DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE BALCÃO JOURNAL CLUB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE BALCÃO JOURNAL CLUB"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE BALCÃO JOURNAL CLUB

2 Apresentador: Luís Calvino, MD. Residente de Pediatria Maputo, Setembro de 2018

3 Sumário Introdução Objectivos Metodologia Resultados Discussão Conclusão

4 Introdução

5 Introdução A tosse aguda é o sintoma mais comum de infecção das vias respiratórias superiores IVRs Grande número de pessoas auto-prescreve remédios para a tosse sem prescrição médica, para si próprio ou para seus filhos. Muitos profissionais de saúde ao nivel de atenção primária recomendam a seus pacientes como tratamento de primeira linha.

6 Introdução Nos últimos anos, tem havido preocupações com a segurança de medicamentos, o que ja levou à retirada de remédios para tosse contendo anti-histamínicos e antitússicos em crianças menores de seis anos. Essas mudanças regulatórias foram baseadas em raras fatalidades identificadas pela Food and Drug Administration (FDA) nos EUA, destacando o potencial desses agentes para causar danos, especialmente se houver superdosagem acidental.

7 Categorias dos preparados para tosse 1. Os antitussicos, actuam reduzindo o reflexo da tosse. Por exemplo, os derivados opióides de acção central ou outros agentes perifericamente activos (Irwin 1993). Ex: Codeina e Dextrometorfano. 2. Os expectorantes, conduzem o aumento da produção de muco bronquial, tornam as secreções mais fáceis de serem removidas pela tosse ou pelo transporte ciliar (Ziment, 1976). Ex: Guaifenesina.

8 Categorias dos preparados para tosse 3. Os mucolíticos, visam diminuir a viscosidade das secreções brônquicas, agem para tornar as secreções mais fáceis de limpar através da tosse (Reynolds 1993). EX: Bromexina, 4. Combinações anti-histamínico-descongestionantes, são combinadas de antagonistas dos receptores H1 anti-histamínicos e agonistas de alfa-adrenoreceptor, agem causando vasoconstrição dos vasos sanguíneos da mucosa, reduzindo assim a congestão (Morice 1998).

9 Categorias dos preparados para tosse 5. Anti-histamínicos, agonistas do receptor H1, reduzindo de forma significativa a libertação de histamina e reduzindo assim a congestão local e a produção de secreções. 6. Outras combinações de fármacos, utilizam diferentes ingredientes, possuem mecanismos de ação baseados em ingredientes individuais.

10 Categorias dos preparados para tosse 7. O mel é considerado como tendo propriedades bactericidas e tem havido recente interesse em sua potencial eficácia no alívio dos sintomas de IVRS, incluindo a tosse.

11 Objectivos

12 Objectivos do estudo Avaliar os efeitos das preparações orais para tosse aguda de venda livre em crianças e adultos na comunidade. Realizar comparações entre os grupos de preparações para tosse aguda de ação semelhante ou outras características semelhantes.

13 Metodologia

14 Risk of bias summary: review authors judgements about each risk of bias item for each included study.

15 Metodologia Tipo de estudo: Revisão bibliografica Amostragem: 29 estudos de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR) sobre medicamentos orais para tosse, controlados por placebo. Estudos elegiveis: ECR realizados no príodo de Bases de dado utilizadas: MEDLINE, EMBASE, CINAHL, LILACS e Web of Science.

16 Metodologia Estudo realizado pela Cochrane. A Coleta e analise de dados esteve a cargo de dois revisores independentes, que examinaram citações relevantes, extraíram dados e avaliaram a qualidade dos estudos. A Cochrane Library realizou as necessárias análises quantitativas.

17 Resultados

18 Resultados Foram incluídos 29 ensaios clínicos (19 em adultos, 10 em crianças) envolvendo 4835 pessoas (3799 adultos e 1036 crianças). Todos os estudos foram ECR controlados por placebo. No entanto, a avaliação do risco de viés dos estudos incluídos foi limitada por relatórios ruins, particularmente para os estudos anteriores.

19 Antitussicos Adultos Seis estudos compararam antitussícos com placebo e tiveram resultados variáveis. CrianÇas Resultados de três estudos, os antitússicos nao foram mais eficazes que o placebo.

20 Expectorantes Adultos Três ensaios compararam a guaifenesina expectorante com placebo; um indicou benefício significativo, enquanto os outros dois não. CrianÇas Nenhum estudo usando expectorantes em criancas teve critério de inclusão.

21 Mucolítico Adultos Um estudo descobriu que um mucolítico reduziu a frequência da tosse e os escores de sintomas. CrianÇas Os resultados de um estudo favoreceram o tratamento activo com mucolíticos em relação ao placebo.

22 Anti-histaminicos Adultos Três estudos mostraram que os anti-histamínicos não eram mais eficazes do que o placebo no alívio dos sintomas de tosse. CrianÇas Dados de três estudos, nao tiveram melhor eficácia do que o placebo.

23 CombinaÇÕes (anti-histaminicos descongestionantes) Adultos Dois estudos examinaram combinações anti-histamínico-descongestionantes e encontraram resultados conflitantes. CrianÇas Resultados de dois estudos não mostraram melhor eficácia do que o placebo.

24 CombinaÇÕes (antitussígenas broncodilatadores) Adultos Nenhum estudo atendeu aos critérios de inclusão. CrianÇas Dados de um estudo não demostraram ser mais eficazes do que o placebo.

25 Mel Adultos Nenhum estudo relatado. CrianÇas Um novo estudo indicou que três tipos de mel foram mais eficazes do que o placebo num período de três dias.

26 Outras combinações Adultos Quatro estudos compararam outras combinações de drogas com placebo e indicaram algum benefício na redução dos sintomas de tosse. CrianÇas (Onetrial) testou dois xaropes para tosse, pediátrica e ambas preparações mostraram uma "resposta satisfatória" em 46% e 56% das crianças, em comparação com 21% das crianças no grupo placebo.

27 Efeitos colaterais Vinte e um estudos relataram efeitos adversos. Houve uma ampla variação de efeitos colaterais entre os estudos. Foi demostrado maior número de efeitos adversos nos participantes que tomam preparações contendo anti-histamínicos e dextrometorfano.

28 Discussão

29 Análises sistemáticas anteriores sobre preparações para tratamento da tosse e resfriado, revelaram que havia evidência insuficiente a favor ou contra em comparação com o placebo ; (Anonymous 1999; Smith 1993). No entanto, essas revisões não usaram uma pesquisa sistemática de Ensaio Clinicos Randomizados (Anonymous 1999) ou realizaram pesquisas limitadas ao banco de dados MEDLINE (Smith).

30 As evidências desta pesquisa são atuais; até Março de Ainda assim, não foram encontradas nenhuma boa evidência a favor ou contra a eficácia dos medicamentos de venda livre para tosse aguda. Dezenove estudos relataram efeitos adversos desses medicamentos e descreveram efeitos colaterais menores e menos frequentes, como náuseas, vômitos, cefaleia, sonolência,taquicardia,

31 Mas, os resultados desta revisão devem ser interpretados com cautela porque o número de estudos em cada categoria de preparações para a tosse foi muito pequeno. Muitos estudos foram mal relatados, dificultando a avaliação do risco de viés.

32 Embora todos os estudos tenham sido controlados por placebo e randomizados, apenas uma minoria relatou seus métodos de alocação e randomização. Houve falta de relatos se os estudos eram cegos para os avaliadores. Além disso, estudos apoiados por empresas farmacêuticas ou outros provedores foram mais propensos a ter resultados positivos.

33 Os estudos eram muito diferentes uns dos outros em termos de tipos de tratamento, duração do tratamento e resultados medidos, tornando difícil a avaliação da eficácia geral dos remédios para tosse sem prescrição médica.

34 Conclusão Esta revisão sistemática demostrou que existem várias preparações para o tratamento da tosse,sem prescrição médica, mas as evidências sobre sua eficácia são inconclusivas (Banderali 1995; Freestone 1997; Kurth 1978; Smith 1993). O custo dessas preparações tem sido elevados para as familias.

35 Reflexão Existe muita propaganda sobre esses produtos Qual a nossa posição perante esses factos?

36

37 Muito Obrigado! Contacto:

Hospital Central de Maputo

Hospital Central de Maputo HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO Departamento de Pediatria Hospital Central de Maputo Departamento de Pediatria Journal Club Neurologia Eunice Badrú Residente júnior em Pediatria 8 de Maio de 2019 Eficácia dos

Leia mais

Departamento De Pediatria

Departamento De Pediatria Departamento De Pediatria Journal Club Pneumologia Elaborado por : Nércio Liasse, médico residente de Pediatria Tutora: Dra Josina Chilundo Corticoesteróides inalatório ou Montelucaste diário para pré-escolares

Leia mais

Se tiverem qualquer dúvida, por favor sintam-se à vontade para interromper.

Se tiverem qualquer dúvida, por favor sintam-se à vontade para interromper. Se tiverem qualquer dúvida, por favor sintam-se à vontade para interromper. Intensa vascularização Intensa vascularização Células Epiteliais Músculo liso Controle da Respiração Mecanismos Orgão Metabólico

Leia mais

Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral.

Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada g contém: Substância Activa: Bromexina (Cloridrato) 9.1 mg Para lista completa de

Leia mais

18/03/2015 Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Cochrane

18/03/2015 Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Cochrane Cochrane Evidências confiáveis. Decisões bem informadas. Melhor saúde. Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Introdução e objetivos

Leia mais

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória Compartilhe conhecimento: Qual a melhor opção para manejo da dor pós-operatória: morfina ou ibuprofeno? Estudo analisa redução da dor e efeitos adversos em crianças. Para a revisão de artigo desta semana,

Leia mais

Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis

Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis Cochrane Evidências confiáveis. Decisões bem informadas. Melhor saúde. Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis Objetivos Avaliamos o efeito da imunização com vacinas contra influenza na

Leia mais

HEDERA CIMED Extrato hidroetanólico seco das folhas de Hedera Helix L.

HEDERA CIMED Extrato hidroetanólico seco das folhas de Hedera Helix L. HEDERA CIMED Extrato hidroetanólico seco das folhas de Hedera Helix L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folhas Nomenclatura Popular: Hera sempre-verde APRESENTAÇÃO:

Leia mais

APRESENTAÇÕES Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 e 100 frascos PET âmbar com 100mL de xarope, acompanhados com 50 e 100 copos-medidas graduados.

APRESENTAÇÕES Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 e 100 frascos PET âmbar com 100mL de xarope, acompanhados com 50 e 100 copos-medidas graduados. ARLIVRY Extrato seco de folhas de Hedera helix L. - Araliaceae - Hera MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L. - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha

Leia mais

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV B Bula Profissional Xarope Adulto 1

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV B Bula Profissional Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml REV B Bula Profissional Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico guaifenesina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Farmacologia II Série: III

Leia mais

Continuous support for women during childbirth (Review)

Continuous support for women during childbirth (Review) Continuous support for women during childbirth (Review) Hodnett ED, Gates S, Hofmeyr GJ, Sakala C, Weston J Bia Fioretti, Maira Pinheiro FSP, 2015 Apoio contínuo para mulheres em trabalho de parto Historicamente,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE DOENÇAS GERAIS JOURNAL CLUB

DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE DOENÇAS GERAIS JOURNAL CLUB DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA SERVIÇO DE DOENÇAS GERAIS JOURNAL CLUB THE NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE, APRIL 26 2018 AZITROMICINA PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL NA ÁFRICA SUBSAARIANA Apresentado por:

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Acebrofilina Eurofarma

Acebrofilina Eurofarma Acebrofilina Eurofarma EUROFARMA Atualizado em 03/06/2015 Acebrofilina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Xarope Forma Farmacêutica e Apresentações da Acebrofilina Eurofarma Xarope infantil 25

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada ampola de 3 ml contém 300 mg de acetilcisteína. Ver "Lista dos excipientes".

COMPOSIÇÃO Cada ampola de 3 ml contém 300 mg de acetilcisteína. Ver Lista dos excipientes. Folheto Informativo FLUIMUCIL Acetilcisteína Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml TRANSPULMIN XAROPE ADULTO Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml BULA PARA PROFISSIONAL DE SAÚDE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Transpulmin

Leia mais

Torante. (Hedera helix L.)

Torante. (Hedera helix L.) Torante (Hedera helix L.) Bula para paciente Xarope 15 mg/ml Página 1 Torante Hedera helix L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Espécie vegetal: Hedera helix Linné (Araliaceae) Parte utilizada: Folhas Nomenclatura

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Veículo (sorbitol, maltodextrina, goma xantana, sorbato de potássio, ácido cítrico, aroma de mel, água purificada) q.s.p...

Veículo (sorbitol, maltodextrina, goma xantana, sorbato de potássio, ácido cítrico, aroma de mel, água purificada) q.s.p... ARLIVRY Extrato seco de folhas de Hedera helix L. - Araliaceae - Hedera MEDICAMENTO FITOTERÁPICO APRESENTAÇÕES Forma Farmacêutica: Xarope Concentração: 7mg de extrato seco de folhas de Hedera helix por

Leia mais

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula Revisão Sistemática e Metaanálise Aula 10 2016 Revisão tradicional x revisão sistemática Abrangente (vários enfoques) superficial Busca bibliográfica segundo critério do autor Seleção dos artigos segundo

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína

Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Folheto Informativo Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento: Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

Etanercepte para o tratamento da espondilite anquilosante: revisão sistemática e metanálise

Etanercepte para o tratamento da espondilite anquilosante: revisão sistemática e metanálise Etanercepte para o tratamento da espondilite anquilosante: revisão sistemática e metanálise Marina Amaral de Ávila Machado 1, Mariana Michel Barbosa 2, Carlos Lins 3, Adriana Maria Kakehasi 1, Alessandra

Leia mais

Anexo II. Conclusões científicas e explicação detalhada dos fundamentos científicos para as diferenças relativamente à recomendação do PRAC

Anexo II. Conclusões científicas e explicação detalhada dos fundamentos científicos para as diferenças relativamente à recomendação do PRAC Anexo II Conclusões científicas e explicação detalhada dos fundamentos científicos para as diferenças relativamente à recomendação do PRAC 35 Conclusões científicas e explicação detalhada dos fundamentos

Leia mais

FRENOTOSSE guaifenesina

FRENOTOSSE guaifenesina FRENOTOSSE guaifenesina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 13,33 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FRENOTOSSE guaifenesina APRESENTAÇÕES Xarope de 200 mg/15 ml: frasco com 120 ml + 1 copo

Leia mais

Xarope 44E guaifenesina bromidrato de dextrometorfano monoidratado

Xarope 44E guaifenesina bromidrato de dextrometorfano monoidratado I. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Xarope 44E guaifenesina bromidrato de dextrometorfano monoidratado Expectorante e antitussígeno APRESENTAÇÕES Xarope em frasco plástico contendo 120 ml + copo dosador. USO

Leia mais

Multisoro Infantil. Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda Solução nasal cloreto de sódio 9 mg/ml

Multisoro Infantil. Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda Solução nasal cloreto de sódio 9 mg/ml Multisoro Infantil Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda Solução nasal cloreto de sódio 9 mg/ml Multisoro Infantil cloreto de sódio FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução Nasal

Leia mais

RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO FLUIMUCIL 4% Solução Oral Acetilcisteína Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou

Leia mais

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_profissional

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_profissional Dropropizina Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml Dropropizina_bula_profissional INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE dropropizina Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES

Leia mais

O que contém este folheto: 1. O que é Bromexina Farmoz e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Bromezina Farmoz

O que contém este folheto: 1. O que é Bromexina Farmoz e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Bromezina Farmoz Folheto informativo: Informação para o utilizador Bromexina Farmoz 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

MODELO DE BULA USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO (ACIMA DE 2 ANOS DE IDADE)

MODELO DE BULA USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO (ACIMA DE 2 ANOS DE IDADE) MODELO DE BULA Vibral dropropizina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES VIBRAL (dropropizina) Xarope: frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina) Xarope Pediátrico: frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina)

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil pediátrico

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil pediátrico SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil pediátrico cloridrato de oxomemazina / guaifenesina / paracetamol

Leia mais

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope pediátrico de 7,5 mg/5ml: frasco com 120 ml

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Adulto, 1.6 mg / ml, xarope Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FARMACOLOGIA. Aula 8 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR APARELHO DIGESTIVO APARELHO RESPIRATÓRIO

FARMACOLOGIA. Aula 8 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR APARELHO DIGESTIVO APARELHO RESPIRATÓRIO FARMACOLOGIA Aula 8 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR APARELHO DIGESTIVO APARELHO RESPIRATÓRIO FARMACOLOGIA APARELHO DIGESTIVO Antiácidos e antiulcerosos. Modificadores da secreção gástrica: antimuscarínicos.

Leia mais

Carbocisteína. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope 20mg/mL e 50mg/mL

Carbocisteína. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope 20mg/mL e 50mg/mL Carbocisteína Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope 20mg/mL e 50mg/mL MODELO DE BULA PARA PROFISSIONAL DE SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o

Leia mais

Carbocisteína. Prati-Donaduzzi Xarope 20 mg/ml e 50 mg/ml. Carbocisteína_bula_paciente

Carbocisteína. Prati-Donaduzzi Xarope 20 mg/ml e 50 mg/ml. Carbocisteína_bula_paciente Carbocisteína Prati-Donaduzzi Xarope 20 mg/ml e 50 mg/ml Carbocisteína_bula_paciente IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO carbocisteína Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope de 20 mg/ml

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS. Carbocisteína... 5,00g Excipiente q.b.p ml

COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS. Carbocisteína... 5,00g Excipiente q.b.p ml FOLHETO INFORMATIVO MUCORESPIRAL Carbocisteína a 5% Xarope Este medicamento pode se adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário utilizar MUCORESPIRAL com precaução para obter os devidos resultados.

Leia mais

Questão clínica: Tratamento/prevenção. Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1

Questão clínica: Tratamento/prevenção. Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1 Questão clínica: Tratamento/prevenção Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1 Questões referentes a tratamento e prevenção Diante do uso de um novo tratamento ou uma

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL

dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: dropropizina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 USO PEDIÁTRICO ACIMA DE

Leia mais

III Tema: Imunoglobulinas em dermatomiosite e polimiosite

III Tema: Imunoglobulinas em dermatomiosite e polimiosite Parecer do Grupo Técnico de Auditoria em Saúde 013/06 Tema: Imunoglobulinas em Dermatomiosite e polimiosite I Data: 02/05/2006 II Grupo de Estudo: Dra. Silvana Márcia Bruschi Kelles Dra. Lélia Maria de

Leia mais

FRENOTOSSE guaifenesina

FRENOTOSSE guaifenesina FRENOTOSSE guaifenesina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 13,33 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FRENOTOSSE guaifenesina APRESENTAÇÕES Xarope de 200 mg/15 ml: frasco com 120 ml + 1 copo

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

Não tome Bisolvon: se tem alergia à bromexina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6);

Não tome Bisolvon: se tem alergia à bromexina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6); Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon 2 mg/ml solução oral Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande- FCM,

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande- FCM, EFICÁCIA DO TREINO COGNITIVO ASSOCIADO AO EXERCÍCIO FÍSICO SISTEMATIZADO SOBRE O DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS COM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE Ana Gonçalves Lima Neta

Leia mais

MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil cloridrato de oxomemazina + guaifenesina + paracetamol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Leia mais

XAROPE DE GUACO NATULAB. Espécie vegetal: Mikania glomerata Nome popular: Guaco Família: Asteraceae Parte utilizada: folhas. FORMA FARMACÊUTICA Xarope

XAROPE DE GUACO NATULAB. Espécie vegetal: Mikania glomerata Nome popular: Guaco Família: Asteraceae Parte utilizada: folhas. FORMA FARMACÊUTICA Xarope XAROPE DE GUACO NATULAB Espécie vegetal: Mikania glomerata Nome popular: Guaco Família: Asteraceae Parte utilizada: folhas FORMA FARMACÊUTICA Xarope APRESENTAÇÃO XAROPE DE GUACO NATULAB 35 mg/ml (equivalente

Leia mais

O RESFRIADO COMUM NA PEDIATRIA

O RESFRIADO COMUM NA PEDIATRIA Compartilhe conhecimento: Às vezes, o problema do paciente é mais simples do que parece. Aprenda a diagnosticar diferencialmente o resfriado comum e quais são os métodos cientificamente corretos de combatê-lo.

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Mucotosse 6 mg/ml xarope Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

NEOTOSS (dropropizina)

NEOTOSS (dropropizina) NEOTOSS (dropropizina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOTOSS (dropropizina) USO PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS Xarope 1,5mg/mL:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NIFLUX, 50 mg/ml + 8 mg/ml, Xarope Carbocisteína + Sobrerol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Abrilar VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS

Abrilar VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS Abrilar Hedera helix L. Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L. Nomenclatura popular: Hera sempre-verde Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: folhas APRESENTAÇÕES Xarope extrato seco de

Leia mais

MODELO DE BULA DO PACIENTE

MODELO DE BULA DO PACIENTE MODELO DE BULA DO PACIENTE Vibral dropropizina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES VIBRAL (dropropizina) Xarope: frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina) Xarope Pediátrico: frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina)

Leia mais

racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg

racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO racecadotrila Medicamento genérico Lei

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

MODELO DE BULA DO PACIENTE

MODELO DE BULA DO PACIENTE MODELO DE BULA DO PACIENTE Vibral dropropizina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES VIBRAL (dropropizina) Xarope: frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina) Xarope Pediátrico: frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina)

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 7 dias, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar após 7 dias, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 6,67 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Infantil 1

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 6,67 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Infantil 1 Spectolab Balsâmico (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 6,67 mg/ml REV A Bula Paciente Xarope Infantil 1 Spectolab Balsâmico guaifenesina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg/5 ml xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg/5 ml xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 8 mg/5 ml xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Transpulmin. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Bálsamo

Transpulmin. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Bálsamo Transpulmin Bálsamo BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TRANSPULMIN cânfora eucaliptol mentol guaiacol APRESENTAÇÕES Bálsamo 25 mg/g + 100 mg/g

Leia mais

GUAIFENESINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 13,3mg/mL

GUAIFENESINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 13,3mg/mL GUAIFENESINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 13,3mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: GUAIFENESINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Embalagem contendo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO. P&D de medicamentos. P&D de medicamentos. farmacêutico. IBM1031 Bioestatística e Ensaios Clínicos. Prof. Edson Zangiacomi Martinez 1

DESENVOLVIMENTO. P&D de medicamentos. P&D de medicamentos. farmacêutico. IBM1031 Bioestatística e Ensaios Clínicos. Prof. Edson Zangiacomi Martinez 1 P&D de medicamentos DESENVOLVIMENTO Edson Zangiacomi Martinez edson@fmrp.usp.br Depto. de Medicina Social FMRP - USP Desenvolvimento químico e farmacêutico Síntese Purificação Formulação Estudos em animais

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Fluimucil 300 mg/3 ml Solução injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ampola de 3 ml contém 300 mg de acetilcisteína.

Leia mais

Snif SC. Bula para profissional da saúde. Solução nasal 9,0 MG/ML

Snif SC. Bula para profissional da saúde. Solução nasal 9,0 MG/ML Snif SC Bula para profissional da saúde Solução nasal 9,0 MG/ML Snif SC cloreto de sódio Solução nasal FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: Solução nasal de cloreto de sódio 0,9% sem conservantes. Cartucho

Leia mais

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Naridrin cloridrato de nafazolina + maleato de mepiramina + pantotenol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÔES Uso Adulto solução nasal: frasco com 15 e 30 ml Uso Pediátrico solução nasal: frasco com 15mL Uso

Leia mais

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358: ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:1547-59 Alexandre Alessi Doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico guaifenesina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

EXPECTOVIC Airela Indústria Farmacêutica LTDA Xarope 13,33 mg/ml

EXPECTOVIC Airela Indústria Farmacêutica LTDA Xarope 13,33 mg/ml EXPECTOVIC Airela Indústria Farmacêutica LTDA Xarope 13,33 mg/ml Expectovic guaifenesina 13,33 mg/ml APRESENTAÇÕES: Xarope 200 mg/15 ml Cartucho contendo frasco de plástico transparente com 120 ml + copo

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Inalador Vick. Procter & Gamble do Brasil S.A. Inalante. cânfora 415,4 mg levomentol 415,4 mg. Inalador Vick_Bula_Paciente.

Inalador Vick. Procter & Gamble do Brasil S.A. Inalante. cânfora 415,4 mg levomentol 415,4 mg. Inalador Vick_Bula_Paciente. Inalador Vick Inalante cânfora 415,4 mg levomentol 415,4 mg Inalador Vick_Bula_Paciente.docx Página 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Inalador Vick levomentol cânfora Descongestionante Desentope o

Leia mais

Rua Michigan 735, Brooklin São Paulo - SP CEP: MODELO DE BULA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

Rua Michigan 735, Brooklin São Paulo - SP CEP: MODELO DE BULA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE MODELO DE BULA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Vibral dropropizina APRESENTAÇÕES Xarope Adulto (3 mg/ml): frasco de 120 ml. Xarope Pediátrico (1,5 mg/ml): frasco de 120 ml. Solução

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. MUCODRENOL 6 mg/ ml Xarope. Cloridrato de Ambroxol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. MUCODRENOL 6 mg/ ml Xarope. Cloridrato de Ambroxol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR MUCODRENOL 6 mg/ ml Xarope Cloridrato de Ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Bromexpec cloridrato de bromexina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico guaifenesina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

medicamentos para uso na prática

medicamentos para uso na prática Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF0436 Fontes de informação sobre medicamentos para uso na prática clínica Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade

Leia mais

GLYTEOL XPE. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml

GLYTEOL XPE. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml GLYTEOL XPE Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glyteol XPE guaifenesina APRESENTAÇÕES Xarope contendo 200 mg/15 ml de guaifenesina em frasco

Leia mais

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 o semestre de 2018

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 o semestre de 2018 Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 o semestre de 2018 Nome da Disciplina: Farmacologia II - Curso Noturno Código da Disciplina: 6012032 CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA PROFESSOR: Lusiane Maria

Leia mais

Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL

Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Flextoss dropropizina APRESENTAÇÃO Solução oral/gotas 30mg/mL Embalagem contendo 1 frasco com 10mL. USO ORAL USO ADULTO E

Leia mais

Departamento de Pediatria Serviço de Pneumologia Pediátrica Journal Club. Setembro 2018

Departamento de Pediatria Serviço de Pneumologia Pediátrica Journal Club. Setembro 2018 Departamento de Pediatria Serviço de Pneumologia Pediátrica Journal Club Setembro 2018 Sumário Introdução Objectivos Metodologia Resultados Discussão Limitações do Estudo Conclusão Perspectivas Vírus

Leia mais

Vibral dropropizina MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Vibral dropropizina MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Vibral dropropizina APRESENTAÇÕES VIBRAL (dropropizina) Xarope Adulto (3 mg/ml): frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina) Xarope Pediátrico (1,5

Leia mais

dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml

dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES dropropizina Medicamento genérico

Leia mais

DIMETAPP EXPECTORANTE guaifenesina

DIMETAPP EXPECTORANTE guaifenesina (Texto de Bula) DIMETAPP EXPECTORANTE guaifenesina Nome comercial: Dimetapp Expectorante Nome genérico: guaifenesina Uso oral Expectorante Balsâmico e Mucolítico Forma farmacêutica e apresentações referentes

Leia mais

Após um episódio de ITU, há uma chance de aproximadamente 19% de aparecimento de cicatriz renal

Após um episódio de ITU, há uma chance de aproximadamente 19% de aparecimento de cicatriz renal Compartilhe conhecimento: Devemos ou não continuar prescrevendo antibiótico profilático após diagnóstico da primeira infecção urinária? Analisamos recente revisão sistemática e trazemos a resposta. Em

Leia mais

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA:

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA QUESTÃO 21 Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: a) não há estudos sistematizados que avaliem a

Leia mais

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml TRANSPULMIN XAROPE ADULTO Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Transpulmin guaifenesina

Leia mais

Fármaco 25/10/2015. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos

Fármaco 25/10/2015. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos Farmacologia Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Pharmakon Logos Estudo dos fármacos Estudo da interação de drogas com organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos

Leia mais

Abrilar. Hedera helix L. FITOTERÁPICO

Abrilar. Hedera helix L. FITOTERÁPICO Abrilar Hedera helix L. FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica: Hedera helix L. (Araliaceae) Nomenclatura vulgar: Hera sempre-verde Parte utilizada: folhas Forma farmacêutica e apresentação Xarope - Embalagem

Leia mais

SONARIN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Nasal 0,5mg/mL

SONARIN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Nasal 0,5mg/mL SONARIN Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Nasal 0,5mg/mL MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

BRICANYL Composto Expectorante sulfato de terbutalina / guaifenesina

BRICANYL Composto Expectorante sulfato de terbutalina / guaifenesina BRICANYL Composto Expectorante sulfato de terbutalina / guaifenesina I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BRICANYL Composto Expectorante sulfato de terbutalina / guaifenesina APRESENTAÇÃO Embalagem com frasco

Leia mais

Ebastel D ebastina cloridrato de pseudoefedrina

Ebastel D ebastina cloridrato de pseudoefedrina Oral Ebastel D ebastina cloridrato de pseudoefedrina Cápsula gelatinosa USO PEDIÁTRICO (acima de 12 anos) E ADULTO. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: Embalagens com 5 cápsulas gelatinosas contendo

Leia mais

EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Peumus boldus Molina Nomenclatura popular: Boldo, Boldo do Chile Família: Monimiaceae Parte da planta utilizada: folhas FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Tratamento Não Invasivo para dor lombar aguda, subaguda e crônica na. prática clínica

Tratamento Não Invasivo para dor lombar aguda, subaguda e crônica na. prática clínica Tratamento Não Invasivo para dor lombar aguda, subaguda e crônica na prática clínica Noninvasive-treatments-acute-subacute-chronic-low-back-pain-clinical-practice O Colégio Americano de Medicina (ACP)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eres 10mg/g Pó para administração na água de bebida para bovinos, suínos e cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais