Projeto de Recuperação FINAL 2ª Série EM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Recuperação FINAL 2ª Série EM"

Transcrição

1 QUÍMICA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo ano. Como estudar (estratégia): O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as vídeo-aulas dos assuntos indicados. O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de: 1 prova com 20 questões (valor:10,0) QUÍMICA 1 VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO Estudo das funções oxigenadas I álcoois, fenóis, éteres e 3 11 cetonas Estudos das funções oxigenadas II ácidos carboxílicos, aldeídos, ésteres e sais orgânicos. Estudos das funções nitrogenadas e haletos orgânicos Isomeria plana (constitucional) Isomeria geométrica ou cis/trans(configuracional) Isomeria espacial óptica(configuracional) LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ESTUDAR 1) Dê os nomes dos compostos abaixo:

2 2) O aroma natural da baunilha, encontrado em doces e sorvetes, deve-se ao composto de nome vanilina, cuja fórmula estrutural está reproduzida abaixo. Em relação à molécula da vanilina, é correto afirmar que as funções químicas encontradas são: 3) Leia cada item abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, conforme o caso. ( ) Um composto, com fórmula molecular C 3 H 8 O, pode ser um ácido carboxílico ou um álcool. ( ) A cachaça contém etanol. ( ) O composto H 3 C - CH 2 - O - CH 3 é um éster. ( ) O hexanal apresenta fórmula molecular C 6 H 12 O. ( ) A propanoma pode ser utilizada na remoção de esmalte de unha. ( ) O fenol é representado pela estrutura ( ) O composto 1,2-dicloro-eteno, possui isomeria cis-trans. 4) Na coluna, estão relacionadas as estruturas de algumas substâncias químicas e, na coluna de baixo, suas aplicações. 1. CH 3 CO CH 3 2. C 2 H 5 O C 2 H 5 3. HCOH 4. CH 3 CH 2 OH 5. CH 3 COO C 2 H 5 ( ) O etanoato de etila é empregado como essência artificial de maçã. ( ) O éter comum é usado como anestésico. ( ) A acetona ou propanona é usada como solvente de tinta e vernizes. Relacionando-se a coluna de cima com a de baixo, obtêm-se os números na sequência: a) b) c) d) e) ) Os praticantes de esportes considerados radicais, frequentemente empregam a expressão: é muita adrenalina, como significado de grande satisfação. Sabe-se que o aumento de concentração do hormônio adrenalina no sangue é acompanhado dos aumentos de pressão sanguínea e do ritmo cardíaco, sensações comuns em situações de risco.

3 I) Indique os grupos funcionais presentes na molécula adrenalina. a) Álcool, éster e amina. b) Álcool, fenol e amida. c) Fenol, álcool e amina. d) Aldeído, cetona e fenol e) Fenol, aldeído e amina. II) A adrenalina possui isomeria óptica? Justifique. 6) Dê os nomes dos compostos: I. II. III. 7) Escreva a fórmula estrutural e dê o nome oficial de: a) uma cetona, de cadeia carbônica ramificada saturada, com o total de 7 átomos de carbono. b) um aminoácido, com 4 átomos de carbono, que possua um carbono assimétrico. c) dos isômeros geométricos do 2,3-di-cloro-but-2-eno. 8) Faça a fórmula estrutural e dê o nome do composto orgânico produzido pela reação que se dá entre o ácido butanoico e o álcool etílico.

4 9) a) Você já sentiu o ardido de pimenta na boca? Pois bem, a substância responsável pela sensação picante na língua é a capsaicina, substância ativa das pimentas. Sua fórmula estrutural está representada a seguir. Os grupos funcionais característicos na capsaicina são: a) Cetona, álcool e amina. b) Ácido carboxílico, amina e cetona. c) Amida, éter e fenol. d) Cetona, amida, éster e fenol. e) Cetona, amina, éter e fenol. b) Diga se esse composto possui isômeros geométricos. c) Diga se esse composto possui isomeria óptica. 10) Para responder à questão a seguir, numere a coluna B, que contém alguns nomes de compostos orgânicos, de acordo com a coluna A, na qual estão citadas funções orgânicas. A sequência CORRETA dos números da coluna B, de cima para baixo, é: a) b) c) d) e) ) Considere as afirmações: I. Propanal é um isômero da propanona. II. Etil-metil-éter é um isômero do propan-2-ol. III. Propan-1-ol é um isômero do propan-2-ol. IV. Propilamina é um isômero da trimetilamina. Estão corretas: a) Todas. b) Apenas I, II e III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e IV. e) Apenas III e IV. 12) Associe os pares de compostos dos dois grupos com o tipo de isomeria existente entre eles.

5 A alternativa que apresenta uma associação correta é: a) I-3; II-2; III-4; IV-1 b) I-3; II-2; III-1; IV-4 c) I-2; II-3; III-1; IV-4 d) I-2; II-3; III-4; IV-1 e) I-1; II-2; III-3; IV-4 13) Considere as fórmulas planas dos seguintes compostos: Responda, a) Quais dos compostos apresentam Isomeria geométrica? b) Escreva as fórmula em projeção dos isômeros que apresentam isomeria geométrica e diga quem é o isômero cis e quem é o isômero trans. 14) Indique qual das substâncias abaixo apresenta atividade óptica (carbono assimétrico). Represente os dois isômeros ópticos e assinale o carbono quiral com um asterisco da substância excolhida. a) propano-2-ol. b) butan-2-ol. c) metanol. d) butan-1-ol. e) etanol.

6 15) O metilfenidato, estrutura química representada na figura, é uma substância utilizada como fármaco no tratamento de casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Na estrutura do metilfenidato, qual o número de carbonos assimétricos, assinale com um asterisco cada um deles qual e a sua fórmula molecular? 16. a) Quais os nomes dos grupos funcionais presentes na molécula de aspartame abaixo? Identifique (circule) os grupos na própria molécula. b) A molécula do aspartame possui atividade óptica? Justifique. 17. Quais os grupos funcionais presentes na molécula abaixo? Identifique os grupos na própria molécula. 18.Escreva as fórmulas estruturais dos compostos abaixo: I- etanoato de etila II- etoxipropano III- ácido 2,3 dimetil pentanóico. IV- orto-isopropil fenol

7 19. A sacarose e a lactose são dois dissacarídeos encontrados na cana-de-açúcar e no leite humano, respectivamente. As estruturas simplificadas, na forma linear, dos monossacarídeos que os formam, são fornecidas a seguir. O tipo de isomeria que ocorre na molécula de glicose e o número de carbonos assimétricos e: a) geométrica e 3. b) geométrica e 4. c) óptica e 4. d) óptica e 5. e) ótima e Dados os seguintes compostos orgânicos: I. (CH 3 ) 2 C=CCl 2 II. (CH 3 ) 2 C=CClCH 3 III. CH 3 ClC = CClCH 3 IV. CH 3 FC = CClCH 3 Assinale a opção correta: a) Os compostos I e III são isômeros geométricos. b) Os compostos II e III são isômeros geométricos. c) O composto II é o único que apresenta isomeria geométrica. d) Os compostos III e IV são os únicos que apresentam isomeria geométrica. e) Todos os compostos apresentam isomeria geométrica. Química 2 Matéria a ser estudada (conteúdo): Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos Papa Francisco VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 3 e 4 11 a 13 Cinética Química: I, II e III 5 15 e 16 Equilíbrio Químico 5 17 Equilíbrio Iônico da água Cálculo de ph e poh 5 18 Hidrólise Salina

8 LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ESTUDAR Questão 1 a) Os dados da tabela abaixo se referem à decomposição do peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ), reação representada pela equação a seguir: No intervalo de tempo entre 3 h e 5 h, calcule a velocidade média de consumo de H 2 O 2. Deixe a resolução com a devida unidade. Número de mols de H 2 O Tempo (h) 3 0,2 5 0,6 b) Um comprimido efervescente de vitamina C intacto, pesando 5 g, quando colocado em um copo contendo água a 25 C, será dissolvido em dois minutos. Considerando essa informação, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das proposições. ( ) Se o comprimido efervescente estiver em pequenos pedaços, o tempo de dissolução também será de dois minutos, pois a massa continua sendo 5 g. ( ) O tempo de dissolução do comprimido efervescente intacto mantém-se quando o comprimido for dissolvido em água a 40 C, pois a área de contato é a mesma. ( ) Quanto maior a superfície de contato do comprimido efervescente com a água, maior o número de colisões favoráveis, portanto maior a velocidade de dissolução. ( ) O aumento da temperatura diminui a energia de ativação, diminuindo, portanto, o tempo de dissolução. ( ) Um aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas, aumentando a frequência de choques entre as moléculas reagentes, aumentado a velocidade das reações. Questão 2 a) Durante a manifestação das reações químicas, ocorrem variações de energia. A quantidade de energia envolvida está associada às características químicas dos reagentes consumidos e dos produtos que serão formados. O gráfico abaixo representa um diagrama de variação de energia de uma reação química hipotética em que a mistura dos reagentes A e B levam à formação dos produtos C e D. Com base no diagrama e no sentido da reação A + B C + D, Responda, completando na frente do próprio item : Colocar as unidades obrigatoriamente. a) Qual a variação de entalpia da reação? ΔH = b) Qual o valor da Energia de ativação (Eat) da reação sem catalisador? Eat(s/cat) = c) Qual o valor da Energia de ativação (Eat) da reação com catalisador? Eat(c/cat) = d) Essa reação é endotérmica ou exotérmica? e) Qual o valor da Eat da reação inversa (C + D A + B), sem catalisador? b) Nos catalisadores automotivos, ocorrem várias reações químicas que transformam substâncias tóxicas em outras não tóxicas ou menos agressivas. Um exemplo clássico é a transformação do monóxido de carbono em dióxido de carbono, processo representado pela equação a seguir: 2CO (g) + O 2(g) 2 CO 2(g). Admitindo que essa reação seja elementar: (I) Escreva a expressão da sua lei de velocidade. (II) Caso se dobre a concentração do CO (g) e a do O 2(g) simultaneamente, a reação ficará quantas vezes mais rápida? Mostre como obteve esse resultado.

9 Questão 3 Projeto de Recuperação FINAL 2ª Série EM A reação entre o gás hidrogênio e o monóxido de nitrogênio ocorre de acordo com a seguinte equação: 2 NO(g) 2 H 2(g) N 2(g) 2 H2O(g), Estudos cinéticos realizados em laboratório mostraram os seguintes resultados: Experimento [NO] (mol L -1 ) [H 2 ] (mol L -1 ) Velocidade (mol L -1 s -1 ) 1 0,10 0,10 0,05 2 0,20 0,10 0,10 3 0,20 0,20 0,40 a) A partir da análise desses dados, qual a Lei da velocidade para essa reação? b) Considerando os dados anteriores, calcule o valor da constante cinética (K) da lei da velocidade para essa reação. Questão 4 A decomposição do tetróxido de dinitrogênio ocorre de acordo com a equação a seguir: 1 N 2 O 4(g) 2 NO 2(g) No ar atmosférico essa reação está relacionada com a formação de chuva ácida em ambientes poluídos. No seu estudo em laboratório, o reagente foi colocado num frasco de 1 litro e esperou-se até o sistema entrar em equilíbrio químico. Nesse estado de equilibrio, foi medido que havia 4 mol de NO 2 e 2 mol de N 2 O 4. a) Com base nesses dados, calcule o valor da constante de equilíbrio (Kc) dessa reação? Deixar a resolução. b) Ainda, relativo ao equilíbrio : 1 N 2 O 4(g) 2 NO 2(g) ΔH < 0, indique como se desloca esse equilíbrio ao serem feitas as seguintes perturbações no sistema em equilíbrio: (atenção, use o critério: desloca para a direita, desloca para a esquerda ou não afeta o equilíbrio, conforme o caso) I) Aquecimento do sistema:.... II) Aumento da pressão do sistema:.... III) Adição de N 2 O 4(g) :.... IV) Resfriamento do sistema:.... V) Adição de um catalisador apropriado:.... Questão 5 a) O gráfico a seguir mostra as variações das concentrações ao longo do tempo para a reação de decomposição do trióxido de enxofre. ( Obs.: a escala de [ ] de baixo para cima é : 0,2 ; 0,4 ; 0,6 ; 0,8 ; 1,0 mol/l) [ ] em mol/l Escreva a expressão e calcule o valor da constante de equilíbrio (Kc) dessa reação. 2SO 3(g) 2 SO 2(g) + O 2(g) SO 3 SO 2 O 2 tempo b) Na alta atmosfera ou em laboratório, sob a ação de radiações eletromagnéticas (ultra-violeta, ondas de rádio, etc.), o ozônio é formado através da reação endotérmica:

10 3 O 2(g) 2 O 3(g) I) O aumento da temperatura favorece ou dificulta a formação do ozônio? II) E o aumento da pressão favorece ou dificulta a formação do ozônio? Questão 6 A síntese da amônia é uma reação reversível representada pela equação a seguir: N 2(g) + 3H 2(g) 2 NH 3(g) No estudo dessa reação, foram adicionados 10 mol de cada reagente num reator de volume igual a um litro, que foi então aquecido. Verificou-se que, passado um tempo t eq, o sistema entrou em equilíbrio e que nesse estado havia no frasco 1 mol de gás hidrogênio. a) Para resolver essa questão, complete a tabela abaixo: N 2(g) + 3 H 2(g) 2NH 3(g) Início Reage/Forma Equilibrio b) Calcule a constante de equilíbrio (Kc) dessa reação. Deixar a resposta com uma casa após a virgula. Questão 7 a) O termo ph foi usado pela primeira vez pelo bioquímico dinamarquês, Sörensen, quando trabalhava com o controle da acidez de cerveja. O cálculo de ph pode ser feito pela expressão: ph = - log[h + ],de maneira semelhante, podemos determinar o poh, poh = - log[oh - ]. Agora, responda os itens abaixo, completando a tabela. Obs.: não é necessário resolução. PERGUNTAS RESPOSTAS a) Um xampu tem ph=8. Qual o valor de [H + ] para o xampu? ph= b) A análise de uma amostra de sabão revelou [H + ]=10-10 mol/l. Determine o ph da amostra ph= c) A clara de ovo tem [OH - ]=10-6 mol/l. Qual o valor do seu ph? ph= d) Ao analisar um determinado suco de tomate, um técnico determinou que sua concentração hidrogeniônica (H + ) era igual a 0,001 mol/l. Qual o ph desse suco de tomate? ph= e) 0,1mol de ácido cianídrico (HCN) apresenta um α = 10%, Qual o seu ph? ph=

11 b) O tratamento da água de uma piscina ocorre em várias etapas que envolvem processos físicos e químicos. As substâncias relacionadas na tabela ao lado são utilizadas para ajuste de ph, alcalinidade e desinfecção da água. Sobre essas substâncias e suas funções no tratamento da água da piscina, coloque V (verdadeiro) ou F (falso), conforme o caso. ( ) O HC é um ácido e tem a função de elevar o ph da água. ( ) Dentre as substâncias apresentadas na tabela, três delas são alcalinas e uma é ácida. ( ) O NaHCO 3, por apresentar um caráter básico, é responsável pelo controle da alcalinidade da água. ( ) Quando adicionado à água da piscina, o HC neutraliza as substâncias alcalinas presentes. Substância ph em solução HC 1 NaHCO 10 3 Ca(C O) 2 8 O 3 7 ( ) O hipoclorito de cálcio é responsável pelo fornecimento de cloro para desinfecção e, por apresentar um caráter ácido, reduz o ph da água. Questão 8 a) Considere que a solução de H 2 SO 4 da bateria de carro tenha ph =1 e que o suco de limão tenha ph =2. Qual a solução mais ácida? Justifique Um alvejante de roupas, do tipo água de lavadeira, apresenta [OH ] aproximadamente igual a 1, mol/l. Nessas condições, qual a concentração de [H + ] e qual o ph dessa solução? (Dado : K w = ) Seja claro em sua resposta. b) Um aluno preparou três soluções aquosas, a 25 C, de acordo com a figura abaixo. Informações: Metais Alcalinos: Li, Na, K, Rb, Cs Metais Alcalinos Terrosos: Ca, Mg, Sr, Ba. I) Baseando-se no conceito de hidrólise salina, classifique os frascos acima, ácido, básico ou neutro. Seja claro, 1º Frasco: 2º Frasco: 3º Frasco: II) Justifique o que ocorreu no segundo frasco, através da reação química correspondente. Questão 9 a) O Potencial Hidrogeniônico, mais conhecido como ph, consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Os valores de ph variam de 0 a 14. As hortênsias são flores que se colorem obedecendo ao ph do solo. É como se o ph fosse o estilista desse tipo de flor. Em solos onde a acidez é elevada, as hortênsias adquirem a coloração azul, agora, nos solos alcalinos, elas ficam rosa. Fonte: < Considerando as informações acima, em um solo com concentração de íons OH 12 1 de 10 mols L, qual o ph desse solo e a cor das hortênsias nele plantadas? b) Uma solução ácida apresenta a [H + ] = 4 x 10 4 mol/l, Calcule o seu ph. Dado: log 2 = 0,3 Deixe a resolução.

12 Questão 10 a) O azul de bromotimol é um indicador ácido-base, com faixa de viragem [6,0 7,6], que apresenta cor amarela em meio ácido e cor azul em meio básico e verde em meio neutro. Considere os seguintes sistemas em que se colocou gotas desse indicador. Qual seria a coloração de cada um desses sistemas I. água pura, cor:... II. CH 3 COOH (ácido acético) em água, cor:... III. NH 4 Cl (cloreto de amônio) em água, cor:... b) (2,0pontos) Os sistemas químicos baseiam-se em algumas características. Os sistemas ácidos caracterizam-se pela liberação de íon hidrônio,h 3 O + ou simplesmente H + (aq). Os sistemas básicos baseiam-se na liberação de íon hidroxila, OH - (aq). A tabela a seguir mostra a característica de alguns sistemas. Sistema Vinagre Saliva Clara de ovo [H + ] mol/l Para os sistemas citados, 100% ionizados, julgue os itens abaixo, colocando V para verdadeiro ou F para falso. ( ) Todos os sistemas são formados por substâncias ácidas. ( ) O poh da saliva é igual a 6. ( ) O vinagre é mais ácido que a clara de ovo. ( ) O ph do vinagre é igual a 3. ( ) Acrescentando uma gota de vinagre a uma gota de saliva, a solução se tornará neutra. Testes 1) Considere a seguinte reação, entre hidrogênio e iodo: As figuras seguintes representam possíveis colisões entre os reagentes: Qual(ais) dessas figuras representa(m) uma geometria apropriada para que a reação ocorra? a) somente III. b) somente I. c) somente II e III. d) somente II. e) somente I e III.

13 2) Uma mesma reação foi realizada por dois métodos diferentes. Alguns dados gerais foram colocados em um diagrama: De acordo com o gráfico, os valores aproximados para a energia de ativação dos métodos A e B, respectivamente, e o método mais rápido, são: a) 150 kj, 110 kj e método A. b) 110 kj, 150 kj e método B. c) 260 kj, 300 kj e método B. d) 260 kj, 300 kj e método A. e) 300 kj, 260 kj e método B. 3) A produção de ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) a partir de enxofre (S) ocorre de acordo com as equações químicas a seguir: S (s) + O 2(g) SO 2(g) (etapa rápida) 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) (etapa lenta) SO 3(g) + H 2 O (l) H 2 SO 4(aq) (etapa rápida) Assinale a alternativa que representa corretamente a equação da velocidade da reação de formação do ácido sulfúrico, a partir do enxofre: a) v = k[so 2 ] 2 [O 2 ] b) v = k[so 2 ][O 2 ] c) v = k[s][o 2 ] d) v = k[so 3 ][H 2 O] e) v = k[so 2 ][O 2 ] 2 4) Um professor, utilizando comprimidos de antiácido efervescente à base de NaHCO 3, realizou quatro procedimentos, ilustrados a seguir Procedimento I Comprimido inteiro e água a 25 C Procedimento II Comprimido inteiro e água a 5 C Procedimento III Comprimido pulverizado e água a 25 C Procedimento IV Comprimido pulverizado e água a 5 C A reação ocorreu mais rapidamente no procedimento a) I. b) I I. c) I I I. d) I V e) Todos são consumidos no mesmo intervalo de tempo.

14 5) A reação de dimerização 2 NO 2 N 2 O 4 tem velocidade dada por: v = k[no 2 ] 2 Caso a concentração do NO 2 seja triplicada, a velocidade da reação a) será multiplicada por 3. b) será multiplicada por 6. c) será multiplicada por 9. d) será multiplicada por 12. e) será multiplicada por 1. 6) A tabela abaixo mostra a relação entre a concentração molar de um reagente X e a velocidade inicial da reação: Considerando que todas as experiências foram feitas na mesma temperatura, a lei da velocidade da reação em função da concentração do reagente X é: a) v = k[x] b) v = k[x] 2 c) v = k[x] 3 d) v = k[x] 0 e) v = k[x] 4 7. Um técnico de laboratório dispõe de uma solução de NaOH com ph=13 e deseja fazer ph diminuir para 12. Para isso ele deve: a) diluir a solução à metade da concentração inicial. b) diluir a solução inicial 10 vezes. c) concentrar a solução inicial 10 vezes. d) concentrar a solução ao dobro da concentração inicial. e) adicionar 1 mol de qualquer ácido à solução. 8. (No sistema em equilíbrio 2NO(g) + O 2 (g) 2NO 2 (g) H = - 27 kcal a quantidade de NO 2 aumenta com a a) adição de um catalisador. b) diminuição da concentração de O 2. c) diminuição da temperatura. d) diminuição da pressão. e) introdução de um gás inerte. 9. O "leite de magnésia", constituído por uma suspensão aquosa de Mg(OH) 2, apresenta ph igual a 10. Isto significa que: a) o "leite de magnésia" tem propriedades ácidas. b) a concentração de íons OH - é igual a mol/l. c) a concentração de íons H + é igual a mol/l. d) a concentração de íons H + é igual a mol/l. e) a soma das concentrações dos íons H 3 O + e OH - é igual a mol/l.

15 10. A tabela a seguir indica ph aproximado de alguns sistemas, a 25 C SISTEMA - ph Suco de limão : 2,5 Vinagre : 3,0 Suco de tomate : 5,0 Sangue humano : 7,5 Leite de magnésia : 11,0 Considerando-se as informações dessa tabela, a afirmativa FALSA é a) a concentração de íons H + no sangue humano é inferior a 10-7 mol/l. b) a concentração de íons H + no vinagre é de 10-3 mol/l. c) a concentração de íons OH - no leite de magnésia é mol/l. d) a concentração de íons OH - no suco de tomate é maior do que no vinagre. e) o suco de limão é mais ácido do que o vinagre

Projeto de Recuperação Final - 2ª Série (EM)

Projeto de Recuperação Final - 2ª Série (EM) Projeto de Recuperação Final - 2ª Série (EM) QUÍMICA 1 MATÉRIA A SER ESTUDADA VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 3 11 4 12 Estudo das funções oxigenadas I álcoois, fenóis, éteres e cetonas Estudos das funções oxigenadas

Leia mais

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C PROVA DE QUÍMICA 2ª ETAPA do VESTIBULAR 2006 (cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 Foram encontrados, em um laboratório, três frascos A, B e C, contendo soluções incolores e sem rótulos.

Leia mais

1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos em C, de diversos alcanos.

1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos em C, de diversos alcanos. Sem limite para crescer Colégio: Nome: nº Professor: CHARLES 3ª SÉRIE E.M. Data: / /2013 TURMA: EXERCÍCIOS QUÍMICA 2º trimestre 1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos

Leia mais

MATÉRIA A SER ESTUDADA

MATÉRIA A SER ESTUDADA Projeto de Recuperação Semestral - 2ª Série (EM) QUÍMICA 1 MATÉRIA A SER ESTUDADA Nome do Fascículo Aula Exercícios Equilíbrio Químico 33 Equilíbrio Químico 34 Equilíbrio Químico 35 Equilíbrio Químico

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 2 - Aula 25 a 28 - Equilíbrio Químico - Conceitos gerais e cálculo (Kc e Kp) 1. (Unicid - Medicina 2017) Considere os equilíbrios: 1. 2 SO 2 (g) + O 2 (g) 2 SO 3 (g) 25 Kc =

Leia mais

Gabarito da aula de revisão Reações Orgânicas (12/12).

Gabarito da aula de revisão Reações Orgânicas (12/12). Gabarito da aula de revisão Reações Orgânicas (12/12). Resposta da questão 1: a) Funções orgânicas presentes na molécula de oleuropeína, além da função fenol: éster, álcool e éter. b) Fórmula molecular

Leia mais

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica 1) A entalpia da reação (I) não pode ser medida diretamente em um calorímetro porque a reação de carbono com excesso

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA ALUNO(a): Valor: Nº: SÉRIE: 2ª TURMA: 20,0 UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2018 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de Recuperação.

Leia mais

2ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA

2ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃ FINAL - QUÍMICA 1 01. Considere a seguinte equação termoquímica Para a formação de,0 mols de NH (g) pergunta-se: a) Haverá o consumo de quantos mols de

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

Lista de exercícios de Química nº 10

Lista de exercícios de Química nº 10 Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Lista de exercícios de Química nº 10 Revisão dos principais tópicos sobre Equilíbrio

Leia mais

2 NH 3 (g) + CO 2 (g)

2 NH 3 (g) + CO 2 (g) PROCESSO SELETIVO 2007 1 O DIA GABARITO 4 7 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. O equilíbrio de ionização da água pura é dado pela equação abaixo, cuja constante do produto iônico é 2,5x10-14, a 37 o C. H

Leia mais

16. Em soluções aquosas o ânion dicromato está em equilíbrio dinâmico com o ânion cromato, segundo a reação representada por:

16. Em soluções aquosas o ânion dicromato está em equilíbrio dinâmico com o ânion cromato, segundo a reação representada por: PROCESSO SELETIVO 2007 1 O DIA GABARITO 2 7 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. Em soluções aquosas o ânion dicromato está em equilíbrio dinâmico com o ânion cromato, segundo a reação representada por: Cr

Leia mais

2 KClO 3 2 KCl + 3 O 2

2 KClO 3 2 KCl + 3 O 2 PROCESSO SELETIVO 2007 1 O DIA GABARITO 1 7 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. O ânion cloreto (Cl - ), o argônio (Ar) e o cátion potássio (K + ) têm em comum o mesmo número: a) de prótons. b) de elétrons.

Leia mais

Lista de Exercícios. Data limite para entrega da lista: 14/09/2018

Lista de Exercícios. Data limite para entrega da lista: 14/09/2018 Lista de Exercícios Nome: n.º Santos, de de 2018. Série: 2.ª Turmas: A, B, C Ensino: Médio Prof. Paulo Henrique (PH) Bimestre: 3.º Data limite para entrega da lista: 14/09/2018 Valor: 4,0(quatro) 1) Por

Leia mais

b) O que acontecerá com a velocidade se duplicarmos a concentração molar de Br 2?

b) O que acontecerá com a velocidade se duplicarmos a concentração molar de Br 2? PROFESSOR: Roberto Mafra BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA INORGÂNICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= 01- A reação global

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Equilíbrio Químico EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (PUC-RS) Dada a expressão da constante de equilíbrio em termos de concentração de produtos e reagentes a equação química que pode ser representada por essa

Leia mais

2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos

2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos Nome: nº. 2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos Prof. PH Disciplina: Química Lista de Exercícios valor 4,0 (quatro) pontos DATA DE ENTREGA: 10 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA) Equilíbrio Químico

Leia mais

Equilíbrio Profº Jaison

Equilíbrio Profº Jaison Equilíbrio Profº Jaison Equilíbrio Químico Todas as reacções tendem alcançar o equilíbrio químico Quando as velocidades das reacções directa e inversa forem iguais e as concentrações dos reagentes e dos

Leia mais

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota (Fuvest) A uma determinada temperatura, as substâncias HI, H2 e I2 estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Química SÉRIE: 2º ANO DATA: 04 / 10 / mol L s, a velocidade de desaparecimento do ozônio na

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Química SÉRIE: 2º ANO DATA: 04 / 10 / mol L s, a velocidade de desaparecimento do ozônio na LISTA DE RECUPERAÇÃO Professor: Rodney Química SÉRIE: º ANO DATA: 04 / 10 / 016 Conteúdo para a recuperação do 3º Bimestre : Cinética Química Equilíbrio Químico 1. Os veículos emitem óxidos de nitrogênio

Leia mais

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase Professora Sonia 9. A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é: CONHECIMENTOS GERAIS 5. O peso atômico

Leia mais

DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO

DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO Considere um sistema em equilíbrio químico, com as substâncias A, B, C e D. A + B C + D Se, por algum motivo, houver modificação em uma das velocidades, teremos mudanças

Leia mais

com o oxigênio, formando o trióxido de enxofre (SO 3 ), e deste com a água, resultando no H 2

com o oxigênio, formando o trióxido de enxofre (SO 3 ), e deste com a água, resultando no H 2 11 Em 2004 iniciou-se, no Brasil, a exploração de uma importante jazida de minério de cobre. Nestes minérios, o metal é normalmente encontrado na forma de sulfetos, como o CuS, e para sua obtenção o minério

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos RTEIR DE ESTUDS III TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H Enol H Fenol Aldeído H H H etona H3 Ácidos arboxílicos

Leia mais

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA.

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. QUESTÕES LISTA DE EXERCÍCIOS Cinética Química. 1) A tabela abaixo mostra a variação da massa de peróxido de hidrogênio que ocorre na reação de decomposição

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: Aguarde a ORDEM do fiscal para abrir este caderno de provas. Não será permitida a saída do candidato antes de esgotado o prazo mínimo de 60 minutos. Este caderno

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 2 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 2 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 2 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS ) Foram misturados 400 mililitros de solução 0,25 molar de ácido sulfúrico com 600 mililitros,5 molar do mesmo ácido. A molaridade da solução final é:

Leia mais

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran FCAV/ UNESP Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado tempo, pelo menos

Leia mais

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aula 25. Aulas 27 e 28. Aula 27. Aula 26 ENSINO MÉDIO. 2. Função : H 3 C CH 2 CH 2 CH 2 C

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aula 25. Aulas 27 e 28. Aula 27. Aula 26 ENSINO MÉDIO. 2. Função : H 3 C CH 2 CH 2 CH 2 C ENSIN MÉDI RESPSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE 13 Química - Setor A Aula 25 1. Substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular. 2. a) metilpropano e butano b) propano e propano c) ciclopropano e propeno

Leia mais

Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre cinética química, pode-se afirmar:

Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre cinética química, pode-se afirmar: LISTA DE EXERCÍCIOS CINÉTICA QUÍMICA 1) O NO 2 proveniente dos escapamentos dos veículos automotores é também responsável pela destruição da camada de ozônio. As reações que podem ocorrer no ar poluído

Leia mais

Fuvest 2009 (Questão 1 a 8)

Fuvest 2009 (Questão 1 a 8) (Questão 1 a 8) 1. Água pode ser eletrolisada com a finalidade de se demonstrar sua composição. A figura representa uma aparelhagem em que foi feita a eletrólise da água, usando eletrodos inertes de platina.

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

O diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura.

O diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura. 13 PRVA D E Q U Í M I C A Q U E S T Ã 21 diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura. Com relação ao diagrama, é INCRRET afirmar que: a) a 100ºC, a solubilidade de B é

Leia mais

XII Olimpíada Baiana de Química Exame 2017

XII Olimpíada Baiana de Química Exame 2017 Questão 01 (Peso 1) Questões objetivas (QUESTÕES DE 01 A 30) A fórmula estrutural condensada, CH 3 CH 2 CH 2 COOCH 3, representa: A) um éster B) uma amida C) um aldeído D) um anidrido E) um ácido carboxílico

Leia mais

RECUPERAÇÃO FINAL (RF)

RECUPERAÇÃO FINAL (RF) 1T3ADM MD MEC an RECUPERAÇÃO FINAL (RF) QUESTÃO 1 QUÍMICA - ALTERNATIVA A propanona, conhecida comercialmente como acetona, tem fórmula molecular C 3 H 6 O, idêntica à do propanal. Esses compostos A) apresentam

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE - 2018 QUÍMICA PROF. RICARDO MENON Aluno(a): Série: SuperExatas LISTA DE EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO QUÍMICO 1) Escreva a equação de equilíbrio para as seguintes reações: a) N2(g)

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Equilíbrios químicos Equilíbrios iônicos Recuperação do 3 Bimestre disciplina Química 2ºano Lista de exercícios - (PUC-SP) O metanol (CH 3 OH) é um combustível

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos Lista de Exercícios Prova Trimestral Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H H H H H H H H Unidade I: Av. Mascote, 913 -

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa correta.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa incorreta.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 A quantidade de Na 2 CO 3.10H 2

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Considere que, a 25 o C, temos

Leia mais

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei 01. O ácido cianídrico tem ampla aplicação industrial, sendo matéria-prima para a fabricação de vários bens de consumo. Entretanto, ao trabalhar-se com essa substância deve-se tomar o devido cuidado. Esse

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C 01) E Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF < HCl < HBr < HI Ordem crescente de acidez (mais fraco para o mais forte) a) Errada é o HI (ácido mais forte); b) Errada

Leia mais

Resolução do Vestibular UDESC 2019/1

Resolução do Vestibular UDESC 2019/1 A concentração de H 3 O + é maior com a utilização de carvão fóssil como combustível por este apresentar como impurezas compostos de enxofre e de nitrogênio. Logo ocorrendo em sua combustão a formação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL. 3 Ano

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL. 3 Ano Setor A LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 3 Ano 1- O ph do suco gástrico, uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl), é, aproximadamente, 2. Portanto, a massa, em gramas, de HCl existente em cada

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

Questões Modelo UFF Folha 3 Prof.: João Roberto Mazzei

Questões Modelo UFF Folha 3 Prof.: João Roberto Mazzei 01.(bymazzei) O bicarbonato de sódio é o nome comercial do carbonato ácido de sódio ou hidrogenocarbonato de sódio. É um sólido de cor branca muito usado como antiácido estomacal por ser capaz de neutralizar

Leia mais

Revisão Específicas. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 02-08/11/2015. Material de Apoio para Monitoria

Revisão Específicas. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 02-08/11/2015. Material de Apoio para Monitoria Revisão Específicas 1. As conchas marinhas não se dissolvem apreciavelmente na água do mar, por serem compostas, na sua maioria, de carbonato de cálcio, um sal insolúvel cujo produto de solubilidade é

Leia mais

EXAME Questões Objetivas

EXAME Questões Objetivas V Questões Objetivas EXAME 2010 RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questão 01. ( Peso 2) O gráfico abaixo apresenta as cinco primeiras energias de

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO MÉDIO - FASE 2

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO MÉDIO - FASE 2 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO MÉDIO - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada), cada uma com

Leia mais

O lançamento descontrolado de dióxido de enxofre (SO 2

O lançamento descontrolado de dióxido de enxofre (SO 2 QUÍMICA 20 O lançamento descontrolado de dióxido de enxofre (SO 2 (g)) na atmosfera é uma das principais causas da acidez da água da chuva nos grandes centros urbanos. Esse gás, na presença de O 2 e água

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g)

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) TEORIA DAS COLISÕES Para que ocorra uma reação química, os reagentes devem ter uma certa

Leia mais

PAG Química Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é

PAG Química Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é Kc = 6,45 x 10 5. a) em que concentração de O 2 as concentrações de NO 2 e de NO são

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Isomeria óptica Isomeria plana Termoquímica Recuperação do 3 Bimestre disciplina Química 3ºano Lista de exercícios 1- (VUNESP) Em uma cozinha, estão ocorrendo

Leia mais

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é Kc = 6,45 x 10 5. a) em que concentração

Leia mais

3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: FAMERP/UNIFESP (REVISÃO) Questão 01 - (FAMERP SP/2018) A tabela indica a abundância aproximada

Leia mais

UFSC. Resposta: = 40. Comentário

UFSC. Resposta: = 40. Comentário Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreta. O butano não possui isomeria óptica, pois não possui carbono assimétrico. 02. Incorreta. Ao serem liberados para a atmosfera os gases sofrem expansão de volume. 04.

Leia mais

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 5 25/05/2004

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 5 25/05/2004 Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 5 25/05/2004 I Escreva na sua folha de respostas a letra correspondente à alternativa correcta que seleccionar para cada item. A indicação de mais

Leia mais

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei 01. A cisteína é um aminoácido que contém enxofre e é encontrada na feijoada, devido às proteínas da carne e derivados. A reação de conversão da cisteína em cistina ocorre de acordo com a seguinte equação

Leia mais

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 2ª série do EM DISCIPLINA: QUÍMICA 1 Caderno Número(s) da(s) Assuntos aula(s) 06 15, 16 e 17 Misturas de soluções com reação e titulação. 06 18 e 19 Termoquímica 07 28

Leia mais

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza 1) a-) Calcular a solubilidade do BaSO 4 em uma solução 0,01 M de Na 2 SO 4 Dissolução do Na 2 SO 4 : Dado: BaSO

Leia mais

AULA 17- ph e poh. Equilíbrio Iônico da Água. K w = [H + ].[OH - ] Tipos de Soluções (a 25 C)

AULA 17- ph e poh. Equilíbrio Iônico da Água. K w = [H + ].[OH - ] Tipos de Soluções (a 25 C) AULA 17- ph e poh Hoje iremos falar sobre um caso particular de equilíbrio iônico, o equilíbrio iônico da água. A água sofre uma auto-ionização, só que a água é um eletrólito muito fraco, portanto, ela

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:QUÌMICA SÉRIE: 3º ALUNO(a): Entrega dia 16/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

PROFESSORES: WELLINGTON LIMA /VALÉRIA DATA: ETAPA: 3ª VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO:

PROFESSORES: WELLINGTON LIMA /VALÉRIA DATA: ETAPA: 3ª VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORES: WELLINGTON LIMA /VALÉRIA DATA: ETAPA: 3ª VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA SÉRIE: 3ª EM TURMA: A/B/Anchieta Nº: CONTEÚDO Funções

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3EM Prof.º: Hélen Cristina Disciplina Química Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3EM Prof.º: Hélen Cristina Disciplina Química Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3EM Prof.º: Hélen Cristina Disciplina Química Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação I Data: / / Valor: Questão 01: A 250 C, a constante de equilíbrio de dimerização do ciclopentadieno

Leia mais

Abuso Sexual nas Escolas Não dá para aceitar

Abuso Sexual nas Escolas Não dá para aceitar Abuso Sexual nas Escolas Não dá para aceitar Por uma Escola livre do SIDA República de Moçambique Química Ministério da Educação 1ª Época 12ª Classe / 2011 Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências

Leia mais

3- (UFOP-MG) Observe o diagrama e os dados abaixo a 298 k.

3- (UFOP-MG) Observe o diagrama e os dados abaixo a 298 k. LISTA DE EXERCÍCIO DE QUÍMICA PARA A PROVA MENSAL 3º TRIMESTRE Nome: nº: Ano:2º E.M. Data: / / 2017 Professor (a): Nota: 1- (FUVEST-SP) A figura abaixo indica a variação da quantidade de reagente em função

Leia mais

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran FCAV/ UNESP Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado tempo, pelo menos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - QUÍMICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - QUÍMICA Básico ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL - QUÍMICA 2a Série 1 o Semestre Nome: N o Série: 2 a Nota: / 2,0 pontos Professor: Edson / Manolo 1. INTRODUÇÃO Caro(a) aluno(a): O Roteiro de Recuperação tem como

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO Conteúdo 14 Cinética Química CINÉTICA QUÍMICA É à parte da química que estuda a maior ou menor rapidez com que uma reação química ocorre e os fatores que a influenciam. Este estudo é importante para o

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na fgv

CPV O cursinho que mais aprova na fgv CPV O cursinho que mais aprova na fgv FGV economia 1 a Fase 05/dezembro/2010 QUÍMICA 106. Uma das etapas da decomposição térmica do bicarbonato de sódio ocorre de acordo com a equação: 2 NaCO 3 (s) Na

Leia mais

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: Terça-feira, 11/09/2012 Tema da aula: Deslocamento de equilíbrios químicos (Princípios de Le Chatelier) Quando um sistema

Leia mais

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE QUÍMICA RESOLUÇÃO ATENÇÃO!

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE QUÍMICA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE QUÍMICA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! Duração total das provas Discursivas + REDAÇÃO: 5 1/2 horas 1 1ª Questão (Douglas) 5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL

Leia mais

Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém. a) 0,9. b) 1,3. c) 2,8. d) 5,7. e) 15.

Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém. a) 0,9. b) 1,3. c) 2,8. d) 5,7. e) 15. Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA - 2 ANO 01. A concentração de íons fluoreto em uma água de uso doméstico é de 5,0 10 5 mol/litro. Se uma pessoa tomar

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 18 EQUILÍBRIO QUÍMICO - EXERCÍCIOS

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 18 EQUILÍBRIO QUÍMICO - EXERCÍCIOS QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 18 EQUILÍBRIO QUÍMICO - EXERCÍCIOS Como pode cair no enem (ENEM) Sabões são sais de ácidos carboxílicos e cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos

Leia mais

Disciplina: Prof.(a): Data: / / Série: Ensino Médio

Disciplina: Prof.(a): Data: / / Série: Ensino Médio Aluno: Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo Penha Colégio Francisco Telles Colégio São Vicente de Paulo Jundiaí Disciplina: Prof.(a): Nº: Data: / / Série:

Leia mais

Efeito do Íon Comum. H + (aq) + NO 2. Descreva o que acontece com o equilíbrio quando acrescenta-se a ele uma solução aquosa de:

Efeito do Íon Comum. H + (aq) + NO 2. Descreva o que acontece com o equilíbrio quando acrescenta-se a ele uma solução aquosa de: Efeito do Íon Comum É o deslocamento de equilíbrio provocado quando acrescentase um íon que participa do equilíbrio estudado. Exemplo: Considere o sistema em equilíbrio: Descreva o que acontece com o equilíbrio

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B

EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B 01 - (UFPR) O íon cromato (CrO 4 ) de cor amarela e o íon dicromato (CrO7 ) de cor laranja podem ser utilizados em processos de eletrodeposição para produzir

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1 QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1 H O 2 + H + 2 - H - 2 O + 2 - H + - H O 2 2 + H + - Como pode cair no enem (PUC) A tabela abaixo se refere a dados de forças relativas de ácidos

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio

2ª Série do Ensino Médio 2ª Série do Ensino Médio 01. A queima de um combustível como a gasolina, ou seja, sua reação com o oxigênio, é bastante exotérmica e, do ponto de vista termodinâmico, é espontânea. Entretanto, essa reação

Leia mais

Química C Semiextensivo V. 4

Química C Semiextensivo V. 4 Química C Semiextensivo V. Exercícios 01) E 02) B 0) D 0) C 05) B Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF

Leia mais

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei Reações completas ou irreversíveis São reações nas quais os reagentes são totalmente convertidos em produtos, não havendo sobra de reagente, ao final da

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos Química QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE química. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

COVEST/UFPE ª ETAPA

COVEST/UFPE ª ETAPA COVEST/UFPE 2000 2ª ETAPA. A partir das entalpias padrão das reações de oxidação do ferro dadas abaixo: determine a quantidade de calor liberada a 298K e 1 atm na reação:. Iguais volumes de amônia e cloreto

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos QUÍMICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos QUÍMICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

Exercícios de Equilíbrio Iônico I

Exercícios de Equilíbrio Iônico I Exercícios de Equilíbrio Iônico I 1. Uma substância química é considerada ácida devido a sua tendência em doar íons H + em solução aquosa. A constante de ionização Ka é a grandeza utilizada para avaliar

Leia mais

Colégio João Paulo I. Questões complementares de Cinética Química. Prof. Cristiano Rupp

Colégio João Paulo I. Questões complementares de Cinética Química. Prof. Cristiano Rupp Colégio João Paulo I Questões complementares de Cinética Química Prof. Cristiano Rupp 1- A quimotripsina é uma enzima que catalisa a clivagem heterolítica das ligações peptídicas, processo que faz parte

Leia mais

UFSC. Resposta: 76. Comentário. 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico.

UFSC. Resposta: 76. Comentário. 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico. Resposta: 76 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico. H 2 CO 3 + KOH = K 2 CO 3 + H 2 0 02. Incorreta. O nox do carbono é +4. 04. Correta.

Leia mais

1. FAMECA-SP) Qual o valor de Ka para o HCN, sabendo-se que o ácido em solução 0,10 mol/l encontra-se 0,006% ionizado?

1. FAMECA-SP) Qual o valor de Ka para o HCN, sabendo-se que o ácido em solução 0,10 mol/l encontra-se 0,006% ionizado? 1. FAMECA-SP) Qual o valor de Ka para o HCN, sabendo-se que o ácido em solução 0,10 mol/l encontra-se 0,006% ionizado? a) 3,6 x 10 10 b) 3,6 x 10 8 c) 3,6 x 10 5 d) 6,0 x 10 5 e) 1,2 x 10 4 2. (Ufes) No

Leia mais

Resposta: D Resolução comentada: Ci x Vi = Cf x Vf Ci = 0,5 mol/l Cf = 0,15 mol/l Vf = 250 ml Vi = 0,5 x Vi = 0,15 x 250 Vi = 75 ml.

Resposta: D Resolução comentada: Ci x Vi = Cf x Vf Ci = 0,5 mol/l Cf = 0,15 mol/l Vf = 250 ml Vi = 0,5 x Vi = 0,15 x 250 Vi = 75 ml. Unesp 1-Em 2013 comemora-se o centenário do modelo atômico proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr para o átomo de hidrogênio, o qual incorporou o conceito de quantização da energia, possibilitando

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Xandão Monitor: Gabriel Pereira Reação orgânica: Reação de eliminação (exercícios) 09 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quando o -bromopentano sofre reação de eliminação, os produtos A e B, abaixo,

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso: PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1

PROVA DE QUÍMICA. Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso:  PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1 PROVA DE QUÍMICA Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso: http://wwwiupacorg/reports/periodic_table/ 18 PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1 QUESTÃO 25 1 Na extração do ouro, os garimpeiros costumam

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PROVA DE SELEÇÃO/2010 DO CURSO DE MESTRADO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PROVA DE SELEÇÃO/2010 DO CURSO DE MESTRADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PROVA DE SELEÇÃO/2010 DO CURSO DE MESTRADO 13/11/2009 PROVA ESCRITA Nome do candidato: Assinatura do candidato:

Leia mais