MANUAL INSTRUTIVO CADASTRO DE NOVAS PROPOSTAS DE REFORMA, AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL INSTRUTIVO CADASTRO DE NOVAS PROPOSTAS DE REFORMA, AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)"

Transcrição

1 MANUAL INSTRUTIVO CADASTRO DE NOVAS PROPOSTAS DE REFORMA, AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

2 APRESENTAÇÃO Este Manual Instrutivo foi desenvolvido pelo Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) com o objetivo de orientar os municípios/distrito Federal quanto ao cadastro de novas propostas de Ampliação, Construção e Reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nele será descrito todas as etapas que o município deverá seguir para obter sucesso no cadastro da proposta. O Ministério da Saúde (MS) através do Programa de Requalificação das UBS visa contribuir para estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica e para a continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no País, propondo que a melhoria da estrutura física da UBS seja facilitadora para a mudança das práticas das Equipes de Saúde. PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

3 PRIMEIRA ETAPA QUESTIONÁRIO ON-LINE DE DIAGNÓSTICO DAS UBS Acessar o Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) e clicar em Questionário on-line de Diagnóstico das UBS, o qual estará disponível a partir do dia 15 de fevereiro de Se ainda não acessou o SISMOB, ou tem dúvida quanto ao Sistema, clique aqui e visualize o PASSO A PASSO DO SISMOB. PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

4 DADOS DO QUESTIONÁRIO DE DIAGNÓSTICO DAS UBS 01 Tipo de imóvel: Próprio Cedido Alugado 02 Existência de documentação regular*: Sim Não *Será considerado imóvel com documentação regular, aquele que possuir um dos seguintes documentos: Certidão de registro emitida pelo cartório de registro de imóveis competente Termo de doação de forma irretratável e irrevogável por no mínimo 20 (vinte) anos ao município; Documentação admitida em lei como hábil à prova de propriedade e ocupação regular do imóvel; Declaração comprobatória da condição de terreno público. No Questionário serão disponibilizados os dados exportados dos diagnósticos de infraestrutura do Ministério da Saúde e do censo das UBS Vale ressaltar que apenas os campos de 01 a 07 poderão ser alterados, ou preenchidos, caso encontrem-se sem informação.

5 DADOS DO QUESTIONÁRIO DE DIAGNÓSTICO DAS UBS 03 Localização do imóvel: Zona Urbana Zona Rural 04 Área construída do imóvel (m²) a área a ser informada não é a área total do terreno, e sim a área construída do imóvel. 05 Ano de construção do Imóvel: anos + 10 anos + 15 anos + 20 anos

6 DADOS DO QUESTIONÁRIO DE DIAGNÓSTICO DAS UBS 06 Imóvel já foi reformado? Sim Não Se sim, informar o ano da última reforma e a origem do recurso (municipal, estadual ou federal) 07 Imóvel já foi ampliado? Sim Não Se sim, informar o ano da última ampliação e a origem do recurso (municipal, estadual ou federal) 08 Nº de Equipes de Saúde da Família cadastrada no CNES - essa informação será exportada da base de dados do Ministério da Saúde.

7 DADOS DO CENSO DAS UBS I - Coordenada Geográfica II- Tipo da Unidade: Posto de saúde Posto avançado Centro de saúde/unidade Básica de Saúde Outro(s) III - Quantidade de equipes de atenção básica na unidade por modalidade: Nº de Equipe de Saúde da Família com saúde bucal Nº de Equipe de Saúde da Família sem saúde bucal Nº de Equipe de atenção básica parametrizada* com saúde bucal Nº de Equipe de atenção básica parametrizada sem saúde bucal Outras configurações Atenção! Caso sua UBS ainda não tenha sido recenseada esses dados não serão visualizados.

8 DADOS DO CENSO DAS UBS IV- Infraestrutura da Unidade de Saúde Quantidade dos seguintes ambientes: Banheiros para funcionários Consultório Clínico Cons. Odontológico Sala de Curativo Sala de Acolhimento Recepção Farmácia Sala de vacina Sala de Observação Sala de procedimento Sala de nebulização Sala de reunião Sanitário para usuário masculino Sanitário para usuário feminino Sala de Estoc. de Medicamentos Sala de esterilização e estoc. de material Sala de lavagem/descontaminação Expurgo Local para depósito de lixo comum Sanitário adap. p/ pessoas com deficiência Sala de Espera, Se SIM, qual a capacidade instalada da sala de espera para pessoas sentadas?

9 DADOS DO CENSO DAS UBS V - Existência de Computador VI- Quantidade de computador em condições de uso VII - Número de consultório(s) com computador conectado à internet

10 SEGUNDA ETAPA NECESSIDADE DA UBS Após salvar os dados do Questionário on-line de Diagnóstico das UBS, o município/distrito Federal deverá selecionar a intervenção necessária para cada Unidade Básica de Saúde. Vale ressaltar que o preenchimento é obrigatório e que só poderá selecionar uma das opções. PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

11 AS INTERVENÇÕES OFERTADAS FORAM BASEADAS NOS SEGUINTES TIPOS DE UBS UBS Alugada e inadequada UBS Alugada e adequada UBS Própria e inadequada UBS Própria e adequada

12 UBS CONSIDERADA INADEQUADA UBS com metragem inferior a 153,24 m² que abrigue 1 Equipe de Saúde da Família (ESF) ou equipe de atenção básica compatível com o número de profissionais de 1 ESF; UBS com metragem inferior a 175 m² que abrigue 2 ESF ou equipe de atenção básica compatível com o número de profissionais de 2 ESF; UBS com metragem inferior a 192 m² que abrigue 3 ESF ou equipe de atenção básica compatível com o número de profissionais de 3 ESF; UBS com metragem inferior a 209 m² que abrigue no mínimo 4 ESF ou equipe de atenção básica compatível com o número de profissionais de 4 ESF ou mais;

13 INTERVENÇÕES OFERTADAS PARA AS UBS ALUGADAS UBS Alugada e inadequada: Construir uma UBS nova para substituí-la Alugar outro imóvel que seja adequado Solicitar ao proprietário do imóvel a adequação do mesmo UBS Alugada e adequada: Construir uma UBS nova para substituí-la Deseja continuar no imóvel alugado

14 INTERVENÇÕES OFERTADAS PARA AS UBS PRÓPRIAS UBS Própria e inadequada: Ampliar, se for possível; Construir uma UBS nova, caso não seja possível ampliá-la. UBS Própria e adequada: Ampliar, desde que amplie os serviços ou o número de equipes. Caso escolha ampliar o número de equipe, deverá informar o número de equipes a ser ampliado. Reformar, caso seja necessário. Não necessita reformar, nem deseja ampliar os serviços ou o número de equipes.

15 TERCEIRA ETAPA SITUAÇÃO DAS OBRAS DO MUNICÍPIO Nessa etapa o município/distrito Federal visualizará a situação das obras do município. Vale ressaltar que em 31 de maio de 2013 o município/distrito Federal deverá estar com suas obras em dia, caso contrário sua proposta não poderá ser selecionada. PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

16 Para que o município/distrito Federal visualize a situação de todas as obras de reforma, ampliação e construção de UBS habilitadas em anos anteriores, deverá acessar o Sistema de Monitoramento de Obras e clicar no botão Situação do Município, conforme tela a seguir:

17 DADOS EXPORTADOS AO CLICAR EM SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO Número da proposta Tipo de recurso Emenda ou Programa Valor total da proposta Data de pagamento das respectivas parcelas Cadastramento da Obra no SISMOB sim ou não Conclusão do Projeto sim ou não Conclusão da contratação da obra sim ou não Ordem de Serviço cadastrada nos respectivos sistemas * sim ou não Parecer favorável ou adequação ** Alteração de endereço (apenas para construção de UBS) - não solicitada, concluída ou com pendência ***

18 * A Ordem de Serviço das propostas de construção de UBS habilitadas no período de 2009 a 2012 deverá ser inserida no Sistema de Cadastro de Propostas Fundo a Fundo, disponível no seguinte endereço eletrônico: Clique aqui para visualizar o passo a passo para inserção da Ordem de Serviço no Sistema do FNS. OBS: A ordem de Início de Serviços das propostas de Reforma e Ampliação devem ser inseridas no SISMOB. ** A situação adequação significa que foi emitido um parecer de diligência, e a proposta no momento está em posse do município, para que o mesmo realize as correções solicitadas no parecer. *** Alteração de endereço com pendência (somente para Construção de UBS) nesses casos não será permitido à inserção da Ordem de Inicio de Serviço no Sistema. Orientamos que acesse o site do Fundo Nacional de Saúde ( e verifique o parecer emitido com relação à solicitação de alteração de endereço. Clique aqui e veja como visualizar o parecer no Sistema do FNS.

19 QUARTA ETAPA INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAR PROPOSTA Com o objetivo de facilitar e agilizar o cadastro da proposta, nessa etapa descreveremos todas as informações e documentos que o gestor local deverá providenciar para a realização do cadastro da proposta. Vale ressaltar que o Sistema para Cadastro de Proposta estará aberto no período de 01 a 31 de março de 2013 nos seguintes endereços eletrônicos:. PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

20 INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAR PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO Informar a localização da UBS a ser construída com endereço completo; Informar a coordenada geográfica do local da construção através de ferramenta disponibilizada no sistema de cadastro da proposta; Inserir a Certidão de registro emitida pelo cartório de registro de imóveis competente, ou alternativamente por termo de doação de forma irretratável e irrevogável por no mínimo 20 (vinte) anos ao município, ou Documentação admitida em lei como hábil à prova de propriedade e ocupação regular do imóvel, ou Declaração comprobatória da condição de terreno público.

21 INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAR PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO Inserir no mínimo 3 (três) fotografias do terreno. As fotografias deverão ser tiradas de ângulos diferentes, de modo que possibilite a visualização total do terreno; Informar as comunidades a serem beneficiadas e o número de habitantes a serem assistidos nesta UBS.

22 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA CADASTRAR PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO Informar o Porte da Unidade Básica de Saúde a ser pleiteada: UBS Porte I - destinada e apta a abrigar, no mínimo, 1 (uma) Equipe de Saúde da Família (esf) ou equipe de atenção básica, com nº de profissionais compatível à 1 esf - R$ ,00 metragem mínima: 297,72 m²; UBS Porte II - destinada e apta a abrigar, no mínimo, 2 (duas) Equipes de Saúde da Família ou equipe de atenção básica, com nº de profissionais compatível à 2 esf - R$ ,00 - metragem mínima: 374,04 m² UBS Porte III - destinada e apta a abrigar, no mínimo, 3 (três) Equipes de Saúde da Família ou equipe de atenção básica, com nº de profissionais compatível à 3 esf - R$ ,00 - metragem mínima: 481,32 m² UBS Porte IV - destinada e apta a abrigar, no mínimo, 4 (quatro) Equipes de Saúde da Família ou equipe de atenção básica, com nº de profissionais compatível à 4 esf ,00 - metragem mínima: 564,84 m²

23 INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAR PROPOSTA DE REFORMA Para que seja calculado o valor da Reforma, será necessário informar a porcentagem estimada para cada um dos grupos de serviços listados a seguir: I - Demolições e Retiradas; II - Infraestrutura; III - Estrutura; IV - Alvenaria; V - Cobertura; VI Esquadrias; VII - Instalações Hidrossanitárias; VIII - Instalações Elétricas; IX Rede Lógica; X Instalações Especiais; XI Pisos; XII - Revestimentos; XIII Vidros; XIV - Pinturas XV - Limpeza da Obra.

24 INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAR PROPOSTA DE REFORMA Inserir no mínimo duas fotos dos ambientes a serem reformados e/ou dos serviços que serão realizados, exemplo: foto do piso que poderá ser trocado, foto do revestimento a ser substituído, foto da cobertura a ser reformada e etc. As fotografias deverão ser tiradas de ângulos (posições) diferentes, permitindo assim a visualização do ambiente por inteiro. Vale ressaltar que as fotos solicitadas no SISMOB tem os seguintes objetivos: Viabilizar a aprovação da proposta e pagamento das parcelas a serem repassadas; Identificar a situação inicial da UBS, as ações executadas durante a realização da obra e o resultado após a conclusão.

25 QUAIS UBS PODERÃO SER REFORMADAS? Serão financiadas as reformas de Unidades Básicas de Saúde implantadas em imóvel próprio do Município/Distrito Federal ou a ele cedido por outro ente federativo, que possua documentação regular, cuja metragem seja superior a 153,24 m².

26 INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAR PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO Para que seja calculado o valor da Ampliação, será necessário informar os seguintes dados, com relação a cada ambiente: A quantidade de cada ambiente existente A área total (m²) existente de cada ambiente O ambiente que deseja ampliar e a área (m²) a ser ampliada O ambiente que deseja construir e a área (m²) a ser construída

27 INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAR PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO Inserir no mínimo duas fotos dos ambientes a serem ampliados ou da área a ser edificada na ampliação. As fotografias de cada ambiente deverão ser tiradas de ângulos (posições) diferentes, permitindo assim a visualização do ambiente por inteiro. Vale ressaltar que as fotos solicitadas no SISMOB tem os seguintes objetivos: Viabilizar a aprovação da proposta e pagamento das parcelas a serem repassadas; Identificar a situação inicial da UBS, as ações executadas durante a realização da obra e o resultado após a conclusão.

28 QUAIS UBS PODERÃO SER AMPLIADAS? Serão financiadas ampliações de UBS implantadas em imóvel próprio do Município/Distrito Federal ou a ele cedido por outro ente federativo, que possua documentação regular, que tenha metragem inferior a 153,24 m² ou metragem superior a 153,24 m², desde que seja ampliada a oferta de serviços.

29 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO/PAC Municípios com maior percentual de população em extrema pobreza Desempenho do Município na execução das obras do programa de Requalificação de Unidades Básicas de QUAIS Saúde. UBS PODERÃO SER AMPLIADAS? Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) atualizado para propostas de reformas e ampliações habilitadas no período de 2011 a Ter inserido no SISMOB até dia 31 de maio a Ordem de Início de Serviço das propostas de reforma e ampliação habilitadas no período de 2011 a 2012.

30 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE CONSTRUÇÃO/PAC Municípios ou região do município com maior percentual de população em extrema pobreza Desempenho do Município na execução das obras do programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde. Programa Minha Casa QUAIS Minha UBS Vida PODERÃO SER AMPLIADAS? Terreno Regularizado Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) atualizado para propostas de construção, reforma e ampliação habilitadas no período de 2009 a Ter inserido até o dia 31 de maio de 2013, nos respectivos sistemas, a Ordem de Início de Serviço das propostas de reforma, ampliação e construção de UBS, habilitadas no período de 2009 a 2012.

DETALHAMENTO DO COMPONENTE REFORMA & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE REFORMA DE UBS NO SISMOB

DETALHAMENTO DO COMPONENTE REFORMA & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE REFORMA DE UBS NO SISMOB DETALHAMENTO DO COMPONENTE REFORMA & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE REFORMA DE UBS NO SISMOB COMPONENTE REFORMA CONCEITO DE REFORMA DE UNIDADE DE SAÚDE PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) Reforma

Leia mais

DETALHAMENTO DO COMPONENTE AMPLIAÇÃO & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DE UBS NO SISMOB

DETALHAMENTO DO COMPONENTE AMPLIAÇÃO & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DE UBS NO SISMOB DETALHAMENTO DO COMPONENTE AMPLIAÇÃO & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DE UBS NO SISMOB CONCEITO DE AMPLIAÇÃO DE UBS PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) Acréscimo de área a uma edificação

Leia mais

DETALHAMENTO DO COMPONENTE CONSTRUÇÃO & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UBS NO SISMOB

DETALHAMENTO DO COMPONENTE CONSTRUÇÃO & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UBS NO SISMOB DETALHAMENTO DO COMPONENTE CONSTRUÇÃO & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UBS NO SISMOB COMPONENTE CONSTRUÇÃO CONCEITO DE CONSTRUÇÃO DE UNIDADE DE SAÚDE PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE

Leia mais

Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde

Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde Programa instituído no ano de 2011 para estabelecer mecanismos de repasse de recursos financeiros para as Unidades Básicas de Saúde. OBJETIVOS: Criar

Leia mais

PASSO A PASSO DO SISMOB Programa de Requalificação de UBS

PASSO A PASSO DO SISMOB Programa de Requalificação de UBS PASSO A PASSO DO SISMOB Programa de Requalificação de UBS PÁGINA INICIAL Aqui você tem acesso a: - Legislação do Programa - Documentos elaborados pela área técnica - Modelo da placa da obra - Modelos da

Leia mais

DETALHAMENTO DO COMPONENTE REFORMA & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE REFORMA DE UBS NO SISMOB

DETALHAMENTO DO COMPONENTE REFORMA & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE REFORMA DE UBS NO SISMOB DETALHAMENTO DO COMPONENTE REFORMA & PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROPOSTA DE REFORMA DE UBS NO SISMOB CONCEITO DE REFORMA DE UNIDADE DE SAÚDE PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) Reforma de Unidade de Saúde

Leia mais

MANUAL INSTRUTIVO CADASTRO DE NOVAS PROPOSTAS DE REFORMA, AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

MANUAL INSTRUTIVO CADASTRO DE NOVAS PROPOSTAS DE REFORMA, AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) MANUAL INSTRUTIVO CADASTRO DE NOVAS PROPOSTAS DE REFORMA, AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) APRESENTAÇÃO Este Manual

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 341, DE 4 DE MARÇO DE 2013

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 341, DE 4 DE MARÇO DE 2013 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 341, DE 4 DE MARÇO DE 2013 Redefine o Componente Reforma do Programa de

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE OBRAS- SISMOB

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE OBRAS- SISMOB SISTEMA DE MONITORAMENTO DE OBRAS- SISMOB PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) http://dab.saude.gov.br/sistemas/sismob/ 1ºPASSO ACESSAR O SISTEMA CNPJ do Fundo Municipal de Saúde-

Leia mais

Construção do Polo da Academia da Saúde

Construção do Polo da Academia da Saúde Construção do Polo da Academia da Saúde Momentos: 1 Infraestrutura e ambiência na PNAB 2 Academia 3 Panorama Geral da Infraestrutura 4 Operacionalização e resolução de pendências 5 Debate Infraestrutura

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde Obs.: Verifique o período de cadastro pelo site do Fundo Nacional de Saúde ou ligue na Central de Atendimento do FNS 0800 644 8001

Leia mais

As apresentação serão disponibilizadas no Portal do Departamento de Atenção Básica Acesse nosso

As apresentação serão disponibilizadas no Portal do Departamento de Atenção Básica   Acesse nosso As apresentação serão disponibilizadas no Portal do Departamento de Atenção Básica http://dab.saude.gov.br Acesse nosso Facebook @dab.saude DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA Infraestrutura

Leia mais

MANUAL COM ORIENTAÇÃO AOS GESTORES E TÉCNICOS DO PROGRAMA REQUALIFICA UBS

MANUAL COM ORIENTAÇÃO AOS GESTORES E TÉCNICOS DO PROGRAMA REQUALIFICA UBS Pegamos a estrada e levamos o programa a todas as regiões do Brasil. Ah, não tinha estrada? Fomos pelo rio então. MANUAL COM ORIENTAÇÃO AOS GESTORES E TÉCNICOS DO PROGRAMA REQUALIFICA UBS Elaboração: Equipe

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde - 2013 ETAPAS DO PROPONENTE PARA CADASTRO DE PROPOSTAS DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE A apresentação contemplará: Indicação de Objeto para Emenda

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA Infraestrutura e ambiência na PNAB Densidade demográfica Os parâmetros de estrutura devem levar em consideração o perfil da população e as Composição

Leia mais

Momentos: 1 Infraestrutura e ambiência na PNAB 2 Normativas Vigentes 3 Panorama Geral da Infraestrutura 4 Operacionalização e resolução de pendências

Momentos: 1 Infraestrutura e ambiência na PNAB 2 Normativas Vigentes 3 Panorama Geral da Infraestrutura 4 Operacionalização e resolução de pendências Momentos: 1 Infraestrutura e ambiência na PNAB 2 Normativas Vigentes 3 Panorama Geral da Infraestrutura 4 Operacionalização e resolução de pendências 5 Debate Infraestrutura na Atenção Básica Propostas

Leia mais

Momentos: 1 Infraestrutura e ambiência na PNAB 2 Normativas Vigentes 3 Panorama Geral da Infraestrutura 4 Operacionalização e resolução de pendências

Momentos: 1 Infraestrutura e ambiência na PNAB 2 Normativas Vigentes 3 Panorama Geral da Infraestrutura 4 Operacionalização e resolução de pendências Momentos: 1 Infraestrutura e ambiência na PNAB 2 Normativas Vigentes 3 Panorama Geral da Infraestrutura 4 Operacionalização e resolução de pendências 5 Debate Equipamentos Infraestrutura na Atenção Básica

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA Infraestrutura e ambiência na PNAB Densidade demográfica Os parâmetros de estrutura devem levar em consideração o perfil da população e as Composição

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h. ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h. APRESENTAÇÃO As informações descritas neste documento têm o objetivo de orientar os municípios/distrito

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA Infraestrutura e ambiência na PNAB Densidade demográfica Os parâmetros de estrutura devem levar em consideração o perfil da população e as Composição

Leia mais

Diário Oficial REPÚBLICA FEDERATIVA DO

Diário Oficial REPÚBLICA FEDERATIVA DO Diário Oficial REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Imprensa Nacional BRASÍLIA - DF.Nº 182 DOU 23/09/09 seção 1 - p. 654 MINISTÉRIO DA SAÚDE PORTARIA No- 2.226, DE 18 DE SETEMBRO DE 2009 Institui, no âmbito

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA Infraestrutura e ambiência na PNAB Densidade demográfica Os parâmetros de estrutura devem levar em consideração o perfil da população e as Composição

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual Instrutivo

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual Instrutivo MINISTÉRIO DA SAÚDE Manual Instrutivo Brasília DF 2016 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Manual Instrutivo Brasília DF 2016 2016 Ministério da Saúde. Esta

Leia mais

As apresentações serão disponibilizadas no Portal do Departamento de Atenção Básica Acesse nosso

As apresentações serão disponibilizadas no Portal do Departamento de Atenção Básica   Acesse nosso As apresentações serão disponibilizadas no Portal do Departamento de Atenção Básica http://dab.saude.gov.br Acesse nosso Facebook @dab.saude INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA: Momentos: 1 Infraestrutura

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES WWW.CRICOSTARICA.COM.BR Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CADASTRANDO-SE NO WEBSITE... 4 3. ACESSANDO O SISTEMA... 6 4. ALTERANDO MEUS

Leia mais

PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UBS

PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UBS PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UBS 1º Momento Dados gerais do Requalifica UBS e suas regras 2º Momento Sistema de Monitoramento de Obras - SISMOB 3º Momento Entrega da situação atual das obras do Requalifica

Leia mais

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a)

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a) Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17. 28a) Secretaria Geral IECLB nº 254.455a/17 Manual para cadastramento de propostas de projeto

Leia mais

SIG-SIGAA-PESQUISA- LABORATÓRIOS

SIG-SIGAA-PESQUISA- LABORATÓRIOS SIG-SIGAA-PESQUISA- LABORATÓRIOS Manual do Usuário Pró-Reitoria de Pesquisa Abril/2018 Sumá rio APRESENTAÇÃO... 1 ACESSO AO SIG-SIGAA-PESQUISA-LABORATÓRIOS... 2 CADASTRANDO LABORATÓRIO DE PESQUISA... 5

Leia mais

ROTEIRO DA VISITA CONSTRUÇÃO DE UBS

ROTEIRO DA VISITA CONSTRUÇÃO DE UBS Instruções para o preenchimento: ROTEIRO DA VISITA CONSTRUÇÃO DE UBS 1. É obrigatório o preenchimento de todos os campos, exceto aqueles que dependem de questões anteriores. 2. É permitido marcar somente

Leia mais

Preenchimento do Plano de Ações Articuladas - PAR

Preenchimento do Plano de Ações Articuladas - PAR SISTEMAS EDUCAÇÃO Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle SIMEC (PAR e OBRAS) Sistema de Gerenciamento de Atos de Registro de Preço SIGARP Sistema de Gestão de Prestação de Contas - SIGPC

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

Pré-qualificação - Fornecedor

Pré-qualificação - Fornecedor Pré-qualificação - Fornecedor MT-43-1-00164-2 Última Atualização 22/05/2018 Roteiro I. Consultar Pré-qualificação área pública II. Inscrever-se em uma Pré-qualificação III. Consultar Pré-qualificação área

Leia mais

INSTRUÇÃO OPERACIONAL SNAS/MDS N 01, DE 19 DE SETEMBRO DE 2007

INSTRUÇÃO OPERACIONAL SNAS/MDS N 01, DE 19 DE SETEMBRO DE 2007 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL INSTRUÇÃO OPERACIONAL SNAS/MDS N 01, DE 19 DE SETEMBRO DE 2007 1. APRESENTAÇÃO A presente Instrução Operacional,

Leia mais

Programa de Informatização de Unidades Básicas de Saúde

Programa de Informatização de Unidades Básicas de Saúde Programa de Informatização de Unidades Básicas de Saúde (Portaria nº 2.920, de 31/10/17) * Credenciamento de empresas para implantação de Sistema de Prontuário Eletrônico nas UBS Solução integralmente

Leia mais

INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA:

INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA: INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA: Momentos: 1 Infraestrutura e ambiência na PNAB 2 Requalifica UBS, Academia e Equipamentos 3 Panorama Geral da Infraestrutura 4 Operacionalização e resolução

Leia mais

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo O presente manual tem como objetivo orientar a pessoa usuária do Módulo

Leia mais

Atualizado em novembro de 2014.

Atualizado em novembro de 2014. Atualizado em novembro de 2014. Sumário Antes de fazer a solicitação de custeio... Como realizar o cadastro no SCNES... Acesso ao sistema Gestor... Acesso ao sistema Cadastrador... Cadastrar proposta de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INFRAESTRUTURA E AMBIÊNCIA Infraestrutura e ambiência na PNAB Densidade demográfica Os parâmetros de estrutura devem levar em consideração o perfil da população e as Composição

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB Pela graça de Deus, livres para cuidar. Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14ª) Secretaria Geral IECLB nº 246.301/16a Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Ação Missionária O presente

Leia mais

ROTEIRO DA VISITA AMPLIAÇÃO DE UBS

ROTEIRO DA VISITA AMPLIAÇÃO DE UBS Instruções para o preenchimento: ROTEIRO DA VISITA AMPLIAÇÃO DE UBS 1. É obrigatório o preenchimento de todos os campos, exceto aqueles que dependem de questões anteriores. 2. É permitido marcar somente

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório 17 de julho de 2014 Plano de Trabalho Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os objetivos,

Leia mais

INSTRUTIVO DE ORIENTAÇÃO PARA LIBERAÇÃO DA 2ª PARCELA

INSTRUTIVO DE ORIENTAÇÃO PARA LIBERAÇÃO DA 2ª PARCELA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA INSTRUTIVO DE ORIENTAÇÃO PARA LIBERAÇÃO DA 2ª PARCELA PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE COMPONENTE

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE RESpOSTAS às perguntas MAIS frequentes Brasília Df 2016

MINISTÉRIO DA SAÚDE RESpOSTAS às perguntas MAIS frequentes Brasília Df 2016 MINISTÉRIO DA SAÚDE Respostas às perguntas mais frequentes Brasília DF 2016 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Respostas às perguntas mais frequentes Brasília

Leia mais

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação Departamento de Serviços Públicos Digitais Coordenação-Geral

Leia mais

Atualizado em janeiro de 2017.

Atualizado em janeiro de 2017. Atualizado em janeiro de 2017. Sumário Antes de fazer a solicitação de custeio... Como realizar o cadastro no SCNES... Acesso ao sistema Gestor... Acesso ao sistema Cadastrador... Cadastrar proposta de

Leia mais

Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado

Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO INFORMAÇÕES

Leia mais

Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral PRATINHA

Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral PRATINHA Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos Manual do Site Acesso Geral PRATINHA ÍNDICE Siat Online - Considerações Gerais Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de ITPU Emitir Guias

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK.

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK. Contratos Antes de iniciar o cadastro dos contratos de venda, recomendamos cadastrar os textos padrões que farão parte deles. O texto padrão deverá selecionado no ato do cadastro do contrato (procedimento

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS

MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de cadastro de Produtos. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos. AS CORES

Leia mais

UBS I: abriga, no mínimo, uma equipe de Saúde da Família; UBS II: abriga, no mínimo, duas equipes de Saúde da Família;

UBS I: abriga, no mínimo, uma equipe de Saúde da Família; UBS II: abriga, no mínimo, duas equipes de Saúde da Família; Estudos Técnicos e Área Técnica da Saúde/CNM Fevereiro/2016. Introdução Ao longo de todo o ano de 2015, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alertou a respeito das dificuldades público-financeiras

Leia mais

Para cadastramento e liberação de usuário para acessar o sistema serão utilizados dois sistemas:

Para cadastramento e liberação de usuário para acessar o sistema serão utilizados dois sistemas: Para cadastramento e liberação de usuário para acessar o sistema serão utilizados dois sistemas: SCPA Usuário: Sistema para solicitação de acesso aos sistemas do Ministério da Saúde. Para solicitar acesso

Leia mais

GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS ORIENTAÇÕES GERAIS O cadastramento é condição essencial para participar do Processos de Consulta de Preços ou Cotação da Santo Antônio Energia.

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

Manual do Usuário. Operações com Planos/Seguro de Saúde Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO

Manual do Usuário. Operações com Planos/Seguro de Saúde Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO 2018 Manual do Usuário Operações com Planos/Seguro de Saúde Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO LIVRO ELETRÔNICO OPERAÇÕES COM SEGUROS/PLANOS DE SAÚDE Este manual se destina a todos os

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA O sistema de emissão de guias avulsas é destinado aos departamentos de pessoal ou recursos humanos dos empregadores rurais, muitas

Leia mais

Sistema de Controle de Uso do e-sus

Sistema de Controle de Uso do e-sus Sistema de Controle de Uso do e-sus Passo a passo do cadastramento de utilizadores e-sus Atenção Básica Sistema de Controle de Uso do e-sus Objetivos do Sistema Habilitar o uso por parte dos gestores do

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

SISTEMA DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES IEL

SISTEMA DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES IEL IEL Última atualização: 06/09/2018 CADASTRO DE USUÁRIO 1. Acesse site http://ipanema.fiemg.com.br/credenciamentodeconsultores 2. Clique em Registrar novo usuário. CADASTRO DE USUÁRIO O novo usuário será

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 25/2016 Análise do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde - UBS.

NOTA TÉCNICA Nº 25/2016 Análise do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde - UBS. Brasília, 15 de julho de 2016. NOTA TÉCNICA Nº 25/2016 Análise do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde - UBS. ÁREA: Saúde PALAVRAS-CHAVE: 1. SUS. 2. UBS. 3. Construção. 4. Sismob. 5.

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND 1 Índice Introdução... 3 Gerenciar CND... 4 Agendar CND...5 Relação de CND...6 Download...7 Publicar...7 Excluir...8 Visualizar...8 Inclusão Manual...8 Emissão Rápida...9

Leia mais

Pré-Qualificação - Fornecedor. Última Atualização 23/03/2018

Pré-Qualificação - Fornecedor. Última Atualização 23/03/2018 Pré-Qualificação - Fornecedor MT-43-1-00164 Última Atualização 23/03/2018 Índice I Cosultar Pré-Qualificação área pública II Inscrever-se em uma Pré-Qualificação III Cosultar Pré-Qualificação área interna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900 - MT TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO NA IX MOSTRA DE EXTENSÃO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900

Leia mais

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

Manual do site. Luzirlei Azevedo

Manual do site.   Luzirlei Azevedo Manual do site www.obomsamaritano.org.br Luzirlei Azevedo Março/2019 Conteúdo SITE... 3 Página Inicial... 3 Sobre nós... 3 Quem Somos... 4 Relatórios e Documentos... 4 Nossa História... 4 Projetos... 4

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)-PORTARIA/GM Nº 648 DE 28/03/06 Definição expressa do MS de revitalizar a

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor

Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Portal do Docente On-line... 3 Como acessar o Portal?... 3 Lançamento de Notas... 5 2 PORTAL DO DOCENTE ON-LINE Este portal é utilizado

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE ACESSO, CADASTRO E ACOMPANHAMENTO DAS PROPOSTAS NO SISMOB RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SÉRIE 1

MINISTÉRIO DA SAÚDE ACESSO, CADASTRO E ACOMPANHAMENTO DAS PROPOSTAS NO SISMOB RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SÉRIE 1 MINISTÉRIO DA SAÚDE ACESSO, CADASTRO E ACOMPANHAMENTO DAS PROPOSTAS NO SISMOB RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SÉRIE 1 2ª EDIÇÃO BRASÍLIA DF 2019 2019 Ministério da Saúde. Esta obra é disponibilizada

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONFEDERATIVA O sistema de emissão de guias avulsas é destinado aos departamentos de pessoal ou recursos humanos dos empregadores rurais, muitas

Leia mais

Sistema Fumproate - Inscrição

Sistema Fumproate - Inscrição CARTILHA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO Sistema Fumproarte - Inscrição Manual do Usuário Índice 1. Introdução...2 2. Conceitos iniciais...2 3. Orientações Gerais...3 3.1. Segurança do Sistema... 3 3.2.

Leia mais

ITBI Online. Manual do Usuário. Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada.

ITBI Online. Manual do Usuário. Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada. ITBI Online Manual do Usuário Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada. MANUAL DO USUÁRIO Este manual foi desenvolvido para orientar o cidadão/contribuinte na utilização do sistema de ITBI Online

Leia mais

Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica PMAQ 3º ciclo Avanços e limites Alagoas agosto/2017

Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica PMAQ 3º ciclo Avanços e limites Alagoas agosto/2017 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica PMAQ 3º ciclo Avanços e limites Alagoas agosto/2017 Instrumentos

Leia mais

Número do documento: 181 Classificação: Não avaliado Última atualização: Fri, May 19, :14 PM

Número do documento: 181 Classificação: Não avaliado Última atualização: Fri, May 19, :14 PM Como realizar o cadastro da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul)? Número do documento: 181 Classificação: Não avaliado Última atualização: Fri, May 19, 2017 3:14 PM O que é? NCM (Nomenclatura Comum do

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

PORTARIA No- 381, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2017

PORTARIA No- 381, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2017 PORTARIA No- 381, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2017 Dispõe sobre as transferências, fundo a fundo, de recursos financeiros de capital ou corrente, do Ministério da Saúde a Estados, Distrito Federal e Municípios

Leia mais

SAESC SISTEMA DE GESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

SAESC SISTEMA DE GESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Recebimentos SAESC SISTEMA DE GESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Nota Fiscal de Fornecedor Esta tela serve para armazenar as notas fiscais de Fornecedores. São três telas que compõe a nota. A primeira é chamada

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador Este manual tem por finalidade orientar o Prestador de Serviço na utilização do sistema de emissão nota fiscal. Para utilizar o sistema é necessário que

Leia mais

Versão I (Março/2014)

Versão I (Março/2014) Versão I (Março/2014) TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE COMPRAS WEB 1ª ETAPA * PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS * AQUISIÇÃO DE BENS ATRAVÉS DA BOLSA ELETRÔNICA DE COMPRAS BEC. Versão I (Março/2014)

Leia mais

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0 Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação Versão 1.0 Sumário 1. Visão Geral do Sistema 2. Acesso ao sistema da CBDS - Painel Filiada 3. Painel Filiada para as Federações (Filiação Direta)

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Criação de reservas e solicitações... 5 4.Aprovação Mobile... 11 5.Acompanhamento

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes.

Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes. MANUAL DO AGENDADOR SITE CONTROLE DE VISITANTES Julho 2018 INTRODUÇÃO Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes. ESTRUTURA DO SISTEMA O Site

Leia mais

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário 1) Acessar o site www.speedo.com.br no navegador da internet. Na parte superior do Site a direita clicar em Acesso Exclusivo e selecionar a opção de Segunda Via. Observação: Não precisa preencher login

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Índice. Introdução ) Como fazer o cadastro de usuário? ) Tela ) Tela ) Tela ) Tela 4...

Índice. Introdução ) Como fazer o cadastro de usuário? ) Tela ) Tela ) Tela ) Tela 4... Índice Introdução...03 1) Como fazer o cadastro de usuário?...04 1.1) Tela 1...04 1.2) Tela 2...05 1.3) Tela 3...06 1.4) Tela 4...07 2) Como cadastrar a entidade?...08 2.1) Tela 5...08 2.2) Tela 6...09

Leia mais