PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DE ENSINO"

Transcrição

1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DE ENSINO GERALDO, S. A.; GASPAR, M. M. RESUMO O Projeto Político Pedagógico está diretamente ligado à organização escolar, sendo o norteador das direções a serem tomadas pela escola. Desse modo, é relevante identificar a importância do Projeto Político Pedagógico para a prática do professor na escola, além de buscar verificar como o docente utiliza o mesmo para a organização do processo ensino-aprendizagem. Para alcançar o objetivo será realizado um questionário com os professores de quatro escolas públicas do norte do Paraná. Este documento é importante por auxiliar na busca pela qualidade na Educação. PALAVRAS-CHAVE: Projeto Político Pedagógico, planejamento, professor. ABSTRACT The Political Education Programme is directly linked to school organization, and the guiding of the directions to be taken by the school. Thus, it is important to identify the importance of Political Pedagogical Project for the practice of the teacher at school, and seek out how the teacher uses the same for the organization of the teaching-learning process. To achieve the objective a questionnaire with teachers from four public schools in the north of Paraná will be held. This document is important for assisting in the search for quality in education. KEYWORDS: Project Political, planning, teacher. INTRODUÇÃO As pessoas envolvidas no processo educacional enfrentam diariamente uma batalha para buscar a qualidade na Educação, principalmente nas escolas

2 públicas. E para alcançar esta qualidade é preciso a escola estar preparada para lidar com as dificuldades cotidianas. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento norteador da instituição escolar e, quando bem elaborado, poderá auxiliar nessa busca pela melhoria na Educação e ajudar a combater os problemas referentes a ela. Desse modo, a presente pesquisa visa identificar a importância do Projeto Político Pedagógico para a prática do professor na escola, além de buscar verificar como o docente utiliza o mesmo para a organização do processo ensino-aprendizagem, e pesquisar o que é e qual a importância, dentro da escola, do Projeto Político Pedagógico; realizar pesquisa de campo junto aos professores para verificar como o Projeto Político Pedagógico contribui para a sua prática e analisar os dados coletados junto aos professores, com base na fundamentação teórica. Este documento é importantíssimo, porque nele será exposto o perfil da escola e este assegurará o funcionamento da mesma, além de, favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, por estar diretamente ligado a prática docente e a organização de ensino. Por fim, visa-se mostrar a importância do PPP dentro da escola, sendo um documento fundamental, ligado à realidade, com um intuito coletivo que busque beneficiar a toda a comunidade escolar. REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS A fundamentação deste trabalho baseou-se em autores como: Veiga, (2001, 2003), Libâneo (1994), Toschi (2003), Alberto e Balzan (2008); Alonso (2003); Boto (2003); Gadotti (2000); Garcia (2006); Longhi e Bento (2006); Luckesi (2008); Menegolla e Sant Anna (2003); Oliveira (2010); Saviani (1983); Tosi (2003), e ainda, a LDB, entre outros. A presente pesquisa tem como foco a qualiquantitativa juntamente com a pesquisa exploratória, e busca proporcionar a relação entre a prática e a teoria, sendo uma forma de entender e interpretar a realidade.

3 Esta irá acontecer em 4 escolas denominadas A, B, C e D, as quais a escola A é um Centro de Educação Infantil (faixa etária 6 meses a 3 anos); a B, um Centro Municipal de Educação Infantil (faixa etária 2 anos a 5 anos); a C é uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e a D, um Colégio Estadual de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Normal. Os participantes serão todos os envolvidos na prática docente, dentre os quais estão os diretores, os pedagogos e os professores das instituições em questão. E o instrumento escolhido para a realização foi o questionário devido ao número de participantes. Os questionários serão entregues primeiro aos diretores e pedagogos e estes encaminharão aos seus professores nos momentos que acharem mais oportunos para não atrapalhar o trabalho do docente em sala de aula. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9394/96) estabelece em seu artigo 12, inciso I, a concepção e a criação do Projeto Político Pedagógico nas escolas, tornando-o uma prática obrigatória. A Coordenação de Apoio à Direção e Equipe Pedagógica (CADEP) analisa o PPP como sendo a própria organização escolar em sua totalidade. E este supõe discussões e reflexões acerca dos aspectos da sociedade e o que esta interveem na Educação, e busca a transformação, o alcance do sonhado coletivo. Discorre que este não deve ser visto como um aglomerado de atividades e planos sem uma finalidade, e deixar de ser algo para ser arquivo e responsabilidade individual do pedagogo ou do diretor. O Projeto Político Pedagógico é considerado um instrumento para auxiliar o enfrentamento de desafios que a escola pode se deparar durante o processo educativo, salienta Vasconcellos (2002). Este documento deverá ser o organizador do trabalho pedagógico e expor os princípios da escola, e deve advir da própria realidade com o objetivo de formar cidadãos. Assim, é fundamental ser construído coletivamente.

4 Veiga (2001) relaciona o PPP com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: a organização da escola e a organização da sala de aula, e este busca essa organização da escola com um todo. Dar-se-á, através dele, autonomia para a instituição, a fim de delinear sua identidade, e regatá-la como um espaço público que permita o diálogo, o debate e a reflexão coletiva. Sobre a elaboração coletiva a LDB, Lei 9394/96, determina no artigo 14, incisos I e II, a participação dos profissionais da educação, da comunidade escola e local na elaboração do PPP. Como já fora citado, o Projeto Político Pedagógico está inteiramente ligado a prática docente, visto que dentro do PPP está a Proposta Pedagógica e baseado nos dois o docente irá elaborar seu planejamento. E este planejamento, de acordo com Parra (2008), é a possibilidade de reflexão dentro da escola de forma coletiva, o qual permite repensar a prática para alcançar objetivos, já Tosi (2003) descreve o planejamento como o ato de estabelecer objetivos amplos com o intuito de descobrir a realidade social, trabalhando com princípios e temas. Menegolla e Sant Anna (2003) salientam que a definição e seleção dos objetivos são as principais etapas do processo de planejamento. Enfim, realizar a prática pedagógica baseada no PPP poderá acarretar em uma mudança das atividades docentes, além de poder contribuir para a transformação da sociedade. CONSIDERAÇÕES FINAIS A escola possui diversos segmentos e o Projeto Político Pedagógico só cumprirá o seu papel se for elaborado de forma conjunta, obtendo, assim, uma melhoria na prática educativa. A participação da comunidade escolar é fundamental nesse processo, porque é através do dia-a-dia dos indivíduos envolvidos no processo ajudam a entender a realidade da escola, visto que de nada adiantaria um PPP sem conexão com a realidade. Contudo, busca-se verificar a utilidade do Projeto para auxiliar a prática pedagógica e como o PPP está relacionado à sociedade e esta está em contínua mudança, este não deve ser considerado um documento finalizado, mas sim, propício a transformações. REFERÊNCIAS

5 LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394/96. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, MENEGOLLA, Maximiliano; SANT ANNA, Ilza Martins. Porque Planejar? Como Planejar?. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, PARRA, Silvia. O Processo de Conversão da Ideia de Projeto Político Pedagógico em Política Educacional Pública no Estado do Paraná ( ). Dissertação (Mestrado) Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, TOSI, Maria Raineldes. Didática Geral: Um olhar para o futuro. 3 ed. Campinas, SP: Alínea, VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Cortez, VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: Novas Trilhas para a Escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (Orgs). As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico. 8 ed. Campinas: Papirus, 2001.

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR Professor(es): ADRIAN CLARINDO Turma: BIO2016 Período

Leia mais

Pensando a Didática sob a perspectiva humanizadora

Pensando a Didática sob a perspectiva humanizadora Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Poços de Caldas Curso de Pedagogia - Núcleo II Didática: processos de e aprendizagem na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental Profa.

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade Estadual de Ponta Grossa O Planejamento escolar: desafios e perspectivas. Professora Ana Rita Martins Acras A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John Beckley)

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO FIS0716 DIDÁTICA 2ª S / 4º P

PROGRAMA DE ENSINO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO FIS0716 DIDÁTICA 2ª S / 4º P PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas (Res. UNESP nº 15/2005 - Currículo: 2 HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento

Leia mais

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2017 ISBN:978-85-7846-384-7 A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL VILELA, J.V.; Resumo Este trabalho tem como objetivo demonstrar a contribuição da disciplina de história para formar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 8º IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EXA 478 Tópicos Especiais em Ensino de Química EXA 471 CURSO DEPARTAMENTO ÁREA Licenciatura em Química DEXA Ensino de Química

Leia mais

OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ 1

OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ 1 OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ 1 Elenice de Alencar Silva Cursando Licenciatura em Pedagogia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO cesi@uema.br

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE: PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

DISCIPLINA DE ARTE: PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL II DISCIPLINA DE ARTE: PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL II SILVA, L.O.; OLIVEIRA, J.G. RESUMO Este trabalho teve como objetivo diagnosticar se a semelhanças ou diferenças no processo avaliativo de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO

Leia mais

FABIANA MENDONÇA DO CARMO LUCIANA MOTA MACHADO TONI D. OLIVEIRA DE MENEZES PLANEJAMENTO ARACAJU

FABIANA MENDONÇA DO CARMO LUCIANA MOTA MACHADO TONI D. OLIVEIRA DE MENEZES PLANEJAMENTO ARACAJU FABIANA MENDONÇA DO CARMO LUCIANA MOTA MACHADO TONI D. OLIVEIRA DE MENEZES PLANEJAMENTO ARACAJU 2011 FABIANA MENDONÇA DO CARMO LUCIANA MOTA MACHADO TONI D. OLIVEIRA DE MENEZES PLANEJAMENTO Atividade apresentada

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU321 DISCIPLINA: DIDÁTICA I CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: A natureza da prática pedagógica

Leia mais

UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM COLÉGIOS ESTADUAIS DE APUCARANA

UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM COLÉGIOS ESTADUAIS DE APUCARANA UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM COLÉGIOS ESTADUAIS DE APUCARANA SANTOS, T.S.; BOLONHEZI,C.S.S. RESUMO O presente trabalho trata-se de um estudo, uma análise sobre a gestão democrática, bem como

Leia mais

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99)

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99) 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Pressupostos teóricos e

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 Elenice de Alencar Silva Cursando Licenciatura em Pedagogia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO cesi@uema.br

Leia mais

O PROCESSO DE RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO

O PROCESSO DE RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO O PROCESSO DE RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO POSSA. Douglas Dala¹ PAULO, Ozéas Cordeiro¹ FERREIRA, Robson Vitorino¹ OLIVEIRA, Vasconcelos Braz¹ LOPES, Vitor dos Santos¹ CUNHA, Glaucia R. Maldonado Guerra

Leia mais

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Josemary Morastoni Renato José Casagrande Atualmente, a gestão é vista como uma nova forma de administrar de maneira democrática, onde

Leia mais

PLANO DE ENSINO/2013

PLANO DE ENSINO/2013 PLANO DE ENSINO/2013 CURSO: Licenciatura em Matemática MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Formação e da Atuação Docente CÓDIGO: NPED 05 FASE DO CURSO: 3ª SEMESTRE

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Escola e Currículo I Código da Disciplina:_EDU321 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 1ºSemestre/2015 Faculdade responsável: Faculdade de Pedagogia Programa

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR ! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁ RIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO

Leia mais

ATITUDES EM RELAÇÃO AO PROFESSOR E AOS ALUNOS 27 Demonstrar compromisso com a profissão

ATITUDES EM RELAÇÃO AO PROFESSOR E AOS ALUNOS 27 Demonstrar compromisso com a profissão A REPRESENTAÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE O QUE É UM BOM PROFESSOR GISI, Maria Lourdes PUC-PR ENS, Romilda Teodora PUC-PR GT-08: Formação de Professores Introdução O interesse em desenvolver

Leia mais

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS Osmar Mackeivicz Introdução Para Veiga (2006) o ensino constitui tarefa básica do processo didático e corresponde a diversas dimensões

Leia mais

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática Profª. M.e Cláudia Benedetti Profa. M.e Cláudia Benedetti Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

USOS E APROPRIAÇÕES DO CELULAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

USOS E APROPRIAÇÕES DO CELULAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR USOS E APROPRIAÇÕES DO CELULAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Elivelton Saggiorato Chortaszko 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná, veto_65@hotmail.com Resumo:

Leia mais

AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Autor: Sandra Regina Pereira da Silva Universidade Federal do Piauí UFPI Orientadora: Vilmar Aires dos Santos Universidade Federal do Piauí UFPI GT1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU570 DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA I CARGA HORÁRIA: 100h EMENTA:

Leia mais

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Meu objetivo: Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Educação Especial e Inclusão Educação Básica na LDB Organização da

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003869A - Didática Docente(s) Maria do Carmo Monteiro Kobayashi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO

A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO ANDRADE, C.D. SACCHELLI,G.S. RESUMO A temática dessa pesquisa é a ludicidade na alfabetização. Dessa forma, o objetivo é pesquisar sobre a importância da ludicidade no processo

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA 4 5 GISELLE PALERMO SCHURCH FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA Produto educacional apresentado como requisito parcial para obtenção

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA ANUAL Série: 1º ano Integrado Turma/Manhã: Carga horária: 2 h/a PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

PLANO DE DISCIPLINA ANUAL Série: 1º ano Integrado Turma/Manhã: Carga horária: 2 h/a PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DISCIPLINA: ORBGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - PROFESSORES OSMAR BATISTA LEAL E ROSÂNGELA MENTA PLANO DE DISCIPLINA ANUAL 2016 Série: 1º ano Integrado Turma/Manhã: Carga horária: 2 h/a PRESSUPOSTOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Política, Poder,

Leia mais

Bernadete Kurek Lidiane Conceição Monferino. Resumo. Abstract

Bernadete Kurek Lidiane Conceição Monferino. Resumo. Abstract a) Área de inscrição: Educação FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA PRÁTICA DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL Bernadete Kurek Lidiane Conceição Monferino UTFPR/UFPR bernadetekurek@gmail.com;

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Pedagogia Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: Renato Ribeiro Período Letivo: 2 sem/2016 Série: 5ª Série 6ª Série Período: Não definido C.H. Teórica:

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

O PAPEL DO PEDAGOGO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

O PAPEL DO PEDAGOGO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA ISBN 978-85-7846-516-2 O PAPEL DO PEDAGOGO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA Fernanda de Souza Martins 1 - UEL Email: Fernandadesouzauel@outlook.com Marina Castilho Pradal

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO EDUCANDO PICNOSCA, J. MALDONADO, S.B.

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO EDUCANDO PICNOSCA, J. MALDONADO, S.B. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO EDUCANDO PICNOSCA, J. MALDONADO, S.B. Resumo Essa pesquisa teve como objetivo analisar como se dá participação dos pais junto ao processo

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática 2017 4º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA CHS CHT 02 200 A Matemática no Ensino Médio. Tendências em

Leia mais

Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Disciplina: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico Código da disciplina: EDU 339 Semestre de oferta da disciplina: 7º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir de: 2015 Número

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO Disciplina: Didática Código: EM 200 Curso: Licenciaturas Ano Letivo: 2014

Leia mais

MODELO DIDÁTICO PARA O TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA

MODELO DIDÁTICO PARA O TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA MODELO DIDÁTICO PARA O TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA CÂNDIDO, J. O. 1 ; EVANGELISTA, P.P. 1 ; MARAFIGO, P.S. 1 ; NEVES, W. 1 ; SILVA, C. V. da 2 1 Discentes do Curso de Ciências Biológicas

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

ANEXO III PONTOS PARA PROVA ESCRITA E DIDÁTICA

ANEXO III PONTOS PARA PROVA ESCRITA E DIDÁTICA DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA (QUADRO 1) 1. Os diferentes níveis de planejamento educacional e a prática pedagógica. 2. O papel dos diferentes sujeitos no planejamento educacional. 3. A relação teórica e prática

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS Autor(a): Luanna Maria Beserra Filgueiras (1); Maria das Graças Soares (1); Jorismildo da Silva Dantas (2); Jorge Miguel Lima Oliveira

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004208A - Metodologia e Prática de Ensino de Física II Docente(s) Beatriz Salemme Correa Cortela Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran / PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran OBJETIVO GERAL: Estabelecer a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA COLEGIADO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA FICHA DE DISCIPLINA EMENTA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA COLEGIADO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA FICHA DE DISCIPLINA EMENTA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA COLEGIADO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: DIDÁTICA GERAL CÓDIGO: HLP16 PERÍODO: 6º (Licenciatura) UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA 1 _ EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA Criar condições para que o aluno possibilite refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas, os conflitos, as

Leia mais

Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1 (1 sem. 2017) ISSN AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TOMADA DE DECISÃO OU MERO RITUAL?

Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1 (1 sem. 2017) ISSN AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TOMADA DE DECISÃO OU MERO RITUAL? AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TOMADA DE DECISÃO OU MERO RITUAL? EVALUATION IN EDUCATION: DECISION-MAKING OR MERE RITUAL? Natália Moreira Altoé. Altoe.natalia@gmail.com. 1 RESUMO Este trabalho tem como principal

Leia mais

BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR

BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR Novas Aquisições Mês Outubro/2017 LIVROS SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. Número de Chamada: 370.981

Leia mais

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004231A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Docente(s) Marcos Jorge Unidade Faculdade de

Leia mais

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar. Questões Norteadoras

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar. Questões Norteadoras Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar Questões Norteadoras Planejamento Ação Cotidiana Orientação Programação Organização O QUE É PLANEJAR? Escolher Alternativas Reflexão e Ação

Leia mais

IDEIAS SOBRE PLANO DE AULA

IDEIAS SOBRE PLANO DE AULA IDEIAS SOBRE PLANO DE AULA Ideias sobre projeto Vez por outra alguns educadores e estudantes solicitam modelos de plano de aula ou orientações para construí-los. Nos cursos de Pedagogia ou nas Licenciaturas,

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO. Edna Maria Leite Dias Universidade Federal do Ceará UFC /Faculdade

Leia mais

ANALISANDO O PLANEJAMENTO DOS DOCENTES DO 1 AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL IEDA DA SILVA AMORIM DO MUNICÍPIO DO AMAJARÍ RR

ANALISANDO O PLANEJAMENTO DOS DOCENTES DO 1 AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL IEDA DA SILVA AMORIM DO MUNICÍPIO DO AMAJARÍ RR ANALISANDO O PLANEJAMENTO DOS DOCENTES DO 1 AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL IEDA DA SILVA AMORIM DO MUNICÍPIO DO AMAJARÍ RR Priscylla Mayhara Alves Costa Amorim (1); Marcos Vieira Araújo (1); Ester Silva

Leia mais

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO 1 PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO Formação e Gestão em Processos Educativos Soênia Maria Fernandes Introdução O presente trabalho

Leia mais

PLANEJAMENTO E DIDÁTICA: DIALOGANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANEJAMENTO E DIDÁTICA: DIALOGANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PLANEJAMENTO E DIDÁTICA: DIALOGANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Maria Gorete Pereira Camboim - UFPB gorettevinas@hotmail.com Joselucia Rodrigues - UFPB joseluciarodrigues@gmail.coml

Leia mais

MAP Curso de Pedagogia Núcleo II

MAP Curso de Pedagogia Núcleo II MAPAS em C onceituais Curso de Pedagogia Núcleo II Didática: processos de aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 76 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 07/11-COGEP

Leia mais

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Luana Firmino Lobo Licenciada em Pedagogia e Mestranda em Educação

Leia mais

APROXIMANDO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA PELA PESQUISA NO MESTRADO

APROXIMANDO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA PELA PESQUISA NO MESTRADO CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas APROXIMANDO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA PELA PESQUISA NO MESTRADO Tâmer Ramos da Fonseca, 1 Hermengarda Alves Lüdke Menga Lüdke. 2 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR SILVA, R. P.; GASPAR, M. M. RESUMO O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Educação em tempo integral, a qual tem como principal objetivo analisar

Leia mais

Um conjunto de projetos. Não deve cumprir apenas uma burocracia.

Um conjunto de projetos. Não deve cumprir apenas uma burocracia. O QUE ELE NÃO É... Um conjunto de projetos. Não deve cumprir apenas uma burocracia. COMO CAI NA PROVA... (CESPE PEDAGOGO 2012 E.C.T) O P.P.P. caracteriza-se por ser um documento estritamente administrativo.

Leia mais

Avaliação Educacional versus avaliação escolar

Avaliação Educacional versus avaliação escolar Avaliação Educacional versus avaliação escolar Jane Carla Claudino Tosin Assessora da Área Pedagógica da Editora Positivo jul/13 Contato: Jane Carla Claudino Tosin 0800 725 3536 jtosin@positivo.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR Concurso Público para Professor Edital UESC Nᵒ 255/2013 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Santos, Janaina Barbosa Dos Bresolim, Markieli Perondi Castegnaro, Iára Resumo A história da educação é marcada por grandes mudanças,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID ATAIDES, Ana Paula Gomes; Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá ana_paula004@live.com MOURA, Angela Maria Leonel Ferreira

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL EVANGELISTA, F.G.; SACCHELLI, G.S. RESUMO Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender a função

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em História 2017 4º ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Didática e Metodologia do Ensino de História II EMENTA SE TE TOTAL 02 35 55A / 66H Problematização das

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da organização da

Leia mais

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos. Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos. Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP Decidir, prever, selecionar, escolher, organizar, refazer, redimensionar, refletir sobre o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 2017.1 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EDU 425 DIDÁTICA CURSO DEPARTAMENTO ÁREA LICENCIATURA EM QUÍMICA EDUCAÇÃO PRÁTICA DE ENSINO CARGA HORÁRIA T 60 h P - E - PROFESSOR(A)

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Política Educacional: Organização da Educação Brasileira Professora: Fernanda Aparecida Pires Fazion Turma:

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: Docência e Prática pedagógica

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: Docência e Prática pedagógica RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: Docência e Prática pedagógica Luciane Assis Ruiz de Sousa Graduanda em Pedagogia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Adriana Zolandina Pinheiro Graduanda em Pedagogia,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA A leitura de mundo precede a leitura da palavra Paulo Freire

Leia mais

DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA

DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA Autor (1); David Rogério Santos Silva; Coautor (2); Silvana Ferreira Lima; Orientadora (3); Cilene

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Química FORMA/GRAU:( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: (X) Presencial

Leia mais

Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges

Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges ...os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo. Ludwig Wittgenstein Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com

Leia mais

BEM VINDOS A DISCIPLINA: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider

BEM VINDOS A DISCIPLINA: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena BEM VINDOS A DISCIPLINA: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017 PróReitoria de Graduação Caracterização da disciplina Código da disciplina: NHT407215 Nome da disciplina: Avaliação no Ensino de Química Créditos (TPI): (304) Carga horária: 36 horas Aula prática: Não

Leia mais

LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO

LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO Leticia Ribeiro de Souza Silva Orientador: Gabriel Cesar Dias Lopes, PHD

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA 87 O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA http://dx.doi.org/10.5902/2318133830480 Viviane da Costa Bastos Bárbara de Britto Terra Nova Gonçalves Ana Cristina

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Paula Cristina Galdino de Oliveira Centro Universitário Luterano de Santarém

Leia mais