REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano"

Transcrição

1 Língua Portuguesa - Perceber as modificações realizadas nas antigas regras de acentuação, fixando as que permanecem inalteradas pelo novo acordo ortográfico; - Conhecer as classes gramaticais; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar as flexões do substantivo, trabalhando a formação do plural dos substantivos compostos; - Apresentar as duas regras básicas de concordância do adjetivo com o substantivo; - Diferenciar o artigo definido do artigo indefinido; - Entender o uso funcional do numeral; - Entender o papel fundamental que os pronomes desempenham no estabelecimento das relações de sentido e de coesão textual; - Conceituar pronome; - Entender o papel dos pronomes pessoais nos processos de interlocução; - Ressaltar a possibilidade de ambiguidade que os pronomes possessivos podem gerar; - Identificar os pronomes de tratamento; - Demonstrar a importância dos pronomes demonstrativos e relativos no estabelecimento dos vínculos de coesão e progressão textuais; - Utilizar adequadamente os pronomes interrogativos; - Conhecer os pronomes indefinidos Língua Portuguesa - Perceber as modificações realizadas nas antigas regras de acentuação, fixando as que permanecem inalteradas pelo novo acordo ortográfico; - Conhecer as classes gramaticais; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar as flexões do substantivo, trabalhando a formação do plural dos substantivos compostos; - Apresentar as duas regras básicas de concordância do adjetivo com o substantivo; - Diferenciar o artigo definido do artigo indefinido; - Entender o uso funcional do numeral; - Entender o papel fundamental que os pronomes desempenham no estabelecimento das relações de sentido e de coesão textual; - Conceituar pronome; - Entender o papel dos pronomes pessoais nos processos de interlocução; - Ressaltar a possibilidade de ambiguidade que os pronomes possessivos podem gerar; - Identificar os pronomes de tratamento; - Demonstrar a importância dos pronomes demonstrativos e relativos no estabelecimento dos vínculos de coesão e progressão textuais; - Utilizar adequadamente os pronomes interrogativos; - Conhecer os pronomes indefinidos

2 Redação - Reconhecer a tese defendida em textos dissertativos; - Identificar e praticar diferentes modos de exposição de ideias; - Identificar a linguagem dissertativa e praticar sua utilização adequada; - Praticar a tomada de posição diante do tema. Redação - Reconhecer a tese defendida em textos dissertativos; - Identificar e praticar diferentes modos de exposição de ideias; - Identificar a linguagem dissertativa e praticar sua utilização adequada; - Praticar a tomada de posição diante do tema.

3 Literatura - Relacionar poemas a movimentos literários. - Apontar características das cantigas. - Analisar poemas árcades. - Verificar intertextualidade e metalinguagem. Literatura - Relacionar poemas a movimentos literários. - Apontar características das cantigas. - Analisar poemas árcades. - Verificar intertextualidade e metalinguagem.

4 Matemática - Utilizar modelos e representações matemáticas para representar situações. - Utilizar, por exemplo, diagrama de Venn e relações de inclusão para modelar situações envolvendo dados de uma pesquisa estatística. - Identificar informações apresentadas através de sentenças matemáticas. - Ler e interpretar diferentes linguagens e representações: sentenças, gráficos, equações, esquemas. - Trabalhar o conceito de proporcionalidade, identificando o padrão em sua representação algébrica. - Reconhecer as curvas por suas representações e entre elas identificar a que corresponde à parábola. - Analisar os elementos da parábola por meio das características de sua representação algébrica. - Retomar os conceitos de valor absoluto e relativo, agora envolvendo expressões algébricas e suas representações gráficas. - Descobrir os padrões nos quais se apoia uma sequência de valores numéricos e generalizá-los. - Identificar situações práticas que envolvam tais padrões. Matemática - Utilizar modelos e representações matemáticas para representar situações. - Utilizar, por exemplo, diagrama de Venn e relações de inclusão para modelar situações envolvendo dados de uma pesquisa estatística. - Identificar informações apresentadas através de sentenças matemáticas. - Ler e interpretar diferentes linguagens e representações: sentenças, gráficos, equações, esquemas. - Trabalhar o conceito de proporcionalidade, identificando o padrão em sua representação algébrica. - Reconhecer as curvas por suas representações e entre elas identificar a que corresponde à parábola. - Analisar os elementos da parábola por meio das características de sua representação algébrica. - Retomar os conceitos de valor absoluto e relativo, agora envolvendo expressões algébricas e suas representações gráficas. - Descobrir os padrões nos quais se apoia uma sequência de valores numéricos e generalizá-los. - Identificar situações práticas que envolvam tais padrões.

5 Biologia - Determinar as características da mitose e meiose. - Diferenças entre mitose e meiose. - Importância do crossing over. - Ácidos nucleicos - tipos, características de cada molécula, duplicação do DNA, Cromossomos, tipos, classificação, células haplóides, células diplóides. Biologia - Determinar as características da mitose e meiose. - Diferenças entre mitose e meiose. - Importância do crossing over. - Ácidos nucleicos - tipos, características de cada molécula, duplicação do DNA, Cromossomos, tipos, classificação, células haplóides, células diplóides.

6 Química - Diagrama de estados físicos da matéria, ponto de fusão (temperatura de fusão) e ponto de ebulição (temperatura de ebulição) (livro páginas: 59 e 60). - Leis Ponderais (Lei de Lavoisier e Lei de Proust) (livro páginas: 106 a 108). - Teorias atômicas (Dalton, Thomson e Rutherford) (livro páginas: 120 a 126). - Semelhanças atômicas (isótopos, isóbaros e isótonos) ((livro páginas: 134 a 136). - Tabela Periódica atual (períodos, grupos, elementos representativos, elementos de transição e elementos de transição interna) ((livro páginas: 167 a 176). - Propriedades periódicas ((livro páginas: 182 a 188). - Ligações entre átomos (iônica e molecular) ((livro páginas: 202 a 204 e 211 a 214). - Formulas eletrônica e estrutural de compostos covalentes. ((livro páginas: 215 a 217). - Ligações intermoleculares ((livro páginas: 257 a 260). - Reações com óxidos ((livro páginas: 327 e 328). - Reações de neutralização total entre ácido e base. ((livro páginas: 319 e 320). - Ionização de ácidos ((livro página: 279). - Dissociação de Bases (livro página: 279). - Indicadores e escala de ph (livro página: 292).

7 Física Cinemática - Identificar os conceitos de movimento, repouso e trajetória dependentes do referencial adotado. - Calcular a velocidade escalar média de um móvel que realiza um movimento uniforme. - Calcular a aceleração num movimento variado uniformemente. - Aplicar as equações do movimento uniformemente variado na análise do movimento vertical no vácuo. Dinâmica - Aplicar as leis de Newton na descrição do movimento. - Diferenciar a massa e o peso de um corpo. - Analisar sistemas mecânicos com e sem atrito. Trabalho e energia - Definir trabalho de uma força. - Calcular o trabalho para uma força constante e variável. - Aplicar o teorema da energia cinética em problemas. - Calcular a energia cinética, potencial gravitacional e a energia mecânica. - Analise de sistemas conservativos.

8 Geografia - Cartografia: elementos do mapa; tipos de mapas; projeções cartográficas e técnicas de projeções. - Indústrias: as três etapas da industrialização; as novas regiões industriais; tecnopolos. - Fontes de Energia: renováveis e não-renováveis; principais características; o papel do petróleo; fontes sujas e fontes limpas. - Transportes e Telecomunicações: principais tipos e importância. - Setores da Economia: primário, secundário e Terciário. - Comércio Internacional: Exportação X Importação (balança comercial); commodities; valor agregado; integração entre economias; globalização. - Agrossistemas: tradicionais, modernos e alternativos. - Estrutura fundiária do Brasil e seus problemas. - Organizações Internacionais: ONU; OMC; FMI. - Grupo dos Sete e Grupo dos Oito. - Ordem Mundial: Bipolar e Multipolar. - A Litosfera: placas tectônicas; agentes do Relevo (Internos e Externos); Estrutura geológica e Relevo. Geografia - Cartografia: elementos do mapa; tipos de mapas; projeções cartográficas e técnicas de projeções. - Indústrias: as três etapas da industrialização; as novas regiões industriais; tecnopolos. - Fontes de Energia: renováveis e não-renováveis; principais características; o papel do petróleo; fontes sujas e fontes limpas. - Transportes e Telecomunicações: principais tipos e importância. - Setores da Economia: primário, secundário e Terciário. - Comércio Internacional: Exportação X Importação (balança comercial); commodities; valor agregado; integração entre economias; globalização. - Agrossistemas: tradicionais, modernos e alternativos. - Estrutura fundiária do Brasil e seus problemas. - Organizações Internacionais: ONU; OMC; FMI. - Grupo dos Sete e Grupo dos Oito. - Ordem Mundial: Bipolar e Multipolar. - A Litosfera: placas tectônicas; agentes do Relevo (Internos e Externos); Estrutura geológica e Relevo.

9 História - Analisar a Era Napoleônica e sua relação com a História do Brasil. - Diferenciar as Revoltas separatistas ocorridas durante o período colonial brasileiro. - Analisar o processo de independência do Brasil e as estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais do Período Joanino e do I Reinado. - Identificar continuidades e rupturas durante o I Reinado. História - Analisar a Era Napoleônica e sua relação com a História do Brasil. - Diferenciar as Revoltas separatistas ocorridas durante o período colonial brasileiro. - Analisar o processo de independência do Brasil e as estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais do Período Joanino e do I Reinado. - Identificar continuidades e rupturas durante o I Reinado.

10 Inglês - Localizar informações específicas no texto. - Diferenciar e usar corretamente os tempos verbais no passado simples e presente simples. ( Simple past and simple presente) - Empregar corretamente as preposições de lugar e movimento. - Reconhecer nacionalidades. - Aplicar adjective e possessive pronouns em frases - Reconhecer e aplicar o uso das tag questions. Inglês - Localizar informações específicas no texto. - Diferenciar e usar corretamente os tempos verbais no passado simples e presente simples. ( Simple past and simple presente) - Empregar corretamente as preposições de lugar e movimento. - Reconhecer nacionalidades. - Aplicar adjective e possessive pronouns em frases - Reconhecer e aplicar o uso das tag questions.

11 Espanhol - Saber apresentar-se e cumprimentar em espanhol. - Saber as nacionalidades em espanhol. - Utilizar os pronomes pessoais de forma adequada a cada contexto e distinguir as formas de tratamento sabendo criar situações de comunicação formal e informal. - Saber conjugar os verbos mais usados em espanhol e aplicá-los nas frases corretamente. - Aplicar corretamente as conjunções Y/E, O/U. - Reconhecer as contrações e aprender a utilizá-las corretamente. - Saber as diferenças entre muy e mucho, aplicando-os corretamente de acordo com cada contexto. - Saber escrever e pronunciar corretamente roupas e acessórios em espanhol. - Conhecer as pessoas da família em espanhol. - Conhecer as profissões e saber o que cada uma realiza. - Ler e interpretar textos através das habilidades de compreensão de leitura e expressões escrita e oral. Espanhol - Saber apresentar-se e cumprimentar em espanhol. - Saber as nacionalidades em espanhol. - Utilizar os pronomes pessoais de forma adequada a cada contexto e distinguir as formas de tratamento sabendo criar situações de comunicação formal e informal. - Saber conjugar os verbos mais usados em espanhol e aplicá-los nas frases corretamente. - Aplicar corretamente as conjunções Y/E, O/U. - Reconhecer as contrações e aprender a utilizá-las corretamente. - Saber as diferenças entre muy e mucho, aplicando-os corretamente de acordo com cada contexto. - Saber escrever e pronunciar corretamente roupas e acessórios em espanhol. - Conhecer as pessoas da família em espanhol. - Conhecer as profissões e saber o que cada uma realiza. - Ler e interpretar textos através das habilidades de compreensão de leitura e expressões escrita e oral.

12 Filosofia/Sociologia - Entender o surgimento da consciência e da formação de identidade. - Compreender os três passos da filosofia e que pensar e forma leviana se diferencia do questionamento ativo. - Percepção das diferenças entre senso comum e senso crítico. - Compreensão do mito à ciência as visões de mundo do Homem. - Compreensão da Dúvida como uma atitude filosófica diante das coisas e ponto de partida. - Entender os modos de consciência e nossa diferença com os animais. Filosofia/Sociologia - Entender o surgimento da consciência e da formação de identidade. - Compreender os três passos da filosofia e que pensar e forma leviana se diferencia do questionamento ativo. - Percepção das diferenças entre senso comum e senso crítico. - Compreensão do mito à ciência as visões de mundo do Homem. - Compreensão da Dúvida como uma atitude filosófica diante das coisas e ponto de partida. - Entender os modos de consciência e nossa diferença com os animais.

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 134, Toledo PR Fone: 377-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA SÉRIE: 1ª SÉRIE E.M. PROFESSOR: Paulo

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º FÍSICA 1ª CAIONE 1º Bimestre: MÓDULOS 2... MÉTODO DA POLIGONAL 3... REGRA DO PARALELOGRAMO 4... DECOMPOSIÇÃO VETORIAL E DIFERENÇA VETORIAIS 5... INTRODUÇÃO À DINÂMICA E PRIMEIRA LEI DE NEWTON 6... SEGUNDA

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano Língua Portuguesa - Definir adequadamente a função sintática que cada termo exerce dentro de uma oração; - Distinguir as orações adjetivas; - Reconhecer o período composto por coordenação; - Diferenciar

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto.

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto. LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros textuais e literários, verbais e não verbais, realizando inferências, e comparando-os, considerando os recursos expressivos

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014.

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Classes de palavras: - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente BIOLOGIA I TRIMESTRE A descoberta da vida Biologia e ciência Origem da vida

Leia mais

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos)

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos) Série: 6º Ano CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTLA/2º CICLO CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014 Disciplina: Português Variedades linguísticas(formal e informal)

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO BIOLOGIA 1. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA 1.1. Substâncias inorgânicas:

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 1º ANO BIOLOGIA Origem da vida Citologia Teoria da geração espontânea e biogênese. Teoria de Oparin e Haldane. Panspermia. Criacionismo. Os primeiros seres vivos. Água. Sais

Leia mais

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA PROVA DE NÍVEL - 2 ANO Coletando informações sobre a Turma; Onde usamos os números. Produção e interpretação de texto; Escrita 27/02 LINGUA PORTUGUESA cursiva/bastão; Família silábica B e D; Rimas, Símbolos

Leia mais

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO IMPORTANTE!!! O ALUNO DEVE ESTUDAR ALÉM DOS CONTEÚDOS ABAIXO, O DO CADERNO, LIVRO E CADERNO DE ATIVIDADES. Disciplina Data da prova Conteúdo Apresentação

Leia mais

Recuperação 1ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 2015 - Biologia. Biologia

Recuperação 1ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 2015 - Biologia. Biologia Recuperação ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 205 - Biologia Biologia Módulo Módulo 6 Bio Módulo 0 Bio Módulo 9 Bio Módulo 20 Bio Módulo 23 Bio Módulo 29 Bio Módulo 6 Bio 2 Módulo 0 Bio 2 Módulo

Leia mais

CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016

CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016 CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016 ALFABETO; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; SINAIS DE PONTUAÇÃO (EXCLAMAÇÃO E INTERROGAÇÃO); PLURAL; SEPARAÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Produção textual COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Tipologia textual Narração Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos; Estruturação de parágrafos: início,

Leia mais

Ética e Comportamento O que é ser empreendedor Conceitos de empreendedorismo Ferramentas de gestão CONTEÚDO DA SUPER CHANCE 2015 6º ANO

Ética e Comportamento O que é ser empreendedor Conceitos de empreendedorismo Ferramentas de gestão CONTEÚDO DA SUPER CHANCE 2015 6º ANO 6º ANO PORTUGUÊS - GUIDO *Substantivo *Graus do Substantivo(aumentativo e diminutivo) *Adjetivo *Artigo A melhor forma de entende o mundo; O planeta Terra no Universo; MATEMÁTICA - ADOLFO *Número naturais

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. ORIGEM DA TERRA 1.1. Origem da vida no Planeta Terra (principais teorias). 1.2. Fósseis,

Leia mais

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO COLÉGIO E CURSO COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Antônio Felipe, 780 Fone/Fax (44) 3421-8250 Paranavaí PR e-mail: paroquial@colegioparoquial.com.br

Leia mais

Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular.

Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. 1 D1 (B) Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. D2 (b) Explicar a inter-relação entre fotossíntese e respiração celular nas células dos organismos

Leia mais

6ª Série/Ensino Fundamental

6ª Série/Ensino Fundamental 6ª Série/Ensino Fundamental ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO /DEZEMBRO 2013 CIÊNCIAS NATURAIS: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA répteis; mamíferos. REDAÇÃO: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA Leitura e interpretação

Leia mais

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios:

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios: ANEXO II Estrutura e Referenciais da Prova de Ingresso Curso Técnico Superior Profissional em Climatização e Refrigeração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu 1. Introdução Relativamente

Leia mais

Conteúdos Avaliação Parcial III Trimestre Ensino Médio

Conteúdos Avaliação Parcial III Trimestre Ensino Médio Conteúdos Avaliação Parcial III Trimestre Ensino Médio Sociologia: 1º ano Estrutura social; Comunidades e Sistema Social. 2º ano Escola de Frankfurt; Indústria capitalista. 3º ano Mercado Globalizado;

Leia mais

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PORTUGUÊS PRIMEIRO ANO Programa da 1ª série: Interpretação de texto Linguagem figurada Trovadorismo Humanismo "Auto da barca do inferno" BIOLOGIA Características gerais

Leia mais

Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min

Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min 21/9 21/9 Inglês / Biologia Inglês / Biologia 07h00min / 10h10min

Leia mais

ROTEIRO DE CONTEÚDOS PARA ESTUDOS AUTÔNOMOS 1ª ETAPA/2011. Dicas do professor:

ROTEIRO DE CONTEÚDOS PARA ESTUDOS AUTÔNOMOS 1ª ETAPA/2011. Dicas do professor: /2011 Professor(a): Angela Velloso Disciplina: Inglês Interpretação de textos. Vocabulário: - Tour guide (p. 32, 33); - Cashier (p. 110, 111) - Synonyms (p. 40) Gramática: - Verb to be; - WH- questions;

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014 6º ANO - 17/ 03/ 2014 - Ecologia (níveis de organização; relações alimentares; cadeia e teia alimentar; relações ecológicas); 7º ANO - 17/ 03/

Leia mais

Conteúdos Programáticos IIIª Unidade- 2015 Fundamental II

Conteúdos Programáticos IIIª Unidade- 2015 Fundamental II Conteúdos Programáticos IIIª Unidade- 2015 Fundamental II 6º ano Matemática Módulo 1, 2 e 3. Módulo 3 e 4. Módulo 1, 2, 3 e 4. Espanhol Texto informativo; Características físicas y de carácter; La família;

Leia mais

2014 Fundamental II ------Conteúdo e Datas 3 ª Etapa Substitutiva. Disciplina Data Conteúdo

2014 Fundamental II ------Conteúdo e Datas 3 ª Etapa Substitutiva. Disciplina Data Conteúdo 2014 Fundamental II ------Conteúdo e Datas 3 ª Etapa Substitutiva Disciplina Data Conteúdo Filosofia Sócrates. Estado de Israel e Palestina. 6 A/B 30/10 Trecho do filme Matrix. Mito da caverna: Platão.

Leia mais

Planejamento da Recuperação Final - 2013. Turma: 102

Planejamento da Recuperação Final - 2013. Turma: 102 Professor: Marcos A. Loureiro Nº de aulas: 03 Disciplina: BIOLOGIA Turma: 102 1ºaula: data: _02_/ 12 /2013 nº de aulas no dia ( 01 ) Esclarecer dúvidas referentes a quatro capítulos da Apostila (1º Trimestre).

Leia mais

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades.

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades. ANEXO I - PROGRAMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS E DE REDAÇÃO Prova (Todos os Cursos) Trabalhando em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, o UNIFEMM entende que as avaliações do processo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático)

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático) 1 A N E XO II (Do Conteúdo Programático) 2 Cargos: CARPINTEIRO, COZINHEIRA, PADEIRO, PINTOR (LETRISTA). Português: Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica.

Leia mais

CONTEÚDO DA PU I UNIDADE 6º ANO

CONTEÚDO DA PU I UNIDADE 6º ANO 6º ANO - Interpretação textual; - Substantivo: Flexão (gênero, número e grau); - Encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, letra-fonemas. - Cap. 1 Adição e subtração; - Cap. 2 Multiplicação e divisão;

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio São Paulo, 6 de abril de 2015. Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio 1 a Série A Matemática - Profa. Silvia - (Setor A) Resolução de problemas com conjuntos (diagramas); propriedades da potenciação e da

Leia mais

6º ANO VP1 REDAÇÃO E INGLÊS (11/04) VP2 LÍNGUA PORTUGUESA (25/04)

6º ANO VP1 REDAÇÃO E INGLÊS (11/04) VP2 LÍNGUA PORTUGUESA (25/04) 6º ANO REDAÇÃO - Conto INGLÊS - Pronouns (Demonstrative Subject Possessive Adjective) Verb to Be (Affirmative/Interrogative/Negative) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Leitura e compreensão de textos narrativos

Leia mais

Conteúdos de Recuperação. 6º ano

Conteúdos de Recuperação. 6º ano Conteúdos de Recuperação 6º ano Português Prof. Ubirajara Análise do texto; Sílabas tônicas; Substantivos; Adjetivos; Verbos; Advérbios. Matemática Profª Rafaella Números racionais na forma de fração Simplificação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades Estrutura atômica I (Unid. 02 e 3) COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO

Leia mais

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios,

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios, Prezados colégios, Buscando atender a demanda por GeekieTestes para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, elaboramos nossa Matriz Geekie de Avaliação para 2014. Nela, buscamos contemplar os principais conteúdos

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

PROFESSOR PAULO RODRIGUES

PROFESSOR PAULO RODRIGUES MATEMÁTICA MATEMÁTICA Conjuntos (Capítulo 1). Funções (Capítulo 3). Função Afim (Capítulo 4). Função Quadrática (Capítulo 5). Função Modular (Capítulo 6). Função Exponencial (Capítulo 8). Função Logarítmica

Leia mais

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 1ª SÉRIE

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 1ª SÉRIE FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 1ª SÉRIE Disciplina: Redação Turmas: 101, 102 e 103 Profª: Maria Luiza Livro 1: Gêneros do discurso / Tipos de Composição Objetivo: identificar gêneros textuais

Leia mais

Análise dos Vestibulares

Análise dos Vestibulares Análise dos Vestibulares

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS S DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem

Leia mais

ANEXO I DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANDRADINA DOS PROGRAMAS E DAS BIBLIOGRAFIAS REFERENTES ÀS PROVAS A SEREM APLICADAS.

ANEXO I DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANDRADINA DOS PROGRAMAS E DAS BIBLIOGRAFIAS REFERENTES ÀS PROVAS A SEREM APLICADAS. ANEXO I DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANDRADINA DOS PROGRAMAS E DAS BIBLIOGRAFIAS REFERENTES ÀS PROVAS A SEREM APLICADAS. Os itens das provas objetivas avaliarão habilidades mentais que vão além do mero conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 1ª SÉRIE - 06/ 08/ 2014 - Capítulo 6 Citoplasma e organelas citoplasmáticas; - Capítulo 7 Núcleo e cromossomos; - Capítulo 8 Divisão celular:

Leia mais

Qualidade em Educação

Qualidade em Educação Ensino Fundamental 5ª Série - Interpretação Textual. - Frases: tipos de frase: declarativa, interrogativa, exclamativa, imperativa e optativa. - Substantivo: Conceito e classificação. - Escrita e fala:

Leia mais

Planejamento do 1º Bimestre. 6º Ano A. Tema: Respeito social, institucional, pessoal e profissional.

Planejamento do 1º Bimestre. 6º Ano A. Tema: Respeito social, institucional, pessoal e profissional. Planejamento do 1º Bimestre 6º Ano A Tema: Respeito social, institucional, pessoal e profissional. Subtema: Respeito instituindo democracia na sociedade. Questionamentos: Como fortalecer o respeito e a

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As Faculdades Senac Minas, com o intuito de atender às diversas demandas, oferece à comunidade dois processos vestibular: o vestibular e o vestibular agendado. Ambos os processos buscam selecionar

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO Português: Interpretação de textos; Sinônimos; Tipos de frases; Discurso direto e indireto; Sentido conotativo e sentido denotativo; Variedades linguísticas,

Leia mais

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 2º ANO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 2º ANO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 2º ANO ENSINO MÉDIO IMPORTANTE!!! O ALUNO DEVE ESTUDAR ALÉM DOS CONTEÚDOS ABAIXO, O DO CADERNO, LIVRO E CADERNO DE ATIVIDADES. Disciplina Data da prova Conteúdo Apresentação

Leia mais

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - 2013. Plano de Ensino

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - 2013. Plano de Ensino Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS Turma: A / B / C / D /E SÉRIE/ANO: 8ª / 9º Turno: MATUTINO Bimestral: 1º / 2º / 3º / 4º Anual: 2013 Professor: MÁRIO CÉSAR CASTRO E-mail:

Leia mais

CONTEÚDO PARA REVISÃO DA PROVA - 1ª SÉRIE (1101)

CONTEÚDO PARA REVISÃO DA PROVA - 1ª SÉRIE (1101) CONTEÚDO PARA REVISÃO DA PROVA - 1ª SÉRIE (1101) ARTE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO SUBSTANTIVO TEXTO NARRATIVO TEXTO MODELO ENEM Gêneros literários, texto literário e não literário, Barroco, Quinhentismo, figuras

Leia mais

-2013- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2013- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2013- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

Programa de Provas Módulo I

Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

1º Ano A e B do Ensino Médio

1º Ano A e B do Ensino Médio 1º Ano A e B do Ensino Médio Recife, 12 de junho de 2015. A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino ( Mere Abramowicz). Prezados

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Cartaz publicitário. Preposição, conjunção e advérbio. Biografia e poema Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Artigo de divulgação científica e charge. Tipos de predicado. Complementos

Leia mais

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental 3 o Ano Textos Ler, entender e interpretar contos infantis e textos informativos. Gramática Será dada ênfase à aplicação, pois ela é entendida como instrumento para que o aluno se expresse de maneira adequada

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 Nome: Nº 6º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 2.0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

GEOGRAFIA. transformadas

GEOGRAFIA. transformadas GEOGRAFIA Disciplina A (currículo atual 2008) Disciplina B (currículos extintos) 1ª período 59480 Cartografia Geral 68 Geografia Cartografia B 136 37230 Geografia Contida Ementa: Aborda os fundamentos

Leia mais

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR-RECIFE COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: Ciência - FÍSICA PLANO DE ENSINO ANUAL DA 9 ANO ANO LETIVO: 2015

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR-RECIFE COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: Ciência - FÍSICA PLANO DE ENSINO ANUAL DA 9 ANO ANO LETIVO: 2015 1 09/02/12 - Início do 1 Ano Letivo 25 de abril 1) INTRODUÇÃO A FÍSICA (Divisões da Física, Grandezas Físicas, Unidades de Medida, Sistema Internacional, Grandezas Escalares e Vetoriais; 2) CONCEITOS BASICOS

Leia mais

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO Ano: 3º ANO Disciplina: História Professor Responsável: Wladson Quiozine OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO 1. Retomar os aspectos essenciais do conteúdo programático da disciplina de História do Ensino

Leia mais

2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa

2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa 2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa Disciplina Data Conteúdo Filosofia 1º ano 26/08 2º ano - 26/08 3º ano 26/08 Aula sobre o poder de percepção e as correntes de reflexão. com questões

Leia mais

Assunto de Recuperação 2012

Assunto de Recuperação 2012 Assunto de Recuperação 2012 Ensino Fundamental II Português 6º ANO 1. Substantivos biformes e uniformes 2. Conjunções 3. Advérbios 4. Pronomes pessoais e possessivos 5. Pretérito perfeito e imperfeito

Leia mais

1º E 2º ANO EM - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS (TRAZER DICIONÁRIO INGLÊS- PORTUGUÊS)

1º E 2º ANO EM - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS (TRAZER DICIONÁRIO INGLÊS- PORTUGUÊS) INGLÊS - PROFESSOR EDUARDO 4ª ANO: UNIDADES 5-6- 7 E 8 5ª ANO: UNIDADES 5-6- 7 E 8 6ª ANO: UNIDADES 1-2- 3-4 -6 E 8. 7ª ANO: UNIDADES 3-4-5-6 E 7. 8ª ANO: UNIDADES 2-3-4-6 E 7. PÁGINA 160 9ª ANO: 2 ÉPOCA

Leia mais

Áreas relevantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do ISVOUGA

Áreas relevantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do ISVOUGA Anexo I Cursos Técnicos Superiores Profissionais do ISVOUGA (2015/16) Gestão Comercial e Vendas Contabilidade e Fiscalidade Produção Industrial Serviços Jurídicos Criação e Gestão de Negócios Comunicação

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

Objetivos de Aprofundamento:

Objetivos de Aprofundamento: OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (conto, poema, história em quadrinhos e anedota), identificando os mecanismos estruturais da narrativa.

Leia mais

CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO

CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO Colégio ÁGUIA CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO Acentuação gráfica Crase Ortografia Pronome Conjunção Funções da linguagem Gênero narrativo Texto argumentativo Texto

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA COLÉGIO ESTADUAL BARBOSA FERRAZ Ensino Médio, Normal e Profissional Rua Rio Grande do Sul, 1200 Centro - Telefone: (43) 3472-5009 www.colegiobarbosa.com.br e.mail: colbarbosa@ig.com.br CEP: 86870-000 -

Leia mais

DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015

DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015 DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015 DISCIPLINA TA CONTEÚDO E TAREFAS QUE FORAM TRABALHADOS EM SALA DESCRIÇÃO TAREFA PARA CASA TA MATEMÁTICA 06/10 Correção do DNA e atividade em dupla da apostila Terminar

Leia mais

GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA)

GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA) GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (10º, 11º e 12º anos) ENSINO SECUNDÁRIO ATITUDES E VALORES Assiduidade e Pontualidade 3% Fichas de registo de observação Responsabilidade e

Leia mais

COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais. 1º ano D. Arte

COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais. 1º ano D. Arte COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais Arte -Resumo Arte feminino plural Função pragmática ou utilitária Função naturalista As linguagens artísticas

Leia mais

Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio

Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Ementa Possibilitar a compreensão do conceito, do histórico e contextualização da Geografia.

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano

CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano ARTES Arte Popular CIÊNCIAS Água (Unidade 6 - temas 1 ao 6) GEOGRAFIA Biosfera (cap. 11) HISTÓRIA China (capítulo 10) A cultura grega (capítulo 12) INGLÊS Possessive

Leia mais

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 Matérias 1º MÉDIO 2º MÉDIO 3º MÉDIO Português Figuras de Linguagem Linguagem Coloquial Normativa Formal Informal -Conectivos -Gêneros textuais Literatura: Barroco,Arcadismo,Romantismo

Leia mais

Capítulo 1: Capítulo 3: Capítulo4: Capítulo 6: Capítulo 7: Capítulo 9: Capítulo 10: . 13, 4, 9 e 6.

Capítulo 1: Capítulo 3: Capítulo4: Capítulo 6: Capítulo 7: Capítulo 9: Capítulo 10: . 13, 4, 9 e 6. Conteúdos 9º ano para as provas finais dissertativa Português Interpretação textual Acentuação Orações coordenadas Orações subordinadas: substantivas, adverbiais e adjetivas Regência verbal e Nominal Figuras

Leia mais

Língua Portuguesa. História Geografia. Matemática Ciências

Língua Portuguesa. História Geografia. Matemática Ciências II UNIDADE - 3ºM1 - Data: 20/08 (Exatas) - 21/08 (Humanas) Nos dias 20 e 21 de agosto, acontecerá a nossa 5ª Verificação Parcial de Aprendizagem da II Unidade. HUMANAS (21/08) EXATAS (20/08) Ciências.

Leia mais

JUNHO. Avaliação de História: 9º Ano C, 101, 201, 202, 301, 3012 VESPERTINO

JUNHO. Avaliação de História: 9º Ano C, 101, 201, 202, 301, 3012 VESPERTINO JUNHO Dia 01 02 MATUTINO Estudo dirigido de Espanhol: 301 03 04 05 06 07 08 MATUTINO Avaliação de História: 9º Ano C, 101, 201, 202, 301, 3012 Avaliação de CFB: 9º Anos Cap.19. Trabalho de Geografia: 3º

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012-

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- BIOLOGIA Célula, a unidade da vida. *Origem da célula. *Célula procariótica. *Célula Eucariótica. Organizando a diversidade dos seres vivos. *Regras

Leia mais

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10 11/06/2014 6º ano Nos dias 30 e 31/07 faremos o primeiro Teste Intermediário da Etapa TIE. A prova valerá 4 pontos. As Número de questões Número de questões 10 10 10 10 10 10 Interpretação de textos (trechos,

Leia mais

ENSINO MÉDIO COC. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2015 3ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO COC. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2015 3ª SÉRIE FÍSICA 1º BIMESTRE Física setor 121- Mecânica - Cinemática 3ª TERESA -Velocidade escalar média -Movimento Uniforme -Movimento uniformemente variado Física setor 122- Eletricidade - Eletrodinâmica -Corrente

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO I PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica, crase. Morfologia: classes de

Leia mais

PROGRAMA PARA O PRP 03 1ª Série do Ensino Médio

PROGRAMA PARA O PRP 03 1ª Série do Ensino Médio PROGRAMA PARA O PRP 03 1ª Série do Ensino Médio - Arcadismo e Conjunção. - Arcadismo; - Romantismo; - Conjunção; - Verbo; - Advérbio; - Iracema. - Arcadismo; - Romantismo; - Conjunção; - Verbo; - Advérbio;

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Conteúdos de recuperação Ensino Médio

Conteúdos de recuperação Ensino Médio ONGREGAÇÃO DAS IRMÃS AUXILIARES DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE Instituto São José Conteúdos de recuperação Ensino Médio Disciplina Ano Conteúdo Capítulo 1 Localização e orientação. Capítulo 2 Os mapas. Capítulo

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia ASSESSORIA TARGET IDIOMAS Especialização em línguas estrangeiras Referências: construtivismo e aprendizado de idiomas em contextos multilíngues

Leia mais

A MODELAÇÃO DE LEIS E TEORIAS CIENTÍFICAS

A MODELAÇÃO DE LEIS E TEORIAS CIENTÍFICAS A MODELAÇÃO DE LEIS E TEORIAS CIENTÍFICAS O ESPÍRITO HUMANO PROCURA LEIS E TEORIAS CIENTÍFICAS AO MENOS POR DOIS MOTIVOS Porque lhe dão um certo tipo de compreensão do real Porque lhe oferecem esquemas

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio GRAMÁTICA Fascículo 3 As palavras da nossa língua Estrutura das palavras: o Palavra, frase e texto; o Letra e fonema; o Classificação quanto

Leia mais