A QUALIFICAÇÃO DE LABORATÓRIOS ATRAVÉS DE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS E ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA NA ÁREA AGROPECUÁRIA. Andréa Melo Garcia de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A QUALIFICAÇÃO DE LABORATÓRIOS ATRAVÉS DE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS E ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA NA ÁREA AGROPECUÁRIA. Andréa Melo Garcia de Oliveira"

Transcrição

1 A QUALIFICAÇÃO DE LABORATÓRIOS ATRAVÉS DE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS E ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA NA ÁREA AGROPECUÁRIA Andréa Melo Garcia de Oliveira

2 A QUALIFICAÇÃO DE LABORATÓRIOS ATRAVÉS DE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS E ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA NA ÁREA AGROPECUÁRIA Analise crítica de desempenho de um ensaio de proficiência

3 PRIMAR/LANAGRO/MG Gestão e apoio na participação em EPs Em de Participação de 163 EP e a Organização de 06 EP Em Solicitação de acreditação na ABNT NBR ISO/IEC Futuro: acreditação na ISO GUIDE 34 - produção material de referencia

4 Participação em Ensaios de Proficiência A participação em um ensaio de proficiência oferece informações sobre o desempenho do processo no momento daquela análise. A consideração de uma sequencia de participações fornece uma visão mais ampla do processo ao longo do tempo.

5 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência A participação em ensaios de proficiências com objetivo de evidenciar a conformidade dos processos e ou identificar falhas não percebidas pelas demais práticas de controle só se concretiza com uma boa análise dos resultados. Éfundamental uma análise crítica bem feita da participação em ensaios de proficiência mesmo quando os resultados são satisfatórios.

6 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência FOR-Cgcre INFORMAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO LABORATÓRIO EM ATIVIDADES DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA CONFORME NIT-DICLA-026 Organização / Laboratório: Laboratório de Resíduos de Medicamentos Veterinários - LRM - LANAGRO/MG Organização / Laboratório: Número de Acreditação: CRL 350 Número de Acreditação: Classe(s) de Ensaio ou Grupo(s) de Calibração Gestor de Acreditação da Dicla: (para laboratórios já acreditados) Ensaios Químicos Luciauria Cavalcante Classe(s) de Ensaio ou Grupo(s) de Calibração Gestor de Acreditação da Dicla: (para laboratórios já acreditados) Responsável pela informação: Mary Ane Gonçalves Lana Responsável pela informação: Telefone: (31) Telefone: mary.lana@agricultura.gov.br Laboratório de Resíduos de Medicamentos Veterinários - LRM - LANAGRO/MG CRL 350 Ensaios Químicos Luciauria Cavalcante Mary Ane Gonçalves Lana (31) mary.lana@agricultura.gov.br Data na qual as informações foram prestadas: 13-mai-16 Data na qual as informações foram prestadas: Caso não haja atividade de ensaios de proficiência disponíveis, informe no quadro azul abaixo os mecanismos utilizados para monitorar a qualidade de seus resultados 13-mai-16 Mês/ano de Realização Organizador Nome do programa Para calibração: instrumento ou padrão calibrado e grandezas medidas; Para ensaio: matriz, produto ou material de ensaio e parâmetros e características determinadas Método Código do Laboratório Critério de Aceitação Resultado Obtido Ações Corretivas fev/16 FAPAS (EP 031/16) FAPAS 2016 Corantes Verde Malaquita e Verde Leucomalaquita MET/LRM/PL/018 2 Z 2 -satisfatório 2 < Z 3 questionável Z > 3 insatisfatório Satisfatório NA nov/15 CFIA (EP 148/15) Phenicol Cloranfenicol MET/LRM/PL/021 4 Z 2 -satisfatório 2 < Z 3 questionável Z > 3 insatisfatório Satisfatório NA nov/15 CFIA (EP 147/15) Beta-agonist Betagonistas: clembuterol e ractopamina MET/LRM/PL/026 4 Z 2 -satisfatório 2 < Z 3 questionável Z > 3 insatisfatório Satisfatório NA

7 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência O laboratório deve investigar as causas de todo desempenho insatisfatório no ensaio de proficiência e adotar ações corretivas para eliminar os problemas. Pode ser necessário modificar procedimentos e tomar decisões relacionadas a resultados já emitidos, assim como gerenciar as consequências relacionadas.

8 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência Estas informações precisam ser analisadas e interpretadas pela equipe do laboratório, com base no seu conhecimento dos processos analíticos implantados e dos dados fornecidos pelo provedor. É importante envolver os profissionais que trabalham na rotina, verificar os dados brutos, etc.

9 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência Os profissionais do laboratório devem ter papel ativo e utilizar adequadamente as informações do ensaio de proficiência e comunicar o desempenho a toda a equipe e maximizar os benefícios do programa. O procedimentos desta análise devem estar documentados e os registros devem ser completos, legíveis e rastreáveis.

10 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência Para fazer a análise crítica é necessário: Procedimentos de controle para cada ensaio, com a forma de controle adotada, sua frequência, metas, os limites e critérios de aceitabilidade, tipo de avaliação e registros relacionados. Compreender os dados referentes à avaliação do seu desempenho. Avaliar a forma de análise dos dados dos relatórios; Observar a descrição dos registros relacionados à análise.

11 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência Para fazer a análise crítica é necessário: Identificação de resultados distintos dos aceitos pelo provedor e verificação de possível falha relacionada ao uso do programa (erro de diluição, troca de materiais, erro na transcrição dos dados, unidade de medida diferente etc.); Quando há falha relacionada ao uso do programa, deve-se tentar corrigir os dados e simular a avaliação do provedor (visto que o laboratório já identificou a origem e também conhece os critérios adotados) para verificar o comportamento real dos seus resultados e seguir com a análise;

12 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência Para fazer a análise crítica é necessário : Fazer uma análise das possíveis causas de resultados fora do intervalo aceito pelo provedor; Determinar e implantar ações corretivas para eliminar a causa, verificar o impacto nos resultados da rotina e ações decorrentes, verificar a eficácia das ações implementadas. O laboratório deve registrar os resultados do EP, das análises de resultados, das investigações de causas e ações.

13 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência Algumas causas raízes associadas com o desempenho no ensaio de proficiência podem incluir: treinamento inadequado; falta de compreensão do programa ou instrução inadequada; uso de equipamentos inadequados. Quando todas as fontes de erro são excluídas, um único resultado insatisfatório pode ser atribuído a erros aleatórios. Nesses casos, nenhuma ação corretiva deve ser tomada.

14 Estudo de caso: Análise critica da participação no EP de sulfas março/2011

15 Estudo de caso: Resultados de análises criticas da Participação em EP Mês/ano de Realização Organizador Para ensaio: matriz, produto ou material de ensaio e parâmetros e características determinadas Método Resultado Obtido Ações Corretivas fev/16 FAPAS (EP 031/16) Corantes Verde Malaquita e Verde Leucomalaquita MET/LRM/PL/018 Satisfatório NA mar/15 RIKILT (EP 064/15) Lactonas Acido Resorcílico MET/LRM/PL/015 Insatisfatório (analito zeranol em 2 resultados; z=6,02 e z= 5,72) Resultado insatisfatório devido a erro de transcrição. Foi elaborado um formulário para acompanhamento e revisão de resultados Ocorrência DocAction N 269/2015. mar/14 RIKILT (EP 42/14) Aminoglicosídeos, Betalactâmicos, macrolídeos, quinolonas, sulfonamidas e tetraciclinas MET/LRM/PL/013 MET/LRM/PL/014 MET/LRM/PL/017 MET/LRM/PL/020 MET/LRM/PL/022 Insatisfatório apenas para o analito Doxiciclina (z= 4,49) analisado pelo MET/LRM/PL/020. Ação corretiva não aplicável, pois a concentração do analito Doxiciclina (18,1ug/kg) estava abaixo do LQ (30ug/kg) do método MET/LRM/PL/020. mai/14 PROGETTO TRIESTE (EP 31/14) Estilbenos MET/LRM/PL/015 Satisfatório (6 resultados) e Insatisfatório (2 resultados; z>10 e falso positivo) Resultado insatisfatório decorrente de uso de curva analítica com faixa linear inadequada. Definiuse um procedimento para diluição, onde os analistas devem avaliar as condições desse procedimento como o uso de solvente adequado, diluição em amostra branca, ausência/presença de padrão interno. Ocorrência DocAction N 175/2015.

16 Monitoramento de desempenho ao longo do tempo Quando possível pode ser interessante para o laboratório ou para o provedor fazer o acompanhamento do desempenho ao longo do tempo. Índices obtidos ao longo do tempo (para combinação específica de um analito/material de ensaio) refletem-se na incerteza do laboratório.

17 Monitoramento de desempenho ao longo do tempo Entretanto, ao interpretar os sumários estatísticos, o devido cuidado é necessário para se evitar conclusões incorretas. Não é recomendado o uso de um índice sumário derivado de índices-z (zscores) relativos a analitos diferentes; ele tem uma faixa muito limitada de aplicação válida e tende a mascarar problemas aleatórios ou sistemáticos em analitos individuais.

18 Monitoramento de desempenho ao longo do tempo É preciso verificar se eles são comparáveis e se há um mesmo nível de confiança nesses programas. É necessário também avaliar as bases para definição do valor designado, os critérios de avaliação adotados por cada um, a confiança e a representatividade da frequência de distribuição dos materiais, e se o provedor segue as orientações da ISO/IEC 13528, etc.

19 Monitoramento de desempenho ao longo do tempo Sulfadimetoxina ug\kg 4,00 3,00 2,00 1,00 0, ,00-2,00-3,00-4,00

20 Monitoramento de desempenho ao longo do tempo Os participantes devem monitorar as tendências que podem sinalizar o desenvolvimento de um problema, por exemplo, quando um resultado para um ensaio está sempre abaixo da média. Uma ação neste momento pode prevenir futuros insatisfatórios no programa e falhas nos resultados da rotina.

21 Monitoramento de desempenho ao longo do tempo Um acompanhamento ao longo da participação, incluindo diversas rodadas, revela também o impacto de ações corretivas (efetividade das ações) e a eficiência com que a gestão da participação no ensaio de proficiência está sendo conduzida. Pode também demonstrar tendências relacionadas a determinadas concentrações, que não seriam detectadas em uma única rodada.

22 Estudo de caso: Monitoramento dos laboratórios da RBQL CV de CCS Trend Analysis Plot for DDPL% Linear Trend Model Yt = 6,760-0,063944*t 9 8 Variab le A ctual Fits DDPL% A ccuracy Measures MA PE 26,9465 MA D 1,3173 MSD 2, Index

23 Análise Critica da Participação em Ensaios de Proficiência Considerações finais As atividades de EP são uma importante ferramenta para o monitoramento contínuo do desempenho de laboratórios e da manutenção da confiança de todas as partes interessadas nesses processos (NIT-DICLA-026) O importante é utilizá-las para minimizar e manter o erro sob controle, de forma a não impactar nos resultados.

24 Referencia bibliográfica ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011 Avaliação da conformidade Requisitos gerais para ensaios de proficiência. AOAC/ISO/IUPAC: International Protocol Harmonzed to Proficiency Testing. Controllab Controle de qualidade: fundamentos, aplicação e prática (2007) ISO Statistical methods for use in proficiency testing by interlaboratory comparison. Genebra: International Oraganization for Standadization, 2015, p.90. NIT-DICLA-026 rev. 09 Requisitos para participação de laboratórios em ensaios de proficiência (2015).

25 OBRIGADA!

Ensaio de Proficiência em Alimentos

Ensaio de Proficiência em Alimentos Simpósio de Metrologia para a Gestão da Qualidade dos Alimentos Ensaio de Proficiência em Alimentos Alice M. Sakuma Instituto Adolfo Lutz alice@ial.sp.gov.br Ensaios de Proficiência É uma das ferramentas

Leia mais

PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2017

PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2017 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2017 Relatório Final Emitido em 13/03/2018 Apoio: ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM PRESSÃO Período de inscrição: 20/03/2017 a 15/05/2017 RELATÓRIO

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MASSA PEP EXACTUS 005/ 2019

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MASSA PEP EXACTUS 005/ 2019 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MASSA PEP EXACTUS 005/ 2019 Programa cadastrado no EPTIS - ID283225 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 01/12/2018 Apoio: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA VOLUME PEP EXACTUS 012/ 2019

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA VOLUME PEP EXACTUS 012/ 2019 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA VOLUME PEP EXACTUS 012/ 2019 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 01/12/2018 Apoio: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3 ESCOPO... 3

Leia mais

TEMPERATURA PEP EXACTUS 001/ 2017

TEMPERATURA PEP EXACTUS 001/ 2017 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA TEMPERATURA PEP EXACTUS 001/ 2017 Relatório Final Emitido em 19/12/2017 Apoio: ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM TEMPERATURA Período de inscrição: 20/03/2017 a 20/05/2017 RELATÓRIO

Leia mais

Avaliação de não conformidades no Controle Externo. Dra. Andrea Piazza Assessora Científica do PNCQ em Sistema de Gestão da Qualidade

Avaliação de não conformidades no Controle Externo. Dra. Andrea Piazza Assessora Científica do PNCQ em Sistema de Gestão da Qualidade Avaliação de não conformidades no Controle Externo Dra. Andrea Piazza Assessora Científica do PNCQ em Sistema de Gestão da Qualidade Andrea Piazza Bióloga PUC/PR Pós-graduada em Ciências do Laboratório

Leia mais

ID Nº 293 PREPARO DE AMOSTRAS DE REFERÊNCIA PARA LABORATÓRIOS DE ANÁLISES AMBIENTAIS

ID Nº 293 PREPARO DE AMOSTRAS DE REFERÊNCIA PARA LABORATÓRIOS DE ANÁLISES AMBIENTAIS ID Nº 293 PREPARO DE AMOSTRAS DE REFERÊNCIA PARA LABORATÓRIOS DE ANÁLISES AMBIENTAIS Zenilde das Graças Guimarães Viola (1), Marina Miranda Marques Viana (1), Gleidiane Salomé de Souza Oliveira (1), Josiane

Leia mais

Programa de Ensaios de Proficiência em Produtos Sujeitos ao Regime de Vigilância Sanitária (EP/INCQS)

Programa de Ensaios de Proficiência em Produtos Sujeitos ao Regime de Vigilância Sanitária (EP/INCQS) Programa de Ensaios de Proficiência em Produtos Sujeitos ao Regime de Vigilância Sanitária (EP/INCQS) Marcus Henrique C. de la Cruz Coordenador Técnico marcus.delacruz@incqs.fiocruz.br Instituto Nacional

Leia mais

PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2016

PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2016 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2016 Relatório Final Emitido em 01/12/2016 Apoio: ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM PRESSÃO Período de inscrição: 07/03/2016 a 29/04/2016 RELATÓRIO

Leia mais

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA EM BIODIESEL

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA EM BIODIESEL ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

Uso de Materiais de Referência Certificados

Uso de Materiais de Referência Certificados Uso de Materiais de Referência Certificados Fernando Gustavo Marques Violante Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Normas / Guias Série ISO GUIAS 30: ISO REMCO (ISO Committee on Reference

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DIMENSIONAL Máquina de Medição por Coordenadas PEP EXACTUS 021/ 2018 Programa cadastrado no EPTIS -412652 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido

Leia mais

Programa de Ensaio de Proficiência na área ambiental - Visão crítica sobre a participação em PEPs do Avaliador de Laboratórios

Programa de Ensaio de Proficiência na área ambiental - Visão crítica sobre a participação em PEPs do Avaliador de Laboratórios Programa de Ensaio de Proficiência na área ambiental - Visão crítica sobre a participação em PEPs do Avaliador de Laboratórios Andréa Vidal dos Anjos Existem evidências consideráveis, na literatura, que

Leia mais

Ensaios de Proficiência na Metrologia Química

Ensaios de Proficiência na Metrologia Química Ensaios de Proficiência na Metrologia Química Disciplina: Metrologia Química PPGEB Professores: Vicente Machado Neto João Antonio Palma Setti O principal objetivo dos ensaios de proficiência é permitir

Leia mais

Protocolo dos Ensaios de Proficiência

Protocolo dos Ensaios de Proficiência Protocolo dos Ensaios de Proficiência Área: Equipamentos Eletromédicos PEP 7: Requisitos particulares para a segurança básica e desempenho essencial dos esfigmomanômetros automáticos nãoinvasivos. ASSOCIAÇÃO

Leia mais

Revisão da Norma ISO/IEC Principais Mudanças e Implementação na Acreditação de Laboratórios

Revisão da Norma ISO/IEC Principais Mudanças e Implementação na Acreditação de Laboratórios Revisão da Norma ISO/IEC 17025 - Principais Mudanças e Implementação na Acreditação de Laboratórios Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação Dicla/Cgcre/Inmetro Desenvolvimento da Revisão da ISO/IEC

Leia mais

Cuidados especiais na realização de alguns ensaios no programa de Análises Ambientais da Rede

Cuidados especiais na realização de alguns ensaios no programa de Análises Ambientais da Rede Cuidados especiais na realização de alguns ensaios no programa de Análises Ambientais da Rede Cor Aparente em água bruta, Nitrato, Surfactantes, DBO e Metais (Li e Mn) 14/12/2015 CONTEÚDO Introdução Cor

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA TEMPERATURA 01 PEP EXACTUS 001/ 2019 Programa cadastrado no EPTIS - ID 243036 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 01/12/2018 Apoio: SUMÁRIO

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DIMENSIONAL 1 MICRÔMETRO E RELOGIO COMPARADOR PEP EXACTUS 003/ 2018

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DIMENSIONAL 1 MICRÔMETRO E RELOGIO COMPARADOR PEP EXACTUS 003/ 2018 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DIMENSIONAL 1 MICRÔMETRO E RELOGIO COMPARADOR PEP EXACTUS 003/ 2018 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 01/12/2018 Apoio: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2018

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2018 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2018 Programa cadastrado no EPTIS - ID 282988 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 01/12/2018 Apoio: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

LABORATÓRIO NACIONAL AGROPECUÁRIO Pedro Leopoldo Minas Gerais

LABORATÓRIO NACIONAL AGROPECUÁRIO Pedro Leopoldo Minas Gerais LABORATÓRIO NACIONAL AGROPECUÁRIO Pedro Leopoldo Minas Gerais Laboratório Nacional Agropecuário MINISTRO (MAPA) Laboratório de Físico-química de Produtos de Origem Animal SEC. EXECUTIVA SEC. DEFESA AGROPECUÁRIA

Leia mais

O Processo de Acreditação na Área Forense

O Processo de Acreditação na Área Forense O Processo de Acreditação na Área Forense Telma S. Rover S. Nascimento Pesquisador - Tecnologista em Metrologia e Qualidade Quem Somos Nós Lei 5966/73 e Lei 9933/99 Autarquia vinculada ao MDIC Cerca de

Leia mais

Protocolo dos Ensaios de Proficiência

Protocolo dos Ensaios de Proficiência Protocolo dos Ensaios de Proficiência Área: Prótese de Quadril - Esfera Femoral e Acetábulo (Dimensional e Rugosidade) PEP 8: Medições Dimensionais e de Rugosidade em Prótese de Quadril ASSOCIAÇÃO REDE

Leia mais

NÚCLEO MULTI-INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL PROVEDOR DE

NÚCLEO MULTI-INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL PROVEDOR DE NÚCLEO MULTI-INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL PROVEDOR DE ENSAIOS INTERLABORATORIAIS EM ÁGUA Projeto QUALI-ÁGUA Motivação: Capacitar a Rio-Metrologia i como coordenadora de Programas Interlaboratoriais Apoio

Leia mais

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM ANÁLISES DE ETANOL. 1ª Rodada

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM ANÁLISES DE ETANOL. 1ª Rodada ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM ANÁLISES DE ETANOL 1ª Rodada ORGANIZAÇÃO CONSUL-LAB CONSULTORIA PARA LABORATÓRIOS EQUIPE DE APLICAÇÃO Aparecido Roberto Alves José Luís Franco de Godoy Marcos Rasera Mario Darci

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DIMENSIONAL 2 CALIBRADOR ANEL LISO E CALIBRADOR TAMPÃO ROSCADO PEP EXACTUS 003/ 2018

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DIMENSIONAL 2 CALIBRADOR ANEL LISO E CALIBRADOR TAMPÃO ROSCADO PEP EXACTUS 003/ 2018 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DIMENSIONAL 2 CALIBRADOR ANEL LISO E CALIBRADOR TAMPÃO ROSCADO PEP EXACTUS 003/ 2018 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 01/12/2018 Apoio:

Leia mais

REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE LABORATÓRIOS EM ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE LABORATÓRIOS EM ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE LABORATÓRIOS EM ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA NORMA N o NIT-DICLA-026 PUBLICADO EM JUN/2016 N o 01/12 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA TEMPERATURA 02 PEP EXACTUS 011/ 2018 Programa cadastrado no EPTIS - ID 243036 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 13/10/2017 Apoio: SUMÁRIO

Leia mais

Acreditação de provedores de ensaios de proficiência

Acreditação de provedores de ensaios de proficiência XIV Encontro sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios da EMBRAPA 28.10.2009 Acreditação de provedores de ensaios de proficiência Suzana Saboia de Moura Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA TEMPERATURA PEP EXACTUS 011/ 2017

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA TEMPERATURA PEP EXACTUS 011/ 2017 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA Comparação Interlaboratorial na área: TEMPERATURA PEP EXACTUS 011/ 2017 EPTIS - ID 243036 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 18/08/2017 revisão

Leia mais

Visão do laboratório em relação às avaliações na nova versão da ABNT NBR ISO/IEC 17025

Visão do laboratório em relação às avaliações na nova versão da ABNT NBR ISO/IEC 17025 Visão do laboratório em relação às avaliações na nova versão da ABNT NBR ISO/IEC 17025 Carlos José Rupp Bindé Junior Coordenador de desenvolvimento e qualidade (PUCRS/LABELO) Contextualização; Preparação;

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA TEMPERATURA MEIOS TÉRMICOS PEP EXACTUS 015/ 2016 Relatório Final Emitido em 02/08/2016 ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM TEMPERATURA MEIOS TERMICOS Período de inscrição: 16/05/2016

Leia mais

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC 17025 e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Mauricio Araujo Soares 02/08/2017 Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Dicla/Cgcre/Inmetro

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2015 MOD04 rev11

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2015 MOD04 rev11 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIOS

Leia mais

PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROGRAMA DA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL DE CALIBRAÇÃO NA AREA DE PRESSÃO FORA DAS INSTALAÇÕES PERMANENTES Rodada 01 Revisão 02 30 de SETEMBRO de 2014

Leia mais

1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Calibração de Trenas (PEP-UFSC-JOI-METEQ-002:2016)

1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Calibração de Trenas (PEP-UFSC-JOI-METEQ-002:2016) 1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Calibração de Trenas (PEP-UFSC-JOI-METEQ-002:2016) Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Centro Tecnológico de Joinville Departamento

Leia mais

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 25ª Rodada Contagem de Bactérias Mesófilas em Água

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 25ª Rodada Contagem de Bactérias Mesófilas em Água PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 25ª Rodada Contagem de Bactérias Mesófilas em Água Código do EP MIB 25/17 Revisão 00 Data 05/06/2017 PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

PEP EXACTUS 003/ ª rodada. Comparação Interlaboratorial na Área: DIMENSIONAL

PEP EXACTUS 003/ ª rodada. Comparação Interlaboratorial na Área: DIMENSIONAL PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PEP EXACTUS 003/2016 1ª rodada Comparação Interlaboratorial na Área: DIMENSIONAL Instruções aos Participantes Emitido em 21/03/2016 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO...

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2018 MOD04 rev16

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2018 MOD04 rev16 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Programa de Ensaios

Leia mais

Conferência com Laboratórios de Ensaio e Calibração, Produtores de Materiais de Referência e Provedores de Ensaios de Proficiência

Conferência com Laboratórios de Ensaio e Calibração, Produtores de Materiais de Referência e Provedores de Ensaios de Proficiência Conferência com Laboratórios de Ensaio e Calibração, Produtores de Materiais de Referência e Provedores de Ensaios de Proficiência Informativo geral e os indicadores da DICLA Renata Martins Horta Borges.

Leia mais

Nome Entidade . *Andréa Vidal dos Anjos Conformità

Nome Entidade  . *Andréa Vidal dos Anjos Conformità ANEXO - PEP em Amostragem RS ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO E CONTROLE ENSAIOS MECÂNICOS VÁLVULA DE SEGURANÇA PEP EXACTUS 002/2019 Programa cadastrado no EPTIS -ID 203062 Plano de Ação Ensaio

Leia mais

Acreditação de Laboratórios

Acreditação de Laboratórios Acreditação de Laboratórios Patricia Weigert de Camargo Assessora da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Inmetro) A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) é o único Organismo de Acreditação

Leia mais

PROTOCOLO DO 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA 2015 COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL TORQUE

PROTOCOLO DO 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA 2015 COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL TORQUE PROTOCOLO DO 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA 2015 COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL TORQUE Revisão 01 05 de fevereiro de 2015 Fol. 1 de 9 INTRODUÇÃO A SETTING CALIBRATION LABORATORIES iniciou suas atividades

Leia mais

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 21ª Rodada Enumeração de Coliformes Termotolerantes em Matriz Leite

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 21ª Rodada Enumeração de Coliformes Termotolerantes em Matriz Leite PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 21ª Rodada Enumeração de Coliformes Termotolerantes em Matriz Leite Código do EP MIB 21/16 Revisão 01 Data 31/05/2016 PROGRAMA DE

Leia mais

Percepção geral da Cgcre em relação às avaliações na nova versão da ABNT NBR ISO/IEC 17025

Percepção geral da Cgcre em relação às avaliações na nova versão da ABNT NBR ISO/IEC 17025 Percepção geral da Cgcre em relação às avaliações na nova versão da ABNT NBR ISO/IEC 17025 Patricia Weigert de Camargo Chefe Substituta da Divisão de Acreditação de Laboratórios (CGCRE/DICLA) POLÍTICA

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MEIOS TÉRMICOS PEP EXACTUS 015/ 2019

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MEIOS TÉRMICOS PEP EXACTUS 015/ 2019 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MEIOS TÉRMICOS PEP EXACTUS 015/ 2019 Programa cadastrado no EPTIS - ID282971 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 01/12/2018 Apoio: SUMÁRIO

Leia mais

Protocolo dos Ensaios de Proficiência

Protocolo dos Ensaios de Proficiência Protocolo dos Ensaios de Proficiência Área: Equipamentos Odonto Médico-Hospitalares PEP 1: Determinação de acidez ou alcalinidade PEP 2: Determinação de íons metálicos PEP 3: Determinação de oxidantes

Leia mais

PEP EM ANÁLISES AMBIENTAIS Módulo: Ensaios Físico-Químicos (Anexo)

PEP EM ANÁLISES AMBIENTAIS Módulo: Ensaios Físico-Químicos (Anexo) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PEP EM ANÁLISES AMBIENTAIS

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 11 Tema:

Leia mais

Programa de Ensaios de Proficiência em Amostragem em SP com Bomba de Baixa Vazão

Programa de Ensaios de Proficiência em Amostragem em SP com Bomba de Baixa Vazão ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Programa de Ensaios

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA 2015 MOD03 rev5

PLANO DE AÇÃO PARA 2015 MOD03 rev5 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE COMPARAÇÃO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2016

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2016 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIOS

Leia mais

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 22ª Rodada Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva (ECP) em Matriz Leite

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 22ª Rodada Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva (ECP) em Matriz Leite PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 22ª Rodada Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva (ECP) em Matriz Leite Código do EP MIB 22/16 Revisão 00 Data 26/04/2016

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA Diego Manica 1, Erlise Loraine Dullius 2 CORSAN, Porto Alegre, Brasil, diego.manica@corsan.com.br

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Apresentar as principais variáveis a serem observadas na gestão da metrologia industrial, transformando barreiras técnicas em requisitos de competitividade. ABNT NBR ISO

Leia mais

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência para Determinação de Micotoxinas 9ª Rodada Aflatoxinas em Milho

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência para Determinação de Micotoxinas 9ª Rodada Aflatoxinas em Milho PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência para Determinação de Micotoxinas 9ª Rodada Aflatoxinas em Milho Código do EP MIC 09/16 Revisão 00 Data 13/05/2016 PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA Ensaio de

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2019 MOD04 rev17

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2019 MOD04 rev17 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIO DE

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2017 MOD04 rev14

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2017 MOD04 rev14 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA PILOTO DE ENSAIOS

Leia mais

Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO

Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO LABORATÓRIO CLÍNICO: FASES Sistema de Garantia da Qualidade Clientee Pré-Analítica Analítica Pós-Analítica Laudo Controle de

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

PROTOCOLO DA RODADA. Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 29ª Rodada Enumeração de Coliformes Termotolerantes em Frango

PROTOCOLO DA RODADA. Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 29ª Rodada Enumeração de Coliformes Termotolerantes em Frango PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 29ª Rodada Enumeração de Coliformes Termotolerantes em Frango Código do EP MIB 29/17 Revisão 00 Data 05/06/2017 PROGRAMA DE ENSAIO

Leia mais

PROCESSO CERTIFICADO ISO 9001:2008 APOIO:

PROCESSO CERTIFICADO ISO 9001:2008 APOIO: ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE COMPARAÇÃO

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA EM BIODIESEL

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA EM BIODIESEL ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIOS

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2018 MOD04 rev15

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2018 MOD04 rev15 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIOS

Leia mais

Ciclo de Qualidade Analítica em Laboratórios. Validação x Incerteza x Controles de Qualidade

Ciclo de Qualidade Analítica em Laboratórios. Validação x Incerteza x Controles de Qualidade Ciclo de Qualidade Analítica em Laboratórios Validação x Incerteza x Controles de Qualidade Qual a importância da estatística em Laboratórios Analíticos? Qual a importância de se implantar um Sistema de

Leia mais

29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ABIMAQ

29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ABIMAQ PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO REDE METROLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - REMESP REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA - RESAG 29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Análise e ações para tratamento de Riscos em Laboratórios NBR ISO IEC 17025:2017 Israel Dulcimar Teixeira

Leia mais

ANEXO AO PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2019

ANEXO AO PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2019 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Programa de Ensaios de Proficiência

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2014 MOD04 rev10

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2014 MOD04 rev10 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA PILOTO DE ENSAIOS

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2018 MOD04 rev15

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2018 MOD04 rev15 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Programa de Ensaios

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA ENSAIOS QUÍMICOS EM COSMÉTICOS: CREME PROTETOR DE SEGURANÇA

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA ENSAIOS QUÍMICOS EM COSMÉTICOS: CREME PROTETOR DE SEGURANÇA PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA ENSAIOS QUÍMICOS EM COSMÉTICOS: CREME PROTETOR DE SEGURANÇA RODADAS 1 E 2 PEP EXACTUS 013/ 2019 Programa cadastrado no EPTIS ID 243370 Plano de Ação Ensaio de Proficiência

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PO-LFX-1002 Revisão 07 Data 08/11/2017 Título IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE INCERTEZA Classificação Restrito n o de páginas 06 n o de

Leia mais

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA EM ANÁLISES DE CARVÃO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA EM ANÁLISES DE CARVÃO ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIOS

Leia mais

Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios

Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios Oficinas Analíticas 2015 Meio Ambiente Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios Maria Teresa Raya Rodriguez Este ensaio seria Reconhecido?

Leia mais

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência para Determinação de Micotoxinas 10ª Rodada Aflatoxina M1 em Leite em Pó

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência para Determinação de Micotoxinas 10ª Rodada Aflatoxina M1 em Leite em Pó PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência para Determinação de Micotoxinas 10ª Rodada Aflatoxina M1 em Leite em Pó Código do EP MIC 10/18 Revisão 00 Data 29/06/2018 PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA Aracaju, 11/12/2015 Alice M. Sakuma Instituto Adolfo Lutz São Paulo Definições Material de Referência Material suficientemente

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA 2017 MOD03 rev6

PLANO DE AÇÃO PARA 2017 MOD03 rev6 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIO DE

Leia mais

Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 33

Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 33 Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 33 2º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: PRESSÃO PARTE II PROCESSO CERTIFICADO ISO 9001:2008 pela

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2014 MOD04 rev10

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2014 MOD04 rev10 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIOS

Leia mais

RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 METODOLOGIA

RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 METODOLOGIA RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE REVISÃO: 35 OUT/2018 SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES

Leia mais

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 33ª Rodada Pesquisa de Salmonella spp. em Leite

PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 33ª Rodada Pesquisa de Salmonella spp. em Leite PROTOCOLO DA RODADA Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 33ª Rodada Pesquisa de Salmonella spp. em Leite Código do EP MIB 33/19 Revisão 01 Data 24/06/2019 PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

2. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-METEQ-003:2016)

2. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-METEQ-003:2016) 2. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-METEQ-003:2016) Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Centro Tecnológico de Joinville Departamento

Leia mais

LABORATÓRIO ANÁLISE. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE APOIO

LABORATÓRIO ANÁLISE. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE APOIO LABORATÓRIO ANÁLISE. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE APOIO POA.DCO.04 TÍTULO: IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE Edição Análise Crítica Aprovação Data / / Data: / / Data:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2017 MOD04 rev14

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2017 MOD04 rev14 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIOS

Leia mais

Programas de Ensaio de Proficiência nas Atividades de Inspeção Acreditadas no Brasil

Programas de Ensaio de Proficiência nas Atividades de Inspeção Acreditadas no Brasil Programas de Ensaio de Proficiência nas Atividades de Inspeção Acreditadas no Brasil Guilherme Andrade Campos Pedrosa Chefe da Divisão de acreditação de Organismos de Inspeção Período Preparatório Anterior

Leia mais

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO 22000 Processo de Certificação 8 Validação, verificação

Leia mais

USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP

USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP NORMA Nº: NIT-DICOR-021 APROVADA EM FEV/2010 Nº 01 01/08 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico da Revisão 5 Documentos Complementares 6 Siglas

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2018 MOD04 rev15

PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2018 MOD04 rev15 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Programa de Ensaios

Leia mais

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. MEDIÇÃO DE ph

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. MEDIÇÃO DE ph PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MEDIÇÃO DE ph 2ª Edição/2014 Rev.00 Emissão 10/10/2014 ÍNDICE 1.INTRODUÇÃO... 3 2.OBJETIVO... 4 3.COORDENAÇÃO... 4 4.PARTICIPANTES... 4 5.PROGRAMA OFERECIDO... 5 5.1.

Leia mais

PEP EM ANÁLISES AMBIENTAIS (Físico-químicos e Íons)

PEP EM ANÁLISES AMBIENTAIS (Físico-químicos e Íons) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PEP EM ANÁLISES AMBIENTAIS

Leia mais