Programa de Ensaio de Proficiência na área ambiental - Visão crítica sobre a participação em PEPs do Avaliador de Laboratórios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Ensaio de Proficiência na área ambiental - Visão crítica sobre a participação em PEPs do Avaliador de Laboratórios"

Transcrição

1 Programa de Ensaio de Proficiência na área ambiental - Visão crítica sobre a participação em PEPs do Avaliador de Laboratórios Andréa Vidal dos Anjos

2 Existem evidências consideráveis, na literatura, que poucos químicos analistas prestam atenção à questão da confiabilidade metrológica nos resultados que eles produzem. Estes químicos acreditam que uma lei natural exista na ciência da medição, ou seja, que se orientações para conduzir uma medição são seguidas, o valor verdadeiro necessariamente será encontrado. Fonte: J.C.Olivieri

3 Com o crescimento dos conceitos da metrologia, pela disseminação da ISO , esta afirmativa tem sido alterada nos últimos anos.

4 Qual a situação hoje nos laboratórios ambientais?

5 Laboratórios sem sistema de gestão da qualidade implementado ISO/IEC Laboratórios com sistema de gestão da qualidade implementado ou em implementação

6 Norma ABNT ISO/IEC 17025:2005 Requisito Garantia da qualidade de resultados de ensaio e calibração O laboratório deve ter procedimentos de controle de qualidade para monitorar a validade dos ensaios realizados. Os dados resultantes devem ser registrados de forma que as tendências sejam detectáveis e, devem ser aplicadas técnicas estatísticas para a análise crítica dos resultados. Monitoramento deve ser planejado e analisado criticamente e pode incluir, mas não estar limitado, ao seguinte:

7 Norma ABNT ISO/IEC 17025:2005 Requisito Garantia da qualidade de resultados de ensaio e calibração a) Uso de MRC ou controle interno da qualidade; b) Participação em programas de comparação interlaboratorial ou ensaios de proficiência; c) Ensaios replicados; d) Reensaios; e) Correlação de resultados de características diferentes de um item.

8 Norma ABNT ISO/IEC 17025:2005 Requisito Garantia da qualidade de resultados de ensaio e calibração Os dados de controle da qualidade devem ser analisados e, quando estiverem fora dos critérios predefinidos, deve ser tomada ação planejada para corrigir o problema e evitar que resultados incorretos sejam relatados.

9 Comparações interlaboratoriais e ensaios de proficiência são ferramentas de gestão da qualidade.

10 Qual a diferença entre Ensaio de Proficiência e uma Comparação Interlaboratorial? Ensaio de Proficiência: determinação do desempenho de ensaios ou calibrações de laboratórios, que pode ocorrer através de comparações interlaboratoriais. São um conjunto de procedimentos para determinar a proficiência do laboratório. Ex: a RMRS realiza PEP Programas de Ensaios de Proficiência, ou seja, avalia desempenhos.

11

12 Comparação interlaboratorial: organização de uma comparação nos mesmos itens de ensaios (amostras) ou calibração (artefatos), por dois ou mais laboratórios, de acordo com condições prédeterminadas. Exemplos: a) Para validar de métodos; b) Para atribuir valores a um material de referência.

13 IMPORTANTE Todo Ensaio de Proficiência (EP) é uma comparação interlaboratorial (CI), mas nem toda comparação interlaboratorial é um Ensaio de Proficiência. EP atende a ABNT NBR ISO/IEC ABNT NBR ISO/IEC (análise estatística) CI - ABNT NBR ISO/IEC 17043

14 Qual o interesse do avaliador?

15 Verificar o atendimento aos Documentos Normativos: CGCRE/INMETRO NIT-DICLA 026 RMRS - RM 062 Como o laboratório os atende?

16 DOCUMENTOS NORMATIVOS Coordenação Geral de Acreditação CGCRE INMETRO NIT-DICLA ditados.asp

17

18 8.2 Estabelece requisitos específicos para a acreditação relativos à participação e tratamento de resultados em atividades de EP. 9.1 Competência técnica = participação satisfatória em atividades de EP, onde e quando tais atividades estiverem disponíveis. Nota: Estar disponível significa existir e ocorrer em qualquer país e durante qualquer momento dentro do intervalo de tempo correspondente à quantidade e frequência mínima estabelecida em 9.2.

19 9.1.1 O laboratório deve evidenciar a indisponibilidade de atividades EP e/ou as razões válidas que, em casos excepcionais, inviabilizaram a sua participação. Nota: O laboratório pode levar em conta, por exemplo: - a impossibilidade de atendimento aos prazos do programa, em função do tempo para deslocamento do item e realização das medições; - a possibilidade de deterioração da amostra devido à armazenagem inadequada ou prazo de validade; - a necessidade de importação temporária de um equipamento; - um programa de EP com vagas limitadas; - programas de EP dirigidos a grupos específicos de laboratórios.

20 9.1.2 Competência técnica por meio da participação satisfatória em comparações interlaboratoriais organizadas com propósitos distintos de um EP. Por exemplo: a) para avaliar as características de desempenho de um método; b) para caracterizar um material de referência;

21 9.2 O laboratório deve atender a quantidade e frequência mínima de participação em atividades de EP Antes de solicitar a acreditação ou a extensão da acreditação, o laboratório deve participar, com desempenho satisfatório, em pelo menos uma atividade de EP para: a) um ensaio em cada classe de ensaio, para o escopo solicitado, segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025; Esta atividade de EP deve ter sido realizada, no máximo, 2 (dois) anos antes da solicitação do laboratório.

22 9.2.2 O laboratório acreditado deve participar em pelo menos uma atividade de EP de cada parte significativa do escopo de acreditação a cada 4 (quatro) anos. A CGCRE pode estabelecer requisitos específicos para uma determinada área de atividade, classe de ensaio, especialidade quanto à quantidade e frequência de participação em atividades de EP, ou sobre o desempenho do laboratório nessas atividades.

23 Adicionalmente, o laboratório acreditado para realizar ensaios químicos em água deve participar, a cada ano, de uma atividade de EP para pelo menos um dos ensaios químicos em água do seu escopo de acreditação.

24 9.3 Plano de participação em atividades de EP: elaborado pelo laboratório e deve: - analisar seu escopo de acreditação, - definir e documentar quais são as partes significativas desse escopo.

25 9.4 O Plano de participação em EP, deve ser estabelecido e implementado pelo laboratório de forma que atenda aos requisitos: a) participação mínima em atividades de EP; b) considere as diretrizes estabelecidas pelas autoridades reguladoras sobre a participação em atividades de EP para os ensaios; c) considere as diretrizes estabelecidas pelas associações profissionais sobre a participação em atividades de EP pertinentes aos ensaios que realiza; d) utilize provedores de atividades de EP conforme estabelecido na seção 10; e) para os casos estabelecidos em 10.3, inclua os mecanismos de garantia da qualidade dos resultados. Nota: Cabe ao laboratório definir o intervalo do seu plano, por exemplo, anual, bienal, quadrienal ou outro, desde que o plano vigente e as evidências de participa 9.5 Registros devem ser mantidos atualizados e as justificativas de não realização em EPs também.

26 10 Seleção de atividades de ensaio de proficiência pelo laboratório 10.1 Requisitos de participação em EP organizadas por qualquer um dos seguintes provedores: a) Acreditados pela CGCRE; b) Acreditados por organismos signatários de acordos de reconhecimento mútuo da APLAC, EA, IAAC e ILAC; c) Provedores indicados pela APLAC, EA, IAAC, ILAC por meio de acordos e memorandos de entendimentos oficiais; d) Signatários do Acordo de Reconhecimento Mútuo do CIPM; e) Institutos Nacionais de Metrologia signatários do acordo de reconhecimento mútuo do CIPM (ver f) Comissões Técnicas da Cgcre; g) Programas regulares de auditoria de medição organizados pelo Dicla. h) Outras Instituições referidas na NIT-DICLA. Nota: Recomenda-se que o laboratório selecione provedores de ensaios de proficiência que atendam aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC

27 10.2 Laboratório deve demonstrar competência por participação satisfatória em outros EPs ou CI que objetivem comparar os resultados de 2 ou + laboratórios apenas se: a) Comprove que não houve atividades de EP disponíveis pelos provedores já citados dentro do intervalo de tempo estabelecido no seu plano de participação em EP; b) Caso não tenha acesso às CI realizadas com propósitos distintos de um EP relacionadas em

28 Ordem de prioridade abaixo, somente passando para a próxima alternativa quando a anterior não estiver disponível para as atividades de EP: a) organizadas por provedores de EP, programas de EP e comparações interlaboratoriais constantes no banco de dados EPTIS; b) organizadas por laboratórios acreditados para o ensaio objeto do EP ou comparação interlaboratorial; c) comparação interlaboratorial organizada por iniciativa própria com laboratório(s) acreditado(s) para o ensaio objeto da comparação ou, na falta comprovada destes, com laboratórios não acreditados. Recomendação Que o laboratório utilize atividades de EP organizadas conforme os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC

29 12 TRATAMENTO DE RESULTADOS INSATISFATÓRIOS PARA ATIVIDADES DE EP OBRIGATÓRIAS 12.1 Resultados insatisfatórios nas atividades de EP - laboratório deve implementar ações corretivas apropriadas - prazo na NIT-Dicla Forma e qual prazo para comprovação da eficácia das ACs, incluindo participação em nova atividade de EP.

30 Nota: Se a causa de um resultado insatisfatório estiver relacionada ao método, equipamento, rastreabilidade, capacitação do pessoal, manuseio ou quando a causa não puder ser identificada, a participação do laboratório em nova atividade de EP é necessária para confirmação da eficácia das ações implementadas CGCRE pode advertir, suspender, reduzir o escopo, cancelar a acreditação ou arquivar a solicitação de acreditação ou extensão do laboratório, pelo desempenho em atividades de EP. NIT-Dicla-031

31 DOCUMENTOS NORMATIVOS Rede Metrológica do Rio Grande do Sul RMRS RM 62

32

33 É alinhado à NIT-DICLA 026 da CGCRE

34 4.2 Requisitos Gerais Demonstração de competência técnica na realização dos ensaios por meio da participação satisfatória em ensaios de proficiência, onde estes estiverem disponíveis.

35 4.3 Plano e registro de participação em Comparações Manutenção de registros atualizados contendo as atividades de ensaio de proficiência em que participou ou esteja participando, com as informações relacionadas e aplicáveis.

36 Antes das avaliações e reavaliações, apresentação para Rede Metrológica e à equipe avaliadora o FR 101 atualizado + o plano de participação em atividades de ensaio de proficiência.

37 Durante as avaliações: a equipe avaliadora terá acesso a resultados, relatórios, ações corretivas de modo a comprovar as melhorias implantadas. Se o lab. não atender a política estipulada sobre participações, receberá Não Conformidades ou até não renovar seu reconhecimento até sanar a pendência identificada. Da mesma forma, as ações corretivas ligas a ensaios de proficiência que forem consideradas não adequadas.

38 Participação mínima com resultados satisfatórios. Participação 2 anos antes do pedido de reconhecimento. Definição pelo laboratório das partes significativas do escopo.

39 O laboratório reconhecido para realizar ensaios químicos em água deve participar, a cada ano, de uma atividade de ensaio de proficiência para pelo menos um dos ensaios químicos em água para os quais está reconhecido.

40 As comparações bilaterais (no RM62) DEVEM ser providas de forma imparcial e independente. Desde agosto de 2014 o laboratório não pode promover suas próprias comparações para atender critérios de participação em PEP. O único uso é se o Laboratório quiser utilizar estes resultados como garantia da qualidade.

41 E quais as constatações que o avaliador deve buscar em relação ao Provedor de EP?

42 O Programa atende os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC ?

43 1. O Programa foi planejado? local do preparo ou tomada de amostras, material, matriz, padrões, etiquetagem, transporte, ambientação, pessoal, número de vias por laboratório. 2. Foi definido o Laboratório de Referência competente? 3. Como se deu a preparação das amostras faixas de concentração dos analitos e matriz. 4. Foram preparadas e analisadas amostras de homogeneidade e estabilidade.

44 5. Como ocorreu o envio de amostras aos participantes do programa? 6. Os resultados dos ensaios dos participantes dão transmitidos ao provedor com garantia de confidencialidade? 7. A análise estatística dos resultados foi realizada segundo a ISO

45 Provedor atendeu os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC

46 E o laboratório?

47 1. As amostras do programa foram analisadas conforme rotina? 2. Os resultados obtidos foram verificados adequadamente antes do envio ao Provedor conforme Plano do Programa? 3. Após o recebimento do relatório do Programa, seu desempenho foi analisado criticamente?

48 Análise crítica criteriosa

49 Avaliação de desempenho Classificados como: 1- SATISFATÓRIO 2- QUESTIONÁVEL 3- INSATISFATÓRIO Por parâmetros em análise, conforme o valor do Escore Z: Se: Z 2 Resultado Satisfatório 2 < Z < 3 Resultado Questionável Z 3 Resultado Insatisfatório

50 Relatório de PEP é excelente ferramenta. Alguns exemplos: a) Análise do desempenho do laboratório no decorrer das rodadas; b) Análise do desempenho do laboratório na rodada perante o desempenho do grupo de participantes; c) Validação de métodos; d) Evidência de treinamento adequado.

51 Se o desempenho durante todas as rodadas for satisfatório, preciso realizar análise crítica dos resultados?

52 Desempenho obtido: 3.1. Resultados satisfatórios podem ser avaliados pela série histórica das rodadas. Ex: 1ª rodada Escore Z = 0,2 2ª rodada Escore Z = 0,8 3ª rodada Escore Z = 1,0 4ª rodada Escore Z = 1,5

53

54 Desempenho obtido: 3.2. Resultados questionáveis podem ser avaliados pela série histórica das rodadas. Ex: 1ª rodada Escore Z = 0,2 2ª rodada Escore Z = 2,5 3ª rodada Escore Z = 1,8 4ª rodada Escore Z = 1,5

55

56 Desempenho obtido: 3.3. Resultados insatisfatórios podem ser avaliados pela série histórica das rodadas. Ex: 1ª rodada Escore Z = 1,5 2ª rodada Escore Z = 2,5 3ª rodada Escore Z = 3,2 4ª rodada Escore Z = 0,5

57

58 De que forma o laboratório avaliou as causas dos resultados obtidos? Foram preservados e reavaliados os registros originais? Como está o desempenho dos outros controles de qualidade realizados pelo laboratório? Tanto durante o período em que os ensaios do EP foram realizados como no momento atual.

59 Qual o Plano de ação elaborado pelo laboratório para a implementação das ações corretivas? Foram cumpridas a contento todas as ações propostas? Estas ações tomadas foram eficazes?

60

61 O laboratório Dexter realiza amostragem com ensaios subsequentes e também coleta amostras para ensaios em seu laboratório. 1. Adquiriu equipamentos calibrados e os verifica regularmente, soluções para realizar as verificações que atendem os requisitos da Norma e materiais de coleta adequados. Todos os registros de verificação de recebimento estão adequados.

62 2. Treinou seus coletadores adequadamente, verificou a eficácia do treinamento, possui todos os registros pertinentes. 3. Seus métodos de ensaio estão validados. São mantidos controles de qualidade como cartas controle, duplicatas, brancos. Todos os registros estão ok. 4. Buscou no mercado PEP para o requisito 5.9. Fez inscrição, cumpriu todas as orientações do programa.

63 5. No dia agendado para coleta, compareceu no horário e local marcados. Todo o material foi preparado adequadamente no laboratório e transportado até o local. 6. A coleta foi realizada com atenção e cuidado pelo coletador. O material foi acondicionado devidamente na caixa de coleta, sem risco de quebra.

64 7. Ao chegar no laboratório, o recebimento das amostras foi realizado segundo procedimento estabelecido. 8. Os ensaios foram realizados por técnicos treinados, métodos validados e registrados nos formulários específicos.

65 9. Os técnicos fizeram a identificação adequada dos formulários de registro, indicando o ensaio, a rastreabilidade necessária, os resultados, rubricaram e entregaram ao gerente do laboratório. 10. Dentro do SGQ do laboratório Dexter, o gerente é o encarregado do envio dos resultados ao Provedor.

66 11. No momento em que estava digitando os resultados, começou a receber mensagens de clientes que lhe solicitavam novas propostas. Um técnico entrou em sua sala para dizer que um equipamento está próximo do prazo de nova calibração.

67 12. Retoma sua atividade para envio dos resultados ao Provedor. 13. No prazo acordado, o Provedor distribui o Relatório do Programa para a Rodada. 14. Reúnem-se para análise crítica. Todos confiantes. Tudo foi feito como manda a técnica e o SGQ implementando no laboratório.

68 15. Surpreendentemente, dos 10 parâmetros analisados, 3 tiveram desempenho insatisfatório. 16. Iniciam-se as análises das causas. 17. Após terem buscados TODOS os registros, verificado todos os controles, precisavam encontrar a razão para tal desempenho. Com urgência precisavam elaborar plano de ação para solucionarem o problema.

69 Mas, qual era a causa???? Tecnicamente não havia motivo algum! Todos treinados, calibrações em dia, controles de qualidade ok. Formulários preenchidos corretamente. Decidiram verificar os dados originais dos formulários com os dados do Relatório.

70 Qual a conclusão...

71 Durante a transmissão dos dados ao Provedor, por distração do Gerente, houve troca de resultados. Resultado de um parâmetro foi digitado como sendo de outro. No Relatório do PEP, os ensaios ficaram como INSATISFATÓRIOS. É ou Não é uma Não Conformidade????

72

73 Atualmente este requisito está sendo considerado o mais importante da Norma, juntamente com a validação de método. Mesmo tendo todos os requisitos conformes, o desempenho do PEP precisa ser conforme.

74 Uma linha de auditoria que tem sido adotada por diversos avaliadores é através de todos os registros de PEP, desde o recebimento da amostra até a emissão do resultado. Com isso, otimiza-se o processo de avaliação.

75 Estamos em fase de mudanças. A Norma está sendo revisada. O foco nos EPs continuará cada vez mais presente. Aos que iniciam a caminhada, não temam. Deem um passo atrás do outro. Buscando firmeza. Não temamos as mudanças.

76

77 Andréa Vidal dos Anjos Farmacêutica Bioquímica - Especialista em Saúde Pública Whats app: Contatos: andrea.vanjos@gmail.com / conformita.qualidade@gmail.com (51)

REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE LABORATÓRIOS EM ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE LABORATÓRIOS EM ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE LABORATÓRIOS EM ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA NORMA N o NIT-DICLA-026 PUBLICADO EM JUN/2016 N o 01/12 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico

Leia mais

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC 17025 e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Mauricio Araujo Soares 02/08/2017 Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Dicla/Cgcre/Inmetro

Leia mais

ANEXO B CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS

ANEXO B CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS Rev. Outubro/2011 Página 1 de 6 Conforme anexo B da NIT DICOR 024 rev. 03 de fevereiro/2010 - Critérios para a Acreditação de Organismo de Certificação de Produto e de Verificação de Desempenho de Produto.

Leia mais

Programas de Ensaio de Proficiência nas Atividades de Inspeção Acreditadas no Brasil

Programas de Ensaio de Proficiência nas Atividades de Inspeção Acreditadas no Brasil Programas de Ensaio de Proficiência nas Atividades de Inspeção Acreditadas no Brasil Guilherme Andrade Campos Pedrosa Chefe da Divisão de acreditação de Organismos de Inspeção Período Preparatório Anterior

Leia mais

CGCRE/INMETRO. Metrologia e Qualidade em Laboratório

CGCRE/INMETRO. Metrologia e Qualidade em Laboratório CGCRE/INMETRO Metrologia e Qualidade em Laboratório Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Equipe de Avaliação de Laboratórios adcarvalho@inmetro.gov.br Metrologia Ciência da medição É uma das funções básicas

Leia mais

1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA

1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA TDA Fol. 1 de 22 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA PROCESSO CERTIFICADO ISO 9001:2008 pela SGS Certificadora Certificado BR 98/0139 8-set-2009

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Apresentar as principais variáveis a serem observadas na gestão da metrologia industrial, transformando barreiras técnicas em requisitos de competitividade. ABNT NBR ISO

Leia mais

1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Calibração de Trenas (PEP-UFSC-JOI-METEQ-002:2016)

1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Calibração de Trenas (PEP-UFSC-JOI-METEQ-002:2016) 1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Calibração de Trenas (PEP-UFSC-JOI-METEQ-002:2016) Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Centro Tecnológico de Joinville Departamento

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ABNT NBR ISO/IEC 17025 NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES Item 4.1 Organização Legalidade do laboratório Trabalhos realizados em instalações permanentes Atendimento aos requisitos da Norma, necessidades

Leia mais

ORGANIZAÇÃO REALIZAÇÃO APOIO PATROCÍNIO

ORGANIZAÇÃO REALIZAÇÃO APOIO PATROCÍNIO REALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO APOIO PATROCÍNIO Rastreabilidade Capacidade de traçar o histórico de um item através de informações previamente existentes Quanto mais conhecimento sobre as informações (ou referências)

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios

Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios Oficinas Analíticas 2015 Meio Ambiente Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios Maria Teresa Raya Rodriguez Este ensaio seria Reconhecido?

Leia mais

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES Folha: 1/6 TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO 21/07/15 00 Emissão Inicial - Item 5.1.2 e 5.2.1 - Exclusão da referência a tratamento e 16/06/16

Leia mais

Uso de Materiais de Referência Certificados

Uso de Materiais de Referência Certificados Uso de Materiais de Referência Certificados Fernando Gustavo Marques Violante Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Normas / Guias Série ISO GUIAS 30: ISO REMCO (ISO Committee on Reference

Leia mais

WORKSHOP AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NORMA ABNT NBR ISO/IEC VISÃO DE UM LABORATÓRIO ACREDITADO

WORKSHOP AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NORMA ABNT NBR ISO/IEC VISÃO DE UM LABORATÓRIO ACREDITADO WORKSHOP AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 VISÃO DE UM LABORATÓRIO ACREDITADO MARTA BRANDÃO TOZZI Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias do Jockey Club Brasileiro LACVET JCB ABORDAGEM

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

O processo de acreditação de laboratórios pela Cgcre. Patricia Weigert de Camargo Assessora da Divisão de Acreditação de Laboratórios (INMETRO)

O processo de acreditação de laboratórios pela Cgcre. Patricia Weigert de Camargo Assessora da Divisão de Acreditação de Laboratórios (INMETRO) O processo de acreditação de laboratórios pela Cgcre Patricia Weigert de Camargo Assessora da Divisão de Acreditação de Laboratórios (INMETRO) A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) é o

Leia mais

Acreditação de Laboratórios e Reconhecimento Mútuo Internacional

Acreditação de Laboratórios e Reconhecimento Mútuo Internacional Acreditação de Laboratórios e Reconhecimento Mútuo Internacional Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação do Inmetro Conceito de Avaliação da Conformidade Acreditação Acreditação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA 2015 MOD03 rev5

PLANO DE AÇÃO PARA 2015 MOD03 rev5 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE COMPARAÇÃO

Leia mais

Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 9

Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 9 Q SETTING CALIBRAÇÕES E ENSAIOS LTDA Fol. 1 de 9 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: ELETRICIDADE Revisão 02 de 16-mar-2010 Q SETTING CALIBRAÇÕES

Leia mais

Problemas identificados nas propostas de ações e seu acompanhamento

Problemas identificados nas propostas de ações e seu acompanhamento Problemas identificados nas propostas de ações e seu acompanhamento Ana Cristina D. M. Follador Coordenação Geral de Acreditação Divisão de Acreditação de Laboratórios Objetivos Identificar as falhas significativas

Leia mais

Padrões Técnicos ajustados à realidade como condição para avanços na gestão ambiental

Padrões Técnicos ajustados à realidade como condição para avanços na gestão ambiental 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL Padrões Técnicos ajustados à realidade como condição para avanços na gestão ambiental Farm. Andréa Vidal dos Anjos Farmacêutica Bioquímica Técnica Química

Leia mais

Cuidados especiais na realização de alguns ensaios no programa de Análises Ambientais da Rede

Cuidados especiais na realização de alguns ensaios no programa de Análises Ambientais da Rede Cuidados especiais na realização de alguns ensaios no programa de Análises Ambientais da Rede Cor Aparente em água bruta, Nitrato, Surfactantes, DBO e Metais (Li e Mn) 14/12/2015 CONTEÚDO Introdução Cor

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA 2017 MOD03 rev6

PLANO DE AÇÃO PARA 2017 MOD03 rev6 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE ENSAIO DE

Leia mais

PEP EXACTUS 003/ ª rodada. Comparação Interlaboratorial na Área: DIMENSIONAL

PEP EXACTUS 003/ ª rodada. Comparação Interlaboratorial na Área: DIMENSIONAL PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PEP EXACTUS 003/2016 1ª rodada Comparação Interlaboratorial na Área: DIMENSIONAL Instruções aos Participantes Emitido em 21/03/2016 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO...

Leia mais

ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005

ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 OFICINA ANALÍTICA 2º PEP ANA ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 Quím. Msc. Patricia da Silva Trentin CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Diretoria de Engenharia

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA AS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) SUMÁRIO & '!

INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA AS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) SUMÁRIO & '! Página 1 de 11 SUMÁRIO! " #$ % & $! & '! $ " () % %% % ($)& $ Página 2 de 11 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS PÁGINA SUMÁRIO DE MUDANÇA DATA ELABORADO APROVADO Todas Liberação do documento 07/07/2001 Todas Todas

Leia mais

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. MEDIÇÃO DE ph

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. MEDIÇÃO DE ph PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MEDIÇÃO DE ph 2ª Edição/2014 Rev.00 Emissão 10/10/2014 ÍNDICE 1.INTRODUÇÃO... 3 2.OBJETIVO... 4 3.COORDENAÇÃO... 4 4.PARTICIPANTES... 4 5.PROGRAMA OFERECIDO... 5 5.1.

Leia mais

Eng. Filipe Albano, Dr. Eng. Filipe de Medeiros Albano Coordenador da Qualidade RMRS

Eng. Filipe Albano, Dr. Eng. Filipe de Medeiros Albano Coordenador da Qualidade RMRS Eng. Filipe Albano, Dr. Eng. Filipe de Medeiros Albano Coordenador da Qualidade RMRS Desde 23 de Novembro de 1992 24 anos Sede na FIERGS 307 LABORATÓRIOS ASSOCIADOS Sistemática de Avaliação de Laboratórios

Leia mais

Calibração de equipamentos nos organismo de inspeção. Guilherme Pedrosa Chefe - Diois

Calibração de equipamentos nos organismo de inspeção. Guilherme Pedrosa Chefe - Diois Calibração de equipamentos nos organismo de inspeção Guilherme Pedrosa Chefe - Diois Principais áreas de atuação com organismos acreditados pela Diois: Segurança Veicular - OIA-SV Equipamentos Rodoviários

Leia mais

INCQS Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde

INCQS Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde INCQS CAMINHOS DA ACREDITAÇÃO Maio/2011 1994 Lançamento formal do Programa da qualidade Criação da Coordenação do Programa da Qualidade Criação da Comissão Interna da Qualidade Escolha da norma apropriada:

Leia mais

PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL GRANDEZA: TEMPO E FREQUÊNCIA

PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL GRANDEZA: TEMPO E FREQUÊNCIA PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL GRANDEZA: TEMPO E FREQUÊNCIA Revisão 00-14 de janeiro de 2014 Fol. 1 de 9 INTRODUÇÃO A SETTING CALIBRATION LABORATORIES iniciou

Leia mais

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES Folha: 1/8 TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO 23/03/05 00 Emissão inicial, substitui o antigo procedimento PNCC-19 rev 04 Presidente 18/04/06

Leia mais

PROTOCOLO DO 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

PROTOCOLO DO 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROTOCOLO DO 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROGRAMA DA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL DE CALIBRAÇÃO NA ÁREA DE TEMPO E FREQUÊNCIA NAS INSTALAÇÕES PERMANENTES Rodada 01 Revisão 01 06 de ABRIL de

Leia mais

Submódulo Certificação de padrões de trabalho

Submódulo Certificação de padrões de trabalho Submódulo 12.5 Certificação de padrões de trabalho Rev. Nº. 2.0 2016.12 Motivo da revisão Versão decorrente da Audiência Pública nº 002/2011. Versão decorrente da Audiência Pública nº 020/2015. Data e

Leia mais

Acordos de Reconhecimento Mútuo

Acordos de Reconhecimento Mútuo Acordos de Reconhecimento Mútuo Acordos de Reconhecimento Mútuo... O que é isso? E como eles podem facilitar o Comércio Internacional? Vejamos: O Acordo de Reconhecimento Mútuo, ou MRA (Mutual Recognition

Leia mais

09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE

09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE 09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE REALIZADORES REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA RESAG/REMESP INSTITUTO TECNOLÓGICO E DE PESQUISAS DO ESTADO DE SERGIPE -

Leia mais

6 Validação Metrológica

6 Validação Metrológica 6 Validação Metrológica Com o propósito de facilitar o entendimento do trabalho, o capítulo apresenta conceitos básicos de metrologia e definições relacionadas ao tem objeto da investigação. 6.1. Conceitos

Leia mais

A revisão da Norma ISO/IEC 17025:2005. Seminário IPQ - IPAC A acreditação e o desenvolvimento da qualidade em Portugal

A revisão da Norma ISO/IEC 17025:2005. Seminário IPQ - IPAC A acreditação e o desenvolvimento da qualidade em Portugal A revisão da Norma ISO/IEC 17025:2005 A revisão da Norma ISO/IEC 17025:2005 CONTEÚDO Apresentação da RELACRE O processo de revisão As principais alterações Nova estrutura da Norma ISO/ IEC 17025:2017 Perspetivas

Leia mais

Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC. Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC. Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade

Leia mais

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria;

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria; Página 1 de 9 AUDITORIAS DA QUALIDADE ETAPA 1. Objetivo geral: Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Desempenho esperado: Estabelecer programa anual de auditorias; Elaborar agenda

Leia mais

Portaria FEPAM N 029/2017

Portaria FEPAM N 029/2017 Portaria FEPAM N 029/2017 Estabelece a exigência de Acreditação ou Reconhecimento para os laboratórios de análises ambientais no âmbito do território do Estado do Rio Grande do Sul. Publicada no DOE de

Leia mais

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado As atividades a serem conduzidas para a Certificação do Sistema de Gestão de sua Empresa serão realizadas de acordo com os requisitos, princípios, critérios e práticas de auditoria, com o objetivo de se

Leia mais

1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-CEM-001:2014)

1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-CEM-001:2014) 1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-CEM-001:2014) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Engenharias da Mobilidade Campus Joinville Outubro, 2014

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

PROCEDIMENTO USO DO CERTIFICADO E DA LOGOMARCA CONCEITOS DE CERTIFICAÇÃO E MARCA DE ACREDITAÇÃO.

PROCEDIMENTO USO DO CERTIFICADO E DA LOGOMARCA CONCEITOS DE CERTIFICAÇÃO E MARCA DE ACREDITAÇÃO. Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Data da Revisão Nº da Revisão 20/08/2007 00 Emissão Inicial Aprovada Histórico das Alterações 22/07/2013 15 NBR ISO 14065:2012 Gases de Efeito Estufa Requisitos para

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

NORMA HOMOLOGAÇÃO DE LABORATÓRIO

NORMA HOMOLOGAÇÃO DE LABORATÓRIO NORMA HOMOLOGAÇÃO DE LABORATÓRIO 1.Objetivo Estabelecer procedimento para solicitação, por parte dos laboratórios, de homologação de serviços pela Rede Metrológica MG RMMG. 2.Revisões Esta norma foi totalmente

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira

O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação do Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO E DE VERIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DE PRODUTO

CRITÉRIOS PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO E DE VERIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DE PRODUTO CRITÉRIOS PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO E DE VERIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DE PRODUTO NORMA Nº NIT-DICOR-024 APROVADA EM MAI/2012 Nº 01/11 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA LABORATÓRIO DE METROLOGIA DE ACORDO COM A NBR ISO/IEC 17025:2005

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA LABORATÓRIO DE METROLOGIA DE ACORDO COM A NBR ISO/IEC 17025:2005 IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA LABORATÓRIO DE METROLOGIA DE ACORDO COM A NBR ISO/IEC 17025:2005 José Leonardo Noronha (UNIFEI) jln@unifei.edu.br João Gabriel de Magalhães (UNIFEI) jgabrielmagalhaes@yahoo.com.br

Leia mais

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE)

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) 1/9 (DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) Elaborado Aprovado Adilson Ferreira Nunes (Gestor do SGQ) Mauricio de Souza (Supervisor Compras) 2/9 Índice 1. O MANUAL DO FORNECEDOR... 3 INTRUDUÇÃO...

Leia mais

AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PS 04 3 Gestão Diretor Administrativo 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Sistematizar o processo de planejamento, realização e análise das Auditorias Internas do Sistema de Gestão da Qualidade. 2. APLICAÇÃO Todos

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

Submódulo Certificação de padrões de trabalho

Submódulo Certificação de padrões de trabalho Submódulo 12.5 Certificação de padrões de trabalho Rev. Nº. 0.0 0.1 0.2 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador nacional do Sistema Elétrico Atendimento à Resolução Normativa

Leia mais

A visão da Cgcre sobre a acreditação de laboratórios para calibrações utilizando MRC: Estudo de caso

A visão da Cgcre sobre a acreditação de laboratórios para calibrações utilizando MRC: Estudo de caso A visão da Cgcre sobre a acreditação de laboratórios para calibrações utilizando MRC: Estudo de caso The vision of Cgcre on accreditation of laboratories for calibrations using CRM: A case study Suzana

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

Título. Proposta de revisão da Deliberação Normativa COPAM 167/ 2011

Título. Proposta de revisão da Deliberação Normativa COPAM 167/ 2011 Título Proposta de revisão da Deliberação Normativa COPAM 167/ 2011 1ª alteração central Validação temporária de relatórios a serem enviados ao SISEMA, mediante comprovação do início do processo de acreditação/homologação.

Leia mais

PROCEDIMENTO TRATAMENTO E PRAZO DAS NÃO CONFORMIDADES

PROCEDIMENTO TRATAMENTO E PRAZO DAS NÃO CONFORMIDADES Página 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento estabelece os prazos para tratamento das não conformidades encontradas durante as auditorias de sistema de gestão. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Este procedimento é

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-SMS-008 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 20/03/07 02/02/08 30/04/15 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA Diego Manica 1, Erlise Loraine Dullius 2 CORSAN, Porto Alegre, Brasil, diego.manica@corsan.com.br

Leia mais

PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2016

PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2016 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2016 Relatório Final Emitido em 01/12/2016 Apoio: ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM PRESSÃO Período de inscrição: 07/03/2016 a 29/04/2016 RELATÓRIO

Leia mais

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 1/5 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 0000536 - André Delgado- SEGURANCA Danielle Souza; Oscar Zuccarelli; HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA REV. ALTERAÇÕES Atualização do item 2.2 - Solicitar

Leia mais

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares O que é OCC? Organismos de Certificação Credenciado (Acreditado) pelo INMETRO Conduzem e concedem a certificação de conformidade, com base em normas

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas Profa. Dra. Ângela Líbia M. P. Cardoso www.ufam.edu.br angelalibia@gmail.com Fone: 9254 6673 02 QUALIDADE NO LAC

Leia mais

Plano de Formação 2º Semestre 2017 Ed

Plano de Formação 2º Semestre 2017 Ed Plano de Formação 2º Semestre 2017 Ed. 03 2017-07-18 Índice Gestão e Qualidade... 3 Amostragem... 3 Incertezas nas Medições... 4 Químicas e Técnicas Instrumentais... 4 Ensaios Não Destrutivos... 5 Calibrações

Leia mais

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Folha 1 de 7 Controle de revisão Revisão Data Item Descrição das alterações -- 01/09/2010 -- Emissão inicial 01 10/02/2012 6.5.2 Certificado de padrão utilizado 02 09/11/2012 6.0 Inclusão da Nota 2 03

Leia mais

Processo de Acreditação de Serviços Laboratoriais como Fator de. pequena empresa

Processo de Acreditação de Serviços Laboratoriais como Fator de. pequena empresa Processo de Acreditação de Serviços Laboratoriais como Fator de Redução de Custos de Produção na pequena empresa Marcos Aurélio L. Oliveira Inmetro Rio de Janeiro 04/08/2009 Conceito de Avaliação ação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA 2016 MOD03 rev6

PLANO DE AÇÃO PARA 2016 MOD03 rev6 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ PROGRAMA DE COMPARAÇÃO

Leia mais

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008 4 Sistema de gestão da qualidade 4.1 Requisitos gerais A CICON CONSTRUTORA E INCORPORADORA: Determina, documenta, implementa e mantêm um sistema de gestão da qualidade para melhorar continuamente a sua

Leia mais

DE COMPROVAÇAO METROLÓGICA IFRJ Campus Nilópolis SISTEMAS. Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial. Sergio Henrique Silva Junior

DE COMPROVAÇAO METROLÓGICA IFRJ Campus Nilópolis SISTEMAS. Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial. Sergio Henrique Silva Junior SISTEMAS DE COMPROVAÇAO METROLÓGICA IFRJ Campus Nilópolis Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial Sergio Henrique Silva Junior Sergio Henrique-Rev.03/Abr-11 1 NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE SISTEMAS DE COMPROVAÇÃO

Leia mais

NORMALIZAÇÂO NBR-ISO/IEC 17025:2001. CEFET Química. Tecnólogo Gestão da Produção Industrial. Sergio Henrique Silva Junior

NORMALIZAÇÂO NBR-ISO/IEC 17025:2001. CEFET Química. Tecnólogo Gestão da Produção Industrial. Sergio Henrique Silva Junior NORMALIZAÇÂO NBR-ISO/IEC 17025:2001 CEFET Química Tecnólogo Gestão da Produção Industrial Sergio Henrique Silva Junior Prof.Sergio Henrique-Rev.01/Mai-04 1 NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE NBR ISO/IEC-17025 :

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA Aracaju, 11/12/2015 Alice M. Sakuma Instituto Adolfo Lutz São Paulo Definições Material de Referência Material suficientemente

Leia mais

ERROS DE MEDIÇÃO. Vocabulário; Erros de Medição; Calibração.

ERROS DE MEDIÇÃO. Vocabulário; Erros de Medição; Calibração. ERROS DE MEDIÇÃO Vocabulário; Erros de Medição; Calibração. Imaginando o caso da balança, após estabelecer os erros sistemáticos e aleatórios, poderíamos conviver com os erros efetuando um fator de correção

Leia mais

Primeira Edição: 23/08/2010 Página 1 de 6 Revisão 02 AUDITORIA INTERNA PROCEDIMENTO

Primeira Edição: 23/08/2010 Página 1 de 6 Revisão 02 AUDITORIA INTERNA PROCEDIMENTO Página 1 de 6 REGISTRO DE ALTERAÇÕES REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA 00 23/08/2010 Emissão do Documento 01 05/04/2011 Revisão do procedimento 02 09/11/2011 Alteração da logomarca Claudiane Freire de Oliveira

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

PREÇOS DOS SERVIÇOS DE ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO E DE INSPEÇÃO

PREÇOS DOS SERVIÇOS DE ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO E DE INSPEÇÃO PREÇOS DOS SERVIÇOS DE ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO E DE INSPEÇÃO NORMA Nº: NIE-CGCRE-140 APROVADA EM DEZ/2015 Nº 01/07 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL GRUPO DE CALIBRAÇÃO E ENSAIOS - ANFAVEA. AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE CALIBRAÇÃO E ENSAIO

PROCEDIMENTO GERAL GRUPO DE CALIBRAÇÃO E ENSAIOS - ANFAVEA. AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE CALIBRAÇÃO E ENSAIO -. 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática de Avaliação e Qualificação de laboratórios a fim de habilitálos a integrar o grupo de Laboratórios considerados aptos a oferecer serviços de Calibração

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

O CENÁRIO DO RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA LABORATÓRIOS AMBIENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

O CENÁRIO DO RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA LABORATÓRIOS AMBIENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO O CENÁRIO DO RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA LABORATÓRIOS AMBIENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO Quím. MSc. Patricia S. Trentin CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Introdução A CETESB atual

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 Curso realizado de 23 a 26 de agosto /2010 OBJETIVO PARTE 1: Capacitar os participantes para: Ter habilidade para avaliar os requisitos da

Leia mais