Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano"

Transcrição

1 Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos: Identificar de que forma as decisões que eles tomam agora impactam no seu futuro Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários autênticos Identificar como as decisões bem pensadas podem ajudá- los a alcançarem seus objetivos Materiais: Cartolinas de cores variadas Folha de Atividade do Aluno: São tantas opções! uma por aluno Folha de Atividade do Aluno: Decisões e Escolhas uma por aluno Tempo Sugerido: 2-3 aulas (baseados em aulas de 45 minutos) Especialista instantâneo: Ao longo de suas vidas, os alunos serão confrontados com uma multiplicidade de decisões sobre a sua saúde e bem- estar. O que comer, ser fisicamente ativo, usar protetor solar, usar cinto de segurança ou capacete de bicicleta, e quanto tempo eles dormem são apenas alguns exemplos. Para manter o bem- estar pessoal, os alunos devem tomar decisões sobre o equilíbrio do bem- estar físico, social e mental / emocional. Aprender a tomar decisões confiantes e esclarecidas é um aspecto fundamental e importante desta unidade. Nesta lição, os alunos irão aprender sobre o processo de tomada de decisão e têm a oportunidade de aplicar esse processo para várias decisões relacionadas com o bem- estar. Como os alunos aprenderam na lição 1, os três componentes do triângulo do bem- estar são: 1. Bem- Estar Físico Cuidado total do seu corpo; atividade física (60 minutos por dia); higiene; padrões alimentares e de ingestão de nutrientes saudáveis - Diretrizes Alimentares da USDA para os americanos Bem- Estar Social Se relacionar bem com os outros em uma variedade de cenários e on- line incluindo amigos, familiares e professores. 3. Bem- Estar Mental/Emocional Gostar de quem você é e aceitar a si mesmo; expressar emoções de uma maneira saudável; lidar com o stress e lidar com pressões, objetivos e decisões.

2 O modelo de tomada de decisão que é introduzida nesta lição é: Primeiro Passo: Identificar a decisão que você precisa tomar. Segundo Passo: Considerar sua opções. Terceiro Passo: Listar os benefícios (impactos positivos) e consequências/trocas (impactos negativos) de cada opção. Com algumas opções, você pode precisar reunir informações ou precisar da ajuda de um adulto ou um amigo de confiança com este passo. Quarto Passo: Tomar a sua decisão. Tente escolher a melhor opção para você. Quinto Passo: Avaliar a sua decisão e alterá- la se você acha que há uma melhor Você pode querer compartilhar com os alunos que: Há mais do que apenas uma ou duas opções para muitas decisões. Seja criativo! A tomada de decisão muitas vezes é um processo contínuo. Com muitas decisões, você pode mudar de ideia, se você perceber que cometeu um erro. Se você está reunindo informações para ajudá- lo a tomar uma decisão importante, verifique se é de uma fonte confiável ou de uma pessoa que quer o melhor para você Ao pensar nas consequências, certifique- se de que você pode aceitar as consequências que estão relacionadas com a decisão que você escolheu. Nota: Como sempre, você deve ser sensível a situações únicas e individuais dos alunos e siga a política da sua escola ou região, no que se trata a coleta de informações pessoais relacionadas a menores. Recursos Adicionais: Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças BAM! Corpo e Mente: o o Escolhas e Consequências o Se sentindo de fora (atividade de comportamento de risco) o KABAM! Comic Creator Ajude a solucionar situações Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Instrução em Saúde: Abuso de Substancias e Administração de Serviços de Saúde Mental: Diretrizes Alimentares da USDA para os americanos

3 Procedimento: Aula 1: Introduzindo o Processo de Tomada de Decisões 1. Antes da aula, pendurar cartolinas de cores diferentes em diferentes pontos ao redor da sala. 2. Mostre aos alunos as diferentes cartolinas coloridas ao redor da sala, e convide- os para ficarem ao lado da sua favorita. Peça a cada grupo de cores para falar sobre como eles decidiram sobre sua cor favorita. Pergunte a eles se eles já mudaram a sua cor favorita e porquê. Lembre aos alunos que a tomada de decisões às vezes é fácil e às vezes é difícil. Eles consideram esta decisão fácil ou difícil, e por quê? Houve algum resultado negativo de escolher uma cor sobre outra? Caso positivo, qual? Às vezes, precisamos pensar muito sobre uma decisão e o que poderia acontecer depois de fazê- la. Explique que hoje, os alunos vão aprender sobre um processo para a tomada de decisões que pode ajudá- los com decisões mais difíceis (por exemplo, Quando devo fazer a minha lição de casa? Quando devo estudar para uma prova? Com quem eu vou brincar no recreio? Onde eu vou sentar no almoço?). 3. Nos grupos de cada cor ou em novos grupos pequenos, apresente uma das seguintes situações de tomada de decisão. Desafie cada grupo a chegar a uma decisão. Tópico de Bem- Estar Físico: Nossa classe ganhou um festa da classe e podemos escolher entre recreio extra ou uma festa do pijama. Qual devemos escolher? Tópico de Bem- Estar Social: Você está sentado com dois amigos, Jaime e Cris, na hora do almoço. Quando Jaime sai para jogar fora o seu lixo, Cris faz uma piada sobre o tênis de Jaime. O que você deveria fazer? Tópico de Bem- Estar Mental/Emocional: Muitos de seus amigos podem assistir a um programa de televisão que você não pode assistir, porque passa depois da sua hora de dormir. Você se sente deixado de fora quando seus amigos falam sobre o programa. O que você pode fazer para não se sentir deixado de fora? 4. Dê aos grupos de alunos um determinado período de tempo (não mais de cinco minutos) para chegar a uma decisão. Peça a cada grupo para apresentar suas respostas. Em seguida, discutir: Foi fácil ou difícil de chegar a uma decisão? Você ficou satisfeito com a decisão do grupo? Todos os membros do grupo concordaram? Quais os passos que seu grupo usou para tomar a decisão?

4 Quais os passos que você usa quando tem que tomar uma decisão importante? Quais foram algumas das decisões importantes que você teve que tomar? 5. Diga aos alunos que muitas das decisões que eles tomam hoje pode afetá- los à medida que envelhecem. Eles conseguem pensar em quaisquer decisões que tomaram atualmente que irá afetá- los no próximo mês? Próximo ano? No ensino médio? 6. Distribua a folha de atividade do aluno "São Tantas Opções" e desafie os alunos (individualmente ou como classe) para criar uma lista de seis decisões que eles tomaram no dia anterior ou na semana passada. Peça para eles considerarem as três áreas de bem- estar (físico, social, mental / emocional), quando eles forem escrever as suas decisões. Pode ser necessário dar aos alunos mais alguns novos exemplos, como decidir a hora de se levantar, o que comer no café da manhã, o que vestir, ou a hora para fazer sua lição de casa. Então peça para eles seguirem as indicações para completar o resto da folha de atividade. Nessa idade, os alunos podem não compreender como o que comem, o quanto eles são ativos, o quanto eles dormem, se escovam ou não os dentes, ou se fazem ou não a sua lição de casa pode afetá- los mais tarde na vida. Você pode precisar ajudá- los a reconhecer alguns dos efeitos a longo prazo. 7. Peça a alunos voluntários para escolherem uma decisão de sua lista e compartilharem os passos que deram para fazê- la. Se possível, destacar uma decisão relacionada ao bem- estar pessoal (bem- estar físico, social ou mental/ emocional). Você poderia escrever alguns desses passos na lousa. Pergunte aos alunos porque pode ser importante ter um processo passo- a- passo para confiar quando eles tiverem que tomar decisões importantes. Aula 2: Experimente Tomar Decisões! 1. Distribua a folha de atividade do aluno "Processo de Tomada de Decisão" e reveja o processo de tomada de decisão na segunda página com os alunos. Permita que os alunos escolham os cenários na primeira página ou forneça um cenário diferente para cada grupo discutir. Se os alunos tiverem acesso a computadores, os alunos podem ter a opção de analisar os cenários no Kabam! Comic Creator Share ( Lembre aos alunos que, embora possam haver outros processos com outros passos, qualquer processo deve considerar os aspectos positivos e negativos de cada opção possível. 2. Leia a história na folha de atividades em voz alta para os alunos e peça para eles preencherem a planilha individualmente, em grupos ou classe toda. Reveja as respostas juntos.

5 a. Quais são as opções? b. Qual decisão eles acham que a pessoa deve tomar? c. Quais foram as influências mais fortes para a decisão que eles escolheram? d. d. Se os alunos não concordarem, peça para que justifiquem as suas decisões utilizando o modelo que já trabalharam. 3. Peça aos grupos de alunos para voltarem à situação de tomada de decisão do início da aula e aplicarem o modelo de tomada de decisão a essa decisão. Use a Folha de Atividade 3 Folha de Exemplo de Captura. Os alunos tomaram a mesma decisão depois de usar o modelo ou mudaram sua resposta? 4. Comente com os alunos que muitas decisões são feitas pensando no que nós queremos para nossas vidas ou nas coisas que queremos no futuro. Por exemplo, os alunos podem decidir poupar o seu dinheiro em vez de gastá- lo para que eles possam comprar uma bicicleta, jogo ou brinquedo. Ou eles podem decidir comer um café da manhã nutritivo para que eles se saiam bem na prova de ciências e tenham energia suficiente para jogar basquete. Ou eles podem querer se exercitar todos os dias para que eles tenham um coração saudável mais tarde na vida. Peça aos alunos para compartilharem algumas decisões que eles tomaram que irão ajudá- los no futuro. 5. Distribua os pedaços de papel. Peça para cada aluno escrever: a. Algo que eles queiram ter ou alcançar no futuro, que se relaciona com bem- estar. (O futuro poder ser esta semana, este mês, este ano, ou mesmo quando eles estiverem no ensino médio) Alguns exemplos: Físico Entrar em uma equipe de esporte; usar equipamento de segurança ao andar de bicicleta; dormir 8 horas por noite; se exercitar ou jogar todos os dias por 60 minutos; comer comidas variadas (frutas, legumes e verduras, grão integrais, proteína magra e laticínios). Social Fazer novos amigos no recreio; aderir a um clube ou atividade na escola, ao departamento de recreação ou à biblioteca local; dizer não ao tabaco, álcool ou outras drogas Mental/Emocional Ler diariamente; compartilhar sentimentos tristes ou felizes com a família ou amigos; aprender um novo conceito de matemática (mesmo quando é realmente difícil); fazer a lição de casa diariamente; identificar uma tarefa que eu possa fazer em casa para ajudar minha família e fazê- la. b. Pelo menos uma decisão que eles possam fazer agora que poderá ajudá- los a alcançar esse objetivo

6 c. Uma pessoa ou uma fonte que poderia ajudá- los. 6. Se os alunos se sentirem confortáveis, peça para compartilharem. Caso contrário, encontre um lugar seguro, onde os alunos possam guardar seus papéis e consultá- los no futuro Você decide: Este recurso ajuda a reforçar a tomada de decisões com os alunos e pode ser integrado na aula ou servir como uma extensão. Sozinho ou com um parceiro, desafie os alunos a aplicarem o modelo de tomada de decisão que exploraram com uma decisão que eles têm que tomar ou uma das decisões abaixo: Bem- Estar Físico: Você tem que fazer algum trabalho que você perdeu quando estava doente. Seu professor pergunta se você quer fazer o trabalho depois da aula ou durante o recreio. O que você faz? Bem- Estar Social: Dois dos seus amigos estão discutindo sobre quem vai pegar primeiro à bola no jogo de basquete. O que você faz? Bem- Estar Mental/Emocional: Sua amiga sempre fica estressada e preocupada quando ela tem uma prova. O que você faz? Conexão com a Família: Desafie os alunos a trabalharem com membros da família para identificarem uma decisão que devem tomar que vai afetar todos eles. Algumas ideias: o que eles vão fazer em seu próximo dia de folga juntos, como eles podem ser fisicamente ativos, o que eles vão comer no jantar, ou se a família deve ou não ter um animal de estimação. Eles, então, devem trabalhar com o processo de tomada de decisão para tomar a melhor decisão considerando os benefícios e as consequências de cada escolha. Para estender a aprendizagem fora da sala de aula você pode buscar outras ferramentas nas atividades escola- casa do TogetherCounts.com. Comece essas atividades em conjunto na escola e, em seguida, incentive os alunos a continuarem com as suas famílias. Conexão com a Comunidade: Convide um pediatra, policial, ou um atleta local para falar com a classe sobre as consequências da tomada de decisões ruins. Identifique a qual área de bem- estar os exemplos de decisões

7 estão ligados (físico, social, mental / emocional). Os alunos devem preparar perguntas com antecedência. Incentive os alunos a compartilharem o que aprenderam com outras turmas. Correlações Padrões: Padrões Nacionais de Educação em Saúde Os alunos irão compreender conceitos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças para melhorar a saúde. Os alunos irão demonstrar a capacidade de usar a habilidade de tomada de decisão para melhorar a saúde. Os alunos irão demonstrar a capacidade de usar a habilidade de definição de metas para melhorar a saúde Os alunos irão demonstrar a capacidade de defender a saúde pessoal, familiar e da comunidade. SHAPE America, Padrões Nacionais de Educação Física Discutir a relação entre atividade física e boa saúde. Dar uma opinião contrária respeitosamente aos colegas. Padrões Fundamentais Comuns de Estado, Falar e Ouvir Envolver- se de forma eficaz em uma série de discussões colaborativas (um a um, em grupos, e orientadas pelo professor) com diversos parceiros construindo sobre as ideias dos outros e expressando a sua própria ideia com clareza. Escrever opinião sobre temas ou textos apoiando um ponto de vista com motivos e informações.

8 Folha de Atividade do Aluno: São tantas opções! O que devo comer? Que horas eu devo ir para a cama? Devo usar um capacete de bicicleta? Você já tentou tomar decisões como estas? É difícil de acreditar, mas muitas das decisões que você toma hoje irá afetar a sua vida, mesmo quando você ficar mais velho! Então, é importante certificar- se de que você realmente pensa sobre a melhor decisão para você. A) Primeiro faça uma lista abaixo de cinco decisões que você fez ontem ou na semana passada. Ex: Ontem, eu decidi jogar futebol com meus amigos ou ler um livro durante o recreio. 1) 2) 3) 4) 5) B) Coloque um (F) ao lado das decisões de bem- estar físico. C) Coloque um (S) ao lado das decisões de bem- estar social. D) Coloque um (M) ao lado das decisões de bem- estar mental/emocional. E) Coloque um (Ö ) ao lado da decisão que foi mais fácil de tomar. F) Coloque um (é ) ao lado da decisão que foi mais difícil de tomar. G) Circule todas as decisões que você acha que poderão fazer diferença quando você ficar mais velho. H) Escolha uma das decisões circuladas e complete as seguintes frases: Minha decisão pode afetar minha vida quando eu for mais velho porque: Eu tomaria ou não tomaria esta decisão de novo porque:

9 Folha de Atividade do Aluno: Decisões e Escolhas As decisões podem ser difíceis de tomar! Leia a história a seguir e, em seguida, aplique o processo de tomada de decisão para ajudar nossos amigos a decidir o que fazer. Situação 1: Todas as manhãs, o pai de Rubens o leva para a escola. A maioria dos dias, seu pai não faz o café da manhã dele porque ele espera que Rubens faça seu próprio café da manhã. Rubens diz que ele não tem dinheiro para o almoço para comprar café da manhã na escola. O que Rubens pode fazer para certificar- se de que ele tome café da manhã todas as manhãs? Situação 2: No recreio, Joana joga com o mesmo grupo de amigos e está sempre no mesmo time quando escolhe as equipes. As pessoas não entendem por que ela não vai jogar com outras pessoas na hora do recreio e perguntam: "Por que você não joga com a gente? Por que você sempre joga com as mesmas pessoas? "O que Joana deveria fazer? Situação 3: Todos os dias no almoço, nós temos que escolher quem vai sentar ao lado de quem da aula do Professor Gilberto. Todo mundo sempre discute sobre quem vai sentar com João e Bruno. Ninguém quer sentar com Mauricio. O que você deveria fazer? Situação 4: Tiago gosta de tocar piano. Ele tem uma apresentação de música na sexta- feira à noite na escola e está muito animado. Tiago também joga futebol para o time do Guarani. Ele tem treino de futebol três noites por semana, na segunda, quarta e sexta- feira. O treino de futebol e sua apresentação de piano são ambos na sexta- feira. O que Tiago deve fazer? Situação 5: Na Escola de Ensino Médio Park, os alunos têm lição de casa diariamente. Eles têm de ler por 30 minutos e completar uma atividade matemática. Esta semana, eles têm um trabalho para projetar e criar uma lagarta semelhante a uma de verdade. Marisol deixa a lição de casa na escola e não faz sua lição. Seus pais não sabem que ela está fazendo isso. Os pais de Marisol recebem uma ligação em casa da escola para contar a eles que ela não tem feito sua lição de casa diariamente. O que Marisol deve fazer?

10 Processo de Tomada de Decisão Primeiro Passo: Identificar a decisão que você precisa tomar. Segundo Passo: Considerar sua opções. Terceiro Passo: Listar os benefícios (impactos positivos) e consequências/trocas (impactos negativos) de cada opção. Com algumas opções, você pode precisar reunir informações ou a ajuda de um adulto ou um amigo de confiança com este passo. Quarto Passo: Tomar a sua decisão. Tente escolher a melhor opção para você. Quinto Passo: Avaliar a sua decisão e alterá- la se você acha que há uma melhor Vamos ajudar nossos amigos a tomar uma decisão Primeiro Passo: Qual é a decisão? É física, social ou mental/emocional ou envolve mais de uma área? Segundo Passo: Quais são as opções? Opção 1: Opção 2: Opção 3: Terceiro Passo: Listar as vantagens (+) e desvantagens ( ) de cada uma das opções abaixo: Opções Vantagens (+) Desvantagens ( ) Opção 1:

11 Opção 2: Opção 3: Quarto Passo: Qual decisão você tomaria se você estivesse nesta situação? Quinto Passo: Como eles podem saber se a decisão foi boa ou ruim? Considere balancear o bem- estar físico, social e mental/emocional na hora de responder.

12 Fundamentos do Bem Estar Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Descrever e analisar os três componentes do bem- estar: físico, social e mental / emocional Refletir sobre os níveis pessoais de bem- estar Definir uma meta para melhorar o bem- estar pessoal Materiais: Folha de Atividade do Aluno: Inventário de Bem- Estar - uma por aluno Folha de Atividade do Aluno: O Triângulo do Bem Estar - uma por aluno ou grupo Folha de Atividade do Aluno: Cartões de Bem Estar - uma por aluno ou grupo (dividido em cartões separados) Uvas, maças ou pedaços de queijo 3 por grupo Palitos de dente 7 por grupo Três folhas de notas autoadesivas de cores diferentes por aluno Tempo Sugerido: 2-3 aulas (baseados em aulas de 45 minutos) Especialista instantâneo: De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o grau de instrução em saúde é definido como "a capacidade que os indivíduos têm de obter, processar e compreender informação e serviços básicos de saúde necessários para tomar decisões de saúde adequadas." Para as crianças, isso se traduz na capacidade de fazer escolhas saudáveis, pensar e praticar habilidades que melhoram a saúde, dizer palavras gentis, e aprender sobre sentimentos e como expressá- los. Uma forma importante de ajudar as crianças a se tornarem instruídas em saúde é ensinando- as sobre bem- estar. Bem- estar é mais do que apenas ser saudável, é o processo ativo de se tornar consciente e fazer escolhas para uma vida saudável e completa. Esforçar- se para alcançar o bem- estar ideal diminui o estresse, reduz o risco de doenças e fortalece a saúde social e emocional. É importante para os alunos aprender sobre bem- estar como uma peça fundamental, pois os dados estatísticos mostram que estas são áreas de necessidade quando os alunos chegam à escola secundária. (Dados do YRBSS: Saúde Mental, Saúde Física, Saúde Social).

13 Várias dimensões diferentes do bem- estar foram definidas incluindo social, físico, mental, ambiental, acadêmico, espiritual e ocupacional. Para crianças pequenas, muitas vezes é melhor introduzir a ideia de melhorar o bem- estar através do equilíbrio entre essas três dimensões: físicas, sociais e mentais. Essas são as três dimensões que serão explorados nesta lição. Para ilustrar e reforçar o equilíbrio das três dimensões do bem- estar, a lição inclui um triângulo visual. O triângulo inclui: Bem- estar Físico Alguns exemplos: o Cuidar do seu corpo o Fazer atividade física o Ter uma boa higiene pessoal o Ter padrões alimentares e ingestão nutricional saudáveis o Estar seguro Bem- estar Social Alguns exemplos: o Interagir com as pessoas a sua volta o Conviver com os outros em diversos cenários e on- line Bem- estar Mental/Emocional Alguns exemplos: o Gostar de quem você é e aceitar a si mesmo o Expressar e processar emoções o Lidar com as demandas da vida diária o Gerir stress e pressão Equilíbrio equivale à proporção igual de saúde física, social e mental / emocional sobre os lados do triângulo de bem- estar. Por exemplo, se eles não dormiram ou tomaram café da manhã (bem- estar físico), a capacidade dos alunos para gerir o stress será impactada (bem- estar mental / emocional), e a interação com amigos, professores e outros podem ser afetada (bem- estar social). É importante ajudar os alunos a entenderem que o equilíbrio pode ser muito difícil de atingir, mas saber o que é bem- estar e como trabalhar para fazer escolhas adequadas irá ajudá- los ao longo de suas vidas. Nota: Esta pode ser a primeira vez que os alunos são apresentados ao termo stress. O stress é como o nosso corpo muda em resposta a mudanças ao nosso redor. O stress pode ser bom e útil, mas pode ser ruim se ele nos impede de participar da vida diária (sair com os amigos, ir à escola). Nesta atividade, os alunos avaliam seus próprios comportamentos relacionados ao bem- estar e estabelecem metas pessoais para melhorar o seu equilíbrio. Algumas ideias:

14 Exemplos de Bem- Estar Físico: Focar em comer comidas variadas (incluindo frutas, legumes e verduras, grãos integrais, proteínas magras e laticínios - Diretrizes Alimentares da USDA para os americanos ) Se engajar em uma atividade física diária Dormir pelo menos 8 horas todas as noites Manter uma boa higiene (lavar as mãos, escovar os dentes) Exemplos de Bem- Estar Social: Praticar uma boa comunicação com os amigos e com a família Mostrar respeito à outras pessoas Ser confiável (realizar as tarefas, manter as promessas) Apoiar os amigos em boas escolhas Compartilhar as emoções com amigos e familiares Participar de atividades que melhorem o bem- estar social (esportes, clubes, ou atividades que incluam várias pessoas) Exemplos de Bem- Estar Mental/Emocional: Mostrar emoções se comunicando com os outros Conversar com amigos e familiares quando você precisa Lidar com stress efetivamente para resolver problemas Estar aberto a novas ideias e novas formas de fazer atividades Na última aula, os alunos são convidados a aplicar o que aprenderam para tomar decisões em situações reais relacionadas com o bem- estar. Você pode dar todos os cenários para os alunos ou deixar os alunos escolherem aquele que corresponde à sua área de crescimento baseado no "Inventário de Bem Estar". Nota: Como sempre, você deve ser sensível a situações únicas e individuais dos alunos e siga a política da sua escola ou região, no que se trata a coleta de informações pessoais relacionadas a menores. Recursos Adicionais: Abuso de Substancias e Administração de Serviços de Saúde Mental:

15 Diretrizes de Atividades Físicas: (Capítulo 3 Crianças Ativas e Adolescentes) Diretrizes Alimentares da USDA para os americanos Procedimento: Aula 1: Introduzindo Bem- Estar 1. Distribua sete palitos de dente e 3 uvas, maças, ou pedaços de queijo para pequenos grupos de alunos. Desafie cada grupo a desenvolver uma estrutura que se sustente sozinha com uma fundação sólida usando apenas o material que você distribuiu. 2. Convide os grupos a apresentarem suas estruturas e explicarem como e porque eles tomaram as decisões sobre os materiais e a construção. 3. Depois que todos os grupos apresentarem, discuta as seguintes questões: a. Além do mesmo material, o que todas ou a maioria das estruturas têm em comum? b. Porque uma fundação sólida é tão importante para uma estrutura ficar de pé? c. O que pode acontecer se uma fundação não for forte ou firme o suficiente? d. Como este exercício poderia ser relacionado com a saúde? Lembre os alunos que a fundação é uma base forte para alguma coisa. O que eles acham que seria uma fundação para a saúde deles? Nota: Estas perguntas abstratas podem ser difíceis para alguns alunos, portanto talvez seja necessário usar alguns exemplos. 4. Introduza o termo, bem- estar escrevendo- o na lousa. Pergunte aos alunos quais palavras estão inseridas no termo bem- estar. Circule a palavra: bem. Pergunte aos alunos o significado de estar bem. Aceite todas as respostas relacionadas a bem- estar. Explique que bem- estar está relacionado a fazer escolhas que possam ajuda- los a ficar saudáveis agora e no futuro. Convide voluntários a compartilhar ou dar exemplos do que eles acham que o termo bem- estar significa. 5. Diga aos alunos que existem tipos diferentes de bem- estar. Mostre aos alunos imagens do Triângulo do Bem- Estar (folha de atividade do aluno) para ilustrar os três tipos de bem- estar cobertos por esta lição e o equilíbrio entre eles. Revise cada lado do triângulo do bem- estar. (Nota: Você pode explicar que o triângulo é uma ótima base de suporte pois ele tem lados iguais e balanceados. Este é um ótimo modo de ver o bem- estar)

16 6. Pergunte que tipos de bem- estar eles acham que as imagens que eles desenharam ou as palavras que eles escreveram representam. Nota: Alguns exemplos que você pode reforçar ou compartilhar estão listados abaixo: a. Físico - Andar a pé, praticar esportes, descansar, pular corda, comer alimentos variados, como cuidamos de nossos corpos, tomar banhos regulares, escovar os cabelos e os dentes, dormir o suficiente, limitar o tempo na frente de telas (TV, computador, tablets, etc.). b. Social - Conversar com amigos, jogar com alguém em uma equipe de esportes ou no recreio, jogos online, mídia social, falar e ouvir, resolução de conflitos, fazer amigos, respeitar a si e aos outros, amar quem você é, fazer o seu melhor na escola, concluir sua lição de casa, ajudar com tarefas em casa. c. Mental / Emocional - Como eu me sinto / emoções, definição de metas, tomada de decisão, gestão de stress, lidar com situações difíceis e tarefas diárias (trabalho da escola, trabalhos de casa, etc.), acreditar em si mesmo, ter uma atitude positiva, ser capaz de aprender com os erros ou falhas. 7. Uma vez que os alunos compreenderam os três tipos de bem- estar, distribuir os três cartões separados de bem- estar (folha atividade do aluno) para cada aluno ou para cada grupo de alunos. Leia as frases abaixo e desafie os alunos a segurarem o cartão que reflete o tipo de bem- estar correspondente. Revise as respostas após cada uma e peça aos alunos para explicarem as razões para suas respostas. Note que algumas frases podem pertencer a mais de uma dimensão, mas a dimensão primária é dada como a resposta correta. a. Minha família é importante para mim. (Bem- estar Mental/emocional) b. Eu tenho pelo menos um bom amigo para conversar. (Bem- estar Social) c. Eu durmo pelo menos 8 horas por noite. (Bem- estar Físico) d. Eu como uma variedade de frutas, verduras e legume, proteínas, grãos e laticínios. (Bem- estar Físico) e. Eu sou uma pessoa responsável. (Bem- estar Mental/emocional) f. Eu conto para os outros como eu me sinto. (Bem- estar Mental/emocional) g. Eu me dou bem com diversas pessoas. (Bem- estar Social) h. Eu me saio bem na maiorias das matérias na escola. (Bem- estar Mental/emocional i. Eu sou fisicamente ativo quase todos os dias. (Bem- estar Físico) j. Eu consigo dizer não para as pessoas. (Bem- estar Social) k. Eu escuto as pessoas quando elas falam. (Bem- estar Social) l. Eu posso conversar sobre os problemas. (Bem- estar Mental/emocional) m. Eu gosto de fazer diversas atividades. (Bem- estar Mental/emocional)

17 n. Eu uso capacete quando ando de bicicleta. (Bem- estar Físico) o. Eu gosto de fazer coisas com a minha família. (Bem- estar Social) 8. Desafie os alunos a compartilharem os riscos de não manter o bem- estar físico (eles podem ficar doentes ou machucados), o bem- estar social, (eles podem não ter amigos e serem tristes), e o bem- estar emocional (eles podem se sentir estressados ou chateados). 9. Termine a aula pedindo para os alunos compartilharem uma coisa que eles aprenderam sobre bem- estar. Aula 2: Bem- Estar e Vida 1. Se você está começando uma nova aula, rever o que os alunos aprenderam na aula 1 sobre o bem- estar. Este pode ser um bom momento para reforçar a aprendizagem, introduzindo os três cenários de tomada de decisão a partir da seção "A decisão é sua" abaixo. 2. Diga aos alunos que eles vão explorar mais informações sobre bem- estar e analisar como eles podem melhorar ou manter o seu bem- estar pessoal. Distribua o "Inventário do Bem Estar" (folha de atividade do aluno) para cada aluno. Repasse as instruções, e convide os alunos para completarem a folha de atividade e acrescentarem "sim" ou "não" para cada componente do bem- estar. 3. Remeta os alunos para a seção de reflexão do "Inventário de Bem Estar". Pergunte a eles porque é importante refletir sobre áreas onde eles são realmente fortes, bem como áreas onde eles precisam trabalhar mais. Os alunos devem completar esta seção. 4. Distribua duas folhas de notas autoadesivas de cores diferentes para cada aluno. Direcione- os para escrever a área do bem- estar onde eles são realmente fortes em uma cor e área do bem- estar onde eles precisam trabalhar mais em outra. Em seguida, peça aos alunos para colarem suas notas em uma área da sala. Em que área do bem- estar a maioria dos alunos da turma são fortes? Em que a área do bem- estar a maioria dos alunos querem trabalhar mais? 5. Explique aos alunos que o equilíbrio pode mudar de um dia para o outro. Todo mundo é diferente e isso não é um problema. Temos que tirar um tempo para pensar sobre o bem- estar pessoal e tentar tomar decisões que nos ajudem a manter o bem- estar equilibrado a cada dia. O que é importante é sempre fazer o melhor que pudermos em todas as áreas.

18 6. Agora, encaminhe os alunos para a seção de definição de metas na p. 2 do "Inventário de Bem Estar". Explique que, agora que eles já refletiram em seus próprios pontos fortes e áreas de melhoria do bem- estar, é hora de pensar em algumas ideias de como eles podem melhorar em uma área do bem- estar. 7. Quando eles terminarem de preencher esta seção, peça para eles dizerem a um parceiro uma coisa que eles fazem muito bem quando se trata de bem- estar e uma coisa que podem fazer melhor para alterar algumas das respostas "não" para "sim". Eles devem pensar no equilíbrio quando eles fazem isso. Note que os alunos terão a oportunidade de se concentrar na definição de metas na Lição Em uma terceira folha de nota autoadesiva convide os alunos a escreverem pelo menos uma meta do bem- estar que eles criaram para si mesmos e alguém que possa ajudá- los a alcançar este objetivo. Lembre os alunos que há um grande número de pessoas que se preocupam com eles e quer que eles sejam felizes e bem sucedidos. Identificar quem pode ajudá- los a cumprir a meta e compartilhar seu objetivo com essa pessoa é importante. Peça aos alunos que coloquem esta nota autoadesiva em qualquer lugar que eles escolherem. Eles devem escolher um lugar onde eles serão lembrados do objetivo e que pode ajudá- los. 9. Por último, dar aos alunos a seguinte frase de fechamento: Eu posso cuidar da minha saúde (bem- estar físico, social, mental / emocional), fazendo as seguintes coisas... Você decide: Este recurso ajuda a reforçar a tomada de decisões com os alunos e pode ser integrado na aula ou servir como uma extensão. Bem- estar Físico: Xavier está brincando do lado de fora alguns dias por semana em sua bicicleta, mas ele não pode brincar nos outros dias da semana. Ele gosta de descer colinas. Ele não tem um capacete. Em qual componente de bem- estar Xavier pode precisar de ajuda? Usando as etapas de definição de metas do Inventário de Bem Estar, ajude Xavier a definir uma meta para melhorar esta área do bem- estar. Bem- Estar Social: Sara está tendo dificuldade em fazer amigos em sua nova escola e ninguém brinca com ela na hora do recreio. Em qual componente de bem- estar que Sara pode precisar de ajuda? Usando

19 as etapas de definição de metas do Inventário de Bem Estar, ajude a Sara a definir uma meta para melhorar esta área do bem- estar. Bem- Estar Mental/Emocional: José adora ler e jogar no time de basquete. Às vezes ele se sente triste e não sabe como dizer às pessoas. Em qual componente de bem- estar que José pode precisar de ajuda? Usando as etapas de definição de metas do Inventário de Bem Estar, ajude José a definir uma meta para melhorar esta área do bem- estar. Conexão com a Família: Peça aos alunos para compartilharem o seu "Inventário de Bem- Estar" com suas famílias e identificarem um membro da família que possa ajudá- los a alcançar o seu objetivo. Para estender a aprendizagem fora da sala de aula você pode buscar outras ferramentas nas atividades escola- casa do TogetherCounts.com. Comece essas atividades em conjunto na escola e, em seguida, incentive os alunos a continuarem com as suas famílias. Conexão com a Comunidade: É importante que as crianças saibam que há muitas pessoas em suas comunidades que podem ajudá- los a manter o bem- estar ao longo da vida. Atribuir aos grupos de alunos uma área de bem- estar e desafiá- los a pesquisar as organizações comunitárias que se concentram em ajudar os outros nessa área. Compilar uma lista de todas as organizações e informações de contato relacionadas que podem ser compartilhadas com as famílias e outros membros da comunidade escolar. Correlações Padrões: Padrões Nacionais de Educação em Saúde Os alunos irão compreender conceitos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças para melhorar a saúde. Os alunos irão demonstrar a capacidade de usar as habilidades interpessoais para melhorar a saúde e evitar ou reduzir riscos à saúde. Os alunos irão demonstrar a capacidade de usar a habilidade de tomada de decisão para melhorar a saúde. Os alunos irão demonstrar a capacidade de usar a habilidade de definição de metas para melhorar a saúde Os alunos irão demonstrar a capacidade de praticar comportamentos que melhoram a saúde para evitar ou reduzir riscos à saúde.

20 SHAPE America, Padrões Nacionais de Educação Física Identificar os benefícios da atividade física como uma maneira de se tornar mais saudável. Padrões Fundamentais Comuns de Estado, Falar e Ouvir Envolver- se de forma eficaz em uma série de discussões colaborativas (um a um, em grupos, e orientadas pelo professor) com diversos parceiros construindo sobre as ideias dos outros e expressando a sua própria ideia com clareza.

21 Folha de Atividade do Aluno

22 Folha de Atividade do Aluno: Inventário de Bem- Estar Bem- Estar Físico 1) Eu jogo ou fico em movimento por pelo menos 60 minutos todos os dias. Sim Não 2) Eu mantenho o meu corpo, cabelo e dentes limpos. Sim Não 3) Eu durmo pelo menos oito (8) horas todas as noites. Sim Não 4) Eu vou ao médico e ao dentista regularmente (mesmo quando não estou doente). Sim Não 5) Eu uso cinto de segurança quando estou no carro. Sim Não 6) Eu como frutas, legumes, grãos, proteínas e laticínios todos os dias. Sim Não 7) Eu uso capacete quando eu ando de bicicleta ou patinete. Sim Não Some o número de respostas Sim e Não Bem- Estar Social 8) Eu tenho um amigo ou alguém com quem converso quando estou feliz ou triste. Sim Não 9) Eu me importo e respeito as pessoas importantes na minha vida. Sim Não 10) Eu consigo não concordar com os outros e não ficar com raiva. Sim Não 11) Eu digo "não" quando as pessoas me pedem para fazer algo que pode me machucar Sim Não ou machucar outros. 12) Eu fico feliz quando consigo ajudar os outros. Sim Não 13) Eu sou confiável. Sim Não 14) Eu sou um bom ouvinte. Sim Não 15) Eu peço ajuda quando eu preciso. Sim Não Some o número de respostas Sim e Não Bem- Estar Mental/Emocional 16) Eu me sinto bem comigo mesmo e gosto de quem eu sou Sim Não 17) Quando estou com raiva ou chateado, consigo dizer às pessoas como me sinto. Sim Não 18) Eu escuto os outros e deixo as pessoas me ajudarem quando eu não entendo um Sim Não conceito. 19) Eu tenho uma atividade favorita.(esporte, música, jogos, arte, leitura) Sim Não 20) Quando eu erro, eu sou capaz de aprender com este erro. Sim Não 21) Quando eu me sinto triste, eu consigo conversar com alguém. Sim Não 22) Eu gosto de aprender novas informações e habilidades. Sim Não Some o número de respostas Sim e Não Coloque o número total nas colunas Sim Não Bem- Estar Físico Bem- Estar Social Bem- Estar Mental/Emocional

23 Reflexão: Folha de Atividade do Aluno: Inventário de Bem- Estar (p. 2) 1) Qual área de bem- estar tem a maioria das respostas Sim? 2) Qual área de bem- estar tem a maioria das respostas Não? 3) O seu triângulo tem lados iguais ou balanceados? Sim Não Quase 4) Tem alguma área em que você é realmente bom ou forte? Bem- Estar Físico Bem- Estar Social Bem- Estar Mental/Emocional 5) Tem alguma área que você precisa melhorar ou trabalhar mais? Bem- Estar Físico Bem- Estar Social Bem- Estar Mental/Emocional Definição de Meta: 6) Onde você quer trabalhar mais e melhorar? Circule uma das áreas abaixo. Bem- Estar Físico Bem- Estar Social Bem- Estar Mental/Emocional 7) O que você quer melhorar (ex., tomar café da manhã todos os dias, fazer um novo amigo)? 8) Escreva três maneiras de você melhorar na área selecionada: a: b: c: Quem vai te ajudar?

24 Folha de Atividade do Aluno

25 Preparar, Apontar, META! Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Desenvolver ou adaptar um objetivo de bem- estar pessoal Praticar a habilidade de definição de metas para melhorar o bem- estar físico, social ou mental/ emocional Materiais: Várias bolas macias e gols (ou fita adesiva / outros materiais para simular gols) Metas de Bem- Estar Completas da Lição de Fundamentos do Bem- Estar (para referência do alunos) Folha de Atividade do Aluno: Estabelecendo minha meta EMARP uma para cada aluno Folha de Atividade do Aluno: Minha Meta Pessoal de Bem Estar uma para cada aluno Flip chart Tempo Sugerido: 2-3 aulas (baseados em aulas de 45 minutos) Especialista instantâneo: A definição de metas é uma habilidade importante para ajudar os alunos a manterem o bem- estar equilibrado ao longo de suas vidas. Conforme descrito nas Normas Nacionais de Educação em Saúde, a habilidade de definição de metas de curto e longo prazo é essencial para ajudar os alunos a identificarem, adotarem e manterem comportamentos saudáveis. No entanto, a definição de metas pode ser um desafio para alguns alunos, e para seguir um objetivo e acompanhar os passos ao longo do caminho é preciso perseverança. Esta lição vai se concentrar em ajudar os alunos a estabelecerem, manterem e seguirem as metas relacionadas com o seu bem- estar. O modelo de tomada de decisão revisado nesta lição é: Primeiro Passo: Identificar a decisão que você precisa tomar. Segundo Passo: Considerar sua opções. Terceiro Passo: Listar os benefícios (impactos positivos) e consequências/trocas (impactos negativos) de cada opção. Com algumas opções, você pode precisar reunir informações ou precisar da ajuda de um adulto ou um amigo de confiança com este passo. Quarto Passo: Tomar a sua decisão. Tente escolher a melhor opção para você. Quinto Passo: Avaliar a sua decisão e alterá- la se você acha que há uma melhor

26 O modelo de definição de metas introduzido nesta lição está listado abaixo. O processo de definição de metas é: 1. Identificar a meta 2. Identificar pequenos passos para alcançar a meta 3. Identificar datas para a meta principal e para os passos menores. 4. Identificar possíveis obstáculos e como superá- los 5. Recrutar pessoas de apoio para ajudar na sua jornada 6. Manter anotações ou um diário para rever sua meta e revisar, se necessário 7. Comemorar quando atingir sua meta Ao estabelecer uma meta, os alunos devem usar como referência o método de E.M.A.R.P definição de meta: Específico Quem, O que, Onde, Quando, Qual, Por que Medida - Quanto? Como vou saber que atingi minha meta? Alcançável Você consegue atingir este objetivo? Ele é realista? Realmente Importante Esta meta é realmente importante para você? Você realmente quer alcançar esta meta? Prazo Marque datas para cada passo da meta até ele ser completa. Para ajuda- los a estabelecer metas de bem- estar físico, os alunos podem usar como referência as Diretrizes de Atividade Física para Americanos ou as Diretrizes da USDA Para ajuda- los a estabelecer metas de bem- estar social e mental/emocional, os alunos podem usar como referência os Centros de Controle e Prevenção de Doenças BAM! Guia para se relacionar bem. Ele inclui dicas rápidas para lidar com stress e conflitos. Nota: Como sempre, você deve ser sensível a situações únicas e individuais dos alunos e siga a política da sua escola ou região, no que se trata a coleta de informações pessoais relacionadas a menores. Recursos Adicionais: Diretrizes de Atividade Física: Diretrizes Alimentares da USDA para os americanos Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças BAM!, Instrução em Saúde:

27 Abuso de Substancias e Administração de Serviços de Saúde Mental: Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças BAM!, Guia para se relacionar bem: o along.html Procedimento: 1. Antes de os alunos entrarem na sala, colocar vários gols (como o futebol) ao redor da sala. (Eles podem ser verdadeiros gols ou feitos com fita adesiva ou outros materiais.) Separe os alunos em grupos e direcione cada grupo para ficar ao lado de um gol. Dê a cada grupo uma bola. Os alunos devem fazer o seguinte: a. Aponte para o gol onde eles querem acertar a bola. b. Faça com que cada aluno pense em um plano ou via diferente para colocar a bola no gol. c. Um a um, faça cada aluno tentar colocar a bola no gol usando sua ideia. Incentivar os alunos a torcer uns pelos outros. d. Repita o exercício, desta vez com um outro aluno tentando evitar que a bola entre no gol. e. Finalmente, remova o goleiro e faça cada aluno tentar novamente. 2. Junte os alunos novamente e discuta: a. Todo mundo conhecia a meta? b. Este objetivo era físico, social ou menta/emocional? Como você sabe? c. Cada membro do grupo teve com uma ideia diferente para colocar a bola no gol? Ideias diferentes alcançaram o mesmo objetivo? Pode haver mais de uma maneira de atingir o mesmo objetivo? d. Foi fácil colocar a bola no gol a primeira vez que você tentou? Por que sim ou por que não? e. Foi mais difícil quando você tinha um obstáculo tentando pará- lo? Você mudou sua estratégia quando você tinha um obstáculo? Foi mais fácil quando o obstáculo foi removido? 3. Pergunte aos alunos que outros objetivos existem além de colocar a bola no gol. Peça aos alunos para refletirem sobre o triângulo do bem- estar e o foco para as fundações do bem- estar (físico, social ou mental / emocional) explicados nas aulas anteriores. Convidá- los a compartilharem exemplos de metas que estabeleceram em aulas anteriores e explicarem se são físico, social ou mental / emocional. Exemplo de Tópicos e Frases:

28 Eu vou compartilhar meus sentimentos. Eu vou comer melhor com uma variedade de tipos de comida (fruitas, legumes e verduras, grãos integrais, proteínas magras e laticínios) Eu vou fazer atividade física todos os dias por 60 minutos. 4. Registe as metas dos alunos na lousa ou flip chart. Em seguida, relacione essas metas com o exercício que os alunos acabaram de fazer: a. Eles atingiram sua meta da primeira vez? Se sim, como? Se não, como é que eles mudaram o seu plano? b. Quantos passos foram envolvidos em alcançar a meta? c. Quantas pessoas os apoiaram a alcançar a meta? d. Poderia ter havido mais do que uma maneira de alcançar sua meta? e. Havia um obstáculo ou problema que tornava difícil para alcançar sua meta? f. Que estratégias os alunos usaram para superar o obstáculo e alcançar a meta? 5. Compartilhe com os alunos que estabelecer metas e tomar decisões é uma parte importante para manter o bem- estar equilibrado. A definição de metas não é fácil e é preciso muita prática, alguns erros, e reflexão. Não há problema em não acertar na primeira vez, aprenda, faça mudanças, e tente novamente! Assim como no exercício do início da aula, eles podem nem sempre alcançar sua meta. E muitas vezes há muitas maneiras diferentes para atingir o mesmo objetivo. Às vezes coisas difíceis aparecem no nosso caminho por isso temos de tentar removê- las ou alterar o nosso plano. Finalmente, quando chegarmos a nossa meta, é divertido comemorar! 6. Pergunte aos alunos o que pode ser importante quando se tenta definir uma meta pessoal. Distribua a folha de atividades do aluno "Definir uma meta E.M.A.R.P.". Analise cada "letra" no EMARP que se refere à definição de objetivos. Você pode querer usar os exemplos de metas dos alunos compartilhadas anteriormente na lição enquanto você explica a folha de atividades. Então, peça para os alunos trabalharem em grupos para reescrever as metas na parte inferior da folha para ser uma meta no modelo EMARP. 7. Agora que os alunos sabem como escrever metas com a técnica EMARP, peça a eles para pegarem o "Inventário de Bem- Estar" da aula Fundação do Bem- Estar. Se os alunos ainda não completaram o "Inventário de Bem- Estar", eles podem completá- lo agora. Ou, alternativamente, você pode revisar as informações da lição 1 sobre as maneiras que os alunos podem alcançar o bem- estar físico, social e / ou mental / emocional. 8. Explique que os alunos irão utilizar as informações a partir de seu "Inventário de Bem- Estar" e o que aprenderam sobre definição de metas para escolher uma meta pessoal

29 específica ou rever a meta que escreveram no bem- estar físico, social e mental / emocional. Você pode querer exemplificar com uma lista de metas que seriam apropriadas. Por exemplo: a. Eu vou praticar atividade física por 60 minutos pelo menos 5 dias da semana. b. Eu vou tomar café todo dia. c. Eu vou pedir ajuda quando eu não entender alguma coisa. d. Quando eu estiver estressado, eu vou conversar com alguém e expressar os meus sentimentos. e. Eu vou comer comidas variadas. (frutas, verduras e legumes, grãos, proteínas e laticínios) 9. Distribua e explique a folha de atividade do aluno "Minha Meta Pessoal de Bem Estar ". Reveja os passos para a criação e passo a passo de uma meta na folha. 10. Peça para os alunos trabalharem em pares para completar a folha; eles podem definir metas diferentes. Diga- lhes que eles terão quatro semanas para completar sua meta. Lembre- os de que existe mais de uma maneira para alcançar um objetivo e que, por vezes, temos que mudar nosso plano se algo não está funcionando. 11. Os parceiros podem verificar se os objetivos de cada um são específicos, mensuráveis, atingíveis, significativo para eles, e definir um prazo específico. Se eles tiverem dificuldades em definir suas próprias metas, peça para compartilharem ideias entre si ou imaginar que estão escrevendo uma meta para alguém da sua idade, 12. Quando os alunos tiverem terminado, encoraje voluntários a apresentarem sua meta e seus planos de ação. 13. Peça aos alunos para apresentarem ideias de como eles vão perseguir suas metas ao longo do caminho. Você pode verificar o progresso com os alunos a cada semana para ver como eles estão indo. Isso pode ser feito em duplas, grupos, ou em uma reunião com você. No final de quatro semanas, os alunos devem compartilhar seu progresso e comemorar suas conquistas! Você decide: Este recurso ajuda a reforçar a tomada de decisões com os alunos e pode ser integrado na aula ou servir como uma extensão.

30 Bem- Estar Físico: Samanta nunca consegue fazer 60 minutos de atividade física todos os dias. Ela tem 30 minutos de recreio e futebol na terça- feira e sábado. Ajude Samanta definir uma meta para conseguir fazer 60 minutos de atividade física todos os dias. Bem- Estar Social: Os amigos de Madalena sempre discordam uns com os outros e às vezes gritam uns com os outros. Ajude a Madalena a encontrar maneiras de se comunicar com seus amigos quando eles não concordarem uns com os outros. Bem- Estar Mental/Emocional: Sempre que Jean fica estressado, ele para de falar com as pessoas. O psicólogo da escola tenta falar com ele, mas ele não quer compartilhar. Ajude Jean a definir uma meta para trabalhar seu stress. Conexão com a Família: Peça aos alunos para desafiarem os membros da família para definir e acompanhar uma meta física, social ou mental / emocional. É mais fácil alcançar metas com o apoio de membros da família, e é mais divertido comemorar se todo mundo fez melhorias! Para estender a aprendizagem fora da sala de aula você pode buscar outras ferramentas nas atividades escola- casa do TogetherCounts.com. Comece essas atividades em conjunto na escola e, em seguida, incentive os alunos a continuarem com as suas famílias. Conexão com a Comunidade: Sediar uma feira de saúde para a comunidade na escola. Desenvolver apresentações visuais para as metas e folhas de acompanhamento, partilha de obstáculos, conquistas e formas para os outros definirem metas. Correlações Padrões: Padrões Nacionais de Educação em Saúde Os alunos irão compreender conceitos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças para melhorar a saúde. Os alunos irão demonstrar a capacidade de usar a habilidade de tomada de decisão para melhorar a saúde. Os alunos irão demonstrar a capacidade de usar a habilidade de definição de metas para melhorar a saúde

Fundamentos do Bem Estar

Fundamentos do Bem Estar Fundamentos do Bem Estar Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Descrever e analisar os três componentes do bem- estar: físico, social e mental / emocional Refletir sobre os níveis pessoais de bem-

Leia mais

Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano

Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos: Identificar de que forma as decisões que eles tomam agora impactam no seu futuro Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários autênticos

Leia mais

Preparar, Apontar, META!

Preparar, Apontar, META! Preparar, Apontar, META! Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Desenvolver ou adaptar um objetivo de bem- estar pessoal Praticar a habilidade de definição de metas para melhorar o bem- estar físico,

Leia mais

Preparar, Apontar, META!

Preparar, Apontar, META! Preparar, Apontar, META! Série: G5 Objetivos dos Alunos: Desenvolver ou adaptar um objetivo de bem- estar pessoal Praticar a habilidade de definição de metas para melhorar o bem- estar físico, social ou

Leia mais

Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano

Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano Decisões, Decisões! Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos: Identificar de que forma as decisões que eles tomam agora impactam no seu futuro Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários autênticos

Leia mais

Fundamentos do Bem Estar

Fundamentos do Bem Estar Fundamentos do Bem Estar Série: G5 Objetivos dos Alunos: Descrever e analisar os três componentes do bem- estar: físico, social e mental / emocional Reflita sobre os níveis pessoais de bem- estar Materiais:

Leia mais

Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários

Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários Decisões, Decisões! Série: G5 Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários Materiais: Cartolinas de cores variadas Folha

Leia mais

Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários

Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários Decisões, Decisões! Série: G5 Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários Materiais: Cartolinas de cores variadas Folha

Leia mais

CRIAR O MEU PRATO? QUE LEGAL!

CRIAR O MEU PRATO? QUE LEGAL! CRIAR O MEU PRATO? QUE LEGAL! Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta lição, os alunos aprenderão sobre o Meu Prato (MyPlate) e os diferentes grupos de alimentos que devem comer todos os dias. Eles

Leia mais

Meu Jardim: aprendemos e jogamos!

Meu Jardim: aprendemos e jogamos! Meu Jardim: aprendemos e jogamos! Estabelecer um padrão de alimentação saudável é importante para toda a família. Compreender de onde os alimentos vêm e sua sazonalidade, como eles se encaixam no guia

Leia mais

Para Alimentar o Pensamento

Para Alimentar o Pensamento Para Alimentar o Pensamento Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Entenda como as calorias são usadas para energia Investigue como nossas escolhas alimentares são influenciadas por normas sociais

Leia mais

Para Alimentar o Pensamento

Para Alimentar o Pensamento Para Alimentar o Pensamento Série: G5 Objetivos dos Alunos: Aprender como as calorias dos alimentos e bebidas dão energia ao corpo e as como as atividades usam energia Identificar o que influencia suas

Leia mais

Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários

Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários Decisões, Decisões! Série: G5 Objetivos: Identificar de que forma as decisões impactam no bem- estar Aplicar um modelo de tomada de decisão em vários cenários Materiais: Cartolinas de cores variadas Folha

Leia mais

O que você carrega na sua mochila da escola?

O que você carrega na sua mochila da escola? O que você carrega na sua mochila da escola? O que você carrega na sua mochila da escola? Seu filho tem aprendido sobre o conceito de bem- estar: cuidar da sua mente e dos seus sentimentos, do seu corpo

Leia mais

Atividade na Escola 1: Nossos Padrões de Atividade

Atividade na Escola 1: Nossos Padrões de Atividade P- A- D- R- Õ- E- S. P- A- D- R- Õ- E- S. Juntos Contamos Folha de Atividade Escola para Casa Outono 2016 Embora a aula de matemática pode ser a primeira coisa que vem à mente, a realidade é que os padrões

Leia mais

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover VITAMINA ABC Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos vão aprender o que são vitaminas e como as vitaminas nos alimentos fazem um trabalho importante para nos ajudar

Leia mais

O QUE ESTÁ NO SEU CARRINHO DE COMPRAS?

O QUE ESTÁ NO SEU CARRINHO DE COMPRAS? O QUE ESTÁ NO SEU CARRINHO DE COMPRAS? Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos vão montar um supermercado de brincadeira. Eles vão discutir opções de alimentos e criar

Leia mais

EU GOSTO DE ME MEXER!

EU GOSTO DE ME MEXER! EU GOSTO DE ME MEXER! Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos serão introduzidos à palavra "energia" e aprenderão que eles usam energia toda vez que se movem. Eles

Leia mais

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo!

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! Antes de conversarmos sobre a boneca, falou dona Dina, quero

Leia mais

Planeje se Mover. Série: Do 3o ao 5o Ano

Planeje se Mover. Série: Do 3o ao 5o Ano Planeje se Mover Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Explorar o porquê que o corpo precisa de atividade física Categorizar e classificar tipos de atividades físicas e os benefícios de cada Criar

Leia mais

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM!

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! Tema: Eu e Minhas Escolhas! Visão Geral: Nesta atividade, os alunos se tornam ativos enquanto eles ouvem a leitura da história Da Cabeça Aos Pés de Eric Carle. Uma vez

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC O balanço

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

Capítulo 9 Metas e planos de ação

Capítulo 9 Metas e planos de ação Capítulo 9 Metas e planos de ação Objetivos de aprendizagem 1. Definir um objetivo de como você quer viver 2. Estabelecer metas para alcançar esse objetivo 3. Criar planos de ação para alcançar suas metas

Leia mais

LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida!

LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida! LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida! SE VOCÊ ESTIVER TRISTE E DESMOTIVADO? Lembre-se de que estes momentos virão, e o que você precisa fazer é superá-los

Leia mais

Detetives dos Nutrientes

Detetives dos Nutrientes Detetives dos Nutrientes Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Explicar o que é um nutriente Aprender como nutrientes diferentes ajudam o corpo de formas diferentes Conduzir pesquisa para aprender

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro?

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? 10-11 Onde é que vou viver? 12-13 Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? 14-15 Vocês ainda gostam um do outro? 16-17

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel.

MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel. MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel. VISÃO GERAL Aula baseada no gibi O Poderoso Plano

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação

Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação Saiba como será seu programa de reabilitação. Veja o que você aprenderá. Ao final deste capítulo, você poderá: Ø Discutir a importância da reabilitação

Leia mais

Superando os Obstáculos

Superando os Obstáculos Superando os Obstáculos Série: G5 Objetivos dos Alunos: Identificar possíveis obstáculos que possam impedir alguém da sua idade de ser fisicamente ativo por pelo menos 60 minutos por dia Criar uma meta

Leia mais

Planeje se Mover. Série: G5

Planeje se Mover. Série: G5 Planeje se Mover Série: G5 Objetivos dos Alunos: Refletir sobre seus próprios comportamentos em relação a atividade física Categorizar tipos de atividades físicas em de "Energia Baixa", "Energia Média"

Leia mais

Curso Avançado de Vendas. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay

Curso Avançado de Vendas. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Curso Avançado de Vendas Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay MÓDULO 2 o Agendamento o Sessão de Beleza o Fechamento de Vendas Agendamento 5 Agendamento É a Base de seu negócio

Leia mais

Mantenha o Movimento!

Mantenha o Movimento! Mantenha o Movimento! Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Identificar os benefícios da atividade física Calcular batimentos cardíacos antes e depois da atividade física Desenvolver um argumento

Leia mais

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS GESTÃO DO TEMPO O dia tem 24 horas para todos nós. A DIFERENÇA É O QUE CADA UMA FAZ! O ideal é ter agenda semanal visualizar a semana PLANEJAMENTO SEMANAL

Leia mais

Capítulo 19 Planejamento contra recaídas

Capítulo 19 Planejamento contra recaídas Capítulo 19 Planejamento contra recaídas Ao final deste capítulo, você poderá Ø Discutir o que é uma recaída e saber o que fazer se as coisas não acontecerem como o planejado Capítulo 19 Planejamento contra

Leia mais

Trabalhand as Em ções

Trabalhand as Em ções Caderno de Atividades Trabalhand as Em ções Psicologia Acessível Por: Caroline Janiro @carolinejaniro Psicologia Acessível, o que é? Psicologia Acessível é um projeto idealizado pela psicóloga Ane Caroline

Leia mais

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História HISTÓRIA BÍBLICA (Atos 26) Na Bíblia, ouvimos a história de como Paulo escolheu seguir Jesus. Ouvimos o que aconteceu

Leia mais

Questionário histórico-linguístico (Version 3.0, 2018) Acesse para uso e citação on-line

Questionário histórico-linguístico (Version 3.0, 2018) Acesse   para uso e citação on-line Questionário histórico-linguístico (Version 3.0, 2018) Acesse http://cogsci.psu.edu/ para uso e citação on-line Por favor, forneça seu dados abaixo: Nome: E-mail: Telefone: Por favor, responda as perguntas

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Planilha para Relatório e Avaliação

Planilha para Relatório e Avaliação Planilha para Relatório e Avaliação UM RECURSO SOROPTIMISTA/LIVEYOURDREAM.ORG Dicas para preencher o Formulário de Relatório e Avaliação Online Preencha e envie um Formulário de Relatório e Avaliação para

Leia mais

No Reino do Gelo: O jeito empático e generoso

No Reino do Gelo: O jeito empático e generoso Escreva as principais características de Paco e as de Cauã. o jeito empático e generoso Você gosta de ajudar as pessoas? Escreva ou desenhe duas coisas que você faz para ajudar quem precisa. o jeito empático

Leia mais

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos:

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: 1) Definir a pergunta de pesquisa de vocês, o que vocês querem responder

Leia mais

Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações. À descobertados avós. Departamento de epidemiologia 19 de Março de 2012

Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações. À descobertados avós. Departamento de epidemiologia 19 de Março de 2012 Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações À descobertados avós Departamento de epidemiologia 19 de Março de 2012 Também os nossos avós foram crianças! O envelhecimento é algo que

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial...

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Como conquistar suas metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de ontem,

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 1ª Série Lição: Explorando as Abóboras 1 Classificação do Ciclo de vida de uma Abóbora. Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 Science Standard(s): Standard IV, Objective

Leia mais

Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos.

Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos. Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos. O template é adequado aos profissionais que podem (e querem) oferecer uma aula on-line, para fazer as vendas... ou seja,

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

60 mins Missão: Igualdade de Géneros. Assunto. Resultado de aprendizagem. Preparação

60 mins Missão: Igualdade de Géneros. Assunto. Resultado de aprendizagem. Preparação P1 Freida Pinto Atriz Missão: Igualdade de Géneros Assunto Geografia, Ciência, compreensão da linguagem Resultado de aprendizagem Conhecer a definição de igualdade de gênero Explorar algumas das causas

Leia mais

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo!

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! O objetivo é dar-te a conhecer as ferramentas necessárias para que possas tirares

Leia mais

TÉCNICAS DE APRENDIZADO WWW.QUEROSERPOLICIAL.COM.BR 1 Sumário TÉCNICAS DE APRENDIZADO - Faça um bom plano de estudo...03 - Motivação nos estudos...04 - Organização nos estudos...04 2 Técnicas de Aprendizado

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Para crescer em um Negócio Independente devemos agir com segurança e firmeza e para isso o primeiro passo é ter muito claro em que tipo

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases.

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases. Quais os meus hábitos de higiene? Comigo é assim! Cumpro regras para uma vida saudável: pratico desporto, faço uma alimentação saudável e tomo banho todos os dias. Olá! Com que então a praticar desporto?

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Questionário histórico-linguístico. (Versão 2.0, 2012; Tradutora da versão em português: Ceriz Bicalho Costa)

Questionário histórico-linguístico. (Versão 2.0, 2012; Tradutora da versão em português: Ceriz Bicalho Costa) Questionário histórico-linguístico (Versão 2.0, 2012; Tradutora da versão em português: Ceriz Bicalho Costa) Acesse http://cogsci.psu.edu/ para uso e citação on-line Por favor, forneça seu dados abaixo

Leia mais

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO A finalidade do teste é apontar a masculinidade ou feminilidade dos padrões do seu cérebro. Não há respostas certas nem erradas. O resultado é simplesmente uma indicação

Leia mais

COMO DETECTAR PROBLEMAS AUDITIVOS PRECOCES EM SEU BEBÊ

COMO DETECTAR PROBLEMAS AUDITIVOS PRECOCES EM SEU BEBÊ COMO DETECTAR PROBLEMAS AUDITIVOS PRECOCES EM SEU BEBÊ Para uma criança, a audição e a fala são ferramentas essenciais para aprender, brincar e desenvolver habilidades sociais. As crianças aprendem a se

Leia mais

Lição 2 - Conversa de amigo

Lição 2 - Conversa de amigo Lição 2 - Conversa de amigo RESUMO BÍBLICO 1 Tessalonicenses 5:17; Tiago 5:16; Mateus 6:5-9; Provérbios 15:8; Atos 1:14; Filipense 4:6 Uma amizade verdadeira não pode ser construída a base de rituais obrigatórios

Leia mais

Jogo dos Totais 3º ao 5º ano

Jogo dos Totais 3º ao 5º ano Introdução Jogo dos Totais 3º ao 5º ano Esta atividade é uma forma divertida de desenvolver a compreensão sobre quantidades e maneiras de perfazer um total de 25. Nela, os alunos terão a oportunidade de

Leia mais

Rotina de Sucesso em Mary Kay!

Rotina de Sucesso em Mary Kay! Rotina de Sucesso em Mary Kay! Flexibilidade de horário Ser autonôma, ter flexibilidade de horário e ser bem sucedida no seu negócio, requer MUITA disciplina. Quando trabalhamos para alguém temos horários

Leia mais

Agendamento e Pós Venda

Agendamento e Pós Venda Agendamento e Pós Venda 1 Todo mundo aqui gostaria de ser presenteada com uma Sessão de Cuidados com a Pele Mary Kay, não é verdade? Devemos proporcionar à cliente a oportunidade de experimentar nossos

Leia mais

Como conquistar novos Clientes??

Como conquistar novos Clientes?? Como conquistar novos Clientes?? 2 DEMONSTRAÇÃO É a Base de seu negócio = construir negócio sólido e formar time Sua atitude determina sua altitude Atitude e Ação A primeira decisão = Saber quantos agendamentos

Leia mais

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Como pensa uma iniciadora?

Como pensa uma iniciadora? Porque iniciar? Porque iniciar? 1. Ajudar a pessoa a crescer 2. Desenvolver sua Carreira 3. Aumentar os ganhos 4. Ser uma Diretora 5. Obter Reconhecimentos 6. Realizar seus sonhos Como pensa uma iniciadora?

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

Lição. Formação Espiritual Fundamento para auto-valorização Crescimento e Mutualidade

Lição. Formação Espiritual Fundamento para auto-valorização Crescimento e Mutualidade FRUTOS-1 Descoberta Lição 5 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos aprendendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra

Leia mais

Construir confiança, comunicação e apoio

Construir confiança, comunicação e apoio Construir confiança, comunicação e apoio Unidade 2: Lição 1 Note que há textos e slides para apoiar esta apresentação disponíveis em www.archimedes2014.eu Esta lição irá ver como: 1) Tolerar os erros como

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais CO-OPerando Para o sucesso na participação Cartilha educativa para pais Editorial UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Terapia Ocupacional Este material é parte integrante do trabalho

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA

A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA LIÇÃO 11 A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA SUGESTÃO DE LIVROS: A FAMILIA NA ERA DIGITAL...NO SEU GRUPO DE WATTSS, SUGIRO PRA QUE VOCE PEÇA PARA SEUS ALUNOS LEVAREM UM LANCHE PRA COMER DURANTE A AULA. QUANDO

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

60 mins anos de idade. Um Projeto de Energia para Os Metas Globais. Preparação. Assuntos. Resultado do aprendizado

60 mins anos de idade. Um Projeto de Energia para Os Metas Globais. Preparação. Assuntos. Resultado do aprendizado Um Projeto de Energia para os Metas Globais P1 "A humanidade é o principal fator na mudança climática global. Para proteger nosso mundo para as gerações futuras, como professores, temos de oferecer oportunidades

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio LIÇÃO 10 7-8 Anos Fazendo Diferença ao Mostrar Amor, Alegria, Paz, Paciência e Amabilidade Neste Trimestre, as crianças continuarão

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

Respeitando as diferenças uns dos outros

Respeitando as diferenças uns dos outros Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses 3:20,21

Leia mais

6º e 7º ANOS - BLOCOS

6º e 7º ANOS - BLOCOS ATIVIDADES AVALIATIVAS 6º e 7º ANOS - BLOCOS Disciplina(s) Data Ciências/Redação 12/03 Matemática 18/03 Inglês/História 23/03 Geografia 28/03 ATIVIDADES AVALIATIVAS 8º ANO - BLOCOS Disciplina(s) Data Inglês/Redação

Leia mais

First Night Questions

First Night Questions 1 de 6 05/07/2017 10:00 First Night Questions Portuguese-Portugal PERGUNTAS PARA FAZER À FAMÍLIA ANFITRIÃ NA PRIMEIRA NOITE. Estas perguntas são apenas sugestões. Conversa com a tua família anfitriã sobre

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Questionário Treino Social Versão piloto

Questionário Treino Social Versão piloto c1. Nome do projeto: c2. Data da entrevista: 201 c3. Local: Parte 1: Perguntas gerais 1.1. Quantos anos você tem? anos completos 1.2. Qual é o seu sexo? 1 Feminino 2 Masculino 99 quero responder Parte

Leia mais

COMO ENCONTRAR NOMES QUANDO SOMENTE ALGUMAS PESSOAS ESTÃO NA ÁRVORE FAMILIAR

COMO ENCONTRAR NOMES QUANDO SOMENTE ALGUMAS PESSOAS ESTÃO NA ÁRVORE FAMILIAR ALGUMAS PLANO DE AULA ENCONTRE LEVE ENSINE COMO ENCONTRAR NOMES QUANDO SOMENTE ALGUMAS PESSOAS ESTÃO NA ÁRVORE FAMILIAR O propósito desta aula é ajudar os alunos a descobrir sua família eterna. Independentemente

Leia mais

Princípios da Excelência em Liderança:

Princípios da Excelência em Liderança: Sou diq, e agora? Princípios da Excelência em Liderança: - Dedicação; - Inspiração; - Respeito; - Entusiasmo; - Caráter; - Tradição; - Obrigação; - Adaptabilidade; - Direção; - Humildade; - Integridade;

Leia mais

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais

TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA?

TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? www.mentalidadedecrescimento.com.br TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? COMO APLICAR: Sua mentalidade pode ser uma grande aliada ou sua pior inimiga. Então, faça o teste e descubra

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

Qual é o Padrão? Série: Do 3o ao 5o Ano

Qual é o Padrão? Série: Do 3o ao 5o Ano Qual é o Padrão? Série: Do 3o ao 5o Ano Objetivos dos Alunos: Descrever um padrão de alimentação saudável Tirar conclusões sobre os benefícios do consumo de uma variedade de alimentos ricos em nutrientes

Leia mais

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal Etiqueta de Identificação TIMSS e PIRLS 2011 Questionário ao Aluno 4.º ano GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal IEA, 2011 Instruções Neste caderno, vais encontrar perguntas sobre ti

Leia mais

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino.

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. O equilíbrio entre esses dois hemisférios é que vai fazer

Leia mais

Seminário de Vendas com Manuela Leite

Seminário de Vendas com Manuela Leite Seminário de Vendas com Manuela Leite Diferencie-se da Massa Seminário de Vendas com Manuela Leite Diferencie-se da Massa Fluxo de Vendas Mary Kay AULA 2 Agendamento Quer sucesso? Sua agenda

Leia mais