribuição Cartilha de Contribuição 1) O QUE É A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL? É a principal fonte de custeio das entidades sindicais. Ela objetiva o fortalecimento das empresas que representa, pois financia as diversas

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II ocriação e Registro do Sindicato o Receitas dos sindicato (contribuição sindical, confederativa, assistencial e mensalidade associativa) ofunções do sindicato / Prerrogativas

Leia mais

SINDICATO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE SANTA CATARINA - FILIADO À CONFENEN E FENEP

SINDICATO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE SANTA CATARINA - FILIADO À CONFENEN E FENEP Florianópolis, 26 de abril de 2016. Circular nº 001/2016. Assunto: Termos Aditivos às Convenções Coletivas de Trabalho 2015/2017 - resultado Prezados Educadores, É com satisfação que, após exaustivas reuniões

Leia mais

Jundiaí/SP, 13 de julho de ATT. Gerentes de Recursos e Escritórios de Contabilidade. Ref. Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019.

Jundiaí/SP, 13 de julho de ATT. Gerentes de Recursos e Escritórios de Contabilidade. Ref. Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019. Jundiaí/SP, 13 de julho de 2018. ATT Gerentes de Recursos e Escritórios de Contabilidade Ref. Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019. Nesta: Pesados Senhores; Servimo-nos da presente para informar-lhes

Leia mais

Meio: Jota. Editoria: Economia Data: 11/04/2019

Meio: Jota. Editoria: Economia Data: 11/04/2019 Meio: Jota Editoria: Economia Data: 11/04/2019 Link: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/pensando-direito/aprejudicialidade-das-regras-referentes-as-gorjetas-com-a-reforma-trabalhista-11042019

Leia mais

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES 2018/2019

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES 2018/2019 PAUTA DE REIVINDICAÇÕES 2018/2019 SUSCITANTE: SINDICATO DOS TÉCNICOS EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, Entidade Sindical Profissional, com sede na Rua Barra Funda, 933, cj. 03 Barra Funda,

Leia mais

GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O MTE Ministério do Trabalho e Emprego em http://portal.mte.gov.br/co nt_sindical/, descreve que: A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT. Possui natureza

Leia mais

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADORA MARIA INÊS CUNHA DORNELLES Órgão Julgador: 6ª Turma

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADORA MARIA INÊS CUNHA DORNELLES Órgão Julgador: 6ª Turma 0000522-83.2011.5.04.0461 RO Fl. 1 DESEMBARGADORA MARIA INÊS CUNHA DORNELLES Órgão Julgador: 6ª Turma Recorrente: Recorrido: Origem: Prolator da Sentença: SINDICATO DOS TRABALHADORES DO ENSINO PRIVADO

Leia mais

Salários, Reajustes e Pagamento

Salários, Reajustes e Pagamento TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2014/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR071972/2014 DATA E HORÁRIO DA TRANSMISSÃO: 02/12/2014 ÀS 14:30 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 46254.001157/2014-85

Leia mais

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA Consultoria Jurídica Contribuição Sindical

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA Consultoria Jurídica Contribuição Sindical UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA 2017 Contribuição Sindical O que é a Contribuição Sindical: É a contribuição devida por aqueles que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional em favor do

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte III Prof. Cláudio Freitas - Princípio da intangibilidade salarial (artigo 7º, VI da CRFB/88) CRFB. Art. 7º São direitos dos

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/12/2011

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/12/2011 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR061899/2012 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 47998.008319/2011-22 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000745/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 23/11/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR066511/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.020599/2015-87

Leia mais

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho SINPEFESP-(empregados)-SINDELIVRE-(patronal) Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013. VIGÊNCIA E DATA-BASE As cláusulas e condições da presente Convenção Coletiva de Trabalho que

Leia mais

Boletim Jurídico da CBIC

Boletim Jurídico da CBIC Boletim Jurídico da CBIC Foi publicada na última sexta-feira (dia 01/03/2019), a medida provisória nº 873, que alterou os dispositivos da CLT que tratam sobre a contribuição sindical. Vamos entender o

Leia mais

Convenção Coletiva 2011/2012

Convenção Coletiva 2011/2012 Convenção Coletiva 2011/2012 CIRCULAR E CONVENÇÃO COLETIVA 2011/2012 Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas,

Leia mais

Ricardo Abreu & Advogados Associados

Ricardo Abreu & Advogados Associados I. DA TRANSFERÊNCIA 1. A transferência se caracteriza pelo deslocamento do empregado, de um estabelecimento ou empresa, para outro (a) do mesmo grupo, com mudança de seu domicílio (art. 469, da Consolidação

Leia mais

Contribuições Instituídas pelos Sindicatos - Desconto em Folha de Pagamento - Possibilidade

Contribuições Instituídas pelos Sindicatos - Desconto em Folha de Pagamento - Possibilidade Contribuições Instituídas pelos Sindicatos - Desconto em Folha de Pagamento - Possibilidade SUMÁRIO 1. Introdução 2. Desconto em Folha de Pagamento - Condição 3. Empregados não Sindicalizados - Possibilidade

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA nº 873/2019. Nota preliminar sobre as alterações promovidas no sistema de financiamento sindical

MEDIDA PROVISÓRIA nº 873/2019. Nota preliminar sobre as alterações promovidas no sistema de financiamento sindical MEDIDA PROVISÓRIA nº 873/2019 Nota preliminar sobre as alterações promovidas no sistema de financiamento sindical 1. No dia 1º de março de 2019, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, o Poder

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA CONJUNTA

CIRCULAR INFORMATIVA CONJUNTA CIRCULAR INFORMATIVA CONJUNTA Objetivando a uniformização do procedimento relativos à Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2011, firmado entre SETCERGS SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGA NO

Leia mais

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS NO RIO GRANDE DO SUL CIRCULAR ESPECIAL CONVENÇÃO COLETIVA CUT 2010/2011

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS NO RIO GRANDE DO SUL CIRCULAR ESPECIAL CONVENÇÃO COLETIVA CUT 2010/2011 CIRCULAR ESPECIAL CONVENÇÃO COLETIVA CUT 2010/2011 Pela presente informamos que foram encerradas as negociações coletivas do ano em curso, resultando na Convenção Coletiva de Trabalho com a Federação e

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI DE RELAÇÕES SINDICAIS

ANTEPROJETO DE LEI DE RELAÇÕES SINDICAIS ANTEPROJETO DE LEI DE RELAÇÕES SINDICAIS Dispõe sobre as relações sindicais e dá outras providências. TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Obedecerão ao disposto nesta Lei a organização sindical,

Leia mais

um lado, o SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BARRA DO PIRAÍ, VALENÇA, / , e, de outro, a Empresa......,

um lado, o SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BARRA DO PIRAÍ, VALENÇA, / , e, de outro, a Empresa......, ACORDO COLETIVO DE TRABALHO que entre si fazem, de um lado, o SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BARRA DO PIRAÍ, VALENÇA, VASSOURAS, MENDES E PIRAÍ, inscrito no CNPJ sob o n 28.579.308/0001-52, e,

Leia mais

Cuida-se de uma prestação pecuniária que tem por finalidade o custeio de atividades essenciais do sindicato e outras previstas em lei.

Cuida-se de uma prestação pecuniária que tem por finalidade o custeio de atividades essenciais do sindicato e outras previstas em lei. PREVISÃO LEGAL A Contribuição Sindical está prevista na Constituição da República de 1988 em seu art. 8, IV e nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Cuida-se de uma prestação

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II Prof. Cláudio Freitas - REMUNERAÇÃO: Características. O artigo 457 da CLT Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado,

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho SINPEFESP-(empregados)-SINDELIVRE-(patronal) Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013. VIGÊNCIA E DATA-BASE As cláusulas e condições da presente Convenção Coletiva de Trabalho que

Leia mais

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO NOTA TÉCNICA N. 3, de 14 de maio de 2019 MEDIDA PROVISÓRIA N. 873, DE 1º DE MARÇO DE 2019. 1. Em 1º de março de 2019, o Presidente da República editou a MP n. 873 (Medida Provisória) que alterou dispositivos

Leia mais

Sindicatos podem cobrar do empregador pela homologação de acordos coletivos?

Sindicatos podem cobrar do empregador pela homologação de acordos coletivos? TRABALHO Sindicatos podem cobrar do empregador pela homologação de acordos coletivos? Cobrança não parece estar em consonância com o atual ordenamento jurídico brasileiro VICTOR HUGO PACHECO LEMOS ALEXANDRA

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 08/02/2012

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 08/02/2012 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR070368/2012 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 47999.001011/2012-27 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

TERMO ADITIVO CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 RAMO CRÉDITO

TERMO ADITIVO CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 RAMO CRÉDITO TERMO ADITIVO CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 RAMO CRÉDITO FENATRACOOP - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES CELETISTAS NAS COOPERATIVAS NO BRASIL, de um lado, CNPJ n. 09.509.920/0001-04, neste

Leia mais

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2019

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2019 TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2019 SINDICATO DA HOTEL., REST. BARES E SIMIL. DA REG. HORT. E PLAN. DAS ARAUCARIAS, CNPJ n. 90.615.337/0001-04, neste ato representado(a) por seu Presidente,

Leia mais

Série: 2/ 10 VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: FORMALIDADES PARA SUA COBRANÇA E DESCONTO

Série: 2/ 10 VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: FORMALIDADES PARA SUA COBRANÇA E DESCONTO Série: 2/ 10 VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: FORMALIDADES PARA SUA COBRANÇA E DESCONTO A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica - ZAC dando continuidade à Série ZAC Verás que

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010 SINDICATOS DO INTERIOR

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010 SINDICATOS DO INTERIOR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010 SINDICATOS DO INTERIOR Comunicamos o Acordo Coletivo celebrado com a o Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias,

Leia mais

TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Os dados são referentes aos cálculos aplicáveis aos empregados e agentes do comércio organizados em firmas ou empresas, entidades ou instituições com capital arbitrado e

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 28/12/2011

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 28/12/2011 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR061900/2012 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 46268.004620/2011-49 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários SALÁRIO / 13º SALÁRIO Direitos trabalhistas e previdenciários PISO SALARIAL Piso salarial de uma categoria de trabalhadores corresponde ao menor valor remuneratório que o empregador deve pagar ao empregado.

Leia mais

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL Imprimir Salvar TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR002698/2018 DATA DE REGISTRO NO MTE: 01/10/2018 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR054722/2018 NÚMERO DO PROCESSO:

Leia mais

Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários

Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários Marcelo Alvares Vicente Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP, advogado especialista em administração do passivo fiscal, professor

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA CONJUNTA

CIRCULAR INFORMATIVA CONJUNTA CIRCULAR INFORMATIVA CONJUNTA Objetivando a uniformização do procedimento relativos à Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2011, firmado entre SETCERGS SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGA NO

Leia mais

ANEXO I. Carta del lavoro

ANEXO I. Carta del lavoro ANEXO I Carta del lavoro Carta del lavoro 1 (1927) ESTADO CORPORATIVO. I. a Nação italiana é um organismo com fins, vida, meios de ação superiores àqueles dos indivíduos isolados ou agrupados que o compõem.

Leia mais