CONTEÚDOS PARA AS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO /2015 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR DO TESTE - 10,0 PESO 4 VALOR DA PROVA -10,0 PESO 6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTEÚDOS PARA AS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO /2015 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR DO TESTE - 10,0 PESO 4 VALOR DA PROVA -10,0 PESO 6"

Transcrição

1 CONTEÚDOS PARA AS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO /2015 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR DO TESTE - 10,0 PESO 4 VALOR DA PROVA -10,0 PESO 6 QUÍMICA A MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES: Matéria e energia. Fenômenos físicos e químicos. Sistemas materiais e suas classificações. Propriedades da matéria. PROPRIEDADES FÍSICAS DA MATÉRIA: Estados físicos e mudanças de estados físicos. Densidade. Coeficiente de solubilidade. Calor específico, dureza, ductibilidade, maleabilidade e tenacidade. SUBSTÂNCIAS E ELEMENTOS: Elemento químico. Substâncias simples e compostas. Átomos e moléculas. Alotropia. Fórmulas molecular, mínima e estrutural. Isomeria. REAÇÕES QUÍMICAS: Conceito e representação. Balanceamento de equações químicas por tentativa lógica. Cálculos estequiométricos. 2ª AVALIAÇÃO TODOS OS CONTEÚDOS DO MANUAL DO ESTUDANTE A MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES. Matéria e energia. Fenômenos físicos e químicos. Sistemas materiais e suas classificações. Propriedades da matéria. PROPRIEDADES FÍSICAS DA MATÉRIA. Estados físicos e mudanças de estados físicos. Densidade. Coeficiente de solubilidade. Calor específico, dureza, ductibilidade, maleabilidade e tenacidade. SUBSTÂNCIAS E ELEMENTOS. Elemento químico. Substâncias simples e compostas. Átomos e moléculas. Alotropia. Fórmulas molecular, mínima e estrutural Isomeria. ÁGUA. Importância para vida. Comportamento anômalo da água. Agua dura, Água pesada, Água salobra e Água potável. Suas propriedades específicas.

2 PRINCIPAIS COMBUSTÍVEIS. Petróleo. Carvão. Gás Natural. Biocombustível. REAÇÕES QUÍMICAS. Conceito e representação. Balanceamento de equações químicas por tentativa lógica. Cálculos estequiométricos. ESTRUTURA ATÔMICA. Evolução dos Modelos Atômicos: de Dalton e Rutherford - Bohr. Íons: cátions e ânions. Isótopos, isóbaros e isótonos. *RADIOATIVIDADE MODELO ATÔMICO DE BOHR ATÉ O CAP. 19 DO LIVRO DIDÁTICO BIOLOGIA Substâncias Químicas: 1- Carboidratos. 2- Proteínas: - Enzimas. - Anticorpos. - Hormônios. - Aminoácidos. - Ligações químicas. - Tipos e funções. 3- Lipídios. 4- Ácidos nucleicos (DNA, RNA). Replicação e síntese de RNA Síntese de proteínas: 5- Água e sais minerais. Membranas Celulares: - Composição química. - Permeabilidade seletiva. - Transportes. {ativo e passivo (difusão simples, difusão facilitada, osmose)} - Parede celular. - Fagocitose, pinocitose e clasmocitose. 2ª AVALIAÇÃO (+ CONTEÚDOS DO TESTE) Citoplasma: - Organização geral do citoplasma. - Organelas. * Composição química. * Funções. * Ocorrência. Doenças relacionadas com organelas Núcleo: - Organização. - Cariótipo. - Cromossomos. - Células haploides células diploides. - Células somáticas, germinativas e sexuais. - Síndromes relacionadas com alterações genéticas (genes e cromossomos).

3 FÍSICA Óptica Geométrica: Princípios de Propagação da Luz. Reflexão da Luz. Espelhos Planos. Espelhos Esféricos. Refração da Luz. Lei de Snell-Descartes. Reflexão Total. Lâmina de faces paralelas. Dispersão da Luz. Introdução à Ondulatória: Tipos de Ondas. Velocidade de uma onda. Reflexão e Refração. Termometria. Dilatação térmica dos sólidos. Linear. Superficial. Volumétrica. Dilatação dos líquidos. A água e seu comportamento anômalo. CALORIMETRIA Calor sensível Equação fundamental Calor latente Mudanças de estado físico Princípio geral das trocas de calor Propagação do calor condução convecção irradiação

4 REDAÇÃO - 1ª E 2ª AVALIAÇÕES Texto dissertativo: - domínio de elaboração da tese a defender; - habilidade de desenvolvimento da defesa numa argumentação consistente em termos de ideias e reveladora de ter feito análise crítica da questão proposta pelo tema dentro da realidade que nos cerca; - retomada da posição defendida. HISTÓRIA O Ápice das Revoluções Burguesas: a consolidação da ordem Liberal na Europa e a Reação Conservadora: A Revolução Iluminista seus aspectos políticas, econômicos e culturais: - O Iluminismo, seus antecedentes históricos e suas bases teóricas e sociais; - Os pensamentos, os pensadores, os conceitos políticos e sociais e o desenvolvimento científico a partir do Iluminismo; - A Democracia Liberal ; - Seus caracteres científicos. A Revolução Francesa e a Era Napoleônica: - O contexto e as estruturas históricas: socioeconômicas, culturais; - O desenrolar da Revolução, suas tendências políticas, seus grupos sociais e suas fases; - A emergência de um império burguês, suas realizações e sua queda. A Reação Conservadora: - O ressurgimento da aristocracia: o Congresso de Viena e a Santa Aliança. - Os processos de Independência na América: As Independências da América Espanhola e a constituição de novos Estados: um contraponto com a independência do Brasil: - Independências na América Latina e suas características. Uma arqueologia do saber sobre a Nação brasileira: - O Período Joanino e o desenvolvimento socioeconômico, cultural e político; - O processo de Independência do Brasil. O Primeiro Reinado e o Fantasma Português: - Constituição política, social, econômica, militar e cultural do Primeiro Reinado; - Um fantasma chamado Portugal ; - Pedro: um Rei e Duas Coroas ; - O processo de decadência.

5 O Período Regencial brasileiro: - A estrutura política, econômica e cultural do Período Regencial; - Um breve olhar sobre as Revoltas Regenciais; - O Golpe da Maior Idade; e o fim do caos?. Visões sobre a escravidão e a liberdade: - As teorias científicas sobre a escravidão e os africanos; - As formas de resistências dos escravos; O Segundo Reinado: - A estrutura social do 2 Reinado: economia, política e cultura; - A urbanização, a medicalização e o cientificismo da sociedade; - As disputas políticas e militares do Brasil na América do Sul; - O movimento Republicano; - O abolicionismo; - A crise do 2 Reinado e as revoltas sociais; - A queda de um Império moribundo. MATEMÁTICA Funções: - Função do 1º grau; - Função do 2º grau; - Inequação - Função Exponencial; - Função Logarítmica; - Inequações. GEOGRAFIA Fusos Horários; Cartografia; Agentes formadores do relevo e relevo brasileiro; Fontes de Energia.

6 FILOSOFIA 1. Consciência mítica (o mito, a consciência mítica, as formas do conhecimento mítico e a verdade mitológica: gênese, desenvolvimento e atualidade). 2. Do mito ao logos (nascimento da Filosofia). 3. Consciência crítica (razão, conhecimento e verdade). 4. Principais pensamentos e escolas pré-socráticas (Escola Jônica, Escola Itálica, Heráclito de Éfeso, Escola Eleata (Parmênides) e Escola Pluralista/Atomista; aproximadamente, entre os séculos IV e VI a.c.). 5. Nascimento dos grandes sistemas filosóficos (a sistematização do saber por uma nova e mais racional concepção de verdade). 6. Sofistas: a arte de argumentar, o ideal democrático e a verdade construída pela força da palavra manipulada. 7. Sócrates: possibilidade da verdade única vs. verdade persuasiva e o método socrático. 8. Platão: o mundo das ideias e a dialética platônica. 9. Platão: a Teoria da Reminiscência. SOCIOLOGIA 1. O que é Sociologia? (conceito/s, utilidade nos mais variado campos da atividade humana, campos de atuação, métodos de abordagem científica, conhecimento sociológico e desafios). 2. O conhecimento como uma característica da humanidade (o desejo de conhecer a sociedade). 3. A ciência como ramo do conhecimento (nascimento do pensamento filosófico, o chamado milagre grego, o espírito especulativo, a razão a serviço do indivíduo e da sociedade).

7 4. Introdução aos conceitos sociológicos básicos (noções elementares à compreensão da vida social). 5.As culturas humanas como processos sociológicos (ser sociocultural, conceito e conteúdo da cultura, cultura material e imaterial, componentes da cultura, padrão cultural e subcultura). 6.Herança social e socialização (herança e identidade cultural, processos culturais.). 7.Processo de sistematização social e assimilação de valores (conceito de socialização, de vida social, difusão cultural, retardamento cultural, aculturação, marginalidade cultural e contracultura). 8.Controle social, ideologia e atitudes (tipos de controle social, funções do controle social, atitude, ideologia e processos de persuasão e coerção sociais). 9.O que é uma sociedade? O que é uma Comunidade? (histórico formativo, conceituações fundamentais, características, funções, organização e dinâmicas específicas). PORTUGUÊS Gramática 01. Estudo de textos verbais e não verbais 02. Semântica 03. Morfologia 04. Acentuação gráfica(relação com morfologia, uso dos pronomes) 05. Uso do hífen 06. Colocação Pronominal LITERATURA Renascimento: - Contexto histórico; - Classicismo: * características; * a poesia lírica de Camões.

8 Estilo Barroco: - Contexto histórico; - Características; * Gregório de Matos: poesias lírica * Gregório de Matos: poesia satírica Estilo Árcade: - Contexto histórico; - Características; - Princípios; - Autores e obras do Arcadismo lírico. INGLÊS Leitura e interpretação Tempos Verbais: Presente Simples e Contínuo; Passado Simples e Contínuo; Futuro Simples e Contínuo. Presente Prefeito Simples e Contínuo; Passado Perfeito Simples e Contínuo; Futuro Perfeito Simples e Contínuo. HISTÓRIA DA ARTE -Arte Rupestre. -Arte Egípcia. -Arte Grega. -Arte Romana. -Arte Bizantina. -Arte Gótica. -Renascimento. -- Arte Barroca. - Romantismo. - Impressionismo. - Surrealismo..

9

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO 2014

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO 2014 CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO 2014 CONTEÚDOS DOS TESTES - MARCADOS EM AZUL CONTEÚDOS DAS PROVAS - TODO O CONTEÚDO Peso das Avaliações : Teste 10,0 peso 4 Prova 10,0 peso 6 REDAÇÃO TODO O CONTEÚDO PARA TESTE

Leia mais

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

Recuperação 1ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 2015 - Biologia. Biologia

Recuperação 1ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 2015 - Biologia. Biologia Recuperação ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 205 - Biologia Biologia Módulo Módulo 6 Bio Módulo 0 Bio Módulo 9 Bio Módulo 20 Bio Módulo 23 Bio Módulo 29 Bio Módulo 6 Bio 2 Módulo 0 Bio 2 Módulo

Leia mais

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PORTUGUÊS PRIMEIRO ANO Programa da 1ª série: Interpretação de texto Linguagem figurada Trovadorismo Humanismo "Auto da barca do inferno" BIOLOGIA Características gerais

Leia mais

Conteúdos para Exames Finais. 1º ano

Conteúdos para Exames Finais. 1º ano Conteúdos para Exames Finais 1º ano Matemática: Teoria de Conjuntos; Funções particulares (Função quadrática, Funções exponencial, logarítmica e modular); Progressões aritméticas e geométricas. Artes:

Leia mais

Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas.

Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas. 1ª série Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas. Simone - setor B. Química Geral Modelos Atômicos. Distribuição Eletrônica. Danilo - Mecânica

Leia mais

ROTEIRO DE CONTEÚDOS PARA ESTUDOS AUTÔNOMOS 1ª ETAPA/2011. Dicas do professor:

ROTEIRO DE CONTEÚDOS PARA ESTUDOS AUTÔNOMOS 1ª ETAPA/2011. Dicas do professor: /2011 Professor(a): Angela Velloso Disciplina: Inglês Interpretação de textos. Vocabulário: - Tour guide (p. 32, 33); - Cashier (p. 110, 111) - Synonyms (p. 40) Gramática: - Verb to be; - WH- questions;

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 134, Toledo PR Fone: 377-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA SÉRIE: 1ª SÉRIE E.M. PROFESSOR: Paulo

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 1º ANO BIOLOGIA Origem da vida Citologia Teoria da geração espontânea e biogênese. Teoria de Oparin e Haldane. Panspermia. Criacionismo. Os primeiros seres vivos. Água. Sais

Leia mais

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO IMPORTANTE!!! O ALUNO DEVE ESTUDAR ALÉM DOS CONTEÚDOS ABAIXO, O DO CADERNO, LIVRO E CADERNO DE ATIVIDADES. Disciplina Data da prova Conteúdo Apresentação

Leia mais

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Seja a mudança que você quer ver no mundo. 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Seja a mudança que você quer ver no mundo. Mahatma Gandhi 2 o SEMESTRE 2015 15-78156(S)_Manual do Estudante-1ªEM-(prof)_16-07_hss 3 15-78156(S)_Manual do Estudante-1ªEM-(prof)_16-07_hss

Leia mais

[Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma]

[Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma] Conteúdos da Recuperação EXAME FINAL do 3º TRIMESTRE [Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma] Conteúdos do EM - Exame Final - Filosofia. 1º ano - Unidade 1. O ser humano entre dois mundos.

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 8º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios,

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios, Prezados colégios, Buscando atender a demanda por GeekieTestes para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, elaboramos nossa Matriz Geekie de Avaliação para 2014. Nela, buscamos contemplar os principais conteúdos

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014.

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Classes de palavras: - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral

Leia mais

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio São Paulo, 6 de abril de 2015. Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio 1 a Série A Matemática - Profa. Silvia - (Setor A) Resolução de problemas com conjuntos (diagramas); propriedades da potenciação e da

Leia mais

2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa

2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa 2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa Disciplina Data Conteúdo Filosofia 1º ano 26/08 2º ano - 26/08 3º ano 26/08 Aula sobre o poder de percepção e as correntes de reflexão. com questões

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano Língua Portuguesa - Perceber as modificações realizadas nas antigas regras de acentuação, fixando as que permanecem inalteradas pelo novo acordo ortográfico; - Conhecer as classes gramaticais; - Apresentar

Leia mais

Conteúdo para Exames Finais

Conteúdo para Exames Finais Conteúdo para Exames Finais 2º ano Português Análise, interpretação e emprego de recursos expressivos da linguagem; Análise sintática do período: coordenação e subordinação; Regência verbal; Regência nominal;

Leia mais

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 2º ANO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 2º ANO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 2º ANO ENSINO MÉDIO IMPORTANTE!!! O ALUNO DEVE ESTUDAR ALÉM DOS CONTEÚDOS ABAIXO, O DO CADERNO, LIVRO E CADERNO DE ATIVIDADES. Disciplina Data da prova Conteúdo Apresentação

Leia mais

2. Desenvolvimento das Atividades

2. Desenvolvimento das Atividades Fátima Ghazzaoui Literatura 03 Capítulo 3 Gêneros Épico e Lírico. Capítulo 4 Gênero Dramático. Capítulo 6 Literatura na Idade Média. Capítulo 7 Humanismo. Capítulo 8 Classicismo Capítulo 9 Literatura do

Leia mais

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO COLÉGIO E CURSO COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Antônio Felipe, 780 Fone/Fax (44) 3421-8250 Paranavaí PR e-mail: paroquial@colegioparoquial.com.br

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo História baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Middle e High School 2 6 th Grade A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos,

Leia mais

ENSINO MÉDIO - 2015 MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 1ª série Língua Portuguesa Profa. Rosana. Pronomes e Verbo (tudo sobre).

ENSINO MÉDIO - 2015 MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 1ª série Língua Portuguesa Profa. Rosana. Pronomes e Verbo (tudo sobre). REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

Conteúdos Avaliação Parcial III Trimestre Ensino Médio

Conteúdos Avaliação Parcial III Trimestre Ensino Médio Conteúdos Avaliação Parcial III Trimestre Ensino Médio Sociologia: 1º ano Estrutura social; Comunidades e Sistema Social. 2º ano Escola de Frankfurt; Indústria capitalista. 3º ano Mercado Globalizado;

Leia mais

COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais. 1º ano D. Arte

COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais. 1º ano D. Arte COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais Arte -Resumo Arte feminino plural Função pragmática ou utilitária Função naturalista As linguagens artísticas

Leia mais

Planejamento da Recuperação Final - 2013. Turma: 102

Planejamento da Recuperação Final - 2013. Turma: 102 Professor: Marcos A. Loureiro Nº de aulas: 03 Disciplina: BIOLOGIA Turma: 102 1ºaula: data: _02_/ 12 /2013 nº de aulas no dia ( 01 ) Esclarecer dúvidas referentes a quatro capítulos da Apostila (1º Trimestre).

Leia mais

Conteúdo para Exames Finais

Conteúdo para Exames Finais Conteúdo para Exames Finais 1º ano Português Elementos da comunicação; Linguagem verbal e não verbal; Linguagem formal e informal; Variações linguísticas; História e origem da Língua Portuguesa; Estrutura

Leia mais

PROVA TRIMESTRAL- 1ª Série EM

PROVA TRIMESTRAL- 1ª Série EM PROVA TRIMESTRAL- 1ª Série EM 17/08 Química B Aulas 16 a 18: Ligação covalente; aulas 23 e 24: Geometria Molecular; aulas 25 e 26: Polaridade molecular. 18/08 Literatura Livro: "Viagens na minha terra",

Leia mais

QUÍMICA Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 1ª período

QUÍMICA Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 1ª período QUÍMICA Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Conclusão 74471 Química Estrutural 34 Química Química Inorgânica para Ciências Farmacêuticas OU 68 68977 Ciências Farmacêuticas 2008

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 1ª SÉRIE - 06/ 08/ 2014 - Capítulo 6 Citoplasma e organelas citoplasmáticas; - Capítulo 7 Núcleo e cromossomos; - Capítulo 8 Divisão celular:

Leia mais

RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO INGLÊS Profª Josi Apostila: Módulo 6 Adicionais Possessivos Aula 45 Possessivos Aula 46 05 até 08 227 ---- ---- 04 até 13 231 ---- ---- Apostila: Módulo

Leia mais

SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2014. Identificação e Conteúdo Programático

SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2014. Identificação e Conteúdo Programático UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO - CEPAE ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO Português: Interpretação de textos; Sinônimos; Tipos de frases; Discurso direto e indireto; Sentido conotativo e sentido denotativo; Variedades linguísticas,

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente BIOLOGIA I TRIMESTRE A descoberta da vida Biologia e ciência Origem da vida

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA COLÉGIO ESTADUAL BARBOSA FERRAZ Ensino Médio, Normal e Profissional Rua Rio Grande do Sul, 1200 Centro - Telefone: (43) 3472-5009 www.colegiobarbosa.com.br e.mail: colbarbosa@ig.com.br CEP: 86870-000 -

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA 9 ano 1 volume CONTEÚDOS OBJETIVOS 1.Movimento Grandezas e unidades - Unidades de medida - Conversão de unidades Conceitos iniciais - Movimento e repouso - Trajetória Posição

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:. Compreender

Leia mais

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 1ª SÉRIES A/B/C GRAMÁTICA Danilo Substantivo. Verbo. Conjunções. Intertextualidade.

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 1ª SÉRIES A/B/C GRAMÁTICA Danilo Substantivo. Verbo. Conjunções. Intertextualidade. CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 1ª SÉRIES A/B/C GRAMÁTICA Danilo Substantivo. Verbo. Conjunções. Intertextualidade. LITERATURA Sandro Figuras de linguagem. Metrificação. Gêneros literários. Trovadorismo

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CIÊNCIAS HUMANAS 3º ANO FILOSOFIA FILOSOFIA NA HISTÓRIA

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS TESTE DE RECUPERAÇÃO/2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR 10,0 PESO 4 PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

LISTA DE CONTEÚDOS TESTE DE RECUPERAÇÃO/2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR 10,0 PESO 4 PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO REDAÇÃO LISTA DE CONTEÚDOS TESTE DE RECUPERAÇÃO/2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR 10,0 PESO 4 PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA - CLASSCISMO OU RENASCIMENTO

Leia mais

Ética e Comportamento O que é ser empreendedor Conceitos de empreendedorismo Ferramentas de gestão CONTEÚDO DA SUPER CHANCE 2015 6º ANO

Ética e Comportamento O que é ser empreendedor Conceitos de empreendedorismo Ferramentas de gestão CONTEÚDO DA SUPER CHANCE 2015 6º ANO 6º ANO PORTUGUÊS - GUIDO *Substantivo *Graus do Substantivo(aumentativo e diminutivo) *Adjetivo *Artigo A melhor forma de entende o mundo; O planeta Terra no Universo; MATEMÁTICA - ADOLFO *Número naturais

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AVALIAÇÕES 3º ANO ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA Identificação, compreensão e interpretação Relacionar o conteúdo e a forma do texto, considerando diferentes suportes.

Leia mais

Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio

Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio Química: André 1ª Série (M1, M2, M3 e M4) 1 Distribuição eletrônica e tabela periódica. 2 Números quânticos. 3 Ligações químicas. 4 Nox e balanceamento.

Leia mais

O primeiro beijo e outros contos Clarice Lispector

O primeiro beijo e outros contos Clarice Lispector CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO ESPECIAL 1º ANO QUÍMICA PROVA: Matéria: Funções inorgânicas(ácidos, bases, sais e óxidos); balanceamento de equações químicas; Massa atômica, Massa molecular; Constante de Avogadro;

Leia mais

ASSUNTOS PARALELAS II UNIDADE 2013

ASSUNTOS PARALELAS II UNIDADE 2013 6ºA/B (todos os assuntos constam no caderno, livro e gramática) /Poema (versos e estrofes) Notícia/Emprego do há/a e mas/mais/substantivo classificação e flexão Redação - Texto Narrativo ( fábula e conto)

Leia mais

1º Ano A e B do Ensino Médio

1º Ano A e B do Ensino Médio 1º Ano A e B do Ensino Médio Recife, 12 de junho de 2015. A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino ( Mere Abramowicz). Prezados

Leia mais

A descoberta da célula

A descoberta da célula A descoberta da célula O que são células? As células são a unidade fundamental da vida CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)

Leia mais

3ª SÉRIE Ensino Médio ENSINO RELIGIOSO 2015 FILOSOFIA 2015 FÍSICA 2015 GEOGRAFIA 2015

3ª SÉRIE Ensino Médio ENSINO RELIGIOSO 2015 FILOSOFIA 2015 FÍSICA 2015 GEOGRAFIA 2015 CMA 2015 Bondade, Firmeza e Competência Serviço de Supervisão Escolar 3ª SÉRIE Ensino Médio QUÍMICA 2015 Aline Eickhoff Isomeria: plana, geométrica e óptica; Radioatividade; Eletroquímica. ARTE 2015 (RE)

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA SIMULADO. 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA SIMULADO. 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013 Prezado Coordenador Pedagógico, 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013 Unidade 6- Pronome 2ª parte Unidade 1- Preposições - Conjunções Unidade 2- Verbos 1ª parte Unidade 3- Verbos

Leia mais

29/11/2013 15:17-Conteudo-Prova-Final-2-ano

29/11/2013 15:17-Conteudo-Prova-Final-2-ano 2 CONTÉUDOS DA PROVA FINAL ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Professora Tatiana Lantyer DISCIPLINA: Literatura PROFESSORA: Anna Carvalho Indianismo Modernismo (primeira

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

Conteúdos Língua Portuguesa Ensino Fundamental

Conteúdos Língua Portuguesa Ensino Fundamental Conteúdos Língua Portuguesa Ensino Fundamental 6º ano - Sílaba divisão silábica; tonicidade, semelhanças vocabulares; acentuação gráfica; substantivo e sua classificação; artigo definido e indefinido;

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA EFM PROFESSOR: ALTAILSO JOSÉ RIBAS DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 2 ª BIMESTRE: 1º ANO: 2012 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA EFM PROFESSOR: ALTAILSO JOSÉ RIBAS DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 2 ª BIMESTRE: 1º ANO: 2012 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES SÉRIE: 2 ª BIMESTRE: 1º ANO: 2012 S Termologia Termometria Dilatação de sólidos e líquidos Calorimetria Mudanças de estado Estudo dos gases Termodinâmic a S ESPECÍFICOS OBJETIVOS METODOLOGI A Temperatura

Leia mais

CONTEÚDO PARA REVISÃO DA PROVA - 1ª SÉRIE (1101)

CONTEÚDO PARA REVISÃO DA PROVA - 1ª SÉRIE (1101) CONTEÚDO PARA REVISÃO DA PROVA - 1ª SÉRIE (1101) ARTE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO SUBSTANTIVO TEXTO NARRATIVO TEXTO MODELO ENEM Gêneros literários, texto literário e não literário, Barroco, Quinhentismo, figuras

Leia mais

Lançamento oblíquo Leis de Newton ÓPTICA

Lançamento oblíquo Leis de Newton ÓPTICA 2015 Ensino Médio ------Conteúdo e Datas 2ª PARCIAL /3ª Etapa Disciplina Data Série Conteúdo 25/09 1º A Lançamento horizontal 29/09 1 B Lançamento oblíquo Leis de Newton ÓPTICA Física 29/09 2º ano Fundamentos

Leia mais

TESTE T7. Conteúdos dos Testes

TESTE T7. Conteúdos dos Testes Ensino Fundamental II TURMA: 911 TESTE T7 DATA DISCIPLINA(S) HORÁRIO 20/10 2ª feira Redação Física 07:00 h às 09:15 h 22/10 4ª feira História / Química 07:00 h às 09:15 h 24/10 6ª feira Português 07:00

Leia mais

064/2015 Curitiba, 12 de agosto de 2015. INSTRUMENTOS AVALIATIVOS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E TRABALHOS 3º BIMESTRE

064/2015 Curitiba, 12 de agosto de 2015. INSTRUMENTOS AVALIATIVOS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E TRABALHOS 3º BIMESTRE Turma 61 Capítulo 7 Dinâmica Externa da Terra. 17/08 Segunda P1 - Geografia Capítulo 8 Hidrografia: oceanos e mares. 18/08 Terça P1 - História Cap. 7 e Cap. 8 (Hebreus, Persas, Fenícios e Cretenses) 19/08

Leia mais

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes Africana: África como berço da humanidade Capítulo 1: Item 1 Européia Capítulo 1: Item 2 Asiática Capítulo 1: Item 2 Americana Capítulo 1: Item 3 Arqueologia Brasileira Capítulo 1: Item 4 A paisagem e

Leia mais

CONTEÚDOS RECUPERAÇÃO 2015 Fundamental II

CONTEÚDOS RECUPERAÇÃO 2015 Fundamental II CONTEÚDOS RECUPERAÇÃO 2015 Fundamental II 6º ANO PORTUGUÊS Substantivos; Adjetivos; Numerais; Pronomes relativos e pessoais; Verbos nos modos indicativo e imperativo; Advérbios. Cap. 9- A Hidrosfera Cap.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Componente Curricular: Química Série:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 29/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Válida para os acadêmicos ingressantes a partir

Leia mais

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial - 1ª série

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial - 1ª série Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial - 1ª série Componente Curricular: Arte Professor: Rafaela Leitura e releitura de imagens Artes Visuais Arte Pré-Histórica na Europa e no Brasil / Arte Egípcia

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Conteúdo de prova Final e RECUPERAÇÃO ESPECIAL. 1 ano

Conteúdo de prova Final e RECUPERAÇÃO ESPECIAL. 1 ano Conteúdo de prova Final e RECUPERAÇÃO ESPECIAL Professor: Mateus Geografia 1 ano Clima Hidrografia Biomas brasileiros 2 ano Teorias populacionais Setores da economia As grandes mudanças na geografia da

Leia mais

Análise dos Vestibulares

Análise dos Vestibulares Análise dos Vestibulares

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 9º ANO - A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 9º ANO - A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 9º ANO - A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS 10.03 Édipo rei Adaptação de Didier Lamaison.. Estudo Dirigido: 30.03 Leitura e interpretação

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VESTIBULAR 2009

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VESTIBULAR 2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VESTIBULAR 2009 REDAÇÃO Produção de um texto dissertativo, texto narrativo ou correspondência. A redação será avaliada segundo: adequação ao tema proposto, ao tipo de texto solicitado,

Leia mais

Capítulo 1: Capítulo 3: Capítulo4: Capítulo 6: Capítulo 7: Capítulo 9: Capítulo 10: . 13, 4, 9 e 6.

Capítulo 1: Capítulo 3: Capítulo4: Capítulo 6: Capítulo 7: Capítulo 9: Capítulo 10: . 13, 4, 9 e 6. Conteúdos 9º ano para as provas finais dissertativa Português Interpretação textual Acentuação Orações coordenadas Orações subordinadas: substantivas, adverbiais e adjetivas Regência verbal e Nominal Figuras

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS PERÍODO

CONTEÚDOS OBJETIVOS PERÍODO ESCOLA BÁSICA2,3 EUGÉNIO DOS SANTOS 2013 2014 página 1 ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLOS EUGÉNIO DOS SANTOS PLANIFICAÇÃO E METAS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império Introdução aos estudos de História - fontes históricas - periodização Pré-história - geral - Brasil As Civilizações da Antiguidade 1º ano Introdução Capítulo 1: Todos os itens Capítulo 2: Todos os itens

Leia mais

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 Matérias 1º MÉDIO 2º MÉDIO 3º MÉDIO Português Figuras de Linguagem Linguagem Coloquial Normativa Formal Informal -Conectivos -Gêneros textuais Literatura: Barroco,Arcadismo,Romantismo

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular.

Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. 1 D1 (B) Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. D2 (b) Explicar a inter-relação entre fotossíntese e respiração celular nas células dos organismos

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012-

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- BIOLOGIA Célula, a unidade da vida. *Origem da célula. *Célula procariótica. *Célula Eucariótica. Organizando a diversidade dos seres vivos. *Regras

Leia mais

ATENÇÃO 1ªs SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. Conteúdo: (Exame Final) - 1ºs Anos Profª. Bianca - Redação

ATENÇÃO 1ªs SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. Conteúdo: (Exame Final) - 1ºs Anos Profª. Bianca - Redação OBJETIVO JUNDIAÍ ATENÇÃO 1ªs SÉRIES DO ENSINO MÉDIO * Produção de Texto Crônica Conteúdo: (Exame Final) - 1ºs Anos Profª. Bianca - Redação Conteúdo: (Exame Final) - 1ºs Anos Profª. Maria Teresa - Gramática

Leia mais

GEOGRAFIA. transformadas

GEOGRAFIA. transformadas GEOGRAFIA Disciplina A (currículo atual 2008) Disciplina B (currículos extintos) 1ª período 59480 Cartografia Geral 68 Geografia Cartografia B 136 37230 Geografia Contida Ementa: Aborda os fundamentos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 049, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 O Reitor do Instituto

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS DO 1 TRIMESTRE 1º ANO A e B

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS DO 1 TRIMESTRE 1º ANO A e B PORTUGUESA INSTITUTO LAURA VICUÑA DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS a As Funções da linguagem na construção 25/02 ser apresenta em texto. slides:20 Pontos LITERATURA PRODUÇÃO DE TEXTO MATEMATICA 11/03

Leia mais

Ano: 9º Turma: 91 / 92

Ano: 9º Turma: 91 / 92 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): SUELI COSTA Ano: 9º Turma: 91 / 92 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO

CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO Colégio ÁGUIA CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO Acentuação gráfica Crase Ortografia Pronome Conjunção Funções da linguagem Gênero narrativo Texto argumentativo Texto

Leia mais

PROGRAMA PARA O PRP 03 1ª Série do Ensino Médio

PROGRAMA PARA O PRP 03 1ª Série do Ensino Médio PROGRAMA PARA O PRP 03 1ª Série do Ensino Médio - Arcadismo e Conjunção. - Arcadismo; - Romantismo; - Conjunção; - Verbo; - Advérbio; - Iracema. - Arcadismo; - Romantismo; - Conjunção; - Verbo; - Advérbio;

Leia mais

PROVÃO 1 BIMESTRE CONTEÚDOS 2014

PROVÃO 1 BIMESTRE CONTEÚDOS 2014 6º ANO ALFA E BETA DO EF CIÊNCIAS: Grupo 3: Teoria páginas 119 a 131, e atividades páginas 132 a 138. Grupo 2 Fonema e Letras; Encontros consonantais e encontros vocálicos. PORTUGUÊS: Grupo 3 Definição

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades Estrutura atômica I (Unid. 02 e 3) COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO

Leia mais

6ª Série/Ensino Fundamental

6ª Série/Ensino Fundamental 6ª Série/Ensino Fundamental ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO /DEZEMBRO 2013 CIÊNCIAS NATURAIS: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA répteis; mamíferos. REDAÇÃO: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA Leitura e interpretação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN Curso Tutoria de nivelamento em Biologia Campus Centro Carga horária: 30h Tutor: Karoline Marques Cabral (e-mail: karol.m.cabral@gmail.com) Orientadores: Profª Kyria Cilene de Andrade Bortoleti (e-mail:

Leia mais

Lista de conteúdos que serão cobrados nas avaliações da 2ª etapa. Avaliação II

Lista de conteúdos que serão cobrados nas avaliações da 2ª etapa. Avaliação II DISCIPLINA: INGLÊS Lista de conteúdos que serão cobrados nas avaliações da 2ª etapa. Avaliação II Vocábulario Fazer frase afirmativano simple present Regras do s, es ies Thereis e There are Imperativo

Leia mais

DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015

DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015 DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015 DISCIPLINA TA CONTEÚDO E TAREFAS QUE FORAM TRABALHADOS EM SALA DESCRIÇÃO TAREFA PARA CASA TA MATEMÁTICA 06/10 Correção do DNA e atividade em dupla da apostila Terminar

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2012, apresentará uma redação e 180 questões objetivas, divididas nas quatro áreas do conhecimento: - Ciências

Leia mais

1 ANO REGULAR (ETAPA) Disciplina Professor (a)

1 ANO REGULAR (ETAPA) Disciplina Professor (a) de Recuperação Ensino Médio Regular e Técnico 1 ANO REGULAR (ETAPA) Disciplina Professor (a) Matemática Ricardo Apostila 3 aulas 47 a 48 e Apostila 4 aulas 57 a 61 Inequações do 1 e 2 Grau inequações produto

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 1 o Ano (TAB) Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Senhores pais e alunos, Estaremos realizando as Verificações Bimestrais do 3 o bimestre no período de 21/09 a 25/09/2015.

Leia mais

Assunto de Recuperação 2012

Assunto de Recuperação 2012 Assunto de Recuperação 2012 Ensino Fundamental II Português 6º ANO 1. Substantivos biformes e uniformes 2. Conjunções 3. Advérbios 4. Pronomes pessoais e possessivos 5. Pretérito perfeito e imperfeito

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2015 L. PORTUGUESA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2015 L. PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2015 L. PORTUGUESA Comunicação e Linguagem; Língua Falada e Língua Escrita; Percepção artística; Elementos da Comunicação; Funções da Linguagem; Denotação

Leia mais