COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)
|
|
- Ângelo Caiado Sanches
- 6 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e magnéticas. A dinâmica do planeta Formular questões relacionadas a fenômenos naturais por meio de situações reais; Interpretar informações contidas em manuais de instrumentos e equipamentos simples para aplicá-los no dia a dia; Reconhecer a sentido histórico da ciência e da tecnologia com construções humanas; Relacionar a origem da eletricidade com o modelo atômico; Utilizar a lei de atração e de repulsão elétrica por meio da eletrização por atrito, contato e indução; Descrever as interações magnéticas e suas relações com a eletricidade. Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia como construções humanas; Compreender a ciência como uma das formas de interpretação da realidade; Compreender a natureza como um sistema de transformação; Compreender o ciclo da matéria e da energia entre os seres vivos; Formular questões relacionadas a fenômenos naturais por meio de situações reais; Relacionar as transformações e seus ciclos na natureza; Identificar e comparar a matriz energética brasileira e a mundial; Identificar as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear. Atividades individuais e/ou em grupos com objetivos iniciais e de aprofundamento, com questões sobre fenômenos ou conceitos ainda não estudados pelos alunos, ou estudados anteriormente. Atividades propostas questões de múltipla escolha, em sua maioria de vestibulares, faculdades e universidades. Experimentos práticos realizados em sala, a fim de ilustrar determinado conteúdo, facilitando assim o entendimento. 17/11 a 03/12 Avaliação (Prova) 5,0 pontos 17/09 e 06/11 Questões avaliativas 2,0 pontos 30/10 Simulado 2,0 pontos 23/09 a 09/10 Teste(s) 2,5 pontos Todas as aulas Vistos 2,0 pontos A definir Trabalho(s) 2,0 pontos 12/11 e 13/11 BIOFISMAQUI 2,5 pontos Já realizado Olimpíada do Conhecimento 2,0 pontos Poderão ocorrer mudanças nas datas acima descritas, por necessidade do(s) aluno(s), do professor e/ou da escola.
2 PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2014 a 04/12/2014 TURMA: 1º Ano DISCIPLINA: QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1)Funções Inorgânicas. Entender que a combinação de átomos do mesmo tipo ou de átomos diferentes dá origem às substâncias simples ou compostas; Reconhecer os principais ácidos, bases, sais e óxidos.; Compreender como se dá a obtenção de algumas substâncias inorgânicas. 2) Reações Químicas. Saber interpretar equações químicas balanceadas como representações para transformações químicas mais comuns; Entender e efetuar o balanceamento de equações químicas; Identificar transformações endotérmicas e exotérmicas; Explicar a conservação da massa (Lei de Lavoiser) e as proporções (Lei de Poust) em uma transformação química, relacionando com o conceito de balanceamento. 3) Quantidades em Química. Conceituar a grandeza quantidade de matéria (mol); Compreender e efetuar cálculos que envolvam as grandezas: quantidade de matéria, massa molar, volume molar e constante de Avogadro. Compreender e utilizar as unidades de medida. Atividades individuais e/ou em grupos com objetivos iniciais e de aprofundamento, com questões sobre fenômenos ou conceitos ainda não estudados pelos alunos, ou estudados anteriormente. Atividades propostas questões de múltipla escolha, em sua maioria de vestibulares, faculdades e universidades. Experimentos práticos realizados em sala, a fim de ilustrar determinado conteúdo, facilitando assim o entendimento. 17/11 a 03/12 Avaliação (Prova) 10,0 pontos 17/09 e 06/11 Questões avaliativas 4,0 pontos 30/10 Simulado 4,0 pontos 23/09 a 09/10 Teste(s) 5,0 pontos Todas as aulas Vistos 4,0 pontos A definir Trabalho(s) 4,0 pontos 12/11 e 13/11 BIOFISMAQUI 5,0 pontos Já realizado Simulando/Enem 4,0 pontos Poderão ocorrer mudanças nas datas acima descritas, por necessidade do(s) aluno(s), do professor e/ou da escola. Os conteúdos acima poderão sofrer alterações temporais, conforme necessidade do(s) aluno(s), do professor e/ou da escola.
3 PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2014 a 04/12/2014 TURMA: 2º Ano DISCIPLINA: QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1) Cinética química. 2) Radioatividade Conceitos fundamentais. 3) Equilíbrio molecular. 4) Equilíbrio Iônico. Caracterizar o modelo cinético-molecular; Aplicar o modelo cinético molecular para compreender e explicar algumas propriedades específicas dos materiais; Utilizar o modelo cinético-molecular para representar os estados físicos e mudanças de fases. Compreender os fenômenos radioativos a partir das interações existentes entre as partículas do núcleo do átomo; Reconhecer as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear; Identificar a natureza dos fenômenos nucleares e de suas respectivas emissões; Aplicar a lei de Soddy-Fajans e o conceito de meia-vida. Identificar os fenômenos que concorrem para que uma reação química seja reversível ou não; Reconhecer o equilíbrio químico nas reações químicas e fazer previsões sobre sua mudança; Prever o sentido do deslocamento de um equilíbrio químico, aplicando o Princípio de Le Chatelier; Identificar os fatores que afetam o estado de equilíbrio, a partir de equações que representam sistemas em equilíbrio; Utilizar tabelas de constantes de equilíbrio para identificar ou fazer previsões sobre o comportamento de substâncias nas reações químicas. Reconhecer o equilíbrio iônico H + e OH - (ph e poh). Identificar ácidos e bases fortes de ácidos e bases fracos, com base em constantes de equilíbrio. Escrever a equação de dissociação de ácidos e bases e a correspondente expressão da constante de equilíbrio. Atividades individuais e/ou em grupos com objetivos iniciais e de aprofundamento, com questões sobre fenômenos ou conceitos ainda não estudados pelos alunos, ou estudados anteriormente. Atividades propostas questões de múltipla escolha, em sua maioria de vestibulares, faculdades e universidades. Experimentos práticos realizados em sala, a fim de ilustrar determinado conteúdo, facilitando assim o entendimento. 17/11 á 03/12 Avaliação (Prova) 10,0 pontos 17/09 e 06/11 Questões avaliativas 4,0 pontos 30/10 Simulado 4,0 pontos 23/09 á 09/10 Teste(s) 5,0 pontos Todas as aulas Vistos 4,0 pontos A definir Trabalho(s) 4,0 pontos 12/11 e 13/11 BIOFISMAQUI 5,0 pontos Já realizado Simulando/ENEM 4,0 pontos Os conteúdos acima poderão sofrer alterações temporais, conforme necessidade do(s) aluno(s), do professor e/ou da escola.
4 PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2014 a 04/12/2014 TURMA: 3º Ano DISCIPLINA: QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1) Reações Orgânicas. Reconhecer sabões e detergentes mais comuns. Identificar as fórmulas estruturais de sabões e detergentes mais comuns. Relacionar a ação de sabões com as propriedades dos grupos funcionais presentes em suas estruturas, considerando as interações intermoleculares. 2) Biomoléculas e Reconhecer polímeros mais comuns. Polímeros. Reconhecer as fórmulas estruturais de alguns polímeros mais comuns. Identificar o uso de alguns polímeros como: celulose, polietileno, poliestireno, PVC, náilon e borrachas. 3 - REVISIONAL: 3.1) Propriedades dos materiais, sistemas e misturas 3.2) Estrutura dos átomos e tabela periódica. 3.3) Ligações químicas e forças intermoleculares. Reconhecer a origem e ocorrência de materiais; Identificar propriedades específicas e a diversidade dos materiais; Identificar as propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição; Identificar as propriedades físicas densidade e solubilidade. Saber como são constituídas as misturas; Reconhecer métodos físicos de separação de misturas. Saber como são constituídas as substâncias. Conceituar elemento químico; Reconhecer a ocorrência de uma transformação química; Reconhecer a conservação do número de átomos em uma transformação química; Representar um elemento químico qualquer a partir de seu símbolo e número atômico; Usar a Tabela Periódica para reconhecer os elementos, seus símbolos e as características de substâncias elementares; Representar as partículas do átomo: prótons, elétrons e nêutrons; Representar isótopos; Aplicar modelos para compreendera Lei de Lavoisier e Proust; Compreender os modelos atômicos. Compreender os modelos de ligação. Reconhecer substâncias metálicas por meio de suas propriedades e usos. Reconhecer substâncias iônicas por meio de suas propriedades e usos. Reconhecer os constituintes das substâncias iônicas e sua representação por meio de fórmulas Caracterizar as substâncias iônicas por meio de modelos Reconhecer substâncias moleculares e covalentes por meio de suas propriedades e usos. Caracterizar as substâncias covalentes e moleculares por meio de modelos Compreender a geometria de moléculas. Compreender a polaridade de moléculas e de ligações. Compreender modelos de interações intermoleculares. Caracterizar as interações intermoleculares (dipolo permanente - dipolo instantâneo dipolo induzido, ligação de hidrogênio). Compreender as características do modelo de interações intermoleculares. Identificar a relatividade da intensidade das interações nas substâncias moleculares. 3.4) Funções e reações inorgânicas. Reconhecer os principais ácidos, bases, sais e óxidos. Compreender como se dá a obtenção de algumas substâncias inorgânicas. Saber interpretar equações químicas balanceadas como representações para
5 transformações químicas mais comuns; Entender e efetuar o balanceamento de equações químicas; Identificar transformações endotérmicas e exotérmicas; Explicar a conservação da massa (Lei de Lavoiser) e as proporções (Lei de Poust) em uma transformação química, relacionando com o conceito de balanceamento. 3.5) Representação das Conceituar a grandeza quantidade de matéria (mol); transformações químicas. Compreender e efetuar cálculos que envolvam as grandezas: quantidade de matéria, massa molar, volume molar e constante de Avogadro. Compreender e utilizar as unidades de medida. Compreender os conceitos de reagente em excesso e reagente limitante e, ainda, rendimento de uma reação, e relacioná-los com seus cálculos. Conhecer variáveis de estado de um gás: temperatura, volume e pressão e suas conversões; Compreender as leis dos gases e seus cálculos; Conhecer e utilizar a lei Avogadro e a equação de Clayperon; Identificar misturas de gases e conhecer seus cálculos. 3.6) Soluções. Reconhecer relações entre quantidades de massa e volume envolvidas em uma solução. Compreender informações contidas em rótulos relacionadas a soluções. Compreender os aspectos relacionados à quantidade de energia absorvida ou liberada no fenômeno da dissolução. Compreender a relação entre as quantidades de matéria e massa envolvida nas soluções: concentração mol/l. Compreender os procedimentos utilizados para efetuar cálculos de concentração de soluções. Identificar os fenômenos de volatilidade e pressão de vapor. Reconhecer os processos que alteram os valores da temperatura de ebulição e congelamento de substâncias líquidas. 3.7) Termoquímica. Compreender que há calor envolvido nas transformações de estado físico e transformações químicas. Saber que nas TQ a energia térmica do sistema inicial pode ser diferente da energia do sistema do final. Identificar transformações endotérmicas e exotérmicas. Reconhecer, por meio de experimentos simples, quando há produção ou consumo de calor em uma transformação química; Saber diferenciar processo endotérmico de exotérmico. Saber que para cada transformação química existe um valor de energia associado. Reconhecer que toda transformação química ocorre com consumo ou com produção de energia. Reconhecer que em toda transformação química ocorre absorção e produção de energia por causa do rearranjo dos átomos. Distinguir transformação química endotérmica e exotérmica pela quantidade de calor gerada ou absorvida ao final do processo. 3.8) Dinâmica das Caracterizar o modelo cinético-molecular; transformações químicas. Aplicar o modelo cinético molecular para compreender e explicar algumas propriedades específicas dos materiais; Utilizar o modelo cinético-molecular para representar os estados físicos e mudanças de fases. 3.9) Radioatividade. Compreender os fenômenos radioativos a partir das interações existentes entre as partículas do núcleo do átomo; Reconhecer as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear; Identificar a natureza dos fenômenos nucleares e de suas respectivas emissões; Aplicar a lei de Soddy-Fajans e o conceito de meia-vida 3.10) Transformação química e equilíbrio. Identificar os fenômenos que concorrem para que uma reação química seja reversível ou não; Reconhecer o equilíbrio químico nas reações químicas e fazer previsões sobre sua mudança; Prever o sentido do deslocamento de um equilíbrio químico, aplicando o Princípio de Le Chatelier; Identificar os fatores que afetam o estado de equilíbrio, a partir de equações que representam sistemas em equilíbrio; Utilizar tabelas de constantes de equilíbrio para identificar ou fazer previsões sobre o comportamento de substâncias nas reações químicas. Reconhecer o equilíbrio iônico H + e OH - (ph e poh).
6 Identificar ácidos e bases fortes de ácidos e bases fracos, com base em constantes de equilíbrio. Escrever a equação de dissociação de ácidos e bases e a correspondente expressão da constante de equilíbrio. 3.11) Eletroquímica. Transformações que envolvem produção de energia; Compreender o princípio básico de funcionamento de uma pilha eletroquímica. Compreender os procedimentos utilizados para efetuar cálculos de força eletromotriz de pilhas. Compreender o princípio básico de funcionamento de uma eletrólise. 3.12) Cadeias carbônicas e funções Reconhecer as substâncias que apresentam as principais funções orgânicas e algumas de suas características. orgânicas. Identificar o grupo funcional das substâncias orgânicas mais comuns (hidrocarbonetos, alcoóis, fenóis, cetonas, aldeídos, éter, ésteres, ácidos carboxílicos, 3.13) Isomeria e propriedades dos compostos orgânicos. 3.14) Reações orgânicas, biomoléculas e polímeros. 17/11 á 03/12 Avaliação (Prova) 10,0 pontos 17/09 e 06/11 Questões avaliativas 4,0 pontos 30/10 Simulado 4,0 pontos 23/09 á 09/10 Teste(s) 5,0 pontos Todas as aulas Vistos 4,0 pontos A definir Trabalho(s) 4,0 pontos 12/11 e 13/11 BIOFISMAQUI 5,0 pontos Já realizado Simulando/ENEM 4,0 pontos amidas e aminas). Compreender o conceito de isomeria e sua relação com a fórmula molecular de diferentes substâncias; Conhecer os tipos de isomeria existentes. Relacionar as propriedades físicas de diferentes substâncias orgânicas ao modelo de interações intermoleculares Reconhecer sabões e detergentes mais comuns. Identificar as fórmulas estruturais de sabões e detergentes mais comuns. Relacionar a ação de sabões com as propriedades dos grupos funcionais presentes em suas estruturas, considerando as interações intermoleculares. Reconhecer polímeros mais comuns. Reconhecer as fórmulas estruturais de alguns polímeros mais comuns. Identificar o uso de alguns polímeros como: celulose, polietileno, poliestireno, PVC, náilon e borrachas. Atividades individuais e/ou em grupos com objetivos iniciais e de aprofundamento, com questões sobre fenômenos ou conceitos ainda não estudados pelos alunos, ou estudados anteriormente. Atividades propostas questões de múltipla escolha, em sua maioria de vestibulares, faculdades e universidades. Experimentos práticos realizados em sala, a fim de ilustrar determinado conteúdo, facilitando assim o entendimento. Poderão ocorrer mudanças nas datas acima descritas, por necessidade do(s) aluno(s), do professor e/ou da escola. Os conteúdos acima poderão sofrer alterações temporais, conforme necessidade do(s) aluno(s), do professor e/ou da escola. O material de revisão, é construído com todo o conteúdo lecionado no ensino médio (de forma resumida), e poderá não ser totalmente revisto pelos alunos.
CONTEÚDOS DE QUÍMICA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
DE QUÍMICA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Paulo Henrique Saraiva Câmara SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Frederico
Conteúdo Básico Comum (CBC) de QUÍMICA do Ensino Médio Exames Supletivos/2015
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo
PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA
COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 134, Toledo PR Fone: 377-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA SÉRIE: 1ª SÉRIE E.M. PROFESSOR: Paulo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA DISCIPLINA QUIMICA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE
PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO - Compreender as transformações químicas em linguagem discursivas. - Compreender os códigos
PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA
PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA TEMAS 1. Estrutura da matéria 1.1 Elementos, átomos e iões 1.2
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA
COLÉGIO ESTADUAL BARBOSA FERRAZ Ensino Médio, Normal e Profissional Rua Rio Grande do Sul, 1200 Centro - Telefone: (43) 3472-5009 www.colegiobarbosa.com.br e.mail: colbarbosa@ig.com.br CEP: 86870-000 -
-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE
-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico
IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º ano EMENTA
Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais CURSO: Técnico em Química FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( )
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES TURMA: I ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diagnose da turma. Trabalho individual
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente DISCIPLINA: FÌSICA E QUÌMICA TURMA: I ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS
PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades
Estrutura atômica I (Unid. 02 e 3) COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO
Processo de Avaliação Seriada
QUÍMICA Considera-se importante que o ensino da Química não promova a necessidade de uma excessiva memorização, mas possibilite ao estudante adquirir a capacidade de observar e descrever fenômenos, de
PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO
SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PORTUGUÊS PRIMEIRO ANO Programa da 1ª série: Interpretação de texto Linguagem figurada Trovadorismo Humanismo "Auto da barca do inferno" BIOLOGIA Características gerais
PLANO DE ENSINO: QUÍMICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÉ REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROJETO DESAFIO PRÉ VESTIBULAR O plano de ensino consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o
ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 1.1 Materiais 1.1.1 Materiais
Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio
Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Prof. Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital-SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias Componente Curricular:
QUÍMICA Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 1ª período
QUÍMICA Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Conclusão 74471 Química Estrutural 34 Química Química Inorgânica para Ciências Farmacêuticas OU 68 68977 Ciências Farmacêuticas 2008
ANO LETIVO 2014 / 2015
ANO LETIVO 2014 / 2015 INTRODUÇÃO Os conteúdos exigidos nas provas de acesso aos cursos ministrados no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM) estão contemplados nos programas oficiais
Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular.
1 D1 (B) Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. D2 (b) Explicar a inter-relação entre fotossíntese e respiração celular nas células dos organismos
PROGRAMA DE QUÍMICA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2015/I
PROGRAMA DE QUÍMICA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2015/I CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES 1. Estrutura da matéria: átomos moléculas e íons. 2. Classificação periódica dos elementos químicos. 3. Propriedades
RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DA UFRGS 2011
RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DA UFRGS 2011 Questão 26 Como a questão pede a separação do sólido solúvel do líquido, o único processo recomendado é a destilação simples. Lembrando que filtração e decantação
UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2011-2 GABARITO DA PROVA DISCURSIVA DE QUÍMICA
UFJF CNCURS VESTIBULAR 2011-2 GABARIT DA PRVA DISCURSIVA DE QUÍMICA Questão 1 Sabe-se que compostos constituídos por elementos do mesmo grupo na tabela periódica possuem algumas propriedades químicas semelhantes.
Resolução: 0,86ºC. x = 0,5 mol etanol/kg acetona. 0,5 mol 1000 g de acetona. 200 g de acetona. y = 0,1 mol de etanol. 1 mol de etanol (C 2 H 6 O) 46 g
(ACAFE) Foi dissolvida uma determinada massa de etanol puro em 200 g de acetona acarretando em um aumento de 0,86 C na temperatura de ebulição da acetona. Dados: H: 1 g/mol, C: 12 g/mol, O: 16 g/mol. Constante
CONTEÚDOS OBJETIVOS PERÍODO
ESCOLA BÁSICA2,3 EUGÉNIO DOS SANTOS 2013 2014 página 1 ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLOS EUGÉNIO DOS SANTOS PLANIFICAÇÃO E METAS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE
UFMG - 2004 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR
UFMG - 2004 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Química Questão 01 Os metais alcalinos, ao reagirem com água, produzem soluções dos respectivos hidróxidos e gás hidrogênio. Esta tabela apresenta
CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente BIOLOGIA I TRIMESTRE A descoberta da vida Biologia e ciência Origem da vida
A Matéria e Diagrama de Fases. Profº André Montillo www.montillo.com.br
A Matéria e Diagrama de Fases Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído,
GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - 2013. Plano de Ensino
Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS Turma: A / B / C / D /E SÉRIE/ANO: 8ª / 9º Turno: MATUTINO Bimestral: 1º / 2º / 3º / 4º Anual: 2013 Professor: MÁRIO CÉSAR CASTRO E-mail:
QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42
Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos
EIXO TEMÁTICO GERAL: O ESTUDO DA MATÉRIA. COMPETÊNCIAS TEMAS CONTEÚDOS Conhecimento dos conceitos de matéria, corpo, objeto e energia.
QUÍMICA O programa de Química para o Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal da Paraíba está embasado nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, consequência da nova Lei de Diretrizes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DEPBG PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA
Ciclo: 3º Ano: 7º Disciplina: Físico-Química. Atividades / Estratégias. Nº aulas previstas. Avaliação
código 171608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa Ciclo: º Ano: 7º Disciplina: Físico-Química Conteúdos I - O Universo 1. O que existe no Universo 1.1 Estrutura
A Matéria Química Geral
Química Geral A Matéria Tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa. A matéria nem sempre é visível Noções Preliminares Prof. Patrícia Andrade Mestre em Agricultura Tropical Massa, Inércia e Peso Massa:
Início 15.09.11 03.01.12 10.04.12 Final 16.12.11 23.03.12 08.06.12 Interrupções - 20 22 Fev 2012 -
TOTAL Outras Atividades Tema B: Terra em Transformação Tema A: Terra no Espaço Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANIFICAÇÃO 7º Ano de Ciências Físico-Químicas Ano Letivo 2011 / 2012
Resolução Comentada - Química
Resolução Comentada - Química UFTM 2013 1 Fase Vestibular UFTM 2013 1 Resolução Prova de Química Tipo 1 Questão 76 A soja é considerada um dos alimentos mais completos em termos de propriedades nutricionais,
RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014
RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014 1-Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo
Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio
Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Componente Curricular: Química Série:
Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2
11 Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 4 ), para que a água esteja em conformidade com
a) Qual a configuração eletrônica do cátion do alumínio isoeletrônico ao gás nobre neônio?
Questão 1: O Brasil é o campeão mundial da reciclagem de alumínio, colaborando com a preservação do meio ambiente. Por outro lado, a obtenção industrial do alumínio sempre foi um processo caro, consumindo
código 171608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa
código 7608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa Ciclo: º Ano: 8º Disciplina: Físico-Química Conteúdos. Reações Químicas..Tipos de reações Investigando algumas
Qualidade Ambiental Química
Qualidade Ambiental Química Programa Revisão dos Conceitos Básicos de Química e Estatística Poluição o Ar e a Química da Troposfera Reações Químicas ligadas à Emissão de Poluentes da Atmosfera Bibliografia
INFORMAÇÃO EXAME DA PROVA DE INGRESSO PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2015/2016
INFORMAÇÃO EXAME DA PROVA DE INGRESSO PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2015/2016 Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) Componente Específica de
Resumo Teórico. Fala Gás Nobre! Tudo bem?
Resumo Teórico 2 Fala Gás Nobre! Tudo bem? Já assistimos todos os vídeos sobre a Poluição da Água. Estamos cada vez mais próximos do sucesso. Por isso quero te entregar esse material que contém o resumo
química 2 Questão 37 Questão 38 Questão 39 alternativa C na alternativa B. Sabendo-se que a amônia (NH 3)
química 2 Questão 37 Questão 38 abendo-se que a amônia (N 3) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (2 2) não possui isômeros. ua molécula apresenta polaridade,
Sobre as substâncias representadas pelas estruturas I e II, é INCORRETO afirmar:
8 GABARITO 1 1 O DIA 2 o PROCESSO SELETIVO/2005 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. Devido à sua importância como catalisadores, haletos de boro (especialmente B 3 ) são produzidos na escala de toneladas por
Não é permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental ou de alunos que já tenham concluído o Ensino Médio.
REGULAMENTO OQRJ I- PARTICIPANTES: A Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) é dedicada aos alunos do Estado do Rio de Janeiro, regularmente matriculados nas escolas e/ou instituições de Ensino Médio
Introdução. Muitas reações ocorrem completamente e de forma irreversível como por exemplo a reação da queima de um papel ou palito de fósforo.
Introdução Muitas reações ocorrem completamente e de forma irreversível como por exemplo a reação da queima de um papel ou palito de fósforo. Existem também sistemas, em que as reações direta e inversa
A) Escreva a equação que representa a semi-reação de redução e seu respectivo potencial padrão.
QUÍMICA QUESTÃ 01 Aparelhos eletrônicos sem fio, tais como máquinas fotográficas digitais e telefones celulares, utilizam, como fonte de energia, baterias recarregáveis. Um tipo comum de bateria recarregável
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Profª Msc.Anna Carolina A. Ribeiro PROPRIEDADES DA MATÉRIA RELEMBRANDO Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Não existe vida nem manutenção da vida sem matéria. Corpo- Trata-se de uma porção
Química. Sistema Positivo de Ensino 112
A proposta A proposta, para ser elaborada, buscou um panorama que explicitasse os rumos e objetivos do ensino de Química na escola. Sendo assim, priorizou um trabalho que integra diversas dimensões do
CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO QUÍMICA CADERNO DE QUESTÕES 2014/2015
Informações de Tabela Periódica CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO QUÍMICA CADERNO DE QUESTÕES 2014/2015 Folha de Dados Elemento H C N O F Al Cl Zn Sn I Massa atômica (u) 1,00 12,0 14,0
EXAME QUALIFICAÇÃO UERJ 2015. MATERIAL RETIRADO DO SITE: http://www.revista.vestibular.uerj.br/
EXAME QUALIFICAÇÃO UERJ 2015 MATERIAL RETIRADO DO SITE: http://www.revista.vestibular.uerj.br/ 01. Observe na tabela a distribuição percentual dos principais elementos químicos cujos átomos, combinados,
Revisão: Química inorgânica Soluções aquosas
QUÍMICA è Revisão: Química inorgânica Hidróxidos fortes família 1A e 2A (exceto Ca e Mg) Ácidos fortes nº de oxigênios nº de hidrogênios > 2, principalmente nítrico (HNO 3 ), clorídrico (HCl) e sulfúrico
AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL
AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa Física e Química A 10º Ano ENSINO SECUNDÁRIO FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO TEMAS/DOMÍNIOS
Sumário. Unidade 1 Introdução ao estudo da Química 10. Unidade 2 Propriedades dos materiais 32. Capítulo 1
Sumário Carolyn A. Mckoene/Photoresearchrs/Latinstock Sumário Unidade 1 Introdução ao estudo da Química 10 Capítulo 1 Química: objeto de estudo e aplicações... 12 1. Química: a ciência que estuda a matéria...
Centro de Educação Integrada
Centro de Educação Integrada 1º ANO BIOLOGIA Origem da vida Citologia Teoria da geração espontânea e biogênese. Teoria de Oparin e Haldane. Panspermia. Criacionismo. Os primeiros seres vivos. Água. Sais
Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química: Intensivo para o ENEM e Vestibular. Parte 1 (solicitante)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV - UNESP. CURSO: Agronomia. DISCIPLINA: Química Geral
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV - UNESP CURSO: Agronomia DISCIPLINA: Química Geral ASSUNTO: Soluções e Unidades de Concentração 1 1. TIPOS MAIS COMUNS DE SOLUÇÃO Solução
PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa
PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa QUESTÃO 01 Num laboratório químico, havia três frascos que continham, respectivamente, um alcano, um álcool e um alqueno. Foram realizados experimentos que envolviam
QUÍMICA COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA
COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA Prova boa, com questões claras e nível superior ao do ano passado. Nota-se, no entanto, a falta de uma revisão criteriosa, feita por algum professor da área, que não tenha
A limpeza de pisos de mármore normalmente é feita com solução de ácido clorídrico comercial (ácido muriático).
61 b A limpeza de pisos de mármore normalmente é feita com solução de ácido clorídrico comercial (ácido muriático). Essa solução ácida ataca o mármore, desprendendo gás carbônico, segundo a reação descrita
Leis Históricas da Estequiometria
Estequiometria A proporção correta da mistura ar-combustível para o motor de uma carro de corrida pode ser tão importante quanto a habilidade do piloto para ganhar a corrida. As substâncias químicas, como
EQUILÍBRIO QUÍMICO 1
EQUILÍBRIO QUÍMICO 1 1- Introdução Uma reação química é composta de duas partes separadas por uma flecha, a qual indica o sentido da reação. As espécies químicas denominadas como reagentes ficam à esquerda
PLANO DE CURSO. DISCIPLINA: Química ANO: 2018 PROFESSORES: Cecília Castro / Marina Lacerda
Escola Estadual Virgínio Perillo venida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com PLNO DE CURSO DSCPLN: Química NO: 2018 PROFESSORES:
Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Competência de área 1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis
Questão 61. Questão 63. Questão 62. alternativa B. alternativa B. alternativa D
Questão 61 A limpeza de pisos de mármore normalmente é feita com solução de ácido clorídrico comercial (ácido muriático). Essa solução ácida ataca o mármore, desprendendo gás carbônico, segundo a reação
Resumos. 1) Aula L1 - O Lixo e Conceitos Químicos a. Aulas. 1) Aula L1 - Lixo e Conceitos Gerais. 2) Aula L2 - Estados Físicos da Matéria
Resumo Teórico 1 Fala Gás Nobre! Tudo bem? Já assistimos todos os vídeos sobre o Lixo. Estamos cada vez mais próximos do sucesso. Por isso quero te entregar esse material que contém o resumo das aulas
DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 CIÊNCIAS DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012
VI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2011
VI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2011 RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE QUESTÃO 1 Peso 2 A dissolução do cloreto de amônio, NH 4 Cl(s), em água ocorre
Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares
Resolução das atividades complementares 4 Química Q50 Forças intermoleculares p. 15 1 (Unifor-CE) Considerando a natureza das ligações químicas intermoleculares existentes nas substâncias: Etanol C 2 H
SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA QUESTÃO 01 Em uma determinada transformação foi constatado que poderia ser representada
Propriedades Físicas de alguns compostos
Propriedades Físicas de alguns compostos Tipo de ligação e temperatura de fusão COMPOSTO Tipo de ligação T fusão / o C NaCl iónica 801 Cu metálica 1083 Si covalente 1410 H 2 O intermolecular 0 C 6 H 6
São Mateus ES, Novembro de 1998 SUMÁRIO. I Introdução. II Desenvolvimento. 2.1 Leis da reações químicas. III Conclusão.
São Mateus ES, Novembro de 1998 SUMÁRIO I Introdução II Desenvolvimento 2.1 Leis da reações químicas III Conclusão IV Bibliografia I Introdução Tentar-se-à mostrar nesta obra uma pesquisa sobre a Lei das
- A velocidade da reação direta (V1) é igual à velocidade da reação inversa (V2) V 1 = V 2
EQUILÍBRIO QUÍMICO Equilíbrio Químico - Equilíbrio químico é a parte da físico-química que estuda as reações reversíveis e as condições para o estabelecimento desta atividade equilibrada. A + B C + D -
A resposta correta deve ser a letra B.
ITA - 1999 1- (ITA-99) Assinale a opção CORRETA em relação à comparação das temperaturas de ebulição dos seguintes pares de substâncias: a) Éter dimetílico > etanol; Propanona > ácido etanóico; Naftaleno
CIÊNCIAS DESCRITORES
CIÊNCIAS DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições
Figura 1: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-a3v8ofbk0k0/tyxbs6h5l8i/ AAAAAAAAAGo/eEZ-PJDZJlg/s1600/Charge.jpg acesso em 20/10/2014 ás 19:00 h
TÍTULO: Recarregando a energia MOTIVAÇÃO 1: Figura 1: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-a3v8ofbk0k0/tyxbs6h5l8i/ AAAAAAAAAGo/eEZ-PJDZJlg/s1600/Charge.jpg acesso em 20/10/2014 ás 19:00 h MOTIVAÇÃO
Gabarito Química - Grupo A. 1 a QUESTÃO: (1,0 ponto) Avaliador Revisor
VESTIB LAR Gabarito Química - Grupo A 1 a QUESTÃO: (1,0 ponto) Avaliador Revisor Muitos álcoois, como o butanol (C 4 H 10 O), têm importância comercial como solventes e matériasprimas na produção industrial
Cursos Nº de vagas Campus Sala
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329. Fax: (35) 3299-1078 EDITAL
X Olimpíada Santa Cecília de Ciências da Natureza, Matemática e Redação 6º ANO
6º ANO 3933_3ªET/14-Circular Olimp.(6º)CP_ARIS369 6º ANO Olimpíada Santa Cecília de Ciências, na(s) seguinte(s) disciplina(s): ( ) ( ) Ciências ( ) Redação Ciências de 05, e terá a duração de 4 As provas
Projeto Embuá Unidade de Aprendizagem: ENERGIA
Projeto Embuá Unidade de Aprendizagem: ENERGIA Energia para realizar reações químicas: eletrólise do iodeto de potássio aquoso Existem reações químicas não espontâneas, mas que são realizadas com rapidez
Recursos para Estudo / Atividades
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final Disciplina: Química Ano: 2012 Professor (a): Elisa Landim Turma: 1º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça a lista
MATÉRIA Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química da Madeira I
PROPRIEDADES DA MATÉRIA Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química da Madeira I Química É a ciência que estuda a constituição da matéria; ESTRUTURA INTERNA RELAÇÕES ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE MATERIAIS
Água e Solução Tampão
União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância
Introdução à Química. Prof. Fernando R. Xavier
Introdução à Química Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Qual a idade da química? É possível identificar a presença da química desde a idade do bronze (3,300 a.c.). Ex.: Agricultura, conserva de alimentos,
Ano: 9º Turma: 91 / 92
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): SUELI COSTA Ano: 9º Turma: 91 / 92 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.
B) (até três pontos) Para os pares de espécies apresentados em i, ii e iii, tem-se, respectivamente, Al +, F - e Li.
Química 1. O raio atômico (ou iônico) é uma propriedade periódica que exerce grande influência na reatividade dos átomos (ou dos íons). A) Explique, em termos de carga nuclear efetiva, a variação apresentada
b) Calcule o número de oxidação do fósforo e as cargas formais dos átomos de fósforo, oxigênio e hidrogênio na estrutura.
QUÍMICA 01. ácido sulfúrico, assim como o íon hidrogenossulfato, reage com bases fortes, como hidróxido de sódio, liberando calor para as vizinhanças. Dados: M (g.mol-1) H = 1,008; = 15,999; S = 32,06;
1 - Etapas do método científico.
1 - Etapas do método científico. Realizar experimentos apropriados para responder a questões; A partir da observação, estabelecer relações. Princípios: Proposições ou generalizações de regularidades, semelhanças
PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2013
PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2013 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que
INSTITUTO DE QUÍMICA da UFRJ DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA. Programa de Disciplina. Química Geral EQ. Nome: Código: IQG 115 CARACTERÍSTICAS
Programa de Disciplina Nome: Química Geral EQ Código: IQG 115 Categoria: Carga Horária Semanal: CARACTERÍSTICAS Número de Semanas Previstas para a Disciplina: 15 Número de Créditos da Disciplina: 4 Pré-Requisito
A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas.
A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas. Não há reação química que ocorra sem variação de energia! A energia é conservativa. Não pode ser criada
UFSC. Química (Amarela) 31) Resposta: 43. Comentário
UFSC Química (Amarela) 1) Resposta: 4 01. Correta. Ao perder elétrons, o núcleo exerce maior atração sobre os elétrons restantes, diminuindo o raio. Li 1s2 2s 1 Li+ 1s 2 Raio atômico: átomo neutro > íon
Questão 32. Questão 31. Questão 33. alternativa D. alternativa B. Texto para as questões 31 e 32
Texto para as questões 31 e 32 Pelo Protocolo de Kyoto, países industrializados devem reduzir em 5,2 %, em relação aos níveis de 1990, a emissão de gases causadores do efeito estufa, até 2012. Brasil,
1. Escreva a fórmula eletrônica e estrutural dos compostos cujas fórmulas moleculares são:
Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal Curso: Engenharia Florestal Mestranda: Daniele Potulski LISTA DE EXERCÍCIOS 2 ENGF007 1. Escreva
Matriz - Prova de recuperação modular- Cursos profissionais Física e Química- Módulo Q3- Reações Químicas Duração da Prova: 90 min (prova escrita)
Matriz - Prova de recuperação modular- Cursos profissionais Física e Química- Módulo Q3- Reações Químicas Duração da Prova: 90 min (prova escrita) O presente documento divulga informação relativa à prova
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA Juciery Samara Campos de OLIVEIRA 1 ; João Lopes da SILVA NETO 2 ; Thayana Santiago MENDES 3 ; Raquel de Lima PEREIRA 4 ; Luciene Maria
IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:
IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise
Sumário. Prefácio...13
Sumário Prefácio...13 Capítulo 1 Operações com Grandezas e Unidades de Medida...15 Objetivos...15 1.1 Notação científica...16 1.2 Exponenciais e logaritmos...17 1.3 Grandezas físicas e unidades de medida:
Forças intermoleculares, Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier
, líquidos e sólidos 1 Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em termos de teoria cinética molecular : Os gases são altamente compressíveis, assumem